Sou madeirense imigrante na Venezuela à 36 anos natural de são Vicente adorei ver a minha terra e desde as grutas vi o sitio onde nasci os cardais,e sou tio da Rosário
AMORZINHO QER AMO MUITO MUITO TE DESEJO TUDO DE BOM PARA VOCÊ DEUS TE ABENÇOE ILUMINE SEMPRE MEU INFINITIVO AMOR EDUARDO SANCHES GUEDES MELHOR PAI DO MUNDO MINHA INFINITIVA VIDA VIDA...BEIJOS MINHA MÃE TE AMO INFINITAMENTE MELHOR MÃE DO MUNDO..
É um hábito dos portugueses colonialistas como forma de inferiorizar o dialeto falado na ilha. E aquilo não é uma caverna, mas sim uma cozinha exterior, muito comum na ilha!!!! A cozinha exterior é um lugar onde se cozinha e onde se convive. São onde se fazem jantares e almoços informais para os amigos.
Sou Madeirense, do Norte da Madeira. Adorei a reportagem. Este é o meu Povo, um Povo simpático e hospitaleiro a qualquer um. Madeirenses e Brasileiros são povos irmãos, ambos colonizados pelos portugueses, somos mil vezes mais educados do que aqueles que nos colonizaram. XD O nosso dialeto Madeirense é próximo à variante do Brasil por ter preservado muito bem o português antigo. Palavras como cachorro, xícara, uso do gerúndio -ndo (fazendo, comendo...). Em Santa Cruz os mais velhos incluso pronunciam os "l" como "u" exemplo dizendo Brasiu em vez de Brasil. Existem outras coisas em comum mas estas são as que agora me consigo lembrar. Infelizmente o dialeto está a desaparecer pois os pais não educam os filhos propriamente e as escolas, onde os professores são maioritariamente de Portugal continental, deseducam as crianças e jovens fazendo apagar os seus valores e língua. Tive incluso professores que nas apresentações orais me prejudicavam por não falar português como eles, contudo se houvesse jovens do Norte ou do Sul de Portugal, esses não eram prejudicados por não falarem "português limpo". Esses malditos terão o que merecem. Abraço de um Madeirense ao povo irmão além mar. (Brasileiro)
Como assim português antigo??? Eu já ouvi falar q o português antigo de Portugal era igual o do Brasil mais depois foi mudado e ficou como hj nos conhecemos issl isso e verdade??
@@3xt3nsao na ilha também sofreu alguma evolução, contudo devido à isolação da ilha nos tempos antigos, muitas características conservaram se. Aqui muitas palavras continuam iguais, como por exemplo: desfender (defender), despois (depois), o não diz se nom a meio das palavras (como à semelhança do galego), pérola diz-se perla entre outras palavras. Se reparar, tendemos a prolongar as vogais como à semelhança do galaico-português: mãe dizemos maaī, ilha - iilha, vinho - vīīo que são os chamados hiatos do galaico-português. O som nh não é muito pronunciado, sendo um som mais anasalado como é o caso de vinho - vīīo, moinho - moīīo, manha - maīīa. Tudo aqui referido, é o "sub- dialeto" do Norte da ilha.
@@3xt3nsao o do Brasil foi mudando mas também conservou algumas características arcaicas. O português de Portugal Continental é provavelmente a variante que menos conservou as características do português antigo.
André Fernandes Vc. é um idiota. Tanto lixo em tão poucas palavras. Só uns comentários: a Madeira não foi colonizada pelos portugueses. A Madeira não era habitada quando os portugueses lá chegaram. Os actuais habitantes são portugueses, sem qualquer miscigenação, portanto tão portugueses como todos os outros. São portugueses madeirenses, como portugueses açorianos, como portugueses lisboetas, etc. Não existe um dialecto madeirense. Existe um sotaque madeirense, com algumas palavras diferentes. Assim existe um sotaque de Lisboa, ou do Porto, ou do Alentejo, etc. Em todos os lugares existem palavras que são diferentes entre as várias regiões. Os seus ideários políticos não são partilhados nem por 5% da população madeirense. Eu sei porque já fui ah Madeira mais de 20 vezes e conheço bem muitas pessoas. As suas afirmações não passam de um devaneio perfeitamente idiota.
O bolo do caco é de origem árabe, também se fazem noutros países, como por exemplo na Turquia...É o pão mais conhecido da Madeira, mas não o mais tradicional!
Na verdade é de origem marroquina devido à presença de escravos marroquinos de origem berber. Eles eram berberes e não árabes. Mais tarde a Igreja proibiu o uso do forno doméstico de modo a que o povo da Madeira usasse os fornos da Igreja, pagando um imposto por utilizar os fornos da Igreja. Os mais pobres como não podiam pagar para cozer o pão, adotaram o bolo do caco que era feito usando uma pedra quente, não precisando de utilizar o forno. A única diferença é que o povo usava pão fermentado enquanto os escravos faziam sem fermento.
É uma delícia eu sou da Madeira por isso sei e tem bons pratos deliciosos que saudades adoro
Muito lindo madeira portugal maravilhoso.
Sou madeirense imigrante na Venezuela à 36 anos natural de são Vicente adorei ver a minha terra e desde as grutas vi o sitio onde nasci os cardais,e sou tio da Rosário
Bom sabe que não é uma daqueles emigrados que dizem mal da própria terra de origem.
Tudo de bom, e D'us ajude a Venezuela.
Edu você é um querido
Parabéns pelo excelente programa na minha terra, Madeira.
O meu maior sonho é conhecer Portugal em especial a ilha da Madeira 🇧🇷
adoro viajar e dividir minhas viagens dos lugares lindos que existem por ai
Facebook.com/pequenosparaisos77
Instagram: @pequenosparaisos77
Lugar bonito demais
Que coisa linda Esse Edu Guedes 👍
Vim passear na madeira não fui mas embora kkkk nem vou aqui é o paraíso
Nossa linda ilha da madeira é um paraiso
Que lugar maravilhoso 😍
AS PEDRAS VULCANICAS ,É MUITO BOM PRA COLOCAR NA ÁGUA,FAZ MUITO BEM A SAÚDE; QUEM MORA EM LOCAIS ASSIM TEM SAÚDE!
Interessante! do Mexico, saudacoes.
, SAUDADES DA MINHA ILHA👌🏼🇵🇹🤍
A origem do bolo do caco é da Ilha do Porto Santo, mas muito popular na Ilha da Madeira o que é muito apreciado.
Mi hermosa madeira
GOSTO MUITO BOLO DO CACO COM BOM FEEF
Tem este pão em São Paulo na casa ilha da Madeira no horto Florestal
Aqui no Brasil tem em Niterói na Padaria Beira Mar
AMORZINHO QER AMO MUITO MUITO TE DESEJO TUDO DE BOM PARA VOCÊ DEUS TE ABENÇOE ILUMINE SEMPRE MEU INFINITIVO AMOR EDUARDO SANCHES GUEDES MELHOR PAI DO MUNDO MINHA INFINITIVA VIDA VIDA...BEIJOS MINHA MÃE TE AMO INFINITAMENTE MELHOR MÃE DO MUNDO..
Não entendi o porquê de colocarem legenda quando a senhora que mostrou a caverna no início do vídeo falou né.
É um hábito dos portugueses colonialistas como forma de inferiorizar o dialeto falado na ilha.
E aquilo não é uma caverna, mas sim uma cozinha exterior, muito comum na ilha!!!!
A cozinha exterior é um lugar onde se cozinha e onde se convive. São onde se fazem jantares e almoços informais para os amigos.
Los Romanos tambien fueron colonialistas y los arabes y vikingos... Tu eres imbecil?.
0
faltou mostrar o Principado da Pontinha, o menor país do mundo, que fica num ilhéu em funchal.
Sou Madeirense, do Norte da Madeira.
Adorei a reportagem. Este é o meu Povo, um Povo simpático e hospitaleiro a qualquer um.
Madeirenses e Brasileiros são povos irmãos, ambos colonizados pelos portugueses, somos mil vezes mais educados do que aqueles que nos colonizaram. XD
O nosso dialeto Madeirense é próximo à variante do Brasil por ter preservado muito bem o português antigo. Palavras como cachorro, xícara, uso do gerúndio -ndo (fazendo, comendo...). Em Santa Cruz os mais velhos incluso pronunciam os "l" como "u" exemplo dizendo Brasiu em vez de Brasil.
Existem outras coisas em comum mas estas são as que agora me consigo lembrar.
Infelizmente o dialeto está a desaparecer pois os pais não educam os filhos propriamente e as escolas, onde os professores são maioritariamente de Portugal continental, deseducam as crianças e jovens fazendo apagar os seus valores e língua.
Tive incluso professores que nas apresentações orais me prejudicavam por não falar português como eles, contudo se houvesse jovens do Norte ou do Sul de Portugal, esses não eram prejudicados por não falarem "português limpo".
Esses malditos terão o que merecem.
Abraço de um Madeirense ao povo irmão além mar. (Brasileiro)
Como assim português antigo??? Eu já ouvi falar q o português antigo de Portugal era igual o do Brasil mais depois foi mudado e ficou como hj nos conhecemos issl isso e verdade??
@@3xt3nsao na ilha também sofreu alguma evolução, contudo devido à isolação da ilha nos tempos antigos, muitas características conservaram se. Aqui muitas palavras continuam iguais, como por exemplo: desfender (defender), despois (depois), o não diz se nom a meio das palavras (como à semelhança do galego), pérola diz-se perla entre outras palavras.
Se reparar, tendemos a prolongar as vogais como à semelhança do galaico-português: mãe dizemos maaī, ilha - iilha, vinho - vīīo que são os chamados hiatos do galaico-português.
O som nh não é muito pronunciado, sendo um som mais anasalado como é o caso de vinho - vīīo, moinho - moīīo, manha - maīīa.
Tudo aqui referido, é o "sub- dialeto" do Norte da ilha.
@@3xt3nsao o do Brasil foi mudando mas também conservou algumas características arcaicas.
O português de Portugal Continental é provavelmente a variante que menos conservou as características do português antigo.
André Fernandes Vc. é um idiota. Tanto lixo em tão poucas palavras.
Só uns comentários: a Madeira não foi colonizada pelos portugueses. A Madeira não era habitada quando os portugueses lá chegaram. Os actuais habitantes são portugueses, sem qualquer miscigenação, portanto tão portugueses como todos os outros. São portugueses madeirenses, como portugueses açorianos, como portugueses lisboetas, etc.
Não existe um dialecto madeirense. Existe um sotaque madeirense, com algumas palavras diferentes. Assim existe um sotaque de Lisboa, ou do Porto, ou do Alentejo, etc. Em todos os lugares existem palavras que são diferentes entre as várias regiões.
Os seus ideários políticos não são partilhados nem por 5% da população madeirense. Eu sei porque já fui ah Madeira mais de 20 vezes e conheço bem muitas pessoas. As suas afirmações não passam de um devaneio perfeitamente idiota.
@@templarioaqui6760 👍👍👍👍
As legendas são automático
Convem dizer que o tipo de farinha tambem e importante... o trigo Madeirense tem um sabor mais forte do que o comercial vendido nos supermercados.
Basta farinha integral de origem orgânica (agricultura biológica). Mas nem todos conseguem encontrar dessa farinha.
A música está muito alta!
😋😋😋😋😋😋😋😋
E batata doce ou cemilhas
O bolo do caco é de origem árabe, também se fazem noutros países, como por exemplo na Turquia...É o pão mais conhecido da Madeira, mas não o mais tradicional!
Na verdade é de origem marroquina devido à presença de escravos marroquinos de origem berber.
Eles eram berberes e não árabes.
Mais tarde a Igreja proibiu o uso do forno doméstico de modo a que o povo da Madeira usasse os fornos da Igreja, pagando um imposto por utilizar os fornos da Igreja. Os mais pobres como não podiam pagar para cozer o pão, adotaram o bolo do caco que era feito usando uma pedra quente, não precisando de utilizar o forno.
A única diferença é que o povo usava pão fermentado enquanto os escravos faziam sem fermento.
unge
Edu como preparo uma malassada quais são os ingredientes
ANDROID PLAY™ malassada
Tem na internet
th-cam.com/video/QcWnnDuqIlc/w-d-xo.html receita
festa dos lame iros
Maria Marques
Só essa música de fundo que foi irritante
É bolo do caco...e nāo bolo de caco...