SEMPRE presente o sentimento de Abandono! 😢 Me sinto um NADA! Tenho 56 anos...e sentimento de VAZIO...! Também convivo com pensamentos SUICIDIO! Difícil ter controle da raiva! Só tive Diagnóstico há uns 3 anos! Lido com Transtorno Alimentar...Compulsão! Tudo sempre é nos Extremos Mesmo! No amor...e na dor...a gente vive no vale e nas Montanhas ! Na borda...no precipício..! .Reações Impulsivas...
Estou com 73 anos, continuo com medicamentos e terapia comportamental. Busco conforto, é também um modo de ter um bom relacionamento com filhos, noras genros e netos.
Não existe pessoas normais Ou anormais, cada pessoa tem uma forma diferente de ver o mundo, não podemos nos autointitular normal pois é um termo relativo, o que é normal para mim talvez não seja normal para vc.
Professor, queria lhe agradecer por esse espaço de discussão e aprendizagem, sou acadêmico de psicologia e venho acompanhando seu canal preciso registrar que ele tem me ajudado muito, principalmente nos atendimentos clínicos que tenho feito.... Parabéns pela iniciativa.
Meu Deus! Que vídeo com conteúdo esclarecedor! A informação salva mesmo. Quantas vezes deixamos de ajudar por não sabermos pelo o que as pessoas passam. Tratamos as pessoas como loucas quando ela tem problemas de saúde.
Doutor Christian Dunker. Eu sou psicólogo na linha psicanalista e gosto muito da clínica. O senhor tem uma explicação belíssima. Eu gostaria de aprender mais sobre esses temas. Qual (ais) a (s) graduação (ões)do senhor? Eu tenho um enorme respeito e admiração pelo o senhor. José Agostinho.
6 ปีที่แล้ว +117
trabalho com o borderline há anos !a psicanálise é a melhor opção, com certeza!!
No Divã com Taty Ades , como eu gostaria te ter essa oportunidade para fazer esse tratamento. Onde estou não sinto que tratam esse lado, e só a anoréxica tem prioridade. Fico sem saída. ..
Boa noite professor!!! Excelente vídeo. Gostaria, se possível de dicas de condução para uma pessoa que convive com pessoas diagnosticadas com Borderline. Obrigado
A gente aceita a possibilidade de dar uma "esquizofrenizada" junto e encena plenitude socialmente hehe. Desculpe a brincadeira, sei que o assunto é sério. Se é um contato de suas relações pessoais Sérgio, nunca tente ajudar sozinho, busque ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL SEMPRE! 'Brincar com coisa séria' foi uma estratégia de sobrevivência que desenvolvi para não "enlouquecer" e para lidar com muito pânico e medo quando criança (só percebi na vida adulta), ao ser criada por um pai Borderlaine. É preciso desenvolver estratégias e ferramentas para conviver com o borderlaine, tanto para ajudar quanto para entender e se proteger do ataques que sertamente virão "testando o seu amor" por eles. Você não tem Arsenal para ajudar sozinho. Isso é o primordial a entender, tua boa vontade pode te fazer entrar em um "teatro" do border as custas da sua saúde mental. Desenvolva ferramentas; isso é um trabalho em equipe, precisa de ajuda de profissionais. Quando se afastar não for uma opção ou um desejo seu no momento.
Obrigada, professor. Te vi ontem falando em Joinville - porém, volte para Jaraguá. Sua clareza é revigoradora. Espero que você tenha conseguido pegar o seu voo. Abraços!
Seria muito interessante um vídeo dedicado a bipolaridade, pois já se encontra em seu canal as temáticas depressão, T.O.C. e este sobre borderline. Fica a sugestão, excelente vídeo e canal maravilhoso! Todos os envolvidos estão mais que de parabéns!
Minha opinião de Psicanalista: não. O que cura é falar, recontar, re-historiar, até que o sofrimento se esvai. Aí, o perdão pode até vir como consequência, mas não obrigatoriamente
muito esclarecedor ! podendo ainda se aprofundar no tema , o senhor poderia falar mais sobres os conceitos de trabalho do negativo e alucinação negativa ? Obrigado por ter criado este canal
Bom dia Prof. Dunker. Excelente!!! belíssima aula. Saiba que o prof eternizou sua existência através da transmissão de seu ensino. Muito bacana a presença do material original, isso me permite desenvolver interesse em outros idiomas, principalmente na área de estudo em particular.
Professor, ótimo vídeo. Minha sugestão seria falar um pouco sobre a passagem ao ato em Lacan e sua relação com o Transtorno de Personalidade Borderline e com o Transtorno Psicossomático.
Parabéns pelo trabalho prezado Christian. Você poderia produzir um vídeo sobre o livro "Psicanálise sem Édipo?" de Van Haute e Geyskens. Abraços fraternos! Sander Machado
Fronteira entre neurose e psicose. Função da agressividade: não está no grupo 1. Dos sintomas. Envolve as relações. Sentimento permanente de que o outro vai embora. Reais ou imaginário.iminencia do abandono o tempo todo. Instabilidade entre espectativa e realidade. Instabilidade na imagem de si, se sente muito mais ou muito menos. Precisa balançar o barco quando a coisa está tranquilo. Vazio, sempre faltando a algumas, coisa Leva ele.a agir. Arrumando confusão. Conspiração, acho que os outros estão contra ela, instabilizar a situação, falta de controle da raiva, ataque desproporcional.
boa tarde professor. excelente aula, merece arquivo permanente.. Estou aqui recorrendo como a esta aula como fonte segura e confiável, pois deparei com um quadro com esta definição. O que me chamou atenção foi a questão narcísica do quadro. Seria possível o professor informar o quanto a questão narcísica teria como base nos sofrimento psíquicos? Abandono, castração, posição objetal, etc. Um enorme abraço, saúde e prosperidade em 2020.
O sofrimento é duplo quando se é um border "bonzinho", ou seja com auto-conhecimento suficiente para entender que a melhor coisa a fazer é viver só e ter relações sociais esporadicas e rasas, só pra não se jogar nos trilhos do metrô. A troca amorosa fica por conta do afeto e compaixão pelos animais.
Oi. A terapia comportamental é a mais indicada para este transtorno, pq temos que reprogramar o cérebro. Entender os gatilhos, mas realmente no primeiro ano de terapia é melhor ter pouca interraçao, meu ponto de vista. Temos muitos gatilhos e mudar não é fácil p ninguém.
Porra, Christian Dunker, vim aqui por ser limítrofe (e músico), e vc coloca como fundo sonoro a porra de um piano destemperado. Não consigo me concentrar na tua fala, tô quase tendo uma crise aqui. HAHAHAA Muito bom vídeo.
Muito boa essa explicação histórica de onde veio o termo. Tem borderline que tem crise psicótica, às vezes são chamados de esquizoafetivos. Outros não chegam a tanto, então parece que o transtorno em si pode ter um pé mais pra lá numa pessoa e um pé mais pra cá em outra. Assim como bipolaridade pode manifestar episódios psicóticos ou não, e nesse ponto haveria um componente "borderline" no sentido original do termo. Outro fator marcante é a dificuldade em separar borderline e bipolar, ambos em seus frequentes estados de cólera são indistinguíveis, cometem erros semelhantes na vida relacionados a dinheiro e sexo, e tem um lado depressivo. Eu só conheci uma pessoa assim, minha ex. Mas ninguém sabia o que ela era, se bipolar ou borderline, se esquizoafetiva ou não. Mas eu acho que ela era borderline, pois vendo entrevistas com pessoas bipolares elas são normais a maior parte do tempo, só tem crises de vez em quando. Só que eu não consigo encontrar nada com pessoas borderline pra ter uma ideia de como elas são. Mas quando você falou do equilíbrio entre um lado narcísico e um lado esquizoide, acho que nada descreve ela melhor.
Excelente retomada das origens da tentativa de delimitação do conceito de "personalidade borderline". Não surpreende que as fronteiras careçam de nitidez e que desafiem os clínicos. A própria experiência borderline consiste nesse rascunho persistente de identidade, nessa falta de contornos.
Parabéns pela série de vídeos, são muito esclarecedores. Gostaria de ouvi-lo sobre idosos e psicanálise, se é possível um idoso com mais 65, 70, 80 anos realizar uma análise. Obrigado
Olá Edson, sim, é possível, assim como diz o prof. Dunker. Freud não acreditava na eficácia de uma análise com idosos, o que provou-se contrário na prática dos psicanalistas posteriores. Você pode encontrar esta informação em um capitulo sobre a psicoterapia com idosos neste livro: www.amazon.com.br/Psicoterapias-Abordagens-Aristides-Volpato-Cordioli/dp/8582715277/ref=dp_ob_title_bk
Histeria grave e psicose, para mim poderiam ser igualadas . Pois existem traços clássicos da psicose presentes no transtorno de personalidade boderline...fato. Bjs e gratidão Prof
Ótimo vídeo como sempre. Falando em "personalidade" , persona, personagens.... lá vai um desafio . Prof Dunker, Poderia falar sobre "vampiros humanos"? Correlacionando o cinema e "realidade"? Abraço
Professor, imagino que o mais dificil nessa área da saúde são as "classificações". Às vezes penso que é "impossível" um estudo realmente "exato"(excesso de aspas por não saber qual palavra utilizar) sobre a psiquê humana...feito por humanos. Ah, sou só um curioso. Como tenho depressão( desde menino, creio) me interessa o tema. Parabéns pelos videos.
Gostaria de sugerir o tema das psicoses na adolescência, procurando identificar os diferentes fenômenos da psicoses e formas de desencadeamento precose dessa psicopatologia grave.
Professor, o Sr poderia fazer um vídeo sobre uma lista de referencias bibliográficas onde se pode ver o histórico das nosologias psiquiátrica versus psicanalítica ? Por favor e obrigada
Muito legal Christian! Adorei. Existe alguma disposição para crianças adotadas sofrerem de borderline? Será que existe algum estudo nesse sentido? Obrigado!
Cris, uma dúvida que sempre fico quando fala em patologias e transtornos é: como se pensa essa classificação? Para patologias existem "curas" e transtornos não? Aliás, esse tipo de categorização é útil?
Parabéns pelo excelwnte video!! por favor e quanto a impossibilidade de um quarto funcionamento, ou seja, Neuroses castração, perversao-denegação e psicose -foraclusão. Nesse sentido penso que o boderline não existe mesmo, é um arranjo clínico.
Olá Christian, gosto muito dos seus vídeos e adoraria saber a sua opinião a cerca da auto percepção de um sujeito durante uma crise de angústia (Síndrome de Pânico). Bjs, Tatiana.
...oi EU tenho isso que VC descreveu. Chama-se hipervigilancia. A ansiedade eh cronica e extrema chegando aos panicos. Sentido de perigo muito grande. Mas tb sentido de auto-preservacao maior. Com certeza traumas do passado.
Bordeline: o homem dos lobos e um caso bordeline. Ideacao paranóide. Reatividade. Hipocondria. Crises de ódio, reconhecimento do problema. Loucura histérica, agrupamento de sintomas. Confluência de duas problemáticos: psicanálise do cotidiano. Elisabeth rosad
Dr. Dunker, por favor fale sobre despenalização . E sobre a ocorrência desta em com uma pessoa com distimia, concomitante. Por favor, preciso mt. Já pedi algumas vezes aqui no canal.
"Aquele sujeito que precisa balançar o barco quando a coisa ta muito tranquila". Que baita descrição
REAL E TRISTE.
Na Hora me identifiquei , Infelizmente !!!
Verdade
Por causa do tédio 😑 😑 😑
!!!!
SEMPRE presente o sentimento de Abandono! 😢 Me sinto um NADA! Tenho 56 anos...e sentimento de VAZIO...! Também convivo com pensamentos SUICIDIO! Difícil ter controle da raiva! Só tive Diagnóstico há uns 3 anos! Lido com Transtorno Alimentar...Compulsão! Tudo sempre é nos Extremos Mesmo! No amor...e na dor...a gente vive no vale e nas Montanhas ! Na borda...no precipício..! .Reações Impulsivas...
Oi. Tem tratamento. A terapia comportamental. Força.
@Delbern não é sobre mudar, é sobre viver com mais tranquilidade e buscar a remissao dos sintomas
Só quem é sabe o quanto arde e queima
Nunca é tarde para buscar uma vida melhor!!
Estou com 73 anos, continuo com medicamentos e terapia comportamental. Busco conforto, é também um modo de ter um bom relacionamento com filhos, noras genros e netos.
Acho que sou borderlaine...e acho tmbm que são raras as pessoas que são perfeitamente normais no mundo.
Não existe pessoas normais Ou anormais, cada pessoa tem uma forma diferente de ver o mundo, não podemos nos autointitular normal pois é um termo relativo, o que é normal para mim talvez não seja normal para vc.
cuidado com a autorrotulação
Verdade!rsrs
Procuro um psiquiatra!
Se fora da caixinha padrão social, muitas vezes eh o normal da questão da vida.
O que seria ser normal ?
Querido Dunker . Te ouvir é sempre muito bom. Sua participação no poscast Estranho Familiar me emocionou profundamente. Abraços virtuais (SP)
Professor, queria lhe agradecer por esse espaço de discussão e aprendizagem, sou acadêmico de psicologia e venho acompanhando seu canal preciso registrar que ele tem me ajudado muito, principalmente nos atendimentos clínicos que tenho feito.... Parabéns pela iniciativa.
Estou tentando entender o transtorno da minha filha querida!! Gratidão pela explicação!!
Oi. Tem um livro muito bom sobre o tema Borderline Criança interrompida da Taty ades.
Meu Deus! Que vídeo com conteúdo esclarecedor! A informação salva mesmo. Quantas vezes deixamos de ajudar por não sabermos pelo o que as pessoas passam. Tratamos as pessoas como loucas quando ela tem problemas de saúde.
Legal! Seria interessante uma série sobre os 10 principais transtornos de personalidade mais comuns listado pelo DSM-V.
Tem pouco conteúdo aqui no TH-cam
Foucault...
Nossa ! kkkk . Tenho um amigo que possui pelo menos 4 desses sintomas mencionados. Nunca achei ele muito " normal "mesmo. Valeu !
Isso! Quero um vídeo sobre o transtorno afetivo bipolar!
concordo com a sugestão
Professor, mais uma vez estou estupefato com a sua didática e profundidade intelectual. Meus parabéns pelo excelente trabalho!
Doutor Christian Dunker. Eu sou psicólogo na linha psicanalista e gosto muito da clínica. O senhor tem uma explicação belíssima. Eu gostaria de aprender mais sobre esses temas. Qual (ais) a (s) graduação (ões)do senhor? Eu tenho um enorme respeito e admiração pelo o senhor. José Agostinho.
trabalho com o borderline há anos !a psicanálise é a melhor opção, com certeza!!
No Divã com Taty Ades , como eu gostaria te ter essa oportunidade para fazer esse tratamento.
Onde estou não sinto que tratam esse lado, e só a anoréxica tem prioridade. Fico sem saída. ..
No Divã com Taty Ades Não acho, não.
No Divã com Taty Ades Olá , eu tenho Transtorno de personalidade borderline e gostaria de saber se você pode me ajudar.
siiiiiiiiiim
Tmb discordo, penso que pode ser pior, inclusive!
Boa noite professor!!! Excelente vídeo. Gostaria, se possível de dicas de condução para uma pessoa que convive com pessoas diagnosticadas com Borderline.
Obrigado
A gente aceita a possibilidade de dar uma "esquizofrenizada" junto e encena plenitude socialmente hehe. Desculpe a brincadeira, sei que o assunto é sério.
Se é um contato de suas relações pessoais Sérgio, nunca tente ajudar sozinho, busque ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL SEMPRE! 'Brincar com coisa séria' foi uma estratégia de sobrevivência que desenvolvi para não "enlouquecer" e para lidar com muito pânico e medo quando criança (só percebi na vida adulta), ao ser criada por um pai Borderlaine.
É preciso desenvolver estratégias e ferramentas para conviver com o borderlaine, tanto para ajudar quanto para entender e se proteger do ataques que sertamente virão "testando o seu amor" por eles.
Você não tem Arsenal para ajudar sozinho. Isso é o primordial a entender, tua boa vontade pode te fazer entrar em um "teatro" do border as custas da sua saúde mental. Desenvolva ferramentas; isso é um trabalho em equipe, precisa de ajuda de profissionais. Quando se afastar não for uma opção ou um desejo seu no momento.
Excelente!!! Que aula completa 👏🏼 👏🏼👏🏼👏🏼
O professor trás a importância de ler as obras no original. Sempre bato nisso: leia no idioma original 👏👏👏
Obrigada, professor. Te vi ontem falando em Joinville - porém, volte para Jaraguá. Sua clareza é revigoradora. Espero que você tenha conseguido pegar o seu voo. Abraços!
Seria muito interessante um vídeo dedicado a bipolaridade, pois já se encontra em seu canal as temáticas depressão, T.O.C. e este sobre borderline. Fica a sugestão, excelente vídeo e canal maravilhoso! Todos os envolvidos estão mais que de parabéns!
Ótimo trabalho Excelente qualidade incrível fantástico extraordinário gostei muito parabéns prima bravo Brigado
Eu nem sabia que o Homem dos lobos tava na estrutura psicótica, valeu Dunker!
Que fascinante aula da vida humana.
NOSSAAA ESTE CANAL É MUITO BOOOOM
Quanto mais procuro a ouvir seus vídeo mais aprendo como verdadeiro neófito
Amei o vídeo! Professor Dunker como você poderia explicar a clínica com pacientes psicóticos? Qual o método para lidar com essa estrutura?
Dunker, estive pensando, há lugar do perdão na psicanálise? Afinal, perdoar pode curar?
Excelente colocação. . .
Puxa, que pergunta (boa)!
Minha opinião de Psicanalista: não. O que cura é falar, recontar, re-historiar, até que o sofrimento se esvai. Aí, o perdão pode até vir como consequência, mas não obrigatoriamente
Perdoar é ressignificar!
@@filhadoseumadruga883 ressignificar é perdoar
Fantástico o vídeo, Christian! Obrigado por compartilhar tanto conhecimento conosco!
muito esclarecedor ! podendo ainda se aprofundar no tema , o senhor poderia falar mais sobres os conceitos de trabalho do negativo e alucinação negativa ? Obrigado por ter criado este canal
Bom dia, Chrisian. Seria muito interessante ver um vídeo sobre a "Loucura Histérica"! fica a sugestão. Grande Abraço
Muito bom. Mais uma vez percebo a importância do estudo comparado das traduções e do material original.
Bom dia Prof. Dunker. Excelente!!! belíssima aula. Saiba que o prof eternizou sua existência através da transmissão de seu ensino. Muito bacana a presença do material original, isso me permite desenvolver interesse em outros idiomas, principalmente na área de estudo em particular.
Aprender idiomas foi a melhor coisa que fiz a nível de "investimento". Vá em frente. Nada como ler algo no original.
Parabéns pelo canal e pela explicação, que mais uma vez clarificou minhas dúvidas e contribuiu para o meu conhecimento.
Pontual e fundamentado. ... sofrimentos e produções diferentes, muito bom.
Professor, ótimo vídeo. Minha sugestão seria falar um pouco sobre a passagem ao ato em Lacan e sua relação com o Transtorno de Personalidade Borderline e com o Transtorno Psicossomático.
Obrigada por dividir teu conhecimento magnífico conosco! Me inspira a ser uma boa profissional.
Parabéns pelo trabalho prezado Christian. Você poderia produzir um vídeo sobre o livro "Psicanálise sem Édipo?" de Van Haute e Geyskens. Abraços fraternos! Sander Machado
Fronteira entre neurose e psicose. Função da agressividade: não está no grupo 1. Dos sintomas. Envolve as relações. Sentimento permanente de que o outro vai embora. Reais ou imaginário.iminencia do abandono o tempo todo. Instabilidade entre espectativa e realidade. Instabilidade na imagem de si, se sente muito mais ou muito menos. Precisa balançar o barco quando a coisa está tranquilo. Vazio, sempre faltando a algumas, coisa Leva ele.a agir. Arrumando confusão. Conspiração, acho que os outros estão contra ela, instabilizar a situação, falta de controle da raiva, ataque desproporcional.
Professor, seria possível você falar um pouco sobre o conceito de Contratransferência, e como os analistas devem lidam com seus próprios sentimentos?
boa tarde professor. excelente aula, merece arquivo permanente.. Estou aqui recorrendo como a esta aula como fonte segura e confiável, pois deparei com um quadro com esta definição. O que me chamou atenção foi a questão narcísica do quadro. Seria possível o professor informar o quanto a questão narcísica teria como base nos sofrimento psíquicos? Abandono, castração, posição objetal, etc. Um enorme abraço, saúde e prosperidade em 2020.
Perfeito! Grata por compartilhar seu conhecimento.
Inacreditável... Me encaixo em todos os itens!!! O que fazer?
O sofrimento é duplo quando se é um border "bonzinho", ou seja com auto-conhecimento suficiente para entender que a melhor coisa a fazer é viver só e ter relações sociais esporadicas e rasas, só pra não se jogar nos trilhos do metrô. A troca amorosa fica por conta do afeto e compaixão pelos animais.
Oi. A terapia comportamental é a mais indicada para este transtorno, pq temos que reprogramar o cérebro. Entender os gatilhos, mas realmente no primeiro ano de terapia é melhor ter pouca interraçao, meu ponto de vista. Temos muitos gatilhos e mudar não é fácil p ninguém.
Seu comentário foi sincero e me emocionou. Abraços virtuais de SP.
Porra, Christian Dunker, vim aqui por ser limítrofe (e músico), e vc coloca como fundo sonoro a porra de um piano destemperado. Não consigo me concentrar na tua fala, tô quase tendo uma crise aqui. HAHAHAA
Muito bom vídeo.
Escutando, pensei mesmo em uma estrutura entre psicose e neurose.
Fui diagnosticada com trastorno bipolar afetivo q ,já e difícil imagina o borderline.deus abençoe pelo vídeo 🥰🙏
Fascinante.Aprendi conceito.sempre grata Akeronta
Bom dia Dr. muito bem explicado.
Muito bom! Gratidão.
Professor, que bela explanação! Queria ter um terço da sua inteligência! (rs). Obrigado por compartilhar seus conhecimentos! Um grande abraço!
Parabéns, excelente didática e conhecimento teórico, mas se possível poderia falar sobre o manejo.
Muito boa essa explicação histórica de onde veio o termo. Tem borderline que tem crise psicótica, às vezes são chamados de esquizoafetivos. Outros não chegam a tanto, então parece que o transtorno em si pode ter um pé mais pra lá numa pessoa e um pé mais pra cá em outra. Assim como bipolaridade pode manifestar episódios psicóticos ou não, e nesse ponto haveria um componente "borderline" no sentido original do termo. Outro fator marcante é a dificuldade em separar borderline e bipolar, ambos em seus frequentes estados de cólera são indistinguíveis, cometem erros semelhantes na vida relacionados a dinheiro e sexo, e tem um lado depressivo. Eu só conheci uma pessoa assim, minha ex. Mas ninguém sabia o que ela era, se bipolar ou borderline, se esquizoafetiva ou não. Mas eu acho que ela era borderline, pois vendo entrevistas com pessoas bipolares elas são normais a maior parte do tempo, só tem crises de vez em quando. Só que eu não consigo encontrar nada com pessoas borderline pra ter uma ideia de como elas são. Mas quando você falou do equilíbrio entre um lado narcísico e um lado esquizoide, acho que nada descreve ela melhor.
Esquizoide?
Que vídeo fantástico. MUITO obrigada
Excelente retomada das origens da tentativa de delimitação do conceito de "personalidade borderline". Não surpreende que as fronteiras careçam de nitidez e que desafiem os clínicos. A própria experiência borderline consiste nesse rascunho persistente de identidade, nessa falta de contornos.
Parabéns pela série de vídeos, são muito esclarecedores. Gostaria de ouvi-lo sobre idosos e psicanálise, se é possível um idoso com mais 65, 70, 80 anos realizar uma análise. Obrigado
EDSON RUFINO Sim!
Olá Edson, sim, é possível, assim como diz o prof. Dunker. Freud não acreditava na eficácia de uma análise com idosos, o que provou-se contrário na prática dos psicanalistas posteriores. Você pode encontrar esta informação em um capitulo sobre a psicoterapia com idosos neste livro:
www.amazon.com.br/Psicoterapias-Abordagens-Aristides-Volpato-Cordioli/dp/8582715277/ref=dp_ob_title_bk
👏👏👏👏
comecei a atender uma pessoa com mais de 70 anos.
Este tema me interessa muito! Obrigada por levantar este assunto Edson!
Histeria grave e psicose, para mim poderiam ser igualadas . Pois existem traços clássicos da psicose presentes no transtorno de personalidade boderline...fato. Bjs e gratidão Prof
Dunker parabéns muito claro😎sou academica de enfermagem.
Obrigada pelo excelente vídeo!
Talvez seja interessante pesquisar o que Wilhelm Reich fala sobre o "caráter impulsivo" sobre o tema
Caraca, q aula in-crí-vel!
Uau!!! Maravilhosa exposição!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ótima aula
Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos, adoro seu canal.
Parabéns pelo excelente trabalho quanto à saúde mental, Christian.
Muito bom, estruturar, eis a questão...
Tirou algumas duvidas que tinha sobre borderline
Muito bom!!! Parabéns
Ótimo vídeo como sempre. Falando em "personalidade" , persona, personagens.... lá vai um desafio . Prof Dunker, Poderia falar sobre "vampiros humanos"? Correlacionando o cinema e "realidade"? Abraço
junior L - " caminhos do imaginário "- esses vídeos falam bastante sobre.
Que tiro foi esse, sr. Dunker? 👊💥
Obrigada por mais um vídeo
Professor, imagino que o mais dificil nessa área da saúde são as "classificações". Às vezes penso que é "impossível" um estudo realmente "exato"(excesso de aspas por não saber qual palavra utilizar) sobre a psiquê humana...feito por humanos. Ah, sou só um curioso. Como tenho depressão( desde menino, creio) me interessa o tema. Parabéns pelos videos.
Começou bem, o problema é estrutural rs
Nossa, muito perfeito esse vídeo!!
Obrigada pelo vídeo. Gostaria de saber mais sobre o termo empuxo a mulher.
Gostaria de sugerir o tema das psicoses na adolescência, procurando identificar os diferentes fenômenos da psicoses e formas de desencadeamento precose dessa psicopatologia grave.
Poderia falar um pouco sobre a depressão maníaco-depressiva (melancolia)?
Professor, o Sr poderia fazer um vídeo sobre uma lista de referencias bibliográficas onde se pode ver o histórico das nosologias psiquiátrica versus psicanalítica ? Por favor e obrigada
EU SOU BORDERLINE...O SENHOR EXPLICOU MUITO BEM...PARABÉNS.
Achei superficial demais
ENFIM, OBRIGADA DUNKER
Obrigado por todo o material disponibilizado por este canal. Gostaria de escutá-lo sobre o tema da Estruturação do Sujeito em Lacan.
Conheço um médico q é border. É muito competente e inteligente na profissão. E os surtos se limitam à vida afetiva. Aí ele arrasa c tudo. Uma pena.
Muito legal Christian! Adorei. Existe alguma disposição para crianças adotadas sofrerem de borderline? Será que existe algum estudo nesse sentido? Obrigado!
Maravilhoso!!!
Cris, uma dúvida que sempre fico quando fala em patologias e transtornos é: como se pensa essa classificação? Para patologias existem "curas" e transtornos não? Aliás, esse tipo de categorização é útil?
Como eu te amo Dunker❤
Boa noite! Ótimo vídeo! Poderia fazer um vídeo sobre neurose histérica?
Professor , poderia falar sobre a visão da psicanálise acerca dos transtornos alimentares?
Afirmação: seminário sobre a angústia,: eu sou sempre olhada.
Professor, você poderia falar um pouco sobre os transtornos de humor, como a ciclotimia?
Parabéns pelo excelwnte video!! por favor e quanto a impossibilidade de um quarto funcionamento, ou seja, Neuroses castração, perversao-denegação e psicose -foraclusão. Nesse sentido penso que o boderline não existe mesmo, é um arranjo clínico.
QUAL A RELAÇÃO DE UM PAI NARCISISTA Desenvolver uma filha com transtorno de personalidade boderline? Que é meu caso, muito triste isso.
Normalmente pai narcisistas tem filhos Borderlines e país borderlines, filhos Narcisistas. Pergunta interessante.
Comigo tbem
Minha mãe é narc
@@exaltabagres ou codependentes
*Em um mesmo dia me sinto um super ser humano e um ser merda nenhuma😢Acho q sou louca*
Você não é louca, é só humana!
Ehsomos assim. , mesmo. Vc não eh a única.pior eh q os próximos crucificam. E queimam. Sem saber nossos motivos interiores...quem LIGA 🤔😧🙊😧😧
Duas!
Conheci uma leonina assim rsrs.
Você é deste significado?
Voçe não e louca voçe e uma estrela de Deus.
Dunker, fala sobre a loucura das histéricas!
Excelente! Esclarecedor.
Parabéns por mais um excelente vídeo!
Olá Christian, gosto muito dos seus vídeos e adoraria saber a sua opinião a cerca da auto percepção de um sujeito durante uma crise de angústia (Síndrome de Pânico). Bjs, Tatiana.
...oi EU tenho isso que VC descreveu. Chama-se hipervigilancia. A ansiedade eh cronica e extrema chegando aos panicos. Sentido de perigo muito grande. Mas tb sentido de auto-preservacao maior. Com certeza traumas do passado.
Quais seriam as estratégias para a construção de uma identidade mais sólida?
Também gostaria de saber!!
você é demais!
Ótima explicação! Mas, e agora, como é que eu saio desta, se já estou com burnout??? - Iván Kindra
Professor, atualiza esse vídeo, por favor
mestre voce pode falar da dependencia quimica ?
Bordeline: o homem dos lobos e um caso bordeline. Ideacao paranóide. Reatividade. Hipocondria. Crises de ódio, reconhecimento do problema. Loucura histérica, agrupamento de sintomas. Confluência de duas problemáticos: psicanálise do cotidiano. Elisabeth rosad
Excelente! Como sempre.
Voce consideraria Lacan mais próximo a Hegel ou Heidegger?
Dr. Dunker, por favor fale sobre despenalização . E sobre a ocorrência desta em com uma pessoa com distimia, concomitante.
Por favor, preciso mt. Já pedi algumas vezes aqui no canal.
Sou distimica e gostaria de mais materiais sobre também.
@@sueymedeiros352 bem vinda ao clube. Infelizmente eu tb sou. 😢
@@renatasoares4940 :/
Como a psicanalise se aplica para diminuição dos sintomas de border?????