caso eu tenha uma edificação existente que precise do cálculo de saídas, consigo limitar a saída de acordo com a escada existente e não com a área? Ex. Exemplo, tenho uma edificação existente, com escada existente. A norma me solicita o cálculo de saídas de emergência (lotação e unidades de passagem). Entretanto, pelo fato da edificação ser existente eu não consigo aumentar o tamanho da escada. Como o cálculo de lotação é feito pela área, gostaria de saber se consigo limitar a lotação de um determinado andar com relação a escada existente e não com relação a área do pavimento. ex. prédio de 2 andares (reunião de público), tenho no andar de cima 900m² e uma escada de 2,00m por norma eu deveria fazer a conta de lotação em cima dos 900m² sendo 0,5m² por pessoa totalizando 1.800 pessoas; 1800 / 75 (anexo "a" edificação f-6) = 24 UP 24Up x ,55m = 13,20m (que deveria ter a escada pelo cálculo da norma) Gostaria de saber se eu conseguiria limitar a lotação pela minha escada de 2,00m 2,00m / ,55m = 3,63 ~ 3 Up 3Up / 75 (anexo "a" edificação f-6) = 225 Pessoas teria algum modo de fazer dessa maneira ou eu terei aumentar o escape para 13,20m? norma utilizada RJ
Olá Tiago, tudo bem? Embora a Projelet aprove projetos atualmente em mais de 10 estados brasileiros, no Estado do Rio de Janeiro não estamos aprovando atualmente devido a algumas particularidades do Corpo de Bombeiros do Estado. Como a norma do Rio é bem específica e sua pergunta também é, sugerimos que você procure um escritório de projetos local. Obrigado pela compreensão.
Olá Bruna! Boa pergunta e provavelmente sem uma resposta clara na norma. Não temos considerado ela na área em situações de piscinas de condomínios residenciais e afins. Entendemos ser mais razoável desta forma.
Olá, amigos. Especificamente sobre o caso de cálculo da população, num ambiente de 63 m2. Segundo a IT sua capacidade é de 63 pessoas (1 por metro quadrado). Na placa de sinalização devo informar população sentada e em PÈ. Como fazer o calculo para a população em pé naquele ambiente?
Olá Marcos tudo bem? Do ponto de vista das saídas de emergência, você já possui o mais importante, que é a populção máxima daquele ambiente. Se você colocar apenas a placa da limitação total de público, de certa forma já estará ok (principalmente quando o layout é flexível e você tenha dificuldade em determinar quem estará sentado ou em pé). Se você tem um layout bem definido, é só considerar os assentos para a população sentada e a diferença até as 63 pessoas para a população em pé.
Olá Garcia! Obrigado por sua pergunta. Exitem algumas variáveis que não permitem uma resposta simples. De forma geral, você tem o "PT" (Projeto Técnico), que precisa aprovar no Corpo de Bombeiros e o "PTS" (Projeto Técnico Simplificado), que necessita de projeto, mas não precsa submeter a aprovação e existem as edificações que não precisam de submeter a nada, estão isentas. Um exemplo de isentas são as casas unifamiliares. Sobre o PTS... ele é aceito para tudo que não for PT. No item 5.4.1 da IT-01 de MG você pode ver todas as exigências de enquadramento em um "PT". O que não for enquadrar lá e for de uso coletivo, poderá ser feito um PTS. Esperamos ter ajudado!
Olá! Em geral nos estados (depende de qual) usamos critérios diferentes de densidade populacional para a área de mesas e para a área de cozinha / cocção / lavagem.
ปีที่แล้ว
Não entendi porque fez o cálculo com APENAS "UM" PAVIMENTO...),= Minha maior dúvida é como dimensionar a "Descarga" no PAVIMENTO TÉRREO, onde teremos que contabilizar o total de TODOS OS PAVIMENTOS e estou tendo valores MUITO ALTOS para os corredores de acesso e escadas de incêndio...),= Preciso calcular os corredores como se TODA a população "superestimada" do edifício residencial tivesse que sair EM 1 MINUTO??? Isto está deixando a escada de incêndio com uma largura GIGANTE no pavimento térreo...),= Tenho saídas, em um edifício de esquina, de mais 2 andares de garagens direto para a rua lateral, mas esses pavimentos são considerados como subterrâneos, pq suas aberturas estão apenas para UMA lateral do edifício, estando subterrânea na rua da entrada principal E sem possibilidade de ter aberturas nas outras 2 laterais, por estarem alinhadas com as divisas do terreno...),= Consigo usar os portões de garagem como "SAÍDA DE EMERGÊNCIA", reduzindo a largura dos acessos no pavimento térreo??? E nas ESCADAS DE INCÊNDIO, é preciso calcular TODA A POPULAÇÃO DO PRÉDIO SAINDO EM APENAS 1 MINUTO??? Isto me parece pouco lógico...),=
Olá, boa tarde! Obrigado por sua pergunta. Como sabemos, a norma muda em alguns detalhes de estado para estado. Mas de regra geral, no pavimento de Descarga, consideremos apenas o pavimento de maior população de cada saída. Exemplo, se temos chagados no pavimento de descarga de saídas ascendentes e descendentes. Seria a soma da maior ascendente, com a do pavimento de descarga, com a maior descendente.
caso eu tenha uma edificação existente que precise do cálculo de saídas, consigo limitar a saída de acordo com a escada existente e não com a área?
Ex.
Exemplo, tenho uma edificação existente, com escada existente. A norma me solicita o cálculo de saídas de emergência (lotação e unidades de passagem).
Entretanto, pelo fato da edificação ser existente eu não consigo aumentar o tamanho da escada. Como o cálculo de lotação é feito pela área, gostaria de saber se consigo limitar a lotação de um determinado andar com relação a escada existente e não com relação a área do pavimento.
ex.
prédio de 2 andares (reunião de público), tenho no andar de cima 900m² e uma escada de 2,00m
por norma eu deveria fazer a conta de lotação em cima dos 900m² sendo 0,5m² por pessoa totalizando 1.800 pessoas;
1800 / 75 (anexo "a" edificação f-6)
= 24 UP
24Up x ,55m = 13,20m (que deveria ter a escada pelo cálculo da norma)
Gostaria de saber se eu conseguiria limitar a lotação pela minha escada de 2,00m
2,00m / ,55m = 3,63 ~ 3 Up
3Up / 75 (anexo "a" edificação f-6)
= 225 Pessoas
teria algum modo de fazer dessa maneira ou eu terei aumentar o escape para 13,20m?
norma utilizada RJ
Olá Tiago, tudo bem?
Embora a Projelet aprove projetos atualmente em mais de 10 estados brasileiros, no Estado do Rio de Janeiro não estamos aprovando atualmente devido a algumas particularidades do Corpo de Bombeiros do Estado.
Como a norma do Rio é bem específica e sua pergunta também é, sugerimos que você procure um escritório de projetos local.
Obrigado pela compreensão.
Área de piscina é considerada como área de pavimento?
Olá Bruna!
Boa pergunta e provavelmente sem uma resposta clara na norma.
Não temos considerado ela na área em situações de piscinas de condomínios residenciais e afins. Entendemos ser mais razoável desta forma.
@@projelet Opaa! Muito obrigada pela resposta. 👏
Olá, amigos. Especificamente sobre o caso de cálculo da população, num ambiente de 63 m2. Segundo a IT sua capacidade é de 63 pessoas (1 por metro quadrado). Na placa de sinalização devo informar população sentada e em PÈ. Como fazer o calculo para a população em pé naquele ambiente?
Olá Marcos tudo bem?
Do ponto de vista das saídas de emergência, você já possui o mais importante, que é a populção máxima daquele ambiente.
Se você colocar apenas a placa da limitação total de público, de certa forma já estará ok (principalmente quando o layout é flexível e você tenha dificuldade em determinar quem estará sentado ou em pé).
Se você tem um layout bem definido, é só considerar os assentos para a população sentada e a diferença até as 63 pessoas para a população em pé.
@@projelet Obrigado, meu amigo, pela sua atenção.
bom dia!em mg até quantos m2 eu preciso fazer um projeto de bombeiro ?
Olá Garcia!
Obrigado por sua pergunta.
Exitem algumas variáveis que não permitem uma resposta simples.
De forma geral, você tem o "PT" (Projeto Técnico), que precisa aprovar no Corpo de Bombeiros e o "PTS" (Projeto Técnico Simplificado), que necessita de projeto, mas não precsa submeter a aprovação e existem as edificações que não precisam de submeter a nada, estão isentas. Um exemplo de isentas são as casas unifamiliares.
Sobre o PTS... ele é aceito para tudo que não for PT. No item 5.4.1 da IT-01 de MG você pode ver todas as exigências de enquadramento em um "PT". O que não for enquadrar lá e for de uso coletivo, poderá ser feito um PTS.
Esperamos ter ajudado!
Como fazer esse calculo quando for restaurante delivery?
Olá!
Em geral nos estados (depende de qual) usamos critérios diferentes de densidade populacional para a área de mesas e para a área de cozinha / cocção / lavagem.
Não entendi porque fez o cálculo com APENAS "UM" PAVIMENTO...),= Minha maior dúvida é como dimensionar a "Descarga" no PAVIMENTO TÉRREO, onde teremos que contabilizar o total de TODOS OS PAVIMENTOS e estou tendo valores MUITO ALTOS para os corredores de acesso e escadas de incêndio...),=
Preciso calcular os corredores como se TODA a população "superestimada" do edifício residencial tivesse que sair EM 1 MINUTO???
Isto está deixando a escada de incêndio com uma largura GIGANTE no pavimento térreo...),=
Tenho saídas, em um edifício de esquina, de mais 2 andares de garagens direto para a rua lateral, mas esses pavimentos são considerados como subterrâneos, pq suas aberturas estão apenas para UMA lateral do edifício, estando subterrânea na rua da entrada principal E sem possibilidade de ter aberturas nas outras 2 laterais, por estarem alinhadas com as divisas do terreno...),=
Consigo usar os portões de garagem como "SAÍDA DE EMERGÊNCIA", reduzindo a largura dos acessos no pavimento térreo???
E nas ESCADAS DE INCÊNDIO, é preciso calcular TODA A POPULAÇÃO DO PRÉDIO SAINDO EM APENAS 1 MINUTO??? Isto me parece pouco lógico...),=
Olá, boa tarde!
Obrigado por sua pergunta.
Como sabemos, a norma muda em alguns detalhes de estado para estado.
Mas de regra geral, no pavimento de Descarga, consideremos apenas o pavimento de maior população de cada saída.
Exemplo, se temos chagados no pavimento de descarga de saídas ascendentes e descendentes. Seria a soma da maior ascendente, com a do pavimento de descarga, com a maior descendente.