A Psicanálise e a Consciência | Vladimir Safatle
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ม.ค. 2025
- Um dos conceitos centrais da teoria psicanalítica é a noção de inconsciente. No entanto, muitas vezes esquecemos como tal noção implica modificações profundas em nossas ideias tradicionais de vontade, de deliberação, autonomia e ação. Mais do que uma hipótese clínica, a noção de inconsciente traz uma visão estruturalmente diferente sobre quem nós somos e como desejamos. Aprendemos durante séculos que a consciência é o atributo principal dos sujeitos. Entendemos que a consciência é o fundamento de nossa identidade e liberdade. Mas a partir da psicanálise, algo de fundamental mudou nesse ponto.
Nessa aula aberta, veremos como a filosofia moderna construiu nossa ideia de consciência, como a neurociência procurou aprofundar alguns de seus pressupostos e como a psicanálise trouxe uma transformação que ainda temos dificuldade em integrar.
Nesta aula privilegiaremos situações clínicas que possam fornecer casos concretos a serem estudados.
Safatle, gratidão por disponibilizar essa aula. Explicar com clareza a Psicanálise, é muito importante.
Wladimir Safatle tem um nível de reflexão absurdo! Assistir aulas uma experiencia sensacional!
Vladimir é um gigante com suas reflexões 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😘
Fundamental a exposição desses conceitos
Estou super empolgado com a aula e impressionado com o nível de reflexão deste cara. Não o conhecia e estou super bem impressionado com a clareza nas ideias e, sobretudo, o nível de clareza como explica cada detalhe. O cara é realmente um mestre no assunto, portanto, os "flatos" no decorrer da fala ganham status de licença poética.
Assistir essa aula é uma única! Muito obrigado.
olá, gostaria de acessar as outras aulas desse curso.
Mto interessante escutar uma aula de psicanálise com visao filosófica. Complementa!
Freud é importante porque coloca em dúvida uma crença da filosofia ocidental e tradicional, é justamente essa crença na racionalidade, numa consciência clara e objetiva, a psicanálise vai mostrar que o ser humano não é senhor de sua própria casa, isso é um carro bomba no seio do pensamento ocidental
Acredito que o Safatle figure atualmente como um dos mais relevantes filósofos contemporâneos vivos. E sua obra não tem maior ressonância global simplesmente pelo colonialismo que ainda paira nesse mundinho da filosofia.
Nem todo ser humano tem capacidade para a reflexão, concordo, mas existe sempre um potencial para refletir e desenvolver esse potencial, mesmo porque não é determinado biologicamente
Eu❤ amei 🤔🗣️ Gratidão
Parabens ao ESPE por contratar alguem tao brilhante para um curso. Admiro o Vladmir profundamente. Mas gostaria de entender quais as evidencias que existem para colocar a metafisica do capitalismo e a episteme por ele criada como hegemonica, nao ao mundo ocidental mas a todo ele. Tenho muita curiosidade de ver as referencias-pesquisa para se dizer que na China, Japao, etc rola o mesmo. Obrigada
Que bom que vai ficar gravado, vou poder assistir o início da palestra! Muito obrigada!
Espetacular. Muito obrigada.
muito importante sua analise Professor.
Ótima reflexão Wladimir
❤❤❤ Ótimo !!!
Que aula, Safatle!
aulão. uma pena que nao posso pagar pelo curso uma pena mesmo pois assistiria cada minuto do curso como se fosse o último. os valores sao um pouco inacessíveis mas entendo também que o preço eh o preço. mas o curso deve ser muito legal, com certeza um dia ainda o comprarei, daqui um tempo, na plataforma.
Muito bom! Valeu.
Simplesmente fantástico
Excelente 👏👏
que aula 🤩
Excelente!
Ótimo mesmo
É fundamental ter claro que Sigmund Freud marca uma ruptura com a tradicional forma de pensar do ocidente, mas a tensão entre o que é biológico e aquilo que é uma construção artificial, conhecida como cultura ou civilização, é permanente no pensamento do pai da psicanálise
Ai que alívio ciência 🧫
❤🎉😮
Como se pode ter acesso ao curso mencionado pelo professor Safatle ? ´Grato !!
Essa aula tem continuação num curso ? Obrigado
Concordo plenamente com o Wladimir, o capitalismo é um modelo dominante, é impossível desenvolver qualquer reflexão sem dialogar com esse modelo econômico, vale para a produção da consciência
O espelho, quanto mais polido, mais aproxima a imagem do objeto, se entendi bem. Não haveria aí a ideia de que existe o objeto EM SI?
Marx já não resolveu esse problema? A qualidade própria do humano é a possibilidade de atribuir um telos, uma finalidade, para sua ação. Para que possibilidade se torne efeitividade há uma série de condições objetivas que a possibilitam ou não. Ao atribuir uma finalidade para sua ação, o humano pode escolher entre alternativas concretas, factuais. Isso é o que o Marx chama de liberdade. Na natureza há necessidade e acaso, no ser humano há necessidade e liberdade.
O ser humano não pode anular sua necessidade, afinal isso seria uma contradição em termos, mas ele pode escolher a forma como ele vai satisfazê-la dentro de um campo de possibilidade objetivo.
A autorreflexão não seria a possibilidade de uma leitura concreta das motivações e efeitos de um dado modo de agir do indivíduo? A construção de um saber no interior de uma análise não passaria por ai? O Freud falava em tornar consciência o que era inconsciente. Nesse sentido, ele é um herdeiro da tradição iluminista e humanista, como Marx, ainda que possamos considerar um certo "humanismo crítico".
Professor, talvez vc fale disso no curso, mas a distinção entre instinto e autonomia da vontade nos animais toca essa questão da consciência. O rato não precisa de ver um indivíduo da própria espécie fazendo sexo para aprender a fazer sexo, mas o cachorro precisa, portanto a autonomia da vontade no cachorro teria algo a ver com essa dependência do aprendizado social?
Ele sai do “lugar comum”
“Do-mais-do-mesmo”
Boa noite
37:48
Mas esse conceito de sujeito se impôs e funciona como referência para o pensamento, mesmo sendo uma abstração puramente formalista
Ele peidou?
Várias vezes. É um ser livre.
Ele bebe água? Ele está vivo?
10:37
O cérebro está atualmente sendo identificado como presente, também, no intestino. Ambos da dimensão do real. Isto não garante que haja sujeito. Para advir terá de ter sido amado, escutado. O 'peido' em si seria ouvido. E, seguir falando é que garantirá, se estiver conseguindo de algum modo se escutar neste desdobramento, se perguntar sobre sua questão de "Ele peidou?"
vc é idiota?
A clínica não está desvinculada de valores que circulam na sociedade, assim como também não está desvinculada de questões biológicas, é uma interação permanente, portanto, a clínica não pode ser pensada como desvinculada desse contexto
Sobre as razões (via absolutismos assertivos) da “excepcionalidade humana” e derivados (p.ex. capacidade de autorreflexão fragmentada na população humana), recomendo atualização científica urgente! Argumentação ultrapassada datada da década de 1970.
Esquizoanalise salva psicanálise e esse Édipo eterno virou comédia mundial
Alguém peidou aí. Eu escutei!
Fiscal de peido?
KKKKKKKKKKKKKK eu TB percebi
Excelente!
Mas esse conceito de sujeito se impôs e funciona como referência para o pensamento, mesmo sendo uma abstração puramente formalista