Desde menina que leio livros de santos. Praticamente 50 anos garimpando o amor, a humildade, a fé, esperança...enfim, buscando meu crescimento espiritual... parece que quanto mais velha eu fico, mais me sinto distante da santidade. Quanto mais o tempo passa, mais enxergo meus pecados. O último livro que li foi "Santa Maria de Jesus Crucificado". O Pequeno Nada. Fiquei profundamente emocionada.
@@luizamagalhaes7665 Sempre foi meu sonho, mas como moro no interior fica muito difícil, mesmo porque os Padres que vêm para cá são 100% da TL e só prejudicam o caminho da santidade. Tudo é permitido. Esse foi um dos motivos que me fez cair muitas vezes. Que Deus me perdoe se estou errada em não seguir um Sacerdote da TL.
@@daguimaveronica2338 entendo... voce nao conseguiria ir em algum retiro em locais fiéis? Eu mesma, fui a um retiro e consegui um padre para me orientar online !
Eu li preparação para a Morte de Santo Afonso Maria de Ligório, olha foi muito bom para me colocar com os pés no chão, ao mesmo tempo a pessoa tem que estar com a consciência sadia por que pode gerar escrúpulos pesados, da mesma forma os livros de Santa Teresa de Ávila, eu comprei os livros dela e encostei para um tempo oportuno, compreendi muito pouco tenho que evoluir mais para lê-los, vou seguir os conselhos do Padre mergulhar no Catecismo e Bíblia.
Cada dia admiro mais os trabalhos do padre aqui no TH-cam. Que o Espírito Santo o conduza mais e mais. Obrigada por estes trabalhos Padre Françoa e Santa Carona. Deus lhes pague.
meu caro pe. Françoá, não pegou pesado não. Certas horas precisamos confrontar nossas certezas de forma direta, sem floreios. E o senhor nos proporciona isso com candura e caridade. Quem dera estivéssemos geograficamente perto para me dar a honra de ser meu diretor espiritual. Paz e bem.
Vídeo mais incrível que vi nos últimos tempos, que carisma, que humildade, que intelecto, que maneira delicada de realizar correções. Minha mais sincera admiração a este exemplo de sacerdote e minha gratidão ao canal Santa Carona por tanto contribuir com nossa fé.
Grato ao Santa Carona e demais bons canais Católicos por todos os dias ter pouco a pouco uma formação que nos leva a santidade. Que venha logo os 100k inscritos e vou logo deixando aquele like mostro.
Ainda não consigo ler as moradas de Santa Teresa (acho un pouco difícil) mas já li varias vezes o outro livro de Santa Teresa D'Ávila o Caminho de Parfeição que pra mim foi uma leitura mais fácil
Sou leigo e tenho e leio teologia moral de Santo Afonso mas tenho vários outros livros de bons e virtuosos teólogos após santo Afonso.Entendi o que o Padre explicou. E para os escrúpulos estudar teologia moral aí fica mais complicado ainda.
Realmente a moral cristã não é desse mundo, já disse um Santo "amar a Deus nos torna divino e, amar o mundo nos torna mundano" ou "tornando nos agradáveis a Deus Deus se torna agradável a nós".
Realmente é preciso não só humildade pra aceitar que não está preparado para certos assuntos como saber onde pegar indicações. Eu de tanto ver indicarem as moradas de Santa Teresa d'Ávila comprei e li quase todo, encantado, sentindo que estava entendendo uma pincelada de cada morada... aí, por sua indicação, parei de ler pra ler a quarta parte do catecismo. Na primeira página eu já percebi que não entendi sequer o termo "oração" 😂
Comprei o Código Da Vinci por curiosidade, mas não tive tempo para ler ele, estou ocupado lendo outras coisas incluindo, o Catecismo da Igreja católica. Um livro q adorei sobre a igreja é "A Igreja do Deus Vivo" Frei Batistini.
@@luizbernardo9907 cara na verdade gosto de ler o controverso, mas já até aviso as pessoas q deveriam saber é só uma fantasia, ali não mostra a religião, cito vários livros q realmente mostram o q e ser católico, exemplo " A Inquisição Um Tribunal de Misericórdia", livro incrível recomendo a todos, cito tbm livros de física quântica é coisas assim, acho bom conhecer pois aí não sou pego num argumento tosco qualquer. Pois convenhamos sempre usam cada argumento fraco para tentar desmerecer a igreja, q chega dar pena.
@@washingtonoliveira7517 Entendo. Bom, mas pegue por exemplo o Codigo da Vinci. Qual a razão de vc estar lendo? Lazer? Bom, existem milhares de outros livros melhores que este (ate pq Dan Brown nem é aquele primor literário) no mesmo estilo detetive: Agatha Christie, Sherlock Holmes e Padre Brown. Vc disse que gosta de ler o controverso, mas pq ler um "controverso" tão rasteiro e inventado como esse do Dan Brown? Pq então não ler um controverso decente, como algum livro protestante honesto? Ou até mesmo o livro do Leonardo Boff citado pelo Padre no vídeo. Veja, tudo que fazemos devemos fazer com os olhos em Jesus. Esse livro vai aumentar a minha fé ou vai desvia-la? É um entretenimento inofensivo ou vai tender a minha alma para a mentira e para a falsidade? Olhe, não há absolutamente nada de bom para um católico em um livro como esse. Além de ser uma história boba e comum (sob a perspectiva literária) é baseada completamente em ataques rasos e conspiratórias (quando não inventados pelo autor) contra a Santa Igreja. Sinceramente, não há proveito nenhum em Dan Brown, vc estará perdendo tempo e colocando-se em uma posição imprudente ao se expor a algo que pode atrapalhar a sua fé. Enfim, minha opinião, de católico para católico.
@@luizbernardo9907 bom entendo, já vi pessoas piradas graças ao livro, mas sempre explico msm apenas vendo o filme, é uma ficção ali a única coisa real, é o nome da igreja, mas leio tbm, porém muitas vezes algumas pessoas falam desse tipo de livro, fatalmente não é apenas esse, um amigo meu agnóstico estava lendo um q não me lembro o título, livro claramente feito para ataques ao cristianismo, gosto de ler mitologias entre outras coisas, isso apenas me fez entender o contexto vivido na época, exemplo a religião e o que acreditavam os romanos, entre outros povos, bom tenho o livro mas confesso q não tive tempo para ler, pois antes disso preciso estar sem uma leitura mais produtiva, exemplo estou terminando as Crônicas de Nárnia, livro de ficção, infantil, fantasia mas com uma leitura linda e divertida, q realmente aproxima aos fundamentos cristãos, pela moral ensinada, tbm estou lendo uma breve História do Tempo, livro bom mas engraçado q msm vendo pessoas usando esse livros como argumento para desmerecer a Deus, vi nele pontos q me faz Crer mais, o lance de ler livros como esse Código da Vinci é q preciso ter tempo sobrando pois fatalmente tenho realmente leituras mais úteis por isso não o li ainda, mas claro nao recomendaria ninguém q já não tenha lido algo mais, básico sobre história é fé iniciar por livros assim. Infelizmente eu concordo com o medo q muitos tem de q lendo um livro assim alguns percam a fé, afinal vemos pessoas saindo da igreja a cada dia, isso é algo triste, mas obrigado pela preocupação mas realmente tbm não recomendaria esse tipo de leitura para alguns q não tenha uma base mais forte,.
Sim. Ele fala sobre a mentira, que é sempre pecado, com gravidade variável. E distingue o que se chama de restrição mental: ninguém é obrigado a dizer tudo a alguém.
Sabe aquele velho ditado "para um bom entendedor meia palavra basta", então, o que padre crítica é essas leituras mais profundas precisam ter conhecimento prévio, para não virar um escrúpulo ou puritanismo, portanto é nescessário ter uma estrutura já formada para certos livros, saber analisar seu próprio nível intelectual é necessário para categorizar leituras que vão te fazer bem, logo por exemplo uma suma teológica por melhor que seja, para uma categoria de pessoas talvez não seja útil por não estarem preparados para essa leitura, posteriormente ao terem estruturas já formadas aí sim poderão lê-las sem problema nenhum.
Eu fui religiosa estudei muito pouco no meu noviciado com as carmelitas descalça e certas coisas são óbvias pra mim e pra quem nunca estudou pouco de nada da igreja não vai entender nada rsrs mas se carapuça encaixou faça otimo proveito.
@@rosangelalopes2278 tu não entendeu crítica simples de um vídeo, mas acredita que vai entender um estudo moral profundo... Enfim só mostra que o padre de fato está certo.
Ele não falou sobre ler Santo Afonso em geral, mas sobre a coleção Teologia Moral. Santo Afonso tem inúmeras obras que qualquer leigo consegue ler, meditações etc
A moral muda através das eras? Por exemplo: o shortinho curto pode não ser atraente no futuro. Isso significa que o shortinho no futuro pode ser considerado como uma forma de modéstia. Alguém tira essa dúvida?
Sempre será pecado porque o shortinho se for apertado mostra o formato das partes desonestas, o que sempre é excitante para o sexo oposto, e por ser curto me parece que será sempre no mínimo pecado venial, mas se for exageradamente curto será pecado mortal.
Uma sugestão de tema é sobre a pirataria. Esse negócio de propriedade intelectual, pirataria e tudo é uma coisa sobre a qual eu não encontrei resposta satisfatória até hoje. Afinal, baixar uma cópia gratuita de um livro ou filme pela internet é ou não pecado? É uma coisa que praticamente se tornou praxe nos dias de hoje e sobre a qual tem pouco material nos sites católicos.
Cara, estava com a msm dúvida q vc. É bem controverso esse assunto msm, kk. Tem quem chame de pirataria, outros de compartilhamento de informações. Quem escreveu sobre isso (de posicionamento a favor) foi o Professor Carlos Ramalhete. O texto dele é bem explicadinho: medium.com/@carlosramalhete/pirataria-digital-aa24c42882ae
@@bernardoalvim8551 Pois é, já li esse texto. É convincente, mas é o único que eu conheço dessa posição. Será que não existe uma posição mais ou menos consensual na Igreja? Ele fez uma defesa grande da posição a favor, mas já vi muitos sites católicos de posição contrária, mas sem uma que satisfaça. Na dúvida, não faço. Um esclarecimento sobre isso seria ótimo.
Guilherme....a pagina do padre François foi excluída do youtube? Estava acompanhando a série sobre os 10 mandamentos e não estou mais achando...se alguém puder me ajudar eu agradeço....fiquem com Deus.
Olá pessoal do Santa carona, eu sei que pode parecer um pouco polêmico, mas que posição devo tomar, diante do escândalo envolvendo o Pe Robson de Oliveira? Minha mãe contribui com a mensalidade e ainda não acredita no que aconteceu. Abraços
Peço perdão se eu estiver sendo impertinente, mas me pareceu, com todo o respeito, que este vídeo foi uma argumentação direcionada a um público com uma opinião muito específica a respeito da teologia moral de Santo Afonso. E não ficou muito claro, ao menos para mim, no que consiste essa opinião e quais seriam tais aspectos da teologia moral de Santo Afonso que não se aplicariam diretamente à realidade de hoje. Então confesso que fiquei bem perdido quanto ao conteúdo desta aula.
Se você fosse um teólogo teria entendido. O que demonstra que essa discussão não é para você. Vai ler o catecismo e não queira ser alguém que você não é.
@@vitoriafarias9940 Se você fosse um teólogo teria entendido. O que demonstra que essa discussão não é para você. Vai ler o catecismo e não queira ser alguém que você não é.
O problema é que esse padre é relativista. Ele acha que vestimenta que era escandalosa na época de Santo Afonso pode ser modesta hoje. Ou seja, o que é escandaloso hoje poderá ser modesto amanhã. Ou seja, é um relativista que passa pano para a depravação dos nossos valores.
O meu catecismo da igreja católica (livro) é quase nada (bem mais fino) perto do catecismo do Padre, onde eu o consigo para comprar? Na loja do Santa Carona tem?
Quer dizer então que roupa indecente no século XVIII não é mais hoje? Desculpe, mas isso é relativismo, padre. Seguindo esse argumento daqui alguns séculos tudo o que condenamos hoje em termos de roupa será roupa considerado belo e moral. Desculpe mas é lógico que Deus não muda. O que era indecente no século I continua sendo hoje.
Mas os homens mudam em relação ao tempo. Uma mulher bem vestida no século I, século XVI e nos dias de hoje são diferentes, assim também as má vestidas. O que não muda nos homens é a natureza, ainda há o pecado e até mesmo com uma mulher toda vestida a cobiça pode existir, vide aqueles que sexualizam FREIRAS.
Não entendi direito o q o padre disse, tá muito genérico. Seria bom se ele fosse mais claro e desse exemplos. É bem fácil tirar a doutrina atual de Santo Afonso, é uma ótima leitura. Se mais pessoa lessem muitos pecados deixariam de ser cometidos, com certeza. A ideia do contexto atual que o padre traz só atrapalha, seria melhor se ele desse uma explicação melhor, já que acredito q ele tb tenha lido Santo Afonso.
O problema é que as pessoas tomam questões de Santo Afonso que num desenvolvimento posterior e de acordo com as épocas mudaram. Uma roupa, por exemplo, que no século XVIII era escandalosa hoje é considerada modesta. Tem certos assuntos em teologia moral como diz o Padre Françoá e como Santo Afonso (que escrevia sobre isso só em latim, justamente pros leigos não entenderem) também considerava, que nós leigos não precisamos saber. Tem certas coisas que são pra confessores. Esse interesse desordenado por teologia moral, uma espécie de gula intelectual, tem causado em parte essa epidemia de escrúpulos entre os católicos recém-convertidos por aí que além de tudo afasta os outros da Igreja ao ver o quanto ficamos meio robôs e esquisitos, e, principalmente, tristonhos com esses escrúpulos.
O padre tem razão ao dizer que devemos considerar época diferentes, pegando outro exemplo da inquisição, ela foi legítima no contexto daquela época, ela não se aplicaria agora nos tempos hoje. O mesmo vale para alguns pontos da teologia moral. O padre Françoá é muito sábio 👏👏👏
Marco Túlio Macedo Bicalho Marques Isso tudo q vc falou tá no vídeo, o problema é que não ajuda a esclarecer as coisas, só causa mais polêmica. A minha preocupação é que dá a conotação de que isso é só pra gente muito evoluída intelectualmente, o q não é verdade. Q precisa de certa base eu concordo, mas a veemência na afirmação do padre me parece desproporcional. Q há exageros aqui ou ali, talvez tenha mesmo, tem que ser combatido, mas como estamos falando pra um público generalizado isso causa estranheza, afastando as pessoas da grande obra de Santo Afonso, o que é um erro ainda maior. A Teologia Moral de Santo Afonso é ótima se lida corretamente, como disse o padre, mas uma veemência exagerada na não recomendação dessa obra é injusta com os novos convertidos que, por mais que errem de vez em quando, afinal são -novos convertidos-, devem ser tratados com muito amor, pra que a conversão deles não seja breve demais. Devem ser tratados com o mesmo amor e parcimônia que tratamos da menina q quer ver missa de leggings, ou do menino que quer tocar heavy metal na missa. Por isso sugeri a necessidade de um vídeo mais específico, já que o canal quis entrar nessa seara. O livro é, repito, muito bom, e todo católico que se preze deveria se preparar pra lê-lo. O principal problema nas paróquias não é a gula intelectual, mas a leniência intelectual e espiritual.
Marco Túlio Macedo Bicalho Marques Isso tudo q vc falou tá no vídeo, o problema é que não ajuda a esclarecer as coisas, só causa mais polêmica. A minha preocupação é que dá a conotação de que isso é só pra gente muito evoluída intelectualmente, o q não é verdade. Q precisa de certa base eu concordo, mas a veemência na afirmação do padre me parece desproporcional. Q há exageros aqui ou ali, talvez tenha mesmo, tem que ser combatido, mas como estamos falando pra um público generalizado isso causa estranheza, afastando as pessoas da grande obra de Santo Afonso, o que é um erro ainda maior. A Teologia Moral de Santo Afonso é ótima se lida corretamente, como disse o padre, mas uma veemência exagerada na não recomendação dessa obra é injusta com os novos convertidos que, por mais que errem de vez em quando, afinal são -novos convertidos-, devem ser tratados com muito amor, pra que a conversão deles não seja breve demais. Devem ser tratados com o mesmo amor e parcimônia que tratamos da menina q quer ver missa de leggings, ou do menino que quer tocar heavy metal na missa. Por isso sugeri a necessidade de um vídeo mais específico, já que o canal quis entrar nessa seara. O livro é, repito, muito bom, e todo católico que se preze deveria se preparar pra lê-lo. O principal problema nas paróquias não é a gula intelectual, mas a leniência intelectual e espiritual. O padre parece ser inteligente, tenho certeza que pode contribuir muito na evolução espiritual se quiser.
@@comandantebezerra Sim, mas aqui se trata do público ao qual ele se dirige. Mas também a teologia moral de Santo Afonso não é pra principiantes. Ele a escreveu na verdade pra confessores.
Ñ entendi nada k, se podesse voltaria pena q n sou negra, você falou apenas desse padre e n quer q agente conheça ele desculpe eu pegar pesado mas foi inútil esse vídeo seria melhor você ensinar moral já q o senhor já estudou tanto.
Vou com o padre nessa, creio que inútil foi você comentar isso sem entender nem o contexto e, muito menos, o enredo do vídeo. Acho que uma frase resume bem a mensagem do vídeo: Saia do seu cosmo verso ideológico e deixe decantar as verdades (que são absolutas) mais simples, para que, conforme ganhem estrutura, você possa ler algo mais difícil escrito a um público geral, como você.
O problema é que as pessoas tomam questões de Santo Afonso que num desenvolvimento posterior e de acordo com as épocas mudaram. Uma roupa, por exemplo, que no século XVIII era escandalosa hoje é considerada modesta. Tem certos assuntos em teologia moral como diz o Padre Françoá e como Santo Afonso (que escrevia sobre isso só em latim, justamente pros leigos não entenderem) também considerava, que nós leigos não precisamos saber. Tem certas coisas que são pra confessores. Esse interesse desordenado por teologia moral, uma espécie de gula intelectual, tem causado em parte essa epidemia de escrúpulos entre os católicos recém-convertidos por aí que além de tudo afasta os outros da Igreja ao ver o quanto ficamos meio robôs e esquisitos, e, principalmente, tristonhos com esses escrúpulos.
Sou apaixonado por uma frase do nosso finado Dom Henrique: "precisamos de católicos profissionais".
Isso é lindo!!!
Esse vídeo tem um tema bem interessante. Essa série é excelente para nós catequistas!!!
Desde menina que leio livros de santos. Praticamente 50 anos garimpando o amor, a humildade, a fé, esperança...enfim, buscando meu crescimento espiritual... parece que quanto mais velha eu fico, mais me sinto distante da santidade. Quanto mais o tempo passa, mais enxergo meus pecados. O último livro que li foi "Santa Maria de Jesus Crucificado". O Pequeno Nada. Fiquei profundamente emocionada.
Daguima, você ja procurou um diretor espiritual? Pode te ajudar profundamente
@@luizamagalhaes7665 Sempre foi meu sonho, mas como moro no interior fica muito difícil, mesmo porque os Padres que vêm para cá são 100% da TL e só prejudicam o caminho da santidade. Tudo é permitido. Esse foi um dos motivos que me fez cair muitas vezes. Que Deus me perdoe se estou errada em não seguir um Sacerdote da TL.
@@daguimaveronica2338 entendo... voce nao conseguiria ir em algum retiro em locais fiéis? Eu mesma, fui a um retiro e consegui um padre para me orientar online !
@@luizamagalhaes7665 Gostei da sua ideia. Farei isso quando voltar a ter retiros espirituais. Deus lhe abençoe todos os dias e grandemente!!!
@@daguimaveronica2338 améeem ! Espero que dê certo e por enquanto, se aconselhe com seu anjo da guarda. Fique com Deus, estou a disposição.
Peço oração pela conversão de Michel Martins Pires
Eu li preparação para a Morte de Santo Afonso Maria de Ligório, olha foi muito bom para me colocar com os pés no chão, ao mesmo tempo a pessoa tem que estar com a consciência sadia por que pode gerar escrúpulos pesados, da mesma forma os livros de Santa Teresa de Ávila, eu comprei os livros dela e encostei para um tempo oportuno, compreendi muito pouco tenho que evoluir mais para lê-los, vou seguir os conselhos do Padre mergulhar no Catecismo e Bíblia.
Que belo vídeo! Aquele tapa na cara que a gente se sente amado por receber
é muito bom aprender cada vez mais
Pegou mesmo padre. Kkkkk Graças a DEUS temos sacerdotes como o Sr pegando pesado 🙏🙌🙌🙌
Pe Françoá sempre muito sábio. Obrigado, padre, por essa série e pelos seus ensinamentos.
O bem que essa série faz e inestimável, me faz refletir no quanto o catecismo e a bíblia devem estar presentes no meu dia a dia.
Cada dia admiro mais os trabalhos do padre aqui no TH-cam. Que o Espírito Santo o conduza mais e mais. Obrigada por estes trabalhos Padre Françoa e Santa Carona. Deus lhes pague.
meu caro pe. Françoá, não pegou pesado não. Certas horas precisamos confrontar nossas certezas de forma direta, sem floreios. E o senhor nos proporciona isso com candura e caridade. Quem dera estivéssemos geograficamente perto para me dar a honra de ser meu diretor espiritual. Paz e bem.
Sensacional. Muitos, inclusive eu, precisam ouvir e meditar estas palavras. Sem mais.
Vídeo mais incrível que vi nos últimos tempos, que carisma, que humildade, que intelecto, que maneira delicada de realizar correções. Minha mais sincera admiração a este exemplo de sacerdote e minha gratidão ao canal Santa Carona por tanto contribuir com nossa fé.
Grato ao Santa Carona e demais bons canais Católicos por todos os dias ter pouco a pouco uma formação que nos leva a santidade. Que venha logo os 100k inscritos e vou logo deixando aquele like mostro.
Todo vídeo é uma aula! Gratidão ao SC e ao Pe. Françóa!
Só que procurei o botão de pular anúncio enquanto Guilherme tava falando? Kkkk
Muito bom, queria que muita gente lhe ouvisse. Agradeço seu apostolado.
Padre Françoá agora está sendo paroco relativamente perto, foi uma honra participar de uma missa presidida por ele
Olá, Pe. poderia fazer outro vídeo então, desta vez com sugestão de livros para bem iniciantes? Seria perfeito.
Seriaaa
Dicas preciosas, Padre.
Obrigado padre Françoá, o senhor é meu diretor espiritual a distância aqui na internet 👏👏👏
A verdade nua e crua!👏🏼
Muito boa a explicação! Salve Maria!
Ainda não consigo ler as moradas de Santa Teresa (acho un pouco difícil) mas já li varias vezes o outro livro de Santa Teresa D'Ávila o Caminho de Parfeição que pra mim foi uma leitura mais fácil
Li quando tava bem no início da conversão. Pra falar verdade, não entendi nada kkkk Comecei pelo mais difícil
Caminho de perfeição é muito bom e didático pra quem quer começar a ler as obras de Santa Teresa
Maravilhoso, sensacional padre.
Ótimo vídeo padre Francoa
Essa série tem sido muito boa! Como tem me iluminado a consciência! Vocês estão de parabéns 😁
Excelente vídeo
Indico teologia moral do Padre Antonio Royo Marin .
No canal do padre tem várias aulas sobre teologia moral
Sou leigo e tenho e leio teologia moral de Santo Afonso mas tenho vários outros livros de bons e virtuosos teólogos após santo Afonso.Entendi o que o Padre explicou. E para os escrúpulos estudar teologia moral aí fica mais complicado ainda.
Errata:escrupulosos.
Realmente a moral cristã não é desse mundo, já disse um Santo "amar a Deus nos torna divino e, amar o mundo nos torna mundano" ou "tornando nos agradáveis a Deus Deus se torna agradável a nós".
Realmente é preciso não só humildade pra aceitar que não está preparado para certos assuntos como saber onde pegar indicações.
Eu de tanto ver indicarem as moradas de Santa Teresa d'Ávila comprei e li quase todo, encantado, sentindo que estava entendendo uma pincelada de cada morada... aí, por sua indicação, parei de ler pra ler a quarta parte do catecismo. Na primeira página eu já percebi que não entendi sequer o termo "oração" 😂
Adoro seus vídeos! Aprendo cada vez mais.
Comprei o Código Da Vinci por curiosidade, mas não tive tempo para ler ele, estou ocupado lendo outras coisas incluindo, o Catecismo da Igreja católica. Um livro q adorei sobre a igreja é "A Igreja do Deus Vivo" Frei Batistini.
Jogue o Código da Vinci no lixo
@@luizbernardo9907 cara na verdade gosto de ler o controverso, mas já até aviso as pessoas q deveriam saber é só uma fantasia, ali não mostra a religião, cito vários livros q realmente mostram o q e ser católico, exemplo " A Inquisição Um Tribunal de Misericórdia", livro incrível recomendo a todos, cito tbm livros de física quântica é coisas assim, acho bom conhecer pois aí não sou pego num argumento tosco qualquer. Pois convenhamos sempre usam cada argumento fraco para tentar desmerecer a igreja, q chega dar pena.
@@washingtonoliveira7517 Entendo. Bom, mas pegue por exemplo o Codigo da Vinci. Qual a razão de vc estar lendo? Lazer? Bom, existem milhares de outros livros melhores que este (ate pq Dan Brown nem é aquele primor literário) no mesmo estilo detetive: Agatha Christie, Sherlock Holmes e Padre Brown. Vc disse que gosta de ler o controverso, mas pq ler um "controverso" tão rasteiro e inventado como esse do Dan Brown? Pq então não ler um controverso decente, como algum livro protestante honesto? Ou até mesmo o livro do Leonardo Boff citado pelo Padre no vídeo. Veja, tudo que fazemos devemos fazer com os olhos em Jesus. Esse livro vai aumentar a minha fé ou vai desvia-la? É um entretenimento inofensivo ou vai tender a minha alma para a mentira e para a falsidade? Olhe, não há absolutamente nada de bom para um católico em um livro como esse. Além de ser uma história boba e comum (sob a perspectiva literária) é baseada completamente em ataques rasos e conspiratórias (quando não inventados pelo autor) contra a Santa Igreja. Sinceramente, não há proveito nenhum em Dan Brown, vc estará perdendo tempo e colocando-se em uma posição imprudente ao se expor a algo que pode atrapalhar a sua fé. Enfim, minha opinião, de católico para católico.
@@luizbernardo9907 bom entendo, já vi pessoas piradas graças ao livro, mas sempre explico msm apenas vendo o filme, é uma ficção ali a única coisa real, é o nome da igreja, mas leio tbm, porém muitas vezes algumas pessoas falam desse tipo de livro, fatalmente não é apenas esse, um amigo meu agnóstico estava lendo um q não me lembro o título, livro claramente feito para ataques ao cristianismo, gosto de ler mitologias entre outras coisas, isso apenas me fez entender o contexto vivido na época, exemplo a religião e o que acreditavam os romanos, entre outros povos, bom tenho o livro mas confesso q não tive tempo para ler, pois antes disso preciso estar sem uma leitura mais produtiva, exemplo estou terminando as Crônicas de Nárnia, livro de ficção, infantil, fantasia mas com uma leitura linda e divertida, q realmente aproxima aos fundamentos cristãos, pela moral ensinada, tbm estou lendo uma breve História do Tempo, livro bom mas engraçado q msm vendo pessoas usando esse livros como argumento para desmerecer a Deus, vi nele pontos q me faz Crer mais, o lance de ler livros como esse Código da Vinci é q preciso ter tempo sobrando pois fatalmente tenho realmente leituras mais úteis por isso não o li ainda, mas claro nao recomendaria ninguém q já não tenha lido algo mais, básico sobre história é fé iniciar por livros assim. Infelizmente eu concordo com o medo q muitos tem de q lendo um livro assim alguns percam a fé, afinal vemos pessoas saindo da igreja a cada dia, isso é algo triste, mas obrigado pela preocupação mas realmente tbm não recomendaria esse tipo de leitura para alguns q não tenha uma base mais forte,.
Acrescentaria a Direção espiritual à lista de formas de desenvolvimento da consciência.
Recebi a notificação e vim voando! kk
Amei esse vídeo 😍
Muito bom!
Padre poderia fazer um vídeo detalhado sobre o Pecado da mentira? Se as circunstâncias/intenção mudam a natureza da mentira
Concordo, se eu não tiver enganado tem uma aula do Pe. Paulo Ricardo sobre o tema.
th-cam.com/video/fcg0Autff-k/w-d-xo.html Esse é o link
Sim. Ele fala sobre a mentira, que é sempre pecado, com gravidade variável. E distingue o que se chama de restrição mental: ninguém é obrigado a dizer tudo a alguém.
Sabe aquele velho ditado "para um bom entendedor meia palavra basta", então, o que padre crítica é essas leituras mais profundas precisam ter conhecimento prévio, para não virar um escrúpulo ou puritanismo, portanto é nescessário ter uma estrutura já formada para certos livros, saber analisar seu próprio nível intelectual é necessário para categorizar leituras que vão te fazer bem, logo por exemplo uma suma teológica por melhor que seja, para uma categoria de pessoas talvez não seja útil por não estarem preparados para essa leitura, posteriormente ao terem estruturas já formadas aí sim poderão lê-las sem problema nenhum.
Eu fui religiosa estudei muito pouco no meu noviciado com as carmelitas descalça e certas coisas são óbvias pra mim e pra quem nunca estudou pouco de nada da igreja não vai entender nada rsrs mas se carapuça encaixou faça otimo proveito.
@@rosangelalopes2278 tu não entendeu crítica simples de um vídeo, mas acredita que vai entender um estudo moral profundo... Enfim só mostra que o padre de fato está certo.
@@leocunha7395 certo pra mim é só Jesus
@@leocunha7395 bela resposta! Pensei justamente isso.
@@Junior02m pois é irmão 🙏🏼😅
Eita, peguei pesado hahahahah
O QUE TEM DE MAIS LER SANTO AFONSO MARIA DE LIGORI?
Leia os 6 volumes de 800 paginas cada um sobre Teologia Moral e depois venha aqui nos dizer.
Ele não falou sobre ler Santo Afonso em geral, mas sobre a coleção Teologia Moral. Santo Afonso tem inúmeras obras que qualquer leigo consegue ler, meditações etc
A moral muda através das eras?
Por exemplo: o shortinho curto pode não ser atraente no futuro. Isso significa que o shortinho no futuro pode ser considerado como uma forma de modéstia.
Alguém tira essa dúvida?
Chortinho e pecado pois leva seu irmão a pecar o dúzia os outros ao pecado e pecado hj vc já sabe então mude
Sempre será pecado porque o shortinho se for apertado mostra o formato das partes desonestas, o que sempre é excitante para o sexo oposto, e por ser curto me parece que será sempre no mínimo pecado venial, mas se for exageradamente curto será pecado mortal.
Sim, a moral muda em alguns pontos. A questão do shortinho curto não. Então cada caso é um caso.
Crossover, cadê?
Posso estar enganado mas me parece há confusão bastante na fala do padre. Mas como posso estar enganado, fico em silêncio.
Com certeza você está enganado. Afinal você não é teólogo e nem um sábio. Apenas um menino de internet.
Uma sugestão de tema é sobre a pirataria. Esse negócio de propriedade intelectual, pirataria e tudo é uma coisa sobre a qual eu não encontrei resposta satisfatória até hoje. Afinal, baixar uma cópia gratuita de um livro ou filme pela internet é ou não pecado? É uma coisa que praticamente se tornou praxe nos dias de hoje e sobre a qual tem pouco material nos sites católicos.
Cara, estava com a msm dúvida q vc. É bem controverso esse assunto msm, kk. Tem quem chame de pirataria, outros de compartilhamento de informações.
Quem escreveu sobre isso (de posicionamento a favor) foi o Professor Carlos Ramalhete. O texto dele é bem explicadinho:
medium.com/@carlosramalhete/pirataria-digital-aa24c42882ae
@@bernardoalvim8551 Pois é, já li esse texto. É convincente, mas é o único que eu conheço dessa posição. Será que não existe uma posição mais ou menos consensual na Igreja? Ele fez uma defesa grande da posição a favor, mas já vi muitos sites católicos de posição contrária, mas sem uma que satisfaça. Na dúvida, não faço. Um esclarecimento sobre isso seria ótimo.
Guilherme....a pagina do padre François foi excluída do youtube? Estava acompanhando a série sobre os 10 mandamentos e não estou mais achando...se alguém puder me ajudar eu agradeço....fiquem com Deus.
🤔
Olá pessoal do Santa carona, eu sei que pode parecer um pouco polêmico, mas que posição devo tomar, diante do escândalo envolvendo o Pe Robson de Oliveira? Minha mãe contribui com a mensalidade e ainda não acredita no que aconteceu. Abraços
@samuel game ata vlw maninho
Peço perdão se eu estiver sendo impertinente, mas me pareceu, com todo o respeito, que este vídeo foi uma argumentação direcionada a um público com uma opinião muito específica a respeito da teologia moral de Santo Afonso. E não ficou muito claro, ao menos para mim, no que consiste essa opinião e quais seriam tais aspectos da teologia moral de Santo Afonso que não se aplicariam diretamente à realidade de hoje. Então confesso que fiquei bem perdido quanto ao conteúdo desta aula.
Concordo
Se você fosse um teólogo teria entendido. O que demonstra que essa discussão não é para você. Vai ler o catecismo e não queira ser alguém que você não é.
@@vitoriafarias9940 Se você fosse um teólogo teria entendido. O que demonstra que essa discussão não é para você. Vai ler o catecismo e não queira ser alguém que você não é.
O problema é que esse padre é relativista. Ele acha que vestimenta que era escandalosa na época de Santo Afonso pode ser modesta hoje. Ou seja, o que é escandaloso hoje poderá ser modesto amanhã. Ou seja, é um relativista que passa pano para a depravação dos nossos valores.
@@ferilucci7225 tu é estranho cara. Sempre repetindo a mesma coisa parece papagaio.
O meu catecismo da igreja católica (livro) é quase nada (bem mais fino) perto do catecismo do Padre, onde eu o consigo para comprar? Na loja do Santa Carona tem?
Provavelmente deve ter o compêndio que é um resumo organizado em pergunta-resposta.
Você consegue compra-lo no Amazon, vai acha-lo como Catecismo da Igreja Católica,e ele tem capa amarela.
Deus que me livre ler Leonardo Boff, acho que ia passar raiva a cada milésimo, eis uma maneira excelente de perder tempo 😂
hmmm... conhecimento só para alguns, só para os inciados.... tô sacando.
Quer dizer então que roupa indecente no século XVIII não é mais hoje? Desculpe, mas isso é relativismo, padre. Seguindo esse argumento daqui alguns séculos tudo o que condenamos hoje em termos de roupa será roupa considerado belo e moral. Desculpe mas é lógico que Deus não muda. O que era indecente no século I continua sendo hoje.
Mas os homens mudam em relação ao tempo. Uma mulher bem vestida no século I, século XVI e nos dias de hoje são diferentes, assim também as má vestidas. O que não muda nos homens é a natureza, ainda há o pecado e até mesmo com uma mulher toda vestida a cobiça pode existir, vide aqueles que sexualizam FREIRAS.
Não entendi direito o q o padre disse, tá muito genérico. Seria bom se ele fosse mais claro e desse exemplos. É bem fácil tirar a doutrina atual de Santo Afonso, é uma ótima leitura. Se mais pessoa lessem muitos pecados deixariam de ser cometidos, com certeza. A ideia do contexto atual que o padre traz só atrapalha, seria melhor se ele desse uma explicação melhor, já que acredito q ele tb tenha lido Santo Afonso.
O problema é que as pessoas tomam questões de Santo Afonso que num desenvolvimento posterior e de acordo com as épocas mudaram. Uma roupa, por exemplo, que no século XVIII era escandalosa hoje é considerada modesta. Tem certos assuntos em teologia moral como diz o Padre Françoá e como Santo Afonso (que escrevia sobre isso só em latim, justamente pros leigos não entenderem) também considerava, que nós leigos não precisamos saber. Tem certas coisas que são pra confessores. Esse interesse desordenado por teologia moral, uma espécie de gula intelectual, tem causado em parte essa epidemia de escrúpulos entre os católicos recém-convertidos por aí que além de tudo afasta os outros da Igreja ao ver o quanto ficamos meio robôs e esquisitos, e, principalmente, tristonhos com esses escrúpulos.
O padre tem razão ao dizer que devemos considerar época diferentes, pegando outro exemplo da inquisição, ela foi legítima no contexto daquela época, ela não se aplicaria agora nos tempos hoje. O mesmo vale para alguns pontos da teologia moral. O padre Françoá é muito sábio 👏👏👏
Marco Túlio Macedo Bicalho Marques Isso tudo q vc falou tá no vídeo, o problema é que não ajuda a esclarecer as coisas, só causa mais polêmica. A minha preocupação é que dá a conotação de que isso é só pra gente muito evoluída intelectualmente, o q não é verdade. Q precisa de certa base eu concordo, mas a veemência na afirmação do padre me parece desproporcional. Q há exageros aqui ou ali, talvez tenha mesmo, tem que ser combatido, mas como estamos falando pra um público generalizado isso causa estranheza, afastando as pessoas da grande obra de Santo Afonso, o que é um erro ainda maior. A Teologia Moral de Santo Afonso é ótima se lida corretamente, como disse o padre, mas uma veemência exagerada na não recomendação dessa obra é injusta com os novos convertidos que, por mais que errem de vez em quando, afinal são -novos convertidos-, devem ser tratados com muito amor, pra que a conversão deles não seja breve demais. Devem ser tratados com o mesmo amor e parcimônia que tratamos da menina q quer ver missa de leggings, ou do menino que quer tocar heavy metal na missa. Por isso sugeri a necessidade de um vídeo mais específico, já que o canal quis entrar nessa seara. O livro é, repito, muito bom, e todo católico que se preze deveria se preparar pra lê-lo.
O principal problema nas paróquias não é a gula intelectual, mas a leniência intelectual e espiritual.
Marco Túlio Macedo Bicalho Marques Isso tudo q vc falou tá no vídeo, o problema é que não ajuda a esclarecer as coisas, só causa mais polêmica. A minha preocupação é que dá a conotação de que isso é só pra gente muito evoluída intelectualmente, o q não é verdade. Q precisa de certa base eu concordo, mas a veemência na afirmação do padre me parece desproporcional. Q há exageros aqui ou ali, talvez tenha mesmo, tem que ser combatido, mas como estamos falando pra um público generalizado isso causa estranheza, afastando as pessoas da grande obra de Santo Afonso, o que é um erro ainda maior. A Teologia Moral de Santo Afonso é ótima se lida corretamente, como disse o padre, mas uma veemência exagerada na não recomendação dessa obra é injusta com os novos convertidos que, por mais que errem de vez em quando, afinal são -novos convertidos-, devem ser tratados com muito amor, pra que a conversão deles não seja breve demais. Devem ser tratados com o mesmo amor e parcimônia que tratamos da menina q quer ver missa de leggings, ou do menino que quer tocar heavy metal na missa. Por isso sugeri a necessidade de um vídeo mais específico, já que o canal quis entrar nessa seara. O livro é, repito, muito bom, e todo católico que se preze deveria se preparar pra lê-lo.
O principal problema nas paróquias não é a gula intelectual, mas a leniência intelectual e espiritual.
O padre parece ser inteligente, tenho certeza que pode contribuir muito na evolução espiritual se quiser.
@@comandantebezerra Sim, mas aqui se trata do público ao qual ele se dirige. Mas também a teologia moral de Santo Afonso não é pra principiantes. Ele a escreveu na verdade pra confessores.
Quel horreur, François!
Ñ entendi nada k, se podesse voltaria pena q n sou negra, você falou apenas desse padre e n quer q agente conheça ele desculpe eu pegar pesado mas foi inútil esse vídeo seria melhor você ensinar moral já q o senhor já estudou tanto.
A escravidão no século 4, não eram pessoas negras, era qualquer um
No canal do padre já tem essas aulas.
Ele deu DIVERSOS outros exemplos mais "iniciantes" para que as pessoas leiam. Como foi inútil?
Vou com o padre nessa, creio que inútil foi você comentar isso sem entender nem o contexto e, muito menos, o enredo do vídeo. Acho que uma frase resume bem a mensagem do vídeo: Saia do seu cosmo verso ideológico e deixe decantar as verdades (que são absolutas) mais simples, para que, conforme ganhem estrutura, você possa ler algo mais difícil escrito a um público geral, como você.
O problema é que as pessoas tomam questões de Santo Afonso que num desenvolvimento posterior e de acordo com as épocas mudaram. Uma roupa, por exemplo, que no século XVIII era escandalosa hoje é considerada modesta. Tem certos assuntos em teologia moral como diz o Padre Françoá e como Santo Afonso (que escrevia sobre isso só em latim, justamente pros leigos não entenderem) também considerava, que nós leigos não precisamos saber. Tem certas coisas que são pra confessores. Esse interesse desordenado por teologia moral, uma espécie de gula intelectual, tem causado em parte essa epidemia de escrúpulos entre os católicos recém-convertidos por aí que além de tudo afasta os outros da Igreja ao ver o quanto ficamos meio robôs e esquisitos, e, principalmente, tristonhos com esses escrúpulos.