Início de 2019 eu fui pela primeira vez na Missa tridentina, depois desse dia nunca mais fui a missa nova. Saí da Bahia para São Paulo, e lá tive a graça de poder participar da Santa Missa na FSSPX. Também digo, foi a melhor decisão da minha vida.😊
Meu filho de dezesseis anos resolveu ir para o seminário. Escolheu um tradicional. Teve convites de ir para diocesanos, mas não quis. Ponderei, mas não adiantou. Ja faz um ano e meio. Hoje entendo a opção dele e sinto a mão do Senhor na sua vocação devido o seu amadurecimento e sabedoria adquiridos.
Missa sem bateria, sem guitarra jã nos faz ligados em Cristo. A missa com momentos de silêncio, oração, mistério de Deus e o prestar atenção é muito bom. ❤
Para exemplificar e mostrar que o problema é tão sério quanto ele diz: venho de família católica que, não sei por qual motivo, abandonou a fé e se juntaram a uma igreja evangélica pentecostal... Dos meus 8 até os 16 anos, vi todo tipo de loucura nestas igrejas evangélicas e então voltei para a Santa igreja a cerca de 6 anos. No dia da minha primeira comunhão na igreja católica, sabe-se lá por qual motivo, começaram a tocar RAGGAE enquanto o padre distribuía a eucaristia... A igreja foi tomada por risadas por todo lado e, pelo que me lembro, até algumas pessoas no altar estavam rindo... O momento do meu primeiro encontro com Deus em corpo, sangue e divindade foi marcado por uma pastoral musical que tentou tornar "animado" um momento solene que deveria nos levar a Santidade... Isso foi tão chocante que me fez lembrar...nem os protestantes faziam isso, mesmo que não acreditassem que a eucaristia era o real corpo, sangue e divindade diante deles, tratavam com o máximo respeito a "santa ceia" deles.
Amigo, se quer preservar sua fé católica, ou quer encontrar sua fé católica, fuja das missas novas. Hoje eu ficaria em casa rezando o terço numa manhã de domingo mas não iria a uma missa nova. Tenho 48 anos, e sou católico desde os meus dezoito anos. Frequentei desde ambientes tomados pela teologia da libertação até a RCC e te digo, nenhum deles é católico, o verdadeiro catolicismo só existe na Tradição.
Na missa nova é assim, risadas, saidas constantes do prebistério, conversinhas, não existe zelo. É bagunça, um dos motivos que deixei de frequentar a missa nova foi esse.
A primeira vez em que assisti à Missa nova simplesmente detestei. À medida que continuava a ir nunca me habituei a gostar embora me esforçasse Dava-me imenso sono. Ouvia gente a conversar atrás e à frente. A música era muito barulhenta. Saia de lá cansada, às vezes com dor de cabeça, sem conseguir rezar, embora tendo feito o possível. Quando ouvi falar de uma igreja em Lisboa onde havia muito respeito, fui lá e aí achei muito melhor. Entretanto um dia fomos uma hora antes e encontramos a Missa Tridentina. Maravilha! Levávamos duas crianças de 8 e 11 anos. Estas crianças à saída disseram que não queriam mais ir à chamada Missa nova, porque daquela é que gostavam. Já lá vão cinco anos e continuamos a ir à Missa Tridentina. Nunca me deu sono. Nunca me cansou. Esta sim. É a Missa a que quero ir sempre.
Engraçado irmã vc falou que me dava sono, quando eu era criança também lembro que dava sono e cansaço fora essa brincadeira de levanta e senta que tem na missa nova kkkk
@biafox8463 hoje em dia é muito difícil encontrar amigo, por conta do decreto do tradition custodes do antipapa Francisco! Mas você pode fazer uma pesquisa na sua cidade e ver onde tem.
Eu sou do interior de Sergipe .conheci a tradição a quase 5 anos .assim q conhecir já mim afastei da missa nova mim encantei pela tradição. Deus providenciou um padre amigo da fraternidade e realizei meu sonho .só tenho missa 1 vez por ano .pra mim não tem preço. Viva Cristo Rei. Missa nova nunca mais .
Você comete um pecado, então. É obrigação do fiel ir às missas todos os domingos, independentemente da missa, padre, igreja ou qualquer que seja o motivo.
Sou protestante e minha namorada católica, fui à uma missa com ela e achei engraçado como tá cada vez mais parecido com um culto evangélico. Eu havia frauentado a igreja católica há muitos anos e agora que vi o quanto mudou.
Frequento uma paróquia aqui perto de casa, e sempre reclamei com o estilo da missa com minha esposa. Aí esses dias fomos na missa da igreja matriz , e era uma missa só com violão , mais tradicional um pouco. quando passamos em frente nossa paróquia, estava tendo a missa, e parecia culto evangélico
Um jovem rapaz da minha cidade era apologeta batista estudiosíssimo, foi convidado por um casal amigo a assistir a uma missa tridentina e saiu estarrecido e 02 semanas a seguir converteu-se. Ele estudou todo o ritual e foi com o intuito de refutar tudo ao final da missa ao casal amigo. Quando saiu da celebração ele tinha mais dúvidas que certezas. Comprou a vulgata e começou a estudar. Seis meses depois este mesmo rapaz tornou-se acólito e fiel fervoroso da Santa igreja católica.
Muito bom este video! Participo da Missa de Sempre, ha varios anos.. Jamais retornarei aquele culto evangelico da missa nova. É dessacralizada e nao acredito em nada que rola ali. Gracas a Deus conheci a tradição!!!! 🙏🙏🙏🙏
Descobri a Missa Tridentina há mais de dez anos por intermédio do apostolado da FSSPX, nunca mais vi qualquer sentido na Missa Nova de Paulo VI. Na verdade, somente quando conheci a Missa Tridentina eu descobri o porquê do conflito que vivia com minha fé católica anos a fio, eu buscava uma reverência, uma postura e um mistério que não encontrava na missa nova, por mais que tentasse. Hoje frequento as missas tridentinas da Associação Apostólica S. João Maria Vianey, autorizadas pelo arcebispo da minha cidade. Como frequentei as missas da FSSPX, eu consigo notar elementos sutis do modernismo conciliar sendo introduzidos nas Missas Tridentinas da AASJMV, mesmo assim, ainda é melhor do que ir à missa nova, com suas barulheiras, seus cantos que não evocam nem o sagrado nem o belo, a falta de compostura dos fiéis e, principalmente, a inautenticidade e os discursos evasivos e laicizados dos padres. Deus seja louvado pelos sacerdotes que ontem e hoje lutam para preservar a Missa de Sempre na Igreja Católica.
Live excepcional! Comecei a me interessar pela Missa de Sempre! Estou sobre o Concílio Vaticano II… estou em busca da verdade e impressionada em saber da mudança e o que nos foi negado. Os participantes do Concílio e o porquê de terem mudado! Tiraram a Sacralidade da Santa Missa, que em latim é belíssima e o nosso recolhimento é muito maior! Deo Gratias!
Mesmo que as missas sejam deturpadas, procurem padres mais afinados com a tradição. Há muitos e precisam ser encorajados. Precisam de amigos que os apoiem a se "sacrificarem" pois este é seu oficio. Assim mudaremos esta situação , com amizade fraterna àqueles que podem fazer a diferença.
Sem dúvida a protestantização da missa contribuiu para o êxodo de fiéis aqui no Brasil para as seitas protestantes. A diferença entre a missa tradicional e o culto protestante já seria por si só uma barreira para reduzir a velocidade da apostasia.
Ninguém quer essa Missa Tridentina. Essa Missa Tridentina é um Pé no saco. Se a Igreja não tivesse mudado para a Missa Nova a debandada para os evangélicos teria sido muito maior
O que me incomoda na missa nova é o excesso de músicas que interrompem muito o rito e a concentração. E também o violão, que geralmente é mal tocado e causa desconcentração e não favorece a elevação do espírito.
@@guilhermemvas2466 sim, eu entendo e não é que eu seja contra músicas na missa. O problema é que na maioria das paróquias as equipes de música não são fixas e a cada domingo são pessoas diferentes. Uns até tocam e cantam razoavelmente bem, mas outros são ruins. Outra coisa são as músicas que muitas vezes não constam no folheto da missa ou na folha de cantos, aí tu fica perdido sem poder acompanhar. E mais uma coisa, alguns estendem demais o canto e deixam o padre e o povo ali esperando pra missa continuar.
Boa noite ,Professor! Artigo de Robert B.Greving..O que Deus pede de nós em tempos de crise ? " Nosso Senhor não irá nos julgar por aquilo que um Padre , um Bispo ,ou um Papa ou seja lá quem for disse , fez ou deixou de fazer .A pergunta que Ele nos fará é : você fez o que Eu lhe pedi para fazer ?Há uma coisa que um homem pode sempre fazer se ele quiser ,e essa coisa é o dever .Quando morremos , Nosso Senhor nos julgará por um critério simples : Você fez aquilo que lhe pedi para fazer ? E o caso será encerrado !! "
Aqui na minha paróquia está muito presente a ideia de que Missa é "festa", momento de reunir a comunidade... Acho que isso tem dedo da Teologia da Libertação. A mania de bater palmas entre outras coisas, infelizmente é aprovada pelo pároco.
Não ,isso tem o dedo da RCC que é um pessoal bacana , são piedosos coisa que a tl não é mas,copiaram tudo do protestantismo e infiltraram dentro da igreja. Inclusive,a maioria das pessoas da RCC quando conhecem a tradição abandonam a RCC.
Em minha cidade infelizmente não temos missa tridentina, temos apenas os padres pop da cnbb e bandinha com guitarra e bateria…o rito tridentino mais próximo daqui fica em uma cidade em torno de 20 minutos de viagem e ocorre apenas uma vez no mes! Há cerca de 10 anos, quando fiz catequese, chegou ao ponto de haver uma encenação da passagem da ressurreição de Lazaro onde (pasmem) colocaram maquina de fumaça e luz strobo de boate no meio da santa missa. Hoje deve estar muito pior!
Sou da Paróquia Cristo Rei em Várzea Grande-MT, temos Santos padres celebrando a missa, Padre Paulo Ricardo e Padre Overland! Somos gratos a Deus por essa honra ⛪️ Fui numa igreja em Porto Velho, achei que estivesse numa igreja protestante.
Sai fora disso, não dê dízimo nem oferta a uma paróquia onde esse tipo de blasfêmia é feita sob o pretexto de ser uma missa. Seu dízimo e sua oferta são sagrados, não os entregue aos profanadores.
@@celsoribeiro8 Aqui também os padres são piedosos não tem bateria guitarra não tem palmas não é culto pelos menos aqui no nordeste ainda há Missas poderosas silenciosas com padres santos.
Na Amazon vende um livro excelente sobre a Missa Tridentina: "Missa Tridentina: a Caminho do Calvário". O ebook está quase de graça. Quem tiver interesse de conhecer esse ritmo basta lê.
Diante de uma importante autoridade - pergunto eu -, qual atitude corporal expressa maior respeito: estender a mão ou mostrar a língua para essa autoridade?
Para de frequentar, para de dar o dízimo em igreja onde eles fazem isso. Seu dízimo e sua oferta são sagrados, não os entregue aos detratores da Liturgia.
Missa tridentina é outro nível, sem sombra de dúvidas. Mas não atribuo isso ao êxodo de fiéis católicos aos cultos protestantes. As pessoas migram porque ser protestante é MUITO mais fácil do que ser católico. Lá eles escutam o que querem ouvir, no catolicismo nós escutamos o que precisamos ouvir. As pessoas abandonam a fé católico por puro interesse pessoal.
@@rutelima1512Não, é essencialmente o mesmo rito desde Gregório no século VII, que por sua vez seguia formas desde os apóstolos. Desde o início a missa foi tendo algumas orações acrescentadas, pequenas variações e São Pio V “limpou” o rito retornando próxima a de Gregório. A Missa nova mudou tudo de forma radical.
Quanto o ato da comunhão eu não gosto de comungar na boca, pois a mão do Padre e dos Ministros estão limpas sim, só que quando eles dão comunhão na boca, eles acabam tocando na boca, lábios de outras pessoas e passam o suor aos outros.
Infelizmente moro no interior do Ceará, portanto não faço nem ideia de como é uma missa em latim (missa tridentina) então me contento em participar da missa que conheço desde de criança, a missa nova. Falo com total respeito, se tem característica de culto protestante, não sei. O que sei é que busco estar sempre na presença do Senhor e entender que somos criaturas falhas e quanto mais julgamos, mais soberbos nos tornamos.
Fica tranquila irmã, a missa verdadeira é a que a Igreja aprovou! Esses senhores não são católicos, esse tipo de gente fica fingindo que é católico, mas na verdade, não passam de protestantes disfarçados, que dividem os irmãos. Eles dois acham que sabem mais do que os bispos do mundo inteiro reunidos em concordância, isso chama-se soberba, presunção, e não catolicismo. Os cidadãos estão questionando um Concílio Ecumênico! Que ridículo, e pior, a maioria das pessoas que assistiram, concordam com isso. Que triste! Sejamos católicos de verdade, aceitemos a autoridade da Igreja, e não opiniões particulares. Quem vos escuta a mim escuta, diz o Senhor.
A Igreja oficialmente diz que há dois ritos, o tridentino e o de Paulo VI. Fico com Ela, é mais garantido. E os milagres eucarísticos de Sokolka, Venezuela, Buenos Aires...? Vê lá no site do Beato Carlo Acutis
Aos 12 e 13 anos estudava no Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro. Uma vez por mês tinhamos missa obrigatória na maravilhosa igreja barroca de São Bento. Era missa tradicional em latim, algumas vezes com canto gregoriano. Sinto total falta disso, pois agora a missa virou festinha, onde se canta parabéns para os aniversariantes. Acho tudo absurdo, total perda de significado, propósito e sacralidade.
O mosteiro de São Bento no Rio de janeiro é lindo. Fui na missa mês passado. Graças a Deus a igreja estava lotada, os lugares são disputados porque vai muita gente no domingo. Os cantos em latim com o órgão de tubo é lindo.
Não existe Missa melhor ou Missa pior. Toda Missa é sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo e esse sacrifício é valido em qualquer forma de celebrar, seja a Tridentina ou a Nova. Ninguém vai à Missa esperando ver algo bonito ou feio, nós vamos à Missa pelo Cristo!
@felipeprimani437 Sim, com certeza, mas vc não se importa em não conseguir acompanhar todas as partes da missa, toda a liturgia, mas eu quero e a maioria das pessoas tb querem, pq o entendimento da missa é para todos e não só para o padre.
A Missa Trindentina é uma Missa. A "missa" Novus Ordo é um culto protestante. Entre um culto protestante e uma Missa católica, qual é o melhor? Fácil demais responder.
@@matheusdacruzlima2457Errado, a missa nova não foi feita com intenção de sacrifício. Se não tem sacrifício, não tem consagração da óstia, logo a missa é inválida.
@@jonhprime777 Preste bastante atenção no que eu vou te falar, por amor a Deus. Tome muito, mas muito cuidado com as coisas que você fala ao tentar ensinar as pessoas. O que você escreveu é um erro gravíssimo e que não está de acordo com o que a Igreja ensina. Pra missa ser válida a intenção tem que vir do sacerdote que celebra, não do rito. É preciso que o sacerdote tenha intenção de fazer o que a Igreja sempre fez e que seja devidamente ordenado. Leia o código de direito canônico antes de escrever coisas absurdas e concluir com "logo a missa é inválida". Nem Monsenhor Lefebvre acusou a missa nova de ser inválida. Existe uma diferença entre validez e licitude. Pelo amor de Deus. Tipo de informação mentirosa e que pode ser motivo de escândalo pra muitos fiéis. Não é o tipo de coisa que você sai vociferando pelas redes sociais sem um pingo de caridade. Repense sua posição e suas atitudes. Vai ter que responder por cada uma das almas que você escandalizar no dia do seu juizo. Paz e bem.
@@joaopaulocaixeta2995 Disse tudo, mano. Só complementando que desde o concílio, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM no Brasil celebra uma missa nova da forma correta. A nova missa pede para que algumas partes sejam faladas em latim e respondidas em latim, a música DEVERIA SER GREGORIANO/POLIFÔNICO e não banda e, principalmente, ela permite ao sacerdote voltar a hóstia para cima, de costas ao povo na consagração.
Salve Maria a todos! Vou dar minha humilde opinião e espero que não ofenda ninguém. Tenho o costume de participar da missa tridentina , acho muito linda e com certeza ela leva a uma experiência palpável com o Cristo ressuscitado, mais também vejo esse mesmo Cristo na missa nova também , vejo vários fracasso no CVII mais vejo vários frutos bons também. E no final acredito que nois leigos devemos sempre ter obediência a igreja e sempre rezar muito por ela, mais sempre obedecer. E Deus vai fazendo a obra. Quem obedece a igreja não erra. Não podemos esquecer que tem seres humanos a frente da igreja sujeito a erros iguais qualquer outro mais são ungidos do sr e só o sr pode tirar sua autoridades. A igreja primitiva teve seu jeito, a igreja da idade média teve seu jeito, a igreja de hoje tem seu jeito e a igreja do futuro terá seu jeito todas com seus erros e acertos ,mais o importante é nunca sairmos da obediência a igreja mesmo que não concordamos com alguns pontos no momento porque no tempo de Deus tudo dará certo. Fiquem todos com Deus
É estranho, hoje em dia, que mulheres distribuem a hóstia e músicas, nominadas "hinos", acompanhada por palmas. Está difícil encontrar uma paróquia que celebre uma missa, mesmo em português. Muito triste.
Na minha paróquia, graças à Deus o padre reza missa tridentina e a ordinária, ( Nova). Não se bate palma, jamais. Se bater, pode saber que o padre já coíbe na hora. Também não permite cantos anti-litúrgicos.
A minha cidade tem as 2, a tridentina pela administração apostólica São João Maria Vianney, e a da diocese . Vou as duas. A missa em português bem rezada é linda. E a tridentina TB. A diferença é que sei rezar em latim , mas me parece mecânica pois não sinto o que estou rezando. Já em português eu me absorvo , interiorizo no coração e com o sacrifício de Jesus. Ex. Angus dei, quitolis pecata mundi( sei que está errado pois não sei escrever) no meu entendimento e coração não é o mesmo que " Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo" que entendo e sinto e me uno a Cristo Jesus
Eu vou na tradicional não porque faz eu sentir algo ou porque é bela (ainda porque missa nao é um museu), mas vou pq sei que é a correta e que agrada verdadeiramente Nosso Senhor, alem de outros motivos; sentimentalismo não é motivo
@@evandroolimpioribeiro eu não disse que sinto a missa , mas as orações, a missa é o sacrifício perpétuo de Cristo e ponto. Não falei mal de nada. Só disse que gosto das orações em português pq entendo o que rezo e TB me sinto mas conectado a Jesus. O resto é por sua conta.
@@OoooAMDG vou a tridentina e a da minha diocese pq é o sacrifício perpétuo de Cristo Jesus, só disse que as orações prefiro em português, por entender o que rezo e TB por me sentir conectado a Jesus. Povo difícil de entender e fácil em , deixa pra lá. Louvado seja nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em latim e em português
Meu Deus! As missas que vou, nada a ver com a realidade mística do ato. Padre conversa com os "assistentes", ri, outros ficam sentados na hora da Rucaristia propriamente dita. Dividem o momento do ofertorio com o diacono😢😢😢😢😢
Tenho 36 anos e nunca fui a uma missa tridentina. Pelo que pude concluir desse assunto (missa nova e missa de sempre) eu estou indo todo domingo participar de um circo? Passei 36 anos participando de uma farsa? As missas celebradas pelos Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco são e foram todas de mentira? É desestimulante isso 😔
As pessoas se comportam com total desrespeito, música extremamente alta, não consigo rezar e me concentrar. Muito triste. Descobri q na minha cidade tem missa tridentina todo domingo, irei com certeza. Será a primeira vez.
Aqui em Campos-RJ, quase houve um racha na Igreja após o Concílio. Um grupo do Clero insistia em rezar a missa no rito antigo. Depois de quase um cisma, o Papa São João Paulo II autorizou a manutenção do rito antigo e criou uma administração apostólica. Aqui temos dois bispos , um da diocese de Campos e um da administração apostólica.
Alguns a favor do concílio outros contra uns deixam a igreja outros ficam li num dos padres da igreja que não acreditar na ressurreição não é muito grave não
A Missa que temos é essa! É a mesma missa no mundo todo e esse pessoalzinho "conservador" vem com essa de Missa de sempre!!! A missa tridentina pode ser algo extraordinário, mas onordinario e a missa que temos hoje! Querer mudar isso é ser revolucionário e desobediente!
Existem igrejas protestantes parecidas com as católicas antigas e existem cultos parecidos com a missa antiga católica. Vcs deveriam dizer: a maioria dos evangélicos fazem assim.
Fui ontem pra missa e passei o dia com dor de cabeça, muito barulho e música. Não entendo, nem parece que Cristo se sacrificou ou que há um sacrifício no altar, há apenas barulho,dança, o padre fala sobre algum trecho da bíblia e depois vem a comunhão, depois mais música e acaba. Um dia vi um padre falando que gostava de falar no meio do povo, ele não gostava de "ficar longe do povo, em cima do altar". Logo percebi que isso contrariava toda a doutrina de 2000anos. Uma semana atrás resolvi pesquisar sobre, o problema: Missa Nova. Sem dúvida ela é a responsável pela missa ser idêntica à igreja protestante. Enfim , nos tempos de hoje, acho uma desgraça não haver algo sólido para as pessoas se apoiarem, tudo está líquido, desregrado e deprimente. A falta de autoridade em geral é a raiz do declínio ocidental. Sou de familia sem religião e estou tentando ser católico, mas é difícil olhar pra igreja e ver o seu status quo. Tô tentando processar que a questão é espiritual e quem eu sou, que não está relacionado, por exemplo, com o fato de que uma mulher com vestimenta de prostituta comunga e eu, sinto-me indigno. Essas coisas por mais pequenas que sejam, me fazem pensar se as pessoas realmente respeitam a Deus ou só estão satisfazendo suas perturbações. No mundo, isso é o comum, mas na igreja? "Uma única coisa deve importar ao homem: permanecer de pé entre as ruínas." -Julius Evola
Saí da Igreja pra virar pentecostal porque não havia nada de sagrado nas missas da década de 80. E a minha catequese foi péssima. Foi numa missa protestantizada (na Holanda protestante) mas ainda assim válida, que me converti. Nem de longe tem os abusos da TL, mas não são sedevacantistas. Depois encontrei uma missa gregoriana e foi a que mais me agradou e onde estou. É a missa nova, a missa de Paulo VI, rezada em latim com muita piedade e seriedade. Nessa Igreja tinha também a missa Tridentina, mas acabou na pandemia. Sinceramente, existem mais de 20 ritos na Igreja Católica. As pessoas fazem uma revolução por causa do rito tridentino, mas parecem mais protestantes do século XVI, acusando a Igreja, o Papa e o Santo Sacrifício. A missa de sempre é a missa rezada em união com o Papa e o Bispo. Por isso dou razão ao Papa por limitar a missa Tridentina. Ela está causando divisão e sabemos quem faz esse trabalho. Se não gosta da missa nova, procure outro rito e seja feliz! Tem coisa mais linda que o rito ucraniano?? É uma missa lindíssima!Parem de ser revolucionários e ficarem instigando divisões e espalhando confusão. Assisti uma missa no Vaticano com o Cardeal Sarah para um grupo do Senegal e teve canto senegalês lindíssimo. Missa nova, piedosa, nunca vi tanta devoção no povo. Já os “tradicionalistas”, pregam um protestantismo, uma revolução, um ódio a tudo na Igreja. Conspiração, intriga, difamação…são os discípulos de Duguin (embora não saibam).
Esse papo de uma ser isso é outra ser aquilo só causa divisão. Pergunta: quem é o divisor? Vocês rezam??? Vejo poucas pessoas falarem em oração, unidade entre outras coisas e com isso alguém está se dando bem.
@@felipedetrento não quero causar polêmica e menos ainda desrespeitar sua opinião. O grande papa é teólogo Bento XVI, fez muito em favor da missa tridentina e isso é fato. Pra mim a questão é: será que não favorecemos o inimigo com essas discussões sobre a missa certa e a missa errada? Quem sai vencedor com tifo isso, Jesus é sua igreja ou...??? Sei que parece um questionamento muito piedoso, no entanto, creio que basta a xto o que Ele sofreu na cruz. Como diz são Paulo "completai em minha carne o que faltou aos sofrimentos de Xto".
Pelo que entendi e pela arrogância com que se crítica a Santa Missa, fiquei convencido de que só existirão "2 salvos" na Eternidade: os dois professores! Parabéns pelos efeitos "benéficos" externados pelos comentários de católicos, que já não eram muito firmes na fé e agora, estão livres para seguir criticando a Igreja de Cristo, Sacramento Universal de Salvação, Aquela que distribui os Sete Sacramentos, conforme C.I.C. Parabéns aos "2 salvos" 👏👏👏
Criticar a missa de forma alguma se faz julgar as pessoas de forma individual que dela participa, a maioria se quer sabe dessas questões. Esse comentário foi bem desonesto..levando em consideração inclusive que padres, bispos e cardeais já criticaram... Seriam eles arrogantes também?
Sei que é um assunto complexo, professor. No entanto, a Igreja ensina oficialmente que há duas formas do rito romano, o ordinário e o extraordinário. A Igreja diz, tá dito. Além disso, os vários milagres eucarísticos ocorridos tanto no missal novo quanto no antigo. No novo: Sokolka, Buenos Aires, Venezuela...enfim. Forte abraço, professor!
@@74RobertoOliveira Quem são os falsos profetas que fazem os milagres eucarísticos? Não é nenhum sacerdote que realiza o milagre eucarístico, eles simplesmente acontecem! E passam longos anos no anonimato até que os estudos comprovem sua veracidade. Não são como esses "milagres" espetaculares que acontecem no meio protestante. E outra, como vc pode ter tanta certeza que esse trecho da bíblia se refere exatamente a isso? E uma coisa me deixa tranquilo: no trecho que vc escreveu diz assim: SE ISTO FOSSE POSSÍVEL, até mesmo os escolhidos. Então todos os que são "seduzidos" pelos milagres eucarísticos mais recentes, nenhum deles é escolhido? Santos que participaram do missal de Paulo VI e hoje intercedem por nós, alcançando grandes milagres: Carlo Acutis (criador do site dos milagres eucarísticos, dá uma olhada lá), Santa Tereza de Calcutá, Santa Dulce dos Pobres etc etc. Esses aqui eram mais santos do que eu, vc e mais uns 500 tradicionalistas juntos.
@@74RobertoOliveira E como vc sabe que esse trecho se refere especificamente aos milagres eucarísticos recentes? Tais é sabido! E outra: quem são os falsos profetas que "realizam" os milagres eucarísticos recentes? Nenhum sacerdote "realiza" os milagres eucarísticos, eles simplesmente acontecem e passam anos sendo pesquisados pra então serem confirmados. Esse trecho que vc menciona parece se aplicar muito mais a esses "milagres" espetaculares que acontecem no meio protestante. Carlo Acutis, Madre Teresa, Santa Dulce e tantos outros foram/são santificados participando do missal novo. São mais santos do que eu, você e mais uns 500 tradicionalistas juntos. O que pode tornar uma missa sacrílega é o sacerdote, não o missal. A não ser que a gente admita o absurdo de que a Igreja "errou" ao promulgar o missal novo.
@@il1744 eu não duvido desses milagres eucaristicos na missa nova. Mas penso que seja como um aviso para pararem de tantos sacrilégios. Alem disso, muitos não tem mais fé que a Eucaristia seja realmente Nosso Senhor. Esse foi um dos efeitos da missa nova no mundo todo. Esses milagres vem para confirmar o que o clero deixou apagado quando resolveu trocar o altar por uma mesa de Ceia.
@@VaniaAguiar-b3b Concordo no sentido de servirem sim como uma grande lembrança do quê de fato acontece na Santa Missa, legal seu ponto de vista. Mas discordo em parte pq acho, no meu pouco entendimento das coisas, que essa tendência a esquecer da presença de Cristo não foi do missal em si, mas de sacerdotes que celebram mal o missal, além da falta de catequese boa dos fiéis etc. Só ver a sublimidade com que vários sacerdotes celebram o missal novo, por exemplo os Arautos. Além do mais, mesmo antes do novo missal, já havia sacrilégios e sacerdotes que celebravam muito mal, mesmo no missal antigo.
@@il1744 esse exemplo que citou dos sacerdotes do rito antigo celebrarem mal é uma prova cabal do que eu disse e contrária a sua lógica. E Por que? Porque mesmo eles fazendo isso, não houve perca massiva nem de fé, nem de vocações. A julgar pelo fato de já estar havendo infiltração de comunistas e maçons na Igreja, não duvido que eram eles mesmos que rezavam mal de propósito. Em relação a ma celebração da missa nova, os países que não inovaram tanto e rezavam as missas de forma piedosa tiveram o efeito de perder fiéis e vocações também, mas de forma mais lenta.
Se eu fosse vc num dizia isso, não. A Igreja oficialmente diz que há duas formas do rito ordinário. Isso é a Igreja que diz. E os milagres eucarísticos acontecidos no missal novo? Sokolka, Buenos Aires, Venezuela...
São Mateus 24:24 [24]Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos.
@@74RobertoOliveira E como vc sabe que esse trecho se refere especificamente aos milagres eucarísticos recentes? Tais é sabido! E outra: quem são os falsos profetas que "realizam" os milagres eucarísticos recentes? Nenhum sacerdote "realiza" os milagres eucarísticos, eles simplesmente acontecem e passam anos sendo pesquisados pra então serem confirmados. Esse trecho que vc menciona parece se aplicar muito mais a esses "milagres" espetaculares que acontecem no meio protestante. Carlo Acutis, Madre Teresa, Santa Dulce e tantos outros foram/são santificados participando do missal novo. São mais santos do que eu, você e mais uns 500 tradicionalistas juntos. O que pode tornar uma missa sacrílega é o sacerdote, não o missal. A não ser que a gente admita o absurdo de que a Igreja "errou" ao promulgar o missal novo.
@@il1744 uma igreja que prega contra Nosso Senhor não pode ter milagres vindos dele. Em Deus não há contradição. Agora, se reconhece a seita modernista progressista criada no Vaticano II como Igreja Católica, então são milagres mesmo.
Já não entendo o que falam em português , vou entender o que se fala em latim,não aceitar as mudanças da igreja,e não aceitar a ação do espírito santo dentro da igreja,tudo que ligares na terra,será ligado no céu,e tudo o qdesligares na terra será desligado no céu só isso.
Bater palma na missa nao significa estar brincando senhores exagerandos. Aproveitem as missas de vcs e deixem de ganhar dinheiro no you tube falando mal da boa intenção da missa sem ser a tridentina.
Fui pela primeira vez na missa tridentina, no mês passado, viajei mais de 300 km, e foi a melhor decisão da minha vida!
Parabéns! A missa tridentina é a verdadeira.
Entendo perfeitamente. Graças a Deus temos Missa de sempre aqui em Foz do Iguaçu . já conseguimos até uma Capela
Vou viajar, se o Bom Deus permitir, em Setembro para primeira vez ir à missa de sempre.
Início de 2019 eu fui pela primeira vez na Missa tridentina, depois desse dia nunca mais fui a missa nova. Saí da Bahia para São Paulo, e lá tive a graça de poder participar da Santa Missa na FSSPX. Também digo, foi a melhor decisão da minha vida.😊
entendeu tudo que falavam na missa?
Meu filho de dezesseis anos resolveu ir para o seminário. Escolheu um tradicional. Teve convites de ir para diocesanos, mas não quis. Ponderei, mas não adiantou. Ja faz um ano e meio. Hoje entendo a opção dele e sinto a mão do Senhor na sua vocação devido o seu amadurecimento e sabedoria adquiridos.
Por acaso este seminário seria o IVE?
Deus o abençoe e o guarde! 🙏🏽
Vamos por seu filho 🥹🙏🏽
Sou católico vivo a minha fé , Missa de sempre , tradição essa é a verdadeira . São Pio V rogai por nós .
PAZ 🕊 BEM !!!
Missa sem bateria, sem guitarra jã nos faz ligados em Cristo.
A missa com momentos de silêncio, oração, mistério de Deus e o prestar atenção é muito bom.
❤
A Missa Tridentina é o verdadeiro Tesouro da Igreja católica.
Essa missa Tridentina é uma MERDA
Para exemplificar e mostrar que o problema é tão sério quanto ele diz: venho de família católica que, não sei por qual motivo, abandonou a fé e se juntaram a uma igreja evangélica pentecostal... Dos meus 8 até os 16 anos, vi todo tipo de loucura nestas igrejas evangélicas e então voltei para a Santa igreja a cerca de 6 anos. No dia da minha primeira comunhão na igreja católica, sabe-se lá por qual motivo, começaram a tocar RAGGAE enquanto o padre distribuía a eucaristia... A igreja foi tomada por risadas por todo lado e, pelo que me lembro, até algumas pessoas no altar estavam rindo... O momento do meu primeiro encontro com Deus em corpo, sangue e divindade foi marcado por uma pastoral musical que tentou tornar "animado" um momento solene que deveria nos levar a Santidade... Isso foi tão chocante que me fez lembrar...nem os protestantes faziam isso, mesmo que não acreditassem que a eucaristia era o real corpo, sangue e divindade diante deles, tratavam com o máximo respeito a "santa ceia" deles.
Amigo, se quer preservar sua fé católica, ou quer encontrar sua fé católica, fuja das missas novas. Hoje eu ficaria em casa rezando o terço numa manhã de domingo mas não iria a uma missa nova. Tenho 48 anos, e sou católico desde os meus dezoito anos. Frequentei desde ambientes tomados pela teologia da libertação até a RCC e te digo, nenhum deles é católico, o verdadeiro catolicismo só existe na Tradição.
Na missa nova é assim, risadas, saidas constantes do prebistério, conversinhas, não existe zelo. É bagunça, um dos motivos que deixei de frequentar a missa nova foi esse.
Seu relato é necessário
@@felipedetrentomulher falando, nego de camisa de time e bastante aplausos
Descobri a Missa Tridentina em 2019 e me APAIXONEI e NUNCA MAIS DEIXEI DE PARTICIPAR DELA ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Essa Missa Tridentina é uma BOSTA
A primeira vez em que assisti à Missa nova simplesmente detestei. À medida que continuava a ir nunca me habituei a gostar embora me esforçasse Dava-me imenso sono. Ouvia gente a conversar atrás e à frente. A música era muito barulhenta. Saia de lá cansada, às vezes com dor de cabeça, sem conseguir rezar, embora tendo feito o possível. Quando ouvi falar de uma igreja em Lisboa onde havia muito respeito, fui lá e aí achei muito melhor. Entretanto um dia fomos uma hora antes e encontramos a Missa Tridentina. Maravilha!
Levávamos duas crianças de 8 e 11 anos. Estas crianças à saída disseram que não queriam mais ir à chamada Missa nova, porque daquela é que gostavam. Já lá vão cinco anos e continuamos a ir à Missa Tridentina. Nunca me deu sono. Nunca me cansou. Esta sim. É a Missa a que quero ir sempre.
Engraçado irmã vc falou que me dava sono, quando eu era criança também lembro que dava sono e cansaço fora essa brincadeira de levanta e senta que tem na missa nova kkkk
Qual igreja que tem a tridentina em Lisboa?
@biafox8463 hoje em dia é muito difícil encontrar amigo, por conta do decreto do tradition custodes do antipapa Francisco! Mas você pode fazer uma pesquisa na sua cidade e ver onde tem.
Com certeza santa Missa tridentina. Quem conhece, não larga jamais...
Salve Maria!
Verdade!
Não é a Missa que faz a diferença, mas sim a fé e o respeito ao Sagrado
Fé em em quê?@@eustaquiosoares993
@@eustaquiosoares993 Você está errado, a missa faz toda a diferença, sim.
Verdade!
Eu sou do interior de Sergipe .conheci a tradição a quase 5 anos .assim q conhecir já mim afastei da missa nova mim encantei pela tradição. Deus providenciou um padre amigo da fraternidade e realizei meu sonho .só tenho missa 1 vez por ano .pra mim não tem preço. Viva Cristo Rei. Missa nova nunca mais .
Missa uma vez por ano?
@@andersonmendes9001vc n conhece o interior do Br
Sou de Sergipe,em Laranjeiras tem missa tridentina todos os Domingos, minha filha vai e canta no Coral
Você comete um pecado, então. É obrigação do fiel ir às missas todos os domingos, independentemente da missa, padre, igreja ou qualquer que seja o motivo.
@@elzapaulo923essa é a igreja do padre Francisco de Assis? Gosto muito de ver suas homilias pela Internet.
Sou protestante e minha namorada católica, fui à uma missa com ela e achei engraçado como tá cada vez mais parecido com um culto evangélico. Eu havia frauentado a igreja católica há muitos anos e agora que vi o quanto mudou.
Frequento uma paróquia aqui perto de casa, e sempre reclamei com o estilo da missa com minha esposa. Aí esses dias fomos na missa da igreja matriz , e era uma missa só com violão , mais tradicional um pouco. quando passamos em frente nossa paróquia, estava tendo a missa, e parecia culto evangélico
Um jovem rapaz da minha cidade era apologeta batista estudiosíssimo, foi convidado por um casal amigo a assistir a uma missa tridentina e saiu estarrecido e 02 semanas a seguir converteu-se. Ele estudou todo o ritual e foi com o intuito de refutar tudo ao final da missa ao casal amigo. Quando saiu da celebração ele tinha mais dúvidas que certezas. Comprou a vulgata e começou a estudar. Seis meses depois este mesmo rapaz tornou-se acólito e fiel fervoroso da Santa igreja católica.
Parabéns para todos aqueles que buscam a santidade
😊😊😊
PADRE NEVES MISSA TRIDENTINA .... Missa de Sempre POR TODO BRASIL DE NORTE A SUL NO YOU TUBE
Muito bom este video! Participo da Missa de Sempre, ha varios anos.. Jamais retornarei aquele culto evangelico da missa nova. É dessacralizada e nao acredito em nada que rola ali. Gracas a Deus conheci a tradição!!!! 🙏🙏🙏🙏
Idem ! Quanto mais a missa nova for desertada mais a Tradiçao se fortalecerá.
Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
Salmo 84:11
Descobri a Missa Tridentina há mais de dez anos por intermédio do apostolado da FSSPX, nunca mais vi qualquer sentido na Missa Nova de Paulo VI. Na verdade, somente quando conheci a Missa Tridentina eu descobri o porquê do conflito que vivia com minha fé católica anos a fio, eu buscava uma reverência, uma postura e um mistério que não encontrava na missa nova, por mais que tentasse. Hoje frequento as missas tridentinas da Associação Apostólica S. João Maria Vianey, autorizadas pelo arcebispo da minha cidade. Como frequentei as missas da FSSPX, eu consigo notar elementos sutis do modernismo conciliar sendo introduzidos nas Missas Tridentinas da AASJMV, mesmo assim, ainda é melhor do que ir à missa nova, com suas barulheiras, seus cantos que não evocam nem o sagrado nem o belo, a falta de compostura dos fiéis e, principalmente, a inautenticidade e os discursos evasivos e laicizados dos padres. Deus seja louvado pelos sacerdotes que ontem e hoje lutam para preservar a Missa de Sempre na Igreja Católica.
A administração TRAIU Dom Marcel e Com Castro Mayer, porém, entre ir na "Missa" anglicana(nova) e ir na administração, é melhor ir na administração.
@@felipedetrento Sim, é verdade.
Live excepcional! Comecei a me interessar pela Missa de Sempre! Estou sobre o Concílio Vaticano II… estou em busca da verdade e impressionada em saber da mudança e o que nos foi negado. Os participantes do Concílio e o porquê de terem mudado! Tiraram a Sacralidade da Santa Missa, que em latim é belíssima e o nosso recolhimento é muito maior! Deo Gratias!
Mesmo que as missas sejam deturpadas, procurem padres mais afinados com a tradição. Há muitos e precisam ser encorajados. Precisam de amigos que os apoiem a se "sacrificarem" pois este é seu oficio. Assim mudaremos esta situação , com amizade fraterna àqueles que podem fazer a diferença.
Você conhece a parábola do joio e do trigo? Pois Lutero não a compreendeu. Virou protestante. Ficou de fora da igreja.....Cuidado.....
Gente é isso mesmo, eu nunca ouvi uma explicação assim. Isso faz muito sentido
Excelente vídeo. Vamos espalhar!
Sem dúvida a protestantização da missa contribuiu para o êxodo de fiéis aqui no Brasil para as seitas protestantes. A diferença entre a missa tradicional e o culto protestante já seria por si só uma barreira para reduzir a velocidade da apostasia.
Ninguém quer essa Missa Tridentina. Essa Missa Tridentina é um Pé no saco. Se a Igreja não tivesse mudado para a Missa Nova a debandada para os evangélicos teria sido muito maior
Deus tenha misericórdia de todos nós. Parece que a preocupação com a conversão das pessoas foi "banida" da Igreja.😢
A melhor explicação que vi até hoje sobre o assunto.
SANTO PAPA PEDRO I
APOSTOLO E
SANTO PAPA PEDRO II
ROGAI POR NÓS ❤❤
CATOLICOS APOSTOLICO CONSERVADOR ❤
ROGAI POR NÓS ❤❤❤
Muito obrigada Deus lhe pague em força e sabedoria pra suportar e enfrentar tudo isso sem cair em tentação
3:21 catoliqueto de IBGE
Um dos melhores cortes do canal!
O que me incomoda na missa nova é o excesso de músicas que interrompem muito o rito e a concentração. E também o violão, que geralmente é mal tocado e causa desconcentração e não favorece a elevação do espírito.
Na vdd, se for levar em consideração as duas missas bem celebradas e cantadas. A missa tridentina tem mais "músicas".
@@guilhermemvas2466 sim, eu entendo e não é que eu seja contra músicas na missa. O problema é que na maioria das paróquias as equipes de música não são fixas e a cada domingo são pessoas diferentes. Uns até tocam e cantam razoavelmente bem, mas outros são ruins. Outra coisa são as músicas que muitas vezes não constam no folheto da missa ou na folha de cantos, aí tu fica perdido sem poder acompanhar. E mais uma coisa, alguns estendem demais o canto e deixam o padre e o povo ali esperando pra missa continuar.
O que me incomoda na Missa Nova é a Missa Nova
Se favorecesse a elevação, a Igreja deles não cumpriria o papel de emburrecer o povo.
@@OoooAMDG Ia dizer isso! kkkkk O que me incomoda na Missa nova, é a Missa nova 🤣🤣🤣🤣
Boa noite ,Professor! Artigo de Robert B.Greving..O que Deus pede de nós em tempos de crise ? " Nosso Senhor não irá nos julgar por aquilo que um Padre , um Bispo ,ou um Papa ou seja lá quem for disse , fez ou deixou de fazer .A pergunta que Ele nos fará é : você fez o que Eu lhe pedi para fazer ?Há uma coisa que um homem pode sempre fazer se ele quiser ,e essa coisa é o dever .Quando morremos , Nosso Senhor nos julgará por um critério simples : Você fez aquilo que lhe pedi para fazer ? E o caso será encerrado !! "
Quem conhece a Missa de sempre. Nao ficara confortavel na missa nova.
Resumiu a questão toda : a missa de sempre combate o cv 2 por isso tiveram que substituí-la
Aqui na minha paróquia está muito presente a ideia de que Missa é "festa", momento de reunir a comunidade... Acho que isso tem dedo da Teologia da Libertação. A mania de bater palmas entre outras coisas, infelizmente é aprovada pelo pároco.
Não ,isso tem o dedo da RCC que é um pessoal bacana , são piedosos coisa que a tl não é mas,copiaram tudo do protestantismo e infiltraram dentro da igreja. Inclusive,a maioria das pessoas da RCC quando conhecem a tradição abandonam a RCC.
Estou vendo o cristianismo como uma maneira de viver animar uns aos outros procurar não desanimar demais
Gostaria de saber onde tem diocese que praticam a missa tridentina no Brasil!!!
Em minha cidade infelizmente não temos missa tridentina, temos apenas os padres pop da cnbb e bandinha com guitarra e bateria…o rito tridentino mais próximo daqui fica em uma cidade em torno de 20 minutos de viagem e ocorre apenas uma vez no mes!
Há cerca de 10 anos, quando fiz catequese, chegou ao ponto de haver uma encenação da passagem da ressurreição de Lazaro onde (pasmem) colocaram maquina de fumaça e luz strobo de boate no meio da santa missa. Hoje deve estar muito pior!
Aqui fica distante 30 minutos de onde moro..e eu vou.
Sou da Paróquia Cristo Rei em Várzea Grande-MT, temos Santos padres celebrando a missa, Padre Paulo Ricardo e Padre Overland! Somos gratos a Deus por essa honra ⛪️ Fui numa igreja em Porto Velho, achei que estivesse numa igreja protestante.
Sai fora disso, não dê dízimo nem oferta a uma paróquia onde esse tipo de blasfêmia é feita sob o pretexto de ser uma missa. Seu dízimo e sua oferta são sagrados, não os entregue aos profanadores.
@@andrec78 Quer saber a pior?! Fizeram uma missa de corpo presente para um maçon (que foi inclusive o fundador da loja maçônica da cidade).
@@celsoribeiro8 Aqui também os padres são piedosos não tem bateria guitarra não tem palmas não é culto pelos menos aqui no nordeste ainda há Missas poderosas silenciosas com padres santos.
Na Amazon vende um livro excelente sobre a Missa Tridentina: "Missa Tridentina: a Caminho do Calvário". O ebook está quase de graça. Quem tiver interesse de conhecer esse ritmo basta lê.
Qual o nome do autor?
Diante de uma importante autoridade - pergunto eu -, qual atitude corporal expressa maior respeito: estender a mão ou mostrar a língua para essa autoridade?
Igrejas estão sendo reformadas e as imagens retirada. Aparecida é o maior e exemplo. No meu bairro, e na igreja matriz esta acontecendo neste momento.
Para de frequentar, para de dar o dízimo em igreja onde eles fazem isso. Seu dízimo e sua oferta são sagrados, não os entregue aos detratores da Liturgia.
Tirararam o altar, o missal e nem as imagens respeitam mais. Deus tenha misericórdia
A questão não é qual missa é a melhor e sim, qual é a verdadeira.
Todas as 2 são missas falsas.
Missa tridentina é outro nível, sem sombra de dúvidas. Mas não atribuo isso ao êxodo de fiéis católicos aos cultos protestantes. As pessoas migram porque ser protestante é MUITO mais fácil do que ser católico. Lá eles escutam o que querem ouvir, no catolicismo nós escutamos o que precisamos ouvir. As pessoas abandonam a fé católico por puro interesse pessoal.
A questão não é qual é a melhor, mas sim qual é a única Missa verdadeira! A Missa de São Pio V, de 1570 é a missa de sempre!
Exatamente!
Como é a missa de sempre se só começou em 1570?🤔
@@rutelima1512Não, é essencialmente o mesmo rito desde Gregório no século VII, que por sua vez seguia formas desde os apóstolos. Desde o início a missa foi tendo algumas orações acrescentadas, pequenas variações e São Pio V “limpou” o rito retornando próxima a de Gregório. A Missa nova mudou tudo de forma radical.
@@rutelima1512boa é a de 1996 filha, continua, que o diabo ta feliz, catolica de IBGE
A adoção da missa no vernáculo foi uma mudança importante. A mudança do rito é outra questão que não me compete.
missa em latin,é covardia pro povo,pessoal não sabe nem ler e escrever direito,como vai entender o latin?
Foi tão importante que esvaziou as igrejas e abarrotou os cultos protestantes.
Marcelo, chama o seu xará, o Marcelo Bruggemann!!! Um professor de direita!!! Acho que vai dar um bom papo!
Eu na minha visão, creio que o corpo de Cristo está na missa tridentina e na nova e ter fé nisso é a melhor coisa que fiz
Sabia resposta,sem fé não adianta a nova ou a de sempre,parabéns.
Quanto o ato da comunhão eu não gosto de comungar na boca, pois a mão do Padre e dos Ministros estão limpas sim, só que quando eles dão comunhão na boca, eles acabam tocando na boca, lábios de outras pessoas e passam o suor aos outros.
Boa tarde ,Professor. A missa é de Paulo VI.Que Deus abençoe vocês sempre !
Infelizmente moro no interior do Ceará, portanto não faço nem ideia de como é uma missa em latim (missa tridentina) então me contento em participar da missa que conheço desde de criança, a missa nova. Falo com total respeito, se tem característica de culto protestante, não sei. O que sei é que busco estar sempre na presença do Senhor e entender que somos criaturas falhas e quanto mais julgamos, mais soberbos nos tornamos.
Fica tranquila irmã, a missa verdadeira é a que a Igreja aprovou! Esses senhores não são católicos, esse tipo de gente fica fingindo que é católico, mas na verdade, não passam de protestantes disfarçados, que dividem os irmãos. Eles dois acham que sabem mais do que os bispos do mundo inteiro reunidos em concordância, isso chama-se soberba, presunção, e não catolicismo. Os cidadãos estão questionando um Concílio Ecumênico! Que ridículo, e pior, a maioria das pessoas que assistiram, concordam com isso. Que triste! Sejamos católicos de verdade, aceitemos a autoridade da Igreja, e não opiniões particulares. Quem vos escuta a mim escuta, diz o Senhor.
A única missa de verdade é a do rito tridentino. Salve Maria! Viva Cristo Rei!
A Igreja oficialmente diz que há dois ritos, o tridentino e o de Paulo VI. Fico com Ela, é mais garantido. E os milagres eucarísticos de Sokolka, Venezuela, Buenos Aires...? Vê lá no site do Beato Carlo Acutis
Todo domingo percorro 22 Km de carro para a missa Tridentina tem uma missa nova a 5 minutos andando.
Entendi isso esse é o corpo de jesus o padre fala este é o meu corpo o padre fala representando jesus de frente para o povo
Missa nova, não gera frutos, não leva fiel a ter uma experiência mística da fé verdadeira. É uma imitação do.culto luterano.
Aos 12 e 13 anos estudava no Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro. Uma vez por mês tinhamos missa obrigatória na maravilhosa igreja barroca de São Bento. Era missa tradicional em latim, algumas vezes com canto gregoriano. Sinto total falta disso, pois agora a missa virou festinha, onde se canta parabéns para os aniversariantes. Acho tudo absurdo, total perda de significado, propósito e sacralidade.
O mosteiro de São Bento no Rio de janeiro é lindo. Fui na missa mês passado. Graças a Deus a igreja estava lotada, os lugares são disputados porque vai muita gente no domingo. Os cantos em latim com o órgão de tubo é lindo.
Não existe Missa melhor ou Missa pior. Toda Missa é sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo e esse sacrifício é valido em qualquer forma de celebrar, seja a Tridentina ou a Nova. Ninguém vai à Missa esperando ver algo bonito ou feio, nós vamos à Missa pelo Cristo!
A minha preferida é a "Missa Brevis" no máximo 40 minutos.
voce é que deve ter ficado sentado ao receber, o padre devia ter te chamado a atenção.
Fora a "missa nova", a qual é repleta de dúvidas, insossa e sem a grandiosidade do Deus Altíssimo!!!
Vinha até escrito culto dominical...no folheto...pensa bem? Lá na roça q eu morava...Sul de Minas...hj sei qtos erros q participei....
No tempo da minha mãe o povo estudava latim, hj não mais. Para que uma missa em latim se nínguém entende os ensinamentos litúrgicos?
Quem tem q saber a consagração é o sacerdote
@felipeprimani437
Sim, com certeza, mas vc não se importa em não conseguir acompanhar todas as partes da missa, toda a liturgia, mas eu quero e a maioria das pessoas tb querem, pq o entendimento da missa é para todos e não só para o padre.
A Missa Trindentina é uma Missa. A "missa" Novus Ordo é um culto protestante. Entre um culto protestante e uma Missa católica, qual é o melhor? Fácil demais responder.
Missa é missa. Continua sendo o sacrifício de Cristo e continua tendo a transubstanciação do pão e do vinho em corpo e sangue.
Porém é impossível negar que a missa tridentina não seja a mais piedosa
@@matheusdacruzlima2457Errado, a missa nova não foi feita com intenção de sacrifício.
Se não tem sacrifício, não tem consagração da óstia, logo a missa é inválida.
@@jonhprime777 Preste bastante atenção no que eu vou te falar, por amor a Deus. Tome muito, mas muito cuidado com as coisas que você fala ao tentar ensinar as pessoas. O que você escreveu é um erro gravíssimo e que não está de acordo com o que a Igreja ensina. Pra missa ser válida a intenção tem que vir do sacerdote que celebra, não do rito. É preciso que o sacerdote tenha intenção de fazer o que a Igreja sempre fez e que seja devidamente ordenado. Leia o código de direito canônico antes de escrever coisas absurdas e concluir com "logo a missa é inválida". Nem Monsenhor Lefebvre acusou a missa nova de ser inválida. Existe uma diferença entre validez e licitude. Pelo amor de Deus. Tipo de informação mentirosa e que pode ser motivo de escândalo pra muitos fiéis. Não é o tipo de coisa que você sai vociferando pelas redes sociais sem um pingo de caridade. Repense sua posição e suas atitudes. Vai ter que responder por cada uma das almas que você escandalizar no dia do seu juizo. Paz e bem.
@@joaopaulocaixeta2995 Disse tudo, mano. Só complementando que desde o concílio, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM no Brasil celebra uma missa nova da forma correta. A nova missa pede para que algumas partes sejam faladas em latim e respondidas em latim, a música DEVERIA SER GREGORIANO/POLIFÔNICO e não banda e, principalmente, ela permite ao sacerdote voltar a hóstia para cima, de costas ao povo na consagração.
Graças a Deus eu encontrei a FSSPX. São 200 km da minha casa, mas o bem que eles fazem pela fé católica, a distância é insignificante.
Não existe Missa nova ou de sempre, todas elas são Missas, é uma única Missa! Vcs são todos Sede-vacantistas!
Salve Maria a todos! Vou dar minha humilde opinião e espero que não ofenda ninguém. Tenho o costume de participar da missa tridentina , acho muito linda e com certeza ela leva a uma experiência palpável com o Cristo ressuscitado, mais também vejo esse mesmo Cristo na missa nova também , vejo vários fracasso no CVII mais vejo vários frutos bons também.
E no final acredito que nois leigos devemos sempre ter obediência a igreja e sempre rezar muito por ela, mais sempre obedecer. E Deus vai fazendo a obra. Quem obedece a igreja não erra. Não podemos esquecer que tem seres humanos a frente da igreja sujeito a erros iguais qualquer outro mais são ungidos do sr e só o sr pode tirar sua autoridades. A igreja primitiva teve seu jeito, a igreja da idade média teve seu jeito, a igreja de hoje tem seu jeito e a igreja do futuro terá seu jeito todas com seus erros e acertos ,mais o importante é nunca sairmos da obediência a igreja mesmo que não concordamos com alguns pontos no momento porque no tempo de Deus tudo dará certo. Fiquem todos com Deus
Como se chama o convidado?
Professor Emerson Takase
Qual nome do convidado?
Professor Emerson Takase
É estranho, hoje em dia, que mulheres distribuem a hóstia e músicas, nominadas "hinos", acompanhada por palmas.
Está difícil encontrar uma paróquia que celebre uma missa, mesmo em português.
Muito triste.
Na minha paróquia, graças à Deus o padre reza missa tridentina e a ordinária, ( Nova).
Não se bate palma, jamais. Se bater, pode saber que o padre já coíbe na hora.
Também não permite cantos anti-litúrgicos.
Qual o nome do palestrante?
A minha cidade tem as 2, a tridentina pela administração apostólica São João Maria Vianney, e a da diocese . Vou as duas. A missa em português bem rezada é linda. E a tridentina TB. A diferença é que sei rezar em latim , mas me parece mecânica pois não sinto o que estou rezando. Já em português eu me absorvo , interiorizo no coração e com o sacrifício de Jesus. Ex. Angus dei, quitolis pecata mundi( sei que está errado pois não sei escrever) no meu entendimento e coração não é o mesmo que " Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo" que entendo e sinto e me uno a Cristo Jesus
Eu vou na tradicional não porque faz eu sentir algo ou porque é bela (ainda porque missa nao é um museu), mas vou pq sei que é a correta e que agrada verdadeiramente Nosso Senhor, alem de outros motivos; sentimentalismo não é motivo
A missa não é pra ser sentida.
@@evandroolimpioribeiro eu não disse que sinto a missa , mas as orações, a missa é o sacrifício perpétuo de Cristo e ponto. Não falei mal de nada. Só disse que gosto das orações em português pq entendo o que rezo e TB me sinto mas conectado a Jesus. O resto é por sua conta.
@@OoooAMDG vou a tridentina e a da minha diocese pq é o sacrifício perpétuo de Cristo Jesus, só disse que as orações prefiro em português, por entender o que rezo e TB por me sentir conectado a Jesus. Povo difícil de entender e fácil em , deixa pra lá. Louvado seja nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em latim e em português
No m8ssal tem latim e ao lado portugues.Deus não inova nem renova nem moderniza nada.
Meu Deus! As missas que vou, nada a ver com a realidade mística do ato. Padre conversa com os "assistentes", ri, outros ficam sentados na hora da Rucaristia propriamente dita. Dividem o momento do ofertorio com o diacono😢😢😢😢😢
Eu senti mais o cheiro antigo de igreja que se renova com padre libânio do que aqui aqui me pareceu leigo demais
Você acha que não deveria haver liberdade religiosa?
Professor Marcelo, seria interessante ouvir o Dom Fernando Rifan.
Tenho 36 anos e nunca fui a uma missa tridentina. Pelo que pude concluir desse assunto (missa nova e missa de sempre) eu estou indo todo domingo participar de um circo? Passei 36 anos participando de uma farsa? As missas celebradas pelos Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco são e foram todas de mentira?
É desestimulante isso 😔
As pessoas se comportam com total desrespeito, música extremamente alta, não consigo rezar e me concentrar. Muito triste.
Descobri q na minha cidade tem missa tridentina todo domingo, irei com certeza. Será a primeira vez.
O padre e os fieis ficam de frente ara Deus e Jesus. Na missa nova eles dão as costas.....
Aqui em Campos-RJ, quase houve um racha na Igreja após o Concílio. Um grupo do Clero insistia em rezar a missa no rito antigo. Depois de quase um cisma, o Papa São João Paulo II autorizou a manutenção do rito antigo e criou uma administração apostólica. Aqui temos dois bispos , um da diocese de Campos e um da administração apostólica.
A missa tridentina sempre será a verdadeira missa católica a missa novo é protestantismo
Alguns a favor do concílio outros contra uns deixam a igreja outros ficam li num dos padres da igreja que não acreditar na ressurreição não é muito grave não
Consequências, desse anti-concílio de 1958! E desses falsos papas, começando do João XXIII.
A Missa que temos é essa! É a mesma missa no mundo todo e esse pessoalzinho "conservador" vem com essa de Missa de sempre!!! A missa tridentina pode ser algo extraordinário, mas onordinario e a missa que temos hoje! Querer mudar isso é ser revolucionário e desobediente!
Finalmente alguém sensato. Imagina se tiver um concílio vaticano terceiro e mudar mais coisas, esse povo funda outra igreja.
Fora as demolições para se construir caixotes como por exemplo em São João Del Rei da igreja de Matosinhos... Vejam o antes e depois kkkkk
Dominus tecum!
Tristeza profunda ler esses comentários.
✝️⛪ Bom trabalho, católicos não tem formação de fé católica, na grande maioria falta interesse, e vivência de fé. 👍✝️🌎
Existem igrejas protestantes parecidas com as católicas antigas e existem cultos parecidos com a missa antiga católica. Vcs deveriam dizer: a maioria dos evangélicos fazem assim.
Como vários papas verdadeiros poderiam aprovar e divulgar ritos ruins e documentos ruins? A falsa hierarquia do CVII é culpada!
A melhor é a que vc vai com frequência.
A melhor e unica é a que agrada a Deus
A melhor é a missa de verdade
🥺😭
Fui ontem pra missa e passei o dia com dor de cabeça, muito barulho e música. Não entendo, nem parece que Cristo se sacrificou ou que há um sacrifício no altar, há apenas barulho,dança, o padre fala sobre algum trecho da bíblia e depois vem a comunhão, depois mais música e acaba. Um dia vi um padre falando que gostava de falar no meio do povo, ele não gostava de "ficar longe do povo, em cima do altar". Logo percebi que isso contrariava toda a doutrina de 2000anos. Uma semana atrás resolvi pesquisar sobre, o problema: Missa Nova. Sem dúvida ela é a responsável pela missa ser idêntica à igreja protestante. Enfim , nos tempos de hoje, acho uma desgraça não haver algo sólido para as pessoas se apoiarem, tudo está líquido, desregrado e deprimente. A falta de autoridade em geral é a raiz do declínio ocidental. Sou de familia sem religião e estou tentando ser católico, mas é difícil olhar pra igreja e ver o seu status quo. Tô tentando processar que a questão é espiritual e quem eu sou, que não está relacionado, por exemplo, com o fato de que uma mulher com vestimenta de prostituta comunga e eu, sinto-me indigno. Essas coisas por mais pequenas que sejam, me fazem pensar se as pessoas realmente respeitam a Deus ou só estão satisfazendo suas perturbações. No mundo, isso é o comum, mas na igreja?
"Uma única coisa deve importar ao homem: permanecer de pé entre as ruínas." -Julius Evola
Saí da Igreja pra virar pentecostal porque não havia nada de sagrado nas missas da década de 80. E a minha catequese foi péssima.
Foi numa missa protestantizada (na Holanda protestante) mas ainda assim válida, que me converti. Nem de longe tem os abusos da TL, mas não são sedevacantistas. Depois encontrei uma missa gregoriana e foi a que mais me agradou e onde estou. É a missa nova, a missa de Paulo VI, rezada em latim com muita piedade e seriedade. Nessa Igreja tinha também a missa Tridentina, mas acabou na pandemia.
Sinceramente, existem mais de 20 ritos na Igreja Católica. As pessoas fazem uma revolução por causa do rito tridentino, mas parecem mais protestantes do século XVI, acusando a Igreja, o Papa e o Santo Sacrifício. A missa de sempre é a missa rezada em união com o Papa e o Bispo. Por isso dou razão ao Papa por limitar a missa Tridentina. Ela está causando divisão e sabemos quem faz esse trabalho.
Se não gosta da missa nova, procure outro rito e seja feliz! Tem coisa mais linda que o rito ucraniano?? É uma missa lindíssima!Parem de ser revolucionários e ficarem instigando divisões e espalhando confusão. Assisti uma missa no Vaticano com o Cardeal Sarah para um grupo do Senegal e teve canto senegalês lindíssimo. Missa nova, piedosa, nunca vi tanta devoção no povo.
Já os “tradicionalistas”, pregam um protestantismo, uma revolução, um ódio a tudo na Igreja. Conspiração, intriga, difamação…são os discípulos de Duguin (embora não saibam).
Vaticano ll um desastre.
Esse papo de uma ser isso é outra ser aquilo só causa divisão. Pergunta: quem é o divisor? Vocês rezam??? Vejo poucas pessoas falarem em oração, unidade entre outras coisas e com isso alguém está se dando bem.
Jesus veio trazer a espada. E quem causou divisão foi o concílio Vaticano II, e o senhor papa Paulo VI, com essa missa absurda.
@@felipedetrento não quero causar polêmica e menos ainda desrespeitar sua opinião. O grande papa é teólogo Bento XVI, fez muito em favor da missa tridentina e isso é fato. Pra mim a questão é: será que não favorecemos o inimigo com essas discussões sobre a missa certa e a missa errada? Quem sai vencedor com tifo isso, Jesus é sua igreja ou...??? Sei que parece um questionamento muito piedoso, no entanto, creio que basta a xto o que Ele sofreu na cruz. Como diz são Paulo "completai em minha carne o que faltou aos sofrimentos de Xto".
Melhor?? Os fundamentos milenares da religião não podem ser alterados e mesmo modificados!! Simples assim!!
Pelo que entendi e pela arrogância com que se crítica a Santa Missa, fiquei convencido de que só existirão "2 salvos" na Eternidade: os dois professores! Parabéns pelos efeitos "benéficos" externados pelos comentários de católicos, que já não eram muito firmes na fé e agora, estão livres para seguir criticando a Igreja de Cristo, Sacramento Universal de Salvação, Aquela que distribui os Sete Sacramentos, conforme C.I.C. Parabéns aos "2 salvos" 👏👏👏
Criticar a missa de forma alguma se faz julgar as pessoas de forma individual que dela participa, a maioria se quer sabe dessas questões. Esse comentário foi bem desonesto..levando em consideração inclusive que padres, bispos e cardeais já criticaram... Seriam eles arrogantes também?
Explicações válidas e acertadas
a "missa" nova (Novus Ordo) não é válida pq mudou as palavras de consagração definidas por Pio XII
É valida sim
@@batler12 prove
Pio XII não definiu as palavras da consagração da missa, mas da sagração de bispos.
O Novus Ordo é um culto protestante. Não há nada que se aproveite.
@@evandroolimpioribeiro verdade foi Pio V. Aproveito pra dizer q o clero q usou o rito modernista é inválido. Por essa razão.
não recebemos a eucaristia sentada não
Já vi Igreja Católica com percussão, achei absurdo.
Sei que é um assunto complexo, professor. No entanto, a Igreja ensina oficialmente que há duas formas do rito romano, o ordinário e o extraordinário. A Igreja diz, tá dito. Além disso, os vários milagres eucarísticos ocorridos tanto no missal novo quanto no antigo. No novo: Sokolka, Buenos Aires, Venezuela...enfim. Forte abraço, professor!
@@74RobertoOliveira Quem são os falsos profetas que fazem os milagres eucarísticos? Não é nenhum sacerdote que realiza o milagre eucarístico, eles simplesmente acontecem! E passam longos anos no anonimato até que os estudos comprovem sua veracidade. Não são como esses "milagres" espetaculares que acontecem no meio protestante. E outra, como vc pode ter tanta certeza que esse trecho da bíblia se refere exatamente a isso? E uma coisa me deixa tranquilo: no trecho que vc escreveu diz assim: SE ISTO FOSSE POSSÍVEL, até mesmo os escolhidos. Então todos os que são "seduzidos" pelos milagres eucarísticos mais recentes, nenhum deles é escolhido? Santos que participaram do missal de Paulo VI e hoje intercedem por nós, alcançando grandes milagres: Carlo Acutis (criador do site dos milagres eucarísticos, dá uma olhada lá), Santa Tereza de Calcutá, Santa Dulce dos Pobres etc etc. Esses aqui eram mais santos do que eu, vc e mais uns 500 tradicionalistas juntos.
@@74RobertoOliveira E como vc sabe que esse trecho se refere especificamente aos milagres eucarísticos recentes? Tais é sabido! E outra: quem são os falsos profetas que "realizam" os milagres eucarísticos recentes? Nenhum sacerdote "realiza" os milagres eucarísticos, eles simplesmente acontecem e passam anos sendo pesquisados pra então serem confirmados. Esse trecho que vc menciona parece se aplicar muito mais a esses "milagres" espetaculares que acontecem no meio protestante. Carlo Acutis, Madre Teresa, Santa Dulce e tantos outros foram/são santificados participando do missal novo. São mais santos do que eu, você e mais uns 500 tradicionalistas juntos. O que pode tornar uma missa sacrílega é o sacerdote, não o missal. A não ser que a gente admita o absurdo de que a Igreja "errou" ao promulgar o missal novo.
@@il1744 eu não duvido desses milagres eucaristicos na missa nova. Mas penso que seja como um aviso para pararem de tantos sacrilégios. Alem disso, muitos não tem mais fé que a Eucaristia seja realmente Nosso Senhor. Esse foi um dos efeitos da missa nova no mundo todo. Esses milagres vem para confirmar o que o clero deixou apagado quando resolveu trocar o altar por uma mesa de Ceia.
@@VaniaAguiar-b3b Concordo no sentido de servirem sim como uma grande lembrança do quê de fato acontece na Santa Missa, legal seu ponto de vista. Mas discordo em parte pq acho, no meu pouco entendimento das coisas, que essa tendência a esquecer da presença de Cristo não foi do missal em si, mas de sacerdotes que celebram mal o missal, além da falta de catequese boa dos fiéis etc. Só ver a sublimidade com que vários sacerdotes celebram o missal novo, por exemplo os Arautos. Além do mais, mesmo antes do novo missal, já havia sacrilégios e sacerdotes que celebravam muito mal, mesmo no missal antigo.
@@il1744 esse exemplo que citou dos sacerdotes do rito antigo celebrarem mal é uma prova cabal do que eu disse e contrária a sua lógica.
E Por que? Porque mesmo eles fazendo isso, não houve perca massiva nem de fé, nem de vocações.
A julgar pelo fato de já estar havendo infiltração de comunistas e maçons na Igreja, não duvido que eram eles mesmos que rezavam mal de propósito.
Em relação a ma celebração da missa nova, os países que não inovaram tanto e rezavam as missas de forma piedosa tiveram o efeito de perder fiéis e vocações também, mas de forma mais lenta.
Missa Nova é um culto maçônico.
Se eu fosse vc num dizia isso, não. A Igreja oficialmente diz que há duas formas do rito ordinário. Isso é a Igreja que diz. E os milagres eucarísticos acontecidos no missal novo? Sokolka, Buenos Aires, Venezuela...
@@il1744 🤡👎
São Mateus 24:24
[24]Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos.
@@74RobertoOliveira E como vc sabe que esse trecho se refere especificamente aos milagres eucarísticos recentes? Tais é sabido! E outra: quem são os falsos profetas que "realizam" os milagres eucarísticos recentes? Nenhum sacerdote "realiza" os milagres eucarísticos, eles simplesmente acontecem e passam anos sendo pesquisados pra então serem confirmados. Esse trecho que vc menciona parece se aplicar muito mais a esses "milagres" espetaculares que acontecem no meio protestante. Carlo Acutis, Madre Teresa, Santa Dulce e tantos outros foram/são santificados participando do missal novo. São mais santos do que eu, você e mais uns 500 tradicionalistas juntos. O que pode tornar uma missa sacrílega é o sacerdote, não o missal. A não ser que a gente admita o absurdo de que a Igreja "errou" ao promulgar o missal novo.
@@il1744 uma igreja que prega contra Nosso Senhor não pode ter milagres vindos dele. Em Deus não há contradição. Agora, se reconhece a seita modernista progressista criada no Vaticano II como Igreja Católica, então são milagres mesmo.
Já não entendo o que falam em português , vou entender o que se fala em latim,não aceitar as mudanças da igreja,e não aceitar a ação do espírito santo dentro da igreja,tudo que ligares na terra,será ligado no céu,e tudo o qdesligares na terra será desligado no céu só isso.
Imagina se o próximo Papa chamar um concílio vaticano terceiro e mudar mais coisas. Esse povo vai fundar outra igreja.
Bater palma na missa nao significa estar brincando senhores exagerandos. Aproveitem as missas de vcs e deixem de ganhar dinheiro no you tube falando mal da boa intenção da missa sem ser a tridentina.