Eu acho que isso não é só no futebol , estão colocando muitos idiotas e incompetentes com espaço e microfones , até isso conseguiram destruir , qualquer idiota hoje aparece em horário nobre pra comentar o que conhece pouco.
Mas Rica....olha os programas esportivos como ESPN e os comentaristas em home office com bandeiras e faixas de times europeus ao fundo. Depois não sabem porque Real Madrid, Barcelona, etc...estão dominando o Brasil
Odeio a ESPN por isso , Caralho eles chupam as bolas do futebol europeu , e de esportes americanos , nem ligam.para o futebol Brasileiro ,bando de Nutella ,tudo com cara de banana , vontade de dar um soco na ESPN ,aí acabou com o Fox Sports que pelo menos tinha zueira e confusão no programa, futebol é isso , não é ficar discutindo finanças ou padrão tático. Futebol é zueira , confusão, desentendimento , porra é paixão , não é ficar igual um engomadinho , falando de tática ,ahhh vai se fuder essa porra Eu gostava muito da Fox Sports ,tem.pelo menos os donos da bola , mas TD hora o Neto fica falando coisa nada haver com futebol o que me deixa puto pra caralho.
@@vieiraverso8695 Cara programas legais tem o ESTADIO97FM,ESPORTE EM DISCUSSÃO E CAMISA10 DA JOVEM PAN ESPORTES E OS VELHOS DA BOLA nesses da pra dar muita risada valeu
Sou vascaíno,tenho 40 anos e vc foi perfeito... É exatamente isso o que eu venho sentindo há muito tempo.. Eu não tiro nada do que vc falou.. Eu frequentava o Maraca e São Januário desde os meus 06 anos e não lembro quando fui da última vez... Tem mais de 10 anos com certeza.. Que tempo bom era aqueles estádios nos anos 90... O Maraca era do cara.. e o Caldeirão era um território hostil... Esse vídeo deveria ser colocado na portaria da CBF.. O amor pelo Vasco não irá acabar nunca e jamais vou mudar de time.. Sou Vasco até a minha morte,porém a loucura que eu fazia nos anos 90,nunca mais.. Eu não ligo se o Vasco perder e muito menos me programo para assistir.. Nem puto eu fico mais.. Eu jamais imaginaria que iria acabar esse sentimento.. E conheço vários assim tb..
Tenho 28 e já me sinto exatamente como você. A política do Vasco e os milhares de motivos para NÃO ir a SJ me afastaram do clube e a paixão que eu tinha antes não existe na mesma intensidade hoje.
Sinto o mesmo. Mei marido até fala que não to torçendo mais pro Galo, mas não é isso, o problema é a falta de paixão que todo esse mundo do futebol tem gerado em mim.
Exatamente isso. Torço quando der, se não tiver algo melhor para fazer. O pior é saber que há uma década estava no estádio perdendo a voz pelo meu time.
Traduziu o sentimento de milhões em palavras, que foda esse vídeo... como disseram, tomara que viralize e todo mundo que trabalha com futebol veja e reflita sobre. Eu praticamente abandonei o futebol Brasileiro, os jogos são sofríveis. Um show de horrores.
Depende. Quando a chacota for contra vc ou alguém q vc ama, aí hipocritamente vc vai apelar pro "mais respeito aí" (q nada mais é do q o politicamente correto).
@jon jon Brasileiro me diz, o que tem de influência americana no nosso futebol? Se tivesse sequer existiria pontos corridos, é pura mamação de europeu.
@jon jon Brasileiro Pelo contrário. Pelo visto vc não acompanha esportes. Se houvesse influência americana aí o futebol não seria chato. Nos states não tem pontos corridos. Lá os principais esportes são mata- mata.
Você disse o que muita pessoa sente. Futebol hoje não tem a mesma graça de outrora. Lembro que quando a seleção brasileira perdia eu ficava profundamente chateada. Tinha que passar coisa de 10 a 15 dias pra eu voltar ao normal e engolir a parada. Hoje tanto faz quanto tanto fez. A seleção vai perder de 7, 14 ... e eu tou nem aí. Triste mas é verdade. Um abraço Rica.👍
O Vanderlei luxemburgo tem toda razão em falar que o futebol brasileiro perdeu sua essência . Não tem mais uma " identidade " . Os clubes estão "pasteurizados " , por causa que quer um "modelo " europeu .
@@jaiminhoocarteiro4739 tá errado nada. Basta ver que o único destaque nos grandes clubes europeus que temos é o Neymar. Futebol brasileiro perdeu a essência de revelar craques pq dão mais importância pra uma recomposição defensiva do que uma caneta bem dada.
@@Christopher_mp o luxa fala que o futebol não mudou em nada isso chega ser uma piada , o Brasil sempre foi destaque individual por ter mais craques porém quando não temos craques não temos um treinador que saiba isso , os alemães evoluíram a Espanha evolui o futebol é arte sempre queremos ver um craque diferente dos demais porém acima de tudo é coletivo e isso o brasil nunca foi referência
@@Christopher_mp você sabe que uma recomposição defensiva é muito mais importante que pro um jogo do quê dar uma caneta, Como vc acha que o Corinthians ganhou a maioria dos títulos?? Ai eu te pergunto vc prefere seu time ganhando um título ou dando caneta nos adversários e perdendo os jogos?
Futebol brasileiro não tem nada haver com o jogado na Europa , o problema do futebol brasileiro e que tem muito jogador ruim com empresários bons !Foda vários moleques bons não conseguem pq não tem empresário bom e os pernas de pau ganham espaço.
Vc tirou todo o sentimento e pensamento que tenho, vc conseguiu sintetizar o que vivi e hoje não tem mais. Poxa que video épico, sou feliz por ter vivido toda esta paixão.
Não é só o futebol. Tudo tá muito chato, o mundo tá muito chato. Tá tudo uma merda, relação entre país e filhos, amigos, entre homem e mulher, hoje em dia todo mundo quer opinar sobre tudo, todo mundo quer cagar regra, etc. O mundo era muito melhor antes do smartphone!
@@matheusi.s.2198 melhor em que sentido?? Você está generalizando algo que você viveu, ou que o seu grupo social viveu e você acha que todo mundo deveria viver, mas deixa te falar uma fato, sabe qual a maior torcida do Brasil?? A torcida dos sem torcidas, a maior parte da população brasileira não torce e nunca torceu pra nenhum Time dê futebol
A descrição da bola na rede foi perfeita: a bola entrava e caía chorando... quanto goleiro foi caminhando em direção à bola lá no fundo, e quanta briga entre atacante e goleiro para pegar a bola rapidamente para repor.
Sou português e nunca me revi tanto numa opinião como a que você deu! É transversal ao continente -ainda que eu seja europeu- mas como vejo muito futebol brasileiro percebo perfeitamente isso e consigo ver exactamente isso que está a acontecer. Sou do Benfica, fanático. Mas por mais que "consuma" futebol BR, eu tenho muito mais identificação com o que vejo do futebol argentino, daquele estilo bem vincado, da rivalidade que pode passar o tempo mas que se mantém. No meu time, o Estádio da Luz já foi estádio "raíz" com lugar para 120mil pessoas. Era o chamado Inferno da Luz que tem um episódio curioso: o Mozer,cria do FLA, jogou no Benfica e é lenda aqui, mas tava defrontando o Benfica pela 1° vez pelo Marselha. Sobe pro gramado para o aquecimento mas chega no gramado e estava sozinho quando olhou para trás. Os restantes estavam no fundo do túnel porque estavam atordoados com a multidão e barulho imenso que a torcida fazia em uníssono. Ele próprio falou para eles que era o Inferno da Luz e tinham que jogar naquelas condições. Em 2004 virou arena com pena minha,para o Europeu desse ano. Fui treinador de base e percebo perfeitamente quando você fala que o BR perdeu o jeito de ir pra cima no drible,a fantasia...completamente. Isso é matar a beleza do futebol. Eu tento ao máximo organizar o meu time, mas a bola chegando nos jogadores mais criativos e com maior capacidade de desequilíbrio individual,meu filho... é deixar o menino ir pra cima,fazer o que sabe melhor! Essa "prostituição" que você fala que está acontecendo no futebol brasileiro, já aconteceu no futebol português no início dos anos 2000. O meu time compra jogador em fim de contrato,ou que está saindo de outro clube,que nunca chega a jogar pelo time (exemplo do Yony González) para emprestar ele,rentabilizar e vender. Virou empresa. Não vem jogador para adquirir o ADN do clube e fazer carreira aqui (o último foi talvez o Luisão ou o Jonas). Abraço Rica 💪
Futebol tá chato demais!!! Só tem esses teóricos na televisão e os"casagrandes" da vida dissecando o assunto!!! Eu mesmo desanimei totalmente!!!Fora a elitização explícita do futebol!!!
Rica, muito legal seu vídeo, sou saopaulino, tenho 53 anos, o mesmo já acontece comigo à algum tempo, perdi o encanto, serei tricolor até o último dia mas mudou muito. Em gde parte pelo que disse, sinto falta das torcidas, da festa, das bandeiras, qtas vezes fui ao Morumbi e me encantava mais com a festa das torcidas do que com o jg, uma vez estive no Maracanã, Vasco e Flamengo, na época da geral, que lindo, fui embaixo da torcida do Flamengo e fique ali curtindo o momento, depois fui para a torcida do Vasco e foi demais tb, acabaram tanto com o nosso futebol, que até em festa os europeus são melhores, as torcidas alemãs, italianas, francesas fazem festas lindas e aqui esse cinza dos estádios, como encantar os filhos com tão pouco!!!!, o pior, todos estão vendo isso e nada fazem......, enfim, discordo de algumas coisas, acho que os pts corridos melhoraram muito, hj o Brasieliro tem 38 finais, cabe aos times encararem dessa forma, antes, tinha toda uma fase modorrenta para depois engrenar, mata mata tem varios, estaduais, copa do Brasil, libertadores, qdo fala mal dos argentinos tb acho equivocado, mas são opiniões né, abs, Lacombe foi maravilhoso ontem!!
Aqui no Rio, às vezes o Flamengo deixa a rede no estilo “véu de noiva” como nas décadas anteriores... Mas o que mais guardo na memória é o Mineirão com aquela rede longa, onde a bola ficava lá.. quietinha no fundo da rede e o goleiro tinha um trabalho enorme pra tira-la de lá.. bons tempos.
Lembro de um texto antigo seu, que falava do menino que foi ao Maracanã com o pai, sem entender muito o porque o pai era tão apaixonado pelo Flamengo. No final do jogo estava abraçando o pai, pulando, e falando nosso mengão! Ali nascia um flamenguista, ali nascia um torcedor! (Se me lembro, o texto era mais ou menos assim). Esse seu texto reflete exatamente o futebol pelo qual nos apaixonamos.. saudades!
Mano foda demais eu sempre ia pra Fonte Nova com meu pai eu passava o dia todo no trampo pensando na hora do jogo, se meu pai tava me esperando no local marcado bebiamos cerveja até a hora de entrar, hj em dia nunca fui pro estádio com meu filho, e o que vc falou me deixou muito emocionado. Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏
Está acontecendo o mesmo comigo, não sinto mais emoção no futebol, não tenho ânimo NENHUM para assistir e acompanhar futebol. E tem MUITOS por aí com o mesmo sentimento.
@@tiagopereira3183 o futebol de hoje é bem jogado mas não é bonito. Nos apaixonamos pelo futebol bonito e não pelo futebol “científico”. E o futebol europeu é isso: bem jogado, mas não é bonito. “Evoluído”, mas chatíssimo.
Realizei esse sonho... Lágrimas surgiram em meus olhos quando pude lembrar novamente essa minha lembrança. Obrigado Rica! E eu ainda consegui chorar junto do meu filho no Maracanã lotado! Lembrança magnífica! Indescritível!!!
Rica, sua análise, seu raciocínio de ideias, realmente, me acalma o coração, me faz sentir q n estou sozinho nestes pensamentos........ agradeço, por saber q n sou um ET
Rica! Queria muito te dar um abraço para agradecer a este vídeo pois é exatamente o que penso. Sou vascaíno tenho 2 filhos um se chama Lucas Vasco e o outro Gael Vasco. Tento manter minha raiz e de forma em homenagem no nome deles, foi arriscado mas o mais velho (4 anos) falar que tem orgulho de ser Vasco isso ganhei minha vida! E entendo perfeitamente seu ponto de vista. Vlw irmão forte abraço
Brilhante a sua visão desse Entretenimento fantástico, emocional, apaixonante e genuíno. Queria voltar ao futebol dos boleiros, de Zico, Sócrates, Falcão, Reinaldo, Oscar, Valdir Perez, Leandro, Junior, Pita, Paulo Sérgio, quando todos almoçavam seu macarrão em família, se reunia no meio da tarde para assistir a jogo narrado por Galvão Bueno e Luciano do Vale, ou Silvio Luiz, Osmar Prado. Era uma paixão em estado puro, muito mais inusitado e muito menos organizado, com torcidas dos dois times se rivalizando nas arquibancadas, com bandeirões, fogos coloridos, Arnaldo Cesar Coelho, Romualdo Arpi Filho, Vanderlei Boschilia no apito. Tenho gravado na minha memória momentos de pura euforia e felicidade quando o meu Flamengo venceu o Santos de Marola, o Atlético Mineiro de Luisiana, ou o Grêmio de Mazaropi. Que possamos organizados, voltar aos Brasileirões dos mata-matas, quando nem sempre os melhores ou os mais ricos ganhavam... Sejamos felizes e brasileiros, orgulhosos da nossa Seleção Nacional, toda com jogadores que jogam no Brasil.
Porra, velho, tenho mais ou menos sua idade e sua análise tá super alinhada com o que eu penso tbem. Mas infelizmente é saudosismo mesmo. Digo pq meu pai contava da época dele em que o Atlético vencia um time na década de 50 e a torcida levava o Ubaldo nas costas do Independência até o centro de BH. Ele achava muito mais legal do que o que a gente viveu. Então é isso, o mundo muda e ficamos com nossas boas lembranças.
Te entendo, perfeitamente, apesar de ter motivações diferentes da sua por perder a paixão por futebol. Eu há muito tempo não assisto futebol, exceto, os jogos do meu time. Houve uma época que assistia até jogo do rival, além dos jogos dos times de outras cidades. Aos poucos a qualidade desapareceu e não demora muito se iguala em "qualidade" ao futebol feminino. Só assisto porque o clube é algo muito maior e, uma vez Flamengo, sempre Flamengo.
Meu Deus, como pode em 15 minutos e 52 segundos alguém dizer exatamente tudo que eu penso sobre o futebol, com muito mais detalhes, claro... Parabéns Rica, simplesmente perfeita sua colocação...
Tradição ? Molecada de hoje não sabe o que é jogar bola na rua descalço e perder o tampão do dedão , o terrão onde o domínio da bola era só pra quem sabia foi substituído por grama sintética , e aquele contra da rua de cima com a rua de baixo foi substituído por jogos online , com a falta de matéria prima quem entra no profissional é o filho do amigo do dirigente e pó aí vai , futebol nasce na várzea sempre com naturalidade mas foi se perdendo tudo isso com o tempo.
Você está coberto de razão, é exatamente isso. Minha 1ª vez no Maracanã foi na final do brasileiro de 1970, com meu pai. Passei as décadas de 70 e 80 indo aos jogos com ele. Infelizmente meu pai faleceu antes do meu filho nascer, mas certamente iríamos juntos ao Maracanã… Atualmente não tenho mais vontade de ir ao estádio, embora ainda veja os jogos do meu time pela televisão, mas apenas os do meu time. Seleção brasileira, não assisto nem em Copa do Mundo…
Falou td Perrone👏👏 Falo por mim, futebol perdeu à sua essência, n c têm akela paixão d acompanhar como antes e o esporte acabou virando un negócio d empresários...
Rica já tem um tempo que acompanho seu trabalho, mas hoje algo mudou esse seu vídeo chegou a me emocionar, você em quinze minutos conseguiu dizer tudo que eu sinto já tem muito tempo, parabéns por você também ser VOCÊ no seu trabalho e passar pra todo mundo o que uma grande parte das pessoas já senti faz muito tempo mas guardamos ou não discutimos sobre essas coisas porque a gente tá sem tesão, te respeito e espero que as coisas do jeito que estão (muitas pessoas enchendo o saco sobre tudo) não faça você desanimar, continue sempre dando no meio das coisas erradas, continue acertando e errando como todo ser humano e sempre tentando mostrar como as coisas funcionam hoje em dia Enfim te respeito pelo cara que você é ,espero um dia poder tomar uma ctg e conversar sobre vários assuntos Abraço do seu camarada de Niterói
44 anos e com o mesmo sentimento, a partir de 2010. Cheguei ao ponto de questionar, se alguns jogadores caso campeões, se mereciam um quadro com a foto lá na galeria de troféus do meu time. Futebol era minha paixão quando eu jogava. Mas agora ver esse futebol moderno, quem joga e quem administra esse esporte, está me afastando aos poucos. 👍🏿
Excelente reflexão! Tenho 39 anos e esse vídeo retrata perfeitamente o que eu sinto em relação ao futebol atual! Parabéns Rica, pela forma com que explanou com precisão aquilo das gerações que viram o futebol brasileiro de raiz! É lamentável, mas é a mais pura verdade!
Saudades da época em que todo torcedor tinha a escalação de seu time na ponta da língua; em que as camisas iam da 1 à 11; em que os grandes astros se emocionavam quando eram escalados pela seleção, e se revoltavam quando não eram (mesmo ganhando milhões); em que os times eram formados por um técnico boca suja, pelo menos um brutamontes na zaga, um xerife e capitão centrado na volância, laterais que sabiam cruzar, um gênio com a camisa 10 e uma dupla de ataque matadora; em que 1 falta (de perto ou de longe) era meio gol; em que 1 ingresso valia pelo menos uma caneta, um chapéu e um drible da vaca; em que o "clima de decisão" estava sempre presente, pois ninguém era campeão antes do fim do jogo ou do campeonato; em que tínhamos talentos sobrando, brotavam Deners, Denilsons, Ronaldos em cada esquina, campão de terra (várzea), quadra de escola, e todos tinham um único sonho: vestir a canarinho; nos contentávamos com as injustiças irretratáveis de apenas 1 árbitro e 2 bandeiras, e não com o julgamento frio e atrasado de uma comissão inteira, que congela a comemoração explosiva, autêntica e espontânea do gol, momento máximo do esporte. Não venerávamos ídolos europeus, porque certamente não nos faltava "melhores do mundo". Perdemos, de fato, a essência, o futebol moleque e atrevido, as gerais, os shows de 80, 100 mil pessoas reunidas. Importante esclarecer esse saudosismo não é de alguém com 70, mas de alguém com apenas 35 anos.
Rica, você soube por em palavras o sentimento de muitos torcedores. Essa questão da memória emocional do esporte é uma verdade muito grande. Lembro vivamente quando eu tinha 11 anos, que consegui convencer meu pai a irmos ver um Botafogo X União São João de Araras, pelo campeonato brasileiro de 1995. Morávamos no subúrbio do Rio (Irajá). E era daqueles jogos depois da novela. O jogo era no Caio Martins. O trajeto era pegar um ônibus, que trilhava a Avenida Brasil até a Praça XV. De lá, embarcar nas barcas. E em Niterói, pegar outro ônibus até o estádio. Para voltar, a mesma coisa. Chegamos em casa pelas duas da manhã. O Fogão ganhou por 3X0, e aquelas horas na companhia de meu pai estão guardadas na memória para sempre. Esse "declínio" do futebol não é de hoje. Sou botafoguense, mas lembro com entusiasmo aquelas imagens dos torcedores do Flamengo deixando os trens assim que chegavam na estação Maracanã. Aquela maré de gente desembarcando arrepiava qualquer um. Meu pai faleceu em 2010. Acho que a guinada que o futebol deu em direção à apatia não foi suficiente para prejudicar a memória que ele tinha do esporte, cultivada por muitos clássicos no Maraca nos anos 60, 70, 80 e 90.
Concordo, faz tempo que tenho esse sentimento. Os caras ganhando uma porrada e fazem corpo mole, recebendo do dinheiro de um sócio torcedor que ganha um salário mínimo.
Essa também é a minha visão. Jogadores , seus empresários e dirigentes ricos, jogam quando querem e os assalariados torcedores raiz, impedidos de irem aos estádios devido a quase obrigatoriedade de ser sócio torcedor para ter acesso aos ingressos. O nível brasileiro caiu tanto que estamos importando(pasmem os senhores) jogadores peruanos, equatorianos, paraguaios, uruguaios, venezuelanos, colombianos etc . Aqui o jogador só é craque no salário, porque no futebol que apresentam são bem comuns .
Boa Rica, em mim esse sentimento vai e volta. Esse ano estou consumindo mais futebol do que ano passado. Acho que somos a ultima geração que se emocionava com o futebol.
Quando fizeram a final da liga Europa de 2019 um pouco mais longe (no Azerbaijão), o estádio ficou vazio e olha que os torcedores de chelsea e Arsenal ganham em Libra$
Quase todos os dias assisto algum comentário de jornalista esportivo e em especial futebol. Não lembro o dia que um jornalista foi tão perfeito em apresentar a real situação do futebol brasileiro! É exatamente isso! Nós não valorizamos o nosso! Perfeito comentário Rica! Parabéns!
É dois Rodrigo. Tinha uma pequena esperança quando ainda estava no estadual de 2020. Depois dos 6 pontos negativos e a campanha vexatória no primeiro turno do brasileiro série b, larguei mão, só vejo os resultados dos jogos, raramente vejo notícias do clube.
Brilhante comentário, brilhante,disse tudo que muitos de nós aqui gostaria de dizer,esse tbm é o nosso sentimento. Não só o futebol mas muitas coisas perderam o romantismo,a fantasia e o sonho, é o mundo já foi um bom lugar pra se divertir.
Esse comentário das redes dos gols foi perfeito. Aquela rede que só o Maracanã tinha era linda. A rede estufava. Era lindo demais. Romântico, eu diria!
Rica vc é muito bom naquilo que faz brother! Não desista! Para as coisas evoluírem no contexto de sociedade, precisamos de pessoas competentes e honestos naquilo que fazem! Força
Sinto isso ,mas em relação ao Corinthians ,antigamente assistia qualquer jogo ,hoje em dia assisto ainda o Corinthians ,os outros jogos não tenho mais saco
Cada vez mais o cara que melhor sintetiza e vetbaliza o que penso de forma estruturada. Parabéns! Saudades do Boechat... Vc chega lá!, tá muito no caminho. Abs
Exato, tenho 41 anos, e peguei o final do jejum de 21 anos do mesmo Botafogo, e a torcida dele estava lá dividindo o maraca, como sempre foi. Hoje em dia, já acabaram com maraca, estão acabando com o Botafogo, que penso que é o início do fim,não do clube, a falta de interesse vai contagiar muita gente,o futebol na sua essência corre risco.
@@JulioCesar-hj8iy exato... comecei a frequentar assiduamente o Maraca em 2000’s. Um estadual era foda, lotava estádio. Hoje, acho que até um BR é mais “melancólicos” “legal, ganhamos”
Sou botafoguense e vc foi perfeito na análise. Msm o time nao ganhando nada eu sempre gostei de ir ao estádio encontrar os amigos q durante a semana não é possível conviver, hoje nem sei qual é a escalação, não tenho saco de assistir jogos pelos TV e como não pode ir ao estádio estou totalmente por fora legal só sei q tá muito ruim
@@JulioCesar-hj8iy se me permite ir mais longe, não me espantaria se os dirigentes do botafogo receberam algum dinheiro pra fazer vista grossa e deixar o clube falir.
Caralho Rica se você não tinha mais textos emocionantes... esse foi de emocionar. Moro fora do Brasil há 5 anos e todo esse tempo não tive a oportunidade ainda de voltar ver meus amigos e família e ver meu time jogar no estádio e jogar futebol com meus amigos e churrasco e todo o resto sobre discutir futebol zuar.... Saudades do verdadeiro futebol, volta logo 🙏🏻
Perfeito rica, foi o meu Vasco raiz de Romário e Edmundo que meteu 3 no Manchester United no Maraca.. aah o Maraca conseguiram acabar até com o maior patrimônio do nosso futebol !! Volta futebol raiz !!!
Perfeito esse vídeo! Faço das suas as minhas palavras e sentimentos em relação ao futebol... Tenho 39 anos, sou rubro negro, já joguei em clube quando garoto, e hoje não sinto mais a mesma paixão pelo futebol como anos atrás. Meu desafio é conseguir manter ao menos uma fagulha no coração dos meus 2 filhos. Forte abraço e parabéns!
Amém Rica !!!A partir desse vídeo os mais novos deixaram de me chamar de Nutella. Pra quem viu o Flamengo de 81 o São Paulo de Tele .e o Palmeiras Parmalat e os meninos da Vila em todas as versões da ranço desse futebol de hoje .Seu vídeo foi uma oração pra mim. 😢😢😢😢😢
Isso começou quando começamos a perguntar para um amigo novo: E aí... torce pra qual time? Aí ele responde: Nenhum!... não gosto de futebol! Bahhhh isso era triste, hoje em dia isso é mais comum do que achar alguém que torce pra algum time.
@Luciano Menezes Sim mano!!! Nó somos nada "bairristas", já começa quando preferimos comprar algo de fora e não produzido no BR. Mas isso está mudando, logo o monopólio das mídias cai! Abraço!
Rica, tudo que queria dizer mais me faltou capacidade, exatamente o que sinto hoje com 42 anos!!! Não perco meu "cochilo" de domingo a tarde por futebol!!! Já gostei 10, hoje gosto 02.
Rica parabéns pela sua honestidade principalmente com vc mesmo. Precisamos mais de jornalistas que essa postura com caráter. Realmente o futebol, assim como a política e outras referências estão extremamente brochantes.
Rica compartilho do seu pensamento e vou além, o futebol de hoje não é mais futebol brasileiro como vimos no passado. Hoje futebol é uma máfia onde jornalistas exaltam pernas de pau pra poder ganhar uma grana com a venda junto ao empresário e diretores aceitam pagar caro nesses pernas de pau pra ganhar também. Portanto não há mais amor da direção pelo clube, hoje é apenas negócios pra lucrar e ficar rico. Triste ver oque se tornou o futebol brasileiro.
Sou mãe solteira e uma das coisas que fiz questão de ensinar pro meu filho foi torcer pro São Paulo...sou do interior de SP mas sempre que possível levei meu filho no morumbi pra assistir aos jogos. Hj ele tem 16 anos e graças a Deus ele fala com orgulho que é são paulino. Infelizmente vc está correto, o futebol hj em dia não empolga mais... Nós apenas torcemos por algo que sonhamos q um dia voltemos a sentir, a emoção em ver nosso time jogar.
Concordo! Quando falam que o importante é jogar feio e ganhar, eu digo o seguinte: nem assisto, pois se for pra jogar feio eu mesmo jogo. E essas jogadas que o time está no ataque e volta a bola pro meio, pro zagueiro, pro goleiro e assim infinitamente em movimentos entediantes. Isso antes era vaiado
Olha, nunca me identifiquei tanto em um vídeo do TH-cam como esse. Lembro que aos domingos, dava meio dia, ligava o rádio e ficava ouvindo com meu pai lembro até hoje o nome, "Enquanto a Bola não Rola", aí já íamos entrando no clima do jogo, quando era clássico então, e íamos pro Maraca, e o meu pai com um rádio de pilha no ouvido. Hoje também assisto quando dá o jogo do meu time. Mas infelizmente, eu não acredito que um dia volte essa atmosfera que cercava um jogo. E parabéns pelo seu canal!
Simplesmente sensacional. Não tem como discordar. Me lembro até hoje do primeiro jogo do Botafogo que fui com meu pai no Maraca... Aquele estádio gigantesco, lotado... Que saudade!
Exato a dupla de idiota Kfouri é Trajano são os responsáveis diretos por tudo isso. Esses canalhas que trouxeram toda aquela balela de psedus intelectuais falando de futebol. Problematizando tudo. Nos anos 90 eles tinham todo um discurso ético assim como o PT.
@@marcelosilva5030 sei que essa conversa de política enche, mas é preciso sempre destacar que esses dois canalhas são os principais responsáveis pelo jornalismo esportivo militante que temos hj. Jornalistas que se importam mais em criar narrativas do que falar de simplesmente de futebol. O Juca é um típico "intelectual" de Antônio Gramsci, "pensador" italiano que teve influência preponderante no meio cultural brasileiro. E importante saber isso para constatar que por trás do discurso dos canalhas tem toda uma agenda política ideológica.
Estão transformando a nossa paixão em uma grande ESPN: chata, antipática e lacradora. Parabéns pelo vídeo, Rica!
E ainda mataram o Fox Sports..
Que surja então uma emissora mais vibrante. Vai atrair bastante audiência.
Eu acho que isso não é só no futebol , estão colocando muitos idiotas e incompetentes com espaço e microfones , até isso conseguiram destruir , qualquer idiota hoje aparece em horário nobre pra comentar o que conhece pouco.
Perfeita definição da ESPN
Mataram a Fox Sports pra deixarem a ESPN.
Mas Rica....olha os programas esportivos como ESPN e os comentaristas em home office com bandeiras e faixas de times europeus ao fundo.
Depois não sabem porque Real Madrid, Barcelona, etc...estão dominando o Brasil
Odeio a ESPN por isso , Caralho eles chupam as bolas do futebol europeu , e de esportes americanos , nem ligam.para o futebol Brasileiro ,bando de Nutella ,tudo com cara de banana , vontade de dar um soco na ESPN ,aí acabou com o Fox Sports que pelo menos tinha zueira e confusão no programa, futebol é isso , não é ficar discutindo finanças ou padrão tático.
Futebol é zueira , confusão, desentendimento , porra é paixão , não é ficar igual um engomadinho , falando de tática ,ahhh vai se fuder essa porra
Eu gostava muito da Fox Sports ,tem.pelo menos os donos da bola , mas TD hora o Neto fica falando coisa nada haver com futebol o que me deixa puto pra caralho.
O ex EI kkkkkkk dão mais valor ao futebol europeu do que ao do Brasil ou América do Sul.
Isso quando não é adesivo de Antifa no fundo.
uma vez passando os canais estava passando na ESPN um programa q todos estavam usando camisa de times europeus....
@@vieiraverso8695 Cara programas legais tem o ESTADIO97FM,ESPORTE EM DISCUSSÃO E CAMISA10 DA JOVEM PAN ESPORTES E OS VELHOS DA BOLA nesses da pra dar muita risada valeu
Cara, tomara que esse vídeo viralize.
Ja mandei nos grupos do cartola e familia
Up!
Você não merece ser tachado como "Jornalista" você é muito mais que isso
Concordo. 👍🏻👏🏻
Sou vascaíno,tenho 40 anos e vc foi perfeito...
É exatamente isso o que eu venho sentindo há muito tempo..
Eu não tiro nada do que vc falou..
Eu frequentava o Maraca e São Januário desde os meus 06 anos e não lembro quando fui da última vez...
Tem mais de 10 anos com certeza..
Que tempo bom era aqueles estádios nos anos 90...
O Maraca era do cara.. e o Caldeirão era um território hostil...
Esse vídeo deveria ser colocado na portaria da CBF..
O amor pelo Vasco não irá acabar nunca e jamais vou mudar de time..
Sou Vasco até a minha morte,porém a loucura que eu fazia nos anos 90,nunca mais..
Eu não ligo se o Vasco perder e muito menos me programo para assistir..
Nem puto eu fico mais..
Eu jamais imaginaria que iria acabar esse sentimento..
E conheço vários assim tb..
Saudades de São Januário raiz, onde no dia do jogo se pintava o vestiário do adversário...
Tenho 28 e já me sinto exatamente como você. A política do Vasco e os milhares de motivos para NÃO ir a SJ me afastaram do clube e a paixão que eu tinha antes não existe na mesma intensidade hoje.
Sou rubro negro,mas concordo com cada palavra sua
Sinto o mesmo. Mei marido até fala que não to torçendo mais pro Galo, mas não é isso, o problema é a falta de paixão que todo esse mundo do futebol tem gerado em mim.
Exatamente isso. Torço quando der, se não tiver algo melhor para fazer. O pior é saber que há uma década estava no estádio perdendo a voz pelo meu time.
Rapaz achei que estava só nesse oceano chamado futebol.
Você descreveu exatamente o que eu penso.
Pra mim hj em dia tá abaixo de punheta, bater uma é mais útil q ver futebol
Escola de samba tá indo pelo mesmo caminho...competição, investimento, artistas tomando o lugar do povo no desfile, ou se adapta ou larga
Traduziu o sentimento de milhões em palavras, que foda esse vídeo... como disseram, tomara que viralize e todo mundo que trabalha com futebol veja e reflita sobre. Eu praticamente abandonei o futebol Brasileiro, os jogos são sofríveis. Um show de horrores.
E lacração, nas se esqueça.
Jornalista mais lúcido que conheço, parabéns.
Grande Rica, sou seu fã, penso assim também, só esta semana, estou ansioso, pois sou palmeirense.
Você descreveu exatamente o que o futebol é hoje: aquele programa de TV com trinta e três temporadas que não te emociona mais.
Pra quem não têm feito textos emocionantes, nada mal para um vídeo de 15 minutos improvisado!
Parabéns, sou Fã!
A "globalização" chegou ao futebol.
Ficou pasteurizado, chato. Homenagem disso, imagem daquilo, etc.
Tô de saco cheio do "politicamente correto".
Depende. Quando a chacota for contra vc ou alguém q vc ama, aí hipocritamente vc vai apelar pro "mais respeito aí" (q nada mais é do q o politicamente correto).
@@tomsidera se tem uma coisa que é desrespeitosa e hipócrita é o politicamente correto.
@@tomsidera mama aqui!
@jon jon Brasileiro me diz, o que tem de influência americana no nosso futebol? Se tivesse sequer existiria pontos corridos, é pura mamação de europeu.
@jon jon Brasileiro Pelo contrário. Pelo visto vc não acompanha esportes. Se houvesse influência americana aí o futebol não seria chato. Nos states não tem pontos corridos. Lá os principais esportes são mata- mata.
Rica têm a mesma visão de futebol que Eu tenho.
Vc deve ser foda hein hehehehhehe
@@israellaks : Por quê? Apenas pelo fato de Eu ter opinião semelhante ao Rica,sobre futebol atual.Acho que vc deveria rever os seus Conceitos.
@@newwavewave6168 vide o comentário do Rodrigo.
@@israellaks : Preciso vê não.Sei o que Eu escrevi, portanto tô dispensando em voltar a ler bobagens.
Todos estão cagando pra vc
Você disse o que muita pessoa sente. Futebol hoje não tem a mesma graça de outrora. Lembro que quando a seleção brasileira perdia eu ficava profundamente chateada. Tinha que passar coisa de 10 a 15 dias pra eu voltar ao normal e engolir a parada. Hoje tanto faz quanto tanto fez. A seleção vai perder de 7, 14 ... e eu tou nem aí. Triste mas é verdade. Um abraço Rica.👍
Que vídeo excelente. Me representou em tudo que penso hoje em dia sobre Futebol...e o Mundo como um todo. Tá muito chato.
A militância ideológica destrói tudo que tem valores. O futebol é uma dessas coisas!
Exato
Exato, pessoal acha q da pra continuar sendo machista q ta tudo bem, esses merdas acabam com o futebol
O Vanderlei luxemburgo tem toda razão em falar que o futebol brasileiro perdeu sua essência . Não tem mais uma " identidade " . Os clubes estão "pasteurizados " , por causa que quer um "modelo " europeu .
Isso é a evolução do futebol luxa está ultrapassado isso sim
@@jaiminhoocarteiro4739 tá errado nada. Basta ver que o único destaque nos grandes clubes europeus que temos é o Neymar. Futebol brasileiro perdeu a essência de revelar craques pq dão mais importância pra uma recomposição defensiva do que uma caneta bem dada.
@@Christopher_mp o luxa fala que o futebol não mudou em nada isso chega ser uma piada , o Brasil sempre foi destaque individual por ter mais craques porém quando não temos craques não temos um treinador que saiba isso , os alemães evoluíram a Espanha evolui o futebol é arte sempre queremos ver um craque diferente dos demais porém acima de tudo é coletivo e isso o brasil nunca foi referência
@@Christopher_mp você sabe que uma recomposição defensiva é muito mais importante que pro um jogo do quê dar uma caneta,
Como vc acha que o Corinthians ganhou a maioria dos títulos??
Ai eu te pergunto vc prefere seu time ganhando um título ou dando caneta nos adversários e perdendo os jogos?
Futebol brasileiro não tem nada haver com o jogado na Europa , o problema do futebol brasileiro e que tem muito jogador ruim com empresários bons !Foda vários moleques bons não conseguem pq não tem empresário bom e os pernas de pau ganham espaço.
Vc tirou todo o sentimento e pensamento que tenho, vc conseguiu sintetizar o que vivi e hoje não tem mais. Poxa que video épico, sou feliz por ter vivido toda esta paixão.
Minha filha tem a liberdade de escolher o time que vai torcer, desde que seja Fluminense.
Tenho pena dos nossos filhos
Só Jesus mas aqui é Fluzão.
Kkkk. Coitada!! Brincadeira, toda ligação entre pais e filhos é importante. Inclusive o do time de coração.
A minha também! Hahaha
Triste, que pena pra ela
Falou tudo irmão saudações botafoguense salve o tricolor paulista!
Rica,pior que estou sentido isso também, incrivelmente.
Não é só o futebol. Tudo tá muito chato, o mundo tá muito chato. Tá tudo uma merda, relação entre país e filhos, amigos, entre homem e mulher, hoje em dia todo mundo quer opinar sobre tudo, todo mundo quer cagar regra, etc.
O mundo era muito melhor antes do smartphone!
@@matheusi.s.2198 com certeza
Eu também amigo. Meu Corinthians apanhou de 4x0 pro Palmeiras e eu fui dormir tranquilamente. O encanto acabou.
Sinto a mesma coisa, nem a seleção estou acompanhando, estou curtindo a F1
@@matheusi.s.2198 melhor em que sentido??
Você está generalizando algo que você viveu, ou que o seu grupo social viveu e você acha que todo mundo deveria viver, mas deixa te falar uma fato, sabe qual a maior torcida do Brasil??
A torcida dos sem torcidas, a maior parte da população brasileira não torce e nunca torceu pra nenhum Time dê futebol
A descrição da bola na rede foi perfeita: a bola entrava e caía chorando... quanto goleiro foi caminhando em direção à bola lá no fundo, e quanta briga entre atacante e goleiro para pegar a bola rapidamente para repor.
Amigos meus sempre dizem que "o futebol acabou", eu taxativamente discordo, mas vendo esse vídeo eu entendo os motivos do porque eles falam isso
Sou português e nunca me revi tanto numa opinião como a que você deu! É transversal ao continente -ainda que eu seja europeu- mas como vejo muito futebol brasileiro percebo perfeitamente isso e consigo ver exactamente isso que está a acontecer.
Sou do Benfica, fanático. Mas por mais que "consuma" futebol BR, eu tenho muito mais identificação com o que vejo do futebol argentino, daquele estilo bem vincado, da rivalidade que pode passar o tempo mas que se mantém.
No meu time, o Estádio da Luz já foi estádio "raíz" com lugar para 120mil pessoas. Era o chamado Inferno da Luz que tem um episódio curioso: o Mozer,cria do FLA, jogou no Benfica e é lenda aqui, mas tava defrontando o Benfica pela 1° vez pelo Marselha. Sobe pro gramado para o aquecimento mas chega no gramado e estava sozinho quando olhou para trás. Os restantes estavam no fundo do túnel porque estavam atordoados com a multidão e barulho imenso que a torcida fazia em uníssono. Ele próprio falou para eles que era o Inferno da Luz e tinham que jogar naquelas condições. Em 2004 virou arena com pena minha,para o Europeu desse ano. Fui treinador de base e percebo perfeitamente quando você fala que o BR perdeu o jeito de ir pra cima no drible,a fantasia...completamente. Isso é matar a beleza do futebol. Eu tento ao máximo organizar o meu time, mas a bola chegando nos jogadores mais criativos e com maior capacidade de desequilíbrio individual,meu filho... é deixar o menino ir pra cima,fazer o que sabe melhor!
Essa "prostituição" que você fala que está acontecendo no futebol brasileiro, já aconteceu no futebol português no início dos anos 2000. O meu time compra jogador em fim de contrato,ou que está saindo de outro clube,que nunca chega a jogar pelo time (exemplo do Yony González) para emprestar ele,rentabilizar e vender. Virou empresa. Não vem jogador para adquirir o ADN do clube e fazer carreira aqui (o último foi talvez o Luisão ou o Jonas).
Abraço Rica 💪
Futebol tá chato demais!!! Só tem esses teóricos na televisão e os"casagrandes" da vida dissecando o assunto!!! Eu mesmo desanimei totalmente!!!Fora a elitização explícita do futebol!!!
Um saco. O futebol pelo qual nos apaixonamos não existe mais. Como você disse, os caras acham que futebol é Física Quântica. 😂😂
Futebol é um entretenimento, mas hj em dia todo jornalista de emissora grande tenta pagar de filósofo, isso enche o saco demais.
Concordo....torco p GALO e estava acostumado com o Mineirão no domingo 05:00 da tarde com 105 mil pessoas....acabou tudo isso.
Parabens Rica! Concordo plenamente com sua indignação diante de um futebol artificial em detrimento do futebol raiz! Sua indignação é a minha também!
Futebol tem muito mimimi no cenário atual.
Rica, muito legal seu vídeo, sou saopaulino, tenho 53 anos, o mesmo já acontece comigo à algum tempo, perdi o encanto, serei tricolor até o último dia mas mudou muito. Em gde parte pelo que disse, sinto falta das torcidas, da festa, das bandeiras, qtas vezes fui ao Morumbi e me encantava mais com a festa das torcidas do que com o jg, uma vez estive no Maracanã, Vasco e Flamengo, na época da geral, que lindo, fui embaixo da torcida do Flamengo e fique ali curtindo o momento, depois fui para a torcida do Vasco e foi demais tb, acabaram tanto com o nosso futebol, que até em festa os europeus são melhores, as torcidas alemãs, italianas, francesas fazem festas lindas e aqui esse cinza dos estádios, como encantar os filhos com tão pouco!!!!, o pior, todos estão vendo isso e nada fazem......, enfim, discordo de algumas coisas, acho que os pts corridos melhoraram muito, hj o Brasieliro tem 38 finais, cabe aos times encararem dessa forma, antes, tinha toda uma fase modorrenta para depois engrenar, mata mata tem varios, estaduais, copa do Brasil, libertadores, qdo fala mal dos argentinos tb acho equivocado, mas são opiniões né, abs, Lacombe foi maravilhoso ontem!!
Aqui no Rio, às vezes o Flamengo deixa a rede no estilo “véu de noiva” como nas décadas anteriores... Mas o que mais guardo na memória é o Mineirão com aquela rede longa, onde a bola ficava lá.. quietinha no fundo da rede e o goleiro tinha um trabalho enorme pra tira-la de lá.. bons tempos.
Me amarrava naquela rede do Maraca. Hj vc liga a TV e demora uns 2 min pra saber onde é o jogo, estádios e redes todos iguais.
E no Mineirão o narrador gritava: "Táááááááá noooooo fiiiii lóóóóó"...
@@marcosgoncalves7314 fernando sasso uai
@@valdelivivaldo ele mesmo, foi um grande narrador!
@@rckxci8295 Mas a rede do Maracanã permaneceu nesse formato, bicho.
Lembro de um texto antigo seu, que falava do menino que foi ao Maracanã com o pai, sem entender muito o porque o pai era tão apaixonado pelo Flamengo. No final do jogo estava abraçando o pai, pulando, e falando nosso mengão! Ali nascia um flamenguista, ali nascia um torcedor! (Se me lembro, o texto era mais ou menos assim). Esse seu texto reflete exatamente o futebol pelo qual nos apaixonamos.. saudades!
Final única, torcida única, 500 substituições, pontos corridos, sem craques, times sem ídolos, arenas,VAR.. realmente o futebol está cada vez pior
Eu acho o VAR necessário, mas realmente tá sendo utilizado de maneira lenta e errada.
Mas o var e as substituições não tem nada demais
@@CR-ge8vy tbm acho mas, entendi o que ele quis dizer.
Só discordo de duas coisas do Var e das substituições
Futebol já deu o que tinha que dar. É um defunto mantido vivo. Sorry. É a realidade.
Mano foda demais eu sempre ia pra Fonte Nova com meu pai eu passava o dia todo no trampo pensando na hora do jogo, se meu pai tava me esperando no local marcado bebiamos cerveja até a hora de entrar, hj em dia nunca fui pro estádio com meu filho, e o que vc falou me deixou muito emocionado. Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏
Estou gostando menos de futebol também, o motivo é desonestidade dos que estão envolvidos dentro dos times. O dinheiro acima de tudo.
Estou nessa também. O Botafogo está acabando com isso em mim
@King Soccer Vai nessa !Tinha clube que devia o jogador 3 meses e os cara ainda jogava pra ser campeão
@King Soccer Santos tá dando o exemplo!
Você tem uma lucidez incrível. Conseguiu verbalizar o que eu passei. Há algum tempo apenas acompanho, deixei de ter paixão. Parabéns
Está acontecendo o mesmo comigo, não sinto mais emoção no futebol, não tenho ânimo NENHUM para assistir e acompanhar futebol. E tem MUITOS por aí com o mesmo sentimento.
Verdade
Vc não está sozinho man! Eu também não acho mais graça no futebol brasileiro como antes.
Igual comigo também é uma espécie de inconsciente coletivo
@@tiagopereira3183 o futebol de hoje é bem jogado mas não é bonito. Nos apaixonamos pelo futebol bonito e não pelo futebol “científico”. E o futebol europeu é isso: bem jogado, mas não é bonito. “Evoluído”, mas chatíssimo.
@@FrancoJ-c7pNa Europa até concordo já no Brasil é mal jogado e feio.
Realizei esse sonho... Lágrimas surgiram em meus olhos quando pude lembrar novamente essa minha lembrança. Obrigado Rica! E eu ainda consegui chorar junto do meu filho no Maracanã lotado! Lembrança magnífica! Indescritível!!!
Passei uns 20 anos da minha vida indo ao estádio toda semana. Mas a última vez que entrei no estádio foi em agosto de 2010.
Rica, sua análise, seu raciocínio de ideias, realmente, me acalma o coração, me faz sentir q n estou sozinho nestes pensamentos........ agradeço, por saber q n sou um ET
tambem irmão!
Cara, um vídeo encima do outro!! Hoje é promoção?
Rica! Queria muito te dar um abraço para agradecer a este vídeo pois é exatamente o que penso. Sou vascaíno tenho 2 filhos um se chama Lucas Vasco e o outro Gael Vasco. Tento manter minha raiz e de forma em homenagem no nome deles, foi arriscado mas o mais velho (4 anos) falar que tem orgulho de ser Vasco isso ganhei minha vida! E entendo perfeitamente seu ponto de vista. Vlw irmão forte abraço
Cara... É impressionante! Eu concordo com tudo que você fala! Em todos os vídeos! Tmj 👊🏻
Brilhante a sua visão desse Entretenimento fantástico, emocional, apaixonante e genuíno. Queria voltar ao futebol dos boleiros, de Zico, Sócrates, Falcão, Reinaldo, Oscar, Valdir Perez, Leandro, Junior, Pita, Paulo Sérgio, quando todos almoçavam seu macarrão em família, se reunia no meio da tarde para assistir a jogo narrado por Galvão Bueno e Luciano do Vale, ou Silvio Luiz, Osmar Prado. Era uma paixão em estado puro, muito mais inusitado e muito menos organizado, com torcidas dos dois times se rivalizando nas arquibancadas, com bandeirões, fogos coloridos, Arnaldo Cesar Coelho, Romualdo Arpi Filho, Vanderlei Boschilia no apito. Tenho gravado na minha memória momentos de pura euforia e felicidade quando o meu Flamengo venceu o Santos de Marola, o Atlético Mineiro de Luisiana, ou o Grêmio de Mazaropi. Que possamos organizados, voltar aos Brasileirões dos mata-matas, quando nem sempre os melhores ou os mais ricos ganhavam... Sejamos felizes e brasileiros, orgulhosos da nossa Seleção Nacional, toda com jogadores que jogam no Brasil.
Tenho essa forte ligação com o meu pai. Assistimos todos os jogos juntos. Ainda me resta um pouco do brilho futebolistico.
Rica, você foi o poeta que colocou em palavras tudo que eu sinto sobre o futebol hoje e nunca consegui me expressar de tal maneira.
Porra, velho, tenho mais ou menos sua idade e sua análise tá super alinhada com o que eu penso tbem. Mas infelizmente é saudosismo mesmo. Digo pq meu pai contava da época dele em que o Atlético vencia um time na década de 50 e a torcida levava o Ubaldo nas costas do Independência até o centro de BH. Ele achava muito mais legal do que o que a gente viveu. Então é isso, o mundo muda e ficamos com nossas boas lembranças.
Galoooooo
Mais ou menos, se for ver a molecada hoje em dia é Champions...
Mais ou menos, se for ver a molecada hoje em dia é Champions...
Esse seu vídeo é top 5 !!!!! Um dos melhores que já ví. Acho que muita gente se identificou com o vídeo. Parabéns!!!
Te entendo, perfeitamente, apesar de ter motivações diferentes da sua por perder a paixão por futebol. Eu há muito tempo não assisto futebol, exceto, os jogos do meu time. Houve uma época que assistia até jogo do rival, além dos jogos dos times de outras cidades. Aos poucos a qualidade desapareceu e não demora muito se iguala em "qualidade" ao futebol feminino.
Só assisto porque o clube é algo muito maior e, uma vez Flamengo, sempre Flamengo.
O final do vídeo foi o mais verdadeiro e correto comentário sobre quem está no poder da CBF
Meu Deus, como pode em 15 minutos e 52 segundos alguém dizer exatamente tudo que eu penso sobre o futebol, com muito mais detalhes, claro... Parabéns Rica, simplesmente perfeita sua colocação...
Sábias palavras.
O sentimento é compartilhado por vários admiradores do futebol.
Saudades do futebol da década de 80 e 90...
No sentido geral perdemos a tradição! Muitas crianças ñ tem mais time,infelizmente a tradição se vai!
Como diria o Metallica: Triste mas real
Vc tem instagram ana?
@@pedroluis350 🐃
Tradição ? Molecada de hoje não sabe o que é jogar bola na rua descalço e perder o tampão do dedão , o terrão onde o domínio da bola era só pra quem sabia foi substituído por grama sintética , e aquele contra da rua de cima com a rua de baixo foi substituído por jogos online , com a falta de matéria prima quem entra no profissional é o filho do amigo do dirigente e pó aí vai , futebol nasce na várzea sempre com naturalidade mas foi se perdendo tudo isso com o tempo.
@@pedroluis350 Larga a mão de ser gado.
Provavelmente o melhor vídeo da história do canal. Parabéns!!! 👏👏👏
Você está coberto de razão, é exatamente isso.
Minha 1ª vez no Maracanã foi na final do brasileiro de 1970, com meu pai. Passei as décadas de 70 e 80 indo aos jogos com ele.
Infelizmente meu pai faleceu antes do meu filho nascer, mas certamente iríamos juntos ao Maracanã…
Atualmente não tenho mais vontade de ir ao estádio, embora ainda veja os jogos do meu time pela televisão, mas apenas os do meu time. Seleção brasileira, não assisto nem em Copa do Mundo…
Falou td Perrone👏👏
Falo por mim, futebol perdeu à sua essência, n c têm akela paixão d acompanhar como antes e o esporte acabou virando un negócio d empresários...
Eu e meu pai sempre debatemos jogos do Galo, escalação etc ! E realmente isso é muito bom.
Rica já tem um tempo que acompanho seu trabalho, mas hoje algo mudou esse seu vídeo chegou a me emocionar, você em quinze minutos conseguiu dizer tudo que eu sinto já tem muito tempo, parabéns por você também ser VOCÊ no seu trabalho e passar pra todo mundo o que uma grande parte das pessoas já senti faz muito tempo mas guardamos ou não discutimos sobre essas coisas porque a gente tá sem tesão, te respeito e espero que as coisas do jeito que estão (muitas pessoas enchendo o saco sobre tudo) não faça você desanimar, continue sempre dando no meio das coisas erradas, continue acertando e errando como todo ser humano e sempre tentando mostrar como as coisas funcionam hoje em dia
Enfim te respeito pelo cara que você é ,espero um dia poder tomar uma ctg e conversar sobre vários assuntos
Abraço do seu camarada de Niterói
44 anos e com o mesmo sentimento, a partir de 2010. Cheguei ao ponto de questionar, se alguns jogadores caso campeões, se mereciam um quadro com a foto lá na galeria de troféus do meu time. Futebol era minha paixão quando eu jogava. Mas agora ver esse futebol moderno, quem joga e quem administra esse esporte, está me afastando aos poucos. 👍🏿
Excelente reflexão! Tenho 39 anos e esse vídeo retrata perfeitamente o que eu sinto em relação ao futebol atual! Parabéns Rica, pela forma com que explanou com precisão aquilo das gerações que viram o futebol brasileiro de raiz! É lamentável, mas é a mais pura verdade!
Concordo Rica, e vc descreveu o mala do Flávio Prado.
Irmão, essa praga é o maior dos malas! Impressionante como esse cara nos irrita!
@@joaovitorgarrao sou nordestino e por isso pergunto quem é flávio prado?!!!!
Esse Flávio Prado é insuportável.
@@antoniosampaio9190 Não tá perdendo nada em não saber mas é um "jornalista" de futebol da Jovem Pan e da TV Gazeta em SP respectivamente.
@@TiagoSouza-rd8is ah,tá,obrigado.
Saudades da época em que todo torcedor tinha a escalação de seu time na ponta da língua; em que as camisas iam da 1 à 11; em que os grandes astros se emocionavam quando eram escalados pela seleção, e se revoltavam quando não eram (mesmo ganhando milhões); em que os times eram formados por um técnico boca suja, pelo menos um brutamontes na zaga, um xerife e capitão centrado na volância, laterais que sabiam cruzar, um gênio com a camisa 10 e uma dupla de ataque matadora; em que 1 falta (de perto ou de longe) era meio gol; em que 1 ingresso valia pelo menos uma caneta, um chapéu e um drible da vaca; em que o "clima de decisão" estava sempre presente, pois ninguém era campeão antes do fim do jogo ou do campeonato; em que tínhamos talentos sobrando, brotavam Deners, Denilsons, Ronaldos em cada esquina, campão de terra (várzea), quadra de escola, e todos tinham um único sonho: vestir a canarinho; nos contentávamos com as injustiças irretratáveis de apenas 1 árbitro e 2 bandeiras, e não com o julgamento frio e atrasado de uma comissão inteira, que congela a comemoração explosiva, autêntica e espontânea do gol, momento máximo do esporte. Não venerávamos ídolos europeus, porque certamente não nos faltava "melhores do mundo". Perdemos, de fato, a essência, o futebol moleque e atrevido, as gerais, os shows de 80, 100 mil pessoas reunidas.
Importante esclarecer esse saudosismo não é de alguém com 70, mas de alguém com apenas 35 anos.
Perfeito comentário 👏
Se até com você está acontecendo isso, imagina com as pessoas que se envolvem pouco... já jogaram a toalha há muito tempo.
Eu perdi o foco tem uns anos... tá complicado...
Rica, você soube por em palavras o sentimento de muitos torcedores.
Essa questão da memória emocional do esporte é uma verdade muito grande. Lembro vivamente quando eu tinha 11 anos, que consegui convencer meu pai a irmos ver um Botafogo X União São João de Araras, pelo campeonato brasileiro de 1995. Morávamos no subúrbio do Rio (Irajá). E era daqueles jogos depois da novela. O jogo era no Caio Martins. O trajeto era pegar um ônibus, que trilhava a Avenida Brasil até a Praça XV. De lá, embarcar nas barcas. E em Niterói, pegar outro ônibus até o estádio. Para voltar, a mesma coisa. Chegamos em casa pelas duas da manhã. O Fogão ganhou por 3X0, e aquelas horas na companhia de meu pai estão guardadas na memória para sempre.
Esse "declínio" do futebol não é de hoje. Sou botafoguense, mas lembro com entusiasmo aquelas imagens dos torcedores do Flamengo deixando os trens assim que chegavam na estação Maracanã. Aquela maré de gente desembarcando arrepiava qualquer um.
Meu pai faleceu em 2010. Acho que a guinada que o futebol deu em direção à apatia não foi suficiente para prejudicar a memória que ele tinha do esporte, cultivada por muitos clássicos no Maraca nos anos 60, 70, 80 e 90.
Concordo, faz tempo que tenho esse sentimento. Os caras ganhando uma porrada e fazem corpo mole, recebendo do dinheiro de um sócio torcedor que ganha um salário mínimo.
Essa também é a minha visão. Jogadores , seus empresários e dirigentes ricos, jogam quando querem e os assalariados torcedores raiz, impedidos de irem aos estádios devido a quase obrigatoriedade de ser sócio torcedor para ter acesso aos ingressos. O nível brasileiro caiu tanto que estamos importando(pasmem os senhores) jogadores peruanos, equatorianos, paraguaios, uruguaios, venezuelanos, colombianos etc . Aqui o jogador só é craque no salário, porque no futebol que apresentam são bem comuns .
Tenho igual pensamento, inclusive na política!
Boa Rica, em mim esse sentimento vai e volta. Esse ano estou consumindo mais futebol do que ano passado. Acho que somos a ultima geração que se emocionava com o futebol.
Quando fizeram a final da liga Europa de 2019 um pouco mais longe (no Azerbaijão), o estádio ficou vazio e olha que os torcedores de chelsea e Arsenal ganham em Libra$
Quase todos os dias assisto algum comentário de jornalista esportivo e em especial futebol. Não lembro o dia que um jornalista foi tão perfeito em apresentar a real situação do futebol brasileiro! É exatamente isso! Nós não valorizamos o nosso! Perfeito comentário Rica! Parabéns!
Imagina eu que sou cruzeirense ! Como eu estou desanimado com o futebol
Meus pesames mano
É dois Rodrigo. Tinha uma pequena esperança quando ainda estava no estadual de 2020. Depois dos 6 pontos negativos e a campanha vexatória no primeiro turno do brasileiro série b, larguei mão, só vejo os resultados dos jogos, raramente vejo notícias do clube.
E Botafoguense também.
@@ytdanielsanttos Sou tricolor carioca
Brilhante comentário, brilhante,disse tudo que muitos de nós aqui gostaria de dizer,esse tbm é o nosso sentimento. Não só o futebol mas muitas coisas perderam o romantismo,a fantasia e o sonho, é o mundo já foi um bom lugar pra se divertir.
Esse comentário das redes dos gols foi perfeito. Aquela rede que só o Maracanã tinha era linda. A rede estufava. Era lindo demais.
Romântico, eu diria!
@Luciano Menezes Só quem frequentou o Maracanã sabe. Vc conseguia ouvir o barulho da rede estufando. É algo inexplicável. Um sentimento bom demais.
Rica vc é muito bom naquilo que faz brother! Não desista! Para as coisas evoluírem no contexto de sociedade, precisamos de pessoas competentes e honestos naquilo que fazem! Força
Entendo perfeitamente, tenho o mesmo sentimento hj nem gosto mas de futebol amo o VASCO apenas.
É dois
Sinto isso ,mas em relação ao Corinthians ,antigamente assistia qualquer jogo ,hoje em dia assisto ainda o Corinthians ,os outros jogos não tenho mais saco
Cada vez mais o cara que melhor sintetiza e vetbaliza o que penso de forma estruturada. Parabéns! Saudades do Boechat... Vc chega lá!, tá muito no caminho. Abs
Entendeu o que está acontecendo com os torcedores do Botafogo.
O time mata, e o cenário que falou enterra de vez!
Cirúrgico
Exato, tenho 41 anos, e peguei o final do jejum de 21 anos do mesmo Botafogo, e a torcida dele estava lá dividindo o maraca, como sempre foi. Hoje em dia, já acabaram com maraca, estão acabando com o Botafogo, que penso que é o início do fim,não do clube, a falta de interesse vai contagiar muita gente,o futebol na sua essência corre risco.
@@JulioCesar-hj8iy exato... comecei a frequentar assiduamente o Maraca em 2000’s. Um estadual era foda, lotava estádio. Hoje, acho que até um BR é mais “melancólicos” “legal, ganhamos”
Sou botafoguense e vc foi perfeito na análise. Msm o time nao ganhando nada eu sempre gostei de ir ao estádio encontrar os amigos q durante a semana não é possível conviver, hoje nem sei qual é a escalação, não tenho saco de assistir jogos pelos TV e como não pode ir ao estádio estou totalmente por fora legal só sei q tá muito ruim
@@JulioCesar-hj8iy se me permite ir mais longe, não me espantaria se os dirigentes do botafogo receberam algum dinheiro pra fazer vista grossa e deixar o clube falir.
Caralho Rica se você não tinha mais textos emocionantes... esse foi de emocionar. Moro fora do Brasil há 5 anos e todo esse tempo não tive a oportunidade ainda de voltar ver meus amigos e família e ver meu time jogar no estádio e jogar futebol com meus amigos e churrasco e todo o resto sobre discutir futebol zuar....
Saudades do verdadeiro futebol, volta logo 🙏🏻
Perfeito rica, foi o meu Vasco raiz de Romário e Edmundo que meteu 3 no Manchester United no Maraca.. aah o Maraca conseguiram acabar até com o maior patrimônio do nosso futebol !! Volta futebol raiz !!!
Perfeito esse vídeo!
Faço das suas as minhas palavras e sentimentos em relação ao futebol...
Tenho 39 anos, sou rubro negro, já joguei em clube quando garoto, e hoje não sinto mais a mesma paixão pelo futebol como anos atrás.
Meu desafio é conseguir manter ao menos uma fagulha no coração dos meus 2 filhos.
Forte abraço e parabéns!
Antes o futebol era raiz, amor ao esporte. Hoje é dinheiro e só !
Amém Rica !!!A partir desse vídeo os mais novos deixaram de me chamar de Nutella. Pra quem viu o Flamengo de 81 o São Paulo de Tele .e o Palmeiras Parmalat e os meninos da Vila em todas as versões da ranço desse futebol de hoje .Seu vídeo foi uma oração pra mim. 😢😢😢😢😢
Isso começou quando começamos a perguntar para um amigo novo: E aí... torce pra qual time? Aí ele responde: Nenhum!... não gosto de futebol! Bahhhh isso era triste, hoje em dia isso é mais comum do que achar alguém que torce pra algum time.
@King Soccer Verdade! kkkkkk
Antigamente só mulher que não torcia!
@Luciano Menezes Sim mano!!! Nó somos nada "bairristas", já começa quando preferimos comprar algo de fora e não produzido no BR. Mas isso está mudando, logo o monopólio das mídias cai! Abraço!
Caramba Rica! Você é excepcional... Seu ponto de vista abre muito a mente... De verdade!
Rica, tudo que queria dizer mais me faltou capacidade, exatamente o que sinto hoje com 42 anos!!! Não perco meu "cochilo" de domingo a tarde por futebol!!! Já gostei 10, hoje gosto 02.
Só assisto o jogo do Flamengo se eu não quiser tirar o meu cochilo de Domingo a tarde.
Rica parabéns pela sua honestidade principalmente com vc mesmo. Precisamos mais de jornalistas que essa postura com caráter. Realmente o futebol, assim como a política e outras referências estão extremamente brochantes.
Vídeo espetacular e impecável... infelizmente...
Não desista Rica!! Cada um faça sua parte e seja o que Deus quiser!! Continue amando..... vamos viver!!
Pior que eu tenho a impressão que tudo era mais legal nos anos 90. Tudo...
Com certeza esta horrivel hj em dia
Verdade
Com certeza.
Saudosismo + Efeito Mandela
@@fuimoleque Nada a ver
Cumpadi, acho tu meio marrento, mais dessa vez vc foi lá no fundo do meu coração. Parabéns!!!
\__( - -)__/ Mano! Dentro do Mickey tem um anão chinês!
Parabéns, Rica. São 45 anos de infância frustada neste momento.
Rica compartilho do seu pensamento e vou além, o futebol de hoje não é mais futebol brasileiro como vimos no passado. Hoje futebol é uma máfia onde jornalistas exaltam pernas de pau pra poder ganhar uma grana com a venda junto ao empresário e diretores aceitam pagar caro nesses pernas de pau pra ganhar também. Portanto não há mais amor da direção pelo clube, hoje é apenas negócios pra lucrar e ficar rico. Triste ver oque se tornou o futebol brasileiro.
Sou mãe solteira e uma das coisas que fiz questão de ensinar pro meu filho foi torcer pro São Paulo...sou do interior de SP mas sempre que possível levei meu filho no morumbi pra assistir aos jogos. Hj ele tem 16 anos e graças a Deus ele fala com orgulho que é são paulino. Infelizmente vc está correto, o futebol hj em dia não empolga mais... Nós apenas torcemos por algo que sonhamos q um dia voltemos a sentir, a emoção em ver nosso time jogar.
Concordo!
Quando falam que o importante é jogar feio e ganhar, eu digo o seguinte: nem assisto, pois se for pra jogar feio eu mesmo jogo.
E essas jogadas que o time está no ataque e volta a bola pro meio, pro zagueiro, pro goleiro e assim infinitamente em movimentos entediantes. Isso antes era vaiado
"O futebol esta morrendo em mim"
Já morreu a muito tempo, desde quando o são Paulo deixou de ganhar títulos 🤣
Olha, nunca me identifiquei tanto em um vídeo do TH-cam como esse.
Lembro que aos domingos, dava meio dia, ligava o rádio e ficava ouvindo com meu pai lembro até hoje o nome, "Enquanto a Bola não Rola", aí já íamos entrando no clima do jogo, quando era clássico então, e íamos pro Maraca, e o meu pai com um rádio de pilha no ouvido.
Hoje também assisto quando dá o jogo do meu time.
Mas infelizmente, eu não acredito que um dia volte essa atmosfera que cercava um jogo.
E parabéns pelo seu canal!
Rodrigo Maia é uma vergonha para o congresso.
Vim através da Fontenelle adorei sua entrevista parabéns aos dois 👏👏👏👏👏
Até mesmo o futebol mundial é mantido por grandes jogadores acima dos 30 que jaja param e aí acabou tudo !!!!
isso é bobagem cara, novos craques vão aparecer ainda
@@wordedjewel5629 no Brasil mesmo não existe um jogador se quer que possa preencher o vazio dos craques que pararam
Simplesmente sensacional. Não tem como discordar. Me lembro até hoje do primeiro jogo do Botafogo que fui com meu pai no Maraca... Aquele estádio gigantesco, lotado... Que saudade!
Eu tenho esse sentimento desde 2011/12, quando começou a organização e construção da Copa de 14!
Rica, me senti lendo suas antigas colunas. Isso foi uma coluna falada!!!! É assim que eu me sinto hoje!!!
Nunca comprei essas bobagens kfourianas: lei Pelé, pontos corridos, fim dos estaduais. Também tenho 42 anos e vejo hoje o futebol desfigurado.
Exato a dupla de idiota Kfouri é Trajano são os responsáveis diretos por tudo isso. Esses canalhas que trouxeram toda aquela balela de psedus intelectuais falando de futebol. Problematizando tudo. Nos anos 90 eles tinham todo um discurso ético assim como o PT.
@@edson9634 como eu tenho nojo desse Juca Kfouri e do José Trajano pqp
@@marcelosilva5030 sei que essa conversa de política enche, mas é preciso sempre destacar que esses dois canalhas são os principais responsáveis pelo jornalismo esportivo militante que temos hj. Jornalistas que se importam mais em criar narrativas do que falar de simplesmente de futebol. O Juca é um típico "intelectual" de Antônio Gramsci, "pensador" italiano que teve influência preponderante no meio cultural brasileiro. E importante saber isso para constatar que por trás do discurso dos canalhas tem toda uma agenda política ideológica.
@@edson9634 excelente comentário. A grande mídia é mais corrupta e nociva do que os piores políticos.
Não sou contra os pontos corridos!Sou contra os pontos corridos sem emoção e sem a possibilidade de final!
PARABENS "RICA" ... excelente posicionamento sobre O QUE é hoje o FUTEBOL ... e sobre o que ele se tornou...Lamentável..