Lógico, meu curso (Engenharia Ambiental e Sanitária) é abrangente por demais. Exatas, Humanas e Biológicas num curso só... Criatividade sempre, seja em campo ou escritório. Geoprocessamento e programação são aliados fortíssimos nossos. Enfim.
Sou estudante de Engenharia de Software, e no período de pandemia, trabalhei bem mais remoto do que presencial. A área de TI é o presente e o futuro. Não me arrependo nem um pouco.
Oi fala ae tudo bem ? podemos bater um papo pelo email ? gostaria de tirar umas dúvidas sobre essa area de Engenharia de Software, bom dia e obrigado desde já.
Obrigado pelo video. Sou formado em ciencias aeronauticas + MBA em aviação pela ERAU, e sou piloto a 17 anos. Ter um curriculo tao específico é um pesadelo. Uma vida de crises e incertezas. Concordo 100% parabéns.
Decidi parar engenharia da computação pra tentar medicina e, absolutamente, todo mundo tentou me convencer do contrário. Eu sei que EC é o curso do futuro, rentável e etc. Mas não consegui me identificar, no fundo sempre ficava aquela vozinha, que eu insistia em abafar, mandando seguir outro rumo. As colocações do vídeo foram super válidas, mas o importante é a gente fazer aquilo que nos Realiza 💙
Eu tava com dúvida entre Engenharia Aeroespacial e Ciência da Computação, é muito difícil escolher pq eu gosto muito das duas áreas mas despois desse vídeo eu fiquei um pouquinho receoso de escolher Aeroespacial. Enfim... Dúvidas... Dúvidas... e mais duvidas... Edit: oi gente, escolhi fazer Ciência da computação msm, fiz o Enem naquela ansiedade do caramba, me inscrevi no Sisu e deu tudo certo, vou começar o curso em outubro na UFMG!
@@arthur00019 então, agr tô indo fazer fazer ciência da computação, mas pretendo sim fazer outro curso depois desse, ou uma pós focada em alguma coisa de engenharia, quem sabe né kkkk vamo esperar pra ver qual futuro nos aguarda...
@@marcosdhonatha1934 boa mano, pareceu ironico mas foi real, se você quer e se você realmente deseja, após completar uma, pode fazer a outra daqui um tempo, as duas valem muito a pena!
concordo em partes, foi exatamente essa especificidade que fez eu me apaixonar por engenharia hídrica, um curso oferecido apenas em três universidades no brasil. acho que se o mundo evolui, nós como profissionais evoluímos também , até porque a tecnologia não é independente né. Bom, não sei ao certo mas estou adorando o meu curso e não vejo a hora de aprender sobre aproveitamento energético e saneamento, porém a parte que trata de drenagem urbana é muito interessante também e ainda existe geoprocessamento e uma parte do curso que estudamos águas subterrâneas , enfim... meu curso é lindo
Beleza Clinton ? O ponto que ela destacou foi a liberdade de poder trabalhar em diversas áreas da indústria, se você trabalha em uma área que tem apenas 5 empresas você é obrigado a ir para alguma delas e a própria empresa sabe que você depende dela para sobreviver porque o mercado não absorve sua mão de obra. O único problema que eu senti no ponto de vista dela foi que essa área de computação tá começando a formar pessoas demais nela e isso gera um excesso de mão de obra que infelizmente não tem tanta qualidade, uma hora vai fazer a mesma coisa que aconteceu com engenharia civil, (Sou engenheiro civil), o mercado fica saturado com esse tipo de profissional, você é até qualificado mas igual a você existe uns 300. Fora a supervalorização de certos profissionais que não condiz com a qualidade de trabalho que ele produz, para isso vou indicar dois canais fera para demonstrar meu ponto de vista pela visão de profissionais com anos de experiência nessa área: 1 - th-cam.com/video/YfBWoZ30K_A/w-d-xo.html Corrida dos Devs, Revista Exame a publicação e comentada pelo canal Código fonte eles tem bastante experiência e podem falar bem como realmente é o mercado comentado no vídeo. 2 - th-cam.com/video/wpPv1dJWjDs/w-d-xo.html Akita simplesmente uma fera na área também, só pra começo de conversa ele desenvolveu uma "corretora de criptomoedas ", que pagou todo mundo quando fechou as portas além de vários problemas técnicos que ele resolveu nessa época ótimos canais para saber mais dessa área. Espero ter ajudado na discussão e acrescentado mais as pessoas que gostam dessa área, sucesso a todos.
@@nicc.957 sim, bastante similar, não são excludentes por pertencerem ao Instituto de recursos naturais dentro das universidades ambas parecidas em certos pontos. Inclusive fico "disputando" com a galera da ambiental por iniciação científica kkkkkkk
Oi , Susane, fiz Ciência da Computação. A área é muito bacana, mas muito mesmo! O mercado está um pouco saturado, mas se o profissional dessa área se especializar em modelagem matemática , com certeza, o acesso à melhores cargos será muito mais fácil. Se for alguém de TI comum, terá que lidar todos os dias com trabalhos super entediantes. Grande abraço! Sou sua fã!
@@rebecapedrosa9529 Acredito que seu curso possua disciplinas como: Programação, Lógica, Criptografia, Algoritmos etc. Se não for um curso da Matemática Aplicada com essas disciplinas, não vejo vantagem. Seu curso é da FGV/Emap?
@@rebecapedrosa9529 se você já está terminando a faculdade, compensa mais você ir especializando na área com cursos de programação e pós graduação pro exemplo. Porque a parte lógica você já tem, só falta a prática em programar
Mercado Saturado em TI rsrs? Faltam profissionais qualificados! As empresas não encontram profissionais de TI! Difícil encontrar!! Tem mais demanda de serviço do que oferta de profissionais qualificados!
Fiz eng da computação e posteriormente fiz ciências da compu. Nunca faltou emprego! No início ganhava salário base de engenheiro só fazendo freela de programação !
Você acha que vale mais a pena fazer Eng. de Computação ou Ciência da Computação? Sei que é uma pergunta complicada, mas vou ingressar na faculdade e estou em dúvida sobre qual devo cursar. Pensei em iniciar com Eng. de Computação e me especializar em Eng. de Software, mas ainda não tenho certeza.
@@biancasouza6169 Tenho um primo q faz engenharia da comp. na UTFPR e ele n recomenda se vc for pelo mercado de trabalho, pq o Brasil ainda n reconhece como deveria esses profissionais
@@biancasouza6169 Olá amiga. Engenharia da computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação são cursos bem parecidos, no entanto, a engeharia tem mais coisas de matemética/física, cálculos e carrega muita coisa de hardware e conhecimentos de engenharia elétrica e é 10 períodos. A ciência da computação é um pouco menos pesada, já focada mais em programação porém algumas coisas de matemática, e por fim o Sistemas de Informação, que já é um curso mais enxuto, focado no mercado de tarbalho e que além de abordar programação, tem algumas noções de administração tbm. Gosto muito desse. Em questão ao mercado de trabalho, sabendo programar vc vai bem. TIrando essas diferenças mas qualquer um dos cursos vc vai bem. A área de TI é bem promissora.
Bruno Galdiano Araújo, sério??? Pior que embora a área seja promissora, eu dificilmente vejo como trabalhar fora do setor de pesquisas, o que limitaria e muito o mercado. Mas tudo isso era só impressão minha :/
Vejo que instituições públicas segregam muito o escopo de engenharias, acho que é um equívoco. Os talentos no mercado tem como marca o hibridismo de áreas. O engenheiro de pesca pode ser um programador, um eng. aeroespacial pode ser um programador. Só depende do aluno.
Na minha opinião, programação deveria ser requisito para qualquer engenharia ou até mesmo para as outras áreas como medicina. Hoje qualquer um pode aprender, com um vasto conteúdo grátis além de ajudar com lógica, matemática e inglês da forma divertida.
Engenharia elétrica também permite se empregar em muitas vagas para computação desde que o engenheiro se habilite em trabalhar com programação ou faça ênfase nessa área.
Eu acho que todos os cursos e áreas de atuação vão mudar radicalmente em 10-20 anos, porém os cursos de computação já estão nascendo dentro dessa revolução, então, mesmo que eles tenham mudanças, elas serão mais sutis (será que AI acaba até com programador? kkkk). Algumas áreas, como a medicina (minha), vão mudar radicalmente e a maioria esmagadora sequer tem noção disso e isso vai ser uma loucura no mercado futuro.
Logo todos vão ter que ser alguma coisa e ainda programador. Advogado e programador, médico e programador, contador (principalmente) e programador ... Etc.
@@whiterunguard3246 Ele não tem que achar nada. Vc tem que fazer oq dá sentido pra sua vida. Pergunte o porquê do seu interesse e terá sua resposta. Pq eu quero cursar Engenharia. Pq eu tô cursando medicina?
@@diegobritoxx Mas não adianta eu fazer o que da sentido pra minha vida e não ter emprego depois. E se eu for substituído por uma máquina que faz uma cirurgia cardíaca melhor do que eu? Com menor margem de erro? Eu tenho muito medo do futuro da medicina, de estudar durante décadas me especializando pra ser substituído por uma CPU.
Suzane, talvez você não passou por isso, mas muitos alunos tem um interesse enorme em estudar mas acabam sendo prejudicados por seus colegas que não tem respeito na sala, daí quando vejo vc falando que não se deve chegar em casa e rever a teoria, daí fico triste pq para mim isso e impossível. Se puder traga um vídeo falando um pouco sobre o assunto beijos
É exatamente por esse motivo que eu vou fazer engenharia de software a distância, eu sinto que estudo melhor sozinho e eu não vou ter ninguém me perturbando
@@davirodriguesmarques qm tiver oportunidade de fazer presencial FAÇA pois networking é extremamente importante. escolhi meu curso num campus meio isolado dos outros cursos e já tô sentindo a água bater na bunda, imagine quem faz EAD ou se for fazer EAD, procurar participar do máximo de congressos/eventos/cursos que conseguir para poder fazer contatos
Engenharia Aerospacial era uma carreira que realmente eu gostaria de cursar, é uma pena que o mercado de trabalho não é tão flexível. Amo tudo que tenha física em relação ao espaço. Estou em um dilema para escolher qual faculdade fazer com o atual mercado de trabalho que temos, pois o Brasil não investe muito nessas áreas da ciência, eu estava cursando informática mas realmente não me atrai nem um pouco. Fujo dos computadores kkkkk
Acho que você descreveu quase tudo o que penso. Sou engenheiro eletricista, estou cursando engenharia de software, decidi desistir da carreira de engenheiro eletricista pelo fato de, particularmente, eu achar uma área muito abstrata demais. Acredito que a área de TI está muito mais valorizada que a área de elétrica, a ascensão de carreira em TI é muito mais rápida, além da possibilidade de você trabalhar remotamente para qualquer lugar do mundo, devido a flexibilidade de trabalho, na qual a engenharia elétrica não suporta esse tipo de comodismo. Eu, particularmente, gosto de ser mais autônomo no trabalho. A engenharia elétrica também depende muito de outras partes para o trabalho todo ser executado por completo. No mundo da programação, acredito que as pessoas sejam menos dependentes umas das outras. Também penso que automatizar as coisas seja um "super poder". Toda as engenharias sem automação acabam resultando em um processo lento e arcaico. Hoje em dia é totalmente inviável fazer cálculos e planilhas à mão.
Eu escolhi Engenharia Ambiental e Sanitária, não mudaria de jeito nenhum. Tenho habilidade com geoprocessamento e programação e estagio na área de recursos hídricos. Essas duas habilidades são abrangentes, dá pra aplicar em recursos hídricos, conservação... inúmeras áreas de modelagem ambiental que eu tenho contato. É uma possibilidade de trabalhar em campo e/ou no escritório. E não dá pra fugir da área ambiental no futuro. Quanto à criatividade, precisa ter bastante também, meio ambiente é dinâmico e tanto os trabalhos em campo quanto escritório.
@@nicc.957 To no 7 período de ambiental e Sanitária tbm mas fiquei desmotivado qnd comecei a estagiar pq parece q só tem como opção de emprego ser Consultor ambiental ou esperar um concurso sair, estou mt errado?
@@sev7n96 Oi Yuri, como engenheiro ambiental você pode ser consultor, pesquisador (em qualquer universidade ou instituto de pesquisa ex. IPT, INSA), trabalhar em ONG's. Perceba que hoje muitas vagas não olham para o título mas para seus skills (geoprocessamento, liderança, gestão de projetos, programação, etc.). Tem muitas possibilidades. Quais as disciplinas que você mais gosta? Que vagas se relacionam com essas áreas de estudos e que qualificações tem sido pedidas? Pra você ter uma noção é bom estar no LinkedIn e no Researchgate. Se você puder ampliar suas possibilidades podendo se mudar para outro estado ou país, será uma maravilha. Qualquer coisa pode me procurar no @nicolli.al (twitter e insta) ☺
Acredito que todos os cursos de engenharia são importantes ,e sim, cada pessoa tem que fazer o curso que mais se encaixa no perfil profissional. Muitos dizem que a engenheira civil é a que mais se destaca entre as engenharias, pode até ser, mas não substitui as demais engenharias. Hoje (2021) a engenharia que está bombando, sem dúvidas é a Engenharia da Computação. Mas, aí vem a pergunta, até quando? Assim como aconteceu há 10 anos atrás com a engenharia civil, estava em seu auge, hoje o mercado está totalmente saturando na área da civil. Será que a Engenharia da Computação perpetuará? Possa ser que seja uma gangorra, uma hora está em cima, outra hora pode esta em baixo... Boa sorte a todos e, escolham a engenharia que mais lhe agradar.
Um adendo IMPORTANTE sobre Eng. ou Ciência da computação, por um profissional da área: o curso superior te dará 10% do que vc precisa para ser bem sucedido, visto que a área é SUPER AMPLA fazendo com que o curso seja SUPER GENÉRICO/SUPERFICIAL. Ou seja, se prepare pra estudar pra caramba sobre os assuntos específicos com os quais deseja trabalhar. Saiba também que um moleque de 15 anos pode bitolar em programação e concorrer vaga com vc, sendo ele tão capaz qto vc tecnicamente e exigindo 1/3 do q vc exigiria como remuneração. Hj eu recruto profissionais para trabalhar com infra e cloud computing e a última linha do currículo q eu vejo é a faculdade q o cara cursou (se cursou).
Concordo plenamente com você, eu sou engenheiro de automação e trabalho na indústria, porém estou fazendo mestrado em computação para realmente mudar de área !!!
@@Ay--dk3uj Eng de Automação é uma área muito boa para trabalhar na indústria. É focada em equipamentos industriais. Provavelmente ele quer migrar pra área de Software, por isso mudar de área para computação
Engenharia é uma profissão para trabalhar na indústria. O Brasil é um país sub-industrializado e, para piorar, está em processo de desindustrialização. Por isso, mesmo engenheiros sendo os profissionais mais qualificados do país, por sua capacidade de resolver problemas e por sua multidisciplinariedade, eles acabam não tendo espaço por aqui. Já a área de programação é o inverso: é uma mão de obra que automatiza os processos, barateando a produção tanto da indústria, quanto do setor de finanças/negócios e serviços. Porém com a inteligência artificial, ser mero programador pode ser algo obsoleto, já que esse serviço (de criar códigos) será o mais fácil de ser automatizado. O oposto ocorrerá com trabalhos artísticos e manuais, que apesar de serem passíveis de serem substituídos, não dependerão apenas de comandos, mas de máquinas para serem automatizados. Profissões que avocam responsabilidades e tomadas de decisão, terão maior resistência a serem substituídos. Por exemplo: ¹um engenheiro civil pode ser substituído no desenvolvimento de um projeto, mas a responsabilidade de uma obra não pode ficar a cargo de um robô. ²Um programador pode ser substituído no desenvolvimento de um código, mas a decisão de se criar um software e seu gerenciamento durante o projeto tem que partir de um gestor.
Su ❤️ Sniper aqui marcando presença ,nossa demais essa visão, é raro a gente ter essa percepção com 17 anos até com mais idade msm,vlw demais por esse estalo de dedos pra agente =)
Aqui na minha cidade abriu uma filial de uma grande empresa e praticamente todos os alunos que estavam estagiando como engenharia de produção e civil entraram!
Q sonho hein... Parabéns!!! Eu fico com minha Eng civil mesmo. Más gosto de muitas outras áreas, como nutrição medicina, isso p saber cuidar de mim porque se ficarmos dependendo da boa vontade dos médicos e os programa q colocam na tv estamos já doente porque é isso q Eles arquiteta. Mas retomando o tema, eu gosto de química física matemática fortemente. Mas eu sou da Engenheira civil, mas tbm não quero muita coisa com viajar ao exterior. Eu estou muito ligado e preocupado é com a saúde, viver bem e Jovem a vida todo e com saúde. Então eu fico no campo tanto na Engenheira cívil como no Campo roça: plantando e colhendo e o meu sonho, claro com suficiência para poder fazer o q eu gosto . O q eu gosto do exterior é o q eu ouço falar de alguns lugares: é a educação, a Ética as leis principalmente as leis q da fim em gente ruim com os políticos do nosso país. Gostei do seu vídeo, gosto tbm de mecânica: motores no geral, avião então navio ... Mas é com eu disse aí . Sucesso p todo e p vc moça sonhadora do vídeo. DEUS abençoe todos nós: só p QUEM é religioso .
Acredito ser essencial pesquisar e por na balança os lados positivos e negativos de toda profissão, visando entender melhor a própria escolha para que no futuro sinta-se bem com o que trabalha dia após dia.
Sou engenheiro mecânico senior e trabalho no setor de energia e digo sem medo que hj faria Eng de software ou engenharia elétrica, principalmente a elétrica, que tem as melhores vagas e salários, certamente vai manter esse status até o fim dessa decada
Sério irmão? Eu estava quase mudando de curso saindo da elétrica para computação mas seu comentário me segurou kkk trabalho na área da engenharia elétrica mas meu objetivo é empreender e quando se trata de elétrica só se fala de energia solar ou instalação residencial queria algo diferente mas fico perdido achando outras engenharia mas fácil de empreender como computação e civil!
Isso é algo que eu pensei bastante. Apesar de querer fazer aeronautica r pretendo fazer alguma especialização nesse setor porque será essencial no futuro, não pretendo ficar para trás!
Me formei e estou sem emprego. Desde 2018. Tenho experiência de 2 anos durante a faculdade, em estágios em licenciamento, preservação e indústria. O mercado é muito fechado! Da minha turma foram 30 formados e somente 2 estão na engenharia. Atualmente faço licenciatura e finalizo esse ano. Acredito que não há espaço.
@@jcs1723 a solução que encontrei foi aproveitar as matérias e iniciar uma licenciatura, que termino esse ano. A licenciatura era de 4, mas cortei várias matérias e finalizarei em 3. Infelizmente, sinto que perdi 5 anos da minha vida na engenharia florestal. Hoje trabalho numa escola como estagiário e acredito que foi a melhor coisa que fiz. Penso em mestrado, porém na área de matemática mesmo.
Tem uma coisa que vc não tocou, que é a IDADE para isso. Tenho 40 anos e vou me formar esse ano em Controle e Automação por uma federal, O QUE NÃO SIGNIFICA NADA. Pois a idade pesa mto para engenheiro, eu me arrependo de ter iniciado esse curso, mas como estou no fim dele eu não vou desistir. Ontem mesmo fui fazer uma entrevista e o recrutador perguntou a idade, qndo eu disse, ele respondeu "nossa um menino ainda" (Tipo, já era né). O desvio padrão qndo se chega no gestor é praticamente ZERO entre os candidatos e como que vai desempatar? Idade. É uma realidade. Não sei o que tinha na cabeça para fazer engenharia, sinceramente... No demais seu video foi cirurgico, e muito pé no chão. Parabens!
Eu acho que a engenharia de software também dá para trabalhar remotamente com amplas opções, já que é parecida com ciência da computação pois tem programação e criação de aplicativos
Estou fazendo engenharia mecânica e no meu plano de curso aprendi , programação, robótica ,etc. tô pensando em fazer ads ou ti mais pra frente , pois a área de tecnologia tá crescendo muito
Tenho interesse em Eng mecânica , poderia me falar mais sobre ? Se vale a pena, se é difícil ( obviamente nada é fácil mas existem graus de dificuldades) se vc tá curtindo e os conselhos, coisas do tipo. Se puder, é claro... É bom saber de pessoas q já estão fazendo essa faculdade
Amei o vídeo ! Ainda não sei que engenharia fazer, mas esse vídeo já abriu minha mente! Seria legal se você postasse algum vídeo comparando as outas engenharias do ITA...
Caramba, Susane. Penso muito parecido com você neste quesito da escolha por mercado. Tô terminando o curso de Eng. mecânica, mas comecei este ano a aprender python para Data science. Não me arrependo da minha escolha de curso, pelo contrário, acho que em qualquer engenharia é possível fazer integração com IA, há muito a ser explorado nesta área independente do ramo de engenharia escolhido. Sem contar que é uma forma, dentro da sua área de atuação, de acompanhar as mudanças do mundo tecnológico.
@@joaopedropirola2214 acho um ótimo curso. É uma das engenharias de topo de funil. Sugiro que você pesquise sobre as três áreas que a engenharia mecânica abrange (Energia, projetos e materiais/fabricação) para entender quais são as atribuições e possibilidades deste profissional na indústria, pois sendo um curso generalista há muitas oportunidades em diversos seguimentos. Importante também observar o perfil do curso onde você deseja cursar, porque no meu estado, por exemplo, há quatro cursos de eng. mecânica em públicas com perfis diferentes, sem contar todos os outros oferecidos em instituições privadas. Boa sorte e forte abraço!
@@sidneysheldon8554 Estou pensando em fazer algum curso de TI tipo engenharia de software ou engenharia da computação, mas como também quero ter conhecimento de hardwares, quero fazer engenharia mecânica como uma pós ou segunda graduação, o que acha? (Ou qualquer engenharia como mecânica, eletrônica, elétrica, mecatrônica)
Concordo plenamente. Trabalho com TI e hoje eu com certeza escolheria engenharia elétrica ou mecânica, aprenderia python/data science, low code/no code, react por conta própria.
Acredito que a Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia tem muito a crescer. É uma área bem interessante que mescla muitas engenharias com as áreas das ciências biológicas.
Tinha muito interesse nessa, mas desisti por causa das opções de trabalho mesmo, Mesmo que esteja pra crescer ainda não cresceu, existem muito poucas vagas e muita gente que fez não conseguindo nem estágio sabe...
Além que eu teria que mudar de estado pra cursar não valeria a pena pra não ter pelo menos o mínimo de espectativa, então mudei pra áreas parecidas que me interessam mas são melhores profissionalmente nesse momento: farmácia ou engenharia química.
Manipulando as forças do eletromagnetismo à favor do homem rsrsrs. Eu tô muito em dúvida se eu entro pra eng elétrica ou tento prestar denovo Enem pra medicina
@@leobruno3608 rapaz, eu decidi trocar, não me imagino fazendo eng. Elétrica, comecei a estudar programação e gostei. Troquei de área, vou fazer ciência da computação... Enfim, ironias do destino né 😅
Atualmente, no Brasil, um pedreiro ganha mais que muita gente com curso superior. O cara ainda consegue criar uns 6 filhos, construir a própria casa e não depende dos pais. Já a realidade de quem tá ralando pelo diploma é praticamente inversa, ainda sai devendo a faculdade e depois acaba sem trabalhar na área em que se formou.
Eu trabalho com obras já 23 anos e afirmo sua tese,mas estou estudando engenharia civil atualmente vale a pena, problema é que muitos entra em certas áreas só pelo dinheiro nunca tiveram uma vivência ou algum tipo de contato com a profissão,acha moleza aí chega na hora decepção total kkkk
Misericórdia esse comentário, mas de fato, um bom choque de realidade para os mais novos (tenho 28). Se forem fazer faculdade, precisam ter um bom plano estratégico caso não possam contar com familiares ou indicações.
Su, vem pra engenharia de controle e automação(mecatrônica) "é o futuro", kkkkkk , não é uma engenharia especialista como a mecânica, elétrica, entre outras mais especificas, mas tenho certeza que você ia gostar...
@@wellingtonmattos2360 Engenharia de controle e automação dependendo da Facu, a base é na mecânica ou elétrica. Engenharia elétrica é só "elétrica" Engenharia da Computação o foco mais em hardware Escolha o que realmente você queira fazer, seus planos para o futuro, mercado de trabalho etc.
Susane, um dia qnd eu estiver formado e trabalhando eu espero te encontrar e agradecer pessoalmente por toda a motivação e todas as dicas incríveis que você disponibilizou pra todos nós!!!!! (Ps: apaguei o último comentário pq vi dps q tu falou de computação :) )
Eu faço engenharia de computação e é muito bom mesmo. Principalmente porque é mais fácil de você empreender e trabalhar por conta própria do que em outras engenharias que dependem de trabalhar em empresas grandes.
@@messiasdeo.santos9804 não, é um vídeo que preciso fazer aqui no TH-cam porque tem muita gente que não sabe nada da área falando isso. Engenharia da computação aborda sim bastante eletrônica digital e automação, mas não é correto dizer que é voltado a hardware, pois ainda tem muito da ciência da computação, como Programação orientada à objeto, inteligência artificial, algoritmos, desenvolvimento de jogos, engenharia de software... Tem sim eletrônica (eletrônica geral 1,2 circuitos digitais, microcontroladores, transmissão de sinal...) Mas não chega ser "focado" em hardware, tem apenas basta dos dois. Mas não chega a ser como engenharia eletrônica que aí de fato tem praticamente só eletrônica.
Sou médico, ganho bem em relação à média nacional, ainda sem especialidade, mas eu faria Piloto de Avião se fosse bem de vida financeiramente, ou faria licenciatura em Matemática, e seguiria até doutorado.
Faço engenharia de computação em federal e gosto muito. Para quem curti ver o progresso dos trabalhos, tecnologia, muita lógica, matemática e ser muito curioso (kkkk) é algo a si cogitar
Muita gente se encanta com engenharias como aeronáutica (usp e ita - sempre concorridíssima), aeroespacial ou engenharia física Mas a verdade é que são cursos de nicho com uma vida bem menos glamourosa e com poucas oportunidades Fiz eng. computação numa federal e desde o 2o ano de graduação trabalhei Fiz projetos incríveis e acho o trabalho extremamente criativo. Ratifico tudo que a Susane falou As oportunidades já naquela época (anos 2000) eram inúmeras e agora a coisa está ainda melhor A esmagadora maioria dos meus colegas trabalha fora do brasil, ganham muito bem, disputados a tapa pelas empresas e muitos conseguiram naturalização estrangeira (principalmente australiana) Alguém que arrebenta em algoritmos, EDs e MD vale ouro para as FAANG
Olá, eu posso conversar com você? Gostaria de saber sobre o mercado de trabalho. Eu tô em dúvida entre medicina e eng. de computação. Eu não sou do tipo "fazer por amor", eu não ligo muito pra profissão, mas sim pra vida financeira. Poderia me ajudar?
Engenharia de computação é escovador de bit. Não conheço engenheiros de computação que exerçam qualquer liderança de projeto. Vivem num mundo solipsista. Engenheiro de computação é meramente instrumental. A opinião é válida, mas acho que foi uma visão restritiva. Atualmente, há que se considerar alguns eixos, como sustentabilidade, inovação e alimentos (o mundo está vocacionado à segurança alimentar). Enfim, cada um possui uma experiência no universo da engenharia.
@@gabriel0783 é, pode fazer a vontade, focando em controle e automação, mas se quiser fazer concurso público foque em telecom e geração e transmissão de energia
Estava na dúvida, já não estou mais. Assisti diversos vídeos sobre a área e sobre a evolução da tecnologia e sobre o mercado. Estudei os cursos de TI e por meio deste vídeo já obtive a resposta. Grato! Obrigado💖
Mas eu acho q talvez ela não conheça a fundo a área a ponto de saber diferenciar 100% a engenharia de software da computacional. Pq pelas características q ela citou a mais adequada seria a de software
Bons pontos! Pensem que a engenharia e as inserções dos profissionais no mercado está em constante mudança! Engenharia cria verdadeiras indústrias, mudamos o mundo ao nosso redor!
Nossa Susane vc é inteligente hein, engenharia da computação é uma das minhas opções de curso superior junto de ciência da computação e engenharia química (estou em dúvida de qual escolher), vi vc como minha versão feminina. O brasil é bom em software mas eu prefiro hardware. Vídeo muito bom!
Eu sou apaixonado pela computação, gosto da matemática e tenho curiosidades a respeito de coisas da natureza, então resolvi reunir o útil ao agradável e resolvi cursar Engenharia de Computação. É incrível o curso e não me arrependo nenhum segundo da minha escolha, ainda mais levando em conta o rumo que nosso mundo tá tomando.
Você não acha que a Engenharia Mecatrônica tambem trabalharia com esse conceito do futuro? hahahaha com a automatização das maquinas com inteligencia artificial, por exemplo
Como tem sido sua produtividade depois de assinar o curso? Estou querendo assinar, mas tô em dúvida se ainda vale a pena até o Enem. Levando em conta que não estarei saindo do zero
Carlos Eduardo a minha mudou. Já estou há alguns meses seguindo um planejamento que fiz com as dicas do curso. Mudei de “estudar apenas por questões” para “estudar de acordo com as fases (1, 2 e 3). Tenho feito revisões de uma forma mais eficiente. Enfim. Eu recomendo.
@@carloseduardo3755 Eu estou amando❤vale muito assinar o Sniper, eu garanto que não vai se arrepender. Susane te ensinar estudar da melhor forma. Logo, seu desempenho vai melhor muito nos estudos.
Falando como engenheiro aposentado, devo dizer que suas premissas estão erradas, Engenharia como qualquer outra profissão é uma vocação, uma inclinação natural. Está mais do que provado que a escolha de uma especialidade em função de salários ou conveniências de trabalho é uma forma errada de escolher, sempre aconselhei as pessoas a fazerem aquilo que mais gostam a não se deixarem levar por maiores ganhos salariais. A minha área é Engenharia Eletrônica / Telecomunicações e sempre me senti muito bem "encaixado" nesta área, era o que eu queria fazer e que eu gostava de fazer. Depois vim a dar aulas de Eletrônica e sempre aconselhei meus alunos: faça aquilo que gosta, que te deixa satisfeito, não vá atrás de salário, o pagamento é apenas a consequência natural de um trabalho bem feito, consciente.
Eng Química é um bom curso, inclusive estou em dúvida entre eng Química e de Computação , gosto das duas áreas, difícil escolher. Muitas pessoas desconhecem eng Química, as vezes penso que as pessoas têm preguiça em pesquisar...
@@PedroSilva-er1qi Faz Computação, estamos vivendo a nova revolução industrial, Indústria 4.0! Faço Eng. de Computação e é um curso muito abrangente e com promissoras oportunidades de trabalho.
Eu entrei em Engenharia Eletrônica com o pensamento de ser um curso mais fácil de conseguir emprego, no entanto não gostei, agora estou em Engenharia Cartográfica e a área é tão ruim ( para conseguir emprego) quanto Aeronáutica. Porém gosto demais do curso e não penso em trocar novamente
larguei engenharia ambiental e deixei de cursar engenharia de petróleo na Udesc pra poder fazer engenharia elétrica, espero que tenha seguido no caminho certo, fiquei muito tentado em fazer eng de petróleo com um futuro trabalhando numa petrobrás ou numa shell da vida ganhando só os cifrão vilão, mas pesando bem, nem todos os formados conseguem trabalhar nessa área, mas enfim. Ainda pretendo fazer uma pós em ambiental.
Eu agr há pouco:nossa, tomara q a Susane tenha postado vídeo novo,ñ importa o tema,só quero ver❤ 1o vídeo do TH-cam (dps do anúncio):Qual engenharia escolheria hj|Susane Ribeiro Eu: eeeeeeeeeeeeee😍🤗
Vc falou de engenharia da computação e ciência da computação, mas não acha, dentro que foi colocado, que engenharia de sistemas é uma boa? Ok, não é comum nas universidades do Brasil. Que eu sei, federal, só na UFMG. Inclusive, o curso é muito fomentado pela indústria aeronáutica, mas não é específica para essa área, sem contar que uma das bases é a computação. Ideal para quem gosta de projetos de alta complexidade tecnológica. Agora, não me desanime, vai. Comecei a fazer engenharia de sistemas com quase 40 e não to disposto a desistir fácil. Não precisa ter 17 pra estudar engenharia.
Comigo está sendo ao contrário. Sou de TI há 12 anos e quero sair e ir para engenharia elétrica. Eu gosto mais de pensar em máquinas, equipamentos, automação e sistemas embarcados. A TI é basicamente trabalhar para criar coisas virtuais ou coisas que se comunicam, por isso o correto é dizer TIC = tecnologia da informação e comunicação. Eu já curto mais ser profissional de coisas físicas do mundo real e ser apenas usuário do mundo da TI. Meu foco será sistemas embarcados.
Considere tentar engenharia de sistemas. É um curso que surgiu da engenharia elétrica e envolve muita computação (se não me engano, tudo o que se vê de computação na engenharia elétrica está presente na engenharia de sistemas). O complicado que só uma universidade federal oferece. Parece que o ITA estuda a criação desse curso la. Vale a pena. Se vc pensa em integração homem/máquina, acho que ia gostar.
Esse negócio de "curso do futuro" é muito relativo. Lembro que na época que fiz vestibular a moda era engenharia de controle e automação e hoje o pessoal nem comenta mais. Engenheiro para ganhar bem ou vira servidor público ( aí tem que se preparar para as provas) ou trabalhar para multinacional (pode trabalhar home office, mas vai trabalhar bastante mesmo). Não se esqueçam que quanto maior o salário mais o imposto de renda come. Eu já vi uma pessoa ganhar + 28 mil e pegar somente - 19 mil kk
A Engenharia de Computação tem os dois lados: o software e o hardware. A engenharia de hardware de computadores pode atuar em todas essas áreas que você falou.
Susane Ribeiro - Você é professora do ITA isso e lindo. Esse pneu roda em qualquer estrada. Você é esse pneu. Você consegui por ex. trabalhar com TI num piscar de Olhos. E sim trabalhar ai em SJC diretamente com o mundo. Abraços Cordiais, Maurício
Meu irmão, Flávio Oquendo, formado pelo ITA em engenharia de infra estrutura aeronáutica, fez mestrado e doutorado em engenharia de computação na França. Flávio é diretor de pesquisa na França.
Susane queria te agradecer pq comecei a estudar hj pelo seu método e vi q embora tenha testado na 1a vez e ñ funcionou, fiz hj e deu😊 Acho q é questão de se conhecer msm Agr vou aplicar sempre e quando ñ der, vejo a teoria 1o e já parto pros exs💥🤓
Só você se pós-graduar em Engenharia da Computação ou empreender na sua área . Empresas púbicas são muito burocráticas! Deu para perceber sua frustração, mas é natural ! Acredito que sua energia e vontade de fazer as coisas se daria bem empreendendo.
Sou eletricista (residencial, rural, predial, comercial, industrial, força e controle, bobinador-enrolador, automóveis e automotores) técnico em eletrônica, técnico em eletrotécnica e tecnólogo em instrumentação e automação, estou fazendo graduação de licenciatura em física, cheguei a fazer engenharia elétrica mas muito caro tranquei. Hoje com 44 anos e trabalhando na área de elétrica, eletricidade e eletrônica desde 1993, não penso mais em fazer engenharia elétrica.
Dúvida cruel... Engenharia química, mecânica ou engenharia de minas não sei o que escolher pensando no mercado futuro e as possibilidades de inserção de mercado nós próximos anos. Parabéns pela sua explicação e ponto de vista. Sucesso!
Cara, sempre gostei de tecnologia e robôs, mas também sempre estudei biologia. Tô em dúvida entre medicina e engenharia da computação, mas, por enquanto, meu anelo é o ITA.
Acredito em Ciências da Computação como uma profissão do futuro entretanto as medias estão cada vez mais elevadas, porém é um sonho que um dia quero conquistar
Se vc faz Engenharia admita.. Vc torceu muito pra ela falar seu curso ! hsuhsuhsuhs
minha engenharia ninguém conhece kkk curso engenharia hídrica
@@clintonrozeno3538 oq se faz nesse tipo? Não me leve a mal, eu realmente n sei
Engenharia civil ele não iria dizer nunca mesmo rsrsrsrsrsr
ela falou do meu, mas não da forma que eu estava torcendo para que ela falasse kkkkkkkk
obs: faço aeroespacial
Lógico, meu curso (Engenharia Ambiental e Sanitária) é abrangente por demais. Exatas, Humanas e Biológicas num curso só... Criatividade sempre, seja em campo ou escritório. Geoprocessamento e programação são aliados fortíssimos nossos. Enfim.
Sou estudante de Engenharia de Software, e no período de pandemia, trabalhei bem mais remoto do que presencial.
A área de TI é o presente e o futuro. Não me arrependo nem um pouco.
Oi fala ae tudo bem ? podemos bater um papo pelo email ? gostaria de tirar umas dúvidas sobre essa area de Engenharia de Software, bom dia e obrigado desde já.
Engenharia de Software é igual engenharia da computação?
@@JoaoPedro-pn6gl Não, Engenharia da computação é mais Hardware
@@matityahumatty9788 mas é TI?
Você cursa Engenharia de Software em qual universidade?
Obrigado pelo video. Sou formado em ciencias aeronauticas + MBA em aviação pela ERAU, e sou piloto a 17 anos. Ter um curriculo tao específico é um pesadelo. Uma vida de crises e incertezas. Concordo 100% parabéns.
Decidi parar engenharia da computação pra tentar medicina e, absolutamente, todo mundo tentou me convencer do contrário. Eu sei que EC é o curso do futuro, rentável e etc. Mas não consegui me identificar, no fundo sempre ficava aquela vozinha, que eu insistia em abafar, mandando seguir outro rumo. As colocações do vídeo foram super válidas, mas o importante é a gente fazer aquilo que nos Realiza 💙
Com certeza ☺️✌️
Medicina possui um mercado de trabalho mais amplo e, possivelmente, melhores chances de ganhos financeiros altos. Foi uma boa troca.
@@LucasMartins-wq8mp acho q sao argumentos meios vagos...
Faça o que você ama 😊👍
Vc está certo, faz que vc ama
Concidentemente eu tou estudando Engenharia de Computação, é uma aréa incrivel com muitas opções, fiquei feliz por ver a @Susane Ribeiro fando isso !
É muito puxado?
@@taynnasantos830 sim, pra mim toda área de engenharia e puxada, mas nada impossivel vc sabendo bem a matemática básica consegue se virar
Eu não tenho uma base Boa, mas meu sonho é fazer engenharia tô correndo atrás do prejuízo
@@marcosrabelo119 precisa ter conhecimentos avançados em programação?
@@simonenascimento1162 não mesmo eu não sei nada agora que estou aprendendo
Eu tava com dúvida entre Engenharia Aeroespacial e Ciência da Computação, é muito difícil escolher pq eu gosto muito das duas áreas mas despois desse vídeo eu fiquei um pouquinho receoso de escolher Aeroespacial. Enfim... Dúvidas... Dúvidas... e mais duvidas...
Edit: oi gente, escolhi fazer Ciência da computação msm, fiz o Enem naquela ansiedade do caramba, me inscrevi no Sisu e deu tudo certo, vou começar o curso em outubro na UFMG!
faz os dois
@@arthur00019 então, agr tô indo fazer fazer ciência da computação, mas pretendo sim fazer outro curso depois desse, ou uma pós focada em alguma coisa de engenharia, quem sabe né kkkk vamo esperar pra ver qual futuro nos aguarda...
@@marcosdhonatha1934 boa mano, pareceu ironico mas foi real, se você quer e se você realmente deseja, após completar uma, pode fazer a outra daqui um tempo, as duas valem muito a pena!
Eai, como tá o curso ?
salve irmao, ta gostando da ufmg? to pensando em ir estudar por la
Desculpa... Mas pra quem é pobre o salário importa muito, pq no nosso caso profissão é sobrevivência, e satisfação acaba sendo consequência.
Ssimm
Eng.de Computação,automação ,elétrica,etc...ou seja,tudo relacionado a tecnologia o mercado vai estar em alta futuramente.
concordo em partes, foi exatamente essa especificidade que fez eu me apaixonar por engenharia hídrica, um curso oferecido apenas em três universidades no brasil. acho que se o mundo evolui, nós como profissionais evoluímos também , até porque a tecnologia não é independente né. Bom, não sei ao certo mas estou adorando o meu curso e não vejo a hora de aprender sobre aproveitamento energético e saneamento, porém a parte que trata de drenagem urbana é muito interessante também e ainda existe geoprocessamento e uma parte do curso que estudamos águas subterrâneas , enfim... meu curso é lindo
Beleza Clinton ?
O ponto que ela destacou foi a liberdade de poder trabalhar em diversas áreas da indústria, se você trabalha em uma área que tem apenas 5 empresas você é obrigado a ir para alguma delas e a própria empresa sabe que você depende dela para sobreviver porque o mercado não absorve sua mão de obra. O único problema que eu senti no ponto de vista dela foi que essa área de computação tá começando a formar pessoas demais nela e isso gera um excesso de mão de obra que infelizmente não tem tanta qualidade, uma hora vai fazer a mesma coisa que aconteceu com engenharia civil, (Sou engenheiro civil), o mercado fica saturado com esse tipo de profissional, você é até qualificado mas igual a você existe uns 300. Fora a supervalorização de certos profissionais que não condiz com a qualidade de trabalho que ele produz, para isso vou indicar dois canais fera para demonstrar meu ponto de vista pela visão de profissionais com anos de experiência nessa área:
1 - th-cam.com/video/YfBWoZ30K_A/w-d-xo.html Corrida dos Devs, Revista Exame a publicação e comentada pelo canal Código fonte eles tem bastante experiência e podem falar bem como realmente é o mercado comentado no vídeo.
2 - th-cam.com/video/wpPv1dJWjDs/w-d-xo.html Akita simplesmente uma fera na área também, só pra começo de conversa ele desenvolveu uma "corretora de criptomoedas ", que pagou todo mundo quando fechou as portas além de vários problemas técnicos que ele resolveu nessa época ótimos canais para saber mais dessa área.
Espero ter ajudado na discussão e acrescentado mais as pessoas que gostam dessa área, sucesso a todos.
@@almeida7499 ótimo comentário. Hein?
Parece muito engenharia ambiental e sanitária... 🤔
@@nicc.957 sim, bastante similar, não são excludentes por pertencerem ao Instituto de recursos naturais dentro das universidades ambas parecidas em certos pontos. Inclusive fico "disputando" com a galera da ambiental por iniciação científica kkkkkkk
@@almeida7499 ajudou sim, gratidão por compartilhar essa informação...
Oi , Susane, fiz Ciência da Computação. A área é muito bacana, mas muito mesmo! O mercado está um pouco saturado, mas se o profissional dessa área se especializar em modelagem matemática , com certeza, o acesso à melhores cargos será muito mais fácil. Se for alguém de TI comum, terá que lidar todos os dias com trabalhos super entediantes. Grande abraço! Sou sua fã!
Eu faço matemática aplicada, mas estava pensando em mudar pra CC por conta do mercado... Puts
@@rebecapedrosa9529 Acredito que seu curso possua disciplinas como: Programação, Lógica, Criptografia, Algoritmos etc. Se não for um curso da Matemática Aplicada com essas disciplinas, não vejo vantagem. Seu curso é da FGV/Emap?
Licenciatura em matemática e computação ajudaria ?
@@rebecapedrosa9529 se você já está terminando a faculdade, compensa mais você ir especializando na área com cursos de programação e pós graduação pro exemplo. Porque a parte lógica você já tem, só falta a prática em programar
Mercado Saturado em TI rsrs? Faltam profissionais qualificados! As empresas não encontram profissionais de TI! Difícil encontrar!! Tem mais demanda de serviço do que oferta de profissionais qualificados!
Fiz eng da computação e posteriormente fiz ciências da compu.
Nunca faltou emprego! No início ganhava salário base de engenheiro só fazendo freela de programação !
Provavelmente vou pra ciencia e tecnologia e dps pra eng da computação, vale muito a pena?
Onde tu fez man? Como q ta o mercado hj? To em duvida em q fazer
Você acha que vale mais a pena fazer Eng. de Computação ou Ciência da Computação? Sei que é uma pergunta complicada, mas vou ingressar na faculdade e estou em dúvida sobre qual devo cursar. Pensei em iniciar com Eng. de Computação e me especializar em Eng. de Software, mas ainda não tenho certeza.
@@biancasouza6169 Tenho um primo q faz engenharia da comp. na UTFPR e ele n recomenda se vc for pelo mercado de trabalho, pq o Brasil ainda n reconhece como deveria esses profissionais
@@biancasouza6169 Olá amiga. Engenharia da computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação são cursos bem parecidos, no entanto, a engeharia tem mais coisas de matemética/física, cálculos e carrega muita coisa de hardware e conhecimentos de engenharia elétrica e é 10 períodos. A ciência da computação é um pouco menos pesada, já focada mais em programação porém algumas coisas de matemática, e por fim o Sistemas de Informação, que já é um curso mais enxuto, focado no mercado de tarbalho e que além de abordar programação, tem algumas noções de administração tbm. Gosto muito desse. Em questão ao mercado de trabalho, sabendo programar vc vai bem. TIrando essas diferenças mas qualquer um dos cursos vc vai bem. A área de TI é bem promissora.
Outra área da engenharia que eu acredito que seja o futuro é a Engenharia bioquímica, biotecnológica
Simm
So não tem emprego, fiz e não recomendo
Bruno Galdiano Araújo, sério??? Pior que embora a área seja promissora, eu dificilmente vejo como trabalhar fora do setor de pesquisas, o que limitaria e muito o mercado. Mas tudo isso era só impressão minha :/
Amigo, futuro da onde? Acho que essa é o questionamento que vc tem que se fazer. Sem dúvidas é o futuro, mas esse país tem futuro?
se vc pretende morar na alemanha. aqui no brasil não tem isso.
Vejo que instituições públicas segregam muito o escopo de engenharias, acho que é um equívoco. Os talentos no mercado tem como marca o hibridismo de áreas. O engenheiro de pesca pode ser um programador, um eng. aeroespacial pode ser um programador. Só depende do aluno.
Melhor focar em programação mesmo. O restante não irá usar. Sou Engenheiro mecatrônico e o que uso da engenharia? Nada
Exatamente, faço civil e tem muitas matérias de algoritmo, programação, IA, etc. SÓ DEPENDE DO ALUNO!
@@reginaldocarvalho728 tô em dúvida entre Eng. Elétrica e Eng. de Computação, o que vc acha?
Sorte grande a minha ter tido professores no cursinho que me falaram isso! E hoje estou em computação! hehe :) Ótimo vídeo Susane!!!
Alguém falou algo de engenharia de automação? Tô pensando em fazer isso
Na minha opinião, programação deveria ser requisito para qualquer engenharia ou até mesmo para as outras áreas como medicina. Hoje qualquer um pode aprender, com um vasto conteúdo grátis além de ajudar com lógica, matemática e inglês da forma divertida.
Creio que engenharia mecatrônica tbm terá/está tendo uma grande importância nessa nova forma de trabalho, de inovar e de fazer parte desse novo mundo.
*controle e automação
@@EduardoAlves-pv9fq são as mesmas sabichão.
Faz um vídeo sobre como escolher o curso e a profissão + a sua experiência pfvr ❤️ os vídeos são smp perfeitos
Engenharia elétrica também permite se empregar em muitas vagas para computação desde que o engenheiro se habilite em trabalhar com programação ou faça ênfase nessa área.
Eu acho que todos os cursos e áreas de atuação vão mudar radicalmente em 10-20 anos, porém os cursos de computação já estão nascendo dentro dessa revolução, então, mesmo que eles tenham mudanças, elas serão mais sutis (será que AI acaba até com programador? kkkk). Algumas áreas, como a medicina (minha), vão mudar radicalmente e a maioria esmagadora sequer tem noção disso e isso vai ser uma loucura no mercado futuro.
Até o Jarvis do Homem de ferro precisa de update e ser reprogramado kkkkkk relaxa que a AI vem só pra ajudar
Logo todos vão ter que ser alguma coisa e ainda programador. Advogado e programador, médico e programador, contador (principalmente) e programador ... Etc.
Eu estou fazendo medicina, você acha que eu deveria largar a faculdade e fazer engenharia de software?
@@whiterunguard3246 Ele não tem que achar nada. Vc tem que fazer oq dá sentido pra sua vida. Pergunte o porquê do seu interesse e terá sua resposta. Pq eu quero cursar Engenharia. Pq eu tô cursando medicina?
@@diegobritoxx Mas não adianta eu fazer o que da sentido pra minha vida e não ter emprego depois. E se eu for substituído por uma máquina que faz uma cirurgia cardíaca melhor do que eu? Com menor margem de erro? Eu tenho muito medo do futuro da medicina, de estudar durante décadas me especializando pra ser substituído por uma CPU.
Suzane, talvez você não passou por isso, mas muitos alunos tem um interesse enorme em estudar mas acabam sendo prejudicados por seus colegas que não tem respeito na sala, daí quando vejo vc falando que não se deve chegar em casa e rever a teoria, daí fico triste pq para mim isso e impossível. Se puder traga um vídeo falando um pouco sobre o assunto beijos
Tenho o mesmo problema
É exatamente por esse motivo que eu vou fazer engenharia de software a distância, eu sinto que estudo melhor sozinho e eu não vou ter ninguém me perturbando
A Engenharia de Software é bom estudar EAD, não precisa ser Semi-presencial para a Engenharia de Software.
@@davirodriguesmarques qm tiver oportunidade de fazer presencial FAÇA pois networking é extremamente importante. escolhi meu curso num campus meio isolado dos outros cursos e já tô sentindo a água bater na bunda, imagine quem faz EAD
ou se for fazer EAD, procurar participar do máximo de congressos/eventos/cursos que conseguir para poder fazer contatos
Engenharia Aerospacial era uma carreira que realmente eu gostaria de cursar, é uma pena que o mercado de trabalho não é tão flexível. Amo tudo que tenha física em relação ao espaço. Estou em um dilema para escolher qual faculdade fazer com o atual mercado de trabalho que temos, pois o Brasil não investe muito nessas áreas da ciência, eu estava cursando informática mas realmente não me atrai nem um pouco. Fujo dos computadores kkkkk
entre no ITA, um diploma no ita/ime te coloca em qualquer lugar kkkkkkkkk
Estou na Engenharia Aeroespacial.. e pelo o que você comentou.. tem muuuiito perfil para estar aqui também
Na Eng Biomédica pras novas tecnologias na saúde precisamos saber programar tb, acredito que a programação é fundamental pra qualquer engenharia
🌹
Olá, e como é esse mercado?!
Quando ela falou "escolher entre várias empresas" já sabia que era computação! 💕
faço civil, mas tenho programação na faculdade e estou amando❤❤❤
é uma matéria linda.
Estou em dúvida em civil e eletrica...
@@Silaslahel Vai pesquisando mais profundamente.
Acho que você descreveu quase tudo o que penso. Sou engenheiro eletricista, estou cursando engenharia de software, decidi desistir da carreira de engenheiro eletricista pelo fato de, particularmente, eu achar uma área muito abstrata demais. Acredito que a área de TI está muito mais valorizada que a área de elétrica, a ascensão de carreira em TI é muito mais rápida, além da possibilidade de você trabalhar remotamente para qualquer lugar do mundo, devido a flexibilidade de trabalho, na qual a engenharia elétrica não suporta esse tipo de comodismo. Eu, particularmente, gosto de ser mais autônomo no trabalho. A engenharia elétrica também depende muito de outras partes para o trabalho todo ser executado por completo. No mundo da programação, acredito que as pessoas sejam menos dependentes umas das outras. Também penso que automatizar as coisas seja um "super poder". Toda as engenharias sem automação acabam resultando em um processo lento e arcaico. Hoje em dia é totalmente inviável fazer cálculos e planilhas à mão.
Eu escolhi Engenharia Ambiental e Sanitária, não mudaria de jeito nenhum. Tenho habilidade com geoprocessamento e programação e estagio na área de recursos hídricos. Essas duas habilidades são abrangentes, dá pra aplicar em recursos hídricos, conservação... inúmeras áreas de modelagem ambiental que eu tenho contato. É uma possibilidade de trabalhar em campo e/ou no escritório. E não dá pra fugir da área ambiental no futuro. Quanto à criatividade, precisa ter bastante também, meio ambiente é dinâmico e tanto os trabalhos em campo quanto escritório.
@Rodrigo Araújo minha missão de vida é maior que duas pessoas que estão no poder por um tempo. Felizmente eles não são donos deste país...
@@nicc.957 To no 7 período de ambiental e Sanitária tbm mas fiquei desmotivado qnd comecei a estagiar pq parece q só tem como opção de emprego ser Consultor ambiental ou esperar um concurso sair, estou mt errado?
eu tô pensando em fazer gostaria de saber mais,ouvir alguém que faz o curso pode me dá dicas?instruções?
@@sev7n96 Oi Yuri, como engenheiro ambiental você pode ser consultor, pesquisador (em qualquer universidade ou instituto de pesquisa ex. IPT, INSA), trabalhar em ONG's. Perceba que hoje muitas vagas não olham para o título mas para seus skills (geoprocessamento, liderança, gestão de projetos, programação, etc.). Tem muitas possibilidades. Quais as disciplinas que você mais gosta? Que vagas se relacionam com essas áreas de estudos e que qualificações tem sido pedidas? Pra você ter uma noção é bom estar no LinkedIn e no Researchgate. Se você puder ampliar suas possibilidades podendo se mudar para outro estado ou país, será uma maravilha. Qualquer coisa pode me procurar no @nicolli.al (twitter e insta) ☺
@@sarahmonteiro1661 Oi Sarah, tudo bem? Pode falar comigo lá no @nicolli.al (twitter ou insta) 🙃
Acredito que todos os cursos de engenharia são importantes ,e sim, cada pessoa tem que fazer o curso que mais se encaixa no perfil profissional. Muitos dizem que a engenheira civil é a que mais se destaca entre as engenharias, pode até ser, mas não substitui as demais engenharias.
Hoje (2021) a engenharia que está bombando, sem dúvidas é a Engenharia da Computação. Mas, aí vem a pergunta, até quando? Assim como aconteceu há 10 anos atrás com a engenharia civil, estava em seu auge, hoje o mercado está totalmente saturando na área da civil.
Será que a Engenharia da Computação perpetuará? Possa ser que seja uma gangorra, uma hora está em cima, outra hora pode esta em baixo...
Boa sorte a todos e, escolham a engenharia que mais lhe agradar.
Um adendo IMPORTANTE sobre Eng. ou Ciência da computação, por um profissional da área: o curso superior te dará 10% do que vc precisa para ser bem sucedido, visto que a área é SUPER AMPLA fazendo com que o curso seja SUPER GENÉRICO/SUPERFICIAL. Ou seja, se prepare pra estudar pra caramba sobre os assuntos específicos com os quais deseja trabalhar. Saiba também que um moleque de 15 anos pode bitolar em programação e concorrer vaga com vc, sendo ele tão capaz qto vc tecnicamente e exigindo 1/3 do q vc exigiria como remuneração.
Hj eu recruto profissionais para trabalhar com infra e cloud computing e a última linha do currículo q eu vejo é a faculdade q o cara cursou (se cursou).
Fato, se alguém que queira ser dessa área se restringir apenas ao que a faculdade ensina, a carreira será curta, se ao menos conseguir iniciar.
Spoiler: nenhum curso ensina mais que 5% do que o mercado necessita. Há algo de muito errado no nosso sistema educacional.
Com exceção de medicina e odonto
Qual é a média salarial ?
Desnecessário dizer, mas só para ressaltar: vídeo MARAVILHOSO. Lindíssima❤.
Concordo plenamente com você, eu sou engenheiro de automação e trabalho na indústria, porém estou fazendo mestrado em computação para realmente mudar de área !!!
Essa área de ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO NÃO É BOA?
@@Ay--dk3uj Eng de Automação é uma área muito boa para trabalhar na indústria. É focada em equipamentos industriais. Provavelmente ele quer migrar pra área de Software, por isso mudar de área para computação
Engenharia é uma profissão para trabalhar na indústria. O Brasil é um país sub-industrializado e, para piorar, está em processo de desindustrialização. Por isso, mesmo engenheiros sendo os profissionais mais qualificados do país, por sua capacidade de resolver problemas e por sua multidisciplinariedade, eles acabam não tendo espaço por aqui. Já a área de programação é o inverso: é uma mão de obra que automatiza os processos, barateando a produção tanto da indústria, quanto do setor de finanças/negócios e serviços.
Porém com a inteligência artificial, ser mero programador pode ser algo obsoleto, já que esse serviço (de criar códigos) será o mais fácil de ser automatizado. O oposto ocorrerá com trabalhos artísticos e manuais, que apesar de serem passíveis de serem substituídos, não dependerão apenas de comandos, mas de máquinas para serem automatizados. Profissões que avocam responsabilidades e tomadas de decisão, terão maior resistência a serem substituídos. Por exemplo: ¹um engenheiro civil pode ser substituído no desenvolvimento de um projeto, mas a responsabilidade de uma obra não pode ficar a cargo de um robô. ²Um programador pode ser substituído no desenvolvimento de um código, mas a decisão de se criar um software e seu gerenciamento durante o projeto tem que partir de um gestor.
Su ❤️ Sniper aqui marcando presença ,nossa demais essa visão, é raro a gente ter essa percepção com 17 anos até com mais idade msm,vlw demais por esse estalo de dedos pra agente =)
Aqui na minha cidade abriu uma filial de uma grande empresa e praticamente todos os alunos que estavam estagiando como engenharia de produção e civil entraram!
Q sonho hein... Parabéns!!!
Eu fico com minha Eng civil mesmo.
Más gosto de muitas outras áreas, como nutrição medicina, isso p saber cuidar de mim porque se ficarmos dependendo da boa vontade dos médicos e os programa q colocam na tv estamos já doente porque é isso q Eles arquiteta.
Mas retomando o tema, eu gosto de química física matemática fortemente. Mas eu sou da Engenheira civil, mas tbm não quero muita coisa com viajar ao exterior. Eu estou muito ligado e preocupado é com a saúde, viver bem e Jovem a vida todo e com saúde. Então eu fico no campo tanto na Engenheira cívil como no Campo roça: plantando e colhendo e o meu sonho, claro com suficiência para poder fazer o q eu gosto . O q eu gosto do exterior é o q eu ouço falar de alguns lugares: é a educação, a Ética as leis principalmente as leis q da fim em gente ruim com os políticos do nosso país.
Gostei do seu vídeo, gosto tbm de mecânica: motores no geral, avião então navio ... Mas é com eu disse aí .
Sucesso p todo e p vc moça sonhadora do vídeo. DEUS abençoe todos nós: só p QUEM é religioso .
Acredito ser essencial pesquisar e por na balança os lados positivos e negativos de toda profissão, visando entender melhor a própria escolha para que no futuro sinta-se bem com o que trabalha dia após dia.
Arrasou
Nem precisa ser engenharia, pode ser um técnico de alguma linguagem já é ótimo.
Prefiro fazer algum bacharel, minha opinião.
Sou engenheiro mecânico senior e trabalho no setor de energia e digo sem medo que hj faria Eng de software ou engenharia elétrica, principalmente a elétrica, que tem as melhores vagas e salários, certamente vai manter esse status até o fim dessa decada
Mecatrônica vai substituir a engenharia mecânica
Sério irmão? Eu estava quase mudando de curso saindo da elétrica para computação mas seu comentário me segurou kkk trabalho na área da engenharia elétrica mas meu objetivo é empreender e quando se trata de elétrica só se fala de energia solar ou instalação residencial queria algo diferente mas fico perdido achando outras engenharia mas fácil de empreender como computação e civil!
Você pode desenvolver o assunto um pouco? Pq vc faria elétrica?
Estou fazendo engenharia de software porém quase mudando para engenharia eletrica. Kkkk socorro!
Faço ciência da computação mas me interessei pela elétrica estou em dúvidas ainda sobre o mercado,se vou conseguir estágio
haha é um dilema escolher entre as engenharias.
ótima análise, Su.
Também quero engenharia de computação :)
Isso é algo que eu pensei bastante. Apesar de querer fazer aeronautica r pretendo fazer alguma especialização nesse setor porque será essencial no futuro, não pretendo ficar para trás!
Eu acredito na Engenharia Florestal, acredito que a sustentabilidade nas próximas décadas serão bem visadas 🌍🌳🍃❤
Me formei e estou sem emprego. Desde 2018. Tenho experiência de 2 anos durante a faculdade, em estágios em licenciamento, preservação e indústria. O mercado é muito fechado! Da minha turma foram 30 formados e somente 2 estão na engenharia. Atualmente faço licenciatura e finalizo esse ano. Acredito que não há espaço.
@@MyJac14 É uma pena!Eu conheço vários.
@@jcs1723 a solução que encontrei foi aproveitar as matérias e iniciar uma licenciatura, que termino esse ano. A licenciatura era de 4, mas cortei várias matérias e finalizarei em 3. Infelizmente, sinto que perdi 5 anos da minha vida na engenharia florestal. Hoje trabalho numa escola como estagiário e acredito que foi a melhor coisa que fiz. Penso em mestrado, porém na área de matemática mesmo.
Sonha 😪
Também faço! Tem pouco conteúdo de engenheiro florestal aqui no TH-cam
Tem uma coisa que vc não tocou, que é a IDADE para isso. Tenho 40 anos e vou me formar esse ano em Controle e Automação por uma federal, O QUE NÃO SIGNIFICA NADA. Pois a idade pesa mto para engenheiro, eu me arrependo de ter iniciado esse curso, mas como estou no fim dele eu não vou desistir. Ontem mesmo fui fazer uma entrevista e o recrutador perguntou a idade, qndo eu disse, ele respondeu "nossa um menino ainda" (Tipo, já era né).
O desvio padrão qndo se chega no gestor é praticamente ZERO entre os candidatos e como que vai desempatar? Idade. É uma realidade.
Não sei o que tinha na cabeça para fazer engenharia, sinceramente...
No demais seu video foi cirurgico, e muito pé no chão. Parabens!
Idade é critério de desempate em qualquer área.
Em geral quanto mais velho pior. Salvo na contabilidade.
CC é a única graduação que eu consigo imaginar fazendo trabalho remoto com ampla opções.
Eu acho que a engenharia de software também dá para trabalhar remotamente com amplas opções, já que é parecida com ciência da computação pois tem programação e criação de aplicativos
Estou fazendo engenharia mecânica e no meu plano de curso aprendi , programação, robótica ,etc. tô pensando em fazer ads ou ti mais pra frente , pois a área de tecnologia tá crescendo muito
Tenho interesse em Eng mecânica , poderia me falar mais sobre ? Se vale a pena, se é difícil ( obviamente nada é fácil mas existem graus de dificuldades) se vc tá curtindo e os conselhos, coisas do tipo. Se puder, é claro... É bom saber de pessoas q já estão fazendo essa faculdade
@@trafalgar_yanEngenharia da computação é muito melhor não falta emprego
Amei o vídeo !
Ainda não sei que engenharia fazer, mas esse vídeo já abriu minha mente!
Seria legal se você postasse algum vídeo comparando as outas engenharias do ITA...
Caramba, Susane. Penso muito parecido com você neste quesito da escolha por mercado. Tô terminando o curso de Eng. mecânica, mas comecei este ano a aprender python para Data science. Não me arrependo da minha escolha de curso, pelo contrário, acho que em qualquer engenharia é possível fazer integração com IA, há muito a ser explorado nesta área independente do ramo de engenharia escolhido. Sem contar que é uma forma, dentro da sua área de atuação, de acompanhar as mudanças do mundo tecnológico.
estou pensando em fazer engenharia mecânica, o que você me diz?
@@joaopedropirola2214 acho um ótimo curso. É uma das engenharias de topo de funil. Sugiro que você pesquise sobre as três áreas que a engenharia mecânica abrange (Energia, projetos e materiais/fabricação) para entender quais são as atribuições e possibilidades deste profissional na indústria, pois sendo um curso generalista há muitas oportunidades em diversos seguimentos. Importante também observar o perfil do curso onde você deseja cursar, porque no meu estado, por exemplo, há quatro cursos de eng. mecânica em públicas com perfis diferentes, sem contar todos os outros oferecidos em instituições privadas. Boa sorte e forte abraço!
@@sidneysheldon8554 Estou pensando em fazer algum curso de TI tipo engenharia de software ou engenharia da computação, mas como também quero ter conhecimento de hardwares, quero fazer engenharia mecânica como uma pós ou segunda graduação, o que acha? (Ou qualquer engenharia como mecânica, eletrônica, elétrica, mecatrônica)
Já passou um tempinho desde o seu comentário. Você ainda recomenda essa engenharia?
Concordo plenamente. Trabalho com TI e hoje eu com certeza escolheria engenharia elétrica ou mecânica, aprenderia python/data science, low code/no code, react por conta própria.
Acredito que a Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia tem muito a crescer. É uma área bem interessante que mescla muitas engenharias com as áreas das ciências biológicas.
Tinha muito interesse nessa, mas desisti por causa das opções de trabalho mesmo, Mesmo que esteja pra crescer ainda não cresceu, existem muito poucas vagas e muita gente que fez não conseguindo nem estágio sabe...
Além que eu teria que mudar de estado pra cursar não valeria a pena pra não ter pelo menos o mínimo de espectativa, então mudei pra áreas parecidas que me interessam mas são melhores profissionalmente nesse momento: farmácia ou engenharia química.
Aaaa eu quero fazer Engenharia Elétrica 💕
Manipulando as forças do eletromagnetismo à favor do homem rsrsrs. Eu tô muito em dúvida se eu entro pra eng elétrica ou tento prestar denovo Enem pra medicina
@@leobruno3608 rapaz, eu decidi trocar, não me imagino fazendo eng. Elétrica, comecei a estudar programação e gostei. Troquei de área, vou fazer ciência da computação... Enfim, ironias do destino né 😅
@@giovananaiara6697 haha, acontece. Bons estudos e boa sorte com a teoria dos números por trás do curso.
Ótimo vídeo, sou teu fã!
Atualmente, no Brasil, um pedreiro ganha mais que muita gente com curso superior. O cara ainda consegue criar uns 6 filhos, construir a própria casa e não depende dos pais. Já a realidade de quem tá ralando pelo diploma é praticamente inversa, ainda sai devendo a faculdade e depois acaba sem trabalhar na área em que se formou.
Nossa man, queria sorrir dessa situação n 😂
Eu trabalho com obras já 23 anos e afirmo sua tese,mas estou estudando engenharia civil atualmente vale a pena, problema é que muitos entra em certas áreas só pelo dinheiro nunca tiveram uma vivência ou algum tipo de contato com a profissão,acha moleza aí chega na hora decepção total kkkk
Misericórdia esse comentário, mas de fato, um bom choque de realidade para os mais novos (tenho 28). Se forem fazer faculdade, precisam ter um bom plano estratégico caso não possam contar com familiares ou indicações.
esse vídeo caiu do céu no momento mais perfeito possível pra mim
terminei de fazer e ela falou exatamente o meu curso kkkkkk engenharia de computação, aí vou eu, tá decidido
Su, vem pra engenharia de controle e automação(mecatrônica) "é o futuro", kkkkkk , não é uma engenharia especialista como a mecânica, elétrica, entre outras mais especificas, mas tenho certeza que você ia gostar...
Deveria ter mencionado essa também 👏👏👏
@@SusaneRibeiro su, vc poderia fazer um video falando como vc acha q vai er o mercado para as outras engenharias
Acho que não. Eu sou engenheiro mecatrônico. O mercado é complicado e ninchado. Apesar de ter um leque grande. Mas no Brasil não rola.
Tbm tenho dúvida entre Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) ou Engenharia elétrica ou da Computação
@@wellingtonmattos2360
Engenharia de controle e automação dependendo da Facu, a base é na mecânica ou elétrica.
Engenharia elétrica é só "elétrica"
Engenharia da Computação o foco mais em hardware
Escolha o que realmente você queira fazer, seus planos para o futuro, mercado de trabalho etc.
Os dois cursos que eu quero, amei!
Susane, um dia qnd eu estiver formado e trabalhando eu espero te encontrar e agradecer pessoalmente por toda a motivação e todas as dicas incríveis que você disponibilizou pra todos nós!!!!!
(Ps: apaguei o último comentário pq vi dps q tu falou de computação :) )
Eu vendo esse vídeo estando no curso de ciência da computação, fiquei tão feliz kkkkkk
Eu faço engenharia de computação e é muito bom mesmo. Principalmente porque é mais fácil de você empreender e trabalhar por conta própria do que em outras engenharias que dependem de trabalhar em empresas grandes.
Esse curso é focado em hardware?
@@messiasdeo.santos9804 não, é um vídeo que preciso fazer aqui no TH-cam porque tem muita gente que não sabe nada da área falando isso.
Engenharia da computação aborda sim bastante eletrônica digital e automação, mas não é correto dizer que é voltado a hardware, pois ainda tem muito da ciência da computação, como Programação orientada à objeto, inteligência artificial, algoritmos, desenvolvimento de jogos, engenharia de software... Tem sim eletrônica (eletrônica geral 1,2 circuitos digitais, microcontroladores, transmissão de sinal...)
Mas não chega ser "focado" em hardware, tem apenas basta dos dois. Mas não chega a ser como engenharia eletrônica que aí de fato tem praticamente só eletrônica.
poderia me falar de que formas daria para trabalhar sozinho?
Sou médico, ganho bem em relação à média nacional, ainda sem especialidade, mas eu faria Piloto de Avião se fosse bem de vida financeiramente, ou faria licenciatura em Matemática, e seguiria até doutorado.
Faço engenharia de computação em federal e gosto muito. Para quem curti ver o progresso dos trabalhos, tecnologia, muita lógica, matemática e ser muito curioso (kkkk) é algo a si cogitar
Tem muita física? Estou pensando em fazer o mesmo curso, mas tenho certo receio com a física...
duas opções: Engenharia Mecânica ou Física! Física mais ampla que E.M.
Muita gente se encanta com engenharias como aeronáutica (usp e ita - sempre concorridíssima), aeroespacial ou engenharia física
Mas a verdade é que são cursos de nicho com uma vida bem menos glamourosa e com poucas oportunidades
Fiz eng. computação numa federal e desde o 2o ano de graduação trabalhei
Fiz projetos incríveis e acho o trabalho extremamente criativo. Ratifico tudo que a Susane falou
As oportunidades já naquela época (anos 2000) eram inúmeras e agora a coisa está ainda melhor
A esmagadora maioria dos meus colegas trabalha fora do brasil, ganham muito bem, disputados a tapa pelas empresas e muitos conseguiram naturalização estrangeira (principalmente australiana)
Alguém que arrebenta em algoritmos, EDs e MD vale ouro para as FAANG
Olá, eu posso conversar com você? Gostaria de saber sobre o mercado de trabalho. Eu tô em dúvida entre medicina e eng. de computação. Eu não sou do tipo "fazer por amor", eu não ligo muito pra profissão, mas sim pra vida financeira. Poderia me ajudar?
Engenharia de computação é escovador de bit. Não conheço engenheiros de computação que exerçam qualquer liderança de projeto. Vivem num mundo solipsista. Engenheiro de computação é meramente instrumental. A opinião é válida, mas acho que foi uma visão restritiva. Atualmente, há que se considerar alguns eixos, como sustentabilidade, inovação e alimentos (o mundo está vocacionado à segurança alimentar). Enfim, cada um possui uma experiência no universo da engenharia.
Falando em sustentabilidade, o que você acha de engenharia de energia? Em especial no ramo da pesquisa nuclear?
Susanne, você poderia dar dicas para quem está se preparando para olimpíadas?
Anão kkk
@Dyego Oliveira Olimpíadas científicas irmão, OBF, OBM, OPM, IMO, IPhO, IChO, essas
O curioso é que nunca vi UM curso online sequer para Olimpíadas.
Hoje em dia são poucas as engenharias que, tem um bom mercado de trabalho.
Quais vc indicaria?
@@Joaovitor-iy6vs Computação, a única que com 100% de certeza você não ficará desempregado
@@pedrosant841 também quero fazer da computação.
@@pedrosant841 vc acha que engenharia elétrica é uma boa ?
@@gabriel0783 é, pode fazer a vontade, focando em controle e automação, mas se quiser fazer concurso público foque em telecom e geração e transmissão de energia
Estava na dúvida, já não estou mais. Assisti diversos vídeos sobre a área e sobre a evolução da tecnologia e sobre o mercado. Estudei os cursos de TI e por meio deste vídeo já obtive a resposta. Grato! Obrigado💖
Por isso que a vida é difícil, com 17,18 anos ngm sabe o que quer ser da vida.
Eu torcendo pra ela falar da minha engenharia de software kkkkkk
Mas eu acho q talvez ela não conheça a fundo a área a ponto de saber diferenciar 100% a engenharia de software da computacional. Pq pelas características q ela citou a mais adequada seria a de software
Bons pontos! Pensem que a engenharia e as inserções dos profissionais no mercado está em constante mudança! Engenharia cria verdadeiras indústrias, mudamos o mundo ao nosso redor!
Nossa Susane vc é inteligente hein, engenharia da computação é uma das minhas opções de curso superior junto de ciência da computação e engenharia química (estou em dúvida de qual escolher), vi vc como minha versão feminina. O brasil é bom em software mas eu prefiro hardware. Vídeo muito bom!
Eu sou apaixonado pela computação, gosto da matemática e tenho curiosidades a respeito de coisas da natureza, então resolvi reunir o útil ao agradável e resolvi cursar Engenharia de Computação. É incrível o curso e não me arrependo nenhum segundo da minha escolha, ainda mais levando em conta o rumo que nosso mundo tá tomando.
Você não acha que a Engenharia Mecatrônica tambem trabalharia com esse conceito do futuro? hahahaha com a automatização das maquinas com inteligencia artificial, por exemplo
Amo fazer parte do Sniper ❤você é incrível ❤📚
Como tem sido sua produtividade depois de assinar o curso?
Estou querendo assinar, mas tô em dúvida se ainda vale a pena até o Enem.
Levando em conta que não estarei saindo do zero
Carlos Eduardo a minha mudou. Já estou há alguns meses seguindo um planejamento que fiz com as dicas do curso. Mudei de “estudar apenas por questões” para “estudar de acordo com as fases (1, 2 e 3). Tenho feito revisões de uma forma mais eficiente. Enfim. Eu recomendo.
@@carloseduardo3755 Eu estou amando❤vale muito assinar o Sniper, eu garanto que não vai se arrepender. Susane te ensinar estudar da melhor forma. Logo, seu desempenho vai melhor muito nos estudos.
@@joh12 Obrigado!
Falando como engenheiro aposentado, devo dizer que suas premissas estão erradas, Engenharia como qualquer outra profissão é uma vocação, uma inclinação natural.
Está mais do que provado que a escolha de uma especialidade em função de salários ou conveniências de trabalho é uma forma errada de escolher, sempre aconselhei as pessoas a fazerem aquilo que mais gostam a não se deixarem levar por maiores ganhos salariais.
A minha área é Engenharia Eletrônica / Telecomunicações e sempre me senti muito bem "encaixado" nesta área, era o que eu queria fazer e que eu gostava de fazer.
Depois vim a dar aulas de Eletrônica e sempre aconselhei meus alunos: faça aquilo que gosta, que te deixa satisfeito, não vá atrás de salário, o pagamento é apenas a consequência natural de um trabalho bem feito, consciente.
Parabéns pelo excelente video Susane, você inspira muitas pessoas a seguir seus sonhos, continue sempre com esse trabalho lindo.
Você podia fazer um vídeo semelhante a esse, mas referente às diferentes áreas da TI!
Passei o vídeo toda ansiosa para ela falar sobre engenharia química 😅
Eng Química é um bom curso, inclusive estou em dúvida entre eng Química e de Computação , gosto das duas áreas, difícil escolher.
Muitas pessoas desconhecem eng Química, as vezes penso que as pessoas têm preguiça em pesquisar...
@@PedroSilva-er1qi Faz Computação, estamos vivendo a nova revolução industrial, Indústria 4.0! Faço Eng. de Computação e é um curso muito abrangente e com promissoras oportunidades de trabalho.
Eu entrei em Engenharia Eletrônica com o pensamento de ser um curso mais fácil de conseguir emprego, no entanto não gostei, agora estou em Engenharia Cartográfica e a área é tão ruim ( para conseguir emprego) quanto Aeronáutica. Porém gosto demais do curso e não penso em trocar novamente
Oi, jade,tdo blzica!? estou fzdo o técnico em agrimensura você acha roubada?
oi jade, mas você acha que a engenharia eletrônica é difícil de arrumar emprego?
larguei engenharia ambiental e deixei de cursar engenharia de petróleo na Udesc pra poder fazer engenharia elétrica, espero que tenha seguido no caminho certo, fiquei muito tentado em fazer eng de petróleo com um futuro trabalhando numa petrobrás ou numa shell da vida ganhando só os cifrão vilão, mas pesando bem, nem todos os formados conseguem trabalhar nessa área, mas enfim. Ainda pretendo fazer uma pós em ambiental.
Olá, você não se identificou totalemnte com a ambiental? Por que saiu?
@@H64RS577GB sim, achei chatinho os primeiros semestres, elétrica é mais legal pra mim
Ambiental e Sanitária é massa tbm
Eu agr há pouco:nossa, tomara q a Susane tenha postado vídeo novo,ñ importa o tema,só quero ver❤
1o vídeo do TH-cam (dps do anúncio):Qual engenharia escolheria hj|Susane Ribeiro
Eu: eeeeeeeeeeeeee😍🤗
Amei o vídeo!! Você é inspiradora 👏🏻
Se puder, faz um vídeo falando sobre como foi estudar no ITA, pontos positivos e negativos.....
Acho que seria bacana você considerar também Engenharia Física, que cumpre os quesitos citados e muito mais
Tenho interesse, mas não tem na minha cidade 😔
Muito obrigada pelo vídeo❤
a minha opção atual é engenharia de pesca
Vc falou de engenharia da computação e ciência da computação, mas não acha, dentro que foi colocado, que engenharia de sistemas é uma boa? Ok, não é comum nas universidades do Brasil. Que eu sei, federal, só na UFMG. Inclusive, o curso é muito fomentado pela indústria aeronáutica, mas não é específica para essa área, sem contar que uma das bases é a computação. Ideal para quem gosta de projetos de alta complexidade tecnológica.
Agora, não me desanime, vai. Comecei a fazer engenharia de sistemas com quase 40 e não to disposto a desistir fácil. Não precisa ter 17 pra estudar engenharia.
Estou muito interessado nessa graduação, você está cursando Engenharia de Sistemas na UFMG?
Comigo está sendo ao contrário. Sou de TI há 12 anos e quero sair e ir para engenharia elétrica. Eu gosto mais de pensar em máquinas, equipamentos, automação e sistemas embarcados. A TI é basicamente trabalhar para criar coisas virtuais ou coisas que se comunicam, por isso o correto é dizer TIC = tecnologia da informação e comunicação. Eu já curto mais ser profissional de coisas físicas do mundo real e ser apenas usuário do mundo da TI. Meu foco será sistemas embarcados.
Na sua área de TI, vc acha o mercado bom?
Pesno igua você, colega. Tenho interesse em coisas físicas, mas ainda nãos ei qual engenharia fazer.
Sim cara eu tbm kkk vou ir pra elétrica tbm. Achei minha Eng da comp muito fraca em embarcados , isso q tem uma parte da faculdade dedicada a isso
Considere tentar engenharia de sistemas. É um curso que surgiu da engenharia elétrica e envolve muita computação (se não me engano, tudo o que se vê de computação na engenharia elétrica está presente na engenharia de sistemas). O complicado que só uma universidade federal oferece. Parece que o ITA estuda a criação desse curso la. Vale a pena. Se vc pensa em integração homem/máquina, acho que ia gostar.
Esse negócio de "curso do futuro" é muito relativo. Lembro que na época que fiz vestibular a moda era engenharia de controle e automação e hoje o pessoal nem comenta mais.
Engenheiro para ganhar bem ou vira servidor público ( aí tem que se preparar para as provas) ou trabalhar para multinacional (pode trabalhar home office, mas vai trabalhar bastante mesmo).
Não se esqueçam que quanto maior o salário mais o imposto de renda come. Eu já vi uma pessoa ganhar + 28 mil e pegar somente - 19 mil kk
A Engenharia de Computação tem os dois lados: o software e o hardware. A engenharia de hardware de computadores pode atuar em todas essas áreas que você falou.
Susane Ribeiro - Você é professora do ITA isso e lindo. Esse pneu roda em qualquer estrada. Você é esse pneu. Você consegui por ex. trabalhar com TI num piscar de Olhos. E sim trabalhar ai em SJC diretamente com o mundo. Abraços Cordiais, Maurício
Meu irmão, Flávio Oquendo, formado pelo ITA em engenharia de infra estrutura aeronáutica, fez mestrado e doutorado em engenharia de computação na França. Flávio é diretor de pesquisa na França.
Caramba tu deve ter um pressão cabulosa
Susane queria te agradecer pq comecei a estudar hj pelo seu método e vi q embora tenha testado na 1a vez e ñ funcionou, fiz hj e deu😊
Acho q é questão de se conhecer msm
Agr vou aplicar sempre e quando ñ der, vejo a teoria 1o e já parto pros exs💥🤓
Melhor vídeo!♥️♥️♥️♥️
Faça mais desses por favor😆😆
Só você se pós-graduar em Engenharia da Computação ou empreender na sua área . Empresas púbicas são muito burocráticas! Deu para perceber sua frustração, mas é natural ! Acredito que sua energia e vontade de fazer as coisas se daria bem empreendendo.
Sou eletricista (residencial, rural, predial, comercial, industrial, força e controle, bobinador-enrolador, automóveis e automotores) técnico em eletrônica, técnico em eletrotécnica e tecnólogo em instrumentação e automação, estou fazendo graduação de licenciatura em física, cheguei a fazer engenharia elétrica mas muito caro tranquei. Hoje com 44 anos e trabalhando na área de elétrica, eletricidade e eletrônica desde 1993, não penso mais em fazer engenharia elétrica.
Dúvida cruel... Engenharia química, mecânica ou engenharia de minas não sei o que escolher pensando no mercado futuro e as possibilidades de inserção de mercado nós próximos anos. Parabéns pela sua explicação e ponto de vista. Sucesso!
Engenharia quimica
Eng. Química ❤
Eng.quimica pois vc terá uma área muito ampla pra se trabalhar,desde área de pesquisa a processos ou mas laboratoriais e tals
Quero muitoo fazer engenharia da computação 💕 Estudando muito pra isso 😥
Querida Susane Ribeiro, você pode fazer uma Pós-graduação em Engenharia da Computação, pronto resolvido.
Sucesso pra você.
😁👍
Para o que eu gosto de fazer elétrica vale mais a pena, é super versátil e abre muitas portas
Já entrei no vídeo sabendo a resposta ♡ escolhi bem.
Engenharia Mecânica também é uma ótima opção, pode trabalhar em quase todos os tipos de indústria
eu faço engenharia de computação e quero me formar nos 2 (engenharia e ciencia da computação)
sou apaixonada em programação, robótica, AI, etc
Aonde você faz?
estou pensando em fazer também.
Cara, sempre gostei de tecnologia e robôs, mas também sempre estudei biologia. Tô em dúvida entre medicina e engenharia da computação, mas, por enquanto, meu anelo é o ITA.
@@wadrianmelo7777 faz os 2
@@kraca7207 sim
Acredito em Ciências da Computação como uma profissão do futuro entretanto as medias estão cada vez mais elevadas, porém é um sonho que um dia quero conquistar