@@lauradelimadelima8812 Ouvir é verbo transitivo direto: ouvir o canto dos pássaros; ouvir a voz da razão; ouvir os pais e professores, etc. Vai estudar. “Ouvir-lhe” só se admitirá se o pronome indicar posse: ouvir-lhe as injúrias; ouvir-lhe as queixas, etc.
Resumo: O que é escrever bem? - É produzir um texto que atinja um objetivo proposto explorando o máximo possivel das qualidades exijidas por aquele objetivo. - Nem todo texto precisa da norma padrão pois poderiam ser perdidos as sutilezas das expressões. - Preocupação com a fidelidade do texto e não uma norma. - Linguagem simples (plan language) é uma tecnica de comunicação que visa transmitir de forma simples, objetiva e inclusiva. Onde o objetivo é que o leitor consiga encontrar rapidamente a informação que precisa, que comprenda e que saiba utilizá-la ao seu favor. - Dependendo do objetivo textual de acordo com as qualidades exploradas a respeito de sua intenção, possibilitaram um texto excelente. - Há textos que são construído estrategicamente para não serem compreendidos.
Nós dias atuais , ser bem claro sem rodeios e simples nas palavras . Os dias de hoje , são microtestos , com clareza nas linguagens , sem utilizar palavras , de difícil entendimento .
Nós dias atuais , ser bem claro sem rodeios e simples nas palavras . Os dias de hoje , são microtestos , com clareza nas linguagens , sem utilizar palavras , de difícil entendimento .
Olá, boa noite, Lara. Parabéns pelo seu trabalho. Para escrever bem um texto é preciso antes ter uma ideia clara do que se quer transmitir, penso que isso ajuda no desenvolvimento do texto. Conhecer razoavelmente o idioma no qual se irá redigir, ter um bom vocabulário, o que podemos adquirir principalmente com o hábito constante da leitura, de bons livros de preferência. Como você citou, Graciliano Ramos, ele é um escritor fabuloso, de um realismo que parece estar conversando conosco quando escreve, ele me faz dar risada sozinha quando leio seus livros, com suas tiradas de humor um tanto sarcástico, mas sensacional e de uma inteligência que infelizmente não encontramos facilmente. Grande Graciliano Ramos!! E Santo Agostinho também é incomparável, culto, inteligente, com uma rica e marcante experiência de vida, e um dos maiores teólogos da História da Igreja. Hoje é dia de Santo Agostinho, 28/08. Grande abraço. Rosanea Melo Pedrosa.
Para mim, escrever bem, para além da escrita literária, teria como ponto de partida, um conhecimento amplo sobre os gêneros textuais, em suas diversas formas, e a partir dai, saber usar bem os recursos linguísticos que cada gênero nos dar, para a elaboração de tais textos! Além, claro, de ter um vocabulário psicossocial, cultural, histórico e científico, robusto, para também ter uma boa e sofisticada elaboração e domínio do conteúdo! Adoro te ouvir, professora!
Eu considero escrever bem, como “um ato de alta habilidade de comunicar no íntimo com o seu leitor”: para alguns objetivos será um alinhamento formal do texto e para outros, um emprego informal da palavra, tanto no estilo quanto na redução das palavras por conta do meio usado para expressar-se. É a clareza de falar com o mano de boné e o professor, sem perder a sua essência. Lara você é uma benção. Parabéns pelo belo trabalho. Abraço.
Você é tão capaz que eu não me atreveria a dar outra definição ao tema, e tão graciosa que não posso deixar de fazer um comentário, obrigado por compartilhar sua erudição.
Perfeito. Concordo. O Luís Fernando Veríssimo escreveu há décadas uma crônica exatamente sobre isso. Chama-se “ A Gramática “. E nesse texto ele diz que, para escrever bem, mais importante do que conhecer e usar corretamente todas as regras da gramática é saber comunicar uma ideia de forma clara, atingindo o objetivo que aquele texto se propõe. É evidente que se deve ter um conhecimento básico da gramática para evitar os erros mais grosseiros, mas só ela, sozinha, não comunica nada. É um texto saboroso que termina com aquele toque de humor tão próprio do estilo dele : a gramática tem que apanhar todos os dias, pra saber quem é que manda. 😂. Excelente vídeo/aula professora, obrigada. 🙏.
Conceituar o que é escrever bem depois de assistir seu vídeo, tratando do tema, é bem difícil, porque você, Lara, definiu com clareza "o que é escrever bem", contemplando, inclusive, o objetivo de cada tipo de texto, ou seja, você foi: clara e abrangente ao mencionar e exemplificar tipos de textos diversos, coesa, eficiente e eficaz. Parabéns.
Que vídeo agradabilíssimo, professora Lara! Sou estudante de Letras e, se Deus quiser, seu futuro colega de profissão. Suas dicas muito me ajudaram até agora. Obrigado, Lara. Suas virtudes excedem sua beleza ímpar.
Agradeço pelo tema. Enquanto escrevo, ainda estou refletindo sobre o que é "escrever bem". Um tempo atrás ouvi do meu mentor: que "A comunicação é sempre para o outro". Tenho a impressão de que escrever bem é uma arte que leva a vida toda para ser aperfeiçoada.
Quando produzo qualquer texto, quer sejam documentos, cartas, dissertações e mesmo comentários em redes sociais, busco ao máximo obedecer a norma culta. Outrossim, tento entender ao máximo o nível de capacidade ou compreeensão, em razão do seu grau de escolaridade/cultura, que o alvo da minha mensagem tem; sem aviltar a gramática; isto jamais! Por fim, devo enaltecer o teu video, o qual é bastante rico e agradável! Abraço! Em tempo: O problema, às vezes, é o maldito teclado! Mas sempre repasso - rs rs rs - em busca de erros de digitação; mormente em comentários no TH-cam! Rs rs rs
Aprendi muito contigo no Núcleo de Formação Brasil Paralelo, agora, acompanhando teus vídeos no TH-cam, aprendo um pouco mais. Espero em breve tornar-me aluno do Texto Irresistível. Grato por tudo!
Ao longo da sua explicação sobre sua resposta, entendi que escrever bem é exatamente o que você falou, apesar de não ser um conceito fechado. Além disso, não sei se ouvirei resposta melhor esplanada.
Não vou entrar nessa discussão. Quando criança, só lia gibis. Não lia texto com começo, meio e fim. No curso ginasial, foi um drama!. Não conseguia fazer a redação com o tema dado pela professora. Não conseguia juntas as peças. No gibi, é tudo separado. Padeci muito, tirei notas baixas de redação. Passei a ler muito, inclusive jornais. Fui melhorando pouco a pouco. No curso de contabilidade, o professor de português mandava ler vários livros: Machado de Assis, Érico Veríssimo, etc. E fui ficando cada vez melhor em escrever. Pelo menos levava boas notas. Prestei vestibular para o Curso de Direito e me saí bem na redação. Durante o curso, escrevi muito. Formei-me em Direito . Claro que no judiciário há linguagem própria, mas é preciso , além de escrever bem, defender teses perante o magistrado. Um dia, despertou-me vontade de fazer poemas. Passei a fazê-los e li as obras dos maiores poetas nacionais e estrangeiros. Considero-me habilidoso pra escrever. Foi bem difícil, porém, pra chegar aonde cheguei.
Boa noite, professora Lara. Com certeza, posso dizer que você é uma grande inspiração para qualquer pessoa que deja ter boa oratória, vocabulário bem nutrido, além de escrever com um estilo incrível y polido. Fique com Deus.
Simplesmente extraordinário a sua escrita prof, escrever bem e lidar com esse Mundo de possibilidades na busca do entendimento de uma conversa que será transmitida através da forma antiga dos românticos .
Considero o trabalho da escrita como uma arte. E não obstante às condições que levam à escrita, o autor sempre quer chegar ao objetivo proposto. Por isso, ninguém estranhe a singularidade de cada texto escrito.
Comecei a ler "crime e castigo" e parei pela metade por achar, em muitas ocasiões, o "texto confuso demais". Acreditei ser um livro que minha vã ignorância não alcançaria desfrutar. Obrigado, professora Lara, graças a este vídeo maravilhoso terminarei de ler o livro sabendo que minha confusão não era puramente advinda de minha ignorância. Fique com DEUS.
Incrível! O último texto do vídeo me fez entender a retórica de Santo Agostinho, isto é, o parafrasear esteve em sua excelência. Em suma, seu vídeo (texto) atingiu o objetivo proposto, se usufruindo das mais variáveis qualidades possíveis.❤
Nossa!!! Apreciei suas palavras como se escutasse uma música agradável soando nos meus ouvidos!! Na minha opinião seu texto foi claro e objetivo como sempre!! Concordo contigo. Nem sei se estou escrevendo adequadamente, porém, tento fazer com que a mensagem seja compreendida a quem recebe.
Escrever (ou falar) bem é a habilidade de expressar ideias de forma clara, precisa e atraente, indo (muito) além das regras gramaticais e ortográficas. Tem mais a ver com a capacidade de organizar conteúdos e de se fazer entender de maneira lógica e coerente.
Escrever bem é colocar no papel exatamente o que a gente pensou, observando as regras da norma padrão. Se do pensamento do autor à cabeça do leitor tudo se transfere sem perdas, isso terá sido escrever bem. O mais é estilo.
A melhor coisa que fiz foi seguir este canal. Eu tenho 16 anos, mas estou começando a escrever alguns contos, um deles, intitulado "Memórias", é o que eu mais vou investir tempo para escrever de uma maneira bem objetiva.
Gosto tanto da maneira como você expõe o assunto. Lembro-me sempre das grandiosas professoras de língua portuguesa que tive. Falar de norma com leveza é trabalho árduo e você o faz com maestria! Parabéns!!❤
Como vovó já dizia:"com a excelência, perdemos a essência." O tempo passa muito rápido para quem não anda devagar. Ter cultura pega bem em todo lugar. Sonhos, utopias; é o que o futuro nos reserva. Escrever bem, é escrever o bem. A todos viajantes do universo.
Escrever bem é, sobretudo, transmitir a ideia, a mensagem, daquilo que se quer compartilhar. O pensamento central. Cabe a quem escreve saber o que transmitir e como transmitirá.
Nas palavras de Drumond "escrever é como catar feijã..." Escrever algo que pensamos ou desejamos é prazeroso. Mas engasgo-me sempre com a escrita científica, pois é necessário seguir um padrão, um programa ou linha de pesquisa. Assim lá se foi meu livre arbítrio!
Adoro Crime e Castigo. Não considero o texto confuso. Confusos são os sentimentos e angústias da personagem principal, o jovem Raskolnikov (espero que tenha escrito corretamente). Livro maravilhoso e envolvente. Outro livro maravilhoso é Cem Anos de Solidão. O texto não é confuso, mas eventualmente temos que retomar alguns trechos, pois as personagens são muito ricas e complexas. Delicioso!
Considero que escrever bem é comunicar-se com clareza, transmitindo a mensagem desejada com leveza e concisão. Se nesse processo for possível colocar palavras e expressões agradáveis ao destinatário, qualquer mensagem poderá soar como um bálsamo cerebral.
Lara, você é tão maravilhosa e explica tão bem que fico imaginando "empacotar" todos seus vídeos e, com eles, formar um curso. Seria um ótimo curso. Abs. Pio
Professora, não sei se você já fez algum vídeo sobre, mas seria ótimo um falando sobre as diferenças entre a escrita de Machado de Assis e a de Dostoévski
Pra escrever bem tem de fazer bastantes versões e ir refinando. (Aprendi isso com um amigo escritor) Como antigamente não tinham esse recurso do computador, então muita coisa é difícil de ler.
Acredito que escrever bem, significa, no menor espaço, se explicar o máximo. Uma vez, ainda no ginásio, nossa professora de Lingua Portuguesa falando sobre esse assunto, comentou que um pintor encaminhou um quadro ao seu mestre para avaliação com um bilhete que só tinha isto escrito: ? Dias depois, recebeu de volta o quadro, com a seguinte mensagem: ! Disse ela, não sei se por brincadeira, essas foram as menores mensagens até hoje escritas.
Acho que uma das características de um texto bem escrito, principalmente naqueles didáticos, é evitar muitos' floreios'. Com todo respeito, achei que sua explanação do que é escrever bem, um tanto recheada de palavras muito acima do uso comum. Entendo a maioria dos textos porque sou lido e tenho um vocabulário extenso. Mas sempre achei que um texto mais seco e direto( mesmo na ficção de Graciliano Ramos , mas não na poesia) como o mais elegante e assertivo naquilo a que se propõe. É só uma opinião, sem o intuito de criticar. Obrigado.
Fui olhar sua página no TH-cam e notei a citação do Jordan Peterson. E também da Brasil Paralelo. Acho que somos da mesma turma, aquela que preza a alta cultura.
Lara, uma vez uma professora (da disciplina Psicologia da Aprendizagem) me disse que eu escrevo bem. Falei para ela que quem escreve bem é Machado de Assis, Clarice Lispector, Saramago, J. K. Rowling. Dito isso, 1) gostaria de saber o que acha desses autores que mencionei. Ainda, 2) qual o seu escritor preferido? Nem sei se eu mesmo sei dizer o meu (dos pouquíssimos que já li). Uma vez li o início de um livro Do Mia Couto (acho que é E Se Obama Fosse Africano) e fiquei impressionado com a simplicidade, singeleza, profundidade e autenticidade do texto. Desses autores que mencionei, já li algumas coisas deles, mas não sei dizer de quem eu gostei mais. Penso que Saramago é tão bom, tão crítico, os argumentos são praticamente irrefutáveis (muito completos), mas ele é tão complexo, e há tanta coisa que ele fala que eu não entendo; isso me deixa "boiando" e um pouco incomodado. Já o Mia Couto, me pareceu tão sublime, profundo, honesto, autêntico e tão simples (simplicidade e profundidade juntas, parece ser possível); o Saramago é tudo isso também, mas eu entendo bem menos dele. O Saramago trata de assuntos tão ácidos, que me são tão caros; de modo que eu não sei de quem eu gosto mais. Contudo, confesso, que (eu acho) o texto/história que mexeu mais comigo foi Harry Potter. Não sei dizer se foi pelo momento da vida que eu estava vivendo... mas o texto trata de valores que me são muito importantes: coragem, amizade, fidelidade, empatia, honestidade etc. Não esqueço das palavras que o professor Dumbledore disse para o protagonista: "Harry, você vai ter que escolher entre o que é fácil e o que é certo" e "as nossas escolhas mostram muito mais o que verdadeiramente somos do que as nossas qualidades (competências)". E há tantas outras questões/valores que são colocadas na história, questões e decisões de vida ou morte (física e social). Mexeu muito comigo. Enfim, quero saber um pouco da sua opinião, se possível. Encontrei seu canal ontem, assisti dois vídeos e estou gostando muito. Vou te seguir no instagram também. Abraço.
Olá boa tarde, eu queria ver o seu vídeo que você fala sobre as palavras mais bonitas do português; você tirou esse vídeo do ar?? Ou qual o nome do vídeo; pois a palavra verve vive em minha cabeça; mas esqueci qual é o nome do vídeo. Muito obrigado e todo sucesso do mundo pra você.
Lara quero tanto lhe enviar a comédia que escrevi: Os Conflitos de Josefina, mas não encontro meios na internet de enviá-la, tudo me é barrado. Então, por favor, entre no TH-cam, a peça é muito acessada, o ator está maravilhoso no papel da "Zefa" Eu te encontrei recentemente no TH-cam e a seguirei sempre. Parabéns, você é excelente! Grata. Abraço. ( A Josefina foi encenada quinze vezes em minha cidade, Poços de Caldas, com a casa lotada)
Fui editor, livros técnicos na sua maioria. Vários escritores tinham muito a falar e naquele tempo, tudo era custoso. Então veio a pergunta que até hoje ainda paira: Até onde devo ser conciso? É uma análise difícil.
Creio que escrever bem é narrar como se estivesse falando, em rítmo de uma conversa, em um pulsar contínuo e vibrante. Os personagens, na medida do possível, têm que parecer mais próximos possíveis dos reais; como um músico que tira de seu instrumento o melhor som, apesar da partitura. A linguagem tem que ser daquele personagem independentemente do padrão linguístico.
Parabéns pelos vídeos e também por este. Só fiquei em dúvida porque o santo citado no início era São Tomás de Aquino e ao final do vídeo fora citado Santo Agostinho.
Um pequeno parênteses, a quem se predica a reflexão "sei o que é o tempo até me perguntarem o que é" é uma reflexão de Santo Agostinho em seu livro como dito entitulado Confissões.
Você me incentiva a buscar uma melhor oratória e lhe ouvir falar é simplesmente magnífico. Como sempre, parabéns pelo conteúdo.
“… e ouvi-la…”
..."lhe ouvir ", não, ouvi - la , é o correto, segundo a gramática normativa.
@@lauradelimadelima8812 Ouvir é verbo transitivo direto: ouvir o canto dos pássaros; ouvir a voz da razão; ouvir os pais e professores, etc. Vai estudar. “Ouvir-lhe” só se admitirá se o pronome indicar posse: ouvir-lhe as injúrias; ouvir-lhe as queixas, etc.
@@francis1961, te enxerga, passa vergonha em público não, vai guinchar tuas sandices entre os da tua igualha,
Resumo:
O que é escrever bem?
- É produzir um texto que atinja um objetivo proposto explorando o máximo possivel das qualidades exijidas por aquele objetivo.
- Nem todo texto precisa da norma padrão pois poderiam ser perdidos as sutilezas das expressões.
- Preocupação com a fidelidade do texto e não uma norma.
- Linguagem simples (plan language) é uma tecnica de comunicação que visa transmitir de forma simples, objetiva e inclusiva. Onde o objetivo é que o leitor consiga encontrar rapidamente a informação que precisa, que comprenda e que saiba utilizá-la ao seu favor.
- Dependendo do objetivo textual de acordo com as qualidades exploradas a respeito de sua intenção, possibilitaram um texto excelente.
- Há textos que são construído estrategicamente para não serem compreendidos.
Nós dias atuais , ser bem claro sem rodeios e simples nas palavras . Os dias de hoje , são microtestos , com clareza nas linguagens , sem utilizar palavras , de difícil entendimento .
Nós dias atuais , ser bem claro sem rodeios e simples nas palavras . Os dias de hoje , são microtestos , com clareza nas linguagens , sem utilizar palavras , de difícil entendimento .
Escrever bem é conseguir transmitir para o leitor todas as emoções guardadas no interior de quem escreve.
Olá, boa noite, Lara. Parabéns pelo seu trabalho. Para escrever bem um texto é preciso antes ter uma ideia clara do que se quer transmitir, penso que isso ajuda no desenvolvimento do texto. Conhecer razoavelmente o idioma no qual se irá redigir, ter um bom vocabulário, o que podemos adquirir principalmente com o hábito constante da leitura, de bons livros de preferência. Como você citou, Graciliano Ramos, ele é um escritor fabuloso, de um realismo que parece estar conversando conosco quando escreve, ele me faz dar risada sozinha quando leio seus livros, com suas tiradas de humor um tanto sarcástico, mas sensacional e de uma inteligência que infelizmente não encontramos facilmente. Grande Graciliano Ramos!! E Santo Agostinho também é incomparável, culto, inteligente, com uma rica e marcante experiência de vida, e um dos maiores teólogos da História da Igreja. Hoje é dia de Santo Agostinho, 28/08. Grande abraço. Rosanea Melo Pedrosa.
Para mim, escrever bem, para além da escrita literária, teria como ponto de partida, um conhecimento amplo sobre os gêneros textuais, em suas diversas formas, e a partir dai, saber usar bem os recursos linguísticos que cada gênero nos dar, para a elaboração de tais textos! Além, claro, de ter um vocabulário psicossocial, cultural, histórico e científico, robusto, para também ter uma boa e sofisticada elaboração e domínio do conteúdo! Adoro te ouvir, professora!
Eu considero escrever bem, como “um ato de alta habilidade de comunicar no íntimo com o seu leitor”: para alguns objetivos será um alinhamento formal do texto e para outros, um emprego informal da palavra, tanto no estilo quanto na redução das palavras por conta do meio usado para expressar-se.
É a clareza de falar com o mano de boné e o professor, sem perder a sua essência.
Lara você é uma benção. Parabéns pelo belo trabalho. Abraço.
Você é tão capaz que eu não me atreveria a dar outra definição ao tema, e tão graciosa que não posso deixar de fazer um comentário, obrigado por compartilhar sua erudição.
Obrigada, Lara Brenner. É ótimo poder assistir alguém como você.
Você é uma excelente professora. Tem o dom de motivar pessoas a estudar mais a língua portuguesa. Parabéns
Perfeito. Concordo. O Luís Fernando Veríssimo escreveu há décadas uma crônica exatamente sobre isso. Chama-se “ A Gramática “. E nesse texto ele diz que, para escrever bem, mais importante do que conhecer e usar corretamente todas as regras da gramática é saber comunicar uma ideia de forma clara, atingindo o objetivo que aquele texto se propõe. É evidente que se deve ter um conhecimento básico da gramática para evitar os erros mais grosseiros, mas só ela, sozinha, não comunica nada. É um texto saboroso que termina com aquele toque de humor tão próprio do estilo dele : a gramática tem que apanhar todos os dias, pra saber quem é que manda. 😂. Excelente vídeo/aula professora, obrigada. 🙏.
Quanta riqueza de conteúdo! Muito obrigada por nos prestar esse exímio serviço, Lara!
Que Deus abençoe sua vida sempre.
Conceituar o que é escrever bem depois de assistir seu vídeo, tratando do tema, é bem difícil, porque você, Lara, definiu com clareza "o que é escrever bem", contemplando, inclusive, o objetivo de cada tipo de texto, ou seja, você foi: clara e abrangente ao mencionar e exemplificar tipos de textos diversos, coesa, eficiente e eficaz. Parabéns.
Que vídeo agradabilíssimo, professora Lara! Sou estudante de Letras e, se Deus quiser, seu futuro colega de profissão. Suas dicas muito me ajudaram até agora. Obrigado, Lara. Suas virtudes excedem sua beleza ímpar.
Você é imprescindível! Amo seus vídeos! Cresço com eles.
Agradeço pelo tema. Enquanto escrevo, ainda estou refletindo sobre o que é "escrever bem". Um tempo atrás ouvi do meu mentor: que "A comunicação é sempre para o outro". Tenho a impressão de que escrever bem é uma arte que leva a vida toda para ser aperfeiçoada.
Oposto de perfeito é humano. Escrever é tipo respirar
Adorei sua aula, professora. Meus parabéns!
Quando produzo qualquer texto, quer sejam documentos, cartas, dissertações e mesmo comentários em redes sociais, busco ao máximo obedecer a norma culta. Outrossim, tento entender ao máximo o nível de capacidade ou compreeensão, em razão do seu grau de escolaridade/cultura, que o alvo da minha mensagem tem; sem aviltar a gramática; isto jamais! Por fim, devo enaltecer o teu video, o qual é bastante rico e agradável! Abraço!
Em tempo: O problema, às vezes, é o maldito teclado! Mas sempre repasso - rs rs rs - em busca de erros de digitação; mormente em comentários no TH-cam! Rs rs rs
Eu considero que escrever bem é se fazer entender, de forma clara, coerente e concisa
Aprendi muito contigo no Núcleo de Formação Brasil Paralelo, agora, acompanhando teus vídeos no TH-cam, aprendo um pouco mais. Espero em breve tornar-me aluno do Texto Irresistível. Grato por tudo!
Meu Deus, que professora incrível!
Ao longo da sua explicação sobre sua resposta, entendi que escrever bem é exatamente o que você falou, apesar de não ser um conceito fechado. Além disso, não sei se ouvirei resposta melhor esplanada.
Não vou entrar nessa discussão. Quando criança, só lia gibis. Não lia texto com começo, meio e fim. No curso ginasial, foi um drama!. Não conseguia fazer a redação com o tema dado pela professora. Não conseguia juntas as peças. No gibi, é tudo separado. Padeci muito, tirei notas baixas de redação. Passei a ler muito, inclusive jornais. Fui melhorando pouco a pouco. No curso de contabilidade, o professor de português mandava ler vários livros: Machado de Assis, Érico Veríssimo, etc. E fui ficando cada vez melhor em escrever. Pelo menos levava boas notas. Prestei vestibular para o Curso de Direito e me saí bem na redação. Durante o curso, escrevi muito. Formei-me em Direito . Claro que no judiciário há linguagem própria, mas é preciso , além de escrever bem, defender teses perante o magistrado. Um dia, despertou-me vontade de fazer poemas. Passei a fazê-los e li as obras dos maiores poetas nacionais e estrangeiros. Considero-me habilidoso pra escrever. Foi bem difícil, porém, pra chegar aonde cheguei.
Não sei me expressar exatamente para um claro entendimento mas a lara nos faz prestar atenção na explicação. Lara ; excelente professora.
Mais um excelente vídeo. Deveras inspirador!
Que riqueza...! E obrigada por nos relembrar e nos conduzir num mergulho gostoso em "Vidas Secas". ❤
Boa noite, professora Lara. Com certeza, posso dizer que você é uma grande inspiração para qualquer pessoa que deja ter boa oratória, vocabulário bem nutrido, além de escrever com um estilo incrível y polido. Fique com Deus.
@@josemantilla5860 ❤️
Uau, que texto magnífico! Cada dia mais, sou fã! Amei e me identifiquei muito com o que é para você escrever bem, Lara!
O melhor é ela respondendo como escrever bem escrevendo um texto perfeito. :)
Simplesmente extraordinário a sua escrita prof, escrever bem e lidar com esse Mundo de possibilidades na busca do entendimento de uma conversa que será transmitida através da forma antiga dos românticos .
Considero o trabalho da escrita como uma arte. E não obstante às condições que levam à escrita, o autor sempre quer chegar ao objetivo proposto. Por isso, ninguém estranhe a singularidade de cada texto escrito.
Que regozijo esse posicionamento, essa fala, essa intencionalidade do vídeo! Apaixonado por tudo ❤️
Se eu conseguir escrever 10% como vc, eu escreverei bem. Tu é muito boa
Amo , essa gramática! 😊
Comecei a ler "crime e castigo" e parei pela metade por achar, em muitas ocasiões, o "texto confuso demais". Acreditei ser um livro que minha vã ignorância não alcançaria desfrutar.
Obrigado, professora Lara, graças a este vídeo maravilhoso terminarei de ler o livro sabendo que minha confusão não era puramente advinda de minha ignorância. Fique com DEUS.
Incrível! O último texto do vídeo me fez entender a retórica de Santo Agostinho, isto é, o parafrasear esteve em sua excelência.
Em suma, seu vídeo (texto) atingiu o objetivo proposto, se usufruindo das mais variáveis qualidades possíveis.❤
Os seus vídeos são um alento para a alma inquieta em busca do conhecimento, muito obrigada professora!
A mulher é um lindo presente 🎁 cuja criação pertence ao criador ❤!
Nossa!!! Apreciei suas palavras como se escutasse uma música agradável soando nos meus ouvidos!! Na minha opinião seu texto foi claro e objetivo como sempre!! Concordo contigo. Nem sei se estou escrevendo adequadamente, porém, tento fazer com que a mensagem seja compreendida a quem recebe.
Escrever (ou falar) bem é a habilidade de expressar ideias de forma clara, precisa e atraente, indo (muito) além das regras gramaticais e ortográficas. Tem mais a ver com a capacidade de organizar conteúdos e de se fazer entender de maneira lógica e coerente.
Arrasou
Muito bem explicado.
Escrever bem é colocar no papel exatamente o que a gente pensou, observando as regras da norma padrão. Se do pensamento do autor à cabeça do leitor tudo se transfere sem perdas, isso terá sido escrever bem. O mais é estilo.
Adorei a sua aula!!!
O meu maior desafio hoje é aprender o lance de coerência e coesão e o uso de conectivos. E sobre a hifenização de palavras com prefixos.
Você é sempre excelente, Lara!🥹❤️
A melhor coisa que fiz foi seguir este canal. Eu tenho 16 anos, mas estou começando a escrever alguns contos, um deles, intitulado "Memórias", é o que eu mais vou investir tempo para escrever de uma maneira bem objetiva.
Q isso, é inteligência dms pro meu nível
Gosto tanto da maneira como você expõe o assunto. Lembro-me sempre das grandiosas professoras de língua portuguesa que tive. Falar de norma com leveza é trabalho árduo e você o faz com maestria! Parabéns!!❤
Escrever bem faz de cada um de nós um artista da língua portuguesa
Como vovó já dizia:"com a excelência, perdemos a essência."
O tempo passa muito rápido para quem não anda devagar.
Ter cultura pega bem em todo lugar.
Sonhos, utopias; é o que o futuro nos reserva.
Escrever bem, é escrever o bem.
A todos viajantes do universo.
Escrever bem é, sobretudo, transmitir a ideia, a mensagem, daquilo que se quer compartilhar. O pensamento central. Cabe a quem escreve saber o que transmitir e como transmitirá.
Nas palavras de Drumond "escrever é como catar feijã..."
Escrever algo que pensamos ou desejamos é prazeroso. Mas engasgo-me sempre com a escrita científica, pois é necessário seguir um padrão, um programa ou linha de pesquisa. Assim lá se foi meu livre arbítrio!
❤ Clara ,
Muito !
Muito !
Obtidafa !
Saiba que VOCÉ ê OTIMA ! ❤
Adoro Crime e Castigo. Não considero o texto confuso. Confusos são os sentimentos e angústias da personagem principal, o jovem Raskolnikov (espero que tenha escrito corretamente). Livro maravilhoso e envolvente. Outro livro maravilhoso é Cem Anos de Solidão. O texto não é confuso, mas eventualmente temos que retomar alguns trechos, pois as personagens são muito ricas e complexas. Delicioso!
Já leu Memórias do Subsolo? Gostaria de saber se também não o considera confuso
Considero que escrever bem é comunicar-se com clareza, transmitindo a mensagem desejada com leveza e concisão.
Se nesse processo for possível colocar palavras e expressões agradáveis ao destinatário, qualquer mensagem poderá soar como um bálsamo cerebral.
Mulher você e imensuravelmente inteligente !!!
Notei, que usou muito os dois pontos (:), no texto; que acabou me aguçando à pesquisar sobre. Abraço !
Como diria meu sábio pai, a comunicação deve ser clara e concisa
Estou amando seus vídeos.
Ganhou mais um inscrito. 😉
Vou colar nela pra escrever melhor!
Escrever bem é ter vocação e conhecer bem a gramática, é também, o seu conceito. ❤
Adorei seu coraçãozinho.
Lara, você é tão maravilhosa e explica tão bem que fico imaginando "empacotar" todos seus vídeos e, com eles, formar um curso. Seria um ótimo curso. Abs. Pio
@@josepiomartins6674 Fico feliz de ler isso. Obrigada pela presença aqui!
A gramática azulzinha levanta o moral do candidato aos diversos concursos.
Vou ter que reler esse livro, pois na época em que o li, tinha 16 anos e não tinha a sensibilidade para entender a linguagem do mesmo.
Obrigada, Lara.❤
É fazer o melhor uso da língua afim de trasmitir de maneira mais perfeita possível determinada ideia.
a fim
Professora, não sei se você já fez algum vídeo sobre, mas seria ótimo um falando sobre as diferenças entre a escrita de Machado de Assis e a de Dostoévski
Pra escrever bem tem de fazer bastantes versões e ir refinando. (Aprendi isso com um amigo escritor)
Como antigamente não tinham esse recurso do computador, então muita coisa é difícil de ler.
Incrível!
Acredito que escrever bem, significa, no menor espaço, se explicar o máximo.
Uma vez, ainda no ginásio, nossa professora de Lingua Portuguesa falando sobre esse assunto, comentou que um pintor encaminhou um quadro ao seu mestre para avaliação com um bilhete que só tinha isto escrito: ?
Dias depois, recebeu de volta o quadro, com a seguinte mensagem: !
Disse ela, não sei se por brincadeira, essas foram as menores mensagens até hoje escritas.
Ótimo conteúdo.❤
Acho que uma das características de um texto bem escrito, principalmente naqueles didáticos, é evitar muitos' floreios'. Com todo respeito, achei que sua explanação do que é escrever bem, um tanto recheada de palavras muito acima do uso comum. Entendo a maioria dos textos porque sou lido e tenho um vocabulário extenso. Mas sempre achei que um texto mais seco e direto( mesmo na ficção de Graciliano Ramos , mas não na poesia) como o mais elegante e assertivo naquilo a que se propõe.
É só uma opinião, sem o intuito de criticar. Obrigado.
Lara, obrigada pelos vídeos!
Ser sucinto. Frases curtas. Usar vocabulário adequado ao público-alvo. O mais importante é conseguir transmitir o que se pretende.
Olá, poderia tratar, em um vídeo futuro, sobre como melhorar a caligrafia.
Que baita definição
Que lindo!🥰
Perfeito.
Que aula maravilhosa ❤
Fui olhar sua página no TH-cam e notei a citação do Jordan Peterson. E também da Brasil Paralelo.
Acho que somos da mesma turma, aquela que preza a alta cultura.
Professora, obrigado pelos ensinamentos. Vc tem algum livro a respeito dessas dicas?
Lara, com todo respeito: Você além de bonita é muito competente!
Ótima sua aula. Parabéns, professora. Apenas uma observação: o exemplo sobre o tempo que a senhora citou não teria sido dito por Agostinho?
Lara, uma vez uma professora (da disciplina Psicologia da Aprendizagem) me disse que eu escrevo bem. Falei para ela que quem escreve bem é Machado de Assis, Clarice Lispector, Saramago, J. K. Rowling. Dito isso, 1) gostaria de saber o que acha desses autores que mencionei. Ainda, 2) qual o seu escritor preferido? Nem sei se eu mesmo sei dizer o meu (dos pouquíssimos que já li). Uma vez li o início de um livro Do Mia Couto (acho que é E Se Obama Fosse Africano) e fiquei impressionado com a simplicidade, singeleza, profundidade e autenticidade do texto. Desses autores que mencionei, já li algumas coisas deles, mas não sei dizer de quem eu gostei mais. Penso que Saramago é tão bom, tão crítico, os argumentos são praticamente irrefutáveis (muito completos), mas ele é tão complexo, e há tanta coisa que ele fala que eu não entendo; isso me deixa "boiando" e um pouco incomodado. Já o Mia Couto, me pareceu tão sublime, profundo, honesto, autêntico e tão simples (simplicidade e profundidade juntas, parece ser possível); o Saramago é tudo isso também, mas eu entendo bem menos dele. O Saramago trata de assuntos tão ácidos, que me são tão caros; de modo que eu não sei de quem eu gosto mais. Contudo, confesso, que (eu acho) o texto/história que mexeu mais comigo foi Harry Potter. Não sei dizer se foi pelo momento da vida que eu estava vivendo... mas o texto trata de valores que me são muito importantes: coragem, amizade, fidelidade, empatia, honestidade etc. Não esqueço das palavras que o professor Dumbledore disse para o protagonista: "Harry, você vai ter que escolher entre o que é fácil e o que é certo" e "as nossas escolhas mostram muito mais o que verdadeiramente somos do que as nossas qualidades (competências)". E há tantas outras questões/valores que são colocadas na história, questões e decisões de vida ou morte (física e social). Mexeu muito comigo. Enfim, quero saber um pouco da sua opinião, se possível.
Encontrei seu canal ontem, assisti dois vídeos e estou gostando muito. Vou te seguir no instagram também. Abraço.
"escrever é um ato de recusa" - Felipe quando descobriu q escrever mudou sua vida.
❤
Lara
Dizem que eu escrevo bem, mas eu não acredito.
Entendi.
Olá boa tarde, eu queria ver o seu vídeo que você fala sobre as palavras mais bonitas do português; você tirou esse vídeo do ar?? Ou qual o nome do vídeo; pois a palavra verve vive em minha cabeça; mas esqueci qual é o nome do vídeo. Muito obrigado e todo sucesso do mundo pra você.
Um bom texto também precisa exibir um certo ritmo, dado por alguns traços de oralidade, de pontinhas de poética imiscuídas na prosa.
Linda, inteligente
Lara quero tanto lhe enviar a comédia que escrevi: Os Conflitos de Josefina, mas não encontro meios na internet de enviá-la, tudo me é barrado.
Então, por favor, entre no TH-cam, a peça é muito acessada, o ator está maravilhoso no papel da "Zefa"
Eu te encontrei recentemente no TH-cam e a seguirei sempre.
Parabéns, você é excelente!
Grata.
Abraço.
( A Josefina foi encenada quinze vezes em minha cidade, Poços de Caldas, com a casa lotada)
Acho que escrever bem é saber usar as ferramentas de um idioma para se expressar da melhor forma que conseguir.
Fui editor, livros técnicos na sua maioria. Vários escritores tinham muito a falar e naquele tempo, tudo era custoso. Então veio a pergunta que até hoje ainda paira: Até onde devo ser conciso? É uma análise difícil.
Creio que escrever bem é narrar como se estivesse falando, em rítmo de uma conversa, em um pulsar contínuo e vibrante. Os personagens, na medida do possível, têm que parecer mais próximos possíveis dos reais; como um músico que tira de seu instrumento o melhor som, apesar da partitura. A linguagem tem que ser daquele personagem independentemente do padrão linguístico.
🤚
São Tomaz de Aquino é Suma Teológica, O Ente e a Essência, Sobre a materialidade da Alma, e outros de filosofia menos populares entre os leitores.
Parabéns pelos vídeos e também por este. Só fiquei em dúvida porque o santo citado no início era São Tomás de Aquino e ao final do vídeo fora citado Santo Agostinho.
👏🏽👏🏽👏🏽
O que é escrever bem? É escrever algo que não é ruim.
Um pequeno parênteses, a quem se predica a reflexão "sei o que é o tempo até me perguntarem o que é" é uma reflexão de Santo Agostinho em seu livro como dito entitulado Confissões.