Tentei medicina 3 anos e minha família não podia mais me apoiar. Passei para enfermagem em 1 lugar pra uma faculdade privada como bolsista, hoje trabalho em um hospital federal e voltarei para o vestibular. Os sonhos não devem ser abafados, mas a vida adulta não espera, precisando crescer e amadurecer.
Parabéns, tenho uma amiga que sempre quis medicina mas não teve condições, fez curso técnico de enfermagem, depois faculdade e hoje é enfermeira chefe responsável pelos transplantes de medula óssea do hospital de referência da minha região.Sou muito orgulhosa dela!!
Na minha família também nossos pais não tem condição de sustentar ninguém, então minha prima fez igual vc. Fez o Enem querendo medicina, mas o que deu foi enfermagem e ela tá super feliz (aliás se formou agora final do ano!)
Vim de família pobre e a lei na casa era a seguinte: "faça o que dá dinheiro e depois siga seu sonho pois uma hora não estaremos aqui pra sustentar expectativas de ninguém"
Olha, ja vi historias de pessoas que fizeram a kudanca de carreira depois de casar ou depois dos 35 É possivel fazer enfermagem ou area relacionada. Guardar dinheiro por 5 anos para poder se suatentar durante a faculdade.
OUTRA COISA, tem gente indo fazer faculdade de medicina em outro país como paraguai,cuba etc. Sem contar que existe Fies e prouni. ate aqui no vrasil mesmo As vezes ela só ta querendo medicina na usp e correlatas..
@@NotAnTH-camChannel e tem a escolha de diploma, você pode finalizar o curso e colocar seu diploma pra entrar em outro curso passando apenas pela análise do IRA. então nesses 10 anos, se tivesse feito isso, já estaria entrando na residência de medicina
@@paulonobre9880 é um curso que dá dinheiro apenas se ao menos seu pai já fosse médico. Quem é pobre ainda é um degrau a subir porque não é do dia pra noite que ganhará milhões. Porque vai querer se igualar aos seus colegas de profissão e vai ter custos iguais, vai ganhar e vai ser levado o salário magicamente tendo o estilo de vida de quem já vem de família de médicos kkkkkkkk
Pessoal, boa noite! To assistindo aqui e me bateu uma certa angústia! Eu tb prestei medicina por quase 10 anos! Eu trabalhava e não conseguia me dedicar ao cursinho e isso me desanimava demais! Pra mim não foi eu q escolhi a medicina, foi ela que me escolheu pq era uma paixão que estava no meu coração desde criança! Resultado: mudei a minha metodologia, fiz um planejamento com objetivos concretos e eu PASSEI! Hj sou médica, trabalho com o que mais amo e não me arrependo de nada! Eu sei que cada caso é um caso mas acho que precisamos avaliar o que está errado e mudar o que precisa! Foi o que a Beta falou, não dá pra tentar resolver o mesmo problema com a mesma ferramenta! Confiem em vcs e ajam!
A diferença é que você trabalhava. No seu caso, era muito mais difícil, então você levar anos é totalmente justificável! Aliás, parabéns! O problema é que ela não trabalha, não faz curso técnico... Só estuda, olha o privilégio e ela não recalcula a nota 🤦🏽♀️
Como a Joana comentou aqui, você trabalhava e ainda sim teve maturidade de ver o que você estava errando, recalculou a rota e passou. A mana só estuda, dificil ajudar.
Você trabalhava, e realmente quem trabalha demora mais pra passar na faculdade mesmo. Você recalculou a rota e fez planos concretos pra passar, essa mona do tiktok ta claramente acomodada onde ela tá.
O pior é que não tem garantia de que ela vai entrar em medicina e vai gostar. Além de que, por esse discurso, há chances dela entrar e perceber que o que ela queria na realidade era PASSAR em medicina e não de fato SER médica.
Verdade, ela vai surtar com a grade, e que não é só no vestibular que tem passar, são nas provas da faculdade também. Meu amigo faz med em pública e sempre fala o quanto a grade dele é surreal. Não acho que ela tem que desistir, mas que já que não conseguiu em dez anos ser paralelo sabe.
Eu estudo há 5 anos para concurso... Nesse caminho passei em 03, assumi um dos cargos pra garantir minha estabilidade pra continuar atrás do cargo dos meus sonhos... Entendo a obsessão, mas é necessário sempre fazer uma autoavaliação pra ver o que ta funcionando ou não...
Mas é completamente diferente, concurso vc estuda pra ter o emprego pro resto da vida e já entra ganhando dinheiro, tem gente que demora até uma década pra passar, mas depois que passa a vida tá garantida, então vale muito a pena. Já medicina não, depois de passar vc ainda tem uma década de estudos, coisa que eu duvido muito que essa moça consiga concluir.
Já tenho 40 anos a cinco estudando para Concurso já classificado em 6 e aguardando convocação e continuo na luta até atingir o cargo que quero. No caso dela já tinha mudado para um plano b
Fiz faculdade com uma mina que era sustentada pelos pais aposentados. Formamos, ela continua no mesmo lugar, não sabe cozinhar, não sabe fazer nada, não trabalha. Mas como a mãe dela queria muito engravidar, e ela foi basicamente um milagre a mãe idosinha dela faz tudo por ela
@@alinepaganin4888 disse tudo! Quando eu estava quase ficando com dó deles, eu lembrei que eles são cúmplices dessa situação absurda. Aí passou rapidinho kkkkk
gente ela falando que tem total descaso com o enem me fez perder empatia total kkkkkkkkkk primeiro que mostrou que o que ela quer mesmo é fazer unicamp (o que ela claramente não consegue) segundo que se ela realmente quisesse ser médica ela podia fazer em qualquer lugar do brasil com nota menor
Vamos ser realistas que medicina nesses lugares é pra quem estudou a vida inteira nas melhores escolas do Brasil. Quem estudou de qualquer jeito, não passa mesmo kkkkkkk
Sim mano, eu ainda tenho empatia pq também era vestibulanda de medicina e sei como é, mas tipo, ela conseguiu oportunidades que eu faria loucuras pra ter conseguido e ainda ta escolhendo faculdade! Se eu tivesse a chance de ir pra qualquer uma eu iria. E falar do enem desse jeito.. é a prova que mais aprova pra med, eu sei como ele é desgastante mas é uma oportunidade e tanto que ela ta perdendo só pq não gosta.
Eu se quisesse medicina tentaria em qualquer universidade pública do país, até por que mesmo sendo longe sairia mais barato que a particular! E colocaria um limite de tempo para isso e um plano B.
Exatamente... ela se acha demais... acho que é muito contraditório o discurso. Será que ela fica tão nervosa mesmo ou é uma desculpa pra mascarar a incapacidade/comodidade? Não me convenceu muito, mas enfim... analisamos as fofocas por hobby, ela não tem obrigação de convencer ninguém kkkkk ao mesmo tempo que acho absurdo, penso que eu não tenho que achar nada e sim cuidar da minha vida, que parei o mestrado por um burnout... mas a Beta tem sido uma distração nesse processo de recuperação e eu tô mesmo passando um tempo de bobeira... (tornei o papo sobre mim aaaah)
Ela não entendeu q não adianta "o básico bem feito" pro q ela quer. Precisa ir além ou vai continuar dando cabeçada e reclamando na internet q ela não passa por 67789 motivos.
Ela passou o vídeo todo terceirizando a culpa e arrumando desculpa pros fracassos dela, aparentemente pais, namorado e família passam muito a mão na cabeça dela, ela precisa de um choque de realidade urgente
ENTAO! enquanto ela nao consegue passar sendo privilegiada conseguindo fazer cursinho, uma menina passou na federal SEM LIVRO ALGUM PARA ESTUDAR! quem quer, consegue, nao tem essa de colocar culpa em nada, isso todo mundo passa, como nervosismo, crises, etc.... ela nao passou pq nao quis, mas nao aceita.
@@vitoriaramalho2898 na maioria das vezes quem quer, não consegue... Mas quem quer e tenta por 10 anos consegue sim. Essa que você citou é uma menina do Amazonas, ela obviamente tinha livros, como é que ela iria estudar sem livros? Tá doida? E ela tbm tinha acesso a internet restrito nos computadores da biblioteca. Não me recordo o nome dela, mas me lembro da notícia, ela disse que estudava 17 horas por dia, chegava da escola e voltava a estudar. Ela passou em primeiro lugar de Medicina na USP, mas não pôde ir porque os pais não tinham como sustentá-la, então teve que aceitar estudar na Universidade Federal do Amazonas. Então dizer que qualquer um que quer consegue é muuuita meritocracia, mas uma pessoa que tem condições de pagar cursinho e que não faz nada da vida além de estudar, consegue. Mas veja bem, são circunstâncias completamente diferentes, nem 1/3 dos brasileiros tem as mesmas condições dessa menina.
a situação dela é desesperadora, 26 anos com quase 10 anos de cursinho e sem experiência no mercado de trabalho, largou odonto na USP, tá limitada a duas opções de faculdade, não tem nenhum plano b de curso só de ouvir eu surtei
Alguém tem que explicar a ela que pai e mãe morrem. Se os pais dela não puderem mais bancar esse sonho, significa que ela estará tão crua, para a vida e o mercado de trabalho, como um adolescente que acabou de sair do ensino médio. Preocupante.
Me pega muito ela falar: "Ah, de que adianta ficar anos num curso que eu não queria", sendo que Odonto, nos anos iniciais, tem um monte de disciplinas quase iguais à Medicina que ele poderia ter aproveitado, sem contar o fato que já ia se acostumando com uma rotina universitária. Ia ser pesado conciliar com o cursinho? Ia. Mas é isso, a vida não é um morango.
Exato, aproveitamento de estudos existe pra isso. Não seria perda de tempo, ela teria experiência na faculdade e poderia usar disciplinas afins nos cursos.
Tenho conflitos de opinião sobre o assunto. Sou médica, formada em federal. Fiz 3 anos de cursinho para conseguir passar (era pobre, não tive uma boa formação e só consegui me reerguer porque um amigo do meu pai pagou a faculdade de direito da minha irmã e ela ajudou com a minha formação). No terceiro ano eu ja estava exausta. Não aguentava mais insistir, mas todas as vezes que eu pensava em mudar o curso eu simplesmente não conseguia me ver fazendo outra coisa. Então entendo quando ela diz isso. Mas amiga, me ajuda a te ajudar. Depois de 10 anos de cursinho não tá dando pra escolher só Unicamp não... Medicina a gente vai pra federal que der e vai muito feliz. E com 10 anos de cursinho ela consegue algo pelo Enem. Se não conseguir tá fazendo algo muito errado.
Cr ela conseguiu USP, conseguiu ir bem na uel, mas ela não quer nada! Só medicina na Unicamp. Fica complicado ! Fizesse outro curso na Unicamp e depois transferisse
Exatamente! Fiz 2 anos de cursinho p/passar em direito na USP, mas eu prestei até outros cursos, na época, pq tinha que ter um plano b (e só tem direito em faculdade pública SP na USP ou unesp), já que meus pais me pressionavam com "não temos $$ pra pagar uma faculdade pra vc" (mentira, mas meu eu jovem acreditava kkkkk)
Pelo que entendi ela quer o c* e ainda quer raspado, pq ela quer universidade específica! Eu formei na federal também, mas se tivesse conseguido prouni ou fies, eu teria ido 😂😂 YOTRA, ela disse que já tirou 900 no enem e não passou. Ou ela tá falando só da redação ou ela tá mentindo… MÉDIA de 900 no enem ela passa onde quiser, mesmo que não seja na primeira chamada.
Pensei a mesmíssima coisa. Tá explicado. Pior que pelo perfil da mona (baseado no jeito que ela reage aos comentários), ainda tem um tempero de orgulho ali, de não gostar de receber conselho.
Pior q eu não sei como estudar KAKAKSKSKSK mas acho que quando vc quer, a pessoa dá seu jeitinho pra aprender (tô no ensino médio ainda, não me julguem, só quero passar de ano e ficar livre)
@@xx_003 Eu tbm não sei estudar pq no ensino médio pegava a grande maioria das matérias fácil, porém eu sei que se em 10 anos não aprende-se como se estuda me daria um atestado de burrice
@@xx_003usa tudo que você tem hoje pra aprender a estudar, se livrar do ensino médio e só o começo, depois vem a faculdade e a dificuldade só vai aumentando, aprender a estudar vai te ajudar muito, sério.
Eu acho PÉSSIMO o discurso do "não desista" e não é por pessimismo Mano, as vezes tudo que a pessoa precisa na verdade é ouvir "ta tudo bem vc começar a pensar em outra coisa e desistir dessa ideia. Ta tudo bem buscar outros caminhos, até porque não existe só um"
Sim cara, e ela falou que não queria fazer outra coisa que ela fosse ficar infeliz pra depois de 20 anos finalmente fazer o que ela gosta, sendo que ela pode ser feliz sim em outro caminho, mesmo que não seja o caminho principal
Penso o mesmo. Que vida pequena é essa que só medicina na faculdade X é sua possibilidade de futuro? Não tem mais nada? Nenhum outro curso? Outro sonho? Nada? Isso é muito triste porque ela vai sofrer muito enquanto não passar...
Tem uma frase que o Dumbledore fala, em algum dos livros do Harry Potter que levo para a vida: “Não vale a pena viver sonhando e se esquecer de viver” As vezes a pessoa fica tão envolta num sonho, que esquece o real, esquece das inúmeras outras possibilidades que a vida oferece
@@Asdfg_614 Saber que sua estratégia de estudo esta dando errado é o MÍNIMO, acho que quem esta precisando estudar é vc, talvez vc esteja fazendo como a queridona do vídeo. NÃO vem militar no meu comentário D3SGR4Ç4, pra tu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pq pra vcs só dá certo se ela passar? Ela explicou milhões de vezes : Ela n tira a mesma nota todo ano, ela está evoluindo SIM, e se está evoluindo, está dando certo gente. A questão é que ela quer um curso que n é apenas tirar uma nota x que passa, é o curso mais concorrido do país, ela pode tirar 80 de 90, a nota de corte vai ser 81 e vão ter 800 pessoas na frente dela (eu literalmente já vi isso acontecer).
Sendo sincera, às vezes desistir também é ter coragem. Ela já tinha passado pra odonto... Dava pra depois tentar mudar de curso, se medicina for realmente o sonho dela...🫠
E nos primeiros anos muitas matérias são parecidas com medicina, seria bom pra ela ter uma noção se é isso que ela realmente quer e poderia continuar estudando por fora (é difícil, mas com tanta base nesses anos não é impossível)
Há 10 anos atrás eu tbm tinha sonho de fazer medicina, mas não tinha dinheiro. Fiz Direito como bolsista, formei e virei advogada, fiz 2 especializações, ingressei no mestrado e me tornei prof de graduação. Agora, 10 anos depois, tô no segundo ano de Medicina (ainda trabalho). Me espanta muito histórias como a dela, porque não teria saúde mental e nem quem me sustentasse para eu passar esse tempo todo tentando aprovação.. fora da minha realidade total. E que luta, né? Vamos vencer na base dos estudos simmmmmm 🎉 de
Esse argumento aí de idade também não convém não. As pessoas que se formam mais velhas (inclusive tenho uma colega de 65 anos), todas vêm de outras profissões e de uma realidade de necessidade! Tem que ter maturidade pra ajustar realidade e expectativa.
Lembrei da frase "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes". 18:50 se ela não tá conseguindo interpretar comentário de tiktok, monah, tenho uma news
@@ketlyguedesdealmeida1007 cara, a verdade é que cada pessoa precisa de um tipo de abordagem, talvez se a sua psicóloga agisse com ela da forma que age com você, acredito que até pioraria a situação.
Passei em medicina no ano passado, logo tenho propriedade para falar: tem MUITAS pessoas que não levam o cursinho a sério, ficam a aula toda no celular, não focam nas dificuldades, como a mesma disse que tem dificuldade em matemática e principalmente, colocar como prioridade, fiz 4 anos de cursinho e nesse tempo sai poucas vezes e quando saia não bebia, deixei de namorar...ou seja, vida social era pouca. E no final do ano passado colhi os frutos. Vi MUITOS erros de estudo no vídeo da moça, estudar para a segunda fase só depois de passar, por exemplo, como assim, amiga????? Pelo amor...
Vindo do lugar de fala de alguém que tentou medicina alguns anos e depois desistiu e foi pra odonto: não me arrependo. Sou um dentista muito feliz hoje
Passei mesmo, não me identifiquei com odonto, fiz federal, desisti faltando pouco tempo para formar e agora faço arquitetura e amo. (A área da saúde sempre foi pra realizar o sonho dos meus pais e não o meu).
@@aneleite1103 e como a Beta falou parece que ela quer só passar no vestibular ela não fala ah esse é meu grande sonho ser médica e etc, então acaba expressando que está querendo realizar um sonho dos pais sei lá, posso está pensando errado, mas além desse erro é viver 10 anos sem fazer outra coisa minha opinião tbm, quero ser empreendedora, já faço umas vendas, mas faço curso, e estudo para concurso sabe não fico doida em uma coisa só
Sou formada em medicina na Usp de SP, fiz dois anos de cursinho, e vi alguns problemas sérios em como ela estuda. Primeiro ponto, eu estudava para as segundas fases desde o início do ano, a prova é feita de duas fases, então não adianta nada focar só na primeira. Segunda coisa, eu continuei estudando pra segunda fase independente da minha nota da primeira, porque se não passasse pelo menos serviria pro próximo ano. E outro ponto é a pensamento derrotista dela, ela já começou pensando em vários anos de cursinho, depois ela se sabotava o tempo inteiro, é impossível passar assim. Bom espero que ela reveja esse vídeo, e tome um rumo na vida, porque é muito triste estagnar assim na vida, tem coisas que só se vivem nessa idade.
Tenho 62 e estou concluindo minha primeira graduação (licenciatura em Filosofia) em uma universidade estadual. Sinto que estou fazendo a coisa certa, no momento certo.
O que diferencia um adulto de uma criança é a capacidade de discernir entre sonho e realidade. Uma criança acredita que pode ser astronauta, bombeiro, policial, artista... Mas quando chegamos aos 20 anos e ainda persistimos com os sonhos, acaba de duas formas: - Depressão ou prejuízo financeiro e profissional.
O que ela tá fazendo é jogar um caminhão de expectativa no curso de medicina e, se passar, vai se sentir obrigada a adorar o curso (o que NUNCA acontece), entao corre o risco de desistir e entrar em parafuso pq a vida não faz mais sentido
Ela queria medicina desde do ensino médio, e nao sabia que era concorrido 🤦🏻♀️ Na minha época de ensino médio todo mundo sabia que medicina é extremamente concorrido!
Não só isso, quem realmente queria medicina já fazia enem desde o 1 ano como treineiro por aqui, minha escola msm era pública e no primeiro ano isso já era assunto o ano todo, tem que fazer enem pra conhecer como é a prova, tem que estudar redação desde já, etc, então ela vindo de particular... acho estranho falar que levou a escola de qualquer jeito e não sabia que era concorrido sendo que nessa época ela já tinha esse sonho de medicina. Parece que a escolha dela foi meio aleatória, tipo, "qual o curso mais bem visto e remunerado, medicina? ah então vou escolher esse" kkkkk
e tipo.... em São Paulo... oi???? No Amazonas é concorrido. Em São Paulo podemos dizer que é FODIDO. É outro nivel de concorrencia! Nao tem contato com a realidade essa moça.
Exato! Minha irmã tem a mesma idade que ela já é médica e quase terminando a primeira residência. Nós não tínhamos condições na época, mas ela sempre soube que queria ser médica: Ela pegou bolsa 100% num colégio particular no 1º ano do EM, dps concluiu o EM na particular e no primeiro ano de cursinho ela conseguiu passar com o FIES. Quem quer MESMO não fica escolhendo faculdade, vai na que dá e pronto. Essa menina não passa de uma MIMADA e ACOMODADA.
@@juliasardinha3660Ainda mais unicamp, é o suprasumo do dificil aqui. E detalhe conheço a galera que passou lá e diz que o curso é mais dificil que a prova em si, precisa de dedicação 100% além de ter contato para os estagios.
Nunca quis fazer nada da área de saúde, mas em 2009 quando terminei o E.M eu ja sabia que medicina era o terror. Sabíamos de tudo e no terceiro ano já estávamos a todo vapor pra o primeiro vestibular (escola pública).
Depois de eu desistir de uma engenharia aos 24 anos, entrei para nutrição com 30 anos! Formo esse ano! Idade não importa, mas ficar parado, sem NENHUMA experiência profissional ou académica durante 10 anos é lixado!
Exatamente, eu tenho 25 anos e ainda faltam 3 anos pra me formar em Med.Vet, a questão aí não é a idade, é a falta de noção dela. E parabéns pela sua graduação 👏🏾👏🏾👏🏾
Achei ela chata e mimada, não é persistência e sim mimo dos pais. Terminei meu colegial com 17 anos,meu pai faleceu não tinha condições de pagar uninine, tive que trabalhar e muito. Hoje sem diploma ensino muitos diplomados na minha profissão, ganho bem e tenho uma vida boa graças a Deus. As vezes as pessoas precisam de um choque de realidade. Conselho amiga para de se vitimizar, e dramatizar sua incompetência, acorda e cai na real, a vida é dura só para quem é mole.
Eu como psicóloga vejo que boa parte dos problemas dela são psicológicos (nervosismo, controle emocional/inteligência emocional autoconceito, autoestima baixa, falta de rotina, motivação e disciplina). Fazer terapia faz diferença gente! É serio isso!!!!
Eu também acho, eu tenho tdah e fico Muito nervosa quando sei que estou sendo avaliada, nas provas da faculdade eu estudava muito e mesmo sabendo que eu sabia ficava tão nervosa que tinha crise de ansiedade.
Nossa, sim. No fim do ano que passou decidi que vou estudar para um concurso eminente e a primeira coisa que decidi foi fazer acompanhamento psicológico. Sei que tem algumas coisas que eu preciso ajustar nessa questão e que não vou conseguir sozinha.
@@dell8984 caso vc tenha plano é só marcar um psicólogo e dar continuidade mas caso não, tem que passar num posto pra ter encaminhamento pro centro de tratamento mental que cobre seu bairro. Espero ter ajudado ❤
Sim, eu vivo me auto sabotando, qualquer coisa que eu vá tentar já vem o pensamento de "vc não consegue, vc não vai conseguir", fora o medo que sinto também, não tenho dinheiro no momento para fazer terapia pois estou desempregada, mas assim que eu arrumar um emprego minha prioridade vai ser cuidar da minha cabeça pq eu tenho noção que vai me ajudar muito e fazer diferença na minha vida
A verdade é que o sonho dela não é ser médica. Se tivesse uma paixão genuína pela área da saúde, talvez considerasse outras opções, como enfermagem, que, embora também seja um curso bastante concorrido em universidades públicas, é geralmente menos seletivo que medicina. O fato de ela estar tão focada em um único curso, sem considerar outras possibilidades, levanta a questão se a motivação principal não seria mais o status social do que a própria profissão.
Sempre que eu vejo alguém dizendo que ahhh meu sonho é fazer medicina, e insiste nisso, fico pensando (ou julgando kkkk): é seu sonho mesmo ou é só pelo status, dinheiro e pra agradar e afagar o ego dos pais e/ou parentes? Na maioria das vezes a segunda opção é certeira
Tentei medicina 2 anos. Bastou um ultimato da minha família que arrumei qualquer outra coisa. Fiz outra faculdade, formei, passei num concurso público, garanti minha estabilidade financeira e agora pretendo voltar a tentar o sonho novo.
Só vai, diva!! Tô no 2° ensino médio e tô pensando se faço faculdade antes ou concurso público pra ter estabilidade financeira e depois faculdade de medicina😭😭😭
Agora é hora! Estratégia é direcionamento nos estudos e nas vagas que deseja, pesquisa bem, pesquisa sempre, faz uma reserva financeira boa e aí sim se joga de cara pq se vc se dedicar vai passar! Essa moça do vídeo infelizmente n teve esse pensamento e está a quase 10 anos presa em um sonho, mais não em torná-lo realidade.
Ela não quer apenas medicina. Ela quer medicina em codições muito especificas, em universidades muitos especificas. Pelas notas que ela falou que já tirou, e se valorizasse mais o ENEM, já teria sim consequido medicina pelo SISU, pelo PROUNI em outras instuições muito boas espalhadas pelo país. Todo grande sonho requer grandes esforços. Às vezes a pessoa fica muito apegada a um unico caminho, como desculpa ou medo de assumir maiores responsabilidades.
Eu tinha o sonho de fazer med na unimontes e consegui … Nem sempre queremos sair de casa, porque o curso é extremamente desgastante. Eu de forma alguma julgo as preferências das outras pessoas . Isso é muito pessoal
Porém isso também traz uma vantagem pq ela pode focar 100% em estudar o perfil desses vests e treinar com as provas anteriores, mas aparentemente nem isso a mona deve fazer direito
minha esposa acabou de se formar em medicina com 40 anos, mas fez faculdade de fisioterapia, trabalhou e agora finalmente conseguiu realizar o sonho dela. As vezes mudar a rota não quer dizer que você não vai chegar no objetivo final.
Melhor se formar aos quarenta do que ir direto? Qual é a lógica? Se ela pode só estudar que maravilha, a sua esposa poderia ser medica a muitos anos se tivesse tido essa oportunidade.
Gabriela, estamos falando de vidas distintas. Você não conhece a história dela, a moça do vídeo passar 10 anos fazendo cursinho sem preocupação de trabalhar e ajudar com contas da casa é um privilégio, e quem sabe a esposa da Yurika não passasse em 1 ano se tivesse a oportunidade, mas não sabemos. As pessoas fazem o que podem com as oportunidades que têm. Fazer fisioterapia, ter experiência na área da saúde e depois fazer um vestibular passando como portador de diploma é um caminho. Inclusive sendo uma possibilidade de visualizar-se "Será mesmo que quero a saúde?". Fora que quem entra em medicina com um curso da saúde consegue adiantar boa parte das disciplinas, como anatomia, fisiologia, bioquímica, etc. Uma coisa são 10 anos onde a pessoa teve o tempo e oportunidade mas não soube, por múltiplas razões, usar as ferramentas ao seu dispor, outra é quando falamos de alguém que simplesmente não tem o poder de escolha. A desigualdade mitiga até a possibilidade de sonhar. Fiz esse comentário mais longo, porque assim como a Beta, acredito que possamos ir além do superficial, da lógica mais "óbvia" e reduzida.
Eu levei 8 anos para passar em medicina na UFRJ , mas assim tive que conciliar trabalho com estudo , o que não foi nada fácil , sou de família pobre , serei o primeiro médico da minha família , o primeiro a fazer curso superior . Não arrependo da minha decisão , tenho plena convicção que a cada ano tentava dar o meu melhor e sei que , com base no meu histórico educacional , social e familiar , não passaria de primeira e não queria ter que viver infeliz realizando uma profissão que não queria o resto da vida . Acredito que dei a largada , mesmo em meio muito sofrimento , para que meus filhos , sobrinhos e familiares próximos , talvez , não se sacrifiquem tanto como eu me sacrifiquei , e como tenho lugar de fala : tenho plena convicção de que saber lidar com o emocional é muito mais determinante do que várias estratégias de estudos . Enfim , entendo a dor dela , mas acho que o plano B poderia ser ampliar a possibilidade de ir para outras faculdades ou outras formas de ingresso , eu tentei todas , afinal queria ser médico e não apenas passar em medicina .
Conheço um caso muito parecido com o seu, um rapaz levou anos pra passar em medicina, muita gente que tem o sonho desse curso vai atrás de fazer vestibular até em outro estado. Às vezes a faculdade específico que a menina quer tem a concorrência maior do que outra com mesmo curso.
Não quero Romantizar dificuldade mas quem não tem privilégio geralmente não tem outra escolha… você trabalhava e no seu tempo de estudo ele era muito valioso e você se dedicava MUITOOO! Enfim, parabéns ae !!!
Estou com 35 anos, e estou tentando medicina também, masss eu já tenho 3 faculdades, um emprego estável, casa própria e um bom dinheiro guardado para caso eu precise futuramente, minha vida não depende dessa graduação futura… se der , beleza, se não , bola pra frente….
Meu Deus!!! Que vida confortável a dessa mulher!!! Que inveja!!! Eu tentei o vestibular 3 vezes (em Brasília, é 2x/ano) e já tava morrendo de agonia porque eu achava que eu já tava virando um peso pros meus pais. Eu queria veterinária, tentei 2 vezes, não passei e, na terceira, eu falei: "f*da-se! vai biologia também porque eu preciso começar alguma coisa"... e olha só! eu passei tanto em biologia como veterinária! É muita comodidade pra ficar pedindo ajuda pros pais aposentados!!! Eu to chocado e p*ta com essa mulher!!! Dá a impressão que ela não quer fazer faculdade e fica colcando essas "desculpas" pra continuar na casa dos pais, vivendo essa adolescência tardia
eu acho que eu nasci com um excesso de senso prático, pq aos 18 anos eu sabia das seguintes coisas: 1) meu sonho era ser médica; 2) eu venho de uma família pobre; 3) com isso, não dá para fazer medicina. minha família não tinha dinheiro para pagar uma particular, e nem pra esperar eu passar em uma pública. mesmo eu sendo inteligente, sabia que ia demorar anos até eu conseguir. e minha família não tinha esses anos pra esperar. com isso, eu fui procurar outro curso que eu gostasse, acabei cursando História, que eu gostava e gosto até hoje, sou professora, melhorei de vida, pago minhas contas e tenho meu lazer. e é ISSO. claro que eu quero trabalhar muito para que um dia quando eu tiver filhos eles possam cursar aquilo que quiserem, mas eu não podia. e eu sempre soube disso.
Eu me identifico bastante com isso. Sempre quis fazer relações internacionais ou então ir pra melhor faculdade de onde eu moro, que só perde pra Harvard… mas eu jamais me endividaria sem pistolão pra me colocar nos cargos ou colocaria isso nas costas dos meus pais. Fiz business, numa faculdade muito boa e consegui uma empresa pra me “financiar” e pagar meus estudos. Me formei trabalhando e estudando, meus pais me ajudam muito e com dificuldade mas eu acho que existe um limite sobre abusar da boa vontade dos outros. Minha área tá difícil de achar emprego, mas também não é tão difícil como trabalhar em RI ou diplomacia. E é isto.
@@marry1321... E se tornar igual essa menina que não tem profissão nenhuma do vídeo? Que nada, a moça do comentário pelo menos tem como ter dinheiro e se sustentar enquanto continua tentando o vestibular. Isso se chama "vida adulta"
Nossa gente, dez anos. Passei dois anos no cursinho tentando passar pra universidade federal e esse ano passei. Se nesses dois anos eu já me culpava demais ou tinha crises existencial, imagina DEZ anos. Desejo o melhor pra ela, de verdade.🙏🙏
Eu queria medicina, mas não consegui por 3 anos Não queria ficar parada no tempo vendo a vida passar e me sujeitar a empregos ruins nesse tempo, passei em biologia, me apaixonei Hoje sou doutoranda em genômica
Se sujeitar a empregos ruins? Empregos ruins? Não existe emprego ruim. Existe ego inflado e mania de grandeza. Quem tem vergonha na cara simplesmente trabalha e vai tentando melhorar e crescer ao mesmo tempo! A maioria das pessoas são assim,só estaciona quem quer!@@MeiBerry_
"não sou rica", "passei na USP e não quis", "quero faculdade X", "10 anos fazendo cursinho"....................sabe......paga uma TERAPIA, amada. É isso que você precisa. Tá assombrada pela matemática de anos atrás...
Achei a mesma coisa, ela quer o status e pior, não se importa de passar 10 anos vivendo as custas dos pais aposentados, eu não conseguiria viver assim.
o sonho dela não é a medicina, é passar na unicamp, ela não abre o leque e arruma desculpas pra td, até entendo não querer sair do estado por conta dos pais, mas tem estados próximos a são paulo, que ela também não cogita ir, também acho que ela está um pouco acomodada a situação
ela não é de rede pública, fez por 2 ou 3 anos cursinho no anglo um dos melhores senão o melhor cursinho do Brasil, e mesmo assim não recalculou a rota, então se acomodou sim e o sonho se tornou mais questão de ego
Se ela passar, talvez ela nem dure na faculdade, se ela durar na faculdade, dificilmente ela será um boa profissional e teremos mais um profissional medíocre. Em momento nenhum ela compartilhou a motivação real de tudo isso, o que me soa comodismo e ego também. Acho que quando insistimos tanto em algo, uma das primeiras coisas que fazemos é falar das nossas motivações e buscamos outros meios de conquistar aquilo. Não sei, talvez não seja tão ruim ela ainda não ter passado, ela precisa rever os motivos de tanto esforço.
Ela ta em Jaú, bem proximo da base de medicina da Unesp (Botucatu), tem a opção medicina USP em Ribeirão Preto, tem varias faculdades publicas no sul de minas. E nenhuma opção de rota, ao menos de instituição, é traçada. E ainda "desfez" da propria unesp no video, falando que o vestibular não é complexo. Não passou pq então? (Não fala mal da minha unesp não... )
@@jackiemorena1em Jaú tem uma faculdade particular de Medicina, a Unoeste. Passei por lá em 2022 pelo Fies e fiz 1 ano, tive que sair por razões pessoais. Então assim... opções ela tem 🤦🏽♀️
Com todo respeito, pela forma que ela responde as perguntas, dá para ver que tem alguma coisa "off" com ela... Além disso, a maioria das pessoas que sonham com uma faculdade, quando não passam de primeira, no ano seguinte se dedicam ESTRITAMENTE a passar! Não tem tempo gasto com rede social, não tem tempo gasto com TikTok e não tem procura por novo namorado(a).
Tenho 28 anos, sou médica há 1 ano e meio, tbm tinha mt sonho mas agr médica acho que a profissão é mt glamourizada sendo q é só uma profissão. Hj percebo que me sentiria realizada em outras profissões tbm.Tinha uma grande amiga no cursinho, que estava no 3⁰ ano de cursinho, queria med e acabou indo pra psicologia e hj se sente bastante realizada, acho que me sentiria tbm.
Eu já estou no meu décimo ano de formação como médica (6 anos facu + 4 anos de residência) e até hoje eu me choco como eu, aos 15 anos, comecei a abdicar de tudo que me fazia feliz (familia, amigos, lazer) por um sonho de passar no ENEM SEM ter a mínima noção de como era a vivência da faculdade e da profissão. Baseada só na idealização mesmo. Já estava matriculada pro cursinho quando descobri q tinha passado direto do ensino médio, mas hj não consigo me imaginar fazendo 10 anos de cursinho por algo tão abstrato, tão incerto. Até pq, se passar e não gostar, como que faz? não é facil desistir depois de tanto sacrifício
ela postou uma foto com amigas na formatura de medicina de uma delas escreveu algo como “primeira médica do grupo”, ela claramente não quer largar o osso pelo status da profissão e não ficar atrás das amigas…
Tenho uma amiga que sonhava em entrar em medicina. Ela tentou vários anos e ganhou uma bolsa numa faculdade particular pra fazer enfermagem... Depois de dois anos fazendo enfermagem, e ainda estudando e tentando medicina, ela passou na Federal de Viçosa!! Ela largou tudo em São Paulo e foi pra lá, feliz da vida ser médica!
Sou psicóloga especializada em educação e pela minha experiência, a maioria dos alunos que não passa, não é por falta de conhecimento, mas sim de aplicabilidade desse conhecimento no tempo da prova, e aprender o que não sabe ao invés de estudar tudo o tempo todo, além do comportamento emocional diante da prova da sua vida, se ela tiver suporte provavelmente consiga
Tentei medicina por 5 anos, no último ano eu falei que se eu não passasse eu ia fazer engenharia química. Graças a Deus eu consegui passar nos 45 do segundo tempo ahahahaha
Nossa na minha época de cursinho era tão normal a galera da medicina estar há 10 anos tentando, as salas de med inteiras se conheciam. O pessoal até zuava que as carteiras eram nomeadas por usucapião. Eu só passei pq fui pra prova pensando q depois iria pra praia, fui fazer relaxada e entrei bem colocada. A ansiedade boicota muito a gente. Às vezes a terapia faz mais diferença do que o cursinho nessas horas.
Pensei exatamente nisso, ela tem conhecimento técnico, mas o emocional tá passando uma bela rasteira nela, pelo menos é o q dá pra entender dos relatos das provas. Foda
Eu só passei no vestibular porque fazia a prova toda comendo M&M, senão não conseguia ficar parada e me concentrar. Mas povo ficar 10 anos tentando medicina é comum.
Exato! Fiz 2 anos de cursinho sem terapia e prometi pra mim mesma que nunca mais faria isso. Eu me sentia tão mal na época (triste, ansiosa, solitária) que não conseguia nem comer de tanto enjoo. Passava o dia todo sem comer direito, ia estudar no cursinho nas férias, em feriado, enfim, fiquei bitolada. Hoje olhando pro passado vejo que se eu fizesse terapia na época ia ter sido bem menos complicado
Real. O Enem que eu mais mandei bem eu fui muito relaxada porque eu já sabia que eu não teria das maiores notas mesmo. Resultado foi que minha nota foi bem boa pra alguém que não botou expectativa.
quando fiz cursinho tbm tinha a glr fazendo doutorado em "cursinho" ja, mas a glr q estudava cmg queria medicina em federal e ponto, alguns nao precisava nem ser federal desde q ganhasse uma bela bolsa, mas o role era fazer medicina, seja onde for
Ela incomodada porque fizeram comentários sobre as notas dos simulados, sendo que um dos lugares mais tóxicos e competitivos é o curso de medicina. Os professores falam na sua cara que você é ruim. Uma conhecida minha que cursou me contou cada história horrível de coisas que ela ouviu de professores e colegas de turma dentro da medicina.
Nossa eu pensei nisso, fiz Odonto em uma estadual e professor jamais irá passar a mão na sua cabeça, muito pelo contrário, já presenciei muitas situações que olha “ainda bem que existe Rivotril”, se ela se abala no cursinho com esses comentários, não vai conseguir sustentar uma federal até o final
EXATAMENTE! Eu fiz enfermagem na UNIFESP, os professores humilham REAL E OFICIAL. Já esfregaram até absorvente de puérpera na minha cara. Eu me escondia no banheiro quando uma professora chegava na unidade de tanta pressão que ela colocava em cima de mim. Tive que aprender, tive que lidar. Se ela não consegue lidar com a pressão de uma prova, como vai lidar com a pressão de um professor em cima no estágio? Como ela vai lidar com o fato de serem universidades com o ano letivo ANUAL e não semestral? Lá UNIFESP, se eu pegasse duas DP’s, eu CAIA DE TURMA e perdia um ano inteiro. A mona precisa de um choque de realidade pra ontem.
@@Vih019 SIM, na federal que eu estudava o pessoal de med era o mais tóxico, e os professores pior ainda. Tinha professor que criticava aluno que precisava trabalhar pra se manter no curso. Tanto podre q a gente ouvia. É um curso elitista, branco, cheio de gente muito nova e privilegiada q sempre viveu na bolha, não tem como não ser tóxico. Não sei da realidade das particulares, mas na federal era assim.
Eu só tinha pensado no quanto a própria carga de estudos da universidade te humilha pra c4ralho, e que só isso provavelmente já seria mt difícil pra ela com o progresso lento que ela teve nos anos de cursinho, mas somando essa parte fica pior ainda..
As pessoas precisam sair da ilusão neoliberal de que "é só você se esforçar que chega lá". Não chega. São RARÍSSIMAS as exceções. Pra "chegar lá" existem muitos outros fatores, independentes de esforço.
Essa menina tá me lembrando o Tuco da grande família 😂😂 fez anos de cursinho para passar em veterinária. Eu queria muito ser medica, mas minha realidade não me permitia sendo pobre. Fiz o Enem e consegui bolsa 100% para TI, sou muito feliz na minha área
Essa área tem muita visibilidade lá fora. Uma amiga falou de um amigo que trabalha para uma empresa portuguesa, daqui do Brasil Fora concurso público.. dá uma olhada nos concursos que estão saindo 😁
Eu entendo também já quis fazer medicina, mas minha situação financeira não ajudava e hoje faço Licenciatura e amo. Vou ajudar as pessoas só que de uma outra forma.
Não consigo ter empatia por ela, sério. A mina não trabalha, não tem um passarinho pra dar água, a única função dela em 10 anos era estudar e passar e ela não conseguiu. Se é uma pessoa que tem empecilhos, tem q se bancar e outros porém, acharia uma puta força de vontade não desistir em tanto tempo, mas no caso dela só parece falta de esforço ou inteligência (fora ter estudado em escola particular). ELA SÓ TINHA UMA FUNÇÃO NA VIDA PRIVILEGIADA DELA, VSF PORRA. Eu teria vergonha de jogar o dinheiro dos meus pais no lixo assim. Acho que já virou ego.
Penso o mesmo, fora que ela se acomodou, na faculdade de medicina ela tbm vai ter que ser bancada, pq geralmente a faculdade é integral, e não tem como trabalhar e estudar. E eu garanto que na faculdade de medicina ela tbm vai ficar estagnada em alguma outra coisa... É como vc disse, me parece mais algo para o ego dela
10 anos dava pra fazer duas graduações diferentes fala sério, muito privilégio e egocentrismo, as coisas tem que ser do jeito que ELA pensa que tem que ser , mas a vida real.nao é assim
Queria eu ter o privilégio de não trabalhar pra poder estudar. Tô no meu segundo ano de concurso, já sou formada e na minha cidade não tem emprego algum, tá uma grande merda, tô tentando sair daqui com concurso kk indo pro segundo ano já em desespero de não conseguir…
A dificuldade dela de interpretar comentários no tiktok já mostra que a capacidade ta meio ruim tbm. Mas assim, não dá pra ter pena de uma pessoa sustentada pelos pais no processo.
Meu primo sempre sonhou em ser médico desde criança, eu cresci vendo. Ele fez curso de técnico de gesso ainda no ensino médio, passou no concurso dessa área, aí fez enfermagem. Quando terminou enfermagem também passou em concursos para enfermeiro e depois fez medicina pelo fies. Hoje ele é cardiologista aos 35 anos, tem a própria clínica em sociedade com amigos, no centro da cidade e está construindo outra, porque a do centro é alugada. Mora no melhor bairro cidade, já viajou para alguns países. A esposa também é médica. E detalhe, veio da mesma favela que eu. Teve pais melhores que os meus, que o apoiaram. Mas mesmo assim teve que fazer esse percurso todo até chegar na medicina.
Eu conheci uma pessoa que tentou por 8 anos pra medicina, mas ao contrário dela não ficou parada no tempo, entrou em outro curso, foi trabalhar e mais tarde realizou o seu sonho! A vida não para!
Se ela tem a oportunidade de dedicar apenas pra isso, não tem porque ela ir pra outro curso. Se for o sonho dela não tem porque ir fazer outra coisa por pressão de pessoas que nunca passaram pelo mesmo.
@@BARBARALAYANE-q2za razão é porque a vida não é um conto de fadas né, você tem que ter alguma coisa mínima que te garanta um emprego pq imagina se ela precisa se sustentar sozinha daqui a pouco, nesse tempo dava pra ter algo pelo menos Essa de dedicar o tempo que precisar é só pros 1% que são herdeiros
Quando eu entrei no cursinho do Anglo em 2009, tinha um rapaz que estava no oitavo ano de cursinho tentando medicina. Aquilo me deixou em Pânico. Eu tinha 5 cursos diferentes em mente... Entre matemática, engenharia mecânica... Etc. O foco era passar em federal pra não pagar mensalidade de faculdade. Quase no fim deste mesmo ano, passei a ter crises fortes de ansiedade (ficava no cursinho das 07h as 19h todos os dias e estudava em casa aos fim de semana). Meu pai vendo a pressão daquilo tudo, só me disse "fica em casa. A gente dá um jeito". Ele nem deixou eu fazer os vestibulares das federais para não ficar na pressão/expectativa. Passei com bolsa em várias particulares... Passei na Puc (sem bolsa) e meu pai fez questão que eu estudasse lá. Por questões de logística e de tempo de qualidade. E ele fez das tripas coração pra eu me formar. E eu ajudando sempre como podia (comecei a trabalhar já no primeiro semestre da faculdade). Eu valorizei cada centavo suado do meu pai. Tirava sempre as melhores notas. Hoje meu diploma tem muito mais valor pra mim do que qualquer um pode imaginar. Foi um projeto e trabalho conjunto meu e do meu pai. ❤
15:16 "Mais de 900 no Enem" só na redação ou média geral? Porque assim, eu nunca vi uma média geral de 900+, mas se em um cenário ideal, o candidato alcançasse essa nota, com certeza passaria. As vezes ela não quer medicina em si, mas sim, medicina em uma universidade específica, tipo USP. É muito triste o caso de alguns estudantes, mas já vi gente que está estudando junto comigo pro vest de medicina e só quer fazer se for na USP/UFRJ, tudo por status.
@@rosemiranda56 simm, dá para notar isso quando ela diz que não gosta muito do Enem, no sentido de não focar muito nessa prova. Eu concordo que o Enem é extenso demais, cansativo, e necessita de um estratégia de prova bem elaborada (até por conta da TRI), mas quando se quer realmente medicina, você não fica se limitando à uma universidade apenas, claro que você irá escolher dentro das suas condições, mas a querida tá querendo apenas UNICAMP. Então assim, depois de alcançar a média que ela citou, depois de ter nota pra passar em FIES E PROUNI (mesmo que sejam programas para universidade privada, as notas de corte continuam altas, ainda mais pra ela que é AC), depois de dispensar odonto USP, depois de quase 10 anos, eu vejo como ego, apenas para dizer: passei em medicina na UNICAMP.
Já trabalhei em cursinho pré vestibular específico para medicina. Não é incomum alunos que ficam 5, 7 ou 10 anos tentando (especialmente aqueles que querem em universidades específicas). Também não é incomum alunos que vão para outros cursos e depois largam e voltam para o cursinho. A minha dica sempre é: se abra para possibilidades de fazer o curso em outros estados e pelo Enem. Quanto mais o aluno quer aquela universidade mais nervoso ele fica na hora da prova
Minha prima Entrou em Bioquímica na Federal de MG, depois casou mudou de estado, conseguiu transferor para medicina em SE, hj ela é chefe de neonato num hospital de BH. A vida tem vários caminhos. A teimosia tá atrapalhando essa moça.
Eu posso estar muito errada porém eu acho que essa menina estar muito confortável pois ela sabe que tem quem sustente essa realidade pra ela. Eu lembro que a primeira prova que fiz pra entrar na facul eu nem dormia, eu dei tudo de mim porque eu sabia que ninguém iria bancar meu sonho, então era ou passava ou um plano b, trabalhar e bancar uma particular.
Moça, seus pais são idosos, vc nao trabalha... a vida acontece, né. Se um dia seus pais te faltarem, vc vai fazer o que da vida? Têm que pensar nessas coisas, vc já é adulta.
Não desmereço o sofrimento dela, mas quanto mais eu fui assistindo mais tive certeza do quão privilegiada essa moça é... sério, até a linha de raciocínio dela "não ter tido escolha" demonstra isso...
Ta confortável e possivelmente ela nem tenha esse sonho na realidade, só se agarrou a uma ideia. Se ela fosse viver a vida, trabalhar, especializar em outra área, ela poderia ter realização pessoal. É um devaneio, uma ilusão sem fim.
Fui olhar o tik tok dela e nota-se que passa muito tempo respondendo as perguntas. Bom, estudar por si só, é complicado, muitas barreiras, os concurseiros sabem bem disso... MAS o uso da rede social com tanta constância e várias publicações, não deixa passar a seguinte pergunta: Em qual momento estuda? Vídeo fazendo maquiagem, o que demanda tempo e, outro detalhe, não se estuda somente no cursinho, ainda mais quando deseja concorrer para uma área tão concorrida. Ela precisa repensar não somente método de estudo, mas o que vem fazendo com o tempo de estudo... Deixar rede social de lado, mesmo que temporariamente, é uma questão a ser pensada.
Eu fui olhar o Instagram, fez viagem para Disney, vai em festas, viaja com namorado. Não querendo meter o bedelho, se só depois de 7 anos ela chegou na segunda fase eh pq o buraco dela em nível de compreensão eh muito embaixo. Ela para tá estudando no mínimo 10h por dia!
Ai, gente, eu admiro muito a tenacidade, mas eu acho que chega um ponto em que a gente precisa ser prático e avançar a vida. Sei que medicina é o sonho dela, mas ela já deve estar com uns 28 anos, imagine que não trabalhe e nunca tenha trabalhado (pelo que ela falou de "privilégio"). Se ela passar AGORA em uma faculdade de 4 anos, já vai se formar com 32. Essa é uma idade muito tardia pra começar a contribuir com o INSS e conseguir alguma aposentadoria. Não que ela deva desistir de medicina, mas talvez deva tentar conciliar isso com algo que avance a vida dela, sabe? Sempre precisamos ter um plano B. A menina já está em sofrimento psíquico por estar estagnada, precisa fazer algo que a dê a sensação de avançar, nem que seja um pouco. Sem falar que, se voce está há dez anos fazendo uma coisa e essa coisa não está dando resultado, provavelmente você precisa mudar a forma como está fazendo. Certo não está.
Exato. Tentei medicina por 5 anos, o último vestibular foi o Enem de 2024, o qual aguardo o resultado que sairá agora em janeiro. Tenho 24 anos e 0 graduações kkkk se eu tivesse um plano B desde o início, eu não estaria com essa sensação de estagnação profissional (trabalho hj com algo que não tem nada a ver comigo, só por não ter outra opção mesmo). Se eu não passar dessa vez, tenho outro plano além de medicina (penso em fisioterapia, que não é exatamente o que quero, mas é isso kkkk vai que eu acabe gostando muito da área né). Só não quero mais me sentir mal por estar ficando pra trás.
Eu nunca na minha vida vou desmerecer a conquista de ninguém. Fui vestibulanda de medicina e me lembro dos meus medos, receios e tudo que vivi. Cada um faz seu caminho.
Passei em medicina em 2014, ano que eu mais estudei em toda a minha vida verdadeiramente, ano que eu saí 3x O ANO INTEIRO pra fazer algum tipo de lazer. O resto do ano foi paulada, quase enlouqueci. Domingo à domingo. Falta isso nessa garota, estudar igual uma maluca. Foda-se a saúde mental. Concordo com vc Beta.
Falta TERAPIA, meu filho tem 13 anos e ficava MUITO nervoso em todas as provas de matemática, sempre tira ótimas notas em todas as matérias em matemática sempre falta 0,5 ponto, 1 ponto, sempre tá ali na borda, descobri que ele fica muito nervoso e não consegue responder, coloquei na terapia e contratei um professor, ele melhorou demais, demais mesmo, tá muito mais confiante e o professor disse que ele domina o assunto mas o nervosismo não deixava ele fazer as provas. As vezes tá faltando a tal da terapia pra essa moça
Amiga, você não precisa de empatia, você precisa de um chacoalhão!!! Devem ter 1000 pessoas do seu lado tentando te dar um toque porque gostam de você e você tá ignorando porque tem outras permitindo que você desperdice a sua vida - seus pais, por exemplo. Mesmo que você entre na faculdade esse ano, o curso é imenso e sinceramente, se te custaram 10 anos pra entrar vão custar uns 20 pra sair. Entrar no mercado de trabalho pela primeira vez com mais de 40 anos é muito diferente de ir/voltar pra faculdade pra mudar de rumo ou realizar um sonho depois de ter pagado muito boleto na vida. Esse discurso está infantil demaaaais pra uma mulher de 27 anos!!!
As vezes o ano sabático faz milagres, não no sentido de não fazer nada, mas arrumar um emprego, conhecer gente e estudar outra coisa da um refresco na nossa mente e as vezes até descobre alguma coisa que vc gosta e nem sabia
Eu e ela temos a mesma idade e nos últimos 10 anos anos eu saí de casa (aos 18), iniciei 6 faculdades e larguei todas, “casei” (me juntei) 3 vezes e separei 3 vezes, perdi meus pais pra covid, pari um filho… acho uma loucura ver como o tempo passa de forma diferente para as pessoas. Invejo a estabilidade de estar ali com a mesma ideia na cabeça e vivendo no mesmo contexto por tanto tempo. Se eu fosse ela, penso que seria legal colocar um dead line, tipo “mais X anos no máximo” ou algo do tipo pra se localizar no espaço-tempo. E com certeza um plano B pra essa situação. Mas admiro a persistência em uma meta. Agora parece que ela tem toda capacidade de passar em breve, mas demorou pra chegar ate esse ponto de fato..
Tem aquele pensamento de coach "Se você tem um plano B você não acredita no plano A" as pessoas colocam isso na cabeça de que a vida só pode seguir um rumo ou deu errado, é uma coisa perigosa pra ela mesma. Sinto muito pela perca dos seus pais
sim, concordo demais! tenho 17 anos e quero prestar o concurso da escola naval (que é bem difícil). esse ano comecei a estudar já, e tenho bem claro na minha mente que se eu não passar entre 2/3 anos, eu entro eu qlqr outro concurso que conseguir. o que não quero é ficar 10 anos parada insistindo em algo q claramente n ta dando certo!
sim, concordo demais! tenho 17 anos e quero prestar o concurso da escola naval (que é bem difícil). esse ano comecei a estudar já, e tenho bem claro na minha mente que se eu não passar entre 2/3 anos, eu entro eu qlqr outro concurso que conseguir. o que não quero é ficar 10 anos parada insistindo em algo q claramente n ta dando certo!
A realidade é que ela tem 27 anos e a maior decisão da vida dela foi essa de continuar no cursinho pra entrar em medicina. Por isso tudo gira em torno disso e é tão sofrido pra ela ouvir a crítica. Pra quem precisou tomar decisões diferentes, isso soa infantil... Tomamos essa decisão bem antes e agora estamos em outras fases. Acho que eu não teria paciência e nem força de vontade pra tentar por tanto tempo da mesma forma... Mas ela não parece se incomodar com isso rs.
Eu teria uma tremenda vergonha de estar só estudando há tantos anos, não conseguir passar na universidade que eu escolhi e, nessa idade, estar sendo bancada 100% pelos meus pais. Meu pai bancou até o Ensino Médio (público integral) porque minha mãe me ajudou a convencê-lo; daí pra frente fui buscar (sozinha) meu caminho para conseguir me graduar porque ele achava que nem o Ensino Médio era importante (por eu ser mulher). Para vcs que estão lutando, não desistam! Trabalhando, consegui me graduar com bolsa 100%, depois fiz pública, pós-graduação, passei em concursos e, agora, estou na luta pela minha casa própria. Persistam sempre! Ah, sou autista e tenho TDAH. É bem cansativo, mas vcs também podem conseguir seus objetivos!
Tentei por dois anos medicina, não passei, mas sempre tive a segunda, terceira e quarta opção, poq meus pais me ensinaram que nem tudo na vida vamos ser os primeiros em algo e muito menos que a primeira opção vai dar sempre certo. Hoje em dia sou Prouni 100% em enfermagem e ja estou no 5° ano, estou feliz por estar estudando e concluindo uma faculdade com muito esforço e com muita coragem de não ter me prendido a primeira opção.
Falta um pouco de choque de realidade para essa mulher, a verdade é essa. A vida adulta não espera nossos sonhos serem realizados, uso até minha vida de exemplo. Meu sonho é ser Delegada de Polícia, mas enquanto estudo pra que isso aconteça, sou Escrivã de Polícia (e com muito orgulho, inclusive). É o que paga as minhas contas, é o que faz a minha vida ser independente. Pai, mãe e/ou responsáveis por nós não vão viver para sempre.
Experiência minha: eu queria muito cursar área da saúde e resolvi por medicina, tentei por 6 anos e não passava de jeito nenhum. Eu sempre me cobrei muito pra ser boa aluna na escola e eu era boa aluna. Aí meio que virou uma obrigação eu passar em medicina. Eu sentia que seria uma VERGONHA se eu não passasse porque literalmente todo mundo a minha volta já ficava falando "a nossa doutora", "passou no curso mais difícil de conseguir", etc. Isso me deixou com crises de ansiedade e início de depressão. Na 7ª tentativa eu comecei a procurar melhor sobre outras áreas da saúde e me dei conta que o meu foco sobre o que eu queria trabalhar nem era medicina. Eu queria ajudar diretamente na reabilitação de um paciente. Descobri que o que eu queria era fisioterapia e hoje estou muito feliz cursando fisioterapia e já me imagino trabalhando no futuro com pacientes, abrindo minha clinica, etc. Às vezes as pessoas se mantém nessa luta pra entrar em medicina por autocobrança, cobrança dos que estão em volta, medo de ser taxada de "a que não conseguiu passar em medicina e foi fazer outro curso", "a que não teve competência pra passar em medicina", etc. Não sei qual o caso dela, pode ser um desses, pode ser acomodação..... Enfim, perdão o texto longo 😅
Eu passei um ano inteiro estudando, noites acordadas , deixei de sair com amigos e família, deixei de fazer coisas que gostava e quando fiz o Enem me lasquei bonito pq esqueci do psicólogo e me deu um branco. Depois dessa eu decidi que n queria nunca mais fazer Enem na vida. Peguei minha notinha e me inscrevi na primeira coisa que vi, porque eu sabia que precisava fazer alguma coisa (pq pra mim é melhor 1 na mão do q 2 voando). Aprendi muito no graduação que fiz, me formo esse ano e hj amo o q faço e não penso nem por um segundo em fazer mais sete anos de graduação... Eu acho q quando a gnt amadurece a gnt entende o que precisa ser feito e não o que eu quero.
@@larissamendes8482 e se ainda tiver o sonho de fazer aquilo, é só continuar trabalhando pra pagar uma particular e fazer o que sempre sonhou. Sonhos não são fáceis de atingi-los, mas ego é destruidor
@Leona1890 Me inscrevi em biomedicina e cursei por um ano (gostei muito e penso em terminar) até que abriu vaga remanescente pra odonto que vou terminar esse ano. Mas no início cogitei fazer tudo e qualquer coisa, a odonto pra mim veio como uma oportunidade de Deus q eu n recusei!
minha situação foi quase a mesma da tua. Eu já tenho depressão diagnosticada e eu sabia que se ficasse um ano só estudando ia mexer dmais com o meu psicológico
Ela fala que não tem condições, mas claro que tem! Só de ter a possibilidade de fazer cursinho e ficar esperando vendo a vida passar, já é um diferencial. Eu comecei a trabalhar com 14 anos, aos 18 passei no enem sem fazer cursinho preparatório que eram caríssimos por sinal, e fui direto pra faculdade. Não fui para o curso que sonhava, fui para o curso onde minha nota atendeu pra ter meia bolsa e onde eu me manteria empregada e pudesse crescer no trabalho. Nem a condução pra faculdade meus pais podiam arcar, isso sim é não ter condições. Pra mim ela é uma privilegiada. Detalhe, estudei na faculdade mais barata e sem nome, que todo mundo desvalorizava na época. Tinha primas que meus tios tinham condições e não precisaram começar cedo trabalhar, puderam estudar e fazer federal, foram pra fora. Advinha só, hoje eu sou a mais bem sucedida da família, enquanto uma das que fizeram engenharia na federal é assistente de banho de pets no petshop do namorado. Não estou menosprezando o trabalho, que tenho total ciência que é muito digno. O que estou dizendo é que nada adianta onde se estuda, ou que curso faz, se você não for bom profissional, não for atrevido, não for perspicaz. Ela poderia muito bem fazer algo que dá uma profissão, trabalhar e depois percorrer o sonho, se for sonho mesmo. Pra mim ela só tá querendo provar alguma coisa pra meia dúzia de gente.
ja pensou se depois ela odeia medicina? acontece bastante. E se ela não tá conseguindo lidar com o vestibular, imagina quantas dependências ela não pegaria no curso?
@@Robson-do8ggolha eu acho que depende muito da experiência de cada um, eu e a maior parte dos meus amigos sofremos muito mais dentro da faculdade do que pra entrar nela... Estudei um ano só pra entrar e ainda assim depois a federal acabou com todo o restinho de alma que ainda me tinha kkkkk
@@MaluSilva-yx8nl Realmente, comigo foi o contrario, foi um terror entrar, mas uma vez dentro levei com a barriga e ainda sai com média acima de 8. Curso facil, mas disputado.
@@Robson-do8gg Passei pelo Enem no Instituto Federal próximo a minha cidade, o Enem daquele ano tinha sido uma tortura, mas a faculdade é extremamente cansativa e exigente com cada questão, e esse semestre passado tive uma disciplina de cálculo que passei somando os décimos, mas eu gosto do que estou fazendo, por isso não sinto o cansaço. Certa vez fui olhar a grade de aulas dos meus primos, nunca fiquei tão feliz em não ser eles, aquelas grades pareciam método de tortura 😂
Eu queria poder entender ela. Mas infelizmente não da. Entrei em nutrição aos 17 anos, em uma federal, formei e logo percebi que não era pra mim. Passei 3 anos em um emprego que detestava, um ano parada, e entendi que queria fazer medicina. Meus pais me apoiaram de todas as formas, fiz dois anos de cursinho. No segundo ano de cursinho fiquei com vergonha, e entendi que nao queria fazer mais tempo de cursinho. Entrei na faculdade de enfermagem em uma federal com 26 anos e com a ideia de pedir transferência interna. Quando tive a oportunidade, ja estava apaixonada pela enfermagem, com bons contatos e fazendo pesquisa. Meu sonho mudou! Hoje sou enfermeira, tenho 37 anos com 3 especializações, uma residência, trabalho em uma faculdade particular, dou aula em tecnicos de enfermagem, estou terminando o mestrado. E nao trocaria a enfermagem por nenhuma outra profissão. As vezes falta ela entender que as coisas nao sao como a gente idealiza. As vezes podemos amar muitas outras profissões alem dos sonhos adolescentes.
Se eu pudesse dar um conselho pra ela , era ir fazer outra coisa , pausar a medicina por enquanto, as vezes essa pressão de ficar reprovando e sofrendo só vai atrasar ainda mais a aprovação.
E pode ser até o universo dizendo que aquele curso não é pra ela, insistindo em forçar ela a fazer a verdadeira paixão que vai descobrir enquanto cursa 🤡 Deus manda os sinais, a gente que insiste em persistir no mesmo erro kkkkkkkkk
Exato! Com certeza oque está fazendo ela não passar são questões emocionais! Que é bem negligenciado pela maioria dos vestibulandos! Ela já viu as matérias de Cabo ao rabo Em vez de pagar cursinho tem que pagar uma boa terapeuta
@@inocencio239a mesma coisa foi comigo em 2024, eu estava tentando entrar em uma empresa de telemarketing e só dei para mim mesma 3 tentativas, se eu falhasse na 4 eu desistiria sem pensar duas vezes e foi a melhor coisa que fiz... além de poupar saúde mental e mais tempo e eu vi que realmente Dsus tava me alertando que isso não era para mim na hora que parei de investir a minha atenção nisso,além de me dar várias crises de ansiedade! As vezes mudar a rota é necessário mesmo Agora estou passando por processo seletivo de outra empresa e tá sendo bem tranquilo, por mais que demore um pouco e é menos burocrático do que dá primeira empresa, me desejem sorte e energias positivas para passar! ❤️
@@inocencio239a mesma coisa aconteceu comigo em 2024 com uma vaga de emprego, desisti na hora e nem quis saber de 3 ou 4 tentativa, desisti por falta de responsabilidade e comprometimento com o candidato Agora estou em processo seletivo de outra empresa que achei antes de dezembro do ano de 2024 acabar e está sendo ótimo a experiência! Por mais que processo seja demorado até porque tem pessoas concorrendo também né kkkkkkk Realmente Deus me alertou que aquilo não era para mim e mudar de rota foi necessário, me fez um bem ótimo!
Às vezes, ela começou o cursinho com defasagem em matérias chaves e a demora em sanar o problema. O cursinho que ela faz talvez não esteja ajudando mais, e mudar o cursinho e a dinâmica de estudo pode ajudar. Um primo demorou 6 anos para entrar e meu irmão entrou de primeira tentativa. Tive aluna em Medicina que entrou com 40 anos, como uma segunda formação. Se é o sonho dela, ela não deve desistir, mas deve modificar como está estudando, pois do jeito que está não está funcionando. Editando o comentário...como se estuda para uma segunda fase após passar na primeira? Quando eu estudava, fazia questões de todo tipo e de todos os vestibulares possíveis do Brasil (sou da época vestibular). Editando 2...a saúde mental não volta quando entra na faculdade, especialmente de Med, a galera já começa a surtar com a residência no primeiro ano. Concorrência eterna e en todos os níveis. Editando 3...fiz odonto na UFPB, dou aula para a MED (agradeço a Deus por ter desistido de Med), pois amo a área de Odonto que escolhi e, hoje, faço Direito na mesma federal em que dou aula, após passar no Sisu de 2021/2022, sanando uma dúvida que tive lá nos meus 17 anos (Direito, Odonto e Med).
problema que ela ja trocou de cursinho 4x, fez 2 ou 3 anos um dos mais caros do brasil (anglo) e mesmo assim foi passar pra segunda fase de um vestibular após 7 anos estudando, sem contar que ela só quer universidade em são paulo, nem cogita abrir o leque
As vezes, é Deus mandando sinais de que aquele curso nao é pra ela. E não existe nada mais terrível do que fazer medicina e ir descobrindo que você não tem estômago para aquilo e dispensou outras 20 opções que pagam até melhor que medicina. Mas se é o sonho, era melhor fazer uma faculdade que dê dinheiro pra realizar o sonho em uma particular depois
Eu fiquei curiosa pra saber a nota dela no ENEM... E outra! 🥲Ela escolhe demais a universidade dos sonhos... Talvez ela tenha nota pra fazer em outro estado...
@@CarlaRibeiroSLima tem dinheiro por 10 anos pra fazer cursinho de medicina que é caro até pra cidade pequena, mas supostamente não tem pra se sustentar inicialmente em uma cidade nova em outro estado fazendo o suposto curso dos sonhos
Eu tb perdi muitos anos da minha vida me dedicando a concurso público (que era o meu sonho) e consegui passar para um cargo que paga super bem. Várias vzs as pessoas próximas a mim duvidaram da minha capacidade, mas quando viram meu sucesso, engoliram seco. Isso é uma realização pessoal e ninguém vai poder responder pelo próximo. Críticas vc irá ouvir de todos, principalmente duvidando da sua capacidade, mas cabe a vc usar isso como motivação e focar no seu objetivo!
DESISTA , mas com apoio psicológico! Ela precisa entender os limites dela para determinados sonhos . Precisa assumir a responsabilidade por esses sonhos . Coloca a bonita pra trabalhar pra pagar o cursinho e aulas particulares pra ver se a cabeça não muda rapidinho . Cansa minha pouca beleza essas meninas sem noção total
Olá, Beta, se essa moça fizesse Ciências Biológicas na UNIFESP, depois mestrado e doutorado Stricto sensu lá também, além de outra profissão, ela ainda teria direito de entrar no 3o ano de Medicina na UNIFESP, e seguir o curso lá até o fim. Sem dizer que ao invés de ir no Tik tok, ela devia era estar com a cara enfiada nas matérias do vestibular. Continua no Tik tok fazendo maquiagem e desabafando, fia, tá certinho assim...
@@victormendes583Sim, as pessoas que não passam em medicina fazem muita coisa além de estudar, quem passa tá com a cara enfiada nos livros o dia todo kkk
Seu concelho não faz sentido kkkk ninguém, ABSOLUTAMENTE ninguém, vive 24 horas na frente dos cadernos... As pessoas vivem, tem família e não é saudável essa cobrança de "estudante de med não tem vida" isso comprovadamente não é saudável...
Gente, como assim no colegial ela não sabia a importância de enem/vestibular? Em escola particular, os professores arrancam o couro dos alunos e é tortura psicológica todo santo dia em relação a isso… ela realmente não prestou atenção.
Eu achei essa fala muito estranha... Fiz o enem em 2007, ano que me formei no ensino médio. Em uma escola estadual e todos os professores falaram para os alunos fazerem o Enem o quanto era importante para nos ajudar no vestibular
Sou autista, me formei em direito em 2016, tentei a prova da ordem por 6 anos, me identifico com o que a Beta falou, eu sou APAIXONADA por esse assunto, sempre pesquisava e estudava, sempre ia bem nos simulados, tinha a matéria na ponta da língua, chegava no dia da prova e ia mal, ninguém entendia o que acontecia. Tentei trabalhar em algumas coisas mas sempre foi horrível(hoje sei que bem mais em função dos meus sintomas) Quando recebi meu diagnóstico tive a possibilidade de fazer as duas fases em uma sala individual, passei de primeira. Entendi qual era a minha questão. Trouxe isso pra salientar como as pessoas são más com o processo alheio, se é o sonho dela, que ela tente até o momento que dê certo, ou que ela verdadeiramente sinta que precisa seguir outro caminho. Não tem NADA a ver com “burrice”, ou “despreparo”, as coisas podem ser mais profundas que isso. Uma coisa é fato: quanto mais ela não consegue passar, MAIS NERVOSA ELA FICA, e pior é a experiência na hora da prova. Terapia nessa fase é tão necessária quanto o estudo. Obviamente é necessária a autoavaliação, ver o que funciona e o que não, estudar é sempre se reorganizar, não dá pra estudar todo esse tempo da mesma maneira, descobrir o que dá certo para si, mas se está tendo evolução é pq está funcionando. Mas concordo com a Beta, expor isso em rede social SÓ vai trazer MAIS comentários ruins. Sejamos acolhedores.
Meu sonho era ser veterinária, porém, não sou de uma família rica, tem mais dois irmãos, minha mãe é professora, e praticamente bancava tudo sozinha, pois o meu pai tinha um boteco alugado, os clientes compravam no fiado, pensa. Terminei o Ensino Médio, aos 17, e tentei arrumar um emprego, para pagar o curso, não tive sucesso, com 20 anos prestei vestibular para o curso de Letras, e minha mãe pagou aos trancos e barrancos. Foi difícil. Eu queria ser veterinária, mas entendi que estava fora do meu alcance. Triste, porém, real. Hoje sou professora, gosto do meu trabalho, é isso.
Fiz dois anos de cursinho até entrar na faculdade dos meus sonhos, o último ano foi desesperador, ver todos os seus amigos seguindo com a vida e vc lá presa no EM é horrível. Conheço uma menina que tbm ficou 10 anos tentando MED, hj ela cursa outra faculdade, as vezes nem é questão de desistir mas tentar fazer outra coisa para pelo menos sentir que sua vida está andando e depois tentar novamente caso vc N se encontre nas outras possibilidades
Como alguem que iniciou e finalizou uma universidade e vai entrar em outro aos 27 anos, me surpreende como ela deixou o tempo passar, fiz arquitetura e tentei ate o ultimo achar afinidade com a profissao, o que nao rolou. Vou fazer outra graduação agora ainda trabalhando na area de arquitetura, e essa graduação eu fiz de tudo pra encaixar na rotina, procurei todo lugar o que mais fazia sentido para mim e mesmo sendo em outra cidade e tendo que aceitar o curso EAD, eu aceitei pq quando voce REALMENTE quer uma profissao voce faz DE TUDO.
Pais, sejam duro com seus filhos quando for NECESSÁRIO para o BEM deles! Eu estudava em um colégio estadual e queria fazer medicina. Quando falei isso pro meu pai, ele não disse que eu “não podia fazer medicina por ser pobre” mas falou “você pode fazer o que quiser mas vai fazer um ensino medio técnico para ter uma profissão”. Isso inclui fazer ensino medio num colégio federal, que é onde tem técnico pois ele não podia pagar particular (até passei com bolsa mas as despesas com passagem pesaram). Fiz técnico em mecânica, gostei. Fiz engenharia no lugar de med. Hoje trabalho offshore! Ainda tenho um pouco de pena porque acho que tinha talento para medicina! Mas me contento com a formação em greys anatomy, tenho uma vida profissional que gosto e um bom salário! Obrigada, pai!!! Não tirou meu sonho, mas abriu meu leque de opções!
Totalmente surreal isso. Poderia ter feito outra faculdade e continuar estudando para passar, estaria crescendo como profissional. Tempo é a coisa mais valiosa que temos, não podemos desperdiçar. Como você não tem um plano B? Surreal.
Gente que apavoro vocês me deram. Eu sei que os comentários foram sobre a menina, mas isso pegou em mim pesado. Eu tenho 23 anos e desde que sair do ensino médio não entrei em nenhuma faculdade, nem peguei qualquer trabalho só pra não ficar sem fazer nada. Vivo com meu pai e sei que tenho uma vida que muita gente queria, afinal eu só preciso estudar. Os comentários de vocês, de certa forma, me ajudaram a refletir bastante. Por exemplo, eu não estou como essa menina tentando a 10 anos entrar em alguma faculdade, mas eu, infelizmente, me identifiquei com a parte dela colocando a culpa nas coisas e nunca nela mesma. Eu mesma sempre digo ao meu pai que estudar pelo celular é ruim, que talvez um tablet ou até um notebook me ajudaria. Mas eu no fundo, sei que isso é apenas uma forma de retirar a minha culpa. Lendo os comentários aqui das pessoas, cada uma delas dando soluções e situações pessoais, eu pensei melhor. Meu celular não tá um dos melhores (ele tá bem ruim, inclusive.), mas eu decidi abdicar de comprar um novo pra tentar comprar um tablet ou notebook, algo que me ajude nos estudos. Pois quero tentar estudar pra concurso e, pelo que já li na Internet, a vida do concuseiro significa abdicar das coisas da sua vida por um momento pra depois que estiver estabelecido poder aproveitar a vida. Essa menina serviu como um exeplo pra mim. Meu pai sempre disse que você, ou aprende com os erros dos outros, ou aprende com os seus erros. E eu não quero acabar sendo como essa menina. Ela tem 27 e eu 23, não é tão distante assim. Eu identifiquei muitas falhas nela que vi em mim mesma. E eu espero conseguir abrir meus olhos o quanto antes. A vida no Brasil tá cada vez mais difícil, mas ficar parado esperando tudo se alinhar, o momento perfeito, é muito pior.
Eu sou concursada. A melhor dica que me fez passar em três concursos é, além de estudar muito, fazer muito exercício de concursos anteriores daquele cargo , tentando responder e pesquisando as respostas, pra entender. Pegue provas do mesmo cargo e vá resolvendo. Boa sorte!
Que bom que ela serviu pra você refletir e fazer escolhas melhores já que pelo visto essa moninha não aprendeu nada. Boa sorte na sua jornada e você vai conseguir
Entre outros problemas, ela nunca ter trabalhado é muito grave. Trabalhar te ensina como o mundo funciona, como funcionam as relações humanas fora de casa. Passada
Tentei medicina 3 anos e minha família não podia mais me apoiar. Passei para enfermagem em 1 lugar pra uma faculdade privada como bolsista, hoje trabalho em um hospital federal e voltarei para o vestibular. Os sonhos não devem ser abafados, mas a vida adulta não espera, precisando crescer e amadurecer.
Parabéns, tenho uma amiga que sempre quis medicina mas não teve condições, fez curso técnico de enfermagem, depois faculdade e hoje é enfermeira chefe responsável pelos transplantes de medula óssea do hospital de referência da minha região.Sou muito orgulhosa dela!!
DIVAA!!
Na minha família também nossos pais não tem condição de sustentar ninguém, então minha prima fez igual vc. Fez o Enem querendo medicina, mas o que deu foi enfermagem e ela tá super feliz (aliás se formou agora final do ano!)
E de certa forma é um ótimo plano de carreira também! O importante é vc já ir atuando na área e logo conquistando suas coisinhas.
Faz portador de diploma é bem tranquilo
Vim de família pobre e a lei na casa era a seguinte: "faça o que dá dinheiro e depois siga seu sonho pois uma hora não estaremos aqui pra sustentar expectativas de ninguém"
Olha, ja vi historias de pessoas que fizeram a kudanca de carreira depois de casar ou depois dos 35
É possivel fazer enfermagem ou area relacionada.
Guardar dinheiro por 5 anos para poder se suatentar durante a faculdade.
OUTRA COISA, tem gente indo fazer faculdade de medicina em outro país como paraguai,cuba etc.
Sem contar que existe Fies e prouni.
ate aqui no vrasil mesmo
As vezes ela só ta querendo medicina na usp e correlatas..
@@NotAnTH-camChannel e tem a escolha de diploma, você pode finalizar o curso e colocar seu diploma pra entrar em outro curso passando apenas pela análise do IRA. então nesses 10 anos, se tivesse feito isso, já estaria entrando na residência de medicina
@@paulonobre9880 é um curso que dá dinheiro apenas se ao menos seu pai já fosse médico. Quem é pobre ainda é um degrau a subir porque não é do dia pra noite que ganhará milhões. Porque vai querer se igualar aos seus colegas de profissão e vai ter custos iguais, vai ganhar e vai ser levado o salário magicamente tendo o estilo de vida de quem já vem de família de médicos kkkkkkkk
aqui em casa tbm
Pessoal, boa noite! To assistindo aqui e me bateu uma certa angústia! Eu tb prestei medicina por quase 10 anos! Eu trabalhava e não conseguia me dedicar ao cursinho e isso me desanimava demais! Pra mim não foi eu q escolhi a medicina, foi ela que me escolheu pq era uma paixão que estava no meu coração desde criança! Resultado: mudei a minha metodologia, fiz um planejamento com objetivos concretos e eu PASSEI! Hj sou médica, trabalho com o que mais amo e não me arrependo de nada! Eu sei que cada caso é um caso mas acho que precisamos avaliar o que está errado e mudar o que precisa! Foi o que a Beta falou, não dá pra tentar resolver o mesmo problema com a mesma ferramenta! Confiem em vcs e ajam!
A diferença é que você trabalhava. No seu caso, era muito mais difícil, então você levar anos é totalmente justificável! Aliás, parabéns! O problema é que ela não trabalha, não faz curso técnico... Só estuda, olha o privilégio e ela não recalcula a nota 🤦🏽♀️
Como a Joana comentou aqui, você trabalhava e ainda sim teve maturidade de ver o que você estava errando, recalculou a rota e passou. A mana só estuda, dificil ajudar.
Parabéns! ❤
Você trabalhava, e realmente quem trabalha demora mais pra passar na faculdade mesmo. Você recalculou a rota e fez planos concretos pra passar, essa mona do tiktok ta claramente acomodada onde ela tá.
Parabéns🙌🙌🙌🙌🙏🙏🙏👋👋👋👋
O pior é que não tem garantia de que ela vai entrar em medicina e vai gostar. Além de que, por esse discurso, há chances dela entrar e perceber que o que ela queria na realidade era PASSAR em medicina e não de fato SER médica.
Verdade ..são duas coisas completamente diferentes
O que acho pior ainda é a vida acadêmica na Unicamp, há uma pressão muito grande.
Mds simmmmmmmm, a galera esquece da seriedade que é ser um médico.
@@dionatasmenezes8348, uma amiga passou na Unicamp e pirou. Abandonou o curso
Verdade, ela vai surtar com a grade, e que não é só no vestibular que tem passar, são nas provas da faculdade também. Meu amigo faz med em pública e sempre fala o quanto a grade dele é surreal. Não acho que ela tem que desistir, mas que já que não conseguiu em dez anos ser paralelo sabe.
Eu estudo há 5 anos para concurso... Nesse caminho passei em 03, assumi um dos cargos pra garantir minha estabilidade pra continuar atrás do cargo dos meus sonhos... Entendo a obsessão, mas é necessário sempre fazer uma autoavaliação pra ver o que ta funcionando ou não...
Mas é completamente diferente, concurso vc estuda pra ter o emprego pro resto da vida e já entra ganhando dinheiro, tem gente que demora até uma década pra passar, mas depois que passa a vida tá garantida, então vale muito a pena. Já medicina não, depois de passar vc ainda tem uma década de estudos, coisa que eu duvido muito que essa moça consiga concluir.
@natarja concordo demais, não passaria anos estudando pra poder estudar... bem complicado
Tbm estou nessa. Estou no meu cargo "meio" e fazendo doutorado para me preparar pro meu cargo "fim". Força pra nós!
@@clariceo.1612 nossa hora tá chegando!!!
Já tenho 40 anos a cinco estudando para Concurso já classificado em 6 e aguardando convocação e continuo na luta até atingir o cargo que quero. No caso dela já tinha mudado para um plano b
Beta dizendo que admira a força de vontade dela, EU admiro é a força de vontade dos pais dela por continuar mantendo.
Exatamente, idosos já, tiveram problemas de saúde e dps de 10 anos ainda estão nessa, me pergunto oq ela faria se eles faltassem ou algo do gênero🤨
Na verdade, a falta de força de vontade deles em darem um basta nisso... e isso explica muita coisa nesse comportamento de vitima dela.
Fiz faculdade com uma mina que era sustentada pelos pais aposentados. Formamos, ela continua no mesmo lugar, não sabe cozinhar, não sabe fazer nada, não trabalha.
Mas como a mãe dela queria muito engravidar, e ela foi basicamente um milagre a mãe idosinha dela faz tudo por ela
@@alinepaganin4888 disse tudo! Quando eu estava quase ficando com dó deles, eu lembrei que eles são cúmplices dessa situação absurda. Aí passou rapidinho kkkkk
gente ela falando que tem total descaso com o enem me fez perder empatia total kkkkkkkkkk primeiro que mostrou que o que ela quer mesmo é fazer unicamp (o que ela claramente não consegue) segundo que se ela realmente quisesse ser médica ela podia fazer em qualquer lugar do brasil com nota menor
Eu sinto que o que ela quer é postar no Instagram “passei em medicina na unicamp” só mostrar que conseguiu
Vamos ser realistas que medicina nesses lugares é pra quem estudou a vida inteira nas melhores escolas do Brasil. Quem estudou de qualquer jeito, não passa mesmo kkkkkkk
Sim mano, eu ainda tenho empatia pq também era vestibulanda de medicina e sei como é, mas tipo, ela conseguiu oportunidades que eu faria loucuras pra ter conseguido e ainda ta escolhendo faculdade! Se eu tivesse a chance de ir pra qualquer uma eu iria. E falar do enem desse jeito.. é a prova que mais aprova pra med, eu sei como ele é desgastante mas é uma oportunidade e tanto que ela ta perdendo só pq não gosta.
Eu se quisesse medicina tentaria em qualquer universidade pública do país, até por que mesmo sendo longe sairia mais barato que a particular! E colocaria um limite de tempo para isso e um plano B.
Também pensei isso, se ela jogasse a nota do Enem em várias federais em alguma ela passaria. Quem quer estudar vai onde surge oportunidade.
A dificuldade dela entender os outros talvez explique os 10 anos.
Nossa siim, só o que consigo pensar
KKKKKKKKK que horror
🗣🗣🗣🗣🗣
Foi isso q comentei 😂😂 ela não compreende nem o básico da condição humana tipo não tenho vocação ela tem que olhar para si
EXATO! 🎯
"O básico bem feito que é o que eu sempre fiz" sim colega e podemos ver q tá funcionando super pra vc KKKKKKKKKKKK
Exatamente... ela se acha demais... acho que é muito contraditório o discurso. Será que ela fica tão nervosa mesmo ou é uma desculpa pra mascarar a incapacidade/comodidade? Não me convenceu muito, mas enfim... analisamos as fofocas por hobby, ela não tem obrigação de convencer ninguém kkkkk ao mesmo tempo que acho absurdo, penso que eu não tenho que achar nada e sim cuidar da minha vida, que parei o mestrado por um burnout... mas a Beta tem sido uma distração nesse processo de recuperação e eu tô mesmo passando um tempo de bobeira... (tornei o papo sobre mim aaaah)
Ela não entendeu q não adianta "o básico bem feito" pro q ela quer. Precisa ir além ou vai continuar dando cabeçada e reclamando na internet q ela não passa por 67789 motivos.
Ela passou o vídeo todo terceirizando a culpa e arrumando desculpa pros fracassos dela, aparentemente pais, namorado e família passam muito a mão na cabeça dela, ela precisa de um choque de realidade urgente
EXATO. TERAPIA.
Também senti isso, senti um ar de mimada kkkkkkkk
A culpa é do mundo menos dela kkk
ENTAO! enquanto ela nao consegue passar sendo privilegiada conseguindo fazer cursinho, uma menina passou na federal SEM LIVRO ALGUM PARA ESTUDAR! quem quer, consegue, nao tem essa de colocar culpa em nada, isso todo mundo passa, como nervosismo, crises, etc.... ela nao passou pq nao quis, mas nao aceita.
Quem tá estudando mesmo não tem tempo pra rede social, a real é essa
@@vitoriaramalho2898 na maioria das vezes quem quer, não consegue... Mas quem quer e tenta por 10 anos consegue sim. Essa que você citou é uma menina do Amazonas, ela obviamente tinha livros, como é que ela iria estudar sem livros? Tá doida? E ela tbm tinha acesso a internet restrito nos computadores da biblioteca. Não me recordo o nome dela, mas me lembro da notícia, ela disse que estudava 17 horas por dia, chegava da escola e voltava a estudar. Ela passou em primeiro lugar de Medicina na USP, mas não pôde ir porque os pais não tinham como sustentá-la, então teve que aceitar estudar na Universidade Federal do Amazonas.
Então dizer que qualquer um que quer consegue é muuuita meritocracia, mas uma pessoa que tem condições de pagar cursinho e que não faz nada da vida além de estudar, consegue. Mas veja bem, são circunstâncias completamente diferentes, nem 1/3 dos brasileiros tem as mesmas condições dessa menina.
a situação dela é desesperadora, 26 anos com quase 10 anos de cursinho e sem experiência no mercado de trabalho, largou odonto na USP, tá limitada a duas opções de faculdade, não tem nenhum plano b de curso
só de ouvir eu surtei
só de ouvir eu surtei tb kkkk
Caracas, passou na USP e largou. Que burrice 😱
Menina completamente perdida. Falta uma mãe que bem a minha para das aquele TAPA de realidade 😅
Acho que às vezes ela precisa ler seu comentário 😂 tenho dó, mas as vezes falta alguém falar
Alguém tem que explicar a ela que pai e mãe morrem.
Se os pais dela não puderem mais bancar esse sonho, significa que ela estará tão crua, para a vida e o mercado de trabalho, como um adolescente que acabou de sair do ensino médio. Preocupante.
Me pega muito ela falar: "Ah, de que adianta ficar anos num curso que eu não queria", sendo que Odonto, nos anos iniciais, tem um monte de disciplinas quase iguais à Medicina que ele poderia ter aproveitado, sem contar o fato que já ia se acostumando com uma rotina universitária. Ia ser pesado conciliar com o cursinho? Ia. Mas é isso, a vida não é um morango.
Odontologia, farmácia, nutrição tem diversos cursos q só acrescentaria ela quando fosse cursar medicina… é complicado
Exato, aproveitamento de estudos existe pra isso. Não seria perda de tempo, ela teria experiência na faculdade e poderia usar disciplinas afins nos cursos.
Tenho conflitos de opinião sobre o assunto.
Sou médica, formada em federal. Fiz 3 anos de cursinho para conseguir passar (era pobre, não tive uma boa formação e só consegui me reerguer porque um amigo do meu pai pagou a faculdade de direito da minha irmã e ela ajudou com a minha formação).
No terceiro ano eu ja estava exausta. Não aguentava mais insistir, mas todas as vezes que eu pensava em mudar o curso eu simplesmente não conseguia me ver fazendo outra coisa. Então entendo quando ela diz isso.
Mas amiga, me ajuda a te ajudar. Depois de 10 anos de cursinho não tá dando pra escolher só Unicamp não... Medicina a gente vai pra federal que der e vai muito feliz. E com 10 anos de cursinho ela consegue algo pelo Enem. Se não conseguir tá fazendo algo muito errado.
Exatamente!
Exatamente, ela esnobando totalmente o enem
Cr ela conseguiu USP, conseguiu ir bem na uel, mas ela não quer nada! Só medicina na Unicamp.
Fica complicado ! Fizesse outro curso na Unicamp e depois transferisse
Exatamente! Fiz 2 anos de cursinho p/passar em direito na USP, mas eu prestei até outros cursos, na época, pq tinha que ter um plano b (e só tem direito em faculdade pública SP na USP ou unesp), já que meus pais me pressionavam com "não temos $$ pra pagar uma faculdade pra vc" (mentira, mas meu eu jovem acreditava kkkkk)
Pelo que entendi ela quer o c* e ainda quer raspado, pq ela quer universidade específica! Eu formei na federal também, mas se tivesse conseguido prouni ou fies, eu teria ido 😂😂 YOTRA, ela disse que já tirou 900 no enem e não passou. Ou ela tá falando só da redação ou ela tá mentindo… MÉDIA de 900 no enem ela passa onde quiser, mesmo que não seja na primeira chamada.
Ela com Dificuldade de entender sobre o "estudar errado" explica os 10 anos de cursinho 😂😂😂😂
Pensei a mesmíssima coisa. Tá explicado. Pior que pelo perfil da mona (baseado no jeito que ela reage aos comentários), ainda tem um tempero de orgulho ali, de não gostar de receber conselho.
Falta tanta interpretação de texto
Pior q eu não sei como estudar KAKAKSKSKSK mas acho que quando vc quer, a pessoa dá seu jeitinho pra aprender (tô no ensino médio ainda, não me julguem, só quero passar de ano e ficar livre)
@@xx_003 Eu tbm não sei estudar pq no ensino médio pegava a grande maioria das matérias fácil, porém eu sei que se em 10 anos não aprende-se como se estuda me daria um atestado de burrice
@@xx_003usa tudo que você tem hoje pra aprender a estudar, se livrar do ensino médio e só o começo, depois vem a faculdade e a dificuldade só vai aumentando, aprender a estudar vai te ajudar muito, sério.
Eu acho PÉSSIMO o discurso do "não desista" e não é por pessimismo
Mano, as vezes tudo que a pessoa precisa na verdade é ouvir "ta tudo bem vc começar a pensar em outra coisa e desistir dessa ideia. Ta tudo bem buscar outros caminhos, até porque não existe só um"
Exatamente, tive que desistir de muitos sonhos, como por exemplo ser psicóloga, e hoje estou querendo abrir um salão de beleza, e tá tudo bem.
Sim cara, e ela falou que não queria fazer outra coisa que ela fosse ficar infeliz pra depois de 20 anos finalmente fazer o que ela gosta, sendo que ela pode ser feliz sim em outro caminho, mesmo que não seja o caminho principal
Até porque ela nunca trabalhou como médica pra ter TANTA certeza que só tem esse caminho pra seguir e fim kkkkk
@@catherinelm0A maioria escolhe medicina por capricho
Penso o mesmo. Que vida pequena é essa que só medicina na faculdade X é sua possibilidade de futuro? Não tem mais nada? Nenhum outro curso? Outro sonho? Nada? Isso é muito triste porque ela vai sofrer muito enquanto não passar...
Tem uma frase que o Dumbledore fala, em algum dos livros do Harry Potter que levo para a vida: “Não vale a pena viver sonhando e se esquecer de viver”
As vezes a pessoa fica tão envolta num sonho, que esquece o real, esquece das inúmeras outras possibilidades que a vida oferece
é no primeiro quando ele encontra o espelho de ojesed
Isso é verdade
A querida não conseguiu nem entender que o jeito que ela esta estudando NÃO está dando certo para ELA kkkkkkkkkkkkkkkk
Eita mas como gosta de rir
Talvez tu esteja precisando estudar alguns anos pra ver o quanto é difícil essa jornada
@@Asdfg_614 Saber que sua estratégia de estudo esta dando errado é o MÍNIMO, acho que quem esta precisando estudar é vc, talvez vc esteja fazendo como a queridona do vídeo. NÃO vem militar no meu comentário D3SGR4Ç4, pra tu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Asdfg_614sai do fake, moça do vídeo kkkkk
Pq pra vcs só dá certo se ela passar? Ela explicou milhões de vezes : Ela n tira a mesma nota todo ano, ela está evoluindo SIM, e se está evoluindo, está dando certo gente. A questão é que ela quer um curso que n é apenas tirar uma nota x que passa, é o curso mais concorrido do país, ela pode tirar 80 de 90, a nota de corte vai ser 81 e vão ter 800 pessoas na frente dela (eu literalmente já vi isso acontecer).
@@belinamacrel kkkkkkkkkkkkkkk
Sendo sincera, às vezes desistir também é ter coragem. Ela já tinha passado pra odonto... Dava pra depois tentar mudar de curso, se medicina for realmente o sonho dela...🫠
Exatamente! Saber desistir é tão importante quanto saber insistir. Isso também faz parte do amadurecimento e da inteligência emocional.
E nos primeiros anos muitas matérias são parecidas com medicina, seria bom pra ela ter uma noção se é isso que ela realmente quer e poderia continuar estudando por fora (é difícil, mas com tanta base nesses anos não é impossível)
Há 10 anos atrás eu tbm tinha sonho de fazer medicina, mas não tinha dinheiro. Fiz Direito como bolsista, formei e virei advogada, fiz 2 especializações, ingressei no mestrado e me tornei prof de graduação. Agora, 10 anos depois, tô no segundo ano de Medicina (ainda trabalho). Me espanta muito histórias como a dela, porque não teria saúde mental e nem quem me sustentasse para eu passar esse tempo todo tentando aprovação.. fora da minha realidade total. E que luta, né? Vamos vencer na base dos estudos simmmmmm 🎉 de
Parabéns!
Aí meu sonho! ❤
Eu desisti no segundo ano tentando, e me formei em outras áreas da saúde, mas ainda tenho sonho de fazer medicina.
Esse argumento aí de idade também não convém não. As pessoas que se formam mais velhas (inclusive tenho uma colega de 65 anos), todas vêm de outras profissões e de uma realidade de necessidade! Tem que ter maturidade pra ajustar realidade e expectativa.
@@anamorais5245não desiste, amiga! Tenho conhecido várias pessoas que trabalham e estudam.. vale a pena cada lágrima e gota de suor ❤
@@anamorais5245 continua tentando, uma hora vc passa! E vc está certa de ter feito outras coisas, não dá pra ficar tentando sem fazer nada igual ela!
Lembrei da frase "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes".
18:50 se ela não tá conseguindo interpretar comentário de tiktok, monah, tenho uma news
Pensei a mesma coisa kkk, ela não tá conseguindo interpretar um comentário no tiktok
o que me fascina é essa marmanja ter justificativa para absolutamente TUDO jkkkkkkk
S I M
Justificativas péssimas, inclusive.
São 10 anos construindo justificativas kkkkkkk
Se ela fizesse terapia com a minha psicóloga iria receber 3 tapao em forma de questionamentos e apontamentos.
@@ketlyguedesdealmeida1007 cara, a verdade é que cada pessoa precisa de um tipo de abordagem, talvez se a sua psicóloga agisse com ela da forma que age com você, acredito que até pioraria a situação.
Passei em medicina no ano passado, logo tenho propriedade para falar: tem MUITAS pessoas que não levam o cursinho a sério, ficam a aula toda no celular, não focam nas dificuldades, como a mesma disse que tem dificuldade em matemática e principalmente, colocar como prioridade, fiz 4 anos de cursinho e nesse tempo sai poucas vezes e quando saia não bebia, deixei de namorar...ou seja, vida social era pouca. E no final do ano passado colhi os frutos. Vi MUITOS erros de estudo no vídeo da moça, estudar para a segunda fase só depois de passar, por exemplo, como assim, amiga????? Pelo amor...
E assim, ela deve estar estudando errado, porque é impossível!!
Vc passou na faculdade publica?
@@lunne28 sim, por quê?
Agora é se formar né, gata 😊
@@EmilyTaina pq é muito mais dificil ne?
Vindo do lugar de fala de alguém que tentou medicina alguns anos e depois desistiu e foi pra odonto: não me arrependo. Sou um dentista muito feliz hoje
Eu formei numa faculdade que é só de saúde. Teve um colega que saiu de medicina pra MÚSICA kkk hoje trabalha em orquestra e tá lá felizão.
@@israscosta essa questão tbm ela podia continuar na odonto, já estaria ganhando dinheiro e depois ela podia se empenhar na medicina
O único problema que vejo no caso dela é que o material é bem caro... De qualquer forma, esse bonde já passou há muito tempo.
Passei mesmo, não me identifiquei com odonto, fiz federal, desisti faltando pouco tempo para formar e agora faço arquitetura e amo. (A área da saúde sempre foi pra realizar o sonho dos meus pais e não o meu).
@@aneleite1103 e como a Beta falou parece que ela quer só passar no vestibular ela não fala ah esse é meu grande sonho ser médica e etc, então acaba expressando que está querendo realizar um sonho dos pais sei lá, posso está pensando errado, mas além desse erro é viver 10 anos sem fazer outra coisa minha opinião tbm, quero ser empreendedora, já faço umas vendas, mas faço curso, e estudo para concurso sabe não fico doida em uma coisa só
Sou formada em medicina na Usp de SP, fiz dois anos de cursinho, e vi alguns problemas sérios em como ela estuda. Primeiro ponto, eu estudava para as segundas fases desde o início do ano, a prova é feita de duas fases, então não adianta nada focar só na primeira. Segunda coisa, eu continuei estudando pra segunda fase independente da minha nota da primeira, porque se não passasse pelo menos serviria pro próximo ano. E outro ponto é a pensamento derrotista dela, ela já começou pensando em vários anos de cursinho, depois ela se sabotava o tempo inteiro, é impossível passar assim. Bom espero que ela reveja esse vídeo, e tome um rumo na vida, porque é muito triste estagnar assim na vida, tem coisas que só se vivem nessa idade.
Tenho 62 e estou concluindo minha primeira graduação
(licenciatura em Filosofia) em uma universidade estadual. Sinto que estou fazendo a coisa certa, no momento certo.
Parabéns pela graduação!
❤❤❤
Parabéns!!🎉❤
MDS que divaaaaaa Parabéns ❤❤❤❤❤❤
Parabéns pela sua Graduação.
O que diferencia um adulto de uma criança é a capacidade de discernir entre sonho e realidade. Uma criança acredita que pode ser astronauta, bombeiro, policial, artista... Mas quando chegamos aos 20 anos e ainda persistimos com os sonhos, acaba de duas formas:
- Depressão ou prejuízo financeiro e profissional.
Meu caso :(
e nas poucos vezes, acaba dando certo
Quando citou artista me deu um soco virtual na cara KKKKK
@@Bia-ve2ur me deu um soco também kkkkkkk
O que ela tá fazendo é jogar um caminhão de expectativa no curso de medicina e, se passar, vai se sentir obrigada a adorar o curso (o que NUNCA acontece), entao corre o risco de desistir e entrar em parafuso pq a vida não faz mais sentido
Ela queria medicina desde do ensino médio, e nao sabia que era concorrido 🤦🏻♀️
Na minha época de ensino médio todo mundo sabia que medicina é extremamente concorrido!
Não só isso, quem realmente queria medicina já fazia enem desde o 1 ano como treineiro por aqui, minha escola msm era pública e no primeiro ano isso já era assunto o ano todo, tem que fazer enem pra conhecer como é a prova, tem que estudar redação desde já, etc, então ela vindo de particular... acho estranho falar que levou a escola de qualquer jeito e não sabia que era concorrido sendo que nessa época ela já tinha esse sonho de medicina. Parece que a escolha dela foi meio aleatória, tipo, "qual o curso mais bem visto e remunerado, medicina? ah então vou escolher esse" kkkkk
e tipo.... em São Paulo... oi???? No Amazonas é concorrido. Em São Paulo podemos dizer que é FODIDO. É outro nivel de concorrencia! Nao tem contato com a realidade essa moça.
Exato!
Minha irmã tem a mesma idade que ela já é médica e quase terminando a primeira residência.
Nós não tínhamos condições na época, mas ela sempre soube que queria ser médica: Ela pegou bolsa 100% num colégio particular no 1º ano do EM, dps concluiu o EM na particular e no primeiro ano de cursinho ela conseguiu passar com o FIES.
Quem quer MESMO não fica escolhendo faculdade, vai na que dá e pronto. Essa menina não passa de uma MIMADA e ACOMODADA.
@@juliasardinha3660Ainda mais unicamp, é o suprasumo do dificil aqui. E detalhe conheço a galera que passou lá e diz que o curso é mais dificil que a prova em si, precisa de dedicação 100% além de ter contato para os estagios.
Nunca quis fazer nada da área de saúde, mas em 2009 quando terminei o E.M eu ja sabia que medicina era o terror. Sabíamos de tudo e no terceiro ano já estávamos a todo vapor pra o primeiro vestibular (escola pública).
Depois de eu desistir de uma engenharia aos 24 anos, entrei para nutrição com 30 anos! Formo esse ano! Idade não importa, mas ficar parado, sem NENHUMA experiência profissional ou académica durante 10 anos é lixado!
Que legal... Bem vinda a profissão ❤
Na sua opinião. Você decide sua vida, ela decide a dela
Exatamente, eu tenho 25 anos e ainda faltam 3 anos pra me formar em Med.Vet, a questão aí não é a idade, é a falta de noção dela. E parabéns pela sua graduação 👏🏾👏🏾👏🏾
@@alanmartins1218 exato, NA MINHA OPINIÃO.
pois é, se dedicar só ao curso que gosta mesmo que leve anos é coisa de herdeiro, a gnt que é pobre tem que ter um plano B pra não ficar sem nada 😅
Achei ela chata e mimada, não é persistência e sim mimo dos pais. Terminei meu colegial com 17 anos,meu pai faleceu não tinha condições de pagar uninine, tive que trabalhar e muito. Hoje sem diploma ensino muitos diplomados na minha profissão, ganho bem e tenho uma vida boa graças a Deus. As vezes as pessoas precisam de um choque de realidade.
Conselho amiga para de se vitimizar, e dramatizar sua incompetência, acorda e cai na real, a vida é dura só para quem é mole.
Uninine kkkkkkk
Eu como psicóloga vejo que boa parte dos problemas dela são psicológicos (nervosismo, controle emocional/inteligência emocional autoconceito, autoestima baixa, falta de rotina, motivação e disciplina). Fazer terapia faz diferença gente! É serio isso!!!!
Eu também acho, eu tenho tdah e fico Muito nervosa quando sei que estou sendo avaliada, nas provas da faculdade eu estudava muito e mesmo sabendo que eu sabia ficava tão nervosa que tinha crise de ansiedade.
você faz atendimento online? preciso passar por acompanhamento mais não sei por onde começar a procurar algum psicologo
Nossa, sim. No fim do ano que passou decidi que vou estudar para um concurso eminente e a primeira coisa que decidi foi fazer acompanhamento psicológico. Sei que tem algumas coisas que eu preciso ajustar nessa questão e que não vou conseguir sozinha.
@@dell8984 caso vc tenha plano é só marcar um psicólogo e dar continuidade mas caso não, tem que passar num posto pra ter encaminhamento pro centro de tratamento mental que cobre seu bairro. Espero ter ajudado ❤
Sim, eu vivo me auto sabotando, qualquer coisa que eu vá tentar já vem o pensamento de "vc não consegue, vc não vai conseguir", fora o medo que sinto também, não tenho dinheiro no momento para fazer terapia pois estou desempregada, mas assim que eu arrumar um emprego minha prioridade vai ser cuidar da minha cabeça pq eu tenho noção que vai me ajudar muito e fazer diferença na minha vida
A verdade é que o sonho dela não é ser médica. Se tivesse uma paixão genuína pela área da saúde, talvez considerasse outras opções, como enfermagem, que, embora também seja um curso bastante concorrido em universidades públicas, é geralmente menos seletivo que medicina. O fato de ela estar tão focada em um único curso, sem considerar outras possibilidades, levanta a questão se a motivação principal não seria mais o status social do que a própria profissão.
Sempre que eu vejo alguém dizendo que ahhh meu sonho é fazer medicina, e insiste nisso, fico pensando (ou julgando kkkk): é seu sonho mesmo ou é só pelo status, dinheiro e pra agradar e afagar o ego dos pais e/ou parentes? Na maioria das vezes a segunda opção é certeira
Se fosse ser medica o sonho ela não tava insistindo apenas na unicamp
Exatamente.
Ela é seletiva no curso e na faculdade..parece questão só de títulos..
Pensei o mesmo. Tem diversas áreas na área da saúde!
Tentei medicina 2 anos. Bastou um ultimato da minha família que arrumei qualquer outra coisa. Fiz outra faculdade, formei, passei num concurso público, garanti minha estabilidade financeira e agora pretendo voltar a tentar o sonho novo.
Só vai, diva!!
Tô no 2° ensino médio e tô pensando se faço faculdade antes ou concurso público pra ter estabilidade financeira e depois faculdade de medicina😭😭😭
Agora é hora! Estratégia é direcionamento nos estudos e nas vagas que deseja, pesquisa bem, pesquisa sempre, faz uma reserva financeira boa e aí sim se joga de cara pq se vc se dedicar vai passar! Essa moça do vídeo infelizmente n teve esse pensamento e está a quase 10 anos presa em um sonho, mais não em torná-lo realidade.
Ela não quer apenas medicina. Ela quer medicina em codições muito especificas, em universidades muitos especificas. Pelas notas que ela falou que já tirou, e se valorizasse mais o ENEM, já teria sim consequido medicina pelo SISU, pelo PROUNI em outras instuições muito boas espalhadas pelo país. Todo grande sonho requer grandes esforços. Às vezes a pessoa fica muito apegada a um unico caminho, como desculpa ou medo de assumir maiores responsabilidades.
A questão é que ela quer o prestígio de passar tanto no curso quanto na faculdade
Sim. Acho que ela fixou a meta pra ser inatingivel. Assim ela nao tem a responsabilidade de comecar nada. Nem medicina, nem qq outra coisa. Infantil.
@@rprando2636 Também pensei nessa possibilidade, de ser sustentada e sem ter responsabilidade alguma até onde der.
Eu tinha o sonho de fazer med na unimontes e consegui …
Nem sempre queremos sair de casa, porque o curso é extremamente desgastante. Eu de forma alguma julgo as preferências das outras pessoas . Isso é muito pessoal
Porém isso também traz uma vantagem pq ela pode focar 100% em estudar o perfil desses vests e treinar com as provas anteriores, mas aparentemente nem isso a mona deve fazer direito
minha esposa acabou de se formar em medicina com 40 anos, mas fez faculdade de fisioterapia, trabalhou e agora finalmente conseguiu realizar o sonho dela. As vezes mudar a rota não quer dizer que você não vai chegar no objetivo final.
Melhor se formar aos quarenta do que ir direto?
Qual é a lógica?
Se ela pode só estudar que maravilha, a sua esposa poderia ser medica a muitos anos se tivesse tido essa oportunidade.
Gabriela, estamos falando de vidas distintas. Você não conhece a história dela, a moça do vídeo passar 10 anos fazendo cursinho sem preocupação de trabalhar e ajudar com contas da casa é um privilégio, e quem sabe a esposa da Yurika não passasse em 1 ano se tivesse a oportunidade, mas não sabemos. As pessoas fazem o que podem com as oportunidades que têm. Fazer fisioterapia, ter experiência na área da saúde e depois fazer um vestibular passando como portador de diploma é um caminho. Inclusive sendo uma possibilidade de visualizar-se "Será mesmo que quero a saúde?". Fora que quem entra em medicina com um curso da saúde consegue adiantar boa parte das disciplinas, como anatomia, fisiologia, bioquímica, etc. Uma coisa são 10 anos onde a pessoa teve o tempo e oportunidade mas não soube, por múltiplas razões, usar as ferramentas ao seu dispor, outra é quando falamos de alguém que simplesmente não tem o poder de escolha. A desigualdade mitiga até a possibilidade de sonhar. Fiz esse comentário mais longo, porque assim como a Beta, acredito que possamos ir além do superficial, da lógica mais "óbvia" e reduzida.
@@Gabriela.alvesx o problema é que ela não tá "indo direto" né kkk já são 10 anos perdidos
@@Gabriela.alvesxas vezes se ela desistisse agora o outro caminho que ela seguisse a levaria para medicina mais pra frente, esse é o ponto Gabriela
@@Gabriela.alvesx a lógica é que a moça do vídeo também vai se formar aos 40. Mas sem ter feito nada antes.
“Fui pra um cursinho que o professor humilhava você” é bom que você já acostuma pra faculdade de Medicina kkkk
Eu levei 8 anos para passar em medicina na UFRJ , mas assim tive que conciliar trabalho com estudo , o que não foi nada fácil , sou de família pobre , serei o primeiro médico da minha família , o primeiro a fazer curso superior . Não arrependo da minha decisão , tenho plena convicção que a cada ano tentava dar o meu melhor e sei que , com base no meu histórico educacional , social e familiar , não passaria de primeira e não queria ter que viver infeliz realizando uma profissão que não queria o resto da vida . Acredito que dei a largada , mesmo em meio muito sofrimento , para que meus filhos , sobrinhos e familiares próximos , talvez , não se sacrifiquem tanto como eu me sacrifiquei , e como tenho lugar de fala : tenho plena convicção de que saber lidar com o emocional é muito mais determinante do que várias estratégias de estudos . Enfim , entendo a dor dela , mas acho que o plano B poderia ser ampliar a possibilidade de ir para outras faculdades ou outras formas de ingresso , eu tentei todas , afinal queria ser médico e não apenas passar em medicina .
Parabéns meu querido pela sua persistência, não é fácil mesmo
Conheço um caso muito parecido com o seu, um rapaz levou anos pra passar em medicina, muita gente que tem o sonho desse curso vai atrás de fazer vestibular até em outro estado. Às vezes a faculdade específico que a menina quer tem a concorrência maior do que outra com mesmo curso.
Não quero Romantizar dificuldade mas quem não tem privilégio geralmente não tem outra escolha… você trabalhava e no seu tempo de estudo ele era muito valioso e você se dedicava MUITOOO! Enfim, parabéns ae !!!
Estou com 35 anos, e estou tentando medicina também, masss eu já tenho 3 faculdades, um emprego estável, casa própria e um bom dinheiro guardado para caso eu precise futuramente, minha vida não depende dessa graduação futura… se der , beleza, se não , bola pra frente….
Quero ser que nem você quando eu crescer
Só pela sua estrutura vc vai passar sucesso e boa sorte ❤
Meu Deus!!! Que vida confortável a dessa mulher!!! Que inveja!!! Eu tentei o vestibular 3 vezes (em Brasília, é 2x/ano) e já tava morrendo de agonia porque eu achava que eu já tava virando um peso pros meus pais. Eu queria veterinária, tentei 2 vezes, não passei e, na terceira, eu falei: "f*da-se! vai biologia também porque eu preciso começar alguma coisa"... e olha só! eu passei tanto em biologia como veterinária! É muita comodidade pra ficar pedindo ajuda pros pais aposentados!!! Eu to chocado e p*ta com essa mulher!!! Dá a impressão que ela não quer fazer faculdade e fica colcando essas "desculpas" pra continuar na casa dos pais, vivendo essa adolescência tardia
Parabéns, ilustrou exatamente o que penso dessa história...👏🏻👏🏻
Falou tudo que penso.
eu acho que eu nasci com um excesso de senso prático, pq aos 18 anos eu sabia das seguintes coisas:
1) meu sonho era ser médica;
2) eu venho de uma família pobre;
3) com isso, não dá para fazer medicina. minha família não tinha dinheiro para pagar uma particular, e nem pra esperar eu passar em uma pública. mesmo eu sendo inteligente, sabia que ia demorar anos até eu conseguir. e minha família não tinha esses anos pra esperar.
com isso, eu fui procurar outro curso que eu gostasse, acabei cursando História, que eu gostava e gosto até hoje, sou professora, melhorei de vida, pago minhas contas e tenho meu lazer. e é ISSO. claro que eu quero trabalhar muito para que um dia quando eu tiver filhos eles possam cursar aquilo que quiserem, mas eu não podia. e eu sempre soube disso.
Trágico, mas se parar para pensar, isso é a mesma situação de 99% da população mundial.
Não só, você mesma pode voltar aos bancos acadêmicos e se bancar. Minha mãe entrou na faculdade depois que eu já era formada.
Eu me identifico bastante com isso. Sempre quis fazer relações internacionais ou então ir pra melhor faculdade de onde eu moro, que só perde pra Harvard… mas eu jamais me endividaria sem pistolão pra me colocar nos cargos ou colocaria isso nas costas dos meus pais. Fiz business, numa faculdade muito boa e consegui uma empresa pra me “financiar” e pagar meus estudos. Me formei trabalhando e estudando, meus pais me ajudam muito e com dificuldade mas eu acho que existe um limite sobre abusar da boa vontade dos outros. Minha área tá difícil de achar emprego, mas também não é tão difícil como trabalhar em RI ou diplomacia. E é isto.
@@yasminbache906 não tem nada de orgulhoso nisso 😆 você desistiu, desistir é pros fracos.
@@marry1321... E se tornar igual essa menina que não tem profissão nenhuma do vídeo? Que nada, a moça do comentário pelo menos tem como ter dinheiro e se sustentar enquanto continua tentando o vestibular. Isso se chama "vida adulta"
Nossa gente, dez anos. Passei dois anos no cursinho tentando passar pra universidade federal e esse ano passei. Se nesses dois anos eu já me culpava demais ou tinha crises existencial, imagina DEZ anos. Desejo o melhor pra ela, de verdade.🙏🙏
Eu só desisti depois dr um ano e fui para particular não arrependo
Parabéns
Eu queria medicina, mas não consegui por 3 anos
Não queria ficar parada no tempo vendo a vida passar e me sujeitar a empregos ruins nesse tempo, passei em biologia, me apaixonei
Hoje sou doutoranda em genômica
@@MeiBerry_ Parabéns, que Deus te abençoe,🙏
Se sujeitar a empregos ruins? Empregos ruins? Não existe emprego ruim. Existe ego inflado e mania de grandeza. Quem tem vergonha na cara simplesmente trabalha e vai tentando melhorar e crescer ao mesmo tempo! A maioria das pessoas são assim,só estaciona quem quer!@@MeiBerry_
"não sou rica", "passei na USP e não quis", "quero faculdade X", "10 anos fazendo cursinho"....................sabe......paga uma TERAPIA, amada. É isso que você precisa. Tá assombrada pela matemática de anos atrás...
E acho que ela tem algum problema de tireóide. Esse pescoço não está certo 😅
o sonho dela não é ser médica, é passar na faculdade que ela quer pelo status.
Pensei exatamente o mesmo
Achei a mesma coisa, ela quer o status e pior, não se importa de passar 10 anos vivendo as custas dos pais aposentados, eu não conseguiria viver assim.
Também tive essa impressão, fico triste por ela
Pelo oq percebi é exatamente isso.
exatamente
o sonho dela não é a medicina, é passar na unicamp, ela não abre o leque e arruma desculpas pra td, até entendo não querer sair do estado por conta dos pais, mas tem estados próximos a são paulo, que ela também não cogita ir, também acho que ela está um pouco acomodada a situação
ela não é de rede pública, fez por 2 ou 3 anos cursinho no anglo um dos melhores senão o melhor cursinho do Brasil, e mesmo assim não recalculou a rota, então se acomodou sim e o sonho se tornou mais questão de ego
Se ela passar, talvez ela nem dure na faculdade, se ela durar na faculdade, dificilmente ela será um boa profissional e teremos mais um profissional medíocre. Em momento nenhum ela compartilhou a motivação real de tudo isso, o que me soa comodismo e ego também. Acho que quando insistimos tanto em algo, uma das primeiras coisas que fazemos é falar das nossas motivações e buscamos outros meios de conquistar aquilo. Não sei, talvez não seja tão ruim ela ainda não ter passado, ela precisa rever os motivos de tanto esforço.
Ela ta em Jaú, bem proximo da base de medicina da Unesp (Botucatu), tem a opção medicina USP em Ribeirão Preto, tem varias faculdades publicas no sul de minas. E nenhuma opção de rota, ao menos de instituição, é traçada. E ainda "desfez" da propria unesp no video, falando que o vestibular não é complexo. Não passou pq então? (Não fala mal da minha unesp não... )
@@jackiemorena1em Jaú tem uma faculdade particular de Medicina, a Unoeste. Passei por lá em 2022 pelo Fies e fiz 1 ano, tive que sair por razões pessoais. Então assim... opções ela tem 🤦🏽♀️
Os pais são aposentados, podem morar aonde quiserem que a renda vai junto
Com todo respeito, pela forma que ela responde as perguntas, dá para ver que tem alguma coisa "off" com ela... Além disso, a maioria das pessoas que sonham com uma faculdade, quando não passam de primeira, no ano seguinte se dedicam ESTRITAMENTE a passar! Não tem tempo gasto com rede social, não tem tempo gasto com TikTok e não tem procura por novo namorado(a).
Tenho 28 anos, sou médica há 1 ano e meio, tbm tinha mt sonho mas agr médica acho que a profissão é mt glamourizada sendo q é só uma profissão. Hj percebo que me sentiria realizada em outras profissões tbm.Tinha uma grande amiga no cursinho, que estava no 3⁰ ano de cursinho, queria med e acabou indo pra psicologia e hj se sente bastante realizada, acho que me sentiria tbm.
Eu já estou no meu décimo ano de formação como médica (6 anos facu + 4 anos de residência) e até hoje eu me choco como eu, aos 15 anos, comecei a abdicar de tudo que me fazia feliz (familia, amigos, lazer) por um sonho de passar no ENEM SEM ter a mínima noção de como era a vivência da faculdade e da profissão. Baseada só na idealização mesmo. Já estava matriculada pro cursinho quando descobri q tinha passado direto do ensino médio, mas hj não consigo me imaginar fazendo 10 anos de cursinho por algo tão abstrato, tão incerto. Até pq, se passar e não gostar, como que faz? não é facil desistir depois de tanto sacrifício
ela postou uma foto com amigas na formatura de medicina de uma delas escreveu algo como “primeira médica do grupo”, ela claramente não quer largar o osso pelo status da profissão e não ficar atrás das amigas…
Tenho uma amiga que sonhava em entrar em medicina. Ela tentou vários anos e ganhou uma bolsa numa faculdade particular pra fazer enfermagem... Depois de dois anos fazendo enfermagem, e ainda estudando e tentando medicina, ela passou na Federal de Viçosa!! Ela largou tudo em São Paulo e foi pra lá, feliz da vida ser médica!
A UFV é muito boa e lindíssima! Sou de Viçosa, experimente o doce de leite de lá, é feito na universidade, uma delícia!
@@Emy-M.Bnossa, amo esse doce de leite
Sou psicóloga especializada em educação e pela minha experiência, a maioria dos alunos que não passa, não é por falta de conhecimento, mas sim de aplicabilidade desse conhecimento no tempo da prova, e aprender o que não sabe ao invés de estudar tudo o tempo todo, além do comportamento emocional diante da prova da sua vida, se ela tiver suporte provavelmente consiga
Tentei medicina por 5 anos, no último ano eu falei que se eu não passasse eu ia fazer engenharia química. Graças a Deus eu consegui passar nos 45 do segundo tempo ahahahaha
Nossa na minha época de cursinho era tão normal a galera da medicina estar há 10 anos tentando, as salas de med inteiras se conheciam. O pessoal até zuava que as carteiras eram nomeadas por usucapião. Eu só passei pq fui pra prova pensando q depois iria pra praia, fui fazer relaxada e entrei bem colocada. A ansiedade boicota muito a gente. Às vezes a terapia faz mais diferença do que o cursinho nessas horas.
Pensei exatamente nisso, ela tem conhecimento técnico, mas o emocional tá passando uma bela rasteira nela, pelo menos é o q dá pra entender dos relatos das provas. Foda
Eu só passei no vestibular porque fazia a prova toda comendo M&M, senão não conseguia ficar parada e me concentrar. Mas povo ficar 10 anos tentando medicina é comum.
Exato! Fiz 2 anos de cursinho sem terapia e prometi pra mim mesma que nunca mais faria isso. Eu me sentia tão mal na época (triste, ansiosa, solitária) que não conseguia nem comer de tanto enjoo. Passava o dia todo sem comer direito, ia estudar no cursinho nas férias, em feriado, enfim, fiquei bitolada. Hoje olhando pro passado vejo que se eu fizesse terapia na época ia ter sido bem menos complicado
Real. O Enem que eu mais mandei bem eu fui muito relaxada porque eu já sabia que eu não teria das maiores notas mesmo. Resultado foi que minha nota foi bem boa pra alguém que não botou expectativa.
quando fiz cursinho tbm tinha a glr fazendo doutorado em "cursinho" ja, mas a glr q estudava cmg queria medicina em federal e ponto, alguns nao precisava nem ser federal desde q ganhasse uma bela bolsa, mas o role era fazer medicina, seja onde for
Ela incomodada porque fizeram comentários sobre as notas dos simulados, sendo que um dos lugares mais tóxicos e competitivos é o curso de medicina. Os professores falam na sua cara que você é ruim. Uma conhecida minha que cursou me contou cada história horrível de coisas que ela ouviu de professores e colegas de turma dentro da medicina.
Nossa eu pensei nisso, fiz Odonto em uma estadual e professor jamais irá passar a mão na sua cabeça, muito pelo contrário, já presenciei muitas situações que olha “ainda bem que existe Rivotril”, se ela se abala no cursinho com esses comentários, não vai conseguir sustentar uma federal até o final
EXATAMENTE! Eu fiz enfermagem na UNIFESP, os professores humilham REAL E OFICIAL. Já esfregaram até absorvente de puérpera na minha cara. Eu me escondia no banheiro quando uma professora chegava na unidade de tanta pressão que ela colocava em cima de mim. Tive que aprender, tive que lidar. Se ela não consegue lidar com a pressão de uma prova, como vai lidar com a pressão de um professor em cima no estágio? Como ela vai lidar com o fato de serem universidades com o ano letivo ANUAL e não semestral? Lá UNIFESP, se eu pegasse duas DP’s, eu CAIA DE TURMA e perdia um ano inteiro. A mona precisa de um choque de realidade pra ontem.
A área da saúde no geral é assim. Na minha faculdade, o curso que mais tem taxa de suicidio é o de enfermagem.
@@Vih019 SIM, na federal que eu estudava o pessoal de med era o mais tóxico, e os professores pior ainda. Tinha professor que criticava aluno que precisava trabalhar pra se manter no curso. Tanto podre q a gente ouvia. É um curso elitista, branco, cheio de gente muito nova e privilegiada q sempre viveu na bolha, não tem como não ser tóxico. Não sei da realidade das particulares, mas na federal era assim.
Eu só tinha pensado no quanto a própria carga de estudos da universidade te humilha pra c4ralho, e que só isso provavelmente já seria mt difícil pra ela com o progresso lento que ela teve nos anos de cursinho, mas somando essa parte fica pior ainda..
As pessoas precisam sair da ilusão neoliberal de que "é só você se esforçar que chega lá". Não chega. São RARÍSSIMAS as exceções. Pra "chegar lá" existem muitos outros fatores, independentes de esforço.
Essa menina tá me lembrando o Tuco da grande família 😂😂 fez anos de cursinho para passar em veterinária. Eu queria muito ser medica, mas minha realidade não me permitia sendo pobre. Fiz o Enem e consegui bolsa 100% para TI, sou muito feliz na minha área
Essa área tem muita visibilidade lá fora. Uma amiga falou de um amigo que trabalha para uma empresa portuguesa, daqui do Brasil
Fora concurso público.. dá uma olhada nos concursos que estão saindo 😁
Volte a sonhar... Deus ainda realiza sonhos 🎉
@luanadsmendes sou muito feliz na área de tecnologia
Eu entendo também já quis fazer medicina, mas minha situação financeira não ajudava e hoje faço Licenciatura e amo. Vou ajudar as pessoas só que de uma outra forma.
Não consigo ter empatia por ela, sério. A mina não trabalha, não tem um passarinho pra dar água, a única função dela em 10 anos era estudar e passar e ela não conseguiu. Se é uma pessoa que tem empecilhos, tem q se bancar e outros porém, acharia uma puta força de vontade não desistir em tanto tempo, mas no caso dela só parece falta de esforço ou inteligência (fora ter estudado em escola particular). ELA SÓ TINHA UMA FUNÇÃO NA VIDA PRIVILEGIADA DELA, VSF PORRA. Eu teria vergonha de jogar o dinheiro dos meus pais no lixo assim. Acho que já virou ego.
Penso o mesmo, fora que ela se acomodou, na faculdade de medicina ela tbm vai ter que ser bancada, pq geralmente a faculdade é integral, e não tem como trabalhar e estudar. E eu garanto que na faculdade de medicina ela tbm vai ficar estagnada em alguma outra coisa... É como vc disse, me parece mais algo para o ego dela
10 anos dava pra fazer duas graduações diferentes fala sério, muito privilégio e egocentrismo, as coisas tem que ser do jeito que ELA pensa que tem que ser , mas a vida real.nao é assim
Em medicina ela seria jubilada repetindo desse jeito.
Queria eu ter o privilégio de não trabalhar pra poder estudar. Tô no meu segundo ano de concurso, já sou formada e na minha cidade não tem emprego algum, tá uma grande merda, tô tentando sair daqui com concurso kk indo pro segundo ano já em desespero de não conseguir…
A dificuldade dela de interpretar comentários no tiktok já mostra que a capacidade ta meio ruim tbm. Mas assim, não dá pra ter pena de uma pessoa sustentada pelos pais no processo.
Meu primo sempre sonhou em ser médico desde criança, eu cresci vendo. Ele fez curso de técnico de gesso ainda no ensino médio, passou no concurso dessa área, aí fez enfermagem. Quando terminou enfermagem também passou em concursos para enfermeiro e depois fez medicina pelo fies. Hoje ele é cardiologista aos 35 anos, tem a própria clínica em sociedade com amigos, no centro da cidade e está construindo outra, porque a do centro é alugada. Mora no melhor bairro cidade, já viajou para alguns países. A esposa também é médica. E detalhe, veio da mesma favela que eu. Teve pais melhores que os meus, que o apoiaram. Mas mesmo assim teve que fazer esse percurso todo até chegar na medicina.
Eu conheci uma pessoa que tentou por 8 anos pra medicina, mas ao contrário dela não ficou parada no tempo, entrou em outro curso, foi trabalhar e mais tarde realizou o seu sonho! A vida não para!
Se ela tem a oportunidade de dedicar apenas pra isso, não tem porque ela ir pra outro curso.
Se for o sonho dela não tem porque ir fazer outra coisa por pressão de pessoas que nunca passaram pelo mesmo.
@@BARBARALAYANE-q2za razão é porque a vida não é um conto de fadas né, você tem que ter alguma coisa mínima que te garanta um emprego pq imagina se ela precisa se sustentar sozinha daqui a pouco, nesse tempo dava pra ter algo pelo menos
Essa de dedicar o tempo que precisar é só pros 1% que são herdeiros
Quando eu entrei no cursinho do Anglo em 2009, tinha um rapaz que estava no oitavo ano de cursinho tentando medicina. Aquilo me deixou em Pânico. Eu tinha 5 cursos diferentes em mente... Entre matemática, engenharia mecânica... Etc. O foco era passar em federal pra não pagar mensalidade de faculdade. Quase no fim deste mesmo ano, passei a ter crises fortes de ansiedade (ficava no cursinho das 07h as 19h todos os dias e estudava em casa aos fim de semana). Meu pai vendo a pressão daquilo tudo, só me disse "fica em casa. A gente dá um jeito". Ele nem deixou eu fazer os vestibulares das federais para não ficar na pressão/expectativa. Passei com bolsa em várias particulares... Passei na Puc (sem bolsa) e meu pai fez questão que eu estudasse lá. Por questões de logística e de tempo de qualidade. E ele fez das tripas coração pra eu me formar. E eu ajudando sempre como podia (comecei a trabalhar já no primeiro semestre da faculdade). Eu valorizei cada centavo suado do meu pai. Tirava sempre as melhores notas. Hoje meu diploma tem muito mais valor pra mim do que qualquer um pode imaginar. Foi um projeto e trabalho conjunto meu e do meu pai. ❤
Que bonito ❤
Me emocionei! Você tem um pai que cuida da filha e é uma filha que valoriza o cuidado do pai ❤
Que lindo! 😍
Pra entrar na federal não é com o Enem?
@@Rachel-ly9of Da pra passar pelo Enem e pelos vestibulares próprios das federais ☺
15:16 "Mais de 900 no Enem" só na redação ou média geral? Porque assim, eu nunca vi uma média geral de 900+, mas se em um cenário ideal, o candidato alcançasse essa nota, com certeza passaria. As vezes ela não quer medicina em si, mas sim, medicina em uma universidade específica, tipo USP. É muito triste o caso de alguns estudantes, mas já vi gente que está estudando junto comigo pro vest de medicina e só quer fazer se for na USP/UFRJ, tudo por status.
parece que ela só quer se for na Unicamp
@@rosemiranda56 simm, dá para notar isso quando ela diz que não gosta muito do Enem, no sentido de não focar muito nessa prova. Eu concordo que o Enem é extenso demais, cansativo, e necessita de um estratégia de prova bem elaborada (até por conta da TRI), mas quando se quer realmente medicina, você não fica se limitando à uma universidade apenas, claro que você irá escolher dentro das suas condições, mas a querida tá querendo apenas UNICAMP. Então assim, depois de alcançar a média que ela citou, depois de ter nota pra passar em FIES E PROUNI (mesmo que sejam programas para universidade privada, as notas de corte continuam altas, ainda mais pra ela que é AC), depois de dispensar odonto USP, depois de quase 10 anos, eu vejo como ego, apenas para dizer: passei em medicina na UNICAMP.
Já trabalhei em cursinho pré vestibular específico para medicina. Não é incomum alunos que ficam 5, 7 ou 10 anos tentando (especialmente aqueles que querem em universidades específicas). Também não é incomum alunos que vão para outros cursos e depois largam e voltam para o cursinho.
A minha dica sempre é: se abra para possibilidades de fazer o curso em outros estados e pelo Enem. Quanto mais o aluno quer aquela universidade mais nervoso ele fica na hora da prova
Tudo vagabundo
Minha prima Entrou em Bioquímica na Federal de MG, depois casou mudou de estado, conseguiu transferor para medicina em SE, hj ela é chefe de neonato num hospital de BH. A vida tem vários caminhos. A teimosia tá atrapalhando essa moça.
Eu posso estar muito errada porém eu acho que essa menina estar muito confortável pois ela sabe que tem quem sustente essa realidade pra ela. Eu lembro que a primeira prova que fiz pra entrar na facul eu nem dormia, eu dei tudo de mim porque eu sabia que ninguém iria bancar meu sonho, então era ou passava ou um plano b, trabalhar e bancar uma particular.
Moça, seus pais são idosos, vc nao trabalha... a vida acontece, né. Se um dia seus pais te faltarem, vc vai fazer o que da vida? Têm que pensar nessas coisas, vc já é adulta.
Não desmereço o sofrimento dela, mas quanto mais eu fui assistindo mais tive certeza do quão privilegiada essa moça é... sério, até a linha de raciocínio dela "não ter tido escolha" demonstra isso...
Ta confortável e possivelmente ela nem tenha esse sonho na realidade, só se agarrou a uma ideia. Se ela fosse viver a vida, trabalhar, especializar em outra área, ela poderia ter realização pessoal. É um devaneio, uma ilusão sem fim.
Fui olhar o tik tok dela e nota-se que passa muito tempo respondendo as perguntas.
Bom, estudar por si só, é complicado, muitas barreiras, os concurseiros sabem bem disso... MAS o uso da rede social com tanta constância e várias publicações, não deixa passar a seguinte pergunta: Em qual momento estuda?
Vídeo fazendo maquiagem, o que demanda tempo e, outro detalhe, não se estuda somente no cursinho, ainda mais quando deseja concorrer para uma área tão concorrida.
Ela precisa repensar não somente método de estudo, mas o que vem fazendo com o tempo de estudo... Deixar rede social de lado, mesmo que temporariamente, é uma questão a ser pensada.
Pois é, quando eu tava estudando pro enem (não era pra medicina) eu estudava até na privada. Não dá tempo, gente.
Eu fui olhar o Instagram, fez viagem para Disney, vai em festas, viaja com namorado. Não querendo meter o bedelho, se só depois de 7 anos ela chegou na segunda fase eh pq o buraco dela em nível de compreensão eh muito embaixo. Ela para tá estudando no mínimo 10h por dia!
Ai, gente, eu admiro muito a tenacidade, mas eu acho que chega um ponto em que a gente precisa ser prático e avançar a vida. Sei que medicina é o sonho dela, mas ela já deve estar com uns 28 anos, imagine que não trabalhe e nunca tenha trabalhado (pelo que ela falou de "privilégio"). Se ela passar AGORA em uma faculdade de 4 anos, já vai se formar com 32. Essa é uma idade muito tardia pra começar a contribuir com o INSS e conseguir alguma aposentadoria. Não que ela deva desistir de medicina, mas talvez deva tentar conciliar isso com algo que avance a vida dela, sabe? Sempre precisamos ter um plano B. A menina já está em sofrimento psíquico por estar estagnada, precisa fazer algo que a dê a sensação de avançar, nem que seja um pouco.
Sem falar que, se voce está há dez anos fazendo uma coisa e essa coisa não está dando resultado, provavelmente você precisa mudar a forma como está fazendo. Certo não está.
Ou então não é nem a forma como tá sendo feito, mas que não é pra acontecer mesmo
Exato. Tentei medicina por 5 anos, o último vestibular foi o Enem de 2024, o qual aguardo o resultado que sairá agora em janeiro. Tenho 24 anos e 0 graduações kkkk se eu tivesse um plano B desde o início, eu não estaria com essa sensação de estagnação profissional (trabalho hj com algo que não tem nada a ver comigo, só por não ter outra opção mesmo). Se eu não passar dessa vez, tenho outro plano além de medicina (penso em fisioterapia, que não é exatamente o que quero, mas é isso kkkk vai que eu acabe gostando muito da área né). Só não quero mais me sentir mal por estar ficando pra trás.
Verdade
@@blackblackblack350 Boa sorte, espero que consiga passar. 💖
Tem coisa na vida da gente que demora trinta anos pra acontecer @@computereyes
Eu nunca na minha vida vou desmerecer a conquista de ninguém. Fui vestibulanda de medicina e me lembro dos meus medos, receios e tudo que vivi. Cada um faz seu caminho.
Passei em medicina em 2014, ano que eu mais estudei em toda a minha vida verdadeiramente, ano que eu saí 3x O ANO INTEIRO pra fazer algum tipo de lazer. O resto do ano foi paulada, quase enlouqueci. Domingo à domingo. Falta isso nessa garota, estudar igual uma maluca. Foda-se a saúde mental. Concordo com vc Beta.
@@jordxs Exatamente! Tem que ser radical pra conseguir algo tão difícil.
Falta TERAPIA, meu filho tem 13 anos e ficava MUITO nervoso em todas as provas de matemática, sempre tira ótimas notas em todas as matérias em matemática sempre falta 0,5 ponto, 1 ponto, sempre tá ali na borda, descobri que ele fica muito nervoso e não consegue responder, coloquei na terapia e contratei um professor, ele melhorou demais, demais mesmo, tá muito mais confiante e o professor disse que ele domina o assunto mas o nervosismo não deixava ele fazer as provas.
As vezes tá faltando a tal da terapia pra essa moça
Amiga, você não precisa de empatia, você precisa de um chacoalhão!!! Devem ter 1000 pessoas do seu lado tentando te dar um toque porque gostam de você e você tá ignorando porque tem outras permitindo que você desperdice a sua vida - seus pais, por exemplo. Mesmo que você entre na faculdade esse ano, o curso é imenso e sinceramente, se te custaram 10 anos pra entrar vão custar uns 20 pra sair. Entrar no mercado de trabalho pela primeira vez com mais de 40 anos é muito diferente de ir/voltar pra faculdade pra mudar de rumo ou realizar um sonho depois de ter pagado muito boleto na vida. Esse discurso está infantil demaaaais pra uma mulher de 27 anos!!!
As vezes o ano sabático faz milagres, não no sentido de não fazer nada, mas arrumar um emprego, conhecer gente e estudar outra coisa da um refresco na nossa mente e as vezes até descobre alguma coisa que vc gosta e nem sabia
Eu e ela temos a mesma idade e nos últimos 10 anos anos eu saí de casa (aos 18), iniciei 6 faculdades e larguei todas, “casei” (me juntei) 3 vezes e separei 3 vezes, perdi meus pais pra covid, pari um filho… acho uma loucura ver como o tempo passa de forma diferente para as pessoas. Invejo a estabilidade de estar ali com a mesma ideia na cabeça e vivendo no mesmo contexto por tanto tempo.
Se eu fosse ela, penso que seria legal colocar um dead line, tipo “mais X anos no máximo” ou algo do tipo pra se localizar no espaço-tempo. E com certeza um plano B pra essa situação. Mas admiro a persistência em uma meta. Agora parece que ela tem toda capacidade de passar em breve, mas demorou pra chegar ate esse ponto de fato..
Tem aquele pensamento de coach "Se você tem um plano B você não acredita no plano A" as pessoas colocam isso na cabeça de que a vida só pode seguir um rumo ou deu errado, é uma coisa perigosa pra ela mesma.
Sinto muito pela perca dos seus pais
sim, concordo demais! tenho 17 anos e quero prestar o concurso da escola naval (que é bem difícil). esse ano comecei a estudar já, e tenho bem claro na minha mente que se eu não passar entre 2/3 anos, eu entro eu qlqr outro concurso que conseguir. o que não quero é ficar 10 anos parada insistindo em algo q claramente n ta dando certo!
sim, concordo demais! tenho 17 anos e quero prestar o concurso da escola naval (que é bem difícil). esse ano comecei a estudar já, e tenho bem claro na minha mente que se eu não passar entre 2/3 anos, eu entro eu qlqr outro concurso que conseguir. o que não quero é ficar 10 anos parada insistindo em algo q claramente n ta dando certo!
Com relação a sua instabilidade já passou em uma neuropsicóloga para avaliar um possivel TDAH?
É de gêmeos ? 😅❤
A realidade é que ela tem 27 anos e a maior decisão da vida dela foi essa de continuar no cursinho pra entrar em medicina. Por isso tudo gira em torno disso e é tão sofrido pra ela ouvir a crítica.
Pra quem precisou tomar decisões diferentes, isso soa infantil... Tomamos essa decisão bem antes e agora estamos em outras fases.
Acho que eu não teria paciência e nem força de vontade pra tentar por tanto tempo da mesma forma... Mas ela não parece se incomodar com isso rs.
Eu teria uma tremenda vergonha de estar só estudando há tantos anos, não conseguir passar na universidade que eu escolhi e, nessa idade, estar sendo bancada 100% pelos meus pais.
Meu pai bancou até o Ensino Médio (público integral) porque minha mãe me ajudou a convencê-lo; daí pra frente fui buscar (sozinha) meu caminho para conseguir me graduar porque ele achava que nem o Ensino Médio era importante (por eu ser mulher).
Para vcs que estão lutando, não desistam! Trabalhando, consegui me graduar com bolsa 100%, depois fiz pública, pós-graduação, passei em concursos e, agora, estou na luta pela minha casa própria. Persistam sempre!
Ah, sou autista e tenho TDAH. É bem cansativo, mas vcs também podem conseguir seus objetivos!
Moça, parabéns pela sua determinação ❤❤!Te desejo todo sucesso 🙏🙏
@@fabhy24043 que pena que você não teve um pai que te apoiasse.
Parabéns!! Que bom que deu tudo certo ☺️ Por curiosidade, quais graduações você fez na privada e na pública?
Tentei por dois anos medicina, não passei, mas sempre tive a segunda, terceira e quarta opção, poq meus pais me ensinaram que nem tudo na vida vamos ser os primeiros em algo e muito menos que a primeira opção vai dar sempre certo. Hoje em dia sou Prouni 100% em enfermagem e ja estou no 5° ano, estou feliz por estar estudando e concluindo uma faculdade com muito esforço e com muita coragem de não ter me prendido a primeira opção.
Falta um pouco de choque de realidade para essa mulher, a verdade é essa. A vida adulta não espera nossos sonhos serem realizados, uso até minha vida de exemplo. Meu sonho é ser Delegada de Polícia, mas enquanto estudo pra que isso aconteça, sou Escrivã de Polícia (e com muito orgulho, inclusive). É o que paga as minhas contas, é o que faz a minha vida ser independente. Pai, mãe e/ou responsáveis por nós não vão viver para sempre.
Experiência minha: eu queria muito cursar área da saúde e resolvi por medicina, tentei por 6 anos e não passava de jeito nenhum. Eu sempre me cobrei muito pra ser boa aluna na escola e eu era boa aluna. Aí meio que virou uma obrigação eu passar em medicina. Eu sentia que seria uma VERGONHA se eu não passasse porque literalmente todo mundo a minha volta já ficava falando "a nossa doutora", "passou no curso mais difícil de conseguir", etc. Isso me deixou com crises de ansiedade e início de depressão. Na 7ª tentativa eu comecei a procurar melhor sobre outras áreas da saúde e me dei conta que o meu foco sobre o que eu queria trabalhar nem era medicina. Eu queria ajudar diretamente na reabilitação de um paciente. Descobri que o que eu queria era fisioterapia e hoje estou muito feliz cursando fisioterapia e já me imagino trabalhando no futuro com pacientes, abrindo minha clinica, etc. Às vezes as pessoas se mantém nessa luta pra entrar em medicina por autocobrança, cobrança dos que estão em volta, medo de ser taxada de "a que não conseguiu passar em medicina e foi fazer outro curso", "a que não teve competência pra passar em medicina", etc. Não sei qual o caso dela, pode ser um desses, pode ser acomodação.....
Enfim, perdão o texto longo 😅
Eu passei um ano inteiro estudando, noites acordadas , deixei de sair com amigos e família, deixei de fazer coisas que gostava e quando fiz o Enem me lasquei bonito pq esqueci do psicólogo e me deu um branco. Depois dessa eu decidi que n queria nunca mais fazer Enem na vida. Peguei minha notinha e me inscrevi na primeira coisa que vi, porque eu sabia que precisava fazer alguma coisa (pq pra mim é melhor 1 na mão do q 2 voando). Aprendi muito no graduação que fiz, me formo esse ano e hj amo o q faço e não penso nem por um segundo em fazer mais sete anos de graduação... Eu acho q quando a gnt amadurece a gnt entende o que precisa ser feito e não o que eu quero.
@@larissamendes8482 e se ainda tiver o sonho de fazer aquilo, é só continuar trabalhando pra pagar uma particular e fazer o que sempre sonhou. Sonhos não são fáceis de atingi-los, mas ego é destruidor
Vc cursou o q?
@Leona1890 Me inscrevi em biomedicina e cursei por um ano (gostei muito e penso em terminar) até que abriu vaga remanescente pra odonto que vou terminar esse ano. Mas no início cogitei fazer tudo e qualquer coisa, a odonto pra mim veio como uma oportunidade de Deus q eu n recusei!
minha situação foi quase a mesma da tua. Eu já tenho depressão diagnosticada e eu sabia que se ficasse um ano só estudando ia mexer dmais com o meu psicológico
👏🏼✨
Ela fala que não tem condições, mas claro que tem! Só de ter a possibilidade de fazer cursinho e ficar esperando vendo a vida passar, já é um diferencial.
Eu comecei a trabalhar com 14 anos, aos 18 passei no enem sem fazer cursinho preparatório que eram caríssimos por sinal, e fui direto pra faculdade. Não fui para o curso que sonhava, fui para o curso onde minha nota atendeu pra ter meia bolsa e onde eu me manteria empregada e pudesse crescer no trabalho. Nem a condução pra faculdade meus pais podiam arcar, isso sim é não ter condições. Pra mim ela é uma privilegiada.
Detalhe, estudei na faculdade mais barata e sem nome, que todo mundo desvalorizava na época. Tinha primas que meus tios tinham condições e não precisaram começar cedo trabalhar, puderam estudar e fazer federal, foram pra fora. Advinha só, hoje eu sou a mais bem sucedida da família, enquanto uma das que fizeram engenharia na federal é assistente de banho de pets no petshop do namorado. Não estou menosprezando o trabalho, que tenho total ciência que é muito digno. O que estou dizendo é que nada adianta onde se estuda, ou que curso faz, se você não for bom profissional, não for atrevido, não for perspicaz.
Ela poderia muito bem fazer algo que dá uma profissão, trabalhar e depois percorrer o sonho, se for sonho mesmo. Pra mim ela só tá querendo provar alguma coisa pra meia dúzia de gente.
Um conselho que eu daria, "moça, para de se odiar"😊
@@vitordanglowick4255 Mandaria o link do livro pra ela kkkk
Ela precisa ler um livro. BETA, indica pra ela hahaha
Medida emergencial 🤣
Ismãe fez escola kkkkkk sempre penso isso em várias situações
ja pensou se depois ela odeia medicina? acontece bastante. E se ela não tá conseguindo lidar com o vestibular, imagina quantas dependências ela não pegaria no curso?
Vestibular é muito pior que a faculdade em si. Entrar é a parte mais dificil no ensino publico, depois de já estar lá dentro da para ir levando.
@@Robson-do8ggolha eu acho que depende muito da experiência de cada um, eu e a maior parte dos meus amigos sofremos muito mais dentro da faculdade do que pra entrar nela... Estudei um ano só pra entrar e ainda assim depois a federal acabou com todo o restinho de alma que ainda me tinha kkkkk
@@MaluSilva-yx8nl Realmente, comigo foi o contrario, foi um terror entrar, mas uma vez dentro levei com a barriga e ainda sai com média acima de 8. Curso facil, mas disputado.
@@Robson-do8gg podem ser, simultaneamente, os melhores e os piores anos da sua vida kkkk
@@Robson-do8gg Passei pelo Enem no Instituto Federal próximo a minha cidade, o Enem daquele ano tinha sido uma tortura, mas a faculdade é extremamente cansativa e exigente com cada questão, e esse semestre passado tive uma disciplina de cálculo que passei somando os décimos, mas eu gosto do que estou fazendo, por isso não sinto o cansaço. Certa vez fui olhar a grade de aulas dos meus primos, nunca fiquei tão feliz em não ser eles, aquelas grades pareciam método de tortura 😂
Eu queria poder entender ela. Mas infelizmente não da. Entrei em nutrição aos 17 anos, em uma federal, formei e logo percebi que não era pra mim. Passei 3 anos em um emprego que detestava, um ano parada, e entendi que queria fazer medicina. Meus pais me apoiaram de todas as formas, fiz dois anos de cursinho. No segundo ano de cursinho fiquei com vergonha, e entendi que nao queria fazer mais tempo de cursinho. Entrei na faculdade de enfermagem em uma federal com 26 anos e com a ideia de pedir transferência interna. Quando tive a oportunidade, ja estava apaixonada pela enfermagem, com bons contatos e fazendo pesquisa. Meu sonho mudou! Hoje sou enfermeira, tenho 37 anos com 3 especializações, uma residência, trabalho em uma faculdade particular, dou aula em tecnicos de enfermagem, estou terminando o mestrado. E nao trocaria a enfermagem por nenhuma outra profissão. As vezes falta ela entender que as coisas nao sao como a gente idealiza. As vezes podemos amar muitas outras profissões alem dos sonhos adolescentes.
Se eu pudesse dar um conselho pra ela , era ir fazer outra coisa , pausar a medicina por enquanto, as vezes essa pressão de ficar reprovando e sofrendo só vai atrasar ainda mais a aprovação.
E pode ser até o universo dizendo que aquele curso não é pra ela, insistindo em forçar ela a fazer a verdadeira paixão que vai descobrir enquanto cursa 🤡 Deus manda os sinais, a gente que insiste em persistir no mesmo erro kkkkkkkkk
Exato! Com certeza oque está fazendo ela não passar são questões emocionais! Que é bem negligenciado pela maioria dos vestibulandos!
Ela já viu as matérias de Cabo ao rabo
Em vez de pagar cursinho tem que pagar uma boa terapeuta
@@inocencio239a mesma coisa foi comigo em 2024, eu estava tentando entrar em uma empresa de telemarketing e só dei para mim mesma 3 tentativas, se eu falhasse na 4 eu desistiria sem pensar duas vezes e foi a melhor coisa que fiz... além de poupar saúde mental e mais tempo e eu vi que realmente Dsus tava me alertando que isso não era para mim na hora que parei de investir a minha atenção nisso,além de me dar várias crises de ansiedade!
As vezes mudar a rota é necessário mesmo
Agora estou passando por processo seletivo de outra empresa e tá sendo bem tranquilo, por mais que demore um pouco e é menos burocrático do que dá primeira empresa, me desejem sorte e energias positivas para passar! ❤️
@@inocencio239a mesma coisa aconteceu comigo em 2024 com uma vaga de emprego, desisti na hora e nem quis saber de 3 ou 4 tentativa, desisti por falta de responsabilidade e comprometimento com o candidato
Agora estou em processo seletivo de outra empresa que achei antes de dezembro do ano de 2024 acabar e está sendo ótimo a experiência!
Por mais que processo seja demorado até porque tem pessoas concorrendo também né kkkkkkk
Realmente Deus me alertou que aquilo não era para mim e mudar de rota foi necessário, me fez um bem ótimo!
Às vezes, ela começou o cursinho com defasagem em matérias chaves e a demora em sanar o problema. O cursinho que ela faz talvez não esteja ajudando mais, e mudar o cursinho e a dinâmica de estudo pode ajudar. Um primo demorou 6 anos para entrar e meu irmão entrou de primeira tentativa. Tive aluna em Medicina que entrou com 40 anos, como uma segunda formação. Se é o sonho dela, ela não deve desistir, mas deve modificar como está estudando, pois do jeito que está não está funcionando. Editando o comentário...como se estuda para uma segunda fase após passar na primeira? Quando eu estudava, fazia questões de todo tipo e de todos os vestibulares possíveis do Brasil (sou da época vestibular). Editando 2...a saúde mental não volta quando entra na faculdade, especialmente de Med, a galera já começa a surtar com a residência no primeiro ano. Concorrência eterna e en todos os níveis. Editando 3...fiz odonto na UFPB, dou aula para a MED (agradeço a Deus por ter desistido de Med), pois amo a área de Odonto que escolhi e, hoje, faço Direito na mesma federal em que dou aula, após passar no Sisu de 2021/2022, sanando uma dúvida que tive lá nos meus 17 anos (Direito, Odonto e Med).
problema que ela ja trocou de cursinho 4x, fez 2 ou 3 anos um dos mais caros do brasil (anglo) e mesmo assim foi passar pra segunda fase de um vestibular após 7 anos estudando, sem contar que ela só quer universidade em são paulo, nem cogita abrir o leque
As vezes, é Deus mandando sinais de que aquele curso nao é pra ela. E não existe nada mais terrível do que fazer medicina e ir descobrindo que você não tem estômago para aquilo e dispensou outras 20 opções que pagam até melhor que medicina.
Mas se é o sonho, era melhor fazer uma faculdade que dê dinheiro pra realizar o sonho em uma particular depois
Eu fiquei curiosa pra saber a nota dela no ENEM... E outra! 🥲Ela escolhe demais a universidade dos sonhos... Talvez ela tenha nota pra fazer em outro estado...
@@CarlaRibeiroSLima tem dinheiro por 10 anos pra fazer cursinho de medicina que é caro até pra cidade pequena, mas supostamente não tem pra se sustentar inicialmente em uma cidade nova em outro estado fazendo o suposto curso dos sonhos
Eu tambèm acho que ela deve mudar o mètodo de estudar
Eu tb perdi muitos anos da minha vida me dedicando a concurso público (que era o meu sonho) e consegui passar para um cargo que paga super bem. Várias vzs as pessoas próximas a mim duvidaram da minha capacidade, mas quando viram meu sucesso, engoliram seco. Isso é uma realização pessoal e ninguém vai poder responder pelo próximo. Críticas vc irá ouvir de todos, principalmente duvidando da sua capacidade, mas cabe a vc usar isso como motivação e focar no seu objetivo!
Meu conselho é: DESISTA!
DESISTA , mas com apoio psicológico! Ela precisa entender os limites dela para determinados sonhos . Precisa assumir a responsabilidade por esses sonhos . Coloca a bonita pra trabalhar pra pagar o cursinho e aulas particulares pra ver se a cabeça não muda rapidinho . Cansa minha pouca beleza essas meninas sem noção total
Desistir de desperdiçar tempo com o que não está dando certo também é uma necessidade.
Olá, Beta, se essa moça fizesse Ciências Biológicas na UNIFESP, depois mestrado e doutorado Stricto sensu lá também, além de outra profissão, ela ainda teria direito de entrar no 3o ano de Medicina na UNIFESP, e seguir o curso lá até o fim.
Sem dizer que ao invés de ir no Tik tok, ela devia era estar com a cara enfiada nas matérias do vestibular.
Continua no Tik tok fazendo maquiagem e desabafando, fia, tá certinho assim...
Eu to revoltada com esse vídeo kk não consigo acreditar
Amiga, você sabe que as pessoas fazem outras coisas além de estudar, né?
@@victormendes583Sim, as pessoas que não passam em medicina fazem muita coisa além de estudar, quem passa tá com a cara enfiada nos livros o dia todo kkk
Seu concelho não faz sentido kkkk ninguém, ABSOLUTAMENTE ninguém, vive 24 horas na frente dos cadernos... As pessoas vivem, tem família e não é saudável essa cobrança de "estudante de med não tem vida" isso comprovadamente não é saudável...
Pensei o mesmoooo mds, tô revoltada com a falta de pensamento. Espero que esse ano ela consiga, imagina 10 anos com a vida parada 🥲
ela falando que tá muito perto de passar pra SEGUNDA FASE depois de 7 anos, que loucura kkkkk
Gente, como assim no colegial ela não sabia a importância de enem/vestibular? Em escola particular, os professores arrancam o couro dos alunos e é tortura psicológica todo santo dia em relação a isso… ela realmente não prestou atenção.
Eu achei essa fala muito estranha...
Fiz o enem em 2007, ano que me formei no ensino médio. Em uma escola estadual e todos os professores falaram para os alunos fazerem o Enem o quanto era importante para nos ajudar no vestibular
Simmm!!!
Sou autista, me formei em direito em 2016, tentei a prova da ordem por 6 anos, me identifico com o que a Beta falou, eu sou APAIXONADA por esse assunto, sempre pesquisava e estudava, sempre ia bem nos simulados, tinha a matéria na ponta da língua, chegava no dia da prova e ia mal, ninguém entendia o que acontecia. Tentei trabalhar em algumas coisas mas sempre foi horrível(hoje sei que bem mais em função dos meus sintomas)
Quando recebi meu diagnóstico tive a possibilidade de fazer as duas fases em uma sala individual, passei de primeira. Entendi qual era a minha questão. Trouxe isso pra salientar como as pessoas são más com o processo alheio, se é o sonho dela, que ela tente até o momento que dê certo, ou que ela verdadeiramente sinta que precisa seguir outro caminho. Não tem NADA a ver com “burrice”, ou “despreparo”, as coisas podem ser mais profundas que isso.
Uma coisa é fato: quanto mais ela não consegue passar, MAIS NERVOSA ELA FICA, e pior é a experiência na hora da prova. Terapia nessa fase é tão necessária quanto o estudo.
Obviamente é necessária a autoavaliação, ver o que funciona e o que não, estudar é sempre se reorganizar, não dá pra estudar todo esse tempo da mesma maneira, descobrir o que dá certo para si, mas se está tendo evolução é pq está funcionando.
Mas concordo com a Beta, expor isso em rede social SÓ vai trazer MAIS comentários ruins.
Sejamos acolhedores.
Meu sonho era ser veterinária, porém, não sou de uma família rica, tem mais dois irmãos, minha mãe é professora, e praticamente bancava tudo sozinha, pois o meu pai tinha um boteco alugado, os clientes compravam no fiado, pensa. Terminei o Ensino Médio, aos 17, e tentei arrumar um emprego, para pagar o curso, não tive sucesso, com 20 anos prestei vestibular para o curso de Letras, e minha mãe pagou aos trancos e barrancos. Foi difícil. Eu queria ser veterinária, mas entendi que estava fora do meu alcance. Triste, porém, real. Hoje sou professora, gosto do meu trabalho, é isso.
Se fosse sonho dela mesmo ela ja teria estudado em qualquer uma outra faculdade
Simples assim.
Não é assim pra todo mundo..
Eu tinha um sonho tão específico quanto o dela . O negócio é ir atrás mesmo
tb tô achando mais vaidade que sonho
Fiz dois anos de cursinho até entrar na faculdade dos meus sonhos, o último ano foi desesperador, ver todos os seus amigos seguindo com a vida e vc lá presa no EM é horrível. Conheço uma menina que tbm ficou 10 anos tentando MED, hj ela cursa outra faculdade, as vezes nem é questão de desistir mas tentar fazer outra coisa para pelo menos sentir que sua vida está andando e depois tentar novamente caso vc N se encontre nas outras possibilidades
concordo
Como alguem que iniciou e finalizou uma universidade e vai entrar em outro aos 27 anos, me surpreende como ela deixou o tempo passar, fiz arquitetura e tentei ate o ultimo achar afinidade com a profissao, o que nao rolou. Vou fazer outra graduação agora ainda trabalhando na area de arquitetura, e essa graduação eu fiz de tudo pra encaixar na rotina, procurei todo lugar o que mais fazia sentido para mim e mesmo sendo em outra cidade e tendo que aceitar o curso EAD, eu aceitei pq quando voce REALMENTE quer uma profissao voce faz DE TUDO.
Pais, sejam duro com seus filhos quando for NECESSÁRIO para o BEM deles!
Eu estudava em um colégio estadual e queria fazer medicina. Quando falei isso pro meu pai, ele não disse que eu “não podia fazer medicina por ser pobre” mas falou “você pode fazer o que quiser mas vai fazer um ensino medio técnico para ter uma profissão”. Isso inclui fazer ensino medio num colégio federal, que é onde tem técnico pois ele não podia pagar particular (até passei com bolsa mas as despesas com passagem pesaram).
Fiz técnico em mecânica, gostei. Fiz engenharia no lugar de med. Hoje trabalho offshore!
Ainda tenho um pouco de pena porque acho que tinha talento para medicina! Mas me contento com a formação em greys anatomy, tenho uma vida profissional que gosto e um bom salário! Obrigada, pai!!! Não tirou meu sonho, mas abriu meu leque de opções!
Totalmente surreal isso. Poderia ter feito outra faculdade e continuar estudando para passar, estaria crescendo como profissional. Tempo é a coisa mais valiosa que temos, não podemos desperdiçar. Como você não tem um plano B? Surreal.
Gente que apavoro vocês me deram. Eu sei que os comentários foram sobre a menina, mas isso pegou em mim pesado.
Eu tenho 23 anos e desde que sair do ensino médio não entrei em nenhuma faculdade, nem peguei qualquer trabalho só pra não ficar sem fazer nada. Vivo com meu pai e sei que tenho uma vida que muita gente queria, afinal eu só preciso estudar.
Os comentários de vocês, de certa forma, me ajudaram a refletir bastante. Por exemplo, eu não estou como essa menina tentando a 10 anos entrar em alguma faculdade, mas eu, infelizmente, me identifiquei com a parte dela colocando a culpa nas coisas e nunca nela mesma.
Eu mesma sempre digo ao meu pai que estudar pelo celular é ruim, que talvez um tablet ou até um notebook me ajudaria. Mas eu no fundo, sei que isso é apenas uma forma de retirar a minha culpa.
Lendo os comentários aqui das pessoas, cada uma delas dando soluções e situações pessoais, eu pensei melhor. Meu celular não tá um dos melhores (ele tá bem ruim, inclusive.), mas eu decidi abdicar de comprar um novo pra tentar comprar um tablet ou notebook, algo que me ajude nos estudos. Pois quero tentar estudar pra concurso e, pelo que já li na Internet, a vida do concuseiro significa abdicar das coisas da sua vida por um momento pra depois que estiver estabelecido poder aproveitar a vida.
Essa menina serviu como um exeplo pra mim. Meu pai sempre disse que você, ou aprende com os erros dos outros, ou aprende com os seus erros. E eu não quero acabar sendo como essa menina. Ela tem 27 e eu 23, não é tão distante assim. Eu identifiquei muitas falhas nela que vi em mim mesma. E eu espero conseguir abrir meus olhos o quanto antes.
A vida no Brasil tá cada vez mais difícil, mas ficar parado esperando tudo se alinhar, o momento perfeito, é muito pior.
Vc ter tomado consciência já é um passo enorme.... Estive na mesma situação que vc... A vida não para 😢
Espero que você tenha êxito na sua jornada boa sorte!
Eu sou concursada. A melhor dica que me fez passar em três concursos é, além de estudar muito, fazer muito exercício de concursos anteriores daquele cargo , tentando responder e pesquisando as respostas, pra entender. Pegue provas do mesmo cargo e vá resolvendo. Boa sorte!
Que bom que ela serviu pra você refletir e fazer escolhas melhores já que pelo visto essa moninha não aprendeu nada. Boa sorte na sua jornada e você vai conseguir
Meu pai, eu tô na mesma! Até sua idade eu tenho
Entre outros problemas, ela nunca ter trabalhado é muito grave. Trabalhar te ensina como o mundo funciona, como funcionam as relações humanas fora de casa. Passada
Total !!!
Eu só fui trabalhar dps que terminei a faculdade... E sua fala é muito real
Total! Um plus é que o mercado de trabalho tá muito exigente, é raro encontrar um cargo que não exija muito tempo de experiência COMPROVADA...