@@RevGyordano Se você ler o capítulo 30 do livro dos números sobre o voto, vc terá uma maior clareza sobre o voto de virgindade de Maria,veja: Número 30 3 Também quando uma mulher, na sua mocidade, estando ainda na casa de seu pai, fizer voto ao Senhor, e com obrigação se ligar, 4 E seu pai ouvir o seu voto e a sua obrigação, com que ligou a sua alma; e seu pai se calar para com ela, todos os seus votos serão válidos; e toda a obrigação com que ligou a sua alma, será válida. 5 Mas se seu pai lhe tolher no dia que tal ouvir, todos os seus votos e as suas obrigações com que tiver ligado a sua alma, não serão válidos; mas o Senhor lhe perdoará, porquanto seu pai lhos tolheu. 6 E se ela for casada, e for obrigada a alguns votos, ou à pronunciação dos seus lábios, com que tiver ligado a sua alma; 7 E seu marido o ouvir, e se calar para com ela no dia em que o ouvir, os seus votos serão válidos; e as suas obrigações com que ligou a sua alma, serão válidas.
@@LR_VE301 isso é mais coisa inventada, mesmo. A maioria dos protestantes tratam Maria com grande respeito. Não sei porque vocês acham que odiamos essa mulher bendita, sendo que ela é uma grande fonte de admiração pra nós. Só não a veneramos, e isso não é odiar.
@@Mu-nc7xm Alguns dizem que ela não é santa, outros fala que ela é uma mulher normal, outros dizem que ela é uma "morta" outros dizem que não é virgem, outros dizem que ela não está ao lado de Jesus, outros dizem que a gente (católicos) considera ela uma Deusa, isso tudo é difamação para com ela
Depois do nascimento de Jesus, José e Maria tiveram todo relacionamento físico comum de um casal. Sabemos que Jesus teve irmãos. Vejam: Mat.12.46-47: 13.55-56: Mc 3.31-32: 6.3: Luc.8.19-20.
E explica isso pra quem não quer entender kkkkkkkk. Eu já desistí de explicar que Maria amava José e José amava Maria e tiveram a vida de qualquer casal normal. E isso não muda em nada o plano da salvação e Deus ter escolhido Maria como parte do plano. Como se fosse pecado ter relações matrimoniais....rsrsrsrs
Até hoje aqui em Angola os avós nunca chamam aos netos como netos, sempre como filhos. Nós os tratamos por avós, mas eles nos tratam sempre por filhos. Por outro lado, posso ver no Antigo Testamento a situação da Saraí lá no Egipto. Ninguém profano poderia tocá-la, os que a cobiçaram sofreram as consequências.
Na época de Maria as mulheres virgens não tinha costume de fazer voto de castidade, não tinha a religião católica romana não tinha freiras que serve a igreja pensen nisso!
Reverendo, agradeço a exposição, mas sinto que esse argumento da virgindade perpetua de maria cai por terra quando lemos mateus 1: versículo 25, onde mesmo no grego fica claro que José não conheceu Maria ATÉ (essa palavra explícita) o fim da sua gestação. Qual a explicação para isso numa perspectiva que adota a virgindade perpétua de maria? Eu sinto que existe uma supervalorização da virgindade, algo secular no cristianismo que tende a tratar o sexo como algo “impuro” ou “mundano”. E isso acaba criando certo estigma em cima da ideia do sexo, ou mesmo supervalorizando o casamento monogâmico/heterossexual.
Olá, irmão. A explicação reside no fato de que o termo "até que" não necessariamente designa uma mudança de comportamento. Não quer dizer que uma coisa não aconteceu até aquele momento, mas depois passou a acontecer. Isso porque na primeira carta de Paulo aos coríntios nós lemos que Cristo vai reinar ATÉ QUE todos os seus inimigos sejam postos por debaixo dos seus pés. Isso quer dizer que depois que os inimigos forem derrotados Cristo para de reinar? Obviamente não.
@@lucasteixeira6136 mas no caso do versículo, conhecer era um eufemismo para o ato sexual. Ou seja, o versículo dá a entender que Maria perdeu sua virgindade após manter relações maritais pós-nascimento de Cristo.
Mas é o que eu tô dizendo. O texto não diz que ela perdeu a virgindade após dar à luz Jesus. O texto falar que "José não teve relações com Maria ATÉ QUE ela desse a luz" não serve para dizer que após o parto ela viveu uma vida normal de casada. Voltando ao meu ponto: do mesmo jeito que Cristo reina para sempre, mas é dito em 1 Cor 15 que ele reinará ATÉ QUE seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés, Maria nunca teve relações sexuais, mesmo que o texto diga que José não teve relações com ela "ATÉ QUE ela desse à luz". Lembre-se que Lucas era discípulo de Paulo, então os estilos de escrita dos dois são muito parecidos.
@@lucasteixeira6136 Meu amigo, sempre a expressão ""até que""....indica uma mudança de estado depois do ""que""....sempre. João 7.5 Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto. Essa coisa da virgindade perpétua de Maria, tem suas razões num endeusamento de Maria e com isso até o fruto fica em segundo plano. Maria foi a serva perfeita que Deus escolheu para gerar em seu ventre o filho do Eterno, unigenito de Deus e primogenito de Maria. E juntamente se cria muita especulação em torno desse assunto. Só a titulo de análise, a virgindade é perdida após todo parto normal. E no mais naquela época não se fazia votos de castidade sendo que a maior virtude e dom de toda mulher era ter filhos e o castigo para qualquer mulher era a esterilidade. Maria tinha conhecimento perfeito das profecias e sabia que aquele filho anunciado pelo anjo, não seria para ela e sim para o mundo. E no mais Maria ter tido uma vida conjugal normal, não muda absolutamente em nada o plano maravilhoso da salvação. A mesma coisa acontece com a imortalidade da alma, uma alma que não tem lugar na formação do homem se ler atentamente qndo Deus fez o homem do barro. Deus pôs no barro um sopro de vida e não uma alma imortal, quem disse que Eva não morreria foi Lucifer, mas Deus disse que morreria, e morreram rsrsrsrs. Precisamos usar de sensatez, José respeitou a gravidez de Maria ""até"" Jesus nascer. Depois seguiu casamento normal sem problema nenhum para o plano divino. E no mais nunca li que Maria tenha se referido a Jesus como ""meu filho"" e da mesma forma Jesus tenha se referido a Maria como ""minha mãe"". E no tocante ás palavras é uma profecia......Marcos 12:36 Sendo que o próprio Davi, expressando-se pelo Espírito, afirmou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que Eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’. ""Até que"" assentar a direita até que venha uma nova ordem de reinado terreno. Um dos inimigos é a própria morte, ou seja a sepultura, o inferno dito. Porque satanás ainda está relutando nisso até hje, ainda não se deu por vencido completamente.
Discordo com a questão do "até que". Pois se José não 'conheceu Maria' após o nascimento de Jesus, não haveria a necessidade de colocar isso no escrito, já que, a escrita foi feita muito posteriormente à situação. Já que a virgindade de Maria é defendida pelos reformadores, pq seria escrito isso por um dos evangelistas?
@@JorgeHenrique79 Pelo contrário, Mateus enfatiza que José e Maria coabitaram depois que Jesus nasceu. Desde de quando "até que" enfatiza virgindade? E outro detalhe, vocês ficam presos nessa expressão "até que" e se esquecem da palavra posterior: PRIMOGÊNITO. Se Jesus fosse o único filho que passou pelo ventre de Maria deveria ser unigênito, o problema estaria resolvido. É obvio que vocês vão utilizar a teologia católica para dizer que Jesus é o filho primogênito por que todos agora também são filhos dela e blá, blá,blá, blá, mas só o magistério católico e a tradição que enxergam essa interpretação.
@@Carlossantos-on9jr A palavra "primogênito" é uma adulteração posterior que não se encontra no original grego, sobre o "até que" existem várias passagens na bíblia que utilizam esse termo: (I Corintios, 15-25) "Porque convém que reine ATÉ QUE haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés" Quer dizer que depois que colocar todos os inimigos debaixo dos seus pés Cristo deixará de reinar? (Mateus 28,20) "Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado, e eis que eu estou convosco todos os dias, ATÉ a consumação dos séculos." Quer dizer que Jesus após a consumação dos séculos não estará mais conosco? (Genesis 28,15) "E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a está terra, porque te não deixarei, ATÉ QUE haja feito o que te prometi" Quer dizer que depois que se cumprir o que foi prometido Deus vai abandonar o povo hebreu? Eu poderia citar vários outros versículos aqui mas fato é que esse "até que" em Mateus 1, 25 está lá para dar ênfase na concepção virginal de Jesus, Mateus quando escreveu aquilo não estava preocupado em explorar as supostas relações íntimas entre Maria e José
@@lucascarvalho9233 Tanto na Bíblia católica como na Ave Maria em Lucas 2:7 a palavra primogênito não foi suprimida, mas em Mateus 1:25 foi. Estranho né, bem contraditório da parte de vocês. E se é uma adulteração posterior por que vocês não a retiram de Lucas 2:7? Ao invés de colocar um asterisco explicando que a palavra primogênito quer dizer primeiro e único filho ao mesmo tempo o que não faz sentido, ou mesmo colocar um asterisco para explicar que essa palavra não consta no original grego. Em 1 Coríntios 15:25 é só ler o versículo anterior que ele explica por que convém que Cristo reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de sus pés, por que depois disso ele devolverá o Reino ao Pai. Em Mateus 28-20 quando Cristo se refere a consumação dos séculos é porque o tempo como o conhecemos hoje não existirá mais, não existirá dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos ou milênios, pois os salvos irão para a eternidade onde habitarão com Cristo. Em Gênesis 28:15 nos mostra o propósito para o qual Deus escolheu o povo Hebreu, e em um contexto geral Deus nunca abandonou seu povo, mas um propósito maior viria através deste povo.
Muitos erros começaram com boas intenções de preservar a verdade, e é o caso do "Maria mãe de Deus" do catolicismo,m(e demais dogmas)que foi uma afirmação para tentar conter o erro de alguns que consideravam que Jesus não poderia ser Deus por ter nascido de uma mulher.
Me desculpa Marta, leia e interprete melhor a Sagrada Escritura. Faça, através da Biblia de Jerusalém, uma perscrutação começando nessses capítulos e versículos que você menciona. Vá em Gn 13,8 e perscrute. Abraão e Ló eram primos.
É uma tradição da igreja, não das escrituras, porém a forma que cada um vê esse assunto não é o problema , somos livres, mas quando eu falo que todos tem que ter a mesma opinião que eu, aí sim temos um grande problema!
Só não entendo o que a virgindade perpétua de Maria, ou não ser virgem após o nascimento de Cristo, influência na nossa salvação? Eu penso que é irrelevante.
E porque não ficou escrito depois que Maria teve Jesus se manteve virgem,qual a dificuldade de colocar isso ficaria claro não teria essa grande confusão, Deus mandou colocar muitas coisas porque não deixaria isso bem claro se ele é um Deus não pediria para se escrever isso 😮
@@BimdeJesus e qual é a regra de fé e prática da sua igreja ? A minha é a biblia. Aproveita tbm e me responda aonde é que fala de padres na sua biblia , aguardo resposta....
Só existe diferença entre primogênito e unigênito quando há vários filhos. Quando há um filho só, ele é primogênito e unigênito ao mesmo tempo. Jesus foi considerado primogênito assim que nasceu. "Conhecer", no sentido que você quer, significa ter intimidade sexual.
@@franciscodeassisdacosta2503primogênito é o primeiro filho, mas n necessariamente precisa estar acompanhando de outro. Ele foi o primeiro filho e pode haver mais, porém não precisa haver mais. “Primus + genitus” = primeiro a ser gerado. Unigênito significa único a ser gerado. Ele foi não apenas o primeiro, mas o único, e não pode haver outro além dele. “Uno + genitus” = único gerado. O termo primogênito passou a ser usado como o primeiro entre outros filhos nos tempos modernos, mas na antiguidade não era assim, principalmente no contexto onde tem herança para o mais velho por direito, e pode ser visto inclusive no texto bíblico. Números 3:40 Moisés ordena registrar o número de primogênitos de 1 mês para cima (essa criança obrigatoriamente n vai ter irmãos de msm pai e mãe, sendo portanto filho único, e msm assim primogênito) e Êxodo 11:5 (fala-se do primogênito do faraó, mas faraó tinha filho único). Portanto, Jesus ser primogênito n significa que Maria precisava ter outros filhos
Mas qual o problema de Maria ter filhos depois que Jesus nasceu? A importância da virgindade de Maria foi para Jesus nascer, Maria não perderia sua pureza ou santidade por coabitar com José seu marido. Deixa de ser virgem dentro da aliança matrimonial é natural e é da vontade de Deus que o casa se relacione assim. É inimaginável dentro do casamento de judeus Marido e Mulher não se relacionarem.
O filho de Maria, O carpinteiro (Se era O único filho de Maria também seria O único carpinteiro, mas é O Único Salvador e Mediador entre Deus e os homens )
É se tivesse permanecido virgem estaria escrito bem claro, Maria se manteve virgem qual a dificuldade e enigma ao estar escrito assim e explicado, ou ninguém sabe na verdade só Deus sabe
Eu pensei que o Sr. Faria citações da patrística citando a opinião dos pais apostólicos. Seus argumentos ( com todo respeito) ficaram muito mais em suas conjecturas pessoais do que em bases bíblicas ou documentos históricos. Fica difícil considerar sua exposição. Conjecturas não provam nada. Desculpa, mas é o que penso. Refutarei seus argumentos posteriormente.
@@amonteiro8595 Tiago maior e Tiago.menos são filhos de outras país. Um de Orfeu, e outro de cleofas . Cristo foi crucificado e não tinha se quer um parente sem ser a mãe dele na cruz . Isaías também deixa claro que AVE É O CONTRARIO DE EVA. Jesus segundo Adão e Maria a segunda EVA.
Os verbos no presente não fazem sentido no contexto: Você acerta quando diz que no presente significa tal, mas erra por não apresentar o contexto posterior, no qual o mesmo verbo é usado para quando Maria e José se ajuntaram.
Claro Que Maria não tinha mais filhos. O episódio da perda do Menino Jesus no Templo aos 12 anos ficaria difícil. Onde estavam os filhos pequenos de Maria nesse episódio? Realmemte Maria foi sempre Virgem! Parabéns Pastor!
Jesus foi esquecido pelo espírito santo para pregar para os doutores, não sei porque esse pavor de maria sendo esposa e mãe,se ela foi mãe não diminui a santidade dela!
Esse é um assunto totalmente irrelevante, pois Maria era casada com José e ter filhos foi uma ordem dada pelo criador. A bíblia fala até o nome dos irmãs de jesus.
Concepção milagrosa tudo bem, mas eu acho uma tremenda falta de respeito discutir uma questão tão intima de uma pessoa que Deus escolheu para ser mãe de seu filho Jesus. Com certeza ela tinha todas as qualidades desejadas para tal e era de total confiança de Deus. Você gostaria de ter sua vida intima devassada publicamente eternamente por tantas pessoas?
A virgindade perpétua de Santa Maria é apenas uma questão irrelevante! Importa para nós, e para a nossa salvação, que a Santa Mãe de Deus fora virgem antes da concepção, provando assim que o Cristo era Filho de Deus! E isso está professado inclusive no Credo Apóstolico, no Credo Constantinopolitano e Calcedoniano, que Jesus encarnou no ventre de uma virgem, a vida sexual matrimonial de Maria após o nascimento de Cristo não é importante para a Fe Cristã! Sim a crença da perpétua virgindade é muito antiga, assim como a oração aos santos também é, assim como a crença na assunção de Maria também é, afinal lendas e boatos surgiram aos montões já na era apostólica! Essa crença da perpétua virgindade parece mais proceder de uma cultura que passou cada dia mais enxergar o sexo como algo mal e diabólico, talvez por influência gnóstica e asceta, que via a matéria e os prazeres como ruins, como protestante posso crer em uma Maria Santa e sexualmente ativa com seu marido sem conflito algum, afinal assim ela estaria desfrutando de uma benção de Deus, da mesma forma ela também poderia ter sido virgem até o fim da vida, no mais, é indiferente! O foco na sexualidade( DENTRO DO MATRIMÔNIO) e privacidade dos santos parece muito mais proceder de uma religiosidade antisexual asceta e gnóstica, até porque embora o gnosticismo fora condenado pela igreja, a sua influência em toda igreja da época e até mesmo nos dias de hoje é inquestionável!!
Assistam o vídeo, retirem o que for proveitoso de informação e comparem com o que diz a Bíblia. Se porventura não bater com o que tá escrito lá, descartem. Fim de papo. As Sagradas Escrituras podem ter sido escritas no idioma que for (neste caso, grego e hebraico etc), mas o evangelho foi revelado aos pobres (os simples) e Deus não é Deus de confusão. Jamais invalidaria as palavras ali contidas por conta de supostas tradições. Deixem que elaborem teorias e blá blá blá. O que importa é a Palavra e ponto final!
Maria NUNCA disse que NUNCA teria filhos! Isso é uma distorção. Ela disse SOU VIRGEM. Casamento é uma benção, tanto que ela já estava prometida para José. Ninguém casa para continuar virgem! E é pecado casar e se negar para o marido ou esposa. Qualquer pessoa pode anular o casamento se não houver a consumação, onde ambos se tornam uma só carne, para a Glória de Deus! Está escrito que o leito sem mácula deve ser honrado, onde existe a fidelidade e o respeito mútuo. O primeiro mandamento para a humanidade, antes do pecado, foi "crescei e multiplicai-vos". Sexo no casamento NÃO é pecado! O casamento é tão importante que é a única coisa que Jesus Cristo compara com o seu relacionamento com a Sua Igreja, o seu povo espalhado por toda a terra, que NÃO se contamina com esse mundo. Todas as profecias apontam para o Salvador, que viria de um nascimento miraculoso, por isso veio de uma virgem. Nenhuma profecia ou palavra na Bíblia apontam propósito para que a virgem fosse perpetuamente virgem. Leiam o livro de Atos e descubram quem foram os bereanos. Façam como eles e fujam de tudo que tira o Senhor Jesus Cristo do Centro! Está escrito que Em Nenhum outro há Salvação e que Deus não divide a Sua Glória com seres mortais. As orações e canções no Apocalipse mencionam o Pai, o Filho e o Espírito Santo, assim como o Novo Testamento inteiro.
Pessoal, essa discussão não leva a nada. Os Testemunhas de Jeová acreditam que o inferno não existe e vocês vão convencê-los do contrário? Não né. A mesma coisa dos católicos que acreditam que maria continuou virgem depois do nascimento de Jesus. Cada um com a sua ignorância, não é mesmo?
Mateus 1,25 diz apenas que José não teve relações com Maria durante a sua gravidez, enfatizando o nascimento Virginal de Maria. O texto não o objetivo de informar que José teria tido uma suposta relação com Maria depois
Só está faltando voltar para igreja de Cristo! Se conseguiu-se ver um tema todos os outros estão na Bíblia! A Bíblia é católica, hebreus 10.25 quem abandonar a assembleia não tem expiação desses pecados, l Timóteo 3.15 está escrito Bíblia ou igreja? l João 2.18 saíram de nós em 1517. Protestantismo é uma soberba.
Não existe respaldo bíblico de que José já tinha filhos. José e Maria estavam, apenas os 2 em Belém durante o nascimento de Jesus. E fugiram para o Egito. Nem existe respaldo de que eles NÃO tiveram relações sexuais. São deduções. JESUS CRISTO é o Primogênito de Maria e de José. Maria é mãe de Jesus humano, a divindade de Jesus já existia antes dele receber o corpo que seria sacrificado. Jesus NUNCA mandou honrar a mãe dele, nem se ajoelhar para ela. O que é conveniente é o que que Jesus Cristo é o Centro, em quem colocamos nossa fé. Mesmo que tivesse respaldo bíblico, jamais podemos nos ajoelhar diante de seres humanos para que intercedam por nós diante de Deus, pois Cristo rasgou o véu e temos acesso direto ao Trono da Graça, por meio do Seu Nome. Como está escrito no livro de Hebreus , ele é o Único Sacerdote que nos justifica pelo seu próprio sangue!
1) Você diz que Maria não poderia ter outros filhos para não causar "problemas familiares". Só que a bíblia em diversos textos afirma que Jesus teve irmãos. Ainda que você queira forçar pra dizer que são apenas por parte de José, a problemática de Jesus ter irmãos permaneceria. 2) Maria, sendo casada com José, e permanecendo virgem após o nascimento de Jesus estaria em pecado, como diz o apóstolo Paulo. Não há qualquer ganho/necessidade em Maria permanecer virgem, pelo contrário, seria inclusive pecado. 3) Dizer que "não conheço homem" significa "nunca conhecerei homem" é simplesmente ignorar a conjugação grega do verbo, que claramente diz respeito apenas a um fato presente e não futuro. Não há nada que indique que ela "jamais conheceria" homem. Estais forçando completamente o texto. Enfim, sempre que a bíblia se refere a Maria como virgem é quanto ao momento da concepção. Depois disso, segue a vida normalmente. Casou com José = teve relação com José. Não existe casamento sem relação. A bíblia chama Maria de mãe de Jesus AO MESMO TEMPO que afirma que ele teve irmãos. É mais muito mais conspiratório dizer que são filhos exclusivos de José do que aceitar o simples, normal: que eram filhos de ambos.
Sobre o ponto 2, você acha que a Arca de Aliança devia guardar outra coisa que não as tábuas da Lei? Que o Templo devia ser usado para outra coisa que não o culto a Deus?
Se Maria teve outros filhos, porque então Jesus pediu para seu discípulo João cuidar dela? Outra, se ela não morreu virgem, por que os crentes do primeiro século, os pais da igreja, e até os pais do protestantismo acreditava nisto? Só lembrando que a igreja católica romana só vem ser denominada assim no século V .
Pela Tradição é fácil refutar o romanismo. Tiago era irmão de Jesus de forma incontestável. (filho de José, provavelmente com Maria). O fato de que os reformadores criam na virgindade perpétua de Maria é até natural, uma vez que eles foram católicos de berço e não se atentaram tanto a esta questão. 1° - Eusébio de Cesaréia em História Eclesiástica, início do livro II, destaca que Hegésipo (cronista cristão do primeiro século), tinha uma obra literária chamada "Memórias" na qual expõe a família de Jesus, identificando Tiago como irmão e não primo, pq Tiago também era conhecido como "filho de José". 2° - O Salmo 69:8 se cumpre em João 7:5. 3° - Se Maria tivesse negado o ato sexual no casamento com José, estaria em pecado diante da Lei. E nos Evangelhos vemos claramente Maria e José se submetendo a Lei. Esse é o grande tiro no pé dessa doutrina (virgindade perpétua) romanista, pq para vcs Maria não teve pecado (Imaculada Conceição). 4° - Se fossem primos, seria muito incoerente pq vemos diversas passagens onde eles estão na companhia de Maria. Julgando pelos costumes judaicos da época de Jesus. 5° - Jamais poderiam ser filhos de Maria de Clopas como afirmam os católicos, pq na cultura Judaica não há irmão ou irmã de mesmo nome. (Maria x Maria de Clopas). 6° - Nesta mesma obra de Eusébio vemos pela tradição da época dos Apóstolos que a familia de Jesus era composta da seguinte forma : José - Pai (de criação) Maria - Mãe Tiago ( o Justo) - Irmão José - Irmão Simão - irmão Judas - Irmão + Duas irmãs, que possivelmente se chamariam Assia e Lidia segundo um apócrifo chamado Evangelho de Tomé. 7° - Assim como os apóstolos estavam escandalizados e sumiram no evento da crucificação de Jesus, também seus irmãos não estavam presentes, visto que não criam nEle como Messias. Por isso Jesus confia Maria aos cuidados de João, por ser o único "irmão" espiritual presente em meio a sua dor. 8° - Tiago foi líder da igreja de Jerusalém com aval de Pedro, Tiago (o maior) e João, segundo História Eclesiástica. 9° - Muitos confudem esse Tiago (irmão do Senhor) com o Tiago (o menor) que era filho de Alfeu. Geralmente os católicos mesclam esses dois Tiagos para defenderem o dogma da virgindade perpétua de Maria. Sendo que sem perceber, eles mesclam tbm as 2 Marias como mães de um e outro. 10° - Eusébio expõe tbm que Jesus teve um primo, este sim, filho de Maria de Clopas. Este Clopas era tio de Jesus, pois era irmão de José. Este primo de Jesus se chamava Simeão e foi o segundo bispo da igreja de Jerusalém, após o martírio de Tiago. 11° - Onde estão os irmãos de Jesus na fuga para o Egito ou na busca por Jesus no Templo quando tinha 12 anos? Curioso que estes irmãos só aparecem na Bíblia quando Jesus é adulto. O que sugere explicitamente que eles são mais novos que ele, pela cronologia dos fatos. 12 - Fizeram de Maria e José símbolos de celibatários e no entanto tropeçam quando afirmam erroneamente que José teve filhos de outro casamento. Ou seja, nem mesmo o magistério católico fecha a questao de maneira uniforme.
Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Mateus 13:55 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Marcos 6:3 E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? 1 Coríntios 9:5 e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor. Gálatas 1:19 Como pode uma pessoa permanecer virgem depois de ter um filho? o ímem não rompeu?
São Mateus 13,55 [55]Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? São Mateus 10,3 [3]Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Atos dos Apóstolos 1,13 [13]Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. Judas Tadeu, Tiago, Simão e José eram filhos de Alfeu e não de José esposo de Maria a Mãe de Deus.
Como pode uma mulher gerar uma criança sem ser fecundada de forma natural? Viu só. Este argumento de que algo é impossível diante do milagre que tudo torna possível, não se sustenta.
Não é certo afirmar que Maria é mãe de Deus! Porque ele sempre se referia a ela, como mulher. " Mulher, o que tenho eu contigo?" "Mulher, eis aí o teu filho"
Cristo a chama de mulher oara você lembrar de genesis . Porém inimizade entre a tua semente é a semente da MULHER APOCALIOSE 12 uma MULHER vestida de sol Cristo na cruz - MULHER eis o teu filho ,filho eis aí tua mãe Jesus seus irmãos e mãe estão lá fora - Quem são meus irmão e mãe? Meus irmão e mãe são todos aguele que fazer a vontade do pai ..oraa somente Maria fez a vontade perfeita do PAI .jusus tem duas naturezas ,uma humana e uma dívina , se Cristo é Deus então Maria é mãe de Deus, entendeu ? Mistério da santíssima Trindade.
Se ela não gestou um Deus, então por que João exultou de alegria no ventre de Isabel só ao ouvir a voz de Maria? Porque Isabel ficou cheia do Espírito Santo quando da saudação de Maria? Tão somente por Maria? Não, simplesmente porque o próprio Deus estava em seu ventre, uma única pessoa com duas naturezas: humana e divina. negar isso é afirmar que o exultar de João e o encher-se do Espírito de Isabel seria tão somente pela presença de Maria e não pela presença DIVINA de Jesus no ventre de Maria. Simples assim. Isabel falou "a mãe do meu SENHOR". quem é o Senhor de Isabel senão o Deus altíssimo? O Verbo Encarnado não deixou de ser divino enquanto esteve no ventre de Maria e depois ficou divino de novo quando iniciou a sua vida pública, isso é zé-lesice pensar assim... E claro, todo esse meu escrito não vai adiantar de nada se você não acredita que Jesus é Deus.
Uma leitura muito torta da Bíblia, você meio que considera Maria como uma personagem principal na narrativa dos evangelhos, o que ela não tem, apenas no chamado do anjo para ela ser a mãe de Jesus. Assim como José teve para ser o pai de Jesus.
sou defensor da fé católica, mas esse pastor tem meu respeito, pois interpreta com imparcialidade.
Obrigado!
@@RevGyordano
Se você ler o capítulo 30 do livro dos números sobre o voto, vc terá uma maior clareza sobre o voto de virgindade de Maria,veja:
Número 30
3 Também quando uma mulher, na sua mocidade, estando ainda na casa de seu pai, fizer voto ao Senhor, e com obrigação se ligar,
4 E seu pai ouvir o seu voto e a sua obrigação, com que ligou a sua alma; e seu pai se calar para com ela, todos os seus votos serão válidos; e toda a obrigação com que ligou a sua alma, será válida.
5 Mas se seu pai lhe tolher no dia que tal ouvir, todos os seus votos e as suas obrigações com que tiver ligado a sua alma, não serão válidos; mas o Senhor lhe perdoará, porquanto seu pai lhos tolheu.
6 E se ela for casada, e for obrigada a alguns votos, ou à pronunciação dos seus lábios, com que tiver ligado a sua alma;
7 E seu marido o ouvir, e se calar para com ela no dia em que o ouvir, os seus votos serão válidos; e as suas obrigações com que ligou a sua alma, serão válidas.
@@LR_VE301 isso é mais coisa inventada, mesmo. A maioria dos protestantes tratam Maria com grande respeito.
Não sei porque vocês acham que odiamos essa mulher bendita, sendo que ela é uma grande fonte de admiração pra nós. Só não a veneramos, e isso não é odiar.
@@Mu-nc7xm Alguns dizem que ela não é santa, outros fala que ela é uma mulher normal, outros dizem que ela é uma "morta" outros dizem que não é virgem, outros dizem que ela não está ao lado de Jesus, outros dizem que a gente (católicos) considera ela uma Deusa, isso tudo é difamação para com ela
@@Mu-nc7xm venerar do termo hebraico, é respeitar, honrar...
Sempre tenho um profundo respeito por evangélicos que defendem a Santíssima Virgem 🙏🏼
Defendamo-la sempre.
Reverendo, sou católico e gosto muito de seu conteúdo. Sua benção.
Muito obrigado, amigo. Deus te abençoe.
Muito bem explicado e de fácil compreensão.
Muito Bom👏👏👏
Obrigado!!
@@RevGyordano Nòs que ficamos agradecidos pelo compromisso pela busca da verdade em sua origem, e nolas transmitir com afeto.
Agradecido por ter feito o vídeo com o tema que sugeri! PS: Gostei do estilo, você é o Pe. Fábio de Melo do anglicanismo, só falta meter o shape.
Que bom que você gostou. O vídeo ficou longo, como eu imaginava. É difícil falar desse tema em pouco tempo.
@@RevGyordano verdade, e fique tranquilo: ficou bem fluido e de fácil compreensão.
Parabéns! O vídeo demonstra, além de bastante conhecimento,muita sensatez ao tratar de um tema que, não deveria, mas é polêmico!
Obrigado, Pablo! Deus te abençoe.
Gostei muito da seriedade com que o tema foi tratado. É importante dar ao texto a interpretação que ele traz e não a supostas conclusões
que se dão por aí.
Obrigado, Elfrance!
Que esse canal cresça cada vez mais
Bacana que você gostou! Deus te abençoe.
Eu creio no meu senhor e salvador Jesus Cristo amém 🙏🙏🙏🙏
Sou católica e conheço os nossos argumentos e sobre esse assunto são os mesmos.
Bom saber disso, Marilia.
Depois do nascimento de Jesus, José e Maria tiveram todo relacionamento físico comum de um casal. Sabemos que Jesus teve irmãos.
Vejam: Mat.12.46-47: 13.55-56: Mc 3.31-32: 6.3: Luc.8.19-20.
E explica isso pra quem não quer entender kkkkkkkk. Eu já desistí de explicar que Maria amava José e José amava Maria e tiveram a vida de qualquer casal normal. E isso não muda em nada o plano da salvação e Deus ter escolhido Maria como parte do plano. Como se fosse pecado ter relações matrimoniais....rsrsrsrs
Mas isso não faz sentido. Por que nestes versiculos não iam chamar os irmãos de sangue de Jesus como filhos de Maria, alias nenhum versículo diz isto?
Até hoje aqui em Angola os avós nunca chamam aos netos como netos, sempre como filhos. Nós os tratamos por avós, mas eles nos tratam sempre por filhos. Por outro lado, posso ver no Antigo Testamento a situação da Saraí lá no Egipto. Ninguém profano poderia tocá-la, os que a cobiçaram sofreram as consequências.
Amém.
Amei o vídeo, sem dúvidas.
Fico feliz. Deus te abençoe.
Verdade maria não e Deusa mais a honramos parabéns pastor pela sua sinceridade
Na época de Maria as mulheres virgens não tinha costume de fazer voto de castidade, não tinha a religião católica romana não tinha freiras que serve a igreja pensen nisso!
Reverendo, agradeço a exposição, mas sinto que esse argumento da virgindade perpetua de maria cai por terra quando lemos mateus 1: versículo 25, onde mesmo no grego fica claro que José não conheceu Maria ATÉ (essa palavra explícita) o fim da sua gestação. Qual a explicação para isso numa perspectiva que adota a virgindade perpétua de maria?
Eu sinto que existe uma supervalorização da virgindade, algo secular no cristianismo que tende a tratar o sexo como algo “impuro” ou “mundano”. E isso acaba criando certo estigma em cima da ideia do sexo, ou mesmo supervalorizando o casamento monogâmico/heterossexual.
Olá, irmão. A explicação reside no fato de que o termo "até que" não necessariamente designa uma mudança de comportamento. Não quer dizer que uma coisa não aconteceu até aquele momento, mas depois passou a acontecer.
Isso porque na primeira carta de Paulo aos coríntios nós lemos que Cristo vai reinar ATÉ QUE todos os seus inimigos sejam postos por debaixo dos seus pés. Isso quer dizer que depois que os inimigos forem derrotados Cristo para de reinar? Obviamente não.
@@lucasteixeira6136 mas no caso do versículo, conhecer era um eufemismo para o ato sexual. Ou seja, o versículo dá a entender que Maria perdeu sua virgindade após manter relações maritais pós-nascimento de Cristo.
Mas é o que eu tô dizendo.
O texto não diz que ela perdeu a virgindade após dar à luz Jesus. O texto falar que "José não teve relações com Maria ATÉ QUE ela desse a luz" não serve para dizer que após o parto ela viveu uma vida normal de casada.
Voltando ao meu ponto: do mesmo jeito que Cristo reina para sempre, mas é dito em 1 Cor 15 que ele reinará ATÉ QUE seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés, Maria nunca teve relações sexuais, mesmo que o texto diga que José não teve relações com ela "ATÉ QUE ela desse à luz".
Lembre-se que Lucas era discípulo de Paulo, então os estilos de escrita dos dois são muito parecidos.
O pastor explica esse texto que vc levantou lá no fim do vídeo, do mesmo jeito que eu expliquei. Olha lá.
@@lucasteixeira6136 Meu amigo, sempre a expressão ""até que""....indica uma mudança de estado depois do ""que""....sempre. João 7.5 Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto. Essa coisa da virgindade perpétua de Maria, tem suas razões num endeusamento de Maria e com isso até o fruto fica em segundo plano. Maria foi a serva perfeita que Deus escolheu para gerar em seu ventre o filho do Eterno, unigenito de Deus e primogenito de Maria. E juntamente se cria muita especulação em torno desse assunto. Só a titulo de análise, a virgindade é perdida após todo parto normal. E no mais naquela época não se fazia votos de castidade sendo que a maior virtude e dom de toda mulher era ter filhos e o castigo para qualquer mulher era a esterilidade. Maria tinha conhecimento perfeito das profecias e sabia que aquele filho anunciado pelo anjo, não seria para ela e sim para o mundo. E no mais Maria ter tido uma vida conjugal normal, não muda absolutamente em nada o plano maravilhoso da salvação. A mesma coisa acontece com a imortalidade da alma, uma alma que não tem lugar na formação do homem se ler atentamente qndo Deus fez o homem do barro. Deus pôs no barro um sopro de vida e não uma alma imortal, quem disse que Eva não morreria foi Lucifer, mas Deus disse que morreria, e morreram rsrsrsrs. Precisamos usar de sensatez, José respeitou a gravidez de Maria ""até"" Jesus nascer. Depois seguiu casamento normal sem problema nenhum para o plano divino. E no mais nunca li que Maria tenha se referido a Jesus como ""meu filho"" e da mesma forma Jesus tenha se referido a Maria como ""minha mãe"". E no tocante ás palavras é uma profecia......Marcos 12:36 Sendo que o próprio Davi, expressando-se pelo Espírito, afirmou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que Eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’. ""Até que"" assentar a direita até que venha uma nova ordem de reinado terreno. Um dos inimigos é a própria morte, ou seja a sepultura, o inferno dito. Porque satanás ainda está relutando nisso até hje, ainda não se deu por vencido completamente.
Discordo com a questão do "até que". Pois se José não 'conheceu Maria' após o nascimento de Jesus, não haveria a necessidade de colocar isso no escrito, já que, a escrita foi feita muito posteriormente à situação. Já que a virgindade de Maria é defendida pelos reformadores, pq seria escrito isso por um dos evangelistas?
Com a expressão 'até que', o evangelista Mateus quis enfatizar que Jesus nasceu de uma virgem.
@@JorgeHenrique79 Pelo contrário, Mateus enfatiza que José e Maria coabitaram depois que Jesus nasceu. Desde de quando "até que" enfatiza virgindade? E outro detalhe, vocês ficam presos nessa expressão "até que" e se esquecem da palavra posterior: PRIMOGÊNITO. Se Jesus fosse o único filho que passou pelo ventre de Maria deveria ser unigênito, o problema estaria resolvido. É obvio que vocês vão utilizar a teologia católica para dizer que Jesus é o filho primogênito por que todos agora também são filhos dela e blá, blá,blá, blá, mas só o magistério católico e a tradição que enxergam essa interpretação.
@@Carlossantos-on9jr cara, você assistiu ao vídeo? O pastor explicou sobre a questão do termo "primogênito" e dos termos "até que".
@@Carlossantos-on9jr A palavra "primogênito" é uma adulteração posterior que não se encontra no original grego, sobre o "até que" existem várias passagens na bíblia que utilizam esse termo:
(I Corintios, 15-25) "Porque convém que reine ATÉ QUE haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés"
Quer dizer que depois que colocar todos os inimigos debaixo dos seus pés Cristo deixará de reinar?
(Mateus 28,20) "Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado, e eis que eu estou convosco todos os dias, ATÉ a consumação dos séculos."
Quer dizer que Jesus após a consumação dos séculos não estará mais conosco?
(Genesis 28,15) "E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a está terra, porque te não deixarei, ATÉ QUE haja feito o que te prometi"
Quer dizer que depois que se cumprir o que foi prometido Deus vai abandonar o povo hebreu?
Eu poderia citar vários outros versículos aqui mas fato é que esse "até que" em Mateus 1, 25 está lá para dar ênfase na concepção virginal de Jesus, Mateus quando escreveu aquilo não estava preocupado em explorar as supostas relações íntimas entre Maria e José
@@lucascarvalho9233 Tanto na Bíblia católica como na Ave Maria em Lucas 2:7 a palavra primogênito não foi suprimida, mas em Mateus 1:25 foi. Estranho né, bem contraditório da parte de vocês. E se é uma adulteração posterior por que vocês não a retiram de Lucas 2:7? Ao invés de colocar um asterisco explicando que a palavra primogênito quer dizer primeiro e único filho ao mesmo tempo o que não faz sentido, ou mesmo colocar um asterisco para explicar que essa palavra não consta no original grego.
Em 1 Coríntios 15:25 é só ler o versículo anterior que ele explica por que convém que Cristo reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de sus pés, por que depois disso ele devolverá o Reino ao Pai.
Em Mateus 28-20 quando Cristo se refere a consumação dos séculos é porque o tempo como o conhecemos hoje não existirá mais, não existirá dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos ou milênios, pois os salvos irão para a eternidade onde habitarão com Cristo.
Em Gênesis 28:15 nos mostra o propósito para o qual Deus escolheu o povo Hebreu, e em um contexto geral Deus nunca abandonou seu povo, mas um propósito maior viria através deste povo.
Que vídeo incrível
Feliz que você gostou! Deus te abençoe.
Desejo que esse pastor, converta muitos irmãos da religião dele. E que DEUS o ABENÇOE.
2:36 "ler a Bíblia errado" resumiu muitos "estudiosos" do Protestantismo, Bíblia é 2+2 = 4
Deus abençoe vc pastor
Amém
Muitos erros começaram com boas intenções de preservar a verdade, e é o caso do "Maria mãe de Deus" do catolicismo,m(e demais dogmas)que foi uma afirmação para tentar conter o erro de alguns que consideravam que Jesus não poderia ser Deus por ter nascido de uma mulher.
Vídeo que já vi umas trocentas vezes de tão lindo ❤️
Feliz que você tenha gostado!
Me desculpa Marta, leia e interprete melhor a Sagrada Escritura. Faça, através da Biblia de Jerusalém, uma perscrutação começando nessses capítulos e versículos que você menciona. Vá em Gn 13,8 e perscrute.
Abraão e Ló eram primos.
É uma tradição da igreja, não das escrituras, porém a forma que cada um vê esse assunto não é o problema , somos livres, mas quando eu falo que todos tem que ter a mesma opinião que eu, aí sim temos um grande problema!
Meu Deus é só ouvir o que o pastor falou. Como que não existe nas escrituras se o pastor não falou UMA vez no vídeo de tradição apostólica?
Só não entendo o que a virgindade perpétua de Maria, ou não ser virgem após o nascimento de Cristo, influência na nossa salvação? Eu penso que é irrelevante.
E porque não ficou escrito depois que Maria teve Jesus se manteve virgem,qual a dificuldade de colocar isso ficaria claro não teria essa grande confusão, Deus mandou colocar muitas coisas porque não deixaria isso bem claro se ele é um Deus não pediria para se escrever isso 😮
Fale tambem aonde é que tem na biblia falando sobre 1eucaristia ,crisma , batismo de criança, reza aguardo resposta...
Onde tem na Bíblia trindade? Seu esperneio é chamado NOMINALISMO. Já foi superado,
@@846237 a graça do senhor Jesus, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo, seja com todos vós, amém. 2 corintios 13 : 14..
E onde diz na bíblia que precisa está na bíblia? A própria bíblia diz que toda sabedoria será revelada através da igreja Efésios 2;10-15
@@BimdeJesus e qual é a regra de fé e prática da sua igreja ? A minha é a biblia. Aproveita tbm e me responda aonde é que fala de padres na sua biblia , aguardo resposta....
@@joaojaco a palavra de Deus não é so 1 livro, ela é vivida pois cristo não morreu, ele está vivo e segue vivo, A palavra de Deus é viva meu amigo
Perfeito
Obrigado, amigo.
E o que dizer de SL 69:8, que é um salmo messiânico?????
Qual é a diferença entre primogênito e unigênito?? Outra questão: o que quer dizer "conhecer", que as pessoas dizem, no sentido biblíco?
Só existe diferença entre primogênito e unigênito quando há vários filhos. Quando há um filho só, ele é primogênito e unigênito ao mesmo tempo. Jesus foi considerado primogênito assim que nasceu.
"Conhecer", no sentido que você quer, significa ter intimidade sexual.
Primogênito não quer dizer o primeiro de muitos e sim o consagrado o reservado para Deus! Unigênito é único.
@@felipemarkes2092 Qual a base do seu argumento?
@@franciscodeassisdacosta2503primogênito é o primeiro filho, mas n necessariamente precisa estar acompanhando de outro. Ele foi o primeiro filho e pode haver mais, porém não precisa haver mais. “Primus + genitus” = primeiro a ser gerado.
Unigênito significa único a ser gerado. Ele foi não apenas o primeiro, mas o único, e não pode haver outro além dele. “Uno + genitus” = único gerado.
O termo primogênito passou a ser usado como o primeiro entre outros filhos nos tempos modernos, mas na antiguidade não era assim, principalmente no contexto onde tem herança para o mais velho por direito, e pode ser visto inclusive no texto bíblico. Números 3:40 Moisés ordena registrar o número de primogênitos de 1 mês para cima (essa criança obrigatoriamente n vai ter irmãos de msm pai e mãe, sendo portanto filho único, e msm assim primogênito) e Êxodo 11:5 (fala-se do primogênito do faraó, mas faraó tinha filho único).
Portanto, Jesus ser primogênito n significa que Maria precisava ter outros filhos
@@RevGyordano Seria unigênito seu unigênito filho primogênito o primeiro de outros filhos 😮
Belíssimo vídeo
Bacana que você gostou. Deus te abençoe.
Concordo 👏👏👏👏
Mas qual o problema de Maria ter filhos depois que Jesus nasceu? A importância da virgindade de Maria foi para Jesus nascer, Maria não perderia sua pureza ou santidade por coabitar com José seu marido. Deixa de ser virgem dentro da aliança matrimonial é natural e é da vontade de Deus que o casa se relacione assim. É inimaginável dentro do casamento de judeus Marido e Mulher não se relacionarem.
O vídeo responde à pergunta.
A virgindade é superior ao estado de casada
O filho de Maria, O carpinteiro (Se era O único filho de Maria também seria O único carpinteiro, mas é O Único Salvador e Mediador entre Deus e os homens )
Ave cheia de graça
É se tivesse permanecido virgem estaria escrito bem claro, Maria se manteve virgem qual a dificuldade e enigma ao estar escrito assim e explicado, ou ninguém sabe na verdade só Deus sabe
Jesus seu filho primogênito se não estaria escrito unigênito o único filho de Maria
Se não tinha esse costume das mulheres se gardarem nessa época, porque Maria se gardou
Eu pensei que o Sr. Faria citações da patrística citando a opinião dos pais apostólicos.
Seus argumentos ( com todo respeito) ficaram muito mais em suas conjecturas pessoais do que em bases bíblicas ou documentos históricos.
Fica difícil considerar sua exposição.
Conjecturas não provam nada.
Desculpa, mas é o que penso.
Refutarei seus argumentos posteriormente.
Sugiro assistir novamente.
@@RevGyordano já o fiz!
Mas, farei novamente.
Minha posição é de profundo respeito e consideração fraternal.
@@amonteiro8595 Tiago maior e Tiago.menos são filhos de outras país. Um de Orfeu, e outro de cleofas .
Cristo foi crucificado e não tinha se quer um parente sem ser a mãe dele na cruz . Isaías também deixa claro que AVE É O CONTRARIO DE EVA. Jesus segundo Adão e Maria a segunda EVA.
Os verbos no presente não fazem sentido no contexto:
Você acerta quando diz que no presente significa tal, mas erra por não apresentar o contexto posterior, no qual o mesmo verbo é usado para quando Maria e José se ajuntaram.
É que isso não muda nada.
Rev. Ela fez voto de celibato mas era desposada ( noiva)?
Exatamente.
Claro Que Maria não tinha mais filhos. O episódio da perda do Menino Jesus no Templo aos 12 anos ficaria difícil. Onde estavam os filhos pequenos de Maria nesse episódio? Realmemte Maria foi sempre Virgem! Parabéns Pastor!
Jesus foi esquecido pelo espírito santo para pregar para os doutores, não sei porque esse pavor de maria sendo esposa e mãe,se ela foi mãe não diminui a santidade dela!
Eles também são pastores
Os católicos dizem Maria Santíssima então é por isso que acredita na virgindade perpétua dela, não sendo significa profano imunda e não uma Santa 😊
Esse é um assunto totalmente irrelevante, pois Maria era casada com José e ter filhos foi uma ordem dada pelo criador. A bíblia fala até o nome dos irmãs de jesus.
Já pensei como você.
irmão de jesus , sao seus primos, lembrando também q não existe só uma Maria no mundo.
Tudo destorcido meu Deus, porque Deus não escreveu isso, Maria se manteve virgem se gardou nunca foi tocada 😮
Concepção milagrosa tudo bem, mas eu acho uma tremenda falta de respeito discutir uma questão tão intima de uma pessoa que Deus escolheu para ser mãe de seu filho Jesus. Com certeza ela tinha todas as qualidades desejadas para tal e era de total confiança de Deus. Você gostaria de ter sua vida intima devassada publicamente eternamente por tantas pessoas?
a biblia diz "oque está oculto ao homem ,nao pertence ao homem"chega ser pecado discutir essa besteira,outro na epoca Virgem significava "não casada"
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
😌😬😁😳🤔🤭
Tiago apóstolo morreu a fio da espada. Esse era o Tiago filho de alfeu irmão do apostolo João.
Errado, amigo. Existem dois apóstolos com o nome "Tiago".
O Tiago irmão de João é filho de Zebedeu.
A virgindade perpétua de Santa Maria é apenas uma questão irrelevante!
Importa para nós, e para a nossa salvação, que a Santa Mãe de Deus fora virgem antes da concepção, provando assim que o Cristo era Filho de Deus! E isso está professado inclusive no Credo Apóstolico, no Credo Constantinopolitano e Calcedoniano, que Jesus encarnou no ventre de uma virgem, a vida sexual matrimonial de Maria após o nascimento de Cristo não é importante para a Fe Cristã! Sim a crença da perpétua virgindade é muito antiga, assim como a oração aos santos também é, assim como a crença na assunção de Maria também é, afinal lendas e boatos surgiram aos montões já na era apostólica! Essa crença da perpétua virgindade parece mais proceder de uma cultura que passou cada dia mais enxergar o sexo como algo mal e diabólico, talvez por influência gnóstica e asceta, que via a matéria e os prazeres como ruins, como protestante posso crer em uma Maria Santa e sexualmente ativa com seu marido sem conflito algum, afinal assim ela estaria desfrutando de uma benção de Deus, da mesma forma ela também poderia ter sido virgem até o fim da vida, no mais, é indiferente! O foco na sexualidade( DENTRO DO MATRIMÔNIO) e privacidade dos santos parece muito mais proceder de uma religiosidade antisexual asceta e gnóstica, até porque embora o gnosticismo fora condenado pela igreja, a sua influência em toda igreja da época e até mesmo nos dias de hoje é inquestionável!!
και ουκ εγινωσκεν αυτην εως ου ετεκεν τον υιον αυτης τον πρωτοτοκον και εκαλεσεν το ονομα αυτου ιησουν
fico imaginando vc ser irmão do Messias e não querer segui-lo kkkkk será que Maria o tratava melhor que os outros? ficaram com inveja
Assistam o vídeo, retirem o que for proveitoso de informação e comparem com o que diz a Bíblia. Se porventura não bater com o que tá escrito lá, descartem. Fim de papo. As Sagradas Escrituras podem ter sido escritas no idioma que for (neste caso, grego e hebraico etc), mas o evangelho foi revelado aos pobres (os simples) e Deus não é Deus de confusão. Jamais invalidaria as palavras ali contidas por conta de supostas tradições. Deixem que elaborem teorias e blá blá blá. O que importa é a Palavra e ponto final!
Ou seja, Maria é virgem.
Ou seja...a igreja católica sempre ensina O CERTO ❗
Sim, mas não a romana
Maria NUNCA disse que NUNCA teria filhos! Isso é uma distorção.
Ela disse SOU VIRGEM. Casamento é uma benção, tanto que ela já estava prometida para José. Ninguém casa para continuar virgem! E é pecado casar e se negar para o marido ou esposa. Qualquer pessoa pode anular o casamento se não houver a consumação, onde ambos se tornam uma só carne, para a Glória de Deus! Está escrito que o leito sem mácula deve ser honrado, onde existe a fidelidade e o respeito mútuo.
O primeiro mandamento para a humanidade, antes do pecado, foi "crescei e multiplicai-vos". Sexo no casamento NÃO é pecado!
O casamento é tão importante que é a única coisa que Jesus Cristo compara com o seu relacionamento com a Sua Igreja, o seu povo espalhado por toda a terra, que NÃO se contamina com esse mundo.
Todas as profecias apontam para o Salvador, que viria de um nascimento miraculoso, por isso veio de uma virgem. Nenhuma profecia ou palavra na Bíblia apontam propósito para que a virgem fosse perpetuamente virgem.
Leiam o livro de Atos e descubram quem foram os bereanos. Façam como eles e fujam de tudo que tira o Senhor Jesus Cristo do Centro! Está escrito que Em Nenhum outro há Salvação e que Deus não divide a Sua Glória com seres mortais.
As orações e canções no Apocalipse mencionam o Pai, o Filho e o Espírito Santo, assim como o Novo Testamento inteiro.
Pessoal, essa discussão não leva a nada. Os Testemunhas de Jeová acreditam que o inferno não existe e vocês vão convencê-los do contrário? Não né. A mesma coisa dos católicos que acreditam que maria continuou virgem depois do nascimento de Jesus. Cada um com a sua ignorância, não é mesmo?
Maria permaneceu virgem.
em toda história o cristianismo reconhece, nem lutero discordou, agr quem é vc para se achar correto e o cristianismo n?
@@RevGyordano não acredito na virgindade perpétua de Maria porque ela continua santa mesmo se tiver amado ❤️ José sexualmente!
Pra que serve a virgindade de Maria? Casaram pra que? Coitado do José. Mateus 1 versiculo 25. E José não conheceu Maria enquanto Jesus não nasceu.
Mateus 1,25 diz apenas que José não teve relações com Maria durante a sua gravidez, enfatizando o nascimento Virginal de Maria. O texto não o objetivo de informar que José teria tido uma suposta relação com Maria depois
Só está faltando voltar para igreja de Cristo! Se conseguiu-se ver um tema todos os outros estão na Bíblia! A Bíblia é católica, hebreus 10.25 quem abandonar a assembleia não tem expiação desses pecados, l Timóteo 3.15 está escrito Bíblia ou igreja? l João 2.18 saíram de nós em 1517. Protestantismo é uma soberba.
kkkk
Maria não permaneceu Virgem, Jesus teve irmaos
Maria permaneceu virgem.
Não existe respaldo bíblico de que José já tinha filhos. José e Maria estavam, apenas os 2 em Belém durante o nascimento de Jesus. E fugiram para o Egito. Nem existe respaldo de que eles NÃO tiveram relações sexuais. São deduções. JESUS CRISTO é o Primogênito de Maria e de José. Maria é mãe de Jesus humano, a divindade de Jesus já existia antes dele receber o corpo que seria sacrificado.
Jesus NUNCA mandou honrar a mãe dele, nem se ajoelhar para ela.
O que é conveniente é o que que Jesus Cristo é o Centro, em quem colocamos nossa fé.
Mesmo que tivesse respaldo bíblico, jamais podemos nos ajoelhar diante de seres humanos para que intercedam por nós diante de Deus, pois Cristo rasgou o véu e temos acesso direto ao Trono da Graça, por meio do Seu Nome. Como está escrito no livro de Hebreus , ele é o Único Sacerdote que nos justifica pelo seu próprio sangue!
Ler,números,capitulo30
Não há novidade nenhuma na surpresa de Maria,
Tô espeeando a resposta ainda...?
Quem sabe se está esperando é você.
1) Você diz que Maria não poderia ter outros filhos para não causar "problemas familiares". Só que a bíblia em diversos textos afirma que Jesus teve irmãos. Ainda que você queira forçar pra dizer que são apenas por parte de José, a problemática de Jesus ter irmãos permaneceria.
2) Maria, sendo casada com José, e permanecendo virgem após o nascimento de Jesus estaria em pecado, como diz o apóstolo Paulo. Não há qualquer ganho/necessidade em Maria permanecer virgem, pelo contrário, seria inclusive pecado.
3) Dizer que "não conheço homem" significa "nunca conhecerei homem" é simplesmente ignorar a conjugação grega do verbo, que claramente diz respeito apenas a um fato presente e não futuro. Não há nada que indique que ela "jamais conheceria" homem. Estais forçando completamente o texto.
Enfim, sempre que a bíblia se refere a Maria como virgem é quanto ao momento da concepção. Depois disso, segue a vida normalmente. Casou com José = teve relação com José. Não existe casamento sem relação. A bíblia chama Maria de mãe de Jesus AO MESMO TEMPO que afirma que ele teve irmãos. É mais muito mais conspiratório dizer que são filhos exclusivos de José do que aceitar o simples, normal: que eram filhos de ambos.
Não.
Sobre o ponto 2, você acha que a Arca de Aliança devia guardar outra coisa que não as tábuas da Lei? Que o Templo devia ser usado para outra coisa que não o culto a Deus?
@@Arthur.404 O que a arca da aliança ou o templo tem a ver com uma vagina? Essa analogia é totalmente absurda.
@@voceeu1607 KKKKK
Se Maria teve outros filhos, porque então Jesus pediu para seu discípulo João cuidar dela?
Outra, se ela não morreu virgem, por que os crentes do primeiro século, os pais da igreja, e até os pais do protestantismo acreditava nisto?
Só lembrando que a igreja católica romana só vem ser denominada assim no século V .
Pela Tradição é fácil refutar o romanismo.
Tiago era irmão de Jesus de forma incontestável. (filho de José, provavelmente com Maria).
O fato de que os reformadores criam na virgindade perpétua de Maria é até natural, uma vez que eles foram católicos de berço e não se atentaram tanto a esta questão.
1° - Eusébio de Cesaréia em História Eclesiástica, início do livro II, destaca que Hegésipo (cronista cristão do primeiro século), tinha uma obra literária chamada "Memórias" na qual expõe a família de Jesus, identificando Tiago como irmão e não primo, pq Tiago também era conhecido como "filho de José".
2° - O Salmo 69:8 se cumpre em João 7:5.
3° - Se Maria tivesse negado o ato sexual no casamento com José, estaria em pecado diante da Lei. E nos Evangelhos vemos claramente Maria e José se submetendo a Lei. Esse é o grande tiro no pé dessa doutrina (virgindade perpétua) romanista, pq para vcs Maria não teve pecado (Imaculada Conceição).
4° - Se fossem primos, seria muito incoerente pq vemos diversas passagens onde eles estão na companhia de Maria. Julgando pelos costumes judaicos da época de Jesus.
5° - Jamais poderiam ser filhos de Maria de Clopas como afirmam os católicos, pq na cultura Judaica não há irmão ou irmã de mesmo nome. (Maria x Maria de Clopas).
6° - Nesta mesma obra de Eusébio vemos pela tradição da época dos Apóstolos que a familia de Jesus era composta da seguinte forma :
José - Pai (de criação)
Maria - Mãe
Tiago ( o Justo) - Irmão
José - Irmão
Simão - irmão
Judas - Irmão
+ Duas irmãs, que possivelmente se chamariam Assia e Lidia segundo um apócrifo chamado Evangelho de Tomé.
7° - Assim como os apóstolos estavam escandalizados e sumiram no evento da crucificação de Jesus, também seus irmãos não estavam presentes, visto que não criam nEle como Messias. Por isso Jesus confia Maria aos cuidados de João, por ser o único "irmão" espiritual presente em meio a sua dor.
8° - Tiago foi líder da igreja de Jerusalém com aval de Pedro, Tiago (o maior) e João, segundo História Eclesiástica.
9° - Muitos confudem esse Tiago (irmão do Senhor) com o Tiago (o menor) que era filho de Alfeu. Geralmente os católicos mesclam esses dois Tiagos para defenderem o dogma da virgindade perpétua de Maria. Sendo que sem perceber, eles mesclam tbm as 2 Marias como mães de um e outro.
10° - Eusébio expõe tbm que Jesus teve um primo, este sim, filho de Maria de Clopas. Este Clopas era tio de Jesus, pois era irmão de José. Este primo de Jesus se chamava Simeão e foi o segundo bispo da igreja de Jerusalém, após o martírio de Tiago.
11° - Onde estão os irmãos de Jesus na fuga para o Egito ou na busca por Jesus no Templo quando tinha 12 anos? Curioso que estes irmãos só aparecem na Bíblia quando Jesus é adulto. O que sugere explicitamente que eles são mais novos que ele, pela cronologia dos fatos.
12 - Fizeram de Maria e José símbolos de celibatários e no entanto tropeçam quando afirmam erroneamente que José teve filhos de outro casamento. Ou seja, nem mesmo o magistério católico fecha a questao de maneira uniforme.
Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Mateus 13:55
Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Marcos 6:3
E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? 1 Coríntios 9:5
e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor. Gálatas 1:19
Como pode uma pessoa permanecer virgem depois de ter um filho? o ímem não rompeu?
Assista o vídeo.
A virgindade não tem nada a ver com hímen.
Há 2021 anos a igreja católica vinda da tradição da convivência
com os apóstolos ensina assim. Tá tão claro na bíblia!
São Mateus 13,55
[55]Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?
São Mateus 10,3
[3]Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.
Atos dos Apóstolos 1,13
[13]Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.
Judas Tadeu, Tiago, Simão e José eram filhos de Alfeu e não de José esposo de Maria a Mãe de Deus.
Como pode uma mulher gerar uma criança sem ser fecundada de forma natural?
Viu só. Este argumento de que algo é impossível diante do milagre que tudo torna possível, não se sustenta.
Não é certo afirmar que Maria é mãe de Deus! Porque ele sempre se referia a ela, como mulher. " Mulher, o que tenho eu contigo?"
"Mulher, eis aí o teu filho"
A mãe de Deus é mulher mesmo. Não é homem, nem cachorro, nem melancia.
Questão de interpretação. Ele tbm falou que não era Deus quando perguntaram, e aí?
Cristo a chama de mulher oara você lembrar de genesis .
Porém inimizade entre a tua semente é a semente da MULHER
APOCALIOSE 12 uma MULHER vestida de sol
Cristo na cruz - MULHER eis o teu filho ,filho eis aí tua mãe
Jesus seus irmãos e mãe estão lá fora -
Quem são meus irmão e mãe?
Meus irmão e mãe são todos aguele que fazer a vontade do pai
..oraa somente Maria fez a vontade perfeita do PAI
.jusus tem duas naturezas ,uma humana e uma dívina , se Cristo é Deus então Maria é mãe de Deus, entendeu ?
Mistério da santíssima Trindade.
Se ela não gestou um Deus, então por que João exultou de alegria no ventre de Isabel só ao ouvir a voz de Maria? Porque Isabel ficou cheia do Espírito Santo quando da saudação de Maria? Tão somente por Maria? Não, simplesmente porque o próprio Deus estava em seu ventre, uma única pessoa com duas naturezas: humana e divina. negar isso é afirmar que o exultar de João e o encher-se do Espírito de Isabel seria tão somente pela presença de Maria e não pela presença DIVINA de Jesus no ventre de Maria. Simples assim. Isabel falou "a mãe do meu SENHOR". quem é o Senhor de Isabel senão o Deus altíssimo? O Verbo Encarnado não deixou de ser divino enquanto esteve no ventre de Maria e depois ficou divino de novo quando iniciou a sua vida pública, isso é zé-lesice pensar assim... E claro, todo esse meu escrito não vai adiantar de nada se você não acredita que Jesus é Deus.
Jesus é Deus. Jesus nasceu de Maria. Maria mãe de Jesus. Maria mãe de Deus.
Uma leitura muito torta da Bíblia, você meio que considera Maria como uma personagem principal na narrativa dos evangelhos, o que ela não tem, apenas no chamado do anjo para ela ser a mãe de Jesus. Assim como José teve para ser o pai de Jesus.
Citar teólogos para validar uma crença ,não vai resolver o problema. Acreditar no" mito" da virgindade perpétua, é pensar com o cérebro dos outros.
Ler1timoteo413