Primeiramente, parabéns pelo vídeo. Altíssima qualidade! Eu gostaria de fazer algumas perguntas(sou leigo): Quais outros países desenvolvidos estão aumentando a base monetária atualmente? Como confiar que isso seria apenas uma medida pontual, e que não se tornaria algo recorrente no Brasil? "Não existe nada mais duradouro que uma medida temporária do governo" O quanto isso poderia impactar na confiança dos investidores nacionais e internacionais?
Nosso pais nao tem base como paises desenvolvidos, temos modos operantes peculiares. Seria uma media pontual porque a situação é propícia e continuar posteriormente seria irresponsabilidade. O pais precisa funcionar e ter ações e atitudes para atrair investidores. Nao sao os mesmo que fazem a situação. Mas a situação que atrai os mesmo É o q acho, tbm sou leigo abraço 🙏
Os austríacos são opositores natos a ideia de expansão da base monetária, mas as coisas não são tão simples, não dá pra pegar o pacote de ideias de uma escola e tomar como dogma, economia é uma ciência bastante diferente da física...
Eu moro na Irlanda e aqui o governo tem dado dinheiro sem dó. Durante essa pandemia temos recebido entre 200 e 350 euros por semana Eu particularmente recebo cerca de 10 mil reais por mês de benefício. Eu acredito que estão imprimindo de dinheiro de montão, sem falar que do nada eles resolvem depositar várias parcelas de uma vez dizendo que é referente à " arreas" que seria atrasados, mas na verdade não existe nenhum atrasado.
Isso de imprimir dinheiro causar inflação, eu acho que seja pra o mercado ter controle do Estado e não o contrário. Crie essa ideia e você amarra o estado ao mercado. Pense bem, é impossível saber quanto dinheiro realmente circula na economia.
Na Argentina em depressão econômica o Governo imprimiu e a inflação aumentou, pois quando se imprime moeda em demanda reprimida ,o dinheiro reprimido é estimulado a circular, dessa forma gera inflação
Acredito que em teoria se elas estão segurando dinheiro é pq o cenário econômico está ruim, na média muitas pessoas serão demitidas empresas irão falir e a renda vai cair, logo o dinheiro poupado vai ser utilizado para suprir a queda na renda, tornando na média, em teoria, o efeito nulo.
Bitcoin nao existe inflação, essa é a dor do estado para com a criptomoeda. Nao pode roubar do pobre plebeu. Inflacao é o pior imposto do governo/estado destroi o mais pobre mais rapido.
Los mercados minoristas o mayoristas, o como hicimos aquí en Brasil; al por mayor, (atacarejo), son muy vulnerables en épocas de crisis, especialmente de alta inflación. El mercado de distribución y comercialización es muy competitivo y trabajan con márgenes de beneficio ajustados debido a la intensa competencia por precios más bajos, sempre más bajos. Cuando se presenta una crisis y aumenta la inflación, la reacción de consumidores es buscar alternativas con precios más bajos o, incluso, severas restricciones al consumo. Para un sector que es muy competitivo y trabaja con márgenes muy ajustados, entonces, esto puede ser perjudicial, ya que los mayoristas y minoristas elevan los precios para seguir asegurando sus márgenes de beneficio y los consumidores, a su vez, restringen el consumo. Al final, este “mecanismo” termina por desencadenar la inflación, ya que para mantenerse en el juego los “mayoristas” continúan la precipitada suba de precios, ya que es impensable presentar pérdidas. El resultado es la inflación de precios para justificar la inversión en el sector o cerrar sus puertas. No hay término medio.
Muito bom! Parabéns pelo vídeo. Super didático! Para mim essa queda no preço do petróleo, como vc muito bem abordou, é o que realmente garante esse espaço para o aumento na oferta de moeda. Porém é importante ter cautela pois como vc mostrou existe uma redução violenta da oferta que estar por vir, problemas com o aumento do dólar e a desindustrialização crescente da economia brasileira podem sim desencadear uma hiperinflação.
Eu tenho uma questão: É evidente que politicos e facções criminosas tenham dinheiro em cash, como no caso dos 51 milhões que foram encontradas. É uma quantia significativa de papel, que tem um valor real que esta parado. Isso não interfere na quantidade de moeda e frequencia que circula? Já que esse dinheiro fica em suma parado, uma quantidade de dinheiro imprimido não pode "suprir" esse valor que esta parado?
Fernando, em um modelo monetário fiduciário, dinheiro é igual à dívida. O montante de dinheiro em circulação é beeeem maior do que o total de papel moeda literalmente impressa. Quando se fala em "imprimir dinheiro", não se está falando em impressão literal de moeda. O que acontece é o seguinte: o Banco Central compra títulos da dívida pública, tranferindo dinheiro (que na verdade é crédito) ao Estado.
Pesquisando sobre o autor indicado encontrei que ele é “um expoente do neokeynesianismo”. Recomende um contraponto, um expoente atual do liberalismo. Obrigado.
Eu acho que nâo,porque os estados unidos estes meses imprimiu mais de 3 trilhões de dólares,e nâo estou vendo nenhum norte americano preocupado,entâo se no brasil nâo estâo imprimindo dinheiro é porque os governantes nâo querem ver os brasileiros na boa,e se eles estâo imprimindo estâo imprimindo só pra eles.
Quando se imprime dinheiro de acordo com o aumento do PIB também nao seria mais uma forma de não causar inflação? Ou seja, o país ta aumentando o número de bens e serviços e parece razoável uma impressão de dinheiro sem causar inflação.
Expansão da base monetária ,Gera sim INFLAÇÃO,pois o lastro é produtos e serviços.A inflação já chegou com a máquina impressora de dinheiro do auxílio emergencial.
A questão está relacionada diretamente à produção de bens. Se a base crescer acima do total de bens produzidos, nós entramos em uma situação de inflação, se a produção crescer, sem que a base acompanhe, nós entramos em um cenário de deflação. Se a base crescer, e junto dela a produção também, então se tem um estado de equilíbrio.
Primeiramente, parabéns pelo vídeo. Altíssima qualidade! Eu gostaria de fazer algumas perguntas(sou leigo):
Quais outros países desenvolvidos estão aumentando a base monetária atualmente?
Como confiar que isso seria apenas uma medida pontual, e que não se tornaria algo recorrente no Brasil? "Não existe nada mais duradouro que uma medida temporária do governo"
O quanto isso poderia impactar na confiança dos investidores nacionais e internacionais?
Nosso pais nao tem base como paises desenvolvidos, temos modos operantes peculiares.
Seria uma media pontual porque a situação é propícia e continuar posteriormente seria irresponsabilidade.
O pais precisa funcionar e ter ações e atitudes para atrair investidores.
Nao sao os mesmo que fazem a situação. Mas a situação que atrai os mesmo
É o q acho, tbm sou leigo abraço 🙏
Agora sim, demorou a noite toda para achar este vídeo que sanou minhas dúvidas.
Ja leu Murray Rothbard sobre o assunto ?
Os austríacos são opositores natos a ideia de expansão da base monetária, mas as coisas não são tão simples, não dá pra pegar o pacote de ideias de uma escola e tomar como dogma, economia é uma ciência bastante diferente da física...
@@anthonys.l9214 hahaha, boa. Von Mises repudia isso no seu livro: Ação Humana
Eu moro na Irlanda e aqui o governo tem dado dinheiro sem dó. Durante essa pandemia temos recebido entre 200 e 350 euros por semana
Eu particularmente recebo cerca de 10 mil reais por mês de benefício.
Eu acredito que estão imprimindo de dinheiro de montão, sem falar que do nada eles resolvem depositar várias parcelas de uma vez dizendo que é referente à " arreas" que seria atrasados, mas na verdade não existe nenhum atrasado.
E está ocorrendo aumento acelerado na inflação aí no país?
Isso de imprimir dinheiro causar inflação, eu acho que seja pra o mercado ter controle do Estado e não o contrário. Crie essa ideia e você amarra o estado ao mercado. Pense bem, é impossível saber quanto dinheiro realmente circula na economia.
@@alanpatrick1615 sim, está tendo um pouco de inflação mas não como no Brasil, e o preço dos alimentos tem se mantido estável.
Viva la fiesta !! uma hora vai acabar tick tock
@@valparaguai2848 Pois é amigo, e agora me diz oque deu pra voces com essa inflaçao do crl kkkkkkkkkkkkkk
Na Argentina em depressão econômica o Governo imprimiu e a inflação aumentou, pois quando se imprime moeda em demanda reprimida ,o dinheiro reprimido é estimulado a circular, dessa forma gera inflação
Mas imprimir dinheiro não cria uma "inflação futura", já que as famílias/pessoas estão evitando gastar agora mas gastarão no futuro?
Acredito que em teoria se elas estão segurando dinheiro é pq o cenário econômico está ruim, na média muitas pessoas serão demitidas empresas irão falir e a renda vai cair, logo o dinheiro poupado vai ser utilizado para suprir a queda na renda, tornando na média, em teoria, o efeito nulo.
Veremos!
Bitcoin nao existe inflação, essa é a dor do estado para com a criptomoeda. Nao pode roubar do pobre plebeu.
Inflacao é o pior imposto do governo/estado destroi o mais pobre mais rapido.
@@sulricardo1983 amém
Los mercados minoristas o mayoristas, o como hicimos aquí en Brasil; al por mayor, (atacarejo), son muy vulnerables en épocas de crisis, especialmente de alta inflación. El mercado de distribución y comercialización es muy competitivo y trabajan con márgenes de beneficio ajustados debido a la intensa competencia por precios más bajos, sempre más bajos. Cuando se presenta una crisis y aumenta la inflación, la reacción de consumidores es buscar alternativas con precios más bajos o, incluso, severas restricciones al consumo. Para un sector que es muy competitivo y trabaja con márgenes muy ajustados, entonces, esto puede ser perjudicial, ya que los mayoristas y minoristas elevan los precios para seguir asegurando sus márgenes de beneficio y los consumidores, a su vez, restringen el consumo. Al final, este “mecanismo” termina por desencadenar la inflación, ya que para mantenerse en el juego los “mayoristas” continúan la precipitada suba de precios, ya que es impensable presentar pérdidas. El resultado es la inflación de precios para justificar la inversión en el sector o cerrar sus puertas. No hay término medio.
E como você explica o aumento dos preços agora ?
Muito bom! Parabéns pelo vídeo. Super didático! Para mim essa queda no preço do petróleo, como vc muito bem abordou, é o que realmente garante esse espaço para o aumento na oferta de moeda. Porém é importante ter cautela pois como vc mostrou existe uma redução violenta da oferta que estar por vir, problemas com o aumento do dólar e a desindustrialização crescente da economia brasileira podem sim desencadear uma hiperinflação.
O Brasil precisa mudar urgente o seu modelo econômico.
Eu tenho uma questão:
É evidente que politicos e facções criminosas tenham dinheiro em cash, como no caso dos 51 milhões que foram encontradas. É uma quantia significativa de papel, que tem um valor real que esta parado.
Isso não interfere na quantidade de moeda e frequencia que circula? Já que esse dinheiro fica em suma parado, uma quantidade de dinheiro imprimido não pode "suprir" esse valor que esta parado?
Fernando, em um modelo monetário fiduciário, dinheiro é igual à dívida. O montante de dinheiro em circulação é beeeem maior do que o total de papel moeda literalmente impressa.
Quando se fala em "imprimir dinheiro", não se está falando em impressão literal de moeda. O que acontece é o seguinte: o Banco Central compra títulos da dívida pública, tranferindo dinheiro (que na verdade é crédito) ao Estado.
Mestre...excelente explicação e didática..me inscrevi...obrigado....
Ótimo canal, faltava algo assim para economia, muito didático!!!
Parabéns meu filho por seu trabalho
Muito obrigado!
Que aula sensacional!
Mestre Haroldo, muito bem explicado. Cocada de coco do coqueiro catolé. Vlw
Muito obrigado!
se tu imprimir o dinheiro, para aumentar os salarios em um valor que consiga estabilizar ou superar a velocidade de circulação do dinheiro?
Pesquisando sobre o autor indicado encontrei que ele é “um expoente do neokeynesianismo”. Recomende um contraponto, um expoente atual do liberalismo. Obrigado.
Ação Humana? Kkk, sei lá. Essa área física me dá prazer, ou não kkkk
Só posso agradecer! Muito bom! Parabéns
O prazer é meu, obrigado!
@@EconomicaMENTE vcs podem dizer nome de livros para entender melhor a economia . Sou um grande fã do trabalho e vcs
Eu acho que nâo,porque os estados unidos estes meses imprimiu mais de 3 trilhões de dólares,e nâo estou vendo nenhum norte americano preocupado,entâo se no brasil nâo estâo imprimindo dinheiro é porque os governantes nâo querem ver os brasileiros na boa,e se eles estâo imprimindo estâo imprimindo só pra eles.
Parabéns, Haroldo. E no caso da nova nota de 200 reais ?!
Quando se imprime dinheiro de acordo com o aumento do PIB também nao seria mais uma forma de não causar inflação? Ou seja, o país ta aumentando o número de bens e serviços e parece razoável uma impressão de dinheiro sem causar inflação.
Muito boa aula!!
Que bom que gostou!
Qual o impacto de imprimir dinheiro no câmbio ?
se imprimir dinheiro para triplicar salarios ou mais?
Declínio econômico adora isso
Expandir bens e serviço ninguém quer mas imprimir moeda ai todo mundo quer
Os governos sempre imprimem dinheiro e dilui a base monetária quem paga a conta é sempre o povo, parem de acereditar em governos, comprem Bitcoin
Expansão da base monetária ,Gera sim INFLAÇÃO,pois o lastro é produtos e serviços.A inflação já chegou com a máquina impressora de dinheiro do auxílio emergencial.
Brother que porta livros foda pra caralhoooooooooooooo. O conteúdo do canal também muito foda RJ.
Uma vez expandida, é irreversível? É possível retrair?
A questão está relacionada diretamente à produção de bens. Se a base crescer acima do total de bens produzidos, nós entramos em uma situação de inflação, se a produção crescer, sem que a base acompanhe, nós entramos em um cenário de deflação. Se a base crescer, e junto dela a produção também, então se tem um estado de equilíbrio.
Realisticamente, muito difícil de ocorrer. Só em bitcoin mesmo
@@Zerradable Stonks!
Vc nos dias de hoje ainda é a favor da impressão de dinheiro
é um cego no tiroteio.... "o governo" já começa errado o pseudo boomer ! kkk
Brasileiro poupar nunca não é a nossa cultura
Passa EssA pandemia governo jogo dinheiro na economia pra ver
No Brasil imprimir um trilhão de reais no momento não seria ruim
Socialista resolvendo problemas
Por que nao um quadrilhao ? kkk
N teria problema, se viesse pra minha conta esse trilhao