Incas - Expansão do Império

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 พ.ย. 2024
  • Como os incas viviam antes da chegada dos europeus? Como se organizavam? Onde habitavam? Como conseguiram expandir seu território...hoje no Glo...não! rsrs Na aula de hoje iremos entender um pouco mais sobre essa civilização pré-colombiana cheia de cultura e que não se resumiu apenas no “encontro” com os espanhóis!
    Bora pra aula?
    -----------------------------------------------
    Referências utilizadas :
    PORTUGAL, AR. O ayllu andino nas crônicas quinhentistas [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
    MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. In: REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007.
    -------------------------------------------
    Minhas redes sociais:
    -Instagram: @profanelize
    -Twitter: @profanelize
    -Facebook: /ProfAnelize
    -Edição de vídeo Ballas Produções - @ballas_producoes

ความคิดเห็น • 23

  • @felipecesardelima4447
    @felipecesardelima4447 4 ปีที่แล้ว +8

    Oi Anelize, Que bom que você voltou a fazer os vídeos. Eu gosto muito de História da América Latina. É muito triste saber que havia em nosso continente civilizações tão desenvolvidas e que foram dizimadas pelos colonizadores europeus em um processo de conquista avassalador, um verdadeiro genocídio. Triste também saber que grande parte do legado cultural dessas civilizações jamais chegarão até nós. Somos um continente muito sofrido, explorado pelo capital internacional e de grandes desigualdades sociais. Gostei muito de ler Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina. Parabéns pelo seu trabalho.
    Gostaria de dizer também, que através do seu canal, tenho conhecido outros canais (redemunhando por ex.) que iluminam a mente, desenvolvem o pensamento crítico e a cidadania. Um grande abraço !!!!

  • @Zaurozauro2010
    @Zaurozauro2010 3 ปีที่แล้ว +1

    Com uma professora linda e inteligente como essa não 1 Aula !

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 3 ปีที่แล้ว +2

    Neste exato momento em que me encontro na vida atual ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado TH-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as).
    A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana .
    Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato muito

  • @vandilsongomes
    @vandilsongomes 4 ปีที่แล้ว +3

    Obrigado, professora Anelize!

  • @ALDU07
    @ALDU07 ปีที่แล้ว

    Muito bom

  • @FMadonna
    @FMadonna 3 ปีที่แล้ว +1

    Perfeito! Obrigada

  • @andreiferreira5680
    @andreiferreira5680 3 ปีที่แล้ว +2

    Amei o vídeo

  • @marcelodossantospena9899
    @marcelodossantospena9899 4 ปีที่แล้ว +2

    Obrigado professora por trazer esse tema aqui.

  • @CanaldoSorrilha
    @CanaldoSorrilha 4 ปีที่แล้ว +2

    Excelente vídeo, professora.
    Se me permite pequenos acréscimos:
    Os cronistas não era em sua maioria mestiços, ao contrário, neste período do contato, a maioria esmagadora era de espanhóis. Guamon Poma de Ayala e Garcilaso, ambos mestiços, são do século 16.
    Outra coisa. Sobre a conquista dos espanhóis. Vale lembrar que os incas estavam em Guerra Civil. O Tahuantinsuyo não era uma monarquia, possuía dois centros de poder: Hurin e Hanan, sendo a segunda a mais importante, quem tinha o poder sobre a administração e Hurin, o comando Militar. Atahualpa, era de Hurin e estava dando um golpe em seu irmão, Huascarm. Ele prende, executa Huascar, corta sua cabeça e entrega para Pizarro como um troféu. Isso foi uma das coisas que teriam feito Pizzaro mudar de ideia quanto sua libertação.
    Por fim, Atahualpa foi morto no Garrote e não queimado.
    Sobre as lendas de criação dos Incas, de fato, existem muitas como você mencionou. A que eu mais gosto é a dos Irmãos, yawar. Procure sobre ela se tiver tempo. Ótimo vídeo, irei compartilhar com certeza. Abs.

    • @profanelize
      @profanelize  4 ปีที่แล้ว +2

      Oi professor ! Muito feliz de ter você por aqui ! Obrigada pelas observações , faz todo sentido pensar numa guerra civil entre os irmão e como isso impulsiona a conquista . Me baseei em alguns capítulos deste livro que coloquei na referência ( está na descrição ), mas se você puder indicar mais leituras agradeço ! Gosto muito de fazer leituras sobre os povos pré- colombianos , são muito necessárias !

    • @CanaldoSorrilha
      @CanaldoSorrilha 4 ปีที่แล้ว +1

      @@profanelize claro. Te mando lá no Twitter :) Mas ficou realmente muito bom! Parabéns.

  • @franciscaucilandiaaraujoda4722
    @franciscaucilandiaaraujoda4722 4 ปีที่แล้ว +2

    Oi, boa noite!
    Muito obrigada pela aula.
    Já compartilhei.

  • @joaoluizsantos6436
    @joaoluizsantos6436 4 ปีที่แล้ว +2

    Pretende fazer algo parecido com os povos indígenas brasileiros, Ane?

    • @profanelize
      @profanelize  4 ปีที่แล้ว +3

      Simm João ! Estou me organizando para subir um ainda este mês , quero muito falar desse tema :)

  • @w_martins4393
    @w_martins4393 4 ปีที่แล้ว +3

    Mais um ótimo vídeo, parabéns!!! ; )

  • @daviguergoleto6906
    @daviguergoleto6906 4 ปีที่แล้ว +2

    #vimpelothiago

  • @paulchaconpc
    @paulchaconpc ปีที่แล้ว

    La mayoría de los cronistas fueron españoles... apenas un 10% de los libros de primer orden o fuentes primarias son españolas.

  • @paulchaconpc
    @paulchaconpc ปีที่แล้ว

    La idea del diluvio es definitivamente española. Del mismo modo la idea de un Dios blanco, del edén en la amazonia, etc... la mitología sobre el origen de la civilización, como tal, tiene una origen más naturalista. Al final, los Incas son consecuencia de migraciones del altiplano Boliviano actual y otros pueblos que ya existían en los valles del actual Cusco.

  • @thephenomenalman2778
    @thephenomenalman2778 4 ปีที่แล้ว +1

    #VimPeloThiago

  • @adrianilaveinka
    @adrianilaveinka 3 ปีที่แล้ว

    Os “povos incas” não existem, existe o povo inca, porque eram um só por outros não incas. Aliás, não era povo era civilização inca. Não era que as etnias davam presentes ao Sapan Inca, era porque eram obrigados a dar mão de obra ao Cusco, chamada MITA. O Sapan Inca sim viajava muito pelas províncias conquistadas e deixava encarregados oficiais. Ele não era “Deus Sol” era Intip Churin, filho ou irmão dele. Não eram etnias o que ele governava, eram reinos grandes bem desenvolvidos. Adivinhação do milho? O sacerdotes eram muito mais que isso , eram também guerreiros e administradores. As múmias não eram amuletos, eram vivos em outro plano que precisavam estar fora do túmulo para seus descendentes continuar possuindo as terras conquistadas. Pizarro não encontrou Atawalpa em Cusco, foi em Cajamarca, e ele não discute com o sacerdote. Ele não é morto na fogueira, impossível ! O corpo dele sumiu e um corpo de um Sapan Inca precisava se conservar.

    • @profanelize
      @profanelize  3 ปีที่แล้ว

      Olá , tudo bem ? Tudo isso que está no vídeo foi retirado de pesquisa academia cuja fonte está na descrição do meu vídeo. Os meus vídeos são voltados a estudantes do ensino fundamental / ensino médio , por isso tento simplificar , ainda que isso não significa uma qualidade ruim , na minha sistematização . Voce pode conferir na referência que usei caso queira .

    • @profanelize
      @profanelize  3 ปีที่แล้ว +1

      Não é meu objetivo diminui ou fazer narrativa etnocentrista da população indígena , tanto que faço vídeos sobre o busco referências aos meus alunos ! Estou sempre disposta a aprender ! Abraços

    • @adrianilaveinka
      @adrianilaveinka 3 ปีที่แล้ว

      Profa Anelize sim mas as suas fontes não são diretas, são todas fora do contexto andino. Acho que precisa revisar Waldemar Espinoza, Jhon Murra ou até María Rostorowski.