Opa, vamos lá! No lugar do circuito aberto, ligamos uma fonte de corrente que fica simplesmente em série com o Rth. Se essa fonte de corrente está em série com a resistência, então podemos calcular a tensão elétrica nessa resistência usando lei de ohm, correto? Então vamos chamar de Vx a tensão no Rth, sendo Vx = Rth . i Como o valor da fonte de corrente é conhecido, de 1A, então temos que Vx = Rth . 1, então Vx = Rth. Pegou? Mas veja, se o Rth estão ligado diretamente com a fonte de corrente, concorda que a tensão Vx que está no Rth é a mesma tensão que está caindo na fonte de corrente? Se entendeu isso, então já era! Se calcularmos Vx, que é a tensão em cima da fonte de corrente (de 1A), calculamos a tensão do Rth e, como sabemos a corrente que está passando por ele (de 1A), aplicamos a lei de ohm pra descobrir o Rth. Só que nesse caso, como a corrente vale 1A, então Vx = Rth. Resumindo, encontre Vx. Valeuu
Prof. Guilherme, boa noite! Pelo que eu percebi nós podemos resolver qualquer circuito linear com os equivalente de Norton e Thévevin? Ou seja, só vai mudar a forma, ou vai ser o método 1 ou o método 2, certo?
Bom dia professor, não entendi pq o Vx é igual ao Rth, vc poderia me explicar melhor ?
Opa, vamos lá!
No lugar do circuito aberto, ligamos uma fonte de corrente que fica simplesmente em série com o Rth.
Se essa fonte de corrente está em série com a resistência, então podemos calcular a tensão elétrica nessa resistência usando lei de ohm, correto?
Então vamos chamar de Vx a tensão no Rth, sendo Vx = Rth . i
Como o valor da fonte de corrente é conhecido, de 1A, então temos que Vx = Rth . 1, então Vx = Rth. Pegou?
Mas veja, se o Rth estão ligado diretamente com a fonte de corrente, concorda que a tensão Vx que está no Rth é a mesma tensão que está caindo na fonte de corrente?
Se entendeu isso, então já era! Se calcularmos Vx, que é a tensão em cima da fonte de corrente (de 1A), calculamos a tensão do Rth e, como sabemos a corrente que está passando por ele (de 1A), aplicamos a lei de ohm pra descobrir o Rth.
Só que nesse caso, como a corrente vale 1A, então Vx = Rth.
Resumindo, encontre Vx.
Valeuu
Prof. Guilherme, boa noite!
Pelo que eu percebi nós podemos resolver qualquer circuito linear com os equivalente de Norton e Thévevin? Ou seja, só vai mudar a forma, ou vai ser o método 1 ou o método 2, certo?
Consegue resolver sempre que o circuito que será substituído for o linear!
Daí o método que vc vai usar pode ser qualquer um.