A presença da Embaixada do Japão na Semana Cultural do Japão - Universidade do Minho [Braga]🔻

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 พ.ย. 2024
  • O departamento de Estudos Japoneses da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, promoveu uma Semana Cultural dedicada ao Japão.
    A Embaixada tomou parte nesta iniciativa, marcando presença em dois dias.
    Um grupo de alunos presenteou-nos com os seus dotes artísticos: canto, musica e poesia. O Senhor Embaixador Ota Makoto esteve presente na cerimónia de abertura, que teve lugar no dia 14 de março, onde proferiu algumas palavras dirigidas à comunidade docente, assim como a todos os alunos presentes.
    O Senhor Embaixador protagonizou ainda, no dia 15, uma demonstração de Kendo, em colaboração com alguns elementos do Clube de Kendo de Braga; momento de partilha de informação histórica, que fundamenta esta prática desportiva, seguida de intenso treino físico para demonstrar as técnicas e os exercícios.
    A Senhora Ishikura, diplomata responsável pelo setor cultural da Embaixada, proferiu uma palestra sobre a culinária japonesa e os hábitos alimentares no Japão. Percorreu os principais itens da gastronomia nipónica, enquadrados na história, tradição, cultura e produtos alimentares, informação acompanhada por imagens bem sugestivas.
    Os alunos seguiram atentos, “bebendo” este singular conhecimento gastronómico!
    Seguiu-se um workshop de culinária japonesa, orientado pelo Chefe Sato (cozinheiro oficial do Sr. Embaixador). Dado o elevado número de alunos interessados, houve a necessidade de organizar dois grupos, para que todos pudessem ter a oportunidade de colocar as mãos na massa, neste caso, as mãos no arroz! Uma hora intensa de técnica, elementos e conhecimentos partilhados, culminando com a composição da própria marmita “bento”, para poderem levar, jantar e degustar o fruto desta experiência.
    Ainda no dia 14, teve lugar um workshop de Furoshiki, técnica japonesa de embrulhos com tecidos, orientado por Alice Neto - colaboradora da Embaixada. Nesta ocasião, muitos alunos tiveram contacto, pela primeira vez, com esta arte tradicional mas igualmente contemporânea, na sua vertente mais ecológica e de preocupação ambiental. Esta técnica é muito versátil, delicada e criativa, permitindo um sem número de utilizações no dia a dia, com um cunho bem japonês, de elegância e beleza! A satisfação dos participantes era notória!
    Orientado pelo Sr. Kosaka, também colaborador do setor cultural da Embaixada, teve lugar o workshop de caligrafia japonesa. É sempre uma experiência única, pegar num papel de arroz, em branco, num pincel… e fazer os primeiros traços de caracteres japoneses! Depois de treinarem as técnicas básicas: pousar, arrastar, parar, levantar… o pincel deixa o rasto de tinta, que se converterá em fragmento, palavra, conceito! Houve a possibilidade de escolher algumas das palavras preferidas, para lhes dar forma e expressão!
    #universidadedominho #embaixadadojapaoemportugal #japão #cultura

ความคิดเห็น •