*OBS: Ops! Aos 2:06 Escrevi na tela "80,4 km (1 milha)". O certo seria "80,4 km (50 milhas)" Perdão! A ideia por trás desse vídeo não é responder de maneira definitiva onde exatamente a linha entre o espaço e a atmosfera deve ser traçada, mas sim mostrar como um conceito complexo como este foi interpretado de diferentes maneiras ao longo da história e por que ele ainda pode mudar no futuro. Com o avanço do setor aeroespacial, a necessidade de revisitar essa ideia e tomar novas decisões sobre o que é considerado espaço aéreo ou não fica cada vez maior. Em um artigo que eu linkei na descrição, Jonathan McDowell discute de forma um pouco mais profunda quais critérios podem ser levados em conta quando este momento chegar. É isso! Mas e aí, na opinião de vocês cachorro-quente é sanduíche ou não? 👀
Quer jogar ainda mais pimenta nessa discussão? Só falar que nem a ISS na prática esta fora da atmosfera hahaha. Então o conceito de começo do espaço é muito arbitrário não só no quesito de onde começa o espaço, mas de onde acaba a atmosfera também. Mas acho que passando dos 80 km já tá bom demais! Abraço Dino, ótimo vídeo como sempre!
Excelente canal! Assuntos e fatos baseados em documentos reais! Parabéns pela sua dedicação e atenção a essa produção responsável! Obrigado por esta qualidade! 👏👏👏💟💟
Eu achei bem sensato esse argumento do Gangale. A tecnologia muda, recordes são atingidos. Logo, determinados conceitos precisam ser mudados de acordo com o avanço tecnológico. O que antes poderia ser 100Km de altura, devido as tecnologias da época (anos 50), hoje ela pode ser mais. Enfim. As vezes, nem sempre podemos ponderar que tal coisa sempre será assim. Especialmente quando esta está atrelada a tecnologia.
Seus vídeos são supreendentemente fantásticos, foi muito bem estudado e pesquisado para trazer tanta informações. Muito inteligente parabéns pelo vídeo!
Criatura...tu estás "possuído". Esse vídeo ficou muito bacana. "Não existe um limite definido, o que existe é o estado da arte em tecnologia de materiais e motores"...
Bem, conforme comentado pelos nobres colegas, há de considerarmos que mesmo na exosfera as pressões parciais dos gases se fazem presentes, mesmo que hajam moléculas destes gases muito mais dispersas, o suficiente para não gerar a sustentação do ponto de vista da aerodinâmica. Entretanto, se considerarmos corpos com velocidades relativas muito grandes, acima de Mach 10, estes fatores precisam ser relevados. José Carlos.
Acho que um critério interessante para se definir o limite do espaço seria o conceito de "vida útil orbital". (A altitude em que um objeto permaneceria em órbita circular por 1 - 2 dias por exemplo.) Uma de minhas aulas trata deste assunto e vou incluir o vídeo nas "leituras recomendadas". Obrigado e parabéns pelo canal que só agora conheci.
Eu assisto os seus vídeos pq sou fascinada pelo espaço. Mas minha inteligência não alcança seus comentários... kkkkkkkk mesmo assim adoro. Tentando ser ➕ inteligente kkk
Por favor, gostaria que fizesse um vídeo analisando se com uma frenagem maior no espaço nossas espaçonaves teriam menor dificuldade ao retornar à superfície
Sim, porém para frear no espaço é necessário combustível, e isso aumenta o peso, que faz com que seja necessário mais combustível. :D Então ainda nos dias de hoje o melhor é usar a atmosfera pra fazer isso.
O limite deveria ser estabelecido onde a atmosfera já não existe mais. Seria o ponto a partir do qual, somente naves que voem sem oxigênio captado da atmosfera, ou não necessitem de gases da atmosfera tanto para sustentar, quanto para impulsionar o movimento, podem prosseguir. Neste ponto há a transposição da aerodinâmica, para o da astronáutica e esta altitude pode ser medida. Até definir precisamente a altitude desta linha, a linha de Karman é a que está mais certa.
Então, o problema é que esse limite é variável. E fica exatamente entre 80 e 100 km de altitude. Por isso é complicado definir como único critério, ou critério oficial.
Há também uma outra perspectiva que é considerar as camadas da atmosfera. A Termosfera começa a 80 km de altitude e vai até 640 km, com a camada seguinte, a Exosfera, se estendendo até 9.500 km.
Ela existe na realidade. A questão é que a definição de algo é alcançada pela filosofia correta (tomista), quididade ou essência do ente, e não pela ciência moderna, materialista.
É óbvio que cachorro quente é sanduiche, qual é a dificuldade nisso? É um sanduíche com salsicha. Pode até ter gente que não concorde, mas que é isso é, ora.
Cachorro qente é um,,,, x salada é outro,,, e sanduíche é outra coisa!! Só isso qando como cachorro qente eu ñ tô comendo x salada ou sanduíche ,, certo ok
@@samuel_ol1v eu discordo, a grama nem sempre é verde, não chega a ser uma grandeza universal. E o sanduíche também não é a mesma coisa que um cachorro quente até pq não tem como tu confirmar algo que não é reconhecido universalmente, respeito que tu ache isso mas tu não pode pontuar como sendo a verdade final.
Se um foguete fosse lançado de uma grande altitude como por exemplo 50 km o foguete poderia chegar em órbita baixa gastando menos combustível ou em só 1 estágio ?
@@59day19 Mas os caras foram a mais de 90km de altitude no vôo de hoje. A questão da velocidade da unity é apenas uma característica tecnica do projeto, que não tem por objetivo por a nave em orbita.
Existem outras alternativas que possam trazer uma definição física para onde começa o espaço? Coisas como nesse ponto a gravidade se torna 1/3 da gravidade do planeta em nível do mar ou como uma temperatura especifica ou presença de algum gás?
Uma alternativa é considerar o ponto em que a concentração de partículas é igual à concentração média no espaço interplanetário a está distância do Sol. Um problema dessa definição é que varia conforme a direção e sentido.
Vários critérios técnicos podem ser adotados. Mas nem toda definição é útil para certos objetivos. Por exemplo, se usarmos um critério que determina o início do espaço em um altitude muito mais alta (uns 500 km, ou algo assim), isso limitaria bastante a operação de espaçoplanos como o Dream Chaser, que acabariam entrando no espaço aéreo de outros países durante o processo de reentrada. Isso poderia complicar um pouco as coisas.
Sou impressionado por esse assunto desde julho de 1969. Quando pensei sobre o assunto, só uma ideia me ocorreu: o espaço começaria onde qualquer objeto pode ficar em órbita sem propulsão (nem que seja por "x" órbitas, a ser convencionado). Abaixo disso seria considerado sub-orbital, ou seja, 'espaço aéreo' do país. Me parece muito óbvio.
Seguindo essa lógica é possível traçar a linha a uns 80 km de altura. Na descrição eu linkei um artigo que fala exatamente sobre isso e dá alguns exemplos de satélites que ficaram algum tempo em órbitas com perigeu baixo assim.
Este episódio me lembrou da conversa de Spock e Kirk no seriado antigo de "Star Trek" quando eles vêm à Terra. kkkkk Kirk: "Spock quanto tempo temos até sairmos do espaço?" Spock: "3 minutos até entrarmos na atmosfera terrestre, capitão." (somente no original, em inglês, é dito essa frase) kkkkkkk... É Spock... Acho que não usou a lógica...
Depende do que vc acredita, religião/ciência...pra mim ele tem limite sim, mas acho que nao vale apena discutir isso nos comentários. Anos pesquisando pra chegar em alguma conclusão, pra alguém em 3 minutos vim reclamar do meu português e dizer que to errado e a terra é plana. Mas continua pesquisando que logo vc vai achar mais conteúdo top por ai, é só saber filtrar o conteúdo e nao ficar prestando atenção em canais sensacionalistas.
Qual é o limite para passar para o espaço onde não tem mais retorno, ou seja, que teria que usar uma janela na atmosfera para poder reentrar. Minha pergunta se fundamenta na questão do turismo espacial onde a nave vai levar os turistas para a borda e por um erro simplesmente não consegue retornar, pois na realidade não é uma nava espacial e nem tem recursos para isso.
Ok. Muito obrigado mas levando em conta que a nave da Virgin Galáctic não ter muito combustível é possível essa nave sair da nossa atmosfera e não conseguir regressar para nossa atmosfera. Correto?
Sanduíche: Duas fatias de Pão, quadradra ou redonda, TOTALMENTE SEPARADAS onde no caso da fatia redonda o recheio deva acompanhar tal formato; hamburgers redondos, ovos fritos arredondados etc.. Pão quadrado deve conter fatias quadradas; musarela, presunto, etc. Pronto. Um exemplo de definição universal pra Sanduíche e q o separa forever de qlqr hot dog, pizza enrolada, panqueca etc..
Essa é a medida adotada pelos EUA. O espaço começa onde aviões não conseguem mais se sustentar em voo, o que dá mais ou menos 80 km. Dependendo de fatores atmosféricos, isso pode variar alguns km em determinadas épocas do ano, por isso outros países decidiram dar uma "lambuja" e definiram 100 km, onde é certeza que a atmosfera já é quase tão rarefeita quanto o espaço. Porém até isso pode não ser suficiente, já que a ISS precisa ser "elevada" de tempos em tempos porque sofre com o arrasto atmosférico mesmo a 300 km de altitude. Sem falar em estudos recentes que mostram que há partículas de gases da atmosfera que ultrapassam a órbita da Lua! Então esse é o motivo da discussão, dependendo do critério utilizado esse valor varia de 80 a 300 mil km. rs
Não é possível saber com exatidão os limites dessa expansão porque o infinito não tem fim ou não sabemos quando termina. Mas os cientistas conseguem estimar até onde vai o chamado Universo perceptível: ele está a 14 bilhões de anos- luz (ou 130 mil bilhões de bilhões de quilômetros) de distância de nós. Imagine um balão (bexiga) de látex e infle. Conforme ele vai sendo inflado, ele vai se expandindo. Se você desenhar alguns pontinhos no balão e inflá-lo, os pontinhos se esticam e se distanciam uns dos outros. Essa é a expansão do universo. A área do balão aumenta, criando "mais espaço".
O tema é até legalzinho, mas entrei no vídeo querendo saber sobre a borda do espaço, também chamado de universo. Seu vídeo é sobre a borda do espaço AÉREO e borda do espaço é outra coisa.
Relativizar pode-se relativizar praticamente qualquer coisa, o que é fato é que existe o consenso internacional, no qual a maior parte das organizações de exploração espacial se baseiam, e seguindo esse raciocínio, Richard Branson não foi ao espaço...
@@CarlSegao na verdade toda generalização é burra, consensos são tudo menos burros, são feitos para evitar disparidades, e facilitar processos, sem consensos o mundo seria uma loucura.
Nao tenho conhecimento dessas coisas mas quando vc fala de sustentacao e massa de ar se tornando mais rarefeita a medida que aumenta a altitude e assim a nave precisa de mais forca certo? Entao me veio um pensamento. GRAVIDADE. A que altitude a gravidade terrestre comeca a diminuir a ponto de nao puxar uma nave com tanta forca para a terra?
A lei da gravitação universal afirma que, se dois corpos possuem massa, ambos estão submetidos a uma força de atração mútua proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade. Logo, vai depender da massa do corpo maior (Terra), e da massa da nave. Ou seja, cada vez que a distância entre os corpos dobra, a força da gravidade cai 4x. Para todos os fins, consideram os pontos de Lagrange (L1 a L5) como locais onde a gravidade da Terra e a de outros corpos se anulam, e tecnicamente um objeto em algum desses pontos ficaria relativamente "parado". O L1, por exemplo, fica a 1,5 milhão de km da Terra.
A criatividade do brasileiro não tem limites! Kk Carl Segão é de detonar! Kk Me deu vontade até de descolar uma alcunha "astronomista" pra mim kk; se tiver alguma em mente, por favor! Kk Tem cada um...
Então. Não é assim tão simples. Não é o espaço que faz as coisas "flutuarem", é a queda. Tanto que no Vomet Comet, avião que simula a microgravidade, os voos não são feitos no espaço e as pessoas "flutuam".
A atmosfera não tem um ponto final, Ian. Ela só fica gradualmente mais rarefeita com a altitude. Há moléculas da atmosfera terrestre a distâncias tão grandes quanto a distância da Lua.
"acabou o oxigênio, acabou a atmosfera."
- jubileu
*OBS: Ops! Aos 2:06 Escrevi na tela "80,4 km (1 milha)". O certo seria "80,4 km (50 milhas)" Perdão!
A ideia por trás desse vídeo não é responder de maneira definitiva onde exatamente a linha entre o espaço e a atmosfera deve ser traçada, mas sim mostrar como um conceito complexo como este foi interpretado de diferentes maneiras ao longo da história e por que ele ainda pode mudar no futuro. Com o avanço do setor aeroespacial, a necessidade de revisitar essa ideia e tomar novas decisões sobre o que é considerado espaço aéreo ou não fica cada vez maior. Em um artigo que eu linkei na descrição, Jonathan McDowell discute de forma um pouco mais profunda quais critérios podem ser levados em conta quando este momento chegar.
É isso! Mas e aí, na opinião de vocês cachorro-quente é sanduíche ou não? 👀
=0
Só sei que sopa é janta.
Mano, ce ta fazendo faculdade de que ?
@@ikegarlet1425 Física!
@MARCELO CARDOSO DE MELO Essa aqui! th-cam.com/video/tt-eiK8s9Rg/w-d-xo.html
Quer jogar ainda mais pimenta nessa discussão? Só falar que nem a ISS na prática esta fora da atmosfera hahaha. Então o conceito de começo do espaço é muito arbitrário não só no quesito de onde começa o espaço, mas de onde acaba a atmosfera também. Mas acho que passando dos 80 km já tá bom demais! Abraço Dino, ótimo vídeo como sempre!
Sim! hahahaha 80 km é um limiar bastante útil em muitas situações, também acho o suficiente. Valeu, Pedro!
Fala do telescópio James Webb
Gente, aprendam a pesquisar! E não ficar apenas dependendo de TH-cam, é legal pesquisar!
@Flávio Souza pronto tá aí 👍🏼😂
MAIS UMA AULA SENSACIONAL.... PARABÉNS PELO CANAL!!!!!
Excelente canal! Assuntos e fatos baseados em documentos reais! Parabéns pela sua dedicação e atenção a essa produção responsável! Obrigado por esta qualidade! 👏👏👏💟💟
Excelente trabalho de pesquisa, parabéns.
Cara, você é fera com esse canal... parabéns.
Mais um vídeo incrível do canal. Caí aqui de para-quedas, o algoritmo que me recomendou e valeu a pena.
O vídeo chegou na hora certa
Eu achei bem sensato esse argumento do Gangale. A tecnologia muda, recordes são atingidos. Logo, determinados conceitos precisam ser mudados de acordo com o avanço tecnológico. O que antes poderia ser 100Km de altura, devido as tecnologias da época (anos 50), hoje ela pode ser mais. Enfim.
As vezes, nem sempre podemos ponderar que tal coisa sempre será assim. Especialmente quando esta está atrelada a tecnologia.
Outro excelente vídeo. Parabéns!
O bom desse canal é que é um video melhor q outro
kra, eu amo o jeito que vc narra! meus parabéns!
Seus vídeos são supreendentemente fantásticos, foi muito bem estudado e pesquisado para trazer tanta informações.
Muito inteligente parabéns pelo vídeo!
Obrigado, meu caro!
Fiquei com essa duvida esse final de semana.. bem colocado o video
Criatura...tu estás "possuído". Esse vídeo ficou muito bacana. "Não existe um limite definido, o que existe é o estado da arte em tecnologia de materiais e motores"...
O espaço só começa quando a atmosfera acaba
Um cara q não lembro 2021
Então só começa na lua?
@@beworgen em saturno meu chapa
@@opedrosilvafla entendo
Não seria quando acaba a superfície da crosta terrestre? A atmosfera já é o espaço! Kk
muito desvendar esse enigma chamado atmosfera
Bem, conforme comentado pelos nobres colegas, há de considerarmos que mesmo na exosfera as pressões parciais dos gases se fazem presentes, mesmo que hajam moléculas destes gases muito mais dispersas, o suficiente para não gerar a sustentação do ponto de vista da aerodinâmica. Entretanto, se considerarmos corpos com velocidades relativas muito grandes, acima de Mach 10, estes fatores precisam ser relevados. José Carlos.
QUANDO
a mente limitada se propõe a definir o infinito, deduz-se que:
O início do espaço está onde há mais espaco kkk....
Melhor canal de coisas do espaço
Muuuuito legal o vídeo! Parabéns!!!!
Acho que um critério interessante para se definir o limite do espaço seria o conceito de "vida útil orbital". (A altitude em que um objeto permaneceria em órbita circular por 1 - 2 dias por exemplo.) Uma de minhas aulas trata deste assunto e vou incluir o vídeo nas "leituras recomendadas". Obrigado e parabéns pelo canal que só agora conheci.
Acho que é um ótimo critério!
Bah tche ótimo vídeo guri
Bah guri vamos ali tomar um mate?
Vlw dino.... Você bem focado nas pesquisas.
Já dou like antes de começar a assistir porque sei que o vídeo vai ser ótimo!
Excelente trabalho de revisão.
Parabéns pelo seu trabalho e esforço 🚀
Sempre competente!
Te admiro muito😘
Cara parabéns pelo canal eu estou a prendendo muito com com seus vídeos obrigado 👍🇧🇷💓
Excelente vídeo, cara!
"Ao infinito... e Além"
Ass: Buzz Lightyear
Conteúdo com excelente abordagem. Parabéns!
Cara eu amo esse canal 😍❣️
Esse canal é muito top!
Excelente material! Preciso e esclarecedor.
Parabéns!
Essa intro me deixou com mais dúvidas do que respostas 😅
Eu assisto os seus vídeos pq sou fascinada pelo espaço. Mas minha inteligência não alcança seus comentários... kkkkkkkk mesmo assim adoro. Tentando ser ➕ inteligente kkk
Por favor, gostaria que fizesse um vídeo analisando se com uma frenagem maior no espaço nossas espaçonaves teriam menor dificuldade ao retornar à superfície
Sim, porém para frear no espaço é necessário combustível, e isso aumenta o peso, que faz com que seja necessário mais combustível. :D
Então ainda nos dias de hoje o melhor é usar a atmosfera pra fazer isso.
O limite deveria ser estabelecido onde a atmosfera já não existe mais. Seria o ponto a partir do qual, somente naves que voem sem oxigênio captado da atmosfera, ou não necessitem de gases da atmosfera tanto para sustentar, quanto para impulsionar o movimento, podem prosseguir. Neste ponto há a transposição da aerodinâmica, para o da astronáutica e esta altitude pode ser medida. Até definir precisamente a altitude desta linha, a linha de Karman é a que está mais certa.
Então, o problema é que esse limite é variável. E fica exatamente entre 80 e 100 km de altitude. Por isso é complicado definir como único critério, ou critério oficial.
Há também uma outra perspectiva que é considerar as camadas da atmosfera. A Termosfera começa a 80 km de altitude e vai até 640 km, com a camada seguinte, a Exosfera, se estendendo até 9.500 km.
Se fosse considerar assim por exemplo, a ISS taria dentro da Atmosfera
@@astronomynetwork1756 Alguns consideram.assim. E note que a exosfera não é exatamente uma esfera, então varia conforme a direção.
Qual as músicas que você usou no vídeo?
(Um cara perguntou na live)
usa o app Shazam
Essa definição deve existir, pois o espaço aéreo provoca consequências jurídicas.
Ela existe na realidade. A questão é que a definição de algo é alcançada pela filosofia correta (tomista), quididade ou essência do ente, e não pela ciência moderna, materialista.
viciei nesse canal...
Parabéns pela exelente explicação.
Que canal foda, parabéns pelo mano !!!!
Que vídeo excelente!
Fala sobre o Sky Lab 😊👍
Beleza, bom saber, vou procurar a voar à partir de hoje acima dos 100 km de altitude afim de não violar o espaço aéreo de outros países.
Que foda cara, valeu
Que confusão, excelente vídeo hahah
É óbvio que cachorro quente é sanduiche, qual é a dificuldade nisso? É um sanduíche com salsicha. Pode até ter gente que não concorde, mas que é isso é, ora.
Há pessoas que discordam que a grama é verde?
@@samuel_ol1v verdade, mesmo assim ela continua sendo verde. Huehye
Cachorro qente é um,,,, x salada é outro,,, e sanduíche é outra coisa!! Só isso qando como cachorro qente eu ñ tô comendo x salada ou sanduíche ,, certo ok
@@samuel_ol1v eu discordo, a grama nem sempre é verde, não chega a ser uma grandeza universal. E o sanduíche também não é a mesma coisa que um cachorro quente até pq não tem como tu confirmar algo que não é reconhecido universalmente, respeito que tu ache isso mas tu não pode pontuar como sendo a verdade final.
Tem que ser mt alienado , pra pensar que tudo se resume a sanduíche ou grama verde.
Visto que existe toda uma diversidade no mundo
Sim ajudou bastante !!!
É aquele negócio. Na dúvida arrendonda pra cima. Aí tempos os 100km .
faz video sobre a Salyut 7
Se um foguete fosse lançado de uma grande altitude como por exemplo 50 km o foguete poderia chegar em órbita baixa gastando menos combustível ou em só 1 estágio ?
Acabou de descrever as naves da virgin, como a unity 22. Sobem elas de avião até uma grande altitude e o foguete é acionado a partir dali.
@@SamioSousa Mais a VSS unity não chega nem perto da velocidade orbital, então não sei se essa técnica ajuda muito no caso de algo para a órbita.
@@SamioSousa mas só vai a uns 20 km de altitude
Sim, porém você limita muito a capacidade de carga. Ou aumenta muito os custos.
@@59day19 Mas os caras foram a mais de 90km de altitude no vôo de hoje. A questão da velocidade da unity é apenas uma característica tecnica do projeto, que não tem por objetivo por a nave em orbita.
Melhor canal tmj Primero comentário 🔥
O primeiro fui ou
Cara e mto esperto
Como a atmosfera da terra não se propaga para o espaço? Se solta? A força gravitacional segura?
Isso aí. E a magnetosfera previne que os ventos solares a assoprem para o espaço.
@@CarlSegao entendi
@@NANDÃOXJ6 por esse mesmo motivos planetas pequenos perderam sua atmosfera
Existem outras alternativas que possam trazer uma definição física para onde começa o espaço? Coisas como nesse ponto a gravidade se torna 1/3 da gravidade do planeta em nível do mar ou como uma temperatura especifica ou presença de algum gás?
Uma alternativa é considerar o ponto em que a concentração de partículas é igual à concentração média no espaço interplanetário a está distância do Sol. Um problema dessa definição é que varia conforme a direção e sentido.
Vários critérios técnicos podem ser adotados. Mas nem toda definição é útil para certos objetivos. Por exemplo, se usarmos um critério que determina o início do espaço em um altitude muito mais alta (uns 500 km, ou algo assim), isso limitaria bastante a operação de espaçoplanos como o Dream Chaser, que acabariam entrando no espaço aéreo de outros países durante o processo de reentrada. Isso poderia complicar um pouco as coisas.
Achei que isso tinha a ver com a contagem de partículas por mm cúbicos ou coisa do tipo
Até tem, de certa forma. Dá uma olhada na resposta que dei pro Eric Yatsuki.
A Enterprise tá tentando chegar lá ainda
Sou impressionado por esse assunto desde julho de 1969. Quando pensei sobre o assunto, só uma ideia me ocorreu: o espaço começaria onde qualquer objeto pode ficar em órbita sem propulsão (nem que seja por "x" órbitas, a ser convencionado). Abaixo disso seria considerado sub-orbital, ou seja, 'espaço aéreo' do país. Me parece muito óbvio.
Seguindo essa lógica é possível traçar a linha a uns 80 km de altura. Na descrição eu linkei um artigo que fala exatamente sobre isso e dá alguns exemplos de satélites que ficaram algum tempo em órbitas com perigeu baixo assim.
O espaço começa depois do Alt.
😂😂😂😂😂😂😂
😂😂😂
Este episódio me lembrou da conversa de Spock e Kirk no seriado antigo de "Star Trek" quando eles vêm à Terra. kkkkk
Kirk: "Spock quanto tempo temos até sairmos do espaço?"
Spock: "3 minutos até entrarmos na atmosfera terrestre, capitão." (somente no original, em inglês, é dito essa frase)
kkkkkkk... É Spock... Acho que não usou a lógica...
“Acabou de cair virou espaço”
excelente
Espaço aéreo X Espaço cósmico...mas e o projeto Guerra nas Estrelas, não há o risco de ser abatido no espaço?
Boa noite a todos
Oi, eu tenho 13 anos e sempre gostei muito de astronomia. Você tem alguma dica pra quem quer começar a estudar?
Aprenda muita matemática, física, e química, mas não despreze outros conhecimentos.
@@Renato90909090 ah muito obrigado
Uma pergunta: o espaço tem limite? ou é infinito?
Resumindo em uma resposta extremamente curta e sem explicação nenhuma, sim, tem limite!
Não há como ter respostas enquanto não achar o limite
Não sabemos \/(°▪°)\/
@@astronomynetwork1756 é
Depende do que vc acredita, religião/ciência...pra mim ele tem limite sim, mas acho que nao vale apena discutir isso nos comentários. Anos pesquisando pra chegar em alguma conclusão, pra alguém em 3 minutos vim reclamar do meu português e dizer que to errado e a terra é plana. Mas continua pesquisando que logo vc vai achar mais conteúdo top por ai, é só saber filtrar o conteúdo e nao ficar prestando atenção em canais sensacionalistas.
Quando você parar de respirar ja é espaço. 😎
Então se eu morrer aqui na minha casa eu estarei no espaço?
Show
Interessante, confuso e polêmico.
Viva o espaço
gostei
Qual é o limite para passar para o espaço onde não tem mais retorno, ou seja, que teria que usar uma janela na atmosfera para poder reentrar. Minha pergunta se fundamenta na questão do turismo espacial onde a nave vai levar os turistas para a borda e por um erro simplesmente não consegue retornar, pois na realidade não é uma nava espacial e nem tem recursos para isso.
Isso não é limitado pela altitude, mas sim pela velocidade.
Ok. Muito obrigado mas levando em conta que a nave da Virgin Galáctic não ter muito combustível é possível essa nave sair da nossa atmosfera e não conseguir regressar para nossa atmosfera. Correto?
👍
Só uma palavra: sanduíche
Deu fome...
De bananas
Sanduíche:
Duas fatias de Pão, quadradra ou redonda, TOTALMENTE SEPARADAS onde no caso da fatia redonda o recheio deva acompanhar tal formato; hamburgers redondos, ovos fritos arredondados etc.. Pão quadrado deve conter fatias quadradas; musarela, presunto, etc.
Pronto. Um exemplo de definição universal pra Sanduíche e q o separa forever de qlqr hot dog, pizza enrolada, panqueca etc..
Então um subway não é um sanduíche?
@@DobraEspacial esse não é, é um subway.
hahahahahaha
Like gostei do video
Qual seu pix jovem?
Qual seu pix jovem?
Qual seu jovem, pix?
pix qual jovem, seu ?
Pix jovem seu qual?
Falaa
pq não definem o limite pela densidade atmosférica? quando ela se tornar quase tão rarefeita quando o espaço, este pode ser o limite
Essa é a medida adotada pelos EUA. O espaço começa onde aviões não conseguem mais se sustentar em voo, o que dá mais ou menos 80 km. Dependendo de fatores atmosféricos, isso pode variar alguns km em determinadas épocas do ano, por isso outros países decidiram dar uma "lambuja" e definiram 100 km, onde é certeza que a atmosfera já é quase tão rarefeita quanto o espaço. Porém até isso pode não ser suficiente, já que a ISS precisa ser "elevada" de tempos em tempos porque sofre com o arrasto atmosférico mesmo a 300 km de altitude. Sem falar em estudos recentes que mostram que há partículas de gases da atmosfera que ultrapassam a órbita da Lua! Então esse é o motivo da discussão, dependendo do critério utilizado esse valor varia de 80 a 300 mil km. rs
Se o universo é a única coisa que existe, como ele se expande criando mais espaço?
Não é possível saber com exatidão os limites dessa expansão porque o infinito não tem fim ou não sabemos quando termina. Mas os cientistas conseguem estimar até onde vai o chamado Universo perceptível: ele está a 14 bilhões de anos- luz (ou 130 mil bilhões de bilhões de quilômetros) de distância de nós.
Imagine um balão (bexiga) de látex e infle. Conforme ele vai sendo inflado, ele vai se expandindo. Se você desenhar alguns pontinhos no balão e inflá-lo, os pontinhos se esticam e se distanciam uns dos outros. Essa é a expansão do universo. A área do balão aumenta, criando "mais espaço".
Achei que era sobre o ponto central do universo onde se iniciou o big bang, que fica logo ali não sei onde
Fica em todo lugar.
Ei Dino, qual é esse microfone de lapela que você usa? se é que é de lapela kkkk
É um Boya BY-M1! Gosto bastante dele, me atende muito bem
@@DobraEspacial Opa, valeu mesmo em, e aliás, excelente conteúdo, como de costume hahaha parabéns cara!!
O tema é até legalzinho, mas entrei no vídeo querendo saber sobre a borda do espaço, também chamado de universo. Seu vídeo é sobre a borda do espaço AÉREO e borda do espaço é outra coisa.
Não, não é outra coisa. Veja o vídeo de novo, agora prestando atenção, e vai ver que está tudo relacionado.
alguém aqui não entendeu o vídeo
Relativizar pode-se relativizar praticamente qualquer coisa, o que é fato é que existe o consenso internacional, no qual a maior parte das organizações de exploração espacial se baseiam, e seguindo esse raciocínio, Richard Branson não foi ao espaço...
Todo consenso é burro.
@@CarlSegao Consensos sobre convenções são úteis.
@@Renato90909090 Todo consenso sobre convenção é burro.
@@CarlSegao na verdade toda generalização é burra, consensos são tudo menos burros, são feitos para evitar disparidades, e facilitar processos, sem consensos o mundo seria uma loucura.
Claro que aqui estamos falando de consensos científicos
Existem convenções, exatamente para resolver estas questões.
Cada país tem sua convenção. Quem está certo?
@@CarlSegao O seu! Ou o que for mais conveniente para o que você precisar!
A capa do vídeo, parece tela de iPhone 11/12
2:06 *50 milhas
Nao tenho conhecimento dessas coisas mas quando vc fala de sustentacao e massa de ar se tornando mais rarefeita a medida que aumenta a altitude e assim a nave precisa de mais forca certo? Entao me veio um pensamento. GRAVIDADE. A que altitude a gravidade terrestre comeca a diminuir a ponto de nao puxar uma nave com tanta forca para a terra?
A lei da gravitação universal afirma que, se dois corpos possuem massa, ambos estão submetidos a uma força de atração mútua proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade. Logo, vai depender da massa do corpo maior (Terra), e da massa da nave. Ou seja, cada vez que a distância entre os corpos dobra, a força da gravidade cai 4x. Para todos os fins, consideram os pontos de Lagrange (L1 a L5) como locais onde a gravidade da Terra e a de outros corpos se anulam, e tecnicamente um objeto em algum desses pontos ficaria relativamente "parado". O L1, por exemplo, fica a 1,5 milhão de km da Terra.
Fundo preto no horizonte com borda azul da Terra, tá no espaço. Fim. 😂😂
Caraca que difícil de entender kkkkkk
O espaço começa quando termina a superfície da crosta terrestre!
Então você mora no espaço?
@@CarlSegao Pelo jeito todos nós! Kk Eu estava apenas brincando, pois sei que se trata do espaço sideral ,além da estratosfera! K k
A criatividade do brasileiro não tem limites! Kk Carl Segão é de detonar! Kk Me deu vontade até de descolar uma alcunha "astronomista" pra mim kk; se tiver alguma em mente, por favor! Kk Tem cada um...
Sabe quando astronautas seguem para ISS e levam boneco a bordo ? Quando ele começa a flutuar, chegaram ao espaço. Simples assim. kkk
Então. Não é assim tão simples. Não é o espaço que faz as coisas "flutuarem", é a queda. Tanto que no Vomet Comet, avião que simula a microgravidade, os voos não são feitos no espaço e as pessoas "flutuam".
Não era só dizer onde acaba a atmosfera? O povo complica demais as coisas! Kkkk
A atmosfera não tem um ponto final, Ian. Ela só fica gradualmente mais rarefeita com a altitude. Há moléculas da atmosfera terrestre a distâncias tão grandes quanto a distância da Lua.
80 km
prefiro 83 km
97,2 km + ou - uma pequena variação que depende da Terra estar no afelio ou perielio.
Pra ficar bem simples.
0:01 onde ele não termina
E onde ele não começa?