Excelente material e no aguardo da sequencia de vídeos que virá acerca do transporte de cargas. Tipo de fiscalização que particularmente considero muito importante para a segurança de terceiros que utilizam nossas rodovias. Saudações, das ERS! 🤝
Seria interessante vc fazer um vídeo dedicado ao transporte de produtos perigosos, quais os cuidados, quais as exigências legais, quais as normas que disciplinam o assunto, sinalizações necessárias, possíveis infrações, possíveis multas, infrações mais comuns e como funciona a fiscalização desse tipo de cargas, etc.
Olá! Um vídeo sobre transporte de produtos perigosos teria que ter umas 50 horas no mínimo... hehehe Mas prometo que um dia farei um resumo bem resumido dos principais aspectos. Já estava na minha lista. E para quem quiser saber mais, eu tenho um capítulo dedicado a esse tema lá no Bizuário 2025: www.bizuario.com
Com relação ao art 3 da Res 946 que diz: º Para os veículos utilizados no transporte de cana-de-açúcar, a utilização de cordas para amarração fica restrita à cana-de-açúcar inteira, medindo entre 1,50 m e 3,00 m. Como o agente fiscalizador vai identificar no meio da carga essa medida? Por amostragem ou precisa estar especificado na NF do Transportador?
Olá Alexandre! A cana inteira, com essas medidas, será transportada sem o uso da lona (que foi uma reivindicação desse do setor canavieiro). Ou seja, ela estará exposta, sendo fácil medir o comprimento médio. E para medidas menores que 1,5 metros, a carga será considerada como cana picada, devendo ser tratada como carga a granel.
Opa Alexandre! Considerando que os processos de carregamento/descarregamento da cana inteira e picada são diferentes, além do próprio equipamento de transporte, creio que seja raro os dois tipos serem embarcados propositalmente em veículos dotados de fueiros. Talvez possa acontecer em caçambas, que aceitará qualquer comprimento de cana. Só precisamos lembrar que no transporte de cana inteira, sempre haverá resíduos menores de cana quebrada. Mas são apenas resíduos, e não propriamente cana picada (conforme descrito pela norma).
Boa tarde professor, vou colocar como exemplo o veículo transportando o barco, como diferenciar as tipificações de ( carga na parte externa x carga excedendo as dimensões legais) ?
Olá Moisés! É simples: tudo vai depender se a carga ultrapassa as dimensões máximas permitidas pela Res. 882/21 do Contran. Por exemplo: Se o veículo mede 2,20 metros de largura e o barco mede 2,50 metros, então ainda está dentro dos limites da 882, que é de 2,60 metros. Logo, a infração será a do art. 235 (cargas nas partes externas). Por outro lado, se o barco medir 2,70, então estará ultrapassando os 2,60 máximos previstos na 882. Nesse caso, a infração será a do art. 231 IV (excesso de dimensões sem AET).
Tema bem interessante. Parabéns
Obrigado!!
Excelente material e no aguardo da sequencia de vídeos que virá acerca do transporte de cargas. Tipo de fiscalização que particularmente considero muito importante para a segurança de terceiros que utilizam nossas rodovias.
Saudações, das ERS! 🤝
Valeu Afonso!
Em breve teremos outros vídeos sobre o tema!
Seria interessante vc fazer um vídeo dedicado ao transporte de produtos perigosos, quais os cuidados, quais as exigências legais, quais as normas que disciplinam o assunto, sinalizações necessárias, possíveis infrações, possíveis multas, infrações mais comuns e como funciona a fiscalização desse tipo de cargas, etc.
Olá!
Um vídeo sobre transporte de produtos perigosos teria que ter umas 50 horas no mínimo... hehehe
Mas prometo que um dia farei um resumo bem resumido dos principais aspectos.
Já estava na minha lista.
E para quem quiser saber mais, eu tenho um capítulo dedicado a esse tema lá no Bizuário 2025: www.bizuario.com
Com relação ao art 3 da Res 946 que diz: º Para os veículos utilizados no transporte de cana-de-açúcar, a utilização de cordas para
amarração fica restrita à cana-de-açúcar inteira, medindo entre 1,50 m e 3,00 m. Como o agente fiscalizador vai identificar no meio da carga essa medida? Por amostragem ou precisa estar especificado na NF do Transportador?
Olá Alexandre!
A cana inteira, com essas medidas, será transportada sem o uso da lona (que foi uma reivindicação desse do setor canavieiro).
Ou seja, ela estará exposta, sendo fácil medir o comprimento médio.
E para medidas menores que 1,5 metros, a carga será considerada como cana picada, devendo ser tratada como carga a granel.
@@bizuariodetransito mas se no veículo estiver com os dois tamanhos, cana bruta e picada, nesse caso exijo a lona?
Opa Alexandre!
Considerando que os processos de carregamento/descarregamento da cana inteira e picada são diferentes, além do próprio equipamento de transporte, creio que seja raro os dois tipos serem embarcados propositalmente em veículos dotados de fueiros.
Talvez possa acontecer em caçambas, que aceitará qualquer comprimento de cana.
Só precisamos lembrar que no transporte de cana inteira, sempre haverá resíduos menores de cana quebrada. Mas são apenas resíduos, e não propriamente cana picada (conforme descrito pela norma).
Boa tarde professor, vou colocar como exemplo o veículo transportando o barco, como diferenciar as tipificações de ( carga na parte externa x carga excedendo as dimensões legais) ?
Olá Moisés!
É simples: tudo vai depender se a carga ultrapassa as dimensões máximas permitidas pela Res. 882/21 do Contran.
Por exemplo: Se o veículo mede 2,20 metros de largura e o barco mede 2,50 metros, então ainda está dentro dos limites da 882, que é de 2,60 metros. Logo, a infração será a do art. 235 (cargas nas partes externas).
Por outro lado, se o barco medir 2,70, então estará ultrapassando os 2,60 máximos previstos na 882. Nesse caso, a infração será a do art. 231 IV (excesso de dimensões sem AET).
@@bizuariodetransito Muito obrigado mestre 👏👏👏
Boa tarde. Fiquei com algumas dúvidas sobre a legislação/normas sobre os faróis auxiliares
Você pode me ajudar?
Olá Mateus!
Dê uma olhada nesse outro vídeo do Canal (é exclusivo sobre luzes auxiliares): th-cam.com/video/cWdVy1UOXgI/w-d-xo.html
@@bizuariodetransito há sim, a dúvida foi em função do vídeo mesmo, deixei a dúvida lá, muito obrigado e parabéns pelo trabalho