Para quem gosta de mecânica, elétrica, eletricidade, eletrônica, instrumentação e telecomunicações como modéstia parte gosto e trabalhei e trabalho com cada uma delas, se não puder e quiser fazer engenharia, faça licenciatura em Física ou bacharelado em Física. Para quem gosta de computação, Informática, processamento de dados, TI. Se não puder ou quiser fazer TI, Computação, Informática, Processamento de Dados, Ciência de Dados, etc. Faça Licenciatura em Matemática ou Bacharelado em Matemática.
Cara me ajudou bastante. Faço tecnologo em TI e técnico em eletroeletrônica, e estava na dúvida se posterior faria matemática ou física, pois não quero fazer engenharia.
Pelo o que entendi apenas uma zoado uma rivalidade saudável os fisicos respeitam muito os matematicos e vise versa, as duas materias andam de mao dadas .
@@Amargo1355 claro, você está certo, mas eu estava falando da relação entre físico e engenheiros. Vou mandar a real, físicos são realmente muito valorizados em diversos países, mas estoura uma guerra a nível mundial e veremos a altíssimo procura de físicos.
Embora antiga entendo que a crítica dele seja muito atual. A matemática tem sido "endeusada" como solução para tudo e transformada em sinônimo de ciência. Mas não uma coisa nem outra. Os físicos, pelo que entendi da crítica, deveriam "experimentar" mais a realidade ao invés de tão somente aceitar as fórmulas e conjecturas teóricas. Nesse sentido, a matemática teria avançado sobre um campo que não lhe pertenceria.
@@Annihillationnao, físicos não inventam matemática… não “nasce” matemática. A física é uma matemática aplicada, assim como a estatística, a matemática industrial, etc.
Newton desenvolveu os operadores diferenciais por estar tratando de problemas mecânicos. Um claro contra exemplo do que você disse. A necessidade é a chave pra o desenvolvimento da ciência de modo geral, nesse caso, foi necessário desenvolver a matemática pra que se pudesse continuar o estudo em física, pois até então, a matemática era insuficiente para a questão em vigor! @@esteves87
@@esteves87 De certo modo ele está certo, muito da teoria de análise vem saindo de problemas fisícos, por exemplo cálculo fracionário ou sistemas dinâmicos são oriundos da fisica, claro que no desenrolar da teoria se perde totalmente essa "aplicabilidade" pois nós, matem=áticos,, estamos concentrados em resolver o problema teórico e lógico. Posso te citar outros inúmeros casos como a equação de navier-stokes, teoria de semigrupos, teoria das distribuições, espaços de sobolev e etc são oriundos da física............isso que estou falando de análise/edp que é minha área, talvez tenha muitas outras coisas em álgebra, topologia e etc
Feynman was clearly exaggerating in many points, he was certainly not as naive in his views about mathematics as he was showing in this class. He was probably trying to amuse the audience and being funny. A few things he said are approximately right, although not much accurate, but the rest is pure baloney.
Percebí nele forte inveja da Matemática. Agora perguntaria a ele o que seria da Física sem o auxílio da Matemática, por exemplo o que seria da Física Mecânica sem a decomposição de vetores, sem as derivadas e as integrais, só pra citar esse pequeno exemplo, na verdade a Física depende quase que totalmente da Matemática e a Matemática não depende da Física.
A palestra é totalmente cômica. Ele estava dando uma zoada em seus colegas acadêmicos e obviamente enxerga o valor da matemática, essa que é a linguagem da ciência.
As duas são dependentes. Vetores e derivadas, por exemplo, só existem por necessidade da física (veja o Evolução das ideias da física, para entender mais). Além disso, a Física, muitas vezes, "propõe" problemas e os matemáticos se dispõe a trabalhar neles, como a Eq de Navier-Stokes, por ex. Sem falar dos físicos que contribuem pra matemática como o Edward Witten, por ex, que ganhou uma fields por contribuições à matemática. Contribuições essas que ele só fez pq estava trabalhando em problemas da Teoria das cordas. E mais uma porrada de exemplos
@@victornunes6780 engano seu jovem os vetores configura uma área da matemática que trata da diferenciação e integração de campos vetoriais, geralmente no R 3 e as derivadas em um ponto y=f(x) representa a taxa de variação instantânea de y em relação a x neste ponto, isso são teoremas matemáticos. A matemática é a linguagem da física, ou seja, a física necessita da matemática para possa se concretizar e apreciar verdadeiramente os conceitos físicos, ou seja, a física não anda sem a matemática.
Era so uma palestra com um fundo de comicidade , se acalme meu jovem. Todas as duas matérias são importantes que estudam e focam naquilo que é útil e de interesse de cada uma, de modo que uma nao anula a outra mas se complementam e dão suas contribuições para a humanidade. Ciência não é política, não precisa ficar polarizando as coisas , como se fosse um partido ou uma ideologia pra se defender. eu ein...
@@marcoluis4627 Feynman era estudante de matemática, depois ele mudou pra física. No video ele só está tentando mostrar que as duas áreas são diferentes, são pensadas de maneira diferente, que saber matemática não implica em saber física e vice-versa. Matemática é a linguagem da física, mas não é pq alguém sabe matemática que vai saber física automaticamente. Além disso, físiica e matemática são duas coisas que sempre andaram de mãos dadas, Newton inventou cálculo diferencial e integral pq queria fazer física, Dirac começou a área de teoria das distribuições por questões físicas também. Por outro lado, Einstein achou a matemática de geometria diferencial pronta pra ser aplicada enquanto estava tentando montar uma teoria de gravitação relativística. As áreas se influenciam, mas não são a mesma coisa.
Exatamente eu. Estou pretendendo fazer primeiro matemática, depois física. Assim já elimino algumas matérias e ainda me mantenho com notas minimamente boas quando for pra física
@@newtao Comecei pela física, a matemática pesada vai ser cálculo, o problema da física é associar as teorias com as leis (fórmulas) se vc dominar isso a física vira "continha de padaria"... Hj pretendo fazer um bacharel em matemática EAD enquanto curso presencial a física, mas infelizmente não existe curso de matemática de boa qualidade que seja EAD
@@baltazardosreis11 Dá uma olhada na grade curricular de matemática da Unicsul. Pretendo fazer química presencialmente (em uma federal) e física à distância. De todas as faculdades EAD, a com melhor matriz curricular em exatas que achei, foi a cruzeiro do sul, acho que vale a pena.
@@barbaraoliveira6861a Cruzeiro do Sul tem uma grade muito boa, mas acho que o ensino deve ser fraco, pq eles colocam 3 cálculos no mesmo semestre e com carga horária de apenas 60 horas, não tem como funcionar de forma adequada.
@@leonardosouza6680 Concordo, esse meu comentário é antigo KKKKK. Hoje em dia eu aconselharia a pessoa fazer na federal, independente do curso de exatas presencialmente ou EAD.
Eu adoro mecanica analitica,realmente eu acho a fisica mt mais complexa q a matematica,pois tudo tem q ter um sentido e achar isso n é facil.O fisico sempre fica preocupado em dizer se faz ou n sentido.Ja o Matematico ,ele tenta construir um alfabeto numeral e ferramentas q auxiliam nos calculos.O matematico ele lida com aquilo é abstrato ,os fisicos com aquilo que realmente ocorre.Mas ,n adianta, a fisica continua sendo a mae do universo e a matematica a sua linguagem e a quimica o bastardo kkkk
Matemática também é sinistro... vai pensando que Matemática é brincadeira vai...se estudar Matemática pura vai ver o quão miseravelmente difícil pode ser. Não é a toa que existem inúmeros problemas em aberto!
Já eu penso que matemática deve ser muito mais complexa. Nós humanos não devemos saber bulhufas de matemática e física ksksk e ainda achamos que dá pra medir a complexidade das duas áreas.
Olha eu que fui da area de fisica matematica, fiquei quase 10 anos no meio academico, vou falar o que penso. Avancei nas duas areas. Do ponto de vista da pesquisa academica, matematica pura é a mais difícil no quesito ensino física é mais díficil. A base em si são a filosofia e a matemática ao meu ver, vc citou a mecânica analítica, quem estuda a mecânica clássica no nível mais avançado e fazem pesquisa ativa nisso são os matemáticos, na Rússia os intitutos são chamados matemática e mecânica, a área da mecânica é um número bem menor de físicos que trabalham, o próprio Lagrange e Hamilton eram matemáticos, e se você avançar bem nisso vai chegar na geometria simplética e sistemas dinâmicos que são campos da matemática. Eu também adoro mecânica, como quis estudar mais afundo isso tive que mudar para matemática depois.
Vídeo antigo da lenda Richard Feyman. Achei tão interessante que resolvi colocar aqui com legendas
Para quem gosta de mecânica, elétrica, eletricidade, eletrônica, instrumentação e telecomunicações como modéstia parte gosto e trabalhei e trabalho com cada uma delas, se não puder e quiser fazer engenharia, faça licenciatura em Física ou bacharelado em Física. Para quem gosta de computação, Informática, processamento de dados, TI. Se não puder ou quiser fazer TI, Computação, Informática, Processamento de Dados, Ciência de Dados, etc. Faça Licenciatura em Matemática ou Bacharelado em Matemática.
Cara me ajudou bastante. Faço tecnologo em TI e técnico em eletroeletrônica, e estava na dúvida se posterior faria matemática ou física, pois não quero fazer engenharia.
Acho que matematica aplicada computacional seria mais indicado no segundo caso, se ve bem pouco sobre computacao num curso tradicional de matematica.
Ah.... sim. Mas a base é matemática, mas concordo com você. Conheço alguns analistas de TI que eram professores de matemática antes.
Pelo o que entendi apenas uma zoado uma rivalidade saudável os fisicos respeitam muito os matematicos e vise versa, as duas materias andam de mao dadas .
Sim! Ele sabe da importância da matemática. Peço que vc considere se inscrever no canal
Até pq física é matemática aplicada com lego
O certo é fazer os dois, assim você não poderá ser zoado por matemáticos nem por físicos 😎
E ganha mais propriedade para zoar os engenheiros.
@@Amargo1355 aí os engenheiros jogam na cara que são mais valorizados e recebem mais.
@@Amargo1355 claro, você está certo, mas eu estava falando da relação entre físico e engenheiros. Vou mandar a real, físicos são realmente muito valorizados em diversos países, mas estoura uma guerra a nível mundial e veremos a altíssimo procura de físicos.
@@NatanJose-ir3qu kkkkkk, meu primeiro comentário foi só uma brincadeira.
@@Amargo1355Se você tem cérebro, você tem propriedade pra zoar engenheiros.
O cara é um gênio!👏
Sim! Se souber inglês, recomendo que leia o livro Surely You're Joking, Mr Feyman
"Os matemáticos podem fazer o que eles quiserem, não são escravos da física "
Grande Richard Phillips Feynman! Intuição e humor, características puramente humanas e da genialidade!
Obrigado por postar
Boaa!! Sucesso.
Vlw mano! Feyman era um físico diferenciado(vide vir no Brasil e desfilar no carnaval tocando frigideira), mas poucos conhecem ele.
Embora antiga entendo que a crítica dele seja muito atual. A matemática tem sido "endeusada" como solução para tudo e transformada em sinônimo de ciência. Mas não uma coisa nem outra. Os físicos, pelo que entendi da crítica, deveriam "experimentar" mais a realidade ao invés de tão somente aceitar as fórmulas e conjecturas teóricas. Nesse sentido, a matemática teria avançado sobre um campo que não lhe pertenceria.
Tô comentando só pra não deixar um comentário tão incrível passar batido. Eu não tenho nada a acrescentar.
Sem a matemática nao existe física
E da física nasce muita matemática
@@Annihillationnao, físicos não inventam matemática… não “nasce” matemática. A física é uma matemática aplicada, assim como a estatística, a matemática industrial, etc.
Newton desenvolveu os operadores diferenciais por estar tratando de problemas mecânicos. Um claro contra exemplo do que você disse. A necessidade é a chave pra o desenvolvimento da ciência de modo geral, nesse caso, foi necessário desenvolver a matemática pra que se pudesse continuar o estudo em física, pois até então, a matemática era insuficiente para a questão em vigor! @@esteves87
@@esteves87 De certo modo ele está certo, muito da teoria de análise vem saindo de problemas fisícos, por exemplo cálculo fracionário ou sistemas dinâmicos são oriundos da fisica, claro que no desenrolar da teoria se perde totalmente essa "aplicabilidade" pois nós, matem=áticos,, estamos concentrados em resolver o problema teórico e lógico. Posso te citar outros inúmeros casos como a equação de navier-stokes, teoria de semigrupos, teoria das distribuições, espaços de sobolev e etc são oriundos da física............isso que estou falando de análise/edp que é minha área, talvez tenha muitas outras coisas em álgebra, topologia e etc
Feynman was clearly exaggerating in many points, he was certainly not as naive in his views about mathematics as he was showing in this class. He was probably trying to amuse the audience and being funny. A few things he said are approximately right, although not much accurate, but the rest is pure baloney.
Exactly. He was just making some jokes for some students. By being a physicist he definitely knew the value of math
@@marcoluis4627 Agreed. An interesting video nevertheless. Thank you for posting it.
De que ano é isso?
+1 escrito
ou seja, matemáticos based
A matemática é a rainha das ciências e a teoria dos números a da matemática.
A filosofia.
A filosofia está acima de todas as outras ciências.
@@lucascarvalho9233Ahhh por favor tenha dó kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@crav3iro. Eu tenho ré.
@@lucascarvalho9233Matemática >>>>>>>>
Percebí nele forte inveja da Matemática. Agora perguntaria a ele o que seria da Física sem o auxílio da Matemática, por exemplo o que seria da Física Mecânica sem a decomposição de vetores, sem as derivadas e as integrais, só pra citar esse pequeno exemplo, na verdade a Física depende quase que totalmente da Matemática e a Matemática não depende da Física.
A palestra é totalmente cômica. Ele estava dando uma zoada em seus colegas acadêmicos e obviamente enxerga o valor da matemática, essa que é a linguagem da ciência.
As duas são dependentes. Vetores e derivadas, por exemplo, só existem por necessidade da física (veja o Evolução das ideias da física, para entender mais). Além disso, a Física, muitas vezes, "propõe" problemas e os matemáticos se dispõe a trabalhar neles, como a Eq de Navier-Stokes, por ex. Sem falar dos físicos que contribuem pra matemática como o Edward Witten, por ex, que ganhou uma fields por contribuições à matemática. Contribuições essas que ele só fez pq estava trabalhando em problemas da Teoria das cordas. E mais uma porrada de exemplos
@@victornunes6780 engano seu jovem os vetores configura uma área da matemática que trata da diferenciação e integração de campos vetoriais, geralmente no R 3 e as derivadas em um ponto y=f(x) representa a taxa de variação instantânea de y em relação a x neste ponto, isso são teoremas matemáticos. A matemática é a linguagem da física, ou seja, a física necessita da matemática para possa se concretizar e apreciar verdadeiramente os conceitos físicos, ou seja, a física não anda sem a matemática.
Era so uma palestra com um fundo de comicidade , se acalme meu jovem. Todas as duas matérias são importantes que estudam e focam naquilo que é útil e de interesse de cada uma, de modo que uma nao anula a outra mas se complementam e dão suas contribuições para a humanidade. Ciência não é política, não precisa ficar polarizando as coisas , como se fosse um partido ou uma ideologia pra se defender. eu ein...
@@marcoluis4627 Feynman era estudante de matemática, depois ele mudou pra física. No video ele só está tentando mostrar que as duas áreas são diferentes, são pensadas de maneira diferente, que saber matemática não implica em saber física e vice-versa. Matemática é a linguagem da física, mas não é pq alguém sabe matemática que vai saber física automaticamente.
Além disso, físiica e matemática são duas coisas que sempre andaram de mãos dadas, Newton inventou cálculo diferencial e integral pq queria fazer física, Dirac começou a área de teoria das distribuições por questões físicas também. Por outro lado, Einstein achou a matemática de geometria diferencial pronta pra ser aplicada enquanto estava tentando montar uma teoria de gravitação relativística. As áreas se influenciam, mas não são a mesma coisa.
Eu não sei se curso matemática ou física, eu queria cursar os dois.
Exatamente eu.
Estou pretendendo fazer primeiro matemática, depois física.
Assim já elimino algumas matérias e ainda me mantenho com notas minimamente boas quando for pra física
@@newtao
Comecei pela física, a matemática pesada vai ser cálculo, o problema da física é associar as teorias com as leis (fórmulas) se vc dominar isso a física vira "continha de padaria"...
Hj pretendo fazer um bacharel em matemática EAD enquanto curso presencial a física, mas infelizmente não existe curso de matemática de boa qualidade que seja EAD
@@baltazardosreis11 Dá uma olhada na grade curricular de matemática da Unicsul. Pretendo fazer química presencialmente (em uma federal) e física à distância. De todas as faculdades EAD, a com melhor matriz curricular em exatas que achei, foi a cruzeiro do sul, acho que vale a pena.
@@barbaraoliveira6861a Cruzeiro do Sul tem uma grade muito boa, mas acho que o ensino deve ser fraco, pq eles colocam 3 cálculos no mesmo semestre e com carga horária de apenas 60 horas, não tem como funcionar de forma adequada.
@@leonardosouza6680 Concordo, esse meu comentário é antigo KKKKK. Hoje em dia eu aconselharia a pessoa fazer na federal, independente do curso de exatas presencialmente ou EAD.
Eu adoro mecanica analitica,realmente eu acho a fisica mt mais complexa q a matematica,pois tudo tem q ter um sentido e achar isso n é facil.O fisico sempre fica preocupado em dizer se faz ou n sentido.Ja o Matematico ,ele tenta construir um alfabeto numeral e ferramentas q auxiliam nos calculos.O matematico ele lida com aquilo é abstrato ,os fisicos com aquilo que realmente ocorre.Mas ,n adianta, a fisica continua sendo a mae do universo e a matematica a sua linguagem e a quimica o bastardo kkkk
Agora você humilhou os químicos. A química não poderia ser a filha legítima? kkk
Matemática também é sinistro... vai pensando que Matemática é brincadeira vai...se estudar Matemática pura vai ver o quão miseravelmente difícil pode ser. Não é a toa que existem inúmeros problemas em aberto!
Já eu penso que matemática deve ser muito mais complexa.
Nós humanos não devemos saber bulhufas de matemática e física ksksk e ainda achamos que dá pra medir a complexidade das duas áreas.
Olha eu que fui da area de fisica matematica, fiquei quase 10 anos no meio academico, vou falar o que penso. Avancei nas duas areas. Do ponto de vista da pesquisa academica, matematica pura é a mais difícil no quesito ensino física é mais díficil. A base em si são a filosofia e a matemática ao meu ver, vc citou a mecânica analítica, quem estuda a mecânica clássica no nível mais avançado e fazem pesquisa ativa nisso são os matemáticos, na Rússia os intitutos são chamados matemática e mecânica, a área da mecânica é um número bem menor de físicos que trabalham, o próprio Lagrange e Hamilton eram matemáticos, e se você avançar bem nisso vai chegar na geometria simplética e sistemas dinâmicos que são campos da matemática. Eu também adoro mecânica, como quis estudar mais afundo isso tive que mudar para matemática depois.
kkkkkkkkkkkkk