Cigarro eletrônico é um risco para a saúde com Daniel Jesus

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ธ.ค. 2024
  • ⚠️"Os usuários não têm ideia dos perigos aos quais estão sendo expostos". Com essa declaração, o diretor-secretário do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), Daniel Jesus, emite um sério alerta sobre os riscos dos cigarros eletrônicos. A preocupação surge após uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em colaboração com a Polícia Científica, detectar a presença de octodrina, uma substância da mesma família da anfetamina, em dez modelos de cigarro eletrônico de três marcas diferentes.
    ♦️Embora muitas pessoas acreditem que os cigarros eletrônicos sejam alternativas mais seguras aos convencionais, os dados mostram o oposto. “A octodrina é semelhante às anfetaminas e atua como um potente estimulante do sistema nervoso central. Ela aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que pode sobrecarregar o coração e elevar o risco de eventos cardíacos. Além disso, pode causar dependência, exacerbar distúrbios psiquiátricos e ter efeitos neurotóxicos em doses elevadas. Por esses motivos, seu uso pode ser perigoso e é geralmente contraindicado”, explica Daniel Jesus.
    ♦️Mesmo com a proibição da venda de cigarros eletrônicos no Brasil desde 2009, o mercado ilegal continua crescendo, principalmente entre os jovens. “O cigarro eletrônico libera substâncias químicas perigosas e pode causar dependência de nicotina, especialmente entre os jovens. Apesar da proibição pela Anvisa, a ausência de regulação e o uso entre jovens está crescendo, colocando uma geração em risco de dependência e doenças graves, muitas eles exposição a produtos que nem sabemos,” alerta Daniel Jesus.
    ♦️No Brasil, esse tema tem gerado muitas discussões, especialmente com a existência do Projeto de Lei 5.008/2023, que visa regulamentar a produção e comercialização de cigarros eletrônicos no país. O projeto, que estava previsto para votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta semana, foi retirado da pauta, mas deve retornar em setembro. A polêmica em torno do assunto reflete as preocupações com a saúde pública e os impactos sociais dessa prática.
    ❌Não se engane: cigarro eletrônico é cigarro!
    📱💻Leia a notícia completa em www.crfgo.org.br/noticias

ความคิดเห็น •