Rico em conhecimento e hermenêutica, Deus abençoe e te ilumine com intermédio da graça do espírito santo em sua vida Pastor, conseguimos (pelo menos eu consigo) ver a luz do espírito santo em ti, graças e paz 🕊️
Concordo plenamente com o pastor, acompanho sempre suas palestras e debates e acho muito importante e sempre aplaudo a sabedoria que Deus nosso Senhor concede sempre ao senhor 😊
"E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor ( kyrios) ?" ( Lc 1.4) . A palavra usada para Senhor é a mesma para Deus na versão Septuaginta .( O senhor é um erudito nas línguas originais ). O termo Theotokos ( portadora de Deus) significa dizer que Jesus é Deus e homem . Quando se nega o termo , de alguma forma se cai na heresia Nestoriana. Maria não é mãe de que e sim de quem . Quando se afirma que é mãe da natureza humana, a divisão da natureza é feita . Dizer que Maria é mãe de Deus não é o mesmo que afirmar que ela é mãe da Trindade , mas sim , do Deus filho . Ela é mãe da pessoa de Jesus e não de uma parte de Jesus . Ninguém é mãe de uma parte , mas dá pessoa por completa . Esse é o ensino ortodoxo da igreja . A declaração de fé das Assembléia de Deus acolhe os credos ecumênicos dos 4 primeiros concílios . Com todo respeito , a sua fala está em desarmonia com a catolicidade da igreja, nesse aspecto . O termo é para defender a união hipostática e não exaltar Maris . Na oração a virgem Maria o erro está na última sentença " rogai por nós ". Não creio que ela tem acesso as nossas orações , assim como o senhor também não acredita .
O Filho do Homem, título usado para Jesus como Cordeiro de Deus, tem autoridade para perdoar pecados. Isso fala de como as naturezas de Cristo são inseparáveis, de tal modo que um atributo da natureza divina é creditado a outra natureza humana, para dizer que é uma só Pessoa Divina encarnada Isso significa que quando Cristo homem morre também pode-se dizer que Cristo Deus morre, porque não se pode separar as naturezas da única Pessoa do Verbo de Deus Maria é mãe de Deus, porque Jesus é Deus. Para usar as palavras do pastor Elias: nem dá pra discutir, é uma questão de lógica
Muito interessante o seu raciocínio! Não obstante, para você que, assim como eu, acredita na imortalidade da alma, sabe que não é necessário matar Deus para salvaguardar a união hipostática. Pois, como sabemos, pelo que foi dito por Jesus em Mateus 10.28, a alma não morre por ocasião da morte do corpo. Sendo assim, apesar da morte do homem Jesus a sua alma, que é humana, continuou conectada à divindade.
O pastor acaba de negar um concílio ecumênico da igreja. Negar que Maria é mãe de Deus é negar que Jesus é Deus e separar as naturezas de Cristo é heresia e das brabas. A igreja cunhou esse termo justamente para defender que Cristo é Deus. Isso é nestorianismo de fato. Separar as naturezas de Cristo é justamente o que o pastor acabou de fazer. Isso não é defendido pela igreja romana, é defendido pela igreja cristã que é católica, universal.
Maria não é mãe de Deus, é mãe de Jesus Cristo homem. Ela se tornou mãe da natureza humana de um ser divino, não mãe dele na sua essência divina, pois como explicado no vídeo, a natureza divina sobrepõe até mesmo a eternidade! Para entender isso, vale uma ilustração: suponhamos que uma criança é cheia do Espírito Santo, o Espírito Santo é um ser divino, a mãe desta criança, não será a mãe da essência divina que está nela, mas apenas da parte humana. Outra coisa: se Deus tivesse morrido juntamente com Jesus na cruz, por serem apenas um, quem receberia o espírito de Jesus quando ele diz: em tuas mãos, entrego o meu espírito, ele diz, pai! Apenas a parte humana de Deus morreu, assim como apenas a parte humana de Deus teve uma mãe, e esta parte humana, era humana e não divina!
A graça de um presente. a graça por Deus achar graça na pessoa ex. Moisés Noé e maria. E graça por salvação vida eterna com Deus a graça de vida eterna já é para todos os que creem.
Maria não poderia salvar-se a si mesma, ela também precisou do salvador Jesus, para remissão dos pecados dela, pois Todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus.
“E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” (Lucas 11:27-28).
@@simone-vivereensaiarparaoc7886 concordo em parte a segunda pessoa que é menor na hierarquia do que a primeira pessoa veja efésios: 4v4a6 o filho mesmo sendo DEUS , por causa da sua natureza de DEUS , e reativada após a sua ressurreição, mesmo assim ainda o pai é o DEUS do filho veja João: 20v17 + apoc:3v14 ....e só lembrando temos 2 pessoas e não 3 pessoas ....( obs: não confunda eu sou evangelico). conclusão: para ser DEUS jesus não precisa ser igual ao pai , jesus para ser DEUS só precisa ser o filho unigênito do pai ... João: 1 v18.
João: 1 v 18 o DEUS unigênito = João: 1v1 o verbo já era DEUS , quando não existia nem o homem e nem o nosso mundo João :17v5 😱 ai tem 2 lado a lado e não 1 OK.
Jesus veio ao mundo como homem e Deus. Maria foi mãe do homem e Deus! O Anjo Gabriel disse: "... aquele que vai nascer, será chamado santo, FILHO DE DEUS". Então, Maria é MÃE DE DEUS FILHO!!!
Não, maria deu a luz ao Cristo homem, Deus nunca deixou de existir para nascer a partir de maria! Tanto a igreja católica sabe que a maria original não comporta com esse pensamento de que é mãe de Deus, que criaram um deus falso com os atributos que era de jesus Cristo (Deus) mesmo que falem ao contrário, essa maria que a igreja católica fala é um ídolo igual aos ídolos do passado de Israel, ou seja é um deus falso.
É verdade pastor, eu também tenho esse mesmo pensamento, Lucas 23:46 Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou. Foi a natureza humana que morreu, e lá em João Cap. 3:6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Uma coisa é nascer da vontade da carne e outra ser nascida de Deus, eu também penso assim, a morte carnal é uma coisa e a espiritual é outra, I Coríntios Cap. 15:45 Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. 46 Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. 47 O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. 48 Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais.
Pr Elias, a paz do Senhor. Sem querer entrar no mérito da questão, gostaria de fazer apenas uma observação: Jesus disse para o ex ladrão que o mesmo estaria com Ele no paraíso, porém não disse que Ele mesmo (Cristo) o levaria. O mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos pode ter levado o ex ladrão para o paraíso e não necessariamente Cristo.Vide Rm 8.11. Um abraço!
Concordo. Jesus possui duas naturezas: natureza divina e natureza humana. João 8:58: "Respondeu Jesus: 'Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!'" Mas Maria só foi mãe da natureza humana, pois antes de Maria nascer a natureza divina de Jesus já existia. Conforme pode observar em João 8:58 e em outros versículos.
Esses marianistas preferem morrer defendendo uma heresia na qual foram doutrinados pela igreja romana do que aceitar a verdade bíblica. Só mesmo pela misericórdia divina é que serão perdoados da idolatria.
Jesus mesmo disse que ninguém lhe tiraria a vida ele mesmo a daria. Diferente dos seres humanos que são levados a Deus. Ele mesmo retorna ao pai, pois a morte não teve poder sobre Ele, se ele VENCEU a morte como poderia ser impedido de ir a Deus no mesmo dia? Ele tem todo poder e não sentiu o poder da morte.
Roger Oldon e Marcos Granconato também defendem que Maria é mãe de Deus. Sim, Maria é ‘’Theotokos’’. O título Theotokos (‘’mãe de Deus’’ ou ‘’portadora de Deus’’) dado a Maria no Concílio de Éfeso em 431 dC está correto. Naquela época, alguns estavam negando a divindade de Jesus Cristo, daí o pai da igreja Cirilo de Alexandria sugeriu o título à Maria de ''Theotokos'', apenas para reforçar a divindade de Jesus, que era uma única Pessoa com duas naturezas, a humana e a divina. Portanto, qualquer uso do termo ''Theotokos'' que não esteja simplesmente dizendo : ''Jesus é completamente Deus e é uma Pessoa divina com duas naturezas'', está usando o termo de uma maneira errada e não pode reivindicar a autoridade da igreja primitiva para tal uso. O termo grego referente à expressão ''portadora de Deus'' não enfatiza nenhuma preeminência à pessoa de Maria, apenas à instrumentalidade dela no processo. O termo dá toda a primazia a Jesus. Cabe lembrar que o Concílio de Éfeso foi convocado pelo imperador Teodósio II e não por nenhum bispo de igreja, muito menos o bispo de Roma. Vamos entender o uso do título Theotokos. Maria não é mãe de Deus no sentido de que ela trouxe Deus a existência, pois Deus é eterno, sempre existiu e nunca foi criado por ninguém. Nós normalmente usamos a palavra “mãe” para nos referirmos a alguém que nos trouxe à luz como indivíduos, e de quem derivamos nossa natureza humana. Todavia, a Pessoa divina de Jesus, o eterno Filho de Deus (Colossenses 1:13-17), o Logos (João 1:1-14), já existia desde toda a eternidade e é o Criador de Maria, que foi usada para trazer o Verbo Encarnado ao mundo. Seu filho era totalmente divino, mas ela mesma não produziu a divindade de seu Filho. Por esta razão, não há nada sobre o termo Theotokos que de alguma forma exalte Maria, mas somente Cristo.
O nome dela é tão digno de veneração que o Anjo Gabriel não a chamou pelo nome "Maria", mas a chamou pelo de "Graça de Deus" (Lucas 1,28), daí o motivo de Maria se questionar o que significaria tal saudação (Lucas 1,29): "Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação." Maria é maior que todos os Santos, pois ninguém é chamado de "Graça Plena" na Bíblia. No texto do Evangelho em Grego, Maria foi nomeada de Kecaritwmenh, ao invés do anjo dizer "chaire Maria" (Alegra-te Maria), ele disse "chaire kekaritomene" (Alegra-te cheia de graça), o que mostra que essa qualidade é de sua natureza. A palavra kekharitômenê não pode ser traduzida em nossa língua por uma única palavra, arriscando, com isso, não revelar seu verdadeiro valor. A palavra tem um significado mais abrangente do que apenas agraciada. Ela está no Particípio Perfeito, provinda do verbo "Charitoo" que quer dizer: "estado de santidade ou graça diante de Deus". Maria foi nomeada de Kecaritwmenh. O anjo diz "chaire kekaritomene" (Alegra-te cheia de graça). O prefixo "ke" indica tempo passado indefinido de sua "charitoo". E o sufixo "mene" indica que sempre será assim. Se o Kecaritwmenh está no tempo passado indefinido, é porque em toda sua vida ela foi assim, desde a concepção. O modo de "Particípio Perfeito" indica que Deus a fez assim, ou seja, ela ERA e não ESTAVA. Se esse estado de santidade tivesse ocorrido após sua concepção deveria ser usada a palavra "Karitúmene", que é o particípio presente. Por isso, São Jerônimo expert em grego, traduziu o termo "kekharitômenê " por "Gratia Plena ", "plena de graça" em latim, forma , segundo alguns, mais adequada do que "cheia de graça" que vemos atualmente nas Bíblias Católicas. E a saudação "Alegra-te", foi traduzida por São Jerônimo pela saudação em latim ( língua usada pelos cristãos de Roma) "Ave", entrando para sempre para nossa versão portuguesa (Ave, Maria, Cheia de Graça).
Mãe do Messias. Jesus como Deus existe antes de Santa Maria existir, então ela não tem como ser mãe de um ser que existe antes dela existir. Sem contar que o Senhor Jesus se esvaziou.
Sobre o ladrão,eu faço uma pergunta? Onde é o paraíso. Pois Jesus após ressuscitar disse a uma das mulheres na madrugada da ressurreição: "não me toques porque ainda fui ao pai" . Então se o ladrão foi naquele dia ao paraíso, e Jesus disse não ter ido junto ao Pai, então o paraíso não é onde está o Pai
Acho que Ele quis dizer que não foi ao Pai como homem, já que Ele tinha as duas naturezas: humana e divina. São Dimas, o bom ladrão, era só homem. Como logo que morremos, temos nosso julgamento e recebemos a sentença, Jesus sabia que ele iria para o céu.
Pra quem não sabe o termo 'Mãe de Deus' é um termo aceito pelos prostestantes históricos sérios. Os carismaticos ou pentecostais modernos que se perderam teologicamente e não aceitam isso. Entretanto, aceitar o termo Mãe de Deus, nao significa crer que Maria é igual a Deus. Acho que o professor do video nao estudou bastante para falar sobre o assunto.
Os homens é que não tinham alcançado essa visão. A Bíblia foi sendo escrita ao longo da História, à medida que os homens foram conhecendo a Deus, clareando a sua visão Dele.
A PAZ DE DEUS! GÊNESIS 1. 2 "... E O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVIA SOBRE A FACE DAS AGUAS" (PODER DE DEUS) ÊXODO 2.3 "... TOMOU UMA ARCA DE JUNCO E A BETUMOU COM BETUME E PEZ; E, PONDO NELA O MENINO(MOISÉS), A PÔS À BORDA DO RIO" SEGUNDO AS ESCRITURAS, A ALEGORIA DA PASSAGEM BÍBLICA DO DILÚVIO, COMO TAMBÉM, O ABANDONO DO MENINO MOISÉS NA ARCA EM UM RIO, SÃO ALEGORIAS PARA REAFIRMAREM A VERDADE INCONTESTE DE DEUS, DESCRITA EM GÊNESIS 1.2 ACIMA ,MOSTRANDO-SE, MAIS UMA VEZ, A GRANDEZA E PODER DO NOSSO CRIADOR! GÊNESIS 1.2(VERDADE E PODER DEUS) = ALEGORIA DO DILÚVIO BÍBLICO = ALEGORIA DA PASSAGEM BIBLICA DO ABANDONO DE MOISÉS EM UMA ARCA DE JUNCO AO RIO GLÓRIA A DEUS!
Fico pensando no juízo que esses teólogos e mestres católicos romanos....terão diante de DEUS ....afinal eles serão responsabilizados por tantos ensinos antibiblicos .....que levam milhares de fiéis a crerem .....viverem.....de forma errada....
Maria deu a Jesus Cristo a natureza humana, como carne e como mulher. Mas a natureza divina ela não deu a Cristo, pois a natureza divina Jesus trouxe do Pai. Jesus existia antes da formação do mundo. O Espírito não deve nada à carne e não deve à Maria. Maria quando se viu concebida do Espírito Santo não disse : "Sou Senhora!". Ao contrário. Como santa serva de Deus que era, em profunda humildade, respondeu ao anjo: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra".
@@Cmdte.PazinatoEla é mãe do Filho de Deus, 2ª pessoa da Santíssima Trindade, que tbm é Deus. Então, ela é mãe de DEUS! Não se pode separar as naturezas! Jesus veio como homem e DEUS! Nasceu dela como homem e DEUS!
Se me permite, gostaria de tecer um comentário a partir do que é afirmado em 04:26, a dizer: o fato da toda pura sempre Virgem Maria ser Mãe de Deus não articula-se em razão de que a natureza humana de Cristo nasceu dela. Isto está, aliás equivocado, porque quem nasce da Virgem Maria é uma Pessoa, e não uma natureza. Maternidade e filiação são relações entre pessoas, não entre naturezas. Essa Pessoa dela nascida, Jesus Cristo, é Deus, e portanto ela é Mãe de Deus. Os Padres Conciliares de Éfeso que cunharam o Theotokos estavam perfeitamente cientes, assim como toda Igreja Católica até hoje bem como reformadores que não negaram essa verdade, de que Maria não gerou a divindade incriada do seu Filho, que é consubstancial ao Pai desde toda eternidade; ela é, no entanto, efetivamente, concretamente, realmente e para todos os efeitos, Mãe do Senhor, mãe de Deus Filho na carne, no mundo, no tempo, na história. Qualquer coisa distinta disso acaba redundando em nestorianismo, mesmo que não em sentido estrito, e preciso explicar porquê: - Afirmar que Mãe é mãe de Cristo mas não de Deus, pelos motivos expostos, inda implica problemas teológicos semelhantes à heterodoxia nestoriana ao afirmar uma mera associação entre as naturezas de Cristo, e não uma plena união; - Sim isso tem implicações para a nossa redenção, pois alguém poderia dizer, em consequência da premissa "mãe de Cristo mas não de Deus" que, na Cruz, morre Jesus Cristo homem, mas não Jesus Cristo Deus. Ora, se quem morre pela expiação de todos os pecados, de toda humanidade, de todos os tempos, é um homem, a obra da redenção não estaria completa pois só Deus é justo, puro, Santo para operar tal obra. Sim, é Deus quem morre na pessoa de Jesus Cristo na cruz. Assim foi entendido desde sempre, por exemplo como quando São João Crisóstomo (347 - 407) vai chamar os judeus de "deicídas" em "Adversus Judaeos". - "Como Deus pode levar o ladrão da cruz pro paraíso no mesmo dia se Ele morreu?" só é um problema pros aniquilacionistas, não pra Igreja Católica, que não crê nem numa aniquilação da alma, tampouco eu "sono". Portanto o Deus imortal que se faz mortal, na pessoa de Jesus Cristo, em virtude da natureza humana, não "some" da crucificação até a Ressurreição, mas subsiste porque é imortal e eterno; - 12:32 com todo o respeito, o senhor não é Deus. Não existe paralelo exato entre a filiação que experimentamos e aquela de Cristo com Maria. Ele escolheu sua própria Mãe, nós não; Ele preexiste antes de todos os séculos, nós não; Ele não teve pai humano, nós sim, etc. Desejo sinceramente que com a graça de Deus o senhor reavalie toda essa questão, e que nós, em espírito de humildade e oração, estejamos sempre mais próximos da Verdade. Qualquer coisa, disponha rs! Deus o abençoe sempre!
Não vejo problema nenhum em dizer que Maria é a Mãe de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo sendo a Segunda Pessoa da Trindade Sendo Deus então se Nasceu de Maria, Maria é então a sua Mãe. Errado seria querer dizer que Maria é a Mãe de Deus Pai.
O pastor também nega a união hipostática, isso é uma revolução. Nossos pais não críam assim e pior, condenaram todas essas falas como heresia. Como pode um homem curar ? Como pode um homem salvar ? Pela união da natureza humana em uma pessoa com a natureza divina. Assim Deus morreu, Deus ressuscitou, o homem salvou, o homem curou, o homem é Deus também. Assim crê a Igreja Cristã. Cabe também as pessoas a pesquisarem sobre os nestorianos (Igreja Católica Apostólica Assíria do Oriente) e eles não creem que Jesus é duas pessoas, eles falam assim como o pastor Elias. Logo ou toda a igreja cristã ao longo dos séculos errou ou o pastor errou.
Maria deu a Jesus Cristo a natureza humana, como carne e como mulher. Mas a natureza divina ela não deu a Cristo, pois a natureza divina Jesus trouxe do Pai. Jesus existia antes da formação do mundo. O Espírito não deve nada à carne e não deve à Maria. Maria quando se viu concebida do Espírito Santo não disse : "Sou Senhora!". Ao contrário. Como santa serva de Deus que era, em profunda humildade, respondeu ao anjo: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra".
Na minha opinião pastor a minha maneira de ver sobre o ladrão da cruz (que hoje estarás comigo no paraíso) está naquela resposta Jesus disse quem vê a mim vê O pai. eu acho que é o pai que estava falando na boca ele por que Jesus é igual ao pai o pai igual a Jesus estaria com o pai mas no seio de Abraão aguardando a ressurreição de Cristo. que Cristo é a a primicia de toda a ressurreição dos mortos. o paraíso aí é o seio de Abraão onde estava os outros Santos. (Assim é o meu modo de interpretar não sei se estou certo)
Então, para o Sr., Jesus é mentiroso? Ele disse: "HOJE mesmo estarás comigo no paraíso". DEUS É ATEMPORAL! O tempo só existe aqui na terra. Qdo morremos não estamos mais sujeitos a ele. Assim que morre o corpo, a alma é julgada e recebe sua sentença!
Todos os deuses pagãos tinham mãe, se o nosso Deus e o de Abraão,Isac e Jacó que é YHWH dos judeus,ele também tinha mãe?uma curiosa dúvida, por que um judeus messiânico disse que o Deus dele não foi criado nem formado, não teve mãe nem pai, sempre foi ,era e é.
Um cidadão que se intitula Teólogo e defende que Maria é mãe de Deus não é teólogo e sim um tológolo ou seja só fala tolices,ele não pode ensinar ninguém tem que sentar e aprender primeiro para depois ensinar,ele não sabe nem pregar prego na parede
Não sei qual a sua posição a respeito da Santíssima Trindade, mas é ilógico dizer que Maria é mãe de Cristo e não é mãe de Deus, sendo que Cristo é o Verbo Encarnado e a imagem do Deus invisível. Ora, se Cristo é o Deus-homem, Maria é a mãe do Deus-homem. Isso não significa que devemos adorá-la, é apenas uma maneira de apontarmos para a perfeita União hipostática que há em Cristo, que foi gerado pelo Divino Espírito Santo no útero de Maria. Procure ler o que foi decidido no concílio de Éfeso em 431. Que Deus te abençoe.
Pra que tanta grosseria , cada um tem a sua Fé , o senhor é Teólogo ? Defenda sua Fé sem ferir a do próximo..... obs : isso cai na matéria de Ética Pastoral ( Nível médio Teologia )
@CarlosHenrique-m4g Minha posição a respeito da Divina Trindade é a posição da bíblia,eu não interpreto a bíblia,a lei Universal de interpretação da bíblia é:A bíblia interpreta a própria bíblia,a bíblia não é de particular interpretação, pelas barbaridades que afirma deduzo que é da organização Romana,se eu fizer algumas perguntas teológicas sobre esse assunto o irmão vai cair no fatalismo teológico e vai perceber o quanto essa doutrina é ERRÔNEA e herética,se o irmão querer exercitar o raciocínio lógico eu posso mostrar que isso é um absurdo,mas nós temos que usar somente as escrituras inspiradas , somente os 66 livros , só a escritura,nada de concílios ,nada de tradição oral ,topa ?
@messiasdesouza4374 Por isso que os profetas do velho pacto foram motos(grande maioria) e os outros torturados ,castigados e perseguidos (conhece a história deles? Acho que não) por denunciar o pecado e as heresias, e o senhor Jesus Cristo foi entregue a morte,tortura e sofrimentos inimagináveis ,grande patê devido a denunciar o erro e o pecado,e a Eklesia primitiva que sofreu perseguições cruéis e torturas horrorosas servindo de espetáculo ao império Romano,acho que não conhece nem história mundial quanto mais a bíblia e consequentemente teologia,penso que não sabe nem o que significa um teólogo e nem ao menos conhece um para dar um exemplo,eu falei e afirmo o cidadão que se intitula Teólogo e afirma uma barbaridade dessas ele não serve nem para pregar prego na parede, muito menos ensinar bíblia,ele tem que aprender,agora se conhece um teólogo me diga o nome dele
É um completo absurdo dizer que maria é mãe de Deus, porquê Jesus já existia antes de maria existir e quem gerou Jesus no ventre de maria foi o Espírito Santo, dizer que maria é mãe de Deus é dizer que ela é antes de Deus e isso seria uma tremenda heresia porquê Deus sempre existiu existe e sempre existirá.
@simone-vivereensaiarparaoc7886 de qualquer maneira não existe o termo mãe de Deus na Bíblia sagrada, isso é algo que surgiu muito tempo depois dentro do paganismo católico romano quando o catolicismo romano se uniu ao estado se desviando completamente do verdadeiro evangelho ensinado por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e seus apóstolos.
@nunesoliveira7897 o Jesus humano encarnou no ventre de maria, mas o Jesus divino já existia com o pai no céu antes da fundação do mundo, lembre-se daquela passagem bíblica na qual Jesus diz glórifica-me ó pai junto de ti com aquela glória que eu tinha contigo antes da fundação do mundo, a passagem se encontra em São João capítulo 17:Versículo 5 em diante.
Está errado. Óbviamente que Maria não é mãe da natureza divina, mas isso não exclui que ela seja Mãe de Deus. Porque uma mãe não é mãe de uma natureza, e sim mãe de uma pessoa. Uma mulher que gera um filho é mãe da natureza humana do filho ou mãe da pessoa do filho? Da pessoa. Porque a mãe não criou essa natureza humana, porque a natureza humana é tomada de Adão, o primeiro homem, e foi criada por Deus. Logo, essa mãe não é mãe da natureza humana do filho, mas sim da pessoa. Do mesmo modo, Maria não é mãe da natureza humana e nem divina de Jesus, mas mãe da pessoa de Jesus. E Jesus é uma só pessoa, e nele pertence as duas naturezas, logo, essa pessoa é Deus. É nesse sentido que Maria é Mãe de Deus, não porque Maria gerou a natureza divina, mas porque ela é mãe de uma pessoa, e essa pessoa é Deus.
@ Em que livro, capítulo e versículo está escrito que o Espírito Santo gerou as duas naturezas de Jesus?? Se Jesus não é filho de Mulher, então ele não é humano
Inventam palavras difíceis da maioria entender para defender uma mentira diabólica. Jesus ser Deus e homem ao mesmo tempo. Mas não nos deve admirar pois profética mente já tínhamos sido avisados dos falsos instrutores que como lobos vorazes iriam surgir e enganar a muitos.
Jesus é 100% Deus e 100% homem. Maria é mãe de Jesus. Não significa q ela é mãe de Deus Pai, mas sim de Jesus que foi enviado pelo Pai e que se revelou para a humanidade. Fazer teologia sem conhecer filosofia dá nisso. O camarada ignora 2000 anos de história, assim como a heresia nestoriana e tantas outras, e qr inventar a roda.
Maria cheia de graça. Porque isso??? Graça por ter Maria achada entre as mulheres ou seja tinha mais mulhres entre elas maria foi sorteada entre as mulheres graciada. Ah uma graça diferente da graça para a vida eterna. Deus achava graça em pessoas individual. Agora os católicos misturar graça com santidade dos outros todos os cristãos são cheio da graça e pode buscar a santidade todos os dias. A santidade e dever do cristãos ser santos e não imagens e estátuas. Outra e prostar diante deles como os católicos. Vamos falar a verdade bíblica não existe nada no catolicismo que tem um exemplo bíblico.
Maria não é mãe nem de Jesus homem, quanto mais Jesus Deus. Como? Em toda história da humanidade não existe nenhuma mulher que tenha dado a luz sem participação do homem 😏
Maria criada, criou o criador? Maria morreu e foi ao céu e já não é mais mulher e sim um ser espiritual sem gênero, portanto sua missão na terra como genitora, já não existe mais.
Gente não vão pela cabeça de pregadores ou teólogos, vão pela bíblia eles tentam passa o que a igreja que eles estão defende, respeito bastante o pastor ai mas nunca vi ele reconhecer algum erro, pior que ele acusa os próprios irmãos de heresia, falso profeta e etc, " siga a bíblia pastor, não placa de igreja."
Deus, a Divindade é Pai, Filho e Espírito Santo. Logo é impossível Maria ser mãe de Deus. Pois e Divindade não é o Filho somente, mas as três pessoas da Trindade Divina.
Pois é... a teologia levou a igreja ROMANA a eleger Maria como mãe de Deus, com essa estória mal explicada que Jesus é Deus. Dizer que Jesus é PLENAMENTE homem e PLENAMENTE Deus, é a mesma coisa que dizer que Ele é 100% homem e 100% Deus; isso é impossível. em toda a Bíblia encontramos Jesus (pré-encarnado e encarnado) sempre se colocando em inferioridade, em relação à Deus. Em seu ministério terreno Ele afirmou e ratificou sua posição, em relação a Deus. O fato de Jesus não ser Deus não o rebaixa nem o diminui em nada. Existem expressões, no Português, que não são entendidas pela maioria dos teólogos, daí eles "enfiam" um termo grego, para explicar o biblicamente inexplicável.
Querido pastor Elias, sou teólogo protestante e afirmo, Maria é Mãe de Deus sim, não no sentido ontológico, mas teantrópico. Basta ler os documentos do Concílio de Éfeso e Constantinopla. As duas naturezas (divina e humana), habitam o Cristo e são indivisíveis, inseparáveis.
OLHA TEM UM BEBADO NO BUTECO DA ESQUINA QUE PODE DAR UM ESTUDO BÍBLICO PARA ESSE PASTOR QUE É METIDO A FALAR GREGRO E HEBRAICO, MAS A SUA SABEDORIA É INFERIOR AO DO BÔBADO ;
Para adquirir nossas obras:
livrariadopastorelias.mercadoshops.com.br/MLB-5109897536-combo-com-8-obras-_JM
Nosso whatsapp:
wa.me/message/KR7Q5TMEGLSWC1
Muito bom este estudo para nós que o senhor Jesus Cristo continue usando o Pr.Elias
Ótima explicação, Deus continue abençoando o pr.Elias
Eu sou apaixonado pelos livros do Pr Elias soares. Deus me abençoe para comprar ❤🥲🥲
excelente explicação do Pr Elias .
Rico em conhecimento e hermenêutica, Deus abençoe e te ilumine com intermédio da graça do espírito santo em sua vida Pastor, conseguimos (pelo menos eu consigo) ver a luz do espírito santo em ti, graças e paz 🕊️
Deus abençoe o senhor e sua família abundantemente 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Concordo plenamente com o pastor, acompanho sempre suas palestras e debates e acho muito importante e sempre aplaudo a sabedoria que Deus nosso Senhor concede sempre ao senhor 😊
O sr tem toda a razão pastor Elias; essa é a verdade.
Boa tarde pr Elías graça e paz.
Amém
Se enrolou todo e não explicou nada kkkk😂
explica aí então kkkk
Oxi, Tais Surdo é??? É Só Ouvir o Pastor Falar que Entenderás! 🤦♂️
Amém Pastor
"E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor ( kyrios) ?" ( Lc 1.4) . A palavra usada para Senhor é a mesma para Deus na versão Septuaginta .( O senhor é um erudito nas línguas originais ). O termo Theotokos ( portadora de Deus) significa dizer que Jesus é Deus e homem . Quando se nega o termo , de alguma forma se cai na heresia Nestoriana. Maria não é mãe de que e sim de quem . Quando se afirma que é mãe da natureza humana, a divisão da natureza é feita . Dizer que Maria é mãe de Deus não é o mesmo que afirmar que ela é mãe da Trindade , mas sim , do Deus filho . Ela é mãe da pessoa de Jesus e não de uma parte de Jesus . Ninguém é mãe de uma parte , mas dá pessoa por completa . Esse é o ensino ortodoxo da igreja . A declaração de fé das Assembléia de Deus acolhe os credos ecumênicos dos 4 primeiros concílios . Com todo respeito , a sua fala está em desarmonia com a catolicidade da igreja, nesse aspecto . O termo é para defender a união hipostática e não exaltar Maris . Na oração a virgem Maria o erro está na última sentença " rogai por nós ". Não creio que ela tem acesso as nossas orações , assim como o senhor também não acredita .
O Filho do Homem, título usado para Jesus como Cordeiro de Deus, tem autoridade para perdoar pecados. Isso fala de como as naturezas de Cristo são inseparáveis, de tal modo que um atributo da natureza divina é creditado a outra natureza humana, para dizer que é uma só Pessoa Divina encarnada
Isso significa que quando Cristo homem morre também pode-se dizer que Cristo Deus morre, porque não se pode separar as naturezas da única Pessoa do Verbo de Deus
Maria é mãe de Deus, porque Jesus é Deus. Para usar as palavras do pastor Elias: nem dá pra discutir, é uma questão de lógica
Muito interessante o seu raciocínio! Não obstante, para você que, assim como eu, acredita na imortalidade da alma, sabe que não é necessário matar Deus para salvaguardar a união hipostática. Pois, como sabemos, pelo que foi dito por Jesus em Mateus 10.28, a alma não morre por ocasião da morte do corpo. Sendo assim, apesar da morte do homem Jesus a sua alma, que é humana, continuou conectada à divindade.
Maria é a Mãe do Deus "encarnado", isto é, de Jesus Cristo, que é Deus-Filho. Logo, Maria é a Mãe de Deus (Jesus).
Mestre a graça e a paz de Cristo, me indica um livro sobre cristologia
O pastor acaba de negar um concílio ecumênico da igreja. Negar que Maria é mãe de Deus é negar que Jesus é Deus e separar as naturezas de Cristo é heresia e das brabas. A igreja cunhou esse termo justamente para defender que Cristo é Deus. Isso é nestorianismo de fato. Separar as naturezas de Cristo é justamente o que o pastor acabou de fazer. Isso não é defendido pela igreja romana, é defendido pela igreja cristã que é católica, universal.
Essa questão do ladrão na cruz é genial meu pastor 🙌
Ótima análise pastor.
Que bênção
Pra qual lugar foi o Logos ao morrer Jesus humano?
Os irmãos de Jesus que não creram nele seriam irmãos de Deus por parte de Mãe?Izabel e João Batista parentes de Deus?
Muito bom.
Excelente exposição da Doutrina Bíblica
Maria não é mãe de Deus, é mãe de Jesus Cristo homem. Ela se tornou mãe da natureza humana de um ser divino, não mãe dele na sua essência divina, pois como explicado no vídeo, a natureza divina sobrepõe até mesmo a eternidade! Para entender isso, vale uma ilustração: suponhamos que uma criança é cheia do Espírito Santo, o Espírito Santo é um ser divino, a mãe desta criança, não será a mãe da essência divina que está nela, mas apenas da parte humana. Outra coisa: se Deus tivesse morrido juntamente com Jesus na cruz, por serem apenas um, quem receberia o espírito de Jesus quando ele diz: em tuas mãos, entrego o meu espírito, ele diz, pai! Apenas a parte humana de Deus morreu, assim como apenas a parte humana de Deus teve uma mãe, e esta parte humana, era humana e não divina!
Jesus veio como homem e Deus. Então, Maria é mãe do homem e Deus! Duas naturezas, mas um só ser. Ele veio como Deus em forma humana!
Uai, recebeu a graça e não tem graça? Kkkk que isso irmão pr. Elias Soares 😂
A graça de um presente. a graça por Deus achar graça na pessoa ex. Moisés Noé e maria. E graça por salvação vida eterna com Deus a graça de vida eterna já é para todos os que creem.
Pois este teólogo que o senhor critica é uma pessoa salva eremita no sangue de Jesus Cristo
Maria não poderia salvar-se a si mesma, ela também precisou do salvador Jesus, para remissão dos pecados dela, pois Todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus.
Mas, ela mesma reconheceu isso, qdo disse no magnificat: "O meu espírito se alegra em DEUS MEU SALVADOR"!
Todo católico acredita Maria foi salva!
Poste mais pastor. Ajuda na EBD
“E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.
Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” (Lucas 11:27-28).
Coisa simples vejam 👉 Maria mãe do filho de DEUS !😂
O Filho de DEUS é DEUS! 2ª pessoa da Santíssima Trindade! "Eu e o Pai somos um" / "Quem Me vê, vê ao Pai"
@@simone-vivereensaiarparaoc7886 concordo em parte a segunda pessoa que é menor na hierarquia do que a primeira pessoa veja efésios: 4v4a6 o filho mesmo sendo DEUS , por causa da sua natureza de DEUS , e reativada após a sua ressurreição, mesmo assim ainda o pai é o DEUS do filho veja João: 20v17 + apoc:3v14 ....e só lembrando temos 2 pessoas e não 3 pessoas ....( obs: não confunda eu sou evangelico). conclusão: para ser DEUS jesus não precisa ser igual ao pai , jesus para ser DEUS só precisa ser o filho unigênito do pai ... João: 1 v18.
João: 1 v 18 o DEUS unigênito = João: 1v1 o verbo já era DEUS , quando não existia nem o homem e nem o nosso mundo João :17v5 😱 ai tem 2 lado a lado e não 1 OK.
Moro em Portugal, é possível enviar para cá?
Sim
Boa interpretação
Jesus veio ao mundo como homem e Deus. Maria foi mãe do homem e Deus! O Anjo Gabriel disse: "... aquele que vai nascer, será chamado santo, FILHO DE DEUS". Então, Maria é MÃE DE DEUS FILHO!!!
foi tb chamado filho do homem, leia mais .....
Fiquei na dúvida e quando JESUS disse porque me abandonaste ele falou pra quem isso ?
Se Jesus é Deus,e Maria é mãe de Jesus , então Maria é mãe de Deus!
Não, maria deu a luz ao Cristo homem, Deus nunca deixou de existir para nascer a partir de maria!
Tanto a igreja católica sabe que a maria original não comporta com esse pensamento de que é mãe de Deus, que criaram um deus falso com os atributos que era de jesus Cristo (Deus) mesmo que falem ao contrário, essa maria que a igreja católica fala é um ídolo igual aos ídolos do passado de Israel, ou seja é um deus falso.
Bem explicado.
É verdade pastor, eu também tenho esse mesmo pensamento, Lucas 23:46 Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou. Foi a natureza humana que morreu, e lá em João Cap. 3:6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Uma coisa é nascer da vontade da carne e outra ser nascida de Deus, eu também penso assim, a morte carnal é uma coisa e a espiritual é outra, I Coríntios Cap. 15:45 Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.
46 Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual.
47 O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu.
48 Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais.
Basta atentar pra questão cristologica em vez de soteriologica!
Pr Elias, a paz do Senhor. Sem querer entrar no mérito da questão, gostaria de fazer apenas uma observação: Jesus disse para o ex ladrão que o mesmo estaria com Ele no paraíso, porém não disse que Ele mesmo (Cristo) o levaria. O mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos pode ter levado o ex ladrão para o paraíso e não necessariamente Cristo.Vide Rm 8.11. Um abraço!
Sabias palavras do irmão
Concordo.
Jesus possui duas naturezas: natureza divina e natureza humana.
João 8:58: "Respondeu Jesus: 'Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!'"
Mas Maria só foi mãe da natureza humana, pois antes de Maria nascer a natureza divina de Jesus já existia. Conforme pode observar em João 8:58 e em outros versículos.
Esses marianistas preferem morrer defendendo uma heresia na qual foram doutrinados pela igreja romana do que aceitar a verdade bíblica. Só mesmo pela misericórdia divina é que serão perdoados da idolatria.
E também é um perito em grego e hebraico
Jesus mesmo disse que ninguém lhe tiraria a vida ele mesmo a daria. Diferente dos seres humanos que são levados a Deus. Ele mesmo retorna ao pai, pois a morte não teve poder sobre Ele, se ele VENCEU a morte como poderia ser impedido de ir a Deus no mesmo dia? Ele tem todo poder e não sentiu o poder da morte.
Roger Oldon e Marcos Granconato também defendem que Maria é mãe de Deus. Sim, Maria é ‘’Theotokos’’. O título Theotokos (‘’mãe de Deus’’ ou ‘’portadora de Deus’’) dado a Maria no Concílio de Éfeso em 431 dC está correto.
Naquela época, alguns estavam negando a divindade de Jesus Cristo, daí o pai da igreja Cirilo de Alexandria sugeriu o título à Maria de ''Theotokos'', apenas para reforçar a divindade de Jesus, que era uma única Pessoa com duas naturezas, a humana e a divina. Portanto, qualquer uso do termo ''Theotokos'' que não esteja simplesmente dizendo : ''Jesus é completamente Deus e é uma Pessoa divina com duas naturezas'', está usando o termo de uma maneira errada e não pode reivindicar a autoridade da igreja primitiva para tal uso. O termo grego referente à expressão ''portadora de Deus'' não enfatiza nenhuma preeminência à pessoa de Maria, apenas à instrumentalidade dela no processo. O termo dá toda a primazia a Jesus. Cabe lembrar que o Concílio de Éfeso foi convocado pelo imperador Teodósio II e não por nenhum bispo de igreja, muito menos o bispo de Roma.
Vamos entender o uso do título Theotokos. Maria não é mãe de Deus no sentido de que ela trouxe Deus a existência, pois Deus é eterno, sempre existiu e nunca foi criado por ninguém. Nós normalmente usamos a palavra “mãe” para nos referirmos a alguém que nos trouxe à luz como indivíduos, e de quem derivamos nossa natureza humana. Todavia, a Pessoa divina de Jesus, o eterno Filho de Deus (Colossenses 1:13-17), o Logos (João 1:1-14), já existia desde toda a eternidade e é o Criador de Maria, que foi usada para trazer o Verbo Encarnado ao mundo. Seu filho era totalmente divino, mas ela mesma não produziu a divindade de seu Filho. Por esta razão, não há nada sobre o termo Theotokos que de alguma forma exalte Maria, mas somente Cristo.
Maria mãe de Deus, mesmo sendo pecadora santa na terra.
O nome dela é tão digno de veneração que o Anjo Gabriel não a chamou pelo nome "Maria", mas a chamou pelo de "Graça de Deus" (Lucas 1,28), daí o motivo de Maria se questionar o que significaria tal saudação (Lucas 1,29):
"Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação."
Maria é maior que todos os Santos, pois ninguém é chamado de "Graça Plena" na Bíblia.
No texto do Evangelho em Grego, Maria foi nomeada de Kecaritwmenh, ao invés do anjo dizer "chaire Maria" (Alegra-te Maria), ele disse "chaire kekaritomene" (Alegra-te cheia de graça), o que mostra que essa qualidade é de sua natureza.
A palavra kekharitômenê não pode ser traduzida em nossa língua por uma única palavra, arriscando, com isso, não revelar seu verdadeiro valor. A palavra tem um significado mais abrangente do que apenas agraciada. Ela está no Particípio Perfeito, provinda do verbo "Charitoo" que quer dizer: "estado de santidade ou graça diante de Deus".
Maria foi nomeada de Kecaritwmenh. O anjo diz "chaire kekaritomene" (Alegra-te cheia de graça). O prefixo "ke" indica tempo passado indefinido de sua "charitoo". E o sufixo "mene" indica que sempre será assim. Se o Kecaritwmenh está no tempo passado indefinido, é porque em toda sua vida ela foi assim, desde a concepção.
O modo de "Particípio Perfeito" indica que Deus a fez assim, ou seja, ela ERA e não ESTAVA. Se esse estado de santidade tivesse ocorrido após sua concepção deveria ser usada a palavra "Karitúmene", que é o particípio presente.
Por isso, São Jerônimo expert em grego, traduziu o termo "kekharitômenê " por "Gratia Plena ", "plena de graça" em latim, forma , segundo alguns, mais adequada do que "cheia de graça" que vemos atualmente nas Bíblias Católicas.
E a saudação "Alegra-te", foi traduzida por São Jerônimo pela saudação em latim ( língua usada pelos cristãos de Roma) "Ave", entrando para sempre para nossa versão portuguesa (Ave, Maria, Cheia de Graça).
O senhor já nasceu de novo?
Isso não é um mistério é um erro.
Mãe do Messias. Jesus como Deus existe antes de Santa Maria existir, então ela não tem como ser mãe de um ser que existe antes dela existir. Sem contar que o Senhor Jesus se esvaziou.
se maria não é a mão Deus, como os cristãos acreditam que Yeshua é uma Divindade. logo, o inverso é verdadeiro
Nós catolicos nao somos aniquilacionistas! Está no nosso credo, Cristo desceu a mansão dos mortos.
Ora,se maria é mãe de Deus, então ela é incriada,e divina, donde concluiu-se que merece ser adorada.A ICAR precisa se decidir.
Eles contam que Maria tbm foi gerada de forma divina e mística. Ou seja acaba sendo uma deusa.
O senhor já viu na Bíblia sagrada o que diz que a ninguém chamei de rolo ou raca ou louco?
Sobre o ladrão,eu faço uma pergunta? Onde é o paraíso. Pois Jesus após ressuscitar disse a uma das mulheres na madrugada da ressurreição: "não me toques porque ainda fui ao pai" . Então se o ladrão foi naquele dia ao paraíso, e Jesus disse não ter ido junto ao Pai, então o paraíso não é onde está o Pai
Acho que Ele quis dizer que não foi ao Pai como homem, já que Ele tinha as duas naturezas: humana e divina. São Dimas, o bom ladrão, era só homem. Como logo que morremos, temos nosso julgamento e recebemos a sentença, Jesus sabia que ele iria para o céu.
Pra quem não sabe o termo 'Mãe de Deus' é um termo aceito pelos prostestantes históricos sérios. Os carismaticos ou pentecostais modernos que se perderam teologicamente e não aceitam isso. Entretanto, aceitar o termo Mãe de Deus, nao significa crer que Maria é igual a Deus. Acho que o professor do video nao estudou bastante para falar sobre o assunto.
Acho que o Deus do antigo testamento não sabia que Ele era três
Os homens é que não tinham alcançado essa visão. A Bíblia foi sendo escrita ao longo da História, à medida que os homens foram conhecendo a Deus, clareando a sua visão Dele.
Maria é mãe do Deus homem.
A PAZ DE DEUS!
GÊNESIS 1. 2 "... E O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVIA SOBRE A FACE DAS AGUAS" (PODER DE DEUS)
ÊXODO 2.3 "... TOMOU UMA ARCA DE JUNCO E A BETUMOU COM BETUME E PEZ; E, PONDO NELA O MENINO(MOISÉS), A PÔS À BORDA DO RIO"
SEGUNDO AS ESCRITURAS, A ALEGORIA DA PASSAGEM BÍBLICA DO DILÚVIO, COMO TAMBÉM, O ABANDONO DO MENINO MOISÉS NA ARCA EM UM RIO, SÃO ALEGORIAS PARA REAFIRMAREM A VERDADE INCONTESTE DE DEUS, DESCRITA EM GÊNESIS 1.2 ACIMA ,MOSTRANDO-SE, MAIS UMA VEZ, A GRANDEZA E PODER DO NOSSO CRIADOR!
GÊNESIS 1.2(VERDADE E PODER DEUS) = ALEGORIA DO DILÚVIO BÍBLICO = ALEGORIA DA PASSAGEM BIBLICA DO ABANDONO DE MOISÉS EM UMA ARCA DE JUNCO AO RIO
GLÓRIA A DEUS!
Fico pensando no juízo que esses teólogos e mestres católicos romanos....terão diante de DEUS ....afinal eles serão responsabilizados por tantos ensinos antibiblicos .....que levam milhares de fiéis a crerem .....viverem.....de forma errada....
Jesus, o homem é Deus?
Mas o Cristo homem não era Divino? Negar que Maria é mãe de Deus é também dividir as naturezas...
Maria deu a Jesus Cristo a natureza humana, como carne e como mulher. Mas a natureza divina ela não deu a Cristo, pois a natureza divina Jesus trouxe do Pai. Jesus existia antes da formação do mundo. O Espírito não deve nada à carne e não deve à Maria. Maria quando se viu concebida do Espírito Santo não disse : "Sou Senhora!". Ao contrário. Como santa serva de Deus que era, em profunda humildade, respondeu ao anjo: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra".
@@Cmdte.PazinatoEla é mãe do Filho de Deus, 2ª pessoa da Santíssima Trindade, que tbm é Deus. Então, ela é mãe de DEUS! Não se pode separar as naturezas! Jesus veio como homem e DEUS! Nasceu dela como homem e DEUS!
Maria é Mae de uma Pessoa , essa pessoa é divina e humana. O pastor separa a pessoa.
Se me permite, gostaria de tecer um comentário a partir do que é afirmado em 04:26, a dizer: o fato da toda pura sempre Virgem Maria ser Mãe de Deus não articula-se em razão de que a natureza humana de Cristo nasceu dela. Isto está, aliás equivocado, porque quem nasce da Virgem Maria é uma Pessoa, e não uma natureza. Maternidade e filiação são relações entre pessoas, não entre naturezas. Essa Pessoa dela nascida, Jesus Cristo, é Deus, e portanto ela é Mãe de Deus.
Os Padres Conciliares de Éfeso que cunharam o Theotokos estavam perfeitamente cientes, assim como toda Igreja Católica até hoje bem como reformadores que não negaram essa verdade, de que Maria não gerou a divindade incriada do seu Filho, que é consubstancial ao Pai desde toda eternidade; ela é, no entanto, efetivamente, concretamente, realmente e para todos os efeitos, Mãe do Senhor, mãe de Deus Filho na carne, no mundo, no tempo, na história.
Qualquer coisa distinta disso acaba redundando em nestorianismo, mesmo que não em sentido estrito, e preciso explicar porquê:
- Afirmar que Mãe é mãe de Cristo mas não de Deus, pelos motivos expostos, inda implica problemas teológicos semelhantes à heterodoxia nestoriana ao afirmar uma mera associação entre as naturezas de Cristo, e não uma plena união;
- Sim isso tem implicações para a nossa redenção, pois alguém poderia dizer, em consequência da premissa "mãe de Cristo mas não de Deus" que, na Cruz, morre Jesus Cristo homem, mas não Jesus Cristo Deus. Ora, se quem morre pela expiação de todos os pecados, de toda humanidade, de todos os tempos, é um homem, a obra da redenção não estaria completa pois só Deus é justo, puro, Santo para operar tal obra.
Sim, é Deus quem morre na pessoa de Jesus Cristo na cruz. Assim foi entendido desde sempre, por exemplo como quando São João Crisóstomo (347 - 407) vai chamar os judeus de "deicídas" em "Adversus Judaeos".
- "Como Deus pode levar o ladrão da cruz pro paraíso no mesmo dia se Ele morreu?" só é um problema pros aniquilacionistas, não pra Igreja Católica, que não crê nem numa aniquilação da alma, tampouco eu "sono". Portanto o Deus imortal que se faz mortal, na pessoa de Jesus Cristo, em virtude da natureza humana, não "some" da crucificação até a Ressurreição, mas subsiste porque é imortal e eterno;
- 12:32 com todo o respeito, o senhor não é Deus. Não existe paralelo exato entre a filiação que experimentamos e aquela de Cristo com Maria. Ele escolheu sua própria Mãe, nós não; Ele preexiste antes de todos os séculos, nós não; Ele não teve pai humano, nós sim, etc.
Desejo sinceramente que com a graça de Deus o senhor reavalie toda essa questão, e que nós, em espírito de humildade e oração, estejamos sempre mais próximos da Verdade. Qualquer coisa, disponha rs!
Deus o abençoe sempre!
Não vejo problema nenhum em dizer que Maria é a Mãe de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo sendo a Segunda Pessoa da Trindade Sendo Deus então se Nasceu de Maria, Maria é então a sua Mãe. Errado seria querer dizer que Maria é a Mãe de Deus Pai.
O pastor também nega a união hipostática, isso é uma revolução. Nossos pais não críam assim e pior, condenaram todas essas falas como heresia. Como pode um homem curar ? Como pode um homem salvar ? Pela união da natureza humana em uma pessoa com a natureza divina. Assim Deus morreu, Deus ressuscitou, o homem salvou, o homem curou, o homem é Deus também. Assim crê a Igreja Cristã. Cabe também as pessoas a pesquisarem sobre os nestorianos (Igreja Católica Apostólica Assíria do Oriente) e eles não creem que Jesus é duas pessoas, eles falam assim como o pastor Elias. Logo ou toda a igreja cristã ao longo dos séculos errou ou o pastor errou.
Maria deu a Jesus Cristo a natureza humana, como carne e como mulher. Mas a natureza divina ela não deu a Cristo, pois a natureza divina Jesus trouxe do Pai. Jesus existia antes da formação do mundo. O Espírito não deve nada à carne e não deve à Maria. Maria quando se viu concebida do Espírito Santo não disse : "Sou Senhora!". Ao contrário. Como santa serva de Deus que era, em profunda humildade, respondeu ao anjo: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra".
O problema dessa doutrina católica.....é a incoerência com a biblia ....
Dalhe pastor Elias nesses heresiarcas
Na minha opinião pastor a minha maneira de ver sobre o ladrão da cruz (que hoje estarás comigo no paraíso) está naquela resposta Jesus disse quem vê a mim vê O pai. eu acho que é o pai que estava falando na boca ele por que Jesus é igual ao pai o pai igual a Jesus estaria com o pai mas no seio de Abraão aguardando a ressurreição de Cristo. que Cristo é a a primicia de toda a ressurreição dos mortos. o paraíso aí é o seio de Abraão onde estava os outros Santos. (Assim é o meu modo de interpretar não sei se estou certo)
Hebreus 7:3.
Então, para o Sr., Jesus é mentiroso? Ele disse: "HOJE mesmo estarás comigo no paraíso". DEUS É ATEMPORAL! O tempo só existe aqui na terra. Qdo morremos não estamos mais sujeitos a ele. Assim que morre o corpo, a alma é julgada e recebe sua sentença!
Sou cristão e Maria não é mãe de Deus
Corretíssimo.
Todos os deuses pagãos tinham mãe, se o nosso Deus e o de Abraão,Isac e Jacó que é YHWH dos judeus,ele também tinha mãe?uma curiosa dúvida, por que um judeus messiânico disse que o Deus dele não foi criado nem formado, não teve mãe nem pai, sempre foi ,era e é.
Um cidadão que se intitula Teólogo e defende que Maria é mãe de Deus não é teólogo e sim um tológolo ou seja só fala tolices,ele não pode ensinar ninguém tem que sentar e aprender primeiro para depois ensinar,ele não sabe nem pregar prego na parede
Não sei qual a sua posição a respeito da Santíssima Trindade, mas é ilógico dizer que Maria é mãe de Cristo e não é mãe de Deus, sendo que Cristo é o Verbo Encarnado e a imagem do Deus invisível. Ora, se Cristo é o Deus-homem, Maria é a mãe do Deus-homem. Isso não significa que devemos adorá-la, é apenas uma maneira de apontarmos para a perfeita União hipostática que há em Cristo, que foi gerado pelo Divino Espírito Santo no útero de Maria.
Procure ler o que foi decidido no concílio de Éfeso em 431. Que Deus te abençoe.
Pra que tanta grosseria , cada um tem a sua Fé , o senhor é Teólogo ? Defenda sua Fé sem ferir a do próximo..... obs : isso cai na matéria de Ética Pastoral ( Nível médio Teologia )
@CarlosHenrique-m4g Minha posição a respeito da Divina Trindade é a posição da bíblia,eu não interpreto a bíblia,a lei Universal de interpretação da bíblia é:A bíblia interpreta a própria bíblia,a bíblia não é de particular interpretação, pelas barbaridades que afirma deduzo que é da organização Romana,se eu fizer algumas perguntas teológicas sobre esse assunto o irmão vai cair no fatalismo teológico e vai perceber o quanto essa doutrina é ERRÔNEA e herética,se o irmão querer exercitar o raciocínio lógico eu posso mostrar que isso é um absurdo,mas nós temos que usar somente as escrituras inspiradas , somente os 66 livros , só a escritura,nada de concílios ,nada de tradição oral ,topa ?
@@pauloschmidt4829isso é uma opinião sua né?
@messiasdesouza4374 Por isso que os profetas do velho pacto foram motos(grande maioria) e os outros torturados ,castigados e perseguidos (conhece a história deles? Acho que não) por denunciar o pecado e as heresias, e o senhor Jesus Cristo foi entregue a morte,tortura e sofrimentos inimagináveis ,grande patê devido a denunciar o erro e o pecado,e a Eklesia primitiva que sofreu perseguições cruéis e torturas horrorosas servindo de espetáculo ao império Romano,acho que não conhece nem história mundial quanto mais a bíblia e consequentemente teologia,penso que não sabe nem o que significa um teólogo e nem ao menos conhece um para dar um exemplo,eu falei e afirmo o cidadão que se intitula Teólogo e afirma uma barbaridade dessas ele não serve nem para pregar prego na parede, muito menos ensinar bíblia,ele tem que aprender,agora se conhece um teólogo me diga o nome dele
Não foi Maria que gerou jesus. Quem gerou jesus foi o Espírito santo
É um completo absurdo dizer que maria é mãe de Deus, porquê Jesus já existia antes de maria existir e quem gerou Jesus no ventre de maria foi o Espírito Santo, dizer que maria é mãe de Deus é dizer que ela é antes de Deus e isso seria uma tremenda heresia porquê Deus sempre existiu existe e sempre existirá.
Deus é ATEMPORAL! E, para Ele, nada é impossível!
@simone-vivereensaiarparaoc7886 de qualquer maneira não existe o termo mãe de Deus na Bíblia sagrada, isso é algo que surgiu muito tempo depois dentro do paganismo católico romano quando o catolicismo romano se uniu ao estado se desviando completamente do verdadeiro evangelho ensinado por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e seus apóstolos.
Se Jesus já existia antes com o pai como a maioria acredita (eu não entendo assim) pergunto: quem é a sua mãe? Será que o pai era separado? Kk
@nunesoliveira7897 o Jesus humano encarnou no ventre de maria, mas o Jesus divino já existia com o pai no céu antes da fundação do mundo, lembre-se daquela passagem bíblica na qual Jesus diz glórifica-me ó pai junto de ti com aquela glória que eu tinha contigo antes da fundação do mundo, a passagem se encontra em São João capítulo 17:Versículo 5 em diante.
Está errado. Óbviamente que Maria não é mãe da natureza divina, mas isso não exclui que ela seja Mãe de Deus. Porque uma mãe não é mãe de uma natureza, e sim mãe de uma pessoa. Uma mulher que gera um filho é mãe da natureza humana do filho ou mãe da pessoa do filho? Da pessoa. Porque a mãe não criou essa natureza humana, porque a natureza humana é tomada de Adão, o primeiro homem, e foi criada por Deus. Logo, essa mãe não é mãe da natureza humana do filho, mas sim da pessoa.
Do mesmo modo, Maria não é mãe da natureza humana e nem divina de Jesus, mas mãe da pessoa de Jesus. E Jesus é uma só pessoa, e nele pertence as duas naturezas, logo, essa pessoa é Deus.
É nesse sentido que Maria é Mãe de Deus, não porque Maria gerou a natureza divina, mas porque ela é mãe de uma pessoa, e essa pessoa é Deus.
Maria apenas "portou" ou "pariu" Deus. Deus não pode ser gerado por um ser humano, a Bíblia deixa claro que Jesus foi gerado pelo E. Santo.
Então de onde provém a natureza humana de Jesus?
Jesus tinha 2 naturezas: a humana e a divina!
@@silvanovipata1650 a Biblia mesmo diz, foi o Espirito Santo que gerou as duas naturezas.
@
Em que livro, capítulo e versículo está escrito que o Espírito Santo gerou as duas naturezas de Jesus?? Se Jesus não é filho de Mulher, então ele não é humano
@silvanovipata1650 Mt. 1.18-20. Exceto se você separar uma natureza da outra, mas isso não está no texto.
Inventam palavras difíceis da maioria entender para defender uma mentira diabólica. Jesus ser Deus e homem ao mesmo tempo. Mas não nos deve admirar pois profética mente já tínhamos sido avisados dos falsos instrutores que como lobos vorazes iriam surgir e enganar a muitos.
Jesus é 100% Deus e 100% homem.
Maria é mãe de Jesus.
Não significa q ela é mãe de Deus Pai, mas sim de Jesus que foi enviado pelo Pai e que se revelou para a humanidade.
Fazer teologia sem conhecer filosofia dá nisso. O camarada ignora 2000 anos de história, assim como a heresia nestoriana e tantas outras, e qr inventar a roda.
desculpe ,mas não concordo com essa explicaçao..
Nestorianismo revisado .....
Maria cheia de graça. Porque isso??? Graça por ter Maria achada entre as mulheres ou seja tinha mais mulhres entre elas maria foi sorteada entre as mulheres graciada. Ah uma graça diferente da graça para a vida eterna.
Deus achava graça em pessoas individual.
Agora os católicos misturar graça com santidade dos outros todos os cristãos são cheio da graça e pode buscar a santidade todos os dias. A santidade e dever do cristãos ser santos e não imagens e estátuas.
Outra e prostar diante deles como os católicos.
Vamos falar a verdade bíblica não existe nada no catolicismo que tem um exemplo bíblico.
Maria não é mãe nem de Jesus homem, quanto mais Jesus Deus. Como? Em toda história da humanidade não existe nenhuma mulher que tenha dado a luz sem participação do homem 😏
Deus quis que fosse assim. Ele é DEUS! Ele PODE TUDO! Para Ele, NADA É IMPOSSÍVEL!
Maria criada, criou o criador?
Maria morreu e foi ao céu e já não é mais mulher e sim um ser espiritual sem gênero, portanto sua missão na terra como genitora, já não existe mais.
Nestorianismo mitigado
Gente não vão pela cabeça de pregadores ou teólogos, vão pela bíblia eles tentam passa o que a igreja que eles estão defende, respeito bastante o pastor ai mas nunca vi ele reconhecer algum erro, pior que ele acusa os próprios irmãos de heresia, falso profeta e etc, " siga a bíblia pastor, não placa de igreja."
Sempre defendi essa mesma tese, inclusiva Jesus é semelhante ao homem e não 100% homem !
Maria não gerou Jesus, mas, nela foi gerado. Isto explica o fato de que Maria não é a mãe de Deus.
Deus, a Divindade é Pai, Filho e Espírito Santo. Logo é impossível Maria ser mãe de Deus. Pois e Divindade não é o Filho somente, mas as três pessoas da Trindade Divina.
Mas, cada um é DEUS! O Pai é Deus, o Filho é Deus e o E. Santo é Deus!
Pois é... a teologia levou a igreja ROMANA a eleger Maria como mãe de Deus, com essa estória mal explicada que Jesus é Deus. Dizer que Jesus é PLENAMENTE homem e PLENAMENTE Deus, é a mesma coisa que dizer que Ele é 100% homem e 100% Deus; isso é impossível. em toda a Bíblia encontramos Jesus (pré-encarnado e encarnado) sempre se colocando em inferioridade, em relação à Deus. Em seu ministério terreno Ele afirmou e ratificou sua posição, em relação a Deus. O fato de Jesus não ser Deus não o rebaixa nem o diminui em nada. Existem expressões, no Português, que não são entendidas pela maioria dos teólogos, daí eles "enfiam" um termo grego, para explicar o biblicamente inexplicável.
Querido pastor Elias, sou teólogo protestante e afirmo, Maria é Mãe de Deus sim, não no sentido ontológico, mas teantrópico. Basta ler os documentos do Concílio de Éfeso e Constantinopla. As duas naturezas (divina e humana), habitam o Cristo e são indivisíveis, inseparáveis.
OLHA TEM UM BEBADO NO BUTECO DA ESQUINA QUE PODE DAR UM ESTUDO BÍBLICO PARA ESSE PASTOR QUE É METIDO A FALAR GREGRO E HEBRAICO, MAS A SUA SABEDORIA É INFERIOR AO DO BÔBADO ;
Bla bla bla ....