Se nós pegarmos o rolex daytona, por exemplo, vamos ver que não foi a rolex quem inventou o taquímetro, foi copiado. Vamos ver que não foi a rolex quem inventou a disposição dos botões do cronógrafo em cima e em baixo da coroa, foi copiado. Não foi a rolex quem inventou os 3 mostradores dentro do mostrador principal, foi copiado. Pulseira de aço, disposição das horas e minutos em ponteiros, caixa redonda. Nada disso foi a rolex quem invetou, apenas copiou. A rolex vem há décadas lucrando, e muito, com cópia de design. Então, não podemos ser hipócritas, o segredo da criatividade é esconder bem as fontes.
@@nedvedfranca2048San Martin está entre as melhores homage, claro que você tem que desembolsar mais, eu tenho um pagani sub que já acho muito bom, fico imaginando um San Martin no pulso.
Eu apoio os Homages. É melhor do que réplica e você pode ter um relógio bom com o design que você gosta. Eu tenho um Steeldive 1970, uma homage do Seiko Willard. Custou 60$ e é uma baita relógio
Essa polêmica sobre os Homages está instaurada devido a discrepância de qualidade está muito menor do que a do preço do relógio, vejo marcas conceituadas tentando empurrar relógios muito mais caros que as Homages sem Vidro de safira e bezel de cerâmica, o prazer de ter um design original é único, porém acho que os fabricantes deveriam ser mais competitivos nos valores, e fazer mais do que ficar criando inúmeras edições limitadas a fim de criar algum valor intrínseco no produto, acho que temos muito a ser explorado como por exemplo a criação de um calibre cronógrafo mecânico com preço popular( por enquanto apenas a Seagull conseguiu esse feito)
Até vem, mas custa caro. Porém a gente coloca aí o peso da marca... mas mesmo assim, um Seiko por aqui com safira custa barato... é aí no Brasil que a Seiko ou os donos de relojoaria perderam a noção e cobram muito...
Verdade! Várias homages do Aliexpress vêm com cristal de safira, todo de aço inoxidável e ainda vem com movimento Seiko. No final do dia, a homage tem mais qualidade do que a própria Seiko, e afeta muito menos o bolso do brasileiro.
É muito elitismo do almofadinha bater nas marcas que fazem homage. Querem ter o direito de usar um determinado relogio caro e nao querem que pessoas que nao tem a mesma condicao financeira possam ter um. Concordo plenamente que replicas devem ser combatidas, pois tentam usar a marca como forca de venda. E bao cola falar aue é obra de arte. Esta muito longe de ser obra de arte, pois é produzido de forma industrial em serie. Ja tive diversas marcas "nobres" hoje ja passei dessa fase.
Uma pena que a pergunta de milhões feita pelo Trevor ao final permaneceu sem resposta: "os homages, tecnicamente são de fato uma boa alternativa para quem está procurando uma boa peça?" No mais, parabéns pelo excelente vídeo. As questões abordadas são de fato muito relevantes para termos um melhor entendimento sobre o assunto, servindo inclusive como ponto de partida para profundas reflexões. Forte abraço 🙏
Acho que depende muito. Eu tenho uma Homage mas tenho outros bons relógios. Se eu tivesse só Homages ficaria meio triste. Acho que no caso eu iria tentar procurar coisas boas com um visual mais autoral... mas eu iria para a China mesmo, não gastaria dinheiro no mesmo visual chato que Seiko e Orient entregam...
Também concordo que na questão de direitos autorais das marcas originais, deve-se levar em conta a questão da ARTE/DESIGN do relógio. Como o Pedro disse, um relógio deveria ser considerado como um tipo de objeto de arte, assim o design também deveria ser levado em conta na questão de propriedade intelectual; e não somente a questão técnica das peças!
Como foi dito no minuto 17:00 é um debate gigantesco e muito subjetivo, nunca vai haver um consenso, vai de cada um mesmo. Eu repudiava "homage"(que pra mim sao copias mesmo, homage quem faz e a propria marca de modelos antigos ou uma colab relancando algum vintage) e hoje ja curto "homages", ja adquiri uma, ansioso pela chegada, nao vejo relogio como algo tao maior do que um instrumento de hora/data e talvez cronometro e tbm acessorio de moda, ja quem da valor no valor agregado de marcas de luxo, todo ok tbm, e tem quem curte ambos.
A Rolex começou seus relógios do ZERO? Não.Seria complicado reinvindicar exclusividade num mundo em que design e tecnologia evoluem a partir de um ponto anterior. Outra coisa: Penso ser complicado elevar uma ferramenta (relógio) ao contexto específico de Arte, comparando-o a um quadro, por exemplo. E mesmo as telas famosas pertenceram a um determinado período em que um estilo predominava. Sou a favor sim das homage, particularmente no caso das chinesas, que permitem ao consumidor adquirir um relógio que lhe agrade no visual e que lhe atenda as devidas necessidades. Isso é muito diferente de uma cópia, que usa indevidamente a marca de outro fabricante, causa prejuízo ao original e ainda pode ser instrumento de má fé usado contra consumidores incautos.
René Lacoste inventou a camisa polo, ou seja usando o mesmo ponto de vista do entrevistados ninguém poderia usar camisa polo de outra marca sem ser da marca Lacoste, certo? Se as pessoas acham que a Steinhart falsifica Rolex pois copiam o design, também deveriam achar que a Ralph Lauren copia a Lacoste nas suas camisas polos. Ai eu pergunto, vocês acham que a Ralph Lauren estão errados também?
Acredito que a resposta é bem simples! Homage pra quem tem pouco dinheiro pra gastar com relógios ou não quer INVESTIR em relógios! Originais pra quem tem bala na agulha e é entusiasta da alta relojoaria!
Parabéns pelo trabalho Trevor, mesmo sem condições de entrar na alta rejoelharia estou aprendendo muito sobre, sincerante se eu tivesse R$100k pra dar num Rolex não ficaria com raiva de quem pagou R$700,00 num modelo que homenageia ou lembra muito o Rolex, agora se eu pagasse os 100k por engano numa réplica, ou seja, com o logo da Rolex sem ser, ai eu ficaria puto kkkk espero poder fazer uma mine coleção com Orient original e alguns homege, ai qnd mudar de patamar pegar algum bambambam de uns 5k rsrsrs
Muito interessante o assunto! Parabéns! Exige uma boa reflexão. Eu prefiro um mercado mais aberto. Sem falar que a propria Rolex, por exemplo, tem sido uma águia em marketing de seus produtos, nem sempre sendo tão transparente assim. Mais umanvez, parabens.
Eu entendo o problema das falsificações. Contudo, esse debate sobre homages ainda tem muito elitismo. Um Casio Duro nunca vai tomar o lugar de um Rolex submariner, são mercados totalmente diferentes.
Acho Diver é um caso a parte... um Diver na maioria das vezes tem que ser parecido mesmo... mas tem marcas que imitam na cara dura outros relógios. A Seiko mesmo tem o modelo SUP880 que é uma cópia do Cartier Tank...
Tenho um Ocean One Steinhart edição limitada e que custou 4,5 mil reais aqui no Brasil, COM A MESMA MÁQUINA DO ROLEX, a única diferença é que um rolex custa 100.000 reais e agora, a STEINHART está fabricando relógios com design próprio, sem ser homage de marca nenhuma.
Me desculpe Trevor, mas antes de ver o Vídeo quero perguntar: Esse é o mesmo vídeo de um tempo atrás com o Adriano e o Pedro?? Pois já vi essa Live com eles sobre esse assunto... Se for outro vídeo vc deveria enumerar por partes!!!🤔
Não gosto homages. Mas vamos lá na década de 80 era muito comum um amigo comorar um disco de vinil e gravar várias fitas cassetes para o restante da turma. Então burlando o direito autorais do artista ou grupo.
Parece difícil chegar em um critério objetivo do porquê algumas marcas podem fazer homage e uma Pagani Design da vida não !? Várias marcas conceituadas fazem homages da Rolex e continuam sendo taxadas como marcas consagradas, não me parece um debate simples.
Poise, se for feito fora da Europa e ter custo acessível não pode. Mais se for europeu e custa acima de 1000 dólares e tiver um nome bonitinho pode. Própria tag heuer, Gérard perigot tem uma cópia exata do Royal oak audermars piguet, aí a casio faz a mesma coisa porém cobra menos e é taxada de cópia.
@@jarbas4641 sim, mas a Longines tem relógios parecidos com os da PP... basicamente um relógio social sempre vai ser parecido um com outro. Também tem os militares que sempre se parecem um com o outro. Acho que é muito mais questão de não ter pra onde fugir...
ESSE pedro É MEGA CHATO . O CARA DEMORA 2 HORAS PRA TRANSMITIR UMA IDEIA DE ALGUNS MINUTOS. ALÉM DO MAIS, ELE REPETE MIL VEZES. ESSE CARA NÃO É CHATO, ELE É CHATÍSSIMO . ele PARTICIPOU DE UMA LIVE MAS FALOU PRATICAMENTE SOZINHO. É UM INFELIZ.
Se nós pegarmos o rolex daytona, por exemplo, vamos ver que não foi a rolex quem inventou o taquímetro, foi copiado. Vamos ver que não foi a rolex quem inventou a disposição dos botões do cronógrafo em cima e em baixo da coroa, foi copiado. Não foi a rolex quem inventou os 3 mostradores dentro do mostrador principal, foi copiado. Pulseira de aço, disposição das horas e minutos em ponteiros, caixa redonda. Nada disso foi a rolex quem invetou, apenas copiou. A rolex vem há décadas lucrando, e muito, com cópia de design. Então, não podemos ser hipócritas, o segredo da criatividade é esconder bem as fontes.
Adoro minhas homages...todas de qualidade! Pagani Design, San Martin, SteellDive...
As peças San Martin são melhores que as da Pagani Design?
Steeldive show de bola pra nadar e mergulhar. Essa assino embaixo sem medo!
@@nedvedfranca2048San Martin está entre as melhores homage, claro que você tem que desembolsar mais, eu tenho um pagani sub que já acho muito bom, fico imaginando um San Martin no pulso.
Eu apoio os Homages. É melhor do que réplica e você pode ter um relógio bom com o design que você gosta. Eu tenho um Steeldive 1970, uma homage do Seiko Willard. Custou 60$ e é uma baita relógio
O mercado de cópias no Brasil é muito forte e movimenta grande parte do comércio. Infelizmente a alta carga tributária tem seus efeitos colaterais.
Faz o L
@@jarbas4641 tô fora!
@@jarbas4641 nem fiz, nem faço, mas se continuar assim, sem o povo intervir, vai acabar todo mundo fazendo o L na marra.
Essa polêmica sobre os Homages está instaurada devido a discrepância de qualidade está muito menor do que a do preço do relógio, vejo marcas conceituadas tentando empurrar relógios muito mais caros que as Homages sem Vidro de safira e bezel de cerâmica, o prazer de ter um design original é único, porém acho que os fabricantes deveriam ser mais competitivos nos valores, e fazer mais do que ficar criando inúmeras edições limitadas a fim de criar algum valor intrínseco no produto, acho que temos muito a ser explorado como por exemplo a criação de um calibre cronógrafo mecânico com preço popular( por enquanto apenas a Seagull conseguiu esse feito)
Se é produzida em massa, sem nenhum tipo de variação, não pode ser considerado obra de arte.
Um Seiko original nao vem com vidro de safira, bezel de cerâmica etc , os " homage" do Aliexpress vem e sao relógios de muita qualidade
Até vem, mas custa caro. Porém a gente coloca aí o peso da marca... mas mesmo assim, um Seiko por aqui com safira custa barato... é aí no Brasil que a Seiko ou os donos de relojoaria perderam a noção e cobram muito...
Verdade! Várias homages do Aliexpress vêm com cristal de safira, todo de aço inoxidável e ainda vem com movimento Seiko. No final do dia, a homage tem mais qualidade do que a própria Seiko, e afeta muito menos o bolso do brasileiro.
meu seiko veio com safira sim
@@jarbas4641 mas deve ter pago 10 vezes mais que um pagani design com especificações semelhantes
É muito elitismo do almofadinha bater nas marcas que fazem homage. Querem ter o direito de usar um determinado relogio caro e nao querem que pessoas que nao tem a mesma condicao financeira possam ter um. Concordo plenamente que replicas devem ser combatidas, pois tentam usar a marca como forca de venda. E bao cola falar aue é obra de arte. Esta muito longe de ser obra de arte, pois é produzido de forma industrial em serie. Ja tive diversas marcas "nobres" hoje ja passei dessa fase.
Uma pena que a pergunta de milhões feita pelo Trevor ao final permaneceu sem resposta: "os homages, tecnicamente são de fato uma boa alternativa para quem está procurando uma boa peça?"
No mais, parabéns pelo excelente vídeo. As questões abordadas são de fato muito relevantes para termos um melhor entendimento sobre o assunto, servindo inclusive como ponto de partida para profundas reflexões. Forte abraço 🙏
Tbm fiquei esperando, mas deve ser sim.
Eu acredito que sim...tenho várias peças homages e sou feliz!
Adriano foi mais escorregadio que lagartixa molhada...kkkk, mas com certeza os homages são sim tecnicamente boas máquinas pelo custo benefício.
Tenho um orient submarine hulk homages da rolex 😅 modelo F49SS027 .
Acho que depende muito. Eu tenho uma Homage mas tenho outros bons relógios. Se eu tivesse só Homages ficaria meio triste. Acho que no caso eu iria tentar procurar coisas boas com um visual mais autoral... mas eu iria para a China mesmo, não gastaria dinheiro no mesmo visual chato que Seiko e Orient entregam...
Também concordo que na questão de direitos autorais das marcas originais, deve-se levar em conta a questão da ARTE/DESIGN do relógio. Como o Pedro disse, um relógio deveria ser considerado como um tipo de objeto de arte, assim o design também deveria ser levado em conta na questão de propriedade intelectual; e não somente a questão técnica das peças!
Homages existem a muito tempo,vejam p exemplo os Technos Skydiver e Riviera,,sao copias dos Rolex.
Seiko 5 é uma Cópia do Oyster.
Própria Gérard perigot, tag heuer. Inclusive própria o ômega seamaster, e bem baseado. E até que ponto basear não é cópia né kkkk
Os modificados SEIKOMOD se enquadram em qual situação?
Como foi dito no minuto 17:00 é um debate gigantesco e muito subjetivo, nunca vai haver um consenso, vai de cada um mesmo. Eu repudiava "homage"(que pra mim sao copias mesmo, homage quem faz e a propria marca de modelos antigos ou uma colab relancando algum vintage) e hoje ja curto "homages", ja adquiri uma, ansioso pela chegada, nao vejo relogio como algo tao maior do que um instrumento de hora/data e talvez cronometro e tbm acessorio de moda, ja quem da valor no valor agregado de marcas de luxo, todo ok tbm, e tem quem curte ambos.
A Rolex começou seus relógios do ZERO? Não.Seria complicado reinvindicar exclusividade num mundo em que design e tecnologia evoluem a partir de um ponto anterior.
Outra coisa: Penso ser complicado elevar uma ferramenta (relógio) ao contexto específico de Arte, comparando-o a um quadro, por exemplo. E mesmo as telas famosas pertenceram a um determinado período em que um estilo predominava. Sou a favor sim das homage, particularmente no caso das chinesas, que permitem ao consumidor adquirir um relógio que lhe agrade no visual e que lhe atenda as devidas necessidades. Isso é muito diferente de uma cópia, que usa indevidamente a marca de outro fabricante, causa prejuízo ao original e ainda pode ser instrumento de má fé usado contra consumidores incautos.
René Lacoste inventou a camisa polo, ou seja usando o mesmo ponto de vista do entrevistados ninguém poderia usar camisa polo de outra marca sem ser da marca Lacoste, certo?
Se as pessoas acham que a Steinhart falsifica Rolex pois copiam o design, também deveriam achar que a Ralph Lauren copia a Lacoste nas suas camisas polos. Ai eu pergunto, vocês acham que a Ralph Lauren estão errados também?
Acredito que a resposta é bem simples! Homage pra quem tem pouco dinheiro pra gastar com relógios ou não quer INVESTIR em relógios! Originais pra quem tem bala na agulha e é entusiasta da alta relojoaria!
Fazia tempo que não via o Adriano Passarelli, é um grande conhecedor de relógios, pena que parou com os vídeos
E se voce comprar um homage de um Rolex/Omega que voce ja tem? Eu tenho e nao vejo nenhum problema.
Parabéns pelo trabalho Trevor, mesmo sem condições de entrar na alta rejoelharia estou aprendendo muito sobre, sincerante se eu tivesse R$100k pra dar num Rolex não ficaria com raiva de quem pagou R$700,00 num modelo que homenageia ou lembra muito o Rolex, agora se eu pagasse os 100k por engano numa réplica, ou seja, com o logo da Rolex sem ser, ai eu ficaria puto kkkk espero poder fazer uma mine coleção com Orient original e alguns homege, ai qnd mudar de patamar pegar algum bambambam de uns 5k rsrsrs
Salve!
Muito interessante o assunto! Parabéns! Exige uma boa reflexão. Eu prefiro um mercado mais aberto. Sem falar que a propria Rolex, por exemplo, tem sido uma águia em marketing de seus produtos, nem sempre sendo tão transparente assim. Mais umanvez, parabens.
Não foram no cerne da questão
Eu entendo o problema das falsificações. Contudo, esse debate sobre homages ainda tem muito elitismo. Um Casio Duro nunca vai tomar o lugar de um Rolex submariner, são mercados totalmente diferentes.
bobagens, homage não tem absolutamente nada a ver com falsificação. se for pensar assim me diga quantos divers não são identicos......
Acho Diver é um caso a parte... um Diver na maioria das vezes tem que ser parecido mesmo... mas tem marcas que imitam na cara dura outros relógios.
A Seiko mesmo tem o modelo SUP880 que é uma cópia do Cartier Tank...
Tenho um Ocean One Steinhart edição limitada e que custou 4,5 mil reais aqui no Brasil, COM A MESMA MÁQUINA DO ROLEX, a única diferença é que um rolex custa 100.000 reais e agora, a STEINHART está fabricando relógios com design próprio, sem ser homage de marca nenhuma.
“Mesma máquina”????
Me desculpe Trevor, mas antes de ver o Vídeo quero perguntar: Esse é o mesmo vídeo de um tempo atrás com o Adriano e o Pedro?? Pois já vi essa Live com eles sobre esse assunto... Se for outro vídeo vc deveria enumerar por partes!!!🤔
Não gosto homages. Mas vamos lá na década de 80 era muito comum um amigo comorar um disco de vinil e gravar várias fitas cassetes para o restante da turma. Então burlando o direito autorais do artista ou grupo.
Pagani Design não faz homage. Ela copia descaradamente todos os traços, cores e designs de relógios consagrados. Seu intuito é persuadir o consumidor.
Verdade, quase me enganaram, achei que tava comprando um Rolex por 200 reais.
😂😂😂😂@@jarbas4641
Se for pensar por isso a Polo Rafael Lauren tá copiando a Lacoste também.
Homage é nome bonitinho pra produto PIRATA, que é coisa de FUNKEIR0 que anda de carro rebaixado. Não tem muito mais o que dizer além disso.
Pirata seria copiar o relógio, tem homage de patek que custa 7 mil por exemplo, a própria iwc tem homage de outros relógios.
@@With0ut_ que homage de patek custa 7 mil? e qual a homage da IWC?
Parece difícil chegar em um critério objetivo do porquê algumas marcas podem fazer homage e uma Pagani Design da vida não !?
Várias marcas conceituadas fazem homages da Rolex e continuam sendo taxadas como marcas consagradas, não me parece um debate simples.
A Seiko faz, a Longines faz, Frédéric Constant faz...
Todo mundo faz hahaha.
Poise, se for feito fora da Europa e ter custo acessível não pode. Mais se for europeu e custa acima de 1000 dólares e tiver um nome bonitinho pode. Própria tag heuer, Gérard perigot tem uma cópia exata do Royal oak audermars piguet, aí a casio faz a mesma coisa porém cobra menos e é taxada de cópia.
@@ItalloBehring Longines é mais antiga que Rolex, Patek e AP juntas.
@@jarbas4641 sim, mas a Longines tem relógios parecidos com os da PP... basicamente um relógio social sempre vai ser parecido um com outro.
Também tem os militares que sempre se parecem um com o outro. Acho que é muito mais questão de não ter pra onde fugir...
@@ItalloBehring consertesa
ESSE pedro É MEGA CHATO . O CARA DEMORA 2 HORAS PRA TRANSMITIR UMA IDEIA DE ALGUNS MINUTOS. ALÉM DO MAIS, ELE REPETE MIL VEZES. ESSE CARA NÃO É CHATO, ELE É CHATÍSSIMO . ele PARTICIPOU DE UMA LIVE MAS FALOU PRATICAMENTE SOZINHO. É UM INFELIZ.