Fantástico! Estou tendo a disciplina de Historiografia Brasileira e quando me vejo preso a livros e livros desses autores clássicos acho super bom escutar, ver um vídeo que reforce e esclareça o conteúdo
Varnhagen, Capistrano de Abreu e Sérgio Buarque de Holanda. Não tem como escapar desses três num curso de história do Brasil no ensino superior. Eu colocaria o Bóris Fausto também.
Fazendo um link Brasil - Europa, é interessante notar que Varnhagen (e D. Pedro II, o principal entusiasta da obra) estão intimamente ligados com a moda europeia da época, pois é na metade do século XIX que surgem a História como disciplina acadêmica e vários historiadores pioneiros. Temos Thiers, Mignet e Michelet nos seus tomos sobre a França, Karamzin mais pro leste russo, Carlyle na Grã-Bretanha... todos no mesmo estilo do Varnhagen e praticamente no mesmo ano. Continuando com as semelhanças, nenhum desses tomos serve hoje em dia como um bom livro de História, a não ser por curiosidade ou como documento da época em que foi escrito.
Que legal fazer um vídeo sobre ele. Ele nasceu na Fazenda Ipanema, hoje localizada em Iperó, mas na época de seu nascimento fazia parte de Sorocaba. A Fazenda Ipanema atualmente é uma reserva ecológica chamada Floresta Nacional de Ipanema e existe lá as 2 cruzes de ferro, pois ai foi a Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema. A visitação ao quase túmulo dele é aberta a visitação, mas seu corpo não se encontra lá e sim na cidade de Sorocaba em frente a Universidade de Sorocaba (UNISO). E uma outra curiosidade muito interessante é que o bairro Ipanema no Rio de Janeiro se chama Ipanema em homenagem a região onde ele nasceu. Em gratidão dada a ele pela elaboração da história do Brasil, Dom Pedro deu a ele além de ouro, deu uma propriedade no Rio de Janeiro e quando ele foi registrar deu o nome do local de seu nascimento, Ipanema.
Aí entra uma questão (uma dúvida mesmo, e não uma provocação). Muitos consideram Frei Vicente como o pai da historiografia brasileira, o primeiro historiador. Qual o critério pra definir Varnhagen como o sendo o primeiro?
+Giuvane Souza Klüppel Assim como Heródoto é o "pai da História" num geral... Mas creio que o que o Filipe quer dizer é a historiografia como uma ciencia, com metodologia e teorias próprias, não apenas um misto de achismos, história oral e alguns poucos documentos, muito mais próximo da teologia ou, como o Filipe falou, da literatura, sem compromisso com a verdade . A História como ciencia vai surgir no XIX, e a História como problemática do passado só em meados do XXI. Lembrando que transcrição de documentos não é historiografia (embora seja uma parte importante do processo), afinal historiadores não são escribas
Seria faltar com a verdade histórica falar sobre a historiagrafia brasileira se não citarmos como pioneiros: Frei Vicente de Salvador que produziu o primeiro documento da historiografia do Brasil onde ele narra a primeira organização da colonização, episódios de seus primeiros governadores, descreve o sistema dos governos-gerais e das capitanias hereditárias, as entradas para o sertão e as guerras contra o gentio, as fortalezas e táticas militares, a invasão holandesa, e outros eventos. E, entre outros, o inglês Robert Southey que de 1810 a 1819 lançou a História do Brasil, em Londres, sendo editada no Brasil em 1862. Não obstante a frondosa sistematização de Visconde de Porto Seguro, Varnhagen, este genial historiador, era muito vaidoso, amigo do Imperador e talvez queria os méritos para si.
Mais um vídeo bacana, muito bom trazer a parte da produção da história pra um publico maior. Depois fale do Capistrano de Abreu(detalhe: a sobrinha neta dele foi minha professora na faculdade)
Nem me lembre, tinha quase deletado o que tinha lido do trabalho dele, as professoras Ana Maria e Sylvia Basseto usavam esse o ilustre ai nas aulas de Metodologia.
Filipe, já pensou em fazer um vídeo sobre "usos e abusos" da História? Li um texto na faculdade sobre isso no primeiro semestre e achei um tema muito interessante na época, talvez seria legal trazer pro grande público esse debate.
+Xadrez Verbal Relaaaaaxa, Felipe.. É que tem um sujeito vlogueiro por ai que-nao-deve-ser-nomeado, que descredibiliza os argumentos dos outros vlogueiros que Editam os vídeos
Só uma correção, por favor não entenda como crítica é só para situar melhor, o nome Varnhagen como de origem alemã teria uma pronúncia de 'Farnirraguem''.
+Xadrez Verbal Então tá suave, se bem que faz todo sentido partindo da premissa que como você mesmo falou ele lutou tanto para a criação da identidade brasileira.
Gostei de todo o vídeo, especialmente as suas últimas palavras. Varnhagen talvez fez na época o que a maioria dos Cursos de História fazem na atualidade: trabalhar a serviço de uma política ou de um governo.
8 ปีที่แล้ว
Ao mesmo tempo que esses erros não cortados dão uma sensação de "wtf tá acontecendo?!" dão uma sensação de intimidade e sinceridade também, aproxima do espectador, é engraçado. Existe alguma intencionalidade na permanência desses "erros" no vídeo, Filipe?
Sou estudante do curso de Licenciatura em ciências Sociais da UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, vou apresentar um seminário na próxima semana sobre o IHGB e gostei muito do seu vídeo. Gostaria de incluir este seu material no meu seminário pois acho que iria esclarecer muitos pontos sobre o texto que estou trabalhando. Isto seria possível? Valéria Varandas Phydias
Na minha analise histórica e politica, baseada em eu acho que. O que fez os republicanos quererem trocar a capital para o centro do país, foi uma questão de isolar os políticos do eixo mais povoado do Brasil (Rio-São Paulo) colocando a capital federal em um lugar onde eles não sofreriam tanta pressão popular devido a menor densidade populacional deste lugar.
Muito obrigada, meu tcc vai ser sobre ele, decidi agora com seu vídeo! Acho que vou abordar o racionalismo, continue postando! Ganhou mais uma inscrita!
Seria legal um vídeo sobre a política de embranquecimento no Brasil do séc XIX, uma análise da pintura " A redenção de Cam" seria interessante para o assunto.
Hj em dia quando alguém chama outro de racista e fascista é bom a gente tem que pesquisar pra não cair em uma visão errada motivada por política eleitoreira.
Ele foi criticado até mesmo dentro do próprio IHGB. E teve sua treta monstra com João Francisco Lisboa, onde foi acusado de plágio e talz.... Foi meio lixo esse rapaz, mesmo se considerando seu legado através de fontes das mais variadas como disse o professor. Obrigado pelo ótimo vídeo professor.
O J. Bonifácio que foi muito mais relevante no "projeto Brasil", tinha umas idéias tão diferentes das que você descreveu. As idéias ele caíram tão facilmente assim no ostracismo? Mesmo pensando em Dom Pedro II encomendando isso, ele tinha umas idéias diferentes das que você descreveu, não?
cara ,desclpe mas aprendi que não e recomendado não ler , vc recomenda não ler , mesmo que seu video resume muito sobre ele , eu recomendaria que leia para se inteirar do assunto
Nota 10
Shows
Bora da like pessoal 👍🏾👍🏾
1:38 Parou rrrrubinhooo, quando tinha toda a vantagem vai parando amigo.
kkk vídeo muito bom!
+PENS Ia ter gente dizendo que não teria credibilidade, por ser editado...
haha, zueira a parte, seus vídeos são muito bons cara, conheci a pouco tempo através de um nerdcast do jovem nerd! Valeu por responder! =D
Professor, vc é nota . gostei muito de sua aula, estou usando na minha pesquisa.
José de Alencar me trouxe aqui.
Muito bom professor, video preciosos, obrigado pelo resgate do grande Historiador.
Fantástico! Estou tendo a disciplina de Historiografia Brasileira e quando me vejo preso a livros e livros desses autores clássicos acho super bom escutar, ver um vídeo que reforce e esclareça o conteúdo
Varnhagen, Capistrano de Abreu e Sérgio Buarque de Holanda. Não tem como escapar desses três num curso de história do Brasil no ensino superior. Eu colocaria o Bóris Fausto também.
Faltou Caio Prado Júnior aí.
Não aprendi dele em História do Brasil, mas peguei em Historiografia akaks
É isso aí Felipe ótima ponderação!!
Adorei a vídeo aula... me tirou muitas dúvidas.
Muito Bom pro meu estudo !!
Excelente vídeo. Parabéns.
Fazendo um link Brasil - Europa, é interessante notar que Varnhagen (e D. Pedro II, o principal entusiasta da obra) estão intimamente ligados com a moda europeia da época, pois é na metade do século XIX que surgem a História como disciplina acadêmica e vários historiadores pioneiros. Temos Thiers, Mignet e Michelet nos seus tomos sobre a França, Karamzin mais pro leste russo, Carlyle na Grã-Bretanha... todos no mesmo estilo do Varnhagen e praticamente no mesmo ano.
Continuando com as semelhanças, nenhum desses tomos serve hoje em dia como um bom livro de História, a não ser por curiosidade ou como documento da época em que foi escrito.
+milkeduard E, claro, isto tudo está intimamente ligado ao crescente nacionalismo em toda parte do globo.
Obrigada, seu comentário foi bastante útil para mim.
EXCELENTE!!!
Faça o Vídeo exclusivo sobre o IHGB. Estamos aguardando.
Cara, você é foda! Ficou muito bom!
Bruno Bardon olha o Bruno colando na prova da Karina. Brincadeira tá, o vídeo é bom mesmo, valeu a pena assistir.
Rio de Janeiro colônia foi aqui no nordeste Hoje é um mato abandonado
mto bom obrigado
Muito obrigado pelo vídeo! Muito didático! Forte abraço.
Que legal fazer um vídeo sobre ele. Ele nasceu na Fazenda Ipanema, hoje localizada em Iperó, mas na época de seu nascimento fazia parte de Sorocaba. A Fazenda Ipanema atualmente é uma reserva ecológica chamada Floresta Nacional de Ipanema e existe lá as 2 cruzes de ferro, pois ai foi a Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema. A visitação ao quase túmulo dele é aberta a visitação, mas seu corpo não se encontra lá e sim na cidade de Sorocaba em frente a Universidade de Sorocaba (UNISO). E uma outra curiosidade muito interessante é que o bairro Ipanema no Rio de Janeiro se chama Ipanema em homenagem a região onde ele nasceu. Em gratidão dada a ele pela elaboração da história do Brasil, Dom Pedro deu a ele além de ouro, deu uma propriedade no Rio de Janeiro e quando ele foi registrar deu o nome do local de seu nascimento, Ipanema.
Que bacana Giovani! Muito interessante..
mto bom o vídeo Felipe.
Muito bom esse vídeo.
Pq ele não cortou o vídeo? Morri de curiosidade agora.
+Rafael Antunes Marcelino Pra ficar engraçado.
+Xadrez Verbal Relaxa, Filipe, Foi Pura Glitch Art ;)
Salvou uma alma. Tenho prpva sobre ele hoje. rs Muito boa a explanação. :)
Me salvou também 😅
showwwww, vídeo muito completo e didático, arrasou!
Ele é nome de rua num bairro aqui da minha cidade, eu nunca conseguia acertar a pronúncia do sobrenome! haha...
Obrigado pelo video.
+Anderson Pessoa
Nem esse cara pronunciou direito . O nome dele é Alemão
Muito bom
Muito bom! Parabéns pelo trabalho!
poderia ter cortado o erro ali no início
+Khaler Jex Ia ter gente dizendo que não teria credibilidade, por ser editado...
De uns outros vlogers que tem nesse TH-cam de meu deus, que criticam quem faz isso nos vídeos.
Muito interessante.
Podia disponibilazar em mp3 no feed.
Parabéns vídeo muito explicativo..Top!!!
Aí entra uma questão (uma dúvida mesmo, e não uma provocação). Muitos consideram Frei Vicente como o pai da historiografia brasileira, o primeiro historiador. Qual o critério pra definir Varnhagen como o sendo o primeiro?
+Giuvane Souza Klüppel Assim como Heródoto é o "pai da História" num geral... Mas creio que o que o Filipe quer dizer é a historiografia como uma ciencia, com metodologia e teorias próprias, não apenas um misto de achismos, história oral e alguns poucos documentos, muito mais próximo da teologia ou, como o Filipe falou, da literatura, sem compromisso com a verdade . A História como ciencia vai surgir no XIX, e a História como problemática do passado só em meados do XXI.
Lembrando que transcrição de documentos não é historiografia (embora seja uma parte importante do processo), afinal historiadores não são escribas
Ahhhh, perfeito. Obg.
Um video sobre a exploração do interior e a ideia de interiorização é uma boa eim!
Excelente vídeo, parabéns!
Bacana! Parabéns...
adorei os erros de gravação, ficou super natural, kk
+Luis Eduardo chama o sam e o dean p´ra resolver isso ae
Imagina, quebrou o retorno do seu vídeo, mas deu a impressão (se é que era só impressão) que o restante do vídeo foi de uma só vez sem errar.
nossa que video maravilhoso, adorei!
Tive aule desse moço ontem!!!!
+Xadrez Verbal Puntoni :)
Filipe oq vc acha de fazer um video sobre o Segundo Reinado brasileiro?
Seria faltar com a verdade
histórica falar sobre a historiagrafia brasileira se não citarmos como
pioneiros: Frei Vicente de Salvador que produziu o primeiro documento da
historiografia do Brasil onde ele narra a primeira organização da
colonização, episódios de seus primeiros governadores, descreve o sistema dos
governos-gerais e das capitanias hereditárias, as entradas para o
sertão e as guerras contra o gentio, as fortalezas e táticas militares, a
invasão holandesa, e outros eventos. E, entre outros, o inglês
Robert Southey que de 1810 a 1819 lançou a História do Brasil, em Londres, sendo editada no Brasil em 1862. Não
obstante a frondosa sistematização de Visconde de Porto Seguro, Varnhagen, este
genial historiador, era muito vaidoso, amigo do Imperador e talvez queria os méritos
para si.
Mais um vídeo bacana, muito bom trazer a parte da produção da história pra um publico maior. Depois fale do Capistrano de Abreu(detalhe: a sobrinha neta dele foi minha professora na faculdade)
Nem me lembre, tinha quase deletado o que tinha lido do trabalho dele, as professoras Ana Maria e Sylvia Basseto usavam esse o ilustre ai nas aulas de Metodologia.
Filipe, já pensou em fazer um vídeo sobre "usos e abusos" da História? Li um texto na faculdade sobre isso no primeiro semestre e achei um tema muito interessante na época, talvez seria legal trazer pro grande público esse debate.
Você tem algum vídeo que fale especificamente sobre o IHGB?
Muito bom esse vídeo. Eu usei este vídeo como ajuda para mim e meus colegas. Estamos pagando a disciplina de Historiografia.
Felipe, o que você acha de falar sobre a USAID? Acho um tema muito interessante que merece um aprofundamento!
Sensacional! Como sempre..Vc não se cansa de ser assim não? rs. Abraços, muito obrigada pelo vídeo! :)
UAHEUAHEUEHAUEHUEU Essa ajeitadinha de cabelo foi ainda melhor, cara...
Ótimo vídeo!
faltou um corte ai.. mas ficou legal, para conhecermos os bastidores .
Filipe ... O que deixou você bolado? :p
E o vídeo ficou ótimo :)
Ele nasceu em Sorocaba
Se tivesse cortado, perderia credibilidade. (entendendores)
Rsrsrs... Ele devia ter chamado o aruan...
+Gustavo Vitorino O pessoal fica por aí dando boura e não dá credibilidade, tá loco...
+Xadrez Verbal
Relaaaaaxa, Felipe..
É que tem um sujeito vlogueiro por ai que-nao-deve-ser-nomeado, que descredibiliza os argumentos dos outros vlogueiros que Editam os vídeos
Gustavo Vitorino essa vitima ai tbm tem o video todo recortado...
+086 diego
O Felipe?
Só uma correção, por favor não entenda como crítica é só para situar melhor, o nome Varnhagen como de origem alemã teria uma pronúncia de 'Farnirraguem''.
+Xadrez Verbal Então tá suave, se bem que faz todo sentido partindo da premissa que como você mesmo falou ele lutou tanto para a criação da identidade brasileira.
Seria interessante fazer um vídeo sobre o Exército Brasileiro.
Antigo Brasil era terra dos Fenícios
Gostei de todo o vídeo, especialmente as suas últimas palavras. Varnhagen talvez fez na época o que a maioria dos Cursos de História fazem na atualidade: trabalhar a serviço de uma política ou de um governo.
Ao mesmo tempo que esses erros não cortados dão uma sensação de "wtf tá acontecendo?!" dão uma sensação de intimidade e sinceridade também, aproxima do espectador, é engraçado. Existe alguma intencionalidade na permanência desses "erros" no vídeo, Filipe?
Sou estudante do curso de Licenciatura em ciências Sociais da UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, vou apresentar um seminário na próxima semana sobre o IHGB e gostei muito do seu vídeo. Gostaria de incluir este seu material no meu seminário pois acho que iria esclarecer muitos pontos sobre o texto que estou trabalhando. Isto seria possível? Valéria Varandas Phydias
Qual foi o erro? De Varnhagen? O imperador que ainda existe?
Brasil Paralelo está ressuscitar o método Varnhagen.
Na minha analise histórica e politica, baseada em eu acho que. O que fez os republicanos quererem trocar a capital para o centro do país, foi uma questão de isolar os políticos do eixo mais povoado do Brasil (Rio-São Paulo) colocando a capital federal em um lugar onde eles não sofreriam tanta pressão popular devido a menor densidade populacional deste lugar.
Nem conhecia esse cara, muito bom.
Muito obrigada, meu tcc vai ser sobre ele, decidi agora com seu vídeo! Acho que vou abordar o racionalismo, continue postando! Ganhou mais uma inscrita!
Seria legal um vídeo sobre a política de embranquecimento no Brasil do séc XIX, uma análise da pintura " A redenção de Cam" seria interessante para o assunto.
Muito bom o vídeo e o canal, parabéns. Você tem algum link onde eu possa encontrar todas as obras dele em PDF?
Vamos editar os videos aí
:D :D :D
Caralho, que lega!
Ele é natural aqui da minha cidade e eu não o conhecia auahah
Hj em dia quando alguém chama outro de racista e fascista é bom a gente tem que pesquisar pra não cair em uma visão errada motivada por política eleitoreira.
HISTORIA = CIENCIA DE KRIAR ESTORIAS
o Narlock é bem ignorante, hein?
Ele foi criticado até mesmo dentro do próprio IHGB. E teve sua treta monstra com João Francisco Lisboa, onde foi acusado de plágio e talz....
Foi meio lixo esse rapaz, mesmo se considerando seu legado através de fontes das mais variadas como disse o professor.
Obrigado pelo ótimo vídeo professor.
Ww
0 rapaz enrola muito e diz palavras totalmente sem sentido, com exceção das críticas ao racismo, que está totalmente correto. Professor Marques.
mano, eu jurava que estava ao vivo hahahaha...
+Xadrez Verbal tranquilo mano.
O J. Bonifácio que foi muito mais relevante no "projeto Brasil", tinha umas idéias tão diferentes das que você descreveu.
As idéias ele caíram tão facilmente assim no ostracismo?
Mesmo pensando em Dom Pedro II encomendando isso, ele tinha umas idéias diferentes das que você descreveu, não?
cara ,desclpe mas aprendi que não e recomendado não ler , vc recomenda não ler , mesmo que seu video resume muito sobre ele , eu recomendaria que leia para se inteirar do assunto
Não
kkkkk Cola pra mim o comentário da porcaria do celular, pusovooor.
ele pode falar mas eu só ouço Van Halen