Estava procurando ensinar cordel pra minha filha e cai aqui no vídeo do meu amigo de infância, Fagner! Que bom saber sobre você e ótimo saber que é professor de cordel, feliz que esta levando essa arte magnífica da cultura nordestina.
Pé-de-pano em seu rompante Pros braços da liberdade Via logo adiante Os luzeiros da cidade Seu olhar ficou brilhante Com tamanha novidade. O alazão da crina bela Cheio de galanteria Se livrou da sua sela E um olheiro certo dia O escalou para a novela Que logo estrearia. Foi tão grande a desforra Do cavalo no canal Que quando vai dando a hora O ex dono do animal De arrependimento chora Ao vê-lo no Pantanal. (Rs entrando na brincadeira)
E passado muito tempo Descobriu o fazendeiro A fuga do seu cavalo E atrás dele foi ligeiro Ainda tinha esperança De saber seu paradeiro. Aquela situação Fez o homem refletir Sobre a causa que levou O seu cavalo a fugir Ele então se arrependeu Resolveu se redimir. Procurou por todo lado O cavalo com tal zelo Que ficou desesperado Parecia um pesadelo Finalmente ele o achou Agora podia tê-lo. O fazendeiro se alegrou Voltou pra sua fazenda Com o seu lindo cavalo Talvez você não entenda A sua felicidade Parecia até uma lenda. Pé de Pano Bonitão Era agora bem tratado Comida de qualidade Não era mais castigado Orgulho do fazendeiro Animal qualificado. Essa história continua Depende dos comentários Que os inscritos foram dando Só não pode ser contrário Eu, portanto, finalizo Pois isso é necessário. (Prof. Ailton Silva)
Rapaz! Ficou tão bom que eu me comprometo a imprimir esse cordel completo e fazer um vídeo aqui mostrando. Vou só esperar se aparece mais algum comentário. Parabéns, poeta!!!
Cheguei aqui desisperada procurando conteúdo para fazer um livro de poesias e cordel, um trabalho escolar de meu filho de 8 anos😅😅😂 vou aquietar por aqui.
com fome e angústia foi formando sua trajetória com amor no coração não se entregava para a derrota mesmo com as dificuldades foi fazendo sua história até que encontrou uma familia que o amava com felicidade sem falsidade. não ficou bom e nem com a métrica mas eu tentei continuar o que você tinha pedido
Sou cearense, desenhita, poeta e escritor Gosto de rimar, e de amar De falar da vida, da dor e do valor Tenho medo é de medir E rimar, errar e nao sorrir...❤ Sou inscrito❤❤🎉
Pediram-me para fazer um cordel, mas não é minha realidade poética. Vi seu vídeo, que me trouxe alguma luz. Obrigada pelas explicações, professor. Achei difícil, mas vou tentar.
Pra tu fazer um cordel muito personalizado é só escolher um tema que seja do seu agrado discorrendo sobre ele em cada verso rimado Pra fazer verso medido é melhor fazer cantando As palavras na estrofe logo vão se encaixando Não se aprende por osmose só se aprende praticando
OBRIGADO PROFESSOR!!! Nordestino amado mestre. Obrigado professor. Eu, poeta agora sou. Versar, é meu novo amor. O cordel é minha vida. Tudo graças ao senhor. Parabéns pelo canal professor, continue assim.
Adorei sua aula sobre cordel. Vou treinar esse tipo de poesia. Adoro a poesia de cordel e tive cesso ao seu canal por pesquisar sobre o assunto. Recentemente conversei com um repentista paraibano e falamos sobre a estrutura da rima no cordel, fiquei muito interessado pelo assunto e fui pesquisar na internet! Acredito que em breve estarei fazendo meus cordéis.😁Seus vídeos são maravilhosos! Abraço!
Rapaz essa equipe é boa de ++ cê é loco Tamo fazendo um projeto no Instituto federal de governador mangabeira Na BA IFBAIANOGMB E basicamente mandei meus colegas de classe estudar por esse vídeo 🤌😑
Aca vai o nosso com minha colega de aula: CORRIA MUITO LIGEIRO TINHA A PISSADA QUENTE QUANDO FUGIA POR FORA ELE ERA VALIENTE POR MAS QUE SEMPRE CORRESSE A DOR ESTAVA PRESENTE
Moço, você não sabe o quanto me ajudou. Tenho uma apresentação em grupo pra fazer nessa terça que tá vindo é pra fazer dois cordéis em comemoração ao dia do leitor e apresentar na frente de toda a escola 🥲 ninguém tomou a frente então eu vou ter que me virar né, passar vergonha é que não vou
Professor, eu tive a brilhante idéia de escrever um cordel pra minha namorada. Ela adora esse tipo de escrita, e acho que ela vai adorar! Caí no seu canal procurando dicas, e você é simplesmente perfeito!!!!! Vou assistir muito os seus vídeos, são extremamente didáticos!
Parabéns, Fagner! Belo trabalho, mestre! Eu pretendo desenvolver o mestrado com a leitura literária de cordel aqui da minha região. Desejo aproveitar as produções literárias local e valorizar autores da terra.
Professor, me emocionei com o cordel que você escreveu para o Leon e a Nilce! Ficou lindo demais! Estou procurando o teu vídeo onde você recita o cordel! Beijos! 😘😘😘😘😘😘❤❤❤❤❤❤🌟🌟🌟🌟🌟🌟🐞
Se fosse alguém caindo, dizendo palavras de baixo calão, zoando alguém, com certeza teria mais. Mas como é um professor sensacional, que está ensinando algo apaixonante e que só vai edificar seus conhecimentos e quem sabe te tornar um poeta ou algo do tipo, a maioria das pessoas não dão moral. Infelizmente vivemos nesse mundo de inversão de valores. Mas continue trabalhando firme, meu professor! Prefiro mil vez vc do que um contador de piadas. Deus o abençoe!
eae professor, vim passar no seu canal porque hoje tem prova de redação, e é pra fazer cordel, espero que eu consiga fazer. (muito obrigado por explicar, tchau!!)
Eita! Achei que seria mais simples, haha. Estou escrevendo um conto Western de cangaceiro, com elementos de horror. Pensei em escrever um pequeno cordel antes de apresentar cada um dos três personagens do conto, como se fosse um pequeno "spoiler" do que vai acontecer, mas iria ficar um cordel de pé quebrado pelo que percebi 😅
Parabéns cabra macho! Gostei muito de seus vídeos, estou devagarzinho maratonando seu canal! Queria te dar um cordel de presente, que compus usando as suas aulas, nunca tinha feito um cordel. Me arriscava em poesia somente, mas sem usar muitas regras e tal. Hoje me arrisco com a arte e exponho nas ruas aqui de São Paulo. E sigo postando esse cotidiano em um canal aqui no TH-cam, que criei a pouco tempo. Queria saber como posso lhe encontrar ou lhe enviar o cordel. Muito obrigado por suas aulas e sua didática! Ainda tenho muito pra aprender nesse mundo da arte de poetizar, e senhor professor faz parte disso, faz parte de minha caminhada, obrigado por se dispor em gravar e apresentar nossa Cultura cada vez mais. Sigo essa caminhada mesmo inseguro, mesmo temoroso, mesmo com a incerteza da nossa situação política de nosso país, obrigado por ser exemplo de nossa Cultura e mantela viva. Um abraço!
Muito obrigado pelo carinho e apoio! Fico feliz demais em saber que estou ajudando! Pode me mandar pelo Instagram @profagneraraujo. E quem sabe um dia desses a gente se encontra pra falar e fazer poesia!
Ei! Eu também sou o Professor Fagner Araujo e também sou cordelista! E também sou Nordestino! Kkkkk Que massa! Será que eu e vc somos versões do Multiverso?...kkkk🙊🙈😂😂 E pra completar tbm tenho um canal no TH-cam (Projetos em Ação).
Estava fazendo um cordel sobre marcas regionais da nossa cultura (no meu caso Goiás) e ficou assim : De longe o Goiás Que era só mata Tinha todo um horizonte E era tão pacata Hoje gente ao monte Só sai pra comer empada Esse povo que vive aqui É até Muito arrochado Nem dormindo sem aflito Consegue ficar relaxado É então que ouve um grito Quando vê é só seu galo Obs:seu tutorial me ajudou muito, obrigado!
Na fazenda do sertão, um cachorro branco vivia Pelos campos ele corria, sempre alegre e faceiro Seu pelo branco brilhava, sob a luz do meio- dia E a todos ele alegrava, com seu jeito verdadeiro O cachorro branco era o rei, daquelas terras do sertão Um amigo fiel, que sempre enchia de emoção. Meu cachorro branco Cordel Autoria Frank Lacerda Conceição paraíba Brasil
Eu lhe peço, professor, se estas trovas em sextilha - após lê-las, por favor - enquadram-se no papel; se essa forma compartilha literatura em cordel? Eu tenho variados temas que escrevi no transcorrer, nesta forma, meus poemas. Um deles vou lhe passar, abaixo vou transcrever lhe rogando o examinar: PRESENTE "DA HORA" Osvaldo Cruz (CRUZ-117/67) S. João da Boa Vista - SP Na copa de minha casa, para nosso entendimento, um objeto há que embasa nossa hora de almoçar e, sem descontentamento, não há mais que relutar. Foi doação de um amigo - eu lhe pedi exultante - e, elucidando, lhe digo que preste a jogá-lo fora, entregou-me vacilante - foi salvo em cima da hora. É bonito de se ver seu mostrador fluorescente e embora possa não crer, mesmo o horário de verão, marca a hora indiferente, não precisa acertar, não. O relógio é um colosso; sossegados pra almoçar sentamos, sem alvoroço, e neste momento hilário, não há que se preocupar, estamos sempre no horário. Não adianta, nem atrasa; sempre no horário marcado a turma toda lá em casa a nossa mesa rodeia, pois o relógio parado nos mostra sempre onze e meia.
Pô, então a minha primeira e segunda estrofe tá com o pé lascado, já que tá tudo quebrado, vou tentar melhorar em futuros cordéis, já que esse tem que entregar nessa próxima segunda.
Pé de pano o Bonitão Pela mata então corria Seus cascos sobre o chão Barulho forte fazia Sempre fora sabichão E nunca se perdia O cavalo alazão Encontra uma lagoa Nela ele avista Uma égua muito atoa Bonita e charmosa Sua crina balançou-a Os dois se encontram Pé de pano pede ajuda A égua sem pestanejo O leva na Desculpa, cansei KSAKSAKS nn consegui completar
E um tigre Encontrou que Quase o devorou Mais saiu correndo Assim pego não foi O dono saiu atrás E foi loco de mais Ele correu tanto que O dono disavistou Dormiu e sorriu No dia seguinte Levantou e uma moça encontrou o Levou para casa e O mostrou para sua Filhinha zaza La ele foi muito Mais feliz todo dia Brincava com sua Nova irmã zaza e Assim começou a Se chamar quaza O homem que o Mautratava nunca Mais apareceu e Assim o cavalo não Se arependeu
Se a pessoa seguir contando a história escolhida rimando ,mais se não seguir a métrica perfeitamente então não é considerado cordel?Responda por favor.Obrigado.
Parabéns pelo resgate
Por honrar a tradição
O cordel é patrimônio
É orgulho do sertão
Que Deus te proteja sempre
Com paz e inspiração.
Caminhou dia e noite
Tendo fome e pressão
dificuldades da vida
preparam seu coração
pro hogar que merece
com profunda emoção
Estava procurando ensinar cordel pra minha filha e cai aqui no vídeo do meu amigo de infância, Fagner! Que bom saber sobre você e ótimo saber que é professor de cordel, feliz que esta levando essa arte magnífica da cultura nordestina.
Pé-de-pano em seu rompante
Pros braços da liberdade
Via logo adiante
Os luzeiros da cidade
Seu olhar ficou brilhante
Com tamanha novidade.
O alazão da crina bela
Cheio de galanteria
Se livrou da sua sela
E um olheiro certo dia
O escalou para a novela
Que logo estrearia.
Foi tão grande a desforra
Do cavalo no canal
Que quando vai dando a hora
O ex dono do animal
De arrependimento chora
Ao vê-lo no Pantanal.
(Rs entrando na brincadeira)
Adorei! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Ficou muito bonito. Parabens
Ameiiii vou mostrar para meus alunos 😊
Muito bom ☺️
Assim que se começa, muito bom. Essa parte da novela pantanal me deu uma nostalgia.
E passado muito tempo
Descobriu o fazendeiro
A fuga do seu cavalo
E atrás dele foi ligeiro
Ainda tinha esperança
De saber seu paradeiro.
Aquela situação
Fez o homem refletir
Sobre a causa que levou
O seu cavalo a fugir
Ele então se arrependeu
Resolveu se redimir.
Procurou por todo lado
O cavalo com tal zelo
Que ficou desesperado
Parecia um pesadelo
Finalmente ele o achou
Agora podia tê-lo.
O fazendeiro se alegrou
Voltou pra sua fazenda
Com o seu lindo cavalo
Talvez você não entenda
A sua felicidade
Parecia até uma lenda.
Pé de Pano Bonitão
Era agora bem tratado
Comida de qualidade
Não era mais castigado
Orgulho do fazendeiro
Animal qualificado.
Essa história continua
Depende dos comentários
Que os inscritos foram dando
Só não pode ser contrário
Eu, portanto, finalizo
Pois isso é necessário.
(Prof. Ailton Silva)
Rapaz! Ficou tão bom que eu me comprometo a imprimir esse cordel completo e fazer um vídeo aqui mostrando. Vou só esperar se aparece mais algum comentário. Parabéns, poeta!!!
@@profagneraraujo muito obrigado! Tenho aprendido muito com seus vídeos! Estou começando a me aventurar no cordel. Gosto muito.
Muito bom!
@@weleroliper obrigado
Cheguei aqui desisperada procurando conteúdo para fazer um livro de poesias e cordel, um trabalho escolar de meu filho de 8 anos😅😅😂 vou aquietar por aqui.
Obrigada prof. Fagner Araújo! Vou compartilhar com minhas amigas! Deus abençoe!
A alegria de encontrar.
O cavalo Pé de pano.
Foi grande ao fazendeiro.
Que fez mudar logo o plano.
Passou a ser bem tratado.
Pelo passado tirano.
com fome e angústia foi formando sua trajetória
com amor no coração não se entregava para a derrota
mesmo com as dificuldades foi fazendo sua história
até que encontrou uma familia que o amava com felicidade sem falsidade.
não ficou bom e nem com a métrica mas eu tentei continuar o que você tinha pedido
Ensinou fazer cordel e deu aula de metrificação em apenas 7 minutos. Muito bom o vídeo! 👏🏻👏🏻👏🏻
😅
Sou cearense, desenhita, poeta e escritor
Gosto de rimar, e de amar
De falar da vida, da dor e do valor
Tenho medo é de medir
E rimar, errar e nao sorrir...❤
Sou inscrito❤❤🎉
Parabens prof, resgatando uma das mais belas artes do povo nordestino 👏👏👏👏
Pediram-me para fazer um cordel, mas não é minha realidade poética. Vi seu vídeo, que me trouxe alguma luz. Obrigada pelas explicações, professor. Achei difícil, mas vou tentar.
Pra tu fazer um cordel
muito personalizado
é só escolher um tema
que seja do seu agrado
discorrendo sobre ele
em cada verso rimado
Pra fazer verso medido
é melhor fazer cantando
As palavras na estrofe
logo vão se encaixando
Não se aprende por osmose
só se aprende praticando
Vou ter uma prova amanhã com esse mesmo assunto, e terei q escrever um cordel.Esse vídeo me ajudou mt, OBRIGADO!!❤
OBRIGADO PROFESSOR!!!
Nordestino amado mestre.
Obrigado professor.
Eu, poeta agora sou.
Versar, é meu novo amor.
O cordel é minha vida.
Tudo graças ao senhor.
Parabéns pelo canal professor, continue assim.
Uau! Ficou ótimo! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@@profagneraraujo muito obrigado
Que legal a ideia da tabela! 👏
Muito obrigado ,vc me ajudou dms😊
Olá, sou aluno do 1° médio. Sou de Rondônia, e estou transmitindo sua aula para meus colegas de turma.
Que ótimo! Obrigado!!!
Vídeo top, professor!
Obrigado pela aula.
Parabéns pelo vídeo, me esclareceu muitas coisas. Sou professora de Artes e amo trabalhar cordel com meus alunos, obrigada!
Eu que agradeço por assistir! Em breve mais conteúdos de cordel. Inscreva-se para não perder!
Parabéns graças primeiramente a Deus e ao Sr. hoje estou com um livro de poemas registrado. Gratidão.
Que maravilha! Parabéns! Fico muito feliz em poder ajudar!
😊😊
Eu tenho um canal no TH-cam
Parabés pelo trabalho.
Obg pela a ajuda pq eu estou fazendo um cordel sobre a menina da floresta
Adorei sua aula sobre cordel. Vou treinar esse tipo de poesia. Adoro a poesia de cordel e tive cesso ao seu canal por pesquisar sobre o assunto. Recentemente conversei com um repentista paraibano e falamos sobre a estrutura da rima no cordel, fiquei muito interessado pelo assunto e fui pesquisar na internet! Acredito que em breve estarei fazendo meus cordéis.😁Seus vídeos são maravilhosos! Abraço!
Nossa muito obrigado a minha professora pediu prós alunos fazerem um cordel, e aprendi com seus vídeo agora sei fazer um obrigado 🤗👍
Amo cordel.Gosto e faço👍🌹
Que aula perfeita!!! Parabéns professor
Gente que tudo , amri o canal
Obg vc me ajudou no trabalho da escola ☺️
Fico feliz em saber! Obrigado por assistir!
Rapaz essa equipe é boa de ++ cê é loco
Tamo fazendo um projeto no Instituto federal de governador mangabeira Na BA IFBAIANOGMB
E basicamente mandei meus colegas de classe estudar por esse vídeo 🤌😑
Opa! Que maravilha! Mande notícias depois!
Aca vai o nosso com minha colega de aula:
CORRIA MUITO LIGEIRO
TINHA A PISSADA QUENTE
QUANDO FUGIA POR FORA
ELE ERA VALIENTE
POR MAS QUE SEMPRE CORRESSE
A DOR ESTAVA PRESENTE
Moço, você não sabe o quanto me ajudou. Tenho uma apresentação em grupo pra fazer nessa terça que tá vindo é pra fazer dois cordéis em comemoração ao dia do leitor e apresentar na frente de toda a escola 🥲 ninguém tomou a frente então eu vou ter que me virar né, passar vergonha é que não vou
Boa apresentação!
@@profagneraraujo obrigado !!
Ótima aula!
Obrigado!
Professor, eu tive a brilhante idéia de escrever um cordel pra minha namorada. Ela adora esse tipo de escrita, e acho que ela vai adorar! Caí no seu canal procurando dicas, e você é simplesmente perfeito!!!!! Vou assistir muito os seus vídeos, são extremamente didáticos!
Muito obrigado! Depois me diga como foi! ❤️
Parabéns, Fagner! Belo trabalho, mestre! Eu pretendo desenvolver o mestrado com a leitura literária de cordel aqui da minha região. Desejo aproveitar as produções literárias local e valorizar autores da terra.
Obrigado, meu amigo! Minha pesquisa de mestrado também foi sobre o Cordel!
Professor, me emocionei com o cordel que você escreveu para o Leon e a Nilce! Ficou lindo demais! Estou procurando o teu vídeo onde você recita o cordel! Beijos! 😘😘😘😘😘😘❤❤❤❤❤❤🌟🌟🌟🌟🌟🌟🐞
Nooooossa, serio?? Eu acompanho eles tbm
@@diariodeumaprincesaa Aqui está o link do vídeo do cordel que o professor fez: th-cam.com/video/DIFN5u53I4Q/w-d-xo.html
Muito bom Professor
Me ajudou muito obgda
Sou poetisa, também escrevo cordel.
Tô com voce cara era isso que precisava
Cara como esse video tem apenas mil vizualizaçoes e mt bom
Obrigado! Bora compartilhar!
Se fosse alguém caindo, dizendo palavras de baixo calão, zoando alguém, com certeza teria mais.
Mas como é um professor sensacional, que está ensinando algo apaixonante e que só vai edificar seus conhecimentos e quem sabe te tornar um poeta ou algo do tipo, a maioria das pessoas não dão moral. Infelizmente vivemos nesse mundo de inversão de valores.
Mas continue trabalhando firme, meu professor! Prefiro mil vez vc do que um contador de piadas.
Deus o abençoe!
@@pedromartins6824 é triste mas precisamos aceitar a realidade, tem gente não sabe valorizar o que importa.
22mil
56 mil
eae professor, vim passar no seu canal porque hoje tem prova de redação, e é pra fazer cordel, espero que eu consiga fazer. (muito obrigado por explicar, tchau!!)
Maravilha! Boa prova! Depois volta aqui e me diz como foi!
Olá, professor!
Muito obrigado mi salvo na tarefa de historia✌☺👌
Eita! Achei que seria mais simples, haha. Estou escrevendo um conto Western de cangaceiro, com elementos de horror. Pensei em escrever um pequeno cordel antes de apresentar cada um dos três personagens do conto, como se fosse um pequeno "spoiler" do que vai acontecer, mas iria ficar um cordel de pé quebrado pelo que percebi 😅
à historia do cavalo ficou que muito legao
❤ Amei eu vou fazer um um Cordel para apresentar ❤😂😊
Caro, muito bom! :)
Ficou bom!
Boa tarde
Ave maria a esse tanto de coisa não dá nem pra botar na cabeça na mente 😅 mais minha memória se ela lembra agradeço
Muito boa a aula
Obrigado!
Parabéns cabra macho!
Gostei muito de seus vídeos, estou devagarzinho maratonando seu canal!
Queria te dar um cordel de presente, que compus usando as suas aulas, nunca tinha feito um cordel. Me arriscava em poesia somente, mas sem usar muitas regras e tal.
Hoje me arrisco com a arte e exponho nas ruas aqui de São Paulo. E sigo postando esse cotidiano em um canal aqui no TH-cam, que criei a pouco tempo.
Queria saber como posso lhe encontrar ou lhe enviar o cordel.
Muito obrigado por suas aulas e sua didática!
Ainda tenho muito pra aprender nesse mundo da arte de poetizar, e senhor professor faz parte disso, faz parte de minha caminhada, obrigado por se dispor em gravar e apresentar nossa Cultura cada vez mais.
Sigo essa caminhada mesmo inseguro, mesmo temoroso, mesmo com a incerteza da nossa situação política de nosso país, obrigado por ser exemplo de nossa Cultura e mantela viva.
Um abraço!
Muito obrigado pelo carinho e apoio! Fico feliz demais em saber que estou ajudando!
Pode me mandar pelo Instagram @profagneraraujo. E quem sabe um dia desses a gente se encontra pra falar e fazer poesia!
😊
No matagal ficou só
não sabia o que fazer
então relinchou bem alto
em busca do grande ser
que o salva-se da li
antes do anoitecer
Opa! Gostei!
Ei! Eu também sou o Professor Fagner Araujo e também sou cordelista! E também sou Nordestino! Kkkkk Que massa! Será que eu e vc somos versões do Multiverso?...kkkk🙊🙈😂😂 E pra completar tbm tenho um canal no TH-cam (Projetos em Ação).
🤯🤯🤯🤯🤯
Estava fazendo um cordel sobre marcas regionais da nossa cultura (no meu caso Goiás) e ficou assim :
De longe o Goiás
Que era só mata
Tinha todo um horizonte
E era tão pacata
Hoje gente ao monte
Só sai pra comer empada
Esse povo que vive aqui
É até Muito arrochado
Nem dormindo sem aflito
Consegue ficar relaxado
É então que ouve um grito
Quando vê é só seu galo
Obs:seu tutorial me ajudou muito, obrigado!
Na fazenda do sertão, um cachorro branco
vivia
Pelos campos ele corria, sempre alegre e
faceiro
Seu pelo branco brilhava, sob a luz do meio-
dia
E a todos ele alegrava, com seu jeito
verdadeiro
O cachorro branco era o rei, daquelas terras
do sertão
Um amigo fiel, que sempre enchia de
emoção.
Meu cachorro branco
Cordel
Autoria
Frank Lacerda
Conceição paraíba Brasil
Posso falar sobre o sol quente
ameiii ❤❤❤
Obrigado.
Ola de Portugal 🇵🇹🤘
Olá, Portugal! Bem-vindo!
E mt bom
Tou e precisando de as aulas de cordel por que tou com muitas dificuldades
Em breve, meu curso de cordel. 😃
um cordel pode dialogos ?
não entendi...😭😭...vou assistir de novo. vc tem um clima bom
Obrigado! 😁
Professor, meu tema é sobre "as três peneiras de socrates" mas eu não sei como fazer e não sei as palavras que tirar do texto
Uso apenas 4 versos nas minhas produções.
Eu lhe peço, professor,
se estas trovas em sextilha
- após lê-las, por favor -
enquadram-se no papel;
se essa forma compartilha
literatura em cordel?
Eu tenho variados temas
que escrevi no transcorrer,
nesta forma, meus poemas.
Um deles vou lhe passar,
abaixo vou transcrever
lhe rogando o examinar:
PRESENTE "DA HORA"
Osvaldo Cruz (CRUZ-117/67) S. João da Boa Vista - SP
Na copa de minha casa,
para nosso entendimento,
um objeto há que embasa
nossa hora de almoçar
e, sem descontentamento,
não há mais que relutar.
Foi doação de um amigo
- eu lhe pedi exultante -
e, elucidando, lhe digo
que preste a jogá-lo fora,
entregou-me vacilante
- foi salvo em cima da hora.
É bonito de se ver
seu mostrador fluorescente
e embora possa não crer,
mesmo o horário de verão,
marca a hora indiferente,
não precisa acertar, não.
O relógio é um colosso;
sossegados pra almoçar
sentamos, sem alvoroço,
e neste momento hilário,
não há que se preocupar,
estamos sempre no horário.
Não adianta, nem atrasa;
sempre no horário marcado
a turma toda lá em casa
a nossa mesa rodeia,
pois o relógio parado
nos mostra sempre onze e meia.
Professor, o “Ele” ou “Ela” no início de frase separa?
A segunda palavra é sequer
Sim, separa. Fica "E / la / se / quer".
@@profagneraraujo Muito obrigadaa!! Meu professor da faculdade passou uma atividade para fazer um Cordel… Amei seu vídeo! 😍❤️
Muito difícil...!!!
Professor qual a maior história escrita em cordel?
Ótimo
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Pô, então a minha primeira e segunda estrofe tá com o pé lascado, já que tá tudo quebrado, vou tentar melhorar em futuros cordéis, já que esse tem que entregar nessa próxima segunda.
Escreva aqui pra gente ler 😁
Eu ainda tenho dificuldade na métrica
Passaram-se dias
Pé-de-pano continua caminhando
Uma mulher apareceu
De seu cachorro cuidando
A mulher viu o cavalo
Andou até ele o observando
Eu tenho criatividade mas pra isso não 😢😢
Parabéns pelo vídeo. Escrevi com 30 paginas porém teve uns 4 versos q fugir a métrica mas rimou. Devido isso pode ser considerado cordel?
Só quero fazer meu trabalho de arte boy:(
Quero escrever um cordel mais não estou conseguindo fazer 😢 já tenho aqui escrito mais não sei como fazer certo
So poeta do pé quebrado as vezes Faso verso olhando para o universo mais eu mim sinto lascado só por que neste verso tá tudo dizarumado
É muito difícil
Pé-de- pano agora livre
precisava de um lar
se casou com uma égua
mas bonita do lugar
foi morar numa fazenda
Pras bandas do Paraná
tmj
Paulinho Nó Cego
Cordelista do Maranhão
Pé de pano o Bonitão
Pela mata então corria
Seus cascos sobre o chão
Barulho forte fazia
Sempre fora sabichão
E nunca se perdia
O cavalo alazão
Encontra uma lagoa
Nela ele avista
Uma égua muito atoa
Bonita e charmosa
Sua crina balançou-a
Os dois se encontram
Pé de pano pede ajuda
A égua sem pestanejo
O leva na
Desculpa, cansei KSAKSAKS nn consegui completar
Oi
E também danço tiktok
oi
Qual a nota voce mim daria
muito difícil
Uai ieeaag😮
😢😂😂❤
E um tigre
Encontrou que
Quase o devorou
Mais saiu correndo
Assim pego não foi
O dono saiu atrás
E foi loco de mais
Ele correu tanto que
O dono disavistou
Dormiu e sorriu
No dia seguinte
Levantou e uma
moça encontrou o
Levou para casa e
O mostrou para sua
Filhinha zaza
La ele foi muito
Mais feliz todo dia
Brincava com sua
Nova irmã zaza e
Assim começou a
Se chamar quaza
O homem que o
Mautratava nunca
Mais apareceu e
Assim o cavalo não
Se arependeu
Me responde por favor
O meu tem 5 estrofes
É difícil demais
Like
Acho difícil
Caraca
faço teatro
Massa
pe-de-pano bem feliz
avistou uma manada
e ficou logo amigo
de toda a bicharada
loge do seu dono nao
ficou com medo de mas nada
Desculpe mais errei em algo não tive muitos estudos
Se a pessoa seguir contando a história escolhida rimando ,mais se não seguir a métrica perfeitamente então não é considerado cordel?Responda por favor.Obrigado.