É maravilhoso e até surpreendente que ele consiga falar sobre palmitagem de maneira autocrítica mas sem dar espaço para ser chicoteado por escolhas que vão além das nossas existências individuais. A maioria das pessoas negras em relações internacionais colocam-se apenas em uma situação de defesa para não dizer que na real acabam por assumir uma postura passivo-agressiva. O importante é a reflexão, a consciência e ampliação do nosso olhar sobre este tema. Não deve ser um ataque ao nossos. E sim um fortalecimento das nossas existências nesta sociedade que já nos coloca como lixos sem precisar da nossa ajuda para isso.
Até porque só os homens negros são atacados por isso. Todas as vereadoras negras que se intitulam anti-racistas são casadas com homens brancos, mas militonto nenhum enche o saco delas.
pautas essenciais? Um cara negro, tipo visivelmente negro, se auto declara negro e isso é assunto? Acho que seria assunto se ele, visivelmente negro, disser que era branco ou asiatico, aí ia ser uma coisa tipo 'na tem espelho em casa"? Agora um cara negro q se viu no espelho todo dia desde que nasceu 'se descobriu" negro? Ele tinha problema de visao antes? era cego?
@@alexsanderdaccosta34 e desde quando a sociedade tem que responder pela ignorância e estupidez alheia? Estou perguntando de boa, não é agressão. Ele é visivelmente negro, não há duvidas que ele é negro. Se ele se descobriu negro depois de velho isso é problema dele ou da sociedade? Mesmo vale para vc, se vc se descobriu negro depois de velho problema é seu, ignorância sua, a sociedade não tem nada haver com isso. Pela sua foto, me desculpe mas vc não é moreno, não parece moreno e também não é claro, vc é visivelmente negro em comparação com qualquer brasileiro branco, cabloco, asiatico ou moreno. O único lugar que poderiam te considerar "moreno" é no Sudão, aqui no brasil vc é negro e ninguém em sã consciência acharia vc moreno de praia
Luana Genot é maravilhosa. Perguntas muito pontuais num tom sempre respeitoso e cuidadoso sem deixar de ser direta. E Sérgio Malheiros igualmente incrível, muito lúcido e delicado em suas respostas e reflexões. Adorei. Por mais programas saudáveis como esse. ❤️
Lindo, inteligente, educado e com muito carinho na fala. Sergio Malheiros, seu trabalho em Impuros foi MARAVILHOSOOOOOOO. Sucesso pra vc! Parabéns Luana!
Que maravilha termos um programa com pautas tão essenciais!!! O Sérgio falou sobre o cabelo, e lembro sempre do meu pai encarando o cabelo como algo muito importante, sempre mantendo o cabelo alto como forma de identidade. E vejo que o cabelo do homem preto é uma forma de resistência. Cresci em uma sociedade que demonstrava total preconceito ao meu tipo de cabelo e até hoje percebo, de uma maneira mais sutil, o preconceito que possui raízes profundas e que infelizmente não são tratadas, na realidade são apenas escondidas por medo da exposição. A esperança é de que um dia as pessoas SEJAM o seu próprio padrão de beleza, e não tenham o padrão estipulado pelo capitalismo.
Que programa bacana! Sérgio Malheiros tratou da questão de relacionamento interracial de uma forma sensata, consciente e leve. Cresci em uma família interracial. Minha mãe branca sempre me disse que a pele era só uma casca da alma. Que o que valia era ser uma pessoa boa, honesta, ética e respeitadora com o seu semelhante. Quando cresci e fui para o mundo, me assustei com a questão do racismo. É muito louco pensar que algumas pessoas se acham melhor que as outras por causa da cor da pele.
Assisti essa entrevista quando saiu e vim assistir novamente, eu amo a leveza do Sérgio, o quão fofo e a seriedade que ele apresenta, pelo menos nessa entrevista.
Acredito que exista uma grande diferença entre pessoas que sempre praticam relacionamentos inter-raciais, o que gera uma reflexão sobre os motivos que as levam a isso; e entre pessoas que têm relacionamentos com outras pessoas diversas, já tendo, inclusive passado ou estando em relacionamentos inter-raciais. Acredito que este último caso não deveria ser tratado como "palmitagem" e, por isso, acho um tema bastante delicado. É importante tratar o assunto com o cuidado e a delicadeza que pede e não com condenação e, por isso, parabenizo a postura respeitosa da apresentadora.
Perfeita a sua colocação... as vezes sinto que algumas pessoas levam isso a ferro e fogo e é como se fosse errado se apaixonar por uma pessoa com o tom de pele diferente.
Uma vez namorei uma pessoa Branca e fui massacrado por uma prima minha me chamando de palmiteiro e racista com minha raça. Três Anos depois ela foi veio apresentar o namorado qual casou e estão juntos até hoje, um Italiano, olhos azuis Made in Europa.
Sou uma mulher negra, filha de um casal interracial. A maioria dos meus relacionamentos foi com homens brancos. Acho que o fato de vir de uma família interracial me fez não pensar muito nas minhas escolhas sexo afetivas. Mas, esse movimento de valorização e reflexão das escolhas afetivas do povo preto é importante. Excelente pauta.
conseguimos romper com isso. Está na hora dos não negr@s repensar sobre a questão racial para juntos desconstruirmos essa hierarquização entre pessoas, o racismo!
@@moniquecosta1525 esse é o problema nomenclatura para tudo. Em primeiro lugar somos humanos, independente de cor. O meu companheiro é branco e o meu também. Aff me cansa essas coisas....
Quando a menina fala "eu não sabia que isso ainda existia", evidencia um dos nós críticos do relacionamento interracial. Ela diz "agora eu estou sentindo na pele", não, não está! Para a pessoa preta não existe essa possibilidade de pensar que o racismo acabou, pq ele está mais vivo do que nunca, pq pessoas pretas tem (de maneira muito lenta ainda) ocupado espaços majoritariamente brancos, e todos os dias tem que provar que aquele lugar tb o pertence. Uma pessoa branca nunca vai entender o que é, por exemplo, entrar num restaurante, só querer se alimentar, e ter pessoas que perdem seu tempo olhando com extremo julgamento. Como dimensionar olhares desaprovadores e desconfiados? A pessoa branca nunca vai entender o quão cansativo é vc não poder simplesmente existir.
nossa que fala horrível dessa moça falar, mais essa é a verdade,os brancos não tem noção na prática o que é ser estereotipado entre ter "aparência artística" e aparência de bandido 🤦🏽♀️
Maravilhosa a entrevista. Sérgio Malheiros fala com muita confiança, espontaneidade e propriedade sobre o tema; mostra um auto conhecimento e uma segurança do seu lugar nesta vida!!! Lindo de ver. Adorei!!!!
Excelente entrevista! Importante nesta questão do letramento. Eu nunca tinha ouvido o termo palmitagem até semana passada, o caminho para uma postura anti racista sem dúvida passa pela informação. Sigamos evoluindo!
Excelente entrevista, abordagem e discorrer do tema. Muito interessante. Acompanho a carreira de Sérgio desde o início, o cara tem a mesma idade que eu , e poder ouvi-lo falar sobre este tema me ensina muito. Cada pergunta feita me deixou na expectativa do posicionar-se dele. Isso que é um artista de conceito. Uma potência negra. Parabéns e sucesso na vida 🚀🍃🫂
Maravilhosa entrevista. Me fez refletir sobre a questão do envolvimento interracial...sou homossexual e minha esposa é branca e estamos juntas há 20 anos. Isso me faz pensar que Amor não tem cor, não tem raça...é Amor e pronto! Há quem explique?
Que entrevista excelente. Me enxerguei em diversos aspectos, também só adquiri consciência racial tarde e adulta, e isso claramente (essa falta de consciência) influenciou nas minhas escolhas sócio afetivas.
"Ele tem uma aparência mais artística, o que ajuda a não ser confundido com uma pessoa de rua" E é por isso que o relacionamento afrocentrado não pode ser visto apenas como resistência, porque não se trata somente disso. Se trata de estar no local onde você consegue contemplar a necessidade do outro, e as vivências. Até porque, se essa é a namorada dele, que está "sentindo na pele" o que o homem preto dela passa... Kkk, não preciso nem terminar o comentário.
Sem querer passar pano, mas ela escolheu o caminho de viver uma realidade, claro, ter empatia não é passar pelo que as pessoas passam, mas eu acredito que a escolha dela já mostra que ela não fez que questão de escolher o "caminho fácil". Porque vamos supor que ela goste mesmo dele, ela querer viver esse relacionamento é no mínimo corajosa, não acho que ela saiba o que é racismo e viva ele, isso é impossível, mas sustentar um relacionamento interracial é "algo" (não à toa é o tema do vídeo)
@@nathaliafaria1177 não acho que ela deva ter vergonha. Acho que o discurso dela foi corajoso e sincero, mesmo que pra quem é preto como eu, possa parecer estranho, achei bom!
Esse seria o certo né, mas as pessoas não vêem assim. Quantas vezes vc já ouviu seus colegas dizerem:"ah é uma questão de gosto". Já reparou que nunca escolhem negros(as)? Não é só gosto, é preconceito também.
@@Nana-tg1xv Gente isso nao faz sentido pq se a relacao é inter racil alguem escolheu o negro! Ou seja para cada branco que "escolheu" o negro há um negro que "escolheu o branco"!
@@Nana-tg1xv Vai da pessoa. Minha mãe (branca, mas com alguns descendentes diretos indígenas), e minha irmã (que também é branca), sempre gostaram mais de homens negros. Meu pai é negro.
a gente quer tantos que as pessoas possam ser livres para amar quem elas quiserem independente de qualquer coisa que criar um termo para discriminar negros que se relacionam com brancos não faz sentindo nenhum. O amor não ter que ser rotulado.
Sabe quem começou com isso, acho que os brancos, principalmente na época da escravidão, onde proibiam seus filhos brancos de se relacionarem com pessoas negras, até hoje isso acontece, e os negros estão com essa discriminação também, lamentável. Eu simplesmente acho isso eugenia pura, querer "preservar a etnia" é um papo bem eugenista.
Gostei muito deste vídeo, me arrepiei por diversas vezes. A pauta racial me faz refletir bastante sobre coisas que já vivi e vivo, também o que viverei e o que QUERO VIVER.
Um pessoal aí dizendo que ele não é negro... uma vez escutei de uma colega de trabalho "se fosse o tempo da escravidão, você estaria na senzala ou na casa grande?" e não esqueço disso. Me declaro negra, preta, morena, parda... não me importo com o título, mas mesmo que me digam que sou morena e não preta, todos sabemos o tratamento que ainda é dado conforme a sua cor. Falo 5 idiomas, tenho 3 cursos superioes e mais um monte de cursos, estive em 23 países etc. e uma vez em uma vaga para secretária bilíngue, a moça do rh perguntou se eu estava ali para a vaga da limpeza. Tem algum demérito em trabalhar na limpeza? Nenhum. Mas por que será que ela fez essa pergunta para mim e não para algum outro candidato branco? Não sabemos a dificuldade da pessoa até estar na situação dela, uma pessoa preta retinta de cabelo crespo com certeza sofre muito mais preconceito, eu não me coloco como vítima e dizer para alguém "você é moreninha, nem é preta assim" não parece nenhum tipo de elogio ou sei lá e não diminui em nada o fato de que ainda existam pessoas qualificando as pessoas pela cor da pele, status social, condições finaceiras etc. O ser humano precisa evoluir!
Mas não é mesmo, é mestiço. Filho de negro com branco é o que? Só se mudou de nome e eu não tô sabendo... Se vc acha que ele é negro, não vai poder reclamar quando um mestiço se declarar branco, já que 50% dos seus genes o são.
Eu sou preta retinta e sei do que vc está falando. Mas de todos os países que já visitei. Onde mais sinto racismo é no meu país. Brasileiros são muito racistas
Muito bacana esse papo, e etendo perfeitamente o que ele disse. Também tenho um relacionamento interracial, me casei aos 19 anos já meu processo de racialização é bem recente, e quando eu estava fazendo minhas escolhas afetivas eu ainda não entendia o que era um relacionamento afrocentrado. Luana parabéns pelo programa e por trazer discussões tão relevantes.
Sou muito fã do Sergio desde que ele fez o Raí (eu tinha quase a idade dele na epoca 😂). Mas é uma pena que aqui tenha um monte de especialista em genética nos comentários querendo opinar sobre a autodeclaracao dele e sobre como serão os filhos dele. Gente, pelo amor de Deus. Escutem o programa.
Acho muito justo lutar pelo espaço que todos negros devem ter. Mas no momento que eu uso o termo "palmiteiro" não é uma zoação, na minha opinião, é pejorativo. Não deveria ser aceito, assim como macaco não deve ser aceito, assim como outros termos. Pq a sexualidade, o desejo, a atração é TB algo plural, não só Cultural ou social. Eu como negra, abrir mão de quem eu amo pq eu sou negra e ele/ela branco, acho bem injusto. Sou sempre a favor da educação. Da mudança social, mas englobando todos. Entendendo que há diferença raciais, sociais, físicas, profissionais.
Entrevista maravilhosa. Apesar de ser da Globo e apesar de todos os privilégios que advém desse fato, percebe-se que dá para perceber o sofrimento dele por não ter o mês espaço que os brancos, por, embora sejamos maioria na sociedade, ainda somos minoria na TV, Internet e todos os espaços de poder. É importante essa discussão, que ele se perceba negro e queira se posicionar. Amei !!!
Certos comportamentos são perceptivos hoje, como o do Rafinha Bastos que falou no Ultimate Beastmaster Brasil que o rapaz mexicano teve sorte em se casar com uma moça russa linda. E Anderson Silva reforçou. Linda ela não deixa de ser, a pauta é como ele vai explicar aos filhos que os homens terão mais sorte se casarem com mulheres brancas ou que filhas dele se casarão com homens que as validem de alguma forma. Imagina pensar que seu marido talvez tivesse mais sorte se vc fosse branca ou se ele se casasse com mulheres brancas? Anderson pode até não combater o racismo na fala, mas não deveria concordar com esse tipo de situação. Em outro momento o Rafinha falando de um competidor branco alto, dizendo loiro, olhos azuis, lindo, cabelo bom. (não lembro o país). Principalmente figuras públicas não devem fomentar esses preconceitos com cabelo, cor de pele etc. Perfeito seria se toda sociedade mudasse de pensamento sobre isso e não nos preocuparíamos em quais situações nós e nossos filhos iremos ser alvo do preconceito. Em uma descrição física ou em uma abordagem policial.
Aliás o programa seria melhor se ele não apresentasse porque tendo o aval de comediante ele se dá o direito de falar muita besteira mesmo sobre mulheres casadas, em outros pontos percebo que em vez de melhorar a apresentação dos dois ficou até ridícula. Não agrega.
Não existe isso de "não racializar relacionamentos". É inerente à nossa psique. Não tem como subliminar a raça na hora de amar. A "palmitagem" não é falta de caráter. É uma resposta inconsciente ao medo do racismo.
Vixe... Temos atrações, lógico, mas nunca me aproximei especificamente pela cor de alguém. Sou mestiça:( mas já nem sei que termo usar! 🥴🥴 Eu era a "moreninha" do meu pai, na escola a s/ cor definida(parda🤭) e entre as amigas era morena do cabelo assanhados.😟 O porque explico: Nem era liso, nem cacheado. Nascia liso e depois ondulava e SEMPRE
(cont.) MUITO cheio ! Aprendi a pentear meus cabelos aos 16 anos! E olha que, ele ainda dá trabalho aos 40! 😁😁😂😂😂😁😁 Namorei rapazes negros, mais ou menos da mesma cor que eu tb,mas loiros, olhos claros... Apenas um. Sempre gostei do comportamento dos caras, do jeito que falavam comigo, com outros, até socialmente num bar, restaurante...Eu somava isso tudo! Acho esse termo "palmitagem" extremamente ofensivo e desnecessário. Estão incentivando as pessoas a se amar ou ficar repulsivos a outros? O fato de ser " mestiça" - consciente que tenho negros, índios e loiros na minha ancestralidade, sempre me fez transitar bem entre ambos e TB achar natural que pessoas em sua cor diferentes podem se amar! Somos humanos, sempre vivi isso. Não entendo o porquê de separar as pessoas.
Mds, vcs só reclamam disso quando os caras são montados na grana e status. Quando os caras são comuns são praticamente invisíveis. O fato é que mulheres brancas são muitos mais receptivas com caras negros do as mulheres negras
Pergunta: eu entendia que palmitagem era quem SEMPRE ou EXCLUSIVAMENTE se relacionava com pessoas caucasianas de maneira intencional. As pessoas usam com qualquer casal interracial?
Não. É do início do seu comentário msm. Branca p apresentar a sociedade e se for rico mais branca q o dinheiro posse comprar..é a pessoa desmerecer a própria etnia...um ex é a Thais Araújo, ela não é palmiteira, apesar de ter namorado c brancos, ela namorou o netinho do negritude Junior e está casada c Lázaro Ramos, a questão não é proibir ninguém de relacionamento interracial, mas os q têm intenções perversas de interesses onde no caso dos homens ricos eles usam as brancas e as brancas o q eles têm no bolso, há traições por debaixo do tapete e um monte de coisas, qd o homem não é rico elas gostam do fato de se sentirem melhores q as outras e serem tratadas melhor q as da própria etnia do homem ngr/ mestiço
Diogo, com qualquer um. Não querem nem conhecer a história da pessoa. Eu por exemplo fui casado 18 anos com uma negra, que decidiu se separar. De volta pra pista, passei a me relacionar com brancas, já que as negras que eu desejava não me queriam. Resultado: sou chamado de palmiteiro. Até por quem me conhece há anos.
Assim eu tenho uma família muito grande com maís de 70 pessoas só por parte de mãe e uma família muito miscigenada brancos, pretos,pardos e indígenas não aldeiados minha bisavó descendente de escravos casou-se com meu bisavô descendente de índios e brancos tiveram entorno de 11 Filhos todos pretos meu avô se casou com minha avó branca tiveram 8 Filhos (brancos, pardos e pretos) meus tios avôs e tias avós também tiveram casamentos interraciais com pessoas pardas,pretas,brancas e descendentes de indígenas cada casamento gerou mais de 5 Filhos como todos moravam em um povoado no interior logo essa povoado cresceu sendo a família da minha bisavó uma das maiores, eu nasci e cresci na cidade mas sempre que possível minha mãe me levava para passar os feriados nessa localidade onde ela nasceu e se criou passar boa parte da minha infância em um local com outras crianças de várias etnias e saber que todos éramos da mesma família e descendentes do mesmo ancestral me fez um adulto sem qualquer preconceito racial.
Eu também tenho mistura racial e gosto disso, nos dá liberdade cultural. Acho absurdo esse racismo de negros contra brancos, assim como acho de brancos contra negros. Tem gente que gosta de criar inferno, tanto brancos, como negros. Temos que viver em paz, independente de nossas escolhas...
@@alanalansatos2114 ñ sei se racismo é o nome pra situação, mas existe. Sou como vcs, proveniente de família muito cheia de misturas e ñ me conformo com essa obrigatoriedade atual de se declarar preto, sendo pardo. Acho desrespeitoso. Sou a típica parda, produto de tanta mestiçagem que ñ tem caixinha pra mim.
Essa discussão é extremamente importante. Fico feliz de estarmos discutindo abertamente sobre esses temas. Sendo filho de pai preto e mãe parda, sou lido como pardo pela sociedade, mas me entendo como homem preto, e mesmo com os privilégios de ser mais claro, ainda assim não é fácil estar e ser nos ambientes dominados por pessoas lidas como brancas. Um ponto que acho delicado, e que pessoalmente, acho esse termo horrível por sinal, e depreciativo é “Palmitagem”. Entendo demais o ponto que a entrevista trouxe, mas não entendi como positivo o termo.
O discurso está lindo e alinhado mas quando perguntado sobre a relação que ele tem com uma mulher branca, enrolou e falou sobre a educação dos primos. Um palmiteiro nato!
Discordo do termo palmitagem, como nós negras seremos identificadas, se os brancos são palmito nós somos o quê? Não gosto e não é porque traz a discussão em pauta que está correto. Se fosse em outra questão a brincadeira de apelidos eu aceitaria, sendo da pauta racial é muito delicado. Logo vai emergir um termo e NÃO VAMOS GOSTAR. Sou filha de casal interracial
Pois é, criação da militância, que ainda acha graça. Se os brancos começarem a chamar as brancas que ficam com negros de carvoeiras, ou chocolateiras, vai dar maior confusão...
Perfeito Elaine! Gente que se diz mto esclarecida usando termos arrogantes como palmitagens. Discursos sem humildade pregando autoritarismo sobre escolhas pessoais. Acho que devem ser refletidas as escolhas, devem ser refletidos os padrões de beleza, mas jamais fazer o que se condena no outro ou impor ao outro uma condição que nem para todo mundo se traduz na “busca de padroes”, mas em questoes pessoais e afeto. Vc falou tudo, falar de afeto subestimando alguém é ridiculo de qualquer lado!
Na minha humilde opinião acho que ... Palmitagem é um termo que começou a ser usado aproximadamente na década de 90. Quando uma pessoa preta obtia sucesso ele(a) largava seu parceiro (a) preta para arruma uma parceira (o) branco por acha que isso acenderia na sociedade. Relação interacial já é outra coisa. Você pode vê uma relação interacial aonde ambas pessoas tem o msm padrão de vida ou próximo.... e por vários fatores eles se relaciona. Nem todas reações interacial é palmitagem. Quando as pessoas usa esse termo de qualquer forma e por que tem intenções de ofender a outra pessoa. Vale destacar que o Brasil é um países aonde a maioria é pardos e mestiços. Daí as pessoas se auto declara da forma que eles (a) se sentem-se representado.
@@dos8510 A origem do termo é bem mais recente, coisa de uns 10 ou 15 anos atrás. Mas como já disse, o tiro saiu pela culatra, os próprios negros se declaram palmiteiros, ninguém se sente ofendido, muito pelo contrário. Nessa a militância quebrou a cara
Sou negão. E sinceramente acho que o movimento preto pega muito no pé do homem que é preto, tentando encaixar na mente da gente que a gente deve ter um relacionamento Afrocentrado. E ta errado. Pra começar, de 500 anos pra cá, GERAL TA MISTURADO. Tem uma pá de branco com sangue de negão na veia e vice versa. Agora é preciso por em pauta, o que é vivido desde o momento em que a gente se sente atraído por alguém e consequentemente disposto a ter um relacionamento com aquela pessoa. Se eu amo ou me sinto atraído por aquela pessoa, eu vou ficar com ela! Independente se é uma preta ou uma branca. Bananada é um negão vetar uma branca com a desculpa de "Opa, perdão senhora. Só me relaciono com mulheres pretas." É hipocrisia, champs. Nasci em um ambiente com primas brancas, de pais brancos e avós pretos, vi a minha volta relacionamentos que não eram afrocentrados a vida toda e nunca me deparei com tanto discurso pra lacração sem necessidade. A liberdade de expressão é uma dádiva, mas tem gente que fala uns lances sem êra e nem beira Ninguém para pra falar em quantas pretas ignoram vários pretos por que o cara é gordo, ou tem uma condição não tão favorável e preferem os preto tipo Michael B. Jordan, os que é mc famosinho.. Tem vários preto ai disponível que não são vistos pelas pretas. Em contra partida, tem várias brancas que se amarram num negão. E dão maior condição pro cara. Algumas inclusive dão preferencia para os pretos (vi isso na minha família e no meu ciclo de amizades). O erro está em quem? Tá em ninguém chapa, a pessoa se envolve com quem ela quer, com quem o coração balança e tá tudo firmeza. Já fiquei com preta, já fiquei com branca e todos os momentos foram ótimos. Havia sentimentos e o melhor, RESPEITO. Então negão, se tu tem uma pretinha que te dá valor, abraça e vai ser feliz. Mas se você que ta lendo tem sua branquinha, abraça e vai ser feliz também. O importante não é o que a sociedade fala, mas o que a gente vive na intimidade. PAZ!
Vcs negros pensam assim por isso o Brasil é assim com a população negra... Trata como quer. Não tem dó. Essa sua fala é para o negro que tem uma certa visão impregnada pelo sonho de casar com uma branca. O homem branco não fala assim quando o assunto é se relacionar com mulheres negras... Eles correm. Eles dão inúmeros motivos para não terem relacionamentos com elas. Quando são um pouquinho mais estudados aí que se acham mesmo. Não é errado namorar ou casar com mulheres de outras cores . No meu ponto de vista é errado a mulher negra ser sempre exposta e ainda assim o homem negro não ter consciência do quanto ainda isso tem relação direta com esse discurso que vc escreveu... Se um homem casa com uma branca e o filho dele nasce negro ou negra o mundo é de um jeito. Se a Criança nasce branca é totalmente o oposto.
@@mariasantana4506 Desculpe, minha senhora. Mas eu tenho exemplos explícitos em minha família de relacionamentos interraciais. E eu não estou me fazendo de cego ignorando as diferenças, tá explícito que há um tratado diferente na sociedade, mas existe sim pessoas que não se deixam contaminar por isso. Meu argumento foi justamente achar errado uma parte da galera querer que nós pretos só se relacionemos com pretos e pretas. Como se o oposto fosse completamente errado. Minha fala defende a liberdade de você se relacionar com quem você quiser. A sociedade é preconceituosa a milênios, eu que não vou me privar de estar com quem eu quero. Seja branco ou preto. Mas nada contra quem goste de manter algo afrocentrado e está tudo certo também. Todo mundo merece um dengo, moça. E se esse dengo for problema pra alguém, problema deste alguém será, não meu.
@@marvynhenrique eu vejo esse tipo de comentário da maioria dos negros: pode ser qualquer cor que eu vou gostar. Só que qse a maioria dos homens não idealizam uma mulher negra como uma moça para ele. Sempre é aqle padrão: tem que ser branquinha cabelo liso kkkk... Todos falam isso. E isso já exclui as negras e pardas. Eu não acho errado amar alguém de outra cor... Só acho um deboche sempre o homem negro ser aberto a amar uma branca enquanto o homem branco pardo etc não parece ter a mesma "disposição" para amar uma negra de cabelo afro. Vc consegue entender??? É isso. O homem negro sempre tem essa conversa de que o amor não tem cor. No entanto, os outros homens de outras etnias não são abertos a amarem tão facilmente uma negra. São dados estatísticos. Eu acho mais vantajoso a negra: corpo perfeito, não envelhece rápido, a mulher é bonita por anos e anos e anos raramente fica acabada mesmo passando dos 55... Amar uma branca é muito fácil no Brasil. Quero ver a coragem de um branco de amar e permanecer com uma negra raiz. Raramente vemos um casal assim...😏
podemos até ser miscigenados, mas dá status ao homem negro estar com uma loira, pq essa mulher até pode ter sangue afrodescendente, mas o FENÓTIPO dela traz status social!
@@_hurryup status só se for pra brasileiro pq muitos estrangeiros preferem negras mais do que louras e eles geralmente tem uma condição econômica e social bem melhor do que as dos brasileiros. Vcs tem que encontrar um caminho da racionalidade e tentar enxergar que enquanto vcs nunca valorizarem as suas mulheres as suas ancestrais as suas lutas vcs sempre serão o segundo escalão da sociedade. E é isso o que eles sempre quiseram e o pior que conseguem. A sociedade eurocêntrica não é idiota. Ela manipula muito bem e se o homem negro não se valorizar e lutar para que os negros sejam o topo nunca vão ser mesmo... Nunca que existe isso em etnia nenhuma KKK nenhum Áfricano ou asiático desfaz das mulheres deles... Só brasileiro alienado que é pau mandado dos eurodescendentes. Kkkkk. Um homem que não valoriza o seu próprio povo nem é homem de verdade. No fundo não é errado gostar de louras ou morenas ou negras o errado é desvalorizar a própria etnia pq isso não é normal em nenhuma parte do mundo... imagina a seguinte cena: um homem branco defende as garotas brancas, um homem asiático defende as garotas asiáticas e um homem negro brasileiro faz o que? Defende as garotas negras brasileiras ou vai defender a Branca??? É feio demais para o homem negro sério. É motivo de chacota isso. é simplesmente ridículo. O amor não tem cor🥲.
"Não estou no padrão de beleza" Pardo, magro, corpo molhada e rico. Ce tá ruim pra ele imagina para os periféricos. Não é crítica pq tenho tudo menos o corpo malhado e o dinheiro na conta.
Sobre o padrão de beleza ele tem razão! O padrão de beleza ainda é branco. Um homem branco, de olhos claros, malhado, mesmo sendo pobre estará dentro de um padrão de beleza considera ideal. O mesmo serve para as mulheres! O q ele se refere é o fato de pessoas como ele nunca ocuparem o papel de mocinho considerado bonito no cinema e nas novelas. A representação desse papel ainda está na mão dos brancos.
Temos que namorar quem amamos, e não ficar criando razões. Se amamos pessoas pretas ou brancas, temos que seguir nossos desejos. Se gostamos de pessoas gordas, devemos namorar pessoas gordas. Se gostamos de magras, devemos namorar magras. Chega de barreiras!
Eu não sou retinta e é incrível como sempre que estou no shopping alguém pergunta "você trabalha aqui?" Como se eu não podesse está lá para comprar e apenas para servir 😔
Eu vi um meme excelente essa semana que a pessoa devolve "Nossa, eu ia te perguntar a mesma coisa, to precisando de uma ajuda..." Com sonso, faz a sonsa e meio.
Eu sou parda tenho o tom de pele claro e ja fui confundida várias vezes com atendente de loja, tbm ja pedi informações para pessoas brancas e negras pq achei que eram vendedoras, vi um comentário de um rapaz que diz q quando vai de terno no shopping o povo confunde ele com segurança, as vezes é a roupa, o jeito da pessoa, ser confundida com trabalhador não é preconceito, preconceito e confundir vc com uma ladra.
@@renanzach descobriu a américa kkkkk , acontece porque a maioria dos brasileiros é negro, e pasme: a maioria dos brasileiros é pobre, logo é óbvio que vão ter mais trabalhadores em lojas negros, nao porque eles só vivem pra servir, mas porque são a maioria! É tão absurdo ver gente problematizando essas merdas
Os negros vao estar em maioria em todos aspectos da sociedade brasileira, e como o brasil é pobre fazem essa associação porca pra postergar esse preconceito afim de manter privilégios
O termo palmitagem foi inventado por grupos pra agredir e desmoralizar a afetividade alheia sem querer ser tachado de agressivos. Escorar-se em problematização sem sentido pra atingir o individual é baixo, rasteiro e coisa de quem não tem o menor interesse em lidar com questões coletivas.
Daniel, mas o tiro saiu pela culatra. Hoje os próprios negros que se relacionam com brancas se chamam de palmiteiros, zoando com a situação. O mesmo ocorre com as mulheres negras. Começou entre os jovens, mas já generalizou. Ou seja, a militância quis lacrar, mas tomou uma invertida bonita.
Eu sou fruto de relacionamento interracial, e sou "triracial"/pardo. Meu pai é negro e minha mãe branca (com descendentes diretos que eram indígenas, e outros que eram europeus). Minhas sobrinhas também são pardas. Nunca entendi essa polêmica com o assunto... eu sempre me atraí por pessoas das mais diferentes etnias. Deveríamos respeitar e amar uns aos outros, mas infelizmente isso é mais difícil do que parece.
@@rodineiavion1734 Criatura, vá se lascar com esse discurso de branco querendo ensinar o que é racismo, onde "não deveria haver consciência negra, pois a consciência é humana".....blá blá blá blá blá.....ranço desse papinho!
É muito louco pensar nessa construção, a gente entende como funcionam as coisas quando ele fala que não foi um adolescente cobiçado vivendo no meio branco. Ali ele ainda não se entendia como um cara negro provavelmente, mas a sociedade branca já via ele como um homem negro, por isso a rejeição (nunca foi sobre beleza). Papo mt necessario!
Certeira, maravilhosa. Ele não mentiu, a criação dos anos 90 tinha muito preconceito, não a toa que vivemos uma onda negacionista bizarra. Na minha casa foi diferente graças a God, sempre foi pauta. Em relação a palmitagem tem muito a ver com solidão da mulher negra, faltou essa associação. Porque nós negras sempre estivemos em lugar de desmerecimento dos homens negros. Tanto que o termo palmitagem surgiu para os homens negros.
Mas a maior parte dos casamentos Inter raciais bem sucedidos acontece quando um homem branco se casa com uma mulher negra estatisticamente eles permanecem casados por mais tempo e eu estou falando
Existe sim a solidão, mas a do povo preto em geral. Falar apenas das mulheres negras e macetar os homens pretos é trazer uma bandeira branca pro meio dos pretos, isso é influência do feminismo
@@julia-xp6pf acorda pra vida né... E desde quando o feminismo foi proibido de se manifestar nas pautas feministas? Se existe o movimento é porque existe opressão sofrida pelo grupo em questão. "Macetar" é algo que só você vê, porque a conversa é um espaço de educação, de reflexão, como foi feita na entrevista, e muito bem.
Acho que o programa é muito bom ,mais fico pensando tbm na exposição da Sophia Abraão pois essa entrevista se tornou uns do assunto da semana , não existe racismo reverso isso é fato mas colocar adjetivos no outro somente pq são pessoas com tom de pele diferente e legal será que por sermos negros devemos somente nos envolver com pessoas negras e os sentimentos reais não conta mais afinal quando ficamos com alguém envolve sentimentos compreensão companheirismo amor como fazemos com tudo isso se a pessoa for um palmito como está sendo colocado , muito difícil TD essa questão de casal interracial eu penso que a situação fica bem constrangedora pra Sophia tbm com toda essa exposição devido a cor da pele .
Se uma pessoa negra atirar em uma branca por causa da cor da pele a causa da morte é AVC porque o "intelectual" de esquerda inventou que não existe racismo "reverso".
Eu vivi ontem oq eu acho q é racismo estrutural,eu conheci um coroa rico e nesse msm dia demos ums beijos e um mes depois ele me convidou p outra festa no bairro dele e viajou por 3 horas p vim buscar e trazer eu e minha amiga,nao deixou a gente gastar 1 real ele bancou tudo e me tratou como namoradinha perto dos amigos e ate perto da ex cunhada dele. Mas teve algo q me entristeceu :um conhecido dele chegou perto p nos cumprimentar (detalhe só tinha eu e minha amiga de pretas ali,estávamos na comunidade de decendente de italianos)e o amigo apertou minha mao e o coroa q tava comigo ja foi falando;Que linda a minha nega né achei aqui mesmo um dia desss q eu tava doidao e demos muitos beijos. Gente antes dele continuar eu falei como é q é vc ta dizendo pra ele q ficou comigo pq tava doidao? Ai ele disse q eu entendi errado q na vdd ele tinha falado q nois dois estávamos doidos no dia e nao so. ele e q o q ele tava tentando dizer é q oq ele pensava q seria so uma ficada estava se entendendo p algo mais serio,mas eu nao engoli muito não. Ai me isolei comecei a ir no banheiro toda hr pra disfarçar e chorar e depois voltava e tava la ele me chamando p dançar perguntando se eu queria alguma coisa tipo tentando me agradar e qd foi no dia seguinte apos me deixar em casa me mandou um audio me pedindo desculpas pq exagerou na fala q não é pra mim pensar mal dele q eu não sou um brinquedo pra ele etc
Aí gente o Brasil é muito misturado e essa é a graça. Mas acredito que 80% somos negros, porque somos descendentes. Agora essa questão da "palmitagem" eu acredito que é porque a mulher branca é referência de beleza, coisa que está mudando, porque até que enfim temos mais referências de mulheres negras. Desde de criança na escola os meninos se apaixonavam pelas brancas, magras de cabelo bom e eu era a zuada porque era negra. O racismo é realmente estrutural, enraizado e também pelos próprios negros.
"Somos 80% negro" mas o policial não tá com o coturno no pescoço de 80% da população, só de alguns em lugares bem específicos. E esse papo de racismo è estrutural e dos próprios negros foi a cereja do bolo de ignorancia q vc serviu, atirando pra todo lado pra não ter que refletir sobre nada. Vamos se poupar
Meu pai lembra o Sérgio, minha mãe é bem branca como a Sophia (só não tem o olho azul) e gente eu sou lida como branca até fora do país. Moro na Argentina e todos perguntam se sou mesmo brasileira/baiana. Só meu cabelo que é bem cacheado e já sofri muuuito bullyng, minha irmã ainda tem um pouco de traços mas ainda é lida como branca. Então acho q ele tem trabalhar isso na cabeça, a rigor ele é pardo/mestiço e a Sophia é o modelo "ideal" de branquitude e ele vai ter filho certamente branco, q não vai poder dizer q já sofreu racismo pelo cabelo (como eu, tenho q dizer bullyng), q vai gozar de privilegio de cor e de classe ...
@@avt5138 Quem? O Sérgio? Lembrando que existem negros de pele clara que não são pardos. Existem etnias africanas com características diferentes. Procure saber sobre os Khoisan. E é impressionante, parece que nós pardos não somos bem-vindos nem em espaços para brancos, nem em espaços para negros... porque o seu comentário soou meio crítico. É difícil lidar com o limbo racial e o bullying vindo da própria comunidade...
Eu também sou lido como branco, mas nunca me identifiquei assim. Minha pele é marrom, mas já foi mais escura, e meu cabelo é cacheado. Acredito que toda pessoa parda passa por esse limbo racial e é complicado de lidar, já tive crises existenciais por isso.
Nessa parte da entrevista eu fiquei pensando sobre isso q vc disse. Caso ele tenha um filho com a mulher dele atual , essa criança não será negra. Sem possibilidade de nascer um filho negro deste relacionamento.
Fato: Os filhos dele com a Sofia Abraão serão "Brancos". A pele dele é muito clara e ela é branca. Por mais que ele deseje ter filhos negros, eles ainda terão pele muito alva e traços caucasianos. Não creio que negros casem com Brancos por escolha. Atração é algo muito pessoal. Obs: Sim, as vezes netos e bisnetos podem apresentar características dos antepassados, mas para o Casal de atores, ela branca e ele pardo, não tem como o filho nascer "retinto". A criança pode se entender como negra, mas o mundo vai ve-la como branca, como por exemplo a cantora "Vanessa da Mata ou Clara nunes". Posso estar errado, mas nunca vi um casal, onde "os dois tem pele muito clara ter filho "preto retinto".
Na verdade pode até ser que os filhos venham a nascer com pele clara. Os traços deles vão traços afro e cabelo pode ser crespo... Os fenótipos africanos é difícil de serem apagados ..
eu leio a vanessa da mata como negra, acho meio estranho falar como o mundo vai ler alguém quando a pessoa é mestiça. depende de onde ela está, para o branco ela é preta, para o preto ela é branca. nesses casos é sempre um processo muito pessoal e caso os filhos dele e da esposa tenham tom de pele e traços de miscegenação apenas a vivência deles e o que eles sentirem dentro de suas próprias peles vai poder definir o que eles são ou não. é o que eu penso
Exatamemte! EU fique confusa na entrevistas: está sempre na luta mais está com....... E quando falou dos primos mais jovem, eles estão de olho e vão pensar que precisam repetir o que ele mesmo está fazendo, namorar com uma também. EU sou estadounidense e começou anos atrás aqui. Todos is rappers e atores Negris gostam, ficam, namoram e ter filhos com outras para ter filhos menos Black. É triste ver o que as jovens aprenderam odiar a cor da nossa pele e falar mal da cor sem noção.
Desculpa, mas eu não entendo o motivo real de usar esse termo palmitagem. É proibido uma mulher ou homem preto gostar e casar com um parceiro branco? E uma pessoa branca não pode se atrair por alguém preto? A miscigenação não seria uma das formas de acabar com o racismo? Se existem casais inter-raciais essas pessoas teriam preconceito racial ou seria o contrário? O mundo já está todo miscigenado e querer que os pretos só se casem com pretos não seria um retrocesso? Se alguém puder me explicar melhor essas questão, eu agradeço.
Eu sou branca, não sei se sou a melhor pessoa pra falar sobre isso… mas o que eu sei, é que no passado houve uma tentativa do nosso país em embranquecer a população, esse foi um dos motivos pelos quais tantos Europeus foram chamados pra viver aqui. Acreditava-se que o país só poderia crescer e se desenvolver se a população se tornasse cada vez mais branca, por isso nossa população é tão miscigenada. Esse sentimento de inferioridade dos negros com relação aos brancos, foi incutido dentro do próprio negro e com base nisso, cada vez mais negros foram se relacionando com brancos na tentativa de gerar filhos cada vez mais brancos e com isso, a cada geração que passa mais descendentes foram nascendo e tinham cada vez menos características de negros. Então na realidade a miscigenação foi uma tentativa de reduzir o fenótipo negro e não combater o racismo. Outra coisa, eu não acho que você ser branco e se relacionar com uma pessoa negra te torna menos racista, porque se fosse assim não teriam homens machistas casados com mulheres, já que o machista vê a mulher como inferior. Penso que uma coisa é a atração e outra coisa é o respeito e o entendimento de todas as dificuldades que cercam aquela pessoa… as duas coisas não necessariamente andam juntas.
Esse termo palmitagem na minha opinião é super desnecessária.Retrocesso total.Nessa palavra palmitagem só mostra mais um preconceito.E não deveriamos exterminar qualquer preconceito ?Ainda mais estando no século que estamos?!!!
" Uma cara um pouco mais artística que te ajuda a ñ ser confundido com uma pessoa de rua " mano a mulher dele falou isso mano fuja pra montanhas ri alto dms aqui mas de vergonha e de nervoso.
Qual o problema em ser mestiço? Enquanto os mestiços estiveram ocupando os lugares como negros NEGROS RETINTOS nos espaços, a falsa sensação de que estamos avançando,só aumentara.
ele é mestiço mas n deixa ser preto, uma coisa n tem nada a ver com a outra, e nenhum momento ele se declara retinto, mt pelo contrário, assiste de novo
Sofia não é pública só pq tá com um artista. Essa narrativa cria responsabilidade pra quem nem deve se preocupar (ela). Ele no final faz o mesmo que o jogador
Eu adoraria que ela entrevistasse ,um jogador de futebol ou um cantor ou um ator que não seja o Lázaro Ramos casado com uma mulher preta, vai ser difícil achar hein!!!
Chamar uma pessoa negra que se relaciona com outra branca de plamiteira também é racismo. É aquela história, querem respeito, desrespeitando; igualdade, discriminando. Não preciso criticar o hétero para validar o homo, não preciso atacar o branco para defender o negro. As vzs sinto que preciso quase pedir desculpas por ter nascido branca. Respeito gente, independente de tudo. Respeito, essa é a chave!
Chamar uma pessoa de palmiteira não é racismo. O racismo é uma estrutura social de poder, que entende que as características de um grupo são inferiores à ela e que precisam ser oprimidos e destruídos. Tu, ele, qualquer outra pessoa que palmitar pode se sentir ofendida. Mas desenha a linha desse limite aí. Se tem peito para assumir uma pessoa fora da seu grupo étnico-racial, tenha pra lidar com as consequências disso tbm.
É maravilhoso e até surpreendente que ele consiga falar sobre palmitagem de maneira autocrítica mas sem dar espaço para ser chicoteado por escolhas que vão além das nossas existências individuais. A maioria das pessoas negras em relações internacionais colocam-se apenas em uma situação de defesa para não dizer que na real acabam por assumir uma postura passivo-agressiva. O importante é a reflexão, a consciência e ampliação do nosso olhar sobre este tema. Não deve ser um ataque ao nossos. E sim um fortalecimento das nossas existências nesta sociedade que já nos coloca como lixos sem precisar da nossa ajuda para isso.
Até porque só os homens negros são atacados por isso. Todas as vereadoras negras que se intitulam anti-racistas são casadas com homens brancos, mas militonto nenhum enche o saco delas.
pautas essenciais? Um cara negro, tipo visivelmente negro, se auto declara negro e isso é assunto? Acho que seria assunto se ele, visivelmente negro, disser que era branco ou asiatico, aí ia ser uma coisa tipo 'na tem espelho em casa"? Agora um cara negro q se viu no espelho todo dia desde que nasceu 'se descobriu" negro? Ele tinha problema de visao antes? era cego?
@@ananina9554 cuidado para não ser cancelada. Um homem visivelmente homem, com pênis, gogó e barba pode querer ser chamado de "A PABLO".
@@ananina9554 levando em consideração que ele tem a pele clara, não me surpreende. Eu mesmo sempre fui lido como moreno pelos outros quno era criança
@@alexsanderdaccosta34 e desde quando a sociedade tem que responder pela ignorância e estupidez alheia? Estou perguntando de boa, não é agressão. Ele é visivelmente negro, não há duvidas que ele é negro. Se ele se descobriu negro depois de velho isso é problema dele ou da sociedade? Mesmo vale para vc, se vc se descobriu negro depois de velho problema é seu, ignorância sua, a sociedade não tem nada haver com isso. Pela sua foto, me desculpe mas vc não é moreno, não parece moreno e também não é claro, vc é visivelmente negro em comparação com qualquer brasileiro branco, cabloco, asiatico ou moreno. O único lugar que poderiam te considerar "moreno" é no Sudão, aqui no brasil vc é negro e ninguém em sã consciência acharia vc moreno de praia
Nossa, eu adorei a serenidade e o profissionalismo dessa apresentadora. Não conhecia o canal nem o programa.
Ela é maravilhosa !
Luana Génot amassa mto!!
Conheci hoje também. Achei muito bom! Só faltou a caneca com a água né? 🤣
Luana Genot é maravilhosa. Perguntas muito pontuais num tom sempre respeitoso e cuidadoso sem deixar de ser direta. E Sérgio Malheiros igualmente incrível, muito lúcido e delicado em suas respostas e reflexões. Adorei. Por mais programas saudáveis como esse. ❤️
Lindo, inteligente, educado e com muito carinho na fala. Sergio Malheiros, seu trabalho em Impuros foi MARAVILHOSOOOOOOO. Sucesso pra vc! Parabéns Luana!
Que maravilha termos um programa com pautas tão essenciais!!!
O Sérgio falou sobre o cabelo, e lembro sempre do meu pai encarando o cabelo como algo muito importante, sempre mantendo o cabelo alto como forma de identidade.
E vejo que o cabelo do homem preto é uma forma de resistência. Cresci em uma sociedade que demonstrava total preconceito ao meu tipo de cabelo e até hoje percebo, de uma maneira mais sutil, o preconceito que possui raízes profundas e que infelizmente não são tratadas, na realidade são apenas escondidas por medo da exposição.
A esperança é de que um dia as pessoas SEJAM o seu próprio padrão de beleza, e não tenham o padrão estipulado pelo capitalismo.
trabalhei no censo 2022 e é impressionante o quanto a juventude está com um letramento racial maravilhoso! bora Brasil!!!!
O frutos de muito sangue, muito afeto e muitas discussões ❤
@@Julia-ic2vw que resposta mais linda 🥰
Que programa bacana! Sérgio Malheiros tratou da questão de relacionamento interracial de uma forma sensata, consciente e leve. Cresci em uma família interracial. Minha mãe branca sempre me disse que a pele era só uma casca da alma. Que o que valia era ser uma pessoa boa, honesta, ética e respeitadora com o seu semelhante. Quando cresci e fui para o mundo, me assustei com a questão do racismo. É muito louco pensar que algumas pessoas se acham melhor que as outras por causa da cor da pele.
Os brankxs, no caso
Assisti essa entrevista quando saiu e vim assistir novamente, eu amo a leveza do Sérgio, o quão fofo e a seriedade que ele apresenta, pelo menos nessa entrevista.
Acredito que exista uma grande diferença entre pessoas que sempre praticam relacionamentos inter-raciais, o que gera uma reflexão sobre os motivos que as levam a isso; e entre pessoas que têm relacionamentos com outras pessoas diversas, já tendo, inclusive passado ou estando em relacionamentos inter-raciais. Acredito que este último caso não deveria ser tratado como "palmitagem" e, por isso, acho um tema bastante delicado. É importante tratar o assunto com o cuidado e a delicadeza que pede e não com condenação e, por isso, parabenizo a postura respeitosa da apresentadora.
Perfeita a sua colocação... as vezes sinto que algumas pessoas levam isso a ferro e fogo e é como se fosse errado se apaixonar por uma pessoa com o tom de pele diferente.
Excelente! 👌🏾
Você além de lindo, toda novela q vc faz vc rouba a cena e vira o personagem principal! Sempre! Parabéns! Amado! Felicidades!!!
Uma vez namorei uma pessoa Branca e fui massacrado por uma prima minha me chamando de palmiteiro e racista com minha raça. Três Anos depois ela foi veio apresentar o namorado qual casou e estão juntos até hoje, um Italiano, olhos azuis Made in Europa.
Excelente bate papo!! Sou negro e me identifico com a história contada… precisamos trata, conversar, refletir
Gosto desse menino. E é gato demais, e talentoso. Devia fazer mais novelas, séries, filmes etc.
Sérgio, obrigada por sua contribuição e autocrítica. Amei a abordagem da Luana, muito inteligente e respeitosa.
Sou uma mulher negra, filha de um casal interracial. A maioria dos meus relacionamentos foi com homens brancos. Acho que o fato de vir de uma família interracial me fez não pensar muito nas minhas escolhas sexo afetivas. Mas, esse movimento de valorização e reflexão das escolhas afetivas do povo preto é importante. Excelente pauta.
Você não é negra, você é mestiça.
conseguimos romper com isso. Está na hora dos não negr@s repensar sobre a questão racial para juntos desconstruirmos essa hierarquização entre pessoas, o racismo!
@@moniquecosta1525 que?
@@moniquecosta1525 Çenhour amado, dai-me resiliência para continuar lendo tais comentários sem perder a fé na humanidade!!!! Aff
@@moniquecosta1525 esse é o problema nomenclatura para tudo. Em primeiro lugar somos humanos, independente de cor. O meu companheiro é branco e o meu também.
Aff me cansa essas coisas....
Quando a menina fala "eu não sabia que isso ainda existia", evidencia um dos nós críticos do relacionamento interracial. Ela diz "agora eu estou sentindo na pele", não, não está!
Para a pessoa preta não existe essa possibilidade de pensar que o racismo acabou, pq ele está mais vivo do que nunca, pq pessoas pretas tem (de maneira muito lenta ainda) ocupado espaços majoritariamente brancos, e todos os dias tem que provar que aquele lugar tb o pertence. Uma pessoa branca nunca vai entender o que é, por exemplo, entrar num restaurante, só querer se alimentar, e ter pessoas que perdem seu tempo olhando com extremo julgamento. Como dimensionar olhares desaprovadores e desconfiados? A pessoa branca nunca vai entender o quão cansativo é vc não poder simplesmente existir.
Falou tudo!!!
nossa que fala horrível dessa moça falar, mais essa é a verdade,os brancos não tem noção na prática o que é ser estereotipado entre ter "aparência artística" e aparência de bandido 🤦🏽♀️
Exatamente!!
Maravilhosa a entrevista. Sérgio Malheiros fala com muita confiança, espontaneidade e propriedade sobre o tema; mostra um auto conhecimento e uma segurança do seu lugar nesta vida!!! Lindo de ver. Adorei!!!!
Que bacana! Não conhecia este programa da Luana "Sexta Black". Adorei. Vou acompanhar. Importante a gente sempre escutar para aprender. amei😄🥰
Excelente entrevista! Importante nesta questão do letramento. Eu nunca tinha ouvido o termo palmitagem até semana passada, o caminho para uma postura anti racista sem dúvida passa pela informação. Sigamos evoluindo!
Tava vivendo em que forma minha filha?
Excelente entrevista, abordagem e discorrer do tema. Muito interessante. Acompanho a carreira de Sérgio desde o início, o cara tem a mesma idade que eu , e poder ouvi-lo falar sobre este tema me ensina muito. Cada pergunta feita me deixou na expectativa do posicionar-se dele. Isso que é um artista de conceito. Uma potência negra. Parabéns e sucesso na vida 🚀🍃🫂
Maravilhosa entrevista. Me fez refletir sobre a questão do envolvimento interracial...sou homossexual e minha esposa é branca e estamos juntas há 20 anos. Isso me faz pensar que Amor não tem cor, não tem raça...é Amor e pronto! Há quem explique?
Que entrevista excelente. Me enxerguei em diversos aspectos, também só adquiri consciência racial tarde e adulta, e isso claramente (essa falta de consciência) influenciou nas minhas escolhas sócio afetivas.
"Ele tem uma aparência mais artística, o que ajuda a não ser confundido com uma pessoa de rua"
E é por isso que o relacionamento afrocentrado não pode ser visto apenas como resistência, porque não se trata somente disso. Se trata de estar no local onde você consegue contemplar a necessidade do outro, e as vivências. Até porque, se essa é a namorada dele, que está "sentindo na pele" o que o homem preto dela passa...
Kkk, não preciso nem terminar o comentário.
Exatamente. Uma escrot@, essa namorada. Esse homem negro, sempre estará inferiorizado por ela e em desvantagem.
Gente essa menina n tem vergonha de falar isso pra uma câmera não?
@@nathaliafaria1177 Ainda bem que ela tava de máscara, né, coitada.
Sem querer passar pano, mas ela escolheu o caminho de viver uma realidade, claro, ter empatia não é passar pelo que as pessoas passam, mas eu acredito que a escolha dela já mostra que ela não fez que questão de escolher o "caminho fácil". Porque vamos supor que ela goste mesmo dele, ela querer viver esse relacionamento é no mínimo corajosa, não acho que ela saiba o que é racismo e viva ele, isso é impossível, mas sustentar um relacionamento interracial é "algo" (não à toa é o tema do vídeo)
@@nathaliafaria1177 não acho que ela deva ter vergonha. Acho que o discurso dela foi corajoso e sincero, mesmo que pra quem é preto como eu, possa parecer estranho, achei bom!
Bate papo de alto nível! Admiro muito o Sérgio.
Que entrevista maravilhosa!! Não sabia que o Raí era tão consciente.
Tem que se relacionar com quem se ama independente de cor, raça, sexo
Esse seria o certo né, mas as pessoas não vêem assim. Quantas vezes vc já ouviu seus colegas dizerem:"ah é uma questão de gosto". Já reparou que nunca escolhem negros(as)? Não é só gosto, é preconceito também.
@@Nana-tg1xv Gente isso nao faz sentido pq se a relacao é inter racil alguem escolheu o negro! Ou seja para cada branco que "escolheu" o negro há um negro que "escolheu o branco"!
Concordo plenamente! Sou fruto de um relacionamento interracial e minhas sobrinhas igualmente.
@@Nana-tg1xv Vai da pessoa. Minha mãe (branca, mas com alguns descendentes diretos indígenas), e minha irmã (que também é branca), sempre gostaram mais de homens negros. Meu pai é negro.
👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀
a gente quer tantos que as pessoas possam ser livres para amar quem elas quiserem independente de qualquer coisa que criar um termo para discriminar negros que se relacionam com brancos não faz sentindo nenhum. O amor não ter que ser rotulado.
Sabe quem começou com isso, acho que os brancos, principalmente na época da escravidão, onde proibiam seus filhos brancos de se relacionarem com pessoas negras, até hoje isso acontece, e os negros estão com essa discriminação também, lamentável.
Eu simplesmente acho isso eugenia pura, querer "preservar a etnia" é um papo bem eugenista.
Gostei muito deste vídeo, me arrepiei por diversas vezes. A pauta racial me faz refletir bastante sobre coisas que já vivi e vivo, também o que viverei e o que QUERO VIVER.
Um pessoal aí dizendo que ele não é negro... uma vez escutei de uma colega de trabalho "se fosse o tempo da escravidão, você estaria na senzala ou na casa grande?" e não esqueço disso.
Me declaro negra, preta, morena, parda... não me importo com o título, mas mesmo que me digam que sou morena e não preta, todos sabemos o tratamento que ainda é dado conforme a sua cor.
Falo 5 idiomas, tenho 3 cursos superioes e mais um monte de cursos, estive em 23 países etc. e uma vez em uma vaga para secretária bilíngue, a moça do rh perguntou se eu estava ali para a vaga da limpeza. Tem algum demérito em trabalhar na limpeza? Nenhum. Mas por que será que ela fez essa pergunta para mim e não para algum outro candidato branco?
Não sabemos a dificuldade da pessoa até estar na situação dela, uma pessoa preta retinta de cabelo crespo com certeza sofre muito mais preconceito, eu não me coloco como vítima e dizer para alguém "você é moreninha, nem é preta assim" não parece nenhum tipo de elogio ou sei lá e não diminui em nada o fato de que ainda existam pessoas qualificando as pessoas pela cor da pele, status social, condições finaceiras etc.
O ser humano precisa evoluir!
Mas não é mesmo, é mestiço. Filho de negro com branco é o que? Só se mudou de nome e eu não tô sabendo...
Se vc acha que ele é negro, não vai poder reclamar quando um mestiço se declarar branco, já que 50% dos seus genes o são.
Eu sou preta retinta e sei do que vc está falando. Mas de todos os países que já visitei. Onde mais sinto racismo é no meu país.
Brasileiros são muito racistas
@@fitexpress6974, infelizmente, são mesmo. Esquecem que somos todos misturados e que a Africa é o continente-mãe.
Se calhar vc estava a ser incomoda e ela quis por vc no "seu lugar".
@@avt5138 sim, incomodando por estar sentada e em silêncio, esperando para ser chamada, verdade!
Lindo, inteligente e sensato! ❤️
Eu adoraria que ela entrevistasse o ícaro Silva
Imagina o monte de lacração.
Creio que ele se perdeu nas falas
O Sergio é uma pessoa incrível
Muito bacana esse papo, e etendo perfeitamente o que ele disse. Também tenho um relacionamento interracial, me casei aos 19 anos já meu processo de racialização é bem recente, e quando eu estava fazendo minhas escolhas afetivas eu ainda não entendia o que era um relacionamento afrocentrado. Luana parabéns pelo programa e por trazer discussões tão relevantes.
Pse, a falta da consciência racial gera pessoas igual vc, multiplicando e embranquecendo
Sou muito fã do Sergio desde que ele fez o Raí (eu tinha quase a idade dele na epoca 😂). Mas é uma pena que aqui tenha um monte de especialista em genética nos comentários querendo opinar sobre a autodeclaracao dele e sobre como serão os filhos dele. Gente, pelo amor de Deus. Escutem o programa.
Vocês foram maravilhosos ❤️ Máximo respeito e admiração
Acho muito justo lutar pelo espaço que todos negros devem ter. Mas no momento que eu uso o termo "palmiteiro" não é uma zoação, na minha opinião, é pejorativo. Não deveria ser aceito, assim como macaco não deve ser aceito, assim como outros termos. Pq a sexualidade, o desejo, a atração é TB algo plural, não só Cultural ou social. Eu como negra, abrir mão de quem eu amo pq eu sou negra e ele/ela branco, acho bem injusto. Sou sempre a favor da educação. Da mudança social, mas englobando todos. Entendendo que há diferença raciais, sociais, físicas, profissionais.
Atração não é Plural, ela é bem específica inclusive…
Entrevista maravilhosa. Apesar de ser da Globo e apesar de todos os privilégios que advém desse fato, percebe-se que dá para perceber o sofrimento dele por não ter o mês espaço que os brancos, por, embora sejamos maioria na sociedade, ainda somos minoria na TV, Internet e todos os espaços de poder. É importante essa discussão, que ele se perceba negro e queira se posicionar. Amei !!!
esse povo émuito forte ,precisamos ser um UNICO POVO FOTE
É um excelente ator! Além de muito lindo
Certos comportamentos são perceptivos hoje, como o do Rafinha Bastos que falou no Ultimate Beastmaster Brasil que o rapaz mexicano teve sorte em se casar com uma moça russa linda. E Anderson Silva reforçou. Linda ela não deixa de ser, a pauta é como ele vai explicar aos filhos que os homens terão mais sorte se casarem com mulheres brancas ou que filhas dele se casarão com homens que as validem de alguma forma. Imagina pensar que seu marido talvez tivesse mais sorte se vc fosse branca ou se ele se casasse com mulheres brancas? Anderson pode até não combater o racismo na fala, mas não deveria concordar com esse tipo de situação. Em outro momento o Rafinha falando de um competidor branco alto, dizendo loiro, olhos azuis, lindo, cabelo bom. (não lembro o país). Principalmente figuras públicas não devem fomentar esses preconceitos com cabelo, cor de pele etc. Perfeito seria se toda sociedade mudasse de pensamento sobre isso e não nos preocuparíamos em quais situações nós e nossos filhos iremos ser alvo do preconceito. Em uma descrição física ou em uma abordagem policial.
Aliás o programa seria melhor se ele não apresentasse porque tendo o aval de comediante ele se dá o direito de falar muita besteira mesmo sobre mulheres casadas, em outros pontos percebo que em vez de melhorar a apresentação dos dois ficou até ridícula. Não agrega.
Ele parece MUITO meu namoradinho da 1 série! Claro, naquela época ele era igual o Ray.
Muito sincera e linda a entrevista com esse menino
Não existe isso de "não racializar relacionamentos". É inerente à nossa psique. Não tem como subliminar a raça na hora de amar. A "palmitagem" não é falta de caráter. É uma resposta inconsciente ao medo do racismo.
Vixe... Temos atrações, lógico, mas nunca me aproximei especificamente pela cor de alguém. Sou mestiça:( mas já nem sei que termo usar! 🥴🥴
Eu era a "moreninha" do meu pai, na escola a s/ cor definida(parda🤭) e entre as amigas era morena do cabelo assanhados.😟 O porque explico:
Nem era liso, nem cacheado. Nascia liso e depois ondulava e SEMPRE
(cont.) MUITO cheio ! Aprendi a pentear meus cabelos aos 16 anos! E olha que, ele ainda dá trabalho aos 40! 😁😁😂😂😂😁😁 Namorei rapazes negros, mais ou menos da mesma cor que eu tb,mas loiros, olhos claros... Apenas um.
Sempre gostei do comportamento dos caras, do jeito que falavam comigo, com outros, até socialmente num bar, restaurante...Eu somava isso tudo!
Acho esse termo "palmitagem" extremamente ofensivo e desnecessário. Estão incentivando as pessoas a se amar ou ficar repulsivos a outros?
O fato de ser " mestiça" - consciente que tenho negros, índios e loiros na minha ancestralidade, sempre me fez transitar bem entre ambos e TB achar natural que pessoas em sua cor diferentes podem se amar! Somos humanos, sempre vivi isso. Não entendo o porquê de separar as pessoas.
@@rml9728 moça, a minha resposta não tem nenhuma relação do que vc escreveu...
Mds, vcs só reclamam disso quando os caras são montados na grana e status. Quando os caras são comuns são praticamente invisíveis. O fato é que mulheres brancas são muitos mais receptivas com caras negros do as mulheres negras
@@jadianacastro3133 Então desculpe... Acho q acabei desabafando esse meu "não pertencer".
Vou te dizer; que homem lindo!
Amei a conversa! Sincera e corajosa! Um belo papo. Amei vcs dois!
Sergio é tão lindo. 😍
Pergunta: eu entendia que palmitagem era quem SEMPRE ou EXCLUSIVAMENTE se relacionava com pessoas caucasianas de maneira intencional. As pessoas usam com qualquer casal interracial?
Sim! Termo utilizado em ambas circustâncias
O palmito é branco! Então, sim serve pra qualquer tipo, penso eu!
Não. É do início do seu comentário msm. Branca p apresentar a sociedade e se for rico mais branca q o dinheiro posse comprar..é a pessoa desmerecer a própria etnia...um ex é a Thais Araújo, ela não é palmiteira, apesar de ter namorado c brancos, ela namorou o netinho do negritude Junior e está casada c Lázaro Ramos, a questão não é proibir ninguém de relacionamento interracial, mas os q têm intenções perversas de interesses onde no caso dos homens ricos eles usam as brancas e as brancas o q eles têm no bolso, há traições por debaixo do tapete e um monte de coisas, qd o homem não é rico elas gostam do fato de se sentirem melhores q as outras e serem tratadas melhor q as da própria etnia do homem ngr/ mestiço
Diogo, com qualquer um. Não querem nem conhecer a história da pessoa.
Eu por exemplo fui casado 18 anos com uma negra, que decidiu se separar. De volta pra pista, passei a me relacionar com brancas, já que as negras que eu desejava não me queriam. Resultado: sou chamado de palmiteiro. Até por quem me conhece há anos.
@@jlrafael pra mim não tem diferença entre um negro falar pra filha não palmitar e um branco falar pra filha "não vai escurecer a familia"
Programa maravilhoso, pauta importante e pessoas lindas. Que presente ♡
Assim eu tenho uma família muito grande com maís de 70 pessoas só por parte de mãe e uma família muito miscigenada brancos, pretos,pardos e indígenas não aldeiados minha bisavó descendente de escravos casou-se com meu bisavô descendente de índios e brancos tiveram entorno de 11 Filhos todos pretos meu avô se casou com minha avó branca tiveram 8 Filhos (brancos, pardos e pretos) meus tios avôs e tias avós também tiveram casamentos interraciais com pessoas pardas,pretas,brancas e descendentes de indígenas cada casamento gerou mais de 5 Filhos como todos moravam em um povoado no interior logo essa povoado cresceu sendo a família da minha bisavó uma das maiores, eu nasci e cresci na cidade mas sempre que possível minha mãe me levava para passar os feriados nessa localidade onde ela nasceu e se criou passar boa parte da minha infância em um local com outras crianças de várias etnias e saber que todos éramos da mesma família e descendentes do mesmo ancestral me fez um adulto sem qualquer preconceito racial.
Eu também tenho mistura racial e gosto disso, nos dá liberdade cultural. Acho absurdo esse racismo de negros contra brancos, assim como acho de brancos contra negros. Tem gente que gosta de criar inferno, tanto brancos, como negros. Temos que viver em paz, independente de nossas escolhas...
@@SimoneSilva-fn2gi Nunca cheguei a presenciar nem um racismo de negros com brancos pelo menos não aqui no Brasil.
@@alanalansatos2114 ñ sei se racismo é o nome pra situação, mas existe. Sou como vcs, proveniente de família muito cheia de misturas e ñ me conformo com essa obrigatoriedade atual de se declarar preto, sendo pardo. Acho desrespeitoso. Sou a típica parda, produto de tanta mestiçagem que ñ tem caixinha pra mim.
@@rosaviana4563 Vc não tem que se declarar preta e sim parda não a obrigatoriedade.
Que rapaz inteligente…o ator mais inteligente da tv
Perfeitissima
amo o sergio, o canal dele é muito informativo e interessante.
Essa discussão é extremamente importante. Fico feliz de estarmos discutindo abertamente sobre esses temas.
Sendo filho de pai preto e mãe parda, sou lido como pardo pela sociedade, mas me entendo como homem preto, e mesmo com os privilégios de ser mais claro, ainda assim não é fácil estar e ser nos ambientes dominados por pessoas lidas como brancas.
Um ponto que acho delicado, e que pessoalmente, acho esse termo horrível por sinal, e depreciativo é “Palmitagem”. Entendo demais o ponto que a entrevista trouxe, mas não entendi como positivo o termo.
Pra mim, as pessoas tem que estar com quem elas gostam e fim.
O discurso está lindo e alinhado mas quando perguntado sobre a relação que ele tem com uma mulher branca, enrolou e falou sobre a educação dos primos. Um palmiteiro nato!
Ele não conseguiu se explicar.
Enrolou, enrolou e saiu pela tangente rs
Sérgio é incrível 💖
Adorei a sinceridade dele
Pelo amor gente agora o politicamente correto é quem vai definir por quem me sinto atraido(a)
Discordo do termo palmitagem, como nós negras seremos identificadas, se os brancos são palmito nós somos o quê? Não gosto e não é porque traz a discussão em pauta que está correto. Se fosse em outra questão a brincadeira de apelidos eu aceitaria, sendo da pauta racial é muito delicado. Logo vai emergir um termo e NÃO VAMOS GOSTAR. Sou filha de casal interracial
Pois é, criação da militância, que ainda acha graça. Se os brancos começarem a chamar as brancas que ficam com negros de carvoeiras, ou chocolateiras, vai dar maior confusão...
Racismo do bem pode rsrs
Perfeito Elaine!
Gente que se diz mto esclarecida usando termos arrogantes como palmitagens. Discursos sem humildade pregando autoritarismo sobre escolhas pessoais. Acho que devem ser refletidas as escolhas, devem ser refletidos os padrões de beleza, mas jamais fazer o que se condena no outro ou impor ao outro uma condição que nem para todo mundo se traduz na “busca de padroes”, mas em questoes pessoais e afeto.
Vc falou tudo, falar de afeto subestimando alguém é ridiculo de qualquer lado!
Na minha humilde opinião acho que ...
Palmitagem é um termo que começou a ser usado aproximadamente na década de 90. Quando uma pessoa preta obtia sucesso ele(a) largava seu parceiro (a) preta para arruma uma parceira (o) branco por acha que isso acenderia na sociedade.
Relação interacial já é outra coisa. Você pode vê uma relação interacial aonde ambas pessoas tem o msm padrão de vida ou próximo.... e por vários fatores eles se relaciona.
Nem todas reações interacial é palmitagem. Quando as pessoas usa esse termo de qualquer forma e por que tem intenções de ofender a outra pessoa.
Vale destacar que o Brasil é um países aonde a maioria é pardos e mestiços. Daí as pessoas se auto declara da forma que eles (a) se sentem-se representado.
@@dos8510
A origem do termo é bem mais recente, coisa de uns 10 ou 15 anos atrás. Mas como já disse, o tiro saiu pela culatra, os próprios negros se declaram palmiteiros, ninguém se sente ofendido, muito pelo contrário.
Nessa a militância quebrou a cara
Que homem lindo.
Lindo não.
@@CentrodeCulturismo ela acha ué
Muito boa a entrevista, muita madura toda a conversa ✊🏾🙏🏾
Sou negão. E sinceramente acho que o movimento preto pega muito no pé do homem que é preto, tentando encaixar na mente da gente que a gente deve ter um relacionamento Afrocentrado. E ta errado. Pra começar, de 500 anos pra cá, GERAL TA MISTURADO. Tem uma pá de branco com sangue de negão na veia e vice versa. Agora é preciso por em pauta, o que é vivido desde o momento em que a gente se sente atraído por alguém e consequentemente disposto a ter um relacionamento com aquela pessoa. Se eu amo ou me sinto atraído por aquela pessoa, eu vou ficar com ela! Independente se é uma preta ou uma branca. Bananada é um negão vetar uma branca com a desculpa de "Opa, perdão senhora. Só me relaciono com mulheres pretas." É hipocrisia, champs. Nasci em um ambiente com primas brancas, de pais brancos e avós pretos, vi a minha volta relacionamentos que não eram afrocentrados a vida toda e nunca me deparei com tanto discurso pra lacração sem necessidade. A liberdade de expressão é uma dádiva, mas tem gente que fala uns lances sem êra e nem beira
Ninguém para pra falar em quantas pretas ignoram vários pretos por que o cara é gordo, ou tem uma condição não tão favorável e preferem os preto tipo Michael B. Jordan, os que é mc famosinho.. Tem vários preto ai disponível que não são vistos pelas pretas. Em contra partida, tem várias brancas que se amarram num negão. E dão maior condição pro cara. Algumas inclusive dão preferencia para os pretos (vi isso na minha família e no meu ciclo de amizades). O erro está em quem? Tá em ninguém chapa, a pessoa se envolve com quem ela quer, com quem o coração balança e tá tudo firmeza. Já fiquei com preta, já fiquei com branca e todos os momentos foram ótimos. Havia sentimentos e o melhor, RESPEITO. Então negão, se tu tem uma pretinha que te dá valor, abraça e vai ser feliz. Mas se você que ta lendo tem sua branquinha, abraça e vai ser feliz também. O importante não é o que a sociedade fala, mas o que a gente vive na intimidade. PAZ!
Vcs negros pensam assim por isso o Brasil é assim com a população negra... Trata como quer. Não tem dó.
Essa sua fala é para o negro que tem uma certa visão impregnada pelo sonho de casar com uma branca. O homem branco não fala assim quando o assunto é se relacionar com mulheres negras... Eles correm. Eles dão inúmeros motivos para não terem relacionamentos com elas. Quando são um pouquinho mais estudados aí que se acham mesmo.
Não é errado namorar ou casar com mulheres de outras cores . No meu ponto de vista é errado a mulher negra ser sempre exposta e ainda assim o homem negro não ter consciência do quanto ainda isso tem relação direta com esse discurso que vc escreveu...
Se um homem casa com uma branca e o filho dele nasce negro ou negra o mundo é de um jeito. Se a Criança nasce branca é totalmente o oposto.
@@mariasantana4506 Desculpe, minha senhora. Mas eu tenho exemplos explícitos em minha família de relacionamentos interraciais. E eu não estou me fazendo de cego ignorando as diferenças, tá explícito que há um tratado diferente na sociedade, mas existe sim pessoas que não se deixam contaminar por isso. Meu argumento foi justamente achar errado uma parte da galera querer que nós pretos só se relacionemos com pretos e pretas. Como se o oposto fosse completamente errado. Minha fala defende a liberdade de você se relacionar com quem você quiser. A sociedade é preconceituosa a milênios, eu que não vou me privar de estar com quem eu quero. Seja branco ou preto. Mas nada contra quem goste de manter algo afrocentrado e está tudo certo também. Todo mundo merece um dengo, moça. E se esse dengo for problema pra alguém, problema deste alguém será, não meu.
@@marvynhenrique eu vejo esse tipo de comentário da maioria dos negros: pode ser qualquer cor que eu vou gostar. Só que qse a maioria dos homens não idealizam uma mulher negra como uma moça para ele. Sempre é aqle padrão: tem que ser branquinha cabelo liso kkkk... Todos falam isso. E isso já exclui as negras e pardas. Eu não acho errado amar alguém de outra cor... Só acho um deboche sempre o homem negro ser aberto a amar uma branca enquanto o homem branco pardo etc não parece ter a mesma "disposição" para amar uma negra de cabelo afro. Vc consegue entender??? É isso. O homem negro sempre tem essa conversa de que o amor não tem cor. No entanto, os outros homens de outras etnias não são abertos a amarem tão facilmente uma negra. São dados estatísticos. Eu acho mais vantajoso a negra: corpo perfeito, não envelhece rápido, a mulher é bonita por anos e anos e anos raramente fica acabada mesmo passando dos 55... Amar uma branca é muito fácil no Brasil. Quero ver a coragem de um branco de amar e permanecer com uma negra raiz. Raramente vemos um casal assim...😏
podemos até ser miscigenados, mas dá status ao homem negro estar com uma loira, pq essa mulher até pode ter sangue afrodescendente, mas o FENÓTIPO dela traz status social!
@@_hurryup status só se for pra brasileiro pq muitos estrangeiros preferem negras mais do que louras e eles geralmente tem uma condição econômica e social bem melhor do que as dos brasileiros. Vcs tem que encontrar um caminho da racionalidade e tentar enxergar que enquanto vcs nunca valorizarem as suas mulheres as suas ancestrais as suas lutas vcs sempre serão o segundo escalão da sociedade. E é isso o que eles sempre quiseram e o pior que conseguem. A sociedade eurocêntrica não é idiota. Ela manipula muito bem e se o homem negro não se valorizar e lutar para que os negros sejam o topo nunca vão ser mesmo... Nunca que existe isso em etnia nenhuma KKK nenhum Áfricano ou asiático desfaz das mulheres deles... Só brasileiro alienado que é pau mandado dos eurodescendentes. Kkkkk. Um homem que não valoriza o seu próprio povo nem é homem de verdade. No fundo não é errado gostar de louras ou morenas ou negras o errado é desvalorizar a própria etnia pq isso não é normal em nenhuma parte do mundo... imagina a seguinte cena: um homem branco defende as garotas brancas, um homem asiático defende as garotas asiáticas e um homem negro brasileiro faz o que? Defende as garotas negras brasileiras ou vai defender a Branca??? É feio demais para o homem negro sério. É motivo de chacota isso. é simplesmente ridículo. O amor não tem cor🥲.
"Não estou no padrão de beleza"
Pardo, magro, corpo molhada e rico.
Ce tá ruim pra ele imagina para os periféricos.
Não é crítica pq tenho tudo menos o corpo malhado e o dinheiro na conta.
Sobre o padrão de beleza ele tem razão! O padrão de beleza ainda é branco. Um homem branco, de olhos claros, malhado, mesmo sendo pobre estará dentro de um padrão de beleza considera ideal. O mesmo serve para as mulheres! O q ele se refere é o fato de pessoas como ele nunca ocuparem o papel de mocinho considerado bonito no cinema e nas novelas. A representação desse papel ainda está na mão dos brancos.
Sérgio é perfeito meu Deus, que cara bonito, oh pedaço de mau caminho. 🥰👌🏽
Programa necessário!
Lívia Zaruty corre aqui!
Temos que namorar quem amamos, e não ficar criando razões. Se amamos pessoas pretas ou brancas, temos que seguir nossos desejos. Se gostamos de pessoas gordas, devemos namorar pessoas gordas. Se gostamos de magras, devemos namorar magras. Chega de barreiras!
Eu não sou retinta e é incrível como sempre que estou no shopping alguém pergunta "você trabalha aqui?" Como se eu não podesse está lá para comprar e apenas para servir 😔
Eu vi um meme excelente essa semana que a pessoa devolve "Nossa, eu ia te perguntar a mesma coisa, to precisando de uma ajuda..."
Com sonso, faz a sonsa e meio.
Eu sou parda tenho o tom de pele claro e ja fui confundida várias vezes com atendente de loja, tbm ja pedi informações para pessoas brancas e negras pq achei que eram vendedoras, vi um comentário de um rapaz que diz q quando vai de terno no shopping o povo confunde ele com segurança, as vezes é a roupa, o jeito da pessoa, ser confundida com trabalhador não é preconceito, preconceito e confundir vc com uma ladra.
@@adry164 isso acontece muito mais com pessoas negras, e não tem a ver com o uniforme. A diferença é a frequência com que isso acontece.
@@renanzach descobriu a américa kkkkk , acontece porque a maioria dos brasileiros é negro, e pasme: a maioria dos brasileiros é pobre, logo é óbvio que vão ter mais trabalhadores em lojas negros, nao porque eles só vivem pra servir, mas porque são a maioria! É tão absurdo ver gente problematizando essas merdas
Os negros vao estar em maioria em todos aspectos da sociedade brasileira, e como o brasil é pobre fazem essa associação porca pra postergar esse preconceito afim de manter privilégios
O termo palmitagem foi inventado por grupos pra agredir e desmoralizar a afetividade alheia sem querer ser tachado de agressivos. Escorar-se em problematização sem sentido pra atingir o individual é baixo, rasteiro e coisa de quem não tem o menor interesse em lidar com questões coletivas.
Çenhour amado! Seu próximo comentário será o quê? Questionar a existência do dia da consciência negra? Faça-me o favor!!! Aff
Daniel, mas o tiro saiu pela culatra. Hoje os próprios negros que se relacionam com brancas se chamam de palmiteiros, zoando com a situação. O mesmo ocorre com as mulheres negras. Começou entre os jovens, mas já generalizou.
Ou seja, a militância quis lacrar, mas tomou uma invertida bonita.
@@eduardoeduardo2202 consciência negra é mais uma divisao entre nós e eles, esses movimentos que nunca querem deixar se ser coitados
Eu sou fruto de relacionamento interracial, e sou "triracial"/pardo. Meu pai é negro e minha mãe branca (com descendentes diretos que eram indígenas, e outros que eram europeus). Minhas sobrinhas também são pardas.
Nunca entendi essa polêmica com o assunto... eu sempre me atraí por pessoas das mais diferentes etnias. Deveríamos respeitar e amar uns aos outros, mas infelizmente isso é mais difícil do que parece.
@@rodineiavion1734 Criatura, vá se lascar com esse discurso de branco querendo ensinar o que é racismo, onde "não deveria haver consciência negra, pois a consciência é humana".....blá blá blá blá blá.....ranço desse papinho!
Sérgio lindo ❤️
É muito louco pensar nessa construção, a gente entende como funcionam as coisas quando ele fala que não foi um adolescente cobiçado vivendo no meio branco. Ali ele ainda não se entendia como um cara negro provavelmente, mas a sociedade branca já via ele como um homem negro, por isso a rejeição (nunca foi sobre beleza).
Papo mt necessario!
Certeira, maravilhosa. Ele não mentiu, a criação dos anos 90 tinha muito preconceito, não a toa que vivemos uma onda negacionista bizarra. Na minha casa foi diferente graças a God, sempre foi pauta. Em relação a palmitagem tem muito a ver com solidão da mulher negra, faltou essa associação. Porque nós negras sempre estivemos em lugar de desmerecimento dos homens negros. Tanto que o termo palmitagem surgiu para os homens negros.
Mas a maior parte dos casamentos Inter raciais bem sucedidos acontece quando um homem branco se casa com uma mulher negra estatisticamente eles permanecem casados por mais tempo e eu estou falando
Existe sim a solidão, mas a do povo preto em geral. Falar apenas das mulheres negras e macetar os homens pretos é trazer uma bandeira branca pro meio dos pretos, isso é influência do feminismo
@@julia-xp6pf acorda pra vida né... E desde quando o feminismo foi proibido de se manifestar nas pautas feministas? Se existe o movimento é porque existe opressão sofrida pelo grupo em questão. "Macetar" é algo que só você vê, porque a conversa é um espaço de educação, de reflexão, como foi feita na entrevista, e muito bem.
Acho que o programa é muito bom ,mais fico pensando tbm na exposição da Sophia Abraão pois essa entrevista se tornou uns do assunto da semana , não existe racismo reverso isso é fato mas colocar adjetivos no outro somente pq são pessoas com tom de pele diferente e legal será que por sermos negros devemos somente nos envolver com pessoas negras e os sentimentos reais não conta mais afinal quando ficamos com alguém envolve sentimentos compreensão companheirismo amor como fazemos com tudo isso se a pessoa for um palmito como está sendo colocado , muito difícil TD essa questão de casal interracial eu penso que a situação fica bem constrangedora pra Sophia tbm com toda essa exposição devido a cor da pele .
e eles tão juntos há muitossss anos
Se uma pessoa negra atirar em uma branca por causa da cor da pele a causa da morte é AVC porque o "intelectual" de esquerda inventou que não existe racismo "reverso".
Branco nem tinha q se incomodar com cor de pele, eles ofendem todo dia por causa de etnia
Eu vivi ontem oq eu acho q é racismo estrutural,eu conheci um coroa rico e nesse msm dia demos ums beijos e um mes depois ele me convidou p outra festa no bairro dele e viajou por 3 horas p vim buscar e trazer eu e minha amiga,nao deixou a gente gastar 1 real ele bancou tudo e me tratou como namoradinha perto dos amigos e ate perto da ex cunhada dele. Mas teve algo q me entristeceu :um conhecido dele chegou perto p nos cumprimentar (detalhe só tinha eu e minha amiga de pretas ali,estávamos na comunidade de decendente de italianos)e o amigo apertou minha mao e o coroa q tava comigo ja foi falando;Que linda a minha nega né achei aqui mesmo um dia desss q eu tava doidao e demos muitos beijos.
Gente antes dele continuar eu falei como é q é vc ta dizendo pra ele q ficou comigo pq tava doidao?
Ai ele disse q eu entendi errado q na vdd ele tinha falado q nois dois estávamos doidos no dia e nao so. ele e q o q ele tava tentando dizer é q oq ele pensava q seria so uma ficada estava se entendendo p algo mais serio,mas eu nao engoli muito não. Ai me isolei comecei a ir no banheiro toda hr pra disfarçar e chorar e depois voltava e tava la ele me chamando p dançar perguntando se eu queria alguma coisa tipo tentando me agradar e qd foi no dia seguinte apos me deixar em casa me mandou um audio me pedindo desculpas pq exagerou na fala q não é pra mim pensar mal dele q eu não sou um brinquedo pra ele etc
Conversa muito relevante!
Eterno Rai!
Muito maduro e sincero a fala dele.
Muito bom essa conversa.
Aí gente o Brasil é muito misturado e essa é a graça. Mas acredito que 80% somos negros, porque somos descendentes. Agora essa questão da "palmitagem" eu acredito que é porque a mulher branca é referência de beleza, coisa que está mudando, porque até que enfim temos mais referências de mulheres negras. Desde de criança na escola os meninos se apaixonavam pelas brancas, magras de cabelo bom e eu era a zuada porque era negra. O racismo é realmente estrutural, enraizado e também pelos próprios negros.
Kkkkkk
Dayana, e as meninas (inclusive as negras), se apaixonavam por quem, pelos pretinhos ou pelos branquinhos?
@@jlrafael no Grajaú aqui na zona sul de São Paulo os pretinhos fazem mais sucesso kkkk
@@dayanaribeiro3738
Maravilha então 😉
"Somos 80% negro" mas o policial não tá com o coturno no pescoço de 80% da população, só de alguns em lugares bem específicos. E esse papo de racismo è estrutural e dos próprios negros foi a cereja do bolo de ignorancia q vc serviu, atirando pra todo lado pra não ter que refletir sobre nada. Vamos se poupar
Embora tenha grande destaque, Sergio já fez vários papéis estereotipados
Excelente programa
Meu pai lembra o Sérgio, minha mãe é bem branca como a Sophia (só não tem o olho azul) e gente eu sou lida como branca até fora do país. Moro na Argentina e todos perguntam se sou mesmo brasileira/baiana. Só meu cabelo que é bem cacheado e já sofri muuuito bullyng, minha irmã ainda tem um pouco de traços mas ainda é lida como branca. Então acho q ele tem trabalhar isso na cabeça, a rigor ele é pardo/mestiço e a Sophia é o modelo "ideal" de branquitude e ele vai ter filho certamente branco, q não vai poder dizer q já sofreu racismo pelo cabelo (como eu, tenho q dizer bullyng), q vai gozar de privilegio de cor e de classe ...
Ele é pardo igual a vc.
O filho do Neymar passa despercebido pq é loiro e bem alvo. Apesar de ter um pouco de traços afro...
@@avt5138 Quem? O Sérgio?
Lembrando que existem negros de pele clara que não são pardos. Existem etnias africanas com características diferentes. Procure saber sobre os Khoisan.
E é impressionante, parece que nós pardos não somos bem-vindos nem em espaços para brancos, nem em espaços para negros... porque o seu comentário soou meio crítico. É difícil lidar com o limbo racial e o bullying vindo da própria comunidade...
Eu também sou lido como branco, mas nunca me identifiquei assim. Minha pele é marrom, mas já foi mais escura, e meu cabelo é cacheado. Acredito que toda pessoa parda passa por esse limbo racial e é complicado de lidar, já tive crises existenciais por isso.
Nessa parte da entrevista eu fiquei pensando sobre isso q vc disse. Caso ele tenha um filho com a mulher dele atual , essa criança não será negra. Sem possibilidade de nascer um filho negro deste relacionamento.
Fato: Os filhos dele com a Sofia Abraão serão "Brancos". A pele dele é muito clara e ela é branca. Por mais que ele deseje ter filhos negros, eles ainda terão pele muito alva e traços caucasianos.
Não creio que negros casem com Brancos por escolha. Atração é algo muito pessoal.
Obs: Sim, as vezes netos e bisnetos podem apresentar características dos antepassados, mas para o Casal de atores, ela branca e ele pardo, não tem como o filho nascer "retinto". A criança pode se entender como negra, mas o mundo vai ve-la como branca, como por exemplo a cantora "Vanessa da Mata ou Clara nunes". Posso estar errado, mas nunca vi um casal, onde "os dois tem pele muito clara ter filho "preto retinto".
Sendo bem sincero vc pode estar erado os filhos deles podem puxa aos avós íngual eu.
Ninguém sabe disso, genética é loteria. Podem puxar mais pra mãe, mais pro pai, mais pra algum dos avós. Não existe previsão sobre isso.
Na verdade pode até ser que os filhos venham a nascer com pele clara. Os traços deles vão traços afro e cabelo pode ser crespo... Os fenótipos africanos é difícil de serem apagados ..
eu leio a vanessa da mata como negra, acho meio estranho falar como o mundo vai ler alguém quando a pessoa é mestiça. depende de onde ela está, para o branco ela é preta, para o preto ela é branca. nesses casos é sempre um processo muito
pessoal e caso os filhos dele e da esposa tenham tom de pele e traços de miscegenação apenas a vivência deles e o que eles sentirem dentro de suas próprias peles vai poder definir o que eles são ou não. é o que eu penso
Pois é, se quisesse filhos negros se casava com uma mulher negra.
Adoro 🤩
Resumindo: a namorada dele representa a madrasta e não a mãe que sempre foi a sua solução
Exatamemte! EU fique confusa na entrevistas: está sempre na luta mais está com.......
E quando falou dos primos mais jovem, eles estão de olho e vão pensar que precisam repetir o que ele mesmo está fazendo, namorar com uma também. EU sou estadounidense e começou anos atrás aqui. Todos is rappers e atores Negris gostam, ficam, namoram e ter filhos com outras para ter filhos menos Black. É triste ver o que as jovens aprenderam odiar a cor da nossa pele e falar mal da cor sem noção.
Desculpa, mas eu não entendo o motivo real de usar esse termo palmitagem. É proibido uma mulher ou homem preto gostar e casar com um parceiro branco? E uma pessoa branca não pode se atrair por alguém preto? A miscigenação não seria uma das formas de acabar com o racismo? Se existem casais inter-raciais essas pessoas teriam preconceito racial ou seria o contrário? O mundo já está todo miscigenado e querer que os pretos só se casem com pretos não seria um retrocesso? Se alguém puder me explicar melhor essas questão, eu agradeço.
Eu sou branca, não sei se sou a melhor pessoa pra falar sobre isso… mas o que eu sei, é que no passado houve uma tentativa do nosso país em embranquecer a população, esse foi um dos motivos pelos quais tantos Europeus foram chamados pra viver aqui. Acreditava-se que o país só poderia crescer e se desenvolver se a população se tornasse cada vez mais branca, por isso nossa população é tão miscigenada. Esse sentimento de inferioridade dos negros com relação aos brancos, foi incutido dentro do próprio negro e com base nisso, cada vez mais negros foram se relacionando com brancos na tentativa de gerar filhos cada vez mais brancos e com isso, a cada geração que passa mais descendentes foram nascendo e tinham cada vez menos características de negros. Então na realidade a miscigenação foi uma tentativa de reduzir o fenótipo negro e não combater o racismo. Outra coisa, eu não acho que você ser branco e se relacionar com uma pessoa negra te torna menos racista, porque se fosse assim não teriam homens machistas casados com mulheres, já que o machista vê a mulher como inferior. Penso que uma coisa é a atração e outra coisa é o respeito e o entendimento de todas as dificuldades que cercam aquela pessoa… as duas coisas não necessariamente andam juntas.
A miscigenação contribui para o racismo.
Pq a miscigenação só reduz o povo preto e só gera mais brancos, então nós estamos cada vez menos representados por toda essa mistura
Esse termo palmitagem na minha opinião é super desnecessária.Retrocesso total.Nessa palavra palmitagem só mostra mais um preconceito.E não deveriamos exterminar qualquer preconceito ?Ainda mais estando no século que estamos?!!!
@@adrianafs8674 essa "palmitagem" só é combatida pq só está embranquecendo a população e assim de geração em geração os negros só diminuem
Fenotipicamente, ele é pardo. Sofia é muito branca. Os filhos virão muito mais claros. Caso alisem o cabelo, serão lidos como brancos.
Sim, ele é pardo.
Será que seria parado numa blitz... há ele é pardo,. não negro 🙄
@@AnaPaula-cq5jn ele é pardo,com dinheiro e nunca vai sofrer o racismo de um negro da periferia.
@@avt5138 sofre sim. ele eh pardo mas nao deixa de ser negro. se percebe claramente que ele eh afrodescendente
Ele é negro sim.
Adorei!!!
" Uma cara um pouco mais artística que te ajuda a ñ ser confundido com uma pessoa de rua " mano a mulher dele falou isso mano fuja pra montanhas ri alto dms aqui mas de vergonha e de nervoso.
Vc tem problemas de interpretação, isso não é a opinião dela, é o que ela e parceiro veem de como a sociedade lê ele, um homem negro
@@concurseiratrt hahahahahahahaha vc acha mesmo agora são duas falando merda.
Papo de Get Out! 😂
É duro é mandar no coração...
Gosto é construção social. Eu nunca me relacionei com uma pessoa branca, pois NUNCA dei espaço para que isso acontecesse.
Alguém manda pro seu Jorge
Que papo massa!!!
Wilbert e Berenice kkkk, na série impuros amo o personagem dele
Sérgio um dos primeiros crushs que tive na vida kkk
Qual o problema em ser mestiço? Enquanto os mestiços estiveram ocupando os lugares como negros NEGROS RETINTOS nos espaços, a falsa sensação de que estamos avançando,só aumentara.
ele é mestiço mas n deixa ser preto, uma coisa n tem nada a ver com a outra, e nenhum momento ele se declara retinto, mt pelo contrário, assiste de novo
Ele é mestiços,mas dá pra ver q sim é preto... agora uns aí não dá né.so quando convém .
Sofia não é pública só pq tá com um artista.
Essa narrativa cria responsabilidade pra quem nem deve se preocupar (ela).
Ele no final faz o mesmo que o jogador
Sou Negro e acredito que a pessoa deve se casar com quem ela gosta independente de ser negra ou branca! 👍
Todo palmiteiro bobão fala isso
@@seltoncamillo6398 e toda pessoa que não aceita opinião contrária insulta o outro!
Eu adoraria que ela entrevistasse ,um jogador de futebol ou um cantor ou um ator que não seja o Lázaro Ramos casado com uma mulher preta, vai ser difícil achar hein!!!
Existir muita preta palmiteira mano não vamos julgar os homens pretos não
Nossa, deve ter sido muito difícil para ele
Chamar uma pessoa negra que se relaciona com outra branca de plamiteira também é racismo. É aquela história, querem respeito, desrespeitando; igualdade, discriminando. Não preciso criticar o hétero para validar o homo, não preciso atacar o branco para defender o negro.
As vzs sinto que preciso quase pedir desculpas por ter nascido branca.
Respeito gente, independente de tudo. Respeito, essa é a chave!
Tá cansativo mesmo.
Chamar uma pessoa de palmiteira não é racismo.
O racismo é uma estrutura social de poder, que entende que as características de um grupo são inferiores à ela e que precisam ser oprimidos e destruídos.
Tu, ele, qualquer outra pessoa que palmitar pode se sentir ofendida. Mas desenha a linha desse limite aí.
Se tem peito para assumir uma pessoa fora da seu grupo étnico-racial, tenha pra lidar com as consequências disso tbm.
Muito lúcido! Que bom!
Muito bom o vídeo.