Não mexa Comigo Nagatoro e a Psicanálise
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
- O mangá e anime Ijiranaide Nagatoro-San (Não mexa comigo Nagatoro) apresenta uma comédia romântica onde os protagonistas tem grande dificuldade em expor seus sentimentos
Diego Tiscar (CRP 06/90489) é psicanalista, membro da equipe do Centro de Recuperação e Hospital Dia, do Instituto de Psiquiatria do H C
Esse é um espaço para transmissão de conhecimento e divulgação de supervisão e atendimento.
Para comprar meu livro
O Eterno Retorno e outros ensaios, por Diego Tiscar - Clube de Autores
Para mais conteúdo
Minha página no Facebook
/ divanofacediegotiscar
Instagram Oficial
/ diego_tiscar
Excelente vídeo, Diego.
O legal do canal é que você traz exemplos e análises de coisas que fazem parte do dia a dia. Os animes( pelo menos os que você indica) retrata bem as relações humanas, em Nagatoro as relações amorosas. Trazendo para realidade quantas vezes ouvimos que é fraqueza expor sentimentos, que não pode deixar a pessoa saber que a gente gosta, pois ela vai "pisar", desdenhar, etc.
Há dois anos que se expor virou rotina, nem sempre é fácil, tem momentos que calo como um meio de defesa, ou pela projeção; "o que o outro vai pensar?"
Até para fazer uma brincadeira dá medo da reação do outro.
O medo seria a parte "desonesta"?
Porém, eu sei o que sinto, sei o que é verdade... tenho dificuldade, mas me esforço para ser ridícula.
Você percebe que essas ideias enganosas que surgem "o que o outro vai pensar" ou "vou me expor ao ridículo" são prisões, que tornam a vida muito mais difícil.
A psicanálise não foi feita pra rococó teórico, ela tem que ser prática
@@Diegot581 Aos poucos as fichas vão caindo. A psicoterapia e a busca pelo autoconhecimento também vão norteando, mas nada é da noite para o dia. Mudar padrões é exercício diário. Eu me fechei dentro da depressão e somente há alguns meses aprendi que se expressar, se expor alivia a alma. As vezes pode ser doloroso, entretanto o " por para fora" revigora. A psicanálise ajuda a buscar o "Eu" perdido. Seus vídeos trazem conteúdos reflexivos que estimulam a buscar novos conhecimentos e aprender a ver as coisas sob uma nova perspectiva.
Obrigada. Gratidão 🙏🏻
" Se expor ao ridículo " quantas dificuldades tive por me fechar e o .medo do julgamento dos outros. Principalmente em relacionamentos querendo ser a certinha .Agora pergunto mesmo sendo ridículo sem medo de se expor, porque certas pessoas nos criticam tanto?
A crítica só faz sentido se ela estiver dentro de nós, caso contrário passa despercebido
Suas perguntas estão me inspirado a fazer um vídeo sobre projeção, é um termo que parece simples, mas é bastante complexo
@@Diegot581 Agradeço a resposta! Se comentar sobre projeção, é uma honra.
Gostaria de saber se você já leu Demian de Hermann Hesse, seria interesse ouvir sua análise sobre esse livro.
Não conheço, obrigado pela sugestão