Isso mesmo, você pode usar báscara, fazendo c=0 ou fatoração (mais rápido que báscara). Se quiser usar soma e produto fica mais fácil ainda! O produto será zero, isso quer dizer que uma das raízes será zero, e a outra será o valor da soma. Se quiser, dê uma olhada em meu vídeo "soma e produto treino tabela", que fiz justamente para tirar dúvidas como as de vocês, que são muuuuito comuns! Bom estudo!
Muito obrigada por ter essa iniciativa! Na minha escola atual eles não explicam certas etapas consideradas fáceis considerando que já aprendemos, o problema é que a minha antiga escola não deu a base! E meu pai não pode pagar aulas particulares, então recorri a internet, e a sua ajuda esta sendo muito importante! Parabéns por esse professor tão bom com uma iniciativa tão legal!
Báscara é ótimo, Grasyane, funciona sempre (vide minha resposta acima da sua), mas é bom saber também soma e produto, pra você ganhar velocidade, fazer mais rapidamente os exercícios. Se você quiser, use o link que postei neste vídeo, para a tabela de treino, pode ser que a ajude a entender.
Oi Anna! Obrigado pelo incentivo! Mas preciso defender seu professor, pois dar aula "real" é bem mais difícil. O gostoso de gravar aulas é saber que cada vídeo vai ser visto por uma só pessoa, e as vezes repetido até poder entender. Bom estudo!!
Bela pergunta, Leonardo, faça assim: se x' = 5 e x" = 4 (x - 5).(x - 4) Ou seja, dentro do parênteses, escreva sempre "x menos o valor da raiz". E cuidado com o sinal, por exemplo, se x' = -3 e x" = 7 (positivo), faça: (x - (-3)).(x - 7), isso vai ficar: (x + 3).(x - 7) observe que, no parênteses do -3, fizemos o "jogo de sinal". Aguarde vídeo sobre isso, tem a ver com o estudo de polinômios, no ensino médio. Obrigado pela participação
Boa Igor, é importante observar sempre! O método é mais fácil de usar quando as divisões -b/a e c/a dão número inteiro, ou seja, quando são realmente múltiplos. Se os resultados forem quebrados, ainda é possível, mas fica muito difícil resolver, aí é hora de apelar para báscara!
Tecnicamente sim, Tiago, mas na prática, usamos mais quando o coeficiente A = 1. Ou quando se pode dividir B/A e C/A com resultados inteiros. Tente fazer sempre que possível, e você vai ganhar muito tempo!
heheheheh... cometi esse erro sei lá quantas vezes, quando aluno e... até mesmo como professor, na lousa (pra ver se os alunos estavam prestando atenção, é claro...) Aprendamos juntos a lição: pra ir bem em vestibulares e concursos, além de saber "a matéria", é super importante a concentração pra não cometer erros como esse. Parabéns!
Oi Fabricio! Bom você perguntar, eu devia ter dito isso, pois é dúvida bem comum! Não muda nada não, ainda bem! O que não pode é inverter sinais, estaria errado fazer x'=-1 e x"=4, veja que o produto seria -4, mas a soma seria +3 Parabéns, você entendeu bem!!
Muito obrigada Professor, estou estudando para um concurso aqui do Rj e seus videos tem me ajudado bastante. Obrigada mesmo, com certeza o link vai me ajudar bastante
Se for primo, diga: OBA! porque será fácil resolver. As raízes serão o próprio número e o 1. Exemplo: se o produto for 7, as raízes só podem ser 1 e 7. O duro é quando o produto é número composto. Se for 42, as raízes podem ser 6 e 7 ou 2 e 21 ou 1 e 42 ou 3 e 14... pra ter certeza, você tem que usar a soma. Dê uma olhada no meu vídeo "soma e produto treino tabela", é uma idéia que uso com meus alunos, para que entendam melhor o método de "soma e produto". Obrigado por participar!
A Millena tem razão. Talvez sua professora tenha dito que equações de 3º e 4º grau dão muito mais trabalho, e que são mais trabalhadas em faculdades, principalmente de ciências exatas. Mas usamos com elas algo parecido com um processo usado pra resolver equações do 2º grau: Soma e produto, só que em estudos mais avançados esse método faz parte das "relações de Girard", que vocês verão no ensino médio.
Pô cara, que legal tua iniciativa de partilhar esse conhecimento com agente. Eu estava tentando entender esse "artifício" (ta correto falar assim?) a muito tempo, pois toda hora meu professor fala que ele torna as resoluções dessas equações mais rápidas e fáceis. O fato de ser uma resolução rápida ajuda muito durante uma prova, pois ganha-se um tempo considerável ao deixarmos de lado a fórmula de Bhaskara. Agradeço muito pela ajuda !!!
É possível sim, e muito fácil. O termo independente é zero, então o produto é zero também. Isso quer dizer que uma das raízes é zero, e a outra tem o mesmo valor da soma. Recomendo meu vídeo "soma e produto treino tabela", acho que pode lhe ajudar! Bom estudo!!
Hummmm... aí fica difícil por soma e produto, melhor usar báscara, infalível para qualquer situação. Soma e produto não faz milagre, nem sempre é um bom caminho, mas na maioria das vezes, ajuda sim! Bom estudo!
Basta fazer o "jogo de sinal": se b = -8, e na fórmula é preciso fazer -b, então faça: -(-8)/a, ou seja: +8/a Quando a = +1, podemos simplesmente dizer que a soma terá o valor de b com sinal trocado, observe isso!
gostei da sua pergunta... tbm fiquei nessa duvida. mas pela formula de bascara da pra vc fazer com c=0 se vc n quiser fazer aquele negocio de colocar o x em evidencia sera q por esse metodo tbm da?
Oi José Que eu saiba, não tem não. Para resolver equações do segundo grau, báscara é infalível (quando existe raiz real), e "soma e produto" ajuda bastante quando a=1, mas nem sempre é garantido. Dependendo da equação, a fatoração ajuda bastante, mas é quando c = 0. (tenho um exemplo desses, mande um email pra mim em jmarmontel@gmail.com que eu lhe passo o link). Agora, como sempre, o melhor caminho pra você aprender bem é praticar bastante! Dá trabalho, mas compensa. Tudo de bom!!
Professor, muito bom dia! Tenho uma dúvida. Se o 24 foce -24 ainda, assim poderia ser deslocado tornando-se coeficiente C? Ou seja, ( =-24 ) para ( +24=0). Parabéns pelo trabalho e obrigado!
Prof. José, Por gentileza, poderia explicar equação do segundo grau na área empresarial ou financeira, pois eu, por exemplo achei esse da USP: "Para pagar as despesas mensais de um condomínio, ficou combinado que todos contribuiriam com a mesma quantia. Num certo mês, em que as despesas totalizaram R$ 10.800,00, dois condôminos não puderam contribuir com a sua parte e cada um dos demais foi obrigado a pagar, além da sua cota normal, um adicional de R$ 32,00. Qual é o número de condôminos?". Obg.
Professor, e quando por exemplo, for fazer soma e produto, supunhamos que a equaçao seja 3x² - 7x + 4 = 0. S= -b/a P= c/a 7 nao eh divisivel por 3, e 4 tambem nao é... como ficaria tambem se somente a soma ou somente o produto nao fosse divisivel? ao contrario do exemplo a cima que ambos nao sao divisiveis... aí eu teria que trabalhar com os numeros decimais ou a equaçao nao tem raiz, ou essas sao as que nao da para resolver???
Ramon Pires, é só vc substituir x⁴ por alguma outra letra ao quadrado, por exemplo, t², aí vc faz a equação de 2° grau e no fim x=√t, x é igual a raiz de t
Eu fiz essa equação na fórmula de Bhaskara e cheguei no mesmo resultado do senhor, queria perguntar se eu posso usar essa fórmula em qualquer tipo de equação de 2 grau, posso usar sem problemas ou sem exceções de equações?Posso usar a fórmula de Bhaskara em equações do 3 grau também ou até em 4 grau?
professor estou gostando muito de ver seus videos, + como estou há 13 anos sem estudar gostaria que me ajudasse, com esta equação na forma baskara, nao consegui resolver.
como q faço pra saber qual vai ser o X1 e qual vai ser o x2...as vezes me confundo nisso eu faço toda soma e produto mas não sei aonde eu jogo o resultado se pra x1 ou pra x2 e fico com medo de inverter
Professor , uma coisa que eu notei foi que o senhor usou números múltiplos pra resolver essa equação por soma e produto . Esse método só funciona com números múltiplos ?
Professor, aqui vai minha primeira pergunta a você: na equação (x - 1)(x² -3x +2) = (x -1)(2x-4) , cujo conjunto solução é S = {1, 2, 3}, por que eu não posso passar pra lá o (x - 1), dividindo o (x - 1)(2x- 4) para cancelar? Já percebi que eu tenho de fatorar isto aí, mas não entendi por que tenho de fatorar e por que não posso cancelar. E por que essa equação vai ter 3 raízes. Se cancelar o (x - 1), consigo 2 raízes apenas. Se eu fatorar, consigo 3 raízes. Enfim, essa é minha dúvida.
Professor, se eu fizer S=(-4)+(+1)=-3 & P=(-4).(+1)=-4 Muda alguma coisa se eu disser que X'=-4 E X''=1 ou X'=1 E X''=-4 ?? A ordem vai influenciar no meu resultado nesse caso?
Professor tenho muita dificuldade em aprender matemática e meu professor nem paciência pra explicar de novo ela não teem estou dando Isso agora e ainda continuo sem entender nada,gostaria que O SENHOR fizesse mais mastigado esse assunto e me mandasse pra Mim,Pois na primeira unidade tirei 4 goostaria muito de melhorar em matemática tenho consciência que irei usar pra vida inteira '-' Obrigadah!
Feito pelo o método de Bhaskara. S={-4,1} este é o resultado. primeiramente, vc tem q organizar a equação. pela fórmula da equação do segundo grau, depois vc encontra o Delta q é (900) e por último a fórmula de Bhaskara.
Oi Diego Não muda nada não, mas é claro que você tem que tomar cuidado com as operações com sinais. Se A for negativo, talvez você tenha que dividir, por exemplo, -8 por -2, isso dá 4 positivo. Se dividir 15 por -3, dá -5, certo? obrigado por participar!
Muito boa tarde professor eu queria a sua ajuda eu estou com dúvida em uma questão e procurei seus vídeos para tentar tirar essa dúvida a questão é : (A soma do triplo de um número com o seu quadrado é iqual a -2 .Que número é esse e ) eu não lembro como fazer está conta tem como o senhor me ajudar
A minha professora me alertou que Bhaskara nem sempre pode ser usada e até citou um exemplo na sala. Isso é verdade? Porque li algumas de suas respostas que contrariaram isso.
Isso mesmo, você pode usar báscara, fazendo c=0 ou fatoração (mais rápido que báscara). Se quiser usar soma e produto fica mais fácil ainda! O produto será zero, isso quer dizer que uma das raízes será zero, e a outra será o valor da soma. Se quiser, dê uma olhada em meu vídeo "soma e produto treino tabela", que fiz justamente para tirar dúvidas como as de vocês, que são muuuuito comuns! Bom estudo!
Muito obrigada por ter essa iniciativa! Na minha escola atual eles não explicam certas etapas consideradas fáceis considerando que já aprendemos, o problema é que a minha antiga escola não deu a base! E meu pai não pode pagar aulas particulares, então recorri a internet, e a sua ajuda esta sendo muito importante! Parabéns por esse professor tão bom com uma iniciativa tão legal!
gosto muito desse cara!!
Báscara é ótimo, Grasyane, funciona sempre (vide minha resposta acima da sua), mas é bom saber também soma e produto, pra você ganhar velocidade, fazer mais rapidamente os exercícios. Se você quiser, use o link que postei neste vídeo, para a tabela de treino, pode ser que a ajude a entender.
Oi Anna! Obrigado pelo incentivo! Mas preciso defender seu professor, pois dar aula "real" é bem mais difícil. O gostoso de gravar aulas é saber que cada vídeo vai ser visto por uma só pessoa, e as vezes repetido até poder entender. Bom estudo!!
Aprendi em 9min com esse professor o que não aprendi em 2h com a do colégio... Parabéns, muito bom...
Bela pergunta, Leonardo, faça assim:
se x' = 5 e x" = 4 (x - 5).(x - 4)
Ou seja, dentro do parênteses, escreva sempre "x menos o valor da raiz".
E cuidado com o sinal, por exemplo, se x' = -3 e x" = 7 (positivo), faça:
(x - (-3)).(x - 7), isso vai ficar: (x + 3).(x - 7) observe que, no parênteses do -3, fizemos o "jogo de sinal".
Aguarde vídeo sobre isso, tem a ver com o estudo de polinômios, no ensino médio.
Obrigado pela participação
Boa Igor, é importante observar sempre!
O método é mais fácil de usar quando as divisões -b/a e c/a dão número inteiro, ou seja, quando são realmente múltiplos. Se os resultados forem quebrados, ainda é possível, mas fica muito difícil resolver, aí é hora de apelar para báscara!
Tecnicamente sim, Tiago, mas na prática, usamos mais quando o coeficiente A = 1. Ou quando se pode dividir B/A e C/A com resultados inteiros. Tente fazer sempre que possível, e você vai ganhar muito tempo!
Muito bom esse método!!! Na faculdade sempre usamos esse método, mas cada caso é um caso!!! A sua explicação é perfeita!
meu esse cara explica muito bem, eu entendi em menos de 2 horas o conteúdo que o meu professor tentou passar o ano inteiro kk obrigada professor
Muito obrigado vc foi o único professor que eu encontrei que fez uma equação desse tipo
heheheheh... cometi esse erro sei lá quantas vezes, quando aluno e... até mesmo como professor, na lousa (pra ver se os alunos estavam prestando atenção, é claro...)
Aprendamos juntos a lição: pra ir bem em vestibulares e concursos, além de saber "a matéria", é super importante a concentração pra não cometer erros como esse. Parabéns!
Cara PUTA professor bom MEU DEUS me ajudou MUUUUUUUITO cara like inscrito tirei até o AdBlock porque esse é fera PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vi seus videos ano passado, e esse ano estou vendo novamente (infelizmente, qria passar direto), :'o melhor professor do TH-cam, vlw....
Tem sim, desde que você faça a mudança de variável (y = x²) e não se esqueça de "voltar" ao x, no final.
Oi Fabricio!
Bom você perguntar, eu devia ter dito isso, pois é dúvida bem comum!
Não muda nada não, ainda bem! O que não pode é inverter sinais, estaria errado fazer x'=-1 e x"=4, veja que o produto seria -4, mas a soma seria +3
Parabéns, você entendeu bem!!
relembrar é sempre bom. Top demais sua explicação!
ÓTIMO PROFESSOR. AJUDOU MUITO
PROFESSOR MAGNÍFICO!!!!
Muito obrigada Professor, estou estudando para um concurso aqui do Rj e seus videos tem me ajudado bastante. Obrigada mesmo, com certeza o link vai me ajudar bastante
Graças a essas aulinhas estou indo muito bem na escola!!
Quem dera meu professor fosse assim .
Se for primo, diga: OBA! porque será fácil resolver. As raízes serão o próprio número e o 1. Exemplo: se o produto for 7, as raízes só podem ser 1 e 7. O duro é quando o produto é número composto. Se for 42, as raízes podem ser 6 e 7 ou 2 e 21 ou 1 e 42 ou 3 e 14... pra ter certeza, você tem que usar a soma.
Dê uma olhada no meu vídeo "soma e produto treino tabela", é uma idéia que uso com meus alunos, para que entendam melhor o método de "soma e produto".
Obrigado por participar!
Muito bom. super explicado . Parabéns
A Millena tem razão. Talvez sua professora tenha dito que equações de 3º e 4º grau dão muito mais trabalho, e que são mais trabalhadas em faculdades, principalmente de ciências exatas. Mas usamos com elas algo parecido com um processo usado pra resolver equações do 2º grau: Soma e produto, só que em estudos mais avançados esse método faz parte das "relações de Girard", que vocês verão no ensino médio.
Parabéns professor! Didática e nitidez!
Obrigado professor , praticarei um pouco mais o método por soma e produto . Grande abraço !
Pô cara, que legal tua iniciativa de partilhar esse conhecimento com agente. Eu estava tentando entender esse "artifício" (ta correto falar assim?) a muito tempo, pois toda hora meu professor fala que ele torna as resoluções dessas equações mais rápidas e fáceis. O fato de ser uma resolução rápida ajuda muito durante uma prova, pois ganha-se um tempo considerável ao deixarmos de lado a fórmula de Bhaskara.
Agradeço muito pela ajuda !!!
Acho que ela se refere a quando a raiz dá valor negativo, aí não há solução memso (nos números reais). Mas em geral, a famosa fórmula é infalível!!
Ótima essa sua explicação professor, muito bom!
" . . . Mostrar os mais complicados . . . " Está certíssimo !
Ah quem dera meu professor ensinasse assim de forma tão explícita! Quero trocar hahahahah Valeu Prof!
Mais de 6 mil views e nenhum negativo! Não é pra menos , ótima aula .
É possível sim, e muito fácil. O termo independente é zero, então o produto é zero também. Isso quer dizer que uma das raízes é zero, e a outra tem o mesmo valor da soma. Recomendo meu vídeo "soma e produto treino tabela", acho que pode lhe ajudar! Bom estudo!!
Hummmm... aí fica difícil por soma e produto, melhor usar báscara, infalível para qualquer situação.
Soma e produto não faz milagre, nem sempre é um bom caminho, mas na maioria das vezes, ajuda sim!
Bom estudo!
po vei esse professor é o cara explica td muito bem graças a vc to pegando o geito dam atematica valeu mesmo professor!
Muito obr.. me ajudou muito ,vlw Mesmo !
vc é um ótimo professor ! (Y)
Basta fazer o "jogo de sinal": se b = -8, e na fórmula é preciso fazer -b, então faça: -(-8)/a, ou seja: +8/a
Quando a = +1, podemos simplesmente dizer que a soma terá o valor de b com sinal trocado, observe isso!
Professor me ajudou bastante mto Obrigado.
Curto de+ esse professor, mt foda ele.... esse sim me faz ensinar
ele te faz ensinar mano ? UHEHAUEAHUEUAHEAUHEUHAE
Gostei, aula bem detalhista, obrigada!
bela aula, me parece ser uma pessoa super educada, parabéns!!!
Vlw ai professor, muito boa sua explicação
muito bomm!!! me ajudou bastante !!!!!
Ótima explicação!
Obrigado mesmo me ajudou muito, me inscrevi e dei like no vídeo pra te ajudar, bom trabalho pra você!
melhor explicação de todaaaas *-*
fessor........maneraço esse bizu ai......nunca tinha visto!!!! vlw
gostei da sua pergunta... tbm fiquei nessa duvida. mas pela formula de bascara da pra vc fazer com c=0 se vc n quiser fazer aquele negocio de colocar o x em evidencia sera q por esse metodo tbm da?
vc explica bem demais agr q eu ganho a bolsa
ótimo professor!
Vaai me ajudar bastantee, Sou pessima em matematiica !!
Muito boom !
Quando que eu sei se é possível fazer por S.P. ou n é? Em que casos por exemplo?
muito boa as aulas,sempre tiro muitas duvidas aqui!!!
Obrigado, Geiziele, por prestigiar!
Bons estudos!
de nada,
professor é possivel fazer por esse metodo se na equaçao estiver sem o termo independente.......?
muito obrigado professor X)
Ajudo muito com a dica sobre identifica coeficientes, eu colocaria o primeiro da direita
Oi José
Que eu saiba, não tem não. Para resolver equações do segundo grau, báscara é infalível (quando existe raiz real), e "soma e produto" ajuda bastante quando a=1, mas nem sempre é garantido. Dependendo da equação, a fatoração ajuda bastante, mas é quando c = 0. (tenho um exemplo desses, mande um email pra mim em jmarmontel@gmail.com que eu lhe passo o link).
Agora, como sempre, o melhor caminho pra você aprender bem é praticar bastante! Dá trabalho, mas compensa. Tudo de bom!!
Professor, muito bom dia! Tenho uma dúvida. Se o 24 foce -24 ainda, assim poderia ser deslocado tornando-se coeficiente C? Ou seja, ( =-24 ) para ( +24=0). Parabéns pelo trabalho e obrigado!
obrigado, ajudou muito
Oba que belezinha !!
Professor , é todos os cálculos de 2° grau posso utilizar esse outro modo de resolver?
Prof. José,
Por gentileza, poderia explicar equação do segundo grau na área empresarial ou financeira, pois eu, por exemplo achei esse da USP: "Para pagar as despesas mensais de um condomínio, ficou combinado que todos contribuiriam com a mesma quantia. Num certo mês, em que as despesas totalizaram R$ 10.800,00, dois condôminos não puderam contribuir com a sua parte e cada um dos demais foi obrigado a pagar, além da sua cota normal, um adicional de R$ 32,00. Qual é o número de condôminos?".
Obg.
gostei,ficou muito bom
Professor, e quando por exemplo, for fazer soma e produto, supunhamos que a equaçao seja 3x² - 7x + 4 = 0. S= -b/a P= c/a 7 nao eh divisivel por 3, e 4 tambem nao é... como ficaria tambem se somente a soma ou somente o produto nao fosse divisivel? ao contrario do exemplo a cima que ambos nao sao divisiveis... aí eu teria que trabalhar com os numeros decimais ou a equaçao nao tem raiz, ou essas sao as que nao da para resolver???
geralmente eu não gosto de matemática não mas gostei da sua aula :D
Maravilhoso!
Boa tarde professor!
Em quais situações usaremos equação do segundo grau?
Ramon Pires, é só vc substituir x⁴ por alguma outra letra ao quadrado, por exemplo, t², aí vc faz a equação de 2° grau e no fim x=√t, x é igual a raiz de t
Professor, isto funciona quando o A é negativo.Muda alguma coisa na fórmula do -B/A e C/A?
Eu fiz essa equação na fórmula de Bhaskara e cheguei no mesmo resultado do senhor, queria perguntar se eu posso usar essa fórmula em qualquer tipo de equação de 2 grau, posso usar sem problemas ou sem exceções de equações?Posso usar a fórmula de Bhaskara em equações do 3 grau também ou até em 4 grau?
Ótimos professor 3x
Valeu a dica.
Muito obrigado!
Ajudo pakas vlw :)
bem colocado, é verdade.
ajudou MT: )
Professor estou com uma dúvida nesta equação: x2( ao quadrado ) = 5x. Ficaria grato se o senhor pudesse me ajudar.
top professor
professor estou gostando muito de ver seus videos, + como estou há 13 anos sem estudar gostaria que me ajudasse, com esta equação na forma baskara, nao consegui resolver.
muito bom.
muito bom!
como q faço pra saber qual vai ser o X1 e qual vai ser o x2...as vezes me confundo nisso eu faço toda soma e produto mas não sei aonde eu jogo o resultado se pra x1 ou pra x2 e fico com medo de inverter
Professor , uma coisa que eu notei foi que o senhor usou números múltiplos pra resolver essa equação por soma e produto . Esse método só funciona com números múltiplos ?
kkkkkkkkkk oba né belezinha rsrsrs quero ser bom para dizer isso quando ver uma dessas kkkkk valeu marmotel
Professor, aqui vai minha primeira pergunta a você:
na equação (x - 1)(x² -3x +2) = (x -1)(2x-4) , cujo conjunto solução é S = {1, 2, 3}, por que eu não posso passar pra lá o (x - 1), dividindo o (x - 1)(2x- 4) para cancelar? Já percebi que eu tenho de fatorar isto aí, mas não entendi por que tenho de fatorar e por que não posso cancelar. E por que essa equação vai ter 3 raízes. Se cancelar o (x - 1), consigo 2 raízes apenas. Se eu fatorar, consigo 3 raízes. Enfim, essa é minha dúvida.
esse professor tem uma oratória muito boa, diferente do meu que só grita que nem uma gralha
melhor prof
Muito obrigado, Isa!! Se você for inscrita verá nos próximos dias um vídeo renovado sobre soma e produto.
Bons estudos!
Ah, mas também é impossível não aprender com o "tiozinho" do bom brill
Kkkkkkkkkkk
Easysoftline Informática Não é que realmente é parecido? Super competente esse professor!
Foi exatamente o que ela disse !
Por que encima X¹ é positivo e o X² é negativo?
é sempre uma regra ser assim se o resultado da soma e produto for negativos ?
Mas em uma fração na equação vc não tem de simplifica-la até tonar uma fração irredutível?
Professor, se eu fizer S=(-4)+(+1)=-3 & P=(-4).(+1)=-4
Muda alguma coisa se eu disser que X'=-4 E X''=1 ou X'=1 E X''=-4 ??
A ordem vai influenciar no meu resultado nesse caso?
Professor e quando o -b/a na soma o b=-8 como fica?
Professor tenho muita dificuldade em aprender matemática e meu professor nem paciência pra explicar de novo ela não teem estou dando Isso agora e ainda continuo sem entender nada,gostaria que O SENHOR fizesse mais mastigado esse assunto e me mandasse pra Mim,Pois na primeira unidade tirei 4 goostaria muito de melhorar em matemática tenho consciência que irei usar pra vida inteira '-' Obrigadah!
Feito pelo o método de Bhaskara.
S={-4,1} este é o resultado.
primeiramente, vc tem q organizar a equação.
pela fórmula da equação do segundo grau, depois vc encontra o Delta q é (900) e por último a fórmula de Bhaskara.
Oi Diego
Não muda nada não, mas é claro que você tem que tomar cuidado com as operações com sinais. Se A for negativo, talvez você tenha que dividir, por exemplo, -8 por -2, isso dá 4 positivo. Se dividir 15 por -3, dá -5, certo?
obrigado por participar!
Muito boa tarde professor eu queria a sua ajuda eu estou com dúvida em uma questão e procurei seus vídeos para tentar tirar essa dúvida a questão é : (A soma do triplo de um número com o seu quadrado é iqual a -2 .Que número é esse e ) eu não lembro como fazer está conta tem como o senhor me ajudar
A minha professora me alertou que Bhaskara nem sempre pode ser usada e até citou um exemplo na sala. Isso é verdade? Porque li algumas de suas respostas que contrariaram isso.