CTC do solo e suas implicações
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 18 ม.ค. 2025
- Neste vídeo, apresentado em novo formato de bate-papo, explicamos o que é a CTC do solo e como ela impacta na produtividade das culturas e no custo de correção dos solos.
Link Sistema Analissolo: bit.ly/3f9qGNb
Saiba como interpretar análises pelo método do equilíbrio de nutrientes de WILLIAM ALBRECHT
Curso de Interpretação de Análises de Solo: bit.ly/3HRShhe
Parabéns Professor, muita lucidez nas suas explicações. Um assunto simples, mas fundamental para a compreensão do sistema solo.
@fragronomovirtual, obrigado.
Excelente parabéns 👏👏👏
@Eliomar, muito grato pelo apoio!
Obrigado professor pelas informações tenho aprendido muito com suas informações
@Josegama8705, eu que agradeço!
Top...parabéns
Professor, parabéns pelo vídeo. Não sou da área, mas estou tentando aprender e gostaria de entender se quanto maior a CTC maior o armazenamento de nutrientes no solo, isso significa maior soma de bases trocáveis?
Olá Maria, obrigado! Exato, quanto maior a CTC maior a capacidade de armazenamento de nutrientes, então maior será a soma de bases trocáveis. Por isso o equilíbrio dessas bases trocáveis é tão importante, uma vez que o excesso de um prejudica a absorção dos outros nutrientes com os quais se relaciona.
Parabéns pela explicação.
@Trujilo, que bom que ajudou!!!
Ótimos conteúdos!!!🎉🎉🎉🎉
@Jamerson, Obrigado 😃
No tempo 10:10 vc da um exemplo prático do Mg em CTC maior ou menor que 8cmol...... Em que as vezes não alcança o parâmetro mínimo de 0,8 cmol de Mg
Gostaria de saber quais seriam os parâmetros minimos para os demais nutrientes e qual seria a fonte dessa informação para consulta.
Parabéns pelos vídeos
Olá Igor, obrigado pelos comentários! Existem diversas publicações que se referem especificamente ao magnésio, nas quais a relação de Ca/Mg deve ficar em segundo plano quando o Mg não atingir determinado nível em cmolc/dm3. Alguns pesquisadores falam em teores mínimos de 0,5 cmolc/dm3 de Mg, enquanto outros afirmam que os teores de Mg devem estar em pelo menos 0,8 cmolc/dm3. Apesar dos valores divergentes, todos afirmam que, em primeiro lugar, quando se aplica calcário, devemos observar teores mínimos para Mg e somente depois disso se preocupar com a relação Ca/Mg.
Vou citar duas fontes que vc pode consultar, além de muitas outras disponíveis: Artigo da Fundação MS "Manejo e Fertilidade do Solo para a Cultura da Soja" Tecnologia e Produção Soja 2018/2019, pág. 28 e Encarte Técnico da Potafós "Manejo de Macro e Micronutrientes para Alta Produtividade da Soja", em Informações Agronômicas, Junho/2000, pág. 6.
Essas fontes estão disponíveis na internet, basta fazer uma busca e vc vai encontrar os materiais disponíveis online.
Olá amigo bom dia, ótimo video , muito bem explicado , sou novo aqui , adoro tudo sobre agricultura , sou agricultor , ótimo final de semana.
Olá amigo, muito obrigado pelas palavras de incentivo! Vlw.
Muito boa a esplicação
Vlw, Cleberson, obrigado!
Muito bom professor
Vlw Kito, bem-vindo ao canal!
MIzá tio Valdir em.
Excelente!!
Bem-vinda, Glaucia! Obrigado!!!
O Professor faz agronomia ficar fácil até para o leigo como eu. Obrigado e parabéns.
Obrigado Sebastião, que bom que vc está gostando do conteúdo!!!
eu tenho uma duvida Professor se poder retira-la no vídeo próximo ao minuto 4:10 estavam falando sobre a CTC e o termo "geladeira" teoricamente deu para entender que a adubação parcelada seria melhor em termos de CTC baixa, mas gostaria de saber como fica o tempo de reação/mineralização deste adubo? Podemos usar o Fosforo como exemplo (P) > P²o5 > H²PO4 (Não lembro se está certo fiz de cabeça)...
Olá Alexandre, a necessidade de parcelar as adubações em diversas aplicações, em solos com CTC baixas, refere-se principalmente ao nitrogênio e ao potássio, onde o risco de lixiviação desses nutrientes aumenta consideravelmente nesse tipo de solo. Aí sim a necessidade de parcelamento é extremamente necessária. No entanto para o fósforo não há esse tipo de preocupação, uma vez que esse nutriente é muito pouco móvel, mesmo em solos com baixa CTC. Então não tem problema em vc fazer a correção de fósforo, sem dúvida.
@@SoloEquilibrado Certo entendido muito bem.
Obrigado 🤝🤝
Qual contato para prestação de serviço??
Boa noite professor . Espero que esteja bem. O sistema analissolo atende a Cultura do Cacau ? Sou de Ilhéus Sul da Bahia.
Boa noite Rene, atende sim, temos tabelas de adubação para o cacau que usam o fósforo em resina e também utilizando o fósforo em Mehlich-1 para recomendação da adubação da cultura.
Boa noite professor, moro na região noroeste do estado do Paraná, região do arenito caiua, gostaria de saber quantos anos ou quantas safras levo para aumentar a ctc do solo característico da região? Na sua opinião, qual eh é a melhor cultura para se implantar para me dar uma boa cobertura de solo, pensando em produzir soja em solos arenosos
Olá Samuel, seja bem-vindo ao canal=D. Os solos do arenito caiuá apresentam teores de argila normalmente baixos, o que confere a eles baixos valores de CTC. É bastante difícil a elevação da CTC nessas áreas. A aplicação de matéria orgânica, por ex. cama de galinha, vai promover o aumento da CTC, porém de modo bastante modesto. As melhores coberturas, para o plantio de soja subsequente, são aquelas que tem alta relação C/N, por retardarem o processo de decomposição mineral da palhada, mantendo a cobertura vegetal pelo maior tempo possível sobre o solo. Gramíneas com capacidade de produzir grandes quantidades de matéria seca e com alta relação C/N são as mais indicadas para obter uma boa cobertura nesse tipo de solo.
Como faço para adquirir este sistema ?
@Menino_Criativo, para adquirir o sistema acessa o link: www.soloequilibrado.com.br/sistema-analissolo
Muito obrigado! Muito bom,
Vlw, Niuto, obrigado!
Ótima explicação professor.
Sou produtor de café e gostaria de saber se tem algum aplicativo, que se eu jogar os dados da análise de solo ele possa me dar alguns parâmetros de correção e adubação.
Desde já agradeço
Olá Fabiano, você pode usar o Sistema Analissolo, link está na descrição do vídeo. Tem também software gratuito da Embrapa que pode lhe auxiliar na elaboração das recomendações de corretivos e fertilizantes.
Como faço o cálculo para ver a porcentagem 3 a 5% de potássio na ctc
@Fernando, multiplica o valor do potássio por 100 e divide pela ctc do solo (o potássio deverá estar na mesma unidade de medida que a ctc, por exemplo, se a ctc estiver em cmolc/dm3 o potássio também deverá estar em cmolc/dm3). Para obter o valor da saturação de K num solo com ctc de 12 cmolc/dm3 e com valor de K igual a 0,48 cmolc/dm3 multiplicamos o valor do potássio por 100 e dividimos por 12. Exemplo= (0,48 x 100)/12 = 4%.
se a ctc for alta mas as bases estiverem desequilibradas, nao devo fazer calagem? como faco para reequilibrar essas bases? vc poderia dizer onde encontro o boletim de adubacao para o Paraná. Se puder me ajudar com essas duvidas agradeço.
Olá Guilherme, sim vc deve fazer a calagem para elevar a saturação de bases, porém observando a evolução dos teores de cálcio, magnésio e potássio a fim de manter o equilíbrio entre eles. Para reequilibrar as bases usar calcários que elevem cálcio e magnésio aos valores de saturação indicados pela pesquisa. Às vezes é necessário usar mais de um calcário, por exemplo, dolomítico mais calcítico. Não esqueça do potássio, pois também faz parte do complexo de troca e deve estar em equilíbrio com cálcio e magnésio. Junto a Emater do Paraná, com certeza, vc deve encontrar o boletim de adubação para o PR.
obrigado pela atenção
Professor eu vou usar o fertilizante calz das zarcos que contém cálcio magnésio e enxofre será que ele vai ajudar na ctc do solo?
@Rogerio Almeida vc pode usar para corrigir a acidez do solo e elevar a saturação de bases da ctc do solo. Pelo que vi na descrição do produto, esse corretivo contém apenas cálcio. Não sei se é o mesmo citado na pergunta, mas o que pude constatar no site do fabricante, esse produto contém 53,17 % de CaO, portanto com PN de 94,88%. Não tem magnésio. Então é importante conhecer os teores de cálcio e magnésio através de uma análise de solo, antes de indicar o uso, para evitar desequilíbrios nutricionais na relação entre Ca/Mg/K.
@@SoloEquilibrado entendi, muito obrigado professor por sua explicação. Fico muito agradecido 👏👏
Bom dia, sou produtor de tabaco e consigo fazer a comparação da sua explicação para nossos tipos de solo, como o tabaco o que importa na comercialização e a classe, eu tenho um solo cujo CTC está em 14,35%, e M.O. de 4,0 , então vou ter que antecipar mais as adubação para não prejudicar no produto final que é a cura do fumo e classe do mesmo , correto?
Olá Willian, fica tranquilo. Não precisa alterar o cronograma de adubação, apenas monitorar os nutrientes e mantê-los dentro do equilíbrio. E isso é tudo para obter um produto com ótima qualidade de mercado.
@@SoloEquilibrado muito obrigado, o senhor tem repassado ótimas dicas, sou técnico agrícola e gosto muito dessa lida, Abraço
Vlw Willian, conte sempre com a gente!
Boa noite fis um analis de precisão para cultivar de cebola e pediu 1.000 kl de cloreto de potássio será que poso fazer está adubação
Olá Ednilson, vc não disse, mas acredito que essa quantidade seja kg/ha de cloreto de potássio. Isso vai depender da capacidade tampão do solo, ou seja, se a CTC do solo for alta e os níveis de potássio no solo forem baixos, para atingir o equilíbrio com cálcio e magnésio, é perfeitamente possível que seja necessário aplicar essa quantidade. Veja também se a amostragem do solo foi feita com os devidos cuidados técnicos. Essa quantidade corresponde aproximadamente a 0,64 cmolc/dm3 de K de incremento na camada de 0-20 cm de profundidade.
@@SoloEquilibrado obrigado sim 1000 kg/há a amostra tiram terra com 30 cm de profundidade eu estou com medo de jogar está quantidade e no futuro queima a rais da cebola
@Edenilson busca ajuda com um eng. agrônomo. Procura a Emater de tua região para examinar com cuidado a análise de solo e orientá-lo adequadamente nas ações a serem executadas na área para o cultivo da cebola.
@@SoloEquilibrado muito obrigado gostei da explicação
Como baixar o sódio 8% de Na ( sódio) na CTC?
@Pedro Lete, para baixar o sódio é possível com uso de gesso agrícola. Tem uma fórmula que é aplicada para determinar a quantidade de gesso necessário para correção dos solos sódicos.
@@SoloEquilibrado com 8 % de sódio na CTC é bom corrigir com gesso?
@Pedro Lete, é recomendável que o sódio esteja abaixo de 7%. Porém, para uma efetividade maior na redução da salinidade, poderia calcular para baixar a saturação do sódio para algo em torno de 3%. Procure um profissional que possa lhe orientar para a aplicação do gesso.
A cada 1% de matéria orgânica eu aumento quantos cmolc da ctc
Olá Leonardo, para cada 1% de matéria orgânica, os valores correspondentes variam em torno de 1,5 a 2,5 cmolc/dm3 de solo. Essa variação é dependente principalmente do pH do solo. Para efeito de manejo, podemos considerar que, para cada 1% de aumento da matéria orgânica, aumentamos a ctc em aproximadamente 2 cmolc/dm3 de solo.
@@SoloEquilibrado muito obrigado.
@@SoloEquilibrado tenho uma area com 43% de argila com 4,1 de matéria orgânica e 12,1 de CTC, e outra com 55% de argila com 3,9 de matéria orgânica e CTC de 11