Refletir sobre a insatisfação é algo que já nos eleva o espírito, porem, diante de tanta turbulência da "vida moderna" está cada vez mais difícil enxergar os problemas internos, aceitar os mesmo, tratar e então chegar no dito "nirvana". Penso que o mundo do dia a dia, aquele que nos faz acordar as 05:30 da manhã e dormir as 23:00, tem nos deixado cada vez menos espirito e cada vez mais consumo. Não é a toa que os monges budistas se afastam das civilizações por longos períodos para refletir a respeito da vida. Quando pessoas normais como eu e como você, tem a oportunidade de ao menos pensar sobre insatisfação, aceitar que ela existe e saber que pode ser contornada, conseguimos assim, dar passos evolutivos tão grandes que, se bem aproveitados, podem ser essenciais para nosso próprio bem estar. Sorte a nossa que estamos aqui pensando, refletindo e evoluindo nossos espíritos. Parabéns Monja Heishin / Casa do saber.
É bem isso, *grande parte das coisas que fazemos na vida é para fugir e não olhar para as insatisfações:* bebida, drogas, compras, festas, relacionamentos...
para relembrar As 4 nobres verdades: 1. As insatisfações existem 2. Há causas que geram a insatisfação? 3. As insatisfações podem ser resolvidas (nirvana) 4. Há um caminho de 8 aspectos
Amooooo de paixão a monja Heishin! Poucas pessoas sabem passar o Dharma com tanta delicadeza sem deixar de ser firme ao mesmo tempo! Admiração gigantesca!!!!!!!
Nao é abafar, superar, saciar as insatisfações, reprimi-las e sim, aceitá-las, desfrutá-las, aceitar que as insatisfações fazem parte da condição como qualquer outro estímulo humano qualquer!!
Que interessante esses auto-questionamentos com a questão da insatisfação em perspectiva! Sempre me perguntei pq buscava ajuda espiritual pra meus problemas existenciais e me deparava c uma insatisfação contínua. Uma angústia fazia me parecer q todo meu esforço estava sendo vão. Tinha consciência que era algo em mim. Essas verdades do Buda me fizeram entender o processo melhor. E me deu outra perspectiva do problema. Já havia ouvido falar no sofrimento. Mas essa tradução mais exata das palavras de Buda lançaram luz sobre meus problemas. Gratidão! Namastê!!!
Viver é um absurdo tão grande que acaba com qualquer paz existente. Você corre e não tem paz porque está em movimento. Você para e não tem paz porque a mente está em funcionamento.
Acredito que na vida nós temos pequenos e curtos momentos de paz, é acho que esse é o x dá questão, devemos saber aproveitar verdadeiramente esses momentos ser intenso caloroso pois é disso que se trata a vida mais entender que a vida em si já é uma grande benção de Deus, devemos ser gratos por existir. Concorda que tem mais coisas que não existem do que existe? Para e pensa vc já ganhou na loteria da vida so de estar aqui entre milhões de embriões vc foi o mais veloz e venceu entre milhões vc teve a dádiva e a sorte de ganhar, é creio que por esse motivo devemos ser gratos até pelo sofrimento que passamos pelas alegrias pelas tristezas pelas injustiças devemos abraçar esse pacote loco e viver como achamos melhor viver pois a vida é única não trouxemos nada e não levaremos nada e que conta é apenas sua experiência curta aqui, então deixo aqui minha indagação porque não viver? Se essa é sua única oportunidade?!
Muito do que ouvi aqui transmite uma ideia de buscar a si mesmo, suas respostas na própria alma... Esse apregoado desapego não tem como ser a resposta pra tudo, não creio que o ensimesmamento leve à satisfação, é preciso conectar-se aos outros, com certeza é preciso saber ficar bem sozinho, ter seus momentos de instrospecção, de auto cultivo, mas é apenas parte do que somos, também é preciso ter amigos/amores com quem compartilhar dúvidas, anseios, frustrações, esse egoísmo, essa impermeabilidade às influências externas, esse plástico ao redor das emoções, pode trazer ausência de tristezas fortes, mas não felicidade...
A impermanência que está diante dos sentidos externos e internos de um ser que almeja a permanência é o gatilho do sofrimento. Os sentidos internos (intelecto, fantasia, memória e pensamento), todos eles fixam - se no solo inexistente da permanência. Somos herdeiros de uma grande tragédia: queremos continuar na fixidez, mas o devir ri às escâncaras de não se reconhecer que somos ausência sem solução de continuidade.
Nobre caminho Octuplo: Compreensao correta, pensamento correto, fala correta, ação correta, meio de vida correto, esforço correto, atenção correta e concentração correta. É o caminho para a superação da dualidade, do sofrimento, e da ilusão.
Talvez um pessimista só acredite na primeira ou nas duas primeiras nobres verdades. Um pessimista pode acreditar que não há como se libertar do sofrimento.
Bom dia, de maneira bem resumida é para seguir o exemplo de Buda que fez o mesmo. É questão de tradição, há vídeo aqui no TH-cam que explicam essa questão infinitamente melhor do que eu poderia. Um abraço.
Um dos motivos que me lembro é justamente esse, seguir o caminho do Buda Histórico, Sidarta Gautama. É relevante frisar o motivo de Buda ter raspado seus cabelos. A história conta que Buda tinha longos cabelos, bem cuidados e tratados, e assim que ele decidiu ir em busca da verdade ele decidiu raspar, como forma de desapego aquilo que ele era, um príncipe com riquezas e luxo.
Exceto por não serem, as quatro nobres verdades, o primeiro ensinamento proferido pelo Sábio Shakya, até entendo essa tendência dos que entendem o Mahayana como - melhor que e/ou mais que; afinal agradar uma sociedade que enfatiza o intelecto, é o caminho à própria sobrevivência...triste isso !!
1 - Primeira Lei: DEUS AMA VOCÊ E TEM UM PLANO PARA SUA VIDA: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16) “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10) 2 - Segunda Lei: TODOS SOMOS PECADORES E ESTAMOS SEPARADOS DE DEUS. O pecado nada mais é do que “errar o alvo”, desobedecer, rebelar-se. Quando o homem decide seguir o próprio caminhar por sua única e exclusiva vontade e ser indiferente a Deus, podemos chamar essa atitude de pecado. E este causa a separação entre Deus e o homem. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Rom. 3:23) 3 - Terceira Lei: JESUS CRISTO É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA O PECADO. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6); 4 - Quarta Lei: PRECISAMOS RECEBER JESUS COMO SALVADOR E SENHOR. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;” (João 1:12), “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Rm 10:9); “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Ef. 2:8).
Uma pessoa não precisa meditar para chegar à conclusão de que as insatisfações existem. Que há razões para insatisfação, que em alguns casos podem ser revertidos e em outros não etc. Me parece que qualquer coisa que o Buda tenha falado, adquire um peso maior do que realmente tem. Pelo menos é assim que vejo. Se outra pessoa, uma criança, por exemplo, tivesse dito a mesma coisa, não teria o mesmo valor certamente.
É muita retórica, muitos questionamentos etc. Na realidade, o ser humano busca preencher o vazio naquilo que não se encontra pra comprar. Bom que a experiência com Deus deixasse der ser uma experiência religiosa - infelizmente é o que a maioria não compreende. Quando alguém é tomada por uma esperança que transcende o imediato, o aqui agora, a vida aqui perde sua importância absoluta e contemplamos a plenitude do Eterno.
Ler e estudar, em geral, é de fato muito importante, mas sem nos habituarmos a esses princípios elevados (através das práticas de meditação, por exemplo) nosso mero conhecimento intelectual vai morrer com nosso corpo. Tenho certeza que João de Deus sabia muito sobre amor ao próximo, desapego e altruísmo, mas passou longe de implementar isso em sua mente!
@@karuna1936 João de Deus, podia ser médium, e era. Fazia realmente curas espirituais, essa prática não fazia dele um religioso espírita, nem ele dizia ser, não seguia kardec. Como um ser humano provido de defeitos e vícios, infelizmente praticava essas atrocidades. Terá de responder por seus atos. Concordo que conhecia bem na teoria sobre Amor ao próximo, desapego e compaixão, mas até praticar...
Sim. Em Jesus e em Buda há o Caminho, explicado de acordo com as particularidades de cada epoca e cultura que viveram, porém nenhum dos dois jamais sequer cogitaria pensar ser o único dono de Caminho e Verdade. Nós é que erroneamente interpretamos assim, que somente o que cremos ou o Mestre que escolhemos é que possui o único Caminho. Erro tremendo que só trouxe guerra e separatividade pro mundo.
@@alexandreviol Se você disser que Jesus Cristo errou em afirmar que Ele é "o" Caminho, eu não concordo mas respeito tua opinião. Mas erro de interpretação (hermenêutica) não é, pois o evangelho não deixa dúvidas à interpretação: "Eu sou o (artigo definido, não abre exceções) Caminho, a (idem) Verdade, e a (idem) Vida. Nnguém vem ao Pai senão por mim (João 14:6). Leia e reflita. Mas concordo com você, que jamais devemos fazer de nossa crença motivo de ofensas, intrigas, etc. Antes, como o Mestre por excelência falou, devemos amar uns aos outros.
@@canaldoprofessorgilsondema9587 Mas não parece que seu objetivo aqui não foi apenas criar confusão? Afirmando que há apenas o caminho de Jesus Cristo? Não sou Budista nem evangélico, católico etc, (não sigo nenhuma religião). Mas acredito que todas as religiões se dividem como se você escolhesse uma das raizes de árvore para seguir e logo depois se encontra ao tronco junto com as outras religiões, candomblé, xintoísmo, espiritismo... O objetivo é o mesmo com "profetas" diferentes, e ensinamentos até que bem parecidos.
Refletir sobre a insatisfação é algo que já nos eleva o espírito, porem, diante de tanta turbulência da "vida moderna" está cada vez mais difícil enxergar os problemas internos, aceitar os mesmo, tratar e então chegar no dito "nirvana".
Penso que o mundo do dia a dia, aquele que nos faz acordar as 05:30 da manhã e dormir as 23:00, tem nos deixado cada vez menos espirito e cada vez mais consumo. Não é a toa que os monges budistas se afastam das civilizações por longos períodos para refletir a respeito da vida.
Quando pessoas normais como eu e como você, tem a oportunidade de ao menos pensar sobre insatisfação, aceitar que ela existe e saber que pode ser contornada, conseguimos assim, dar passos evolutivos tão grandes que, se bem aproveitados, podem ser essenciais para nosso próprio bem estar.
Sorte a nossa que estamos aqui pensando, refletindo e evoluindo nossos espíritos. Parabéns Monja Heishin / Casa do saber.
6
É bem isso, *grande parte das coisas que fazemos na vida é para fugir e não olhar para as insatisfações:* bebida, drogas, compras, festas, relacionamentos...
Sou budista de Nitiren Daishonin, há mais de trinta anos, gratidão eterna por seguir essa maravilhosa filosofia
para relembrar
As 4 nobres verdades:
1. As insatisfações existem
2. Há causas que geram a insatisfação?
3. As insatisfações podem ser resolvidas (nirvana)
4. Há um caminho de 8 aspectos
Amooooo de paixão a monja Heishin!
Poucas pessoas sabem passar o Dharma com tanta delicadeza sem deixar de ser firme ao mesmo tempo!
Admiração gigantesca!!!!!!!
Valeu!
Nao é abafar, superar, saciar as insatisfações, reprimi-las e sim, aceitá-las, desfrutá-las, aceitar que as insatisfações fazem parte da condição como qualquer outro estímulo humano qualquer!!
Que interessante esses auto-questionamentos com a questão da insatisfação em perspectiva! Sempre me perguntei pq buscava ajuda espiritual pra meus problemas existenciais e me deparava c uma insatisfação contínua. Uma angústia fazia me parecer q todo meu esforço estava sendo vão. Tinha consciência que era algo em mim. Essas verdades do Buda me fizeram entender o processo melhor. E me deu outra perspectiva do problema. Já havia ouvido falar no sofrimento. Mas essa tradução mais exata das palavras de Buda lançaram luz sobre meus problemas. Gratidão! Namastê!!!
Fez muito mais sentido para mim, dukka como insatisfação.
De uma honestidade invejável!!
Lindo demais, gratidão pelo conhecimento compartilhado!
O budismo é maravilhoso. Quanto mais ouço sobre mais me proponho à caminhada evolutiva ou iluminada.
Concordo plenamente. A noção de karma e que nada é por acaso
nos ajuda a assumir nossas responsabilidades ...Ação e reação.
Maravilha de abordagem. Obrigada!❤
Tenho vontade de morar em um mosteiro.Passar uma temporada.Porém, ao averiguar os preços fiquei chocada.Muito caro.Namastê.🍀🍀🍀
Esclarecedor
Consegui organizar muita coisa.
Obrigada!
Muito bom!
A Monja é atual e ao mesmo tempo coerente com a sua escolha! Não confundam ... ela não é retrógrada!
Ótimo conteúdo. Agradeço.
🙏
Que gostoso aprender ouvindo a senhora 🕉
O consumidor como um ídolo mudou a dinâmica, sim
Parabéns pela forma didática de nos apresentar as 4 Nobres Verdades😌
Mais um bom vídeo dessa monja /\
Que oportunidade maravilhosa obrigado
Se tem seu brilho prop®️♂️♾io🎼🎵🎶🎶🎶
Sensacional.
Conheço a monja Coen,mas gostei muito de vc senhora monja
Muito bom mesmo.
Fantástico..
Condição da mente
Grata pelo vídeo! Gasshô!
Gratidão por esse conteúdo!
Canal e ensinamentos maravilhosos!! Gratidão eterna...
Que clareza!!! Aguardando o próximo! Obrigada!
Muito bom saber das nossa insatisfações interna, isto faz refletir para dar felicidades, amei.
Aprecio com carinho esse canal, é me deixo refletir a todas as provações dele. De ser, para ser humano.
Viver é um absurdo tão grande que acaba com qualquer paz existente. Você corre e não tem paz porque está em movimento. Você para e não tem paz porque a mente está em funcionamento.
Acredito que na vida nós temos pequenos e curtos momentos de paz, é acho que esse é o x dá questão, devemos saber aproveitar verdadeiramente esses momentos ser intenso caloroso pois é disso que se trata a vida mais entender que a vida em si já é uma grande benção de Deus, devemos ser gratos por existir. Concorda que tem mais coisas que não existem do que existe? Para e pensa vc já ganhou na loteria da vida so de estar aqui entre milhões de embriões vc foi o mais veloz e venceu entre milhões vc teve a dádiva e a sorte de ganhar, é creio que por esse motivo devemos ser gratos até pelo sofrimento que passamos pelas alegrias pelas tristezas pelas injustiças devemos abraçar esse pacote loco e viver como achamos melhor viver pois a vida é única não trouxemos nada e não levaremos nada e que conta é apenas sua experiência curta aqui, então deixo aqui minha indagação porque não viver? Se essa é sua única oportunidade?!
Amo demais esse canal!!
As vezes estou no nirvana. Apos conhecer as quatro estações. Obrigado. 💚🍒
O budismo me fez entender melhor o próprio cristianismo.
Obrigado, aprendi mais um pouquinho ♬♫♪. 😊
Lindo vídeo.💥👌👏👏👏👏❣️
Esse canal eh a minha terapia
GRATIDÃO.
muito bom
Nam myoho renge kyo ❣
Canal impecável!
Ótimo!
Obrigado monja.
continuem
Muitíssimo obrigado...🙏🙏🎶😊
Adorei!
Muito do que ouvi aqui transmite uma ideia de buscar a si mesmo, suas respostas na própria alma...
Esse apregoado desapego não tem como ser a resposta pra tudo, não creio que o ensimesmamento leve à satisfação, é preciso conectar-se aos outros, com certeza é preciso saber ficar bem sozinho, ter seus momentos de instrospecção, de auto cultivo, mas é apenas parte do que somos, também é preciso ter amigos/amores com quem compartilhar dúvidas, anseios, frustrações, esse egoísmo, essa impermeabilidade às influências externas, esse plástico ao redor das emoções, pode trazer ausência de tristezas fortes, mas não felicidade...
A impermanência que está diante dos sentidos externos e internos de um ser que almeja a permanência é o gatilho do sofrimento. Os sentidos internos (intelecto, fantasia, memória e pensamento), todos eles fixam - se no solo inexistente da permanência. Somos herdeiros de uma grande tragédia: queremos continuar na fixidez, mas o devir ri às escâncaras de não se reconhecer que somos ausência sem solução de continuidade.
# A insatisfação existe... 😒
Legal
Ah, se eu tivesse sido consultada antes de sair do meu 'estado de graça total' para estar neste mundo louco...
As insatisfações existem pq o indivíduo existe.
👏
Já quero saber os 08 aspectos. kkkkkk Maldita Ansiedade !
Nobre caminho Octuplo:
Compreensao correta, pensamento correto, fala correta, ação correta, meio de vida correto, esforço correto, atenção correta e concentração correta.
É o caminho para a superação da dualidade, do sofrimento, e da ilusão.
Talvez um pessimista só acredite na primeira ou nas duas primeiras nobres verdades. Um pessimista pode acreditar que não há como se libertar do sofrimento.
O nirvana existe de fato?
Existiu até 1994.
@@eduardomota2429 essa foi boa
A ironia é que a propaganda desse vídeo foi justamente um moleca dizendo que era rica pq juntou 1 milhão de reais.
@@marynabarbosaferreira4042 tá certo, amante do dinheiro.
O áudio ta muito baixo. Só pra avisar. Ótimo vídeo.
Aumenta o teu volume
Gente alguém sabe o porque ela raspam a cabeça ?
Bom dia, de maneira bem resumida é para seguir o exemplo de Buda que fez o mesmo. É questão de tradição, há vídeo aqui no TH-cam que explicam essa questão infinitamente melhor do que eu poderia. Um abraço.
@@danilobarrosmachado5037 muito brigada pela informação. Um abraço bem grande pra ti.
Um dos motivos que me lembro é justamente esse, seguir o caminho do Buda Histórico, Sidarta Gautama. É relevante frisar o motivo de Buda ter raspado seus cabelos. A história conta que Buda tinha longos cabelos, bem cuidados e tratados, e assim que ele decidiu ir em busca da verdade ele decidiu raspar, como forma de desapego aquilo que ele era, um príncipe com riquezas e luxo.
@@rafaelcb71 Muito obrigada pela informação. Um grande abraço.
Me faz pensar que é por abdicação à vaidade ou algo do tipo, não sei...
Exceto por não serem, as quatro nobres verdades, o primeiro ensinamento proferido pelo Sábio Shakya, até entendo essa tendência dos que entendem o Mahayana como - melhor que e/ou mais que; afinal agradar uma sociedade que enfatiza o intelecto, é o caminho à própria sobrevivência...triste isso !!
1 -
Primeira Lei: DEUS AMA VOCÊ E TEM UM PLANO PARA SUA VIDA:
“Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10)
2 - Segunda Lei: TODOS SOMOS PECADORES E ESTAMOS SEPARADOS DE
DEUS.
O pecado nada mais é do que “errar o alvo”, desobedecer,
rebelar-se. Quando o homem decide seguir o próprio caminhar por sua única e
exclusiva vontade e ser indiferente a Deus, podemos chamar essa atitude de
pecado. E este causa a separação entre Deus e o homem.
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de
Deus;” (Rom. 3:23)
3 - Terceira Lei: JESUS CRISTO É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA O
PECADO.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida;
ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6);
4 - Quarta Lei: PRECISAMOS RECEBER JESUS COMO SALVADOR E
SENHOR.
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de
serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;” (João 1:12),
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e
em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”
(Rm 10:9);
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não
vem de vós, é dom de Deus.” (Ef. 2:8).
Então tá.
Uma pessoa não precisa meditar para chegar à conclusão de que as insatisfações existem. Que há razões para insatisfação, que em alguns casos podem ser revertidos e em outros não etc. Me parece que qualquer coisa que o Buda tenha falado, adquire um peso maior do que realmente tem. Pelo menos é assim que vejo. Se outra pessoa, uma criança, por exemplo, tivesse dito a mesma coisa, não teria o mesmo valor certamente.
Isto é Schopenhauer puro!
Denilson SP e veio antes dele; 600 anos a.C para ser mais exato.
Não.
EuroCentrismo :)
É phoda quando o cara relaciona uma crença de um filósofo hindu no oriente, com um filósofo europeu do século 17.
É muita retórica, muitos questionamentos etc. Na realidade, o ser humano busca preencher o vazio naquilo que não se encontra pra comprar. Bom que a experiência com Deus deixasse der ser uma experiência religiosa - infelizmente é o que a maioria não compreende. Quando alguém é tomada por uma esperança que transcende o imediato, o aqui agora, a vida aqui perde sua importância absoluta e contemplamos a plenitude do Eterno.
Cisma tailandês e Myanmar
Fora o templo ao consumidor
Uma Monja usando a palavra insight é meio que esquisito rsrsrs Devido a modernidade mesmo??? E a necessidade de se adequar.
Na verdade não tem nada de "modernidade" no termo. É amplamente usado em muitas áreas há muitos anos
Para ajudar a melhorar a sua vida, fazer a reforma íntima, e aceitar as suas insatisfações, leia Kardec!
Ler e estudar, em geral, é de fato muito importante, mas sem nos habituarmos a esses princípios elevados (através das práticas de meditação, por exemplo) nosso mero conhecimento intelectual vai morrer com nosso corpo. Tenho certeza que João de Deus sabia muito sobre amor ao próximo, desapego e altruísmo, mas passou longe de implementar isso em sua mente!
@@karuna1936 João de Deus, podia ser médium, e era. Fazia realmente curas espirituais, essa prática não fazia dele um religioso espírita, nem ele dizia ser, não seguia kardec. Como um ser humano provido de defeitos e vícios, infelizmente praticava essas atrocidades. Terá de responder por seus atos.
Concordo que conhecia bem na teoria sobre Amor ao próximo, desapego e compaixão, mas até praticar...
Em Jesus Cristo resume-se toda a solução. De maneira objetiva e incontestável Ele afirmou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida...". Simples assim.
Sim. Em Jesus e em Buda há o Caminho, explicado de acordo com as particularidades de cada epoca e cultura que viveram, porém nenhum dos dois jamais sequer cogitaria pensar ser o único dono de Caminho e Verdade. Nós é que erroneamente interpretamos assim, que somente o que cremos ou o Mestre que escolhemos é que possui o único Caminho. Erro tremendo que só trouxe guerra e separatividade pro mundo.
@@alexandreviol Se você disser que Jesus Cristo errou em afirmar que Ele é "o" Caminho, eu não concordo mas respeito tua opinião. Mas erro de interpretação (hermenêutica) não é, pois o evangelho não deixa dúvidas à interpretação: "Eu sou o (artigo definido, não abre exceções) Caminho, a (idem) Verdade, e a (idem) Vida. Nnguém vem ao Pai senão por mim (João 14:6). Leia e reflita.
Mas concordo com você, que jamais devemos fazer de nossa crença motivo de ofensas, intrigas, etc. Antes, como o Mestre por excelência falou, devemos amar uns aos outros.
@@canaldoprofessorgilsondema9587 Mas não parece que seu objetivo aqui não foi apenas criar confusão? Afirmando que há apenas o caminho de Jesus Cristo? Não sou Budista nem evangélico, católico etc, (não sigo nenhuma religião). Mas acredito que todas as religiões se dividem como se você escolhesse uma das raizes de árvore para seguir e logo depois se encontra ao tronco junto com as outras religiões, candomblé, xintoísmo, espiritismo... O objetivo é o mesmo com "profetas" diferentes, e ensinamentos até que bem parecidos.
Não há a noção de deus no budismo! Deus de Espinoza é budista!
Bolsonaro monge do bolsonaroverso
?
Desperto é tudo menos tranquilo. Eu não gosto da sua máscara pública.
Qual a necessidade do monge vestir essa espécie de avental sobre seu manto principal?
Pra fazer churrasco sem sujar o roupão.
@@eduardomota2429 Q top. Porém, nao muito estiloso
@@eduardomota2429 kkkk
Para identificá-los como budistas.