COMENTE AQUI o que você achou deste vídeo! Aproveite para se inscrever e COMPARTILHAR esse vídeo, que é algo muito importante e ajuda MUITO este canal! Avante!
Roma, Pérsia e China foram os grandes impérios antigos que influenciaram e moldaram o mundo moderno, porém, só a China sobreviveu e manteve sua língua e cultura original.
Boa tarde professor Evandro. Recentemente assisti todos os vídeos do seu canal, incluindo as live e dei like em todos! Gostaria de agradecer pelo seu incrível trabalho no TH-cam. Parabéns e espero que continue firme pois esse canal é um dos melhores na plataforma. E agora fico aguardando ansiosamente por novos vídeos. Queria poder ajudar sendo membro mas infelizmente não posso, enquanto isso vou curtindo e compartilhando para ajudar. Congratulações!
Olá, caro Bruno! Fico muito contente com seu comentário. Sigo me esforçando em manter o canal e sua interação por aqui certamente já é uma ajuda muito bem-vinda, acredite. Obrigado.
@@CanalMedievalotimo, e continue a fazer seus cursos kkkkkk Eu comprei o seu sobre a Idade Media, e gostei muito, infelizmente, não consegui comprar o sobre as Cruzadas
Fico muito contente em saber disso! Estou editando alguns cortes aqui, devem sair nesse ano. Quanto aos cursos, vou tentar algo novo para ano que vem. Fui convidado para um Podcast, mas é longe, vou me esforçar para ir. @@h-p2908
Olá, Lucas. Não havia algo assim no medievo, mas o mais próximo que se chegou disso foi o latim. Era usado na documentação oficial e diplomática de alguns reinos; na comunicação oficial da Igreja (bem como em sua liturgia e em seus tratados); e também era a linguagem científica, sendo usada nas universidades da Idade Média. Um aluno que estudasse na Itália e por algum motivo precisava ser transferido para Uppsala, na Suécia, não teria muitos problemas, pois o latim era empregado largamente nas universidades.
Professor Evandro, obrigado pelo seu canal. Eu estou estudano portugues e achou seu sotaque muito claro; se você não se importa poderia-me dizer de onde você é?
Foi permitido que uma legião romana permanecesse na China tem um filme que conta está História se não me engano tem no NETFLIX. Tem uma live do canal Uma História A Mais e tem um outro canal que abordou o mesmo tema que mostram descendentes de chineses e romanos através da sua fisionomia. Abraços a todos os participantes do canal.
Olá, meu caro! Na realidade essa linha que você menciona conheço bem, é a dos legionários aprisionados após a Batalha de Carras. Mas saiba que ela é ainda uma hipótese e que tem muitas lacunas. Chen Zhengyi foi a primeira pessoa a aventar essa teoria, mas estudos genéticos recentes feitos na população local não confirmaram sua tese. Li muitos livros e artigos em busca desse assunto, a maioria em inglês, pesquisas atualizadas - justamente para produzir este vídeo. As linhas mais promissoras que tentam conectar romanos e chineses têm senão refutações, ao menos muitos pontos ainda não explicados. Essa questão que você mencionou, por exemplo, da fisionomia, é uma das mais controversas e não constitui em algum tipo de prova e nem mesmo evidência: o Oeste da China foi uma região de altíssima mobilidade migratória, tendo sido visitada por indo-europeus antes mesmo que estes fossem para a Europa; foi lar dos intrigantes tocarianos, urumqis, povos centro-asiáticos e muitos outros. Não dá pra perder de vista que era o ponto de conexão da Rota da Seda. Há suspeitas que a fisionomia peculiar da região possa ter a ver também com o povo hunza. Logo, a tese da legião romana usada na China enquanto mercenários é apenas mais uma das muitas hipóteses que competem para uma explicação cabível desta curiosa região da China. O prof. Dr. Yang Gong Le, professor da Universidade de Pequim, é um desses estudiosos que já refutou muitos pontos dessa teoria. Enfim, até que surja uma evidência realmente forte, essa linha não passa de uma hipótese mesmo. Sugiro meu último vídeo "Europeus na China Medieval" - nesse documentário que fiz apresento uma prova derradeira de contato: th-cam.com/video/gQTPSa9B-p0/w-d-xo.html
Conheci seu canal agora. Como grande apreciador da história medieval, achei o conteúdo sensacional. Deixo como sugestão alguns vídeos sobre personagens do leste europeu, como Vlad Tepes, Ivan o Terrível, Estevão da Moldávia etc.
Professor. Eu tenho uma sugestão de uma série de vídeos sobre a história da Inglaterra na Idade Média Parte 1 - A invasão anglo-saxã contra os celtas na Bretanha e a consolidação dos reinos Parte 2 - Guerras contra os vikings (formação de Danelau) e sucesso de Wessex Parte 3 - Eduardo, o Confessor: Expulsão dos vikings, unificação da Inglaterra e integração dos territórios reino Parte 4 - Massacre de Saint Bruce, invasão dinamarquesa, independência e invasão da Normândia Parte 5 - Invasões na França e Cruzadas Parte 6 - Guerra dos 100 Anos Parte 7 - Crise da Idade Média e seu fim na Inglaterra com o rompimento com a Igreja
Não sei qual é o vídeo, mas conheço a história do povo tocariano que é, aliás, intrigante. O conjunto de fotos de chineses do Oeste que aparece no vídeo, retrata justamente alguns descendentes dos tocarianos.
Mais um vídeo excelentíssimo. Sei que não tem nada a ver com o vídeo, mas é correto afirma que os reis das monarquias mais avançadas do ocidente medieval aspiravam concentra em suas mãos o poder econômico? Pelo a minha interpretação do que leio eu percebo que os reis fizeram uma série de monopólios estatais: o monopólio real de Portugal a exploração de salinas, minas, o intercâmbio era destinado as casas de reais de Lisboa e de Porto e apanágios industriais dados a privílegiados, como no tempo de D. Duarte de avis, que deu as pescarias do Algarve a D.henrique, o infante navegador e em outras épocas, como o monopólio das indústrias de luxo pelos ourives, o dos tecidos e sericicultura em Lamego. o Rei Luiz Xl deu monopólios de minas, criou as indústrias reais de tecidos em Lião, a tapeçaria real em Gobelins e etc....sem contar aos funcionários reais que regulamentarizavam a economia, como os prebostes da frança. apesar do grande apoio que os reis deram aos burgueses, eu acredito que eles queriam era concentrar o poder econômico em suas mãos.
Obrigado! O senhor observa algo deveras interessante. Mas na realidade não é mais adequada uma afirmação tal, mas somente por uma questão temporal: repare que esta tendência de concentrar o poder econômico sob a égide da coroa - a qual é um item componente do Mercantilismo - é típica da Idade Moderna (1453-1789) e não da Idade Média (476-1453). Porém, é certo que bem próximo ao fim da Idade Média essa tendência já aparecia, ainda que de forma embrionária, nos reinos mais afetados pela difusão dos princípios renascentistas.
Sim. Vou retomar. Mas deveres de estado com a minha família, no momento, demandaram que eu me dedicasse a outros serviços, dado o baixíssimo payoff do YT. Estou delineando já uma estratégia para o retorno.
@@CanalMedieval ProfªBons canais de história andam acontecendo isso.Espero que o srnhor retorne com novas aulas,nem que seja uma vez por semana.Sucesso e que Deus lhe abençoe.
Parece, mas não é. O leão rampante em dourado é um símbolo heráldico antiquíssimo. Ilustra as casas de muitas famílias europeias. Um exemplo é o da família Campos.
@@CanalMedieval Obrigado ! Eu detesto o Dom Bertrand. Eu tenho brasão de família mas só ficou o brasão. Não tenho nem direito a cidadania europeia para ir embora do Brasil. E outra coisa interessante eu gosto muito do esporte esgrima. Muitos monarquistas brasileiros nem sabem o que é isso e ficam falando besteira. Sou pragmático não tem ideologia. O meu Instagram tem gente de pessoas de outros países que eu faço o contato. Sou colecionador Tenho livros e revistas de vários países tem uma antena parabólica internacional. Mas falando nos monarquistas eu conheço muitos monarquistas que são gente boa lá na Europa. Nenhum deles é como o Dom Bertrand e os seus seguidores. Obrigado pela atenção.
COMENTE AQUI o que você achou deste vídeo! Aproveite para se inscrever e COMPARTILHAR esse vídeo, que é algo muito importante e ajuda MUITO este canal! Avante!
Virgílio achava que a seda era vinda de folhas. Os chineses guardavam esse segredo à sete chaves.
Exato. Contar este segredo ou exportar o bicho da seda poderia até enquadrar a pena de morte em regiões da China e da Mongólia.
O filme do encontro entre chineses e romanos é Dragon Blade!
Exato!
Roma, Pérsia e China foram os grandes impérios antigos que influenciaram e moldaram o mundo moderno, porém, só a China sobreviveu e manteve sua língua e cultura original.
Vim pelo professor Marcelo Andrade. Vi a live e gostei muito. Parabéns!
Gostei imenso.Desconhecia estes factos interessantíssimos.Obrigada por partilhar.
Eu que agradeço!
Boa tarde professor Evandro. Recentemente assisti todos os vídeos do seu canal, incluindo as live e dei like em todos! Gostaria de agradecer pelo seu incrível trabalho no TH-cam. Parabéns e espero que continue firme pois esse canal é um dos melhores na plataforma. E agora fico aguardando ansiosamente por novos vídeos. Queria poder ajudar sendo membro mas infelizmente não posso, enquanto isso vou curtindo e compartilhando para ajudar. Congratulações!
Olá, caro Bruno! Fico muito contente com seu comentário. Sigo me esforçando em manter o canal e sua interação por aqui certamente já é uma ajuda muito bem-vinda, acredite. Obrigado.
Existiam Estados helenicos na Ásia Central próximo a China e esses povos tiveram contato. Dayuan e Reino Greco-Báctrio por exemplo.
Mais um vídeo fantástico, não esperava tais possibilidades. Avante Canal Medieval!
Obrigado, nobre Jeferson! Avante!
Professor, retorne com o canal, é evidente que é o melhor sobre a idade média que temos.
Estou me esforçando para isso. Estou com muitos trabalhos. Pretendo voltar esse ano ainda.
@@CanalMedievalotimo, e continue a fazer seus cursos kkkkkk
Eu comprei o seu sobre a Idade Media, e gostei muito, infelizmente, não consegui comprar o sobre as Cruzadas
Fico muito contente em saber disso! Estou editando alguns cortes aqui, devem sair nesse ano. Quanto aos cursos, vou tentar algo novo para ano que vem. Fui convidado para um Podcast, mas é longe, vou me esforçar para ir. @@h-p2908
Conteudo de excelente qualidade!! continue assim amigo. seu canal é show de bola!
Muito obrigado, Gilmar.
Boa noite professor, descobri se canal recentemente, muito bom. Obrigada
Que bom, seja bem-vinda. Obrigado.
Gostei muito
Obrigado!
Não conhecia o canal, cheguei pelo canal do Prof. Marcelo Andrade.
Que trabalho maravilhoso! Parabéns
Chegaste de boa procedência. Obrigado e seja bem-vindo!
Eu vi um vídeo falando desse contato(romano e Oriental). Você conhece o Canal Bar de Roma Antiga? Do Roberto Trizio.
Será que já ouve um confronto entre ambos os guerreiros dos 2 imperios ? . Sempre fiquei curioso .
Não. Há um relato antigo usado para aventar um tal confronto, mas não há uma prova derradeira.
Professor Evandro, vc parou de postar vídeos? To sentindo falta deles faz meses, espero que vc volte a gravar
Vou recomeçar. Primeiro com cortes, depois com lives e shorts, mais tarde os editados. Aqui vai o primeiro: th-cam.com/video/bk31mh0IulY/w-d-xo.html
Professor, qual era o idioma oficial para as pessoas de diferentes países se comunicarem na idade média (assim como temos o inglês hoje)?
Olá, Lucas. Não havia algo assim no medievo, mas o mais próximo que se chegou disso foi o latim. Era usado na documentação oficial e diplomática de alguns reinos; na comunicação oficial da Igreja (bem como em sua liturgia e em seus tratados); e também era a linguagem científica, sendo usada nas universidades da Idade Média. Um aluno que estudasse na Itália e por algum motivo precisava ser transferido para Uppsala, na Suécia, não teria muitos problemas, pois o latim era empregado largamente nas universidades.
@@CanalMedieval Obrigado!
Professor Evandro, obrigado pelo seu canal. Eu estou estudano portugues e achou seu sotaque muito claro; se você não se importa poderia-me dizer de onde você é?
Olá, Carlos, tudo bem? Meu sotaque é na verdade uma junção de vários, pois morei em muitos lugares diferentes. Resido atualmente no sul do Brasil.
Ótimo vídeo amigo!
Obrigado!
Foi permitido que uma legião romana permanecesse na China tem um filme que conta está História se não me engano tem no NETFLIX. Tem uma live do canal Uma História A Mais e tem um outro canal que abordou o mesmo tema que mostram descendentes de chineses e romanos através da sua fisionomia. Abraços a todos os participantes do canal.
Olá, meu caro! Na realidade essa linha que você menciona conheço bem, é a dos legionários aprisionados após a Batalha de Carras. Mas saiba que ela é ainda uma hipótese e que tem muitas lacunas. Chen Zhengyi foi a primeira pessoa a aventar essa teoria, mas estudos genéticos recentes feitos na população local não confirmaram sua tese. Li muitos livros e artigos em busca desse assunto, a maioria em inglês, pesquisas atualizadas - justamente para produzir este vídeo. As linhas mais promissoras que tentam conectar romanos e chineses têm senão refutações, ao menos muitos pontos ainda não explicados. Essa questão que você mencionou, por exemplo, da fisionomia, é uma das mais controversas e não constitui em algum tipo de prova e nem mesmo evidência: o Oeste da China foi uma região de altíssima mobilidade migratória, tendo sido visitada por indo-europeus antes mesmo que estes fossem para a Europa; foi lar dos intrigantes tocarianos, urumqis, povos centro-asiáticos e muitos outros. Não dá pra perder de vista que era o ponto de conexão da Rota da Seda. Há suspeitas que a fisionomia peculiar da região possa ter a ver também com o povo hunza. Logo, a tese da legião romana usada na China enquanto mercenários é apenas mais uma das muitas hipóteses que competem para uma explicação cabível desta curiosa região da China. O prof. Dr. Yang Gong Le, professor da Universidade de Pequim, é um desses estudiosos que já refutou muitos pontos dessa teoria. Enfim, até que surja uma evidência realmente forte, essa linha não passa de uma hipótese mesmo. Sugiro meu último vídeo "Europeus na China Medieval" - nesse documentário que fiz apresento uma prova derradeira de contato: th-cam.com/video/gQTPSa9B-p0/w-d-xo.html
@@CanalMedieval Grato pelo retorno professor e pelas informações.
@@mauriciorobertodarosa2224 às ordens, meu caro!
Excelente conteúdo amigo 👏👏
Muito obrigado 🙌
Saudades de vc professor Evandro, todo mundo acha que vc é o melhor professor que ja tivemos, todo sucesso para vc professor
Oi! Poxa vida... obrigado! Mas por favor, identifique-se, não o reconheço pelo seu nome de usuário.
Conheci seu canal agora. Como grande apreciador da história medieval, achei o conteúdo sensacional. Deixo como sugestão alguns vídeos sobre personagens do leste europeu, como Vlad Tepes, Ivan o Terrível, Estevão da Moldávia etc.
Faz tempo q ele não lança um vídeo novo. Espero q não tenha desistido do canal
Professor. Eu tenho uma sugestão de uma série de vídeos sobre a história da Inglaterra na Idade Média
Parte 1 - A invasão anglo-saxã contra os celtas na Bretanha e a consolidação dos reinos
Parte 2 - Guerras contra os vikings (formação de Danelau) e sucesso de Wessex
Parte 3 - Eduardo, o Confessor: Expulsão dos vikings, unificação da Inglaterra e integração dos territórios reino
Parte 4 - Massacre de Saint Bruce, invasão dinamarquesa, independência e invasão da Normândia
Parte 5 - Invasões na França e Cruzadas
Parte 6 - Guerra dos 100 Anos
Parte 7 - Crise da Idade Média e seu fim na Inglaterra com o rompimento com a Igreja
Reverendo professor, o senhor já cogitou gravar um vídeo sobre o Rei Brian Boru? Acho que seria um tema muito interessante. Salve Maria!
Gostaria sim. Mas a lista de vídeos por fazer é grande ultimamente não está dando tempo. Vejamos mais à frente!
@@CanalMedieval Certo! Obrigado por responder.
Volte com o canal, professor!
Estou tentando, acredite! Preciso de alguma fórmula em que ao menos ele se 'sustente' sozinho. Mas chegarei lá.
@@CanalMedieval Anuncie cotas de malha do canal 😂
@@albert.guedes 😅confesso que já pensei nisso. Em fins de setembro eu talvez já consiga retomar o canal.
👏👏
O que você acha do vídeo dos tocharianos
Não sei qual é o vídeo, mas conheço a história do povo tocariano que é, aliás, intrigante. O conjunto de fotos de chineses do Oeste que aparece no vídeo, retrata justamente alguns descendentes dos tocarianos.
Mais um vídeo excelentíssimo.
Sei que não tem nada a ver com o vídeo, mas é correto afirma que os reis das monarquias mais avançadas do ocidente medieval aspiravam concentra em suas mãos o poder econômico?
Pelo a minha interpretação do que leio eu percebo que os reis fizeram uma série de monopólios estatais: o monopólio real de Portugal a exploração de salinas, minas, o intercâmbio era destinado as casas de reais de Lisboa e de Porto e apanágios industriais dados a privílegiados, como no tempo de D. Duarte de avis, que deu as pescarias do Algarve a D.henrique, o infante navegador e em outras épocas, como o monopólio das indústrias de luxo pelos ourives, o dos tecidos e sericicultura em Lamego.
o Rei Luiz Xl deu monopólios de minas, criou as indústrias reais de tecidos em Lião, a tapeçaria real em Gobelins e etc....sem contar aos funcionários reais que regulamentarizavam a economia, como os prebostes da frança. apesar do grande apoio que os reis deram aos burgueses, eu acredito que eles queriam era concentrar o poder econômico em suas mãos.
Obrigado! O senhor observa algo deveras interessante. Mas na realidade não é mais adequada uma afirmação tal, mas somente por uma questão temporal: repare que esta tendência de concentrar o poder econômico sob a égide da coroa - a qual é um item componente do Mercantilismo - é típica da Idade Moderna (1453-1789) e não da Idade Média (476-1453). Porém, é certo que bem próximo ao fim da Idade Média essa tendência já aparecia, ainda que de forma embrionária, nos reinos mais afetados pela difusão dos princípios renascentistas.
Volte professor!!!
Fala sobre a escravidão no Império romano
Salve Maria
Professor, o senhor não vai mais postar vídeos no you tube ?
Sim. Vou retomar. Mas deveres de estado com a minha família, no momento, demandaram que eu me dedicasse a outros serviços, dado o baixíssimo payoff do YT. Estou delineando já uma estratégia para o retorno.
@@CanalMedieval Muito bom professor, eu vou aguardar ansiosamente. Deus abençoe o senhor
@@CanalMedieval ProfªBons canais de história andam acontecendo isso.Espero que o srnhor retorne com novas aulas,nem que seja uma vez por semana.Sucesso e que Deus lhe abençoe.
@@felipesa1442 obrigado!
@@wendelfreitastutti9459 Obrigado!
Gostei do canal a princípio. Mas gostaria de saber ? Esse brasão medieval tá parecendo o brasão da antiga TFP ? Pode me explicar ?
Parece, mas não é. O leão rampante em dourado é um símbolo heráldico antiquíssimo. Ilustra as casas de muitas famílias europeias. Um exemplo é o da família Campos.
@@CanalMedieval Obrigado ! Eu detesto o Dom Bertrand. Eu tenho brasão de família mas só ficou o brasão. Não tenho nem direito a cidadania europeia para ir embora do Brasil. E outra coisa interessante eu gosto muito do esporte esgrima. Muitos monarquistas brasileiros nem sabem o que é isso e ficam falando besteira. Sou pragmático não tem ideologia. O meu Instagram tem gente de pessoas de outros países que eu faço o contato. Sou colecionador Tenho livros e revistas de vários países tem uma antena parabólica internacional. Mas falando nos monarquistas eu conheço muitos monarquistas que são gente boa lá na Europa. Nenhum deles é como o Dom Bertrand e os seus seguidores. Obrigado pela atenção.
Se alexandre o grande chegou ate a india com certeza teve contato com os chineses .
prova? Vozes da minha cabeça
❤❤❤❤❤
❤❤
🤓 ❤