Uma das coisas que diferencia os humanos dos outros animais é o poder da palavra escrita e foi precisamente dessa forma que a história foi sendo escrita. Geralmente as palavras que terminam em "ismo" têm trazido épocas péssimas para a humanidade, os anais estão repletos de exemplos, palavras como fascismo, nazismo, extremismo, etc. Hoje quando vi cientistas investigadores a manifestar-se, médicos a manifestar-se, etc finalmente entendi que várias gerações têm estado a viver o Economicismo. Acerca deste actual e vivencial "ismo" a enciclopédia Larrousse explica-o sucintamente da seguinte forma: "Economicismo, doutrina que reduz a vida e a evolução humana à estruturação económica; modo de agir que daí decorre." Estávamos no ano de 2003 quando essa definição foi impressa, logo é perfeitamente normal que tenham deixado de fora a palavra reestruturação, algo que temos ouvido há demasiado tempo, tanto que a palavra adquiriu dimensão, entranhou-se nas nossas vidas de forma bastante incomoda e dolorosa, a todos os níveis. Resumindo: Este regime Economicista tem dois capítulos, o da estruturação e o da reestruturação, o que significa que a vida e a evolução humana, em termos matemáticos passaram a ser elevadas ao quadrado abaixo de zero. O pântano está criado e o navio nele afundado, chegou a hora das Ordens profissionais se juntar, arregaçar as mangas, arejar a barca, limpar o lamaçal, cavarem canais para as águas fluírem livremente e tomarem o leme para que a barca do inferno se transforme num submarino que descobrirá muitas coisas encobertas para as trazer à superfície. Um abraço
Uma das coisas que diferencia os humanos dos outros animais é o poder da palavra escrita e foi precisamente dessa forma que a história foi sendo escrita.
Geralmente as palavras que terminam em "ismo" têm trazido épocas péssimas para a humanidade, os anais estão repletos de exemplos, palavras como fascismo, nazismo, extremismo, etc.
Hoje quando vi cientistas investigadores a manifestar-se, médicos a manifestar-se, etc finalmente entendi que várias gerações têm estado a viver o Economicismo.
Acerca deste actual e vivencial "ismo" a enciclopédia Larrousse explica-o sucintamente da seguinte forma:
"Economicismo, doutrina que reduz a vida e a evolução humana à estruturação económica; modo de agir que daí decorre."
Estávamos no ano de 2003 quando essa definição foi impressa, logo é perfeitamente normal que tenham deixado de fora a palavra reestruturação, algo que temos ouvido há demasiado tempo, tanto que a palavra adquiriu dimensão, entranhou-se nas nossas vidas de forma bastante incomoda e dolorosa, a todos os níveis.
Resumindo:
Este regime Economicista tem dois capítulos, o da estruturação e o da reestruturação, o que significa que a vida e a evolução humana, em termos matemáticos passaram a ser elevadas ao quadrado abaixo de zero.
O pântano está criado e o navio nele afundado, chegou a hora das Ordens profissionais se juntar, arregaçar as mangas, arejar a barca, limpar o lamaçal, cavarem canais para as águas fluírem livremente e tomarem o leme para que a barca do inferno se transforme num submarino que descobrirá muitas coisas encobertas para as trazer à superfície.
Um abraço