SOBRE DESISTIR - Minha experiência com Mestrado

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 26 ก.ย. 2024
  • Hoje vamos falar sobre a importância de desistir, quando isso é um ato de SE RESPEITAR. Desistir, saber deixar ir embora algo importante, mas que não te faz bem, é um ato de muita coragem. Foi assim comigo no Mestrado. Hoje vim relatar isso pra vocês. ♥
    * Assista em HD e expanda para mais informações! *
    _
    Já me segue nas redes sociais? :)
    • Facebook: / canalgabivasconcellos
    • Instragram: / gabivasconcellosv
    - Para contatos profissionais: gabivasconcellosv@gmail.com
    Não esquece de CLICAR EM GOSTEI se você curtiu esse vídeo, compartilhar nas suas redes e se inscrever no canal! Beijos e até a próxima!

ความคิดเห็น • 657

  • @SissiQG
    @SissiQG 6 ปีที่แล้ว +611

    Eu tmbm fiz mestrado na UFF, em literatura. Foi a pior fase da minha vida. Eu tmbm trabalhava e não conseguia conciliar as duas coisas. Ao mesmo tempo, minha orientadora me pressionava e parecia que nada que eu escrevia servia, cada texto tinha que ser refeito umas 5 vezes e eu tmbm me sentia muito burra. Tive depressão e comecei a tomar remédios. O impressionante foi ver que vaaaarios dos meus colegas, que tinham outros orientadores, também passavam pela mesma situação. Eu acho que a vida universitária é muito dura no Brasil porque faz parte da realidade de quase todos os alunos ter de trabalhar, mas os professores não entendem isso. Eu moro agora na Europa e aqui é quase que proibido trabalhar e estudar ao mesmo tempo. No Brasil eu trabalhava desde o primeiro período da faculdade. Na época do mestrado, eu fui aprovada em um concurso público, o que é quase um milagre na vida de um brasileiro, mas minha orientadora me dizia que eu tinha que largar o emprego porque eu recebia uma bolsa para me dedicar exclusivamente aos estudos. Me vi numa sinuca de bico, mas levei até o fim. Terminei o mestrado tão traumatizada que não queria nem ouvir falar em doutorado. Tem um psicólogo mineiro que está estudando a depressão na vida acadêmica, ele diz que boa parte de seus pacientes desenvolveu depressão na universidade. Acho que a universidade brasileira está muito alheia à realidade dos alunos. Desculpe o textão.

    • @mayaracardoso1994
      @mayaracardoso1994 5 ปีที่แล้ว +36

      Isso daria uma boa dissertação no meu mestrado. Rs

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 5 ปีที่แล้ว +14

      Olá Sissi, você me preocupou agora rsrsr. Estou interessado em tentar Mestrado em Modelagem e Otimização. Gostei muito do tema e da área, pois está relacionado a tecnologia e matemática e são áreas que eu pretendo estudar. Sei que mestrado é muito puxado (devido a toda a bagagem de atividades), mas não imaginava que tinha ele lado obscuro não. Muito obrigado pelo seu relato. Quero tentar esse mestrado, mas vou reavaliar melhor. Inclusive, eu até pensava em doutorado, mas depois do seu aviso me abriu os olhos. Sucesso para você.

    • @pr.ligiakelly3412
      @pr.ligiakelly3412 5 ปีที่แล้ว +1

      Sissi Queiroz amei saber , obrigada por compartilhar sua experiência. Estou preste a iniciar esta etapa em minha vida e é muito começar com os pés no chão, saber a realidade das coisas e não viver fantasiando apenas. Obrigada!

    • @fernandalima6211
      @fernandalima6211 5 ปีที่แล้ว +22

      Terminei meu mestrado há 2 anos e até hj não me recuperei. Ainda uso antidepressivos por causa da "ressaca" que o mestrado me causou. Só de pensar em doutorado fico mal. Fora a culpa que senti por Muito tempo quando tinha tempo ocioso. Demorei me permitir estar à toa...

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 5 ปีที่แล้ว +9

      @@fernandalima6211 , mestrado é muito pesado e cansativo assim? Eu estou tentando ingressar no mestrado esse ano (e, em seguida, o doutorado). Mas sinceramente vejo muitos estudantes estressados e exaustos com o mestrado e doutorado. Eu estou querendo fazer visando qualificação profissional e mercado de trabalho, pois trabalho no serviço público e o futuro está cada vez mais incerto e inseguro. Sucesso para você e bom descanso.
      Uma sugestao: evite medicação, procure fazer alguma atividade física etc, pois é melhor para a saúde.

  • @solelvis
    @solelvis 3 ปีที่แล้ว +137

    Há muitos relatos no you tube sobre desistência na pós. Eu sou professor universitário federal. E vivi muitas dificuldades tbem na pós. Temas que vc aceita mas não se identifica; orientadores que cobram e são indiferentes aos seus desafios e sacrifícios; egos, incompreensão dos que estão de fora etc. Um conselho para os que não entraram ainda numa pós: Entre quando tiver confiança que sofrer e desanimar é parte da coisa. Se por alguma razão achar que isso vai lhe fazer muito mal. Espere e tente quando tiver mais cascudo. Para os que desistiram. Ótimo, pois não compensa prejudicar a saúde com isso. Porém, estejam abertos a outras oportunidades no tempo certo. Numa outra pós, num outra universidade e num outro tempo da vida. Eu tenho 48 anos. Terminei o mestrado a duras penas com 25 anos. Só voltei para a pós com 39 anos e depois de vários fracassos para entrar. Mas nessa idade a gente já se acostuma com alternância de vitórias e fracassos. Mesmo com um emprego estável, senti que era hora de completar a coisa toda. Qdo entrei no doutorado entrei com a faca nos dentes. Logo peguei a bolsa Fapesp e fui viajando duas vezes por semana 400 km de moto entre minha cidade e a pós. Terminei o doutorado numa universidade reconhecida. Minha tese foi premiada e terminei com 44 anos . Moral da história, não tenham pressa, em grande parte das vezes não é o momento. Como no jiujitsu melhor dar dois tapinhas e continuar lutando, do que continuar e se machucar e não lutar mais. Aprendam que aqueles que vencem a longa prova da vida não são os velocistas, mas os maratonistas!

    • @atrizcassiareis
      @atrizcassiareis 2 ปีที่แล้ว +6

      Animador o seu relato, grata.

    • @cassianoroyzmann8809
      @cassianoroyzmann8809 ปีที่แล้ว +1

      Obg professor pelas palavras

    • @rafaelgiampaolo9415
      @rafaelgiampaolo9415 ปีที่แล้ว +6

      O triste do seu relato é naturalizar toda essa hostilidade da pós. Eu, francamente, não tenho vontade de escrever nem mais uma linha da minha dissertação.

    • @thalesmorais6705
      @thalesmorais6705 ปีที่แล้ว

      @@rafaelgiampaolo9415 O que houve, Rafael?

    • @TheRafaelSandoval
      @TheRafaelSandoval 8 หลายเดือนก่อน +3

      Eu terminei meu mestrado com 26, agora com 36 anos estou pensando no doutorado. O fato é que sofri muito no mestrado, sofri até assédio moral. Mas, como o senhor disse, agora já estou mais cascudo e tenho um emprego estável, então não sinto tanta pressão quanto sentia no mestrado.

  • @leonardohenriques6263
    @leonardohenriques6263 3 ปีที่แล้ว +91

    O mestrado tem duas alegrias: a primeira é entrar, a segunda é sair.

  • @coisasdobc.brunocarvalho4462
    @coisasdobc.brunocarvalho4462 3 ปีที่แล้ว +107

    Estou aqui para falar sobre minha experiência ... Assisti a esse vídeo em 2018, era madrugada e eu assisti chorando. Esse vídeo fez com que eu largasse o mestrado e minha vida guinou depois disso. Guinou Muito! Foi uma decisão difícil, mas muito necessária. Precisamos discutir sobre o TERROR psicológico que esse mundo acadêmico causa. NÃO DEVIA SER ASSIM, NÃO PODERIA SER! O mundo acadêmico é adoecedor e isso precisa mudar!

    • @flaviapcerqueira
      @flaviapcerqueira 2 ปีที่แล้ว +6

      Que bom que você conseguiu superar essa situação.
      Estou aqui por outro motivo, pesquisando sobre se vale a pena e como escolher.

    • @clodoaldolopesdasilva4784
      @clodoaldolopesdasilva4784 2 ปีที่แล้ว +3

      Parabéns pela decisão, não é facil! Mas a saúde mental e muito mais importante e você fez a escolha correta. Felicidades!

    • @julianapinheiro2520
      @julianapinheiro2520 2 ปีที่แล้ว +12

      Eu estou nesse momento de desistir do mestrado. E fiquei impactada quando vídeos com esse tema começaram a pipocar na minha tela. Faço mestrado em psicologia. Nunca imaginei viver todo esse estresse num lugar cheio de Psicólogos. Pelo bem da minha sanidade mental e física eu estou desistindo. A minha saúde é o meu bem mais precioso. Eu já perdi ela para um câncer de mama e recuperei. Não admito que NADA mais nesse mundo me tire ela de novo. Não entendo a arrogância dos professores, não entendo a dinâmica do mestrado, por que precisa ser tão opressor? Não entendo essa “normalização” do ambiente opressor de um mestrado. Não faz sentido. Tb perdi TODO o tesão pelo meu projeto. Não quero mais. É uma decisão muito difícil, mas nesse momento, não cabe na minha vida. Antes de ir, deixo uma pergunta: se tantos passam por isso (importante saber que muitos não têm coragem de relatar), por que o mestrado e o doutorado despertam toda essa carga negativa nos alunos e por que NADA é feito para mudar?

    • @LuCavalcantiCampinas
      @LuCavalcantiCampinas 2 ปีที่แล้ว

      exatamente...e os dinossauros da academia parece que se vingam das pessoas...são ridículos....isso pq acham que são os salvadores da humanidade...

    • @BTT245
      @BTT245 ปีที่แล้ว +5

      @@julianapinheiro2520 Você falou correto " Não admito que NADA tire a minha saúde de novo" vou desistir do meu mestrado também porque a minha sanidade mental, vale muito mais que um mestrado, já perdi ela uma vez não quero perder de novo.

  • @PerinPaula
    @PerinPaula 6 ปีที่แล้ว +167

    Se sentir burra eu me sinto até hoje. Mas descobri que eu não preciso saber tudo. Estudar é importante, mas nossa saúde é fundamental. A gente vai morrer e não vai levar nenhum título. Estou levando o doutorado numa boa. E eu vou ler o que for necessário e só vou estudar o que for relevante para eu saber agora.

    • @84kelia
      @84kelia 5 ปีที่แล้ว +7

      teu comentário me ajuda

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

    • @odisseu5082
      @odisseu5082 ปีที่แล้ว +3

      4 anos depois: terminou o doutorado?

    • @joabelez9316
      @joabelez9316 ปีที่แล้ว +1

      ​@@odisseu5082 acho que ter só o mestrado já está de bom tamanho

    • @PerinPaula
      @PerinPaula ปีที่แล้ว +5

      @@odisseu5082 Graças a Deus, terminei sim. Em outubro de 2019 :) Deu tudo certo!

  • @willian1544
    @willian1544 5 ปีที่แล้ว +82

    Resumindo o que é Mestrado e Doutorado : Briga de ego entre alguns professores, pressão psicológica, prazos apertados, publicação e currículo lattes. Não há muito tempo para estudar o conteúdo das disciplinas, vc passa boa parte do tempo escrevendo sua dissertação/tese, lendo vários artigos e tentando publicar o seu próprio. 90% do conteúdo das disciplinas não é possível encontrar em livros, vc terá de estudar através de outras fontes. Quem não consegue se adaptar a essa vida acaba desistindo ou então desenvolve ansiedade e/ou depressão. Na pós-graduação (stricto senso) é muito comum encontrar pessoas com esses sintomas e com uma cartela de rivotril na mochila.

  • @edjabarbosa
    @edjabarbosa 6 ปีที่แล้ว +352

    E acrescento que mestrado e doutorado geralmente é uma feira de egos... Cada um querendo ser melhor que o outro...

    • @luces9742
      @luces9742 6 ปีที่แล้ว +8

      Vdd

    • @TheMorenaluiza
      @TheMorenaluiza 6 ปีที่แล้ว +23

      E o pior, o que tem de gente que entra por arrumadinho e não vale um centavo na fila do pão da intelectualidade. Eu conheço alguns, e vou ser sincera, não há como transforma a educação pensando em títulos quando não se melhora a si próprio. A Gabi é maravilhosa nesse quesito.

    • @edjabarbosa
      @edjabarbosa 5 ปีที่แล้ว +15

      @@TheMorenaluiza Exato! O problema é que essa cultura já começa na universidade... Tô saindo esse semestre, tô tentando uma seleção de mestrado, mas tenho consciência de meu papel social. Conhecimento é pra ser compartilhado e não usado como massageador de egos.

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

    • @AnaLuiza-qe7nf
      @AnaLuiza-qe7nf 3 ปีที่แล้ว +7

      O mais incrível é que várias pessoas citam autores no mestrado/doutorado, mas garanto que pouquíssimo leem, incluindo professores.

  • @andrezaferreira5949
    @andrezaferreira5949 6 ปีที่แล้ว +80

    Terminei o mestrado já tem bastante tempo. Foi muito complicado e dolorido. Me senti na defesa da dissertação como se estivesse nua e todos apontando meus defeitos. Melhor que fiz foi priorizar ter um bom emprego do que o doutorado. Não arrependo.

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

    • @recuperacaorecuperacao7329
      @recuperacaorecuperacao7329 3 ปีที่แล้ว

      Qual seu curso e mestrado? O emprego q vc arranjou era na sua área? (Era público?) :)

  • @anaorlandini1138
    @anaorlandini1138 6 ปีที่แล้ว +76

    Caraca... Seu relato me lembrou do inferno que foi meu ano passado. Último ano da minha graduação em Letras em uma Uni Estadual (um dos melhores cursos do país!!). Sofri tanto, mas tanto, que não consigo descrever. Quis tanto desistir, mas não tive coragem. Precisava daquilo para poder logo me dedicar ao trabalho, etc. Arruinou meu psicológico, arruinou meu físico, fui até o limite do meu limite, quase pirei. Só sou grata por ter conseguido e agora me sinto tão livre!
    Nunca mais quero me submeter a tal coisa novamente. NUNCA! Foi uma necessidade do momento, ok, mas nunca mais quero ficar meses sem dormir, vomitar por stress, chorar toda noite pedindo socorro, passar mal todo dia, perder apetite e só comer porcarias aqui e ali. Super entendo que você desistiu e acho sim que fez a melhor escolha possível para você! Espero que tenha uma experiência melhor no futuro e vire uma ótima professora da área! Aproveite e seja uma super prof universitária, já que há tantos(as) por ai sem o mínimo de empatia...

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @nanda231282
    @nanda231282 6 ปีที่แล้ว +57

    Passei por isso também. A minha sorte é que minha turma de Mestrado foi bastante unida. Parabenizo sua coragem em desistir! Passei por várias fases. Pensei em desistir, estava me sentindo deprimida, me bloquei para a escrita... enfim, fui meditar e me perdoando... defenderei meu mestrado daqui um mês!

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @adrianafidalgo6733
    @adrianafidalgo6733 6 ปีที่แล้ว +121

    Querida, só eu sei a força q tive q fazer p não desistir do meu Mestrado. Num curso conceituadíssimo, mas com um ambiente horroroso. Até hj ouço alunos perguntarem como esse curso pode ser tão conceituado com docentes q não querem ensinar nada a ninguém. Meu Doutorado foi o céu, um ambiente maravilhoso, pessoas amigas em todos os níveis. Se um dia você quiser voltar, procure outro curso. Há lugares com pessoas legais. Bjos

    • @MariaClara-ev3rx
      @MariaClara-ev3rx 6 ปีที่แล้ว +2

      Adriana Fidalgo qual curso?

    • @robertabrasil1645
      @robertabrasil1645 5 ปีที่แล้ว

      Adriana..vc sabe se a gente desistiu uma vez, a gente pode fazer de novo?

    • @crismatos9366
      @crismatos9366 5 ปีที่แล้ว +6

      Quanto mais conceituado o programa de mestrado, mais ego inflado existe entre os docentes e acaba se estendendo aos alunos, a maioria, mas não devemos dar trela para os adversários. Eu mando um foda-se e vou levando em nome da minha sanidade mental.

    • @cynthiafelix6599
      @cynthiafelix6599 4 ปีที่แล้ว

      E aí?!

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @Thidc
    @Thidc 3 ปีที่แล้ว +11

    Decidindo pelo meu desligamento no mestrado hoje. Me identifiquei infinitamente com este vídeo, a experiência é muito parecida. Mas eu fui levando com medo de desistir até o ponto que os trabalhos nas coxas se tornaram erros sérios e comprometeram minha própria integridade. Reconheci que estava errado e que precisava me desligar, mas não me sinto perdedor. Além do mestrado e do trabalho (numa empresa que não abro mão) estou concluindo meu mba. Uma loucura. Não da pra viver sem viver, não da pra ter tudo, pra se dedicar precisamos escolher pra onde vai ser focada nossa energia. O mestrado era um sonho, virou pesadelo, me desinteressei, nem sei se ainda faria sentido, a academia é fechada e brutal com quem não vive só por ela. O mestrado se tornou incompatível com meu momento de vida atual. E ta tudo bem! Conheci pessoas incríveis, minha turma é muito boa, o ambiente pedagógico nem tanto, meu orientador foi um pai pra mim, mas infelizmente não era meu momento ou até mesmo não era o curso. Mas desistir está sendo incrível! Quando enfim decidi e descobri que podia solicitar o desligamento foi uma sensação de felicidade absurda! Uma sensação de leveza e de que estou enxergando mais! Um universo inteiro pra desbravar se abriu na minha frente e isso me trouxe muita felicidade! Não era também um momento de me afunilar academicamente e profissionalmente, mas de respirar e viver até encontrar a hora e o lugar certo!

  • @amandachieregatti1700
    @amandachieregatti1700 6 ปีที่แล้ว +70

    Oi, Gabi, tudo bem?!
    Menina, vim parar aqui porque uma amiga do grupo de pesquisa do qual faço parte compartilhou esse vídeo no Facebook e... estou sem palavras.
    Cada palavra que você disse parecem ter saído da minha cabeça, pois senti cada uma dessas coisas.
    Mas, por eu não estar trabalhando, e pior ainda, por ser bolsista Fapesp, sinto que minha auto-cobrança foi até pior. Sempre aquele pensamento "Se eu 'só' estudo, porque está tão difícil?". Estou terminando a dissertação, então acho que o pior já passou, mas mesmo nessa etapa de finalização eu sinto que estou aquém de toda e qualquer expectativa depositada sobre mim. mais do que achar que meu dever foi cumprido, tenho sentimento de que falta algo, de que poderia ter estudado aquilo falado sobre aquilo outro na pesquisa, usado X e Y autores na dissertação, etc.
    Minha defesa já é em março e eu não sei bem o que farei depois, só sei que por um tempo (uma semana, um mês, um ano...) eu quero esquecer que sou alfabetizada.
    Parabéns pelo vídeo!
    Beijos!

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @ph_lopes2
    @ph_lopes2 6 ปีที่แล้ว +24

    Muitas vezes a gente se descobre corajoso nao quando fazemos algo heroico, mas quando temos força para tomar uma atitude assim. Parabens por ter conseguido ♡

  • @MoniqueNascimento37
    @MoniqueNascimento37 6 ปีที่แล้ว +54

    Gabi, me identifiquei super! Eu consegui terminar meu mestrado, até porque eu era bolsista e minha renda dependia de eu terminar a dissertação, mas foi um processo muito desgastante. Eu, inclusive, me senti mal por achar que não estava fazendo jus ao meu tema, que é um pouco incomum. A academia é um ambiente muito pesado. E muitos amigos meus do mesmo programa e de outro programa na mesma universidade, me falavam que sentiam coisas muito parecidas. Eu acho que foi uma atitude muito acertada desistir quando a gente sente que aquilo não é bom pra gente. Eu não desisti mesmo porque acho que se desistisse não tentaria de novo jamais, mas o pensamento passou pela cabeça. Tive crises e mais crises de ansiedade. Minha mente e meu corpo sentiram o baque. Não penso em fazer doutorado por conta disso. E reparei que não conto muito pras pessoas que tenho um mestrado. Me sinto meio que uma fraude porque acho que minha dissertação ficou muito aquém do que eu imaginava e do que espero de um trabalho decente. Mas te parabenizo por não ter desistido e ter dado importância a você acima de tudo. Espero que você realize seu sonho na docência, a academia precisa desesperadamente de professores apaixonados pelo que fazem!

    • @rosanapinho3197
      @rosanapinho3197 5 ปีที่แล้ว +3

      Legal seu depoimento..defendo daqui a 10 dias ..sinto que meu trabalho tb foi aquém do que eu gostaria ..queria desistir mas não podia ..buscando inspiração pra defender bem ..obrigada

    • @wandsonmendespessoa5042
      @wandsonmendespessoa5042 4 ปีที่แล้ว

      @@rosanapinho3197 deu certo a defesa a rosana?

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @heverlynmiranda6245
    @heverlynmiranda6245 6 ปีที่แล้ว +206

    To passando por isso no mestrado hahaha
    Me sinto burra tbm, e o pior, eu nem gosto do que eu faço. Entrei na faculdade mto inexperiente, nao curti, mas consegui formar, como o mercado tá brabo, fui pro mestrado, e nao posso sair pq é a minha única fonte de renda, é TRASH. Resumiste a minha vida, nao consigo me divertir sem me sentir culpada e nao consigo me dedicar pq nao gosto do que eu faço.

    • @alinemaiab
      @alinemaiab 6 ปีที่แล้ว +9

      mesmo caso aqui.. tamo junta haha

    • @mohana1128
      @mohana1128 6 ปีที่แล้ว +14

      Foi o meu caso. Terminei o mestrado com muita dificuldade pq precisava da bolsa Capes.

    • @mssb842
      @mssb842 6 ปีที่แล้ว +10

      Também fiz uma faculdade que não gostava e sei como é dureza, espero que você tenha oportunidade de arrumar um emprego em uma área que goste.

    • @glauciagoncalves3009
      @glauciagoncalves3009 6 ปีที่แล้ว +14

      Feliz por não ser a única, bom saber que não sou tão idiota, e que não sou nenhuma et, que eu não tenho algum problema mental.. Embora toda essa pressão afete ela..

    • @fabiosampaio1243
      @fabiosampaio1243 6 ปีที่แล้ว +13

      Heverlyn Miranda eita, achei alguém na mesma situação que eu. To na primeira semana do mestrado e com ânsia de tudo já! Não curto minha área e é tão difícil mudar, começar do zero. Vou fazer o teste de um mês, a pressão já tá grande. Esse meio é crazy demais!

  • @AnaSilva-im7nd
    @AnaSilva-im7nd 6 ปีที่แล้ว +28

    Eu super entendo você, Gabi! Eu fiz meu mestrado trabalhando e apesar de ter conseguido conciliar relativamente bem, após o término eu me senti saturada, sem pique nem para leituras prazerosas de literatura (antes eu lia rapidamente, agora me arrasto para terminar um livro) e sem vontade de fazer o doutorado agora, pois acho muito cruel essa lógica produtivista da academia. Eu tenho tantos outros desejos, sabe? Quero ler mais (outras coisas que não as da minha pesquisa), quero ouvir mais músicas, assistir a mais filmes, conhecer mais lugares e pessoas, enfim...trocar outras experiências que não cabem no lattes.

    • @bluebordercollie
      @bluebordercollie 5 ปีที่แล้ว +3

      "Viver não cabe no Lattes" autor desconhecido, está no muro da minha faculdade 😕

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @DaniMarques...
    @DaniMarques... 6 ปีที่แล้ว +51

    Nossa, tudo isso que você falou no vídeo é a mais pura verdade. As vezes desistir de alguma coisa não nos torna mais fracos ou perdedor, mas nos mostra o quanto somos fortes para abrir mão daquilo que não está nos trazendo felicidade. Amei que você tenha trazido este tema para que a gente possa refletir mais sobre o que nos faz bem. Você é uma pessoa muito linda tanto por fora quanto por dentro e muito sábia. 😉😘😘😘

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @BrunaTavaresBlog
    @BrunaTavaresBlog 6 ปีที่แล้ว +32

    Gabi, vc realmente é uma comunicadora, pq consegue falar de assuntos difíceis de uma maneira leve 👏👏👏

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @alineoelrich7394
    @alineoelrich7394 6 ปีที่แล้ว +21

    Ver esse vídeo e ler os comentários foi uma salvação. Terminei a graduação e estava sem emprego, fiquei assim cerca de 6 meses, nisso cogitei em fazer mestrado, então comecei a me preparar para a prova que tem. Nesse meio tempo, consegui um emprego em uma área nova, no início tive que aprender várias coisas novas e estava insegura, então via o mestrado como algo que fosse a luz do que seria minha carreira. Passei na seleção e fiquei orgulhosa de mim. Solicitei a bolsa, porque acreditava que ia priorizar o mestrado, mas nesse tempo que estava no trabalho, já estava amando, o que me deixou bem dividida. Como a bolsa demorou para entrar, continuei no meu trabalho, mas nisso fui vendo que não me identificava com nada, não sentia interesse algum pelos artigos, pela perspecriva futura, comecei a criar muita resistência. Minha saúde mental foi detonada, perdi a noção de dias, parecia um robô que podia explodir a qualquer momento. Perdi o prazer nas coisas, e, bem isso que vc falou, me senti traindo meus sentimentos. Ainda me sinto, porque vou largar, e ver esse vídeo me fez me parar de ver como uma E.T., porque é assim que me sinto querendo desistir.

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @rafaellarodrigues9263
    @rafaellarodrigues9263 6 ปีที่แล้ว +52

    Saí traumatizada da universidade pública. A experiência da iniciação científica e da sala de aula foi dolorosa. Aprendi o que é pressão alta, gastrite, crise de ansiedade. Concluí a graduação, mas tá duro tocar pra frente o depois. Estou trabalhando, pago as minhas contas, e quero sim mais conhecimento. Não estou pronta para estudar novamente. Me inscrevi numa pós mas não é algo que eu goste tanto, mas estou cogitando a ideia para conseguir um emprego melhor nesse mercado ferroz. Mestrado? Talvez, um dia, o profissional. Não tenho aptidão para um mestrado acadêmico e não tenho pretensão de lecionar. Enfim, vamos ver no que vai dar. Vai fazer dois anos que me formei e nada de estudos. Acho que investir no inglês possa me levar de volta ao caminho dos estudos com menos pressão, mesmo que não seja um investimento tão urgente para minha carreira/profissão (sou farmacêutica). Não consigo mais conviver com a pressão. Principalmente a pressão daqueles que eram meus amigos, e hoje me condenam por não estar no mestrado, como eles estão. É triste, mas nos conhecemos e conhecemos as pessoas.

    • @dicasdamanu34
      @dicasdamanu34 6 ปีที่แล้ว +4

      Rafaella Rodrigues o minha querida eu quero de indicar um vídeo da fé Liz com a vida ,que fala ter ou não ter filhos ,sei que é um assunto totalmente diferente ,mas ela fala das cobranças das pessoas nas nossas vidas e como muita vezes fazemos coisas que nos deixaram infelizes só pra agradar os outros .Levanta sua cabeça em um país desigual como o Brasil você é uma pessoa que formou na universidade o que muitas pessoas não irão fazer por falta de recursos e tantas outras coisas .Seja feliz com você e só faça de for por você mesma.

    • @giselemirella2911
      @giselemirella2911 5 ปีที่แล้ว

      Bem isso!

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @christiem.2278
    @christiem.2278 5 ปีที่แล้ว +5

    Gabi, vejo que isso é uma característica muito do Brasil, essa questão de foco extremamente teórico e pessoas se achando semi-deuses. Tive uma experiência na Unicamp em 2005 (tinha 22 anos) que me fez achar que nunca faria mestrado ou faria fora, pois já imaginava que a experiência seria diferente. Dez anos depois, senti uma vontade imensa de fazer um mestrado na área de educação e encontrei um maravilhoso no Canada com foco em equidade social (e que nao era caro) e me formei em 2018. Nao sei se essa experiência se restringe a mim e ao meu curso, mas percebi a diferença. Tive professores infinitamente melhores que os do passado, logicamente muita leitura e escrita - e em outra língua - mas amei cada momento. As aulas claro que dão oportunidade de focarmos em teoria, mas as discussões sao muitas, algo que no Brasil sentia que era quase um monólogo por parte do professor. Hoje sei que a experiência de trabalho foi mais benéfica para me trazer experiência de vida e raciocínio crítico para ter feito um mestrado melhor. A propósito, ainda amando o mestrado, acabei decidindo transferir de M.A. (acadêmico) para M.Ed. (profissional). A única diferença basicamente era o produto final, ao invés de produzir uma dissertacao de 100 paginas, foquei em um projeto de pesquisa em que escrevi um paper de 30 paginas, publicacao de um inventário de programas de emprego na cidade de Vancouver para mulheres imigrantes e uma apresentacao oral. Respeite seu tempo e viva sem medo de fazer o mestrado quando sentir que é a hora, nao importa quando seja. Abraços!

  • @j.s3933
    @j.s3933 6 ปีที่แล้ว +34

    Comi o pão que o diabo amassou, mas não desisti, mesmo com as humilhações. Não me arrependo de ter feito e faria tudo de novo. Eu fiz na área de comunicação. Já até passei em dois concursos por conta do título e já há citação dele em trabalhos na Espanha e nos EUA. Então, uma coisa que faria hoje no Doutorado, e que eu não fiz no mestrado, é não ligar para a opinião dos outros, inclusive dos professores que te colocam pra baixo. É seguir em frente com muita autoestima e vontade de vencer.

  • @tatianafatima1747
    @tatianafatima1747 6 ปีที่แล้ว +11

    Do que mais gostei nesse vídeo? Da sua honestidade ao abrir seu coração e do seu entendimento de que há um tempo para cada coisa, basta ter paciência... Que Deus te ilumine sempre! 👍❤😚

  • @franciscoolavi4016
    @franciscoolavi4016 6 ปีที่แล้ว +23

    foi o que aconteceu quando eu abandonei o meu curso de engenharia no último período, mts pessoas me culparam e ninguém parou para pensar o que eu estava sentindo e vc falou tudo!!

  • @erciliadamaris
    @erciliadamaris 6 ปีที่แล้ว +11

    Passei exatamente por isso e tive as mesmas impressões que você. O ambiente acadêmico é tóxico. Foram duas vezes, em áreas totalmente distintas (tenho 2 graduações). Da segunda, ano passado, deixei que a situação se arrastasse por quase 3 anos, inclusive com um sério acidente nesse tempo. E ainda o relacionamento com o orientador foi extremamente complicado desde o início, nunca tendo aceitado qualquer das minhas ideias. Demorei a abrir mão dessa oportunidade porque sempre ansiei em ser professora e não queria parecer fracassada, ou bi-fracassada, como fui chamada. Mas minha saúde, física e mental, e a necessidade de seguir em frente uma hora falaram mais alto e, finalmente, me libertei. Liguei o foda-se para quem quiser me ver como fracassada, mesmo que seja alguém que ame muito. Muito grata por esse vídeo. Até agora não tinha tido coragem de falar nada disso em voz alta. Muito, muito obrigada e, se não parecia possível, passei a te admirar ainda mais.

  • @carolinapereira1199
    @carolinapereira1199 6 ปีที่แล้ว +179

    nossa...eu desisti do meu mestrado tbm, mas me sinto mal até hoje. A gente já tem q decidir por uma faculdade quando termina a escola e já sofre aquela pressão de ter q saber o q vc quer ser...já é difícil, mas eu escolhi uma coisa q queria desde criança e apesar da faculdade não ter sido uma experiência nada boa, ainda assim me apaixonei pela área escolhida. Mas depois q formei, por uma pressão de estar desempregada, de não poder ficar sem nada pra fazer, de "ter q ser visto" (pilha de algumas pessoas), eu fiz a besteira de ir pro mestrado, mesmo sem nunca ter desejo de seguir carreira acadêmica ou ser professora...e ao longo do percurso tiveram vários problemas, como se fossem sinais pra eu desistir...teve erro no processo seletivo e como consolação me colocaram com outro orientador. Esse orientador não era da mesma área q eu e ia completamente contra os meus princípios (como usar animais em experimentação sem se preocupar com dor, bem estar e tudo mais) e além disse era psicologicamente comprometido. Tinha vezes q chegava no laboratório e tinham pessoas falando q ele tinha invadido outras salas, ou tava quebrando as coisas, ouvindo vozes...e isso foi me deixando muito deprimida (e triste por ninguém se preocupar com a saúde desses docentes e orientados deles). Tentei desistir, mas os coordenadores começaram o processo de mudança de orientação e passei seis meses de incerteza...quando consegui, o novo orientador parecia nem se importar muito, eu tive q correr atrás do tema e sempre q escolhia um, via total desinteresse e até despreparo...só queria mesmo q resultasse em artigo. Fui levando até q desisti...me sinto culpada pelos mesmos motivos q vc...vaga de outra pessoa, fui bolsista (q podia ser de outra pessoa), gastei recurso pra processar amostras, ter prejudicado o programa, o orientador...e tbm, apesar deu investir muito em cursos, palestras e livros, na minha área tem muita cobrança de títulos. Um título vazio é muito mais valorizado que experiência de atuação, sabe? Então na competição do mercado tem a cobrança de clientes ou estagiários, pq outro colega é cheio dos títulos e até falam dos concorrentes que não tem...pro q eu quero de verdade é muito mais válido as especializações, mas são muito caras e ainda não cabem no meu orçamento, então acabo fazendo cursos livres, mas sempre estou me atualizando...mas é duro essa cobrança :/ com tudo isso até tentei largar tudo, mudar de profissão...mas a área q eu escolhi, eu realmente gosto, então esse mês decidi começar do zero, retornar ao trabalho e tentar mais uma vez...tomara q dê tudo certo. Desculpa o textão, mas só quem vive de perto o ego da academia entende o q é! Bjos e obrigada pelo vídeo!

    • @ingridjoqi
      @ingridjoqi 6 ปีที่แล้ว +5

      Muito valido seu comentário! Despreparo e desinteresse é uma característica muito triste em muitos docentes!

    • @catianesouza3528
      @catianesouza3528 5 ปีที่แล้ว +1

      E hoje como você está?

    • @herthamartins6711
      @herthamartins6711 5 ปีที่แล้ว

      Olá, falo em nome da UNERGS. Nós temos Mestrado online em parceria com Universidade estrangeira, em convênio com 4 Universidades no Brasil para revalidação garantida. Se possível, entre em contato comigo por email (academico@unergs.com.br) ou por telefone se preferir (51) 99302-2423 e (51) 3094-0211 para eu lhe passar mais informações.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 5 ปีที่แล้ว +2

      @@ingridjoqi
      Ingrid, eu acredito que seja porque a carreira de magistério é muito desvalorizada no Brasil. Já cheguei a dar aulas (poucas), mas usava como trampolim. Sucesso para você.

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @anaclaudianovaes5684
    @anaclaudianovaes5684 4 ปีที่แล้ว +13

    Oi, Gabi! Quero dizer que assistir seu vídeo foi o que faltava para eu aceitar e decidir que, realmente, QUERIA, DESEJAVA desistir do mestrado, mas não tinha coragem de dizer/fazer. Tomei essa atitude em agosto de 2019 e hoje, sete meses depois, tenho certeza que fiz a escolha certa! Estou em paz comigo mesma, com meus ideais e sonhos! Obrigada!! É muito bom encontrar vídeos de temas reais e cotidianos que nos ajudam a repensar os caminhos da vida!

    • @mariaeduardavillasboas269
      @mariaeduardavillasboas269 ปีที่แล้ว

      Você era bolsista ? Sabe me dizer como foi ?

    • @P.Lopes23
      @P.Lopes23 5 หลายเดือนก่อน

      Estou com a mesma dúvida, gostaria de saber se em caso de desligamento precisa devolver a bolsa?

  • @matheusao888
    @matheusao888 6 ปีที่แล้ว +330

    De forma indireta, vc abriu minha cabeça sobre uma coisa que atrapalha minha saúde mental: Instagram. Estar naquela rede social me faz sentir inferior, não me amar. Vou desinstalar. Pensar melhor no que eu quero pra mim. Viver uma vida real, talvez me falte isso.

    • @gerlanefrazao
      @gerlanefrazao 6 ปีที่แล้ว +23

      Sinto mesmo em relação o Instagram, fico tão cansada mentalmente toda vez que paro para assistir stories, ver fotos. Desinstalei também quando percebi que aquilo me deixava mal.

    • @dicasdamanu34
      @dicasdamanu34 6 ปีที่แล้ว +25

      Tenho parado de ficar tanto tempo no Instagram ,pois é uma vida ireal onde todoundonvibe viajando pra lugares lindos ,ninguém mostra trabalhando e ralando ,todo mundo tem um corpo perfeito a vida de todos é perfeita e a realidade da vida não é assim ,nem um pouco .

    • @katiaduarte1568
      @katiaduarte1568 6 ปีที่แล้ว +13

      Matheus Souza também me sentia assim, nao desinstalei mas passo bem menos tempo tanto Instagram quanto Facebook e isso é libertador 😊

    • @SilvaniaGaldino
      @SilvaniaGaldino 6 ปีที่แล้ว +17

      Gerlane Frazao , por isso não tenho instagram. Pra mim, o objetivo dessa rede social, é só causar inveja nos outros e com isso os outros usuários se sentem deuses, mas estes, ostentam mentiras.

    • @Guizambaldi
      @Guizambaldi 6 ปีที่แล้ว +12

      Rede social é tudo a mesma porcaria. Quando estamos em situação social sempre estamos ou nos mostrando ou vendo os outros se mostrar. O que a rede social faz é aumentar a quantidade de pessoas e interações sociais diárias, e portanto a "pressão social", além de ser ainda mais fake que a interação ao vivo, dado que nas redes sociais vc escolhe o que quer mostrar e o que quer esconder.
      Tenho facebook e entro muito raramente por lá, só para manter contato com o pessoal. Instagram nunca nem entrei para saber como é.

  • @joene5609
    @joene5609 6 ปีที่แล้ว +43

    Não sei o que acontece com os professores dos programas de mestrado, mas parece ser uma regra geral, transformar o ambiente num zona de guerra. A hostilidade é cultivada a cada aula. Mestrado é descer no inferno e não ter a certeza se quando voltar (no caso, acabar o mestrado)vai ter a sanidade mental restaurada.

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @natalia21406
    @natalia21406 6 ปีที่แล้ว +13

    Tão nova e com uma cabeça tão feita! Vc nunca foi perdedora e se desistiu do mestrado agora é pq não quis continuar. Mas olha tufo que vc conquistou. É uma superinfluenciadora, é embaixadora de Seda, tem um trabalho que não abre mão (não sei qual é, mas pelo que vc falou, é uma demais) . Ou seja, vc é demais! O mestrado é só um detalhe de sua vida que vc retomará assim que der na telha. Bjo, Gabi.

  • @lalainerabelo
    @lalainerabelo 6 ปีที่แล้ว +11

    Senti e ainda sinto tudo o que vc relata. Inclusive desisti do mestrado essa semana.
    Não foi uma decisão fácil, não foi nada fácil MESMO! Mas percebi que era o melhor a fazer pois eu tinha perdido totalmente a paixão pelo meu tema. Não é só aquele desânimo "normal" que dá de vez em qdo, peguei um certo desgosto mesmo. Fora que adoeci e atualmente passo por tratamento, e de vez em qdo tenho algumas recaídas. Talvez um dia eu volte a me apaixonar pelo meu tema (sou da área de História) e retome o mestrado, mas agora definitivamente não dá. =/
    Ouvindo vc contar a sua história, parecia que estava contando a minha. Eu tbm adorava a graduação, a universidade era um lugar que eu me sentia bem e qdo eu não estava legal, ir pra aula e encontrar o pessoal me fazia ficar feliz. Adorava aquele ambiente, adorava participar de congressos e todo aquele conhecimento me fascinava. Então eu queria fazer pós e seguir na vida acadêmica. No entanto depois que entrei no mestrado me sentia extremamente burra, o sentimento de culpa me perseguia todo santo dia e as vezes até em sonhos. Me deparei com um ambiente mais hostil.
    Me senti abraçada vendo o seu vídeo, perceber que não está sozinha torna isso tudo menos doloroso. Há mais ou menos um mês eu já vinha pensando em desistir e ficava dizendo pra mim mesmo que tudo bem desistir, pq às vezes ficar insistindo em algo só te traz dor. Infelizmente sempre nos deparamos com o discurso de que não podemos desistir, que é preciso ter coragem e seguir em frente etc. Mas acho que é ainda mais necessário saber a hora de parar.
    Abs e muito obrigada por esse vídeo e o seu desabafo.

    • @nataliafregonesi8367
      @nataliafregonesi8367 5 ปีที่แล้ว +2

      Lalaine, obrigada pelo relato! Eu estou no mestrado, completando meus 2 anos agora, longe de ter minha dissertação e pensando em desistir. Eu nunca fui feliz nesse mestrado, mas inicialmente parecia que eu terminar bem rápido, com 1 ano eu já tinha terminado as matérias e meus experimentos. Até que eu comecei a trabalhar e o que eu não gostava no mestrado foi ficando ainda pior, pq eu amava muito mais o meu trabalho. Eu não tenho problemas com minha orientadora ou meu grupo de pesquisa, mas não gosto do meu tema e nem do que faço, me sinto muuuuito burra e parece que nem sei direito sobre minha pesquisa, Ganhei bolsa por 10 meses e sei que se não terminar o mestrado terei que devolver, mas é algo que só me faz em feliz. A decisão de desistir está todos os dias perpassando minha cabeça, mas ainda não tive coragem.

    • @luizafran_
      @luizafran_ 2 ปีที่แล้ว

      Você teve que devolver o dinheiro?

  • @bboliveira
    @bboliveira 3 หลายเดือนก่อน +1

    Tua história de vida me fisgou. Todo seu processo que vc viveu, eu agora estou vivendo. Obrigado pela oportunidade de compartilhar sua experiência. OBRIGADO MESMO!

  • @Mont.avarez_
    @Mont.avarez_ 6 ปีที่แล้ว +58

    Comecei o meu mestrado esse ano. Tô super entusiasmada, mas tenho medo de não concluir, pois trabalho como professora é minha rotina na escola e super puxada. Mas tô na fé que vai certo 🙌

    • @lualunas935
      @lualunas935 6 ปีที่แล้ว

      Aline Tavares vc é de qual estado?

    • @Mont.avarez_
      @Mont.avarez_ 6 ปีที่แล้ว

      Paloma Ribeiro do Amapá.

    • @hgvwqfvytyvgyr3g3ghy
      @hgvwqfvytyvgyr3g3ghy 6 ปีที่แล้ว

      Vc ensina oq na escola? E foi difícil o processo pra entrar no mestrado?

    • @lucianarezendeoliv4897
      @lucianarezendeoliv4897 6 ปีที่แล้ว

      Força Aline!! :)

    • @alfabetizacaocriativa5787
      @alfabetizacaocriativa5787 5 ปีที่แล้ว

      Oi Aline .... Também sou professora e queria conversar com alguém que fez mestrado... Será que você poderia me esclarecer alguma dúvidas? Se sim eu ficaria imensamente grata.... Bjinhos...

  • @lorenacampos446
    @lorenacampos446 6 ปีที่แล้ว +22

    Parabéns pela coragem, Gabi!
    Tenho muita vontade de entrar no mestrado, mas às vezes eu fico pensado se é o que eu quero realmente agora ou é só mais uma pressão social.

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @rozannasales9040
    @rozannasales9040 6 ปีที่แล้ว +7

    Linda, linda. Minha experiencia com o mestrado não comunga com a sua, mas foi muito importante ouvir a sua mensagem sobre a coragem que reside em cada vez que dizemos um 'não', 'não' praquilo que aos do olhos do mundo é "o grande negócio da sua vida". Quem de fato sabe é você, quem conhece o seu tempo é você. Daí a importância das escolhas feitas com consciência, como você falou, e do auto conhecimento. Parabéns pela coragem, são mulheres como você que nos inspiram a continuar!

  • @Mrsviacelli
    @Mrsviacelli 6 ปีที่แล้ว +10

    Ah sua linda, que pontuações assertivas sobre o desistir e ficar bem consigo mesma. Parabéns por reconhecer e aplicar isto tão cedo na vida, pois eu ainda estou aprendendo.....

  • @wilmafelinto4602
    @wilmafelinto4602 6 ปีที่แล้ว +149

    O meio academico e muito competitivo, e muito a parte da realidade. Desisti logo apos a aprovacao. Nao me arrependo, fui para caminhos muito mais reais, a escola publica, e nao me arrependo.

    • @algenib29
      @algenib29 6 ปีที่แล้ว +9

      E podemos ser mestres e doutores e dar ótimas aulas para adolescentes que irão nos absorver...

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @mohana1128
    @mohana1128 6 ปีที่แล้ว +165

    O mestrado foi mt difícil para mim. Deixou traumas. Eu só não desisti pq recebia bolsa da Capes e dependia dela para sobreviver. Era minha única renda. Aí eu tinha que terminar a pesquisa de qualquer jeito. Mas não foi fácil.

    • @annyrodrigues2314
      @annyrodrigues2314 6 ปีที่แล้ว +13

      Hanna Ribeiro tô na mesma situação mas graças a Deus, prestes a defender. Doutorado? Nem pensar!

    • @trilhosculturaisdematogros3848
      @trilhosculturaisdematogros3848 6 ปีที่แล้ว +11

      Oi.. to na mesma... Sofrendo muito, querendo parar e fazer música. Entretanto tenho bolsa, como desistir?

    • @leonery8161
      @leonery8161 5 ปีที่แล้ว +6

      Eu tb passei pela mesma situação.Não desisti pq tinha bolsa, mas terminei o mestrado muito abalada emocionalmente, me sentia culpada por estar ali, m achava incapaz. depois que terminei minha forma de escrever ficou distorcida, não consigo escrever como antes.

    • @GabrielaLealPinheiro
      @GabrielaLealPinheiro 5 ปีที่แล้ว +7

      Parabéns a todos vocês. 👏👏
      Um vencedor não é aquele que consegue acumular títulos, e sim aquele que consegue sobreviver até o final apesar de tudo, tendo suado muito e alcançando seu objetivo merecidamente.

    • @anacarolinasantana1724
      @anacarolinasantana1724 5 ปีที่แล้ว +13

      Também só não desisti porque recebo bolsa e é minha única renda (moro em outro estado ainda por cima). Mas o mestrado me desencantou pra vida acadêmica. Mudei de projeto na metade do período e agora estou a seis meses de terminar, a duas semanas de qualificar e praticamente sem dados coletados. Mas o pior de tudo isso é a sensação de estar perdida na vida, sem saber mais quem eu sou e o que gosto e quero fazer nos próximos anos...

  • @danielledomingos5798
    @danielledomingos5798 6 ปีที่แล้ว +10

    Amei o vídeo Gabi. Tbm já tive que desistir de projetos e mta gente me julgou, chamou de louca, pq era o sonho delas. Eu, assim como vc neste caso, ñ tava disposta a superar o esforço e chegar ao ponto do sacrifício. Se a gente sofre, ñ vale a pena. E tudo depende do nosso momento. Vai chegar o seu tempo de focar no mestrado. Ou ñ. É mto bom poder mudar nossas prioridades. Bjo

  • @carlaroanita5337
    @carlaroanita5337 6 ปีที่แล้ว +6

    Olá Gabi, tudo bem? Gostei muito do seu vídeo. Gratidão pela partilha da sua experiência. Eu finalizei o meu mestrado. Mas, considero tudo que você falou muito pertinente. Estas situações na Academia me afetaram tanto, que não tive mais vontade de estar neste ambiente. Vi amigos desistirem e outros tantos ficarem doentes. Mas, persistir por uma paixão intensa a minha pesquisa. Hoje, você acredita que me tornei Coach (visão holística sistêmica ) e aliei os meus estudos do corpo para atender pessoas que querem permanecer nas suas pós-graduações de uma maneira leve, auto conhecendo-se , desenvolvendo sua inteligência emocional e desenvolvendo o poder da sua vontade para permanecer nestes ambientes que considero adoecido. Eu acredito intensamente no meu trabalho. Eu tive que fazer isso, foi mais forte que ser professora acadêmica. Eu me senti homenageando os meus amigos que não conseguiram finalizar. Meu empreendimento chama-se Realize Pesquisa. Sei que o tema do seu vídeo é a importância de desistir. E você foi muito assertiva. Temos que nos autoconhecer e saber quais as nossas prioridades, o que nos faz bem. Eu permaneci no mestrado, finalizei. Mas, descobrir a minha missão de vida, e estou muito feliz com o meu trabalho. Gratidão pelo vídeo e suas palavras.

  • @lucianagomessiqueira5522
    @lucianagomessiqueira5522 5 ปีที่แล้ว +9

    O nome disso é: maturidade. Capacidade de poder dizer e viver uma escolha, que nesse caso é abdicar de algo que não esteja totalmente funcional. Parabéns.

  • @linemelof
    @linemelof 6 ปีที่แล้ว +4

    Que vídeo mais lindo é emocionante! Tocou tanto meu coração. Precisava tanto ouvir isso! Desistir não é nada fácil, é preciso coragem. Inclusive para enfrentar todos os comentários e opiniões alheias que surgem em nossas vidas. Obrigada por ter dividido esse sentimento conosco, de repente eu me senti mais forte por saber que não sou a única. Obrigada Gabi! 😘

  • @barbaragarcia9940
    @barbaragarcia9940 6 ปีที่แล้ว +4

    Foi corajosa em desistir e seguir seu coração. Também sou jornalista e estou no mestrado. Sinto todas essas pressões mas ainda vejo muitos motivos pra continuar. Em um momento de crise, passei pra te ouvir e senti alívio. Gratidão 💙

  • @janainacarvalho7808
    @janainacarvalho7808 6 ปีที่แล้ว +32

    Olá Gabi! Imagino o quanto foi difícil desistir. Fiz mestrado trabalhando em uma outra cidade a 350 quilômetros de onde eu moro e trabalho. Foi realmente uma prova, chorei diversas vezes por me sentir burra, e acho que isso aflige muitas pessoas não só na pós graduação como na própria graduação. Eu também me sentia culpada por chegar em casa depois de um dia super cansativo do trabalho e não conseguir ter forças para sentar e estudar, concluir foi uma das coisas mais difíceis que fiz até hoje, mas valeu a pena dei aula para graduação trabalhando no meu outro emprego e realizei um sonho que eu tinha. Eu tinha planos de fazer doutorado mas como gosto de trabalhar na minha área e não me ver apenas trabalhando com pesquisa tempo integral achei que para mim não faria sentido toda abdicação que o doutorado exige. Espero que você consiga dar aula um dia é uma experiência que nos transforma! Força! Beijão

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @michelixavier5143
    @michelixavier5143 6 ปีที่แล้ว +33

    Esse vídeo mostrou que vc é muito humilde...Parabéns!!!!!

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @5090Leticia
    @5090Leticia 6 ปีที่แล้ว +23

    Quase eu choro... a gnt pd ver sua sinceridade... e com suas palavras eu fecho minha indecisão d fazer ou não mestrado esse ano... ao contrario d vc minha graduação tirando os amigos q encontrei no caminho sempre teve algumas situações horriveis e desanimadoras. E hj to terminando a graduação ainda n estou pronta pra dar meu sangue e suor na area academica d novo. Minha pilha ainda n está carregada o suficiente pra isso.
    Obg por me fazer ver por outra otica. Obg msm.

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

    • @nazareoliveira4927
      @nazareoliveira4927 2 ปีที่แล้ว

      Amei seu relato, me encorajou muito!

  • @nathfernandes71
    @nathfernandes71 6 ปีที่แล้ว +8

    Gabi, parabéns pela força! Tudo tem seu tempo e a gente precisa aprender a respeitar o nosso.
    Eu sinto uma prévia do seu relato ainda na graduação rs. Não tenho lá a melhor turma na faculdade, não só por discordar da opinião de muito deles, mas também pelo clima de competitividade que já tá por lá. Cada um por si sem divulgar as oportunidades de bolsas, estágios, projetos, pesquisas, etc. E não os culpo, afinal, é assim que o mercado de trabalho funciona.
    Eu adoro o que estudo e quero muito trabalhar na minha área, mas as vezes sinto também um ódio tão grande de ir para a faculdade e ter que lidar com o ambiente, o clima, os alunos, os professores.
    Muitas coisas me afligem na faculdade, muitas mesmas. A estrutura, burocracias sem fim, baixa autoestima intelectual, avaliações sem cabimento, cobranças, etc. A sensação de ser burra me acompanha dia sim, dia também. Que tristeza o fim das férias...
    Eu tenho muito gosto em estudar e penso em ingressar na pós porque além disso ser uma questão de remuneração na minha área, é também um prazer.
    Sou da UFF que nem você mas esse período estou no processo de transferência pra UFRJ justamente porque o ambiente me saturou.
    Enfim, não podemos esquecer que o ensino superior federal é um local de muito privilégio, mas só quem tá por lá sabe o cão que é.
    Mais uma vez, parabéns pela força, Gabi!! Nunca larguei um mestrado mas já larguei uma faculdade antes dessa, então imagino o quão conflituoso tenha sido essa decisão.

  • @anasanches9495
    @anasanches9495 6 ปีที่แล้ว +5

    Nossa Gabi, como te admiro por esses vídeos em que vc se expõe dessa maneira. É lindo te ouvir... é inspirador. Tenho certeza que vc será uma ótima professora. Td em seu tempo. Parabéns!!!

  • @suzancomz
    @suzancomz 3 หลายเดือนก่อน +1

    Que vídeo incrível. Eu tô a três dias de qualificar, e to passando mal, não de nervosismo, mas de muita tristeza, pq eu não quero fazer mais isso. Não quero mais esse título, terminei toda a execução do meu projeto, escrevi esse projeto chorando, minha primeira orientadora me fazia me sentir tão mal, que frases dela soam na minha cabeça até hj, sobre eu não ser capaz ou merecedora. E realmente me sinto assim, tenho vergonha desse título. Vou conversar com a minha nova orientadora sobre isso, talvez eu termine, talvez não. Mas ja estou no meu prazo final, para defender até agosto desse ano.

  • @CarinaFragozo
    @CarinaFragozo 6 ปีที่แล้ว +34

    Vídeo maravilhoso!

  • @denisecardoso95
    @denisecardoso95 6 ปีที่แล้ว +24

    Gabi, lindeza, parabéns pela coragem!
    Eu entendo bem tudo isso, o ambiente acadêmico é bem assim mesmo. Eu me senti uma perdedora quando eu desisti de entrar pra seleção de mestrado do ppg em História da UFMG esse ano. Eu percebi que já estava onde eu queria estar hoje, num emprego que eu AMO e que precisa de muita dedicação e muito tempo. Me senti uma perdedora por uns momentos, mas assim que tomei essa decisão *me senti mais leve* , como se os meus problemas fossem menores e um peso do meu ombro tivesse sumido.
    Você tem uma tattoo do Los Hermanos, né? Sabe a música "O Vencedor"? Ouvi ela em loop. Melhor sensação ❤
    Força e parabéns pela coragem.

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @thaysebatista1649
    @thaysebatista1649 6 ปีที่แล้ว +19

    Meu mestrado foi uma sequência de traumas, eu entrei pelo motivo errado (desemprego logo após formar) e desenvolvi vários problemas pscológicos. Eu encontrei um ambiente acolhedor, que me ajudou mas não resolveu o problema. Com isso, eu desisti da ciência por um tempo e tive o pior ano da minha vida (financeiro e pessoal), porém serviu pra refletir sobre vários aspectos, me fazendo entender muito sobre mim e reacendendo meu amor pela ciência. Ontem eu tentei a seleção de doutorado em um departamento diferente e com a seleção bem mais difícil e infelizmente não fui aprovada, e desde então estou tentando manter a cabeça no lugar e parar de me achar burra. Seu vídeo me ajudou a lidar com isso, por isso, mto obrigada!

    • @natalys5171
      @natalys5171 6 ปีที่แล้ว +1

      Entrei pelo mesmo motivo, e ainda estou me perguntando se foi correto. Estou no inicio, e a unica vontade é correr contra o tempo e me livrar logo.

  • @dayanarosa2079
    @dayanarosa2079 6 ปีที่แล้ว +11

    Perfeito, Gabi! Nunca tive muito isso, mas quero ter. Por ex, o MBA, q fiz tb na UFF, pouco depois do início eu já mostrava indícios de q ñ estava satisfeita, mas próximo do fim isso ficou muito evidente. Eu ñ gostava de nada lá, nada mesmo! P/ñ dizer nada, tive afinidade c/poucas pessoas e poucos professores e só. Meu marido dizia p/eu desistir, mas minha irmã e minha mãe, q era quem pagava, dizia concluir, mesmo ñ gostando, mas teria uma pós graduação. Foi terrível! Arrastei o curso até onde deu, entreguei a monografia no prazo final. Hj tenho o curso completo (apesar de ñ ter absorvido quase nada q foi ensinado) - ainda ñ dei entrada no diploma, mas concluí e isso não fez diferença nenhuma na minha vida, principalmente na profissional. Nunca + faço o q acharem q é bom p/mim, mesmo q a pessoa esteja bem intencionada; apenas se eu concordar.

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html,

  • @vanessazev
    @vanessazev 6 ปีที่แล้ว +4

    Desistir não é fácil mesmo Gabi, parabéns por ter prestado atenção em você e ter sido corajosa em encarar. Que você volte na hora certa e realize seus sonhos ❤😘

  • @kamilafagundes3775
    @kamilafagundes3775 2 ปีที่แล้ว +2

    Que voz maravilhosa e que dicção perfeita, realmente você é da área da comunicação mesmo e com certeza um dia você ainda será professora, pois, sabe explicar de uma maneira sensacional. Você é maravilhosa e vai alcançar todos os seus sonhos, e o que te define é a sua essência. Obrigada por compartilhar a sua experiência!

  • @instantecomdeus
    @instantecomdeus 6 ปีที่แล้ว +5

    Eu entendo você, e realmente é uma decisão difícil. Mas vale, muito mais ser feliz livre do que estar presa a algo que te faz sentir incapaz e baixar a autoestima. Você agiu bem. O que tiver que ser será no futuro.

  • @rozangelasouza1059
    @rozangelasouza1059 4 ปีที่แล้ว +2

    Gabi, faz um ano que estou no mestrado, além disso, eu trabalho em três escolas, mas senti as mesmas coisas que você, burra num ambiente hostil, de uma prepotência acadêmica que aos poucos começou a me fazer mal; pra piorar não quero mais trabalhar com o tema que eu escolhi; olho para o projeto de pesquisa e começo a chorar. Estou criando coragem para fazer a coisa certa, mas estou preocupada com o que os outros vão pensar...

  • @ClaudineiaAntunes
    @ClaudineiaAntunes 6 ปีที่แล้ว +13

    eu tb tive que desistir uma vez,não foi facil era o meu sonho, desistir da minha graduação de Ciências Biológicas duas vezes, pois não queria fazer o curso somente pelo diploma queria o conhecimento porem não estava conseguindo conciliar com o trabalho e estava ficando doente tentando dar conta, e precisava trabalhar pois a faculdade era paga e precisa tb conseguir meu sustento. 10 anos depois estou conseguindo fazer Graduação em Licenciatura em computação e estou curtindo cada momento.

    • @wanessaschmidt2709
      @wanessaschmidt2709 4 ปีที่แล้ว +1

      Também passei por isso. Desisti do bacharelado em ciências biológicas numa federal. Não foi fácil. Me senti fracassada por isso..

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @patriciamorais1389
    @patriciamorais1389 6 ปีที่แล้ว +20

    Nossa como eu estava precisando desse video!!
    Mesmo sem saber que precisava
    Me sinto uma fracassada o tempo todo.

    • @glauciagoncalves3009
      @glauciagoncalves3009 6 ปีที่แล้ว +1

      Patricia Morais não és e nem será a única.. Tá fácil não..

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @BTT245
    @BTT245 ปีที่แล้ว +3

    Não é só no brasil que acontece, sou português e aqui em Portugal a pressão é exatamente a mesma. Senti a 100% as palavras da Gabi, e de alguns comentários aqui presentes. Tive de desistir é muita pressão com os prazos, com os orientadores que nunca estão satisfeitos, muito pressão psicológica pela parte destes. Comecei a desenvolver novamente minha ansiedade e nervosismo, já náo aguentava mais, cada vez que pensava em fazer a tese, começava muito ansioso e nervoso e acabava por não conseguir fazer nada. Horas de lazer? Não conseguia aproveitar, sentia que era errado ter uma hora de lazer que fosse, pois não estava a trabalhar na tese. Tive de desistir porque não há nada nesta vida que pague a nossa saúde, seja fisica, seja mental. Não somos menos que ninguém por sabermos quando desistir.

  • @indaradasilva7612
    @indaradasilva7612 6 ปีที่แล้ว +5

    Parabéns Gabi, por sua coragem em desistir de algo que já não lhe fazia mais feliz. Use sua energia para correr atrás de outros sonhos! Olha só, tenho uma sugestão de música para você: Aquela Estação, da banda Nenhum de Nós. A canção tem tudo a ver com o momento que você está passando! Um grande abraço e fique com Deus.

  • @jessycacarolinerocharibas8247
    @jessycacarolinerocharibas8247 6 ปีที่แล้ว +7

    esse eh o primeiro video que assisto do seu canal e to emocionada! eu fiz mestrado em producao animal e terminei ano passado, totalmente esgotada,cm transtorno de ansiedade, frustrada, triste, foi a pior experiencia da minha vida, desde o primeiro dia na nova universidade nao me senti acolhida, o ambiente egocentrico de la me consumia, eu odiava aquelas pessoas, odiava qndo me perguntavam qntos artigos eu tinha publicado e toda essa pressao.. eu nunca me dei bem com a minha orientadora mas segui adiante, depois de 2 anos e 2 meses eu defendi e voltei pra minha cidade. Voltei mal, com inseguranca, ansiedade, demorei mais de 8 meses pra consegui um emprego pq nao me sentia capaz de fazer nada, me sentia inutil, burra, insegura... o mestrado acabou com a minha saude mental

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

    • @elidaleite4638
      @elidaleite4638 ปีที่แล้ว

      Jessyca como você está hoje?

  • @alinezuim
    @alinezuim 5 ปีที่แล้ว +6

    Senti a mesma coisa quando fui fazer mestrado. Exatamente esse ambiente hostil, competitivo, ninguém te ajuda, parece que todo mundo sabe o que você não sabe. Nossa...não quis mais não. Era totalmente diferente do que eu imaginava.

  • @diegocamelo9657
    @diegocamelo9657 5 ปีที่แล้ว +4

    Eu fiz mestrado e foram os anos mais angustiantes da minha vida kkk presenciei as diferentes sensações as quais você passou, e devido a minha “pouca idade” (26 anos) sofri muito preconceito pelo fatos dos demais ingressantes pensarem que eu não tinha direito de estar ali por ser muito novo, enfim, passei por essa fase e consegui vencer, também trabalhava na mesma época mas não julgo quem não quis continuar. Sempre devemos respeitar nossos limites, mas vale destacar que hoje me vejo uma pessoa muito mais madura psicologicamente.
    Grande abraço!

  • @su.silva2023
    @su.silva2023 6 ปีที่แล้ว +4

    Gabi sua linda, como foi revigorante esse vídeo.. desistir de algumas coisas não precisa ser o fim, pode ser começar outras coisas! E em relação a academia poderíamos viver "eternamente" na graduação...

  • @giseleluiz27
    @giseleluiz27 6 ปีที่แล้ว +54

    Desistir é tão difícil...é sofrido. Meu sonho é o Mestrado e em 2019 Mestrado aí vou eu!

    • @prof.amiltoncopertino1437
      @prof.amiltoncopertino1437 6 ปีที่แล้ว +1

      Pessoal estou coordenando cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Educação em Assunção com validação garantida pela UFBA e aulas presenciais uma vez por ano em janeiro de 2019 e janeiro de 2020. Investimento a partir de 400,00 reais mensais. Maiores detalhes podem me enviar e-mail: profamiltoncoach@gmail.com e no facebook: facebook.com/argumentonegociosonline

    • @JEANCARLOS-fk8si
      @JEANCARLOS-fk8si 5 ปีที่แล้ว

      Passa em um concurso público primeiro, porque vc não viverá de bolsa a tua vida toda

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @tatianealbuquerque7046
    @tatianealbuquerque7046 5 ปีที่แล้ว +4

    Nossa, era isso que eu estava precisando ouvir, sinceramente. Faz um mês que estou no mestrado (que não estava nos meus planos, mas acabei tentando por falta de opção, por estar desempregada) e estou sem foco, não pretendo ser acadêmica, e ainda não tenho certeza sobre o que irei pesquisar. O ambiente em sala é o mais hostil possível, é uma competição de egos, ninguém quer amizade, isso ficou claro. Eu sou uma pessoa que precisa se sentir bem no ambiente, e eu não estou disposta a passar por essa pressão. Já estou me sentindo inferior por não saber sobre teóricos específicos, por não comentar os debates em sala, etc. Não quero desistir pois sei o que essa "conquista" significa pra minha família... enfim, foi bom saber que o problema não sou eu hahahah

  • @lourdestenoriodias747
    @lourdestenoriodias747 6 ปีที่แล้ว +13

    Fui aprovada no mestrado esse ano, porem em outro estado.Fiquei muito feliz, no entanto, ao cursar 2 meses vi o quanto eh pesado.Pensei, refleti, vi o seu video e outros.Esperei passar essa angustia e ansiedade, mas nao passou, entao resolvi desistir.

    • @leticiafe3175
      @leticiafe3175 2 ปีที่แล้ว

      O mesmo ocorreu comigo. Passei no mestrado e acabei tendo que ir morar em outro estado. Tentei dar continuidade mas não deu. Decidi desistir

  •  6 ปีที่แล้ว +9

    Eu realmente precisava ouvir isso, você é MARAVILHOSA. Vai conseguir tudo no tempo certo! #Amoooo

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @carlosveiga8203
    @carlosveiga8203 6 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pela coragem. Suas palavras foram importantes para muitas pessoas.
    Você foi muito madura e guerreira nas suas escolhas.
    Certas coisas só vem ao tempo certo.
    Torço para que você seja muito feliz, independente de onde esteja.

  • @evelynymarques2251
    @evelynymarques2251 6 ปีที่แล้ว +1

    Acabou de ganhar um like e uma seguidora, me vi tanto em suas palavras... Já me senti fraca, incapaz e até menor do que outras pessoas. Até entender que na realidade eu era corajosa em simplesmente saber desistir! Obrigada pela msg. Beijos 😘

  • @danielespiridigliozzisanse4243
    @danielespiridigliozzisanse4243 6 ปีที่แล้ว +6

    Tudo que eu precisava ouvir hoje. Parabéns Gabi por ser essa pessoa maravilhosa.👏👏👏👏👏

  • @gipinheiro7240
    @gipinheiro7240 4 ปีที่แล้ว +1

    obrigada por compartilhar o vídeo conosco!! me sinto exatamente como você, estou no doutorado e perdi completamente a paixão e motivação pelo meu projeto, estou com depressão e ansiedade e a única coisa que me segurou ate o momento foi a bolsa!
    porém, temos q saber a hora de desistir e seguir em frente, temos que saber nos ouvir! hoje estou disposta a desistir e enfrentar a dívida da bolsa, com ctza a minha saúde mental e minha vida valem mto mais do que esse dinheiro!

  • @elianan.2524
    @elianan.2524 6 ปีที่แล้ว +27

    Vídeo maravilhoso! Estava precisando dessas palavras

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @pablosousa4348
    @pablosousa4348 4 ปีที่แล้ว +2

    Me identifiquei pra caramba com teu relato, Gabi! Acredito que já seja a terceira vez que assisto a esse vídeo e sempre faço uma autorreflexão de como foi a minha vida na pós-graduação, e aos poucos vou aceitando a ideia de ter desistido do título mesmo após a defesa. Da mesma forma eu também tive uma graduação com uma turma tranquila, unida, sem muitas desavenças. E acreditei que no mestrado não iria ser diferente. Ledo engano. Diversos problemas do mestrado aliado a outros pessoais me deixaram completamente desestabilizado. Entrei num quadro de depressão e tive que recorrer a medicamentos. Foram quase 3 anos bem tóxicos. Ao mesmo tempo que fico com um sentimento de culpa e frustração por ter desistido, também me vem a mente de que assim como você relatou, sobre se permitir abrir mão do que te faz mal. E assim eu fiz.. E no fim das contas, percebi que não valia a pena continuar. Hoje estou na segunda graduação, aos poucos me recuperando das sequelas da pós, porém não com a mesma pressão e angústia que eu senti por um bom tempo.

  • @aliciamallmann5954
    @aliciamallmann5954 6 ปีที่แล้ว +1

    Olá! Nossa, como é bom assistir seu vídeo e ver que isso que estava sentido não era exclusividade minha, obrigada pelo desabafo porque vc me ajudou e sair de uma crise em que eu estava gradativamente entrando.
    Iniciei meu mestrado numa universidade federal em fevereiro e mesmo não tendo feito tanto tempo tive a mesma impressão e sentimento que vc descreveu... Resolvi também desistir porque me frustrei, faço suas as minhas palavras, simples assim...
    Obrigada! Saber desistir é algo fundamental, saber lidar com essa culpa também, grata por suas palavras de conforto, por me fazer perceber que não estou errada em minha escolha, que o problema não é comigo.
    Te desejo muito sucesso!!

  • @marianavallegusmao9163
    @marianavallegusmao9163 2 ปีที่แล้ว +3

    Me identifiquei totalmente. Entrei no Mestrado 2 anos após formada na graduação. Sempre fui muito comprometida e estudiosa e meu problema não foi esse. Trabalhava e quando chegava em casa eu só queria descansar, mas ficava o tempo todo pensando que eu estava procastinando, mas não era procastinação e sim descanso. Minha saúde mental e minha autoestima estava tão abalada que várias vezes pensei em tirar minha vida, em desistir de tudo. Meu projeto tomou um rumo que eu me desinteressei totalmente, estava tudo tão ruim, mesmo eu tendo a oportunidade de fazer, acredito que aprendi muito, principalmente sobre os nossos limites. Dois dias antes de desistir eu chorei o dia inteiro, eu stava carregando um fardo tão pesado que não consegui levar a diante. Acredito que não comecei no tempo certo, ainda aquero fazer algum dia. Mas no momento em que eu estiver preparada e bem, quem sabe me dedicar especialmente ao Mestrado. Dou moral quem consegue levar o curso trabalhando, é muito difícil.

  • @CarolJuvenil
    @CarolJuvenil 6 ปีที่แล้ว +1

    Que bom que você soube ouvir a si mesma pra descobrir do que precisava no momento, Gabi. A vida acadêmica pode engolir as energias de uma pessoa completamente. Sucesso 💜

  • @yurisantos5813
    @yurisantos5813 5 ปีที่แล้ว +1

    Cara, eu acho muito válido teu desabafo por que ele acaba vozeificando outras pessoas. Vivi poucas e boas no mestrado, mas minha experiência foi muito tranquila, me entreguei verdadeiramente mesmo sem estar tão apaixonado pela pesquisa logo de cara. No fim tudo deu muito certo e defendi ainda antes do prazo. Caminho agora para o Doutorado e sei que terei muitos desafios, mas minha carta na manga e meu orientador maior nesse processo foi Deus, devo tudo a Ele. Venci por que Deus permitiu, sem a presença dEle nesses dois anos não teria conseguido mesmo passar por esses momentos de noites em claro e teorias super pesadas, colegas que não são tão colegas assim, enfim. Meu conselho é que qualquer um que caminhe essa trilhe, não deixe de levar Deus junto, garanto que será uma jornada de imenso aprendizado.

  • @AnaRamos-fc1ss
    @AnaRamos-fc1ss 5 ปีที่แล้ว +1

    Boa noite. Desisti do meu mestrado hoje e pelo mesmos motivo que você. Não me adaptei, perdi o gosto, não estou sentindo o mínimo de prazer, não está fazendo sentido nenhum pra minha carreira. Foi uma experiência que me ensinou em algum dado momento, mas não foi convincente pra me fazer ficar. Fiz 4 meses e tomei a decisão de parar de verdade e seguir algo que me faça feliz.

  • @suelen0610
    @suelen0610 6 ปีที่แล้ว +2

    Meu deus guria, que vídeo maravilhoso, parabéns!!! Comecei minha pós-graduação ano passado e estava super empolgada, porém, quando vi aquele tanto de gente tentando competir e mostrar que um é melhor que o outro me deu um desânimo, uma tristeza e aconteceu o pior... Perdi o interesse. Me vejo indo às aulas apenas porque preciso terminar o curso, e não porque quero aprender e isso pra mim é o pior! Me faz sentir um lixo! Penso em desistir todos os dias, mas todos me dizem para continuar... estou muito perdida, que sensação horrível... Ainda mais porque o emprego que tenho atualmente é aquele emprego "vou ficar só pra não ficar desempregada" e eu envio currículos e nada! Tá complicado viu, mas quero te parabenizar por ser tão corajosa, tu merece 😙

  • @verovieira
    @verovieira 6 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns! Você foi muito madura na sua decisão e como chegou a ela. Só com amadurecimento a gente reconhece o que realmente importa nos momentos que vivemos. Arrasou!

  • @TheLaisventura
    @TheLaisventura 6 ปีที่แล้ว +3

    Gabi adorei seu vídeo! Eu desisti do meu doutorado por um motivo parecido.. na verdade foi meu ex-orientador que me fez escolher entre o Dr ou o emprego... Foi uma situação bem ridícula numa relação que estava muito desgastada... No fim eu escolhi trancar..me sentindo muito mal por isso..agora estou bem... É como vc disse "onde não puder amar, não se demore"..

  • @fernandapires1815
    @fernandapires1815 6 ปีที่แล้ว +4

    Desistir também é uma forma de ser forte. Sinto afinidade com tudo o que você disse. 😘😍

    • @wff937
      @wff937 4 ปีที่แล้ว

      Gostei da frase.

  • @fuhbigbiufb
    @fuhbigbiufb 6 ปีที่แล้ว +5

    belo depoimento, muitas pessoas se depararam com esse mesmo problema que você e com crtz poucos tiveram coragem de tomar a atitude que você tomou

  • @gracianetavares6949
    @gracianetavares6949 6 ปีที่แล้ว +16

    Eu entendo muito bem isso! Sou engenheira civil e em 2012 entrei num mestrado mega difícil, passei por uma seleção de 5 etapas, me dediquei, fui aprovada e quando cheguei lá... foi horrível! Eu cursei quase 1 ano, mas não tinha tesão por aquilo. Tb trabalhava e o ponto definitivo pra minha decisão foi pq mudaram o horário de uma disciplina e eu mandei um email questionando a mudança. No dia seguinte uma das professoras me humilhou na sala de aula pq questionei algo q eles fizeram sem nenhum aviso antecipado. Foi o empurrão q minha coragem precisava p desistir. Eu não merecia ficar ali, num lugar q eu não gostava, com professores que não sabem ouvir e poem seus egos acima de tudo. Meu cabelo caiu, passei vários dias chorando, até q desisti. E foi a melhor escolha q fiz na vida! Passei uns anos p aceitar a ideia de fazer mestrado de novo, pq ainda era um sonho, e em 2016 entrei num dos melhores mestrados do Brasil na minha área. Tive q mudar de cidade, pedi licença do emprego e fui. Hoje estou aqui, defendo mês q vem, meu orientador é alguém q, mesmo reconhecido nacionalmente, me trata muito bem e estou muito feliz com a decisão que tomei!

  • @fernandajosaphat2017
    @fernandajosaphat2017 6 ปีที่แล้ว +9

    Gabi, vc tem uma inteligência emocional tão grande... ensina pra gente?!

    • @willian1544
      @willian1544 3 ปีที่แล้ว

      .,th-cam.com/video/M9aS5mCFLmE/w-d-xo.html

  • @wellingtonluiz3808
    @wellingtonluiz3808 4 ปีที่แล้ว +4

    O mesmo aconteceu comigo no Mestrado em Física, mas tudo me fez perceber que minha grande paixão é estudar línguas. Acabei de terminar o mestrado e fui aprovado no doutorado no instituto de física da USP, não to com a mínima vontade de fazer. Quero mesmo é estudar línguas.

  • @annasouza7519
    @annasouza7519 6 ปีที่แล้ว +6

    Show de bola seu depoimento! Parabéns pela coragem e pela sinceridade!

  • @alinespargoli1224
    @alinespargoli1224 6 ปีที่แล้ว +3

    Nossa, que video maravilhoso, Gabi! Obrigada por compartilhar isso com a gente, acho que cada pessoa tem pelo menos uma situação que passou exatamente pelo que você descreveu e é muito importante saber que não está sozinha! Precisava ouvir tudinho que você disse (:

  • @pgsm1992
    @pgsm1992 5 ปีที่แล้ว +2

    Obrigado por compartilhar sua história conosco, Gabi!
    É o primeiro vídeo seu que eu vejo e muita coisa ressoou comigo.
    Eu também larguei o mestrado mesmo com um grande desejo de pesquisar na área, dar aula, escrever artigos, e toda tarefa relacionada à pesquisa. No entanto, durante o mestrado, com dedicação exclusiva, e sem bolsa, vendo meus pais tendo que arcar com os custos de sustentar uma família com cinco pessoas, não consegui somente estudar sem poder me sustentar e ajudar em casa. Por isso arrumei um emprego e não fui capaz de conciliar o trabalho com o mestrado.
    O sentimento de se sentir burro durante o mestrado, infelizmente ainda persiste comigo. Ainda mais quando vejo ex-colegas que concluíram o mestrado -- aparentemente sem problemas -- estudando/trabalhando no exterior e com grandes perspectivas (o velho problema de se comparar com os outros 😔).
    Infelizmente minha experiência durante a graduação também não foi boa. Sempre tive problemas com a ansiedade e durante minha graduação o problema só se agravou. E durante o mestrado nem se fala. kkkk
    Espero um dia poder retornar e me dedicar à pesquisa.
    Fico muito feliz de ver que você tomou esta decisão em prol do seu bem-estar mental e felicidade!
    (Ainda estou tentando 😅)

  • @thainagomes5905
    @thainagomes5905 6 ปีที่แล้ว +5

    Nossa, que emocionante Gabi, super me identifiquei. Desisti depois de dois cursados de um curso super legal, do qual eu admirava muito, mas que não era pra mim, no fundo não me via na pratica do dia a dia da profissão, me condenei a cursar por ser bolsista, e ouvir muita gente dizer, " você vai desistir? essa vaga poderia ser de alguém".. mas por fim sai, me sentindo fraca, incompetente, esse ano vou voltar pra universidade, em um curso que me identifico, mas mesmo assim o trauma me dá um friozinho na barriga, enfim.. super me identifiquei com seu vídeo! Obrigada

  • @MelissaArt
    @MelissaArt 3 ปีที่แล้ว +2

    Gostei muito do seu depoimento aberto sobre esse assunto! Também me formei em jornalismo e meu maior arrependimento foi não ter trancado a faculdade quando estava mal, abandonei as aulas e reprovei em várias disciplinas por falta e nota, depois levei mais dois anos para conseguir concluir o curso. Todo mundo precisa entender que tem tempo para tudo e não tem motivo para a gente se cobrar tanto, né! Obrigada pelo vídeo ^^

  • @raysalemos9787
    @raysalemos9787 3 ปีที่แล้ว +1

    Esse vídeo resume muito o que tô sentindo. Vc foi muito didática e acertiva. Eu tô no meio das análises. Já tranquei por uns meses. E nada mudou. O desânimo, a angústia a culpa. Mesmo depois de tanta terapia, medicações. Agora mudei toda a vida. Durmo às 8 hrs de sono. Faço exercícios. Como bem. Yoga. Medito de vez em quando. A vida melhorou, mas o peso de tudo que o mestrado me trás não. Tentei desistir várias vezes já. Me reunir com coordenador. Com meu orientador. Com tudo. E não deu certo. Acabou que não tive essa coragem de desligar de vez. Perdi todo esse ânimo, eu sou bem parecida com vc, de dar o máximo de si. De me esforçar e tals. De gostar de vê o que eu fiz. Mas o mestrado em nenhum momento me fez bem, só tô esses sentimentos que vc já disse. Enfim, eu parei tudo, trabalho e vida, pois irei terminar. Falta bem pouco agora. Enfrentei tudo e é muito difícil. Penso até em um doutorado, mas não no Brasil. O ambiente é doente. Os professores e os programas de pós só desestimulam e adoecem os pesquisadores. E o pior, eu não tenho bolsa. Meu projeto não tem bolsa. Estamos no meio de uma pandemia, eu mais de 1500 km longe de casa. Um pai idoso. Ansiedade e depressão. Todo esse sentimento do mestrado me trás sensações de outro momento abusivo da minha vida. e isso deixa ainda mais dolorido. Tiveram muito aprendizados, o maior deles é. Eu não sou nada disso. Nada que eles querem que eu sinta. Ou seja. Não sou essa tristeza, incapacidade ou invalidez que tentam me enfiar de guela abaixo. Vamos seguindo, que bom que tomou essa decisão. Sei que tem quase 4 anos do vídeo. Mas vc ainda inspira muito. Obrigada por compartilhar 🥰

  • @neidegomesdasilva4859
    @neidegomesdasilva4859 6 ปีที่แล้ว +1

    Obrigada por compartilhar Gabi. Me senti exatamente como vc quando desisti da Pós, me sentia burra incapaz e desestimulada com o curso que queria tanto fazer, a culpa o sentimento de impotência...gratidão eterna por me lembrar que, pra tudo na vida ha um tempo determinado e que colocar amor no que se faz é o que nos trará um bom resultado!!

  • @alineamorim6037
    @alineamorim6037 6 ปีที่แล้ว +7

    Extremamente importante esse vídeo! Obrigada por sempre acrescentar algo às nossas vidas! ♥️

  • @fernandalopescoimbracardos62
    @fernandalopescoimbracardos62 8 หลายเดือนก่อน

    Sim. Eu te entendo perfeitamente, faço suas palavras minhas palavras tbm! Concluí meu mestrado,mas tbm passei por tudo isto. Bom ver que tem pessoas que compartilham os mesmos sentimentos que o meu. Mas meu orientador foi muito sensível e me ajudou bastante e me fez ver a bagagem que não enxergamos e foi sendo construída ao longo desses 2 anos. Mas desistir tbm é legítimo! E bola pra frente!

  • @variavelindependente5373
    @variavelindependente5373 5 ปีที่แล้ว +3

    Tenho muita vontade de abandonar o mestrado, abandonar a vida de estudante e de professor e ir trabalhar de auxiliar de produção em uma empresa. Nem que ganhe R$1.200,00 mensais. Sou professor de matemática e faço mestrado em matemática e tenho a melhor nota da turma a turma é muito legal. No entanto, meus colegas não sabem que na escola onde trabalho quase todos os dias eu me estresso aos limites, todo dia tem encrenca comigo, com a coordenação, com os alunos, com os pais estou a ponto de explodir. Apesar de ter um bom desempenho na matemática, eu acho ela totalmente inútil, não sei porque obrigam todos aprenderem essa matéria que é tão específica a partir do sétimo ano do Ensino Fundamental. A menina do vídeo tinha um bom emprego e estava indo mal no mestrado, eu estou indo bem no mestrado mas terrível no emprego. Ela se sucedeu melhor, pois abandonar o mestrado não implica em quase nada, mas abandonar o emprego e ficar desempregado e sem profissão é muito pior.

  • @evaldomacau970
    @evaldomacau970 5 ปีที่แล้ว +2

    Evaldo Macau
    12 minutos atrás
    Olá Gabi, é a primeira vez que estou vendo um vídeo do seu canal e de um assunto que tem me perturbado muito essas últimas semanas. Comecei um mestrado logo após a residência médica na mesma instituição, uma das mais importantes do Brasil. Dois fatores tem me dificultado muito em persistir na pós-graduação. Eu já era médico concursado em uma fundação municipal de uma capital do nordeste, e no momento estou fazendo carga horária especial para conseguir conciliar com o mestrado, e estava conseguindo, apesar dos custos de deslocamento, etc, mas o salário compensa e cobre os custos com folga. Acontece que há poucas semanas fui convocado em um concurso público para um hospital universitário federal na mesma capital nordestina, o que eu nem estava esperando em ser tão rápido e isso tem pesado muito em continuar o mestrado ou não, porque a carga horária é incompatível. Além disso, estou me sentindo também um péssimo aluno, não consigo acompanhar as leituras, não tenho tempo nem foco agora para segui no mestrado. Infelizmente estou entre duas oportunidades muito especiais, mas acho que terei que optar pelos meus empregos. O duro é desistir de algo tão importante, estou pensando em trancar por 2 semestres para ver como as coisas se desenrolam.