FACULDADES PÚBLICAS: O QUE NINGUÉM TE CONTOU

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 17 เม.ย. 2017
  • Compre livros no link e apoie o Cabine:
    • amzn.to/2oj1nOt
    Camisetas Chico Rei:
    • goo.gl/u1S7uN Cupom: CABINELITERARIA10
    Nossas redes:
    • Twitter: / cabineliteraria
    • Instagram: / cabineliteraria
    • Facebook: / cabineliteraria
    • Para anunciar com a gente: anuncie@coisadelivreiro.com.br
    • Para mandar algo para nós:
    Danilo Leonardi
    CAIXA POSTAL 76903
    CEP 07113-970
    Guarulhos/SP
    Você está no canal Cabine Literária, literatura com personalidade.
    INSCREVA-SE: bit.ly/AssineOCabine
    Site: cabineliteraria.com.br
  • บันเทิง

ความคิดเห็น • 956

  • @estouemtodos4189
    @estouemtodos4189 5 ปีที่แล้ว +839

    Relaxa gente, no final todo mundo morre.

  • @ToySoldierBR
    @ToySoldierBR 7 ปีที่แล้ว +740

    A universidade está cheia de PESQUISADORES... faltam PROFESSORES.. e SIM... professor deve ensinar e não jogar o aprendizado SOMENTE para o aluno... cansei de pegar disciplinas onde quem dava aula eram os alunos através de seminários...

    • @arianebarbosa5893
      @arianebarbosa5893 7 ปีที่แล้ว +88

      Felipe Dias Verdade. Estou chegando no final do meu curso e em 90% das disciplinas tive aulas com pesquisadores que odeiam dar aulas.

    • @xdiver01
      @xdiver01 5 ปีที่แล้ว +35

      Exatamente Felipe, como são funcionários públicos "tem que (são escalados para) dar aula também" mas não gostam como disse a Ariane, e só o fazem por obrigação.Resumo,quem perde são os alunos.

    • @luizclaudio583
      @luizclaudio583 5 ปีที่แล้ว +38

      Cara, você disse tudo! Esse pessoal odeia dar aula e orientar! Eles adoram viajar para participar de congressos e escrever artigos, mas só isso! Aliás, é por isso que muitas universidades têm que contratar professores assistentes e substitutos exatamente para cobrir esses "professores"!

    • @dihogo2023
      @dihogo2023 4 ปีที่แล้ว +9

      Na estacio onde estudo, as aulas presencial sao muito boas e realmente o professor faz juz ao curriculo eu nao sinto dificuldade na parte de calculo, agora e claro a internet tambem ajuda e a biblioteca e a maioria dos professores tem doutorado e uma otima metodologia de ensino na engenharia na parte de calculo, agora e claro nem tudo sao flores as materias online ao meu ver não são tão boas e me sinto um pesquisador ja que suporte online e bem fraco, espero que melhore ja que daqui a 2 semestre vou chega na materias especificas.
      Bom tambem que os professores sao avaliados por semestre se nao tiver um bom redimento e pega nota baixa e demissao. Com esse semestre tive que trancar amigos de la esta com aula online e nao sei se professor da aula ao vivo.

    • @driggou
      @driggou 4 ปีที่แล้ว +15

      Pesquisador que não pesquisa poha nenhuma né

  • @JoySantiago
    @JoySantiago 6 ปีที่แล้ว +428

    Minha experiência em uma pública: Sou graduanda em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vivenciei no 1 ano que passei lá todos esses problemas: grade bagunçada por conta de greve, professores que falam com os alunos como se estivessem defendendo uma tese, infra estrutura péssima e principalmente as diferencias sociais entre os alunos de camadas mais baixas que não tem referência de mundo, não tiveram uma educação adequada no ensino médio e mal tem dinheiro pra pagar o ônibus quanto mais o material de tático (na minha primeira semana de curso gastei R$ 500,00 de material), e os alunos de camadas mais altas, que falam mais de um idioma, estudaram em bons colégios particulares, tem grande bagagem cultural e não precisam se preocupar em fazer outra coisa senão estudar.
    Pra mim foi muito difícil, apesar de no meu curso ter professores realmente interessados em ensinar e com a didática variada. Mas a carga horária e a exigência é muito intensa o que faz com que só quem consiga dar conte de tudo seja a galera da faixa alta como eu citei (e mesmo assim aos trancos, barrancos e muitas lágrimas).
    As universidades tem ganhado muito com as cotas e ações afirmativas, no entanto esquecem que não é só permitir que os alunos ingressem nos cursos, mas permaneçam nele. Não há vagas na iniciação cientifica pra todo mundo, não há bolsas de permanência suficientes (aqui incluo permanência, alimentação, aluguel, vaga nas repúblicas etc) e a maioria dos cursos tem carga horária de mais de 9 horas/dia, sem contar os trabalhos. Fica difícil de acompanhar: não há tempo pra trabalhar, e a não a bolsa pra te ajudar a se manter.
    Eu infelizmente não consegui resistir e acabei trancando o semestre pra poder trabalhar. Estou tentando juntar dinheiro pra poder retomar o curso, só não sei quanto tempo vou conseguir, já que só posso trancar o semestre 3 vezes e duvido muito que conseguirei em 1 ano e meio o suficiente pra bancar mais 4 anos de faculdade.

    • @ericavila431
      @ericavila431 6 ปีที่แล้ว +35

      Joyce Santiago imposto continua sendo roubo , eu não quero pagar para marmanjo fazer faculdade , os pobres pagam para os ricos , tem que privatizar TD mesmo

    • @ericavila431
      @ericavila431 5 ปีที่แล้ว +15

      @@guilherme5035 "se toca , para de chupar nando moura e mbl" - Nando Moura e MBL são contra o respeito a propriedade , ambos já declaram a favor de imposto com o mesmo argumento que vc acabou de usar , "imposto é necessário e Vital para o estabelecimento da ordem social" , - não simplesmente não é , imposto não é lastreado em demanda , imposto é uma espécie de roubo aceitável socialmente , não deixa de ser roubo , logo é ir contra a vontade real do indivíduo roubado , isso chama se desordem , dizer que a sociedade merece ser roubada para funcionar simplesmente não faz sentido algum , "se a faculdade não tem pobre isso não é culpa de imposto" - sim , é culpa ... Impostos e regulação atrapalham a criação de novas universidades , atrapalhando a oferta , os preços tendem a subir , a demanda só aumenta , mais gente atualmente demanda por faculdades , eu não irei fazer faculdade , pq eu tenho que pagar pra quem irá ? Pq tenho que pagar ? Não faz sentido , isso gera distorção do mercado , de recursos escassos já que eles são alocados de maneira política , não lastreada em oferta real ou poupança real , "se não quer pagar imposto casa do país e funda seu próprio país"- a minha propriedade está aqui , ninguém além de mim tem direito nenhum sobre ela , estado nenhum tem essa legitimidade de mandar na propriedade privada alheia , ele o faz via violência estatal

    • @JoySantiago
      @JoySantiago 5 ปีที่แล้ว +109

      [Update] Retomei meu curso esse semestre, mas obviamente, não consegui juntar o dinheiro suficiente para o curso todo. Agora é correr atrás de conseguir um estágio ou bolsa de pesquisa antes da poupança acabar! Mas não vou desistir. Vai ter favelada na universidade SIM!

    • @diasphablo
      @diasphablo 5 ปีที่แล้ว +35

      @@JoySantiago estou na mesma que a sua. Estou na UFRRJ em um curso só dá elite já pensei por milhares de vezes em voltar pra casa porque infelizmente não tenho como me manter aqui. Meu maior medo? Me formar e não consegui trabalhar nesse país de merda.

    • @luansousa3235
      @luansousa3235 5 ปีที่แล้ว +16

      @@JoySantiago oi, tô no terceiro ano do ensino médio e tenho tipo um bilhão de dúvidas pro futuro (como acho que todo mundo na minha idade tem), quero muito fazer faculdade federal porque não tenho condições de bancar uma particular e na minha cidade as particulares são muito mal colocadas em rankings que ajudam na hora do currículo. Poderia me tirar algumas dúvidas? Que tipo de material é exigido na pública? Pq vc n conseguiu as bolsas de moradia e similares? Ahhh agradeço mt

  • @thaleshandjsy4134
    @thaleshandjsy4134 4 ปีที่แล้ว +100

    Bom posso falar sobre o assunto pois já passei por um faculdade Federal e uma particular. Primeira observação: me surpreendi quando sai da Federal e ingressei na Particular e notei que as pessoas lá, em sua maioria, são muito mais humildes e trabalhadoras que na pública, elas geralmente pagam o curso com seu dinheiro suado e sonham em conquistar algo na vida. Na Federal, quase todos os colegas eram brancos, ricos e de família tradicional. Não estavam nem aí, nos primeiros anos só pensavam em balada e barzinho. Segunda observação: eu detestei cada professor (a) que tive na Federal, não tive um que realmente gostei, não posso dizer que na Particular tive professores excepcionais porque não tive tbm, mas que eles geralmente tinham muito mais força de vontade de se comunicar e tentar entender as necessidades do aluno isso não posso negar. Terceira observação: na Federal enfrentei 2 greves, isso abala um pouco a sequência do curso, coisa que jamais aconteceu na Particular. Quarta observação: a estrutura é arcaica na faculdade Pública, parece que não evolui, a Particular por outro lado precisa sempre se atualizar pra não perder mercado. Sexta observação: a burocracia na faculdade Pública é absurda, tem coisas que aconteceram que até hoje me pergunto o motivo, enquanto que na Particular tudo é mais simples, estágio, trabalhos, notas, etc, não são entraves. Enfim, era isso que tinha pra falar, eu terminei ambas as graduações, mas não teria feito a Federal caso tivesse entrado na Particular primeiro. Não vou citar as faculdades, mas são de grande renome no Sul do país.

    • @emersongamaado9178
      @emersongamaado9178 4 ปีที่แล้ว +7

      Vi os piores dos piores dos piores alunos entrarem em faculdade particular. Os melhores alunos, os nerds, os esforçados entraram na pública.

    • @annw99
      @annw99 3 ปีที่แล้ว +10

      @@emersongamaado9178 cara vc ama faculdade publica ne

    • @wellingtoncarvalho7023
      @wellingtoncarvalho7023 ปีที่แล้ว +2

      Na Federal a carga horária é muito maior, correto?

    • @professoragrazielyalmeida7095
      @professoragrazielyalmeida7095 ปีที่แล้ว +1

      Exato.

  • @preisufmg
    @preisufmg 6 ปีที่แล้ว +64

    A Universidade não tem como missão única formar profissionais. O desenvolvimento científico e a inovação tecnológica deveriam ser um foco essencial também.

    • @Soreign_
      @Soreign_ 5 ปีที่แล้ว +6

      Eu concordo.

    • @matheustirabassi7870
      @matheustirabassi7870 3 ปีที่แล้ว +6

      sem desenvolvimento cientifico e inovação não há crescimento do país

  • @felipedesouzahenriques2753
    @felipedesouzahenriques2753 3 ปีที่แล้ว +63

    O mal da faculdade pública(em exatas pelo menos) não te prepará nada pro mercado de trabalho, falo por experiência.... estudei muito, dedicação de domingo a domingo até nas férias, obtive um bom cr e quando fui procurar estágio era como se eu não tivesse feito nada nos últimos anos... No mundo real é bem diferente do mundo acadêmico.

    • @willalves98
      @willalves98 2 ปีที่แล้ว +2

      E você se formou em qual graduação?

    • @AgostinhoSEP
      @AgostinhoSEP ปีที่แล้ว +4

      Acredito que isso serve para todas as faculdades de todos os cursos(claro que estou generalizando)
      A melhor forma de se preparar pro mercado de trabalho é com os estágios. Ir aprendendo na prática, na marra

    • @danieledominguezkali3860
      @danieledominguezkali3860 ปีที่แล้ว

      Como assim?

  • @Dandiquel
    @Dandiquel 3 ปีที่แล้ว +73

    É melhor trabalhar ganhando pouco com algo que goste, do que trabalhar com a força do ódio em algo que você está apenas pelo dinheiro. ✨

    • @joaohfelix
      @joaohfelix 3 ปีที่แล้ว +8

      E se é algo que você gosta, provavelmente você irá se destacar, e se destacando, você vai ganhar bem mais que 90% dos seus “colegas” de profissão.

    • @genecicordeirodossantosjun5037
      @genecicordeirodossantosjun5037 3 ปีที่แล้ว +19

      Acho que depende muito, temos que ser realistas tbm.

    • @its_gabs
      @its_gabs 2 ปีที่แล้ว +1

      aí vc acordou

    • @user-cq8qo3by3w
      @user-cq8qo3by3w 11 หลายเดือนก่อน

      ​@@its_gabsbem isso kkkk povo acha q trabalha com oq gosta é bom

    • @user-cq8qo3by3w
      @user-cq8qo3by3w 11 หลายเดือนก่อน

      ​@@joaop10ne, dinheiro em primeiro lugar

  • @ROMULOBENICIO
    @ROMULOBENICIO 6 ปีที่แล้ว +283

    Brasileiro gosta de título. O diploma da federal vale mais. Não importa se é bom aluno. Entre o da federal e o da paga, fica o da federal. Preconceito, sim. Também fazemos isso, para 90% das pessoas, quem não é formado em, por exemplo, inglês, não sabe inglês, pois não tem o diploma. Confere? logo, quem tem o diploma saberia muito? entende? e entre os que tem diploma, Jamais se equipararia um graduado de uma federal e de uma faculdade Particular. Brasileiro curte título.

    • @JeanCarlosabc123
      @JeanCarlosabc123 6 ปีที่แล้ว +12

      ROMULO BENICIO É bem por aí!

    • @corpsebraide422
      @corpsebraide422 6 ปีที่แล้ว +39

      Brasil curte título e por isso que roubar sai no lucro. Pensa, se eu entrar numa faculdade paga, pois o curso que eu quero não tem na UNICAMP, logo... Roubar sai no lucro, porque se eu me matar de estudar, para ser notado, mas não importa o importante é ser da Unicamp, então a criminalidade vai subir. O brasileiro deveria abrir e incentivar para qualquer educação, porque tudo é válido.

    • @miguelhenrique77
      @miguelhenrique77 5 ปีที่แล้ว +43

      Trabalho em um rh a ordem do meu patrão foi nao contratar ninguém da federal, o motivo foi uma palestra que ele foi na unesp e viu a maconhada e baderna kkkk

    • @amandaribeiro3635
      @amandaribeiro3635 5 ปีที่แล้ว +37

      eu faço faculdade em uma federal e posso te afirmar que não é bem assim, não é à toa que as universidades públicas brasileiras tem tanto nome FORA do Brasil. Pensa que pra um cara/mina ter que lidar com professor no nível que o moço do vídeo falou (o que infelizmente não é raro), essa falta de estrutura e dificuldade louca pra passar nas matérias você acaba tendo que aprender a lidar com muitas coisas que um cara de uma particular não precisa (se um professor reprova metade da sala é mandado embora, o material é todo traduzido pra sua língua, a matéria é dada com foco no curso que você está fazendo...), e torna o cara da pública um tipo de profissional diferente do cara que fez uma particular. Não é desmerecendo quem faz particular, mas se entram 100 e saem 10 todo ano (sendo que tecnicamente é mais facil de se manter lá já que é de graça), não acho que esses 10 aí conseguiram alguma coisa só pela cor do diploma ^^

    • @gabrielassis2329
      @gabrielassis2329 5 ปีที่แล้ว +18

      @@amandaribeiro3635 Se entram 100 e saem 10, por que a estrutura de ensino não muda pra que passem a sair 100 de 100? será que o problema está no aluno que luta por seus estudos ou está nos professores e na estrutura pública de ensino superior?

  • @ViajandocompapeletintaAnaPonce
    @ViajandocompapeletintaAnaPonce 7 ปีที่แล้ว +333

    A famosa crise de DOUTORITE, tive um problema assim com uma disciplina, a professora tinha MUITO, muito conhecimento sobre o assunto, mas tinha acabado de chegar do doutorado, e ela não tinha uma linguagem acessível aos alunos. Resultado foi um desastre, de 50 alunos apenas 5 passaram :(

    • @arianebarbosa5893
      @arianebarbosa5893 7 ปีที่แล้ว +66

      Ana Claudia Ponce Fora que a maioria não é professor de verdade né. Fazem bacharelado, mestrado e doutorado porque gostam de ser pesquisadores. Mas, como por aqui não há tantos institutos de pesquisa essas pessoas precisam prestar concurso para Professor Universitário para poderem continuar pesquisadores.

    • @xdiver01
      @xdiver01 5 ปีที่แล้ว +14

      @@arianebarbosa5893 Exatamente, é isso mesmo.

    • @thalitamiranda2756
      @thalitamiranda2756 3 ปีที่แล้ว +2

      Minha vida infelizmente.

  • @Fernandakaleip
    @Fernandakaleip 7 ปีที่แล้ว +177

    Eu vivi os dois mundos, me formei em uma Universidade particular e hoje faço mestrado em uma federal e tem seu lado bom e lado ruim. Meu programa de mestrado é um dos que mais tem estrutura, possui uma ligação com outra gigante federal então nosso acesso a equipamentos é excelente. Tive aulas com professores super inteligentes mas que não tem didática, coisa que tinha na particular também!
    Conheço pessoas que são doutores em públicas e estão desempregados e colegas de graduação que não conseguem sequer trabalhar na área. Infelizmente nada é perfeito 😅

    • @113catrina
      @113catrina 6 ปีที่แล้ว +2

      Qual o curso?

    • @thamyresmariano5182
      @thamyresmariano5182 5 ปีที่แล้ว +15

      Sim, o pessoal acha que falta de didática é exclusiva de pública. Eu to concluindo Relações Internacionais em uma particular e tive um tanto professor bosta

    • @thamyresmariano5182
      @thamyresmariano5182 3 ปีที่แล้ว +1

      @Pedro já me formei kkkk

    • @bLue_Vii
      @bLue_Vii 2 ปีที่แล้ว +3

      @@thamyresmariano5182 Qual faculdade vc formou? Tb quero fzr RI mas tenho mt dúvida entre a faculdade pública e particular

    • @thamyresmariano5182
      @thamyresmariano5182 2 ปีที่แล้ว +2

      @@bLue_Vii foi particular aqui no DF

  • @gabiiceschin
    @gabiiceschin 7 ปีที่แล้ว +48

    Minha tia fez puc campinas e unicamp, e ela sempre fala o quanto ela prefere a puc, segundo ela os prof tem muito mais didática, a infraestrutura é melhor e é mais organizada. Ela disse que prefere os filhos dela na puc ao invés da unicamp.

    • @Music38384
      @Music38384 4 ปีที่แล้ว +4

      em qual área? porque na área de humanas, eu achei a unicamp muito didática..na pucc, acredito que os cursos mais tradicionais sejam muito
      bons, mas cursos novos nem tanto

    • @panicoterror996
      @panicoterror996 2 ปีที่แล้ว

      @@Music38384 não dá pra concorrer com a Harvard Brasileira kkkkk

    • @panicoterror996
      @panicoterror996 2 ปีที่แล้ว

      Vai pro Insper que tu vai ver como é estudar com os astronautas kkkkkk

  • @lucasjose20
    @lucasjose20 7 ปีที่แล้ว +539

    A Universidade pública na teoria é sim algo ótimo, porém na prática acaba por ser muito elitista, tanto para entrar como para se manter lá...E também muitos pensam nesse tipo de faculdade apenas pelo status e tals..

    • @milenebrito5048
      @milenebrito5048 7 ปีที่แล้ว +5

      Lucas José
      Sim

    • @JoySantiago
      @JoySantiago 6 ปีที่แล้ว +115

      Com as cotas e o Sisu, a parte de ser elitista tem melhorado. Um colega do meu curso começou uns anos atrás, trancou e retornou agora, pós leis de inclusão e conta que até o clima na universidade mudou, pra melhor. O que acontece agora é que a gente começa a esbarrar nas realidades diferentes: enquanto tem gente que lê Nietzsche desde sempre e faz citações de Foucault nas discussões de classe, tem gente que mal teve aulas aulas básicas no ensino médio dos colégios públicos, e ai os professores usam o cara que estudou em escola particular, só se dedica aos estudos (porque os pais podem ajuda-lo financeiramente) e já viajou x vezes pra Europa como parâmetro, e ignora aquele fulaninho que passou na universidade porque fez cursinho de sábado porque trabalhava o dia todo na semana, e ainda tem que trabalhar pra poder bancar a casa e os materiais didáticos. E aí continua o ciclo, só que agora o esforço é pra se manter lá e no mesmo nível de todo mundo.

    • @Yan6648
      @Yan6648 6 ปีที่แล้ว +19

      Joyce Santiago super concordo, mas pelo menos aqui no MT , cursos muito concorridos como medicina só tem filhinho de papai

    • @thiagosouzadrecksler9220
      @thiagosouzadrecksler9220 6 ปีที่แล้ว +15

      Joyce Santiago Como eu digo,o que vale nesses casos é o conhecimento do próprio estudante, não é pq um estudante tem uma "condição melhor" que ele tb deva ser desmerecido,as experiências que esse cara passou também são válidas, agora o que se deve cobrar é que os professores ajudem os estudantes sem conhecimentos necessários para tal assunto,fazer algumas aulas extra curriculares com algum conteúdo considerado básico para estudantes que não o dominam, conteúdos estes necessários para as demais aulas. Não é através dessa perseguição que se conseguirá resolver essa pauta.

    • @Tomaspetrovitz
      @Tomaspetrovitz 6 ปีที่แล้ว

      Renat0 Nasciment0 exato

  • @thulsa_doom
    @thulsa_doom 4 ปีที่แล้ว +11

    É muito simples: *possuir* o conhecimento não necessariamente saber *transmitir* o conhecimento.

  • @OtakuBrian
    @OtakuBrian 7 ปีที่แล้ว +360

    A situação das instituições públicas é sofrível atualmente... Pelo menos na maioria.
    Ralei bastante pra conseguir entrar na "teoricamente" melhor universidade pública que pudesse, já que pagar uma privada estava fora do alcance da família, e só o que encontramos é decepção.
    Aulas com especialistas que se transformam em monólogos monótonos e desinteressantes (como um cara tão renomado e com tantos livros publicados pode dar uma aula tão bosta??)
    Você anda pelos corredores do hospital e sente pavor da decadência do prédio, teme pelos pacientes
    Currículo desinteressante, monótono, desatualizado, frustrante.
    Infelizmente, é o que tenho oportunidade de fazer. Caso tivesse condições, pagaria 6 a 10 mil reais de mensalidade para cursar uma faculdade decente sem pensar duas vezes.
    E sim, continua um ambiente elitista, mas bem menos que antigamente. O sistema de cotas e as ações afirmativas estão fazendo um milagre quanto à democratização do ensino para as camadas menos abastadas da sociedade.

    • @insights593
      @insights593 6 ปีที่แล้ว +40

      1- O estado burocratiza a abertura de faculdades, favorecendo monopólios através do MEC. O resultado são preços elevados, pois não há concorrência leal.
      2- As universidades são escravas do MEC e de outras gangues estatais manipuladas por partidos, que focam apenas em se reeleger.
      3- Oferecem migalhas à população e eles agradecem, quando na verdade deveriam se revoltar.
      Curso superior virou tendência de bons empregos em vez de estimular a criação de novos conhecimentos e de empreendedorismo.
      Faculdade hj só serve pra ter diploma pra poder assinar alguns papéis, pois vivemos num país extremamente atrasado e regulamentado.

    • @joaolcs
      @joaolcs 6 ปีที่แล้ว +2

      Mais de Oito Mil Mara????

    • @ericavila431
      @ericavila431 6 ปีที่แล้ว +10

      Romario Borges absolutamente tudo que tu falaste é verdade , só faltou falar a maior verdade , :imposto é roubo

    • @julianaespinosa9560
      @julianaespinosa9560 6 ปีที่แล้ว +6

      Fiz Ufrj e concordo totalmente! Se tivesse dinheiro, gostaria de ter feito uma boa particular

    • @guilherme5035
      @guilherme5035 5 ปีที่แล้ว +6

      @@ericavila431 Imposto é roubo pros mané idiota que paga de ancap. Dinheiro da policia vem da onde imbecil ? Imposto é um mal necessario para regular a ordem do país. Estado é estritamente necessário em qualquer lugar do mundo.

  • @felipemaia.1998
    @felipemaia.1998 2 ปีที่แล้ว +10

    O QUE NINGUÉM TE CONTOU -> Mesmo que o curso seja bom isso não garante emprego
    4 anos estudando em uma Universidade Federal e apenas 1 pessoa da minha turma conseguiu um emprego temporário (2 anos) na área.

    • @v.greact
      @v.greact ปีที่แล้ว +2

      Nesse país você só consegue se dar bem se for indicado por parente ou passar em concurso público.

  • @DellaVas
    @DellaVas 5 ปีที่แล้ว +48

    Cada vídeo que eu vejo a mais sobre faculdade e futuro, cada vez mais fico sem saber o que fazer da minha vida e desiludido porque parece que tudo tá errado

    • @theuu6853
      @theuu6853 3 ปีที่แล้ว +2

      Empreender, concurso público, curso técnico...

    • @theuu6853
      @theuu6853 3 ปีที่แล้ว

      Eu também tenho o mesmo pensamento.

    • @DellaVas
      @DellaVas 3 ปีที่แล้ว +1

      @@theuu6853 concurso público é o único que tenho certeza que não quero... Me enoja rs
      Hoje estou dentro da USP, aliás

    • @DellaVas
      @DellaVas 3 ปีที่แล้ว +1

      @@theuu6853 mas uma coisa persiste... Parece que quase tudo tá errado

    • @messiasdeo.santos9804
      @messiasdeo.santos9804 3 ปีที่แล้ว

      @@DellaVas
      Está em qual curso?
      Penso em fazer engenharia na Poli

  • @EllaSilva98
    @EllaSilva98 7 ปีที่แล้ว +228

    sério que na usp tem sala q nem sequer têm ventilador? '-'
    sempre achei q a usp fosse a melhor universidade do brasil, nunca pensei que fosse assim

    • @rafabatista9756
      @rafabatista9756 6 ปีที่แล้ว +68

      Elayne Nds a USP é a melhor universidade em formação. Ela forma pesquisadores e raramente forma pessoas aptas para o mercado de trabalho.
      Por formar pesquisadores toda a verba recebida tem que ser bem distribuída entre pesquisas e auxilios aos estudantes.
      É muito difícil ver uma universidade que se preocupa com a infraestrutura.
      Eu curso ciências na UNIFESP e o Campus é fragmentado, você tem que se locomover pelo município para frequentar as aulas. Eles fornecem transporte mas ainda assim é bem complicado.

    • @hipergabriel1
      @hipergabriel1 6 ปีที่แล้ว +21

      Eu estudo na UFG(engenharia eletrica) e todas as salas que eu tenho aula possuem ar condicionado, não to dizendo que é um primor de infra estrutura mas também não tenho mt do que reclamar não...

    • @lf546
      @lf546 6 ปีที่แล้ว +59

      "Raramente forma pessoas aptas para o mercado de trabalho" acho que o amiguinho aí nunca ouviu falar dos rankings de avaliação de mercado.
      Segundo o QS Global University Employability Ranking 2017, a USP saiu na melhor posição da América Latina.

    • @lucasclavijo803
      @lucasclavijo803 6 ปีที่แล้ว

      Juno Batista ciências do que man? Contábeis? Computação? Jurídica?

    • @Alessandra4242
      @Alessandra4242 6 ปีที่แล้ว +23

      Bom, é que você não conhece mas eu estudo lá, na Biologia, e o prédio da Letras e tal são poucos estruturados, mas acredito que hoje já tenha o tal ventilador kkkk
      Mas pra você ter ideia como a faculdade é elitizada, até mesmo entre as faculdades da Universidade são elitizada, por exemplo, o prédio da Faculdade de Economia e Administração é tão bonito que parece um banco, já o prédio da História e Geografia é bem jogado rsrs
      E fora os investimentos, tem mais investimentos pra iniciação científica pras áreas biológicas e exatas e menos pras áreas humanas, elite até dentro da USP é a coisa mais comum infelizmente. Mas na questão de formação sem dúvidas é a melhor, e digo mais, é a melhor da América Latina.

  • @felipecaran7900
    @felipecaran7900 2 ปีที่แล้ว +35

    Acho MUITO interessante na parte que vc diz sobre a duração dos cursos nas universidades públicas... o curso de biologia na usp que eu faço, tem o período "ideal" de 5 anos, mas quase 80% dos alunos demoram 6, e vira e mexe alguns demoram 7 anos para conseguir o diploma, pq reprovaram em disciplina com pré-requisito, etc. O CURSO É INTEGRAL, entao geral fica o dia todo na facul, e dependendo da pessoa tem que estudar a noite para conseguir acompanhar.... e outro dia um veterano tava me falando que estava MUITO frustado pq ele entrou na faculdade com 19 anos (pq fez cursinho, para realizar todo o sonho de passar na usp e tals) e tava achando que ia conseguir o diploma só com 26 anos, enquanto os amigos dele que só varzeavam na escola, nunca estudaram, entraram em facul particular de enfermagem, fisioterapia, Rh (que é só 2 anos).. e ja fazia ANOS q tds amigos dele estavam SUPER BEM, empregados, independentes financeiramente da família, etc.

    • @gumdam362
      @gumdam362 2 ปีที่แล้ว +10

      Sim. Tenho um amigo meu que faz letras na ufrj e pelo visto vai demorar uns 6 anos pra se formar.

    • @gumdam362
      @gumdam362 2 ปีที่แล้ว +5

      O que mais vi lá foram os estudantes profissionais.

    • @sabrinasantana9552
      @sabrinasantana9552 2 ปีที่แล้ว +4

      Me formei em faculdade particular no período normal de 5 anos e tô mais perdido q cego em tiroteio. Isso não é uma corrida de qm chega primeiro. Antes eu fazer algo por 6/7 anos preparada e muito bem empregada no final do que me formar mais cedo com 8262628 medos e sem um pingo de experiência no mercado

    • @dicagirls
      @dicagirls ปีที่แล้ว +7

      @@sabrinasantana9552 sim pode ser mas essa demora p se formar estudando em periodo integral sendo pobre é angustiante. Eu faço biomed numa uff, não gosto nada daquela faculdade. Um bando de gente se achando melhor que os outros por ter estudado em colégios meljores, as pessoas NAO SE AJUDAM, gente preconceituosa! Me sinto infeliz no curso pq nao me encaixei as diaciplinas sao um porre. Eu vou trocar uma pública por uma particular. Quem faz o meu futuro sou eu e nao o nome de uma instituicao.

    • @sabrinasantana9552
      @sabrinasantana9552 ปีที่แล้ว +5

      @@dicagirls se vc não está feliz na sua área a coisa mais inteligente é realmente mudar seja de curso ou de faculdade. Eu digo pela minha experiência em faculdade particular, é uma ótima faculdade sim, mas as oportunidades que eu teria em uma pública são exorbitantes. Tu faz seu futuro e não a faculdade mas quando vc tem oportunidade de brilhar isso será mais fácil de lidar. Antes lidar com pessoas chata que não agrega em nada na minha vida doq perder as oportunidades que eu teria no meio público. Se quando vc se forma e não tem experiência, dependendo da área q vc tá filho, não é tão simples fazer seu futuro dependendo da outra pessoa acreditar em vc e te dar uma chance. Na particular se tu não babar o ovo do prof vc vai ter q se virar sozinho.

  • @rafamb91
    @rafamb91 7 ปีที่แล้ว +209

    Não vou reclamar dos problemas comuns de faculdades públicas, como os de infraestrutura ou os da greve/ocupação que sempre têm, porque tem coisas que acho bem pior.
    1) Professores que são de outra área de estudo dão aula de uma matéria que nunca viram na vida; que não seguem a ementa (são MUITOS); que só leem slides que não acrescentam nenhuma informação nova; que não têm didática nem boa vontade; etc etc etc. Se eu não tivesse ido na maioria das aulas, não teria feito a MENOR diferença. Uma prof minha quase todo ano some por um mês inteiro pra viajar pro exterior, pra vc ter noção do absurdo.
    2) Problematização durante as aulas: criticar a precarização do ensino e coisas do tipo pode até ser útil, mas MUITAS aulas viram discussões inúteis que não relacionam as "críticas" com conhecimento técnico, com aprendizagem de verdade. Além disso, muitas vezes me senti numa reunião de um coletivo sobre política ou movimentos sociais. Pessoalmente, independente da causa ser válida ou não, acho que a sala de aula não é lugar pra isso. Falta foco, tanto pela parte dos professores quanto dos alunos.
    3) Sobre a questão da elitização, muitos pobres não conseguiriam cursar uma faculdade pública, pq a maioria dos cursos são em horário integral. Eu, por exemplo, costumo estudar de 9h às 13h e de 18h às 22h. Até pra achar um estágio de 4h que seja à tarde (que geralmente paga bem mal) é mega difícil. Imagina quem tem que trabalhar?! ¬¬' Os que passam por cota social ainda tem uma condição melhor do que as pessoas mais pobres que deveriam ser priorizadas e receber a chance de melhorar de vida. Muita gente opta por fazer CEDERJ (público, de qualidade razoável a boa e à distância) ou tenta bolsa em particular mesmo (que tem curso noturno, geralmente).
    Esses foram os maiores problemas que vi. E só pra constar, faço federal (não que eu ache isso grande coisa, mas é pra dar um contexto mesmo :P)

    • @dricafalante6943
      @dricafalante6943 6 ปีที่แล้ว +2

      rafamb91 👏👏👏👏👏👏

    • @RodrigoAraujoNunes
      @RodrigoAraujoNunes 6 ปีที่แล้ว +12

      1) também acontece em universidades privadas. Pra ser professor de ensino superior basta ter mestrado, as vezes professores são escalados para algo que não possuem afinidade ou mesmo qualificação para aquilo. Kkkkk

    • @guilherme_v0
      @guilherme_v0 6 ปีที่แล้ว +22

      verdade. acho errado esse negocio de tempo integral (querem colocar isso até no ensino medio kk) quem precisa trabalhar e pagar as proprias contas ou ajudar em casa por mais inteligente que seja não vai poder fazer integral. é uma lógica elitista , infelizmente.

    • @RodrigoAraujoNunes
      @RodrigoAraujoNunes 6 ปีที่แล้ว

      Gui Oliver Cursos como Geologia são em tempo integral, isso se alia ao problema que limita a quantidade de turnos e de vagas, em alguns estados somente as Universidades Federais apresentam esse curso e só nas capitais.

    • @insights593
      @insights593 6 ปีที่แล้ว +19

      O estado proíbe os mais pobres de progredir quando regulamentam algumas áreas como a educação, a construção civil, e setores financeiros.
      Na construção seu João sabe fazer medições, calcular os projetos pela prática e observação constante, utilizar aparelhos etc.. Mas os horários da faculdade são propositadamente estabelecidos para que ele não possa fazer, pois trabalha até nos fins de semana.
      Se a empresa fazer algo com João como responsável, mesmo que saia tudo certo, o dono será multado e se não pagar será preso e se resistir à prisão será morto, pois descumpriu uma regulamentação.
      O rapaz recém-graduado não sabe de quase nada devido a um ensino público de má qualidade. Por ficar 5 anos em uma sala, não sabe como o mundo lá fora funciona, mas tem diploma. Ele serve pra furar a burocracia, dar uma licença, assinar os papéis...
      Olha, o estado (governo) te impede de crescer e quer que vc agradeça pelas migalhas que dão.
      Eles (partidos=gangues) criam problemas e roubam seu dinheiro através de coerção (imposto) prometendo vir com a solução.

  • @alananderson007008
    @alananderson007008 5 ปีที่แล้ว +313

    Fazer engenharia em universidade publica é pra rico sim, imagina ficar 5 anos só estudando em período integral SEM TRABALHAR e sem auxilio financeiro dos pais?

    • @jaque1129
      @jaque1129 4 ปีที่แล้ว +50

      Michael De Santa acho perda de tempo. Dai vem o moleque que fazer técnico, entra na particular e já arruma emprego enquanto o outro tá lá ainda estudando. Besteira. Vejo isso na prática.

    • @MisteriosBiblicos1936
      @MisteriosBiblicos1936 4 ปีที่แล้ว +3

      @@jaque1129 exato

    • @emersongamaado9178
      @emersongamaado9178 4 ปีที่แล้ว +39

      Nossa.... Nem sabia que sou rico.... Vou lá andar de Ferrari. Valeu!

    • @erciliocn758
      @erciliocn758 4 ปีที่แล้ว +39

      Foda é quando você passa mas não pode estudar lá por causa do custo pra morar fora, ainda mais sem poder trabalhar...

    • @renatanetto6140
      @renatanetto6140 4 ปีที่แล้ว +36

      É curso de elite com certeza! Vou fazer arquitetura e urbanismo em universidade pública também e em tempo integral... Nós que lute pra conseguir terminar kkk

  • @kelvyndidaskalos547
    @kelvyndidaskalos547 6 ปีที่แล้ว +31

    Para mim a pior é o professor / pesquisador que não sabe dar aula . Quando há greve , as aulas são repostas e ainda temos tempo de estudar em nossos próprios projetos.
    Curso filosofia e percebo que aprendo pouco com as aulas, que alguns docentes mais obscurecem um tema que esclarecem. Por isso não me importante tanto com as aulas ou as disciplinas, me concentro em passar e me empenhar em minhas pesquisas filosóficas, pois é assim que aprendo.
    Mas universidade não existe para garantir emprego ou para treinar profissionais, ela permite um desenvolvimento intelectual e se alimenta da produção acadêmica dos seus estudantes, desenvolve pesquisas. Entretanto com a implementação dos cursos de licenciatura, a universidade deve considerar suas demandas por treinamento, uma vez que um professor não é apenas um teórico, mas faz de sua teoria em prática.

  • @LilCarvalhoo
    @LilCarvalhoo 7 ปีที่แล้ว +128

    Passei por essa experiência de professores que perdem a mão do público que estão lidando. Faço História na FFLCH USP e quando entrei tive a disciplina Metodologia da História I e, mano, SOFRI. As aulas eram super difíceis de entender, o professor era muito erudito e não conseguia atingir aquele público que tinha muitos recém saídos do Ensino Médio, como eu. E te falo, eu sou de escola pública e tal, mas nessa questão sofri ao lado dos colegas de particulares, eles também não tinham aquela carga de conhecimentos para entender o que o professor falava. No fim, ESTUDEI IGUAL UM CONDENADO com medo de pegar DP no primeiro semestre e passei muito bem na disciplina.
    E é foda, porque hoje, no quarto ano da faculdade, tenho vontade de assistir essa disciplina com este mesmo professor porque é simplesmente uma disciplina muito boa, só não é pro nível de primeiro ano.

    • @matheustirabassi7870
      @matheustirabassi7870 3 ปีที่แล้ว +2

      é mt normal isso

    • @matheustirabassi7870
      @matheustirabassi7870 3 ปีที่แล้ว +5

      a gnt pensa que antes da faculdade o vestibular vai ser a coisa mais dificil q a gnt vai fzr na vida, mas é isso mesmo

    • @matheustirabassi7870
      @matheustirabassi7870 3 ปีที่แล้ว +3

      no começo é mt adaptação, é mt coisa nova, dps a gnt se acostuma e vai indo aos poucos, estudando mt sempre xD

    • @lucascardoso1810
      @lucascardoso1810 2 ปีที่แล้ว +4

      Nossa mano, entrei esse ano em História na USP, e estou sofrendo em todas as disciplinas praticamente, não compreendo quase nada que os profs falam, tomara que isso mude com o tempo.

    • @LilCarvalhoo
      @LilCarvalhoo 2 ปีที่แล้ว +3

      @@lucascardoso1810 depois de 4 anos que fiz este comentário, Lucas, o que tenho pra dizer para você é: estude muito, leia os textos, converse com seus colegas sobre eles e sobre as aulas. O conhecimento é compartilhado. E como o colega disse acima, é tudo adaptação no começo. Mas com muito estudo e sinceridade com os professores (dá um grito pros professores, fala que não está entendendo, se pode explicar de novo) você se aclimata e vai melhorando. Pelo menos para mim foi assim e, como disse no meu comentário de 4 anos atrás: hoje em dia eu tenho vontade de fazer aquela disciplina de novo porque é realmente muito boa e rica, mas precisei de tempo para entender isso.

  • @NILBKS
    @NILBKS 6 ปีที่แล้ว +107

    Mas faculdade publica não forma trabalhadores e sim pesquisadores...meus professores pensam assim e isso me irrita pacas,por isso estou abandonando aquilo e tentar ir pra uma privada.Perdi quase 8 anos da minha vida por conta disso.

    • @jaque1129
      @jaque1129 4 ปีที่แล้ว +10

      Newerton Costa eu creio nisso. Vejo pessoas fazendo o mesmo curso, na particular já caíram pro mercado de trabalho e já estão indo bem, quem saiu da pública está na luta pra arrumar emprego

    • @janaina5981
      @janaina5981 4 ปีที่แล้ว +4

      . meu professor do ensino médio me disse, não tem esse negocio de "achismo". ou é ou não é. pq você terá que argumentar aquilo com o seu professor. eu admiro quem conseguiu entrar pra uma publica . mas eu não sei se eu teria tanta maturidade de carregar esse peso. e eu tambem tive uns empecilhos no caminho. hoje faço em uma particular.

    • @nubiarachelferreira3868
      @nubiarachelferreira3868 4 ปีที่แล้ว +29

      Conhecimento nunca se perde, você que é burro e não sabe aproveitar.
      As públicas formam pro mercado de trabalho também, mas ensinam a refletir e reproduzir seu conhecimento, não somente ser um "operário" que só obedece ordem do patrão e desempenha seu papel mecanicamente...

    • @eaneslima798
      @eaneslima798 4 ปีที่แล้ว +11

      Isso vai depender de você. A faculdade te passa o conhecimento e tu lida com ele rs

    • @tanojiro
      @tanojiro 3 ปีที่แล้ว +3

      Você ficou 8 anos no mesmo curso pra depois sair?

  • @conselhosdemulher2565
    @conselhosdemulher2565 5 ปีที่แล้ว +32

    Fiz Letras numa faculdade particular, não me arrependo, quando me formei já tinha sido aprovado em 5 concursos públicos, e trabalho com muitos colegas de universidade pública, a diferença que eu levei 3 anos para me formar e gastei em torno de 10 mil reais por que tive bolsa, tenho um colega que levou 10 anos pra se fornar em matemática e ele recebe bem menos que eu, como estou na rede pública, tenho várias evoluções que possibilita um salário melhor, universidade pública só se for medicina.

    • @botafogo55
      @botafogo55 3 ปีที่แล้ว +11

      Sorte a sua, mas as públicas são bem melhores. Concurso público é uma coisa, Universidade é outra.

    • @Anne55014
      @Anne55014 3 ปีที่แล้ว +1

      Nossa 5 concursos públicos que bom, e todos esses que você se Passou eram da sua área?
      Poxa sinceramente estou curiosa qual o nome da sua faculdade? Estou pensando em concurso público também.

    • @conselhosdemulher2565
      @conselhosdemulher2565 3 ปีที่แล้ว +1

      @@Anne55014 a faculdade que eu fiz foi vendida, era uma pequena, mas tinha professores incríveis.

    • @conselhosdemulher2565
      @conselhosdemulher2565 3 ปีที่แล้ว +1

      @@Anne55014 mas trabalhar no serviço público é muito burocrático.

  • @andersonmandrake1779
    @andersonmandrake1779 7 ปีที่แล้ว +133

    Pelo que eu vejo, ter um diploma de faculdade pública oferece um status que é mais perseguido do que o aprendizado em si.
    Conheço pessoas que pensam que se formar na USP é sinônimo de empregabilidade. Nem sempre isso é verdade, pois o tempo que alguns cursos levam para serem concluídos acaba por deixar o aluno em uma situação de desigualdade no mercado de trabalho, pois sobra currículo e falta experiência.

    • @josesantos2084
      @josesantos2084 6 ปีที่แล้ว +10

      Anderson Mandrake
      Qual a vantagem para os empregadores de contratar candidatos mais novos?

    • @leilanealves2269
      @leilanealves2269 5 ปีที่แล้ว +16

      Às vezes penso que é sorte e nem sempre faculdade garante algo. Conheço muita gente que tem graduação e pós até em federal e estão desempregados ou trabalhando em um lugarzinho.

    • @fragmentos7616
      @fragmentos7616 5 ปีที่แล้ว +7

      Ter que estudar para ter emprego e tenso hein e ilógico

  • @robsomartins8124
    @robsomartins8124 4 ปีที่แล้ว +15

    É parece que tudo é direcionado para os que tem. Desde os horários do curso e até mesmo as questões, tanto do Enem como de outros vestibulares que saem sempre de revistas por assinatura. Já começa aí!

  • @tatasailormercury
    @tatasailormercury ปีที่แล้ว +13

    A diferença é que no público é de "graça", tem o status da "federal", é bem concorrido para entrar. É integral e não tem horário para trabalhar. No particular, você trabalha para pagar, ou os seus pais pagam. A grade é fixa, porém você tem horário para trabalhar. E tem mais liberdade, estrutura para estudar, já que, é tudo novo e de ponta!🙇💖Eu prefiro a privada, porque eu trabalho e estou mais acostumada com o método de ensino!

    • @slenderman8506
      @slenderman8506 8 หลายเดือนก่อน

      Olha meu curso e integral, más eu consigo fazer estágio

    • @GabrielFernandes-le2mo
      @GabrielFernandes-le2mo 7 หลายเดือนก่อน +1

      na publica a peneira é maior,os alunos que entram tem uma base MUITO maior no que diz respeito ao ensino médioo

  • @gabrieladeandrade1826
    @gabrieladeandrade1826 6 ปีที่แล้ว +62

    Concordo com vc em vários pontos, mas discordo em outros... temos que ter um pouco de cuidado com certas opiniões que possam desestimular pessoas que queiram e que só possam entrar em universidades públicas.

    • @fernandasilva8412
      @fernandasilva8412 4 ปีที่แล้ว +10

      Vdd,a minha vida toda eu vivi escutando q tudo público é uma merda. E nos últimos anos de E.M eu ouço q a faculdade pública é boa. Sendo q é incoerente com tudo a o governo faz com relação a outras áreas. Enfim,só "quero" passar na federal pq não tenho dinheiro pra pagar particular. Nem ProUni e nem FIES.

    • @asetygw34ertkj3
      @asetygw34ertkj3 4 ปีที่แล้ว +1

      @@fernandasilva8412 na verdade, se considerar o investimento ela é sim tão ruim quanto os outros serviços estatais (ou seja, em relação ao custo-benefício, custo não seu digo), é só que tem tanto investimento que "compensa" isso. Mas, na mão do livre mercado, tamanho investimento traria resultados infinitamente melhores certamente.

  • @kim1233karis
    @kim1233karis 6 ปีที่แล้ว +29

    minha cidade tem uma faculdade pública renomada etc, o foda é ver aquelas reportagens na tv de ver adolescentes querendo ingressar nela falando que não tem dinheiro pra pagar uma faculdade privada. chega a dar dó da inocência porque eles querem aqueles cursos concorridos. estudo em colégio público e essa faculdade tem uma putaria de que só 20% das vagas são pra cotas sociais e ainda é uma burocracia pra provar que tu mora debaixo duma ponte (chega a ser absurdo as exigências de cotas sociais). volta e meia tem um ou outro da minha escola que passa nesses cursos concorridos, mas eles têm dinheiro pra cursinho. imagine quem não tem? tem um colégio/cursinho que praticamente pegou todas as vagas de medicina pros alunos que estudam lá (não me pergunte como entrou cotista nisso, porque até as notas dos cotistas são absurdamente altas, então tem algo bem errado aí)
    já sei que a realidade é realmente uma desgraça de desigualdade por todo lado e nem sequer comecei a vida ainda.

  • @mynameispaulocesar
    @mynameispaulocesar 6 ปีที่แล้ว +18

    O bom das federais é que si você se dedicar de verdade as chances de sair empregado é altissima. Os estágios nas federais são mais fáceis de entrar, você já começa em áreas complexas trabalhando com profissionais de verdade. Na privada o cara se fode pra conseguir um estágio, e quando consegue faz uma atividade qualquer em uma "empresa" de pequeno porte. Os projetos das federais costumam ser muito diferenciados. E o mercado da valor ao nome das federais no diploma. Hoje em dia tem boas faculdades privadas que se equipara a uma pública. Mas a maioria é tudo fundo de quintal. É uma questão complicada, mas tem cursos que só valem a pena fazer em federal. Já tem outros que eu preferia fazer em privada, por causa dos laboratórios com equipamentos mais modernos. Não me vejo fazendo engenharia mecánica ou de computação em federal, ainda mais porque depois vou ter que pagar cursos de especializações por causa das aulas práticas que não foram bem aproveitadas.

    • @rubenmiranda7012
      @rubenmiranda7012 3 ปีที่แล้ว +3

      Falou tudo amigo... O pessoal gosta de engrandecer particular , mas não para pra pensar que as únicas que prestam são as extremamente caras... Povo tá apontando a qualidade de uma puc , fgv , mackenzie como se fosse se aplicar a estácio , uva etc.

  • @tomaswoodall
    @tomaswoodall 7 ปีที่แล้ว +390

    Faculdade pública = um canto por onde passei e do qual fujo como o diabo da cruz. Só o cheiro já dá vontade de ser Forrest Gump, calçar o tênis e run for my life.
    Ed.: Não imaginava que em alguns anos esse comentário teria feito sucesso. Era um desabafo de ex-aluno, formado, trabalhando e sem paciência para o pessoal acadêmico. O "cheiro" era verdade. Até hoje o prédio de minha Faculdade na UFMG me faz querer sair correndo, parece uma tumba ou um mausoléu. Sabe-se lá o que tem ali, devem ser os espectros odos professores mortos, na biblioteca, escrevendo artigos que não serão lidos.

    • @NickVization
      @NickVization 6 ปีที่แล้ว +4

      Tomás Woodall 😂

    • @mel0nchi
      @mel0nchi 6 ปีที่แล้ว +1

      LOL

    • @hannibaldex5815
      @hannibaldex5815 6 ปีที่แล้ว +1

      Hahahaha

    • @guruxara7994
      @guruxara7994 4 ปีที่แล้ว +8

      Se consegue pagar uma FGV da vida, realmente não faz sentido para você universidade publica!

    • @instagram10k8
      @instagram10k8 4 ปีที่แล้ว +1

      Com certeza levou muita bomba

  • @Souzajanete1961
    @Souzajanete1961 7 ปีที่แล้ว +145

    Complementando o comentário LONGÍSSIMO que eu fiz anteriormente, no meu caso, a Universidade Federal que eu cursei apesar de ter alguns professores e alunos elitistas, eu tirei o maior proveito possível do curso de Letras, mesmo eu o considerando fraco, pois as aulas eram apenas "cuspe e giz", não havia ventilador (quando havia, alguns alunos "geniais" jogavam objetos nos ventiladores para eles quebrarem), o diretor da faculdade não queria que os alunos usassem o laboratório de línguas, pois achava que como o povo brasileiro é "educadíssimo", os equipamentos do laboratório seriam quebrados, ou seja, apenas os professores podiam usar o laboratório, para ouvir suas fitas K-7 (kkkkk). Mas o que eu fazia para compensar o lado ruim do curso? Eu ia para a biblioteca de história e lia 2 jornais por dia e também para a biblioteca de economia e lia 2 revistas econômicas por mês. Durante os 5 anos e meio em cursei Letras (eu trabalhava e não podia inscrever-me em todas as matérias), eu não tinha dinheiro e não comprava revistas. Quando me fformei e arranjei um trabalho, eu ia todos os meses a um sebo de livros e comprava dezenas de revistas (usadas) que eu deixei de ler por falta de dinheiro.... Quem faz o curso é o aluno, ele tem que correr atrás de seus objetivos. Agora, quem foi mimadinho(a) pela família, quer tudo mastigado... Eu como nasci EXTREMAMENTE pobre sempre me esforcei ao máximo... E até hoje acho que meu nível cultural deixa muito a desejar, mesmo já tendo assistido a milhares de filme... Eu preciso melhorar muito para me tornar uma professora razoável... Mas vou tentar até o resto da minha vida (tenho 55 anos)..... TUDO NA VIDA TEM SEU LADO BOM E SEU LADO RUIM, NÃO ADIANTA FICAR RECLAMANDO....

    • @karolynaribeiro8727
      @karolynaribeiro8727 6 ปีที่แล้ว +4

      +maria arrasou, por mais profissionais no mundo assim como você!

    • @Shiro-yo4vj
      @Shiro-yo4vj 6 ปีที่แล้ว +3

      Isso aí, adorei o comentário.

    • @mayumimori3279
      @mayumimori3279 5 ปีที่แล้ว +3

      em qual federal vc estudou?

    • @Soreign_
      @Soreign_ 5 ปีที่แล้ว +2

      Isso é um comentário ou um TCC? kkkkkkkk

    • @karolinetavares2370
      @karolinetavares2370 3 ปีที่แล้ว +5

      Me identifiquei muito com o seu comentário. Eu sempre fui assim, mais fazer, mais ação e menos reclamação. Tenho 20 anos. Sou filha única mas em casa eu e meus pais trabalhamos muito pra ter uma vida estável e posso dizer que toda oportunidade q eu acho eu me dedico ao máximo. Em tudo, estudos e trabalhos... sua história é linda, por mais pessoas assim que sempre tiram o lado bom de tudo.

  • @ViyVanila
    @ViyVanila 7 ปีที่แล้ว +73

    Por nunca me adaptar ao modelo da universidade pública, eu optei por estudar numa universidade particular, dita a melhor do norte e nordeste, foi o maior arrependimento que tive na vida acadêmica e profissional.
    Se for escolher uma faculdade particular, pesquise muito antes, pegue um crédito universitário se for necessário, mas conheça as instalações do seu campus, converse com professores e com profissionais que se formaram naquela instituição, olhe a grade mil vezes se necessário! Mas por favor, não escolha um curso de 2mil reais de mensalidade achando que vai ter o melhor ensino do mundo, porque isso é muito relativo.

    • @isadoratelles473
      @isadoratelles473 4 ปีที่แล้ว +1

      Desculpa se a pergunta for muito invasiva, mas que particular você fez?

    • @erikaoliveira1715
      @erikaoliveira1715 4 ปีที่แล้ว +2

      Isa Ts pelo que ela disse, é a UNIFOR

    • @ViyVanila
      @ViyVanila 4 ปีที่แล้ว +6

      @@isadoratelles473 unifacs

    • @isadoratelles473
      @isadoratelles473 4 ปีที่แล้ว +2

      @@ViyVanila obg moça ❣

    • @ViyVanila
      @ViyVanila 4 ปีที่แล้ว +2

      @@isadoratelles473 magina, querida. Só me desculpe a demora pra responder

  • @flaviannearaujoneves814
    @flaviannearaujoneves814 6 ปีที่แล้ว +12

    Particular é uma merda. Eu estive dos dois lados: Aluna e Docente. Sei exatamente a gama de coisa ERRADA que coordenadores e professores fazem para permanecer no cargo. E o quanto as instituições empurram a galera para a formatura.

  • @Souzajanete1961
    @Souzajanete1961 7 ปีที่แล้ว +50

    Eu me formei em Letras há 24 anos em uma universidade pública em uma licenciatura que teoricamente deveria me ensinar a dar aulas em escolas de ensino fundamental, mas eu aprendi muito pouco em relação ao mercado de trabalho e à realidade. Os meus professores universitários há décadas NÃO pisavam em uma escola pública e estavam totalmente desatualizados em relação à realidade dos alunos das escolas de ensino fundamental. Resultado: eu aprendi uma teoria "linda" de Paulo Freire e Vigotsky, que no meu dia a dia como professora eu simplesmente não consigo usar. Além disso, os professores com doutorado e pós-doutorado não queriam dar aulas para os alunos da graduação porque nos achavam inferiores. Eu terminei o ensino médio com 18 anos e entrei para a universidade pública com 28 anos e mesmo eu durante esses 10 anos tendo lido muitos jornais, revistas e livros, no começo do curso me sentia uma pessoa completamente perdida. Fora que quase todo ano havia greve de pelos menos 2 ou 3 meses, mas perto do final do curso eu me encontrei e comecei a entender melhor as aulas e quando me formei, pedi vínculo para cursar GREGO! Mas só me inscrevi nas matérias durante 2 anos para ter direito para levar para casa nos finais de semana 5 livros de consulta, que eu tinha que tinha que devolver na segunda-feira à noite. Mas até hoje trabalhando como professora há 16 anos, ainda tenho dificuldades em juntar a "maravilhosa" teoria dos pedagogos com a realidade nua e crua das escolas públicas de ensino fundamental. O jeito é estudar, estudar e estudar, ler, ler e ler, até o fim da vida....

    • @guilherme5035
      @guilherme5035 5 ปีที่แล้ว +2

      @Renan L. Rocco ARGUMENTE, ou tu viu isso no face ? Ou tava chupando as bola do nando moura e foi doutrinado pelo rosquero falido ?

    • @annakarinaalves
      @annakarinaalves 4 ปีที่แล้ว +5

      Paulo Freire não tem mesmo como funcionar na realidade dos alunos de ensino fundamental uma vez que Paulo Freire tratava da alfabetização de adultos.

    • @jessicanascimentodasilva1636
      @jessicanascimentodasilva1636 3 ปีที่แล้ว

      Qual sua habilitação?

    • @charles9448
      @charles9448 3 ปีที่แล้ว +1

      Paulo freire forma militantes, é uma porcaria ao quadrado!

    • @gilsonsoares7009
      @gilsonsoares7009 ปีที่แล้ว

      Paulo freire o melhor é Olavo de Carvalho

  • @allanoliveira3294
    @allanoliveira3294 6 ปีที่แล้ว +57

    Vejo que, para mim, a universidade pública, me proporcionou muita reflexão sobre a sociedade que talvez não teria em uma universidade particular, como não tive. No entanto, percebo que muitos alunos e professores não são abertos a visões diferente de mundo.
    Percebo que universidade, de uma forma geral, não garante um bom emprego, sendo pública ou privada, mas reconheço que por estar em uma pública tenho mais acesso a direitos estudantis, como bolsa de estudo e isso é um ponto positivo a ser considerado nas públicas. ainda o governo investem, pouco mais investem.

    • @heltmatfisquigago7116
      @heltmatfisquigago7116 3 ปีที่แล้ว +1

      KKKKKKKKKKKKK com todo respeito, va se fuder. Como desgraça o governo nao investe nas desgraças das universidades????? Nao é o governo em si, os próprios donos( reitores e etc) roubam absurdamente junto com deputados. Nao é atoa q as faculdades públicas sao um lixo de desgraça imunda. O governo envia mais dinheiro para educação superior invés da básica, ou seja, nosso país é composto por burros desgraçados

  • @CamiLeal
    @CamiLeal 7 ปีที่แล้ว +50

    fiz ufsc por 3 anos e abandonei. vim de escola particular e senti muita diferença, principalmente o descaso de muitos professores com os alunos e a diretoria do curso em resolver problemas. professores que não aceitavam perguntas, outro que não aceitava atualizar seu plano de ensino, um outro usava o mesmo material a 20 anos. Sofri mas paguei particular.

    • @denisegabriellesg
      @denisegabriellesg 6 ปีที่แล้ว +1

      Cami Leal tô confusa

    • @tah692
      @tah692 6 ปีที่แล้ว +10

      Cami Leal se você teve nota para uma federal por que não conseguiu uma bolsa 100% em uma particular?

    • @sorbogdansteadfyre2740
      @sorbogdansteadfyre2740 6 ปีที่แล้ว +4

      Eu estava pensando em entrar na ufsc! Quando você estudou lá, e que curso?

    • @feelthatgame
      @feelthatgame 6 ปีที่แล้ว

      Professor que não aceita pergunta ? qual curso voce fez ?

    • @Malukasporesmaltes
      @Malukasporesmaltes 6 ปีที่แล้ว +1

      Cami Leal , na particular no meu curso o que mais tinha era isso, professores que não aceitavam perguntas. E não estavam nem aí mesmo, eles não davam nada mastigado nem se interessavam, na maioria das vezes ficava no "se vira".

  • @raissaevelyn4945
    @raissaevelyn4945 4 ปีที่แล้ว +9

    Na faculdade particular eu vi muuuuuito esse lance de favoritismo com aluno. É ridículo.

  • @fortunecat4735
    @fortunecat4735 6 ปีที่แล้ว +11

    Eu fiz alguns meses de cursinho pré-vestibular e ODIEI. O conteúdo dos professores era bom, mas tudo era como uma competição, tanto dos alunos quanto dos professores. Os professores agiam de um modo como se você TIVESSE que entrar numa pública pra ser alguém na vida e menosprezavam alunos das particulares como se eles não fossem nada. Os alunos as vezes falavam cada bobagem e era uma vibe tão negativa que não me juntei a ninguém e sai pouco depois. Agora vou começar uma particular e me esforçar.

    • @leonardomellado1949
      @leonardomellado1949 3 ปีที่แล้ว

      Meu ambiente de cursinho foi bem diferente, geral se ajudava e muitos passaram!

    • @fortunecat4735
      @fortunecat4735 3 ปีที่แล้ว

      @@leonardomellado1949 Queria que minha experiência tivesse sido assim, com certeza eu teria aproveitado mais. Fazer o que, né?

  • @ELVISVELOSOOFICIAL
    @ELVISVELOSOOFICIAL 7 ปีที่แล้ว +43

    Fonética meu calcanhar de Aquiles por certo tempo rsrssrs!

    • @renatam.r.6762
      @renatam.r.6762 3 ปีที่แล้ว

      Fonética é uma matéria que eu amo. Eu sei todos os sons da tabela, mesmo os cliques. Acho que fui para letras para estudar fonética.

  • @preisufmg
    @preisufmg 6 ปีที่แล้ว +7

    Esqueceu de falar que muitos professores não vão as aulas e que a maioria não tem a mínima experiência prática em sua área de atuação.

  • @henriquenunes8237
    @henriquenunes8237 6 ปีที่แล้ว +16

    Eu estudei Letras um ano em uma faculdade particular e resolvi começar de novo em um curso de uma universidade estadual, tenho noção desses problemas da universidade pública e espero MUITO me formar em 2021. Estou na pública apostando que consiga alguma bolsa, ic ou estágio na universidade, que me permita estudar e me manter minimamente na questão financeira. Acho que se você estuda em uma particular grande, uma universidade mesmo, as oportunidades (iniciação científica, contato com outras áreas, boa estrutura) podem ser tão boas quanto a pública, mas a faculdade onde eu estudava deixava muito a desejar nesse sentido, para você reprovar em alguma matéria tinha que ter muito desleixo. Fiz minha matrícula ontem e foi engraçado porque eu não tinha o mesmo entusiasmo que muitas pessoas, para mim a questão financeira pesa e eu sei que não será mil maravilhas, acho que às vezes sou muito pessimista rsrs. É interessante você levantar essas questões porque muitas pessoas podem nunca ter pensado a respeito delas, principalmente aquele aluno novíssimo que saiu do ensino médio. É importante também ressaltar que cada um vai descobrir o próprio caminho, não tem jeito, você pode ir conhecer o local onde irá estudar (como fiz nas minhas duas experiências), mas o futuro é imprevisível, mesmo pesquisando antes, tudo é no final das contas uma aposta. Cada um descobre e faz o melhor para ser um bom profissional.

  • @gabrielgoncalo4918
    @gabrielgoncalo4918 6 ปีที่แล้ว +55

    Abandonei o curso de Ciências Biológicas na UFES justamente por assuntos de infraestrutura, não tinha um laboratório decente para as aulas práticas, microscópios quebrados, vidraria suja e quebrada, coleção paleontológica totalmente jogada as moscas sem nenhum cuidado de armazenamento. Consegui bolsa em uma faculdade particular excelente aqui de Vitória me formei esse ano, mas se dependesse da UFES seria um profissional de merda com certeza.

    • @pedromothe
      @pedromothe 3 ปีที่แล้ว +1

      Qual particular? UVV?

    • @milenapereira5819
      @milenapereira5819 3 ปีที่แล้ว +1

      Hey Gabriel você sabe me dizer se a infraestrutura dos cursos de comunicação da ufes é boa?

    • @gabrielgoncalo4918
      @gabrielgoncalo4918 3 ปีที่แล้ว +1

      @@milenapereira5819 Infelizmente não sei te responder, tive muito pouco contato com pessoas de outros cursos. Acabei me limitando com o pessoal do meu nicho. Eu sei que os de letras e línguas são muito bons.

    • @milenapereira5819
      @milenapereira5819 3 ปีที่แล้ว

      @@gabrielgoncalo4918 ah tudo bem mas muito obrigada mesmo assim ♥️♥️

  • @ContraoSistema1
    @ContraoSistema1 7 ปีที่แล้ว +120

    Ótimo video. Não vejo muitas pessoas debatendo sobre essas questões que você levantou no vídeo. Minha opinião baseada na minha experiência, que passei por uma particular e pública é que não há uma que seja melhor que a outra, pois muitas coisas que eu vi na pública vi também na privada, a nível de oportunidades e dificuldades. Algumas pessoas tem uma ideia limitada de que no ensino privado é tudo muito fácil e eu não vi nada de fácil. Claro que não duvido do comportamento que algumas faculdades adotam pensando apenas no lucro, e isso também depende muito do aluno, que tipo de profissional está sendo formado, vale lembrar que quem faz o bom profissional não é a faculdade em si, mas o próprio acadêmico. Vi e vejo pessoas que até hoje indago-me como conseguem passar em ambas faculdades, arrastam o curso sem nenhum interesse e preocupação com sua própria formação. Pra mim é muito válido me formar em uma faculdade sem greve, no primeiro semestre que cursei na federal me desanimei muito com a greve, e infelizmente esse é um fator que pesou muito pra mim, vejo pessoas que deveriam ter concluído o curso em 4 anos e já estão em 7 anos. Acho que vale a pena a reflexão do que cada um quer para si. :)

    • @Fulviocm97
      @Fulviocm97 7 ปีที่แล้ว +9

      Concordo com vocês plenamente. Eu também estou fazendo faculdade de letras, porquê eu gosto de dar aula e ajudar crianças e adolescentes . Ambas faculdade têm problemas.

    • @fragmentos7616
      @fragmentos7616 5 ปีที่แล้ว +4

      7 anos gerando gastos isso deve ser revisto...

    • @professoragrazielyalmeida7095
      @professoragrazielyalmeida7095 ปีที่แล้ว +1

      Concordo, por essa razão nem quis tentar uma seleção na federal, formei em uma privada e já obtive 7 anos de atuação na área. E Afirmo não me arrependo, tenho colegas da federal que ainda estão cursando e estão sem experiência e meu outro colega da federal com dificuldade de produzir um artigo. Então cada um faz o que achar conveniente.

  • @biancavivas4449
    @biancavivas4449 7 ปีที่แล้ว +19

    Também faço Letras em universidade pública e esse problema de várias matérias que são pré-requisitos e essas mesmas matérias serem anuais é horrível. Tem gente que fica anos, não consegue terminar e acaba desistindo do curso.

  • @sarahdomingues9415
    @sarahdomingues9415 7 ปีที่แล้ว +15

    A UNESP de Bauru possui 3 cursinho pré-vestibulares sensacionais. É meu segundo ano como aluna e os professores(alunos da unesp) possuem muito conhecimento e dão aulas incríveis, são super dedicados e me inspiram a não desistir de entrar em uma pública. Quero prestar Letras na USP, seria legal se falasse mais a respeito da sua experiência no curso ☺️

  • @bernardonovaes7497
    @bernardonovaes7497 7 ปีที่แล้ว +21

    faço museologia na UFMG e vivi e concordo bastante com o que vc disse

  • @tiodarwin8985
    @tiodarwin8985 7 ปีที่แล้ว +366

    Ainda bem que estou comprando meu diploma!! KKKKKKKKKKK

    • @hadassa193
      @hadassa193 6 ปีที่แล้ว +44

      KKKKKKKK Eu acho que você está no lucro.

    • @PapaiNoel-jk2xv
      @PapaiNoel-jk2xv 6 ปีที่แล้ว +9

      Tio Darwin kkkkkkk

    • @davidlogam7949
      @davidlogam7949 6 ปีที่แล้ว +7

      baita comentário

    • @lucasapollo802
      @lucasapollo802 6 ปีที่แล้ว +1

      Boa ideia

    • @marckmccollyn4917
      @marckmccollyn4917 6 ปีที่แล้ว +55

      Só espero que vc não seja médico, até pq um diploma vc pode comprar, ja o conhecimento de salvar uma vida não.

  • @palmirafeliciano6021
    @palmirafeliciano6021 6 ปีที่แล้ว +20

    A exclusão de aluno por parte do docente universitário não se caracteriza como bullying? Acha que pode trazer um vídeo com essa temática?

    • @panicoterror996
      @panicoterror996 2 ปีที่แล้ว +1

      Não, apenas significa que ele te considera burro demais pra ficar na presença dele kkkkkkkkk

  • @LuizLuna7
    @LuizLuna7 7 ปีที่แล้ว +10

    O questionamento desse dever da faculdade de formar profissionais também é um ponto importante. A possibilidade de cursos técnicos me parece melhor no sentido estritamente profissional, mas a formação completa tem pra mim muito mais um sentido de preparar para o desenvolvimento de novos conhecimentos. É difícil falar de outros cursos, mas ao menos no meu o que ajudou um pouco foi uma certa liberdade de escolha de matérias eletivas permitindo um pouco mais um direcionamento pessoal.

  • @karolcosta3396
    @karolcosta3396 4 ปีที่แล้ว +5

    Vey eu tenho 16 anos ainda no ensino médio entrei no vídeo pra poder abrir os meus horizontes mais uma vez e tentar decidir o que eu quero

    • @daniellenunes3218
      @daniellenunes3218 3 ปีที่แล้ว +1

      Se você precisa trabalhar e quer ter saúde mental, já sabe...kkkkk boa sorte, karol!!

  • @WittyWhite
    @WittyWhite 4 ปีที่แล้ว +10

    Eu estudava engenharia na usp e meti o foda-se, me formei na Unip e estou bem.

    • @jaque1129
      @jaque1129 4 ปีที่แล้ว +13

      Lord Witty vejo isso tb! Um amigo abandonou s pública por ter que ficar sem trabalhar e somente estudar! Largou no 2 ano a federal e foi pra particular, hoje já trabalha na área e está em uma grande empresa! Me pergunto? Será que vale a pena mesmo? Rs

    • @botafogo55
      @botafogo55 3 ปีที่แล้ว +1

      @@jaque1129 vale sim, cada um tem a sua sorte. Até porque a base da pública e melhor que a privada.

  • @IkfesS
    @IkfesS 5 ปีที่แล้ว +8

    Uma coisa ruim são os cursos integrais, ficamos parados no mercado de trabalho

    • @MegaGralha
      @MegaGralha 3 ปีที่แล้ว +3

      100% isso, vejo muito na área da computação.
      O pessoal estuda 5 anos integralmente e quando se forma precisa trabalhar em um cargo de entrada por falta de experiência.
      Enquanto isso a galera da particular sai formada e com uns 3 anos de experiência, muitos já empregados.

    • @sabrinasantana9552
      @sabrinasantana9552 2 ปีที่แล้ว

      @@MegaGralha QM dera

    • @MegaGralha
      @MegaGralha 2 ปีที่แล้ว

      @@sabrinasantana9552 Na minha experiência isso é bastante comum. Comecei estágio no segundo ano, hoje estou no terceiro trabalhando como Júnior. Faço Ciência da Computação, espero me formar em 5 anos no total, se não tiver algum imprevisto vou me formar já com 4 anos de experiência no currículo, provavelmente com cargo de Pleno.
      Na minha turma da pra contar nos dedos quem não tem emprego, e esses são porque estão buscando vagas muito nichadas (desenvolvedor de games, por exemplo), ou porque realmente não têm interesse no mercado de trabalho.
      No caso o curso é noturno, então possibilita trabalhar full time e estudar ao mesmo tempo. Na área de TI fazer um curso integral é pra quem já tem dinheiro o suficiente pra não precisar se preocupar com emprego, senão só serve pra atrazar a a carreira em 4-6 anos, tanto é que muita gente nem completa o curso por necessidade de trabalhar
      Claro que eu falei da área de TI, que é a qual eu tenho contato direto, mas imagino que essa experência se extenda a outros mercados, até certo ponto.

  • @milenafogaca
    @milenafogaca 6 ปีที่แล้ว +5

    quando estudava no ensino medio, tinha uma professora super top que estudou na usp, fez doutorado la e tudo etc, porém ninguém entendia nada o que ela explicava, pois ela explicava sempre de um jeito complicado rs

    • @WittyWhite
      @WittyWhite 4 ปีที่แล้ว +3

      Doutorado dando aula em ensino médio?

    • @derickmazelli2617
      @derickmazelli2617 3 ปีที่แล้ว +1

      @@WittyWhite comum, principalmente em Institutos Federais e escolas particulares de ponta, como o Poliedro, Bandeirantes, etc.

  • @thiagobartolatto9980
    @thiagobartolatto9980 7 ปีที่แล้ว +30

    Não importa a cidade, vejo muitas universidades parecidas e não só as públicas. Sou do RJ e aluno de letras de uma Universidade Privada e passei por tudo isso que foi dito nesse vídeo, incluindo os problemas de linguística e a falta de laboratório para fonologia.

  • @maquinasagmac
    @maquinasagmac 6 ปีที่แล้ว +1

    Meu filho tem passado por esses problemas sim, gostei da exposição desse assunto.

  • @anotherwaytosay6231
    @anotherwaytosay6231 5 ปีที่แล้ว +5

    Quem trabalha paga uma particular para estuda a noite e ainda paga a pública com impostos para outros estudarem, ou seja, paga duas vezes

  • @annehellenqueirozamaral3509
    @annehellenqueirozamaral3509 2 ปีที่แล้ว +5

    Estou na faculdade pública a oito anos, quatro greves, paralização de estudantes, pandemia, professores cobram muito e não entregam nada. Fazem os alunos perder, se vcs não é do nível dos professores, eles te olham como um fracassado. Tentei de tudo, pedi ajuda, sou uma aluna de escola pública. Os colegas não ajudavam. De quarenta alunos que entrou na turma, 15 pessoas estão conseguindo formar. Crises de ansiedade, depressão, sensação de impotência. Só me trouxe desgosto e transtornos mentais. Se pudesse voltar no tempo eu faria outra escolha. Pelo menos, tenho experiência pra passar para minha futura geração.

    • @ainao5843
      @ainao5843 ปีที่แล้ว +1

      Amiga qual é a sua facul?

    • @giovannagoncalves4218
      @giovannagoncalves4218 6 หลายเดือนก่อน

      Li e chorei, pois passo pelo mesmo. Se eu soubesse que era assim teria optado por outra coisa, já não sei mais o que fazer, estou há 4 anos e muito longe de formar. As vezes queria desistir e ir pra particular 😢😢

  • @elisenery7113
    @elisenery7113 7 ปีที่แล้ว +26

    acho que o problema de muitos alunos numa sala é que não dá pra 1 professor prestar assistência a todos , acaba prejudicando o ritmo da aula e tudo mais ....
    claro que não posso afirmar nada , mas apenas queria deixar essa questão aqui

    • @ViyVanila
      @ViyVanila 7 ปีที่แล้ว +12

      Algumas universidades propõem que alunos que já passaram pela matéria se inscrevam para monitoria, seja ela remunerada ou contando como atividade complementar, a fim de auxiliar o professor durante as aulas e até mesmo reservando horários para tirar dúvidas com os alunos.
      O que eu vejo muito aqui é monitor dando aula no lugar de professor, aplicando e corrigindo prova, e até procurando documentos pessoais para professor, e quando não há tempo para o monitor auxiliar o estudante (até porque monitor também é estudante) a culpa não vai cair no colo do professor.

    • @Blizy91
      @Blizy91 6 ปีที่แล้ว +2

      Sabe o que é mais interessante Vitória? Que algumas das melhores explicações à cerca de um assunto, vem justamente de monitores. Eles estão muito mais próximos do papel de aluno, e conseguem as vezes ter uma compreensão melhor da didática necessária do que o próprio professor.

  • @LIVIAALMEIDA-nw9cq
    @LIVIAALMEIDA-nw9cq 6 ปีที่แล้ว +5

    Pura verdade! Eu mesmo fiquei "boiando" nas primeiras aulas até me adaptar a abordagem dos professores. A gente chega e eles acham que somos expert no assunto. Graças à Deus, com esforço consegui me adaptar e consegui atingir melhores notas mesmo no primeiro semestre. Infelizmente pedir vários colegas de turma também no primeiro semestre, por ter essa dificuldade.

  • @emanuelamaralcavalcante5074
    @emanuelamaralcavalcante5074 4 ปีที่แล้ว +4

    Criei tanto ranço de universidade pública. Agora estou em um novo curso, estou fazendo Fisioterapia em um centro universitário particular e é simplesmente maravilhosa a minha faculdade, professores maravilhosos, tem didática, e tem metodologias ativas, além dos docentes terem mestrado, doutorado e até mesmo pós doutorado, este professor que tenho de pós doutorado ele é muito maravilhoso.

    • @emersongamaado9178
      @emersongamaado9178 4 ปีที่แล้ว

      Ou seja você não quer pescar, quer o peixe frito. Quer tudo fácil

  • @giselesantos4751
    @giselesantos4751 5 ปีที่แล้ว +5

    Realmente,seria essencial se o conteúdo do professor fosse mais acessível e menos burocrático como tudo no Brasil,se faz necessário uma linguagem mais rotineiras e com menos palavras de efeito,a frase não precisa ficar bonita,apenas compreensível.

  • @VidaItinerante
    @VidaItinerante 6 ปีที่แล้ว +1

    Seu vídeo me representa! Fico feliz que esse papo esteja circulando, quem sabe não construa alguma mudança

  • @andreiajaneiro7417
    @andreiajaneiro7417 4 ปีที่แล้ว +6

    Cá em Portugal é o contrário, as faculdades privadas é que são "piores". Normalmente toda a gente quer entrar nas públicas porque realmente são melhores. Agora, se é verdade ou não, não se sabe ahahah

    • @mayumimori3279
      @mayumimori3279 3 ปีที่แล้ว +5

      mas no Brasil as públicas são as melhores mesmo

    • @caswerion1939
      @caswerion1939 3 ปีที่แล้ว +4

      aqui as melhores são públicas tambem. USP, UNICAMP, UFRJ, todas são públicas e consideradas umas das melhores da america latina

  • @demisterica6191
    @demisterica6191 6 ปีที่แล้ว +21

    Realmente essa coisa de professor escolher aluno em faculdade federal acontece muito, eles se centram no aluno e esquece do resto da turma

  • @Eleohan
    @Eleohan 7 ปีที่แล้ว +4

    Tenho medo de trocar o certo pelo duvidoso, sendo na minha particular eu tenho professores bons, só que eu acredito que posso expandir mais meu conhecimento em uma universidade publica pelo maior contato com pessoas diferentes de conhecimentos diferentes a respeito da minha área na fisioterapia.

    • @beatrizalves1279
      @beatrizalves1279 4 ปีที่แล้ว +1

      O que você resolveu? Estou com a mesma dúvida. Tenho uma bolsa 100% pelo PROUNI na Unip em psicologia, mas tô pensando em trancar para prestar Unesp. Não sei se vai valer a pena.

    • @Eleohan
      @Eleohan 4 ปีที่แล้ว +1

      @@beatrizalves1279 fui pra Federal e digo pra você que não vai fazer diferença nenhuma. Diploma é diploma....

    • @Eleohan
      @Eleohan 4 ปีที่แล้ว

      @@beatrizalves1279 se quiser tirar alguma dúvida me chama no 34 99652-2248

  • @arturvillaca3054
    @arturvillaca3054 7 ปีที่แล้ว +7

    eu fiz Letras na UFMG pois é a única faculdade em Belo Horizonte que eu poderia aprender italiano. Mas me decepcionei q no tempo q fiquei lá se eu quisesse estudar alguma obra literária estrangeira ,tenho q ler a obra no idioma original. Putz, eu adoraria estudar Shakespeare, porém meu inglês é muito ruim, então eu fiquei só lendo obras portuguesas e brasileiras. No final do meu curso, descobri que na Universidade de Campinas eu posso sim ler obras estrangeiras em portugues e fazer as matérias em minha língua pátria. Se eu soubesse disso lá em 2010, eu teria me prestado vestibular em Campinas. A infra estrutura da UFMG é ótima, inclusive tem até como tomar banho na faculdade, teve alguns semestres q eu chegava na faculdade ás 9 da manhã e ficava até ás 22hrs, eu passava á tarde dormindo no sofá do DA. Eu gostaria de saber como que funciona as aulas para quem faz Mestrado. Vou esperar alguns anos e mudar de cidade e gostaria de estudar minhas possibilidades.

  • @alecrimdourada
    @alecrimdourada 4 ปีที่แล้ว +9

    Eu faço um curso interdisciplinar na unifesp, mas que é mais voltado para exatas e biológicas, o q posso dizer é muitos professores me desanimam demais pra estudar por não saberem dar aula, cheguei a pegar algumas DPs no primeiro e segundo semestre, eu tinha acabado de sair de um ensino médio fudido de estressante por ter sido uma escola muito puxada e eu era do tipo q nunca reprovou em nada então eu me perdi completamente na federal, eu achava q deveria ficar feliz de ter entrado pq é o status e blá blá blá mas a verdade é q eu dentro de um ano estudando lá tive problema sério de ansiedade e estresse, eu n sabia o q era paz nesse período. Pra minha sorte eu tenho a teimosia de uma mula e além disso tive duas professoras que me ajudavam a ficar um pouco mais animada pra estudar, pq se dependesse do resto eu já teria saído. Hoje eu tô aproveitando desse período de quarentena pra reavaliar a minha situação pq eu ainda estou perdida lá dentro.

    • @j.6410
      @j.6410 3 ปีที่แล้ว

      foda, e eu to querendo entrar na unifesp

    • @VitorGabriel-cr1xj
      @VitorGabriel-cr1xj 3 ปีที่แล้ว +1

      Krl, me identifico com vc, entrei em Química na UNIFESP, sonhei MT com isso, mas logo percebi o pesadelo, estou no primeiro semestre ainda, algumas aulas tem professores incríveis, porém, em outras tem "professores" q não fazem idéia de como dar aulas, eu tenho certeza q vou pegar DP nesse primeiro semestre em Cálculo I. E os professores que não sabem dar aulas não são o único problema, vc tem várias lições e trabalhos de todas as matérias, enquanto ainda tem q estudar pra entender a matéria q o maldito pesquisador acha q ensinou.
      Sempre tive muita ansiedade, mas agora tá pior ainda, tbm estou um pouco perdido e me sinto encurralado psicologicamente. As vezes me arrependo de ter passado um ano inteiro estudando pra vestibular pra entrar lá, talvez pagar uma faculdade particular tivesse mesmo sido melhor...

    • @quimicounifesp1567
      @quimicounifesp1567 ปีที่แล้ว

      @@VitorGabriel-cr1xj Estudou cálculo com quem? Marco Dias, Leila Tomazelli? kkk
      Estudei álgebra com a Célia.

  • @henriquestefanelli7735
    @henriquestefanelli7735 7 ปีที่แล้ว +9

    interessante as questões que você levanta

  • @fabrinecanedo5344
    @fabrinecanedo5344 7 ปีที่แล้ว +5

    oláaa, vídeo mucho loko adorei! Você pode fazer um vídeo sobre como foi sua experiencia no vestibular ? por favorzinho, estou nessa fase de vestibulando e adoro esse tipo de informação. bjss

  • @sabrinanovaes5738
    @sabrinanovaes5738 6 ปีที่แล้ว +2

    Agradecida pelo cursinho Florestan Fernandes e os professores, esses debates foram de muita importância na minha decisão quanto a faculdade. Nem sempre a faculdade pública é o melhor caminho pra todo mundo. Vídeo de muita utilidade

  • @iaraaugustin200
    @iaraaugustin200 4 ปีที่แล้ว +2

    Pela lei. Licenciatura a partir de 3 anos. Bacharelado a partir de 4 anos. Engenharias a partir de 5 anos... grade deve obedecer.

  • @viniciusvictor1515
    @viniciusvictor1515 2 ปีที่แล้ว +5

    Foda é o curso ser integral e você ainda ter que trabalhar

  • @dereckaragao9686
    @dereckaragao9686 2 ปีที่แล้ว +4

    Eu passei em direito na Uespi, mas ainda não iniciou o período em decorrência da pandemia. Ela era a única opção viável de faculdade para mim. Meus pais sempre me cobraram e deram "das tripas coração" para me manter em uma escola particular, mesmo que eles não pudessem, com isso já perdi o direito de bolsas 100% como escola pública. Mesmo que meus pais se desafiassem para pagar uma 50%, não valeria a pena, pois minha cidade não tem muitas opções de qualidade, e ir para outra cidade é muito mais caro... Meu pai ganha 1 salário mínimo, e minha mãe 4, não posso exigir muito gasto, então resolvi fazer ela. Claro, tenho noção desses pontos negativos, e vão me afetar quando eu iniciar, mas vou tentar me adaptar. Agradeço desde já pelo conteúdo, como calouro, preciso entender como vai ser o funcionamento.

    • @marianacnt63
      @marianacnt63 ปีที่แล้ว +1

      Como está atualmente?

  • @hadassa193
    @hadassa193 6 ปีที่แล้ว +2

    Eu detestei a minha. E acho que a queixa é a mesma em todo lugar.

  • @RenanRodrigues18
    @RenanRodrigues18 6 ปีที่แล้ว +1

    Por isso que prefiro um curso tecnológico. Prepara logo pra quem quer entrar no mercado de trabalho sem entrar tanto na teoria

  • @amandacultura
    @amandacultura 6 ปีที่แล้ว +3

    Faculdade pública não forma mão de obra mas sim profissionais pensantes. E isso não se consegue em 3 anos , talvez nem mesmo em 4. Para aplicar livro didático nem precisaria de faculdade , mas é isso que a privada "ensina".

  • @Kellbianchi
    @Kellbianchi 6 ปีที่แล้ว +4

    Especialmente na área de ciências exatas/da terra o foco é formar novos acadêmicos. Estudei química por 3 anos na ufmg na área de licenciatura e era notável que não estávamos sendo preparados pra dar aulas e sim pra seguir carreira através de mestrado e doutorado lá dentro da própria academia. É frustrante

  • @hallowquinnnmonsuta5113
    @hallowquinnnmonsuta5113 7 ปีที่แล้ว +2

    Aah!, que saudade desses vídeos!

  • @dinha10ok
    @dinha10ok 7 ปีที่แล้ว +1

    Quero pegar esse vídeo e colar na minha testa ❤

  • @DMSJMSJD
    @DMSJMSJD 7 ปีที่แล้ว +7

    Cesar, vc pode me dizer como faço (isso é, se ainda dá tempo) para participar desse cursinho pré-vestibular?
    Excelente vídeo, por sinal! Eu costumava questionar essas questões sobre faculdades públicas x particulares, mas hoje tenho a mente mais aberta e tals...
    beijos :)

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 7 ปีที่แล้ว +8

      Daniela Messias manda um email pra mim! cesarsinicio@outlook.com

  • @lf546
    @lf546 6 ปีที่แล้ว +4

    Sobre os problemas de infraestrutura, muito se têm a discutir.
    Sabemos que a USP está passando por problemas orçamentários que são resultados de muitas práticas não saudáveis/ insustentáveis (nem vou chegar entrar no mérito de aposentadorias de 70mil) de utilizar o dinheiro arrecadado. E tendo em vista que o repasse estadual feito para a Universidade é limitado, alguns institutos têm buscado outras formas de financiamento das atividades (alguns, não todos), como as fundações e parcerias instituições privadas (por exemplo as fundações que auxiliam a FEAUSP, a FFM da MedUSP e etc).
    Alguns institutos e faculdades da Universidade são mais resistentes a essas parcerias, por questões ideológicas, e acabam a mercê do orçamento limitado e mal gerido do repasse estadual.

  • @JanaAudioVideo
    @JanaAudioVideo 7 ปีที่แล้ว +1

    QUE SAUDADE desses vídeos ❤️

    • @rosangelam.b7890
      @rosangelam.b7890 6 ปีที่แล้ว

      Janaina Pereira
      th-cam.com/video/_ZRtWRk4JBM/w-d-xo.html
      Por favor não deixa um CONHECIDO seu e nem VOCÊ ser a PRÓXIMA vítima dos CRIMINOSOS!
      Vamos votar nesse canditato para PRESIDENTE!
      Por favor NÃO seja a PRÓXIMA VÍTIMA e PASSE logo essa mensagem PRA FRENTE!
      th-cam.com/video/Iy4ITis0BdQ/w-d-xo.html
      th-cam.com/video/XVCksoQ411g/w-d-xo.html

  • @enzosouzelino
    @enzosouzelino 4 ปีที่แล้ว +2

    estudo na federal do abc e não tenho nenhum desses problemas. não vou generalizar pra todas as universidades tb

  • @tiagoalmeida7860
    @tiagoalmeida7860 2 ปีที่แล้ว +5

    Olá, acho que a educação no Brasil, deveria melhorar e muito. Contudo, cada vez um maior número de alunos, sonho com a universidade pública.
    E, a maior parte dos professores, incentivam esses mesmos alunos, a frequentarem essa Universidade que na minha opinião, só tem status. Faço das palavras do amigo as minhas.
    Muitos que dão aula nesses locais, Só falam para doutores e congressos de alto nível, e, por muitas vezes, não tem uma boa didática para lecionar principalmente para jovens recém saídos do ensino médio.
    A maioria dos quais que passam nessa Universidade, são, em maioria de escolas particulares e quando um aluno de escola pública consegue atingir nota para passar na federal, é um maior alvoroço, sendo que se o Brasil fosse referência Educacional, alunos de escola pública passando na federal, iria ser uma realidade constante haja Vista, que só 3%, dos alunos tiram nota igual ou superior para atingir um nível de Federal, dentre esses esses 3%, são de escolas privadas essa é uma realidade escondida em nossa sociedade e principalmente, no meio Educacional público.
    As faculdades públicas, já foram boas antigamente.

  • @OMarinheiroMacho
    @OMarinheiroMacho 3 ปีที่แล้ว +4

    Já ouvi de um amigo a afirmação que a infra estrutura de uma universidade pública é melhor que uma universidade privada, por receberem verba do governo(??). Concordo que talvez os professores da federal podem ser mais qualificados e experientes na hora de ensinar. Mas ouvi que a UFRGS tem infraestrutura melhor que universidades privadas, é complicado.

  • @deboraclc
    @deboraclc 3 ปีที่แล้ว +2

    Posso fazer duas faculdades públicas ao mesmo tempo? Uma presencial e outra EAD?

    • @natanael8
      @natanael8 3 ปีที่แล้ว +1

      Não. Você pode fazer uma pública e uma, duas ou três particular desde que a particular não seja através do Fies ou prouni.

  • @kellyrgg
    @kellyrgg 7 ปีที่แล้ว +2

    Minha experiência com universidade pública foi ótima!! Tive professores bons, interessados e com didática, com algumas exceções, e colegas de todo tipo, mas a maioria, sem muitos recursos financeiros e muito pouco dedicados aos estudos. Gosto muito desta liberdade de escolhas das disciplinas e do empenho de cada aluno, em aproveitar as oportunidades e as várias experiências possíveis na universidade, sem muita cobrança individual, favorecendo a autonomia do aluno. Apesar de muitos perderem a oportunidade de aprender e aproveitar as oportunidades. Mas concordo que a logística e infraestrutura dos prédios precisam ser repensados, além da necessidade de melhorias dos recursos financeiros e materiais para que os cursos sejam mais efetivos e completos.

  • @Ana1997fgs
    @Ana1997fgs 7 ปีที่แล้ว +5

    César, eu faço Pedagogia na unesp de rio preto, la tbm tem esses cursinhos organizados pelos alunos de licenciatura, mas meus professores falam que o cursinho precariza o trabalho dos docentes sabe? por que nao é gente "formada" que assume... eu fico meio chateada com isso, eu meio que discordo, pq acho a iniciativa do cursinho mt legal, que ajuda mt gente a entrar nas faculdades públicas... o que vc pensa a respeito??

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 7 ปีที่แล้ว +2

      Ana Be essa questão sobre o trabalho do professor é complexa.
      Não acho que "doação" seja solução. Seja de que tipo for, acaba por transferir uma responsabilidade que é de outra esfera para um aspecto de filantropia. E fazer coisas voluntariamente é lindo e bom! Mas não é solução definitiva (ou não deveria ser) pata questões estruturais como a educação.
      Por esse lado talvez eu concorde com o argumento da sua professora. Mas por outro lado a gente precisa pensar que ajuda não-estruturada é melhor do que nenhuma ajuda. Além disso, os alunos em formação nos cursos universitários (que compõem a maioria dos professores voluntários em alguns cursinhos populares) tiveram vivência de estudos pré-vestibular e estão, ali, vivenciando a prática da docência.
      Não posso romantizar! Pode ser que em alguns casos seja mesmo precário. Mas no cursinho que eu tô fazendo parte tem comunicação intensa por parte dos coordenadores, fiz entrevista e processo seletivo, tem reuniões e decisões coletivas quase que semanalmente. Então acho que a depender da gestão pode ser uma solução interessante sim!
      Entretanto concordo que um modelo de solução mais acertado seja estruturar vestibulares e preparação para eles de outra forma (e com acesso universal). Mas isso dá um outro debate ainda! Mwahahaheha!

    • @Ana1997fgs
      @Ana1997fgs 7 ปีที่แล้ว +2

      nooossa, é muito complexo mesmo!!! :O

  • @paulootavio7804
    @paulootavio7804 4 ปีที่แล้ว +26

    Cara, eu faço faculdade de direito na UFMG, e amo a infraestrutura, e já conheci outras faculdades federais, e todas são ótima, acho q o problema mesmo está nas estaduais, e as faculdades estaduais e federais tem mais peso do q as faculdades particulares, ou seja quem tem condução rouba a vaga de quem não tem, rico só estuda em faculdade particular se não conseguir passar numa pública

    • @jemimaxavier5542
      @jemimaxavier5542 4 ปีที่แล้ว +9

      Olá, como são as aulas, provas, os trabalhos e os professores
      na UFMG? Eu faço Direito pelo ProUni e gosto muito da UFMG , porém com o vídeo estou meio confusa rsrs.

  • @declinio1592
    @declinio1592 6 ปีที่แล้ว +2

    Na lista de melhores do nosso país sempre aparece públicas primeiro.

  • @CineGoodog
    @CineGoodog 6 ปีที่แล้ว +1

    Greve é direito do professor, não do aluno.

  • @cacarerequita
    @cacarerequita 7 ปีที่แล้ว +3

    nossa, esse assunto é super pertinente. faço fflch e percebo demais essa despreocupacao de mtos professores de estabelecer uma comunicação efetiva com os alunos. vai desde perceber os alunos e suas capacidades, até se propor a ser entendido msm, sabe. é triste. alguns são brilhantes e conseguem se colocar mas é mto grande o número de professores q parecem paredes falantes.

  • @marciosga1
    @marciosga1 6 ปีที่แล้ว +3

    O futuro da faculdade pública pra mim é o sistema do CEDERJ

  • @taynet
    @taynet 6 ปีที่แล้ว +1

    Poderia fazer um vídeo falando melhor sobre esse cursinho... como ele funciona?

  • @arielgrushka
    @arielgrushka 6 ปีที่แล้ว

    Que vídeo ÓTIMO! Valeu!!!

  • @th3_dantas707
    @th3_dantas707 5 ปีที่แล้ว +8

    Graças a Deus eu vou fazer intercâmbio ! Brasil n da , cansei !

  • @dihogo2023
    @dihogo2023 5 ปีที่แล้ว +6

    O problema da faculdade publica por ser do estado, e estabilidade do professor ele nao leva a serio os academicos, no caso realmente o futuro das universidades publicas sao irao melhorar se acabarem com concursos e contratar via CLT e um teste de qualidade periodo isso faz o professor da universidade melhor e ter um bom profissional.

  • @MrRogerioPrimo
    @MrRogerioPrimo 7 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns cara! Seus dois vídeos são 10. Penso exatamente como vc. Passei e passo por experiências muito semelhantes.

  • @DanielBatista-lq2pc
    @DanielBatista-lq2pc 6 ปีที่แล้ว +1

    Como que faz para estar fazendo esse cursinho na USP dia de sábado?