| Sociologia do tabalho - um dos assuntos mais centrais da sociologia - entender como se dá as relações de trabalho - busca saber quem são os trabalhadores - como é organizado o ambiente de trabalho - como se manifesta ao longo do tempo - quais as noções de trabalho em outras épocas - história da ideia de trabalho - o que diferencia a noção atual de trabalho | História do trabalho - trabalho na antiguidade - trabalho na idade média - trabalho na modernidade/contemporaneidade | Trabalho na antiguidade 1. Mitologia grega - é visto como uma espécie de maldição; punição - história: Prometeu acorrentado - prometeu foi punido tendo vida eterna 2. Biblia - "Tu comerás o teu pão no suor do teu rosto" (Gênesis 3:19) - Após o pecado, o homem teve que trabalhar 3. Aristóteles - classificação tríade ou trifuncional do tabalho - trabalho pode ser: labor, poiésis e práxis - labor (trabalho físico): os escravos realizam - poiésis (trabalho artístico): os artistas realizam; intermediário, atividade criativa - práxis (trabalho intelectual): trabalho político - trabalho braçal: "ponosi" (grego) e "labor" (latim); degenerado, inferior - trabalho criador: "ergoni" (grego) e "opus" (latim); positivo, superior | Trabalho na idade média - concepção derivada da ideia de Aristóteles - consolidação do pensamento católico - trabalho sacramental; conotação religiosa - faz parte da função humana (obrigação)
Aula muito boa. Gostei muito mesmo. Em relação à Bíblia o Apostolo Paulo diz que aquele que não quiser trabalhar, que também não coma. E Salomão manda os preguiçosos ir ter com as formigas. Usarei seu vídeo em minha aula de sociologia do 2º ano. Parabéns.
Trabalho Antiguidade Na mitologia o trabalho era visto como um castigo. Aristóteles A ideia de trabalho sobre Labor, da uma ideia de labuta, que é sobre algo físico. Aristóteles nessa passada diz que a escravidão é justa. Poiésis era um trabalho artístico, como um trabalho intermediário. Práxis era um trabalho intelectual. Na idade Antiga a ideia do trabalho torna-se a ideia de servir e ir para o céu, influenciado pelo fanatismo na época. Na modernidade a ideia de trabalho remete a honestidade e libertação humana.
É um estilo de aula que convém durar 1h no mínimo. Senti falta da teoria da divisão de trabalho, divisão funcional e coesão social de Durckeim. Mas a aula não havia como ser mais perfeita. Abraço JG. (Ex-aluno / planeta)
Professor sua aula é muito boa, gostaria de acrescentar algo sobre a Bíblia, um.dos maiores erros encontrados e a não leitura dos seus contextos, visto que muitos assuntos acabam gerando visões diferentes quanto ao real propósito da palavra, qdo o professor cita o sobre o trabalho com algo punitivo na Bíblia, devemos olhar que no princípio da criação Adão teria que trabalhar da mesma forma, porém sendo que antes de pecar ele não veria o trabalho como jugo pesado. Gênesis 2: 15. E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E hoje cada vez mais, vemos muitos não tendo prazer no trabalho, mas sim um jugo desigual.
Só ajuste professor, o relato da queda na Bíblia é relatada no capítulo 3 do livro de Gênesis, livro esse que possui 50 capítulos. Então podemos considerar que é no início do livro.
Só mais um pequeno ajuste, o trabalho já existia antes mesmo da queda de Adão e Eva. O SENHOR já havia criado um trabalho para Adão. Gênesis 2.15 vai falar que Ele fez Adão mas que Adão deveria lavrar o jardim. Só um detalhe mas a aula é bem esclarecedora.
Vcs (equipe "school only") estão de parabéns😁! Pelos simples motivos: -Mostra esse tema de forma fácil de entender e principalmente útil no dia a dia; -Além de mostrar\ensinar o básico (no ensino médio), mesmo sendo um assunto simples como qualquer outro, foi explicado de forma muito inteligente, pois usa outras "fontes" para afirmar mais ainda, e, de tal modo, fazendo com que o leitor (ou visualizador) faça um bom aproveito desse conhecimento; -E por último, é por isso que eu amo Filosofia, explicações de por quê tais coisas são como são,e , ter amor pelas descobertas "simples e difíceis"😊. *OBRIGADO*
A questão de Adão agora ter que trabalhar , não poderia também ser visto como uma condição que ele mesmo si colocou de decisões erradas que tomou? Ao invez de uma punição , pode ter sido uma consequência de sua ações, assim como outras consequências , como por exemplo está sujeito a forças e os perigos do mundo . Antes ele tinha do bom e do melhor sem precisar fazer esforço pra isso , agora , como consequência de suas escolhas , ele perdeu os benefícios que tinha da forma que é natural quando não se tem os benefícios que tinha antes
Aristóteles fez uma afirmação que tem 3 tipos de trabalho,e na própria descrição que ele da ele denomina uma palavra para cada uma. Essa denominação não seria uma prova da injustiça que ocorria naquela época e que ocorre hoje em dia?
Fazer uma pontuação sobre a visão Cristã apresentada, o trabalho não é consequência do pecado, pois ele já existia antes da queda. Adão e Eva já trabalhavam, sendo que no capítulo 2 de Gênesis, após a criação de Adão a bíblia diz assim: "O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar"... Cultivar é a ideia de trabalhar, de cuidar do Jardim. O texto que foi citado pelo professor, quando diz: "Tu comerás o teu pão no suor do teu rosto", a ideia é de fadiga. Por causa do pecado o trabalho do homem agora trará fadiga, cansaço e suor. Enfim, o trabalho não é consequência do pecado, mas o cansaço e a fadiga, que são consequências do pecado.
E não consegui entender o que seria a sociologia do trabalho. Cheguei a pesquisar uma resposta e explica que seria um estudo dos fenômenos sociais que ocorrem no mundo do trabalho. Alguém poderia me explicar o seria "fenômenos sociais" e como ela se encaixa na explicação?
Aí como se encaixa: um exemplo é que ao estudar um dos fenômenos sociais, que foi a Reforma Protestante, a forma de olhar para o trabalho mudou de Castigo para Privilégio. Espero ter ajudado!
A "aula" na verdade é uma explicação superficial e tendenciosa da ideologia liberal quanto ao trabalho, ou também chamado chorume weberiano. Trata-se de uma categorização extremamente mistificante da categoria material e objetiva do trabalho. Já no inicio da aula o "professor" analisa a atividade material e objetiva do trabalho por suas "percepções" quando ele nos fala 'como o trabalho ao longo da história se manifesta", como se o trabalho fosse um sujeito que por sai andando por aí. Já aí encontramos a problemática situação de explicar uma categoria material por um corolário imaterial, perceptivo, contingenciado por quem percebe. A tática utilizada consiste em substantivar o verbo, ou seja tomar ação por sujeito, trata-se do pão de cada dia da ideologia liberal na tentativa vã de justificar / racionalizar as relações de exploração ensejadas no controle autoritário da classe que trabalha, independente de seu recorte histórico. Ao fazer tal manobra discursiva, e totalmente descolada da efetividade e por isso mesmo totalmente ideológica, fica excluída as relações de subordinação e controle ensejadas no mundo da produção, não só capitalista, mas humana. Assim, estabelecendo as categorias da ação produtiva, trabalho, descolado de seu sujeito ativo, o trabalhador, é possível tecer os loas mais fantásticos como 'acepção do trabalho pela mitologia grega' denotando um aspecto pejorativo a atividade laboral (até mesmo paga de intelectual ao discernir sobre o aspecto tripartido do conceito de Aristóteles), passando pela proibição da usura e do trabalho alienado na Idade Média, mais uma vez dando valor axiológico a categoria de trabalho, até finalmente chegarmos na era moderna onde fica claro alinhamento do "professor" ao chorume weberiano que declara que Calvino e os protestantes possibilitaram a modificação do conceito de trabalho ao valorar positivamente a atividade laboral. Tudo isso nada mais é que o roteiro, altamente verborrágico e vazio, da 'Ética protestante e o espírito do Capitalismo" que declara que foi a partir da "ideia protestante de trabalho criou o capitalismo estadunidense" piada de mal gosto que só não nasceu natimorto devido ao alojamento de recursos sem fim na ideologização totalmente acrítica e anistórica proposta por Weber em sua mais célebre obra. Por fim passa a largo por Marx, o maior teórico sobre o tema na história da humanidade, apenas tratando de maneira totalmente superficial, dando peso axiológico, totalmente destituído de conteúdo histórico, aos "conceitos", ou melhor fantasias ideológicas de Weber e Taylor que falam "em nome da economia política" como salientava ao falar sobre sobre os intelectuais que falam em nome do capital.
0:10 não tem essa pohha de todas e todos não garai, é só TODOS. Quando vc fala olá a todos já tá falando que é para todos, seja homem mulher gay, lésbica, trans, bissexual, é para todos até pros ornitorrincos garai ksksjkekrbflolwikkebssknkskkwkenk
| Sociologia do tabalho
- um dos assuntos mais centrais da sociologia
- entender como se dá as relações de trabalho
- busca saber quem são os trabalhadores
- como é organizado o ambiente de trabalho
- como se manifesta ao longo do tempo
- quais as noções de trabalho em outras épocas
- história da ideia de trabalho
- o que diferencia a noção atual de trabalho
| História do trabalho
- trabalho na antiguidade
- trabalho na idade média
- trabalho na modernidade/contemporaneidade
| Trabalho na antiguidade
1. Mitologia grega
- é visto como uma espécie de maldição; punição
- história: Prometeu acorrentado
- prometeu foi punido tendo vida eterna
2. Biblia
- "Tu comerás o teu pão no suor do teu rosto" (Gênesis 3:19)
- Após o pecado, o homem teve que trabalhar
3. Aristóteles
- classificação tríade ou trifuncional do tabalho
- trabalho pode ser: labor, poiésis e práxis
- labor (trabalho físico): os escravos realizam
- poiésis (trabalho artístico): os artistas realizam; intermediário, atividade criativa
- práxis (trabalho intelectual): trabalho político
- trabalho braçal: "ponosi" (grego) e "labor" (latim); degenerado, inferior
- trabalho criador: "ergoni" (grego) e "opus" (latim); positivo, superior
| Trabalho na idade média
- concepção derivada da ideia de Aristóteles
- consolidação do pensamento católico
- trabalho sacramental; conotação religiosa
- faz parte da função humana (obrigação)
Vlw eu queriam salvar
Obgda Emily
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 obrigada
muito obrigada
heroiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Amei o resumo! Para fazer um resumo desse em 13 minutos, a pessoa tem que estudar pra caramba! Parabéns!!!
Toda aula eu elogiando a didática INCRÍVEL desse professor!
Aula muito boa. Gostei muito mesmo. Em relação à Bíblia o Apostolo Paulo diz que aquele que não quiser trabalhar, que também não coma. E Salomão manda os preguiçosos ir ter com as formigas. Usarei seu vídeo em minha aula de sociologia do 2º ano. Parabéns.
Foi Deus que me fez encontrar o senhor aqui professor, que ele o abençoe hoje e sempre!
Trabalho
Antiguidade
Na mitologia o trabalho era visto como um castigo.
Aristóteles
A ideia de trabalho sobre Labor, da uma ideia de labuta, que é sobre algo físico. Aristóteles nessa passada diz que a escravidão é justa. Poiésis era um trabalho artístico, como um trabalho intermediário. Práxis era um trabalho intelectual.
Na idade Antiga a ideia do trabalho torna-se a ideia de servir e ir para o céu, influenciado pelo fanatismo na época.
Na modernidade a ideia de trabalho remete a honestidade e libertação humana.
Caraca👌👏👏
Como dizia Karl Madruga: O trabalho não é ruim. Ruim é ter de trabalhar!
“Karl madruga"😅😅😅
Gostei muito. Elucidativo demais da ideia de trabalho na história e tão importante para a sociologia.
Quem homem, que professor!!!! Parabéns, por mais aulas de qualidade assim, aqui!!!!
É um estilo de aula que convém durar 1h no mínimo.
Senti falta da teoria da divisão de trabalho, divisão funcional e coesão social de Durckeim.
Mas a aula não havia como ser mais perfeita.
Abraço JG. (Ex-aluno / planeta)
nos links dos comentários tem mais assuntos, por exemplo a divisão do trabalho. ;)
Durkheim**
@@biancap4052 Muito obrigado.
Tem um vídeo que ele explica especificamente sobre isso
Muito boa a sua dicção, seu discurso e sua explicação. Nota 1000 GRANDE PROFESSOR.
Minha prova é hoje à tarde e eu estava completamente perdida nessa matéria! Sua aula me ajudou bastante 😊
Professor sua aula é muito boa, gostaria de acrescentar algo sobre a Bíblia, um.dos maiores erros encontrados e a não leitura dos seus contextos, visto que muitos assuntos acabam gerando visões diferentes quanto ao real propósito da palavra, qdo o professor cita o sobre o trabalho com algo punitivo na Bíblia, devemos olhar que no princípio da criação Adão teria que trabalhar da mesma forma, porém sendo que antes de pecar ele não veria o trabalho como jugo pesado.
Gênesis 2: 15. E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E hoje cada vez mais, vemos muitos não tendo prazer no trabalho, mas sim um jugo desigual.
Yes!
Ele é de geografia, e nao de teologia...kkkk
As matérias e as ciências,não necessariamente, expressam com clareza,e verdade sobre o que as escrituras realmente dizem. Isto é fato!
Oi gostei que vc falou sobre sociologia do trabalho, história e conceito obrigada
Aula muito boaaaaa, explicou de forma direta sem enrolar e com uma didática super fácil, ameeei
Mostrou conhecimento em professor! Parabéns!
Esse conteúdo foi muito útil e importante para mim! Obrigada por compartilhar conhecimento.
amo muito, explica super bem!
Aula maravilhosa, ainda bem que te encontrei.
Parabens Companheiro... OTIMA aula
Gostei muito da aula, eu aprendi bastante🤩 Muito obrigado professor!!
João Gabriel, parabéns!
Aula espetacular!
Só ajuste professor, o relato da queda na Bíblia é relatada no capítulo 3 do livro de Gênesis, livro esse que possui 50 capítulos. Então podemos considerar que é no início do livro.
Kkk isso que eu estranhei
Só mais um pequeno ajuste, o trabalho já existia antes mesmo da queda de Adão e Eva. O SENHOR já havia criado um trabalho para Adão. Gênesis 2.15 vai falar que Ele fez Adão mas que Adão deveria lavrar o jardim. Só um detalhe mas a aula é bem esclarecedora.
Muito bom, me inspirou para algumas práticas em sala de aula.
Vcs (equipe "school only") estão de parabéns😁! Pelos simples motivos:
-Mostra esse tema de forma fácil de entender e principalmente útil no dia a dia;
-Além de mostrar\ensinar o básico (no ensino médio), mesmo sendo um assunto simples como qualquer outro, foi explicado de forma muito inteligente, pois usa outras "fontes" para afirmar mais ainda, e, de tal modo, fazendo com que o leitor (ou visualizador) faça um bom aproveito desse conhecimento;
-E por último, é por isso que eu amo Filosofia, explicações de por quê tais coisas são como são,e , ter amor pelas descobertas "simples e difíceis"😊.
*OBRIGADO*
Gratidão Professor .
Muito vlarz sua explicação
Ajudou muito, foi bem importante para mim.
QUEM NAO TEM CELULAR NEM ACESSOS A INTERNET MAIS UM DIA DE "VÍDEO AULA" .
ue, então como voce comentou esse video agora?KKKKKKKKK
@@bonniebrokehearts mlk transcendeu
@@matheusjuliao2817 voa lek 😎
A questão de Adão agora ter que trabalhar , não poderia também ser visto como uma condição que ele mesmo si colocou de decisões erradas que tomou? Ao invez de uma punição , pode ter sido uma consequência de sua ações, assim como outras consequências , como por exemplo está sujeito a forças e os perigos do mundo . Antes ele tinha do bom e do melhor sem precisar fazer esforço pra isso , agora , como consequência de suas escolhas , ele perdeu os benefícios que tinha da forma que é natural quando não se tem os benefícios que tinha antes
Excelente!! Muito obrigada pelas explicações!
Gostei da explicação 👏
Valeu Vídeo super interessante e bem informativo ... parabéns
Maravilhoso essa aula❤
Excelente didática!
Que lindooo maravilha de aula❤❤amei😍
Muito interessante e útil. Parabéns!
Professor incrível
Gostei Da Explicação👏👏
Excelente aula.
Parabéns.
Parabéns! Muito boa a aula.
Aula muito boa ,parabéns
Obrigada pela excelente aula
Muito boa aula !
Parabéns pela aula 👏🏻👏🏻👏🏻
💖
Lindão esse professor!
Excelente conteúdo Professor!!!!
Vídeo muito bom! Parabéns!
Aula excelente!
ajudou muito!
Muito bom. Fala agradável! Obrigada.
Obg pela a aula
otima aula!!! ajudou bastante.
Muito boa a aula!
Ótimo vídeo!
Aula Show !!!! :)
Eu adorei essa aula
muito bom professor 👏
Que aula maravilhosaaa!! 😍
AFT.2023. auditor fiscal do Trabalho. CLT. Auditoria e fiscalização. Cesgranrio. Banca Organizadora. Bloco4. ❤🎉
Adorei a aula!! Mas seria perfeita se fosse um pouco mais aprofundada
Excelente aula
não compreendi a relação do conto de prometeu acorrentado com o trabalho :(
Muito boa, parabéns
Aristóteles fez uma afirmação que tem 3 tipos de trabalho,e na própria descrição que ele da ele denomina uma palavra para cada uma. Essa denominação não seria uma prova da injustiça que ocorria naquela época e que ocorre hoje em dia?
Video aula mtooo boa
Ótimo!
Excelente
Fala sobre a sociedade?
Qual obra aborda bem esse tema ?
Fazer uma pontuação sobre a visão Cristã apresentada, o trabalho não é consequência do pecado, pois ele já existia antes da queda. Adão e Eva já trabalhavam, sendo que no capítulo 2 de Gênesis, após a criação de Adão a bíblia diz assim: "O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar"... Cultivar é a ideia de trabalhar, de cuidar do Jardim. O texto que foi citado pelo professor, quando diz: "Tu comerás o teu pão no suor do teu rosto", a ideia é de fadiga. Por causa do pecado o trabalho do homem agora trará fadiga, cansaço e suor. Enfim, o trabalho não é consequência do pecado, mas o cansaço e a fadiga, que são consequências do pecado.
Parabéns 👏👏👏👏
Professor, vc é um gato!!
E não consegui entender o que seria a sociologia do trabalho. Cheguei a pesquisar uma resposta e explica que seria um estudo dos fenômenos sociais que ocorrem no mundo do trabalho. Alguém poderia me explicar o seria "fenômenos sociais" e como ela se encaixa na explicação?
São os acontecimentos sociais... Fatos que afetam a sociedade (Desemprego, uma pandemia, inflação).
Aí como se encaixa: um exemplo é que ao estudar um dos fenômenos sociais, que foi a Reforma Protestante, a forma de olhar para o trabalho mudou de Castigo para Privilégio.
Espero ter ajudado!
Muito bom
Não foi Ésquilo, o poeta, que escreveu Prometeu Acorrentado ?
Muito bom, adorei 💖
Ótimo
God of war, Me ajudou Bastante
So tô assistindo esse video por que a professor mandou ver . pra poder resolver as questões , que ela passou .
Tá
@@smkprince1 ta
@@pianca390 tá
Vim por dona Andresa.
BLZ GARA VALEU PELA ESPLICAÇAO
*Explicação
*cara e explicação
Bom
👏👏👏👏
fiquei com uma duvida oq é cidadania? pode me ajudar pfvr
Kkkkkkkk muito burro mané não sabe oq eh cidadania
👏🙃
Aluno Guruja, pós AFT 🕺🏾
expetacular
tá mais pra aula de história do que de sociologia.
Sociologia sempre envolve um pouco de história
Professor, o trabalho na bíblia, foi criado antes do pecado, portanto não pode ser considerado como punição. Genesis 2:15.
Hihihi
Alguém faz um resumo dessa aula pra mim?
Tbm quero
Kkkkkkkkkkkkkkk
Muda essa intro, esse barulho é muito alto
😂
A "aula" na verdade é uma explicação superficial e tendenciosa da ideologia liberal quanto ao trabalho, ou também chamado chorume weberiano. Trata-se de uma categorização extremamente mistificante da categoria material e objetiva do trabalho. Já no inicio da aula o "professor" analisa a atividade material e objetiva do trabalho por suas "percepções" quando ele nos fala 'como o trabalho ao longo da história se manifesta", como se o trabalho fosse um sujeito que por sai andando por aí. Já aí encontramos a problemática situação de explicar uma categoria material por um corolário imaterial, perceptivo, contingenciado por quem percebe. A tática utilizada consiste em substantivar o verbo, ou seja tomar ação por sujeito, trata-se do pão de cada dia da ideologia liberal na tentativa vã de justificar / racionalizar as relações de exploração ensejadas no controle autoritário da classe que trabalha, independente de seu recorte histórico. Ao fazer tal manobra discursiva, e totalmente descolada da efetividade e por isso mesmo totalmente ideológica, fica excluída as relações de subordinação e controle ensejadas no mundo da produção, não só capitalista, mas humana. Assim, estabelecendo as categorias da ação produtiva, trabalho, descolado de seu sujeito ativo, o trabalhador, é possível tecer os loas mais fantásticos como 'acepção do trabalho pela mitologia grega' denotando um aspecto pejorativo a atividade laboral (até mesmo paga de intelectual ao discernir sobre o aspecto tripartido do conceito de Aristóteles), passando pela proibição da usura e do trabalho alienado na Idade Média, mais uma vez dando valor axiológico a categoria de trabalho, até finalmente chegarmos na era moderna onde fica claro alinhamento do "professor" ao chorume weberiano que declara que Calvino e os protestantes possibilitaram a modificação do conceito de trabalho ao valorar positivamente a atividade laboral. Tudo isso nada mais é que o roteiro, altamente verborrágico e vazio, da 'Ética protestante e o espírito do Capitalismo" que declara que foi a partir da "ideia protestante de trabalho criou o capitalismo estadunidense" piada de mal gosto que só não nasceu natimorto devido ao alojamento de recursos sem fim na ideologização totalmente acrítica e anistórica proposta por Weber em sua mais célebre obra. Por fim passa a largo por Marx, o maior teórico sobre o tema na história da humanidade, apenas tratando de maneira totalmente superficial, dando peso axiológico, totalmente destituído de conteúdo histórico, aos "conceitos", ou melhor fantasias ideológicas de Weber e Taylor que falam "em nome da economia política" como salientava ao falar sobre sobre os intelectuais que falam em nome do capital.
0:10 não tem essa pohha de todas e todos não garai, é só TODOS. Quando vc fala olá a todos já tá falando que é para todos, seja homem mulher gay, lésbica, trans, bissexual, é para todos até pros ornitorrincos garai ksksjkekrbflolwikkebssknkskkwkenk
A lactação chegou até nas vídeoaula do TH-cam 😞
Odeio sociologia
Muito superficial essa aula
Todas e todos??? Aprendeu português onde professor? Só pela introdução saí do canal.
excelente didática! parabéns!
Excelente explicação...