AJUDE-NOS A MANTER O CANAL ICONOGRAFIA DA HISTÓRIA: Considere apoiar nosso trabalho, participar de sorteios e garantir acesso ao nosso grupo de Whatsapp exclusivo: bit.ly/apoiaoidh Se preferir, faz um PIX: bit.ly/PIXidh Siga nosso canal de CORTES: www.youtube.com/@IconografiadaHistoria-cortes Referências: oglobo.globo.com/cultura/noticia/2022/08/saiba-20-curiosidades-de-cidade-de-deus-filme-que-completa-duas-decadas-nesta-terca-feira-30.ghtml extra.globo.com/noticias/rio/ex-traficante-ailton-batata-fala-sobre-guerra-que-viveu-na-cidade-de-deus-21619917.html ZALUAR, Alba Maria e FREITAS, Luiz Alberto Pinheiro de. Cidade de Deus: a História de Ailton Batata, o Sobrevivente. Rio de Janeiro: FGV, 2017.
Depois de ler o seu comentário fui em busca de ler o livro e realmente é muito mais impactante. Tem muitas histórias, porém vi um comentário aqui de um contemporâneo alegando que o livro é bem mentiroso, então tem que filtrar muita coisa.
O verdadeiro Buscapé do filme também está escrevendo um livro, contando os relatos reais da história. Seu nome é José Wilson dos Santos e hoje em dia ele tem 63 anos e vive com sua esposa em Jacarepaguá RJ.
Eu tive o privilégio de conhecer de longe o PM Cabeção, que morreu após levar um tiro na boca em seguida a uma troca de tiros com assaltantes que tinham assaltado uma das lojas da extinta rede Supermercados Ideal. Morei na Cidade de Deus de 1966 a 1977. Em 1980 me mudei oara Brasília após passar num concurso para o Governo do Distrito Federal de onde me aposentei em 2020. Hoje beirando os 70 anos tenho boas lembranças mas também pesadelos com aquele período da minha adolescência/juventude dos 11 aos 23 anos.
@@juniorchavesopicassodeyahu988 querido talvez vocês seja demasiadamente jovem. Mas rede Supermercados Ideal foi muito famosa nos anos 70/80. Consulte seus pais e avós caso ainda os tenha.
@@juniorchavesopicassodeyahu988 Essa rede de supermercados (Ideal) foi muito famosa nos Anos 70, juntamente com outras já extintas como Casas da Banha, Casas Sendas, Casas Gaio Marti e outras que no momento não mais me ocorrem. Talvez a sua pouca idade ao menos em relação à minha faz com que você não tenha sido contemporâneo dessas redes.
Fui amigo do manoel no primario e seu irmão gelson que também entrou na guerra; Dodi seu irmão também participou da guerra depois de seus irmãos morrerem, Dodi morreu no Carnaval por Serginho; quem matou zé pequeno no confronto foi paulinho que estava em ascensão na nova geração; Manoel era um cara gente boa, dava aula de caratê para crianças e trabalhava de cobrador de ônibus ; Ze pequeno sempre foi bandido...
Um esclarecimento: a Cidade de Deus foi inaugurada como bairro de moradores no início de 1966 e o governador era Francisco Negrão de Lima, tendo sido esse o seu fundador. Digo isso porque a minha família foi uma das pioneiras como moradoras da Cidade de Deus no início de 1966 quando eu tinha 11 anos de idade (hoje tenho 69 e sou um funcionário público aposentado do Governo do Distrito Federal, em Brasília onde moro desde 1980).
@@nickrodriguez3850sou negro e o lugosyi do meu sobrenome é uma homenagem ao ator húngaro americano Bela Lugosi famoso por suas atuações em filmes de terror nos anos 1940 a 1970.
Morei na cidade de Deus em 1970 a 1979. Estudei na Alberto Rangel e escola augusto Magne tinha mercado 3 poderes mercado leão posto médico COHAB Senac quadra 100 tenho primas até hoje na quadra 100. Morei na rua Noé. Frequentava eu a igreja jericó e Edgard cavalheiro em 1977
Sou da sua geração: também estudei no Alberto de 1976 a 84. Sai da CDD em 1992, quando casei. Tudo que foi relatado aqui, eu vi de perto. Tive a oportunidade de ver toda essa bandagem de perto. Graças a Deus nos éramos evangélicos e a educação dada pelos meus pais moldaram meu caráter e do meus irmãos. Hoje sou, oficial do exército. Foi muita luta mas venci . E possível.
Gostaría de parabenizar esse canal, de fato um ótimo trabalho, sempre com um roteiro bem estruturado e bons conteúdos contando a história "oculta" do Brasil, Parabens Joel, sucesso e abraços a toda a equipe.
n sao mt q passao mais tem ate uma quantidade grande q consegue ficar ou pq ta presa , ou sei la por sorte mesmo , a pika q e tanta gente morrendo nisso , q fica parecendo q realmente quase ninguem sobrevive , talvez pq e um clico mt forte de entra pro crime morrer e vim alguem novo pra assumir
Me lembro da Estrada da Gabinal e da Rua Edgar Werneck. Dos Sanatórios para hansenianos e doentes mentais ambos em Curicica onde eu ia pegar mangas. Ouvia especificamente as histórias dos pacientes com doença mental que me mostravam a pequena cachoeira onde foi achado morto sentado sobre uma pedra com a água escorrendo levemente sobre sua cabeça o genial compositor e pianista Ernesto Nazareth, talvez o maior do Brasil que passou os últimos anos da sua vida lá na antiga colônia Juliano Moreira.
@@RicardoCachorrão você está desinformado. É verdade que esses sanatórios são anteriores à Cidade de Deus mas eu me referia ao tempo em que morei lá como pioneiro. Uma coisa não exclui a outra se é que você me entende.
Pô Ricardo vc é das antigas, eu me lembro da colônia, na Curicica, é bom ter referência, morei no Camorim, muitas cachoeiras, lugar lindo, não aguentamos a violência só Rio, nós mudamos pra Curitiba há 30 anos, não me arrependo, o Rio não dá para viver...
E até hoje não se sabe quem eram e de quantos compunham o Mão Branca. E não foi apenas no Rio de Janeiro, parece que em outros estados também havia um indivíduo ou quadrilha com esse nome, qual era o original e quem foi inspirado por ele.
Eu participei de um livro de quadrinhos que tem uma historia sobre ele, justamente contando a historia da morte de Mane Galinha, que ele morreu na trairagem por um "amigo".
Essa semana encontrei na rua um dos personagens do filme cidade de Deus morando nas ruas, fiquei muito triste, tentei dialogar mas não deu, chegou uns guardas e ele meteu o pé , lamentável poderia ter tentado ajudar. Sou um carioca cansado do rio de janeiro
Uma vez eu olhei o acervo do Jornal do Brasil com notícias da época, e li algumas coisas a mais sobre o conflito. De acordo com o que eu li, tinha uma terceira quadrilha, não tão grande quanto a do Batata ou a do Pequeno. Além do Gelson, o Galinha tinha um outro irmão nessa mesma vida, o Gilson, e nenhum dos 3 viveu pra contar a história. E outra coisa que eu li é que apesar de o filme dar a impressão de que mais vidas foram perdidas nessa guerra, foram "só" algo entre 15 e 20 baixas ao todo nesses 4 anos de conflito. Hoje em dia, tombam essa quantidade de pessoas por semana, às vezes, em guerras entre os grupos.
No livro fala que o Mané Galinha (Zé Bonito) entrou pra guerra depois que estupraram a namorada dele (que era loira ao invés de negra) já no livro quem da uma facada no Zé pequeno e morre furado igual uma peneira é o Avô do Mané Galinha.
Muitos moradores dos prédios foram removidos do morro Macedo Sobrinho no Humaita, por Lacerda e Zé pequeno saiu de lá em 1970. Eu e minha família demos sorte e viemos para outro conjunto da Cohab
Morei muitos anos na rocinha , tinha um cara lá q era tipo zé pequeno o nome dele era Dudu .. maluco era muito ruim , fazia as pessoas pular na vala sem motivo nenhum
Se tu virar membro do canal, e patrocinar o canal, pode ser que os vídeos não tenha mais "insaider"... Não existe almoço grátis, não, parça. Vc não paga nada, mas o canal precisa se manter com patrocinios.
Fui morador da CDD, lembro quando o meu saudoso Pai e o Padre Júlio atuavam na Associação de Moradores e focavam em ajudar a Comunidade. Mas, a violência era pesada. Lembro do Ailton Batata quando era do 15. Logo fez parte do Karatê. Hoje ele vive uma vida tranquila. Mas, lá traz, era sinistro.
Nossa que história genial parece que estou assistindo o filme
10 หลายเดือนก่อน +16
Selecionei "Cidade de Deus", do Paulo Lins, este ano para trabalhar com meus alunos do terceiro ano. Vou utilizar seu vídeo na aula para embasa-los sobre o período e a narrativa.
A mãe do Mané Galinha da vida real, inclusive, participa do filme: ela é a primeira a parabenizar o personagem após ele matar alguém pela primeira vez.
Pede para quem conhece o Ailton Batata deixar informações sobre como entrar em contato com mas não deixa o e-mail nem instagram para a pessoa fazer isso . Parabéns pela falta de vontade
13:49 que susto da poura kkkkk Eu tava colocando uma extensão na tomada e bem na hora fez esse barulho. Eu com o fone de ouvido bem alto, pensei que estava sendo eletrocutado 😂
mano... o Rio de Janeiro é um mar de sangue. Como que com tanta morte, por tantos anos, ainda tem guerra como se tivesse começado antem... Por isso que quando vejo brasileiro discutindo guerra na Ucrania, eu simplesmente acho patético. não estamos melhor que ninguém pra poder falar.
Não morre tanta gente assim não. Tem favelas que só tem tráfico, porém é bem fraco e os bandidos não trocam tiros com o polícia. Nesses lugares, morre um bandido a casa cinco anos ou mais.
Com todo respeito. Sou do RJ e também pensava assim. Mas quando se conhece as taxas de homicídios (Número de homicídios a cada 100 mil Habitantes), descobre-se que por incrível que pareça, tem Estados bem piores que o RJ. O RJ não fica nem mesmo entre os 3 primeiros. O que acontece, é que a mídia prefere as notícias do RJ (que dão muita audiência) do que Paraíba, Ceará, Bahia. Existem vários institutos que publicam sobre a violência nos Estados, dá uma pesquisada.
Meu amigo. Se vc for olhar só os números do que se tem registro, ok, mas quantos aí morrem sem ninguém saber? E mais. Existem poucos lugares no Brasil em que você chega de carro numa comunidade e, se não for reconhecido, é violentamente abordado. Existem poucos lugares em que os caras andam com arsenais a nível militar, tem o próprio tribunal, as próprias leis e os próprios negócios... Talvez você já esteja habituado. Talvez você já tenha normalizado essa situação, mas se você sair daí e viver, por pouco tem em outro lugar, vai ver que aí,mesmo não sendo o mais violento do Brasil, é sim um verdadeiro matadouro. Claro que o Rio não é só isso, mas isso também é o Rio.
Um só assaltava,outro só vendia drogas e fazem parte da história do Rio de Janeiro. Acho engraçado que os cariocas discriminam os nordestinos,mas a história da Paraiba por exemplo, tem nomes como Epitácio pessoa,João Pessoa, Augusto dos anjos, Ariano Suassuna e tantos outros cantores,escritores, atores,etc. Respeitem nossa história, somos tão bons quanto vocês, temos tudo que também existe no rio de Janeiro, SOMOS BRASILEIROS, SOMOS BRASIL, cada um com sua cultura, sotaques,cada um com a sua história...
Exatamente, cenoura n verdade é o Ailton o conheci há uns vinte anos atrás quando ele saiu da cadeia, ele ganhou uma grana preta do filme, pois usaram sua imagem sem autorização, ele era irmão de um grande amigo meu Já falecido ele tinha um bar e quando o Ailton saiu da prisão o seu irmão o levou no bar , jogou baralho com a galera e foi bem simpático, era um senhor de aspecto bem tranquilo, ninguém diria que foi um traficante de tanto destaque no mundo do crime, não sei como vive hoje, ou se ainda está vivo.
Há 40 anos atrás a comunidade chorava a morte de ladrão, traficante e assassino...Explica como é a comunidade de hoje, três gerações depois. E quem é que compra as drogas? Principalmente as mais caras?
Camarada eu vivi em favela nos anos 80 e naquela época, só quem chorava a morte de bandido, eram os seus parentes e nem todos. Inclusive, nessa época, moravam muitos policiais na favela também, sendo que rua aonde eu morava, moravam quatro policiais, e um deles era amigo da minha família, e até me levava para o Maracanã, aonde eu entrava de graça, o outro era amigo de infância e fazia música com meu pai. Eram outros tempos.
Tiveram que mudar o nome (e a cor) do personagem para "Sandro Cenoura" porque o Ailton Batata ainda vive e certamente iria - manipulado por advogados oportunistas - querer faturar algum dinheiro com o filme. "Direitos de imagem", "danos morais", aquela papagaiada toda.
E está errado? Os caras faz um filme que envolve a vida do cara, ganha um puta dinheiro com isso, o mínimo que se deve fazer é dar uma grana pro cara...
Caim matou Abel gata... a violência no mundo existe desde que o ser humano foi pro mundo depois do jardin do éden. Ela (a violência) aqui no Brasil porra... os português estupraram, assassinaram e roubaram a porra toda. Um país seria como?
Minha mãe morava lá também, e ela depois que mudou de lá contava a história do mané galinha e dos outros pra gente . E nós achávamos que era só uma história, mais quando passou o filme vimos tudo o que ela contou era verdade. Ela conheceu ele e presenciou tudo e esse foi o motivo dela e meu pai ir embora e nós criar longe de tudo aquilo .
AJUDE-NOS A MANTER O CANAL ICONOGRAFIA DA HISTÓRIA:
Considere apoiar nosso trabalho, participar de sorteios e garantir acesso ao nosso grupo de Whatsapp exclusivo: bit.ly/apoiaoidh
Se preferir, faz um PIX: bit.ly/PIXidh
Siga nosso canal de CORTES: www.youtube.com/@IconografiadaHistoria-cortes
Referências:
oglobo.globo.com/cultura/noticia/2022/08/saiba-20-curiosidades-de-cidade-de-deus-filme-que-completa-duas-decadas-nesta-terca-feira-30.ghtml
extra.globo.com/noticias/rio/ex-traficante-ailton-batata-fala-sobre-guerra-que-viveu-na-cidade-de-deus-21619917.html
ZALUAR, Alba Maria e FREITAS, Luiz Alberto Pinheiro de. Cidade de Deus: a História de Ailton Batata, o Sobrevivente. Rio de Janeiro: FGV, 2017.
Na verdade é culpa dos moradores de jacarepaguá que. Aceitou essas tralhas em jacarepaguá! O correto era mandar eles de volta para a paraíba!
Esqueceu de falar que romantizaram a vagabundagem, depois reclamam da situação do país
Tem vídeo do Assaltante monstro e charuto ?
Roubaram mais de 100 agências bancárias
Vcs n tem email não ??
Sempre assim: a mídia romantizando bandido.
Morei na CDD de 1985 até 2004. Meu falecido pai foi um dos moradores do início da comunidade.
O que ele contava dessa história toda ??
Tem história pra contar?
Faz um vídeo no seu canal falando como eram as coisas
Vc tbm matava pessoas e tinha bando? Conte pra nós.
E...?
O filme é espetacular, mas o livro consegue ser 10x mais. Brutal.
Bom saber. Nunca li, já estava interessado, agora com seu comentário fiquei mais ainda rsrs
O Rio de Janeiro é o Inferno Brasileiro
Depois de ler o seu comentário fui em busca de ler o livro e realmente é muito mais impactante. Tem muitas histórias, porém vi um comentário aqui de um contemporâneo alegando que o livro é bem mentiroso, então tem que filtrar muita coisa.
Qual dos livros?
Cidade de Deus - Paulo Lins @@julianasalander
O verdadeiro Buscapé do filme também está escrevendo um livro, contando os relatos reais da história. Seu nome é José Wilson dos Santos e hoje em dia ele tem 63 anos e vive com sua esposa em Jacarepaguá RJ.
O Buscapé, até onde sei, é um personagem inventado.
Com uma rápida pesquisa no Google, escrevendo “o verdadeiro buscape” , você vai achar uma entrevista da revista istoé, com o rapaz que eu citei acima.
@@lucas-pradoBuscapé existe mano é vivo até hoje, tanto ele como o Cenoura que na verdade se chama Batata.
O filme já é contanto sobre a perspectiva do verdadeiro busca-pé que virou realmente fotógrafo
que legal
Eu tive o privilégio de conhecer de longe o PM Cabeção, que morreu após levar um tiro na boca em seguida a uma troca de tiros com assaltantes que tinham assaltado uma das lojas da extinta rede Supermercados Ideal. Morei na Cidade de Deus de 1966 a 1977. Em 1980 me mudei oara Brasília após passar num concurso para o Governo do Distrito Federal de onde me aposentei em 2020. Hoje beirando os 70
anos tenho boas lembranças mas também pesadelos com aquele período da minha adolescência/juventude dos 11 aos 23 anos.
Parabéns.
@@JORGE-op9dw obrigado irmão.
Nunca tinha ouvido falar desse supermercado
@@juniorchavesopicassodeyahu988 querido talvez vocês seja demasiadamente jovem. Mas rede Supermercados Ideal foi muito famosa nos anos 70/80. Consulte seus pais e avós caso ainda os tenha.
@@juniorchavesopicassodeyahu988 Essa rede de supermercados (Ideal) foi muito famosa nos Anos 70, juntamente com outras já extintas como Casas da Banha, Casas Sendas, Casas Gaio Marti e outras que no momento não mais me ocorrem. Talvez a sua pouca idade ao menos em relação à minha faz com que você não tenha sido contemporâneo dessas redes.
Acompanhando a partir de Angola. vou ver de novo o Filme..
Angola e Brasil iuiuiu... ! 🎉
Passando por aqui para elogiar o seu canal e o trabalho incrível que vcs fazem. Sucesso!!
Fui amigo do manoel no primario e seu irmão gelson que também entrou na guerra; Dodi seu irmão também participou da guerra depois de seus irmãos morrerem, Dodi morreu no Carnaval por Serginho; quem matou zé pequeno no confronto foi paulinho que estava em ascensão na nova geração; Manoel era um cara gente boa, dava aula de caratê para crianças e trabalhava de cobrador de ônibus ; Ze pequeno sempre foi bandido...
Caraca é sério isto?😅
@@lucianocastro9210 Né não pow, ele inventou
Kkkkkkkk ele acabou de assistir o filme, dae veio aqui contar pra gente!
Nessa mesma epoca existia alguem com o nome de Vulgo "Neno ou Quietinho"
" Quer dançar comigo, Quer dançar comigo." Zé pequeno.
Um esclarecimento: a Cidade de Deus foi inaugurada como bairro de moradores no início de 1966 e o governador era Francisco Negrão de Lima, tendo sido esse o seu fundador. Digo isso porque a minha família foi uma das pioneiras como moradoras da Cidade de Deus no início de 1966 quando eu tinha 11 anos de idade (hoje tenho 69 e sou um funcionário público aposentado do Governo do Distrito Federal, em Brasília onde moro desde 1980).
me tira uma dúvida sua família veio da onde? você é negro ou pardo?
@@nickrodriguez3850sou negro e o lugosyi do meu sobrenome é uma homenagem ao ator húngaro americano Bela Lugosi famoso por suas atuações em filmes de terror nos anos 1940 a 1970.
@@luislugosyi9564 obrigado pela resposta mas sua família é do Rio de Janeiro ou veio de outro estado morar na cidade de Deus?
@@nickrodriguez3850 nasci e cresci no Rio de Janeiro, filho de pai fluminense (Saquarema) e mãe mineira (Carangola)
@@luislugosyi9564o que você lembra dessa época e desses personagens? Você chegou a conhecê-los?
Eu pensando que o mané criava galinha e o cara era pegador !😄😂😂😂😂😂😄😄😄😄😄
Vivi parte dos anos 80 na CDD, foram os melhores anos da minha vida, mas lembro da violência também... criança num ta ligando pra nada, né rs
Ze pequeno ainda era criança em 1972, me surpreende o fato dele "COMANDAR" o crime apenas com 15 anos
Top, gosto muito dos relatos e pesquisa da equipe, parabens a todos.
Amoooo! OUVIR AS HISTÓRIA QUE VOCÊ CONTA .PARABÉNS 🎉🎉🎉🎉❤❤❤❤❤
Morei na cidade de Deus em 1970 a 1979. Estudei na Alberto Rangel e escola augusto Magne tinha mercado 3 poderes mercado leão posto médico COHAB Senac quadra 100 tenho primas até hoje na quadra 100. Morei na rua Noé. Frequentava eu a igreja jericó e Edgard cavalheiro em 1977
Minha solidariedade de um morador pioneiro que morou lá de 1966 a 1977.
Sou da sua geração: também estudei no Alberto de 1976 a 84. Sai da CDD em 1992, quando casei. Tudo que foi relatado aqui, eu vi de perto. Tive a oportunidade de ver toda essa bandagem de perto. Graças a Deus nos éramos evangélicos e a educação dada pelos meus pais moldaram meu caráter e do meus irmãos. Hoje sou, oficial do exército. Foi muita luta mas venci . E possível.
@@jairesfaustinoo senhor fez prova da Espcex pra ser oficial do Exército ?
Gostaría de parabenizar esse canal, de fato um ótimo trabalho, sempre com um roteiro bem estruturado e bons conteúdos contando a história "oculta" do Brasil, Parabens Joel, sucesso e abraços a toda a equipe.
Incrível o Batata ainda está vivo. Nessa época ninguém passava dos 30.
Ainda hoje em dia, não são muitos os criminosos que chegam aos trinta anos.
Se passar dos 20 já é muito, imagine 30
n sao mt q passao mais tem ate uma quantidade grande q consegue ficar ou pq ta presa , ou sei la por sorte mesmo , a pika q e tanta gente morrendo nisso , q fica parecendo q realmente quase ninguem sobrevive , talvez pq e um clico mt forte de entra pro crime morrer e vim alguem novo pra assumir
@@MarkoFrey graças a Deus que muitos criminosos não atingem 30 anos. Por mim, não é necessário nem atingir 20, 25 anos...
hj em dia e difícil passar dos 16😂
Começa em 4:20
Muito obrigado, a enrolação enche o saco!
Obrigado
Me lembro da Estrada da Gabinal e da Rua Edgar Werneck. Dos Sanatórios para hansenianos e doentes mentais ambos em Curicica onde eu ia pegar mangas. Ouvia especificamente as histórias dos pacientes com doença mental que me mostravam a pequena cachoeira onde foi achado morto sentado sobre uma pedra com a água escorrendo levemente sobre sua cabeça o genial compositor e pianista Ernesto Nazareth, talvez o maior do Brasil que passou os últimos anos da sua vida lá na antiga colônia Juliano Moreira.
Mas isso aí é muito antes da criação da Cidade de Deus, o que tem a ver?
@@RicardoCachorrão você está desinformado. É verdade que esses sanatórios são anteriores à Cidade de Deus mas eu me referia ao tempo em que morei lá como pioneiro. Uma coisa não exclui a outra se é que você me entende.
Pô Ricardo vc é das antigas, eu me lembro da colônia, na Curicica, é bom ter referência, morei no Camorim, muitas cachoeiras, lugar lindo, não aguentamos a violência só Rio, nós mudamos pra Curitiba há 30 anos, não me arrependo, o Rio não dá para viver...
Essa cachoeira é a mesma do araticum?
No filme, o legume é cenoura kkk, na história real, batata 😂
E esse tá vivo ainda
😂😂😂😂😂😂😂
Cenoura e batata são tubérculos kkk
@@jurassicart894 eu já ia comentar isso kkkkkkkkkkk
@@jurassicart894 😂🤣😂
Ola boa tarde para todos vocês amigos do canal. Eu só Inês de Guarulhos SP 🏹 e estou por aqui também. Valeu gente.
Foda-se
Eu conheci a tia do Zé Pequeno quando morei no Rio de Janeiro uns anos atrás
Céloko, seus vídeos eu já dou like antes de assistir, já sei que vai ter conteúdo bom.
Esse canal é muito bom. Parabéns pela pesquisa!
relamente mane galinha era um gato mesmo .bem que disseram que ele era muito bonito .um sorriso bonito 😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊
Joel seu trabalho é muito massa mano. Obrigado.
Outra historia interesante 👏.
Muito Bom o seu vídeo a sua maneira de explicar é muito boa também valeu Mano 😅
Tem que contar a história do mão branca do rio de janeiro
E até hoje não se sabe quem eram e de quantos compunham o Mão Branca. E não foi apenas no Rio de Janeiro, parece que em outros estados também havia um indivíduo ou quadrilha com esse nome, qual era o original e quem foi inspirado por ele.
O mão branca era a Polícia…
Eu participei de um livro de quadrinhos que tem uma historia sobre ele, justamente contando a historia da morte de Mane Galinha, que ele morreu na trairagem por um "amigo".
Estas histórias sao otimas melhor do que falar de politica
Qualquer coisa é melhor que política 😂
vc acha que isso nao é politica? kkkkk ta bom
@@lumagiovanna2679 vai la idolatrar o bozo gado
Olhei e pensei:
QUE HOMEM LINDO 😍
O cara que conta a história né p esse mané galinha é feio pra caralho 😂
Vish... Maria TH-camr é foda hahahahahaha
Só tu achou essa coisa feia linda 🤣🤣🤣🤣
Todo canto , tem marmita de bandido. Tem q se tratar, tem um nome cientifico para essa doença, só conheço o nome poular: Piranhice
O mané galinha ou o Joel?😅
Essa semana encontrei na rua um dos personagens do filme cidade de Deus morando nas ruas, fiquei muito triste, tentei dialogar mas não deu, chegou uns guardas e ele meteu o pé , lamentável poderia ter tentado ajudar. Sou um carioca cansado do rio de janeiro
Qual personagem era?
@@miguelbailote-ix8puprovavelmente o neguin que era o vapor do cenoura e depois ficou dono da boca
@@miguelbailote-ix8pu Rubens Sabino, que interpretou o Neguinho. É o personagem dele que atira no Bené.
O personagem você não achou , você achou a pessoa que atuou.
Trabalhei na UPP Cidade de Deus.. Patrulhando a CDD eu cheguei a ver algumas casa originais da época do Carlos Lacerda.
Lá na Rocinha 2 ainda tinha.
Cara gostei muito desse relato não sabia a história verdadeira 😮❤🎉
Que vídeo incrível. Parabéns pela qualidade
Uma vez eu olhei o acervo do Jornal do Brasil com notícias da época, e li algumas coisas a mais sobre o conflito. De acordo com o que eu li, tinha uma terceira quadrilha, não tão grande quanto a do Batata ou a do Pequeno. Além do Gelson, o Galinha tinha um outro irmão nessa mesma vida, o Gilson, e nenhum dos 3 viveu pra contar a história. E outra coisa que eu li é que apesar de o filme dar a impressão de que mais vidas foram perdidas nessa guerra, foram "só" algo entre 15 e 20 baixas ao todo nesses 4 anos de conflito. Hoje em dia, tombam essa quantidade de pessoas por semana, às vezes, em guerras entre os grupos.
Moro em São João de meriti e 20 morreu só em 3 meses
@@wellintonleal1839 se loco meu mano, sai fora desse lugar
@@joaovitor0477 Vou te falar ,que aqui em Queimados (baixada fluminense) é ainda pior 😮
@@Veionojento1930 aqui o cv e o tcp tão em guerra e todo dia morre 1 ou 2
No livro fala que o Mané Galinha (Zé Bonito) entrou pra guerra depois que estupraram a namorada dele (que era loira ao invés de negra) já no livro quem da uma facada no Zé pequeno e morre furado igual uma peneira é o Avô do Mané Galinha.
Brabo 👏🏼👏🏼👏🏼 lança mais vídeo cara
Tem que falar do Walqui Moraes um colombiano dono dos AP da cidade de Deus. No final dos anos 80 pro começos dos anos 90.
Chegueiiii rápido!!! Melhor canal
Minha Família veio da Praia do Pinto Cidade de DEUS desde de pequenininho
Sou apaixonada por esse canal. ❤😊
Eu amo esse canal , muito interessante
Muitos moradores dos prédios foram removidos do morro Macedo Sobrinho no Humaita, por Lacerda e Zé pequeno saiu de lá em 1970. Eu e minha família demos sorte e viemos para outro conjunto da Cohab
Se puder conte a história do Trio ternura também, foi o começo alí
Têm alguns vídeos aqui no canal sobre o trio ternura.
@@MsLuiz2 vou procurar , valeu 👍
❤ seu trabalho é otimo bom trabalho parabéns
Morei muitos anos na rocinha , tinha um cara lá q era tipo zé pequeno o nome dele era Dudu .. maluco era muito ruim , fazia as pessoas pular na vala sem motivo nenhum
O filme é baseado em fatos reais, e não uma reprodução 100% fiel. Todo filme desse gênero é, em maior ou maior, nível desse jeito.
Baseado em factos! 😅😅😅
jura genio?
É mesmo alecrim dourado
Parece o filme kkkkkk, Brincadeira mano parabéns pelo trabalho!
O mais top desse vídeo é que não tem insaider 🎉
Insaider?????
Se tu virar membro do canal, e patrocinar o canal, pode ser que os vídeos não tenha mais "insaider"... Não existe almoço grátis, não, parça. Vc não paga nada, mas o canal precisa se manter com patrocinios.
Fui morador da CDD, lembro quando o meu saudoso Pai e o Padre Júlio atuavam na Associação de Moradores e focavam em ajudar a Comunidade. Mas, a violência era pesada. Lembro do Ailton Batata quando era do 15. Logo fez parte do Karatê. Hoje ele vive uma vida tranquila. Mas, lá traz, era sinistro.
FALCON, ZÉ FORRÓ. GAGUINHO, E GUTA IRMÃO DO ZÉ ERA OS CARA DE FRENTE COM O ZÉ MAS MORRERAM NO BLOCO 7 TROCANDO TIROS COM A POLICIA
Você realmente sabe, só pode ser cria.
O irmão do Zé pequeno o apelido era “Toco Preto” tem até no livro.
Nossa que história genial parece que estou assistindo o filme
Selecionei "Cidade de Deus", do Paulo Lins, este ano para trabalhar com meus alunos do terceiro ano. Vou utilizar seu vídeo na aula para embasa-los sobre o período e a narrativa.
Que historia fantastica
A mãe do Mané Galinha da vida real, inclusive, participa do filme: ela é a primeira a parabenizar o personagem após ele matar alguém pela primeira vez.
Dessa eu não sabia
Quando mane morre no filme ninguém vai abraçar ele não. Fica lá mortinho no chão!
@@alexandreoliver8859 quando ele leva um tiro.
Quando o moleque acerta ele ,o Oto.
Não lembro disso. Vou até rever essa cena, mas não tenho nenhuma recordação de mulher nenhuma abraçando o ator.
Parabéns pela pesquisa ❤🎉😂
Pede para quem conhece o Ailton Batata deixar informações sobre como entrar em contato com mas não deixa o e-mail nem instagram para a pessoa fazer isso . Parabéns pela falta de vontade
😂
É só ir em nas informações, embaixo do vídeo, ali tem.
O que você quer tá mole.
@@thamiresrodrigues8991 lá não tem email
Quer tudo mastigado também p0rra! Te lascar!
Excelente matéria
13:49 que susto da poura kkkkk Eu tava colocando uma extensão na tomada e bem na hora fez esse barulho. Eu com o fone de ouvido bem alto, pensei que estava sendo eletrocutado 😂
Obrigado por nos contar a verdade de muitas histórias do nosso país mascarada pela mídia 🙏🏿🫱🏻🫲🏿
Da hora as informações. O que nao suporto é a romantizacao de bandido nessas obras cinematográficas!
mano... o Rio de Janeiro é um mar de sangue. Como que com tanta morte, por tantos anos, ainda tem guerra como se tivesse começado antem...
Por isso que quando vejo brasileiro discutindo guerra na Ucrania, eu simplesmente acho patético. não estamos melhor que ninguém pra poder falar.
O povo está acostumado e o estado não faz nada com a violência.
Não morre tanta gente assim não. Tem favelas que só tem tráfico, porém é bem fraco e os bandidos não trocam tiros com o polícia. Nesses lugares, morre um bandido a casa cinco anos ou mais.
@@vagnersilva5081 mas aí são pontos específicos... Os lugares com muita morte já compensa o resto todo...
Com todo respeito. Sou do RJ e também pensava assim. Mas quando se conhece as taxas de homicídios (Número de homicídios a cada 100 mil Habitantes), descobre-se que por incrível que pareça, tem Estados bem piores que o RJ. O RJ não fica nem mesmo entre os 3 primeiros. O que acontece, é que a mídia prefere as notícias do RJ (que dão muita audiência) do que Paraíba, Ceará, Bahia. Existem vários institutos que publicam sobre a violência nos Estados, dá uma pesquisada.
Meu amigo. Se vc for olhar só os números do que se tem registro, ok, mas quantos aí morrem sem ninguém saber? E mais. Existem poucos lugares no Brasil em que você chega de carro numa comunidade e, se não for reconhecido, é violentamente abordado. Existem poucos lugares em que os caras andam com arsenais a nível militar, tem o próprio tribunal, as próprias leis e os próprios negócios... Talvez você já esteja habituado. Talvez você já tenha normalizado essa situação, mas se você sair daí e viver, por pouco tem em outro lugar, vai ver que aí,mesmo não sendo o mais violento do Brasil, é sim um verdadeiro matadouro.
Claro que o Rio não é só isso, mas isso também é o Rio.
Vou agora procurar esse Livro fiquei curioso pra ler agora?
Gostei muito
Sou administrador do seu programa parabéns
Muito bom adorei 😊😊😊😊😊
Um só assaltava,outro só vendia drogas e fazem parte da história do Rio de Janeiro. Acho engraçado que os cariocas discriminam os nordestinos,mas a história da Paraiba por exemplo, tem nomes como Epitácio pessoa,João Pessoa, Augusto dos anjos, Ariano Suassuna e tantos outros cantores,escritores, atores,etc. Respeitem nossa história, somos tão bons quanto vocês, temos tudo que também existe no rio de Janeiro, SOMOS BRASILEIROS, SOMOS BRASIL, cada um com sua cultura, sotaques,cada um com a sua história...
Naquela época eu morava no bairro de Curicica e nós acompanhávamos toda essa guerra na Cidade de Deus.
Como era? Conta um pouco
@@GhosstFacee13 isso é mentira, acompanhava com o cool na mão só se for!
Tinha as triagens casas provisórias minha primeira professora dona Argentina bonita na augusto Magne diretoras Zélia e Zilá
Aquela história de o Mané Galinha trabalhador era só no filme mesmo né
Não. O cara era trabalhador e entrou para o crime depois que a namorada foi violentada. I'm primo meu morava na CDD nessa época
@@tsantos4203
Cidade de Deus é ruim de invadir nós com os alemão vamos se divertir por que lá na de Deus eu vou dizer como é que é 😂
Na vdd é o contrário, é só em filme q o vilão é caricato.
Na vida real não é assim, todos tem sua história de vida, e nela tem coisas boas e ruins.
Esperar o que dessa classe artística do Brasil que adora transformar um bandido em coitadinhos?😂
Na real ele praticava assaltos no fim de semana, talvez trabalhasse durante a semana e no fim de semana só fazia um extra
Excelente sua exposição. Parabéns
Parabéns.
Poisé,o crime não compensa, não existe ninguém brabo,sempre tem um mais brabo que vc
vídeo muito foda mano, parabéns pra vc e a produção ai
Exatamente, cenoura n verdade é o Ailton o conheci há uns vinte anos atrás quando ele saiu da cadeia, ele ganhou uma grana preta do filme, pois usaram sua imagem sem autorização, ele era irmão de um grande amigo meu Já falecido ele tinha um bar e quando o Ailton saiu da prisão o seu irmão o levou no bar , jogou baralho com a galera e foi bem simpático, era um senhor de aspecto bem tranquilo, ninguém diria que foi um traficante de tanto destaque no mundo do crime, não sei como vive hoje, ou se ainda está vivo.
Muito antes do filme, eu li o livro, que tem muito mais histórias. O filme não é nem uns 40% do livro.
Distorceram bem a história
bom conteudo!
Seria otimo fazer uma live com o ailton batata💡💡💡💡💡
Já fui lá uma vez. Nunca mais volto.
Froux0!
Olha a história é boa mais ia ficar muito melhor se ele colocasse algumas fotos sobre o assunto.
Conta a Historia de vida do Mané Garrincha jogador por favor 👆👆👆
Parabéns legal.
Eu curto a história do Ayrton batata conhecido como Cenoura no livro esqueci do mané galinha qual o apelido dele no livro
Eu vi a Selva de Pedra, ali bem do lado do Clube do Flamengo quase Leblon. Hoje uma favela daquelas, jamais teria sido removida.
Eu moro aqui do lado, tenho até um projeto de jiu-jitsu lá. Te falar em !!! O negócio lá tá mais pesado do q nunca.
Muito legal ele falar comércio de substâncias ilícitas kkkk
Dadinho é o caralh..... meu nome é Zé Pequeno.
Há 40 anos atrás a comunidade chorava a morte de ladrão, traficante e assassino...Explica como é a comunidade de hoje, três gerações depois. E quem é que compra as drogas? Principalmente as mais caras?
Camarada eu vivi em favela nos anos 80 e naquela época, só quem chorava a morte de bandido, eram os seus parentes e nem todos. Inclusive, nessa época, moravam muitos policiais na favela também, sendo que rua aonde eu morava, moravam quatro policiais, e um deles era amigo da minha família, e até me levava para o Maracanã, aonde eu entrava de graça, o outro era amigo de infância e fazia música com meu pai. Eram outros tempos.
Melhor que filme
Aqui no interior melhor que filme desse
"Pensa num trem bão." Galinha com arroz.
É galinha com batata (cenoura)
Historia muito louca. O crime não é creme.
Tiveram que mudar o nome (e a cor) do personagem para "Sandro Cenoura" porque o Ailton Batata ainda vive e certamente iria - manipulado por advogados oportunistas - querer faturar algum dinheiro com o filme. "Direitos de imagem", "danos morais", aquela papagaiada toda.
Se não me engano ele fez isso
E está errado? Os caras faz um filme que envolve a vida do cara, ganha um puta dinheiro com isso, o mínimo que se deve fazer é dar uma grana pro cara...
Minha ãe quando veio para o Rip estavam construindo a CDD. ela passa por lá e via.
Lembrei dá música do Marcelo D2 "nem mané galinha e nem Zé pequeno, eu sou aquele que cê sabe o nome vai vendo"
A violência no Brasil e grande a muito tempo.
Caim matou Abel gata... a violência no mundo existe desde que o ser humano foi pro mundo depois do jardin do éden. Ela (a violência) aqui no Brasil porra... os português estupraram, assassinaram e roubaram a porra toda. Um país seria como?
eu acompanhei essa guerra na cidade de Deus nos anos 70
E eu sou o Zé pequeno 😂😂😂
Minha mãe morava lá também, e ela depois que mudou de lá contava a história do mané galinha e dos outros pra gente . E nós achávamos que era só uma história, mais quando passou o filme vimos tudo o que ela contou era verdade. Ela conheceu ele e presenciou tudo e esse foi o motivo dela e meu pai ir embora e nós criar longe de tudo aquilo .
Eu era o fuzil
@@kkkkkak12 eu sou o mane Garrincha 🤣
Eu sou o Bene
Mané galinha no livro e o Zé Bonito agora lembrei kkk