Mas o problema é que esse erro dela é muito confuso. Já que por mais que ela tenha tomado muito o partido dos humanos isso contradiz tudo até agora e não complementa igual bons ter cone deveriam fazer.
@@diogonadir7535 Não contradiz em nada, pq primeiro a vida dela nunca foi algo muito detalhado em lugar nenhum, segundo a imagem respeitável dela vinha da concepção dos humanos q viveram na época dela e transmitiram para as gerações seguintes e no livro os erros são assumidos pela própria q muito provavelmente só pode se dar conta deles após sua morte. No vídeo eles só quiseram dar uma problematizada desnecessária msm.
@@ivessandiego1545 a vida de quase nenhum Avatar foi muito detalhada mas o Kuruki não teve tempo pq ele viveu pouco e nem muita chance de resolver algo já que tirando o tempo do treino e outras coisas meio que obrigatórias na vida de avatar ele ficou a maior parte da vida focado no seu relacionamento amoroso e em encontrado o Koh por causa do rosto da mulher dele. E a Yangchen não era perfeita mas se ela tivesse deixado o mundo com tantos problemas com espíritos igual parece era pra geração do Kuruki ser tudo menos pacífica igual todos que viveram na geração dele alegam que foi até ele morrer. Isso obviamente contradiz o que foi construído antes pq aquilo até esse livro nenhum lugar deu a entender que o Kuruki tinha algo de lá atrás pra resolver e muito menos que os espíritos tão destrutivos e perigosos estavam zangados.
@@diogonadir7535 Acho q vc q se contradiz, o Koh roubou o rosto da esposa do Kuruk quando ele era ainda muito jovem, no seu casamento, pouco tempo após dominar os 4 elementos. Na série ele diz q foi sua vida despreocupada q causou isso porém ele ainda era muito jovem pra já ter enfurecido tanto os espíritos (o Aang passou 100 anos sumido e não enfureceu tanto) Não fazia muito sentido os espíritos querem castigar alguém tão no início da jornada. As informações novas trazidas no livro apenas ajudam a entender q o problema era algo cumulativo desde a era da avatar anterior mas q explodiu com ele. Isso faz todo o sentido pois os espíritos enxergam os avatares como um só ser independente do corpo q está habitando no momento. Tem nada de favorecimento de um em detrimento de outro, isso se chama desenvolvimento dos personagens, canónico é sinônimo de oficial não de imutável.
@@diogonadir7535 Além disso faz todo sentido as pessoas da época do Kuruk alegarem tempos de paz e prosperidade pois isso é um reflexo da ações da Yang Chen já q ela favorecia os humanos. Se ela favorecesse mais os espíritos (como alguns acham q faria mais sentido) o Kuruk não teria nascido em tempos de paz entre os humanos.
Penso que as histórias de Yangchen e Kuruk exemplificam muito bem possibilidades que podemos passar em nossas próprias vidas. Yangchen, mesmo tendo cometido alguns erros, acertou em muita coisa, por isso recebeu muito crédito, e Kuruk, com o fato bastante comum de que, se agirmos de maneira positiva, sem que ninguém testemunhe, nunca receberemos crédito por aquilo. E é exatamente isso o que torna e atesta nossos atos como verdadeiros e honestos: quando não recebemos nada em troca, nem ao menos reconhecimento.
Achei esse retcon na Yangchen até positivo, a gente meio que sabe que a maioria dos avatares cometem alguns erros e consertam os mesmos dos avatares passados, isso deixa bem claro que o Avatar ainda é humano, eles erram e acertam, não existe um que é forte e perfeito, no fim todos são como o Aang e a Korra.
Meu avatar favorito é a kioshi, que diga-se de passagem foi o avatar que mais sofreu, amo ela é tudo sobre ela principalmente o melhor legado que ela deixou que foram as tão amadas guerreiras kioshi, queria muito que tivesse mais material sobre elas principalmente em a lenda de korra.
@@mysticdreamer8632 a korra só sofreu dores físicas, que davam pra serem tratadas, mais ela nunca chegou sentir na pele a dor de ver alguém que ama morrer bem na sua frente, coisa que a kioshi sentiu e não foi só uma vez.
@@fernandocosta8421 o Kuruk também. e o kuruk sofreu ainda mais, eu diria, pois sofreu a ira dos espíritos em seu ápice, tanto que morreu jovem por causa de uma decadência espiritual. Fora que perdeu a esposa para o espírito ladrão de rostos.
@@uselessundead9118 acho que a reviravolta teria sido melhor se as pessoas a enxergasse de maneira ruim o primeiro espírito que ela lutou saiu com um local sagrado e com o objetivo cumprido.
A Yangchen foi minha avatar favorita! A Yangchen sem dúvidas é uma das mais humanas e inteligente avatares, além claro da sua compaixão e seu senso de responsabilidade. Yangchen sem dúvidas é a melhor avatar de todos os tempos. Yangchen rainha, Koruk nadinha u.u
gente vcs ja perceberam q os nativos da tribo da agua tem o costume de fazer adereços no cabelo e ter seu proprio penteado ? ... entao eu reparei nisso, nao sei dizer se é um costume imposto, por exemplo os nobres da naçao do fogo dao importancia ao cabelo longo e ao coque, como na representaçao do zuko e iroh cortando o coque quando viraram desertores ( e a da ranji no livro de kyoshi, se n me engano eu ouvi essa historia sobre um capiulo do livro aq no canal ) outro exemplo foi quando a korra cortou o cabelo em uma cena do livro 4, naquela cena talvez a korra tenha ficado relutante em cortar o cabelo por uns segundos pois é um costume e identidade de sua tribo, mas ela fez pois aquilo significava se libertar do passado dela, e outros como o proprio sokka, katara com os "cachinhos" que ela manteve praticamente a vida toda, tarloq com aqueles tres rabos de cavalo estranho, yue, hakoda... outra coisa q embora descendente, os da tribo da agua mas que moram em republica nao possuem esse costume, ate mesmo por causa da mistura de culturas, esses ja tem um estilo mais ocidental, enfim embora n tenha fundamentos, eu achei curioso e eu notei isso, o que vcs acham ?
Por que tudo tem que problematizar e colocar ideologias. A ideia do autor seria deixar o avatar mais humano, tirando sua aparência de perfeito e mostrando suas falhas assim como todos os outros avatares também tiveram. Isso é importante para nós aproximarmos do personagem e podemos nos colocar no lugar dele. Acabamos que sempre temos um ponto em comum com um ou outro avatar.
@@fefosilveira Dobra de espiríto é uma sub- dominação do elemento água onde o dominador pode converter espirítos maus para bons ou bons para maus (acho que a minha explicação ficou um pouco estranha mas espero qur vc entenda)
Mano nao sei pq, mas eu sempre, desde pequeno, quando lançou a serie...eu sempre fui mais apegado ao Roku, e ate hj ele é o meu favorito...e tambem considero ele o mais forte dos avatares kkkkkkkkk principalmente no episodio que conta a historia dele...tudo bem...ele nao impediu o Sozin ate pq o sozin matou o roku...mas foi trapaça, ele traiu o Roku...se fosse corpo a corpo o Roku ganharia facil...igual fez no inicio do episodeo hahahaha...mas a parte que mais me arrepiou foi quando ele domina os 4 elementos juntos...quando ele fala que se tornou um avatar completo...muito TOP
Fica bem claro que nenhum dobrador deveria enfrentar um Avatar totalmente realizado. Os próprios criadores comentaram sobre isso nos comentários que eles fazem sobre esse episódio do Roku, algo como "nunca enfrente um Avatar totalmente treinado, ou você vai acabar parecendo um idiota" kkkkkk. Eu não acho ele o mais forte, sequer saberia dizer qual Avatar ocupa essa posição, mas ele é um personagem que eu gosto pakas kkkkk.
Como disseram aqui nos comentários, eu penso que essas alterações foram para deixar Yangchen mais humana, e não por machismo do autor. Todo mundo erra, até mesmo o avatar... e ver que ela, considerada quase uma divindade também errou, torna ela só mais interessante.
Concordo que "pode não ser machismo", mas esse autor provavelmente parece não ter visto NADA sobre a Yangchen e reescreveu a história dela para favorecer o Kuruk, além de ter reescrito a do Kuruk para deixar mais "bonita e trágica". Não tem como não ficar com um pé atrás e pressupor machismo.
@@Guginga Então, esses livros das Crônicas Avatar têm edições especiais lá fora, alguns com capítulos excluídos acompanhados de comentários do F.C. Yee. E em um desses conteúdos extras, o autor fala um pouco do processo de escrita e da supervisão do Michael Dante DiMartino. Ele explica sobre um capítulo do segundo livro da Kyoshi ter sido excluído por orientação do Michael e também comenta sobre as dificuldades de escrever num universo que já é estabelecido. E aí, é quando ele explica sobre o Kuruk. Ele fala que o retcon no personagem foi necessário para aprofundamento, para explicar suas atitudes vistas na animação e também para contribuir no desenvolvimento da Kyoshi. E vale lembrar que, o Michael Dante DiMartino estava supervisionando os livros, então, as mudanças vieram com aprovação dele.
@@Gabriel77625, não é necessário retcon para "aprofundar um personagem". Pelo contrário, o Kuruk era um personagem estabelecido em Avatar, mas que detinha poucas informações sobre ele, e na verdade é muito mais fácil escrever coisas novas sobre um universo já criado do que inventar toda uma história nova. O caso do Kuruk é um retcon desnecessário e sem qualquer aprofundamento no personagem, dando motivos esdrúxulos para as atitudes dele, PIORANDO as próprias atitudes do personagem, deixando pontos importantes da história dele passar - como a própria Ummi - e ASSASSINANDO a história da Yangchen e da Kyoshi pra enaltecer um personagem que ninguém tinha o menor interesse. Se fosse pra escrever sobre o Kuruk, fizesse um livro SÓ PRA ELE, pensasse mais antes de escrever qualquer merda ao invés de dar a desculpa de que "escrever num universo estabelecido é difícil" SENDO QUE NÃO É, visto que é mais fácil seguir regras do que quebrá-las e deixasse a história dele mais interessante de modo que não interrompa outros Avatares "porque sim" e não tente excluir o erro monumental que foi o Kuruk ter negligenciado seu papel de Avatar.
@@Guginga Sobre essa parte da Ummi, o autor explicou que nos rascunhos ela estava em trechos da parte que tem a explicação da vida do Kuruk, mas que infelizmente foi necessário cortar, pois estava destoando do foco que era Kuruk e os espíritos malignos. E sinceramente, Kuruk era um personagem superficial, que resolveu ser o "deixa a vida me levar" e dane-se o mundo. O autor aprofundou o personagem, dando mais complexidade e motivos. Trabalhar em um universo já estabelecido não é fácil, pois acaba prejudicando o lado criativo, já que muitas coisas ali não pode mexer, precisa seguir numa linha reta, quase que num campo minado Sobre a Yangchen, as mudanças a tornaram mais humana. O autor menciona várias vezes o quanto ela foi uma ótima Avatar, que contribuiu bastante para o mundo, mas, que também cometeu erros, assim como Kuruk, Roku, Aang e outros. No universo de Avatar, o atual sempre corrige os erros do anterior. E aliás, a Yangchen possui dois livros que aprofundam mais a vida dela, recomendo a leitura.
Não acredito que tenha sido um caso de machismo por parte do escritor, eu só acho que foi uma tentativa de deixar ela um pouco mais "humana" por assim dizer, e esse lance dela favorecer mais os humanos não tira nem um pouco do mérito do que ela fez, mesmo com esse vacilo, ela foi possivelmente a Avatar mais responsável, garantiu a paz por décadas. Talvez tenha sido uma tentativa de livrar um pouco o Kuruk, o que até faz sentido, o maluco nem parecia ser um avatar, só parecia ser algum dominador super poderoso, não tinha aquela "presença". Eu espero que o que eu tenha falado faça sentido, por que na minha cabeça faz.
Eu acho que foi machismo sim pq as informações só ajudam o Kuruk parecer menos omisso e despreocupado algo que tirando nesse livro nunca é ao menos dado a entender. E se ela favorecia mais os humanos pq na história mais importante sobre o crescimento dela como avatar o espírito que destruiu uma vila e queria obrigar os humanos a saírem daquele lugar não só consegue como ela ainda transforma o local em sagrado pra que nenhum humano more lá novamente tipo se ela beneficiava mais os humanos era pro espírito ter cedido muito é sido mais prejudicado mas nessa história ele quem sai ganhando. É não tem nenhum motivo além de machismo pra alguém tentar livrar a barra do Kuruk por não ter feito muita coisa Avatares sem muita importância podem existir afinal em 10 mil anos de existência vão ter alguns que não fizeram nada e OK.
@@diogonadir7535 existe in motivo além do machismo sim: o fandom odiava o Kuruc sendo que ele também tinha seus méritos. O autor possivelmente quis corrigir isso
Meu Deus, vocês vêem machismo em tudo, se o outor fosse machista só criaria avatares masculinos, se a Yangchen fosse um homem ninguém falaria nada, quer dizer tem que retratar toda personagem feminina como perfeitas, como superior, sabias parem com isso, ja ta ficando chato.
A avatar Yangchen é uma das melhores avatares que esse universo tem. Mas eu sempre considerei ela meio artificial. Em a Lenda de Aang, ela é apresentada como uma pessoa perfeita, que não comete erros. Oq é impossível, mesmo pro Avatar. Então eu penso, que oq o autor dos livros da Kioshi tentou fazer foi mostrar o lado humano dela. E talvez fosse isso que ela queria dizer quando falou pro Aang entender os humanos. Que não tem como ser perfeito. E quanto ao avatar Kuruk (acho que é assim que se escreve) parece que o autor tentou fazer justiça pra ele. Assim como não tem como um avatar ser perfeito em toda a sua vida, também não tem como ser um completo inútil. Embora eu ainda ache que ele foi uma porcaria de avatar. Essa é minha opinião. E o vídeo ficou muito bom, parabéns!
Quanto a não ser perfeito o tempo todo eu concordo realmente não tem é o início da história da Yangchen mostra muito isso. Mas quanto à ser um completo inútil tem como ser sim na minha família tem pelo menos uns 3 assim que seu único dever nessa terra é dar trabalho prós outros e que sugam a sua energia. O que mais tem é completo inútil.
@@diogonadir7535 tá, Eu entendo. Mas quanto ao Kuruk, é meio injusto. Até pq muita gente se esquece que ele foi um dos avatares mais espiritualizados, mesmo que depois de metade da vida dele como Avatar.
Cheguei meio atrasado mas, finalmente, ontem terminei o segundo livro da Kyoshi! Então, não achei que contradiz a Lore da Yangchen, mas que complementa ela. (mas sim, admito que é SIM confuso de entender). Logo de cara, não foi culpa da Yangchan (diretamente) a conversão dos espíritos em sombrios que o Kuruk enfrentou. A própria Kyoshi falou isso para ela. O evento que tornou eles sombrios foi justamente que após a morte da Avatar, a humanidade falhou com a palavra que havia sido acordada pela Yangchan, que visava trazer paz para ambos os lados. Em resumo a sucessão de eventos: - A Yangchan defendia a expansão das quatro nações; - Inevitavelmente a humanidade, em sua expansão, chegou até áreas sagradas e isso fez com que o General Old Iron, Heartwalker e as Phoenix-Eels reclamassem com a Avatar sobre a transgressão dos territórios; - Para manter a paz, a Avatar criou tratados que NORMALMENTE (não sempre), beneficiaram os humanos. Esse benefício sendo justamente a permissão dos humanos de habitarem as áreas sagradas, com a condição de respeitar o meio-ambiente ao seu redor. Vale ressaltar que o caso do General Old Iron foi justamente um dos tratados que beneficiou os espíritos, uma vez que os humanos deixaram a região por completo. - A Yangchen confiou na humanidade para que jamais quebrasse o acordo; - Após a sua morte, a humanidade quebrou diversas vezes os acordos e isso enfureceu os espíritos, já na era Kuruk; No final, a Yangchan continua sendo uma Avatar fantástica, extremamente poderosa e que trouxe paz entre as quatro nações por mais de uma geração após sua morte, e que, pelo menos durante seu tempo de vida, TAMBÉM trouxe paz entre os espíritos e humanos. Mesmo que indiretamente, ela ainda se sente culpada pelos eventos que decorreram após a sua morte e disse que se soubesse, faria diferente. Provavelmente favorecendo justamente estes espíritos (assim como fez com General Old Iron) e banindo a humanidade dos locais sagrados. Finalmente (uma opinião pessoal), não vejo o Kuruk como herói. Tudo bem, ele foi bem sucedido em sua missão secreta, mas acredito que ele jogou a própria vida fora. Ele precisou resolver os problemas dos espíritos sombrios mas escolheu fazer isso sozinho, negligenciando a ajuda dos amigos, que provavelmente em equipe, conseguiriam achar uma outra forma de resolver o problema. Problemas, todos os avatares vão ter, mas é a forma com a qual eles escolhem lidar com os estes problemas que definem quem são como pessoa. Por fim, excelente vídeo como sempre! Adoro o conteúdo de vocês!
Não houve favoritismo, simplesmente deu mais uma camada para a Avatar, ela demonstrou humildade em aceitar que errou, e transmitiu isso para os demais avatares, cara, simplesmente top, ser humano tem uma dificuldade em admitir que errou, já ela não ❤
Esse lance da Yang Chen favorecer os humanos acho que foi bem construída sim. Desde o anime quando aparece o Kuruk pela primeira vez mostra que ele foi Avatar em um período de paz, que provavelmente foi consequência da Yang Chen, mas ele deu a entender que foi paz humana, no sentido de não haver guerras entre as nações, mas ele nunca disse que existia paz com os espíritos. Tanto que, ele perdeu mulher dele pro Koh, o Ladrão de Rostos, o que já dá uma dica de que os espíritos não estavam contentes. Na visão da humanidade a Yang Chen era uma deusa porque ela justamente favoreceu eles, e trouxe paz para eles, e assim essa história foi passada por gerações. Mas ninguém nunca foi lá e perguntou prós espíritos como eles se sentiam. E não adianta usar a primeira missão dela para defender sua visão e dizer que foi confuso. Avatares acertam mais erram também. Ficar usando militância pra tentar explicar os erros da Avatar é ridículo.
Você escreveu tudo o que eu queria! Achei o mesmo enquanto a problematização em relação a rebaixar a Avatar YangChen e Kuruk, não acho que essa tenha sido a intenção do autor em momento nenhum, e sim mostrar que todos os Avatares foram humanos e tiverem erros e falhas.
Perfeito teu comentário. A primeira missão dela ter beneficiado um espírito não impede que em vários outros momentos ela tenha dado mais razão aos humanos.
Acho que essa inversão de fatos ocorre justamente pelo o que a Yangchen fala: que o avatar tem que errar como um humano. Então ela tem que ter feitos errados na sua vida, como o Kuruk, Roku o Aang, Szeto, Kyoshi e Korra, todos tiveram erros e acertos em sua vida.
É que esse não é o problema pois como vc diz a própria yangchen falou que todos os avatares tem que errar para serem como humanos e poderem defender o equilíbrio, o problema é transformar uma avatar que sempre defendeu o equilíbrio muito bem e até várias vezes favoreceu os espíritos em alguém que não cumpriu bem o seu papel nessa parte que justamente ela era boa só para inventar um feito para o próximo avatar que era importante tendo errado com os seus deveres para fazer sentido ele ajudar a korra a chegar no avatar Wan, pois por ter muito tempo livre no canônico ele ficou muito em participar de lutas e meditar o que fortaleceu sua conexão com os avatares anteriores o que foi inválido pelas alterações do livro colocando que seus erros são na verdade acertos e que ele nunca ficou com tempo livre, esse era o problema.
Será que o proximo já é o Kuruk?Queria que eles mostrassem a história dele,minha idéia dele mudou muito depois do Livro 2 da Kyoshi,com certeza um dos Avatares que mais sofreu e cumpriu seu deveres acima de si mesmo.
(não li os livros o da kyoshi) Quando vi a história do Kuruk na lenda de Aang, pensei "esse aí é o mais inútil", principalmente depois q teve a história da Yangchen nas comics Acho q era importante o pessoal dar um creditozinho pro Kuruk, pra ele não ser apenas o avatar q vadiou a vida toda e teve o rosto da amada roubada pelo Koh
Eu ainda acho que era possível imprimir erros na Yangchen (como as comics JA tinham feito) e méritos ao Kuruk (já que era pra criar uma vida de 007 pra ele) sem inverter os valores e culpabilizar a Yangchen. Também nunca achei justo Kuruk ser o único avatar ""inútil"", mas não acho que tinha que mexer no cânone de uma personagem feminina tão bem representada pra isso. Imagina só se alguém mexe no arquétipo de homem sábio do tio Iroh, ninguém iria aceitar né?
@@walberthvieira sim. O senhorzinho sábio e bondoso é um arquétipo amado, tanto que você vai ser rechaçado se fizer qualquer crítica ao tio Iroh na fandom. Mas não é sobre isso e sim sobre alterar o canone de uma mulher bem sucedida pra explicar o "fracasso de um homem" Imagina só se de alguma forma estabelecem que a culpa pelo surto da azula foi o tempo todo de algo que o zuko fez? Sem qualquer prova ou pista disso ter sido mostrado anteriormente? Sem citar o que essa série fez com a Kyoshi.
Não tem mínima condição comparar um personagem tão bem desenvolvido como Iroh com alguém que não se sabia quase nada como Yang Chen. Vcs já ouviram falar em "desenvolvimento de personagem"? Quando se diz q algo é "canónico" isso se refere a algo oficial e não algo imutável ou q não pode ser mais aprofundado. Eu só queria saber onde isso é demérito p Yang Chen? Ou onde isso foge do sentido? Sem sentido p mim foi quando a série mostrou q os espíritos castigaram Kuruk por seu modo de vida sendo que ele era muito jovem, estava no início da jornada e outros avatares fizeram coisas muito piores. E agora com as novas informações faz todo sentido.
@@ivessandiego1545 Não foram "os espíritos", foi Koh, que é um espírito maligno cujo caminho ele cruzou. E Koh foi mostrado em outras situações como castigando humanos que cruzavam seu caminho, como na comic A Busca, ou como o próprio Aang que ele planejava roubar o rosto. Então a história do Koh condizia sim com o canon, independente de quem o Kuruk era. E você chegou a ler os livros? Porque o Koh não é nem mencionado neles. Ele não é um dos espíritos contra quem revelaram que o Kuruk batalhou. Não tem nenhuma relação com o Father Glowworm, que foi inventado pro livro. Nem a Ummi é citada. Nada do que era canon do Kuruk é citado com exceção de ele ser alcoólatra e mulherengo, e foram justamente essas as únicas coisas que o autor escolheu citar e dar uma jusitificativa. Ele ignorou completamente toda a história trágica da morte do Kuruk que havia sido apresentada na série e tirou toda a importância da Ummi, fazendo parecer que o verdadeiro amor do Kuruk era a Hei-Ran, mesmo que no canon ele tenha passado a eternidade buscando o espírito de sua amada Ummi no mundo espiritual. No caso da Yangchen, ela sempre foi descrita como a Avatar mais espiritual da história. Por que os humanos a veriam como "espiritual" se ela sempre tomasse o lado deles e não dos espíritos? Na comic em que ela aparece com mais destaque, ela toma o lado dos espíritos. Ela fala pro Aang sobre a importância de ele ser humano porque em vida ela aprendeu que tomar o lado só dos espíritos era um problema. Então não faz sentido que o erro dela tenha sido tomar o lado dos humanos. Se ele queria fazer dela uma personagem com falhas que deixou um grande problema pro Kuruk resolver, o mais lógico, de acordo com o canon, seria que o problema estivesse relacionado a ela tomar o lado dos espíritos, não dos humanos. Além disso, o Kuruk enfrenta esses espíritos em locais que eram portais entre o mundo físico e espiriitual. Como sabemos, pelo canon, não haviam portais entre os mundos desde a era de Wan, quando foram fechados, até a era de Korra, quando foram abertos novamente, então isso também não encaixa. É também o Kuruk que fala pra Korra da Raava, e no livro ele morre sem saber quem era Raava e muito menos sem saber purificiar espíritos da forma que a Korra faz depois que aprende sobre a Raava no livro 2. É mais uma coisa que não encaixa.
Sinceramente o minha avatar favorita é a Kioshi. Ainda não li os livros dela, mas minha opinião sobre ela é que coisas ruins-como carregar o fardo de avatar- fez ela amadurecer rápido. A YangCheng também é maravilhosa e perfeita rainha. Confesso que, tirando o Aang, não acho os avatares homens muito legais. Se passaram paninho no Kuruki e desmereceram as rainhas perfeitas que são a YangCheng e a Kioshi precisamos falar com o autor. Sim, erros são cometidos e sim os avatares devem ser imparciais, mas de qualquer maneira nossa o que nos faz melhores é sabermos o que fizemos, aceitar que erramos, não se lamentar tentar mudar, como eu vi que as avatares fizeram no concelho que elas deram ao Aang. Isso é o que nos faz e as fizeram fortes
@@uselessundead9118 Eu não concordo 100%, mas se você pensa assim, obrigada por compartilhar sua opinião comigo. Na minha fala eu usei hipérbole, o que eu quis dizer é que somos imperfeito e entender isso nos faz melhores. Por favor não fique com raiva de mim e obrigada
@@sofiabianchigarcia965 não se preocupe, eu procuro não condenar a opinião de ninguém. Só estou esclarecendo meu ponto de vista de que não achei tão extremo o que o autor fez. Eu reconheci muito menos a Kyoshi nos livros do que a Yangchen. Não sou muito fã de discussões violentas kkkkkk.
Ler...pelo amor de Deus...comecei a ler e estou gostando muitooo...super recomendo...o mundo avatar fez um trabalho ótimo ao traduzir os dois livros da lenda de Kyoshi
Eu apenas acho q o autor só queria tornar a avatar yangchen mais humana, assim como nós, afinal, não somos todos feitos de erros e acertos? Claro, isso aliviou bastante o avatar kuruk, mas vcs não acham estranho q kuruk tenha sido o avatar q guiou korra até a raava? Se ele era esse avatar cheio de erros? E que tal a enorme quantidade de espíritos corrompidos em a lenda de korra? E nas poucas descrições q tinhamos sobre a yangchen ela não tinha mta dificuldade com o seu lado espiritual e kuruk a descrição que deram dele não era o oposto? E sobre o old iron, acho q aquela foi a única saida q ela teve, afinal o q aconteceu com amiga dele era culpa dos humanos, então ela teria q fazer um acordo com ele tão justo quanto, até pq ele havia perdido uma amiga, então os humanos teriam q perder algo para acalmar ele. Acho q essa foi a linha de pensamento q ela seguiu, o espírito queria justiça e ela assim o fez. Sinto por contradizer vcs, eu gosto mto do canal. Mas temos q lembrar q antes do livro, a yangchen era tida como a avatar perfeita. Pode ser sim q o autor seja machista e q ele foi mto contraditório, isso não podemos negar, mas eu acho q isso me fez gostar mto mais da yangchen.
Eu amo a Yangchen, por isso gosto da ideia que ela também teve seus defeitos. Eu acho que esses defeitos dão mais profundidade à personagem. Também gosto da ideia que o Kuruk não foi um avatar tão ruim assim. Porém eu concordo contigo, não gostei que um autor (homem e sem nenhuma ligação com a série) usou Yangchen para elevar o Kuruk. Eles podiam ter elevado o Kuruk de outras formas.
A minha teoria da conspiração é que após a Yanchen ter resolvido os concluído os conflitos, os humanos acabaram descumprindo sua parte do acordo e gerando os conflitos, então a Yanchen por tudo que demonstrou de sua personalidade acabou se sentindo muito culpada pelo rumo que as coisas tomaram, porém ela não teve realmente culpa, portanto é claro que ela obviamente foi uma Avatar muito bem sucedida que fez muito bem ao mundo
Yangchen é minha favorita tbm, se ela errou em algumas coisas isso não tira o merito dela, todos comentem erros, Aang errou, Wan errou, Korra errou, Kuruk errou e Roku errou, mas isso não desmerece o que eles fiseram, na verdade isso a enobrece pelo fato que ela reconheceu seus propios erros e a torna mais humana.
Eu acho q se o argumento do livro fosse q a Yangchen favoreceu demais os ESPÍRITOS, teria feito muito mais sentido, mas ainda sim odiei essa reviravolta contraditória que fizeram pra ela
Então teria sido bem melhor pq a história mais conhecida dela contradiz o livro e se vc tem o mínimo de noção se pergunta pq fizeram isso. O pior é ver que todos defendendo essa reviravolta doida são caras justamente como uma boa reviravolta machista só pra engrandecer um cara meio sem grandes feitos.
Não teria feito mais sentido não. Na série mostra q o Kuruk nasceu em um tempo de paz e prosperidade entre as nações e logo tão jovem foi castigado por um espírito. Se a avatar anterior tivesse favorecido os espíritos não teria feito sentido ele nascer em tempos de paz entre os homens e nem ter sido castigado por espíritos. Essa lacração foi muito forçada.
@@ivessandiego1545 eu digo q teria feito mais sentido pra essa narrativa doida q o livro quer mostrar de q a Yangchen não era a avatar tão boa que ela parecia ser, mas no geral toda essa história de favorecer um lado é maluca e rasa, contradizendo todas as informações que tínhamos a troco de passar a idéia que o Kuruk não foi tão "inútil".
Bom, pode haver contradições aí até mesmo coisas sem sentido mas, acho que algumas dessas atualizações só estão abalando as estruturas pela ideia de personagem "perfeita" que alguns tem da Yangchem, ela sempre foi colocada como uma avatar perfeita e cheia de sabedoria mas, todos sabem que para alguém começar a acertar e ter sabedoria precisa ter momentos de incerteza e burrice.
Aaah para foi tudo isso, só mostrou um defeito e humanizar o personagem. E o que aconteceu não anula o que ela disse pro Aang, não é pq uma pessoa entende a dor da outra que ela vai ser parcial
Será que eles mudaram a história da Yangchen acerca dos espíritos e depois um certo espirito ladrão de rosto se vingou do favorecimento da Yangchen para com os humanos em Koruk???? Que coisa hein...
@@diogonadir7535 Koh não roubou o rosto da namorada de Koruk por roubar. Imagino que tenha algum motivo. Não que seja por causa da relação que Yangchen teve entre os homens e os espíritos. E Koruk tentou matar Koh. Isso por si só já abalaria a relação entre os mundos físico e espiritual.
sim, vdd com esse autor novo ficou tudo mt estranho, Bryke deve ter seus motivos mas quem dera eles e alguns q participaram da criaçao de A lenda de aang estivessem envolvidos 100% nessa produçao... :/
otimo video, porem eu tbm nao gostei de terem mudado o desfecho a historia de yangchen pra favorecer o kuruk, por mim tudo bem o kuruk ter sua era manchada kkkkkk mas a yangchen nao!
auhsuahsu não acho que melhorou mt a historia do Kuruk, era melhor ter inventado algo que ele fez do que deixar a historia da yangchen confusa pra justificar a dele
Bom, eu não li o livro, então minha interpretação é baseada nas informações do vídeo. Quanto ao fato de a Yangchen ter se arrependido de favorecer os humanos e depois ter falado para o Aang que ele precisa compreender os humanos para depois ajudá-los, não há nada de controverso. Para enteder e ajudar uma pessoa, eu não preciso favorece-la, uma coisa não anula a outra. A Yangchen não disse pra Kyoshi desistir da humanidade, só disse que não deve desfavorecer o espíritos, afinal o dever do Avatar é ajudar os humanos e manter o equilíbrio, não pender para um lado. E além disso, pela história que foi contada no vídeo, não vi nenhum mérito no Kuruk. Ele recebeu os problemas não resolvidos pela Yangchen, beleza, mas isso não faz dele alguém com algum mérito, a não ser que eles falem que ele resolveu alguma coisa (nao se eles falam), o que pelo visto não aconteceu. Pretendo ler o livro ano que vem (esse ano não vai rolar), daí poderei opinar com mais propriedade.
Vai ter um segundo vídeo sobre a parte do Kuruki dessa história então calma que deve piorar. E se vc ler bem certinho vc vai ver que tem muita coisa de controverso nisso sim pode não parecer mas algo de errado não esta certo nessa história.
@Arthur Borel Lima mas a morte dele não tinha sido tentando achar o rosto da esposa dele? Tenho quase certeza que a série contradiz essa história de novo, já que a Yangchen não parece favorecer humanos nunca.
Tá interessantíssimo essa série dos antigos avatares,só pelo esforço de vocês,ganharam um inédito. Estou á espera da 2a parte da Kyoshi que chegaria em julho/2020,cadê?
A vdd é que não conhecemos toda a história da Yang Chen e Kuruk para opinar. O pessoal acabou resumindo toda a história dos personagens naquelas poucas páginas da comics e aos poucos segundos do episódio de TLAB. Não acredito que foi incoerência o "favorecimento aos humanos", visto que só vimos UMA situação na qual ela favoreceu ao espírito. Não tem como generalizar. Os únicos que conhecemos um pouco mais foram o Aang, Korra, Roku e Wan. Em todos os casos, o avatar cometeu erros. Por esse motivo, não acho que foi machismo e penso que as análises aqui poderiam ser menos enviesadas para o lado político/militante.
O vídeo ia tão bem até o comentário final. Eu acredito que, se a história for canônica, não diferença se foi escrita por homem ou mulher. O que importa é a direção que os criadores queiram dar.
Acho q essa história n desmereceu a Yangchen, só acrescentou um outro lado da moeda e quis revelar tbm q o Kuruk n foi tão sem valor assim pq até então o bichinho era esculachado por aí, ou seja, foram expostas o lado escuro da lua d cada um.
Legal como se divide essa secção de comentários. Alguns gostando da mudança nos fatos, outros não, outros tentando justificar, outros criticando e outros que são lúcidos, no geral eu acho que o autor só fez isso para causar mesmo, já que é aquele ditado. "Fale mal, fale bem, desde que fale de mim." Ou só para esquentar o livro, porque né, algumas pessoas pouco se importam com os outros avatares mesmo. Então um pouco de polémica pode trazer mais leitores.
Parece que foi só por isso mesmo até pq o Kuruk era de todos os Avatares o que o pessoal menos lembrava e menos se importava agora ele tem um monte de defensor pq não existe avatar inútil. E nesse livro a esposa dele nem citada é sendo que ela carrega metade da história curta do Kuruk.
Ou o pessoal que escreveu o livro esqueceu de olhar as participações da Yangchen tanto em Aang ( animação) quanto nas comics isso pode explicar certas confusões de narrativa
Na minha opinião isso não contradiz nada no que tange a informação canon que temos até agora, uma vez que em A Fenda ela fez a barganha com o Ferro Velho e favoreceu ele também, sim, mas o Shadow diz que todos os espirítos com que Yangchen lidou, foram convecidos por meio de propostas e contratos que foram a longo prazo quebrados, tal como ocorre em A Fenda. E mesmo se isso tivesse sido um retcon ou um reboot de informação, não teria problema nenhum porq isso aconteceu em TLOK tbm, sendo que a informação que tinhamos até então era que dobra de lava era algo > somente o avatar era capaz < por ter que misturar fogo e terra. Ai depois virou especificamente de terra e qualquer um pode fazer. Retcons acontecem, infelizmente
Mas a dobra de lava ninguém tinha batido o martelo e dito que era algo que só o Avatar fazia só não tinha mostrado ninguém além do Avatar com essa habilidade, igual só a Tai Li era mostrada conseguindo bloquear o Chi em Avatar mas todo mundo sabia que isso não era exclusivo dela mesmo que só ela fosse mostrada com isso.
@@diogonadir7535 se eu disse que era canon, eu nao to teorizando e nem opinando não. Isso é algo dito nos extras e também pelos criadores, entao sim, "bateram o martelo nisso". Só que teve o retcon em Korra porque faria mais sentido.
Tenho uma duvida. Se em cada nação/tribo/reino de cada elemento há benders e não benders. Porque é que os não benders do ar, nunca apareceram e onde é que eles viviam?
Eu acho que a Yangchen ter cometido erros ao longo da vida a humaniza e torna a personagem mais crível. E pra mim também torna o Kuruk mais humano dizer que ele tentou fazer alguma coisa do que ficar naquela superfície de que ele era "curtição pura". Então não vejo nada de errado nessa "inversão"
Confesso que não tinha ainda pensado na história sob essa ótica, mas acho que o autor não fez por mal (apesar de não ter lido ainda como ele escreveu). Eu não gosto muito do jeito que ele escreve (não sei tbm quanta liberdade criativa foi dada a ele), mas eu to sofrendo pra conseguir terminar o primeiro livro. To no finalzinho, mas travei, é mto maçante... Acredito que a interpretação de vocês faça sentido realmente por conta disso tbm. Eu gosto de enxergar a Yangchen como uma Avatar Imaculada (quase Nossa Senhora kkkk), mas tbm não acho ruim dar uma apimentada na história dela, até pra criar um link bom pra história do Kuruk. Desde que o Wan causou o desequilíbrio, o ciclo avatar nunca teve realmente uma paz completa nos dois mundos, então faz sentido que, se houve tanta paz no mundo humano na época da Yangchen, o mesmo não possa se dizer do mundo espiritual.
Na verdade até que não é tão contraditório ela falar para o Aang focar numa vida mais humana, mais material. Os Nômades do Ar tem a tendência natural e cultural de focarem em um lado mais espiritual e menos pé no chão rs, sejam avateres ou não. Talvez a sabedoria dela nesse caso esteja relacionada ao fato de como @ Avatar deve servir a todos os povos, é interessante que Aang se envolva mais com uma vida "normal" e menos "mongica", justamente pra compreender melhor as expressões humanas que existem por aí a fora. Quem sabe... nos mais ótimo vídeo! 🌬🍃
Nenhum Avatar sendo ele ou ela foi perfeito, todos tiveram seus acertos e erros Wan separando Raava de Vaatu Szeto se concentrado apenas na Nação do Fogo Kyoshi criando o Dai Li Roku não impedindo Sozin Aang desaparecendo por 100 anos Korra e sua impulsividade que várias vezes quase a matou. Yangchen mesmo sendo muito competente com certeza cometeu alguns erros em sua vida, assim como Kuruk apesar de seus defeitos fez alguns acertos. Por favor na próxima vez tente fazer uma analise mais neutra sem ideologia.
@@IndignadaIngrid Boa noite, sim concordo, mas é apenas um pequeno erro, nada que me impediria de continuar a acompanhar essa obra tão rica que é Avatar. Obs: Avatar Korra é a minha personagem favorita, sendo a Toph a segunda.
@@IndignadaIngrid Acontece que vida dela não se resume a situação com o ferro velho e todas as outras missões dela nunca foram muito detalhadas em lugar nenhum p dizer q não faz sentido.
Basicamente para dá mais destaque para o outro até por que já foi falado uma vez que a Yangchen tinha sido a mais poderosa avatar que já havia existido depois mudaram para que fosse a kioshi
Eu acho tão estranho a Yangchen ter dificuldade de conectar com seu lado espiritual, já que era um nômade do ar e pelo visto na série eles são a nação mais espiritual.
Seria interessante fazer animes( filmes animados ) com a estória retroativa dos avatares indo até a origem e a origem dos avatares seria a última temporada da animação( filme animado ).
Eu penso o seguinte, acho que para ela ter dado tanto para o espirito Old Iron significa que ela deu mais ainda aos humanos, a ponto de ficarem agradecidos e criar um festival, acredito que as boas ações que ela fez e o fato de ela ser dita a avatar mais bem sucedida é exatamente por ela favorecer mais os humanos do que os espíritos, em avatar a lenda de Korra temos uma avatar que tentou favorecer os dois lados, e por um curto periodo favoreceu os espiritos, e isso deixou os humanos com Raiva dela a deixando mau falada por um bom tempo, até ela selar o mundo dos espiritos de novo. Então eu não achei confuso, achei que é muito bem elaborado, de ter duas visões de mundo sobre uma pessoa, e sobre ela dizer para o Aang coisas que favorecem os humanos, é pq teoricamente o Aang favoreceria muito mais ao lado espiritual por ele estar tentando estar a altura de grandes monges iluminados a ponto de criar uma ruptura em sua propria cabeça e não saber o que fazer, e ela como já deve ter passado por isso tentou lembra-lo de que apesar de tudo ele é humano tbm
Sacanagem o que ele fez com a história da Yangchen. Seria interessante mostrar que ela não era um poço de perfeição, e ainda assim foi uma avatar incrível. Mas dizer que ela foi contra sua missão (ao preferir os humanos e prejudicar os espíritos) e morreu deixando coisas importantes para o próximo resolver a ponto de abalar sua reputação é triste de se ler :-/ E não faz sentido. Como o avatar Kuruk foi resolver em poucos anos o que ela "não resolveu" numa vida? (Tipo, é possível, mas não pra um avatar como ele é descrito) Enfim Amei o vídeo :-)
Tudo que a gente sabia sobre ela era o que apareceu pro Aang em projeção. Naquela ponto ela já era uma amadurecida. Nesse caso nao entra em conflitos com os eventos pré morte dela.
Pelo jeito eles quiseram trabalhar esse lado dela, aí desistiram, e parece que se arrependeram e tentaram trazer de volta nos livros da Kyoshi. Acredito que o escritor dos livros não simplesmente saiu fazendo o que queria. Se Mark e Bryan são minimamente responsáveis pela série que criaram, eles ajudaram a montar o roteiro e supervisionaram, então esse retcon saiu com aprovação deles. Só acho que a forma que fizeram foi preguiçosa. Ao invés de trabalhar mais a Yang Chen, eles simplesmente decidiram pegar e fazer do zero de novo como se ninguém fosse perceber.
Cara criadores costumam ser quem mais estraga o universo de uma série. Sabe tem muitos criadores que criam barrigas no roteiro e se perdem totalmente enquanto gente de fora consegue manter a essência e dar uma nova visão a história. Hora de Aventura mesmo melhorou muito depois que o criador da série deixou de ser showrunner
@@diogonadir7535, sim, eu sei, já vi isso acontecendo também. O que quis dizer é que o escrito dos livros não simplesmente chegou fazendo as coisas como bem entendia, o que ele achava que a Kyoshi e a série Avatar eram. O Mark e o Bryan tavam lá guiando. E eu acredito que foram eles quem quiseram trazer isso à tona de novo, já que não trabalharam no desenho como planejado. Mas... Ao invés de fazer isso de uma forma orgânica, usando até de desculpa que depois do acordo com o Ferro Velho ela se sentiu culpada por ter visto que os humanos saíram na pior, então nos futuros acordos ela acabou por favorecer eles.
Eles só colocaram e pronto, você que se vire. Igual com os portais espirituais, já que até hoje não explicaram como que, mesmo com os portais fechados, teve espíritos indo do mundo físico e humanos indo pro mundo espiritual (a esposa do Kuruk, por exemplo).
ah eu acho bem ok o fato desse lado "podre" dela vir a tona, pque isso faz bastante sentido já que na serie sempre mostram como todos os avatares cometeram erros, o erro do aang por exemplo foi sumir por 100 anos.
Eu amo a Yangchen! 😗 ela é uma avatar muito inspiradora, ainda mais agora que conheço mais sobre ela. Espero que gostem do vídeo, benders!
vc foi muito bem no video! parabensss
pro trick : watch movies on Flixzone. Me and my gf have been using them for watching lots of of movies these days.
@Hayden Enrique definitely, have been using flixzone for since november myself :D
Sabe de uma coisa? Yangchen foi um bom avatar! Não tenho dúvidas quanto a isso.
Acho que o autor quis mostra que ninguém é perfeito e todos somos humanos e erramos mais isso não tira as qualidades e os benefícios que a avatar fez.
Acho que devemos ficar com o que foi bom e deixar o ruim pra trás
Verdade amigo, acho que vai bem além da cabeça do autor.
Falo td mano
Concordo
@@marceloxavier8832 na verdade devemos aprender com o que foi ruim kkkkkk e nunca esquecer kkkk
Pelo menos a Yangchen se permitiu aceitar seus erros e transmitiu isso para os demais avatares que vinheram atrás dela
Mas o problema é que esse erro dela é muito confuso.
Já que por mais que ela tenha tomado muito o partido dos humanos isso contradiz tudo até agora e não complementa igual bons ter cone deveriam fazer.
@@diogonadir7535 Não contradiz em nada, pq primeiro a vida dela nunca foi algo muito detalhado em lugar nenhum, segundo a imagem respeitável dela vinha da concepção dos humanos q viveram na época dela e transmitiram para as gerações seguintes e no livro os erros são assumidos pela própria q muito provavelmente só pode se dar conta deles após sua morte. No vídeo eles só quiseram dar uma problematizada desnecessária msm.
@@ivessandiego1545 a vida de quase nenhum Avatar foi muito detalhada mas o Kuruki não teve tempo pq ele viveu pouco e nem muita chance de resolver algo já que tirando o tempo do treino e outras coisas meio que obrigatórias na vida de avatar ele ficou a maior parte da vida focado no seu relacionamento amoroso e em encontrado o Koh por causa do rosto da mulher dele.
E a Yangchen não era perfeita mas se ela tivesse deixado o mundo com tantos problemas com espíritos igual parece era pra geração do Kuruki ser tudo menos pacífica igual todos que viveram na geração dele alegam que foi até ele morrer.
Isso obviamente contradiz o que foi construído antes pq aquilo até esse livro nenhum lugar deu a entender que o Kuruki tinha algo de lá atrás pra resolver e muito menos que os espíritos tão destrutivos e perigosos estavam zangados.
@@diogonadir7535 Acho q vc q se contradiz, o Koh roubou o rosto da esposa do Kuruk quando ele era ainda muito jovem, no seu casamento, pouco tempo após dominar os 4 elementos. Na série ele diz q foi sua vida despreocupada q causou isso porém ele ainda era muito jovem pra já ter enfurecido tanto os espíritos (o Aang passou 100 anos sumido e não enfureceu tanto) Não fazia muito sentido os espíritos querem castigar alguém tão no início da jornada. As informações novas trazidas no livro apenas ajudam a entender q o problema era algo cumulativo desde a era da avatar anterior mas q explodiu com ele. Isso faz todo o sentido pois os espíritos enxergam os avatares como um só ser independente do corpo q está habitando no momento. Tem nada de favorecimento de um em detrimento de outro, isso se chama desenvolvimento dos personagens, canónico é sinônimo de oficial não de imutável.
@@diogonadir7535 Além disso faz todo sentido as pessoas da época do Kuruk alegarem tempos de paz e prosperidade pois isso é um reflexo da ações da Yang Chen já q ela favorecia os humanos. Se ela favorecesse mais os espíritos (como alguns acham q faria mais sentido) o Kuruk não teria nascido em tempos de paz entre os humanos.
Uma ideia de vídeo, poderia fazer um ensinando a jogar pai sho
Vdd
Up
Up
Mds vdd
Up
Penso que as histórias de Yangchen e Kuruk exemplificam muito bem possibilidades que podemos passar em nossas próprias vidas. Yangchen, mesmo tendo cometido alguns erros, acertou em muita coisa, por isso recebeu muito crédito, e Kuruk, com o fato bastante comum de que, se agirmos de maneira positiva, sem que ninguém testemunhe, nunca receberemos crédito por aquilo. E é exatamente isso o que torna e atesta nossos atos como verdadeiros e honestos: quando não recebemos nada em troca, nem ao menos reconhecimento.
Seu argumento foi completo.
Achei esse retcon na Yangchen até positivo, a gente meio que sabe que a maioria dos avatares cometem alguns erros e consertam os mesmos dos avatares passados, isso deixa bem claro que o Avatar ainda é humano, eles erram e acertam, não existe um que é forte e perfeito, no fim todos são como o Aang e a Korra.
Meu avatar favorito é a kioshi, que diga-se de passagem foi o avatar que mais sofreu, amo ela é tudo sobre ela principalmente o melhor legado que ela deixou que foram as tão amadas guerreiras kioshi, queria muito que tivesse mais material sobre elas principalmente em a lenda de korra.
Também é a minha favorita!
Eu amo a kioshi aiai
Avatar que mais sofreu foi a Korra sem sombra de dúvidas
@@mysticdreamer8632 a korra só sofreu dores físicas, que davam pra serem tratadas, mais ela nunca chegou sentir na pele a dor de ver alguém que ama morrer bem na sua frente, coisa que a kioshi sentiu e não foi só uma vez.
@@fernandocosta8421 o Kuruk também. e o kuruk sofreu ainda mais, eu diria, pois sofreu a ira dos espíritos em seu ápice, tanto que morreu jovem por causa de uma decadência espiritual. Fora que perdeu a esposa para o espírito ladrão de rostos.
O que ela ensinou: Todos cometem erros e temos que aceitá-los e seguir em frente 👌
Resumo: Fique com um pé atrás sobre o livro
Yangchen é maravilhosa ❤❤
É mesmo , mas eu acho que a partir desse vídeo isso talvez mude 😱😱😱😱😱
@@aralcstar Porque?
@Mauricio Bezerra ata 😂 sou tão distraída que nem notei de primeira
Ela é perfeita de um ponto de vista e horrível de outro. Ela é meio que a pessoa que fez merd@ mas não foi algo proposital, acho
@@uselessundead9118 acho que a reviravolta teria sido melhor se as pessoas a enxergasse de maneira ruim o primeiro espírito que ela lutou saiu com um local sagrado e com o objetivo cumprido.
A Yangchen foi minha avatar favorita! A Yangchen sem dúvidas é uma das mais humanas e inteligente avatares, além claro da sua compaixão e seu senso de responsabilidade. Yangchen sem dúvidas é a melhor avatar de todos os tempos.
Yangchen rainha, Koruk nadinha u.u
gente vcs ja perceberam q os nativos da tribo da agua tem o costume de fazer adereços no cabelo e ter seu proprio penteado ? ... entao eu reparei nisso, nao sei dizer se é um costume imposto, por exemplo os nobres da naçao do fogo dao importancia ao cabelo longo e ao coque, como na representaçao do zuko e iroh cortando o coque quando viraram desertores ( e a da ranji no livro de kyoshi, se n me engano eu ouvi essa historia sobre um capiulo do livro aq no canal ) outro exemplo foi quando a korra cortou o cabelo em uma cena do livro 4, naquela cena talvez a korra tenha ficado relutante em cortar o cabelo por uns segundos pois é um costume e identidade de sua tribo, mas ela fez pois aquilo significava se libertar do passado dela, e outros como o proprio sokka, katara com os "cachinhos" que ela manteve praticamente a vida toda, tarloq com aqueles tres rabos de cavalo estranho, yue, hakoda... outra coisa q embora descendente, os da tribo da agua mas que moram em republica nao possuem esse costume, ate mesmo por causa da mistura de culturas, esses ja tem um estilo mais ocidental, enfim embora n tenha fundamentos, eu achei curioso e eu notei isso, o que vcs acham ?
Na cultura japonesa, cortar o cabelo significa algo como seguir em frente, ou tomar um novo rumo. Talvez a Korra cortar o cabelo tenha vindo disso.
Por que tudo tem que problematizar e colocar ideologias.
A ideia do autor seria deixar o avatar mais humano, tirando sua aparência de perfeito e mostrando suas falhas assim como todos os outros avatares também tiveram.
Isso é importante para nós aproximarmos do personagem e podemos nos colocar no lugar dele. Acabamos que sempre temos um ponto em comum com um ou outro avatar.
Muito bom , prfvr nunca parem de fazer vídeo sobre avatar !!
Vocês poderiam fazer um vídeo sobre a dobra de espirítos ?,por favor
Os espíritos podem dobrar? tipo, eu acho q os únicos espíritos "dobradores" são Tui e La (espíritos do mar e da lua se não estou enganado) certo!?
Oie! Já tem ;D Dá uma olhada na nossa playlists de vídeos sobre dominações e sub-dominações!
@@fefosilveira Dobra de espiríto é uma sub- dominação do elemento água onde o dominador pode converter espirítos maus para bons ou bons para maus (acho que a minha explicação ficou um pouco estranha mas espero qur vc entenda)
@@zhulibl5620 essa não seria a dobra da conversão de energia espiritual?
@@zhulibl5620 agora q você editou eu consegui capitar... é só q eu conhecia essa sub-dobra por outra nome... só isso mesmo
Mano nao sei pq, mas eu sempre, desde pequeno, quando lançou a serie...eu sempre fui mais apegado ao Roku, e ate hj ele é o meu favorito...e tambem considero ele o mais forte dos avatares kkkkkkkkk principalmente no episodio que conta a historia dele...tudo bem...ele nao impediu o Sozin ate pq o sozin matou o roku...mas foi trapaça, ele traiu o Roku...se fosse corpo a corpo o Roku ganharia facil...igual fez no inicio do episodeo hahahaha...mas a parte que mais me arrepiou foi quando ele domina os 4 elementos juntos...quando ele fala que se tornou um avatar completo...muito TOP
Fica bem claro que nenhum dobrador deveria enfrentar um Avatar totalmente realizado. Os próprios criadores comentaram sobre isso nos comentários que eles fazem sobre esse episódio do Roku, algo como "nunca enfrente um Avatar totalmente treinado, ou você vai acabar parecendo um idiota" kkkkkk. Eu não acho ele o mais forte, sequer saberia dizer qual Avatar ocupa essa posição, mas ele é um personagem que eu gosto pakas kkkkk.
Como disseram aqui nos comentários, eu penso que essas alterações foram para deixar Yangchen mais humana, e não por machismo do autor. Todo mundo erra, até mesmo o avatar... e ver que ela, considerada quase uma divindade também errou, torna ela só mais interessante.
Concordo que "pode não ser machismo", mas esse autor provavelmente parece não ter visto NADA sobre a Yangchen e reescreveu a história dela para favorecer o Kuruk, além de ter reescrito a do Kuruk para deixar mais "bonita e trágica". Não tem como não ficar com um pé atrás e pressupor machismo.
@@Guginga Então, esses livros das Crônicas Avatar têm edições especiais lá fora, alguns com capítulos excluídos acompanhados de comentários do F.C. Yee. E em um desses conteúdos extras, o autor fala um pouco do processo de escrita e da supervisão do Michael Dante DiMartino. Ele explica sobre um capítulo do segundo livro da Kyoshi ter sido excluído por orientação do Michael e também comenta sobre as dificuldades de escrever num universo que já é estabelecido. E aí, é quando ele explica sobre o Kuruk. Ele fala que o retcon no personagem foi necessário para aprofundamento, para explicar suas atitudes vistas na animação e também para contribuir no desenvolvimento da Kyoshi. E vale lembrar que, o Michael Dante DiMartino estava supervisionando os livros, então, as mudanças vieram com aprovação dele.
@@Gabriel77625, não é necessário retcon para "aprofundar um personagem". Pelo contrário, o Kuruk era um personagem estabelecido em Avatar, mas que detinha poucas informações sobre ele, e na verdade é muito mais fácil escrever coisas novas sobre um universo já criado do que inventar toda uma história nova. O caso do Kuruk é um retcon desnecessário e sem qualquer aprofundamento no personagem, dando motivos esdrúxulos para as atitudes dele, PIORANDO as próprias atitudes do personagem, deixando pontos importantes da história dele passar - como a própria Ummi - e ASSASSINANDO a história da Yangchen e da Kyoshi pra enaltecer um personagem que ninguém tinha o menor interesse. Se fosse pra escrever sobre o Kuruk, fizesse um livro SÓ PRA ELE, pensasse mais antes de escrever qualquer merda ao invés de dar a desculpa de que "escrever num universo estabelecido é difícil" SENDO QUE NÃO É, visto que é mais fácil seguir regras do que quebrá-las e deixasse a história dele mais interessante de modo que não interrompa outros Avatares "porque sim" e não tente excluir o erro monumental que foi o Kuruk ter negligenciado seu papel de Avatar.
@@Guginga Sobre essa parte da Ummi, o autor explicou que nos rascunhos ela estava em trechos da parte que tem a explicação da vida do Kuruk, mas que infelizmente foi necessário cortar, pois estava destoando do foco que era Kuruk e os espíritos malignos. E sinceramente, Kuruk era um personagem superficial, que resolveu ser o "deixa a vida me levar" e dane-se o mundo. O autor aprofundou o personagem, dando mais complexidade e motivos.
Trabalhar em um universo já estabelecido não é fácil, pois acaba prejudicando o lado criativo, já que muitas coisas ali não pode mexer, precisa seguir numa linha reta, quase que num campo minado
Sobre a Yangchen, as mudanças a tornaram mais humana. O autor menciona várias vezes o quanto ela foi uma ótima Avatar, que contribuiu bastante para o mundo, mas, que também cometeu erros, assim como Kuruk, Roku, Aang e outros. No universo de Avatar, o atual sempre corrige os erros do anterior. E aliás, a Yangchen possui dois livros que aprofundam mais a vida dela, recomendo a leitura.
@@Gabriel77625, fico até impressionado com o fato do seu comentário ser de três anos atrás e mesmo assim tu ter me respondido kskskksksks
Não acredito que tenha sido um caso de machismo por parte do escritor, eu só acho que foi uma tentativa de deixar ela um pouco mais "humana" por assim dizer, e esse lance dela favorecer mais os humanos não tira nem um pouco do mérito do que ela fez, mesmo com esse vacilo, ela foi possivelmente a Avatar mais responsável, garantiu a paz por décadas. Talvez tenha sido uma tentativa de livrar um pouco o Kuruk, o que até faz sentido, o maluco nem parecia ser um avatar, só parecia ser algum dominador super poderoso, não tinha aquela "presença". Eu espero que o que eu tenha falado faça sentido, por que na minha cabeça faz.
Claro q fez cara
O problema está mesmo no fato de que as informações não estão batendo
Eu acho que foi machismo sim pq as informações só ajudam o Kuruk parecer menos omisso e despreocupado algo que tirando nesse livro nunca é ao menos dado a entender.
E se ela favorecia mais os humanos pq na história mais importante sobre o crescimento dela como avatar o espírito que destruiu uma vila e queria obrigar os humanos a saírem daquele lugar não só consegue como ela ainda transforma o local em sagrado pra que nenhum humano more lá novamente tipo se ela beneficiava mais os humanos era pro espírito ter cedido muito é sido mais prejudicado mas nessa história ele quem sai ganhando.
É não tem nenhum motivo além de machismo pra alguém tentar livrar a barra do Kuruk por não ter feito muita coisa Avatares sem muita importância podem existir afinal em 10 mil anos de existência vão ter alguns que não fizeram nada e OK.
@@diogonadir7535 existe in motivo além do machismo sim: o fandom odiava o Kuruc sendo que ele também tinha seus méritos. O autor possivelmente quis corrigir isso
Meu Deus, vocês vêem machismo em tudo, se o outor fosse machista só criaria avatares masculinos, se a Yangchen fosse um homem ninguém falaria nada, quer dizer tem que retratar toda personagem feminina como perfeitas, como superior, sabias parem com isso, ja ta ficando chato.
A avatar Yangchen é uma das melhores avatares que esse universo tem. Mas eu sempre considerei ela meio artificial. Em a Lenda de Aang, ela é apresentada como uma pessoa perfeita, que não comete erros. Oq é impossível, mesmo pro Avatar. Então eu penso, que oq o autor dos livros da Kioshi tentou fazer foi mostrar o lado humano dela. E talvez fosse isso que ela queria dizer quando falou pro Aang entender os humanos. Que não tem como ser perfeito. E quanto ao avatar Kuruk (acho que é assim que se escreve) parece que o autor tentou fazer justiça pra ele. Assim como não tem como um avatar ser perfeito em toda a sua vida, também não tem como ser um completo inútil. Embora eu ainda ache que ele foi uma porcaria de avatar. Essa é minha opinião. E o vídeo ficou muito bom, parabéns!
Quanto a não ser perfeito o tempo todo eu concordo realmente não tem é o início da história da Yangchen mostra muito isso.
Mas quanto à ser um completo inútil tem como ser sim na minha família tem pelo menos uns 3 assim que seu único dever nessa terra é dar trabalho prós outros e que sugam a sua energia.
O que mais tem é completo inútil.
@@diogonadir7535 tá, Eu entendo. Mas quanto ao Kuruk, é meio injusto. Até pq muita gente se esquece que ele foi um dos avatares mais espiritualizados, mesmo que depois de metade da vida dele como Avatar.
Ela só apareceu em dois episódios na série original cara
Cheguei meio atrasado mas, finalmente, ontem terminei o segundo livro da Kyoshi!
Então, não achei que contradiz a Lore da Yangchen, mas que complementa ela. (mas sim, admito que é SIM confuso de entender).
Logo de cara, não foi culpa da Yangchan (diretamente) a conversão dos espíritos em sombrios que o Kuruk enfrentou. A própria Kyoshi falou isso para ela.
O evento que tornou eles sombrios foi justamente que após a morte da Avatar, a humanidade falhou com a palavra que havia sido acordada pela Yangchan, que visava trazer paz para ambos os lados.
Em resumo a sucessão de eventos:
- A Yangchan defendia a expansão das quatro nações;
- Inevitavelmente a humanidade, em sua expansão, chegou até áreas sagradas e isso fez com que o General Old Iron, Heartwalker e as Phoenix-Eels reclamassem com a Avatar sobre a transgressão dos territórios;
- Para manter a paz, a Avatar criou tratados que NORMALMENTE (não sempre), beneficiaram os humanos. Esse benefício sendo justamente a permissão dos humanos de habitarem as áreas sagradas, com a condição de respeitar o meio-ambiente ao seu redor. Vale ressaltar que o caso do General Old Iron foi justamente um dos tratados que beneficiou os espíritos, uma vez que os humanos deixaram a região por completo.
- A Yangchen confiou na humanidade para que jamais quebrasse o acordo;
- Após a sua morte, a humanidade quebrou diversas vezes os acordos e isso enfureceu os espíritos, já na era Kuruk;
No final, a Yangchan continua sendo uma Avatar fantástica, extremamente poderosa e que trouxe paz entre as quatro nações por mais de uma geração após sua morte, e que, pelo menos durante seu tempo de vida, TAMBÉM trouxe paz entre os espíritos e humanos.
Mesmo que indiretamente, ela ainda se sente culpada pelos eventos que decorreram após a sua morte e disse que se soubesse, faria diferente. Provavelmente favorecendo justamente estes espíritos (assim como fez com General Old Iron) e banindo a humanidade dos locais sagrados.
Finalmente (uma opinião pessoal), não vejo o Kuruk como herói. Tudo bem, ele foi bem sucedido em sua missão secreta, mas acredito que ele jogou a própria vida fora. Ele precisou resolver os problemas dos espíritos sombrios mas escolheu fazer isso sozinho, negligenciando a ajuda dos amigos, que provavelmente em equipe, conseguiriam achar uma outra forma de resolver o problema.
Problemas, todos os avatares vão ter, mas é a forma com a qual eles escolhem lidar com os estes problemas que definem quem são como pessoa.
Por fim, excelente vídeo como sempre! Adoro o conteúdo de vocês!
Minha avatar favorita! Amoooooo
Não houve favoritismo, simplesmente deu mais uma camada para a Avatar, ela demonstrou humildade em aceitar que errou, e transmitiu isso para os demais avatares, cara, simplesmente top, ser humano tem uma dificuldade em admitir que errou, já ela não ❤
Esse lance da Yang Chen favorecer os humanos acho que foi bem construída sim. Desde o anime quando aparece o Kuruk pela primeira vez mostra que ele foi Avatar em um período de paz, que provavelmente foi consequência da Yang Chen, mas ele deu a entender que foi paz humana, no sentido de não haver guerras entre as nações, mas ele nunca disse que existia paz com os espíritos. Tanto que, ele perdeu mulher dele pro Koh, o Ladrão de Rostos, o que já dá uma dica de que os espíritos não estavam contentes. Na visão da humanidade a Yang Chen era uma deusa porque ela justamente favoreceu eles, e trouxe paz para eles, e assim essa história foi passada por gerações. Mas ninguém nunca foi lá e perguntou prós espíritos como eles se sentiam. E não adianta usar a primeira missão dela para defender sua visão e dizer que foi confuso. Avatares acertam mais erram também. Ficar usando militância pra tentar explicar os erros da Avatar é ridículo.
Você escreveu tudo o que eu queria! Achei o mesmo enquanto a problematização em relação a rebaixar a Avatar YangChen e Kuruk, não acho que essa tenha sido a intenção do autor em momento nenhum, e sim mostrar que todos os Avatares foram humanos e tiverem erros e falhas.
Perfeito teu comentário. A primeira missão dela ter beneficiado um espírito não impede que em vários outros momentos ela tenha dado mais razão aos humanos.
Acho que essa inversão de fatos ocorre justamente pelo o que a Yangchen fala: que o avatar tem que errar como um humano.
Então ela tem que ter feitos errados na sua vida, como o Kuruk, Roku o Aang, Szeto, Kyoshi e Korra, todos tiveram erros e acertos em sua vida.
É que esse não é o problema pois como vc diz a própria yangchen falou que todos os avatares tem que errar para serem como humanos e poderem defender o equilíbrio, o problema é transformar uma avatar que sempre defendeu o equilíbrio muito bem e até várias vezes favoreceu os espíritos em alguém que não cumpriu bem o seu papel nessa parte que justamente ela era boa só para inventar um feito para o próximo avatar que era importante tendo errado com os seus deveres para fazer sentido ele ajudar a korra a chegar no avatar Wan, pois por ter muito tempo livre no canônico ele ficou muito em participar de lutas e meditar o que fortaleceu sua conexão com os avatares anteriores o que foi inválido pelas alterações do livro colocando que seus erros são na verdade acertos e que ele nunca ficou com tempo livre, esse era o problema.
Será que o proximo já é o Kuruk?Queria que eles mostrassem a história dele,minha idéia dele mudou muito depois do Livro 2 da Kyoshi,com certeza um dos Avatares que mais sofreu e cumpriu seu deveres acima de si mesmo.
Estão seguindo a ordem de Avatares eu acho, então sim
Minha opinião sobre ele e a Yangchen também mudou muito nesse segundo livro
Ansioso para ler esse livro talvez me faça ser mais empático pelo Kuruk
@@pauloleonnardsen5997 sim. Eu achava ele uma porcaria. Depois do livro eu descobri o quanto ele se sacrificou em prol dos outros
@@uselessundead9118 que legal cara. Ansioso para ler
@@pauloleonnardsen5997 sim. Aqui no Mundo Avatar eu baixei o pdf dos dois. Eu achei muito bom kkkk
Amei a historia dela, pra mim é a avatar que mais trouxe paz ao mundo
(não li os livros o da kyoshi)
Quando vi a história do Kuruk na lenda de Aang, pensei "esse aí é o mais inútil", principalmente depois q teve a história da Yangchen nas comics
Acho q era importante o pessoal dar um creditozinho pro Kuruk, pra ele não ser apenas o avatar q vadiou a vida toda e teve o rosto da amada roubada pelo Koh
Ele tem MUITA história nos livros que me fizeram perder esse desgosto que eu tinha dele
Verdade, tem nada de favorecimento por conta de gênero é visivelmente apenas uma forma de desenvolver melhor ambos os personagens
Não existe avatar inútil.
@@luizthrashmetal6785 Existe avatar que não conhece os produtos Ivone.
Eu ainda acho que era possível imprimir erros na Yangchen (como as comics JA tinham feito) e méritos ao Kuruk (já que era pra criar uma vida de 007 pra ele) sem inverter os valores e culpabilizar a Yangchen.
Também nunca achei justo Kuruk ser o único avatar ""inútil"", mas não acho que tinha que mexer no cânone de uma personagem feminina tão bem representada pra isso.
Imagina só se alguém mexe no arquétipo de homem sábio do tio Iroh, ninguém iria aceitar né?
Falou tudo!
Eu aceitaria, só porque é homem eu não vou aceitar?
@@walberthvieira sim. O senhorzinho sábio e bondoso é um arquétipo amado, tanto que você vai ser rechaçado se fizer qualquer crítica ao tio Iroh na fandom. Mas não é sobre isso e sim sobre alterar o canone de uma mulher bem sucedida pra explicar o "fracasso de um homem"
Imagina só se de alguma forma estabelecem que a culpa pelo surto da azula foi o tempo todo de algo que o zuko fez? Sem qualquer prova ou pista disso ter sido mostrado anteriormente?
Sem citar o que essa série fez com a Kyoshi.
Não tem mínima condição comparar um personagem tão bem desenvolvido como Iroh com alguém que não se sabia quase nada como Yang Chen. Vcs já ouviram falar em "desenvolvimento de personagem"? Quando se diz q algo é "canónico" isso se refere a algo oficial e não algo imutável ou q não pode ser mais aprofundado. Eu só queria saber onde isso é demérito p Yang Chen? Ou onde isso foge do sentido? Sem sentido p mim foi quando a série mostrou q os espíritos castigaram Kuruk por seu modo de vida sendo que ele era muito jovem, estava no início da jornada e outros avatares fizeram coisas muito piores. E agora com as novas informações faz todo sentido.
@@ivessandiego1545 Não foram "os espíritos", foi Koh, que é um espírito maligno cujo caminho ele cruzou. E Koh foi mostrado em outras situações como castigando humanos que cruzavam seu caminho, como na comic A Busca, ou como o próprio Aang que ele planejava roubar o rosto. Então a história do Koh condizia sim com o canon, independente de quem o Kuruk era. E você chegou a ler os livros? Porque o Koh não é nem mencionado neles. Ele não é um dos espíritos contra quem revelaram que o Kuruk batalhou. Não tem nenhuma relação com o Father Glowworm, que foi inventado pro livro. Nem a Ummi é citada. Nada do que era canon do Kuruk é citado com exceção de ele ser alcoólatra e mulherengo, e foram justamente essas as únicas coisas que o autor escolheu citar e dar uma jusitificativa. Ele ignorou completamente toda a história trágica da morte do Kuruk que havia sido apresentada na série e tirou toda a importância da Ummi, fazendo parecer que o verdadeiro amor do Kuruk era a Hei-Ran, mesmo que no canon ele tenha passado a eternidade buscando o espírito de sua amada Ummi no mundo espiritual. No caso da Yangchen, ela sempre foi descrita como a Avatar mais espiritual da história. Por que os humanos a veriam como "espiritual" se ela sempre tomasse o lado deles e não dos espíritos? Na comic em que ela aparece com mais destaque, ela toma o lado dos espíritos. Ela fala pro Aang sobre a importância de ele ser humano porque em vida ela aprendeu que tomar o lado só dos espíritos era um problema. Então não faz sentido que o erro dela tenha sido tomar o lado dos humanos. Se ele queria fazer dela uma personagem com falhas que deixou um grande problema pro Kuruk resolver, o mais lógico, de acordo com o canon, seria que o problema estivesse relacionado a ela tomar o lado dos espíritos, não dos humanos. Além disso, o Kuruk enfrenta esses espíritos em locais que eram portais entre o mundo físico e espiriitual. Como sabemos, pelo canon, não haviam portais entre os mundos desde a era de Wan, quando foram fechados, até a era de Korra, quando foram abertos novamente, então isso também não encaixa. É também o Kuruk que fala pra Korra da Raava, e no livro ele morre sem saber quem era Raava e muito menos sem saber purificiar espíritos da forma que a Korra faz depois que aprende sobre a Raava no livro 2. É mais uma coisa que não encaixa.
Sinceramente o minha avatar favorita é a Kioshi. Ainda não li os livros dela, mas minha opinião sobre ela é que coisas ruins-como carregar o fardo de avatar- fez ela amadurecer rápido. A YangCheng também é maravilhosa e perfeita rainha. Confesso que, tirando o Aang, não acho os avatares homens muito legais. Se passaram paninho no Kuruki e desmereceram as rainhas perfeitas que são a YangCheng e a Kioshi precisamos falar com o autor. Sim, erros são cometidos e sim os avatares devem ser imparciais, mas de qualquer maneira nossa o que nos faz melhores é sabermos o que fizemos, aceitar que erramos, não se lamentar tentar mudar, como eu vi que as avatares fizeram no concelho que elas deram ao Aang. Isso é o que nos faz e as fizeram fortes
O Kuruk não era totalmente imperfeito e a Yangchen não era totalmente perfeita. Os livros não passam pano, só mostram que nem tudo é preto e branco
@@uselessundead9118 Eu não concordo 100%, mas se você pensa assim, obrigada por compartilhar sua opinião comigo. Na minha fala eu usei hipérbole, o que eu quis dizer é que somos imperfeito e entender isso nos faz melhores. Por favor não fique com raiva de mim e obrigada
@@sofiabianchigarcia965 não se preocupe, eu procuro não condenar a opinião de ninguém. Só estou esclarecendo meu ponto de vista de que não achei tão extremo o que o autor fez. Eu reconheci muito menos a Kyoshi nos livros do que a Yangchen.
Não sou muito fã de discussões violentas kkkkkk.
@@uselessundead9118 Obrigada, só estou desacostumada com fandons pacíficos. Kkkkk
@@sofiabianchigarcia965 eu também. A galera sempre tenta impor a opinião de um jeito que até irrita :/
Manooooo que vídeo top
Quero outro episódioooo
Tô animado pra ver a história do kuruk
Peraiii kuruk ao contrário é kuruk
Mds
Sai na primeira semana de Dezembro!
Ahh obrigado dezembro já vai começar bom
Como assim colocaram essa nova versão da Yangchen ??? Ahh mas vou ler esse livro para ontem
Ler...pelo amor de Deus...comecei a ler e estou gostando muitooo...super recomendo...o mundo avatar fez um trabalho ótimo ao traduzir os dois livros da lenda de Kyoshi
Eu apenas acho q o autor só queria tornar a avatar yangchen mais humana, assim como nós, afinal, não somos todos feitos de erros e acertos? Claro, isso aliviou bastante o avatar kuruk, mas vcs não acham estranho q kuruk tenha sido o avatar q guiou korra até a raava? Se ele era esse avatar cheio de erros? E que tal a enorme quantidade de espíritos corrompidos em a lenda de korra? E nas poucas descrições q tinhamos sobre a yangchen ela não tinha mta dificuldade com o seu lado espiritual e kuruk a descrição que deram dele não era o oposto? E sobre o old iron, acho q aquela foi a única saida q ela teve, afinal o q aconteceu com amiga dele era culpa dos humanos, então ela teria q fazer um acordo com ele tão justo quanto, até pq ele havia perdido uma amiga, então os humanos teriam q perder algo para acalmar ele. Acho q essa foi a linha de pensamento q ela seguiu, o espírito queria justiça e ela assim o fez. Sinto por contradizer vcs, eu gosto mto do canal. Mas temos q lembrar q antes do livro, a yangchen era tida como a avatar perfeita. Pode ser sim q o autor seja machista e q ele foi mto contraditório, isso não podemos negar, mas eu acho q isso me fez gostar mto mais da yangchen.
Todos os avatares conhecidos são Wan, Salai, Szeto/Jafar, Yangchen, Kuruk, Kyoshi, Roku, Aang e Korra certo!?
Obs: Sim! são só esses mesmo.
Acho que sim
@Mauricio Bezerra esse tbm!
E o gengi (eu acho que é canonico)
@@noturnito18 infelizmente é fic : /
@@giovannipagliosa8490 ahhh poxa
Eu amo a Yangchen, por isso gosto da ideia que ela também teve seus defeitos. Eu acho que esses defeitos dão mais profundidade à personagem. Também gosto da ideia que o Kuruk não foi um avatar tão ruim assim. Porém eu concordo contigo, não gostei que um autor (homem e sem nenhuma ligação com a série) usou Yangchen para elevar o Kuruk. Eles podiam ter elevado o Kuruk de outras formas.
A minha teoria da conspiração é que após a Yanchen ter resolvido os concluído os conflitos, os humanos acabaram descumprindo sua parte do acordo e gerando os conflitos, então a Yanchen por tudo que demonstrou de sua personalidade acabou se sentindo muito culpada pelo rumo que as coisas tomaram, porém ela não teve realmente culpa, portanto é claro que ela obviamente foi uma Avatar muito bem sucedida que fez muito bem ao mundo
gente. é incrível esse universo. faz tanto tempo. e mesmo assim ainda tenho saudade das aventuras de Aang
Yangchen é belissima , closuda, e responsável, o autor do livro tava lueque
Yangchen é minha favorita tbm, se ela errou em algumas coisas isso não tira o merito dela, todos comentem erros, Aang errou, Wan errou, Korra errou, Kuruk errou e Roku errou, mas isso não desmerece o que eles fiseram, na verdade isso a enobrece pelo fato que ela reconheceu seus propios erros e a torna mais humana.
Super queria uma série da Netflix sobre a Yang
Eu acho q se o argumento do livro fosse q a Yangchen favoreceu demais os ESPÍRITOS, teria feito muito mais sentido, mas ainda sim odiei essa reviravolta contraditória que fizeram pra ela
Isso nao tem mais volta
Então teria sido bem melhor pq a história mais conhecida dela contradiz o livro e se vc tem o mínimo de noção se pergunta pq fizeram isso.
O pior é ver que todos defendendo essa reviravolta doida são caras justamente como uma boa reviravolta machista só pra engrandecer um cara meio sem grandes feitos.
Não teria feito mais sentido não. Na série mostra q o Kuruk nasceu em um tempo de paz e prosperidade entre as nações e logo tão jovem foi castigado por um espírito. Se a avatar anterior tivesse favorecido os espíritos não teria feito sentido ele nascer em tempos de paz entre os homens e nem ter sido castigado por espíritos. Essa lacração foi muito forçada.
@@ivessandiego1545 eu digo q teria feito mais sentido pra essa narrativa doida q o livro quer mostrar de q a Yangchen não era a avatar tão boa que ela parecia ser, mas no geral toda essa história de favorecer um lado é maluca e rasa, contradizendo todas as informações que tínhamos a troco de passar a idéia que o Kuruk não foi tão "inútil".
Na hq o espírito fala pro aang que acima de tudo o avatar sempre vai ser humano. Logo ele vai sempre defender o humano aang mesmo faz isso
Adorei a História do Avatar Yanchen , muito só porem meio confusa mais ela mais tentou ajudar do jeito que achou necessario
Bom, pode haver contradições aí até mesmo coisas sem sentido mas, acho que algumas dessas atualizações só estão abalando as estruturas pela ideia de personagem "perfeita" que alguns tem da Yangchem, ela sempre foi colocada como uma avatar perfeita e cheia de sabedoria mas, todos sabem que para alguém começar a acertar e ter sabedoria precisa ter momentos de incerteza e burrice.
Lacrou,lacrou muito.
Maravilhosa !!!
Aaah para foi tudo isso, só mostrou um defeito e humanizar o personagem. E o que aconteceu não anula o que ela disse pro Aang, não é pq uma pessoa entende a dor da outra que ela vai ser parcial
Adoro a Yangchen
Será que eles mudaram a história da Yangchen acerca dos espíritos e depois um certo espirito ladrão de rosto se vingou do favorecimento da Yangchen para com os humanos em Koruk???? Que coisa hein...
Não parece ser o caso já que o espírito que rouba rosto não parece muito preocupado em vingar ninguém.
Tá parecendo mais um retcon mal feito.
@@diogonadir7535 Koh não roubou o rosto da namorada de Koruk por roubar. Imagino que tenha algum motivo. Não que seja por causa da relação que Yangchen teve entre os homens e os espíritos. E Koruk tentou matar Koh. Isso por si só já abalaria a relação entre os mundos físico e espiritual.
Ainda não li os livros da Kyoshi mas eles parecem não fazer um pingo de sentido
pq
sim, vdd com esse autor novo ficou tudo mt estranho, Bryke deve ter seus motivos mas quem dera eles e alguns q participaram da criaçao de A lenda de aang estivessem envolvidos 100% nessa produçao... :/
Talvez ele nao goste da yangchen
Eu traduzi os dois. Eles não fazem sentindo.
@@IndignadaIngrid se a propria equipe do mundo avatar falou !! 🤷😂
otimo video, porem eu tbm nao gostei de terem mudado o desfecho a historia de yangchen pra favorecer o kuruk, por mim tudo bem o kuruk ter sua era manchada kkkkkk mas a yangchen nao!
auhsuahsu não acho que melhorou mt a historia do Kuruk, era melhor ter inventado algo que ele fez do que deixar a historia da yangchen confusa pra justificar a dele
Na hq a fenda confirma o livro pois só foi resolvido a conflito depois que aang batalha devido ao ferro velho ser um general.
Bom, eu não li o livro, então minha interpretação é baseada nas informações do vídeo.
Quanto ao fato de a Yangchen ter se arrependido de favorecer os humanos e depois ter falado para o Aang que ele precisa compreender os humanos para depois ajudá-los, não há nada de controverso. Para enteder e ajudar uma pessoa, eu não preciso favorece-la, uma coisa não anula a outra. A Yangchen não disse pra Kyoshi desistir da humanidade, só disse que não deve desfavorecer o espíritos, afinal o dever do Avatar é ajudar os humanos e manter o equilíbrio, não pender para um lado.
E além disso, pela história que foi contada no vídeo, não vi nenhum mérito no Kuruk. Ele recebeu os problemas não resolvidos pela Yangchen, beleza, mas isso não faz dele alguém com algum mérito, a não ser que eles falem que ele resolveu alguma coisa (nao se eles falam), o que pelo visto não aconteceu.
Pretendo ler o livro ano que vem (esse ano não vai rolar), daí poderei opinar com mais propriedade.
Vai ter um segundo vídeo sobre a parte do Kuruki dessa história então calma que deve piorar.
E se vc ler bem certinho vc vai ver que tem muita coisa de controverso nisso sim pode não parecer mas algo de errado não esta certo nessa história.
Ahhhh entendii! Muito obrigado Arthur e Diogo. Pretendo ler assim que der hahahah
Não existem avatares inúteis. Todos foram importantes em sua época.
O kuruk não vai ser diferente.
@Arthur Borel Lima mas a morte dele não tinha sido tentando achar o rosto da esposa dele?
Tenho quase certeza que a série contradiz essa história de novo, já que a Yangchen não parece favorecer humanos nunca.
Tá interessantíssimo essa série dos antigos avatares,só pelo esforço de vocês,ganharam um inédito. Estou á espera da 2a parte da Kyoshi que chegaria em julho/2020,cadê?
Terminei de ver a lenda de ang hj,estou muito triste pois acabou :(
A vdd é que não conhecemos toda a história da Yang Chen e Kuruk para opinar. O pessoal acabou resumindo toda a história dos personagens naquelas poucas páginas da comics e aos poucos segundos do episódio de TLAB. Não acredito que foi incoerência o "favorecimento aos humanos", visto que só vimos UMA situação na qual ela favoreceu ao espírito. Não tem como generalizar. Os únicos que conhecemos um pouco mais foram o Aang, Korra, Roku e Wan. Em todos os casos, o avatar cometeu erros.
Por esse motivo, não acho que foi machismo e penso que as análises aqui poderiam ser menos enviesadas para o lado político/militante.
O vídeo ia tão bem até o comentário final. Eu acredito que, se a história for canônica, não diferença se foi escrita por homem ou mulher. O que importa é a direção que os criadores queiram dar.
Minha avatar preferida 💜💜
Perfeita Bruna
Acho q essa história n desmereceu a Yangchen, só acrescentou um outro lado da moeda e quis revelar tbm q o Kuruk n foi tão sem valor assim pq até então o bichinho era esculachado por aí, ou seja, foram expostas o lado escuro da lua d cada um.
Adorei esse vídeo parabéns
Vocês poderiam fazer um quadro que vocês pegam dois personagens de avatar e colocam eles pra lutar
Legal como se divide essa secção de comentários.
Alguns gostando da mudança nos fatos, outros não, outros tentando justificar, outros criticando e outros que são lúcidos, no geral eu acho que o autor só fez isso para causar mesmo, já que é aquele ditado.
"Fale mal, fale bem, desde que fale de mim."
Ou só para esquentar o livro, porque né, algumas pessoas pouco se importam com os outros avatares mesmo.
Então um pouco de polémica pode trazer mais leitores.
Parece que foi só por isso mesmo até pq o Kuruk era de todos os Avatares o que o pessoal menos lembrava e menos se importava agora ele tem um monte de defensor pq não existe avatar inútil.
E nesse livro a esposa dele nem citada é sendo que ela carrega metade da história curta do Kuruk.
uma duvida q eu tenho até hj, como q todos os nomades do ar morreram no ataque da naçao do fogo se eles eram NOMADES, n estariam só nas cidades
Sim. Muitos morreram nos ataques, mas aqueles que estavam em viagens foram capturados com o tempo.
Ótimo vídeo, parabéns!
Tava com saudadeees vídeo novo❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Q vídeo perfeito! Amei demais! ❤
Pode fazer um vídeo sobre o livro o legado da nação do fogo?
Vdd
O livro não tem nenhuma informação nova
@@IndignadaIngrid ah ok, muito obrigado :)
Amoo
Yangchen é tudo, tu falou tudo!!!
Ou o pessoal que escreveu o livro esqueceu de olhar as participações da Yangchen tanto em Aang ( animação) quanto nas comics isso pode explicar certas confusões de narrativa
Na minha opinião isso não contradiz nada no que tange a informação canon que temos até agora, uma vez que em A Fenda ela fez a barganha com o Ferro Velho e favoreceu ele também, sim, mas o Shadow diz que todos os espirítos com que Yangchen lidou, foram convecidos por meio de propostas e contratos que foram a longo prazo quebrados, tal como ocorre em A Fenda.
E mesmo se isso tivesse sido um retcon ou um reboot de informação, não teria problema nenhum porq isso aconteceu em TLOK tbm, sendo que a informação que tinhamos até então era que dobra de lava era algo > somente o avatar era capaz < por ter que misturar fogo e terra. Ai depois virou especificamente de terra e qualquer um pode fazer. Retcons acontecem, infelizmente
Mas a dobra de lava ninguém tinha batido o martelo e dito que era algo que só o Avatar fazia só não tinha mostrado ninguém além do Avatar com essa habilidade, igual só a Tai Li era mostrada conseguindo bloquear o Chi em Avatar mas todo mundo sabia que isso não era exclusivo dela mesmo que só ela fosse mostrada com isso.
@@diogonadir7535 se eu disse que era canon, eu nao to teorizando e nem opinando não. Isso é algo dito nos extras e também pelos criadores, entao sim, "bateram o martelo nisso". Só que teve o retcon em Korra porque faria mais sentido.
Obrigado pelo vídeo.
Minha avatar preferidaaa 🤩
Tenho uma duvida. Se em cada nação/tribo/reino de cada elemento há benders e não benders. Porque é que os não benders do ar, nunca apareceram e onde é que eles viviam?
@Arthur Borel Lima Mas isso significa que o elemento do ar era o unico que não tinha benders.
Eu acho que a Yangchen ter cometido erros ao longo da vida a humaniza e torna a personagem mais crível. E pra mim também torna o Kuruk mais humano dizer que ele tentou fazer alguma coisa do que ficar naquela superfície de que ele era "curtição pura". Então não vejo nada de errado nessa "inversão"
Confesso que não tinha ainda pensado na história sob essa ótica, mas acho que o autor não fez por mal (apesar de não ter lido ainda como ele escreveu). Eu não gosto muito do jeito que ele escreve (não sei tbm quanta liberdade criativa foi dada a ele), mas eu to sofrendo pra conseguir terminar o primeiro livro. To no finalzinho, mas travei, é mto maçante... Acredito que a interpretação de vocês faça sentido realmente por conta disso tbm. Eu gosto de enxergar a Yangchen como uma Avatar Imaculada (quase Nossa Senhora kkkk), mas tbm não acho ruim dar uma apimentada na história dela, até pra criar um link bom pra história do Kuruk. Desde que o Wan causou o desequilíbrio, o ciclo avatar nunca teve realmente uma paz completa nos dois mundos, então faz sentido que, se houve tanta paz no mundo humano na época da Yangchen, o mesmo não possa se dizer do mundo espiritual.
Man eu amo o mundo avatar só viciado em avatar aí achei esse canal
No próximo vídeo, se não tiverem em mente qual avatar fazer, façam o avatar kuruk(acho q é assim q escreve)
Na verdade até que não é tão contraditório ela falar para o Aang focar numa vida mais humana, mais material.
Os Nômades do Ar tem a tendência natural e cultural de focarem em um lado mais espiritual e menos pé no chão rs, sejam avateres ou não.
Talvez a sabedoria dela nesse caso esteja relacionada ao fato de como @ Avatar deve servir a todos os povos, é interessante que Aang se envolva mais com uma vida "normal" e menos "mongica", justamente pra compreender melhor as expressões humanas que existem por aí a fora.
Quem sabe... nos mais ótimo vídeo! 🌬🍃
Vocês poderiam fazer um vídeo explicando tipo a sequência né 🥺
Se os livros não foram escritos pelos autores originais da série pra mim é tudo fanfic...
Nenhum Avatar sendo ele ou ela foi perfeito, todos tiveram seus acertos e erros
Wan separando Raava de Vaatu
Szeto se concentrado apenas na Nação do Fogo
Kyoshi criando o Dai Li
Roku não impedindo Sozin
Aang desaparecendo por 100 anos
Korra e sua impulsividade que várias vezes quase a matou.
Yangchen mesmo sendo muito competente com certeza cometeu alguns erros em sua vida, assim como Kuruk apesar de seus defeitos fez alguns acertos.
Por favor na próxima vez tente fazer uma analise mais neutra sem ideologia.
Corretíssimo, as ideologias realmente interferem. Não deixam que a pessoa tenha uma visão do todo
Teria feito mais sentido se o erro dela fosse favorecer os espíritos do que os humanos
@@IndignadaIngrid Boa noite, sim concordo, mas é apenas um pequeno erro, nada que me impediria de continuar a acompanhar essa obra tão rica que é Avatar.
Obs: Avatar Korra é a minha personagem favorita, sendo a Toph a segunda.
@@IndignadaIngrid Acontece que vida dela não se resume a situação com o ferro velho e todas as outras missões dela nunca foram muito detalhadas em lugar nenhum p dizer q não faz sentido.
@@IndignadaIngridsi e pra ser assim então ninguém mais dever ler esse livro
Amo Avatar 💙🔥🍃💧
Essa avatar é perfeita
Basicamente para dá mais destaque para o outro até por que já foi falado uma vez que a Yangchen tinha sido a mais poderosa avatar que já havia existido depois mudaram para que fosse a kioshi
Minha Avatar preferida
OOOI BRUNAAAAAAAAA AAAA
Eu acho tão estranho a Yangchen ter dificuldade de conectar com seu lado espiritual, já que era um nômade do ar e pelo visto na série eles são a nação mais espiritual.
Seria interessante fazer animes( filmes animados ) com a estória retroativa dos avatares indo até a origem e a origem dos avatares seria a última temporada da animação( filme animado ).
Quando irão iniciar a série com o avatar Terra e fogo? Por favor
Ótimo video até os 10 minutos
Eu penso o seguinte, acho que para ela ter dado tanto para o espirito Old Iron significa que ela deu mais ainda aos humanos, a ponto de ficarem agradecidos e criar um festival, acredito que as boas ações que ela fez e o fato de ela ser dita a avatar mais bem sucedida é exatamente por ela favorecer mais os humanos do que os espíritos, em avatar a lenda de Korra temos uma avatar que tentou favorecer os dois lados, e por um curto periodo favoreceu os espiritos, e isso deixou os humanos com Raiva dela a deixando mau falada por um bom tempo, até ela selar o mundo dos espiritos de novo. Então eu não achei confuso, achei que é muito bem elaborado, de ter duas visões de mundo sobre uma pessoa, e sobre ela dizer para o Aang coisas que favorecem os humanos, é pq teoricamente o Aang favoreceria muito mais ao lado espiritual por ele estar tentando estar a altura de grandes monges iluminados a ponto de criar uma ruptura em sua propria cabeça e não saber o que fazer, e ela como já deve ter passado por isso tentou lembra-lo de que apesar de tudo ele é humano tbm
Sacanagem o que ele fez com a história da Yangchen. Seria interessante mostrar que ela não era um poço de perfeição, e ainda assim foi uma avatar incrível. Mas dizer que ela foi contra sua missão (ao preferir os humanos e prejudicar os espíritos) e morreu deixando coisas importantes para o próximo resolver a ponto de abalar sua reputação é triste de se ler :-/
E não faz sentido. Como o avatar Kuruk foi resolver em poucos anos o que ela "não resolveu" numa vida? (Tipo, é possível, mas não pra um avatar como ele é descrito)
Enfim
Amei o vídeo
:-)
Incrível melhor canal
Tudo que a gente sabia sobre ela era o que apareceu pro Aang em projeção. Naquela ponto ela já era uma amadurecida. Nesse caso nao entra em conflitos com os eventos pré morte dela.
Pelo jeito eles quiseram trabalhar esse lado dela, aí desistiram, e parece que se arrependeram e tentaram trazer de volta nos livros da Kyoshi. Acredito que o escritor dos livros não simplesmente saiu fazendo o que queria. Se Mark e Bryan são minimamente responsáveis pela série que criaram, eles ajudaram a montar o roteiro e supervisionaram, então esse retcon saiu com aprovação deles.
Só acho que a forma que fizeram foi preguiçosa. Ao invés de trabalhar mais a Yang Chen, eles simplesmente decidiram pegar e fazer do zero de novo como se ninguém fosse perceber.
Cara criadores costumam ser quem mais estraga o universo de uma série.
Sabe tem muitos criadores que criam barrigas no roteiro e se perdem totalmente enquanto gente de fora consegue manter a essência e dar uma nova visão a história.
Hora de Aventura mesmo melhorou muito depois que o criador da série deixou de ser showrunner
@@diogonadir7535, sim, eu sei, já vi isso acontecendo também. O que quis dizer é que o escrito dos livros não simplesmente chegou fazendo as coisas como bem entendia, o que ele achava que a Kyoshi e a série Avatar eram. O Mark e o Bryan tavam lá guiando. E eu acredito que foram eles quem quiseram trazer isso à tona de novo, já que não trabalharam no desenho como planejado.
Mas... Ao invés de fazer isso de uma forma orgânica, usando até de desculpa que depois do acordo com o Ferro Velho ela se sentiu culpada por ter visto que os humanos saíram na pior, então nos futuros acordos ela acabou por favorecer eles.
Eles só colocaram e pronto, você que se vire. Igual com os portais espirituais, já que até hoje não explicaram como que, mesmo com os portais fechados, teve espíritos indo do mundo físico e humanos indo pro mundo espiritual (a esposa do Kuruk, por exemplo).
Eu gostei eu gosto de assistir Avatar
ah eu acho bem ok o fato desse lado "podre" dela vir a tona, pque isso faz bastante sentido já que na serie sempre mostram como todos os avatares cometeram erros, o erro do aang por exemplo foi sumir por 100 anos.
que ódio, eu tava pensando em comprar desisti
Tbm
Tem uma avatar que eu vi que ela parecia ser uma senhora do fogo podeira trazer sobre ela?