É impossível não entender a suas aulas. Você consegue deixar a eletrônica com um sabor infinitamente melhor. A meu ver, você (Gabriel) é o melhor professor de eletrônica. Parabéns!
Quando o cara é bom ,é booooooooom.É tão bom os videos que até as aulas repetidas valem a pena deu pra relembrar conceitos passam a serem cruciais.Parabens de novo pela paciencia e dedicação.N costumo comentar no youtube mas quando merece...nossa professor desculpe a palavra mas tu é foda demais pqp kkkkkkkkk =D
Excelente! Gostei muito. Estou começando a me interessar por eletrônica como um hobby e gostaria de saber de quanto em quanto tempo será lançado um novo vídeo? Grande abraço e parabéns.
Gostei muito da aula, explicação muito bem clara e dada passo a passo. Porém, somente uma dúvida: Quando se conecta a carga em paralelo com o capacitor e o diodo fica polarizado diretamente, parte da corrente que carrega o capacitor não vai para a carga?
só uma dúvida, a velocidade que o capacitor descarrega depende só da capacitância ou o valor da resistência influencia, uma vez que quanto maior a resistência, menor a corrente elétrica que sai do capacitor?
Boa Tarde. Gostei muito da aula. Eu queria fazer um pedido. Se fosse possível gravar um vídeo , mostrando etapa por etapa as tensões sendo medidas com o multimetro em uma fonte linear de onda completa, meia onda, com center tape. Exemplo: primeiro mostrar o multimetro medindi a tensão na saída do transformador, explicar essa é a tensão RMS AC , a tensão de pico seria essa , por que utilizamos esses cálculos. depois medir a tensão logo depois dos diodos retificadores ( sem carga e sem capacitor de filtro ) e mostrar essa tensão no visor do multímetro, e explicar essa é a tensão média Dc utilizando tals cálculos, depois na terceira na outras " etapas", colocando a carga sem capacitor de filtro, e depois a carga com capacitor e explicando tudo isso e mostrando as tensões no visor do multimetro em cada " etapa " e se puder em cada " etapa " mostrar as tensões no osciloscópio e forma de onda. Desculpe se eu pedi muito. É porquê eu não soube explicar com menos palavras. Já procurei muito algum vídeo o TH-cam nesses moldes que falei, mas não encontrei. Uma Boa Tarde.
Porque no final das contas, a tensão que " aparece" no visor do multimetro quando medimos a carga, em uma fonte de onda completa com center tape e com capacitor de filtro, seria a tensão RMS do secundário do Trafo, (que nesse caso é a tensão que aparece no visor do multimetro ), multiplicado por 1,4, subtraindo a queda de tensão no diodo ( 0,7 v ). E na fonte de onda completa, seria esse mesmo resultado na Carga ( em uma Fonte já com o capacitor de filtro ) , maz nesse caso iria subtrair 1,4 V? E o resultado do valor DC que aparece no multimetro, nessa mesma situaçao que citei a cima, mas sem carga, com o capacitor de filtro. E em outra situação sem capacitor de filtro e com carga, o valor que aparece no visor do multimetro. Vou procurar estudar muito mais, e fazer vários testes práticos aqui. Desde já agradeço.
Professor, obrigado pelas aulas. Eu admiro muito a eletrônica mas tenho muitas dificuldades em aprender. Eu tenho a seguinte dúvida: Se o capacitor está em paralelo com a carga, como é que a corrente não se divide para o capacitor para a carga. Como eu se que a corrente só vai pro capacitor.?.
Eu testei uma fonte, um transformador, um ponte retificadora com 4 diodos e com um capacitor na saída do capacitor sai uma tensão contínua mas não sai, sai alternada porque?
UMA DUVIDA!! NO MOMENTO EM QUE A MEIA ONDA ESTA CAINDO , A TENSÃO VAI BAIXANDO...,MAS A TENSÃO NO CAPACITOR ESTA ESTABILIZADA..., O ENCONTRO DESTA DUAS TENSÕES , A MAIS BAIXA QUE AINDA PODE PASSAR PELO RETIFICADOR COM A ESTABILAZADA DO CAPACITOR PODE GERAR UM MEIA TENSÃO , DERRUBANDO ASSIM UM POUCO A TENSÃO DE PICO DO CAPACITOR???
Olá Mestre, tenho uma dúvida relacionada ao dimensionamento dos capacitores de um circuito adaptado que tenho aqui e gostaria de que me ajudasse, por favor. A saída do trafo seria de 24 volts (para uma saída VCC de até 30V) e tenho dificuldades de como calcular os respectivos valores dos próprios.
A fonte de corrente alternada tem um valor chamado Vrms - tensão eficaz- (que é o valor "correspondente" se essa fonte fosse continua), que é 0,707 do valor de pico. Assim, uma fonte de corrente alternada com pico de 10V, corresponderia a uma fonte de corrente contínua de 7,07V (10 * 0,707). Tudo isso tem explicado, nas aulas anteriores desse curso, pelo professor Gabriel aqui do GV ensino.
Isso dependerá da intensidade da corrente circulante sobre esse diodo e também do tipo de diodo utilizado no circuito, poois há diversos tipos, desde o de germânio que conduz a partir de 0,1V ao silício que conduz a partir de 0,6V. Acontece que essas tensões se alteram quando a corrente de carga aumenta, mas para efeitos de cálculos sempre utilizamos os 0,6V para um diodo retificando a meia onda e 1,2V para dois diodos em onda completa (afinal, são dois diodos trabalhando simultaneamente). =) Mas a tensão nos diodos não se altera ao aplicar um condensador após ele. Num certo instante, sim, mas aí já é assunto para outros 500, Rsrs.
É impossível não entender a suas aulas.
Você consegue deixar a eletrônica com um sabor infinitamente melhor. A meu ver, você (Gabriel) é o melhor professor de eletrônica. Parabéns!
Boa tarde! Muito boa a explicação, bem objetivo claro.😃👍
que paciencia maravilhosa professor que
você tem de nos ensinar tão bem
A melhor aula de Eletrônica Analógica do TH-cam!
Parabéns, Gabriel!
professor vc me ajudou muito
Professor fera de mais!
Parabéns pelo dom de repassar seu conhecimentos.
Nossa muito obrigado pela paciência para explicar, tirando minas duvidas todas com suas aulas
Aulas muito explícitas.
Obrigado professor....
Já vi esses vídeos todos 5x desde de que comecei meu Curso Técnico Eletrônica.
E não me arrependi de nenhum minuto.
Obrigado...
Excelente aula !! Muito bem explicado professor! Obrigado
muito obrigado sr.prof. esse video otimo porque faz me entender muito bem sobre filto
Parabéns pela ótimas aulas.. Muito obrigado.
perfeito professor 👏👏👏👏
Parabéns pela dedicação professor!
Excelente, Professor!
Meu amigo as suas aulas são excelentes. Valeu brother!
Muito boa a aula, fácil de entender quando você explica. Parabéns!!!
Excelente didática.
Ótima aula! Obrigado.
Mais uma aula incrível!
Parabéns excelente aula.
Suas aulas são muito boas!
Espetacular, suas aulas.
A aula tá clara
Melhores aulas!!
Professor top.
Quando o cara é bom ,é booooooooom.É tão bom os videos que até as aulas repetidas valem a pena deu pra relembrar conceitos passam a serem cruciais.Parabens de novo pela paciencia e dedicação.N costumo comentar no youtube mas quando merece...nossa professor desculpe a palavra mas tu é foda demais pqp kkkkkkkkk =D
Aulas sensacionais, vc tem curso de fonte chaveada e tecnologia inverter? Seria ótimo 😃
Boa noite Professor!
Ótima explicação! Só uma curiosidade porquê o motor trifásico usa capacitores???
Não tem problema nenhum em ser repetitivo pois o importante é memorizar o conteúdo.
Ótima aula!
Muito interessante
Muito bom!
Valeu! Obrigado
Obrigado
Excelente! Gostei muito. Estou começando a me interessar por eletrônica como um hobby e gostaria de saber de quanto em quanto tempo será lançado um novo vídeo? Grande abraço e parabéns.
Professor oque acontece com o capacitor no ciclo negativo da senoidal ? se for um capacitor polarizado é fechado curto ou descarregado ?
Gostei muito da aula, explicação muito bem clara e dada passo a passo. Porém, somente uma dúvida: Quando se conecta a carga em paralelo com o capacitor e o diodo fica polarizado diretamente, parte da corrente que carrega o capacitor não vai para a carga?
Esses conceitos teórico, vale pra corrente alternada também?
😃🙏
POSSO USAR FILTRO CAPACITIVO NO RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA PARA ESTABILIZAR AINDA MAIS A TENSÃO
Aulaça
Esse gráfico Vxt que tem o ripple representa o capacitor ou a carga? Ou os dois?
Aula top demais!
A cor que o professor chama de verde, eu enxergo amarelo. Ta certo isso?
Enxergo verde mesmo.
só uma dúvida, a velocidade que o capacitor descarrega depende só da capacitância ou o valor da resistência influencia, uma vez que quanto maior a resistência, menor a corrente elétrica que sai do capacitor?
Boa tarde meu amigo!!!
Essa onda é formada independente da quantidade de capacitores?
Boa Tarde. Gostei muito da aula. Eu queria fazer um pedido. Se fosse possível gravar um vídeo , mostrando etapa por etapa as tensões sendo medidas com o multimetro em uma fonte linear de onda completa, meia onda, com center tape. Exemplo: primeiro mostrar o multimetro medindi a tensão na saída do transformador, explicar essa é a tensão RMS AC , a tensão de pico seria essa , por que utilizamos esses cálculos. depois medir a tensão logo depois dos diodos retificadores ( sem carga e sem capacitor de filtro ) e mostrar essa tensão no visor do multímetro, e explicar essa é a tensão média Dc utilizando tals cálculos, depois na terceira na outras " etapas", colocando a carga sem capacitor de filtro, e depois a carga com capacitor e explicando tudo isso e mostrando as tensões no visor do multimetro em cada " etapa " e se puder em cada " etapa " mostrar as tensões no osciloscópio e forma de onda.
Desculpe se eu pedi muito. É porquê eu não soube explicar com menos palavras.
Já procurei muito algum vídeo o TH-cam nesses moldes que falei, mas não encontrei.
Uma Boa Tarde.
Porque no final das contas, a tensão que " aparece" no visor do multimetro quando medimos a carga, em uma fonte de onda completa com center tape e com capacitor de filtro, seria a tensão RMS do secundário do Trafo, (que nesse caso é a tensão que aparece no visor do multimetro ), multiplicado por 1,4, subtraindo a queda de tensão no diodo ( 0,7 v ). E na fonte de onda completa, seria esse mesmo resultado na Carga ( em uma Fonte já com o capacitor de filtro ) , maz nesse caso iria subtrair 1,4 V?
E o resultado do valor DC que aparece no multimetro, nessa mesma situaçao que citei a cima, mas sem carga, com o capacitor de filtro. E em outra situação sem capacitor de filtro e com carga, o valor que aparece no visor do multimetro.
Vou procurar estudar muito mais, e fazer vários testes práticos aqui.
Desde já agradeço.
O pico de tensão no catodo do diodo, chega a qual valor para sabermos qual tensão o capacitor terá que ter?
Mais claro impossível, como dito, até um pouco repetitivo, necessário para algumas pessoas.
Professor, obrigado pelas aulas. Eu admiro muito a eletrônica mas tenho muitas dificuldades em aprender. Eu tenho a seguinte dúvida: Se o capacitor está em paralelo com a carga, como é que a corrente não se divide para o capacitor para a carga. Como eu se que a corrente só vai pro capacitor.?.
É pq o capacitor tem um isolante elétrico dentro dele, o dielétrico. Dessa forma, o único "caminho" encontrado pelos elétrons é a carga.
Essa onda verde seria o riplou?
Vi um professor dizer que a corrente é liberada primeiro do que a tensão quando o capacitor descarrega. Como isso funciona?
Eu testei uma fonte, um transformador, um ponte retificadora com 4 diodos e com um capacitor na saída do capacitor sai uma tensão contínua mas não sai, sai alternada porque?
UMA DUVIDA!! NO MOMENTO EM QUE A MEIA ONDA ESTA CAINDO , A TENSÃO VAI BAIXANDO...,MAS A TENSÃO NO CAPACITOR ESTA ESTABILIZADA..., O ENCONTRO DESTA DUAS TENSÕES , A MAIS BAIXA QUE AINDA PODE PASSAR PELO RETIFICADOR COM A ESTABILAZADA DO CAPACITOR PODE GERAR UM MEIA TENSÃO , DERRUBANDO ASSIM UM POUCO A TENSÃO DE PICO DO CAPACITOR???
Olá Mestre, tenho uma dúvida relacionada ao dimensionamento dos capacitores de um circuito adaptado que tenho aqui e gostaria de que me ajudasse, por favor. A saída do trafo seria de 24 volts (para uma saída VCC de até 30V) e tenho dificuldades de como calcular os respectivos valores dos próprios.
São 4 capacitores em paralelo
Outra dúvida professor, o que acontece se eu ligar uma lâmpada de corrente contínua em uma fonte de corrente alternada de mesma tensao?
A fonte de corrente alternada tem um valor chamado Vrms - tensão eficaz- (que é o valor "correspondente" se essa fonte fosse continua), que é 0,707 do valor de pico. Assim, uma fonte de corrente alternada com pico de 10V, corresponderia a uma fonte de corrente contínua de 7,07V (10 * 0,707). Tudo isso tem explicado, nas aulas anteriores desse curso, pelo professor Gabriel aqui do GV ensino.
o que acontece com a tensão sobre os diodos depois de inserido o capacitor?
Isso dependerá da intensidade da corrente circulante sobre esse diodo e também do tipo de diodo utilizado no circuito, poois há diversos tipos, desde o de germânio que conduz a partir de 0,1V ao silício que conduz a partir de 0,6V.
Acontece que essas tensões se alteram quando a corrente de carga aumenta, mas para efeitos de cálculos sempre utilizamos os 0,6V para um diodo retificando a meia onda e 1,2V para dois diodos em onda completa (afinal, são dois diodos trabalhando simultaneamente).
=)
Mas a tensão nos diodos não se altera ao aplicar um condensador após ele. Num certo instante, sim, mas aí já é assunto para outros 500, Rsrs.