Olá pessoal, nosso conteúdo é gratuito para você que assiste, mas se você quiser contribuir, curti, comenta e compartilha esta é a melhor forma de você nos ajudar a continuar produzindo. Um abraço !!!
Os cães são animais descendentes de uma variedade de Lobo que aceitaram conviver com os Humanos. São uma variedade de Lobo q não concluíram sua maturidade psicológica, surgido há uns 70 mil anos atrás. A maioria das funções dos cães, adaptados a cada clima, são para caça ou proteção (guarda , guerra,etc) . Como são predadores, originalmente desenvolveram muitos genes de agressividade e coragem para poderem se alimentar. Daí surgiram milhares de raças adaptadas as funções e respectivos ambientes, desde os rateiros aos molossos. Esses Molossos provavelmente foram desenvolvidos em vários lugares, além do Tibet(sua origem mais conhecida). Há várias linhagens de Molossos, como São Bernardo e outros. Outra fonte são os Alanos. A partir do Império Grego estes Molossos começaram a ser usados nas Guerras, já com um processo mais desenvolvido de seleção das características necessárias. Posteriormente,depois do Império Romano foram trazidos para a Europa, a linhagem Asiática. Portanto, pode-se dizer q há as linhagens Europeias e as Asiáticas. São todos cães grandes de ossatura pesada e agressivos, de modo geral. Óbvio que este cenário q tracei das origens é.mais uma hipótese dos caminhos evolutivos destas raças. E o Fila é.mais uma raça derivada destes cães primitivos. O Fila já é.mais uma fusão destes cães primitivos, adaptados as condições e funções Brasileiras (caça, boiadeiro e guarda). Ele foi desenvolvido para ser um cão de Fazenda, com agressividade controlada, com uma sociabilidade para convivência com humanos e outros animais e alta fidelidade. É um belo cão!
A very informative video.. well done! I always enjoy your approach to the breed so i topic/ video discussion i would like to see you bring forth. And that is the issue/ dilemma, 'to socialize or not'. Very interested on ur perspective!
Boa noite Henrique...pow seria muito interessante vc contar um pouco da tua história (teu primeiro contato com a raça fila brasileiro) Pow parabéns pelo teu conteúdo e teu conhecimento sobre a raça 👏👏👏
Verdadeira seleção natural!!!! Saber História não tem preço!!! E os que quiserem aprofundá-la, terão a oportunidade de fazê-lo lendo o livro do Henrique, que é excelente!!!!!!
Se possível fala um pouco sobre o padrão OFB e quais os cartórios que o reconhecem nesse padrão original fila brasileiro, des de já obrigado Deus possa continuar abençoando!
O Presa Canário teve uma seleção diferente ele descende do perro majorero cão bavo e boiadeiro Alano espanhol que foi inserido com o majorero e todo tipo de cães que sportavam na ilha, Bullterriers Pittbulls Bulldogues antigos Dogue de Bordeaux Mastim Napolitano Perro Chato e todo o tipo de cães de briga, os melhores na luta cruzavam, era a pratica daqueles camponeses pobres que colocavam seus cães a brigar mais por diversão do que por dinheiro. Eu não acredito que este tipo de cão seria util nas vaquejadas e caçadas no Brasil naquela época!
Eu estava procurando Dogues alemães aqui no TH-cam e um video seu foi-me recomendado. E desde então estou apaixonada!! Não sei se é viagem minha, mas qd olho pros filas, me vem à mente leões. Acho muito parecido! Óbvio que o corpo e a maneira de andar. Espero ano que vem adquirir um dos seus. Muita saúde e paz pra vcs.❤
Ola Luana, verdade amiga a morfologia e movimentação felina do Fila lembra mesmo leoas, que legal poder apresentar um pouco desta nossa raça para voce, um grande abraço amiga, bom final de semana!
Henrique, hoje em dia é fácil, não sei se barato, saber com exatidão as raças que deram origem ao fila, senão as raças específicas, os grupos aos quais elas pertenciam. É só enviar material genético do fila a um laboratório dos EUA, que me esqueci o nome, que eles traçam, por meio da análise desse material e a sua comparação com amostras de seu banco de dados, toda linha ancestral do fila.
Ola @danilofelipe2606 eu apesar de não conhecer bem o assunto imagino sim que seja possível, não fácil, nem barato, bons indícios para começarmos a entender por que ainda não foi feito, contudo, independente disto, as ciências são linguagens complementares e não anulantes, se um dia houver uma pesquisa como a que você citou, ela não vai explicar o caminho destes animais da origem ao ponto final, ela não vai registrar suas utilizações, seu proposito, enfim, precisamos pensar o mundo de forma interdisciplinar quando nos debruçamos sobre um tema como este. Um abraço amigo, otimo domingo!
@@ChacaraTeramotofilabrasileiro hoje, com os avanços, não é difícil conhecer todo o genoma do fila, conseguem detectar até genes de neandertais nos humanos modernos. Agora, saber os motivos pelos quais as raças foram cruzadas é outra história. Em relação a o por que isso ainda não foi feito, se é que não o foi, é por que ninguém enviou o material do fila e pagou pela análise. Não é tão caro nem difícil Henrique, também não é algo estremamente barato e fácil. Uma associação de criadores teria condições de pagar pela análise sem grandes problemas, creio eu, e, assim, compreender melhor a história da raça. Pois, se sabendo o percentual de cada raça ancestral que o fila possui, fica mais fácil montar o quebra cabeça da sua história.
Dois assuntos que eu gosto: história e cães, sou a favor do fila brasileiro ser reconhecido como patrimônio nacional, assim como acontece com algumas raças mundo agora.
O brasil e tão infantil que tão querendo proibir a criação coisa q e capaz de acontecer ainda na forma q as coisas vão , não compre adote tudo que e bom do Brasil e no Brasil acaba infelizmente
Um exemplo e a idolatria do caramelo brasileiro que eu acho uma coisa sem sentido nenhum mas o brasileiro ama e da muita risada disso , sendo que quem tinha que ser idolatrado seria o fila brasileiro.
Sensacional Henrique, conteúdo realmente muito valioso. Muito interessante essa explicação de que o Fila não é fruto do acaso, mas também não foi planejado por um único ser humano, ou seja, é fruto da nossa história....parabéns meu amigo!!!
Ola Gandhinho, obrigado amigo, sobre bloodhound no fila, pode haver ocorrido em passado recente, em alguma criação especfica, mais não ha nenhum indicio que tenha feito parte dos cães que foram base pra raça.
@@ChacaraTeramotofilabrasileiro , eu concordo com você. Se a raça fosse comum no interior do Brasil, notadamente em MG, eu aceitaria, mas nunca foi. Eu assisti um vídeo de um criador famoso que afirmou que bloodhound foi acrescentado para dar mais pele solta ao redor do pescoço. Também disse que melhorou o faro do fila. No entanto, não vejo traço de Bloodhound em tipos mais antigos ou no OFB. Forte abraço!
Ola, tudo certo! Fila com criança é tranquilissimo, carinhoso e protetor, desde que sejam do convivio, crianças que não são da casa precisa ter cuidado.
Saudações, amigo! Há alguma verdade sobre o que se ouve dizer de alguns que já criaram exemplares da raça que, a partir dos cinco ou seis anos de idade, um puro espécime de fila, inclusive, com pedigree, pode atacar intempestivamente o próprio dono sem aparente motivação?
Olá amigo! Já tive muitos filas, já entrei no meio de briga, apartei disputa deles no braço e nunca fui mordido, mas tudo é muito relativo, eu estou todo dia com os cães, tem gente que compra Fila e vê pouco o animal, acredito que nestes casos isso possa ocorrer.
Olá pessoal, nosso conteúdo é gratuito para você que assiste, mas se você quiser contribuir, curti, comenta e compartilha esta é a melhor forma de você nos ajudar a continuar produzindo. Um abraço !!!
Nosso senhor Jesus Cristo te ama
um ótimo vídeo. parabéns
valeu amigo, um abraço otima sexta!
@Chacarateramotofilabrasileiro ótima explicação simples e direta, suas abordagens sobre essa Raça de Cão um abraço.
Os cães são animais descendentes de uma variedade de Lobo que aceitaram conviver com os Humanos. São uma variedade de Lobo q não concluíram sua maturidade psicológica, surgido há uns 70 mil anos atrás. A maioria das funções dos cães, adaptados a cada clima, são para caça ou proteção (guarda , guerra,etc) . Como são predadores, originalmente desenvolveram muitos genes de agressividade e coragem para poderem se alimentar. Daí surgiram milhares de raças adaptadas as funções e respectivos ambientes, desde os rateiros aos molossos.
Esses Molossos provavelmente foram desenvolvidos em vários lugares, além do Tibet(sua origem mais conhecida). Há várias linhagens de Molossos, como São Bernardo e outros. Outra fonte são os Alanos. A partir do Império Grego estes Molossos começaram a ser usados nas Guerras, já com um processo mais desenvolvido de seleção das características necessárias. Posteriormente,depois do Império Romano foram trazidos para a Europa, a linhagem Asiática. Portanto, pode-se dizer q há as linhagens Europeias e as Asiáticas. São todos cães grandes de ossatura pesada e agressivos, de modo geral. Óbvio que este cenário q tracei das origens é.mais uma hipótese dos caminhos evolutivos destas raças. E o Fila é.mais uma raça derivada destes cães primitivos. O Fila já é.mais uma fusão destes cães primitivos, adaptados as condições e funções Brasileiras (caça, boiadeiro e guarda).
Ele foi desenvolvido para ser um cão de Fazenda, com agressividade controlada, com uma sociabilidade para convivência com humanos e outros animais e alta fidelidade. É um belo cão!
A very informative video.. well done! I always enjoy your approach to the breed so i topic/ video discussion i would like to see you bring forth. And that is the issue/ dilemma, 'to socialize or not'. Very interested on ur perspective!
socialize or not, without a doubt it is a good topic, let's try to make this video. Thank you for following along, a hug!
Amigo, parece ser uma raça bem tranquila, enquanto vc fala no vídeo, eles ficam bem calmos pertinho de vc.
Aula, parabéns professor!👏
Obrigado 😃
Uma aula de história!
Boa noite família Teramoto !!!!!
Ola Ricardo, obrigado, um grande abraço amigo!
Excelente o vídeo 👏👏👏👏👏👏
Muito bom o aprendizado 👏👏👏
Ola Renata, muito obrigado amiga!
Parabéns pelo ótimo conteúdo.....
Ola Luis, muito obrigado amigo!
Família linda, Deus abençoe!
Obrigado 🙌
Feliz São João para vocês todos da chácara, ele está chegando muito frio . O que você faz para aquecer tantos filas nos fale sobre isto.
Ai manja parabéns saúde Deus guarde 😎
Ola @bigmonstercaldasnovasgo valeu por prestigiar amigo, grande abraço!
Sempre acho muito interessante história de origem
Ola Mina, é sim, uma viagem no tempo
Melhor canal sobre fila brasileiro, parabéns amigo sou fascinado por essa raça.
Ola @expediçãoanimal007 sem palavras para agradecer amigo, um grande abraço, otima sexta feira!
Canal tá subindo 20 mil já parabéns saúde
valeu amigo, abração, otima sexta feira!
boa explicação, sempre achei que eles tinham origem no Bull Mastiff.
Boa noite parabéns pelo trabalho com a raça fila
Ola Chico, muito obrigado amigo, um grande abraço, boa sexta feira!
Exelente Aula !
Obrigado Marcelo, abraço amigo!
Amigo Oculto - 22 / 06 / 2023
Muito bacana, muito obrigado!
A gente que agradece amigo, um grande abraço boa sexta feira!
Boa noite Henrique...pow seria muito interessante vc contar um pouco da tua história (teu primeiro contato com a raça fila brasileiro)
Pow parabéns pelo teu conteúdo e teu conhecimento sobre a raça 👏👏👏
No final olha a pipoca educando e comandando a matilha 😂😂😂
Ola amigo, sim, pipoca ta sempre colocando limite nos filhote sem noção..rs...
Verdadeira seleção natural!!!! Saber História não tem preço!!! E os que quiserem aprofundá-la, terão a oportunidade de fazê-lo lendo o livro do Henrique, que é excelente!!!!!!
Valeu Fe, muito obrigado pela ajuda amiga, um grande abraço boa sexta!
Se possível fala um pouco sobre o padrão OFB e quais os cartórios que o reconhecem nesse padrão original fila brasileiro, des de já obrigado
Deus possa continuar abençoando!
Cães Ibéricos: Presa das ilhas Canárias, Fila de São Miguel , Fila Terceirense.
Sim amigos, são cães que podem estar nesta composição
@@ChacaraTeramotofilabrasileiro a " Teoria Inglesa " era o Mastiff Ingles o Old Bull Dog e o Blood Hound ?
O Presa Canário teve uma seleção diferente ele descende do perro majorero cão bavo e boiadeiro Alano espanhol que foi inserido com o majorero e todo tipo de cães que sportavam na ilha, Bullterriers Pittbulls Bulldogues antigos Dogue de Bordeaux Mastim Napolitano Perro Chato e todo o tipo de cães de briga, os melhores na luta cruzavam, era a pratica daqueles camponeses pobres que colocavam seus cães a brigar mais por diversão do que por dinheiro. Eu não acredito que este tipo de cão seria util nas vaquejadas e caçadas no Brasil naquela época!
Que sonho, um dia vou ter um gigante desses!
Ola Hunter, vai sim amigo, forte abraço boa semana!
Como sempre excelente conteúdo , baseado em fatos e não em " achismos " !!
Ola amigo, muito grato por prestigiar, um grande abraço!
Feliz São João para toda família Henrique Teramoto ❤❤❤❤
obrigado meu amigo!
Seu livro me ajudou muito a entender a raça e me apaixonar mais ainda por ela!!! Parabéns Henrique!
Ola @Zezebotelho que legal amigo, fico muito feliz de coração, um abração e um excelente final de semana!
👍
obrigado Gustavo!
Eu estava procurando Dogues alemães aqui no TH-cam e um video seu foi-me recomendado.
E desde então estou apaixonada!!
Não sei se é viagem minha, mas qd olho pros filas, me vem à mente leões.
Acho muito parecido!
Óbvio que o corpo e a maneira de andar.
Espero ano que vem adquirir um dos seus.
Muita saúde e paz pra vcs.❤
Ola Luana, verdade amiga a morfologia e movimentação felina do Fila lembra mesmo leoas, que legal poder apresentar um pouco desta nossa raça para voce, um grande abraço amiga, bom final de semana!
otimo videoooo
valeu Ana, obrigado, um grande abraço!
Henrique seus videos são uma aula, eu hoje gracas ao seus ensinamentos adquiri 2 bebês para guarda da minha chácara e estou apaixonado pela raça.
Ola Carlos, grato por prestigiar amigo, que legal, quem ja teve Fila sabe que são otimos cães, voce não vai se arrepender
Henrique, hoje em dia é fácil, não sei se barato, saber com exatidão as raças que deram origem ao fila, senão as raças específicas, os grupos aos quais elas pertenciam. É só enviar material genético do fila a um laboratório dos EUA, que me esqueci o nome, que eles traçam, por meio da análise desse material e a sua comparação com amostras de seu banco de dados, toda linha ancestral do fila.
Ola @danilofelipe2606 eu apesar de não conhecer bem o assunto imagino sim que seja possível, não fácil, nem barato, bons indícios para começarmos a entender por que ainda não foi feito, contudo, independente disto, as ciências são linguagens complementares e não anulantes, se um dia houver uma pesquisa como a que você citou, ela não vai explicar o caminho destes animais da origem ao ponto final, ela não vai registrar suas utilizações, seu proposito, enfim, precisamos pensar o mundo de forma interdisciplinar quando nos debruçamos sobre um tema como este. Um abraço amigo, otimo domingo!
@@ChacaraTeramotofilabrasileiro hoje, com os avanços, não é difícil conhecer todo o genoma do fila, conseguem detectar até genes de neandertais nos humanos modernos. Agora, saber os motivos pelos quais as raças foram cruzadas é outra história. Em relação a o por que isso ainda não foi feito, se é que não o foi, é por que ninguém enviou o material do fila e pagou pela análise. Não é tão caro nem difícil Henrique, também não é algo estremamente barato e fácil. Uma associação de criadores teria condições de pagar pela análise sem grandes problemas, creio eu, e, assim, compreender melhor a história da raça. Pois, se sabendo o percentual de cada raça ancestral que o fila possui, fica mais fácil montar o quebra cabeça da sua história.
Dois assuntos que eu gosto: história e cães, sou a favor do fila brasileiro ser reconhecido como patrimônio nacional, assim como acontece com algumas raças mundo agora.
Corrigindo como o Henrique mesmo disse: tesouro nacional.
Ola Alecsandro, grato por prestigiar amigo, tambem são 2 assuntos que nos fascinam, um grande abraço meu amigo bom domingo!
O brasil e tão infantil que tão querendo proibir a criação coisa q e capaz de acontecer ainda na forma q as coisas vão , não compre adote tudo que e bom do Brasil e no Brasil acaba infelizmente
Um exemplo e a idolatria do caramelo brasileiro que eu acho uma coisa sem sentido nenhum mas o brasileiro ama e da muita risada disso , sendo que quem tinha que ser idolatrado seria o fila brasileiro.
Sensacional Henrique, conteúdo realmente muito valioso. Muito interessante essa explicação de que o Fila não é fruto do acaso, mas também não foi planejado por um único ser humano, ou seja, é fruto da nossa história....parabéns meu amigo!!!
Fala Du, verdade amigo, foi um cão lapidado pela necessidade que as pessoas do campo tinham, fruto da realidade camponesa do nosso pais.
Excelente! Parabéns Henrique e família Terramoto. Se possível, comente mais sobre a inserção de genética Bloodhound. Lenda ou verdade?
Ola Gandhinho, obrigado amigo, sobre bloodhound no fila, pode haver ocorrido em passado recente, em alguma criação especfica, mais não ha nenhum indicio que tenha feito parte dos cães que foram base pra raça.
@@ChacaraTeramotofilabrasileiro , eu concordo com você. Se a raça fosse comum no interior do Brasil, notadamente em MG, eu aceitaria, mas nunca foi. Eu assisti um vídeo de um criador famoso que afirmou que bloodhound foi acrescentado para dar mais pele solta ao redor do pescoço. Também disse que melhorou o faro do fila. No entanto, não vejo traço de Bloodhound em tipos mais antigos ou no OFB. Forte abraço!
Henrique blz aí mestre? O Fila e crianças?
Ola, tudo certo! Fila com criança é tranquilissimo, carinhoso e protetor, desde que sejam do convivio, crianças que não são da casa precisa ter cuidado.
As "Teorias das Raçãs Inglesas" Mastiff Inglês + Blood Hound + Bull Dog né ?
Ola Marcelo, sim esta é um bom exemplo
Saudações, amigo!
Há alguma verdade sobre o que se ouve dizer de alguns que já criaram exemplares da raça que, a partir dos cinco ou seis anos de idade, um puro espécime de fila, inclusive, com pedigree, pode atacar intempestivamente o próprio dono sem aparente motivação?
Olá amigo! Já tive muitos filas, já entrei no meio de briga, apartei disputa deles no braço e nunca fui mordido, mas tudo é muito relativo, eu estou todo dia com os cães, tem gente que compra Fila e vê pouco o animal, acredito que nestes casos isso possa ocorrer.