Rapaz, regra é regra: se não marcou o tipo do gabarito na folha de respostas, tem que ser eliminado, senão pode abrir margem para quem não fez a quantidade mínima de linhas da discursiva recorrer também, já que estarão abrindo margem para o desrespeito a um item do edital. Outra coisa é que não cabe a desculpa de "achar que eram x linhas na discursiva pq tinha professores falando". Cara, na proposta de redação era bem claro: "texto... de 35 a 40 linhas." Mais claro que isso, só o solzão que tava fazendo. Enfim, toda prova deixa lições a ser aprendidas.
@@fernandomelo1403 bom, como eu disse: vai abrir margem pra muitas outras situações. Eles que tanto se empabularam de bão ter tido muitas demandas judiciais, que se preparem.
@@fernandomelo1403 Infelizmente a fala dela não vai valer, visto que tem especificado no edital. Vai ser uma briga jurídica grande, caso MGI tente algo do tipo.
Curso do Estratégia que eu fiz e do Voce concursado (só discursiva) todos preparam a gente pra prova de 35 a 40 linhas e até 60. Mas realmente, o tempo foi curto de mais. Grande parte da prova de conhecimentos gerais respondi na correria. Ainda fiz 15 de 20, esperava menos. Em fim, o negócio é não desistir, uma hora dá certo.
@@alexmetall100Tmb fiz esse curso e amei! Foi um diferencial enorme pra mim que antes morria de medo de fazer redação. Inclusive o tema da minha redação sobre questões indígenas foram propostos por eles tmb. Na hora me deu um certo alívio 😅 Quanto ao tempo, acredito que faz parte do desafio 😊
@@noelitavita eu sou servidor no Ibama, e quando estudei pra discursiva com eles foi um diferencial gigante na minha nota. Tirei 28 de 30. Muito bom mesmo. Fiz a prova toda na estrutura deles seguindo toda metodologia.
Sou concurseira há mais de 6 anos, a essa altura se eu não tivesse o hábito de ler de prestar atenção ao que se pede,é melhor desistir! O que eu percebi é que as pessoas não querem se dá ao trabalho de ler o mínimo aí querem milagres. Sinceramente não posso não ter feito uma boa prova, mais seguir os procedimentos aos eram de minha obrigação e não dos fiscais seja quem fosse.
Esse concurso separou as crianças dos adultos, essa é a verdade, eu achei que foi sensacional a prova, lógico que sempre tem aquela questão que fica na cabeça, mas faz parte
Olá, amigo! Ela será obrigada a desclassificar todos os que não observaram essa regra! Se ela não fizer isso, abrirá precedente perigoso para ações na justiça. Ela não pode mexer no que já está previsto em edital. Portanto, haverá eliminações, sim, nos próximos segundos ou horas. Ela foi precipitada e comprometeu-se apenas com palavras. O regramento está no edital e ela deverá cumpri-lo à risca!
Eu prestei o CPNU para o cargo de Auditor do trabalho. Nao priorizei este concurso por conta das matérias cobradas ,pelo fato que não aproveitaria para outros concursos. Neste período fiz o concurso da área fiscal , tribunal e controle. Na área fiscal estou no cadastro de reserva e nas demais certamente terei a discursiva corrigida, segundo o olho na vaga. Mesmo assim estou otimista no concurso do CNU.
Eu poderia ter ido muito melhor se não tivesse tido crise de ansiedade quando fui passar a limpo a redação… Faltavam 30 minutos e ainda eu passar a metade a limpo, a fiscal falando q faltava 30 e depois 15 me deu uma tremedeira que eu não era capaz de escrever meu nome direito, tremi mt com medo de não conseguir completar as linhas e as questões pedidas.. Coração disparou, foi tenso!!
Será eliminado (NÃO HÁ DISCRICIONARIEDADE) deste Concurso Público o candidato que: f) deixar de transcrever corretamente, nos espaços próprios do Cartão-Resposta/Página de Dissertativa, o número do gabarito E (NÃO É "OU") a frase constantes na capa de seu Caderno de Questões. Portanto, fere os princípios da segurança jurídica e da vinculação ao edital, caso não sejam eliminados. CAIXA ALTA: MINHAS POTUAÇÕES.
Não se deve mudar as regras da forma que se desejar em apoio a algum candidato. Se está expresso no edital e alguns forem atendidos contrariando o que está escrito, os que se sentirem lesados entram com ação e vencem. Por mais que a Ministra tenha falado num momento em que foi pega de surpresa, a fala dela não vale mais que o que consta no edital.
quem nao fez nem um nem outro, será eliminado. já quem fez uma delas, nao será. No contexto gramatical e semântico, o uso da conjunção “e” indica uma relação cumulativa entre as duas condições mencionadas: a não marcação do tipo de prova e a omissão da transcrição da frase. A conjunção “e” funciona como um operador lógico que une duas proposições , exigindo que ambas sejam verdadeiras para que o resultado final (nesse caso, a eliminação) se aplique. Sem essa cumulatividade, ou seja, sem que ambas as condições sejam atendidas, a consequência prevista no edital não deveria ser aplicada. Isso significa que a penalidade (eliminação) está condicionada à ocorrência simultânea dessas duas falhas: deixar de marcar o tipo de prova e não transcrever a frase. Portanto, se você transcreveu a frase corretamente, mas não marcou o tipo de prova, apenas uma das condições foi atendida para a eliminação, e não ambas.
Estamos no mesmo barco, eu sabia o que estava escrevendo na redação mas não enxergava nada de tão correndo que escrevi pra dar tempo, não sei como saiu a letra kkkk
Eu não consegui por falta de tempo, minha letra é feia igual de médico. Me esforcei para ficar redondinha e não estava preparada para escrever de 35-40 linhas.
Tem que eliminar, é explicito no edital, o edital é oq determina o andamento do concurso. Se não for eliminado eu entro com processo, a regra do edital é clara.
Segue seu desabafo, esse é o sentimento de quase todos os concurseiros. Segue na pegada que dá eu tb já fiz vários, sou servidora e tb estou lutando, o povo brasileiro é guerreiro, vai pra frente que logo sua vaga vai chegar.
Amigo é assim mesmo! Vamos vencer! Ainda não acabou. Vamos tentar outros concursos! Somos vencedores por estar sobrevivendo neste País de poucas oportunidades.
Eu estou com o mesmo pensamento: pq não saí do país ainda??! Fiz bloco 7, comecei pela redação, e passei a limpo antes de fazer a objetiva, quando me dei conta faltavam 30 mins para fazer as 20 questões, mais gabarito, fora a conclusão da redação que deixei por último. Li as questões a jato, me tremendo de nervoso, marquei tudo e fiz a conclusão. Entreguei 10 segundos antes do sinal tocar. Prova INJUSTA com quem estudou de verdade. Prova que quem não estudou conseguia responder perfeitamente. Virou um show do milhão, qualquer um que acertar mais vai estar concorrendo igual a quem se matou de estudar. PÉSSIMO. Questões confusas, muitas ÓBVIAS, outras pra analfabetos respoder. CAOS ÓDIO TRISTEZA. ME RESTA REZAR PRA FECHAR A REDAÇÃO
O que diz no edital é: se nao colocar o número do gabarito será eliminado. Se não eliminar, o povo que anotou poderá entrar com liminar para impugnação. Acho que valerá o que esta no edital.
Eu tô rindo demais com o "meu Deus, o que eu estou fazendo da minha vida?". Eu também tive esse sentimento..... me senti perdendo tempo nessa trajetória, porém acho que valeu demais a experiência.
Estava escrito tudo no edital: horário da manhã e tarde. Esse papo que o tempo foi curto é de quem não leu o edital e não estudou. Concurso é isso mesmo, só passa quem estudou.
A questão é que normalmente o mínimo é de 25 a 30 linhas, que foi o que aconteceu com outros blocos. Mas no meu, que foi o 4, pediram 35 a 45 com 5 aspectos, um total de 7 parágrafos. E só ficamos sabendo quantidade das linhas na hora.
Ah mano, cheguei na hora da prova não sabia nada, errei a maioria das questões, demorei muito tempo só colando do próprio texto pro tema da redação (algo sobre população carcerária pro qual não tinha me preparado) saí enrrolando depois da conclusão só pra fazer o mínimo de 35 linhas. Sei que marquei de boa a numeração do gabarito e to torcendo pra eles corrigirem minha redação, sei que devo ficar muito lá atras mas pelo menos acho que consigo ir pro cadastro de reserva. Seja o que Deus quiser! 🙏🇧🇷
Cara, eu me enganei com as marcações dos horarios tbm. Fia a prova numa correria louca. No final, eu fiquei com um meia hora a mais. Mas a minha redação poderia ter sido melhor. No geral a gnt sai da prova esgotado e cansado.
resolvi deixar a redaçao por ultimo e terminei no exato momento que terminou o tempo fiz 37 linhas quase tendo um enfarto , a baixaria do tempo foi de um amadorismo colossal, mais atrapalhou do que ajudou.
Mas na própria folha da redação estava escrito nas instruções o quantitativo de linhas. Mesmo sem ter lido o edital antes, era somente ler a folha definitiva.
Mas gente, a atenção tem que ser do candidato, uai. Era ler a prova, as informações que nela continham e fazer o que era pedido. É só começar a prestar mais concursos pra entender como funciona a aplicação das provas.
Somos dois então! Esse concurso era pra ter sido minha oportunidade pelo tanto que estudei, porém fizeram uma porcaria de prova e eu creio que não conseguirei minha aprovação.
A folha de rascunho era só pra fazer o brainstorm... Pq quem inventou de fazer rascunho e depois passar a limpo, se lascou no tempo perdido. O lance era já fazer direto na folha resposta. Essa prova foi um misto de estratégia, conhecimento e velocidade.
Eu detesto redação/discursiva, o rascunho é essencial porque rabisco muito. Porém não escrevi tudo no rascunho quando ouvi dizer 11:15, comecei a passar a limpa e mudando as ideias. Fui obrigada a entregar a prova, só cheguei em 20 linhas e nem escrevi a conclusão. Fiz para o bloco 7 e não sabia que seria cobrado um escrever tanto para "discursiva", achava que "discursiva" significasse várias perguntas em aberto sobre temas específicos.
Eu fiz rascunho, mas foi por ter conseguido responder às questões rápido (lia o comando da questão e o texto só se precisasse. Exemplo: a questão sobre os representantes do povo era o exemplo que não precisava se dar ao trabalho de ler o texto). Mesmo eu tendo conseguido, na minha opinião, poderiam ter dado mais tempo para realizarem a prova da manhã, pois o tempo era apertado e isso estressa demais.
Pelo relato de vocês, foi bem parecido com as provas do Enem, que mais parece prova de Olimpíadas. Eu me senti um bagaço quando fiz a prova do Enem em 2011 só pra testar.
Moço,desejo que você consiga a sua aprovação brevemente nesse ou em outro concurso.Mas sobre a redação pelo menos do bloco 8 foi um texto dissertativo-argumentativo que teria que ter de 25 a 30 linhas.Para quem já estudou ou fez alguma prova do Enem já esperava uma redação desse tamanho, pois, na preparação dos cursinhos é feita dessa modo. Eu acredito que um dos erros desses outros cursos preparatórios para concurso, foi não terem percebido que esse concurso vinha com uma pegada parecida com o Enem (muitas questões cansativas de ler e com termos muito específicos),além de exigir um bom conhecimento de mundo aplicado ao tema da redação para conseguir desenvolver um bom texto e longo,alguns cursos estavam ensinando de uma forma diferente do que foi e isso, infelizmente,vai prejudicar muita gente.😢
@@solangeleal3256 SIM. Também ocorreu comigo. Uma fiscal (dos 2 presentes em sala) disse que faltava MEIA hora para finalizar o tempo de prova pela manhã, quando (O) fiscal a alertou que NÃO. Ou seja, estava faltando UMA hora para o término da prova. Informações truncadas em ambiente de PROVA de concurso público é bastante temerário.
Fiz bloco 01 e foi pedido um texto dissertativo corrido. Era para desenvolver dois capítulos para um guia de implantação de plano diretor para pequenos municípios. 35 a 40 linhas. Sou boa em redação, mas não consegui terminar. A fiscal arrancou a prova da minha mesa, faltava uma linha. Fiz 34 linhas. Estou chocada pq fui bem nas objetivas. Mas estou eliminada 😢
Também fiz o Bloco 1. Às 11h eu estava começando a conclusão da redação, fiquei desesperado e resolvi passar para a folha oficial, a letra ficou horrível e não finalizei a conclusão, porém ficou com exatamente 35 linhas, não tenho certeza se será considerada por com da letra! Acertei 49 das 70!
A prova discursiva era para o aluno responder as perguntas, ou seja, dar uma solução para a problemática exposta. Infelizmente pegou muita gente de supresa!!
Pensei a mesma coisa, acredita que seriam várias perguntas em aberto. Havia visto site de concursos dizer que não tinha redação, e li o edital, fiz bloco 7. Não me preparei para escrever 35-40 linhas.
Desrespeito total. Além de mal elaboradas, havia uma discrepância grande na dificuldade entre os eixos. E o pior de tudo é que essa discrepância não se deu pela qualificação das questões difíceis, mas, ao contrário, pela falta de critério na elaboração delas. Surreal.
Também. Fiz 29 linhas. E achava que no edital não fala que seria eliminado que não fizesse o mínimo. Mas infelizmente quando cheguei ontem para almoçar vi que estava no edital sim essa regra. Aí pensei: uai para que eu vou voltar a tarde se já estou eliminado porque fiz 29 linhas. Mas aí decidi voltar porque vou ganhar mais experiência. E também pensei, vai que o governo muda a regra e aceita as redações. Aí eu iria ficar muito arrependido do porque eu não ter ido fazer a prova a tarde. Mas já estou achando que nem vai ser mais por causa da prova discursiva que vou ser eliminado e sim por causa da pontuação da prova da tarde. Que achei muito difícil para o bloco 2.
@@rafaellamelo4425 Há editais que versam sobre tirar pontos do candidato a cada linha a menos da discursiva. Outros, versam sobre eliminação. Por isso, a leitura do edital é de suma importância.
Eu tava preparado era pra 50 linhas, sou ótimo em redação, mas vacilei pq fui inventar de fazer a prova primeiro, sendo q em outros concursos e até mesmo no enem eu sempre começo pela redação,perdi tempo com a prova aí transcrevi somente 30 linhas pra folha original da redação, sendo q fiz 40 linhas na folha de rascunhos,infelizmente não deu tempo.
@@Gabriel-md7gt Sim Concordo amigo, Eu vacilei nisso, pq teve uma hora q fui no banheiro e dentro do banheiro ainda lembrei q já era bom já começar a redação, mas quando voltei pra prova fui insistir em terminar a prova coisa q nunca faço,ai me perdi no tempo,por isso posso afirmar q concordo,pois fui eu quem não liguei tanto pro Tempo q tava rolando. Amanhã sai o gabarito dia 20, espero q eu concorra ao menos com a pontuação da prova objetiva. Pois na prova a minha pontuação foi ótima. Tinha tudo o q eu havia estudado,por isso me empolguei em continuar fazendo a prova. Vamos Aguardar agora os resultados.
A LIÇÃO QUE GANHEI: Próxima vez q for fazer prova com redação eu não vou mais perder tempo com rascunhos,pois se aquele rascunho q fiz, tivesse sido na folha original de redação, Eu tava feliz. Fica a dica.
No edital não estava especificado as linhas e demais detalhes, porém fala de seguir as instruções que estarão na prova e no enunciado falava de no mínimo 35 mesmo.
No edital pelo menos do bloco 2, lá infelizmente diz que terá a redação zerada o candidato que fizer a prova discursiva a baixo do número de linhas do determinado no ato da prova. Infelizmente eu fiz 29 e o mínimo era 35.
Relaxa meu amigo! Erros acontecem... muita galera criticando, os infalíveis kkkk. O foco é o exame e não o processo, se o MGI tiver bom senso e seguir o princípio da eficiência ele irá ponderar, pelo menos na identicacao do candidato.havia pelo menos três formas de identificar o candidato, quanto a redação eu entendo que possa haver pontuação a serem diminuídas, mas eliminação... ahh já sei vão falar das regras, 😂 mas volto a frisar o foco não pode ser o processo em si, mas sim o conteúdo. Obs. Se tivesse do outro lado não iria querer saber de argumentos. Vamos ver o que vai rolar kkk concurso não é parte de vc e de ninguém, não diz quem somos, já vi muita gente fera na esfera privada e na pública. O que fará diferença é seguir em frente, isso é só mais uma caminhada. Bola pra frente !
Eu fiz 36 linhas de redação, meu tema foi sobre " insalubridade de gestantes e lactantes" a prova fiz para auditor, porém, eu achei que iriam cair mais questões voltadas ao direito do trabalho, porém, foi algo muito diferente. Torcer que com essas ausências eu consiga apenas uma vaga. kkkk
Fazer concurso é tentar ganhar a possibilidade de ter opção de mudar de trabalho. Entendo o seu desânimo. Fazer prova mexe com o nosso emocional e diria que 80% do que está sendo testado é seu equilíbrio, domínio próprio, memória, criatividade. Torcendo pelo seu sucesso nesse ou em outros certames.
To torcendo pra ter a minha redação corrigida e ficar na lista de espera. Nos aprovados dentro das vagas já estou fora com 54% da prova objetiva (sem a nota da redação). Se eu ficar entre os 9.875 candidatos classificados por ordem de notas, que terão as suas redações corrigidas e obtiver uma notinha razoável, espero que essa nota se some com os 54% da prova e me deixe na lista de espera do meu bloco que vai ter 1.950 nessa lista. Que Deus me deixe aqui mesmo, pois só um milagre me deixaria entre os 975 das vagas imediatas.
Retornando aqui após o resultado da discursiva para dizer que mesmo após uma crise forte de ansiedade durante o momento de passar a redação a limpo e uma tremedeira que tive que segurar a mão com a caneca para conseguir seguir tirei 85,0 na redação. Muito contente, achei que seria anulada por ilegibilidade
Meu nobre, eu trabalho com avaliações para medir o desempenho de alunos do ensino médio e fundamental. Eu sempre reclamo dessa metodologia de marcação de tempo da prova. Sempre que estou como fiscal oriento os candidatos, pois sei que confunde muito.
Insegurança jurídica total nesse concurso. Se estava escrito na capa da prova e na folha de resposta que precisava indicar o tipo de gabarito, o candidato deve seguir as instruções. Ficar com pena e "deixar passar" traz uma insegurança jurídica enorme pro concurso. Abre brecha pra depois flexibilizar e relativizar outras falhas dos candidatos.
Vais pensando que aprovar 6 mil no meio de mais de 900 mil e que estás aprovado!!!!😂😂😂Filho?! São 150 por vaga em média!?. Vc é parente do Lula ou do Bolsonaro? Vc passou? Veremos! Provável que não!
Bloco 6 pediu de 35 a 40 linhas. A discursiva do bloco 6 foi uma questão super técnica sobre a interpretação de um gráfico, com os recursos utilizados por um ministério no período de 10 anos. Pediram para analisar 3 afirmativas sobre o ano de 2022 e 2023, referentes aos recursos utilizados, apresentando os problemas identificáveis e as possíveis soluções.
@@brunominhos9127 pois é 🤣🤣 sendo que está no edital, e a tonta ainda vai dá entrevista dizendo que a banca vai dá um jeito, o que vai ter de processo na justiça contra a banca
A fiscal da minha sala passou de mesa em mesa orientando cada candidato sobre assinatura, frase e marcação do tipo de prova no cartão resposta. Dois relatos da minha parte: 1º - meu caderno de prova veio sem a página 2 e no lugar dela havia a página 6 repetida. Os fiscais trocaram, mas perdi quase 10 minutos de prova por conta disso. 2º - o celular de uma das candidatas despertou dentro da embalagem lacrada. Ela pegou o pacote e saiu da sala para desligar o aparelho sem rasgar o plástico, depois voltou para a sala e continuou fazendo a prova como se nada tivesse acontecido. Os fiscais não falaram nada, nem divulgaram o nome dela. Espero que algum outro candidato tenha perguntado, pois eu esqueci de perguntar. Será que ela foi eliminada?
Consegui completar a redação faltando 15 minutos para terminar a prova, tive que resolver as objetivas em 15 minutos. Pela tarde, outra bomba, assuntos que eu nunca nem vi. Fiz apenas 40/70. Desempenho pífio.
O edital disse “será eliminado o candidato que obtiver nota zero na prova discursiva” página 21 item 7.1.2.7!!! Já no item 7.1.2.1.7 do edital diz que “OBTERÁ NOTA ZERO O CANDIDATO que der resposta com o NÚMERO inferior ao mínimo de linhas”. Já na PROVA dizia “NÚMERO MÍNIMO DE LINHAS É X” esse número X mudou de acordo com o bloco
A forma como as bancas contam a hora é ridícula. Mesmo entendendo como funciona a contagem, sempre confunde o candidato. Tem que raciocinar na prova, e na contagem do tempo. Horrível.
O tempo dado pela manhã foi pouco, pra quem fez o bloco 2 na área de tecnologia sofreu pra elaborar uma dissertativa de qualidade com aquela situação dada na redação, aí de tarde teve tempo de sobra.. vai entender né. Foi uma das provas mais cansativas que já fiz, terminei o dia esgotado!
Essa contagem de tempo tb me confundiu geral e a fiscal avisou que nao ia falar em voz alta, só iria apagando quando passasse o tempo ! Fiz na correria a tarde ,sobrou tempo e errei questao de bobeira pq passei pro gabarito correndo. Tem que rever isso.
Fui bem nas objetivas e acredito que fui bem nas discursivas. Porém, não marquei o número do gabarito no turno manhã, confesso que na hora só queria me sair bem nas objetivas e discursiva A decepção comigo está grande, mas tentando seguir em frente e estudar para outros concursos.
A leitura do edital faz parte da preparação para um concurso. No edital do cnu estava escrito o tipo de texto da redação, o número de linhas e os critérios de avaliação. Além disso, na própria prova estava escrito o quantitativo de linhas que devia ter o texto. No caderno de resposta tinham várias instruções, entre elas marcar o tipo de gabarito e transcrever a frase. Não adianta culpar fiscal, o concurseiro tem que ir preparado. Tudo isso me traz mais esperança de que é possível em conseguir a aprovação. Já que muita gente parece que caiu de paraquedas nesse concurso. Com certeza a redação vai eliminar muita gente. Imagina a qualidade desses textos dissertativos.
A regra é clara. Está no edital. Eu quase, também, perdi a parte da manhã por não ter marcado o número da minha prova. Concurso é transpiração e sorte.
O edital não especificava a quantidade de linhas, somente que era dissertativa. O restante todos descobriram no dia mesmo, pra quem leu as instruções da prova
@@tentenaorir128 pow, a primeira coisa que se faz ao soar o sino é prencher com seu nome na prova e colocar a numeração da prova no gabarito, transcrever o texto. É o básico.
Muita frustração, no rascunho fiz mais de 35 linhas mas no rascunho parei em 32 com a fiscal tomando a prova da minha mão. Achei pouco tempo de prova pro primeiro turno, e pro seugundo turno sobrou tempo... Achei o tempo curto pra minimo de 35 linhas.
@@jhunnyorcampos4051 caramba, você realmente é exceção viu cara… tudo bem q eu acho q n usei a melhor estratégia de administração de tempo. Mas pra tu escrever num rascunho de 35 linhas é passar a limpo e fazer as 20 questões lendo com atenção toda a prova sem chutar, 2h e meia eu considero um tempo bem apertado. Pra segunda parte achei tranquilo..
Com cinco minutos tive que concluí a discursiva, mas consegui, em vez de súmula 244 coloquei artigo 244 da gestante, mas coloquei os direitos correto, em casa treinei 4 discursivas, isso que me ajudou no dia!
Se for levar a risca o concurso tem que ser anulado. Visto que a parte discursiva continha a identificação com o nome completo do candidato na parte superior.
Minha esposa estudou durante 1 ano quase 8 horas todos os dias de domingo a domingo para uma fiscal desgracada nao explicar as marcações de gabarito quando entregou a prova, explicou apenas que tinha que anotar a frase e o nome, porem nao falou do número do gabarito... Quando minha esposa voltou para fazer a prova da tarde que ela descobriu que tinha que anotar o número e ela não tinha anotado (estresse de 1 ano estudando e com a preocupação de tempo de prova e resolução de questoes)... Enfim, resumindo ela fez pontuação para ser aprovada (bloco 3 estava concorrendo a vaga de auditora fiscal) e foi desclassificada jutamente com 50% das pessoas da sala dela pelo msm motivo , bola pra frente mas que é frustrante é.
O CNU NAO VAI PODER ELIMINAR QUEM IDENTIFICOU O GABARITO DE ALGUMA FORMA. Vejam as instruções da alínea 9.f do caderno de provas: 9. Será eliminado deste Concurso Público o candidato que...
f) deixar de transcrever corretamente, nos espaços próprios do Cartão-Resposta/Página de Dissertativa, o número do gabarito e a frase constantes na capa do caderno de questões.
De acordo com essas instruções, seria eliminado o candidato que não preenchesse nem o número do gabarito, nem a frase constante na capa do Caderno de Questões. No trecho “o número do gabarito e a frase”, o “e” é uma conjunção, que só será verdadeira quando todas as proposições forem verdadeiras. Portanto, vcs poderiam ter marcado apenas o número do gabarito ou somente a frase. Ao falar que o candidato será eliminado, o MGI comete um sério equívoco e eles precisam ser questionados sobre essa redação incongruente. FAÇAM UMA DENÚNCIA DE FATO NO MPF.
@@joice_sales FAÇA UMA DENÚNCIA NO MPF. ASSIM QUE O MP COMEÇAR A SE MOVIMENTAR, O MGI VAI VOLTAR ATRÁS RAPIDINHO. MAS TODO MUNDO QUE FOI PREJUDICADO DEVE FAZER A DENÚNCIA. EXPLIQUE SEU CASO E COPIE E COLE ESTE TEXTO QUE EXPLICA DIREITINHO PORQUE VC NAO PODE SER ELIMINADA. No contexto gramatical e semântico, o uso da conjunção “e” indica uma relação cumulativa entre as duas condições mencionadas: a não marcação do tipo de prova e a omissão da transcrição da frase. A conjunção “e” funciona como um operador lógico que une duas proposições , exigindo que ambas sejam verdadeiras para que o resultado final (nesse caso, a eliminação) se aplique. Sem essa cumulatividade, ou seja, sem que ambas as condições sejam atendidas, a consequência prevista no edital não deveria ser aplicada. Isso significa que a penalidade (eliminação) está condicionada à ocorrência simultânea dessas duas falhas: deixar de marcar o tipo de prova e não transcrever a frase. Portanto, se você transcreveu a frase corretamente, mas não marcou o tipo de prova, apenas uma das condições foi atendida para a eliminação, e não ambas.
Eu avisei na minha sala; quando li as instruções, falei: pode preencher a frase agora? Aí o povo: que frase? Aí a fiscal: leiam as instruções. Aí falei: tem frase e número de gabarito pra identificar a prova. Enfim, deu certo na minha sala.
Colega no próprio caderno do gabarito tinha a regra de no mínimo de 30 linhas, não pdoe ser eliminado porque escreveu 30 e não 35, tem que respeitar o mínimo de 30 Quem é ProUni se deu bem
Pow cara, que desabafo esse sobre a PM, no final hein. Eu rerpovei duas vezes no TAF da PM do ES, mas só fiquei triste pelas reprovações em sim, por não conseguir realizar a prova física. Pelo cargo, nem tanto. Nunca foi meu sonho, só estava querendo ter um pouco mais de conforto do que eu tenho no cargo que estou, agente de endemias na prefeitura.
Cara, saí dessa prova desnorteada!! E o tamanho dos textos das questões sobre "realidade brasileira", quase uma pagina por questão!!!! Aquela contagem de tempo foi a pior porcaria q inventaram, tbm chutei correndo, achando q faltava meia hora e faltava 1h. Várias situações revoltantes, desanimador..
Eu nao estudei para o CNU, mas resolvi fazer porque aproveitaria alguma coisa das materias que estou estudando para outro concurso. Acertei 50 das 70 questoes. O tema da redacao achei fácil, fiz as 40 linhas com tranquilidade. Para quem estudou para esse certame, provavelmente achou fácil. Me inscrevi para o bloco 7 porque sou contadora, eu devia ter estudado.
@@joaoesteves1454 Pior que não, amigo. Acho q as notas de corte vão ser altíssimas, parece que só quem fez mais de 80% tem alguma chance, mas vou seguir estudando pro meu objetivo. Boa sorte p vc tb!
@@priscila4733 meu Deus... Não sabia... Por isso estão dizendo que esse foi a maior furada... Se você que pra mim tirou um baita de um notão, "não está dentro" imagina pra mim que fiz 55% de prova kkkkkk. Enfim... O lance agora é se ligar nos outros que vierem, como o TSE e BNDES. Mas obrigado a você também moça e que Deus te abençoe
@@joaoesteves1454 sim, se entrar lá no ranking do de olho na vaga ou no ranking do Estratégia vai ter uma ideia. Mas é isso aí, uma hora a nossa vez chega! Boa sorte!
Tu jura mano? Lógico que não... Na frente da prova estava escrito que é uma máquina que passa em cima do gabarito e identifica os pontinhos. Jura que a máquina vai buscar a prova e folhear pro bonitão ou bonitona que não leu essa informação?? Me economiza velho😅
De manhã a marcação de hora foi de boa, mas a tarde a fiscal mudou o jeito e eu acelerei a leitura achando que ja tava acabando o tempo sendo que faltava 1:30
Será que vão incluir no novo CNU as Polícias PF, PRF E PPF? tomara que não mudem as matérias, tô na pega pra PRF desde 2018. Mestre, sou Policial Penal MG, tenho vontade de passar na PRF, também já passei em outros concursos. Tenho vontade também de passar em um concurso que me dê tranquilidade
O tempo de prova da manhã foi muito curto para uma redação e questões, ou se dedicava mais para redação ou para as questões, os dois estava difícil. Desgosto mesmo!
Rapaz, regra é regra: se não marcou o tipo do gabarito na folha de respostas, tem que ser eliminado, senão pode abrir margem para quem não fez a quantidade mínima de linhas da discursiva recorrer também, já que estarão abrindo margem para o desrespeito a um item do edital. Outra coisa é que não cabe a desculpa de "achar que eram x linhas na discursiva pq tinha professores falando". Cara, na proposta de redação era bem claro: "texto... de 35 a 40 linhas." Mais claro que isso, só o solzão que tava fazendo. Enfim, toda prova deixa lições a ser aprendidas.
A ministra já falou que não será eliminado.
Nem q sera aprovado😂😂😂@@fernandomelo1403
@@marciofabiano8715 exatamente! Povo gosta de se fazer de coitado e colocar a responsabilidade nos outros
@@fernandomelo1403 bom, como eu disse: vai abrir margem pra muitas outras situações. Eles que tanto se empabularam de bão ter tido muitas demandas judiciais, que se preparem.
@@fernandomelo1403 Infelizmente a fala dela não vai valer, visto que tem especificado no edital. Vai ser uma briga jurídica grande, caso MGI tente algo do tipo.
Você não perdeu seu domingo.
Quem perde o domingo é quem fica assistindo Luciano Huck.
Você fez uma Prova que pode lhe dar um bom emprego.
@@GuilhermeMeirelles isso mesmo meu brother
Curso do Estratégia que eu fiz e do Voce concursado (só discursiva) todos preparam a gente pra prova de 35 a 40 linhas e até 60. Mas realmente, o tempo foi curto de mais. Grande parte da prova de conhecimentos gerais respondi na correria. Ainda fiz 15 de 20, esperava menos. Em fim, o negócio é não desistir, uma hora dá certo.
@@alexmetall100Tmb fiz esse curso e amei! Foi um diferencial enorme pra mim que antes morria de medo de fazer redação. Inclusive o tema da minha redação sobre questões indígenas foram propostos por eles tmb. Na hora me deu um certo alívio 😅 Quanto ao tempo, acredito que faz parte do desafio 😊
Massa! Também acertei 15 de 20. Achei razoável, mas no total acho que a nota de corte vai ser acima dos 80%
@@noelitavita eu sou servidor no Ibama, e quando estudei pra discursiva com eles foi um diferencial gigante na minha nota. Tirei 28 de 30. Muito bom mesmo. Fiz a prova toda na estrutura deles seguindo toda metodologia.
@@jadiel77 verdade.
@@alexmetall100 Poxa que bom! Espero ter aplicado a metodologia tão bem quanto vc! 😊 Mas reconheço que ainda tenho que praticar muito! rs
Sou concurseira há mais de 6 anos, a essa altura se eu não tivesse o hábito de ler de prestar atenção ao que se pede,é melhor desistir! O que eu percebi é que as pessoas não querem se dá ao trabalho de ler o mínimo aí querem milagres. Sinceramente não posso não ter feito uma boa prova, mais seguir os procedimentos aos eram de minha obrigação e não dos fiscais seja quem fosse.
É Isso Aí .
Concurso tem que ter Disciplina , preparação e dedicação!
Esse concurso separou as crianças dos adultos, essa é a verdade, eu achei que foi sensacional a prova, lógico que sempre tem aquela questão que fica na cabeça, mas faz parte
Olá, amigo! Ela será obrigada a desclassificar todos os que não observaram essa regra! Se ela não fizer isso, abrirá precedente perigoso para ações na justiça. Ela não pode mexer no que já está previsto em edital. Portanto, haverá eliminações, sim, nos próximos segundos ou horas. Ela foi precipitada e comprometeu-se apenas com palavras. O regramento está no edital e ela deverá cumpri-lo à risca!
Com isso q ta acontecendo capaz dela ate anular a prova,na minha sala ate celular eles deixava usar
Eu prestei o CPNU para o cargo de Auditor do trabalho.
Nao priorizei este concurso por conta das matérias cobradas ,pelo fato que não aproveitaria para outros concursos.
Neste período fiz o concurso da área fiscal , tribunal e controle.
Na área fiscal estou no cadastro de reserva e nas demais certamente terei a discursiva corrigida, segundo o olho na vaga.
Mesmo assim estou otimista no concurso do CNU.
@@tentenaorir128😮 vc precisa denunciar isso
Concordo com vc!
Isso é um absurdo!!!!!!!!!!
Vai dar certo pra gente....bora pra próxima. Força, foco e fé!
Eu poderia ter ido muito melhor se não tivesse tido crise de ansiedade quando fui passar a limpo a redação… Faltavam 30 minutos e ainda eu passar a metade a limpo, a fiscal falando q faltava 30 e depois 15 me deu uma tremedeira que eu não era capaz de escrever meu nome direito, tremi mt com medo de não conseguir completar as linhas e as questões pedidas.. Coração disparou, foi tenso!!
Será eliminado (NÃO HÁ DISCRICIONARIEDADE) deste Concurso Público o candidato que:
f) deixar de transcrever corretamente, nos espaços próprios do Cartão-Resposta/Página de Dissertativa, o número do gabarito E (NÃO É "OU") a
frase constantes na capa de seu Caderno de Questões.
Portanto, fere os princípios da segurança jurídica e da vinculação ao edital, caso não sejam eliminados.
CAIXA ALTA: MINHAS POTUAÇÕES.
Não se deve mudar as regras da forma que se desejar em apoio a algum candidato. Se está expresso no edital e alguns forem atendidos contrariando o que está escrito, os que se sentirem lesados entram com ação e vencem. Por mais que a Ministra tenha falado num momento em que foi pega de surpresa, a fala dela não vale mais que o que consta no edital.
quem nao fez nem um nem outro, será eliminado. já quem fez uma delas, nao será. No contexto gramatical e semântico, o uso da conjunção “e” indica uma relação cumulativa entre as duas condições mencionadas: a não marcação do tipo de prova e a omissão da transcrição da frase. A conjunção “e” funciona como um operador lógico que une duas proposições , exigindo que ambas sejam verdadeiras para que o resultado final (nesse caso, a eliminação) se aplique. Sem essa cumulatividade, ou seja, sem que ambas as condições sejam atendidas, a consequência prevista no edital não deveria ser aplicada. Isso significa que a penalidade (eliminação) está condicionada à ocorrência simultânea dessas duas falhas: deixar de marcar o tipo de prova e não transcrever a frase. Portanto, se você transcreveu a frase corretamente, mas não marcou o tipo de prova, apenas uma das condições foi atendida para a eliminação, e não ambas.
@@danielalopes7798 perfeito Dra, não havia me atentado a esse detalhe.
Estamos no mesmo barco, eu sabia o que estava escrevendo na redação mas não enxergava nada de tão correndo que escrevi pra dar tempo, não sei como saiu a letra kkkk
dois
Eu não consegui por falta de tempo, minha letra é feia igual de médico. Me esforcei para ficar redondinha e não estava preparada para escrever de 35-40 linhas.
Moço, cê vai conseguir passar no seu concurso. Continue focado, mas sem pirar, descansando, sua hora vai chegar.
Tem que eliminar, é explicito no edital, o edital é oq determina o andamento do concurso. Se não for eliminado eu entro com processo, a regra do edital é clara.
E até na folha do gabarito tinha uma seta indicando: "Marque o gabarito da prova". Até do Bloco 3 - Que só foi um da manhã e tarde, tinha de marcar.
Segue seu desabafo, esse é o sentimento de quase todos os concurseiros. Segue na pegada que dá eu tb já fiz vários, sou servidora e tb estou lutando, o povo brasileiro é guerreiro, vai pra frente que logo sua vaga vai chegar.
Amigo é assim mesmo! Vamos vencer! Ainda não acabou. Vamos tentar outros concursos! Somos vencedores por estar sobrevivendo neste País de poucas oportunidades.
Falouuu Tudooooo Excelente comentário
Eu estou com o mesmo pensamento: pq não saí do país ainda??!
Fiz bloco 7, comecei pela redação, e passei a limpo antes de fazer a objetiva, quando me dei conta faltavam 30 mins para fazer as 20 questões, mais gabarito, fora a conclusão da redação que deixei por último.
Li as questões a jato, me tremendo de nervoso, marquei tudo e fiz a conclusão. Entreguei 10 segundos antes do sinal tocar.
Prova INJUSTA com quem estudou de verdade. Prova que quem não estudou conseguia responder perfeitamente. Virou um show do milhão, qualquer um que acertar mais vai estar concorrendo igual a quem se matou de estudar.
PÉSSIMO. Questões confusas, muitas ÓBVIAS, outras pra analfabetos respoder. CAOS ÓDIO TRISTEZA.
ME RESTA REZAR PRA FECHAR A REDAÇÃO
O jeito é ir pro Canadá. Na iniciativa privada trabalha muito, mas ganha dinheiro. Kkkk
O que diz no edital é: se nao colocar o número do gabarito será eliminado. Se não eliminar, o povo que anotou poderá entrar com liminar para impugnação. Acho que valerá o que esta no edital.
concordo com vc, se isso estivesse mesmo escrito nas instruções da prova.
Sobre o número de linhas da redação, não tem desculpa. Estava escrito no próprio comando da redação o número de linhas que tinha que escrever.
Eu não vou merecer uns e desmerecer outros. O lutador é aquele que procura. Não aquele que desisti. Estamos no caminho.
Eu tô rindo demais com o "meu Deus, o que eu estou fazendo da minha vida?". Eu também tive esse sentimento..... me senti perdendo tempo nessa trajetória, porém acho que valeu demais a experiência.
Estava escrito tudo no edital: horário da manhã e tarde. Esse papo que o tempo foi curto é de quem não leu o edital e não estudou. Concurso é isso mesmo, só passa quem estudou.
A questão é que normalmente o mínimo é de 25 a 30 linhas, que foi o que aconteceu com outros blocos. Mas no meu, que foi o 4, pediram 35 a 45 com 5 aspectos, um total de 7 parágrafos. E só ficamos sabendo quantidade das linhas na hora.
Só passa quem faz boa prova e tem nota dentro do número de vagas 😊
Tive o mesmo desgosto dessa prova, saí me questionando a mesma coisa "o que estou fazendo da vida". Esse concurso,a prova é totalmente tangencial!
Ah mano, cheguei na hora da prova não sabia nada, errei a maioria das questões, demorei muito tempo só colando do próprio texto pro tema da redação (algo sobre população carcerária pro qual não tinha me preparado) saí enrrolando depois da conclusão só pra fazer o mínimo de 35 linhas. Sei que marquei de boa a numeração do gabarito e to torcendo pra eles corrigirem minha redação, sei que devo ficar muito lá atras mas pelo menos acho que consigo ir pro cadastro de reserva. Seja o que Deus quiser! 🙏🇧🇷
Boa Sorte! Deus te abençoe
Cara, eu me enganei com as marcações dos horarios tbm. Fia a prova numa correria louca. No final, eu fiquei com um meia hora a mais. Mas a minha redação poderia ter sido melhor.
No geral a gnt sai da prova esgotado e cansado.
resolvi deixar a redaçao por ultimo e terminei no exato momento que terminou o tempo fiz 37 linhas quase tendo um enfarto , a baixaria do tempo foi de um amadorismo colossal, mais atrapalhou do que ajudou.
Mas na própria folha da redação estava escrito nas instruções o quantitativo de linhas. Mesmo sem ter lido o edital antes, era somente ler a folha definitiva.
Concurseiro tem que ler.
Mas gente, a atenção tem que ser do candidato, uai. Era ler a prova, as informações que nela continham e fazer o que era pedido. É só começar a prestar mais concursos pra entender como funciona a aplicação das provas.
" O que estou fazendo da minha vida", aposto que centenas pensaram assim.
Se vc que é concursado está sofrendo nos concursos, imagina eu q estou desempregada. kkk
Somos dois então! Esse concurso era pra ter sido minha oportunidade pelo tanto que estudei, porém fizeram uma porcaria de prova e eu creio que não conseguirei minha aprovação.
@@lenonalves4788 você fez para qual bloco?
A folha de rascunho era só pra fazer o brainstorm... Pq quem inventou de fazer rascunho e depois passar a limpo, se lascou no tempo perdido. O lance era já fazer direto na folha resposta. Essa prova foi um misto de estratégia, conhecimento e velocidade.
Eu detesto redação/discursiva, o rascunho é essencial porque rabisco muito. Porém não escrevi tudo no rascunho quando ouvi dizer 11:15, comecei a passar a limpa e mudando as ideias. Fui obrigada a entregar a prova, só cheguei em 20 linhas e nem escrevi a conclusão. Fiz para o bloco 7 e não sabia que seria cobrado um escrever tanto para "discursiva", achava que "discursiva" significasse várias perguntas em aberto sobre temas específicos.
O tempo foi muito curto 😢😢😢😢
Eu fiz rascunho, mas foi por ter conseguido responder às questões rápido (lia o comando da questão e o texto só se precisasse. Exemplo: a questão sobre os representantes do povo era o exemplo que não precisava se dar ao trabalho de ler o texto).
Mesmo eu tendo conseguido, na minha opinião, poderiam ter dado mais tempo para realizarem a prova da manhã, pois o tempo era apertado e isso estressa demais.
Pelo relato de vocês, foi bem parecido com as provas do Enem, que mais parece prova de Olimpíadas. Eu me senti um bagaço quando fiz a prova do Enem em 2011 só pra testar.
Moço,desejo que você consiga a sua aprovação brevemente nesse ou em outro concurso.Mas sobre a redação pelo menos do bloco 8 foi um texto dissertativo-argumentativo que teria que ter de 25 a 30 linhas.Para quem já estudou ou fez alguma prova do Enem já esperava uma redação desse tamanho, pois, na preparação dos cursinhos é feita dessa modo. Eu acredito que um dos erros desses outros cursos preparatórios para concurso, foi não terem percebido que esse concurso vinha com uma pegada parecida com o Enem (muitas questões cansativas de ler e com termos muito específicos),além de exigir um bom conhecimento de mundo aplicado ao tema da redação para conseguir desenvolver um bom texto e longo,alguns cursos estavam ensinando de uma forma diferente do que foi e isso, infelizmente,vai prejudicar muita gente.😢
Bloco 8 foi difícil e os outros blocos
Essa história do horário aconteceu comigo tbem,
Nem os fiscais sabiam direito
Perdi meia hora da prova, finalizei a prova correndo atoa.
@@solangeleal3256
SIM.
Também ocorreu comigo.
Uma fiscal (dos 2 presentes em sala) disse que faltava MEIA hora para finalizar o tempo de prova pela manhã, quando (O) fiscal a alertou que NÃO. Ou seja, estava faltando UMA hora para o término da prova.
Informações truncadas em ambiente de PROVA de concurso público é bastante temerário.
Fiz bloco 01 e foi pedido um texto dissertativo corrido. Era para desenvolver dois capítulos para um guia de implantação de plano diretor para pequenos municípios. 35 a 40 linhas. Sou boa em redação, mas não consegui terminar. A fiscal arrancou a prova da minha mesa, faltava uma linha. Fiz 34 linhas. Estou chocada pq fui bem nas objetivas. Mas estou eliminada 😢
😂😂😂
:( força
Também fiz o Bloco 1. Às 11h eu estava começando a conclusão da redação, fiquei desesperado e resolvi passar para a folha oficial, a letra ficou horrível e não finalizei a conclusão, porém ficou com exatamente 35 linhas, não tenho certeza se será considerada por com da letra!
Acertei 49 das 70!
Aconteceu exatamente o mesmo comigo! Triste demais😢
Concurseiro nasceu pra sofrer até conseguir sua vaga. Resumiu tudo! Vamos lá até conseguir! Compartilho meu sentimento de frustração com CNU.
A prova discursiva era para o aluno responder as perguntas, ou seja, dar uma solução para a problemática exposta. Infelizmente pegou muita gente de supresa!!
Ksjjssj por isso botei bloco 8 assim que vi discursiva no edital
Sendo si cera não era "surpresa" muitos professores falaram q seria diferente
Até mesmo os professores do TH-cam
Pensei a mesma coisa, acredita que seriam várias perguntas em aberto. Havia visto site de concursos dizer que não tinha redação, e li o edital, fiz bloco 7. Não me preparei para escrever 35-40 linhas.
Eixo 4 foi um desrespeito! Eu não vivi por 7 meses! Estudei dia e noite! Para uma prova de AFT, não para questões como as do eixo 2 e do eixo 4.
Exatamente!
Desrespeito total. Além de mal elaboradas, havia uma discrepância grande na dificuldade entre os eixos. E o pior de tudo é que essa discrepância não se deu pela qualificação das questões difíceis, mas, ao contrário, pela falta de critério na elaboração delas. Surreal.
A nota de corte do bloco 4 deve ficar acima de 80%. E a discursiva deverá ser decisiva.
@@jadiel77pras vagas ou pra redação? Pra redação eu chutaria uns 70-75%, pras vagas uns 80 e poucos
@@Barcelonistaf pras vagas mesmo!
Esse questao da redação pegou muita gente! Eu inclusive 😢 fiz em torno de 28 linhas.
Também.
Fiz 29 linhas. E achava que no edital não fala que seria eliminado que não fizesse o mínimo. Mas infelizmente quando cheguei ontem para almoçar vi que estava no edital sim essa regra.
Aí pensei: uai para que eu vou voltar a tarde se já estou eliminado porque fiz 29 linhas.
Mas aí decidi voltar porque vou ganhar mais experiência. E também pensei, vai que o governo muda a regra e aceita as redações.
Aí eu iria ficar muito arrependido do porque eu não ter ido fazer a prova a tarde.
Mas já estou achando que nem vai ser mais por causa da prova discursiva que vou ser eliminado e sim por causa da pontuação da prova da tarde. Que achei muito difícil para o bloco 2.
@@rafaellamelo4425 Há editais que versam sobre tirar pontos do candidato a cada linha a menos da discursiva. Outros, versam sobre eliminação. Por isso, a leitura do edital é de suma importância.
A frase da minha era " Deus está contigo" eu pensei, e se não estivesse 😂 concurseiro não tem um dia de paz!
Eu tava preparado era pra 50 linhas, sou ótimo em redação, mas vacilei pq fui inventar de fazer a prova primeiro, sendo q em outros concursos e até mesmo no enem eu sempre começo pela redação,perdi tempo com a prova aí transcrevi somente 30 linhas pra folha original da redação, sendo q fiz 40 linhas na folha de rascunhos,infelizmente não deu tempo.
Aconteceu o mesmo comigo 😮😢
Tempo teve, você que não soube administrar.
Estamos juntos 😢😢😢
@@Gabriel-md7gt
Sim Concordo amigo,
Eu vacilei nisso, pq teve uma hora q fui no banheiro e dentro do banheiro ainda lembrei q já era bom já começar a redação, mas quando voltei pra prova fui insistir em terminar a prova coisa q nunca faço,ai me perdi no tempo,por isso posso afirmar q concordo,pois fui eu quem não liguei tanto pro Tempo q tava rolando. Amanhã sai o gabarito dia 20, espero q eu concorra ao menos com a pontuação da prova objetiva. Pois na prova a minha pontuação foi ótima. Tinha tudo o q eu havia estudado,por isso me empolguei em continuar fazendo a prova. Vamos Aguardar agora os resultados.
A LIÇÃO QUE GANHEI:
Próxima vez q for fazer prova com redação eu não vou mais perder tempo com rascunhos,pois se aquele rascunho q fiz, tivesse sido na folha original de redação,
Eu tava feliz. Fica a dica.
Maior lição da prova:
Leia as instruções e não deixe seu destino nas mãos de um fiscal.
No edital não estava especificado as linhas e demais detalhes, porém fala de seguir as instruções que estarão na prova e no enunciado falava de no mínimo 35 mesmo.
No edital pelo menos do bloco 2, lá infelizmente diz que terá a redação zerada o candidato que fizer a prova discursiva a baixo do número de linhas do determinado no ato da prova.
Infelizmente eu fiz 29 e o mínimo era 35.
Força, concurseiro abelhudo. A gente sabe que é difícil. Todo mundo tem sua história. Sigamos firme!!!! Por enquanto, é o que temos que fazer.
Relaxa meu amigo! Erros acontecem... muita galera criticando, os infalíveis kkkk. O foco é o exame e não o processo, se o MGI tiver bom senso e seguir o princípio da eficiência ele irá ponderar, pelo menos na identicacao do candidato.havia pelo menos três formas de identificar o candidato, quanto a redação eu entendo que possa haver pontuação a serem diminuídas, mas eliminação... ahh já sei vão falar das regras, 😂 mas volto a frisar o foco não pode ser o processo em si, mas sim o conteúdo. Obs. Se tivesse do outro lado não iria querer saber de argumentos. Vamos ver o que vai rolar kkk concurso não é parte de vc e de ninguém, não diz quem somos, já vi muita gente fera na esfera privada e na pública. O que fará diferença é seguir em frente, isso é só mais uma caminhada. Bola pra frente !
@@r.ventura7301 nossa que comentário bacana, de força excelente seu comentário
Muito bom amigo, o seu projeto é nobre. Lhe desejo sucesso em seus objetivos!
O edutal é a segurança jurídica do concurso.Se está escrito que é eliminado será eliminado.A fala da ministra não altera o edital!
Eu fiz 36 linhas de redação, meu tema foi sobre " insalubridade de gestantes e lactantes" a prova fiz para auditor, porém, eu achei que iriam cair mais questões voltadas ao direito do trabalho, porém, foi algo muito diferente. Torcer que com essas ausências eu consiga apenas uma vaga. kkkk
Esse bloco 4 foi tosco, heim? Eixos 1, 3 e 5 dados de graça, eixos 2 e 4 uma desgraça! 😅
Fazer concurso é tentar ganhar a possibilidade de ter opção de mudar de trabalho. Entendo o seu desânimo. Fazer prova mexe com o nosso emocional e diria que 80% do que está sendo testado é seu equilíbrio, domínio próprio, memória, criatividade. Torcendo pelo seu sucesso nesse ou em outros certames.
To torcendo pra ter a minha redação corrigida e ficar na lista de espera. Nos aprovados dentro das vagas já estou fora com 54% da prova objetiva (sem a nota da redação). Se eu ficar entre os 9.875 candidatos classificados por ordem de notas, que terão as suas redações corrigidas e obtiver uma notinha razoável, espero que essa nota se some com os 54% da prova e me deixe na lista de espera do meu bloco que vai ter 1.950 nessa lista. Que Deus me deixe aqui mesmo, pois só um milagre me deixaria entre os 975 das vagas imediatas.
@@Enigmáticos-j3c sua nota ficou em 54%?
Amei sua sinceridade 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂❤❤❤❤❤❤ fofo demais
Retornando aqui após o resultado da discursiva para dizer que mesmo após uma crise forte de ansiedade durante o momento de passar a redação a limpo e uma tremedeira que tive que segurar a mão com a caneca para conseguir seguir tirei 85,0 na redação. Muito contente, achei que seria anulada por ilegibilidade
Consegui essa nota também, fiquei com receio de entrar com recurso. Parabéns
A experiência desse CNU é que a galera sabe fazer dancinha do Tik Tok, entretanto não sabe ler as informações no cartão resposta e na capa.😂😂😂😂
Meu nobre, eu trabalho com avaliações para medir o desempenho de alunos do ensino médio e fundamental. Eu sempre reclamo dessa metodologia de marcação de tempo da prova. Sempre que estou como fiscal oriento os candidatos, pois sei que confunde muito.
Insegurança jurídica total nesse concurso. Se estava escrito na capa da prova e na folha de resposta que precisava indicar o tipo de gabarito, o candidato deve seguir as instruções. Ficar com pena e "deixar passar" traz uma insegurança jurídica enorme pro concurso. Abre brecha pra depois flexibilizar e relativizar outras falhas dos candidatos.
Vais pensando que aprovar 6 mil no meio de mais de 900 mil e que estás aprovado!!!!😂😂😂Filho?! São 150 por vaga em média!?. Vc é parente do Lula ou do Bolsonaro? Vc passou? Veremos! Provável que não!
@@pilotode2.062 Menos!! Kkkk
Oxente, na própria prova tava explicando que deveria ter entre 25 a 30 linhas. A redacao!
São vários blocos, o 8 era assim, mas esse que ele fez, não!
Os blocos cobraram diferentes, o meu era o 7
@@paulovinicius3775 Fiz bloco superior e tava claro no meu bloco que eram de 30 a 40 linhas
@@noelitavita Marcou meu nome errado, eu acho
Bloco 6 pediu de 35 a 40 linhas. A discursiva do bloco 6 foi uma questão super técnica sobre a interpretação de um gráfico, com os recursos utilizados por um ministério no período de 10 anos. Pediram para analisar 3 afirmativas sobre o ano de 2022 e 2023, referentes aos recursos utilizados, apresentando os problemas identificáveis e as possíveis soluções.
os caras não leram as instruções, não marcaram o gabarito e não querem ser eliminados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@brunominhos9127 pois é 🤣🤣 sendo que está no edital, e a tonta ainda vai dá entrevista dizendo que a banca vai dá um jeito, o que vai ter de processo na justiça contra a banca
@@brunominhos9127 kkkkkkk
Olá! Na verdade a questão da quantidade de linhas mínimas de 35 a 40 não estava específicada no edital, mas sim, na própria prova!
A fiscal da minha sala passou de mesa em mesa orientando cada candidato sobre assinatura, frase e marcação do tipo de prova no cartão resposta.
Dois relatos da minha parte:
1º - meu caderno de prova veio sem a página 2 e no lugar dela havia a página 6 repetida. Os fiscais trocaram, mas perdi quase 10 minutos de prova por conta disso.
2º - o celular de uma das candidatas despertou dentro da embalagem lacrada. Ela pegou o pacote e saiu da sala para desligar o aparelho sem rasgar o plástico, depois voltou para a sala e continuou fazendo a prova como se nada tivesse acontecido. Os fiscais não falaram nada, nem divulgaram o nome dela. Espero que algum outro candidato tenha perguntado, pois eu esqueci de perguntar. Será que ela foi eliminada?
TEM QUE SER ELIMINADA SIM!
Consegui completar a redação faltando 15 minutos para terminar a prova, tive que resolver as objetivas em 15 minutos. Pela tarde, outra bomba, assuntos que eu nunca nem vi. Fiz apenas 40/70. Desempenho pífio.
O mesmo aconteceu comigo...mas vamos confiar que já deu certo!
O edital disse “será eliminado o candidato que obtiver nota zero na prova discursiva” página 21 item 7.1.2.7!!! Já no item 7.1.2.1.7 do edital diz que “OBTERÁ NOTA ZERO O CANDIDATO que der resposta com o NÚMERO inferior ao mínimo de linhas”. Já na PROVA dizia “NÚMERO MÍNIMO DE LINHAS É X” esse número X mudou de acordo com o bloco
A forma como as bancas contam a hora é ridícula. Mesmo entendendo como funciona a contagem, sempre confunde o candidato. Tem que raciocinar na prova, e na contagem do tempo. Horrível.
Tem que ser muito burro pra não entender desculpa não tenho outro nome pra chamar
Certinho, e vamos para próxima luta.
Isso aí amiga, me revoltei pq fiz o bloco 4, totalmente direcionado pra área da saúde, mas quarta feira já cai na real e bola pra frente
Deus lhe abençoe ,hj é sempre !
Tudo no tempo de Deus ,não esqueça disso !
Ele capricha nos projetos dele em nossas vidas .🙌❤️
Gostei muito de como a prova foi elaborada.Deu tempo de preparar para redação.Blovo 5
Força, Guerreiro. Espero que na próxima dê tudo certo.
Tb passei esse susto com a contagem do tempo... Fiz tudo numa correria e adrenalina danada por causa disso.
O tempo dado pela manhã foi pouco, pra quem fez o bloco 2 na área de tecnologia sofreu pra elaborar uma dissertativa de qualidade com aquela situação dada na redação, aí de tarde teve tempo de sobra.. vai entender né. Foi uma das provas mais cansativas que já fiz, terminei o dia esgotado!
😢
A prova saiu de conhecimentos para resistência (igual ao ENEM).
Essa contagem de tempo tb me confundiu geral e a fiscal avisou que nao ia falar em voz alta, só iria apagando quando passasse o tempo ! Fiz na correria a tarde ,sobrou tempo e errei questao de bobeira pq passei pro gabarito correndo. Tem que rever isso.
A falta de um relogio verdadeiro na parede tambem me atrapalhou.
A contagem de tempo em concursos, em geral, é assim e faz tempo. A gente controla a contagem olhando o quadro na sala, abstraindo o tempo passado!
Fui bem nas objetivas e acredito que fui bem nas discursivas. Porém, não marquei o número do gabarito no turno manhã, confesso que na hora só queria me sair bem nas objetivas e discursiva
A decepção comigo está grande, mas tentando seguir em frente e estudar para outros concursos.
Qual o teu bloco?
@@thiagocavalcante8440 bloco 4.
@@thiagocavalcante8440 bloco 4.
@@thiagocavalcante8440 4
A leitura do edital faz parte da preparação para um concurso. No edital do cnu estava escrito o tipo de texto da redação, o número de linhas e os critérios de avaliação. Além disso, na própria prova estava escrito o quantitativo de linhas que devia ter o texto. No caderno de resposta tinham várias instruções, entre elas marcar o tipo de gabarito e transcrever a frase. Não adianta culpar fiscal, o concurseiro tem que ir preparado. Tudo isso me traz mais esperança de que é possível em conseguir a aprovação. Já que muita gente parece que caiu de paraquedas nesse concurso. Com certeza a redação vai eliminar muita gente. Imagina a qualidade desses textos dissertativos.
Isto ai. A gente se frustra mas "amanha é outro dia" vamos em frente
A regra é clara. Está no edital. Eu quase, também, perdi a parte da manhã por não ter marcado o número da minha prova. Concurso é transpiração e sorte.
Eu n assinei o caderno mas quando fui saindo o fiscal me chamou e me fez assinar 🙌
Ia fazer esse concurso mas fiquei dois meses sem estudar , não treinei redação aí desisti de fazer mas bora retornar as estudos uma hora da bingo!!
TB não estudei mas fiz mesmo assim
O edital não especificava a quantidade de linhas, somente que era dissertativa. O restante todos descobriram no dia mesmo, pra quem leu as instruções da prova
parabéns. vc me inspira a não desistir.
Como a galera esquece o básico? Parece-me que uma % que foram fazer a prova nunca fizeram um concurso público, tampouco enem, uma pena 😢
Tempo curto e maioria pensando na redaçao
Concordo, se o concurso era baseado no Enem é certo que o tempo deveria ser bem adminiatrado
@tentenaorir128 como se tivessem ficado sabendo na hora!!
@@tentenaorir128 pow, a primeira coisa que se faz ao soar o sino é prencher com seu nome na prova e colocar a numeração da prova no gabarito, transcrever o texto. É o básico.
@@rafaelcolares5214 na hr eu n sei ne,so tou dizendo uma possivel hipótese
Cara, mas esse lance das linhas tinha na questão. O pessoal não lê as recomendações da prova e depois reclama.
Exatamente. E se não me engano tinha entre 30 e 40
@@arianecavalcante7488 o limite era diferente pra cada bloco
@@arianecavalcante7488 cada bloco tinha a definição na prova.
O pessoal precisa fazer dois cursinhos. Um para aprender a fazer prova, e outro sobre o conteúdo propriamente dito.
É guerreiro também sou mike, tô na luta de concurso também, oh negócio é não parar abraço
Muita frustração, no rascunho fiz mais de 35 linhas mas no rascunho parei em 32 com a fiscal tomando a prova da minha mão. Achei pouco tempo de prova pro primeiro turno, e pro seugundo turno sobrou tempo... Achei o tempo curto pra minimo de 35 linhas.
@@Brandao97 eu achei o tempo longo d+ para ambos os períodos
@@jhunnyorcampos4051 caramba, você realmente é exceção viu cara… tudo bem q eu acho q n usei a melhor estratégia de administração de tempo. Mas pra tu escrever num rascunho de 35 linhas é passar a limpo e fazer as 20 questões lendo com atenção toda a prova sem chutar, 2h e meia eu considero um tempo bem apertado. Pra segunda parte achei tranquilo..
@@Brandao97 não dá trela pra esses mentirosos de plantão. Tá cheio de "bonzão" na Internet. O tempo foi muito curto, sim.
@@dlb_1986 e pelo visto o bonzão aí fez bloco 8 nem foi o bloco 7 que exigiu as 35 linhas hahaha por isso achou fácil. Questãozinha de ensino médio….
Com cinco minutos tive que concluí a discursiva, mas consegui, em vez de súmula 244 coloquei artigo 244 da gestante, mas coloquei os direitos correto, em casa treinei 4 discursivas, isso que me ajudou no dia!
Irmao, essa parada da hora no quadro aconteceu comigo, achei que tinha estourado o tempo e sai chutando tudo
Isso aí quebrou muita gente
😂😂😂😂. Adorei a sinceridade e a espontaneidade
Se esta ruim para vc ja e concursado, imagina para todos nos nao somos concursado.
Se for levar a risca o concurso tem que ser anulado. Visto que a parte discursiva continha a identificação com o nome completo do candidato na parte superior.
Achei muito estranho isso!
😢
A prova foi otima ...Fiz tudo certo se nao passar foi minha falha
Os professores do Gran nos falaram que essa banca pede esse número de linhas mesmo, de prova de nível superior. Eu já estava esperando
Minha esposa estudou durante 1 ano quase 8 horas todos os dias de domingo a domingo para uma fiscal desgracada nao explicar as marcações de gabarito quando entregou a prova, explicou apenas que tinha que anotar a frase e o nome, porem nao falou do número do gabarito... Quando minha esposa voltou para fazer a prova da tarde que ela descobriu que tinha que anotar o número e ela não tinha anotado (estresse de 1 ano estudando e com a preocupação de tempo de prova e resolução de questoes)... Enfim, resumindo ela fez pontuação para ser aprovada (bloco 3 estava concorrendo a vaga de auditora fiscal) e foi desclassificada jutamente com 50% das pessoas da sala dela pelo msm motivo , bola pra frente mas que é frustrante é.
Eu também não marquei o número de gabarito em nenhum das provas, só assinei e transcrevi a frase😢 e pôs a digital, agora não sei como fica.
O CNU NAO VAI PODER ELIMINAR QUEM IDENTIFICOU O GABARITO DE ALGUMA FORMA. Vejam as instruções da alínea 9.f do caderno de provas:
9. Será eliminado deste Concurso Público o candidato que...
f) deixar de transcrever corretamente, nos espaços próprios do Cartão-Resposta/Página de Dissertativa, o número do gabarito e a frase constantes na capa do caderno de questões.
De acordo com essas instruções, seria eliminado o candidato que não preenchesse nem o número do gabarito, nem a frase constante na capa do Caderno de Questões. No trecho “o número do gabarito e a frase”, o “e” é uma conjunção, que só será verdadeira quando todas as proposições forem verdadeiras. Portanto, vcs poderiam ter marcado apenas o número do gabarito ou somente a frase. Ao falar que o candidato será eliminado, o MGI comete um sério equívoco e eles precisam ser questionados sobre essa redação incongruente.
FAÇAM UMA DENÚNCIA DE FATO NO MPF.
@@joice_sales FAÇA UMA DENÚNCIA NO MPF. ASSIM QUE O MP COMEÇAR A SE MOVIMENTAR, O MGI VAI VOLTAR ATRÁS RAPIDINHO. MAS TODO MUNDO QUE FOI PREJUDICADO DEVE FAZER A DENÚNCIA. EXPLIQUE SEU CASO E COPIE E COLE ESTE TEXTO QUE EXPLICA DIREITINHO PORQUE VC NAO PODE SER ELIMINADA. No contexto gramatical e semântico, o uso da conjunção “e” indica uma relação cumulativa entre as duas condições mencionadas: a não marcação do tipo de prova e a omissão da transcrição da frase. A conjunção “e” funciona como um operador lógico que une duas proposições , exigindo que ambas sejam verdadeiras para que o resultado final (nesse caso, a eliminação) se aplique. Sem essa cumulatividade, ou seja, sem que ambas as condições sejam atendidas, a consequência prevista no edital não deveria ser aplicada. Isso significa que a penalidade (eliminação) está condicionada à ocorrência simultânea dessas duas falhas: deixar de marcar o tipo de prova e não transcrever a frase. Portanto, se você transcreveu a frase corretamente, mas não marcou o tipo de prova, apenas uma das condições foi atendida para a eliminação, e não ambas.
Eu tive a sorte da fiscal avisar no momento que entreguei a prova no turno da manhã.
Eu avisei na minha sala; quando li as instruções, falei: pode preencher a frase agora?
Aí o povo: que frase?
Aí a fiscal: leiam as instruções.
Aí falei: tem frase e número de gabarito pra identificar a prova. Enfim, deu certo na minha sala.
No comando da minha redação estava de 30 a 40 linhas.
Qual bloco ?
Colega no próprio caderno do gabarito tinha a regra de no mínimo de 30 linhas, não pdoe ser eliminado porque escreveu 30 e não 35, tem que respeitar o mínimo de 30
Quem é ProUni se deu bem
Nível médio?
Bloco 7 era de 35 a 40
@@anamartins7261bloco 5
@@anamartins7261 ah tá no bloco 4 era 30
@@anamartins7261 entendi, no bloco 7 era de 35 isso? Pq nível superior era de 30
@@anamartins7261 vdd li agora era de 35 o mínimo eu escrevi 36 kk
Pow cara, que desabafo esse sobre a PM, no final hein.
Eu rerpovei duas vezes no TAF da PM do ES, mas só fiquei triste pelas reprovações em sim, por não conseguir realizar a prova física.
Pelo cargo, nem tanto. Nunca foi meu sonho, só estava querendo ter um pouco mais de conforto do que eu tenho no cargo que estou, agente de endemias na prefeitura.
Cara, saí dessa prova desnorteada!! E o tamanho dos textos das questões sobre "realidade brasileira", quase uma pagina por questão!!!! Aquela contagem de tempo foi a pior porcaria q inventaram, tbm chutei correndo, achando q faltava meia hora e faltava 1h. Várias situações revoltantes, desanimador..
Me perdi com o tempo e quase não consegui terminar a redação e preencher o cartão de resposta, fiquei frustrado, dava pra sair uma redação 10/10.
Pessoal que tá reclamando com certeza não leu o edital e não prestou atenção nas instruções que estavam no caderno de questões! Acho engraçado 😅
Eu nao estudei para o CNU, mas resolvi fazer porque aproveitaria alguma coisa das materias que estou estudando para outro concurso. Acertei 50 das 70 questoes. O tema da redacao achei fácil, fiz as 40 linhas com tranquilidade. Para quem estudou para esse certame, provavelmente achou fácil. Me inscrevi para o bloco 7 porque sou contadora, eu devia ter estudado.
Sucesso pra você, pois com essa nota, tem grande possibilidade de você tomar posse
@@joaoesteves1454 Pior que não, amigo. Acho q as notas de corte vão ser altíssimas, parece que só quem fez mais de 80% tem alguma chance, mas vou seguir estudando pro meu objetivo. Boa sorte p vc tb!
@@priscila4733 meu Deus... Não sabia... Por isso estão dizendo que esse foi a maior furada... Se você que pra mim tirou um baita de um notão, "não está dentro" imagina pra mim que fiz 55% de prova kkkkkk.
Enfim... O lance agora é se ligar nos outros que vierem, como o TSE e BNDES. Mas obrigado a você também moça e que Deus te abençoe
@@joaoesteves1454 sim, se entrar lá no ranking do de olho na vaga ou no ranking do Estratégia vai ter uma ideia. Mas é isso aí, uma hora a nossa vez chega! Boa sorte!
Tu jura mano?
Lógico que não... Na frente da prova estava escrito que é uma máquina que passa em cima do gabarito e identifica os pontinhos. Jura que a máquina vai buscar a prova e folhear pro bonitão ou bonitona que não leu essa informação?? Me economiza velho😅
Exato! 😂
Conversei com vários conhecidos e muitos estavam desgostoso com esse concurso mesmo , a tragédia no Sul deixou muita gente triste
Tbm tive esse problema quanto ao tempo pela manhã, confundi bastante e terminei a redação nas ultimas.
De manhã a marcação de hora foi de boa, mas a tarde a fiscal mudou o jeito e eu acelerei a leitura achando que ja tava acabando o tempo sendo que faltava 1:30
Será que vão incluir no novo CNU as Polícias PF, PRF E PPF? tomara que não mudem as matérias, tô na pega pra PRF desde 2018. Mestre, sou Policial Penal MG, tenho vontade de passar na PRF, também já passei em outros concursos. Tenho vontade também de passar em um concurso que me dê tranquilidade
O tempo de prova da manhã foi muito curto para uma redação e questões, ou se dedicava mais para redação ou para as questões, os dois estava difícil. Desgosto mesmo!
Gestão do tempo.
Falta de experiência em outras provas. A experiência é crucial
Num é nada disso Enem é min 8 linhas e previsto 30 linhas. O CNU não disse o mínimo, só veio previsto.
@@k38421 não compare concurso com Enem. São bem diferentes 🧐
Cara, eu lí as instruções da capa do caderno duas vzs. Na segunda vez que eu percebi que nao tinha marcado o gabarito, ainda bem q lí novamente.
A quantidade de linhas depende do bloco. Bloco 8 era entre 26 a 30.