Muito interessante seu trabalho. Parabéns! A classe política do nosso Estado do Pará deveriam se envergonhar em ter um Estado tão rico nas mãos e ver paraenses em massa arrumarem as malas para migrarem para outros Estados, em busca de reconhecimento profissional, educacional, segurança, moradia e etc. Nosso Estado sozinho tem a dimensão de um País. Tem uma floresta que é a maior riqueza do mundo ! Tem o melhor clima do Brasil, tem solo plaino, fértil, mas é como se não tivesse nada. Nós saímos do nosso Estado, porque não somos valorizados como filhos dele. Aqui só temos o direito de trabalhar e pagar o luxo que os catarinenses querem, mas aqui estamos trabalhando, pelo menos isso...😢 Mas eu não me orgulho de ser a mão de obra que os catarinenses querem, só que não temos outra saída. Estar distante do meu Estado, viver uma cultura que não é a minha, conviver com pessoas tão diferentes de mim. É uma das maiores tristezas que tenho passado. Só quem vive sabe. Mas é necessário.
Sejam bem vindos ao meu estado. Minha Joinville necessita de muita mão de obra. Vocês migrantes, estão colaborando para que o progresso e bem estar, estejam em constante evolução.
Sou paraense e saí do Pará e fui morar no Amapá, há mais de 30 anos, sou concursado e a cidade de Macapá está ficando lindíssima na gestão do prefeitão Furlan. Ou seja, o povo precisava votar com a razão e parar de ter políticos de estimação! O Pará é riquíssimo, mas os políticos destroem o Estado, além do mais para haver mudanças é preciso estudar e empreender segundo o fluxo produtivo local e inovar, pesquisar e desenvolver novos produtos e serviços porque a demanda existe para um estado tão grande e rico. Outrossim, é preciso não procrastinar, como paraense vejo a necessidade de mudanças culturais ao povo se quisermos parar de sairmos do nosso estado e falo por mim mesmo que procrastinei, perdi tempo com efemeridades e quando vi oportunidades haviam passado. Você jovem está contribuindo para que surjam novos líderes ao questionar os modelos sociais, políticos e econômicos, estais a contribuir nacionalmente, pois o caráter do povo brasileiro no particular geral é tudo igual, já visitei vários estados e vi as mesmas mazelas. Santa Catarina é terra de empreendedores nos diversos setores econômicos, eles e aqui no Amapá, todos estamos tendo as oportunidades, falta apenas a visão, ação no nosso caso, o Pará é muito rico, falta as pessoas possuírem a vontade de crescer, talvez não tenhamos um estado mais rico que o Pará em terras agricultáveis, riquezas minerais e biológicas, pessoas lindas e maravilhosas que apreciam a boa vida que o estado proporciona. Obrigado por seus vídeos, eles vão ajudar muitas pessoas.
Eu sou paraense e moro em Curitiba a 12 anos. Gracas a Deus passei em Concurso Publico. E aqui estao precisando de trabalho assim como em SC, o problema é que no Pará nao consegui mesmo com graduacao
A minha irmã trabalhou no aeroporto e cresceu muito na empresa, e olha que ela só tem nivel médio! Ela subiu de cargo, mas por questão das filhas estarem em Belém, ela voltou pra Belém! Eu ja pra la justamente pra tentar emprego na minha área!
É A MESMA COISA DE POR QUE BAIANOS,NORDESTINO NO GERAL VAO PARA SAO PAULO E RIO DE JANEIRO. EU TRABALHEI EM SAO PAULO EU ERA A UNICA PARAENSE DA EMPRESA
Pois é mas eu continuo achando essa conversa de colocar nordestinos e nortistas como as pessoas que falam alto e que causam sujeira um papo morto de preconceituoso, ao mesmo tempo que acha tudo bem explorar mão de obra barata para as indústrias sem fazer qualquer comentário crítico porque tudo bem explorar pessoas desde que elas não causam nenhum incômodo.
ágora é hora de investir na saúde moradia educação com essa tragédia quê aconteceu no Rio Grande do Sul muitos gaúchos vão vir pra Santa Catarina refazer suas vidas e pelo quê eu saiba Pará não está passando por nenhuma calamidade pública e empregos no Pará tem sim só falta gente quê queira trabalhar
@@SenhoritaM2024 na época quê fiz esse comentário achei realmente quê os gaúchos não conseguiriam se erguer mais errei ? Gaúchos não abaixa a cabeça não são como os paraenses quê preferem fugir sem lutar
@@suibertoairoso7095 Fugir sem lutar? Você está tirando essas informações da onde? Muito cuidado com suas palavras sem saber a realidade, elas podem voltar contra você.
Excelente material, fiquei intrigado e curioso com essa migração de paraense para Santa Catarina quando estava assistindo Figueirense X Paysandu em 2022 e tinha pelo menos mais de 3mil torcedores do Paysandu no setor visitante do estádio com bandeira e bateria seria inviável esse povo todo ser de caravana. Só ali me de conta do tamanho da migração paraense, que de certa maneira não deixa de ser muito triste ter que deixar sua terra natal por falta de perspectiva de uma vida melhor.
Que bom que o material faz sentido, trouxeste um ponto que ainda não tinha analisado que é a massiva presença de paraenses em estádios de Santa Catarina.
Tem muitos casos que eu acompanhei de pessoas que mentem sobre o valor dos seus salários. Eu j morei lá, e que eu vi lá e que os valores são equiparados aos que ganhariam aqui, mais geralmente dizem que ganham mais p contar vantagens. Esse é um fator que atrai muita gente.
@@fabiomartins8119 exatamente meu caro. Sou aqui do nordeste e tenho conhecidos no Rio Grande do Sul, que nasceram e se criaram lá, e pelas conversas, a média salarial é a mesma aqui do nordeste. Talvez o que muda, a depender da cidade, é a oferta de emprego. Mas a média salarial é praticamente a mesma
@odisseu5082 exatamente as pessoas que mais saem daqui para aquela região, vão iludidos com essa mentira contada várias vezes. Inclusive aqui desse canal que não se preocupou em averiguar.
O desemprego e um dos fatores que obriga o paraense sair de sua cidade Poucas oportunidades Aqui em belem o trabalhador ganha pouco tánbem é muito explorado pelos enpresario Santa Catarina Goiânia há muitas oportunidades de trabalho
Oque precisa é ter um grande porto como o de Itajaí. Oque gera emprego são empresas e não o estado, que empresa vai querer se instalar no Pará, sendo que nossa logística não é da melhores muito menos um bom porto para escoar seus produtos ? Nenhuma !
A vergonha é tanta que o minério de ferro que sai da VALE, acaba indo por uma linha de trem que sai de lá rumo ao Maranhão e sabe porque ? Porque lá tem porto de grande porte para escoar esse insumo valioso.
Irmão a gente tem obra 🏗️ de infraestrutura de sobra na região amazônica projetos que sempre prioriza o grande capital e causam grandes impactos ambientais e sociais para a população local, em tempos de mudanças climáticas não queremos mais obras como essas, o que queremos de fato são projetos verdes de geração de renda e autonomia nos territórios para que os amazônicos não precisam migrar mas sem esse papo de desenvolvimento com grandes obras de infraestrutura que devia ter terminado na década de 70.
Pois é mas isso aí acaba gerando alguns empregos e agravando ainda mais a concentração de poder econômico além de ser projetos de grande impactos ambientais que tem causado tantos problemas na região, o que precisamos de fato são projetos de geração de renda e autonomia das pessoas em seus territórios para que não precise migrar ao mesmo tempo não precisar ser impactado por grandes projetos que aumentam ainda mais as desigualdades.
@@suibertoairoso7095eu estava disposto a ir, porém conseguir um aumento de R$1.000,00 um dia após ter pedido demissão, a empresa entrou em acordo comigo e com este valor consigo pagar o plano de saúde da minha mãe e continuar no Pará
Muito interessante seu trabalho. Parabéns!
A classe política do nosso Estado do Pará deveriam se envergonhar em ter um Estado tão rico nas mãos e ver paraenses em massa arrumarem as malas para migrarem para outros Estados, em busca de reconhecimento profissional, educacional, segurança, moradia e etc. Nosso Estado sozinho tem a dimensão de um País. Tem uma floresta que é a maior riqueza do mundo ! Tem o melhor clima do Brasil, tem solo plaino, fértil, mas é como se não tivesse nada. Nós saímos do nosso Estado, porque não somos valorizados como filhos dele. Aqui só temos o direito de trabalhar e pagar o luxo que os catarinenses querem, mas aqui estamos trabalhando, pelo menos isso...😢 Mas eu não me orgulho de ser a mão de obra que os catarinenses querem, só que não temos outra saída.
Estar distante do meu Estado, viver uma cultura que não é a minha, conviver com pessoas tão diferentes de mim. É uma das maiores tristezas que tenho passado. Só quem vive sabe. Mas é necessário.
Muitos obrigado pelo seu depoimento super importante.
@@ClaudioDossantos-ch5wg🎯
Sejam bem vindos ao meu estado. Minha Joinville necessita de muita mão de obra. Vocês migrantes, estão colaborando para que o progresso e bem estar, estejam em constante evolução.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Parabéns pelo conteúdo. Farei uma reação muito respeitosa ✋🏻😊
Tá bem, fique a vontade, estamos aqui pra dialogar e ir compreendo juntos essa problemática!
Sou paraense e saí do Pará e fui morar no Amapá, há mais de 30 anos, sou concursado e a cidade de Macapá está ficando lindíssima na gestão do prefeitão Furlan. Ou seja, o povo precisava votar com a razão e parar de ter políticos de estimação! O Pará é riquíssimo, mas os políticos destroem o Estado, além do mais para haver mudanças é preciso estudar e empreender segundo o fluxo produtivo local e inovar, pesquisar e desenvolver novos produtos e serviços porque a demanda existe para um estado tão grande e rico. Outrossim, é preciso não procrastinar, como paraense vejo a necessidade de mudanças culturais ao povo se quisermos parar de sairmos do nosso estado e falo por mim mesmo que procrastinei, perdi tempo com efemeridades e quando vi oportunidades haviam passado. Você jovem está contribuindo para que surjam novos líderes ao questionar os modelos sociais, políticos e econômicos, estais a contribuir nacionalmente, pois o caráter do povo brasileiro no particular geral é tudo igual, já visitei vários estados e vi as mesmas mazelas. Santa Catarina é terra de empreendedores nos diversos setores econômicos, eles e aqui no Amapá, todos estamos tendo as oportunidades, falta apenas a visão, ação no nosso caso, o Pará é muito rico, falta as pessoas possuírem a vontade de crescer, talvez não tenhamos um estado mais rico que o Pará em terras agricultáveis, riquezas minerais e biológicas, pessoas lindas e maravilhosas que apreciam a boa vida que o estado proporciona. Obrigado por seus vídeos, eles vão ajudar muitas pessoas.
Obrigado pelo seu comentário super construtivo, volte sempre.
Eu sou paraense e moro em Curitiba a 12 anos. Gracas a Deus passei em Concurso Publico. E aqui estao precisando de trabalho assim como em SC, o problema é que no Pará nao consegui mesmo com graduacao
@@brunoamoras1930 exatamente, eu sou formado com pós graduação e já estou a quase um ano parada pois não tenho opção
🥹
A minha irmã trabalhou no aeroporto e cresceu muito na empresa, e olha que ela só tem nivel médio! Ela subiu de cargo, mas por questão das filhas estarem em Belém, ela voltou pra Belém! Eu ja pra la justamente pra tentar emprego na minha área!
As matéria do meu amigo são ótimas parabéns 🤝🤝
É A MESMA COISA DE POR QUE BAIANOS,NORDESTINO NO GERAL VAO PARA SAO PAULO E RIO DE JANEIRO.
EU TRABALHEI EM SAO PAULO EU ERA A UNICA PARAENSE DA EMPRESA
Pois é mas eu continuo achando essa conversa de colocar nordestinos e nortistas como as pessoas que falam alto e que causam sujeira um papo morto de preconceituoso, ao mesmo tempo que acha tudo bem explorar mão de obra barata para as indústrias sem fazer qualquer comentário crítico porque tudo bem explorar pessoas desde que elas não causam nenhum incômodo.
ágora é hora de investir na saúde moradia educação com essa tragédia quê aconteceu no Rio Grande do Sul muitos gaúchos vão vir pra Santa Catarina refazer suas vidas e pelo quê eu saiba Pará não está passando por nenhuma calamidade pública e empregos no Pará tem sim só falta gente quê queira trabalhar
@@suibertoairoso7095 de onde tirou essa informação?
@@SenhoritaM2024 na época quê fiz esse comentário achei realmente quê os gaúchos não conseguiriam se erguer mais errei ? Gaúchos não abaixa a cabeça não são como os paraenses quê preferem fugir sem lutar
@@suibertoairoso7095 Fugir sem lutar? Você está tirando essas informações da onde? Muito cuidado com suas palavras sem saber a realidade, elas podem voltar contra você.
Tem muitos maranhenses e paraenses em Goiás e a maioria trabalha muito
Excelente material, fiquei intrigado e curioso com essa migração de paraense para Santa Catarina quando estava assistindo Figueirense X Paysandu em 2022 e tinha pelo menos mais de 3mil torcedores do Paysandu no setor visitante do estádio com bandeira e bateria seria inviável esse povo todo ser de caravana. Só ali me de conta do tamanho da migração paraense, que de certa maneira não deixa de ser muito triste ter que deixar sua terra natal por falta de perspectiva de uma vida melhor.
Que bom que o material faz sentido, trouxeste um ponto que ainda não tinha analisado que é a massiva presença de paraenses em estádios de Santa Catarina.
Tem muitos casos que eu acompanhei de pessoas que mentem sobre o valor dos seus salários.
Eu j morei lá, e que eu vi lá e que os valores são equiparados aos que ganhariam aqui, mais geralmente dizem que ganham mais p contar vantagens.
Esse é um fator que atrai muita gente.
Curioso, faz sentido.
@@fabiomartins8119 exatamente meu caro. Sou aqui do nordeste e tenho conhecidos no Rio Grande do Sul, que nasceram e se criaram lá, e pelas conversas, a média salarial é a mesma aqui do nordeste. Talvez o que muda, a depender da cidade, é a oferta de emprego. Mas a média salarial é praticamente a mesma
@odisseu5082 exatamente as pessoas que mais saem daqui para aquela região, vão iludidos com essa mentira contada várias vezes.
Inclusive aqui desse canal que não se preocupou em averiguar.
O desemprego e um dos fatores que obriga o paraense sair de sua cidade
Poucas oportunidades
Aqui em belem o trabalhador ganha pouco tánbem é muito explorado pelos enpresario
Santa Catarina Goiânia há muitas oportunidades de trabalho
Oque precisa é ter um grande porto como o de Itajaí.
Oque gera emprego são empresas e não o estado, que empresa vai querer se instalar no Pará, sendo que nossa logística não é da melhores muito menos um bom porto para escoar seus produtos ? Nenhuma !
A vergonha é tanta que o minério de ferro que sai da VALE, acaba indo por uma linha de trem que sai de lá rumo ao Maranhão e sabe porque ? Porque lá tem porto de grande porte para escoar esse insumo valioso.
Irmão a gente tem obra 🏗️ de infraestrutura de sobra na região amazônica projetos que sempre prioriza o grande capital e causam grandes impactos ambientais e sociais para a população local, em tempos de mudanças climáticas não queremos mais obras como essas, o que queremos de fato são projetos verdes de geração de renda e autonomia nos territórios para que os amazônicos não precisam migrar mas sem esse papo de desenvolvimento com grandes obras de infraestrutura que devia ter terminado na década de 70.
Pois é mas isso aí acaba gerando alguns empregos e agravando ainda mais a concentração de poder econômico além de ser projetos de grande impactos ambientais que tem causado tantos problemas na região, o que precisamos de fato são projetos de geração de renda e autonomia das pessoas em seus territórios para que não precise migrar ao mesmo tempo não precisar ser impactado por grandes projetos que aumentam ainda mais as desigualdades.
qualquer lugar é mais barato de se viver do que em Belém. Belém é pra quem tem! e muito $$$$
Concordo de fato se engana quem pensa que Belém não tem um custo alto.
Conheço um monte de pessoas mesmo
É sempre assim
Eu quase fui, minha irmã já trabalhou lá, eu ia pra conseguir emprego
Dois salários mínimos? 🤔
Falta pesquisa salvaterrense
Legal, salvaterrense em Santa Catarina?
Sou de Pernambuco, tb migrei para SC.
Legal Daniel, você teve sucesso em seu deslocamento?
A saúde pública de SC é melhor que a de Belém?
só quê agora com essa migração quê está acontecendo a saúde de santa catarina vai super lotar como já está acontecendo
@@suibertoairoso7095eu estava disposto a ir, porém conseguir um aumento de R$1.000,00 um dia após ter pedido demissão, a empresa entrou em acordo comigo e com este valor consigo pagar o plano de saúde da minha mãe e continuar no Pará
@@suibertoairoso7095vai nada
Não. Melhore ai no para ao invés de fugir
SANTA CATARINA É SÓ ILUSÃO 😂
@@marajoando_cultural A indústria se beneficia de pessoas sem qualificação, independentemente do lugar em que nasceu.
Tem que ter profissão
Importante