Como vai meu amigo...tudo bem . Primeiro, parabéns pelo vídeo, muito equilibrado e olhando para os reais fatos. Segundo - o CONFEA/CREA ainda tem sim quem (ou oque perder) tem os TECNÓLOGOS. Espero que o CREA, agora que perdeu os técnicos possa dar mais atenção à está classe que tem a cara do profissional do século 21. Obs - Hoje os TECNÓLOGOS vivem exatamente os mesmos dilemas que os técnicos viviam. Caso queira conversar mais sobre o assunto...é só chamar. Abraços e sucesso
Setembro de 2020. Muito bem colocado. Embora o vídeo ê antigo. Hoje o CFT está funcionando redondinho, deu todas atribuições que os Creas escondia. O autor do vídeo fala da perca de 50% e cita a saída do crea dos arquitetos e que não tem mais categoria para sair. Digo tem sim. Os Agrônomos e porque digo isso, faz anos A agronomia deixou de ser engenheira e ficou com o titulo somente de AGRONOMO. O mec revisou ha mais de 5 anos a relação de profissões. No caso de engenharia tinha mais de 250. Hoje tem menos de 90.
Engenheiro x técnicos, sempre terá essa rivalidade. Mas tem que haver respeito, pois um precisa do outro. Crea ou Cft, tanto faz, só vai mudar a conta$.
Concordo, mas acho que pedimos independente cedo de mais. Eu trabalhava emitindo ART e até o momento meu cadastro no novo órgão não foi concluído. Além disso há pouco acesso ao atendimento. Tudo no começo é mais difícil mesmo, entendo mudança é desconfortavel. Mas acho que deixaram a desejar.
Sim Davi! Independente de mudanças o acordo deveria ser cumprido, o que não aconteceu. Como você, tem muitos técnicos que estão impossibilitados de trabalhar e isso é trágico. Abraços!
Parabéns pelo vídeo, foi muito esclarecedor! INFELIZMENTE desde setembro de 2018 quando o setor técnico foi desmembrado do CREA, não consigo acessar o site do CFT para dar continuidade ao meu trabalho, desde então tenho sido prejudicada por tal descaso do CFT com seus próprios membros. Fiz contatos por e-mail,mandei vários, liguei milhões de vezes e não tive retorno. Sigo mais um dia tentando contato e mandando e-mails, e mais um dia sem poder exercer minha função. LAMENTÁVEL!!!!!
Os técnicos são de suma importância nos processos pois eles agregam valor para as empresas tanto que elas fazem questão do registro CREA mesmo contratando como auxiliar o que acontece muito. Os técnicos não são valorizados como deveriam o CREA e as empresas só quer explorar me formei no CEFET Rio de janeiro umas das melhores escolas técnicas do país pra ganhar salário de fome. Hoje sou gestor pós graduado em logística empresarial não preciso mais de CREA graças a Deus
Bom comentário Daniel, Só lembrando que os Tecnólogos ainda estão no CREA. Apesar que esta classe é bem menos valorizada do que os técnicos pois pagam a mesma anuidade dos engenheiros e as atribuições são praticamente as mesmas do Técnico.
parabens pelas explicações....Cabe aos engenheiros criarem tb seus proprios conselhos para brigarem no congresso e nas camaras de deputados...pois gestores ja se beneficaram muito nos anos anteriores não estão se importando em lutar pelas categorias Pagar CREA de TEcnico ? . o que fizeram para aumentar as atribuições? ..Bem feito ao CREA!!!!! ...vai perdendo credibilidade nas faculdades ..nas empresas...e dos novos estudantes..
Daniel Lemos ! Parabéns pelo vídeo bem explicativo e objetivo. Depois desta explicação e analisando os comentários do meus colegas abaixo, irei cancelar e/ou bloquear meu CREA, já faz muito tempo que tenho, pago e nenhum benefício a não ser a autorização para aprovar projetos, enfim, vou preferir manter meu CRQ do que o CREA. Obrigado
parabéns pela informação. deveria ser separado também no creci. criar um conselho para os gestores imobiliários - com graduação, todos pagam a mesma anuidade caríssima
Olá. Na hora de apresentar o documento, o CREA ainda terá validade ou será exigida a apresentação do CFT? Se sim, onde faço a emissão desse novo documento? Todas as anuidades do CREA, estão em dia. Pagarei a anuidade do CFT, agora no fim de março. Obrigado!
Boa tarde, sendo assim, o registro da minha empresa junto a este novo conselho (CFT, Lei Federal nº 13.639), servirá para a outorga na ANATEL no lugar do CREA ? Pois o responsável técnico é um técnico em Telecomunicações e não um Engenheiro.
Permitiram a criação da função "Analista" pelas empresas exigindo formação em Engenharia com salários pela metade do piso estabelecido. Agora me pergunto pra que serve essas instituições ??
Oi André! Eu concordo contigo que o CREA deveria interferir nisso, mas também acho que os Engenheiros devem se valorizar e não aceitar cargos que não sejam compatíveis com seus conhecimentos. Abraços!
@@DanielLemos O grande problema é que o Crea sempre defendeu a profissão, não o profissional. Então essa questão dos Analistas não afeta a profissão do engenheiro, apenas o profissional engenheiro. Diferente da OAB que defende o Advogado até quando o mesmo não está tão certo assim... O Crea precisa se reinventar! Não vejo um Engenheiro batendo no peito e falando bem do Crea, mas vejo quase todos os advogados orgulhosos em portar uma identidade da OAB... Afinal, são Conselhos de Classe de mesmo peso perante a sociedade...
Daniel, muito bem explicado o vídeo, parabéns. Fiquei com uma dúvida, uma empresa metalúrgica que tem um Profissional Superior registrado no CREA precisa ter também um Profissional Técnico registrado no CFT/CRT?
Olá Ney! O Clube da Engenharia é uma organização antiga (criada em 1880) que dissemina o conteúdo da nossa classe, mas não conheço suas propostas, valores e objetivos. Caso alguém tenha mais informações sobre isso, ficamos no aguardo. Abraços!
Olá Aldevino! Mas isso não vai acontecer, caso os Técnicos migrem mesmo para o CFT, para uma empresa ter um técnico registrado, este terá que ter a sua carteirinha do CFT. Como acontece hoje com os Engenheiros e o CREA. OK? Abraços!
Obrigada Daniel, já não sabia mais o que iria fazer mais, para cancelar, desde 2015 vivo acamada, é ainda tenho que pagar, algo que não tenho condições de pagar, pois meus remédios são caros, também não tenho ajuda do SUS.
Oi Nilceia! Na verdade não tem escolha, todos os técnicos vão migrar para o CFT. O CFT a partir de 20/12/2018 irá cuidar de todos os procedimentos que envolvam os Técnicos Industriais. OK?
pois é, nós técnicos nunca fomos reconhecido pelo CREA, quando fazem os eventos só chamam os engenheiros, rsrs, agora quero ver sobreviver sem nós que somos a maioria, e espero que agora sejamos bem reconhecido..
Olá Hamilton! Sim, dependemos uns dos outros. O melhor era que o conselho continuasse junto, mas como decidiram por separar, temos que extrair o "bem" dessa ocasião. Abraços!
Eu sou técnico e tinha registro no CREA e nesse ano o CFT já me cobrou anuidade e eu já até paguei $238,23 só que eu já estava muito descontente com o CREA que cobrava taxa altas de anuidade e só mandava revista na minha casa e não tínhamos mais nada de beneficio e agora o CFT veio sem muita informação sem mostra seus objetivos sem mostrar as melhorias para a classe de técnicos e se caso o CFT for mesma coisa do CREA vou desistir do registro .
O CREA deveria ter pensado nisso antes de nos ignorar, trabalhei 5 anos executando trabalho em altura e sempre próximo da rede elétrica, o CREA nunca se preocupou com os técnicos, fora o caso da necessidade de emitir uma ART, o contato era apenas na hora de pagar a anuidade, ou seja, esse tal conselho só comia do nosso dinheiro.
Olá Wá Miranda! Eu também acho que o CREA deveria se importar mais com os profissionais cadastrados, pois está perdendo categorias constantemente, 1 a 1 vão saindo, se tivessem com uma boa gestão eu garanto que não seria assim. Abs!
Olá Omano! Os Técnicos estão saindo do CREA. A maioria já saiu, mas ainda tem algumas classes registradas. Eu sugiro que você entre em contato com o CFT e se informe, ok? Abs!
Olá Glaucio! O CFT se encarregará dessa mudança. Nāo tenho muitos detalhes para passar, seria mais interessante você entrar em contato diretamente com eles para verificar. Abraços!
Oi José! Concordo, agora cada conselho terá um documento e isso facilitará bastante as coisas, pelo menos a longo prazo, pois pelo que eu estou vendo a TRT ainda não está funcionando como deveria. Mas vamos aguardar para ver. Abraços!
Verdade uma pecima notícia para o CREA que só pensa na contribuição dos técnicos e não faz nada um lixo de classe. O bom que os técnicos não terão que carregar engenheiro nas Costas.
PARABÉNS amigo pelo vídeos!! Eu sou recém formado técnico agrícola e não tirei a carteiro do Crea ainda oq eu devo fazer nesse caso dessa mudança, procurar o departamento do Crea para mais informações ??
Oi Robson! Nesse caso eu sugiro que você procure diretamente o CFT, pois a partir do dia 20/12 somente eles serão os responsáveis pela categoria. Abraços!
Olá Ildevan! Sim, esse é o momento ideal para o CREA repensar em toda a sua atuação, pois está perdendo diversos profissionais seguidamente, foram os Arquitetos e agora os Técnicos Industriais. Vamos aguardar e fazer sempre a nossa parte na cobrança desse órgão que nós Engenheiros ajudamos a manter. Abraços!
Olá Marcio! Obrigado pela informação. Infelizmente talvez essa seja a resolução dos nossos problemas, o meu medo nesse caso é a politicagem que existe por trás disso tudo. Mas nossa obrigação é sempre cobrar melhorias, seja qual for o órgão. Abraços!
@@DanielLemos Mas Daniel, politicagem existe em tudo, até quando vamos na padaria comprar pão estamos sujeitos a nos submeter a interesses que não são apenas os nossos, se engana demais aqueles que dizem "não gosto de política", porque não tem como, tudo é na base da politicagem! O que não concordo de jeito algum é o camarada não se interessar, não participar, não se informar, as coisas ao redor acontecerem, e aí vem expressões de arrogância, se vitimizando, "ah mas eu não fiquei sabendo", "ah mas tem sindicalista envolvido", "ah mas só formou uma chapa, e eu queria ter participado"... É exatamente o que ocorre atualmente no CFT.
Oi Marcio! Sim, concordo! Mas existem diversas forma de fazer politica e infelizmente no Brasil a politicagem que é mais praticada é onde os políticos usam o povo para servir a eles próprios, onde na verdade deveria ser o contrário! Por isso me dá medo, mas vamos aguardar né! Abraços!
Eu quero saber porque temos que pagar por algo que não exercemos a profissão? Tô pagando por um pedaço de plástico. Gastei tempo e dinheiro pra ficar na gaveta um pedaço de papel e um pedaço de plástico onde sou obrigado a pagar.
Porque é Lei. Todo cidadão que se forma em uma profissão regulamentada precisa se registrar em um conselho de classe, e pagar por anuidades. Bem vindo ao clube!
O sistema está sendo divido aos poucos. Primeiro veio os arquiteto e urbanistas. Agora os técnicos. Depois serão criados os conselhos dos eng civil, eletricista e etc. Só ficará a nata do sistema que irá arrecadar mais das categorias intelectuais. A mútua agradece...
Oi Robson! Nesse caso eu sugiro que você procure diretamente o CFT, pois a partir do dia 20/12 somente eles serão os responsáveis pela categoria. Abraços!
Sou a favor de os engenheiros mecanicos formaram o próprio conselho e lutar pela valorização da classe. O CREA é corporativo e as ARTs da empresa dão mais dinheiro ao conselho. A empresa contrata 10 engenheiros mecânicos e registra 1.
Olá João! Não acredito que esse seja o caminho, mas se for para a valorização desses profissionais, eu concordo! Obrigado pela contribuição ao assunto! Abraços!
@@joaogabrieldasilva3414 Sim mas até os Eng. Civis estão se mobilizando para criar um conselho próprio. Após a criação do CAU, tem ocorrido muitos conflitos de atribuições, o CAU tá puxando tudo pra eles, e como sempre o Crea se omitindo com aquele papo de que defendem a profissão, não o profissional... Agora que começou a incomodar os "queridinhos" do Crea, talvez algo mude naquelas jurássicas resoluções da década de 60, século passado...
Olá Espedito! O registro é válido em todo território Nacional, porém caso queira realizar um serviço em outro estado, terá que pedir um Visto Profissional para o CREA desse estado. Abraços!
Sou técnico em edificações, mesmo as pessoas dizendo q o crea não atendia bem a classe, eu estava satisfeito. Emitia minhas art sem problemas e na hora q eu queria. Agora virou uma bosta. Nem login eu consigo fazer no site do crt. Estou desapontado.
@@DanielLemos Técnico Florestal como fica? Sabe me dizer, porque no sistema do CFT não encontrei a classe. E nem registro consigo fazer.Tenho CREA RJ e agora entrei no site e diz que foi transferido para esse novo conselho e no novo conselho não há nenhuma informação.
Bom dia Marcos! Nesse caso o senhor deverá procurar o CFT, pois o CREA só está emitindo ART ainda para técnicos por conta de uma liminar que deixará de valer no dia 20/12. Segue o site do CFT: www.cft.org.br/ Abraços!
Olá Marcos! Acredito que não mais, pois o CREA tem um prazo superior a 30 dias para a entrega do seu registro profissional e como isso passará a ser gerido pelo CFT em menos de 30 dias, eu acredito que agora somente pelo CFT mesmo. Abraços!
Olá Eletricaac! No momento nada ainda foi muito bem definido 100%. Sugiro que você ligue na central de atendimento do CREA e do CFT e veja com qual dos 2 conselhos sua inscrição ficará nesse momento. Abraços!
Eu estou prestes a terminar o meu curso de Técnico em Edificações, com essa mudanças eu não poderei mais ter o meu registro no crea, e vou ter que esperar o novo conselho se estabilizar?
Oi Thiago! Até o dia 20/12 os Técnicos ainda possuem vinculo com o CREA. Mas sugiro que já veja sua situação com o CFT, pois o seu registro definitivo será com eles. Abraços!
Galera! Consegui tirar a carteira no CFT, paguei anuidade e registro já. Quem tiver dúvidas só deixar o número do zap que mando um áudio explicando como fiz.
Boa tarde meu amigo eu dei entrada no CREA em agosto e até o momento só estou com o protocolo ,vc tem como me enforma como q posso agilizar agora se já estou com o protocolo do cres
Olá Cacilandia! Se já deu entrada e foi aprovado todos os seus documentos, não tem muito o que fazer, é só esperar mesmo. O CREA é um pouco demorado mesmo com a entrega das carteirinhas, mas aguarde que chega, ok? Abraços!
Sou Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Registro no CREA, e Técnico em Edificações e Eletrotécnica, Registro no CFT. Pois bem, diante disso pagarei duas anuidades, o que totalizará R$ 783,14. Além disso tem a empresa a qual também pagará anuidade! Pacote de serviços que poderiam constar apenas de um ART, demandará de uma ART e um TRT, ou seja, financeiramente é ruim. Por outro lado, os técnicos eram tratados como dalit no sistema de casta do CREA, o que melhorará a nossa classe.
Olá Marcelo! Sim, é como eu venho falando desde o incio dessa mudança, a curto prazo a situação fica um pouco complicada, mas a longo prazo eu espero que seja melhor para todas as classes de profissionais envolvidas. Abraços!
Oi Marcelo! Nesse caso teria que confirmar no CREA, mas se essa notificação for referente a um serviço de um técnico, eu não vejo problema de ser atendida por uma TRT. Abraços!
Agora é um conselho EAD , ou seja a distancia , fiscalizações a distancia rs Uma merda, todo mundo querendo comer e tomar o sangue dos técnicos nas anuidade , Crea só levava em consideração os Engª Civis, outra bosta também
Olá Isaias! Concordo que deixa muito a desejar! Mas eu faço valer a pena, toda dúvida que eu tenho eu vou lá, peço ajuda e não deixo eles em paz..kkkk Abraços!
@@DanielLemos Olá, pergunta é, por exemplo me formei em técnico mecânico, peguei certificado, o CREA, depois de registrado no CREA, CREA, fiscaliza a escola para ver se ela tem procedência etc...
Muitas empresas serão notificadas CREA a terem responsáveis de nível superior para esta se responsabilizando pela empresas , essa mudança vai deixar muitos técnicos desempregados , conselho só tem função arrecadar , o que não era diferente do CREA , porem esse órgão ja esta a muito tempo no mercado e tem muita credibilidade perante as instituições.
Segundo está no site no CFT , está escrito : O CREA poderá continuar fiscalizando minha atividade profissional e até emitir multa?. Respostas: Não. O CREA não terá mais essa competência de fiscalizar a atividade profissional dos técnicos, bem como as empresas cujos “responsáveis técnicos” sejam técnicos. Essa responsabilidade será total e exclusiva do Sistema CFT/CRT.
Já eu enxergo diferente, penso que muitas empresas irão cancelar o registro no Crea pra não ter que contratar um Engenheiro, e registrar no CRT para continuar contratando um técnico, que manterá custo menor se comparado a um Engenheiro..
@@zaqueudossantos8963 A diferença é que não se pode contratar Engenheiro por menos do valor estipulado pelo Crea como piso salarial, e o CFT irá também defender um valor para o piso salarial dos técnicos, o pessoal ainda não compreendeu que as coisas estão mudando!
Somente arrecadação e mais nada. O problema é que até pra arrecadar, o novo conselho não tem informação concreta de como vai proceder a emissão dos boletos de pagamento. Kkkk kkkk. Parece piada, mas é sério, liguei para o CFT e o atendente não soube informar sobre as emissões das carteiras e o sistema de emissão da anuidade. Kkkkkkkkk. Putz !!! Que zona. Só arrecadação. Só arrecadação. E o pior que a empresa que trabalho exige a apresentação do pagamento da anuidade. O sistema é muito maior do que achamos ter conhecimento. Vc é só uma pilha e nada mais.
Olá Germano! Infelizmente quem sempre sofre mais é a parte mais fraca (contribuintes). Mas não desiste cara, vai em todos os órgãos de defesa do consumidor e tenta resolver, o que não pode continuar é da forma que está, com os contribuintes sendo prejudicados. Abraços!
Oi Alexander! Bem lembrado, temos que tomar cuidado com isso também, pois nem sempre os objetivos deles serão iguais aos nossos (Engenheiros). Abraços!
Rodolpho, em momento nenhum depreciei nenhuma classe, pelo contrário, fiz esse vídeo para esclarecer as dúvidas de todos, pois muita gente estava me perguntando o que tinha mudado. Abraços!
Na prática, o CFT tem publicado resoluções conflitantes com atribuições dos Engenheiros... www.cft.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Resolucao-n-39-Eletrotencio-800KV.pdf
Desde quando os técnicos fazem trabalho dos engenheiros? Acho que vc puxa muito para o lado dos engenheiros em detrimento dos técnicos. Parece que quer fazer guerra de classes.
Olá Rodolpho! Não disse que um faz serviço do outro, até porque os serviços que são destinados a Engenheiros, somente os Engenheiros podem fazer e nos casos dos Técnicos a mesma coisa, pois na A.R.T. sai o seu título de profissional e isso ninguém pode omitir. Eu disse no vídeo que agora não terá mais essa situação que é muito confusa para o cliente leigo, que enxerga 2 profissionais fazendo o mesmo documento (a A.R.T.). Com isso eu creio que trará muito mais valorização para a TRT tanto quanto para a A.R.T. Espero que tenha entendido o meu ponto de vista. Abraços!
ola sou joao aqui de sjc sp, pessoal estas mudanças precisam de novas leis, tudo que nossos clientes conhecem é ART do crea, e como vão fazer agora, por a lei determina que seja recolhido uma art e isso vem pelo crea, com estas mudanças teremos que ter tb junto a isso novas lei
Correto João! Eu vou mais além, isso vai demandar também que o CFT/CRT, todos os Técnicos e Engenheiros informem constantemente os clientes sobre essa mudança e tudo o que mudará. Para que o clientes também possam já ir se acostumando e se mantenham informado. Abraços!
Desculpa a minha ignorância Doutor Daniel Lemos,mais esse seu video foi infeliz, rebaixou a nossa categoria de técnico um nada posso não ter estudado para ser engenheira,mais batalhei muito para tirar esse CREA.não precisam de nos agora mais já receberam muito dinheiro nosso da classe técnica.
Olá Simone! Desculpe, mas a minha intensão era somente dar essa informação. Respeito muitos os Técnicos, inclusive até tenho muitos amigos técnicos e jamais faria algo para rebaixar essa classe. Mas por vias das dúvidas, poderia me informar em qual parte do vídeo eu faço menções que possam rebaixar a classe dos técnicos, pois sinceramente, eu não faço ideia. Abraços!
@@DanielLemos Vi o outro vídeo, vc se retratando,foi já no final do primeiro,quando VC diz que é bom a separação das categorias MSM,mais isso não importa mais ,pois eu me sinto perdida ate a definição dessa confusão CREA E CFT.
Oi Simone! Mas somente por eu dizer que eu sou a favor da separação você entende que eu estou rebaixando a classe dos técnicos?? Você gostaria de continuar em um conselho que não dava direito de um Técnico ser membro diretivo? Eu acho que as coisas vão melhorar para ambos os lados agora, só isso! Abraços!
Já conheci engenheiros que não sabiam sequer preencher uma ART e não querendo aqui me exaltar , mas eu como técnica que tive que explicar como era preenchimento.Estudamos tanto quanto um engenheiro tb estuda .
Sim, concordo! Existe muitos Engenheiros que não sabem preencher uma ART, como também existem técnicos. É difícil avaliar, mas ao invés de separar, temos que nos unir! Abraços!
Sou engenheiro, e vejo isso como chover no molhado, o que os técnicos querem do CREA? Parar de pagar anuidade? Na boa, o CREA não faz nada nem pelos engenheiros, estão todos abandonados, e não tem nada que o CREA possa fazer pelos técnicos, eles não possuem quase nenhuma atribuição que pode ser estendida, atuam de forma normal como os engenheiros, estão achando que um novo conselho vai atuar de graça? Vão mudar de conselho e continuarão sendo técnicos, e vão atuar como técnicos, isso não vai mudar, da mesma forma que os arquitetos continuaram sendo arquitetos, vão continuar fazendo as mesmas coisas e pagando anuidade por isso, não é que o CREA não faz nada pelos técnicos, ele não tem oq fazer pelos técnicos, o cara opta por se manter como profissional de nível médio e reclama do conselho? Quer o quê agora? Ganhar igual engenheiro? Ter atribuições exclusivas da engenharia? Não faz sentido, estão saindo de um buraco e entrando em outro, ao invés de buscarem melhorar como profissionais ficam jogando a culpa no conselho porque é mais cômodo...
Até acredito que essa pessoa seja formada, mas que arrogância em falar de forma pejorativa com os técnicos, nem todo mundo pretende fazer engenharia, e vejo sim a saída dos técnicos como um passo para reivindicar melhores condições de fiscalização e valorização do Técnico, você não parece ser um engenheiro experiente, os técnicos representam muito no auxílio à gestão e execução de uma obra, seus argumentos são parciais, pejorativos, hoje vejo os Arquitetos mais preparados no mercado do que engenheiros, vejo o arquiteto um profissional completo, entende não só de projetar mas também de orçar, acompanhar e executar obras , além de fazer a concepção estrutural. Abra sua mente . Ofender uma classe não fará você melhor.
@Construtor Técnico Edificações se sou experiente ou não, isso não lhe diz respeito, sobre sua opinião sobre arquitetos e engenheiros, isso também não faz diferença para nós engenheiros ou para o mercado, profissionais ruins existem em todo o lugar, eu não ofendi os técnicos, respeito essa classe, o problema é que quando a verdade é dita muita gente não consegue lidar com ela, e essa é a verdade, me diga onde eu falei mentira? Técnico agora não é mais nível médio? Conselho não necessita mais de anuidade? Se você é tão bom assim ( até porque ninguem vai assumir que é fraco) apenas faça o seu e não se preocupe com opiniões alheias que por acaso são verdadeiras, não tente desmerecer outros profissionais, como vc acabou de fazer com seu comentário comparando engenheiros e arquitetos, você mesmo reclamou de eu ter feito isso (eu não tive a intenção de ofender uma classe), isso é hipocrisia, vc está apenas reproduzindo o discurso que vc diz odiar, e isso apenas exalta sua falta de capacidade e o quanto você sabe que o que eu disse é verdade, até porque não estou tentando argumentar com ninguém, só expus minha opinião e quem realmente tem costume de ler e se informar, ou como vc diz, quem tem experiência vai entender o que eu quis dizer. E não venha você tentar comparar engenheiro com arquiteto e dizer quem é melhor não, vc é apenas um técnico, mal tem capacidade para avaliar isso, deixe esse tipo de coisa para os profissionais que estão acima de vc e que supervisionam seu serviço. Abra a mente você e se ponha em seu lugar rapaz.
Oi Lucas e Construtor! Na minha opinião os técnicos precisam dos engenheiros tanto quanto os engenheiros precisam dos técnicos. Temos que aproveitar esse fato para unir mais as classes, seja a classe de Engenheiros, tanto quanto a classe dos técnicos, pois só seremos uma classe forte, quando unidos. Abraços!
Só sei de uma coisa, ninguém é melhor do que ninguém pois quando morrermos não iremos levar nada só punhados de terra em cima de uma matéria fria e morta !!!
Como vai meu amigo...tudo bem .
Primeiro, parabéns pelo vídeo, muito equilibrado e olhando para os reais fatos.
Segundo - o CONFEA/CREA ainda tem sim quem (ou oque perder) tem os TECNÓLOGOS.
Espero que o CREA, agora que perdeu os técnicos possa dar mais atenção à está classe que tem a cara do profissional do século 21.
Obs - Hoje os TECNÓLOGOS vivem exatamente os mesmos dilemas que os técnicos viviam.
Caso queira conversar mais sobre o assunto...é só chamar.
Abraços e sucesso
Olá Marcos!
Obrigado mais uma vez por sua contribuição!
Esperamos que o CREA dê mais valor aos profissionais desse conselho!
Abraços!
Não achei objetivo este vídeo.
Me pareceu um pouco confuso 🤔
Oi Martha!
Onde ficou com dúvida?
Posso ajudar?
Como consigo a nova carteirinha desse conselho? Visto que a do Crea e um cartão com chip.
Setembro de 2020. Muito bem colocado. Embora o vídeo ê antigo. Hoje o CFT está funcionando redondinho, deu todas atribuições que os Creas escondia. O autor do vídeo fala da perca de 50% e cita a saída do crea dos arquitetos e que não tem mais categoria para sair. Digo tem sim. Os Agrônomos e porque digo isso, faz anos A agronomia deixou de ser engenheira e ficou com o titulo somente de AGRONOMO. O mec revisou ha mais de 5 anos a relação de profissões. No caso de engenharia tinha mais de 250. Hoje tem menos de 90.
Engenheiro x técnicos, sempre terá essa rivalidade. Mas tem que haver respeito, pois um precisa do outro. Crea ou Cft, tanto faz, só vai mudar a conta$.
Pois é, concordo!
Concordo, mas acho que pedimos independente cedo de mais. Eu trabalhava emitindo ART e até o momento meu cadastro no novo órgão não foi concluído.
Além disso há pouco acesso ao atendimento.
Tudo no começo é mais difícil mesmo, entendo mudança é desconfortavel. Mas acho que deixaram a desejar.
Sim Davi!
Independente de mudanças o acordo deveria ser cumprido, o que não aconteceu.
Como você, tem muitos técnicos que estão impossibilitados de trabalhar e isso é trágico.
Abraços!
Fiquei sabendo que a anuidade vai ser de R$ 280,00 que pode dividir de 5x
Olá Lucas!
Não sei te precisar quanto está a anuidade dos Técnicos.
Se alguém souber e puder ajudar...
Parabéns pelo vídeo, foi muito esclarecedor!
INFELIZMENTE desde setembro de 2018 quando o setor técnico foi desmembrado do CREA, não consigo acessar o site do CFT para dar continuidade ao meu trabalho, desde então tenho sido prejudicada por tal descaso do CFT com seus próprios membros. Fiz contatos por e-mail,mandei vários, liguei milhões de vezes e não tive retorno. Sigo mais um dia tentando contato e mandando e-mails, e mais um dia sem poder exercer minha função. LAMENTÁVEL!!!!!
Nossa Emanueli!
LAMENTÁVEL MESMO!
O que era para ser uma melhoria, acabou se tornando um atraso.
Abraços!
Os técnicos são de suma importância nos processos pois eles agregam valor para as empresas tanto que elas fazem questão do registro CREA mesmo contratando como auxiliar o que acontece muito.
Os técnicos não são valorizados como deveriam o CREA e as empresas só quer explorar me formei no CEFET Rio de janeiro umas das melhores escolas técnicas do país pra ganhar salário de fome.
Hoje sou gestor pós graduado em logística empresarial não preciso mais de CREA graças a Deus
Oi Marcelo!
Sim, entendo.
Temos que valorizar mais nossas atividades, essa que é a verdade.
Abraços!
Boa noite, você se formou como Técnico em Eletrônica? Também sou técnico e Tecnológo mas só atuei até agora como técnico.
Eu estudei técnico em eletroeletrônica no SENAI. Solicitei meu registro.
Bom comentário Daniel, Só lembrando que os Tecnólogos ainda estão no CREA. Apesar que esta classe é bem menos valorizada do que os técnicos pois pagam a mesma anuidade dos engenheiros e as atribuições são praticamente as mesmas do Técnico.
Sim Hebert!
Não mudou nada para os Tecnólogos.
Abraços!
Nada se perde .
parabens pelas explicações....Cabe aos engenheiros criarem tb seus proprios conselhos para brigarem no congresso e nas camaras de deputados...pois gestores ja se beneficaram muito nos anos anteriores não estão se importando em lutar pelas categorias Pagar CREA de TEcnico ? . o que fizeram para aumentar as atribuições? ..Bem feito ao CREA!!!!! ...vai perdendo credibilidade nas faculdades ..nas empresas...e dos novos estudantes..
Eu acho melhor agora para os técnicos o site tá funcionando redondinho para emitir nossa trt!
Daniel Lemos !
Parabéns pelo vídeo bem explicativo e objetivo.
Depois desta explicação e analisando os comentários do meus colegas abaixo, irei cancelar e/ou bloquear meu CREA, já faz muito tempo que tenho, pago e nenhum benefício a não ser a autorização para aprovar projetos, enfim, vou preferir manter meu CRQ do que o CREA.
Obrigado
Olá Eliezer!
Muito bom saber que está sendo útil.
Forte Abraço!
parabéns pela informação. deveria ser separado também no creci. criar um conselho para os gestores imobiliários - com graduação, todos pagam a mesma anuidade caríssima
Olá. Na hora de apresentar o documento, o CREA ainda terá validade ou será exigida a apresentação do CFT? Se sim, onde faço a emissão desse novo documento? Todas as anuidades do CREA, estão em dia. Pagarei a anuidade do CFT, agora no fim de março. Obrigado!
Olá Vinicius!
Essas questões você terá que verificar diretamente com o CFT.
Site: www.cft.org.br/
Abraços!
Boa tarde, sendo assim, o registro da minha empresa junto a este novo conselho (CFT, Lei Federal nº 13.639), servirá para a outorga na ANATEL no lugar do CREA ? Pois o responsável técnico é um técnico em Telecomunicações e não um Engenheiro.
Permitiram a criação da função "Analista" pelas empresas exigindo formação em Engenharia com salários pela metade do piso estabelecido. Agora me pergunto pra que serve essas instituições ??
Oi André!
Eu concordo contigo que o CREA deveria interferir nisso, mas também acho que os Engenheiros devem se valorizar e não aceitar cargos que não sejam compatíveis com seus conhecimentos.
Abraços!
@@DanielLemos O grande problema é que o Crea sempre defendeu a profissão, não o profissional. Então essa questão dos Analistas não afeta a profissão do engenheiro, apenas o profissional engenheiro. Diferente da OAB que defende o Advogado até quando o mesmo não está tão certo assim... O Crea precisa se reinventar! Não vejo um Engenheiro batendo no peito e falando bem do Crea, mas vejo quase todos os advogados orgulhosos em portar uma identidade da OAB... Afinal, são Conselhos de Classe de mesmo peso perante a sociedade...
Ótima ideia. desde que não fique só recebendo anuidades e ARTS dos profissionais e empresas sem fazer nada pela nossa categoria.
Correto Cesario!
Mas isso também passa pela cobrança de cada um com o órgão competente.
A mudança está em nós!
Abraços!
Daniel, muito bem explicado o vídeo, parabéns. Fiquei com uma dúvida, uma empresa metalúrgica que tem um Profissional Superior registrado no CREA precisa ter também um Profissional Técnico registrado no CFT/CRT?
Olá Gustavo!
Ai vai depender da exigência sobre a empresa, se o problema for somente a exigência, o Engenheiro já supri as necessidades.
Abs!
O Conselho não faz quase nada pelo profissional! E daqui a pouco a anuidade vai ser uns 1000 reais.
Alguém sabe para que serve o clube de engenharia?
Olá Ney!
O Clube da Engenharia é uma organização antiga (criada em 1880) que dissemina o conteúdo da nossa classe, mas não conheço suas propostas, valores e objetivos.
Caso alguém tenha mais informações sobre isso, ficamos no aguardo.
Abraços!
Não sabia nem da existência, eu só pago o boleto.
Muito bém amigo Daniel , e se as empresas continuarem a exigir o CREA ? o que fazemos com este CFT..........?
Olá Aldevino!
Mas isso não vai acontecer, caso os Técnicos migrem mesmo para o CFT, para uma empresa ter um técnico registrado, este terá que ter a sua carteirinha do CFT.
Como acontece hoje com os Engenheiros e o CREA.
OK?
Abraços!
Enviei todos os documentos no portal do CFT, Mas até agora nenhum retorno...
Wender, entre em contato com eles para saber o que houve!
Obrigada Daniel, já não sabia mais o que iria fazer mais, para cancelar, desde 2015 vivo acamada, é ainda tenho que pagar, algo que não tenho condições de pagar, pois meus remédios são caros, também não tenho ajuda do SUS.
Oi Nilceia!
Entendo, melhoras para você!
Abraços!
Obrigada vou esperar, pois moro no interior, é fica longe...Só espero não receber um boleto bancário.já que não pretendo muda para o CFT.❤
Oi Nilceia!
Na verdade não tem escolha, todos os técnicos vão migrar para o CFT.
O CFT a partir de 20/12/2018 irá cuidar de todos os procedimentos que envolvam os Técnicos Industriais.
OK?
Boa tarde Daniel, como eu faço para cancelar meu CREIA, deste já agradeço muito.❤
Oi Nilceia!
Será cancelado automaticamente agora em 20/12/2018.
Mas caso queira cancelar antes disso é só entrar em contato com o CREA mesmo.
Abraços!
Eu que agradeço pela atenção.🖒Obrigada.🌷⚘❤
pois é, nós técnicos nunca fomos reconhecido pelo CREA, quando fazem os eventos só chamam os engenheiros, rsrs, agora quero ver sobreviver sem nós que somos a maioria, e espero que agora sejamos bem reconhecido..
Olá Hamilton!
Sim, dependemos uns dos outros.
O melhor era que o conselho continuasse junto, mas como decidiram por separar, temos que extrair o "bem" dessa ocasião.
Abraços!
Eu sou técnico e tinha registro no CREA e nesse ano o CFT já me cobrou anuidade e eu já até paguei $238,23 só que eu já estava muito descontente com o CREA que cobrava taxa altas de anuidade e só mandava revista na minha casa e não tínhamos mais nada de beneficio e agora o CFT veio sem muita informação sem mostra seus objetivos sem mostrar as melhorias para a classe de técnicos e se caso o CFT for mesma coisa do CREA vou desistir do registro .
Sim Willian!
Está realmente muito complicado!
Sou engenheiro de produção e o Crea RJ não dá nenhuma atenção para os profissionais engenheiros de produção.
O CREA deveria ter pensado nisso antes de nos ignorar, trabalhei 5 anos executando trabalho em altura e sempre próximo da rede elétrica, o CREA nunca se preocupou com os técnicos, fora o caso da necessidade de emitir uma ART, o contato era apenas na hora de pagar a anuidade, ou seja, esse tal conselho só comia do nosso dinheiro.
Olá Wá Miranda!
Eu também acho que o CREA deveria se importar mais com os profissionais cadastrados, pois está perdendo categorias constantemente, 1 a 1 vão saindo, se tivessem com uma boa gestão eu garanto que não seria assim.
Abs!
Os técnicos em meio ambiente ficam no CREA?
Olá Omano!
Os Técnicos estão saindo do CREA.
A maioria já saiu, mas ainda tem algumas classes registradas.
Eu sugiro que você entre em contato com o CFT e se informe, ok?
Abs!
Engenheiro Daniel Lemos obrigado, senhor.
@@omanohumano8652 por nada!
Abs!
E como será a migração dos tecino dos CREA para o CFT?
Olá Glaucio!
O CFT se encarregará dessa mudança.
Nāo tenho muitos detalhes para passar, seria mais interessante você entrar em contato diretamente com eles para verificar.
Abraços!
Boa tarde
Daniel como faço pra cancelar meu crea
Oi Edesio!
Isso vai te ajudar:
www.creasp.org.br/profissionais/procedimentos/interrupcao_cancelamento_2013
Abraços!
@@DanielLemos qual o endereço do email
email da onde?
...o lado bom da saída dos técnicos é o fim da "bagunça" de ART de técnicos e engenheiros?
Oi José!
Concordo, agora cada conselho terá um documento e isso facilitará bastante as coisas, pelo menos a longo prazo, pois pelo que eu estou vendo a TRT ainda não está funcionando como deveria.
Mas vamos aguardar para ver.
Abraços!
Verdade uma pecima notícia para o CREA que só pensa na contribuição dos técnicos e não faz nada um lixo de classe. O bom que os técnicos não terão que carregar engenheiro nas Costas.
Oi Marcelo!
Eu também concordo que a longo prazo será bom para ambas as partes.
Abraços!
COMO FAÇO PARA IMPRIMIR MINHA CARTEIRA, NO CFT? APARECE ISSO:
ERRO
Profissional sem Imagem Definida.
Aguarde, você será redirecionado
Olá.
Sugiro que tente ligar para eles ou tente ir até um escritório físico para resolver esse problema.
Abraços!
PARABÉNS amigo pelo vídeos!!
Eu sou recém formado técnico agrícola e não tirei a carteiro do Crea ainda oq eu devo fazer nesse caso dessa mudança, procurar o departamento do Crea para mais informações ??
Sim, procure o CREA e o CFT.
Pois tem algumas categorias dos Técnicos ainda que estão vinculados ao CREA.
ABS!
@@DanielLemos muito obg pela informação Daniel Lemos !!!!
@@marciliosouza1049 por nada
Eu moro próximo a Sorocaba você sabe me dizer se já estão fazendo a carteirinha
Olá Robson!
Você é Engenheiro ou Técnico?
@@DanielLemos sou técnico mecânico
Oi Robson!
Nesse caso eu sugiro que você procure diretamente o CFT, pois a partir do dia 20/12 somente eles serão os responsáveis pela categoria.
Abraços!
Parabéns pela a explicação, mas tenho uma dúvida! Os tecnólogos vão ficarem com o CREA ou com CFT?
Olá Severino!
Até onde eu sei não mudou nada para os Tecnólogos, continuam no CREA.
Abraços!
Eu gostaria de saber se ainda vai mandar boletos de pagamento, já que no meu caso não posso trabalhar mais. Sou técnica em Agroindústria.Obrigada
Oi Nilceia!
Para o Ano de 2019 o CFT que será responsável pela emissão do seus boletos de pagamento, ok?
Abraços!
O CREA protege os Engenheiros Civis e Agronomos, logo outros engenheiros vão querer sair do CREA, é hora do CREA começar a pensar melhor!
Olá Ildevan!
Sim, esse é o momento ideal para o CREA repensar em toda a sua atuação, pois está perdendo diversos profissionais seguidamente, foram os Arquitetos e agora os Técnicos Industriais.
Vamos aguardar e fazer sempre a nossa parte na cobrança desse órgão que nós Engenheiros ajudamos a manter.
Abraços!
Amigo, de onde você tirou a informação de que os Técnicos representavam 50% do contingente dos inscritos no CREA?
Olá Joni!
Dados de 2014 do CREA/CONFEA. Aproximadamente 50%, ok?
Abraços!
Mas vc poderia disponibilizar a fonte?
CREA/CONFEA
Daniel Lemos ok...entendi. Mas tem um link? Um áudio? Uma tabela? Onde consta esta informação no Sistema Confea/CREA?
Não, a informação não é pública!
Tomara que feche
CREA só defende os engenheiros Civis, por mim os engenheiros de produção e mecânico separa tbm.
Pois é, tá arriscado mesmo!
Os Eng. Eletricistas já estão se mobilizando www.cfee.eng.br
Olá Marcio!
Obrigado pela informação.
Infelizmente talvez essa seja a resolução dos nossos problemas, o meu medo nesse caso é a politicagem que existe por trás disso tudo. Mas nossa obrigação é sempre cobrar melhorias, seja qual for o órgão.
Abraços!
@@DanielLemos Mas Daniel, politicagem existe em tudo, até quando vamos na padaria comprar pão estamos sujeitos a nos submeter a interesses que não são apenas os nossos, se engana demais aqueles que dizem "não gosto de política", porque não tem como, tudo é na base da politicagem!
O que não concordo de jeito algum é o camarada não se interessar, não participar, não se informar, as coisas ao redor acontecerem, e aí vem expressões de arrogância, se vitimizando, "ah mas eu não fiquei sabendo", "ah mas tem sindicalista envolvido", "ah mas só formou uma chapa, e eu queria ter participado"... É exatamente o que ocorre atualmente no CFT.
Oi Marcio!
Sim, concordo!
Mas existem diversas forma de fazer politica e infelizmente no Brasil a politicagem que é mais praticada é onde os políticos usam o povo para servir a eles próprios, onde na verdade deveria ser o contrário!
Por isso me dá medo, mas vamos aguardar né!
Abraços!
Eu quero saber porque temos que pagar por algo que não exercemos a profissão? Tô pagando por um pedaço de plástico. Gastei tempo e dinheiro pra ficar na gaveta um pedaço de papel e um pedaço de plástico onde sou obrigado a pagar.
Oi Paulo!
Você é Engenheiro ou Técnico?
Qual sua especialidade?
Porque é Lei. Todo cidadão que se forma em uma profissão regulamentada precisa se registrar em um conselho de classe, e pagar por anuidades. Bem vindo ao clube!
O sistema está sendo divido aos poucos. Primeiro veio os arquiteto e urbanistas. Agora os técnicos. Depois serão criados os conselhos dos eng civil, eletricista e etc. Só ficará a nata do sistema que irá arrecadar mais das categorias intelectuais. A mútua agradece...
Ótima explicação!
Obrigado Tarciana!
Fazem as mudanças mas nos estados eles não tem uma sede para que o pessoal possa tirar dúvida
Olá Gleidson!
Acredito que vá mudar muita coisa ainda, pois toda mudança no inicio é complicada mesmo, mas aos poucos vão se ajeitando!
Abraços!
Ué esperar pagando
Desculpe Sergio, não entendi...
Olá boa me formei faz pouco tempo eu quero saber eu não tirei o meu CREA onde devo procurar
Oi Robson!
Nesse caso eu sugiro que você procure diretamente o CFT, pois a partir do dia 20/12 somente eles serão os responsáveis pela categoria.
Abraços!
Amigo essa foi a melhor coisa que aconteceu.
Olá Anderson!
Eu ainda acredito que o melhor era continuar como estava, mas vamos ver, talvez a longo prazo fique melhor mesmo!
Abraços!
Sou a favor de os engenheiros mecanicos formaram o próprio conselho e lutar pela valorização da classe. O CREA é corporativo e as ARTs da empresa dão mais dinheiro ao conselho. A empresa contrata 10 engenheiros mecânicos e registra 1.
Olá João!
Não acredito que esse seja o caminho, mas se for para a valorização desses profissionais, eu concordo!
Obrigado pela contribuição ao assunto!
Abraços!
Os Eng. Eletricistas estão na frente dos Eng. Mecânicos... www.cfee.eng.br
@@marcio.rduart exatamente. O crea é muito pró civil. O que demonstra mais.isso.sao as propagandas do crea/confea que so puxam para os civis.
@@joaogabrieldasilva3414 Sim mas até os Eng. Civis estão se mobilizando para criar um conselho próprio. Após a criação do CAU, tem ocorrido muitos conflitos de atribuições, o CAU tá puxando tudo pra eles, e como sempre o Crea se omitindo com aquele papo de que defendem a profissão, não o profissional... Agora que começou a incomodar os "queridinhos" do Crea, talvez algo mude naquelas jurássicas resoluções da década de 60, século passado...
Boa tarde Daniel, mas no meu caso, que não vou renovar, continuarei recebendo o boleto bancário?
Oi Nilceia!
Não, o CREA não enviará mais as cobranças.
Abraços!
Muito obrigado
Boa tarde ! Se eu tirei meu CREA em sp e hoje moro no Ceará , será se o registro é válido em qualquer estado ou preciso fazer alguma coisa?
Olá Espedito!
O registro é válido em todo território Nacional, porém caso queira realizar um serviço em outro estado, terá que pedir um Visto Profissional para o CREA desse estado.
Abraços!
Parece ate que ficou feliz com a saida dos técnicos, fala que é bom que os técnicos não tenha crea
Sou técnico em edificações, mesmo as pessoas dizendo q o crea não atendia bem a classe, eu estava satisfeito. Emitia minhas art sem problemas e na hora q eu queria. Agora virou uma bosta. Nem login eu consigo fazer no site do crt. Estou desapontado.
Olá Marcos!
Acredito que isso esteja assim por conta da mudança.
Logo as coisas entrarão nos eixos e ficará melhor para todos!
Abraços!
Técnico em Meio Ambiente se enquadra como técnico industrial ou agrícola?
Olá Wanderson!
O Técnico em Meio Ambiente eu creio que entre na classe dos Técnicos Industriais.
Abraços!
@@DanielLemos Técnico Florestal como fica? Sabe me dizer, porque no sistema do CFT não encontrei a classe. E nem registro consigo fazer.Tenho CREA RJ e agora entrei no site e diz que foi transferido para esse novo conselho e no novo conselho não há nenhuma informação.
Opa Daniel, no caso de você ser formado como técnico e também como engenheiro. Como ficaria? ficará nos 2 conselhos?
Olá Raphael!
Sim, se quiser ter registro para as 2 profissões, terá que manter o registro em ambos.
Abraços!
Como faço para tirar meu registro então???
Olá Marcos!
O senhor é Engenheiro ou Técnico?
@@DanielLemos Técnico
Bom dia Marcos!
Nesse caso o senhor deverá procurar o CFT, pois o CREA só está emitindo ART ainda para técnicos por conta de uma liminar que deixará de valer no dia 20/12.
Segue o site do CFT: www.cft.org.br/
Abraços!
@@DanielLemos se eu quiser tirar no CREA ainda eu posso ou só CFT ???
Olá Marcos!
Acredito que não mais, pois o CREA tem um prazo superior a 30 dias para a entrega do seu registro profissional e como isso passará a ser gerido pelo CFT em menos de 30 dias, eu acredito que agora somente pelo CFT mesmo.
Abraços!
Os próximos a sair do CREA/CONFEA serão os tecnólogos.
Olá Nathan!
Sim, se o CREA não mudar sua gestão está ficando cada vez mais complicado.
Abraço!
boa noite,recebi o boleto cobrando a anuidade do CREA,como devo proceder?devo pagar ?
Olá Eletricaac!
No momento nada ainda foi muito bem definido 100%.
Sugiro que você ligue na central de atendimento do CREA e do CFT e veja com qual dos 2 conselhos sua inscrição ficará nesse momento.
Abraços!
Eu estou prestes a terminar o meu curso de Técnico em Edificações, com essa mudanças eu não poderei mais ter o meu registro no crea, e vou ter que esperar o novo conselho se estabilizar?
Oi Thiago!
Até o dia 20/12 os Técnicos ainda possuem vinculo com o CREA.
Mas sugiro que já veja sua situação com o CFT, pois o seu registro definitivo será com eles.
Abraços!
Daniel Lemos obrigado pela informação
Por nada!
Galera! Consegui tirar a carteira no CFT, paguei anuidade e registro já. Quem tiver dúvidas só deixar o número do zap que mando um áudio explicando como fiz.
Show Rodrigo!
Obrigado!
Boa tarde meu amigo eu dei entrada no CREA em agosto e até o momento só estou com o protocolo ,vc tem como me enforma como q posso agilizar agora se já estou com o protocolo do cres
Olá Cacilandia!
Se já deu entrada e foi aprovado todos os seus documentos, não tem muito o que fazer, é só esperar mesmo. O CREA é um pouco demorado mesmo com a entrega das carteirinhas, mas aguarde que chega, ok?
Abraços!
Mais também não melhorou bosta nenhuma com a saída !!! Ainda está uma bagunça !
Olá Alexander!
Infelizmente vai ser difícil mudar alguma coisa naquele CREA viu. Mas vamos fazer a nossa parte e sempre cobrar por melhorias.
Abraços!
Sou Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Registro no CREA, e Técnico em Edificações e Eletrotécnica, Registro no CFT. Pois bem, diante disso pagarei duas anuidades, o que totalizará R$ 783,14. Além disso tem a empresa a qual também pagará anuidade! Pacote de serviços que poderiam constar apenas de um ART, demandará de uma ART e um TRT, ou seja, financeiramente é ruim. Por outro lado, os técnicos eram tratados como dalit no sistema de casta do CREA, o que melhorará a nossa classe.
Olá Marcelo!
Sim, é como eu venho falando desde o incio dessa mudança, a curto prazo a situação fica um pouco complicada, mas a longo prazo eu espero que seja melhor para todas as classes de profissionais envolvidas.
Abraços!
@@DanielLemos uma pergunta: uma notificação do CREA, onde o serviço pose ser realizado por um técnico, pode ser respondida por um TRT?
Oi Marcelo!
Nesse caso teria que confirmar no CREA, mas se essa notificação for referente a um serviço de um técnico, eu não vejo problema de ser atendida por uma TRT.
Abraços!
@@DanielLemos Grato!
Agora é um conselho EAD , ou seja a distancia , fiscalizações a distancia rs
Uma merda, todo mundo querendo comer e tomar o sangue dos técnicos nas anuidade , Crea só levava em consideração os Engª Civis, outra bosta também
Olá Isaias!
Concordo que deixa muito a desejar!
Mas eu faço valer a pena, toda dúvida que eu tenho eu vou lá, peço ajuda e não deixo eles em paz..kkkk
Abraços!
Daniel vc pode me enformar?
Oi Nilceia!
Para o Ano de 2019 o CFT que será responsável pela emissão do seus boletos de pagamento, ok?
Abraços!
Falta só os engenheiros deixarem o CREA e ter um novo conselho haha
Olá!
Não acho que essa seria a melhor forma de resolver, mas do jeito que vão as coisas corremos esse risco!
Abraços!
CREA TEM QUE VIRAR OPCIONAL NÃO OBRIGATÓRIO
Oi Xará!
Concordo!
Mas aqui é Brasil!kkkk
como sempre esquecendo dos tecngº, sim os tecngº podem sair do CREA
Olá Janikle!
Conheço muitos Tecng°.
Abs!
CREA, verifica o técnico para ver se ele realmente é formado, CREA procura saber se o técnico realmente é formado
Oi Edivaldo!
Desculpe, não compreendi!
Abraços!
@@DanielLemos Olá, pergunta é, por exemplo me formei em técnico mecânico, peguei certificado, o CREA, depois de registrado no CREA, CREA, fiscaliza a escola para ver se ela tem procedência etc...
Sim Edvaldo!
Quando você der entrada no CREA isso é verificado.
Abraço!
Ok obrigado
Eu tô feliz que vai acabar, fico triste pelos que trabalham.,
O CREA NÃO VAI SE DEPRECIAR E SIM SE ADAPTAR...EM PRIMEIRO LUGAR INICIAR A DESPTIZAÇÃO E ACABAR COM A ESBÓRNIA COMO CABIDE DE EMPREGO.....
Oi Lucas!
Se isso acontecer seria o começo da mudança.
Muitas empresas serão notificadas CREA a terem responsáveis de nível superior para esta se responsabilizando pela empresas , essa mudança vai deixar muitos técnicos desempregados ,
conselho só tem função arrecadar , o que não era diferente do CREA , porem esse órgão ja esta a muito tempo no mercado e tem muita credibilidade perante as instituições.
Segundo está no site no CFT , está escrito : O CREA poderá continuar fiscalizando minha atividade profissional e até emitir multa?.
Respostas: Não. O CREA não terá mais essa competência de fiscalizar a atividade profissional dos técnicos, bem como as empresas cujos “responsáveis técnicos” sejam técnicos. Essa responsabilidade será total e exclusiva do Sistema CFT/CRT.
Olá Cezar!
Correto, as fiscalizações para os Técnicos serão feitas pelo CFT/CRT e dos Engenheiros continuará sendo feita pelo CREA/CONFEA.
Abraços!
Já eu enxergo diferente, penso que muitas empresas irão cancelar o registro no Crea pra não ter que contratar um Engenheiro, e registrar no CRT para continuar contratando um técnico, que manterá custo menor se comparado a um Engenheiro..
Com tanto engenheiro se formando , vão esta pagando para engenheiro o que se pagava para técnico... e a lei da oferta e da procura.
@@zaqueudossantos8963 A diferença é que não se pode contratar Engenheiro por menos do valor estipulado pelo Crea como piso salarial, e o CFT irá também defender um valor para o piso salarial dos técnicos, o pessoal ainda não compreendeu que as coisas estão mudando!
Somente arrecadação e mais nada. O problema é que até pra arrecadar, o novo conselho não tem informação concreta de como vai proceder a emissão dos boletos de pagamento. Kkkk kkkk. Parece piada, mas é sério, liguei para o CFT e o atendente não soube informar sobre as emissões das carteiras e o sistema de emissão da anuidade. Kkkkkkkkk.
Putz !!! Que zona. Só arrecadação. Só arrecadação.
E o pior que a empresa que trabalho exige a apresentação do pagamento da anuidade.
O sistema é muito maior do que achamos ter conhecimento. Vc é só uma pilha e nada mais.
Olá Germano!
Infelizmente quem sempre sofre mais é a parte mais fraca (contribuintes).
Mas não desiste cara, vai em todos os órgãos de defesa do consumidor e tenta resolver, o que não pode continuar é da forma que está, com os contribuintes sendo prejudicados.
Abraços!
CREAs são entidades de representação POLÍTICA e nada mais. É apenas cabide político e não de representação técnico científico e engenheira.
Oi Alexander!
Bem lembrado, temos que tomar cuidado com isso também, pois nem sempre os objetivos deles serão iguais aos nossos (Engenheiros).
Abraços!
Bla,bla,bla,bla... no final os técnicos perdem autonomia e ficam dependentes dos engenheiros
Olá Jobson!
Cada profissional tem a sua importância e responsabilidade.
Um necessita do outro!
Abraços!
Vamos esperar, o rapaz do vídeo gosta de depreciar os técnicos.
Rodolpho, em momento nenhum depreciei nenhuma classe, pelo contrário, fiz esse vídeo para esclarecer as dúvidas de todos, pois muita gente estava me perguntando o que tinha mudado.
Abraços!
Na prática, o CFT tem publicado resoluções conflitantes com atribuições dos Engenheiros...
www.cft.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Resolucao-n-39-Eletrotencio-800KV.pdf
Pelo que eu saiba projetar é atribuição exlusiva de engenheiro.
Desde quando os técnicos fazem trabalho dos engenheiros?
Acho que vc puxa muito para o lado dos engenheiros em detrimento dos técnicos.
Parece que quer fazer guerra de classes.
Olá Rodolpho!
Não disse que um faz serviço do outro, até porque os serviços que são destinados a Engenheiros, somente os Engenheiros podem fazer e nos casos dos Técnicos a mesma coisa, pois na A.R.T. sai o seu título de profissional e isso ninguém pode omitir. Eu disse no vídeo que agora não terá mais essa situação que é muito confusa para o cliente leigo, que enxerga 2 profissionais fazendo o mesmo documento (a A.R.T.). Com isso eu creio que trará muito mais valorização para a TRT tanto quanto para a A.R.T.
Espero que tenha entendido o meu ponto de vista.
Abraços!
ola sou joao aqui de sjc sp, pessoal estas mudanças precisam de novas leis, tudo que nossos clientes conhecem é ART do crea, e como vão fazer agora, por a lei determina que seja recolhido uma art e isso vem pelo crea, com estas mudanças teremos que ter tb junto a isso novas lei
Correto João!
Eu vou mais além, isso vai demandar também que o CFT/CRT, todos os Técnicos e Engenheiros informem constantemente os clientes sobre essa mudança e tudo o que mudará. Para que o clientes também possam já ir se acostumando e se mantenham informado.
Abraços!
Desculpa a minha ignorância Doutor Daniel Lemos,mais esse seu video foi infeliz, rebaixou a nossa categoria de técnico um nada posso não ter estudado para ser engenheira,mais batalhei muito para tirar esse CREA.não precisam de nos agora mais já receberam muito dinheiro nosso da classe técnica.
Olá Simone!
Desculpe, mas a minha intensão era somente dar essa informação.
Respeito muitos os Técnicos, inclusive até tenho muitos amigos técnicos e jamais faria algo para rebaixar essa classe.
Mas por vias das dúvidas, poderia me informar em qual parte do vídeo eu faço menções que possam rebaixar a classe dos técnicos, pois sinceramente, eu não faço ideia.
Abraços!
@@DanielLemos Vi o outro vídeo, vc se retratando,foi já no final do primeiro,quando VC diz que é bom a separação das categorias MSM,mais isso não importa mais ,pois eu me sinto perdida ate a definição dessa confusão CREA E CFT.
Oi Simone!
Mas somente por eu dizer que eu sou a favor da separação você entende que eu estou rebaixando a classe dos técnicos??
Você gostaria de continuar em um conselho que não dava direito de um Técnico ser membro diretivo?
Eu acho que as coisas vão melhorar para ambos os lados agora, só isso!
Abraços!
Já conheci engenheiros que não sabiam sequer preencher uma ART e não querendo aqui me exaltar , mas eu como técnica que tive que explicar como era preenchimento.Estudamos tanto quanto um engenheiro tb estuda .
Sim, concordo!
Existe muitos Engenheiros que não sabem preencher uma ART, como também existem técnicos.
É difícil avaliar, mas ao invés de separar, temos que nos unir!
Abraços!
Sou engenheiro, e vejo isso como chover no molhado, o que os técnicos querem do CREA? Parar de pagar anuidade? Na boa, o CREA não faz nada nem pelos engenheiros, estão todos abandonados, e não tem nada que o CREA possa fazer pelos técnicos, eles não possuem quase nenhuma atribuição que pode ser estendida, atuam de forma normal como os engenheiros, estão achando que um novo conselho vai atuar de graça? Vão mudar de conselho e continuarão sendo técnicos, e vão atuar como técnicos, isso não vai mudar, da mesma forma que os arquitetos continuaram sendo arquitetos, vão continuar fazendo as mesmas coisas e pagando anuidade por isso, não é que o CREA não faz nada pelos técnicos, ele não tem oq fazer pelos técnicos, o cara opta por se manter como profissional de nível médio e reclama do conselho? Quer o quê agora? Ganhar igual engenheiro? Ter atribuições exclusivas da engenharia? Não faz sentido, estão saindo de um buraco e entrando em outro, ao invés de buscarem melhorar como profissionais ficam jogando a culpa no conselho porque é mais cômodo...
Concordo Lucas, todos temos que buscar mais o protagonismo e parar de jogar a culpa das coisas sempre nos outros.
Abraços!
Até acredito que essa pessoa seja formada, mas que arrogância em falar de forma pejorativa com os técnicos, nem todo mundo pretende fazer engenharia, e vejo sim a saída dos técnicos como um passo para reivindicar melhores condições de fiscalização e valorização do Técnico, você não parece ser um engenheiro experiente, os técnicos representam muito no auxílio à gestão e execução de uma obra, seus argumentos são parciais, pejorativos, hoje vejo os Arquitetos mais preparados no mercado do que engenheiros, vejo o arquiteto um profissional completo, entende não só de projetar mas também de orçar, acompanhar e executar obras , além de fazer a concepção estrutural. Abra sua mente . Ofender uma classe não fará você melhor.
@Construtor Técnico Edificações se sou experiente ou não, isso não lhe diz respeito, sobre sua opinião sobre arquitetos e engenheiros, isso também não faz diferença para nós engenheiros ou para o mercado, profissionais ruins existem em todo o lugar, eu não ofendi os técnicos, respeito essa classe, o problema é que quando a verdade é dita muita gente não consegue lidar com ela, e essa é a verdade, me diga onde eu falei mentira? Técnico agora não é mais nível médio? Conselho não necessita mais de anuidade? Se você é tão bom assim ( até porque ninguem vai assumir que é fraco) apenas faça o seu e não se preocupe com opiniões alheias que por acaso são verdadeiras, não tente desmerecer outros profissionais, como vc acabou de fazer com seu comentário comparando engenheiros e arquitetos, você mesmo reclamou de eu ter feito isso (eu não tive a intenção de ofender uma classe), isso é hipocrisia, vc está apenas reproduzindo o discurso que vc diz odiar, e isso apenas exalta sua falta de capacidade e o quanto você sabe que o que eu disse é verdade, até porque não estou tentando argumentar com ninguém, só expus minha opinião e quem realmente tem costume de ler e se informar, ou como vc diz, quem tem experiência vai entender o que eu quis dizer.
E não venha você tentar comparar engenheiro com arquiteto e dizer quem é melhor não, vc é apenas um técnico, mal tem capacidade para avaliar isso, deixe esse tipo de coisa para os profissionais que estão acima de vc e que supervisionam seu serviço.
Abra a mente você e se ponha em seu lugar rapaz.
Oi Lucas e Construtor!
Na minha opinião os técnicos precisam dos engenheiros tanto quanto os engenheiros precisam dos técnicos.
Temos que aproveitar esse fato para unir mais as classes, seja a classe de Engenheiros, tanto quanto a classe dos técnicos, pois só seremos uma classe forte, quando unidos.
Abraços!
Só sei de uma coisa, ninguém é melhor do que ninguém pois quando morrermos não iremos levar nada só punhados de terra em cima de uma matéria fria e morta !!!