Tracunhaém - PE. Cidade do artesanato.

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 4 ก.ค. 2024
  • Tracunhaém, localizada na Zona da Mata Norte do Estado e distante 48 km da cidade do Recife. Com uma área de aproximadamente 137 km², possui uma população de 13.856 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2021.
    O município está limitado ao norte com Nazaré da Mata, ao sul com Paudalho, a oeste com Carpina, e a leste com Itaquitinga e Araçoiaba.
    A origem do nome vem do Tupi-guarani ?Tara-cuaém?, que quer dizer ?Formigueiro ou Panela de Formiga?. Surgiu a partir de uma propriedade comprada por Diogo Coelho Romeiro a Gregório de Mattos Pereira, denominada ?Mattas do Brasil?, em 1665.
    No local, inicialmente chamado Tapirurama e habitado por indígenas, foi construída uma capela em homenagem a Santo Antônio, dando lugar ao povoado. O povoamento da região iniciou-se na primeira metade do século XVIII, a partir da exploração do pau-brasil e do gado. Diversos engenhos instalaram-se na região, mas não trouxeram prosperidade ao local.
    Uma das principais atrações de Tracunhaém é o Museu da Cachaça, que reúne um acervo com 12.400 rótulos da bebida.
    A principal programação turística é a visitação aos diversos ateliês de artesãos espalhados pela cidade, que trabalham na produção de peças de cerâmica queimada em forno a lenha, pintadas ou com tons de barro cozido. O Centro de Produção Artesanal, localizado próximo à entrada da cidade, reúne uma amostra do trabalho de 35 artesãos locais.
    Outro destaque é a produção de tapetes elaborados com lã de carneiro, que também podem ser encontrados na Associação de Tapeceiras.
    Fontes: IBGE, Prefeitura de Tracunhaém e Wikipédia.
    ( tomeconta.tce.pe.gov.br/tracu... ).
    Música: Midnight Fever
    Músico: AI Music
    Música: Heartbeat
    Músico: AI music
    Música: Lazy weekend
    Músico: AI music

ความคิดเห็น • 1