KLB - 25 ANOS DE MÚSICA E DE HISTÓRIA
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
- #klb #musicapop #anos2000 #pop
ESSE É O PROPOSITALMENTE O ESPAÇO MAIS POP RETRÔ DA SUA INTERNET!
Na episódio de hoje da série As Maiores Bandas de Todos Os Tempos vamos revisitar o legado histórico e fonográfico do KLB, estão prontos pra nossa viagem?
Aperte os cintos, porque tudo se inicia quando essa família começa a ser formada no fim de 1975 com o Casamento de Regina Finato e Francesco (Franco) Scornavacca, que já fazia parte da indústria da música desde 1960 e quando o KLB foi formado, no fim dos anos noventa, ele já acumulava a marca de mais de 30 milhões de discos vendidos com a dupla Zezé di Camargo e Luciano.
Kiko, Leandro e Bruno (os três filhos do casal) desde cedo já mostravam interesse em fazer parte do Showbiz e se prepararam arduamente ao longo dos anos, até estrearem no palco do Domingo Legal, passando por nomes como: The Fenders e Neon, contando até mesmo com Wanessa Camargo como vocalista, enquanto se descobriam artísticamente.
Após a saída de Wanessa, Franco percebe que esse seria mesmo o caminho dos filhos e resolve dar uma mãozinha levando uma demo que eles haviam preparado até a Sony Music, sem contar que se tratava de seus filhos e conseguindo um contrato de gravação pra eles.
Em 1999 Piska é escalado pra produção do primeiro álbum do grupo (Que recebeu o nome KLB, por Dona Regina que sempre catalogou as fitas VHS de memórias dos meninos com as iniciais de seus nomes).
O primeiro álbum do KLB vendeu mais de 1 milhão e meio de cópias e fez de Piska o maior arrecadador de direitos autorais em 2001. Com sucessos como "A dor desse amor" e "Por que tem que Ser Assim" o álbum foi um fenômeno em vendas.
O segundo álbum do trio saiu em 2001, também com produção de Piska e vendeu 700 mil cópia,, trazendo musiquetas como: "Minha Timidez" e "Olhar 43", uma regravação do RPM.
Em 2002 o terceiro álbum do KLB foi gravado todinho no novo estúdio de Piska, "A cada dez palavras" ficou 15 semanas no Top 10 das rádios do Brasil, além dos singles: "Só Dessa Vez" e "Nunca deixe de Sonhar" que foi a música que os levou ao Reality Show Popstars do SBT, onde incentivaram as candidatas do concurso e posteriormente gravaram um duo com o Rouge: grupo formado com as vencedoras da competição, a música também figurou no topo das listas das rádios de todo país. E nesse auge, logo em seguida passaram a integrar o elenco de apresentadores do dominical "Jovens Tardes" da Globo.
Em 2003 um álbum audiovisual Ao Vivo é entregue, vendendo 130 mil cópias e tendo como carro chefe "Por Causa De Você" embora os tempos fossem prósperos, o verdadeiro duelo era com a pirataria.
No ano de 2004 é inaugurado o KLB Studios, onde Kiko mostra ao que veio, produzindo o material e compondo várias canções para ele, que trouxe os hits: " A Ilha " e " Carolina ", sendo o último álbum lançado pela Sony Music.
2005 marca o ano da mudança de selo, agora contratados da Universal Music, onde sai o primeiro álbum do grupo a receber um título: "Obsessão" e pela Universal também são lançados: um álbum de covers intitulado "Bandas" de 2007 e "Entre O Céu e a Terra", de 2008, último álbum pelo selo, que amarga trágicas 10.000 cópias vendidas.
Após o primeiro hiato, em 2011, já na Radar Records, eles resolvem comemorar os 11 anos de carreira, mais uma vez, com muito pioneirismo, com direito a gravação em 3D e tudo mais, levantando novamente as vendas. Do grupo.
Depois de tudo isso e após mais um hiato, só em 2015 teríamos novas atualizações com os 15 anos do KLB que prometiam e cumpriram "Um Novo Tempo" audiovisual gravado ao Vivo na frente do KLB Studios e com cinco faixas inéditas.
Com cada um cuidado de sua própria vida, em 2018 nos despedimos de Franco Scornavacca, pai dos meninos. Um momento difícil pra eles, que só em 2022 reuniram forças para retornar as atividades no projeto 20 + 2 Experience que comemorou junto aos fãs a saudade do KLB, com uma turnê que seguiu até janeiro de 2024.
O KLB já vendeu cerca de 10 milhões de discos e é um dos maiores e mais bem sucedidos grupos do nosso país e nesse especial você encontra seus 25 anos de história!
É fã de algum dos meninos ou do grupo por completo?
Então já sabe o que fazer:
1) Curte o vídeo
2) Se Inscreve No Canal
3) Aperte o Sininho
4) Compartilha esse vídeo com seu amigo ou amiga, que a cada dez palavras que fala, onze é você!
Torne-se um PROPViajante do Tempo!
Um beijo e até nossa próxima viagem!
Agora o Glauber foi longe demais! 😂
Meu primeiro trio musical que na minha infância fui fã.
Senta que lá vem história.
Eu comecei a ser fã do KLB ainda na minha infância.
Aos 6 anos propriamente dito.
E lembro da primeira vez que eles apareceram no Gugu.
E na época virei fã mesmo.
Já sofri bullyng de um primo meu por gostar deles.
E eu já tive pôsteres deles, vários.
Já tive o 1°CD do trio por causa de uma amiga da minha mãe que também era mega fã deles na época, mas eu já ouvi 2° e o 3° disco do KLB também.
Pra mim, os 3 primeiros álbuns foram insuperáveis.
Ah, e vale destacar que no auge deles, minha mãe já escreveu uma carta pro quadro do Netinho/Gugu "Dia de Princesa" bem lá no comecinho da carreira.
E já tive álbum de figurinha e uma agenda do trio também.
Mas depois eu meio que perdi o interesse no trio e acho que o trio avacalhou a carreira ao entrar na política (Leandro e o Kiko).
E a carreira de Bruno no UFC é até interessante já que ambos adoram e praticam artes marciais.
Mas, o trio se perdeu um pouco na qualidade musical, que bom que agora estão se reencontrando.
Inclusive, assiste a Live deles na época da pandemia.
E claro, irei assistir o vídeo pra relembrar um pouco da minha infância. ✨
Oi, minha amiga amada!
Saudades de te ler... Eu já imaginei aqui uma pequena e inteligente menina, conseguindo entender toda a atmosfera dessas letras, que falam de relacionamentos e de amores não correspondidos, um prato cheio pra uma criança, cheia de sonhos e projeções para o futuro.
Aquele dia do lançamento foi inesquecível, eu também estava assistindo o evento no dia... E nem imaginaríamos que 24 anos depois estaríamos aqui falando sobre tudo isso...
Sobre eles eu endosso muito o que você disse. Acho que em algum tempo eles ficaram meio perdidos mesmo. Sem um gênero que os pudesse definir claramente. Embora você consiga achar no meio desse limbo, algumas boas músicas também.
Um abraço apertado Lari.
@@propositalmentetv
KLB faz parte da minha história, me lembro das inúmeras vezes que ouvi o primeiro disco e sei a letra de algumas músicas até hoje!
As canções românticas são atemporais.
Já vi muitas aparições deles no Gugu, Xuxa, Hebe, Teleton, programas da Band.
Fã assumidissima.
Com crush no Leandro e tudo.
E eles com o Rouge, fazendo covers do Bee Gees, MJ e afins.
Nas rádios nos anos 2000, só dava eles.
Nostalgia pura.
E a parte do bullying é real rs, toda vez que meu primo zoava, eu corria pro banheiro .
E a minha mãe ainda tem o rascunho da carta em uma agenda antiga dela 🤣
Um outro abraço pra você, querido! 😉
Comentei bastante por aqui.
Tenho muito orgulho de ser fã deles há quase 25 anos ❤ são seres humanos maravilhosos
Paloma tá aí uma verdade, que caras bacanas eles são e a mãe deles também é um amor.
Muito bom essa história do grupo KLB parabéns 🎉
Muito obrigado Michael! Bem vindo sempre! 🧡
@propositalmentetv de nada abraço e sucesso
São os melhores ❤❤
Amo ❤️❤️❤️
Como eu sonhei com esse dia
Chegooooou, finalmente!
"Estou morrendo aos poucos" é uma das raras faixas pós auge que são facilmente consideradas um clássico.
A letra dessa canção é uma verdadeira canetada!
Trilha de uma novela que eu gostava muito, uma das raras novelas boas que são da Record.
Muito antes de virar um teleculto a cada novela atualmente.
Amiga vc acredita que o único produto de dramaturgia Record que assisti foi Jezabel? E que confesso, amei muito. Eu também acho a música linda e super bem construída e nem acompanhei o hype da novela. 🤭
@@propositalmentetv
Pra mim, Poder Paralelo é uma das novelas mais legais por conta da temática que era bem inusitada vindo de uma emissora evangélica.
E olha que na época, era uma novela picotadissima.
Mas ressuscitou as carreiras do Marcelo Serrado e Gabriel Braga Nunes.
Até banda de forró regravou essa.
Assim como a versão da música do Fonsi.
Eu vi essa reportagem do Bruno tirando o brevê de helicóptero no Gugu.
Eu era uma telespectadora assídua do Gugu na época.
Eu também amiga, sempre amei o Gugu, eu acho que foi na Record onde menos assisti ele.
Oba! Que bom que fez um vídeo falando sobre o KLB. Eu amo! Na época eu acompanhei pouco, pois era muita concorrência com a Wanessa Camargo, Rouge e Br'oz. Eles eu curtia muito mais. Mas agora eu amo e consigo curtir mais e mais. ❤
@@RaFaH42
Ainda tinha o SNZ na mesma época.
A inspiração do nome do grupo dos irmăos Scornavacca veio delas.
A própria Nãna Shara fala disso em um podcast.
O Franco conhecia as meninas e falou isso pra Nãna.
@@larissanascimento1035 aaaah, é mesmo. Eu também curtia e agora curto muito mais elas. Saudades desses Pop 2000.
Amigo, eu super entendo isso. Diversos artistas que amo hoje, na época em que eles estavam na ativa, eu nem prestava atenção.
Kkkkk terrível, então de onde será que vem a história das iniciais nas fitas VHS?
Ainda bem que nós existimos pra não deixar isso se perder na história.
Como eu votei na minha infância amigo esta tudo perfeito
Fico muito feliz, minha amiga. Só eu sei o quanto você queria esse vídeo. Mas estava esperando uma data especial.
Kiko, o carismático.
Leandro, o tímido talentoso.
Bruno, o caçula carismático e fofo.
Kiko tem a veia de apresentador.
Ele é o mais comunicativo dos 3.
O trio é o nosso Bee Gees brasileiro!
Leandro com certeza pegou a referência do Barry Gibb na sua formação vocal e eu citaria também o vocalista do Savage Garden, o Darren Hayes.
Bruno, o zueira.
Me lembro da performance dele cantando "Anna Julia" ao vivo, simplesmente icônico.
O inventor do Yukê!
17:05 - 17:08
Eu nunca vou entender o pq que essa música não virou single e logo essa que é uma canção sensacional do 3° álbum.
A minha favorita.
E eles nunca cantaram essa ao vivo 🤦🏻♀️.
Verdade, Tudo me lembra você é uma musiqueta muito boa mesmo, injustiçada!
@@propositalmentetv
A minha preferida do álbum sempre foi Você Nunca Vai Mudar.
Ela me lembra muito "Não Dá Mais" do 2° álbum!
KLB são o Westlife do BR no quesito gostar de fazer covers!
A melhor fase do trio em termos de músicas foram em 2000 - 2003, depois disso, meio que larguei o trio!
Do 4° álbum e 5°álbum só "A Ilha" e o "Anjo" são as faixas salvadoras do trio pós auge.
Além de "Obsessão" uma faixa ousada pra um trio que é acostumado a letras românticas.
Caracaaaaa vc acredita que pensei a mesma coisa quando estava montando o roteiro... Quase um Westlife pela metade! Kkkkkk
No 3° álbum eu gostei de:
• Não me ames
• Você nunca vai mudar (merecia ser SINGLE)
• Nunca deixe de sonhar, um hino mais do Rouge do que do KLB.
• A cada dez palavras, um clássico.
Lindooo ❤❤
Te amo rainha, obrigado por assistir! ❤️
Sandy e Jr e KLB beberam da fonte do filme Matrix por conta da estética que eles usaram em seus trabalhos nos anos 2000.
- Enrosca
- O photoshoot do KLB do segundo álbum e o clipe "Minha Timidez" 🤣.
Kkkkk verdade amiga, mas acho que toda industria na época sofreu uma influência pós Matrix. Filmes, videoclipes ... Foi uma verdadeira febre esse visual. Gerou tendência!
O primeiro inventor do Yukê da Vittar: Bruno!
Aos 21:38
Depois dele veio a Mylla Karvalho do Cia do Calypso.
Bruno tem uma voz legal mas o Kiko cantando traz mais personalidade.
Mas a voz, continua sendo o Leandro.
Kkkkk e na edição ficou Yukê ... Oh Anna Juuuuuliaaaaa . Eu gosto muito quando o Bruno canta porque ele tem um jeito muito moleque no palco que eu acho o máximo. A voz do Kiko é pouco utilizada ... Se tivesse a oportunidade de estar com eles, iria sugerir que eles distribuissem os versos. Acho que ficaria bem interessante pro trabalho da banda.
@@propositalmentetv
O Bruno quando novinho era um molequinho travesso mas carismático.
A voz do Kiko melhorou muito ao longo dos anos, tem um timbre legal.
Sobre a questão de distribuição de vocais, acho que eles seguem a linha do "Time que tá ganhando não se mexe".
É algo já moldado.
E também tem raríssimas vezes que eles dividem vocais, como os covers que eles fazem do BSB, "Show Me The Meaning of Being Lonely" é um exemplo raro.
O caso deles é igual o do Hanson.
E até o NSYNC, por cada um saber da sua função.
Além do mais, as pessoas se acostumaram em ouvir Leandro sendo vocalista e os outros, vocal de apoio com abertura de vozes ou harmonias.
Tem gente que critica muito os vocais dos outros sendo que Kiko apesar de fazer a base, também tem agudos e não é tão falseteiro como Leandro.
Bruno tem a típica voz ardida de Tenor que faz a harmonia mais aguda.
E já ouvi dizer que a voz dele é "fraquinha".
Mas eu não acho, a voz dele é típica de voz que mais propicia pra harmonia aguda.
As músicas do 1°álbum, icônicas:
• Por que tem que ser assim.
• Ficar por ficar
• A dor desse amor
• Muito estranho, que virou tema de novela no SBT, Picara Sonhadora.
Eu amo o primeiro álbum, acho que é inesquecível pra quem é fã de pop da geração 80/90 . Eu tenho um relação com ele que vem dos anos 80. Eu sempre, apaixonado por música, ganhei de meu tio aos 7 anos o compacto do Dalto: Muito Estranho. Que eu fuuuuurei na minha falecida vitrola portátil. Quando vi a versão deles, foi o gancho perfeito pra validar a aceitação que tive ao trabalho deles.
@@propositalmentetv
Muito Estranho define muito bem o vocal do Leandro!
Essa música é a cara dele.
E eu já assisti a novela e a reprise!
Era de ouro do SBT.
Kiko e Francine voltaram poucos dias depois do término. Estao juntos até hoje
Eu também fiquei feliz com esse retorno! Tá vindo do futuro né?
Obrigado por vir!
O Bruno é muito parecido com o Franco no quesito semelhança.
@@larissanascimento1035 verdade, o Kiko era quando era mais fortinho, depois que emagreceu o rosto dele ficou muito fino e o Bruno tem a rosto cheinho igual o do pai.
@@propositalmentetv
O nariz é igualzinho 🤣
Denuncia a semelhança.
Agora que eu percebi, eles regravaram uma música do duo Ksis, "Tem Dias"...
Me lembrei do Kiko tentando ensinar a parte com palavrão pras gêmeas, isso quando elas eram mais novinhas 🤣.
O Kiko sempre com o espírito caótico 🤣🤣
Amiga, nossa! Acabei de conhecer a dupla. Nunca tinha ouvido falar. Ouvi a música e achei elas bem interessantes. Vou procurar mais depois. Amei.
@@propositalmentetv
Eu lembro delas, são Kenia e Keyla.
Elas de início participaram do Raul Gil e depois formou o duo, o hit de maior sucesso é Beijos, Blues e Poesia.
Acho que essa música foi tema de uma temporada da Malhação.
E elas tiveram outro tema, Amores Cruzados, tema de Duas Caras, novela.
Tomei antipatia devido as opiniões políticas deles, mas algumas músicas acho bonitas.
Nunca vi eles falando sobre isso... mas já imagino!
Na verdade, eles sempre tiveram posicionamento político e já expressaram isso há anos, desde o início do grupo.
Por exemplo, a afinidade que eles tem com o PSDB.
Como eu já mencionei, eles já participaram de uma propaganda politica do Serra nos anos 2000.
E em uma entrevista ao site Virgula em 2010, Kiko e Leandro falam sobre a entrada deles na política e já falaram sobre seus posicionamentos de assuntos que até hoje geram pautas.
Mas, eles são os típicos caras com espectro político de direita, conservadora.
Tudo sob influência do Kassab e do Magno Malta.
O Kassab convidou os dois para entrarem na política no início dos anos 2010...
Pra se filiaram ao Democratas.
O Kassab é amigo próximo dos integrantes.
@@larissanascimento1035 sim. Eu nunca fui fã, achava algumas músicas bonitas, mas depois de algumas declarações que o Kiko, principalmente deu em relação aos gays eu deixei de ouvir e prestar atenção na carreira.
@@MarcusAndre85
O lado político que eu mais notei foi o combate a p... Tanto que na entrevista que citei no comentário, Kiko fala que eles são membros da CPI de combate a p...há três anos, na época.
Tudo por influência do Magno Malta, lembro dos programas que eles iam e o político tava lá e tal.
Essa era/ainda é militância principal do grupo, principalmente do Kiko e Leandro.
Mas claro, isso não tira o fato de ambos terem falas polêmicas ao longo do tempo sobre pautas progressistas e de outros assuntos como a pandemia, principalmente vindo do Kiko.
@@MarcusAndre85 o que ele falou sobre os gays?
Pós 2009, a fase mais "fraca" e eles flertando com o gospel, cantando Hilsong United e até Voz da Verdade.
Radar Records, bem fraquinha em relação de gravadoras.
E eles indo pra política foi um erro, vale lembrar que desde o começo do grupo, eles demonstravam o posicionamento político e mantinham conexões próximas ao Magno Malta (por isso que Kiko e Leandro entraram pra politica) e até Padre Marcelo Rossi.
Eu me lembro até de uma campanha que eles participaram do José Serra nos anos 2000.
Sim, eu nem sei como a Radar sobrevive aqui ainda, lá fora não opera mais.
Eu nunca gostei de assistir Jovens Tardes, talvez por conta do ranço de Wanessa e Marlene 😂.
Tanto que eu nunca assisti.
O DVD eu assisti na Band, em um especial 😉.
Vou te contar um segredo: acredito que devo ter assistido umas duas vezes o JT. Kkkkkk O DVD é muito bom, eu adoro.
Tinha a nata do pop da época.
É válida a empolgação.
Acredito que o 2° album e o terceiro são os melhores em termos de música e o vocal do Leandro é tão inspirado no Barry e Darren.
Só que sendo bem sincera, a voz do Leandro funciona melhor com músicas românticas, já nas mais animadas, não muito.
E a voz cantada ao vivo é bem diferente da voz em estúdio...ao meu ver, isso sem ele usar falsete alá Barry Gibb.
Ele tem alguns maneirismos vocais que me incomoda um pouco... Mas o timbre é bonito e inconfundível.
Principalmente o uso do vibrato que é muito similar a Barry e Darren.
• Olhar 43
• Minha Timidez
• Não dá mais
• Seu nome (música do Byafra).
Amo ler suas observações. ❤️
@@propositalmentetv
Não sou uma exímia conhecedora de técnicas vocais mas gosto de trazer minhas observações por gostar de grupos e harmonias.
Essa é a característica mais marcante do Leandro, o uso do vibrato e o falsete, é um discípulo nato dos dois, Barry e Darren.
Os meninos tem talento, isso é claro. Mas, ser filho de quem são ABRIU TODAS AS PORTAS! Ai a meritocracia rs
Sim, realmente... Mas se eu fosse pai faria o mesmo pelos meus filhos. 🤭🤭🤭
Se eles dançassem, e tivessem abraçado mais a estética boy band teriam feito mais sucesso. Meio que ficavam no meio termo, não sabiam se queriam ser uma banda de pop rock ou uma boy band pop. Acabaram não sendo abraçados por nenhum. Só garotas adolescentes heteros gostavam deles, que quando cresceram, pararam de gostar e eles entraram em decadência
@@pokemonward1747
Eles já eram determinados em ser um grupo vocal, boyband é muito específico e envolve estereótipo.
Eles sempre foram um trio vocal que tocam instrumentos.
O mesmo caso do Hanson.
Verdade, eu fui apreciar eles como banda bem depois justamente porque durante minha juventude sempre admirava mais os artistas performáticos, e eles nunca foram dessa vibe.
Verdade, a gente que aqui no Brasil categoriza dessa forma. Juntou 2 ou 4 pessoas já chamamos de boyband ou girlband. Kkkkkk
@@propositalmentetv
E está na hora de não normalizar isso e começar a saber diferenciar o que é:
Boyband, trio vocal, duo.
Que erroneamente qualquer pessoa que ver um par já quer chamar de dupla.
Sendo que dupla também é específico (sertanejo).
Duo é mais voltado pra outros nichos: Pop, rock, romântico ou duo vocal.
Sim amiga, é completamente real e informativo isso que trouxe, mas eu entendo. O sentimento de ver duas ou mais pessoas juntas em um produto. Sem ter uma atmosfera com coreografia e balé... A gente é apegado a essas coisas. Kkkkkk