Pois é, esse é o sofrimento que eu passo no meu atual trabalho, sou servidor público e no meu município eu preciso clonar informações manualmente que estão na base de dados da empresa IPM, mesmo que a necessidade seja da própria proprietária deles no caso o Município que é meu empregador! Fora que além das informações não estarem completas e uniformes os demais setores não tem essas informações de forma exata! Eu uso outras ferramentas que eu desenvolvi para fazer ofícios e relatórios e não tenho uma API que me permita efetuar consulta no banco de dados da IPM! O pior disso tudo é que a prefeitura paga bem essa empresa que fornece uma ferramenta que se precisar de alguma implementação diferentes da que eles produziram além de ter que pagar mais é um parto para as melhorias saírem... As vezes as modificações são tão simples que depois que eu aprendi a programar eu fiquei mais frustrado ainda com essa empresa!!! Outra coisa bacana para quem é da área pública que cairia muito bem nesse assunto seria uma base de dados das descrições dos produtos que são licitados pelo poder executivo e pelas entidades públicas e autarquias! Se existisse uma API que fornecesse essas descrições os municípios não teriam tanto sofrimento em adquirir produtos, uma vez que como essas descrições são há nível industrial quem só adquiriu uma caneta esferográfica nunca imaginaria que a descrição industrial dela daria 1 página e meia de texto no tamanho A4 no modo Retrato... Eu descobri que a unica maneira de vencer a burocracia é com a automação seja por software ou por hardware pois tudo acaba sendo um evento cíclico... O Problema é conseguir a base de dados para poder avançar sobre alguns percalços!
A ideia é sensacional, já tinha ouvido falar de SOLID na faculdade mas nunca me aprofundei no assunto. Imagina que louco se ele também entendesse que você comprou um produto digital em tal plataforma e essa licença fosse válida para outras plataformas. Seria legal ter um jogo na STEAM e não precisar comprá-lo novamente na loja do PS, mas entendo que é muito distópico ter alguma esperança quanto a isso hahaha
A melhor maneira de guardar esses dados é deixar com os próprios usuários, mas a gente tem que lembrar que as big techs vendem nossos dados para lucrar... Então não é algo que vão adotar facilmente. Além disso a gente tem que lembrar que a maioria da população não é da área tech, ou seja, muitos nem conhecem sobre o assunto ou nem se quer ligam pra isso, então acho difícil essas tecnologias serem adotadas, e se forem, vai ser para um grupo bem seleto... Eu prefiro apostar em criar leis que obrigam as empresas a deixarem um botão de "deletar" de fácil acessos para os usuários removerem todo o conteúdo pessoal e customizado da plataforma... Tem um site de vagas de emprego que descobri, que eles não possuem isso, só removem sua conta se ligarem para eles e nem é 0800, uma completa palhaçada. E finalizando, além de obrigar as empresas em investir em segurança, essas empresas deveriam forçar a barra nos governos também (abrir os olhos da população)... Brasil é uma piada nesse quesito, confio mais no Google e na Microsoft do que no governo brasileiro, por exemplo.
Acredito que talvez um uso mais efetivo poderia ser para plataformas governamentais, como atualmente temos o .GOV que armazena nossos dados e podem ser utilizados em vários serviços. mas além disso muito difícil de ser implementado.
@@andreluiz7296 Na teoria parece bom, mas na prática... Segurança e governo brasileiro são duas coisas que não condizem kkkkk a pouco tempo teve vazamento do Banco central por exemplo, só observo o desenrolar da história.
Eu creio que toda tecnologia desenvolvida vem para suprir uma necessidade. Num universo tão amplo como o de T.I. existe espaço para todo tipo de usuário e demanda. Se a pessoa que desenvolveu a web, uma das ferramentas mais essenciais (se não a mais) dos dias de hoje propõe algo do tipo, a visão dele mostra uma nova vertente que pode ajudar pessoas a organizarem e gerirem melhor seus dados. Particularmente a ideia me agrada, e não tenho dúvidas que BIG TECHs surgirão com seus serviços de PODS para aqueles que por algum motivo não adotem a auto-gestão (como eu pretendo fazer). O SOLID abre possibilidades e num tabuleiro complexo como o dos serviços de software, isso deixa o jogo mais interessante.
Isso nao daria uma brecha de segurança?, centralizar os dados no usuário (a maioria leigo sobre tecnilogia), como ficaria a segurança disso ?, virus ?, disco corrompido ?, simplesmente formatou ?, como q lida com isso, a pessoa simplesmente perde tudo ?, fora as outras questões, eu gosto do conceito, mais o jeito q ele funciona, vou pesquisar mais, achei muito interessante o assunto.
Sempre fui usuario de windows, mas recentemente migrei pro manjaro e simplesmente nao consigo mais voltar pro windows, alem de ser bem rapido e estavel, eu consigo instalar as coisas que preciso usando poucas "palavras" no terminal, alem de que nao importa o problema, 99% das vezes da pra resolver facilmente pelo terminal seguindo algum tutorial em texto que encontra na net, no windows quando algum problema acontecia, eu tinha as vezes de perder varios dias olhando video atras de video ate resolver. Pra programçao que foi meu objetivo de mudança se tornou quase perfeito, as unicas coisas que me atrapalham um pouco as vezes eh eu ter de usar versoes diferentes de bancos de dados (mariadb) e em relaçao a software feito unicamente pra windows, como o software do meu teclado do Fallen, que apesar de funcionar no linux, nao consegue localizar o meu teclado plugado. Mas nada que seja um real incomodo, e acredito que com um conhecimento melhor em linux algo possa ser feito sobre isso.
Mais ou menos. No Open Banking os dados continuam de posse das empresas que os geram, mas podem ser compartilhados a gosto do usuário. Talvez este modelo seja mais viável do que o do SOLID.
A implementação do SOLID parece ser uma solução promissora, especialmente quando combinada com iniciativas como Open Finance e o sistema de pagamentos via Pix. É verdade que existem riscos e desafios relacionados à segurança, mas muitos desses perigos já estão presentes em nosso cotidiano. Por exemplo, o uso de smartphones já expõe nossos dados a diversas vulnerabilidades. Além disso, no passado, carregávamos uma infinidade de documentos físicos na carteira, e em casos de roubo, a maior preocupação era a perda de documentos, que muitas vezes representava um prejuízo maior do que o financeiro.
Isso é ótimo pra quem tem afinidade com tecnologia, mas pro público leigo não tem como, precisa de um terceiro gerindo a segurança dos dados pra ele. Mas essa tecnologia também pode ser interessada a governos, já até visualizo governos tomando esse papel por imposição como ente centralizador de dados pessoais e forçando todo mundo a confiar e usar um gov.br como pod. É todo o poder que um governo quer pra controlar as pessoas na internet.
Lembro do início da específica técnica do protocolo S.O.L.I.D. em 2014 e até hoje nenhuma empresa se interessou em financiar o desenvolvimento a ponto de resultar em algum produto comercial, pois o modelo de negócio não é atrativo ou talvez sequer viável. Quiçá o que esteja faltando seja uma mente brilhante com visão empreendedora, como a de Steve Jobs, pra transformar o fracassado modelo dos handhelds no sucesso do modelo dos smartphones. 😉👍
Ótima explicação sobre o projeto SOLID, Dio ! É no mínimo, bem interessante. Mas, temos q ir com calma, sempre === 🤔🌐🐧🧱🔐👍 E surge a pergunta q não quer calar ! Até q ponto o SOLID é Sólido...?????????????????????///
Eu estou lendo um livro chamado "Privacidade é poder" de Calissa Vélez.E é bem sinistro ela falando sobre privacidade.Recomendo a leitura.è muito boa para começar a entender do assunto. E tem canais aqui no TH-cam falando sobre privacidade.PrivacyMap e CyberDef.Aprendi muito com o conteúdo deles.
Estou começando um home lab... acho que é algo super legal que todo mundo deveria ter... Mas poucos vão sequer querer... e menos ainda vão conseguir fazer... Eu mesmo estou receoso porque quero fazer self host de projetos, preciso abrir uma porta e mal sei o que não sei sobre segurança pra fazer isso sem acabar me dando mal
Se for expor um serviço web, recomendo usar o Cloudflare Tunnel :D acho que só precisa ter um domínio na cloudflare e facilita expor serviços publicamente.
Para este projeto dar certo não vejo outra saída além das próprias big techs hospedarem estes PODs. "Me empresta seus dados que eu vou cuidar deles pra você". A grande vantagem é a interoperabilidade entre aplicativos e sites, e assim todo mundo sai ganhando. Manter a possibilidade de cada usuário hospedar seus PODs (para usuários avançados) e deixar os PODs na mão das big techs para o povão. Teria que se popularizar isso de alguma forma, para que as big techs aceitem "compartilhar" estes dados e se torne um padrão da indústria.
Num self host os dados de todos estariam espalhados e não concentrados, o que significa que uma pessoa era afetada e não um grande grupo, como acontece nas empresas que mantém tudo junto. Isto é uma idea. Como o sistema operativo podia vir um com uma pasta criptografada de forma a guardar automaticamente os dados e só acedidos com autorização do utilizador 😅 esperar para ver no que vai dar
Obrigado pela análise! Você poderia me ajudar com algo não relacionado? Eu tenho uma carteira SafePal com USDT e tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Qual é a melhor maneira de enviá-los para Binance?
SOLID é o futuro, nem que seja um futuro alternativo. Ter opções é sempre bom e importante, precisamos dar um freio nas big techs e avisar: não somos bots, estamos vivos e pensamos! o|o
Fala, Dio blz? Fico pensando na seguinte situação. Utilizando seu próprio exemplo do Spotify. Utilizando um Pod self-host o Spotify deveria criar tabelas com os dados do meu usuário com as bases e algoritmos de sugestão? Fico a pensar que em termos de algoritmo , isso seria bem difícil de dar compatibilidade com outros serviços. Não acha?
eu não consigo pensar nisso como algo bom, é apenas concentrar o problema, se eu puder guarda meus dados pessoalmente, mas a maioria dos usuarios não tem espaço pessoal pra isso.
E muitas da vezes nem é espaço, mas que a maioria só não tem interesse mesmo, o público tech é muito pequeno comparado com os usuários médios de windows (apenas um exemplo) que não sabe o porque do sistema dele estar lento.
Isso é muito inviável. Por qual razão, os oligopólios atuais teriam interesse em utilizar uma central de dados de usuários, de posse e autonomia do usuário, abrindo a base que segura o oligopólio para uma empresa concorrente se tornar um monopólio?
Os oligopólios não terão interesse, mas seus usuários é quem deveriam ter. Só que isso depende da criação de alternativas viáveis aos serviços das big techs...
Eu vejo interesse, da mesma forma que eu posso angariar clientes, a outra empresa pode roubar clientes, ambos teriam de oferecer algo melhor, concorrência a funcionar. Eu nem tenho esse problema, gosto de usar algo que não conheça os meus gostos 😅
Discussão interessante... Meus dados, minhas regras!😂 Ou seja: meus dados viram uma carteira com portabilidade como um seguro, uma previdência, uma conta em banco ou um plano de saúde. Na prática em vez dos outros ganharem dinheiro com meus dados, eu é que posso ganhar dinheiro com eles.
Isso me parece com um produto que já existe, ser "empacotado" com uma "nova cara" para ser vendido como algo novo novamente. Não me parece resolver nada de forma concreta... Acho que todos nós estamos ficando cansados dessa brincadeira de "faz de conta". O tempo vai dizer se isso é realmente revolucionário ou só mais um 'mais do mesmo'...
Não faz sentido. Eles com toda certeza venderiam os dados. E quem pode me garantir que as bigtechs ainda sim não teriam acesso e manteriam esses dados?
Tudo bem você discordar, mas eu diria que um formato onde pessoas de qualquer poder monetário, se tiverem acesso à internet, consigam ter acesso a serviços que se fossem pagos, seriam caros e restritivos, especialmente se somar tudo, conta como democratização de acesso à tecnologia e inclusão digital. Isso não quer dizer que sejam puramente positivas em todos os aspectos, caso que é semelhante ao Windows, que pode ter os seus defeitos, e problemas, mas sem dúvida trouxe a computação para os lares de milhões de pessoas comuns.
@@Diolinux Desculpa cara, admiro muito seus videos, loge de mim querer ofender você ou qualquer outra pessoa, mas é que "Democracia" é outra coisa, essa palavra não pode ser dita como plural e muito menos como verbo. e quanto à "democratização" essa palavra nem existe. "Democracia": a escolha de um ou mais representantes de muitos feita através do voto popular. Demos Kratus. do grego usado pelas primeiras vezes entre 500 e 750 A. C. Significa Povo e Poder. Foi isso que me fez da uma risada aqui, mas ta tudo certo.
@@christianvillela1734 Sim, democracia, como conceito filosófico, é isso mesmo, mas "democratizar" como verbo transitivo direto e pronominal significa "tornar popular", e é nesse sentido que me referia. Se preferir, troque "democratizou" por "popularizou". Abraços! :)
Me parece muito utopico essa ideia.. Assim como coisas tipo Linux e Bitcoin, requer que o usuario seja mais responsavel (coisa que MUUUITOS não estão nem aí, infelizmente)
@@guironaldohp Sim minha família usa de boas só precisei a ensinar a usar o mouse e a maioria só usa o Windows para navegar e nisso Linux faz com maestria
Acho que não é um bom resumo, por assim dizer. Os PODs são servidores open source e descentralizados, do ponto de vista macro, você mesmo pode hospedar o seu se quiser e não existe algum tipo de restrição sobre quem pode oferecer serviços desse tipo caso você queira contratar o servidor de terceiros. A Inrupt me parece bem longe de uma clássica "Big Tech".
@@Diolinux Concordo que selfhost é uma possibilidade, mas... não uma regra E esse não é o único (aspas)problema(aspas) infelizmente, se fosse eu acharia atrativo! Mas tecnologicamente é impossível impedir que de alguma forma guardem seus dados, não importa quantas camadas existam sempre vai ser possível da "bigtech" manter os dados dos pods se quiser, nada diferente da atual situação de um governo dando ordens e a "bigtech" supostamente atendendo.
Que ideia idiota, puramente teoria e de pior segurança, na prática facilmente qualquer empresa manteria em segredo os dados dos pods mentindo que excluiu completamente, nada pode impedir isso. Não quer que uma empresa tenha seus dados? não dê seus dados.
Na real no momento que vc compartilhou algum dado seu com outro, não existe controle de que esse segundo passe a um terceiro, não importa a tecnologia que use, no pior dos casos ele memoriza, anota num papel ou tira foto e passa pra outro.
O que dá pra tentar fazer é deixar algum rastro ou evidência que o dado foi compartilhado tal momento e usar essa evidência depois em algum processo jurídico.
Vpn?? E-mail anônimo?? O objetivo do POD não é deixar você "anônimo" até então pra empresa você é apenas um ID. Não adianta querer fugir de pegarem seus dados, se for pra impedir só usar serviços que já existem atualmente. Ou sla, ir pra uma caverna
Esse cara é um gênio na criação de siglas
Faz sobre o protocolo Nostr, o criador desse protocolo é Brasileiro
Pois é, esse é o sofrimento que eu passo no meu atual trabalho, sou servidor público e no meu município eu preciso clonar informações manualmente que estão na base de dados da empresa IPM, mesmo que a necessidade seja da própria proprietária deles no caso o Município que é meu empregador! Fora que além das informações não estarem completas e uniformes os demais setores não tem essas informações de forma exata! Eu uso outras ferramentas que eu desenvolvi para fazer ofícios e relatórios e não tenho uma API que me permita efetuar consulta no banco de dados da IPM! O pior disso tudo é que a prefeitura paga bem essa empresa que fornece uma ferramenta que se precisar de alguma implementação diferentes da que eles produziram além de ter que pagar mais é um parto para as melhorias saírem... As vezes as modificações são tão simples que depois que eu aprendi a programar eu fiquei mais frustrado ainda com essa empresa!!! Outra coisa bacana para quem é da área pública que cairia muito bem nesse assunto seria uma base de dados das descrições dos produtos que são licitados pelo poder executivo e pelas entidades públicas e autarquias! Se existisse uma API que fornecesse essas descrições os municípios não teriam tanto sofrimento em adquirir produtos, uma vez que como essas descrições são há nível industrial quem só adquiriu uma caneta esferográfica nunca imaginaria que a descrição industrial dela daria 1 página e meia de texto no tamanho A4 no modo Retrato... Eu descobri que a unica maneira de vencer a burocracia é com a automação seja por software ou por hardware pois tudo acaba sendo um evento cíclico... O Problema é conseguir a base de dados para poder avançar sobre alguns percalços!
A ideia é sensacional, já tinha ouvido falar de SOLID na faculdade mas nunca me aprofundei no assunto.
Imagina que louco se ele também entendesse que você comprou um produto digital em tal plataforma e essa licença fosse válida para outras plataformas. Seria legal ter um jogo na STEAM e não precisar comprá-lo novamente na loja do PS, mas entendo que é muito distópico ter alguma esperança quanto a isso hahaha
@@kisol777 Essa ideia da Steam seria ótima kkkkk um sonho
Essa ideia da Steam é impossível, as empresas nunca iriam aceitar isso
@@_acylo1Sim, acabaria com a ideia de exclusividade né, de jogos serem exclusivos.
@@joaovictorrodrigues8797 Mas acho que seria mais no sentido de: SE tivesse o mesmo jogo nas duas plataformas vc n teria que pagar duas vezes
A melhor maneira de guardar esses dados é deixar com os próprios usuários, mas a gente tem que lembrar que as big techs vendem nossos dados para lucrar... Então não é algo que vão adotar facilmente.
Além disso a gente tem que lembrar que a maioria da população não é da área tech, ou seja, muitos nem conhecem sobre o assunto ou nem se quer ligam pra isso, então acho difícil essas tecnologias serem adotadas, e se forem, vai ser para um grupo bem seleto...
Eu prefiro apostar em criar leis que obrigam as empresas a deixarem um botão de "deletar" de fácil acessos para os usuários removerem todo o conteúdo pessoal e customizado da plataforma... Tem um site de vagas de emprego que descobri, que eles não possuem isso, só removem sua conta se ligarem para eles e nem é 0800, uma completa palhaçada.
E finalizando, além de obrigar as empresas em investir em segurança, essas empresas deveriam forçar a barra nos governos também (abrir os olhos da população)... Brasil é uma piada nesse quesito, confio mais no Google e na Microsoft do que no governo brasileiro, por exemplo.
perfeito
Acredito que talvez um uso mais efetivo poderia ser para plataformas governamentais, como atualmente temos o .GOV que armazena nossos dados e podem ser utilizados em vários serviços. mas além disso muito difícil de ser implementado.
@@andreluiz7296 Na teoria parece bom, mas na prática... Segurança e governo brasileiro são duas coisas que não condizem kkkkk a pouco tempo teve vazamento do Banco central por exemplo, só observo o desenrolar da história.
@@jose_lucio_brvazamento do Banco Central é semanal
Eu creio que toda tecnologia desenvolvida vem para suprir uma necessidade. Num universo tão amplo como o de T.I. existe espaço para todo tipo de usuário e demanda.
Se a pessoa que desenvolveu a web, uma das ferramentas mais essenciais (se não a mais) dos dias de hoje propõe algo do tipo, a visão dele mostra uma nova vertente que pode ajudar pessoas a organizarem e gerirem melhor seus dados.
Particularmente a ideia me agrada, e não tenho dúvidas que BIG TECHs surgirão com seus serviços de PODS para aqueles que por algum motivo não adotem a auto-gestão (como eu pretendo fazer).
O SOLID abre possibilidades e num tabuleiro complexo como o dos serviços de software, isso deixa o jogo mais interessante.
Isso nao daria uma brecha de segurança?, centralizar os dados no usuário (a maioria leigo sobre tecnilogia), como ficaria a segurança disso ?, virus ?, disco corrompido ?, simplesmente formatou ?, como q lida com isso, a pessoa simplesmente perde tudo ?, fora as outras questões, eu gosto do conceito, mais o jeito q ele funciona, vou pesquisar mais, achei muito interessante o assunto.
Sempre fui usuario de windows, mas recentemente migrei pro manjaro e simplesmente nao consigo mais voltar pro windows, alem de ser bem rapido e estavel, eu consigo instalar as coisas que preciso usando poucas "palavras" no terminal, alem de que nao importa o problema, 99% das vezes da pra resolver facilmente pelo terminal seguindo algum tutorial em texto que encontra na net, no windows quando algum problema acontecia, eu tinha as vezes de perder varios dias olhando video atras de video ate resolver. Pra programçao que foi meu objetivo de mudança se tornou quase perfeito, as unicas coisas que me atrapalham um pouco as vezes eh eu ter de usar versoes diferentes de bancos de dados (mariadb) e em relaçao a software feito unicamente pra windows, como o software do meu teclado do Fallen, que apesar de funcionar no linux, nao consegue localizar o meu teclado plugado. Mas nada que seja um real incomodo, e acredito que com um conhecimento melhor em linux algo possa ser feito sobre isso.
essa tecnologia me lembra muito a questao da portabilidade de telefone parece ser algo bem similar porem bem mais complexo
Eu tava em duvida em que focar, mas pelo jeito cyber segurança vale a pena...
Literalmente o mesmo conceito do Open Finance
Mais ou menos. No Open Banking os dados continuam de posse das empresas que os geram, mas podem ser compartilhados a gosto do usuário. Talvez este modelo seja mais viável do que o do SOLID.
Então é outra tapeada
A implementação do SOLID parece ser uma solução promissora, especialmente quando combinada com iniciativas como Open Finance e o sistema de pagamentos via Pix. É verdade que existem riscos e desafios relacionados à segurança, mas muitos desses perigos já estão presentes em nosso cotidiano. Por exemplo, o uso de smartphones já expõe nossos dados a diversas vulnerabilidades. Além disso, no passado, carregávamos uma infinidade de documentos físicos na carteira, e em casos de roubo, a maior preocupação era a perda de documentos, que muitas vezes representava um prejuízo maior do que o financeiro.
Isso é ótimo pra quem tem afinidade com tecnologia, mas pro público leigo não tem como, precisa de um terceiro gerindo a segurança dos dados pra ele.
Mas essa tecnologia também pode ser interessada a governos, já até visualizo governos tomando esse papel por imposição como ente centralizador de dados pessoais e forçando todo mundo a confiar e usar um gov.br como pod. É todo o poder que um governo quer pra controlar as pessoas na internet.
Lembro do início da específica técnica do protocolo S.O.L.I.D. em 2014 e até hoje nenhuma empresa se interessou em financiar o desenvolvimento a ponto de resultar em algum produto comercial, pois o modelo de negócio não é atrativo ou talvez sequer viável.
Quiçá o que esteja faltando seja uma mente brilhante com visão empreendedora, como a de Steve Jobs, pra transformar o fracassado modelo dos handhelds no sucesso do modelo dos smartphones. 😉👍
Ótima explicação sobre o projeto SOLID, Dio ! É no mínimo, bem interessante. Mas, temos q ir com calma, sempre === 🤔🌐🐧🧱🔐👍 E surge a pergunta q não quer calar ! Até q ponto o SOLID é Sólido...?????????????????????///
Pod e uma IA especialazada em segurança e controle de dados para gerenciar cada conta.
Eu estou lendo um livro chamado "Privacidade é poder" de Calissa Vélez.E é bem sinistro ela falando sobre privacidade.Recomendo a leitura.è muito boa para começar a entender do assunto.
E tem canais aqui no TH-cam falando sobre privacidade.PrivacyMap e CyberDef.Aprendi muito com o conteúdo deles.
Estou começando um home lab... acho que é algo super legal que todo mundo deveria ter...
Mas poucos vão sequer querer... e menos ainda vão conseguir fazer...
Eu mesmo estou receoso porque quero fazer self host de projetos, preciso abrir uma porta e mal sei o que não sei sobre segurança pra fazer isso sem acabar me dando mal
Se for expor um serviço web, recomendo usar o Cloudflare Tunnel :D acho que só precisa ter um domínio na cloudflare e facilita expor serviços publicamente.
A idéia é criar um "Open Banking".
Bixo que negócio interessante!
Para este projeto dar certo não vejo outra saída além das próprias big techs hospedarem estes PODs. "Me empresta seus dados que eu vou cuidar deles pra você". A grande vantagem é a interoperabilidade entre aplicativos e sites, e assim todo mundo sai ganhando. Manter a possibilidade de cada usuário hospedar seus PODs (para usuários avançados) e deixar os PODs na mão das big techs para o povão. Teria que se popularizar isso de alguma forma, para que as big techs aceitem "compartilhar" estes dados e se torne um padrão da indústria.
Se o Open Banking não andou, talvez isso não ande tb. Mas eu gostei muito a ideia.
Obaaaa
Entendi, esse Solid é um "Logar com o google" ou um "gov.br", só que turbinado. Tendi tendi
Isso kkk
As empresas lidando com nossos dados gera o que chamamos de bolhas.
Compra-se a internet, com a máfia de Linux TH-cams.
Num self host os dados de todos estariam espalhados e não concentrados, o que significa que uma pessoa era afetada e não um grande grupo, como acontece nas empresas que mantém tudo junto. Isto é uma idea. Como o sistema operativo podia vir um com uma pasta criptografada de forma a guardar automaticamente os dados e só acedidos com autorização do utilizador 😅 esperar para ver no que vai dar
Parece interessante
Obrigado pela análise! Você poderia me ajudar com algo não relacionado? Eu tenho uma carteira SafePal com USDT e tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Qual é a melhor maneira de enviá-los para Binance?
Self-hosted me parece uma boa ideia. Em controle de uma bigtech ou do governo, nananinanão.
É o que estão fazendo com o gov. br
Parece semelhante ao conceito do AT Protocol do BlueSky
SOLID é o futuro, nem que seja um futuro alternativo. Ter opções é sempre bom e importante, precisamos dar um freio nas big techs e avisar: não somos bots, estamos vivos e pensamos! o|o
Fala, Dio blz? Fico pensando na seguinte situação. Utilizando seu próprio exemplo do Spotify.
Utilizando um Pod self-host o Spotify deveria criar tabelas com os dados do meu usuário com as bases e algoritmos de sugestão?
Fico a pensar que em termos de algoritmo , isso seria bem difícil de dar compatibilidade com outros serviços. Não acha?
eu não consigo pensar nisso como algo bom, é apenas concentrar o problema, se eu puder guarda meus dados pessoalmente, mas a maioria dos usuarios não tem espaço pessoal pra isso.
E muitas da vezes nem é espaço, mas que a maioria só não tem interesse mesmo, o público tech é muito pequeno comparado com os usuários médios de windows (apenas um exemplo) que não sabe o porque do sistema dele estar lento.
mais fácil atacar um usuario comum do que um servidor de um empresa
Isso é muito inviável. Por qual razão, os oligopólios atuais teriam interesse em utilizar uma central de dados de usuários, de posse e autonomia do usuário, abrindo a base que segura o oligopólio para uma empresa concorrente se tornar um monopólio?
Os oligopólios não terão interesse, mas seus usuários é quem deveriam ter. Só que isso depende da criação de alternativas viáveis aos serviços das big techs...
Eu vejo interesse, da mesma forma que eu posso angariar clientes, a outra empresa pode roubar clientes, ambos teriam de oferecer algo melhor, concorrência a funcionar. Eu nem tenho esse problema, gosto de usar algo que não conheça os meus gostos 😅
Discussão interessante...
Meus dados, minhas regras!😂
Ou seja: meus dados viram uma carteira com portabilidade como um seguro, uma previdência, uma conta em banco ou um plano de saúde. Na prática em vez dos outros ganharem dinheiro com meus dados, eu é que posso ganhar dinheiro com eles.
Só conheço os princípios SOLID do Uncle Bob
Entendi então é basicamente o login do google que eu já uso pra tudo kkkkkkkkkk
Esse projecto se parece muito com Web5 (popularizado pelo Jack Dorsey, Founder do Twitter).
Na verdade, tudo igualzinho.
Web3 não?! 🤔
@@guironaldohp não, web3 é furada, eles "pularam" pro web5 mesmo.
@@guironaldohp Web5 mesmo, pesquisa aí
Isso me parece com um produto que já existe, ser "empacotado" com uma "nova cara" para ser vendido como algo novo novamente. Não me parece resolver nada de forma concreta... Acho que todos nós estamos ficando cansados dessa brincadeira de "faz de conta". O tempo vai dizer se isso é realmente revolucionário ou só mais um 'mais do mesmo'...
Dionatan, você já pensou em fazer podcasts?
Ele já faz podcats.Faz junto com outros 2 (amigos ou sócios) dele.
Os podcasts sao no canal do Diolinux Labs
O ideal é a cada vez que entrássemos na internet fosse como se entrássemos pela primeira vez em um local qualquer, anonimato.
@TheedxA2 Vocês disseram a mesma coisa. Acho que foi ironia sua
Não faz sentido. Eles com toda certeza venderiam os dados. E quem pode me garantir que as bigtechs ainda sim não teriam acesso e manteriam esses dados?
"... o cabrito virar bode"
sonho mas espero que se realize
Democratizou foi foda ein Dio!!!! kkkkkkkkkkkkk, larga mão disso
Tudo bem você discordar, mas eu diria que um formato onde pessoas de qualquer poder monetário, se tiverem acesso à internet, consigam ter acesso a serviços que se fossem pagos, seriam caros e restritivos, especialmente se somar tudo, conta como democratização de acesso à tecnologia e inclusão digital. Isso não quer dizer que sejam puramente positivas em todos os aspectos, caso que é semelhante ao Windows, que pode ter os seus defeitos, e problemas, mas sem dúvida trouxe a computação para os lares de milhões de pessoas comuns.
@@Diolinux Desculpa cara, admiro muito seus videos, loge de mim querer ofender você ou qualquer outra pessoa, mas é que "Democracia" é outra coisa, essa palavra não pode ser dita como plural e muito menos como verbo. e quanto à "democratização" essa palavra nem existe.
"Democracia": a escolha de um ou mais representantes de muitos feita através do voto popular. Demos Kratus. do grego usado pelas primeiras vezes entre 500 e 750 A. C. Significa Povo e Poder.
Foi isso que me fez da uma risada aqui, mas ta tudo certo.
@@christianvillela1734 Sim, democracia, como conceito filosófico, é isso mesmo, mas "democratizar" como verbo transitivo direto e pronominal significa "tornar popular", e é nesse sentido que me referia. Se preferir, troque "democratizou" por "popularizou". Abraços! :)
Com o uso de criptografia completamente homomórfica, será imparavel.
Mas não vai decolar infelizmente
Eu gostaria de saber se o @Duolinux tem algum grau de parentesco com o host do canal Vila do Chaves www.youtube.com/@CanalViladoChaves
Me parece muito utopico essa ideia.. Assim como coisas tipo Linux e Bitcoin, requer que o usuario seja mais responsavel (coisa que MUUUITOS não estão nem aí, infelizmente)
Linux utópico? Uso tranquilamente aqui a 6 anos
@@kevinyoliveira68Você... Mas sua avó ou sua mãe usaria tranquilamente igual você? É isso que ele quis dizer
@@guironaldohp Sim minha família usa de boas só precisei a ensinar a usar o mouse e a maioria só usa o Windows para navegar e nisso Linux faz com maestria
Resumindo:
Vamos tirar o poder das bigtechs...
E de o poder pra minha bigtech 😈
Acho que não é um bom resumo, por assim dizer. Os PODs são servidores open source e descentralizados, do ponto de vista macro, você mesmo pode hospedar o seu se quiser e não existe algum tipo de restrição sobre quem pode oferecer serviços desse tipo caso você queira contratar o servidor de terceiros. A Inrupt me parece bem longe de uma clássica "Big Tech".
@@Diolinux Concordo que selfhost é uma possibilidade, mas... não uma regra
E esse não é o único (aspas)problema(aspas) infelizmente, se fosse eu acharia atrativo!
Mas tecnologicamente é impossível impedir que de alguma forma guardem seus dados, não importa quantas camadas existam sempre vai ser possível da "bigtech" manter os dados dos pods se quiser, nada diferente da atual situação de um governo dando ordens e a "bigtech" supostamente atendendo.
(apesar da minha crítica sobre o assunto, achei o vídeo em si muito bom e interessante, parabéns pelo trabalho)
Ele não defende o fim dos direitos intelectuais e, sem isso, impossível.
solidity? ethereum? xd
Pois é, um problema de dados centralizados é que eles são muito atraentes a regimes totalitários. E aí?
melhor continuar tudo na mao das big techs entao, afinal elas sao todas boazinhas /s
Que ideia idiota, puramente teoria e de pior segurança, na prática facilmente qualquer empresa manteria em segredo os dados dos pods mentindo que excluiu completamente, nada pode impedir isso.
Não quer que uma empresa tenha seus dados? não dê seus dados.
Na real no momento que vc compartilhou algum dado seu com outro, não existe controle de que esse segundo passe a um terceiro, não importa a tecnologia que use, no pior dos casos ele memoriza, anota num papel ou tira foto e passa pra outro.
O que dá pra tentar fazer é deixar algum rastro ou evidência que o dado foi compartilhado tal momento e usar essa evidência depois em algum processo jurídico.
@@Richsané basicamente
API: apagou tudo?
bigtech: sim sim claro
API: certo tenha um bomdia
Paraíso para hackers... Se você sofrer um ataque, o cara vai ter todas suas contas sem esforço... Parabéns kkkk
O POD não me convenceu, não muda muita coisa. O correto é você pseudônimo como os escritores que não usam seu verdadeiro nome.
Vpn?? E-mail anônimo?? O objetivo do POD não é deixar você "anônimo" até então pra empresa você é apenas um ID. Não adianta querer fugir de pegarem seus dados, se for pra impedir só usar serviços que já existem atualmente. Ou sla, ir pra uma caverna