🔖 Se inscreva no meu novo curso “Jesus: fontes e o que pode ser dito sobre o homem de Nazaré”: go.hotmart.com/Y92751436J 📖 Já adquiriu meu novo livro, “Bispos, padres e mestres cristãos”? Ele está na pré-venda na Editora Kliné: klineeditora.com/produto/pre-venda-bispos-padres-e-mestres-cristaos/?amp Seja membro do canal: th-cam.com/channels/_pCvEcDs9mXtd4KvZbtw1g.htmljoin 👊 Gosta do meu conteúdo? Quer contribuir com algum valor para a manutenção do espaço? Pix: julianajubcmt@yahoo.com.br 👊 Outra forma de apoiar é deixando um valeu demais ou mandando superchats e stikers ✅ Referências bibliográficas: André Chevitarese. Cristianismos. klineeditora.com/produto/cristianismos-questoes-e-debates-metodologicos-edicao-revista-e-ampliada/ André Chevitarese e Gabrielle Cornelli. Judaísmo, helenismo e cristianismo. amzn.to/3I1RElB André Chevitarese e Pedro Paulo Funari. Jesus histórico: uma brevíssima introdução. klineeditora.com/produto/jesus-historico-uma-brevissima-introducao-edicao-revista-e-ampliada/?amp André Chevitarese, Juliana Cavalcanti e Tayná de Maria. Ressurreição. klineeditora.com/produto/ressurreicao-recepcoes-na-literatura-e-na-cultura-material-antigas-cristas/?amp Bart Ehrman, "Jesus existiu ou não?" amzn.to/3CPf5Mn Bart Ehrman, "Como Jesus se tornou deus?" amzn.to/3glfzk3 Bart Ehrman. O que Jesus disse? O que Jesus não disse?" amzn.to/33DdVXx Erin Vearncombe. After Jesus Before Christianity. amzn.to/4boEQUa Daniel Justi, "Paulo de Tarso como homem divino" amzn.to/2XsKnIU Gerd Theissen, "Jesus histórico, o manual" amzn.to/3g4Qae3 Gerd Theissen "O Novo Testamento" amzn.to/2XrddJH Gerd Theissen. A religião dos primeiros cristãos: Uma teoria do cristianismo primitivo. amzn.to/4aM0pyr H. Koester. Introdução ao Novo Testamento. Vol. 2 amzn.to/4baCCYx Hans-Josef Klauck. O entorno religioso do cristianismo primitivo - Vol. II: Volume II: Culto aos governantes e imperadores, filosofia, gnose. amzn.to/4d9WL2T Ivan Rocha (tradução). Flávio Josefo: um compêndio amzn.to/3TwnCy5 John P. Meier "Um Judeu Marginal: Repensando o Jesus Histórico" amzn.to/3sgRKyo John Crossan. O Jesus histórico. amzn.to/3A4Cw3C Joerg Rieger. Jesus vs. Caesar: For People Tired of Serving the Wrong Religion. amzn.to/3WrEM20 Juliana Cavalcanti e Felinto Neto (orgs). Cristianismos e judaísmos antigos. amzn.to/3xsrsfh Philip Jenkins. The Many Faces of Christ: The Thousand-Year Story of the Survival and Influence of the Lost Gospels amzn.to/44iQ7TU Sobre o Jesus Seminar e os ditos de Jesus: www.westarinstitute.org/seminars/jesus-seminar-phase-1-sayings-of-jesus
O que impressiona é o fato de que evangelhos ditos tão importantes estar nas mãos dos homens. Quando estudamos do ponto de vista científico aparece falhas... se for de forma sobrenatural não deveria depender apenas da fé, pois todos os que acreditam em Jesus esperam por eventos no mundo físico, como os milagres.
É interessante a teoria do evangelho "Q", estaria ele naquele volume que a mãe do cuidador de ovelhas de Nag Hammadi usou para acender o fogo? Jamais saberemos...
Eu penso que é impossível reconstituir com exatidão um passado tão distante quando ainda não havia a imprensa crítica e seus aparatos como câmeras, fotografias, gravadores de voz... Racionalmente; passado e futuro não existem objetivamente (são abstrações mentais). Passado é memória (mais ou menos fiel, interpretação e gravação mental de ações ocorridas). E futuro é expectativa baseada nas ações presentes e nos registros da memória (passado). O que realmente existe é o presente e tudo o que nele está incorporado (memórias, expectativas). A maior parte do que se diz sobre o jesus é especulação mais ou menos plausível e possível. Não temos, de fato, acesso ao "jesus histórico", mas sim a interpretações de terceiros sobre ele deixadas nos registros antigos (pergaminhos, papiros, códices...). Interpretações estas, baseadas em crenças religiosas ou em boatos que circulavam entre algumas comunidades antigas dos arredores do Mediterrâneo. Enfim, é interessante e válida toda essa discussão, pois envolve uma figura que tem uma importância fundamental para o Ocidente. Mas tentar chegar ao homem histórico (ou os homens) que foi usado para se criar o personagem principal do novo testamento (o qual certamente, recebeu acréscimos e atribuições de outras pessoas, talvez filósofos, outros rabinos, e de outros mitos) é, do meu ponto de vista, algo impossível.
Prof Juliana, a bem aventurança "felizes os pobres em espírito", está em um dos manuscritos do mar morto (Quram), datado antes de Jesus histórico. Teria possibilidade de Jesus apropriar desse conhecimento e adaptar para seu contexto histórico de pobreza, como a senhora explicou muito bem?
@@projetor.m.2353Mesmo assim meu querido, ele não foi um crucificado qualquer, estamos falando de um personagem que estava revolucionando israel, mesmo que tivesse permanecido na cruz seus seguidores ou quem quer que seja teria arranjado uma forma de guardar vestígios disso, como não existe ossada ou qualquer outra prova a possibilidade dele ter ressuscitado ao terceiro dia é real, parem com essa separação entre jesus histórico e jesus dá fé, se ele provavelmente existiu coisa que eu acredito, ele foi o jesus descrito nos evangelhos. Os evangelhos são documentos históricos, o historiador pode até não considerar por simples questão de ceticismo acadêmico, mas são autênticos todos os cânones.
@@projetor.m.2353Mesmo assim, não estamos falando de um crucific@do qualquer, mas sim de um personagem que estava revolucionando israel, mesmo que o corpo tivesse permanecido na cruz seus seguidores ou quem quer que seja teria arranjado uma forma de guardar evidências disso, como não existe ossada a possibilidade dele ter ressuscitado ao terceiro dia e real, parem com essa separação entre jesus histórico e jesus da fé, se ele existiu coisa que acredito ele foi o jesus conforme está nos evangelhos, que são documentos históricos, pro historiador pode até não ser por simples questão de ceticismo acadêmico, por relatar feitos espetaculares que na mente dele seria impossível, mas os evangelhos e as cartas de paulo tem tudo que precisamos saber sobre a vida e passagem de jesus.
@@projetor.m.2353Impressionante o esforço negacionista que fazem pra negar o jesus dos evangelhos, ou aceitar que de fato ele ressuscitou. Cara existem muito mais chances do jesus da "fé" ter existido que o jesus histórico, pois o dá fé existem todos os evangelhos e as cartas de paulo, o histórico poucas evidências deixou a não ser suposições apócrifas que não são aceitas por praticamente 100% dos historiadores, não estamos falando de uma crucificação qualquer, mas sim de um personagem que estava revolucionando israel, mesmo que o corpo tivesse permanecido na cruz seus seguidores ou quem quer que seja teria Arranjado uma forma de guardar evidências disso, como não existem essas evidencias, as chances dele ter ressuscitado ao terceiro dia são reais.
@@Caesar_1001Não é esforço negacionista, é o esforço pela realidade dos fatos. Não existe nada histórico que indique que Jesus tenha ressuscitado ou ao menos que foi sepultado (crucificado eram deixados para apodrecerem na cruz). Então muita base em que o cristianismo se apoia tem origem em crenças e não em fatos.
Professora, o dr. André Chevitarese disse que há além desses documentos que a senhora citou, o Evangelho de Egerton e o Evangelho dos Sinais. Ja existe esses documentos em português para se estudar o Jesus histórico?
Valério, o Evangelho dos Sinais seria uma das bases para a composição do Evangelho de João. É forma como vc consegue acessá-lo em português. Em português você pode ter mais informações por meio do livro do André O Evangelho do discípulo amado e também do Koester Introdução ao Novo Testamento, vol 2. O Evangelho Egerton tem como vc conferir em inglês: prenicea.net/doc1/19909-en-01.pdf
Eu creio em Cristo pelos princípios da verdade, morais e renovadores. Se Jesus não falou tal coisa e se um fato no NT não é histórico, não existiu e fui enxertado, cadê a verdade?? Não pode ser um vale tudo, por exemplo, uma das passagens que mais amo, é Jesus e a mulher adúltera, e aqui descobri que foi enxertado 4 séculos depois. Eu sei que nessa passagem tem o Espírito de Cristo, mas se não foi real, deveria dizer que é uma ilustração.
Essa passagem vem de outro evangelho que não foi canonizado, infelizmente , evangelho aos hebreus conhecido como os ditos de Yeshua lá do 1 séc!!! Essa passagem ela andou nos 3 evangelhos antes de concretizar de fato a narrativa que temos hoje no de João!!!
@@JulianaCavalcanti mas naquele Gospel do Jesus Seminar acho que está anotado como provável. Tenho aqui, mas só conseguiria encontrar no Dia do Juízo, tamanha a desorganização. Queria tanto que Jesus não tivesse sido exclusivista. Só falta isso para ele ser perfeito. ;)
@@JulianaCavalcanti naquele Gospel do Jesus Seminar também está registrado como não sendo ou improvável? Tenho aqui, mas seria incapaz de encontrar, tamanha a desorganização. Minha memória falha me diz que não descarta. Acho mesmo que só comprei esse livro por isso, se não me falha a memória. Queria tanto que Jesus não tivesse sido exclusivista. Só falta isso para ele ser perfeito. ;)
@@celiamachado611 o seminário de Jesus jamais disse isso. Nem teria como, porque foge a metodologia comparativa. Aqui os ditos que eles sinalizaram como prováveis de Jesus, diretamente do próprio site deles 😉 www.westarinstitute.org/seminars/jesus-seminar-phase-1-sayings-of-jesus
Existem pouquíssimas fontes além dos textos bíblicos sobre as Palavras de Jesus. Ele não era importante... E muita coisa pode ter se perdido também. Portanto, só a História, não explica Jesus.
@@Jasi-s3gTextos e evangelhos classificados como "apócrifos" carregam muita teologia/mitologia também (classificados pela autoproclamada "ortodoxia" como "heresia"). Não há um suporte totalmente confiável para se reconstituir o jesus histórico.
O "discípulo amado" nem ao menos chegou a conhecer Jesus... Isso mostra que as escrituras bíblicas podem ter uma mentira por trás de cada palavra. É um campo minado de mentiras. Seria legal um vídeo com o top 5 das mais flagrantes "inverdades" ditas no NT pelos escritores.
Ninguém tá usando palavras de Jesus pra Lucro, aqui é canal de história, e não igreja evangélica, é canal de história e não de bancada evangélica 👍Ela é historiadora e não deputada👍
🔖 Se inscreva no meu novo curso “Jesus: fontes e o que pode ser dito sobre o homem de Nazaré”:
go.hotmart.com/Y92751436J
📖 Já adquiriu meu novo livro, “Bispos, padres e mestres cristãos”? Ele está na pré-venda na Editora Kliné:
klineeditora.com/produto/pre-venda-bispos-padres-e-mestres-cristaos/?amp
Seja membro do canal:
th-cam.com/channels/_pCvEcDs9mXtd4KvZbtw1g.htmljoin
👊 Gosta do meu conteúdo? Quer contribuir com algum valor para a manutenção do espaço? Pix: julianajubcmt@yahoo.com.br
👊 Outra forma de apoiar é deixando um valeu demais ou mandando superchats e stikers
✅ Referências bibliográficas:
André Chevitarese. Cristianismos. klineeditora.com/produto/cristianismos-questoes-e-debates-metodologicos-edicao-revista-e-ampliada/
André Chevitarese e Gabrielle Cornelli. Judaísmo, helenismo e cristianismo. amzn.to/3I1RElB
André Chevitarese e Pedro Paulo Funari. Jesus histórico: uma brevíssima introdução. klineeditora.com/produto/jesus-historico-uma-brevissima-introducao-edicao-revista-e-ampliada/?amp
André Chevitarese, Juliana Cavalcanti e Tayná de Maria. Ressurreição. klineeditora.com/produto/ressurreicao-recepcoes-na-literatura-e-na-cultura-material-antigas-cristas/?amp
Bart Ehrman, "Jesus existiu ou não?" amzn.to/3CPf5Mn
Bart Ehrman, "Como Jesus se tornou deus?" amzn.to/3glfzk3
Bart Ehrman. O que Jesus disse? O que Jesus não disse?" amzn.to/33DdVXx
Erin Vearncombe. After Jesus Before Christianity. amzn.to/4boEQUa
Daniel Justi, "Paulo de Tarso como homem divino" amzn.to/2XsKnIU
Gerd Theissen, "Jesus histórico, o manual" amzn.to/3g4Qae3
Gerd Theissen "O Novo Testamento" amzn.to/2XrddJH
Gerd Theissen. A religião dos primeiros cristãos: Uma teoria do cristianismo primitivo. amzn.to/4aM0pyr
H. Koester. Introdução ao Novo Testamento. Vol. 2 amzn.to/4baCCYx
Hans-Josef Klauck. O entorno religioso do cristianismo primitivo - Vol. II: Volume II: Culto aos governantes e imperadores, filosofia, gnose. amzn.to/4d9WL2T
Ivan Rocha (tradução). Flávio Josefo: um compêndio amzn.to/3TwnCy5
John P. Meier "Um Judeu Marginal: Repensando o Jesus Histórico" amzn.to/3sgRKyo
John Crossan. O Jesus histórico. amzn.to/3A4Cw3C
Joerg Rieger. Jesus vs. Caesar: For People Tired of Serving the Wrong Religion. amzn.to/3WrEM20
Juliana Cavalcanti e Felinto Neto (orgs). Cristianismos e judaísmos antigos. amzn.to/3xsrsfh
Philip Jenkins. The Many Faces of Christ: The Thousand-Year Story of the Survival and Influence of the Lost Gospels amzn.to/44iQ7TU
Sobre o Jesus Seminar e os ditos de Jesus:
www.westarinstitute.org/seminars/jesus-seminar-phase-1-sayings-of-jesus
O que impressiona é o fato de que evangelhos ditos tão importantes estar nas mãos dos homens. Quando estudamos do ponto de vista científico aparece falhas... se for de forma sobrenatural não deveria depender apenas da fé, pois todos os que acreditam em Jesus esperam por eventos no mundo físico, como os milagres.
Estive ausente por um tempo, mas, estou de volta pra aprender.
Legal
É interessante a teoria do evangelho "Q", estaria ele naquele volume que a mãe do cuidador de ovelhas de Nag Hammadi usou para acender o fogo?
Jamais saberemos...
Ótimo conteúdo! Pedagogia fantástica. Avante!
Bom dia, professora e comunidade.
Obrigado por mais essa ótima aula.
Faz um vídeo sobre evidências históricas do livro de apocalipse por favor
Julia, tudo bem? 🙂
Mas tem uma playlist só sobre isso aqui no canal. Vou deixar o link:
th-cam.com/play/PL71BWkX9NEs5qdSphG7u_8dNM1T3B6fD6.html
Gratidão por essa brilhante aula que disperta e expande a nossa consciência 👏❤
Que aula maravilhosa
Eu penso que é impossível reconstituir com exatidão um passado tão distante quando ainda não havia a imprensa crítica e seus aparatos como câmeras, fotografias, gravadores de voz...
Racionalmente; passado e futuro não existem objetivamente (são abstrações mentais). Passado é memória (mais ou menos fiel, interpretação e gravação mental de ações ocorridas). E futuro é expectativa baseada nas ações presentes e nos registros da memória (passado). O que realmente existe é o presente e tudo o que nele está incorporado (memórias, expectativas).
A maior parte do que se diz sobre o jesus é especulação mais ou menos plausível e possível. Não temos, de fato, acesso ao "jesus histórico", mas sim a interpretações de terceiros sobre ele deixadas nos registros antigos (pergaminhos, papiros, códices...). Interpretações estas, baseadas em crenças religiosas ou em boatos que circulavam entre algumas comunidades antigas dos arredores do Mediterrâneo.
Enfim, é interessante e válida toda essa discussão, pois envolve uma figura que tem uma importância fundamental para o Ocidente. Mas tentar chegar ao homem histórico (ou os homens) que foi usado para se criar o personagem principal do novo testamento (o qual certamente, recebeu acréscimos e atribuições de outras pessoas, talvez filósofos, outros rabinos, e de outros mitos) é, do meu ponto de vista, algo impossível.
Muito bom 😊😊
Maravilhosa explicação
Boa Noite Dra, à Sra ficou muito bem.na sua.cadeira.sem.aquela faixas lateral kkk
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Uma pergunta , quantas pessoas JOÃO BATISTA BATIZOU depois de BATIZAR JESUS ?
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🖖👏🏻
Boa noite! Professora quanto tempo depois da morte de Jesus as comunidades começaram a se formar?
Ótima aula 😊
❤🫂 obrigada Ju 🥰
Prof Juliana, a bem aventurança "felizes os pobres em espírito", está em um dos manuscritos do mar morto (Quram), datado antes de Jesus histórico. Teria possibilidade de Jesus apropriar desse conhecimento e adaptar para seu contexto histórico de pobreza, como a senhora explicou muito bem?
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Professora Juliana, o Evangelho Q e o Evangelho de Tomé que autores recomenda desses livros?
Cumprimentos
Ja li um livro de Bart D. Ehrman com esse título.
Essa foi a ideia rsrs
Eu sempre questionei..onde foi levado o corpo de jesus histórico pós crucificação?
Pra lugar nenhum. Crucificados ficavam na cruz até serem comidos por animais. Infelizmente esse foi o destino mais provável do Jesus histórico.
@@projetor.m.2353Mesmo assim meu querido, ele não foi um crucificado qualquer, estamos falando de um personagem que estava revolucionando israel, mesmo que tivesse permanecido na cruz seus seguidores ou quem quer que seja teria arranjado uma forma de guardar vestígios disso, como não existe ossada ou qualquer outra prova a possibilidade dele ter ressuscitado ao terceiro dia é real, parem com essa separação entre jesus histórico e jesus dá fé, se ele provavelmente existiu coisa que eu acredito, ele foi o jesus descrito nos evangelhos. Os evangelhos são documentos históricos, o historiador pode até não considerar por simples questão de ceticismo acadêmico, mas são autênticos todos os cânones.
@@projetor.m.2353Mesmo assim, não estamos falando de um crucific@do qualquer, mas sim de um personagem que estava revolucionando israel, mesmo que o corpo tivesse permanecido na cruz seus seguidores ou quem quer que seja teria arranjado uma forma de guardar evidências disso, como não existe ossada a possibilidade dele ter ressuscitado ao terceiro dia e real, parem com essa separação entre jesus histórico e jesus da fé, se ele existiu coisa que acredito ele foi o jesus conforme está nos evangelhos, que são documentos históricos, pro historiador pode até não ser por simples questão de ceticismo acadêmico, por relatar feitos espetaculares que na mente dele seria impossível, mas os evangelhos e as cartas de paulo tem tudo que precisamos saber sobre a vida e passagem de jesus.
@@projetor.m.2353Impressionante o esforço negacionista que fazem pra negar o jesus dos evangelhos, ou aceitar que de fato ele ressuscitou. Cara existem muito mais chances do jesus da "fé" ter existido que o jesus histórico, pois o dá fé existem todos os evangelhos e as cartas de paulo, o histórico poucas evidências deixou a não ser suposições apócrifas que não são aceitas por praticamente 100% dos historiadores, não estamos falando de uma crucificação qualquer, mas sim de um personagem que estava revolucionando israel, mesmo que o corpo tivesse permanecido na cruz seus seguidores ou quem quer que seja teria Arranjado uma forma de guardar evidências disso, como não existem essas evidencias, as chances dele ter ressuscitado ao terceiro dia são reais.
@@Caesar_1001Não é esforço negacionista, é o esforço pela realidade dos fatos. Não existe nada histórico que indique que Jesus tenha ressuscitado ou ao menos que foi sepultado (crucificado eram deixados para apodrecerem na cruz). Então muita base em que o cristianismo se apoia tem origem em crenças e não em fatos.
Professora, o dr. André Chevitarese disse que há além desses documentos que a senhora citou, o Evangelho de Egerton e o Evangelho dos Sinais. Ja existe esses documentos em português para se estudar o Jesus histórico?
Valério, o Evangelho dos Sinais seria uma das bases para a composição do Evangelho de João. É forma como vc consegue acessá-lo em português. Em português você pode ter mais informações por meio do livro do André O Evangelho do discípulo amado e também do Koester Introdução ao Novo Testamento, vol 2.
O Evangelho Egerton tem como vc conferir em inglês:
prenicea.net/doc1/19909-en-01.pdf
👍🏿👍🏿
Eu creio em Cristo pelos princípios da verdade, morais e renovadores. Se Jesus não falou tal coisa e se um fato no NT não é histórico, não existiu e fui enxertado, cadê a verdade??
Não pode ser um vale tudo, por exemplo, uma das passagens que mais amo, é Jesus e a mulher adúltera, e aqui descobri que foi enxertado 4 séculos depois. Eu sei que nessa passagem tem o Espírito de Cristo, mas se não foi real, deveria dizer que é uma ilustração.
Essa passagem vem de outro evangelho que não foi canonizado, infelizmente , evangelho aos hebreus conhecido como os ditos de Yeshua lá do 1 séc!!! Essa passagem ela andou nos 3 evangelhos antes de concretizar de fato a narrativa que temos hoje no de João!!!
O Evangelho Q não é o que não pode ser que não é.
Chii!! Perdi a live.
To lendo um livro do Bart Ehrman com esse título kkk
Era essa a ideia 😉
QUERIA SÓ SABER O QUE A COMUNIDADE EVANGÉLICA TEM A DIZER SOBRE TUDO ISSO ,,,,,
Nada, eles se baseiam apenas em crenças e não acreditam em nada fora do que está na Bíblia.
@@projetor.m.2353Ou seja, são alienados.
Eles diriam: - Balabaxurias.
Tudo balela as suposições desses historiadores
O unico dito atribuido a Jesus que eu gostaria de saber se é verdadeiro ou não é: "ninguem vem ao Pai senao por mim".
Não, Celia. Ele só é encontrado em Jo e já está imerso em tradições helenisticas e de um Jesus divino.
@@JulianaCavalcanti mas naquele Gospel do Jesus Seminar acho que está anotado como provável. Tenho aqui, mas só conseguiria encontrar no Dia do Juízo, tamanha a desorganização. Queria tanto que Jesus não tivesse sido exclusivista. Só falta isso para ele ser perfeito. ;)
@@JulianaCavalcanti naquele Gospel do Jesus Seminar também está registrado como não sendo ou improvável? Tenho aqui, mas seria incapaz de encontrar, tamanha a desorganização. Minha memória falha me diz que não descarta. Acho mesmo que só comprei esse livro por isso, se não me falha a memória. Queria tanto que Jesus não tivesse sido exclusivista. Só falta isso para ele ser perfeito. ;)
@@celiamachado611 o seminário de Jesus jamais disse isso. Nem teria como, porque foge a metodologia comparativa.
Aqui os ditos que eles sinalizaram como prováveis de Jesus, diretamente do próprio site deles 😉
www.westarinstitute.org/seminars/jesus-seminar-phase-1-sayings-of-jesus
Existem pouquíssimas fontes além dos textos bíblicos sobre as Palavras de Jesus.
Ele não era importante...
E muita coisa pode ter se perdido também.
Portanto, só a História, não explica Jesus.
Tem os textos e Evangelhos apócrifos que têm passagens interessantes pra se analisar o Jesus Histórico.
@@Jasi-s3gTextos e evangelhos classificados como "apócrifos" carregam muita teologia/mitologia também (classificados pela autoproclamada "ortodoxia" como "heresia"). Não há um suporte totalmente confiável para se reconstituir o jesus histórico.
O "discípulo amado" nem ao menos chegou a conhecer Jesus...
Isso mostra que as escrituras bíblicas podem ter uma mentira por trás de cada palavra. É um campo minado de mentiras.
Seria legal um vídeo com o top 5 das mais flagrantes "inverdades" ditas no NT pelos escritores.
O discípulo amado era a comunidade que compilou as memorias de João
Quer ser produtiva?
Vai escrever um livro sobre você mesma.
Aproveitar das falas de Jesus para tentar ter lucros, não demonstra bom caratismo.
Ninguém tá usando palavras de Jesus pra Lucro, aqui é canal de história, e não igreja evangélica, é canal de história e não de bancada evangélica 👍Ela é historiadora e não deputada👍
Simplismente usa a história pra ganhar dinheiro 😅😅😅
jesus nunca existiu, então ele não disse nada
Que conversa é essa, até a tal.fonte Q é uma hipotese