Ótimo conteúdo meu caro. Mesmo nas câmeras tidas como invariantes de ISO há aumento de ruído nas sombras como foi demonstrado, é realmente melhor usar o flash, até por que permite iluminar de forma criativa dando um aspecto muito mais interessante pro resultado. Parabéns pelo vídeo.
A invariância do Iso que existe em certas câmeras significa que, se fotografarmos em iso base, por exemplo iso 100, mas a foto saiu completamente subexposta onde, para tê-la exposta corretamente teríamos que usar iso 3200, podemos deslocar o slider exposição no Camara Raw/Lightroom em 5 pontos e ter a mesma quantidade de ruído que o iso 3200. Fiz o teste em minha Nikon D810 e, realmente, a quantidade de ruído para iso 100 e iso 3200, é a mesma. Resumindo: fotografar em iso 100 ou em iso 3200 e depois iluminar a foto de iso100 no slider exposição em 5 pontos, para sensores que tem invariância de iso, dá no mesmo.
Tem alguns que não insistem mas por falta de condições ainda não tem flash, use essa técnica muito no começo da minha carreira, mas graças a Deus eu já sabia o que queria para minha fotografia e mais do que qualquer outra coisa investir em luz de qualidade para meus ensaios, ajuda e facilita demais no resultado final. Cansei de ter que recuperar céu estourado ou modelo escura, os clientes sempre comentavam por quê tava achando escura e eu dizia que iria editar e recuperar depois, mas pra quem não entende isso acaba com a primeira impressão na hora de mostrar como a foto tá ficando.
Sim Erico com certeza vão melhorar muito mesmo, suas dicas são bem praticas e diretas no ponto certo para quem quer aprender e abrir horizontes, novamente parabéns e muito obrigado.
Opa, tudo bem? Bacana o vídeo. Se me permite, vou expor minha opinião. Eu uso flash desde que comecei na fotografia. Uso em todas as ocasiões (ensaio de dia, eventos, etc) e dou aula de flash aqui na cidade. Desde sempre a imagem com flash sempre foi uma estética que me agradou. Mas mesmo defendendo a bandeira do flash, eu conheço gente que não gosta (sei diferenciar quem realmente não gosta e quem não sabe usar). Tenho amigos que têm flash mas não gosta de usar em ensaios. Tanto por estética quanto por necessidade de levar assistente (aqui nunca que o flash ficaria parado no tripé como fez no video..rsrs) e ser mais uma coisa pra se preocupar durante o ensaio. Nos rolês fotográficos com os amigos, a maioria vai com uma câmera + lente. Aí lá vai eu com câmera+lente+softbox+tripé. Ter que ficar carregando tudo isso pra lá e pra cá e ainda pedir a alguém pra ficar segurando o tripé pro vento não derrubar. Acho válido alertar para as pessoas que realmente não tem conhecimento nenhum de flash e se denominam fotógrafo de luz natural pra se esconder do flash. Mas eu entendo perfeitamente e admiro o trabalho de quem tem uma estética onde a luz natural é a única usada. Sobre ruído, já vi pessoas que utilizam D750 recuperarem mais de 3 pontos de exposição no LR e o ruído ser imperceptível. Na canon, recuperar sombras é ruim (uso canon). Visualizar foto em 1:1 pra ver ruído é algo que não ajuda. A galera que fotografa assim usa as imagens no instagram e no máximo numa impressão 20x30 Ruído que atrapalha pra mim é aquele visto na visualização normal do LR (sem zoom). A fotografia abre espaço para tantas técnicas, estéticas e ideias. Dizer que algo é certo ou errado tem que ter cuidado. Vejo gente que adiciona ruído na pós porque gosta. Está errado? É gosto. Conversando com uma amiga que usa luz natural, ela viu minhas fotos e disse que acha bacana mas que a percepção de tudo muito nítido e aparente não agrada a ela. Não adianta dizer que o "certo" é usar flash nessas situações se tem gente que não gosta do efeito produzido. Não é errado nem absurdo. É diferente. Eu uso muito flash e nem tudo são flores. Preciso sempre contratar um assistente para todos os ensaios. Numa situação de ensaio mais dinâmico, o assistente precisa ser treinado para iluminar a cena da forma que eu gosto, senão se torna um empecilho no ensaio ter que dirigir a modelo e o assistente. Fotografar na praia com softbox (que eu gosto) dá trabalho devido ao vento. E tem vezes que tudo quer dar errado e acaba atrapalhando o ensaio. É rádio que resolve não disparar. Aí para o ensaio, reseta rádio, reseta flash. Enfim, é mais uma coisa pra lidar no ensaio e nem todo mundo está disposto. O que seria da fotografia se todos usassem a mesma técnica? Se todos usassem flash em ensaio de dia? O bacana é ver as diferenças de forma de trabalho e resultados.
Obrigado por expressar a sua opinião Dionísio. Eu não condeno absolutamente quem prefere usar luz natural. Dá para fazer um ótimo trabalho mesmo sem usar o flash. Mas para isso a pessoa precisa entender o conceito de alcance dinâmico da câmera e trabalhar dentro das limitações dela. Se a cena tem muito contraste a pessoa pode mudar um pouco a composição para enquadrar uma área de contraste menor e não ter que recorrer à edição para recuperar a foto. Ninguém é obrigado a usar flash se não quiser. Conheço ótimos fotógrafos de luz natural.
Olá... Vc foi perfeito no seu pensamento, digo mais, hoje existem fotógrafos do pós produção, bate a foto mais ou menos e deixa a foto linda no LR e no PS. Eu fiz essa pergunta para ele, do porque já não sair com a foto quase pronta do câmera. Ele falou que prefere assim, pois ganhou mais velocidade nos ensaios, sem ficar ajustando a exposição, uma vez que desenvolveu varias técnica no PS e no Lr, , outra, muitos dos ensaios são para Face book e Instagram, os tais ruídos só da para ver quando vc aumenta ou dá muito zoom na foto no LR ou no PS. para c ter uma idéia, eu comecei a uns 2 ou 3 meses a fotografar, e sou chamado para fazer ensaios para i Instagram, mas não aceitei por receio de na hora me complicar e sair tudo errado. Mas estou começando a entender bem o triangulo da fotografia, ou melhor já entendi, tanto que as ultimas fotos que tirei para meu filho chegaram a perguntar se eu estava usando uma Mark alguma coisa ou uma R alguma coisa, quando falei que esta usando uma T5i com a lente do kit 18-135mm, o pessoal pirou. Eu simplesmente fotografei com a abertura em F11 para ter uma boa nitidez e aprendi uma técnica para desfocar o fundo no Photoshop que fica igualzinho da lente, fica um desfoque degrade, onde vai aumentando a distorção, como se eu tivesse usando uma lente f1.4, f 1.8, f 2,0 ou f 2.8. Por isso estou muito de acordo com que vc disse, cada um com o seu estilo, e sejamos felizes, pode ter uns que não goste, mas haverão outro que iram gostar. Agora que eu entendo da para saber quem fez a foto sub exposta de propósito, daquele que não sabe, ou ainda esta aprendendo. Valeu abraço.
@@39Dimirao sim, dá pra ver neste vídeo que, nitidamente, o cara não estudou e não soube aplicar a subexposição corretamente. Não sei se aconteceu de propósito ou não, mas é bastante equivocada, neste vídeo, a comparação e aplicação da técnica de subexposição. Pra mim, os erros são óbvios e gritantes.
Bom dia Erico, ótima aula, sou apenas um hobbista, mas a sua comparação foi muito bem colocada, sempre tento melhorar minhas fotos, porque sou apaixonado, quando fui viajar com minha esposa para Europa em um dia consegui fazer mais de 500 fotos, não com a qualidade que você faz, mas com essas dicas creio que dá para melhorar bem, parabéns.
Érico quando usar termos técnicos coloque o significado para que a sua audiência rotativa possa ter uma compreensão melhor. Excelente vídeo, mais uma vez!
Erico, Aprendi a usar flash em "externas" faz muito tempo. Sabia apenas do resultado. Não tinha a mínima ideia do que estava corrigindo/evitando. Aprendi mais uma. Obrigado.
Simplesmente a melhor explicação de todos os conteúdos existentes na internet. Além de mostrar o certo, provou o porque está errado em subexpor o céu em (-1). Parabéns Érico. Sou seu fã
Grande Erico! Top o seu vídeo e concordo plenamente com você. O mais das vezes esse gosta de ruido, falta de nitidez que muitos atribuem a um gostar estético e preferencial, significa: não domino o assunto, não sei usar o flash e não me disponho a aprender. Sabemos como é isso! Abraço Irmão.
Muito legal video. Quando não tinha flash eu tentava fazer isso tirando mais de uma foto e fazendo a composição no photoshop. Mas eu acho muito legal usar flash em foto externa.
Isso que você fazia se chamava Bracketing. E já era feito nos tempos de filme justamente para isso. Eu uso muito essa técnica em fotografias de arquitetura.
Irretocável esse vídeo Érico! Concordo absolutamente com tudo que você disse. Esse pessoal fica com essas fotos subexpostas e vendendo presets.... que preguiça que tenho disso!
Excelente vídeo. Prático, objetivo e acima de tudo uma demonstração que o flash é vida! Melhor acertar a exposição na captura - e isso é Fotografia com F maiúsculo - que depender de presets e horas e horas na frente do pc ajustando o raw.
Tenho notado isso, principalmente em fotógrafos que acompanho no Instagram. A maioria usa Nikon que tem recuperação de sombras melhores, mas eu realmente estava pensando se isso era necessário. Bom tema.
Conteúdo fantástico! Eu fiz um batizado há umas duas semanas e o céu estourou em algumas fotos, eu não tinha conhecimento disso apesar de ter feito curso de fotografia (certamente esqueci o que aprendi porque do tempo que fiz o curso até o momento que comprei a câmera e comecei a fotografar pra valer, foi mais de um ano), então em alguns momentos eu pensei que utilizar o flash seria uma boa ideia, mesmo que para os convidados do batizado isso parecesse muito controverso sendo que o dia estava bem iluminado até kk mas infelizmente não usei porque me faltou atitude (sim, exatamente isso), de dizer aos convidados o porquê eu estava usando flash e porquê eu deveria fazer as fotos de novo. Enfim, foi um aprendizado bem bacana, eu adorei ter fotografado esse evento e vendo esse vídeo agora, eu vejo que minha intuição até poderia estar certa, mas um profissional falando é outra história kk ;)
Obrigado Nathan. Lembre-se de que você é o profissional. Não precisa ficar justificando a sua técnica para leigos. O cliente não se preocupa com quais equipamentos você trabalha, apenas se o resultado final agrada a ele.
Interessantíssimo! Eu já precisei usar essa "técnica" de sub exposição pra fazer um retrato contra o sol, mas ao menos eu já sabia que não era o ideal(não tinha flash na ocasião, na verdade foi até com o celular), bom e isso me permitiu fazer a foto ao menos sem perder as informações do céu, embora a modelo realmente tenha ficado com ruído na revelação(meu celular fotografa em RAW, então foi possível). Depois eu adquiri um flash, mas ainda não tive oportunidade de fazer retratos com ele, mas eu interpretei uma técnica errada para fazê-lo. Pensava eu, que deveria fotometrar no céu mesmo, e regular para MENOS 1, ai certamente a modelo ficaria -3 pelo menos, e compensaria com o flash. Mas agora estou vendo que o ideal é fotometrar o céu no +1 mesmo, porque ele é naturalmente iluminado, não tem porque eu querer que ele fique escuro. Assim a carga do flash fica menor e interfere menos na coloração natural, fora que se for necessário recuperar +1 na edição, não será nada difícil, ainda mais se comparar como ficaria sem usar esse recurso(certamente +3 pra lá). Muito interessante, e ótimo vídeo!
Obrigado Diego. Você mostra que entendeu bem o raciocínio. Agora é só praticar e você vai ver como as suas fotos vão melhorar. Obrigado por compartilhar a sua experiência com a gente.
Faço fotografia de roupa com modelo e tenho bastande dificuldade nessa questão porque a cor da peça altera muito o resultado da exposição da foto. No caso de peças brancas as fotos sempre ficam escuras e acabo subindo a exposição na pós edição, o que deixa as fotos com bastante ruído. Como não tenho muito conhecimento e estou aprendendo, não sabia dessa tecnica. Vou testar pra ver se resolvo essa questão.
Fotógrafos, não me matem, mas fotografia pra mim é um hobby e eu só tenho um celular bem ruinzinho para usar. Um professor de um curso que eu fiz de fotografia para celular, tinha falado sobre esta técnica e eu notei exatamente isso. No meu celular é muito gritante a subexposição para recuperar. Algumas fotos ficam simplesmente impossíveis. Para celular, mesmo iso 100 e tals, é melhor não subexpor, principalmente se for um ambiente interno de alto contraste. Mas, eu nunca tinha pensado em usar o flash para isso. Vou testar usar o flash do celular assim que possível e conto como ficou.
Hoje em dia a fotografia com smartphone já é uma realidade. Muitos profissionais já migraram para essa tecnologia, pois alguns modelos já disponibilizam os arquivos em RAW para ter mais qualidade na pós produção. Só vale lembrar que o smartphone não tem flash, é só uma luz contínua que pode até ajudar, mas não terá o mesmo resultado.
Daria pra ter feito uma exposição que simplesmente não estourasse o céu, e que não o transformasse em cinza médio. Nunca vi ninguém ensinar a fazer isso de "escurer" o céu até o cinza médio. Daí, protegendo as altas luzes da forma correta e usando o flash, daria para ter uma boa exposição. Lembrando que dependendo da situação, o flash por si só não daria conta, seria necessário um flash mais "potente", quem sabe, até um filtro ND para tirar mais proveito dele, já que HSS corta um bocado de luz.
Pois é Lenon. Tem muita gente ensinando a subexposição dessa forma. Inclusive eu já fiz um vídeo mostrando as vantagens de se usar um filtro ND com flash.
Bem didático, gostei do ponto de vista, ainda estou me acostumado com flash, e como faço fotografia por rob, as vezes é um pouco constrangedor, você saca uma câmera com uma lente zoom da bolsa e em seguida o flash, pessoal fica meio assustado hahaha, ma é muito interessante tudo isso.
Entendo que neste exemplo usado no vídeo, vantagem de expor o céu em +1 faz com que o flash passe mais imperceptível equalizando melhor as duas luzes. Mais um vídeo curto e objetivo, onde não aprende quem não quer ou prefere dizer que gosta mais de luz natural kkk. Abraço.
Olá Joel. Isso não é o mais importante. O valor da carga vai variar em função do número guia do flash, tamanho do modificador de luz, distância, entre outros fatores. O mais importante é garantir a exposição correta analisando o histograma.
Olá Luciano. Eu usei a medição pontual para medir o brilho em áreas específicas da imagem e saber a diferença de intensidade entre a modelo e o plano de fundo.
Muito bom, por coincidência ontem eu tirei uma dúvida com fotógrafa renomada no instagram por que não usa flash, ela me respondeu dizendo que não gosta. Nada contra, mas aprender é sempre bom!!
Sim Carla. Usar flash não é obrigatório. Mesmo com a luz natural é possível obter ótimas fotos. Mas em situações extremas de luz o flash pode ser a única solução como eu mostrei no vídeo.
Realmente subexposição adiciona muito ruído na imagem e a superexposição estoura as altas luzes. Mas o problema do flash é exatamente o que aconteceu na sua fotografia, parece que a modelo foi fotografada em um estúdio com um cartaz da cidade fazendo o fundo. Ou seja, não tem harmonia na fotografia. No fim das contas cada um fotografa da forma como acredita ser mais bonito e é preciso respeitar o estilo de cada um. Não sou fã de muito ruído, embora dependendo da fotografia fica sim muito bonito. Não sou fã de céu estourado, mas as vezes da pra dar uma "escondida" nele. Agora, me perdoe, mas não tem nada mais feio que um flash transformando uma modelo em um recorte seguido de crtl + v.
Se nesse céu eu tivesse um monte de nuvens brancas. Eu poderia fotometrar com foco pontual nas nuvens (nesse caso, eu poderia colocar o fotômetro em +2 ou +3 , já que as nuvens já tendem ao branco puro)
Ainda tem aquele que diz que só prefere luz natural, na verdade não sabe usar o flash eu só fico pensando nesse pessoal com uma pentax K 1000 e um frata140
Érico, gosto muito dos seus vídeos, mas vou polemizar aqui, creio que há questões importantes que não foram citadas. Claro que o flash é desejável neste caso, mas há situações em que isto simplesmente não é possível. Eu gosto de fotografar em viagem. O flash já é um trambolho para levar, softbox e tripé, então, nem pensar. Outro ponto: o que você comentou vale muito para os sensores mais antigos da Canon, que sabidamente tem alcance dinâmico ruim. Além disso, os sensores da Canon permitem passar um pouco da exposição máxima, para depois recuperar os highlights. Portanto, é comum em quem tira foto com Canon falar de exposição para a direita. Os sensores da Sony (que estão na Nikon e Fuji) têm mais alcance dinâmico. Quando você preserva os highlights e recupera as sombras, o resultado é MUITO melhor do que este que você apresentou no vídeo. Não fica com este nível de ruído. Outra coisa: nos sensores da Sony, o highlight é mais sensível que o da Cânon. Estourou highlight, esqueça, não tem o que fazer. Por isto, o pessoal prefere subexpor.
Olá André. Sim, a exposição para a direita já era usada desde os tempos de filme. Cada vez mais as câmeras possuem maior alcance dinâmico, o qie permite recuperar áreas de altas luzes na edição. No meu fluxo de trabalho eu prefiro acertar a exposição na foto para ter o mínimo de trabalho na pós produção, mesmo se for usar só a luz natural. Isso é mais lucrativo para mim porque eu finalizo o trabalho mais rápido. Mas obrigado por deixar aqui a sua opinião.
Polemizando, hein mestre?! Parabéns pela coragem! Sei que enfrentará críticas por isso! Se nós, iniciantes e aprendizes, não ficarmos atentos, compramos gato por lebre! Está cheio de charlatães ensinando isso que chamam de "técnica" por aí!!
só uma dica, editar pele negra, mais escura também requer técnicas diferenciadas. O a cor mais escura absorve mais a luz, diferente a branca que reflete. Outra dica, você deixou o flash ali desde o começo, dava a impressão que você já estava usando... Então se for dar a solução… Primeiro deixa a cena sem o flash e depois coloca ele rs rs rs dica contrutiva muito top e conteúdo sem dúvida. Se usar em um ensaio assim no dia com uma parabólica vai ver que vai ficar melhor ainda que com a sombrinha :)
Ótimo conteúdo meu caro. Mesmo nas câmeras tidas como invariantes de ISO há aumento de ruído nas sombras como foi demonstrado, é realmente melhor usar o flash, até por que permite iluminar de forma criativa dando um aspecto muito mais interessante pro resultado. Parabéns pelo vídeo.
Obrigado professor. Uma honra receber o seu comentário aqui no canal!
A invariância do Iso que existe em certas câmeras significa que, se fotografarmos em iso base, por exemplo iso 100, mas a foto saiu completamente subexposta onde, para tê-la exposta corretamente teríamos que usar iso 3200, podemos deslocar o slider exposição no Camara Raw/Lightroom em 5 pontos e ter a mesma quantidade de ruído que o iso 3200. Fiz o teste em minha Nikon D810 e, realmente, a quantidade de ruído para iso 100 e iso 3200, é a mesma. Resumindo: fotografar em iso 100 ou em iso 3200 e depois iluminar a foto de iso100 no slider exposição em 5 pontos, para sensores que tem invariância de iso, dá no mesmo.
Tem alguns que não insistem mas por falta de condições ainda não tem flash, use essa técnica muito no começo da minha carreira, mas graças a Deus eu já sabia o que queria para minha fotografia e mais do que qualquer outra coisa investir em luz de qualidade para meus ensaios, ajuda e facilita demais no resultado final. Cansei de ter que recuperar céu estourado ou modelo escura, os clientes sempre comentavam por quê tava achando escura e eu dizia que iria editar e recuperar depois, mas pra quem não entende isso acaba com a primeira impressão na hora de mostrar como a foto tá ficando.
Sempre aprendendo boas dicas de como fazer fotos melhores.
Obrigado Eduardo.
Sim Erico com certeza vão melhorar muito mesmo, suas dicas são bem praticas e diretas no ponto certo para quem quer aprender e abrir horizontes, novamente parabéns e muito obrigado.
É isso aí. Parabéns pela disposição de aprender.
Opa, tudo bem?
Bacana o vídeo.
Se me permite, vou expor minha opinião.
Eu uso flash desde que comecei na fotografia. Uso em todas as ocasiões (ensaio de dia, eventos, etc) e dou aula de flash aqui na cidade.
Desde sempre a imagem com flash sempre foi uma estética que me agradou.
Mas mesmo defendendo a bandeira do flash, eu conheço gente que não gosta (sei diferenciar quem realmente não gosta e quem não sabe usar).
Tenho amigos que têm flash mas não gosta de usar em ensaios. Tanto por estética quanto por necessidade de levar assistente (aqui nunca que o flash ficaria parado no tripé como fez no video..rsrs) e ser mais uma coisa pra se preocupar durante o ensaio. Nos rolês fotográficos com os amigos, a maioria vai com uma câmera + lente. Aí lá vai eu com câmera+lente+softbox+tripé. Ter que ficar carregando tudo isso pra lá e pra cá e ainda pedir a alguém pra ficar segurando o tripé pro vento não derrubar.
Acho válido alertar para as pessoas que realmente não tem conhecimento nenhum de flash e se denominam fotógrafo de luz natural pra se esconder do flash.
Mas eu entendo perfeitamente e admiro o trabalho de quem tem uma estética onde a luz natural é a única usada.
Sobre ruído, já vi pessoas que utilizam D750 recuperarem mais de 3 pontos de exposição no LR e o ruído ser imperceptível. Na canon, recuperar sombras é ruim (uso canon).
Visualizar foto em 1:1 pra ver ruído é algo que não ajuda. A galera que fotografa assim usa as imagens no instagram e no máximo numa impressão 20x30
Ruído que atrapalha pra mim é aquele visto na visualização normal do LR (sem zoom).
A fotografia abre espaço para tantas técnicas, estéticas e ideias. Dizer que algo é certo ou errado tem que ter cuidado.
Vejo gente que adiciona ruído na pós porque gosta. Está errado? É gosto.
Conversando com uma amiga que usa luz natural, ela viu minhas fotos e disse que acha bacana mas que a percepção de tudo muito nítido e aparente não agrada a ela.
Não adianta dizer que o "certo" é usar flash nessas situações se tem gente que não gosta do efeito produzido. Não é errado nem absurdo. É diferente.
Eu uso muito flash e nem tudo são flores. Preciso sempre contratar um assistente para todos os ensaios. Numa situação de ensaio mais dinâmico, o assistente precisa ser treinado para iluminar a cena da forma que eu gosto, senão se torna um empecilho no ensaio ter que dirigir a modelo e o assistente. Fotografar na praia com softbox (que eu gosto) dá trabalho devido ao vento. E tem vezes que tudo quer dar errado e acaba atrapalhando o ensaio. É rádio que resolve não disparar. Aí para o ensaio, reseta rádio, reseta flash. Enfim, é mais uma coisa pra lidar no ensaio e nem todo mundo está disposto.
O que seria da fotografia se todos usassem a mesma técnica? Se todos usassem flash em ensaio de dia? O bacana é ver as diferenças de forma de trabalho e resultados.
Obrigado por expressar a sua opinião Dionísio. Eu não condeno absolutamente quem prefere usar luz natural. Dá para fazer um ótimo trabalho mesmo sem usar o flash. Mas para isso a pessoa precisa entender o conceito de alcance dinâmico da câmera e trabalhar dentro das limitações dela. Se a cena tem muito contraste a pessoa pode mudar um pouco a composição para enquadrar uma área de contraste menor e não ter que recorrer à edição para recuperar a foto. Ninguém é obrigado a usar flash se não quiser. Conheço ótimos fotógrafos de luz natural.
Olá... Vc foi perfeito no seu pensamento, digo mais, hoje existem fotógrafos do pós produção, bate a foto mais ou menos e deixa a foto linda no LR e no PS. Eu fiz essa pergunta para ele, do porque já não sair com a foto quase pronta do câmera. Ele falou que prefere assim, pois ganhou mais velocidade nos ensaios, sem ficar ajustando a exposição, uma vez que desenvolveu varias técnica no PS e no Lr, , outra, muitos dos ensaios são para Face book e Instagram, os tais ruídos só da para ver quando vc aumenta ou dá muito zoom na foto no LR ou no PS. para c ter uma idéia, eu comecei a uns 2 ou 3 meses a fotografar, e sou chamado para fazer ensaios para i Instagram, mas não aceitei por receio de na hora me complicar e sair tudo errado. Mas estou começando a entender bem o triangulo da fotografia, ou melhor já entendi, tanto que as ultimas fotos que tirei para meu filho chegaram a perguntar se eu estava usando uma Mark alguma coisa ou uma R alguma coisa, quando falei que esta usando uma T5i com a lente do kit 18-135mm, o pessoal pirou. Eu simplesmente fotografei com a abertura em F11 para ter uma boa nitidez e aprendi uma técnica para desfocar o fundo no Photoshop que fica igualzinho da lente, fica um desfoque degrade, onde vai aumentando a distorção, como se eu tivesse usando uma lente f1.4, f 1.8, f 2,0 ou f 2.8. Por isso estou muito de acordo com que vc disse, cada um com o seu estilo, e sejamos felizes, pode ter uns que não goste, mas haverão outro que iram gostar. Agora que eu entendo da para saber quem fez a foto sub exposta de propósito, daquele que não sabe, ou ainda esta aprendendo. Valeu abraço.
@@39Dimirao sim, dá pra ver neste vídeo que, nitidamente, o cara não estudou e não soube aplicar a subexposição corretamente. Não sei se aconteceu de propósito ou não, mas é bastante equivocada, neste vídeo, a comparação e aplicação da técnica de subexposição. Pra mim, os erros são óbvios e gritantes.
Bom dia Erico, ótima aula, sou apenas um hobbista, mas a sua comparação foi muito bem colocada, sempre tento melhorar minhas fotos, porque sou apaixonado, quando fui viajar com minha esposa para Europa em um dia consegui fazer mais de 500 fotos, não com a qualidade que você faz, mas com essas dicas creio que dá para melhorar bem, parabéns.
Obrigado Almir. Tenho certeza de que com as dicas do canal suas fotos vão melhorar bastante.
Érico quando usar termos técnicos coloque o significado para que a sua audiência rotativa possa ter uma compreensão melhor. Excelente vídeo, mais uma vez!
Obrigado pela sugestão Alisson.
Erico,
Aprendi a usar flash em "externas" faz muito tempo.
Sabia apenas do resultado. Não tinha a mínima ideia do que estava corrigindo/evitando.
Aprendi mais uma.
Obrigado.
Que bom Alexandre. Agora você vai se sentir mais seguro e com certeza as suas fotos vão ficar muito melhores.
Excelente! Sem dúvida o flash elimina o ruído e traz uma caráter bem mais profissional para o resultado. :)
Isso mesmo Danyllo. Bem observado.
Simplesmente a melhor explicação de todos os conteúdos existentes na internet. Além de mostrar o certo, provou o porque está errado em subexpor o céu em (-1). Parabéns Érico. Sou seu fã
Muito obrigado pela sua audiência Carlison.
Grande Erico! Top o seu vídeo e concordo plenamente com você. O mais das vezes esse gosta de ruido, falta de nitidez que muitos atribuem a um gostar estético e preferencial, significa: não domino o assunto, não sei usar o flash e não me disponho a aprender. Sabemos como é isso! Abraço Irmão.
Valeu Roner!
Ficou claro. Vale mais sim investir em conhecimento e uso da luz para obtenção de melhor qualidade.
Obrigado
Muito legal video. Quando não tinha flash eu tentava fazer isso tirando mais de uma foto e fazendo a composição no photoshop. Mas eu acho muito legal usar flash em foto externa.
Isso que você fazia se chamava Bracketing. E já era feito nos tempos de filme justamente para isso. Eu uso muito essa técnica em fotografias de arquitetura.
Irretocável esse vídeo Érico! Concordo absolutamente com tudo que você disse. Esse pessoal fica com essas fotos subexpostas e vendendo presets.... que preguiça que tenho disso!
Obrigado por deixar a sua opinião aqui Daniel.
O uso do flash faz muita diferença nestas situações! Ótimo conteúdo como sempre! Obrigado 😊
Obrigado pela audiência Eduardo. Continue acompanhando o nosso canal.
Excelente vídeo. Prático, objetivo e acima de tudo uma demonstração que o flash é vida! Melhor acertar a exposição na captura - e isso é Fotografia com F maiúsculo - que depender de presets e horas e horas na frente do pc ajustando o raw.
Muito obrigado por deixar o seu comentário aqui no canal Márcio.
Muito bom o assunto do vídeo. Sou iniciante e estava com essa dúvida. Esclareceu perfeitamente. MUITO BOM. CONTINUE SEMPRE A POSTAR OS VÍDEOS.
Obrigado Tadao. Continue acompanhando o nosso canal para aprender mais.
Tenho notado isso, principalmente em fotógrafos que acompanho no Instagram. A maioria usa Nikon que tem recuperação de sombras melhores, mas eu realmente estava pensando se isso era necessário. Bom tema.
Tenho certeza de que você vai gostar do tema Diego. Hoje à noite o vídeo vai ao ar. Depois me conte o que achou.
Flash é vida falou tudo parabéns professor .
Muito obrigado pela audiência!
Conteúdo fantástico! Eu fiz um batizado há umas duas semanas e o céu estourou em algumas fotos, eu não tinha conhecimento disso apesar de ter feito curso de fotografia (certamente esqueci o que aprendi porque do tempo que fiz o curso até o momento que comprei a câmera e comecei a fotografar pra valer, foi mais de um ano), então em alguns momentos eu pensei que utilizar o flash seria uma boa ideia, mesmo que para os convidados do batizado isso parecesse muito controverso sendo que o dia estava bem iluminado até kk mas infelizmente não usei porque me faltou atitude (sim, exatamente isso), de dizer aos convidados o porquê eu estava usando flash e porquê eu deveria fazer as fotos de novo. Enfim, foi um aprendizado bem bacana, eu adorei ter fotografado esse evento e vendo esse vídeo agora, eu vejo que minha intuição até poderia estar certa, mas um profissional falando é outra história kk ;)
Obrigado Nathan. Lembre-se de que você é o profissional. Não precisa ficar justificando a sua técnica para leigos. O cliente não se preocupa com quais equipamentos você trabalha, apenas se o resultado final agrada a ele.
Exelente conteúdo Érico Tenho dificuldade em dominar a luz por isso estou fazendo seu curso, muito obrigado.😃✌️
Obrigado Sergio. Tenho certeza de que vai gostar
Interessantíssimo! Eu já precisei usar essa "técnica" de sub exposição pra fazer um retrato contra o sol, mas ao menos eu já sabia que não era o ideal(não tinha flash na ocasião, na verdade foi até com o celular), bom e isso me permitiu fazer a foto ao menos sem perder as informações do céu, embora a modelo realmente tenha ficado com ruído na revelação(meu celular fotografa em RAW, então foi possível). Depois eu adquiri um flash, mas ainda não tive oportunidade de fazer retratos com ele, mas eu interpretei uma técnica errada para fazê-lo. Pensava eu, que deveria fotometrar no céu mesmo, e regular para MENOS 1, ai certamente a modelo ficaria -3 pelo menos, e compensaria com o flash. Mas agora estou vendo que o ideal é fotometrar o céu no +1 mesmo, porque ele é naturalmente iluminado, não tem porque eu querer que ele fique escuro. Assim a carga do flash fica menor e interfere menos na coloração natural, fora que se for necessário recuperar +1 na edição, não será nada difícil, ainda mais se comparar como ficaria sem usar esse recurso(certamente +3 pra lá). Muito interessante, e ótimo vídeo!
Obrigado Diego. Você mostra que entendeu bem o raciocínio. Agora é só praticar e você vai ver como as suas fotos vão melhorar. Obrigado por compartilhar a sua experiência com a gente.
Faço fotografia de roupa com modelo e tenho bastande dificuldade nessa questão porque a cor da peça altera muito o resultado da exposição da foto. No caso de peças brancas as fotos sempre ficam escuras e acabo subindo a exposição na pós edição, o que deixa as fotos com bastante ruído. Como não tenho muito conhecimento e estou aprendendo, não sabia dessa tecnica. Vou testar pra ver se resolvo essa questão.
Nesse caso é necessário ajustar a exposição para cada tipo de peça. Um cartão cinza já é suficiente nesse caso
@@lenteselentilhas Muito obrigado, já estou conseguindo melhorar muito os resultados!
Fotógrafos, não me matem, mas fotografia pra mim é um hobby e eu só tenho um celular bem ruinzinho para usar.
Um professor de um curso que eu fiz de fotografia para celular, tinha falado sobre esta técnica e eu notei exatamente isso.
No meu celular é muito gritante a subexposição para recuperar. Algumas fotos ficam simplesmente impossíveis.
Para celular, mesmo iso 100 e tals, é melhor não subexpor, principalmente se for um ambiente interno de alto contraste.
Mas, eu nunca tinha pensado em usar o flash para isso. Vou testar usar o flash do celular assim que possível e conto como ficou.
Hoje em dia a fotografia com smartphone já é uma realidade. Muitos profissionais já migraram para essa tecnologia, pois alguns modelos já disponibilizam os arquivos em RAW para ter mais qualidade na pós produção. Só vale lembrar que o smartphone não tem flash, é só uma luz contínua que pode até ajudar, mas não terá o mesmo resultado.
Daria pra ter feito uma exposição que simplesmente não estourasse o céu, e que não o transformasse em cinza médio. Nunca vi ninguém ensinar a fazer isso de "escurer" o céu até o cinza médio. Daí, protegendo as altas luzes da forma correta e usando o flash, daria para ter uma boa exposição. Lembrando que dependendo da situação, o flash por si só não daria conta, seria necessário um flash mais "potente", quem sabe, até um filtro ND para tirar mais proveito dele, já que HSS corta um bocado de luz.
Pois é Lenon. Tem muita gente ensinando a subexposição dessa forma. Inclusive eu já fiz um vídeo mostrando as vantagens de se usar um filtro ND com flash.
Bem didático, gostei do ponto de vista, ainda estou me acostumado com flash, e como faço fotografia por rob, as vezes é um pouco constrangedor, você saca uma câmera com uma lente zoom da bolsa e em seguida o flash, pessoal fica meio assustado hahaha, ma é muito interessante tudo isso.
É claro que não é em todo lugar que você pode usar o flash, mas com certeza ele ajuda bastante a obter um resultado diferenciado
No caso de não se ter um flash, o melhor é recuperar o céu estourado na foto super-exposta!!!
Muito bom o experimento.
Obrigado!
Entendo que neste exemplo usado no vídeo, vantagem de expor o céu em +1 faz com que o flash passe mais imperceptível equalizando melhor as duas luzes. Mais um vídeo curto e objetivo, onde não aprende quem não quer ou prefere dizer que gosta mais de luz natural kkk. Abraço.
Valeu Eduardo
Eita, vocês são de Indaiatuba tbm? Que show ver nossa cidade no TH-cam hahaha
Legal Wesley. Obrigado por nos acompanhar
muito bom conteúdo muito boa sua explicação ....
Muito obrigado Marcelo!
Ufa! Alguém tinha que falar isso!
Obrigado Rezak. E olha que o vídeo nem foi ao ar ainda...
Boa noite, qual a carga do flash que você utilizou ?
Olá Joel. Isso não é o mais importante. O valor da carga vai variar em função do número guia do flash, tamanho do modificador de luz, distância, entre outros fatores. O mais importante é garantir a exposição correta analisando o histograma.
Não uso é nunca usei essa técnica.Resumindo: Flash é vida!📸📸
olá Erico, por que usou nesses casos o modo de medição pontual? Valeu, abs.
Olá Luciano. Eu usei a medição pontual para medir o brilho em áreas específicas da imagem e saber a diferença de intensidade entre a modelo e o plano de fundo.
@@lenteselentilhas legal entendi. Se tivesse usado o matricial e fotometrado no rosto da modelo conseguiria um melhor equilíbrio?
Muito bom, por coincidência ontem eu tirei uma dúvida com fotógrafa renomada no instagram por que não usa flash, ela me respondeu dizendo que não gosta. Nada contra, mas aprender é sempre bom!!
Sim Carla. Usar flash não é obrigatório. Mesmo com a luz natural é possível obter ótimas fotos. Mas em situações extremas de luz o flash pode ser a única solução como eu mostrei no vídeo.
Realmente subexposição adiciona muito ruído na imagem e a superexposição estoura as altas luzes. Mas o problema do flash é exatamente o que aconteceu na sua fotografia, parece que a modelo foi fotografada em um estúdio com um cartaz da cidade fazendo o fundo. Ou seja, não tem harmonia na fotografia.
No fim das contas cada um fotografa da forma como acredita ser mais bonito e é preciso respeitar o estilo de cada um. Não sou fã de muito ruído, embora dependendo da fotografia fica sim muito bonito. Não sou fã de céu estourado, mas as vezes da pra dar uma "escondida" nele.
Agora, me perdoe, mas não tem nada mais feio que um flash transformando uma modelo em um recorte seguido de crtl + v.
Obrigado por expressar a sua opinião
EXCELENTE
Obrigado Enio
Eu também prefiro sair com a foto pronta da câmera para ter melhor qualidade do arquivo e sem perder tempo com pós produção 👍
Muito melhor, não é mesmo?
QUE HORAS VAI AO AR ???
Já está no ar Emerson. Depois me diz o que achou
Se nesse céu eu tivesse um monte de nuvens brancas. Eu poderia fotometrar com foco pontual nas nuvens (nesse caso, eu poderia colocar o fotômetro em +2 ou +3 , já que as nuvens já tendem ao branco puro)
Sim Carlisson. No caso da nuvem o ideal é +1 2/3 porque já sai branco na foto mas sem perder textura.
@@lenteselentilhas , obrigado!
Flash é o bicho papão de muitos fotógrafos rs
Pois é Alex. E no vídeo eu mostro que mesmo em TTL dá para obter bons resultados sem precisar pensar muito.
Sou fascinado no mesmo, e nem profissional eu sou. Já tenho um e comprei um segundo que está a caminho. Imagina o que da pra fazer com dois, haha.
Ainda tem aquele que diz que só prefere luz natural, na verdade não sabe usar o flash eu só fico pensando nesse pessoal com uma pentax K 1000 e um frata140
Pois é Eloi. Investir em conhecimento é sempre a melhor escolha
Érico, gosto muito dos seus vídeos, mas vou polemizar aqui, creio que há questões importantes que não foram citadas. Claro que o flash é desejável neste caso, mas há situações em que isto simplesmente não é possível. Eu gosto de fotografar em viagem. O flash já é um trambolho para levar, softbox e tripé, então, nem pensar. Outro ponto: o que você comentou vale muito para os sensores mais antigos da Canon, que sabidamente tem alcance dinâmico ruim. Além disso, os sensores da Canon permitem passar um pouco da exposição máxima, para depois recuperar os highlights. Portanto, é comum em quem tira foto com Canon falar de exposição para a direita. Os sensores da Sony (que estão na Nikon e Fuji) têm mais alcance dinâmico. Quando você preserva os highlights e recupera as sombras, o resultado é MUITO melhor do que este que você apresentou no vídeo. Não fica com este nível de ruído. Outra coisa: nos sensores da Sony, o highlight é mais sensível que o da Cânon. Estourou highlight, esqueça, não tem o que fazer. Por isto, o pessoal prefere subexpor.
Olá André. Sim, a exposição para a direita já era usada desde os tempos de filme. Cada vez mais as câmeras possuem maior alcance dinâmico, o qie permite recuperar áreas de altas luzes na edição. No meu fluxo de trabalho eu prefiro acertar a exposição na foto para ter o mínimo de trabalho na pós produção, mesmo se for usar só a luz natural. Isso é mais lucrativo para mim porque eu finalizo o trabalho mais rápido. Mas obrigado por deixar aqui a sua opinião.
Amei!!!
Obrigado!
Você é top
😁
Gostei com o flash
Obrigado!
quando estiver em viagem ou passeando, e tiver aquele pôr do sol, lembre-se: não arruíne a fotografia, leve a sombrinha de flash. (contém sarcasmo).
Ou aproveite para fazer uma linda foto de silhueta
Bacana!!!
Obrigado Renato
Polemizando, hein mestre?! Parabéns pela coragem! Sei que enfrentará críticas por isso! Se nós, iniciantes e aprendizes, não ficarmos atentos, compramos gato por lebre! Está cheio de charlatães ensinando isso que chamam de "técnica" por aí!!
Obrigado Nelson. Os resultados falam por si, não é necessário argumentar.
só uma dica, editar pele negra, mais escura também requer técnicas diferenciadas.
O a cor mais escura absorve mais a luz, diferente a branca que reflete.
Outra dica, você deixou o flash ali desde o começo, dava a impressão que você já estava usando...
Então se for dar a solução… Primeiro deixa a cena sem o flash e depois coloca ele rs rs rs dica contrutiva
muito top e conteúdo sem dúvida.
Se usar em um ensaio assim no dia com uma parabólica vai ver que vai ficar melhor ainda que com a sombrinha :)
Obrigado pelas dicas
Gostei, obrigado pelos ensinamentos.
Nós que agradecemos!