André, excelente vídeo! Mas gostaria de acrescentar alguns pontos: Sobre o Wi-Fi depender da internet: isso realmente varia de acordo com o fabricante e o modelo do modem. Por exemplo, dispositivos SONOFF normalmente possuem a funcionalidade de 'controle LAN', que permite o uso mesmo sem internet. Por outro lado, alguns modens Wi-Fi de operadoras não funcionam corretamente sem uma conexão à internet, o que é preocupante, já que, em teoria, o funcionamento da rede LAN (rede local) não deveria depender da rede WAN (internet). Outro detalhe importante é que esses modens de operadora costumam suportar no máximo 20 a 25 dispositivos conectados via Wi-Fi. Em uma casa com 3 pessoas, cada uma com um celular, mais duas TVs, três dispositivos Amazon Echo e algumas lâmpadas ou fitas LED Wi-Fi, a rede já começa a ficar sobrecarregada. Se houver câmeras de segurança, aí a situação complica ainda mais, e pode ser necessário investir em uma solução de rede mais robusta. O Zigbee, por outro lado, lida melhor com essa limitação, já que um hub de automação geralmente suporta entre 100 a 300 dispositivos, dependendo do fabricante. Porém, como você bem mencionou, Zigbee é mais indicado para dispositivos que enviam pequenos pacotes de dados. Na minha opinião, os dois protocolos se complementam. Por exemplo, para câmeras ou dispositivos de áudio, o Wi-Fi é mais adequado, enquanto o Zigbee funciona muito bem para sensores e automações de baixo consumo de dados. Na minha casa, que estou construindo, decidi fazer o seguinte: os interruptores e sensores de abertura serão Zigbee; naturalmente, câmeras, Amazon Echos, alguns dispositivos Tasmota, WLED e ESPHome serão Wi-Fi. A central de automação será o Home Assistant, e o Hub será o Dongle da Sonoff (ZBDongle-E). E o pessoal da Engehall já usaram o Home Assistant?
Excelente vídeo, Recentemente deixei minha casa automatizada, acabei optando pelo protocolo zegbee, uso o hub com diversos dispositivos, ficou incrível, super estável, muito melhor que em wi-fi, que pena não ser da weg.
Andre só teve uma falha em sua explicação, se a Internet para não deixar de funcionar a rede wifi. Já tem solução de ap que conecta mais de 200 dispositivos.
Valeu André pela dica, eu ainda não me impoguei muito com isso por causa dessas situações, no wi-fi sobrecarregada a rede e zigbee não são todas as marcas que tem, tentei usar da Intelbras mas não tive experiência muito boa. E são diversas marcas umas tem produtos interessantes mas aí não compatível com o que vc usa, e vira uma salada de aplicativos no celular. E o pior de tudo o cliente quer instalar em sua residência numa cx 2x4 aonde mau cabe um interruptor. A tecnologia é ótima, mas sem infraestrutura acaba virando uma dor de cabeça, as caixas 2x4 e 4x4 desde do momento que alterou as tomadas para o padrão novo continua o mesmo tamanho. Valeu
Zigbee eu conheço há alguns anos. Ainda prefiro Wi-Fi por causa da maior compatibilidade entre os dispositivos e sempre uso um roteador dedicado à rede de automação que fica conectado ao roteador principal da casa.
E, me parece que a falta de padronização dos equipamentos que usam o protocolo Zigbee, também traz incompatibilidade entre as diversas marcas (especialmente as chinesas)... O Wi-Fi (tecnologia para conexão sem fio) funciona com diversos protocolos atualmente (ou gerações do protocolo 802.11), mas possui processo de melhoria, padronização e certificação visando atender necessidades emergentes. O "Wi-Fi HaLow" está sendo desenvolvido como solução que atenda "casa inteligente, cidade inteligente, automação predial, varejo inteligente, IoT industrial e tecnologia agrícola". Acredito que em breve haverá mais novidades em relação à indústria com equipamentos compatíveis.
Os meus Wi-Fi desconectam, principalmente quando adiciono mais algum equipamento tipo uma tomada inteligente. Quando saio de casa não consigo controlar, mas quando estou um casa consigo, acho que conecta via bluetooth.
@@clesiorobertodesouzalopes8977 tem diversos fatores a considerar: o seu roteador possui OFDMA? Se não, além de ter uma capacidade menor de conexões simultâneas, a taxa de transferência vai diminuindo com um número maior de equipamentos. Sua rede pode estar usando um canal congestionado. Normalmente as redes 2.4GHz possuem poucas opções de canais "livres". Aplicativos como o WifiAnalyzer pode ajudar a identificar canais melhores. Quanto mais antigo o roteador, mais dificuldade ele terá no gerenciamento de múltiplos aparelhos conectados.
Aqui em casa maioria é ZigBee, gostei muito, alguns dispositivos Wifi quando ficava um certo tempo sem energia tinha que adicionar tudo na Alexa de novo e adicionar nas rotinas, ja Zigbee nunca tive problema, quando tudo volta, fica normal
Optei por wi-fi por causa da compatibilidade dos dispositivos zigbee. Pra mim wi-fi tá atendendo bem não vejo problema em atraso de algims segundinhos.
tem uma casa bombando na internet que está energizada e com super aquecimento perto da escada, acho que seria muito útil p sua empresa c conseguisse ajudar o pessoal, está ocorrendo em sp.
Uso Zigbee há 1 ano e meio. Comprei tanto hub quanto sensores e switches pelo Aliexpress, de vários fabricantes diferentes e todos funcionaram bem. Tenho sensores de presença e de porta que estão com a mesma pilha há mais de 1 ano. Sem falar que o alcance do sinal é excelente graças ao formato mesh. Estou muito satisfeito. Outra enorme vantagem é que o sistema é muito mais rápido. Uso sensores de presença para acender lâmpadas e é tudo muito rápido. Quando usei wifi tinha um delay de 1 ou 2 segundos até acender a lâmpada. Parece pouco, mas faz muita diferença
@@cortezcortez4161 Da mesma forma que um disjuntor comum, mas normalmente os disjuntores inteligentes tem também entrada pro neutro (pra energizar e enviar os dados pro wifi/zigbee) e geralmente também não encaixam com os barramentos que usamos pra disjuntores normais, daí tem que fazer aqueles jumpers. Pelo menos os meus não encaixaram, talvez alguns modelos encaixem
Boa André, eu instalei na minha casa um tal de mini sonoff,só tive problemas ,toda vez que acaba a energia da rua, ele desconfigura,aí tenho que configurar tudo de novo, então desisti e só deixei da garagem ,... tem alguma automação que não desconfigurado ao acabar a energia da rua ? Uma ótima tarde , sou Adriano Zangrande
André, excelente vídeo! Sou de TI e trabalho com automação residencial e acredito que tem alguns detalhes que valem a pena mencionar: Independente de utilizar ZigBee ou WiFi, uma casa inteligente de fato possui redes segregadas e com tabelas de roteamento restritas para evitar invasões. Gosto muito de usar um sistema que integra vários tipos de dispositivos de diversar marcas, o Home Assistant. Como ele, se cair a internet tudo segue normalmente, além de pode integrar quase qualquer dispositivo ZigBee. Do lado de possibilidade de ataques, o ZigBee é mais seguro que o wi-fi, principalmente pelo fato da maioria dos equipamentos operar na frequência de 2.4G
ué mas se montar com dispositivos wifi compatíveis com tuya o sistema também tem capacidade de funcionar offline (com limitações como a falta de comandos de voz), no caso da rede wifi hoje em dia basicamente qualquer roteador baratinho permite a criação de redes wifi secundarias podendo até deixa-las "ocultas" para a conexão somente dos dispositivos de automação. pra quem ainda quiser uma central de controle pode usar um tablet baratinho, fazer um suporte e prender em algum lugar como tela de acesso.
boa noite, pode me tirar uma dúvida? eu posso usar um daqueles barramentos de equipotencialização (daqueles que costumam usar no neutro/terra) como um barramento de fase para distribuir pros disjuntores sem ficar emendando fio?
Recomendo ler sempre o manual do fabricante, pois cada modelo de cada fabricante possui um limite de potência distinto. E Atente-se ao tipo de carga também. Para cargas indutivas, geralmente o limite de potência permitida é cerca da metade ou de 1/3 quando comparado com cargas resistivas, isso por causa da corrente de pico (in rush) e da potência reativa das cargas.
Se configurado corretamente Wi-Fi é mais seguro que Zigbee devido ao WPA3, que por si só é melhor que a criptografia AES-128 fo Zigbee… o resto é bait! Abraços
É possível configurar uma rede independente para automação (penso que é recomendado). O uso de equipamentos separados pode facilitar as definições de redes distintas, ainda que possam compartilhar o acesso à Internet.
👉eletr.co/weg-home
Conheça agora Weg Home , a linha que vai fazer a diferença no seu serviço!
Melhor usar o Matter e Thread.
Podiam trazer um video falando sobre sistema vdi, de internet residencial e como fazed e cuidados ao passa cabo de rede junto com a rede eletrica
E o curso, sai quando?
André, excelente vídeo! Mas gostaria de acrescentar alguns pontos:
Sobre o Wi-Fi depender da internet: isso realmente varia de acordo com o fabricante e o modelo do modem. Por exemplo, dispositivos SONOFF normalmente possuem a funcionalidade de 'controle LAN', que permite o uso mesmo sem internet. Por outro lado, alguns modens Wi-Fi de operadoras não funcionam corretamente sem uma conexão à internet, o que é preocupante, já que, em teoria, o funcionamento da rede LAN (rede local) não deveria depender da rede WAN (internet).
Outro detalhe importante é que esses modens de operadora costumam suportar no máximo 20 a 25 dispositivos conectados via Wi-Fi. Em uma casa com 3 pessoas, cada uma com um celular, mais duas TVs, três dispositivos Amazon Echo e algumas lâmpadas ou fitas LED Wi-Fi, a rede já começa a ficar sobrecarregada. Se houver câmeras de segurança, aí a situação complica ainda mais, e pode ser necessário investir em uma solução de rede mais robusta.
O Zigbee, por outro lado, lida melhor com essa limitação, já que um hub de automação geralmente suporta entre 100 a 300 dispositivos, dependendo do fabricante. Porém, como você bem mencionou, Zigbee é mais indicado para dispositivos que enviam pequenos pacotes de dados.
Na minha opinião, os dois protocolos se complementam. Por exemplo, para câmeras ou dispositivos de áudio, o Wi-Fi é mais adequado, enquanto o Zigbee funciona muito bem para sensores e automações de baixo consumo de dados.
Na minha casa, que estou construindo, decidi fazer o seguinte: os interruptores e sensores de abertura serão Zigbee; naturalmente, câmeras, Amazon Echos, alguns dispositivos Tasmota, WLED e ESPHome serão Wi-Fi. A central de automação será o Home Assistant, e o Hub será o Dongle da Sonoff (ZBDongle-E).
E o pessoal da Engehall já usaram o Home Assistant?
Eu utilizo dois aparelhos de wi-fi...
Um para a comunicação dos aparelhos e outro para usar a internet
Ué, cadê o video que você batia no Zigbee? Viu que o video estava errado e tirou? Obrigado Weg por corrigir eles....
Sensacional! Uma verdadeira aula, como sempre time Engehall!
Excelente vídeo, Recentemente deixei minha casa automatizada, acabei optando pelo protocolo zegbee, uso o hub com diversos dispositivos, ficou incrível, super estável, muito melhor que em wi-fi, que pena não ser da weg.
Vivendo e aprendendo.
Grato André.
Andre só teve uma falha em sua explicação, se a Internet para não deixar de funcionar a rede wifi.
Já tem solução de ap que conecta mais de 200 dispositivos.
Halo André
Creo que si hablamos de protocolo debería ser TCP IP y Zigbee, solo eso..
Excelente video como siempre..
Abrazo
Estou ansioso é por dispositivos Thread, evlução do Zigbee, mas ainda são muito raros e muito caros...
Não conhecia mais fico feliz pelo conhecimento adquirido, hj com essa aula.
Show de bola 👏,,, primeira vez que ouço falar sobre esta tecnologia.
Vlw André. Show de bola !
Legal eu não conhecia esse sistema
Aprendi aqui, bacana de mais 😅👏🏻💯🚀🥇⚡
Valeu André pela dica, eu ainda não me impoguei muito com isso por causa dessas situações, no wi-fi sobrecarregada a rede e zigbee não são todas as marcas que tem, tentei usar da Intelbras mas não tive experiência muito boa.
E são diversas marcas umas tem produtos interessantes mas aí não compatível com o que vc usa, e vira uma salada de aplicativos no celular.
E o pior de tudo o cliente quer instalar em sua residência numa cx 2x4 aonde mau cabe um interruptor.
A tecnologia é ótima, mas sem infraestrutura acaba virando uma dor de cabeça, as caixas 2x4 e 4x4 desde do momento que alterou as tomadas para o padrão novo continua o mesmo tamanho.
Valeu
Conheci agora André, valeu.👍👍👍👍👍👍👍👍
Não conhecia! Melhor informar-se mais.
Show muito bom
Zigbee eu conheço há alguns anos. Ainda prefiro Wi-Fi por causa da maior compatibilidade entre os dispositivos e sempre uso um roteador dedicado à rede de automação que fica conectado ao roteador principal da casa.
E, me parece que a falta de padronização dos equipamentos que usam o protocolo Zigbee, também traz incompatibilidade entre as diversas marcas (especialmente as chinesas)...
O Wi-Fi (tecnologia para conexão sem fio) funciona com diversos protocolos atualmente (ou gerações do protocolo 802.11), mas possui processo de melhoria, padronização e certificação visando atender necessidades emergentes. O "Wi-Fi HaLow" está sendo desenvolvido como solução que atenda "casa inteligente, cidade inteligente, automação predial, varejo inteligente, IoT industrial e tecnologia agrícola".
Acredito que em breve haverá mais novidades em relação à indústria com equipamentos compatíveis.
Os meus Wi-Fi desconectam, principalmente quando adiciono mais algum equipamento tipo uma tomada inteligente. Quando saio de casa não consigo controlar, mas quando estou um casa consigo, acho que conecta via bluetooth.
@@clesiorobertodesouzalopes8977 tem diversos fatores a considerar: o seu roteador possui OFDMA? Se não, além de ter uma capacidade menor de conexões simultâneas, a taxa de transferência vai diminuindo com um número maior de equipamentos.
Sua rede pode estar usando um canal congestionado.
Normalmente as redes 2.4GHz possuem poucas opções de canais "livres". Aplicativos como o WifiAnalyzer pode ajudar a identificar canais melhores.
Quanto mais antigo o roteador, mais dificuldade ele terá no gerenciamento de múltiplos aparelhos conectados.
@@clesiorobertodesouzalopes8977 esses problemas não são do protocolo Wi-Fi, mas sim de configuração do(s) roteador(es).
E o delay como você resolve? Rss
Show de bola, não conhecia
Aqui em casa maioria é ZigBee, gostei muito, alguns dispositivos Wifi quando ficava um certo tempo sem energia tinha que adicionar tudo na Alexa de novo e adicionar nas rotinas, ja Zigbee nunca tive problema, quando tudo volta, fica normal
Show de bola👏
Optei por wi-fi por causa da compatibilidade dos dispositivos zigbee. Pra mim wi-fi tá atendendo bem não vejo problema em atraso de algims segundinhos.
tem uma casa bombando na internet que está energizada e com super aquecimento perto da escada, acho que seria muito útil p sua empresa c conseguisse ajudar o pessoal, está ocorrendo em sp.
Estou aprendendo agora
Uso Zigbee há 1 ano e meio.
Comprei tanto hub quanto sensores e switches pelo Aliexpress, de vários fabricantes diferentes e todos funcionaram bem. Tenho sensores de presença e de porta que estão com a mesma pilha há mais de 1 ano.
Sem falar que o alcance do sinal é excelente graças ao formato mesh. Estou muito satisfeito.
Outra enorme vantagem é que o sistema é muito mais rápido. Uso sensores de presença para acender lâmpadas e é tudo muito rápido. Quando usei wifi tinha um delay de 1 ou 2 segundos até acender a lâmpada. Parece pouco, mas faz muita diferença
Muito bom viu
Tô aprendendo agora, principalmente com ENGEHALL....
não conhecia, obrigado
Aprendi na Engehall
Parabéns pelo vídeo André! Em Sjcampos não tem Fase e Neutro, somente Fase Fase 220 V. Como eu faria para ligar esses dispositivos para as lâmpadas?
A concessionária de energia daí não fornece um ponto de neutro?! Quais as tensões nominais disponíveis na sua região?
Boa noite
Não conhecia.
Muito bom, faz video encinando instala dijuntor wifi????
É só deixar em modo pareamento e dar ok
@@everton2040 instalar no quadro
@@cortezcortez4161 Da mesma forma que um disjuntor comum, mas normalmente os disjuntores inteligentes tem também entrada pro neutro (pra energizar e enviar os dados pro wifi/zigbee) e geralmente também não encaixam com os barramentos que usamos pra disjuntores normais, daí tem que fazer aqueles jumpers. Pelo menos os meus não encaixaram, talvez alguns modelos encaixem
@@everton2040 obrigado pela força.
Eestou a disposicao no rg poa para montagem de quadros de comando
Boa André, eu instalei na minha casa um tal de mini sonoff,só tive problemas ,toda vez que acaba a energia da rua, ele desconfigura,aí tenho que configurar tudo de novo, então desisti e só deixei da garagem ,... tem alguma automação que não desconfigurado ao acabar a energia da rua ? Uma ótima tarde , sou Adriano Zangrande
Não conheçia, show
Opa , boa noite , deixa eu te perguntar , vc já fez aterramento na estrutura da casa ???
Eu uso dispositivos zeegbe a 1 agora. Nunca falhou
Zigbee é bom porém um wifi BEM configurado não deixa a desejar
André, excelente vídeo!
Sou de TI e trabalho com automação residencial e acredito que tem alguns detalhes que valem a pena mencionar:
Independente de utilizar ZigBee ou WiFi, uma casa inteligente de fato possui redes segregadas e com tabelas de roteamento restritas para evitar invasões.
Gosto muito de usar um sistema que integra vários tipos de dispositivos de diversar marcas, o Home Assistant. Como ele, se cair a internet tudo segue normalmente, além de pode integrar quase qualquer dispositivo ZigBee.
Do lado de possibilidade de ataques, o ZigBee é mais seguro que o wi-fi, principalmente pelo fato da maioria dos equipamentos operar na frequência de 2.4G
Amigo, o que seria o home assist? Teria algum vídeo explicando melhor?
Aprendi mais essa
Sobre o consumo de bateria dos dispositivo sem fio, o zigbee permite mais durabilidade das baterias?
Sim. Dispositivos Zigbee tem maior durabilidade de bateria.
Tem desses interruptores inteligentes pra 220v sem neutro?
Boa tarde
Esse curso encontra presencial e qual bairro e cidade
Como eu faço pra trabalhar com voces ??? Qualidade demais cara
ué mas se montar com dispositivos wifi compatíveis com tuya o sistema também tem capacidade de funcionar offline (com limitações como a falta de comandos de voz), no caso da rede wifi hoje em dia basicamente qualquer roteador baratinho permite a criação de redes wifi secundarias podendo até deixa-las "ocultas" para a conexão somente dos dispositivos de automação.
pra quem ainda quiser uma central de controle pode usar um tablet baratinho, fazer um suporte e prender em algum lugar como tela de acesso.
top!
boa noite, pode me tirar uma dúvida? eu posso usar um daqueles barramentos de equipotencialização (daqueles que costumam usar no neutro/terra) como um barramento de fase para distribuir pros disjuntores sem ficar emendando fio?
Não é mais fácil usar o barramento tipo pente?
Não entendi um ponto, ele suporta apenas 250W em 220V, dessa forma a corrente máxima não poderia ser 10A, que daria 2200VA em 220V.
Show top 👍🏾🕺🏾💪🏾📝📚⚡⚡⚡💡🔌🏡
Show! Se for 10a, não seria 1270 w em 127 v e 2540w em 220v ?
Recomendo ler sempre o manual do fabricante, pois cada modelo de cada fabricante possui um limite de potência distinto. E Atente-se ao tipo de carga também. Para cargas indutivas, geralmente o limite de potência permitida é cerca da metade ou de 1/3 quando comparado com cargas resistivas, isso por causa da corrente de pico (in rush) e da potência reativa das cargas.
Vc sabe aonde tem uma escola boa de eletricista.
Esse não é o sonoff?
Aguardo sua resposta
Se configurado corretamente Wi-Fi é mais seguro que Zigbee devido ao WPA3, que por si só é melhor que a criptografia AES-128 fo Zigbee… o resto é bait! Abraços
É possível configurar uma rede independente para automação (penso que é recomendado). O uso de equipamentos separados pode facilitar as definições de redes distintas, ainda que possam compartilhar o acesso à Internet.
Um bom wi-fi (roteador próprio acima de 500 pratas) é melhor do que qualquer ZigBee.
Uso Zigbee há 5 anos sem intercorrência, já nos WiFi que coloquei na minha mãe 😂😂
prefiro o Zigbee, roteadores domésticos tem limites baixos de conexão, e preciso priorizar meu celular...
Não existe uma automação residencial eficiente sem um Wi-Fi robusto. Precisa ser uma venda casada
Não para de funcionar sem internet e sim se roteador desligar
Manoel sidnis dos Santos
Zigbee Wi-Fi bluetooth são tudo s mesma coisa só são protocolos diferentes!
Mas, vai começar a ficar no passado, pois agora estamos com a tecnologia Matter e Thread
❤❤❤❤❤🔝🔝🔝🔝
💯
Eununcatinhôvidufalá!
Existe dispositivos wiifii que funcionam sem Internet
Até onde sei, tem wifi e bluetooth ... se caso cair o wifi se tem o bluetooth ...