A Epopeia de Gilgamesh - Marcela Takehara

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ก.พ. 2025

ความคิดเห็น • 76

  • @marcelatakehara
    @marcelatakehara  2 ปีที่แล้ว +4

    Para comprar os livros indicados, clique nos links abaixo.
    A Epopeia de Gilgamesh
    amzn.to/3I68May
    Os Outros da Bíblia
    amzn.to/3udqins
    O Mundo Perdido do Dilúvio
    amzn.to/3ucbhCj

  • @camillam.9806
    @camillam.9806 4 วันที่ผ่านมา

    Eu adorei a sua interpretação. 😊

  • @leandrochavo3038
    @leandrochavo3038 2 ปีที่แล้ว +16

    Eu li e inclusive tenho justamente esse livro desta editora e a leitura é maravilhosa.
    Conforme você mencionou, os céticos da Bíblia usam a epopeia de Gilgamesh para invalidar a Palavra de Deus mas a usam de forma incoerente pois a Epopeia de Gilgamesh corrobora para a autenticidade de Gênesis. Ao invés de ser um plágio da epopeia a Bíblia narra o mesmo acontecimento(o Dilúvio) mas de forma autêntica como de fato ocorreu.

    • @kevinlohan7897
      @kevinlohan7897 2 ปีที่แล้ว +1

      Kkkkkkkkkkk

    • @wesller1970
      @wesller1970 2 ปีที่แล้ว +2

      Até os INCAS tem narrativa do dilúvio...Não é algo exclusivo da BÍBLIA.

    • @geovanagomesbarros2416
      @geovanagomesbarros2416 2 ปีที่แล้ว +5

      @@wesller1970 Já parou para pensar q quase todos os povos (já q até indianos e gregos tem uma versão do dilúvio) relatarem o mesmo acontecimento de formas diferentes, Talvez signifique q aquilo de fato aconteceu?

    • @marciodiasreis2181
      @marciodiasreis2181 8 หลายเดือนก่อน

      Quanta baboseira, como vc diz que a biblia narra o fato como verdadeiro, quais as suas provas disso, se sua biblia diz que Deus cria o homem, mata e se arrepende ao matar, por não saber que o homem era mau, onde está a onisciência desse Deus? vcs querem justificar algo, que claramente não é verdade, essa moça é mais uma religiosa, mentirosa para defender fé.

    • @leandrochavo3038
      @leandrochavo3038 8 หลายเดือนก่อน

      @@marciodiasreis2181 você nunca ouviu falar em antropomorfismo. E outra a onisciência de Deus não funciona dessa maneira. Ele não precisa usar sua presciência a todo momento, mas de modo seletivo em situações bem específicas.
      Ah e outra coisa você não tem moral alguma pra fazer tal afirmação da moça. O que ela diz é totalmente coerente. Um relato ser posterior à outro e ainda por cima semelhante não significa que seja cópia fo relato mais antigo.
      Só pra ilustrar, um homem escreveu um livro narrando que as espécies de animais sofrem modificações com o passar do tempo através da seleção natural. Mas não, não estou me referindo a Charles Darwin e nem ao seu livro A Origem das Espécies. Estou falando do filósofo árabe Al-Jahiz que aue escreveu Kitab al-Hayawan (O livro dos animais).
      Al-Jahiz escreveu seu livro cerca de mil anos antes de Darwin escrever o dele, mas isso não quer dizer que um seja plágio do outro.

  • @elcioel.
    @elcioel. 2 ปีที่แล้ว +6

    Exatamente! Esse e qualquer literatura é de suma importância para com o cristão entender a cosmovisão dos tais.

  • @laurafabiafreitasdeaguiar4696
    @laurafabiafreitasdeaguiar4696 2 ปีที่แล้ว +4

    que vídeo maravilhoso, marcela! tive que ler a epopeia por conta da faculdade... seu vídeo serviu de complemento aos meus estudos. muito obrigada!!!

  • @Renatacortesdiniz
    @Renatacortesdiniz 2 ปีที่แล้ว +11

    Lendo e resenhando literatura!!! Aeee!!! Um dia temos que conseguir fazer uma leitura compartilhada!!

    • @marcelatakehara
      @marcelatakehara  2 ปีที่แล้ว +3

      Depois de tanto puxão de orelha, cá estou eu! 😅

  • @lizafigueiredo9928
    @lizafigueiredo9928 ปีที่แล้ว +1

    Marcela você é muito culta sou católica mais curto seus videos

  • @rosiene53
    @rosiene53 2 ปีที่แล้ว +2

    Amei sua explicação comecei a ler a epopeia de Gilgámesh , e achei realmente muito parecida com alguns relatos da bíblia, mas nada que de pra confundir aquele que conhece ou pelo menos tenta conhecer a Deus. Eu gostei do texto.

  • @erikagois5211
    @erikagois5211 2 ปีที่แล้ว +3

    Que bom que você voltou. Deus te abençoe. Um abraço! ❤️

    • @marcelatakehara
      @marcelatakehara  2 ปีที่แล้ว +3

      Não sei por quanto tempo conseguirei ter constância, a vida da mãe é incerta😅 Mas na próxima semana, tem vídeo de novo 🎉 Obrigada pelo carinho, Érika. Um abraço 💖

    • @erikagois5211
      @erikagois5211 2 ปีที่แล้ว +2

      ❤️

  • @jamilledias
    @jamilledias 2 ปีที่แล้ว +2

    Cara vc é... O q? Vc é demais eu nunca ouvi algo tão complicado e tão fácil ao mesmo tempo... Te amo demais 💗😍💗😍 Adoreiiiiiiiiii

  • @erikagois5211
    @erikagois5211 2 ปีที่แล้ว +3

    Muito interessante. Obrigada. 👏

  • @anaclaudiamelo3782
    @anaclaudiamelo3782 2 ปีที่แล้ว +4

    Resenha incrível, Marcela! Vou tirar o meu da estante.

  • @kimtakehara4644
    @kimtakehara4644 2 ปีที่แล้ว +4

    Uma verdadeira aula!!! Muito bom!!!!

  • @bezerrajunior572
    @bezerrajunior572 ปีที่แล้ว +9

    Ex pastores hoje ateus me disseram pra eu ler EnumaElish e Gilgamesh que logo eu veria que Genesis é lorota. Estou lendo esses mitos antigos e so estão colaborando para eu crer mais ainda no mito de Gênesis

    • @ricardorowedder5742
      @ricardorowedder5742 9 หลายเดือนก่อน

      Esses pastores fizeram uma análise superficial. Existe uma diferença abissal entre o texto de Gênesis e as epopéias mesopotâmicas. Vou dar apenas um exemplo. O Deus de Gênesis é um ser a parte da sua criação enquanto que os deuses desses épicos são os próprios elementos da natureza.

    • @marciodiasreis2181
      @marciodiasreis2181 8 หลายเดือนก่อน

      @@ricardorowedder5742 Esse é seu argumento abissal?

    • @Nando_Oliveira
      @Nando_Oliveira 12 วันที่ผ่านมา

      ​@@marciodiasreis2181 leia os 3 e veja por você mesmo

  • @jiujitsucomproposito
    @jiujitsucomproposito 2 ปีที่แล้ว +3

    Te descobri hoje! Inscrito aqui e seguindo no insta 😉🙏🏼

  • @amandavieira9177
    @amandavieira9177 ปีที่แล้ว +2

    Ótimo vídeo

  • @denisesartori8521
    @denisesartori8521 2 ปีที่แล้ว +4

    Não conhecia o livro e não pretendo lê-lo (🤭) mas amei demaaaaaaaais a resenha, pois me fez crer ainda mais na palavra de Deus! Que Deus siga te abençoando, Marcela! 💕😘

    • @marcelatakehara
      @marcelatakehara  2 ปีที่แล้ว +3

      Que bom que gostou, Denise! Amém🙏🏻 Que Ele te abençoe também 🙌🏻

  • @antoniojoseflorenciodesouz2884
    @antoniojoseflorenciodesouz2884 2 ปีที่แล้ว +5

    MUITO BOM

  • @marciodiasreis2181
    @marciodiasreis2181 8 หลายเดือนก่อน +1

    histórias, também tem pontos parecidos, já nesse caso, não há um consenso acadêmico, sobre qual relato é mais antigo, mas as evidencias literárias entre os dois textos existem.
    Não se diz dilúvio universal, e sim, dilúvio global.
    Sobre o politeísmo dos hebreus, vejamos o que diz o salmo 82:
    1 Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. 2 Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.) 3 Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. 4 Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. 5 Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam. 6 Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. 7 Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes. 8 Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações.
    Perceba que se fala sobre deuses, e sim, havia outros deuses a serem cultuados, tanto que Deus diz sempre, para adorar somente a Ele, e o que dizer da deusa que era consorte de Deus no início do monoteísmo judaico? Claramente, que Asherah, não tem nenhum respaldo no judaísmo atual, mas podemos observar que na bíblia, havia sim uma deusa, onde nas traduções seu nome foi substituído como a Rainha dos Céus.
    Jeremias 44:17-19 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Certamente que faremos tudo o que dissemos que faríamos: “Queimaremos incenso à Rainha dos Céus e derramaremos ofertas de bebidas a ela, tal como fazíamos, nós e os nossos antepassados, os nossos reis e os nossos líderes, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém. Naquela época, tínhamos fartura de comida, éramos prósperos e nada sofríamos. Mas, desde que paramos de queimar incenso à Rainha dos Céus e de derramar ofertas de bebidas a ela, nada temos e perecemos pela espada e pela fome”. As mulheres acrescentaram: ― Quando queimávamos incenso à Rainha dos Céus e derramávamos ofertas de bebidas para ela, será que era sem o consentimento do marido de cada uma de nós que fazíamos bolos com a imagem dela e derramávamos as ofertas de bebidas?
    Jeremias 44:25 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: “Vocês e as suas mulheres cumpriram o que prometeram quando disseram: ‘Certamente cumpriremos os votos que fizemos de queimar incenso e derramar ofertas de bebidas à Rainha dos Céus’ ”. ― Prossigam! Façam o que prometeram! Cumpram os seus votos!
    Quando você diz, que não seria correto ou inteligente, dizer que os hebreus se apropriaram dos textos sumérios, é uma alegação muito parecida com Rodrigo silva, usando a psicologia, como na história do rei que sai nu, mas o alfaiate disse que somente os inteligentes, poderiam ver a sua roupa, é exatamente isso que você faz, mas no final, o rei está nu, e todos estão vendo a sua nudez, mas fingem que ele está vestido, isso é desonesto.
    Vamos aos fatos, o que você não menciona, é que os antigos hebreus, eram POLITEÍSTAS, sim, o monoteísmo dos hebreus começou a se desenvolver por volta do século VIII A.C., (800 a 7001 A.C) durante o reinado dos reis Ezequias e Josias. Foi nesse período que a adoração a um único Deus, Yahweh, se tornou mais proeminente na religião hebraica. Antes disso, os hebreus adoravam vários deuses, mas gradualmente passaram a enfatizar a crença em um único Deus. Assim, se o povo hebreu era adorador de muitos deuses, logo Yahweh, não existia, mas havia um deus do panteão Cananeu, chamado El, que pode ser hoje, o Deus que você cultua.
    Mas o interessante, é que houve outro monoteísmo.

  • @andressareis1137
    @andressareis1137 2 ปีที่แล้ว +3

    Eu tive que pausar para poder ver somente depois de le-la
    .

  • @deivison.72
    @deivison.72 2 ปีที่แล้ว +3

    Show.

  • @danbsb
    @danbsb 4 หลายเดือนก่อน +1

    O Cristianismo, assim como todas as outras Mitologias são fascinantes. ``Inventices`` humanas para impor regras de conduta e de comportamentos que nos possibilitam viver em sociedade. Nada mais do que isso.

    • @Nando_Oliveira
      @Nando_Oliveira 12 วันที่ผ่านมา

      Nossa, nem a academia, nem arqueologia, nem estudiosos chegaram a essa conclusão mas ainda bem que vc avisou. Vai contando pra gente.

  • @regianecichelero6674
    @regianecichelero6674 2 ปีที่แล้ว +9

    "Leia literatura, Marcela", DINIZ, Renata C. 😂 Esse vídeo é um oferecimento da Renata 😂😂

    • @marcelatakehara
      @marcelatakehara  2 ปีที่แล้ว +2

      Simmmmmm!!!😅 Cadê ela aqui? Kkkkk

  • @marciodiasreis2181
    @marciodiasreis2181 8 หลายเดือนก่อน +1

    O monoteísmo no Egito antigo é geralmente associado ao reinado de Akhenaton, que governou de 1353 a 1336 a.C. Ele tentou impor o culto exclusivo do deus Aton, em detrimento dos outros deuses tradicionais do Egito. No entanto, após a sua morte, o culto a Aton foi abandonado e os deuses antigos foram restaurados. Se esse monoteísmo, tivesse sobrevivido, hoje poderíamos ter uma outra religião monoteísta e um outro deus, criado por homens.
    Ainda mais interessante, é o dualismo, que muitos acadêmicos, consideram como um outro monoteísmo, ainda mais antigo que o monoteísmo judaico, que era, o Zoroastrismo, as doutrinas dessa religião, certamente, formam a base das doutrinas do judaísmo, como um Deus bom, seu adversário, espírito santo, messias, a ideia de inferno...
    Dessa forma, acredito eu, que sendo você leiga, ou uma apedeuta, ou apenas alguém que desconsidera esses fatos, que não corroboram na sua fé e crença, você não manifeste nenhuma vontade de estudar essas narrativas, já que precisa, provar que a bíblia é inspiração divina, mas todos os fatos da historicidade, denota que não, a bíblia em todo o seu conceito de criação, é algo simplesmente humano, criado por homens, administrado por homens, para obter o poder e o domínio das massas.
    Falácia indutiva, ou falácia da causa falsa, muito bem! vamos tratar do assunto.
    Primeiro argumento seu, e acredito que você é aluna do Rodrigo silva, usa muito bem a dissimulação, faz analogias sem sentidos, mas tenta passar sempre um ar de propriedade intelectual, mas seu cognitivo é falho, sua narrativa não é inteligível, para aqueles, que observam pela ótica da razão, do lógico, do conteúdo acadêmico, plausível e palpável, você descreve tudo de forma religiosa, usando a bíblia para corroborar seus argumentos e ainda manifestando a crença em tudo, pela fé, e convenhamos, a fé, não necessita de razão, a fé é algo irracional, crer que uma pedra faz milagres, é o provento da fé, crer que se pode andar sobre as águas, ou crer que se pode beber veneno, que segundo seus Deus, nada acontecera, ou ser mordido por uma serpente venenosa, e nada acontecer, ter a fé do tamanho de um grão de mostarda, sendo que o menor grão é o Teff, é uns dos menores grãos do mundo, mas Jesus desconhecia esse fato, enfim, fé crer, crença é algo incerto, você pode ter a crença na salvação, mas ainda assim é incerto, se está escrito que muitos são chamados e poucos escolhidos, e que mesmo aqueles que dizem Senhor, Senhor, não entrarão no reino dos céus, logo, fé e crença, não trabalha junto com a lógica e a razão. Ou seja, ciência, supera sempre a religião.
    Dizer que beber água nos faz ter gripe, é algo tão pueril, mas você faz um comentário sobre o livro, O mundo Perdido do Dilúvio.
    Seu argumento, sobre o momento do vídeo, onde existiu uma pandemia causada por um vírus, é absurdamente sem lógica, entenda, o vírus em questão, esta adoecendo as pessoas no mesmo período cronológico, ou seja, as narrativas sobre o virus, estão sendo descritas ao mesmo momento do evento, assim, se futuramente, uma pessoa ler que alguém disse que o vírus era perigoso, e ler que outra pessoa, disse que o virus não era algo tão grave, logo as narrativas, são ambas originais, cada uma manifestando seu ponto de vista do evento, é inacreditável, que você usou isso como argumento.
    As narrativas, sobre um evento, descritas por pessoas, que estão vivendo ao mesmo tempo o evento, são narrativas, originais, e que as lê no futuro, vai compreender, que são pontos de vista, diferenciados, não há congruência nas narrativas descritas sobre o dilúvio, elas foram escritas em uma cronologia diferente, ou seja, uma é mais antiga que a outra.
    Assim sendo, Se eu escrevo hoje que um terremoto destruiu a cidade e uma criança se salvou por muita sorte, e você encontra no futuro, minha narrativa, e descreve que houve um terremoto, e cinco crianças se salvaram graças a uma intervenção divina do

  • @luanaprin
    @luanaprin 2 ปีที่แล้ว +3

    Amém

  • @theloner6063
    @theloner6063 ปีที่แล้ว +6

    Leia O Livro Perdido de Enki. Este livro é tradução de 800 tabuletas sumérias, descobertas no séc XIX, que datam de 6 mil anos. O autor Zecharia Sitchin estudou a cultura e língua sumérias por mais de 30 anos. Vários fundamentos bíblicos foram na verdade versões dos povos semitas (acádios, assírios, hebreus) para as escritas sumérias. Historias como a da Criação do Homem, Caim e Abel, Dilúvio, Torre de Babel, etc...estão todas escritas mais de 2 mil anos antes dos hebreus escreverem suas versões que posteriormente formariam a Torá. O grave disso tudo, é que houve distorções, alterações e omissões feitas pelos hebreus. Talvez por incompreensão sobre a natureza das escritas sumérias, estas que versavam sobre os Anunnaki, que numa compreensão contemporânea, eram uma raça extraterrestre que veio do planeta Nibiru, em busca do ouro, pq eles usariam o ouro no fabrico de um componente que seria usado para sanar os problemas da camada atmosférica de Nibiru.
    Mas a Bíblia simplesmente omite todas as informações claras e "cruas" sobre várias coisas, sobre o fato de que nossa criação foi fruto de engenharia genética, onde Enki reuniu a parte femea primata (ovulo) e a parte masculina Anunnaki (sêmen) ,criando Adamu (o Adão bíblico) , com a inseminação artificial sendo introduzida em Ninmah, uma das "deusas" Anunnaki, que era uma das filhas de Anu, assim como Enki (nosso criador) e Enlil (o deus Bíblico, de Abraão, de Israel). Detalhe: os sumérios tinham conhecimentos de todos os planetas do nosso Sistema Solar. Sem os telescópios modernos, é impossível visualizar tais planetas.Os sumérios claramente informaram que receberam os conhecimentos dos "emissários" Anunnaki.
    Outro detalhe....no Livro Perdido de Enki existe a informação sobre como a Terra foi dividida em 4 Regiões, sendo a primeira a Mesopotamia, a segunda região o Egito, a terceira o Vale do Indo e a Quarta a Península do Sinai. Em cada uma destas regiões, um Anunnaki foi designado para residir/ reinar/ cuidar. Enlil se estabeleceu na Mesopotamia, Marduk se estabeleceu no Egito (ali era conhecido como o "deus" Rá. Ningishzidda, irmão de Marduk, ambos filhos de Enki, era conhecido como Thoth, o "deus" da sabedoria), Inanna (tbm conhecida como Ishtar entre os babilonios) se estabeleceu no Vale do Indo e , na Península do Sinai, não havia um único Anunnaki responsável, mas era uma zona que era usada posteriormente ao Dilúvio. Uma curiosidade....arqueologos descobriram Minas de ouro no Sul da África que possuem 200 mil anos em média. Há, inclusive, construções no entorno. Essas minas eram as minas usadas pelos trabalhadores Anunnaki e ali Enki mantinha uma base de pesquisa. Foi ali que Enki elaborou um plano para criar os seres humanos, já que Enki era geneticista e buscava uma forma de substituir aos Igigi (os trabalhadores das minas) que haviam se rebelado. Sem contingente suficiente para extrair o ouro, Enki viu a necessidade de criar um "trabalhador primitivo", que nas escritas sumérias é chamado de Lulu....e assim surgiu o homem, há cerca de 300 mil anos. Somos híbridos. Não viemos 100% do macaco e tbm não somos frutos de uma criação divina.

    • @Nando_Oliveira
      @Nando_Oliveira 12 วันที่ผ่านมา

      Cara, ele já foi desmascarado faz tempo, essas "tabuletas" que ele estudou só ele viu, não existem em absolutamente lugar algum

  • @sakurabaLP
    @sakurabaLP 2 ปีที่แล้ว +6

    30:02 - Nossa, que malabarismo mental pra tentar impôr que o Deus da bíblia é o insondável mas não sabe como justificar a citação de que "o homem foi criado a imagem e semelhança" (de Deus) pra fazer coerência a esse discurso justificativo todo! 🙄

    • @geovanagomesbarros2416
      @geovanagomesbarros2416 2 ปีที่แล้ว +1

      Ué é a fé dela,se Não acredita é só passar reto e respeitar

    • @Haru-lw7qx
      @Haru-lw7qx ปีที่แล้ว +2

      ​@@geovanagomesbarros2416 Não funciona assim, se ela está expondo a interpretação dela na internet ela deve estar ciente de que haverão críticas, e se suas crenças não estão sujeitas a questionamento, sua fé é cega.

  • @gilvanmartins5372
    @gilvanmartins5372 ปีที่แล้ว +1

    Ela afirma as "qualidades" do deus da Bíblia se baseando na própria bíblia, ou seja , falácia circular.

  • @GabrielaCoutinho12
    @GabrielaCoutinho12 2 ปีที่แล้ว +3

    Uau!!!

  • @ruteellen4685
    @ruteellen4685 2 ปีที่แล้ว +3

    👏👏👏👏

  • @flavianneoliveira4517
    @flavianneoliveira4517 2 ปีที่แล้ว +5

    Excelente resenha!!! 😃

  • @marciodiasreis2181
    @marciodiasreis2181 8 หลายเดือนก่อน

    Espero que não apaguem os meus comentários.

    • @marcelatakehara
      @marcelatakehara  8 หลายเดือนก่อน

      Obrigada pelos comentários. Deus abençoe!

  • @RomoloMen
    @RomoloMen ปีที่แล้ว

    Marcela, os antigos povos usavam palavras que derivaram pro português divindades e não deus ou deusa.

  • @Thiagooliveiraluiz
    @Thiagooliveiraluiz 2 ปีที่แล้ว +3

    Takehara é um sobrenome japonês?

    • @marcelatakehara
      @marcelatakehara  2 ปีที่แล้ว +8

      É sim. É meu sobrenome de casada. Resolvi usar porque já tem muitas "Marcelas Britos"😅 O Takehara é mais incomum e fica mais fácil me achar.

    • @Thiagooliveiraluiz
      @Thiagooliveiraluiz 2 ปีที่แล้ว +5

      @@marcelatakehara Quando eu li seu sobrenome, pensei: "mas a Marcela não possui nenhum traço oriental". Agora está explicado. 🤣

  • @marciodiasreis2181
    @marciodiasreis2181 8 หลายเดือนก่อน +2

    Marcela Takehara - Hoje, dia 21/05/2024, ao ver seu vídeo sobre os escritos Sumérios da Epopeia de Gilgamesh, percebi que você usou o texto, muito mais para fins religiosos, entendo que você, como uma cristã, se sente ameaçada com fatos históricos e acadêmicos, que corroboram em mostrar que sua bíblia, não é inspirada por um Deus, tanto que a sua preocupação, aqui, é mostrar que os escritos Sumérios, mesmo sendo muito mais antigo, que os escritos judaicos, não são uma apropriação, dos antigos hebreus, ao relatar os escritos sumerianos, mantendo a ideia original, mas mudando alguns pontos.
    Você começa dizendo que nunca foi uma pessoa que não gostava de ler, acredito é que ainda você não sabe interpretar textos, e dizer que você estuda sobre, história, política e religião, claramente, que seus estudos fossem da racionalidade e dos fatos reais da história, ao ver esse vídeo, é obvio que tudo para você, deve ser contado para seu público, como algo que corrobore a sua fé e crença, o problema é a desonestidade com os fatos, criando uma atmosfera, totalmente para ludibriar e enganar as pessoas, nesse caso, o medo de pessoas, procurarem abrir a mente, sobre o relato do dilúvio bíblico, ter uma narrativa muito mais antiga, de um povo politeísta e praticamente com as mesmas ideias. Logo, você como muitos outros, precisam desassociar a verdade, que os antigos hebreus, se apropriaram desse texto sumério, para fazer a sua narrativa que o texto da bíblia, é inspirado por um Deus.
    Sobre o livro que você tem, sim, ele retratada os escritos da Epopeia de Gilgamesh, e sim, você é muito honesta e descreve muito bem tudo sobre o texto e sobre o povo da suméria, na Mesopotâmia, isso eu admito, inclusive você retrata que o texto é realmente mais antigo que o texto bíblico, ao menos, você não tentou adulterar as informações, ou maquiar de alguma forma, tirando a validade do tempo escrito.
    As suas narrativas, não passam de ensinamentos do senhor Rodrigo Silva, em um podcast, o mesmo, faz essas declarações, e sim, o assunto era a Epopeia de Gilgamesh, inclusive, ele também tenta explicar o dilúvio de forma cientifica, tirando a divindade do processo, onde ele diz que as águas do dilúvios, foram obras de asteroides que caíram em massa na terra, provocando maremotos e tsunamis, e Deus interveio, para salvar Noé e sua família, logo temos um problema nessa declaração, Rodrigo Silva, anula que Deus fez o dilúvio e traz uma narrativa cientifica, para colocar o evento de forma mais crível, e você aqui também usa muitas vezes a questão da ciência, para justificar seus argumentos, isso se deve ao fato, que a ciência é muito mais verdadeira que a religião, a prova cabal disso, é a igreja Católica, matar cientistas, como Galileu Galilei e Nicolau Copérnico, que defendiam que a terra era o centro do sistema Solar, enquanto a igreja, estruturada em seus escritos sagrados, e revelado por um Deus, dizia que o Sol era o centro do Universo, que havia uma redoma sobre a terra plana, que havia um oceano acima dessa redoma e outro oceano abaixo da terra, com o passar do tempo, as ideias lúdicas religiosas caíram por terra, e a ciência triunfou, como sempre acontece. é inacreditável, que ainda assim, existem pessoas que acreditam em cobra que fala, jumento que fala, baleia transportando pessoas no seu estômago, colunas de fogo guinado um povo, pragas destinadas apenas para destruir um povo, e assim por diante.
    Sim, sobre a décima segunda tábua da Epopeia de Gilgamesh, ela não é considerada falsa, mas sim incompleta. Ela conta a história do Dilúvio, que é muito similar à história do Dilúvio encontrada na Bíblia. No entanto, algumas interpretações sugerem que a décima segunda tábua pode ter sido adicionada posteriormente à obra original. Ao dizer que é falsa, denota-se que você não tem estudos acadêmicos e fala sem propriedade do assunto, leiga, declara o que leu e descreve tudo com muito achismo religioso.
    vejamos o relato de Sargão de Acádia e o de Moisés, ambos são parecidos, em uma época que colocar crianças em cestos de junco, poderia ser algo normal, mas as

  • @sakurabaLP
    @sakurabaLP 2 ปีที่แล้ว +4

    33:18 - Onde diabos vc tirou que a bíblia veio ANTES dos contos mesopotâmicos, mulher??????????? O correto é o CONTRÁRIO!!!

    • @geovanagomesbarros2416
      @geovanagomesbarros2416 2 ปีที่แล้ว +3

      No começo do vídeo ela falou q essa epopéia em específico foi feita antes da Bíblia,mas outros mitos foram feitos depois

  • @gilvanmartins5372
    @gilvanmartins5372 ปีที่แล้ว

    Deus da bíblia nunca esta cançado 😂😂. Mas precisou descansar no sétimo dia. 😂😂😂😂

  • @marciodiasreis2181
    @marciodiasreis2181 8 หลายเดือนก่อน

    seu Deus, você está se apropriando do meu texto original, e transformando parte da minha narrativa, mudando elementos, para corroborar, a sua fé, diante do seu povo, você entendeu? ou será que a religião realmente anula a inteligência das pessoas e as cegas, também?
    Sim, todos os povos no mundo, tem sua história na criação, e aí está um detalhe, se o seu Deus criou tudo, por qual razão, outros povos, não o conheceram, morreram se souber da existência desse Deus, logo, a criação do mundo na bíblia, não é algo divino, é apenas mais um povo, que criou um deus, criou suas escrituras sagradas e assim forjou seu povo na crença e fé, igual a tantos outros povos pelo mundo.
    Sobre o dilúvio, que você considera crível, vejamos:
    Deus cria um paraíso, deus cria o homem, deus cria a mulher, e nem vamos falar de Lilith, assim, Deus cria a cobra, e Deus cria também o fruto do bem e do mal, logo se Deus é onisciente, Ele sabe tudo que irá acontecer correto? Por qual razão Deus permite tudo isso, e ainda destrói o paraíso, ou como disse o Rodrigo Silva, Deus pode anular a sua onisciência, e esquecer de tudo, e deixar o livre arbítrio tomar as rédeas da situação, e nunca mais Deus se lembrou de voltar a ser onisciente. aliás, quem diz falácias, é o Rodrigo Silva, chegou a dizer que Satanás levou Jesus no colo, e você deve acreditar nisso, se for discípula dele.
    Depois deus deixa Eva, fazer sexo com seus filhos, ou sabe-se lá, como essas personagens procriaram, mas o mundo ficou populoso novamente, então Deus, considera o povo maldoso, mata todos em um dilúvio, apenas Noé e família, se salvam, Deus não sabia que o povo, gerado de pessoas, que o desobedeceram, ia ser uma geração maldosa?
    Depois, Deus se arrepende de matar todos com água, e Ele pensa, que não mais fará isso, por agora Ele saber que o homem é mau desde sua infância.
    Deus em nada é onisciente, e ainda pensa em algo, que o escriba conseguiu escrever no texto. Interessante o poder desse escriba.
    Sim, os mesopotâmicos tinham formas diferente de enxergar a sua religião, igualmente os cristãos de hoje, cada um tem a sua doutrina, dentro da crença de um Deus, e ainda se digladiam, para provar que a sua doutrina está certa, uma torre de babel, isso é visto, logo no concilio de Nicéia, onde o bispo Ário, discute sobre a divindade de Jesus, ou Jesus é Deus, ou uma manifestação de Deus, entende como nada dentro da religião é divino, tudo é contraditório e cada um quer ter a autonomia da verdade, onde está Deus nessa balburdia?
    e nos dias atuais, estamos vivendo as cheias no Rio Grande do Sul, e faço a mesma pergunta, onde está Deus, nas desgraças, será, que é Deus que faz um deslizamento de terra, soterrar crianças inocentes? como disse Rodrigo Silva, Deus vai atuar depois do desastre ter ocorrido, mas nem ele, um homem de Deus, sabe dizer quando e como Deus vai ajudar, e claro, Deus nunca ajuda de forma divina, é sempre as pessoas que ajudam.
    Agora, vamos refutar seus cinco pontos.
    *PRIMEIRO PONTO: Seu Deus foi criado pelos antigos hebreus, saindo do politeísmo e criando o seu monoteísmo judaico, basta estudarem de forma acadêmica e neutra, que vocês conheceram a verdade.
    *SEGUNDO PONTO: você usa as palavras do Rodrigo Silva, justifica os deuses sumérios, com a ciência, e diz que seu Deus criou todas as coisas, mas, parece que Deus, não tem o controle do mundo que Ele criou, meramente, por ser Ele, uma criação humana., tanto que o dilúvio de Noé, é uma adaptação, da apropriação, do diluvio dos sumérios. E não se pode conhecer Deus através da razão, se Deus não é um ser que se pode provar de forma empírica, seus argumentos, são subterfúgios, que tendem mais a tergiversar, ao realmente explicar algo de forma contundente e racional.

  • @endybastian8811
    @endybastian8811 2 ปีที่แล้ว +1

    ESSE CANAL É SOBRE O QUE ???

    • @marcelatakehara
      @marcelatakehara  2 ปีที่แล้ว +4

      Sobre livros que eu estou lendo e o que mais eu quiser falar😊

  • @juniorheavy5089
    @juniorheavy5089 2 ปีที่แล้ว

    Ctrl+c , Ctrl+v

  • @marciodiasreis2181
    @marciodiasreis2181 8 หลายเดือนก่อน +1

    histórias, também tem pontos parecidos, já nesse caso, não há um consenso acadêmico, sobre qual relato é mais antigo, mas as evidencias literárias entre os dois textos existem.
    Não se diz dilúvio universal, e sim, dilúvio global.
    Sobre o politeísmo dos hebreus, vejamos o que diz o salmo 82:
    1 Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. 2 Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.) 3 Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. 4 Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. 5 Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam. 6 Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. 7 Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes. 8 Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações.
    Perceba que se fala sobre deuses, e sim, havia outros deuses a serem cultuados, tanto que Deus diz sempre, para adorar somente a Ele, e o que dizer da deusa que era consorte de Deus no início do monoteísmo judaico? Claramente, que Asherah, não tem nenhum respaldo no judaísmo atual, mas podemos observar que na bíblia, havia sim uma deusa, onde nas traduções seu nome foi substituído como a Rainha dos Céus.
    Jeremias 44:17-19 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Certamente que faremos tudo o que dissemos que faríamos: “Queimaremos incenso à Rainha dos Céus e derramaremos ofertas de bebidas a ela, tal como fazíamos, nós e os nossos antepassados, os nossos reis e os nossos líderes, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém. Naquela época, tínhamos fartura de comida, éramos prósperos e nada sofríamos. Mas, desde que paramos de queimar incenso à Rainha dos Céus e de derramar ofertas de bebidas a ela, nada temos e perecemos pela espada e pela fome”. As mulheres acrescentaram: ― Quando queimávamos incenso à Rainha dos Céus e derramávamos ofertas de bebidas para ela, será que era sem o consentimento do marido de cada uma de nós que fazíamos bolos com a imagem dela e derramávamos as ofertas de bebidas?
    Jeremias 44:25 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: “Vocês e as suas mulheres cumpriram o que prometeram quando disseram: ‘Certamente cumpriremos os votos que fizemos de queimar incenso e derramar ofertas de bebidas à Rainha dos Céus’ ”. ― Prossigam! Façam o que prometeram! Cumpram os seus votos!
    Quando você diz, que não seria correto ou inteligente, dizer que os hebreus se apropriaram dos textos sumérios, é uma alegação muito parecida com Rodrigo silva, usando a psicologia, como na história do rei que sai nu, mas o alfaiate disse que somente os inteligentes, poderiam ver a sua roupa, é exatamente isso que você faz, mas no final, o rei está nu, e todos estão vendo a sua nudez, mas fingem que ele está vestido, isso é desonesto.
    Vamos aos fatos, o que você não menciona, é que os antigos hebreus, eram POLITEÍSTAS, sim, o monoteísmo dos hebreus começou a se desenvolver por volta do século VIII A.C., (800 a 7001 A.C) durante o reinado dos reis Ezequias e Josias. Foi nesse período que a adoração a um único Deus, Yahweh, se tornou mais proeminente na religião hebraica. Antes disso, os hebreus adoravam vários deuses, mas gradualmente passaram a enfatizar a crença em um único Deus. Assim, se o povo hebreu era adorador de muitos deuses, logo Yahweh, não existia, mas havia um deus do panteão Cananeu, chamado El, que pode ser hoje, o Deus que você cultua.
    Mas o interessante, é que houve outro monoteísmo.

    • @marcelatakehara
      @marcelatakehara  8 หลายเดือนก่อน

      Obrigada pelos comentários. Deus abençoe!

  • @marciodiasreis2181
    @marciodiasreis2181 8 หลายเดือนก่อน

    O monoteísmo no Egito antigo é geralmente associado ao reinado de Akhenaton, que governou de 1353 a 1336 a.C. Ele tentou impor o culto exclusivo do deus Aton, em detrimento dos outros deuses tradicionais do Egito. No entanto, após a sua morte, o culto a Aton foi abandonado e os deuses antigos foram restaurados. Se esse monoteísmo, tivesse sobrevivido, hoje poderíamos ter uma outra religião monoteísta e um outro deus, criado por homens.
    Ainda mais interessante, é o dualismo, que muitos acadêmicos, consideram como um outro monoteísmo, ainda mais antigo que o monoteísmo judaico, que era, o Zoroastrismo, as doutrinas dessa religião, certamente, formam a base das doutrinas do judaísmo, como um Deus bom, seu adversário, espírito santo, messias, a ideia de inferno...
    Dessa forma, acredito eu, que sendo você leiga, ou uma apedeuta, ou apenas alguém que desconsidera esses fatos, que não corroboram na sua fé e crença, você não manifeste nenhuma vontade de estudar essas narrativas, já que precisa, provar que a bíblia é inspiração divina, mas todos os fatos da historicidade, denota que não, a bíblia em todo o seu conceito de criação, é algo simplesmente humano, criado por homens, administrado por homens, para obter o poder e o domínio das massas.
    Falácia indutiva, ou falácia da causa falsa, muito bem! vamos tratar do assunto.
    Primeiro argumento seu, e acredito que você é aluna do Rodrigo silva, usa muito bem a dissimulação, faz analogias sem sentidos, mas tenta passar sempre um ar de propriedade intelectual, mas seu cognitivo é falho, sua narrativa não é inteligível, para aqueles, que observam pela ótica da razão, do lógico, do conteúdo acadêmico, plausível e palpável, você descreve tudo de forma religiosa, usando a bíblia para corroborar seus argumentos e ainda manifestando a crença em tudo, pela fé, e convenhamos, a fé, não necessita de razão, a fé é algo irracional, crer que uma pedra faz milagres, é o provento da fé, crer que se pode andar sobre as águas, ou crer que se pode beber veneno, que segundo seus Deus, nada acontecera, ou ser mordido por uma serpente venenosa, e nada acontecer, ter a fé do tamanho de um grão de mostarda, sendo que o menor grão é o Teff, é uns dos menores grãos do mundo, mas Jesus desconhecia esse fato, enfim, fé crer, crença é algo incerto, você pode ter a crença na salvação, mas ainda assim é incerto, se está escrito que muitos são chamados e poucos escolhidos, e que mesmo aqueles que dizem Senhor, Senhor, não entrarão no reino dos céus, logo, fé e crença, não trabalha junto com a lógica e a razão. Ou seja, ciência, supera sempre a religião.
    Dizer que beber água nos faz ter gripe, é algo tão pueril, mas você faz um comentário sobre o livro, O mundo Perdido do Dilúvio.
    Seu argumento, sobre o momento do vídeo, onde existiu uma pandemia causada por um vírus, é absurdamente sem lógica, entenda, o vírus em questão, esta adoecendo as pessoas no mesmo período cronológico, ou seja, as narrativas sobre o virus, estão sendo descritas ao mesmo momento do evento, assim, se futuramente, uma pessoa ler que alguém disse que o vírus era perigoso, e ler que outra pessoa, disse que o virus não era algo tão grave, logo as narrativas, são ambas originais, cada uma manifestando seu ponto de vista do evento, é inacreditável, que você usou isso como argumento.
    As narrativas, sobre um evento, descritas por pessoas, que estão vivendo ao mesmo tempo o evento, são narrativas, originais, e que as lê no futuro, vai compreender, que são pontos de vista, diferenciados, não há congruência nas narrativas descritas sobre o dilúvio, elas foram escritas em uma cronologia diferente, ou seja, uma é mais antiga que a outra.
    Assim sendo, Se eu escrevo hoje que um terremoto destruiu a cidade e uma criança se salvou por muita sorte, e você encontra no futuro, minha narrativa, e descreve que houve um terremoto, e cinco crianças se salvaram graças a uma intervenção divina do

  • @marciodiasreis2181
    @marciodiasreis2181 8 หลายเดือนก่อน

    seu Deus, você está se apropriando do meu texto original, e transformando parte da minha narrativa, mudando elementos, para corroborar, a sua fé, diante do seu povo, você entendeu? ou será que a religião realmente anula a inteligência das pessoas e as cegas, também?
    Sim, todos os povos no mundo, tem sua história na criação, e aí está um detalhe, se o seu Deus criou tudo, por qual razão, outros povos, não o conheceram, morreram se souber da existência desse Deus, logo, a criação do mundo na bíblia, não é algo divino, é apenas mais um povo, que criou um deus, criou suas escrituras sagradas e assim forjou seu povo na crença e fé, igual a tantos outros povos pelo mundo.
    Sobre o dilúvio, que você considera crível, vejamos:
    Deus cria um paraíso, deus cria o homem, deus cria a mulher, e nem vamos falar de Lilith, assim, Deus cria a cobra, e Deus cria também o fruto do bem e do mal, logo se Deus é onisciente, Ele sabe tudo que irá acontecer correto? Por qual razão Deus permite tudo isso, e ainda destrói o paraíso, ou como disse o Rodrigo Silva, Deus pode anular a sua onisciência, e esquecer de tudo, e deixar o livre arbítrio tomar as rédeas da situação, e nunca mais Deus se lembrou de voltar a ser onisciente. aliás, quem diz falácias, é o Rodrigo Silva, chegou a dizer que Satanás levou Jesus no colo, e você deve acreditar nisso, se for discípula dele.
    Depois deus deixa Eva, fazer sexo com seus filhos, ou sabe-se lá, como essas personagens procriaram, mas o mundo ficou populoso novamente, então Deus, considera o povo maldoso, mata todos em um dilúvio, apenas Noé e família, se salvam, Deus não sabia que o povo, gerado de pessoas, que o desobedeceram, ia ser uma geração maldosa?
    Depois, Deus se arrepende de matar todos com água, e Ele pensa, que não mais fará isso, por agora Ele saber que o homem é mau desde sua infância.
    Deus em nada é onisciente, e ainda pensa em algo, que o escriba conseguiu escrever no texto. Interessante o poder desse escriba.
    Sim, os mesopotâmicos tinham formas diferente de enxergar a sua religião, igualmente os cristãos de hoje, cada um tem a sua doutrina, dentro da crença de um Deus, e ainda se digladiam, para provar que a sua doutrina está certa, uma torre de babel, isso é visto, logo no concilio de Nicéia, onde o bispo Ário, discute sobre a divindade de Jesus, ou Jesus é Deus, ou uma manifestação de Deus, entende como nada dentro da religião é divino, tudo é contraditório e cada um quer ter a autonomia da verdade, onde está Deus nessa balburdia?
    e nos dias atuais, estamos vivendo as cheias no Rio Grande do Sul, e faço a mesma pergunta, onde está Deus, nas desgraças, será, que é Deus que faz um deslizamento de terra, soterrar crianças inocentes? como disse Rodrigo Silva, Deus vai atuar depois do desastre ter ocorrido, mas nem ele, um homem de Deus, sabe dizer quando e como Deus vai ajudar, e claro, Deus nunca ajuda de forma divina, é sempre as pessoas que ajudam.
    Agora, vamos refutar seus cinco pontos.
    *PRIMEIRO PONTO: Seu Deus foi criado pelos antigos hebreus, saindo do politeísmo e criando o seu monoteísmo judaico, basta estudarem de forma acadêmica e neutra, que vocês conheceram a verdade.
    *SEGUNDO PONTO: você usa as palavras do Rodrigo Silva, justifica os deuses sumérios, com a ciência, e diz que seu Deus criou todas as coisas, mas, parece que Deus, não tem o controle do mundo que Ele criou, meramente, por ser Ele, uma criação humana., tanto que o dilúvio de Noé, é uma adaptação, da apropriação, do dilúvio dos sumérios. E não se pode conhecer Deus através da razão, se Deus não é um ser que se pode provar de forma empírica, seus argumentos, são subterfúgios, que tendem mais a tergiversar, ao realmente explicar algo de forma contundente e racional.

  • @marciodiasreis2181
    @marciodiasreis2181 8 หลายเดือนก่อน

    Marcela Takehara - Hoje, dia 21/05/2024, ao ver seu vídeo sobre os escritos Sumérios da Epopeia de Gilgamesh, percebi que você usou o texto, muito mais para fins religiosos, entendo que você, como uma cristã, se sente ameaçada com fatos históricos e acadêmicos, que corroboram em mostrar que sua bíblia, não é inspirada por um Deus, tanto que a sua preocupação, aqui, é mostrar que os escritos Sumérios, mesmo sendo muito mais antigo, que os escritos judaicos, não são uma apropriação, dos antigos hebreus, ao relatar os escritos sumerianos, mantendo a ideia original, mas mudando alguns pontos.
    Você começa dizendo que nunca foi uma pessoa que não gostava de ler, acredito é que ainda você não sabe interpretar textos, e dizer que você estuda sobre, história, política e religião, claramente, que seus estudos fossem da racionalidade e dos fatos reais da história, ao ver esse vídeo, é obvio que tudo para você, deve ser contado para seu público, como algo que corrobore a sua fé e crença, o problema é a desonestidade com os fatos, criando uma atmosfera, totalmente para ludibriar e enganar as pessoas, nesse caso, o medo de pessoas, procurarem abrir a mente, sobre o relato do dilúvio bíblico, ter uma narrativa muito mais antiga, de um povo politeísta e praticamente com as mesmas ideias. Logo, você como muitos outros, precisam desassociar a verdade, que os antigos hebreus, se apropriaram desse texto sumério, para fazer a sua narrativa que o texto da bíblia, é inspirado por um Deus.
    Sobre o livro que você tem, sim, ele retratada os escritos da Epopeia de Gilgamesh, e sim, você é muito honesta e descreve muito bem tudo sobre o texto e sobre o povo da suméria, na Mesopotâmia, isso eu admito, inclusive você retrata que o texto é realmente mais antigo que o texto bíblico, ao menos, você não tentou adulterar as informações, ou maquiar de alguma forma, tirando a validade do tempo escrito.
    As suas narrativas, não passam de ensinamentos do senhor Rodrigo Silva, em um podcast, o mesmo, faz essas declarações, e sim, o assunto era a Epopeia de Gilgamesh, inclusive, ele também tenta explicar o dilúvio de forma cientifica, tirando a divindade do processo, onde ele diz que as águas do dilúvios, foram obras de asteroides que caíram em massa na terra, provocando maremotos e tsunamis, e Deus interveio, para salvar Noé e sua família, logo temos um problema nessa declaração, Rodrigo Silva, anula que Deus fez o dilúvio e traz uma narrativa cientifica, para colocar o evento de forma mais crível, e você aqui também usa muitas vezes a questão da ciência, para justificar seus argumentos, isso se deve ao fato, que a ciência é muito mais verdadeira que a religião, a prova cabal disso, é a igreja Católica, matar cientistas, como Galileu Galilei e Nicolau Copérnico, que defendiam que a terra era o centro do sistema Solar, enquanto a igreja, estruturada em seus escritos sagrados, e revelado por um Deus, dizia que o Sol era o centro do Universo, que havia uma redoma sobre a terra plana, que havia um oceano acima dessa redoma e outro oceano abaixo da terra, com o passar do tempo, as ideias lúdicas religiosas caíram por terra, e a ciência triunfou, como sempre acontece. é inacreditável, que ainda assim, existem pessoas que acreditam em cobra que fala, jumento que fala, baleia transportando pessoas no seu estômago, colunas de fogo guinado um povo, pragas destinadas apenas para destruir um povo, e assim por diante.
    Sim, sobre a décima segunda tábua da Epopeia de Gilgamesh, ela não é considerada falsa, mas sim incompleta. Ela conta a história do Dilúvio, que é muito similar à história do Dilúvio encontrada na Bíblia. No entanto, algumas interpretações sugerem que a décima segunda tábua pode ter sido adicionada posteriormente à obra original. Ao dizer que é falsa, denota-se que você não tem estudos acadêmicos e fala sem propriedade do assunto, leiga, declara o que leu e descreve tudo com muito achismo religioso.
    vejamos o relato de Sargão de Acádia e o de Moisés, ambos são parecidos, em uma época que colocar crianças em cestos de junco, poderia ser algo normal, mas as

    • @marcelatakehara
      @marcelatakehara  8 หลายเดือนก่อน

      Obrigada pelos comentários. Deus abençoe!