O Professor lançou literalmente a Redpill da história kkkk. Bom demais, já acompanha ele desde a Montfort. Fico satisfeito que ele tá se tornando mais conhecido.
@@Hugo1749-g8qa história é dinâmica por natureza, estúpido. Qualquer artefato histórico como uma carta, um vaso, qualquer coisa cientificamente provado pode mudar a narrativa oficial de uma hora pra outra.
@@Hugo1749-g8q revisar a história da humanidade é muito necessário, pois existem inúmeras versões de cada acontecimento e a verdade vai estar nas entrelinhas de cada versão.
@MIGUEL SANTOS TAVARES HAHAHAHAHAHA FALOU TUDO. O cara até tem uma capacidade mental elevada, eu como economista em formação tenho que admitir, mas muito doutrinado... Claramente não é uma pessoa que busca entender todas as interpretações pra formar a sua... Ou vai me dizer que a Igreja Católica não perseguiu os Jesuítas no Brasil? O Eduardo Bueno é um exemplo de um historiador muito melhor que ele, Eduardo Moreira um economista...
@MIGUEL SANTOS TAVARES nem vi inteiro pq percebi que esse Marcelo é bem desinformado kkkkkkkkkkk. É como dizia um grande economista: "Brasileiro quer falar mal de Marx mas não quer trabalhar 16 horas por dia sem salário mínimo". Vão estudar sobre a Grande Depressão de 1873, sobre a vida no capitalismo liberal clássico e como o sistema quebrou, e comecem a se perguntar porque os EUA reduziu seu crescimento pela metade nos 30 anos subsequentes ao governo do Reagan, ou por que a Europa criou o liberalismo mas abandonou esse modelo há cerca mais de 100 anos... Pesquisem quem foram as principais influências das mudanças no pensamento econômico da Europa e EUA no último século, e talvez verão o quão idiota é esse Marcelo kkkkkk
Engraçado, nos vídeos cortes (que tem no máximo 5 min) dessa entrevista, só se lê comentários chulos, cheio de gírias, erros de escrita e xingamentos ao professor. O vídeo com a entrevista inteira que tem mais de 1h, os comentários passam a ser educados e de admiração ao convidado. Logo vemos o quão mal faz a preguiça mental para um pessoa, chega afetar até mesmo o carácter.
A razão parece ser simples. Quem tende a discordar do entrevistado em um vídeo curto pode, facilmente, criar apatia pelo entrevistado e objetar de forma completa (já que o vídeo é curto). Já em um vídeo logo, havendo tal apatia e um certo nível de discordância, a tendência é que as pessoas apenas largam o vídeo - já que objetar tudo seria doloso e objetar de forma pontual poderia soar como falácia.
Sua hipótese pode parecer boa,@@martasilva8036 , no entanto, sinceramente, acredito que as pessoas não tenham paciência para assistir a íntegra desta intrevista. Ele é carregado de meias verdades e falácias. É fácil pegar dados sem considerar contextos históricos ou, até mesmo, utilizar mentiras vinculadas pelos interesses hegemônicos que visão a conservação do capitalismo (apesar de suas contradições latentes).
@@josnelitaalves1453 vejo que você não conseguiria encontra-los mesmo que se esforçasse ao máximo, então irei ajudar-te. Já no começo vemos uma ode ao colonialismo, ao seja, eurocentrismo deslavado. Uma superlativação dos atributos europeus em detrimento das potencialidades dos povos que aqui habitavam, aquando na verdade os primeiro apenas gozavam de armas mais avançadas tecnologicamente (ao mesmo tempo que nadavam em seus dejetos em suas capitais, visto que não tinham saneamento básico). Segundo ponto, visto também no início da live, uma critica à dialética marxista sem nem ao menos conhecê-la, atribuindo a ela um maniqueísmo rasteiro como se fosse "bem e mal" ou "tese e antítese", o que nada tem que ver com a dialética que Marx herdou e adaptou de Hegel. O processo de Alfhebung (palavra de muitos significados que vem do alemão e é usado como base para a dialética hegeliana) diz respeito a conservação, negação e elevação de um objeto, em sentido análogo à panificação, onde o trigo negado enquanto trigo, preservado na medida em que ainda é parte integrante deste produto e elevado chegando a condição de pão. Essa é a critica marxista, não queremos negar as conquistas do capitalismo, queremos eleva-lo a fim de viabilizar a emancipação humana, abolindo a exploração do homem pelo homem. Além disso, ele mostra que ao não leu, ou leu e não conseguiu entender, podendo também só ter tido a má vontade reacionária de não querer entender Marx, visto que há um desconhecimento total do que é luta de classes e outros conceitos básicos, mas não vou me estender mais, tenho que aproveitar melhor meu domingo. Um abraço fraterno!
Ótimo papo, muito obrigado, antes de conhecer o professor, eu odiava os portugueses pelo que eu aprendi na escola, hj já estou mudando esse pensamento. Muito obrigado professor.
O professor Marcelo Andrade é outro nível. Muito inteligente e muito bem formado, sobretudo, por causa sua formação católica clássica/tradicional. Conhecimento muito vasto de história, em geral. Parabéns!!!
@@RFL22 Bom, fontes não faltaram, pra ter mais fontes só se ele soltasse uma referência bibliográfica no fim de cada frase, mas falou o nome da revista que Marx publicou certos absurdos a Gazeta Renana, citou os nomes dos autores do meio eugenista social como Galton, o nome da sociedade Thule que impulsionava o racismo de Hitler, é só ter a boa vontade de pesquisar também né, garanto que não tem desinformação alguma aqui, são fatos bem notórios.
@@RFL22 existem vários tipos de socialismo meu rapaz, quem tá acostumado a fazer isso é o vosso meio de Ensino, totalmente doutrinado e que é verdadeiramente inútil
@@vasalluschristiregisetbeat9792 Sistema de ensino tem seus problemas mas não me venha com essa merda revisionista querendo empurrar nazismo para outro extremo. Brasil já virou piada no exterior sobre esse assunto.
@@RFL22 Realmente deve ser uma delícia uma aula aonde o professor vive babando ovo do marxismo, e depois diz "a igreja católica matou 900 trilhões de bruxas"
Conhecedor da história, falando sem preconceitos e desmistificador da colonização de exploração versus colonização de povoamento. Parabéns professor Marcelo Andrade!
Livro: "Zweites Buch". Capítulo 6. A política do NSDAP [página 78] "Eu sou um nacionalista alemão. Isso significa que estou comprometido com a minha nacionalidade. Todos os meus pensamentos e ações pertencem a ele. Eu sou um socialista. Não vejo diante de mim nenhuma classe e nenhuma posição, mas aquela comunidade de pessoas que estão relacionadas pelo sangue, unidas por uma língua e sujeitas a um destino comum." Obviamente o socialismo nazista se distingue do socialismo soviético, mas não deixa de ser socialismo.
Simplesmente incrível! Outra coisa que percebi foi o livro 1822 na mesa, esse livro é maravilhoso em contar a história do Brasil sem demagogia. Recomendo todos os livros de Laurentino Gomes sobre o Brasil.
Uma honra esse podcast com o Prof. Marcelo Andrade! Uma pessoa tão inteligente nos ensinando cada dia mais longe da doutrinação e das mentiras que nos contam! Parabéns!
Petry, que tal chamar esse prof e Ian Neves pra dialogar, sem ofensas? Sou seu fã. Você se superou. Sua humildade é foda. Meu nome é Luis Daltro. aquele abraço, negão.
Excelente entrevista, Petry e Prof. Marcelo. Parabéns pela iniciativa. O professor pode ser convidado para uma segunda rodada, mas dessa vez sobre a Metafísica da Gastronomia.
@@ismaelpaulo9526, essa é uma das especialidades do Professor Marcelo, talvez seja o único no Brasil que estuda com seriedade os aspectos filosóficos da gastronomia, em especial sua metafísica.
Uma das melhores entrevistas que já assisti. E sempre muito bem conduzida pelo Petry que, ao contrário da maioria dos podcasts brasileiros, deixa o convidado falar e faz perguntas pertinentes e inteligentes. Vida longa ao À Deriva.
@@christiano3998 kkkkkk! Você está de onda, mas veja o rol de estupidez que ele trata? Nazismo de esquerda, Marx racista, Darwin eugenista, O Brasil não foi Colônia de Portugal, a pobreza como culpa dos pobres... só estupidez!
Citações da " Carta Pero Vaz de Caminha" : “A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.
Por volta das 1:15:10 eles começaram a falar a respeito da inquisição, e eu senti que faltou bastante explicação a respeito de como eram feitos os julgamentos. Eu gostaria que o petry convidasse o Guilherme Freire, pois ele pode explicar melhor sobre esse tema. Quem tiver interesse, ele tem um vídeo sobre inquisição aqui no youtube.
Este Professor é um grande Historiador e muito coerente pois estes muitas mensagens ditas hoje já é possível ter mais informações sobre os tais Heróis onde muitos destes ditos como desbravadores ou seja os famosos Bandeirantes onde temos as Estatuas que já não tem mais o mesmo sentido para muitos pois não foi bem como dito em nossa História, mas cabe a cada um buscar caso tenha dúvidas e assim podendo entender de como sempre toda História ou em Toda Guerra quando contada sempre contará suas versões e jamais toda a verdade e apenas com inteligência se pode dar a cada um sua tranquilidade de entender sobre como viver mais atentos e mais saldavel.
Ótima entrevista! Eu tbm asumía todas as mentiras que me contavam no colégio como verdadeiras, agradeço a oportunidade de me educar depois da universidade!
Marcelo Andrade é um historiador que analisa a história como ela é, sem nenhum prisma ideológico, por isso é tão interessante. Parabéns foi um ótimo pod cast
Como assim sem nenhum prisma ideológico? Curso dele é pura ideologia cristã. Ele próprio se apresenta como "historiador cristão", porque não é formado em história pra poder ser intitulado historiador. Fala sério né...
muito fera, arthur. Esse historiador surpreendeu demais. Não por ficar dando narrativa, mas por pontuar os argumentos históricos pelos quais ele discorda do discurso do senso comum...
Petry e professor Marcelo! Quem diria! Eu gostaria aqui, Petry, por mais que eu creia que você nem se quer verá o comentário, de fazer uma observação sobre a "imposição da fé católica" e "preconceito com outros povos" por querer "elevá-los a civilização". E sim, sou católico, meu interesse é defender a honra de minha fé e, possivelmente, trazer algo de útil e revelador a quem interessar ler as minhas palavras. Sobre o "impor de uma fé", primeiramente, vamos considerar um católico que sabe que sua fé é a correta e que fora da Igreja não há salvação (está última frase é polêmica; ela faz parte da doutrina católica, ou seja é uma verdade de fé com sua veracidade garantida pelo caráter sobrenatural da Igreja, que sempre proclama a verdade sobre a fé e a moral, pois o Espírito Santo a impede de errar. Também é verdade de fé que pagãos honrados, que seguem a lei natural, não sofrem punição no pós-vida, iriam a um lugar como os campos elísios, até o juízo final, quando finalmente são levados a presença de Deus), e um católico sabendo disso, leigo, padre, bispo, que seja, desejará que a santa fé católica seja publicada "entre as nações mais estranhas" (como profetizado no milagre de Ourique), já que isso seria de um bem infinito para quem conhecer esta santa fé, menos para quem a renegue, podemos dizer que estes, quase certamente, são punidos no pós-vida, vão pro Inferno (a parte "boa" e "pagã" da outra vida também faz parte do Inferno, pois está apartada da presença de Deus), entretanto a Igreja não diz quem está no Inferno, só quem está (com certeza) no céu, os santos, sempre confiando na misericórdia de Deus, mas dizendo a verdade sobre coisas que fatalmente levam ao Inferno. Ainda sobre a imposição de fé: é verdade católica que a conversão só ocorre voluntariamente "isso quer dizer que não forçaram ninguém a se converter?" não, significa que, se foi forçado, não foi uma conversão, essa prática era, de longe, a excessão. Entretanto, durante o descobrimento, o espírito europeu (aqui no sentido de "o pensamento") estava muito corrompido pelo romantismo e humanismo, renascença, o homem europeu parou de desejar a glória de Deus e, renascendo o espírito greco-romano (pagão), voltou a desejar a glória pessoal, significa que os desbravadores já não tinham as verdades de fé, conceitos de justiça, práticas da virtude tão assíduas como em outrora (Idade Média), o que, infelizmente, macula a nossa história com alguns fatos terríveis e suja a vocação de Portugal, profetizada no milagre de Ourique. E ainda assim as histórias das sagas do Império Português, e até do Espanhol, pelo mundo a fora nos rendem tanto orgulho, ou deveriam. E sobre o milagre de Ourique, tema muito rico e que vale a pena estudar, Cristo apareceu a Dom Afonso Henriques e o mandou aceitar ser coroado rei após a batalha contra os cincos reis mouros, além de tudo, prometendo que em sua descendência Ele o encarregava de "publicar meu nome entre as nações mais estranhas". Um chamado tão claro para a santidade, santidade que é a vocação de todo indivíduo, povo ou país, mas aqui expresso de forma tão especial que espantou a Dom Afonso, que logo se prostrou, confuso, "por que, eu, Senhor?" humildemente dizendo-se indigno de tão grande honra. Finalmente, falando agora sobre a ideia de civilizar outrem. É comum hoje pensar que não existem culturas superiores, só culturas diferentes, mas é evidente a superioridade arquitetônica do Império Romano comparado com os celtas ou germânicos, tanto pela beleza quanto pela tecnologia, ou então a filosofia grega em relação ao esoterismo egípcio (por mais que o primeiro, às vezes, bebesse do segundo, inclusive sobre a questão de Atlântida). Aliás, por mais que esta realidade exista, de maneira alguma justifica esnobar ou humilhar a cultura inferior, menos desenvolvida. E pra provar que não tem relação com racismo, com povo, os chamados bárbaros eram justamente brancos germânicos. A ideia de civilizar é a de levar para outros povos conceitos, tecnologias, costumes, e também assimilando elementos locais, como foi com Roma em relação ao lusitano e do lusitano em relação ao indígena e ao negro, (e mais tarde aos imigrantes italianos, alemães, etc). E neste âmbito de civilizar o jesuíta e o bandeirante são indispensáveis. A figura do bandeirante, hora idolatrada e hora demonizada, nada mais é que o impulso e argamassa que une o Brasil de Norte a Sul, eles que adentraram os sertões e assimilaram os povos, propagaram a cultura ibérica, fundiram-na com as nativas. Mesmo com todos os seus erros, por exemplo quando destruíam missões para angariar indígenas. Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro explicam admiravelmente as relações de fundação da pátria luso-tropical. Os jesuítas por sua vez foram os grandes civilizadores de fato, São José de Anchieta sendo notavelmente um dos se não o maior, já que instruíam os indígenas e os catequizavam, criaram uma gramática dos dialetos nativos e, por seu trabalho, grandes santos temos, Sepé Tiaraju e os sete povos das missões, pra citar um. No mais, é isto.
@@gabrielsena7346 todo movimento político ou social com a intenção de derrubar (ou deslegitimar) uma figura hierárquica tradicional em busca da Revolução (prejudicando a ordem natural, por colocar figuras artificiais em seu lugar) Exemplos: Revolta Protestante (que enfraqueceu a figura do Papa e dividiu a Igreja); Revolução Francesa (retirar de modo radical o papel da religião na sociedade, colocando o homem como centro); Revolução Russa (revolta contra Deus e tomada do poder pelo partido, que agora é o próprio estado e regerá a sociedade como bem entender) Se quiser entender isso de uma forma mais adequada (afinal eu sou só um comentário do TH-cam), recomendo a leitura do livro "Revolução e Contrarrevolução", do Dr. Plínio Corrêa de Oliveira
A tese materialista de Marx, que hoje em dia se torna adepta de ideologias sociais como gênero, ambientalismo, racismo e afins. Marx nunca se importou com essa cultura chamada de "Woke", porém a esquerda percebeu que poderia se beneficiar destas pautas como massas de manobra em prol de seu benefício único, a socialização e expropriação de propriedades.
14:55 na carta de Pero Vaz de Caminha tem um várias citações comprovando o que o Marcelo está falando e o português que escreveu esta carta disse que a cor dos índios é Bela e na carta o propósito Claro era trazer o catolicismo para os índios e converter eles😮 mas não a maioria das pessoas nunca se quer ler o livro😂
Muito obrigado pela oportunidade e pelo convite! Foi excelente!
Ótimo papo, é sempre muito bom ver o Petry conversando com um professor igual a ti.
Foi muito bom o papo!
.
Grande Marcelo!!
Adorei. Vou te acompanhar
Que bom que o Professor Marcelo esta furando a bolha e indo nos podcast, uma das pessoas mais inteligentes e culto que já vi.
Só falou merda sobre Darwin e evolução!
@@ronaldoneves8395 bom , parece que que restante vc gostou , certo ? isso é bom , sobre Darwin quais os erros ?? diga para nós
@@KAEAND1 falar que ele disse merda é fácil, refutar ele ninguém quer.
@@DoutorSpock2002 refutar? Só dar uma pesquisada rápida amigo. Ele se refuta sozinho
@@sandrodpaula3843 pesquisar aonde? Wikipédia? Brasil escola? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Petry: Aceita uma água?
Prof. Marcelo: Boa pergunta!
KKKKKKK
Cara, que entrevista maravilhosa! O cara é muito inteligente, grande Marcelo Andrade!
Kkkkkkkkkkkk.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
os fans fele é tudo assim KKKKKKKKKKKK
Professor Marcelo Andrade é uma das pessoas mais lúcidas na internet, hoje. Sem nenhum tipo de afetação. A verdadeira história.
Kkkkk. Se achou isso, é porque jamais viu alguém lúcido na sua frente!
"Ditadura militar foi de esquerda" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O Professor lançou literalmente a Redpill da história kkkk. Bom demais, já acompanha ele desde a Montfort. Fico satisfeito que ele tá se tornando mais conhecido.
Não fazia ideia de que ele era da Montfort. Bem legal
Redpill = Revisionismo histórico
@@Hugo1749-g8qa história é dinâmica por natureza, estúpido. Qualquer artefato histórico como uma carta, um vaso, qualquer coisa cientificamente provado pode mudar a narrativa oficial de uma hora pra outra.
@@Hugo1749-g8q Sim, extremamente necessário o Revisionismo (no sentido não pejorativo). Tem muita coisa na história ainda a ser explorada.
@@Hugo1749-g8q revisar a história da humanidade é muito necessário, pois existem inúmeras versões de cada acontecimento e a verdade vai estar nas entrelinhas de cada versão.
Deveria ter sido mais longa, esse é um dos caras mais inteligentes da Internet nos dias de hoje, é uma pérola!
É, ele trouxe muita informação, mas me parece um discurso meio técnico e impreciso demais. Tem muita gente que explica muito melhor internet afora.
Dá pra ver que ele tem muita informação mas não sabe como interpretar a maioria kkkkkkk
@MIGUEL SANTOS TAVARES HAHAHAHAHAHA FALOU TUDO. O cara até tem uma capacidade mental elevada, eu como economista em formação tenho que admitir, mas muito doutrinado... Claramente não é uma pessoa que busca entender todas as interpretações pra formar a sua... Ou vai me dizer que a Igreja Católica não perseguiu os Jesuítas no Brasil? O Eduardo Bueno é um exemplo de um historiador muito melhor que ele, Eduardo Moreira um economista...
@MIGUEL SANTOS TAVARES Vão relinchar em outro lugar, saiam das minhas notificações, por favor.
@MIGUEL SANTOS TAVARES nem vi inteiro pq percebi que esse Marcelo é bem desinformado kkkkkkkkkkk. É como dizia um grande economista: "Brasileiro quer falar mal de Marx mas não quer trabalhar 16 horas por dia sem salário mínimo". Vão estudar sobre a Grande Depressão de 1873, sobre a vida no capitalismo liberal clássico e como o sistema quebrou, e comecem a se perguntar porque os EUA reduziu seu crescimento pela metade nos 30 anos subsequentes ao governo do Reagan, ou por que a Europa criou o liberalismo mas abandonou esse modelo há cerca mais de 100 anos... Pesquisem quem foram as principais influências das mudanças no pensamento econômico da Europa e EUA no último século, e talvez verão o quão idiota é esse Marcelo kkkkkk
Muito bom que o Prof. Marcelo esteja ganhando mais visibilidade. A verdadeira história está retornando!
Professor: "Vou lhe contar a verdadeira historia"
O mesmo professor: "Sou um advogado, mas confia que eu sei de historia"
@@Plcs20 até pq se uma pessoa é de uma área é literalmente impossível ele saber algo de outra
Engraçado, nos vídeos cortes (que tem no máximo 5 min) dessa entrevista, só se lê comentários chulos, cheio de gírias, erros de escrita e xingamentos ao professor. O vídeo com a entrevista inteira que tem mais de 1h, os comentários passam a ser educados e de admiração ao convidado. Logo vemos o quão mal faz a preguiça mental para um pessoa, chega afetar até mesmo o carácter.
A razão parece ser simples. Quem tende a discordar do entrevistado em um vídeo curto pode, facilmente, criar apatia pelo entrevistado e objetar de forma completa (já que o vídeo é curto). Já em um vídeo logo, havendo tal apatia e um certo nível de discordância, a tendência é que as pessoas apenas largam o vídeo - já que objetar tudo seria doloso e objetar de forma pontual poderia soar como falácia.
Matou a pau
Sua hipótese pode parecer boa,@@martasilva8036 , no entanto, sinceramente, acredito que as pessoas não tenham paciência para assistir a íntegra desta intrevista. Ele é carregado de meias verdades e falácias. É fácil pegar dados sem considerar contextos históricos ou, até mesmo, utilizar mentiras vinculadas pelos interesses hegemônicos que visão a conservação do capitalismo (apesar de suas contradições latentes).
@@oaojama Aguardamos os pontos em que você identificou com os erros e mostrando porquê são erros. 🦗🦗🦗 Cri cri cri aguardaremos até a morte. 🤣
@@josnelitaalves1453 vejo que você não conseguiria encontra-los mesmo que se esforçasse ao máximo, então irei ajudar-te. Já no começo vemos uma ode ao colonialismo, ao seja, eurocentrismo deslavado. Uma superlativação dos atributos europeus em detrimento das potencialidades dos povos que aqui habitavam, aquando na verdade os primeiro apenas gozavam de armas mais avançadas tecnologicamente (ao mesmo tempo que nadavam em seus dejetos em suas capitais, visto que não tinham saneamento básico). Segundo ponto, visto também no início da live, uma critica à dialética marxista sem nem ao menos conhecê-la, atribuindo a ela um maniqueísmo rasteiro como se fosse "bem e mal" ou "tese e antítese", o que nada tem que ver com a dialética que Marx herdou e adaptou de Hegel. O processo de Alfhebung (palavra de muitos significados que vem do alemão e é usado como base para a dialética hegeliana) diz respeito a conservação, negação e elevação de um objeto, em sentido análogo à panificação, onde o trigo negado enquanto trigo, preservado na medida em que ainda é parte integrante deste produto e elevado chegando a condição de pão. Essa é a critica marxista, não queremos negar as conquistas do capitalismo, queremos eleva-lo a fim de viabilizar a emancipação humana, abolindo a exploração do homem pelo homem. Além disso, ele mostra que ao não leu, ou leu e não conseguiu entender, podendo também só ter tido a má vontade reacionária de não querer entender Marx, visto que há um desconhecimento total do que é luta de classes e outros conceitos básicos, mas não vou me estender mais, tenho que aproveitar melhor meu domingo. Um abraço fraterno!
Falando a verdade em rede nacional. Parabéns!!!!
Rede nacional? TH-cam é brasileiro?
"A verdade"
Esse professor é ótimo. Tragam mais convidados do meio católico!
Sim
Up
Viva Cristo Rei!
Ele não é professor é um advogado de direita que tem um o hobby de desinformar usando a história.
@@jotaferreira5257 Errado. Ele da laço em uma grande gama ou totalidade de professores progressistas que hoje minam as escolas.
Que orgulho, Marcelo! Parabéns, e que Nossa Senhora o proteja sempre!🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Ótimo papo, muito obrigado, antes de conhecer o professor, eu odiava os portugueses pelo que eu aprendi na escola, hj já estou mudando esse pensamento. Muito obrigado professor.
Muito bom! Professor Marcelo é extremamente inteligente. Foi uma aula!
Esse professor precisa de mais visibilidade e reconhecimento.
O professor Marcelo Andrade é outro nível. Muito inteligente e muito bem formado, sobretudo, por causa sua formação católica clássica/tradicional. Conhecimento muito vasto de história, em geral. Parabéns!!!
Excelentes considerações! Precisamos de mais professores assim para desfazer o desastre que as ideologias fizeram na educação no Brasil
Obrigado pelo convidado.
O melhor professor de história! Tragam ele mais vezes!
E o Thiago do " Brasão de Armas " também !...
@MIGUEL SANTOS TAVARES Refute ele então.
@@gracasilver8574 podiam chamar os dois juntos.
@@DoutorSpock2002 Ele comenta e sai correndo kkkk
Ótimo convidado! Quanto mais espaço para divulgadores católicos tradicionais melhor, só assim pra desmascarar tanto liberais quanto socialistas
Desmascarar com relação a que ? Sobre Hitler , Nazismo e Marx só metralhou distopia dos fatos de coisas totalmente documentadas.
@@RFL22 Bom, fontes não faltaram, pra ter mais fontes só se ele soltasse uma referência bibliográfica no fim de cada frase, mas falou o nome da revista que Marx publicou certos absurdos a Gazeta Renana, citou os nomes dos autores do meio eugenista social como Galton, o nome da sociedade Thule que impulsionava o racismo de Hitler, é só ter a boa vontade de pesquisar também né, garanto que não tem desinformação alguma aqui, são fatos bem notórios.
@@RFL22 existem vários tipos de socialismo meu rapaz, quem tá acostumado a fazer isso é o vosso meio de Ensino, totalmente doutrinado e que é verdadeiramente inútil
@@vasalluschristiregisetbeat9792 Sistema de ensino tem seus problemas mas não me venha com essa merda revisionista querendo empurrar nazismo para outro extremo. Brasil já virou piada no exterior sobre esse assunto.
@@RFL22 Realmente deve ser uma delícia uma aula aonde o professor vive babando ovo do marxismo, e depois diz "a igreja católica matou 900 trilhões de bruxas"
Esse professor sabe muito. Ele me deu aula durante 2 anos em um colégio católico em SP e conseguia ministrar as aulas dele sem tocar em nenhum livro.
A parte do "não tocar em nenhum livro" ficou perceptível
Por isso que tem tanta distopia de fatos.
Ele escreveu livros e tem uma bibliografia bem vasta
Da para perceber que ele não tocou em nenhum livro mesmo
Só os filhotes das propagandas aqui
Excelente. Impressionado com o nível de informação do prof. Marcelo Andrade.
@MIGUEL SANTOS TAVARES sua impressão não quer dizer nada. Levante os pontos e o refute.
@MIGUEL SANTOS TAVARES levante os pontos e refute ele
@@ToniManuel esse cara aí tá querendo atenção, nem dá trela kk
@miguelsantostavares5646 Argumenta ai amigão
@miguelsantostavares5646 Pq vc comenta e sai correndo? O raciocínio dele parece muito lógico.
Conhecedor da história, falando sem preconceitos e desmistificador da colonização de exploração versus colonização de povoamento. Parabéns professor Marcelo Andrade!
Melhor episódio até agora
A falta de cabelo é sinal de sabedoria. Grande exemplo que diploma de historiador não torna ninguém disseminador da história de fato.
Bacana demais! O Guilherme Freire aí seria uma boa também.
Sim
Up
Vou ficar comentando em todos os vídeos pra trazer o Guilherme Freire kkkkk
Pelo amor, o freire é um chatao
@@foliveira3886 ???????
Ótima entrevista. Prof. Marcelo é um gigante. Parabéns pelo conteúdo diferenciado.
Excelente, o Prof. Marcelo é muito bom, parabéns pela Live!!
Cara muito bom!
O melhor convidado até agora!
Convidado que recebe minha profunda admiração e respeito desde a muito tempo. Pessoa admirável.
Excelente professor de história!
Petry já está facilmente no mínimo no top 20 entrevistadores do Brasil
cliquei no meio do video pra pegar algum assunto pra ver se me interessava e acabei ouvindo ate o final, ótimo convidado 👍
Livro: "Zweites Buch".
Capítulo 6. A política do NSDAP
[página 78]
"Eu sou um nacionalista alemão. Isso significa que estou comprometido com a minha nacionalidade.
Todos os meus pensamentos e ações pertencem a ele.
Eu sou um socialista. Não vejo diante de mim nenhuma classe e nenhuma posição, mas aquela comunidade de pessoas que estão relacionadas pelo sangue, unidas por uma língua e sujeitas a um destino comum."
Obviamente o socialismo nazista se distingue do socialismo soviético, mas não deixa de ser socialismo.
Simplesmente incrível! Outra coisa que percebi foi o livro 1822 na mesa, esse livro é maravilhoso em contar a história do Brasil sem demagogia. Recomendo todos os livros de Laurentino Gomes sobre o Brasil.
O Professor Marcelo é fera demais! Tem muito conhecimento. Suas aulas sobre os EUA e o Brasil são fenomenais.
Só FAKENEWS!
Professor Marcelo Andrade é incrível! É muito bem formado e explica de modo simples.
Muito bom. Um professor competente e preocupado com a verdade.
Finalmente um podcast que preste
Obrigado Petry parabéns ao professor😀🙋♀️👍🇧🇷👍
Professor Marcelo sempre é show! 😊
Parabéns ao canal por trazer um convidado de tamanho conhecimento. Excelente vídeo.
Uma honra esse podcast com o Prof. Marcelo Andrade! Uma pessoa tão inteligente nos ensinando cada dia mais longe da doutrinação e das mentiras que nos contam! Parabéns!
Petry, que tal chamar esse prof e Ian Neves pra dialogar, sem ofensas? Sou seu fã. Você se superou. Sua humildade é foda. Meu nome é Luis Daltro. aquele abraço, negão.
Você acha que aquele cabeludinho feio vai aceitar ? Tem mais de meses que o Marcelo chama esses caras e eles fingem que nem sabem da existência dele.
Que podcast bom e bem conduzido, tão bom ouvir ideias de maneira aprofundada e sem a histeria comum nos nossos tempos. Obrigado
Excelente entrevista, Petry e Prof. Marcelo. Parabéns pela iniciativa.
O professor pode ser convidado para uma segunda rodada, mas dessa vez sobre a Metafísica da Gastronomia.
Porque da gastronomia?
@@ismaelpaulo9526, essa é uma das especialidades do Professor Marcelo, talvez seja o único no Brasil que estuda com seriedade os aspectos filosóficos da gastronomia, em especial sua metafísica.
O professor Carlos Bezerra também seria um ótimo convidado.
Up!
Uma das melhores entrevistas que já assisti. E sempre muito bem conduzida pelo Petry que, ao contrário da maioria dos podcasts brasileiros, deixa o convidado falar e faz perguntas pertinentes e inteligentes. Vida longa ao À Deriva.
Obrigada prof. Marcelo Andrade, excelente aula.
Ouvir a historia explica muita coisa dos tempos atuais.
Grande professor Marcelo Andrade, o melhor!
O nível do podcast subiu.
Não conhecia ele, e pela coragem de expor idéias contrárias ao mainstream, vou segui-lo
Nem deveria. Só FAKE NEWS!
@@michel-historyahoje4521 kkkkk tá bom cara
@@christiano3998 qualquer marxista médio destrói as FAKES aí do Marcelo.
@@michel-historyahoje4521 orra, claro!
@@christiano3998 kkkkkk! Você está de onda, mas veja o rol de estupidez que ele trata? Nazismo de esquerda, Marx racista, Darwin eugenista, O Brasil não foi Colônia de Portugal, a pobreza como culpa dos pobres... só estupidez!
Sensacional entrevista! Marcelo é uma fonte infindável de conhecimento e muito leal, verdadeiro..
Marcelo Andrade👏👍🙏🙋♀️😀
Citações da " Carta Pero Vaz de Caminha" :
“A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara.
De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.
São de entrevistas como essa que engrandecem esses canais. Meus parabéns aos participantes e ao bom papo que se deu.
Grande, Professor Marcelo Andrade! Excelente entrevista, de qualidade infinita!
Graças a Deus um convidado decente, hein.
Excelente !!!!
Um dos melhores vídeos do canal. O professor Marcelo é muito bom
Segue o vice que o líder está disparado, botafogo campeão 2023.
Por volta das 1:15:10 eles começaram a falar a respeito da inquisição, e eu senti que faltou bastante explicação a respeito de como eram feitos os julgamentos.
Eu gostaria que o petry convidasse o Guilherme Freire, pois ele pode explicar melhor sobre esse tema. Quem tiver interesse, ele tem um vídeo sobre inquisição aqui no youtube.
Só ler os livros e tirar as dúvidas sobre a questão
Petry é muito bom! Sempre com questionamentos cirúrgicos!
De longe um dos melhores ,entrevista de excelência qualidade .
Este Professor é um grande Historiador e muito coerente pois estes muitas mensagens ditas hoje já é possível ter mais informações sobre os tais Heróis onde muitos destes ditos como desbravadores ou seja os famosos Bandeirantes onde temos as Estatuas que já não tem mais o mesmo sentido para muitos pois não foi bem como dito em nossa História, mas cabe a cada um buscar caso tenha dúvidas e assim podendo entender de como sempre toda História ou em Toda Guerra quando contada sempre contará suas versões e jamais toda a verdade e apenas com inteligência se pode dar a cada um sua tranquilidade de entender sobre como viver mais atentos e mais saldavel.
Como eu não tinha visto este vídeo antes !!?? Puts ! Excepcional
Maravilhosa entrevista!!!
Encantada com o professor Marcelo, que até então, não conhecia.
Participação sensacional, conheci o professor há pouco tempo e estou acompanhando conteúdos maravilhosos
Ótima entrevista! Eu tbm asumía todas as mentiras que me contavam no colégio como verdadeiras, agradeço a oportunidade de me educar depois da universidade!
papo de altíssimo nível
Parabéns o historiador Marcelo Andrade muito bom em busca da verdade
Muito bom
Ótimo entrevistado, ótimo entrevistador
Excelente professor!
Marcelo Andrade é um historiador que analisa a história como ela é, sem nenhum prisma ideológico, por isso é tão interessante. Parabéns foi um ótimo pod cast
Como assim sem nenhum prisma ideológico? Curso dele é pura ideologia cristã.
Ele próprio se apresenta como "historiador cristão", porque não é formado em história pra poder ser intitulado historiador.
Fala sério né...
O que mais me deixa impressionado é a quantidade de gente que acha que esse cara é realmente sério
@@LuizH. Cristianismo não é ideologia.
@@LuizH. Doutrina não é ideologia
Os caras são tão inteligentes que não sabem diferença de ideologia e doutrina, deve ser um materialista com baixa capacidade cognitiva.
muito fera, arthur. Esse historiador surpreendeu demais. Não por ficar dando narrativa, mas por pontuar os argumentos históricos pelos quais ele discorda do discurso do senso comum...
2h só pro marcelo foi muito pouco !
Excelente. Chama o Guilherme Freire também, ele entende muito de Distributismo !
A verdadeira história emocionante glória a Deus
Fenomenal, destruiu as mentiras do liberalismo político
Sofro de presentismo, mas adoro esse cara, me fez pensar....
nossa fui pego de surpresa nessa entrevista kkkk, nunca imaginei o Prof Marcelo aqui! kkkk
Petry e professor Marcelo! Quem diria!
Eu gostaria aqui, Petry, por mais que eu creia que você nem se quer verá o comentário, de fazer uma observação sobre a "imposição da fé católica" e "preconceito com outros povos" por querer "elevá-los a civilização". E sim, sou católico, meu interesse é defender a honra de minha fé e, possivelmente, trazer algo de útil e revelador a quem interessar ler as minhas palavras.
Sobre o "impor de uma fé", primeiramente, vamos considerar um católico que sabe que sua fé é a correta e que fora da Igreja não há salvação (está última frase é polêmica; ela faz parte da doutrina católica, ou seja é uma verdade de fé com sua veracidade garantida pelo caráter sobrenatural da Igreja, que sempre proclama a verdade sobre a fé e a moral, pois o Espírito Santo a impede de errar. Também é verdade de fé que pagãos honrados, que seguem a lei natural, não sofrem punição no pós-vida, iriam a um lugar como os campos elísios, até o juízo final, quando finalmente são levados a presença de Deus), e um católico sabendo disso, leigo, padre, bispo, que seja, desejará que a santa fé católica seja publicada "entre as nações mais estranhas" (como profetizado no milagre de Ourique), já que isso seria de um bem infinito para quem conhecer esta santa fé, menos para quem a renegue, podemos dizer que estes, quase certamente, são punidos no pós-vida, vão pro Inferno (a parte "boa" e "pagã" da outra vida também faz parte do Inferno, pois está apartada da presença de Deus), entretanto a Igreja não diz quem está no Inferno, só quem está (com certeza) no céu, os santos, sempre confiando na misericórdia de Deus, mas dizendo a verdade sobre coisas que fatalmente levam ao Inferno.
Ainda sobre a imposição de fé: é verdade católica que a conversão só ocorre voluntariamente "isso quer dizer que não forçaram ninguém a se converter?" não, significa que, se foi forçado, não foi uma conversão, essa prática era, de longe, a excessão. Entretanto, durante o descobrimento, o espírito europeu (aqui no sentido de "o pensamento") estava muito corrompido pelo romantismo e humanismo, renascença, o homem europeu parou de desejar a glória de Deus e, renascendo o espírito greco-romano (pagão), voltou a desejar a glória pessoal, significa que os desbravadores já não tinham as verdades de fé, conceitos de justiça, práticas da virtude tão assíduas como em outrora (Idade Média), o que, infelizmente, macula a nossa história com alguns fatos terríveis e suja a vocação de Portugal, profetizada no milagre de Ourique. E ainda assim as histórias das sagas do Império Português, e até do Espanhol, pelo mundo a fora nos rendem tanto orgulho, ou deveriam.
E sobre o milagre de Ourique, tema muito rico e que vale a pena estudar, Cristo apareceu a Dom Afonso Henriques e o mandou aceitar ser coroado rei após a batalha contra os cincos reis mouros, além de tudo, prometendo que em sua descendência Ele o encarregava de "publicar meu nome entre as nações mais estranhas". Um chamado tão claro para a santidade, santidade que é a vocação de todo indivíduo, povo ou país, mas aqui expresso de forma tão especial que espantou a Dom Afonso, que logo se prostrou, confuso, "por que, eu, Senhor?" humildemente dizendo-se indigno de tão grande honra.
Finalmente, falando agora sobre a ideia de civilizar outrem. É comum hoje pensar que não existem culturas superiores, só culturas diferentes, mas é evidente a superioridade arquitetônica do Império Romano comparado com os celtas ou germânicos, tanto pela beleza quanto pela tecnologia, ou então a filosofia grega em relação ao esoterismo egípcio (por mais que o primeiro, às vezes, bebesse do segundo, inclusive sobre a questão de Atlântida). Aliás, por mais que esta realidade exista, de maneira alguma justifica esnobar ou humilhar a cultura inferior, menos desenvolvida. E pra provar que não tem relação com racismo, com povo, os chamados bárbaros eram justamente brancos germânicos.
A ideia de civilizar é a de levar para outros povos conceitos, tecnologias, costumes, e também assimilando elementos locais, como foi com Roma em relação ao lusitano e do lusitano em relação ao indígena e ao negro, (e mais tarde aos imigrantes italianos, alemães, etc). E neste âmbito de civilizar o jesuíta e o bandeirante são indispensáveis. A figura do bandeirante, hora idolatrada e hora demonizada, nada mais é que o impulso e argamassa que une o Brasil de Norte a Sul, eles que adentraram os sertões e assimilaram os povos, propagaram a cultura ibérica, fundiram-na com as nativas. Mesmo com todos os seus erros, por exemplo quando destruíam missões para angariar indígenas. Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro explicam admiravelmente as relações de fundação da pátria luso-tropical.
Os jesuítas por sua vez foram os grandes civilizadores de fato, São José de Anchieta sendo notavelmente um dos se não o maior, já que instruíam os indígenas e os catequizavam, criaram uma gramática dos dialetos nativos e, por seu trabalho, grandes santos temos, Sepé Tiaraju e os sete povos das missões, pra citar um.
No mais, é isto.
Massa demais!!!
Interessante e intrigante. Gostei 🤝🏽
Deriva de longe um dos melhores podcasts.
Excelente convidado, e excelente host.
Boa pergunta! kkkkkkkk Ótimo episódio!!!
O Petry foi um entrevistador melhor do que muitos "jornalistas"...
Sensacional
Professor é muito bom! Conheci ele aqui e gosto bastante do conteúdo dele.
hoje em dia todo mundo pode ser historiador técnico, basta ler 10 livros e pronto, pode vender curso
Ótima live, parabéns Petry.
Fico feliz que o Catolicismo esteja retornando ao cenário. É a resposta ideal contra a lepra revolucionária (da esquerda e da direita)
Eu sou católico mas oque e lepra revolucionária?
@@gabrielsena7346 todo movimento político ou social com a intenção de derrubar (ou deslegitimar) uma figura hierárquica tradicional em busca da Revolução (prejudicando a ordem natural, por colocar figuras artificiais em seu lugar)
Exemplos:
Revolta Protestante (que enfraqueceu a figura do Papa e dividiu a Igreja);
Revolução Francesa (retirar de modo radical o papel da religião na sociedade, colocando o homem como centro);
Revolução Russa (revolta contra Deus e tomada do poder pelo partido, que agora é o próprio estado e regerá a sociedade como bem entender)
Se quiser entender isso de uma forma mais adequada (afinal eu sou só um comentário do TH-cam), recomendo a leitura do livro "Revolução e Contrarrevolução", do Dr. Plínio Corrêa de Oliveira
A tese materialista de Marx, que hoje em dia se torna adepta de ideologias sociais como gênero, ambientalismo, racismo e afins. Marx nunca se importou com essa cultura chamada de "Woke", porém a esquerda percebeu que poderia se beneficiar destas pautas como massas de manobra em prol de seu benefício único, a socialização e expropriação de propriedades.
A vida intelectual é difícil, mas vendo esse vídeo sei que é gratificante.
Grande professor Marcelo Andrade! Abraço e salve Maria
Marcelo é uma pessoa muito carismática!
Muito bom!
14:55 na carta de Pero Vaz de Caminha tem um várias citações comprovando o que o Marcelo está falando e o português que escreveu esta carta disse que a cor dos índios é Bela e na carta o propósito Claro era trazer o catolicismo para os índios e converter eles😮 mas não a maioria das pessoas nunca se quer ler o livro😂
Obrigado.
Ótimo convidado! Parabéns.
MARCELO ANDRADE?? MARAVILHOSO...!!
Note como os comunas nessa sessão de comentários partem pra ofensas pessoais, mas não são capazes de refutar absolutamente nada do que foi dito.