Já alguém pensou em juntar o grupo novamente Sertame ia ficar engraçado voltar a ver e ouvir esta maravilha de grupo musical Um grande abraço para todos os que fizeram parte do grupo COLHEITA ALEGRE
Obrigado Garcia Pires! Tenho já mais de vinte vídeos dos Colheita Alegre e vou fazer mais ainda. Fico feliz por saber que as pessoas se lembram dos "Colheita" com saudade e continuam a gostar deles.
"O projecto musical «Colheita Alegre» nasceu em Dezembro de 1985 em Fragoso - Barcelos. A partir de um trabalho de recolha levado a efeito no vale do rio Neiva, o grupo elaborou uma proposta simultaneamente, documental e criativa. É documental porque letras, melodias e sonoridades tradicionais são os elementos formais mais determinantes; é criativa porque se promove a experiência total dos instrumentos e das cantigas. Para além dos elementos formais, procuram na tradição elementos para alimentar a evolução da proposta musical e responder a desafios sempre renovados. Músicos de hoje orientam a sua força criativa para a realização de uma proposta musical que cultive a transposição de valores na mudança dos tempos e dos espaços ou no encontro de diferentes culturas. Analisar e explorar melodias, experimentar e misturar sonoridades, reviver e reconstruir o símbolo são acções que visam aferir o valor estético da música tradicional. Instrumentos tradicionais (violino, viola, bandolim, braguesa, gaita de foles, flauta de bisel, flauta transversal, concertina, harmónica de beiços, onomatopaicos...) e outros instrumentos (piano, bateria, e baixo) executados por sete músicos, constróem sonoridades e dão forma aos desafios de uma experiência de investigação. Todo este empenho entranha, para os «Colheita Alegre», a força de preservar e renovar ou o encontro do passado e do presente. É também energia que recria os documentos e promove o encontro de gerações. Sons de ontem e de hoje falam de tradição e de modernidade". Nota: Cessou a sua actividade na área dos espectáculos desde o início de 2005.
Precisamos de grupos como este. É assim a verdadeira música tradicional portuguesa. Parabéns e obrigado
Já alguém pensou em juntar o grupo novamente
Sertame ia ficar engraçado voltar a ver e ouvir esta maravilha de grupo musical
Um grande abraço para todos os que fizeram parte do grupo
COLHEITA ALEGRE
Parabéns por relembrar estas lindas cantigas de um grupo que foi pena acabar
Obrigado Garcia Pires! Tenho já mais de vinte vídeos dos Colheita Alegre e vou fazer mais ainda. Fico feliz por saber que as pessoas se lembram dos "Colheita" com saudade e continuam a gostar deles.
"O projecto musical «Colheita Alegre» nasceu em Dezembro de 1985 em Fragoso - Barcelos.
A partir de um trabalho de recolha levado a efeito no vale do rio Neiva, o grupo elaborou uma proposta simultaneamente, documental e criativa. É documental porque letras, melodias e sonoridades tradicionais são os elementos formais mais determinantes; é criativa porque se promove a experiência total dos instrumentos e das cantigas.
Para além dos elementos formais, procuram na tradição elementos para alimentar a evolução da proposta musical e responder a desafios sempre renovados. Músicos de hoje orientam a sua força criativa para a realização de uma proposta musical que cultive a transposição de valores na mudança dos tempos e dos espaços ou no encontro de diferentes culturas. Analisar e explorar melodias, experimentar e misturar sonoridades, reviver e reconstruir o símbolo são acções que visam aferir o valor estético da música tradicional. Instrumentos tradicionais (violino, viola, bandolim, braguesa, gaita de foles, flauta de bisel, flauta transversal, concertina, harmónica de beiços, onomatopaicos...) e outros instrumentos (piano, bateria, e baixo) executados por sete músicos, constróem sonoridades e dão forma aos desafios de uma experiência de investigação.
Todo este empenho entranha, para os «Colheita Alegre», a força de preservar e renovar ou o encontro do passado e do presente. É também energia que recria os documentos e promove o encontro de gerações. Sons de ontem e de hoje falam de tradição e de modernidade".
Nota:
Cessou a sua actividade na área dos espectáculos desde o início de 2005.
Se quiser estar a par da minha actividade, pode subscrever os meus vídeos no TH-cam. Um abraço.