Todos os relatos com certeza são verídicos. Sou médica e posso dizer que são coerentes. Naquela época fazer cesárea era igual a sentença de morte para a mãe, sem anestesia, sem antibiótico, sem técnicas assépticas. Ou o bebê nascia ou nascia. Ficar com um feto morto no útero também não podia, então os médicos eram hábeis em manobras extrativas vaginais. Se o tamanho da criança era incompatível com a pelve, eram usados instrumentos para decapitar, furar a calota craniana e esvaziar o conteúdo cerebral para diminuir o diâmetro, etc. O filho da princesa com o braço paralisado teve uma lesão do plexo braquial, mais comum em crianças grandes, quando ocorre o encravamento dos ombros. Existem várias manobras para tentar o desencravamento dos ombros e isso tem que ser rápido, pois pode ocorrer o óbito fetal. Se é desesperador hoje, imagina naquela época. E muitas mulheres morriam de hemorragia pós parto, de infecção. Nessa época era melhor ser freira. Se fosse eu ia para um convento. A princesa deve estar no céu.
@@leticiadosanjos6798 existe desproporção cefalopélvica! Uma das indicações de Cesária. A cabeça não passa na pelve mesmo a mulher tendo toda dilatação
Pois é: eu também acho. Por mais que a gente tenha que colocar a perspectiva histórica dela (ser mãe era praticamente a única razão de ser de uma mulher naquela época e o fato de que ela era muito religiosa: e Maria é a figura da mãe), ainda assim eu acho MUITA coragem!
Pra uma mulher na posição dela também deveria ser difícil porque ela era uma dinasta. E dinastas têm que gerar príncipes. Isso unido ao forte desejo de ser mãe e outras questões...ela era mais forte que muito gente pensa.
A melhor foto de D. Isabel é na sua Boda de Ouro de casamento no Castelo D'Eu. Envelhecida e cercada de filhos e muitos netos. princesa da França, ela finalmente mostra-se vitoriosa sobre a vida !
De quarentena e abismada!Já li que o Imperador era apaixonado e louco pelo Brasil,mas não imaginei que pudesse chegar a um ponto desses...emocionei-me com a coragem dessa mulher...poderiam fazer filmes sobre tudo isso ao invés de tantas porcarias que vemos por aí,principalmente na TV aberta.. Grata!!
Isetnefretregia Mendes, para continuar a vida deles, Em 1889 Foram forçados a abandonar o Brasil a bordo o navio Alagoas, em direção a Lisboa A mulher muito debilitada com o exílio faleceu no Porto, pouco tempo depois de ter chegado a Lisboa. O imperador D. Pedro II mudou-se para Paris depois da morte da mulher, veio a falecer na França dois anos depois, sendo o seu corpo enviado da França para Lisboa. os portugueses continuaram a cuidar dos imperadores do Brasil, depois da independência (a maioria da elite ficou lá) acolheram com grandes honras os corpos dos reis e rainhas D. Pedro I (faleceu em Portugal) e D. Pedro II (que faleceu em França e cujo corpo foi enviado para Lisboa), transladados de Lisboa para o Brasil, quando o governo brasileiro pediu, o que pode ver aqui, e fica a conhecer um pouco do que se tem passado: th-cam.com/video/PuRK_Pw4vsE/w-d-xo.html (a igreja de Sao Vicente de Fora onde está o panteão dos membros da família de Bragança) th-cam.com/video/aiZMVU29jbY/w-d-xo.html em 1972 e em 1921 Foi já no Brasil que os restos mortais foram objeto de exumação : fotografia.folha.uol.com.br/galerias/13868-corpos-da-familia-imperial-sao-exumadosA monarquia como um todo sofreu um duro golpe quando a República foi proclamada no Brasil, em menos de seis horas, no dia 15 de novembro de 1889 Filho mais velho do príncipe Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, duque de Saxe, e de dona Leopoldina de Bragança, princesa do Brasil, dom Pedro Augusto também foi o primeiro neto de dom Pedro II e da imperatriz dona Teresa Cristina. A sua mãe, poucas semanas após o nascimento de seu quarto e último filho, o príncipe Luís Gastão, dona Leopoldina contraiu febre tifoide, morrendo em Viena em 7 de fevereiro de 1871, aos vinte e três anos de idade Obrigados pelo governo provisório a seguir para o exílio na madrugada do dia 17 de novembro, todos os membros da Família Imperial - com exceção de dom Augusto, então em viagem de circum-navegação com a Armada Imperial no Oriente - foram embarcados no vapor Alagoas com destino a Lisboa.] Foi a bordo do Alagoas que o príncipe apresentou o seu primeiro surto psicótico, tentando esganar o comandante do navio, a quem acusava de ter recebido dinheiro para eliminar a todos.[31] Contido e preso em seu camarote, foi acometido de delírios persecutórios, chegando a envolver seu corpo numa boia salva-vidas, temendo que o navio fosse bombardeado.[32] Alternando momentos de excitação e de letargia, Pedro Augusto jogava garrafas ao mar com pedidos de socorro ….(Wikipedia)
Infelizmente o Brasil odeia a monarquia, nunca que uma mini série ou novela vai mostrar a verdade. Principalmente aquela rede de televisão famosa que adora fazer chacota com a imagem do nosso país.
@@Livroseoutrosestilos Mas foi bom ela ter tido o último filho na França , assim é bom que os europeus sabem que no Brasil há muitos europeus . Porque agora garanto pelo que vi aqui morando na Europa muitos nem sabem que a maioria da população são descendentes de europeus ainda mais por não conseguirem provar passa por isso mesmo. Isso fico indignada porque Brasil deu tanta chance para os extrangeiros e agora os brasileiros que vão pra Europa sofrem tanta pra conseguir um documento pra poder viver legalmente. Eu sei porque passei por isso e vc fala pra eles, tem bastante europeus no Brasil ,eles dizem não sabia achei que tinha mais índio , nada contra os índios porque tenho descendencia dos dois lado Tudo que sofreram os antepassados pra nada ,porque brasileiro fora do país não vale nada se não tiver dinheiro.
Dom Pedro II queria que a Isabel tivesse seu filho aqui, porque depois que ela terminasse seu reinado com Imperatriz, o seu primeiro filho teria que assumir o trono, e o fato de não ter nascido no Brasil geraria muitas dores de cabeça para ele, pois foi a mesma coisa que aconteceu com Dom Pedro I. Para os brasileiros daquela época, não importava que Dom Pedro I tivesse passado mais tempo vivendo aqui do que Portugal, ter lutando para Independência do Brasil e por diversas vezes ter dito que era brasileiro, e não português, para eles, Dom Pedro I seria sempre português por ter nascido em Portugal. E esse foi uns dos motivos da abdicação do trono brasileiro. Nem preciso dizer que Dom Pedro II não precisou passar por isso. Então esse é o motivo por Dom Pedro II queria muito que o filho de Isabel nascesse no Brasil, para não passar o que o pai passou.
Acho uma pena q na escola tdo q sabemos da Isabel é q escreveu a Lei Aurea. Obrigada pelos vídeos 1 e 2! Aprendi mto sobre essa mulher inteligente, corajosa e q sofreu mto nos seus partos, mas teve um casamento mto feliz e finalmente foi mâe! Sua perseverança foi recompensada!!
Muito legal! Sou Enfermeiro, me especializando em obstetrícia e sei a importância do parto normal e do seus benefícios, mas a narradora disse tudo a Cesária quando bem aplicada deve ser louvada! Perfeito que história fascinante!
Valteir Aguiar nos dias de hoje também temos a anestesia epidural que quase todas as jovens solicitam e que traz bastante alívio durante o trabalho de parto
Eu juro que as lágrimas me vieram nos olhos principalmente no parto da Luíza... E fico impressionada em vê que tais perdas não tirou o sonho da maternidade dela!
Conheci a a história da Princesa Izabel através da sua devoção a Nossa Senhora Aparecida. Através desse relato pode perceber quão grande foi o milagre na vida dessa mulher.
Oi, boa tarde! Sou Médica e apaixonada por História, assisti com muito interesse aos seus vídeos...esse histórico de bebs muito grandes (que chamamos de GIG ou macrossômicos, isto é, grandes para a idade gestacional), é muito típico de mulheres diabéticas tipo 2 ou que desenvolveram Diabetes Gestacional, podendo inclusive trazer tais complicações no parto, pois são muito grandes, sendo muito conhecida a distócia de ombros, que é quando os ombros de bebês muito grandes literalmente entalam na pelve óssea, podendo levar à fratura de clavícula e até à lesão de plexo braquial, como no primeiro filho nascido vivo da Princesa Isabel. Além disso, Síndrome dos Ovários Policísticos - SOP (que poderia ser uma explicação da dificuldade em engravidar da Princesa Isabel) também é ligada ao aumento da resistência insulínica periférica (tal qual se observa na DM2 e Diabetes Gestacional). Fico me perguntando: existe alguma evidência Histórica de que Isabel era diabética? Ou que seus ciclos menstruais fossem irregulares (o que seria uma pista para SOP)? Um abraço.
Olá! Achei interessante seu comentário, poderia me explicar o porquê da diabetes implicar na complicação do parto? Afeta o desenvolvimento ósseo do bebê ou interpretei errado? E sobre os ovários policísticos? Agradeço desde já! Obs: sou leiga nisso, tenho pavor até de sangue Kkkk
Graças a Deus meus 2 filhos nasceram pesados,o último com 4,150gr fizeram muitos testes de glicemia,e nada foi constatado. Nunca tive diabetes,nem gestacional,creio q foi genético pois eu e meu marido nascemos com mais de 4kg. Eram graúdos,nunca tive bebezinho 😍❤❤❤❤
Oi, Thais. Uma amiga minha obstetra também achou que Isabel tenha desenvolvido diabete gestacional. Mas eu não tenho esse tipo de informação...
4 ปีที่แล้ว +6
@@leticiadosanjos6798 a diabetes implica em complicações no parto pois os bebês se tornam muito grandes (geralmente passam dos 4kg) e isso gera complicações no parto por via vaginal, em épocas onde cesária era uma sentença de morte ter um bebê tão grande não era viável. Era normal se morrer no parto por diversos motivos e a diabetes gestacional era uma delas.
Sua explicação é ótima. Sou fã da Família Imperial, mas não sabia de tantos detalhes e tantos fatos. A Princesa Isabel era de uma sensibilidade e ao mesmo tempo uma personagem de força.
Natalia Macedo para continuar a vida deles, Em 1889 Foram forçados a abandonar o Brasil a bordo o navio Alagoas, em direção a Lisboa A mulher muito debilitada com o exílio faleceu no Porto, pouco tempo depois de ter chegado a Lisboa. O imperador D. Pedro II mudou-se para Paris depois da morte da mulher, veio a falecer na França dois anos depois, sendo o seu corpo enviado da França para Lisboa. os portugueses continuaram a cuidar dos imperadores do Brasil, depois da independência (a maioria da elite ficou lá) acolheram com grandes honras os corpos dos reis e rainhas D. Pedro I (faleceu em Portugal) e D. Pedro II (que faleceu em França e cujo corpo foi enviado para Lisboa), transladados de Lisboa para o Brasil, quando o governo brasileiro pediu, o que pode ver aqui, e fica a conhecer um pouco do que se tem passado: th-cam.com/video/PuRK_Pw4vsE/w-d-xo.html (a igreja de Sao Vicente de Fora onde está o panteão dos membros da família de Bragança) th-cam.com/video/aiZMVU29jbY/w-d-xo.html em 1972 e em 1921 Foi já no Brasil que os restos mortais foram objeto de exumação : fotografia.folha.uol.com.br/galerias/13868-corpos-da-familia-imperial-sao-exumadosA monarquia como um todo sofreu um duro golpe quando a República foi proclamada no Brasil, em menos de seis horas, no dia 15 de novembro de 1889 Filho mais velho do príncipe Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, duque de Saxe, e de dona Leopoldina de Bragança, princesa do Brasil, dom Pedro Augusto também foi o primeiro neto de dom Pedro II e da imperatriz dona Teresa Cristina. A sua mãe, poucas semanas após o nascimento de seu quarto e último filho, o príncipe Luís Gastão, dona Leopoldina contraiu febre tifoide, morrendo em Viena em 7 de fevereiro de 1871, aos vinte e três anos de idade Obrigados pelo governo provisório a seguir para o exílio na madrugada do dia 17 de novembro, todos os membros da Família Imperial - com exceção de dom Augusto, então em viagem de circum-navegação com a Armada Imperial no Oriente - foram embarcados no vapor Alagoas com destino a Lisboa.] Foi a bordo do Alagoas que o príncipe apresentou o seu primeiro surto psicótico, tentando esganar o comandante do navio, a quem acusava de ter recebido dinheiro para eliminar a todos.[31] Contido e preso em seu camarote, foi acometido de delírios persecutórios, chegando a envolver seu corpo numa boia salva-vidas, temendo que o navio fosse bombardeado.[32] Alternando momentos de excitação e de letargia, Pedro Augusto jogava garrafas ao mar com pedidos de socorro ….(Wikipedia)
Olá.....eu sou portuguesa e apaixonada pela História de Portugal, que está ( e estará sempre) ligada à vossa História....amei a sua narrativa...... subscrevi o canal, deixei o like.....e tornei-me sua fã...amei...amei.....grata por ter contríbuido um pouco mais para a minha cultura. Bem Haja...Eneida 🙏🥰😘🌈
Bom dia. Ótimo vídeo, excelente explicação sobre toda essa história da vontade da princesa Isabel em querer ser mãe. Parabéns, e obrigada por compartilhar.
Em 98 (21anos) passei por um parto parecido, contrações descompassadas, mecônico, e por pouco o pior não aconteceu, foi feita uma cesariana de urgência, tive alguns espasmos, vômitos, aplicaram morfina e enfim, graças a Deus deu tudo certo depois disso, eu não tive mais filhos. Vejo as pessoas falarem muito mal da cesariana, mas pra mim e meu filho foi uma bênção. Isabel foi uma mulher muito valente.
Que mulher forte, nunca imaginei todo esse sofrimento por parte dessa extraordinária mulher. Obrigada por compartilhar conosco essa parte da história de vida da Princesa Isabel
Conheço profundamente a biografia de D. Isabel,, tenho todas as biografias dela e tudo que vc disse já conhecia mas... Emocionado com suas palavras chorei de soluçar com o desenvolvimento do vídeo.
Que mulher que foi guerreira! Fazer tudo isso sem anestesia! Já que o clorofórmio tirava os sentidos, mas não a dor quando a consciência volta! Além disso, o desejo dela em ser mãe era realmente a qualquer custo!
@@maurasantiagosantiago3080as mulheres nessa época tinha em média uns 8 ou 10 filhos, muitos faleciam em tenra idade, então para que "sobrasse" algum, as princesas e rainhas teriam de prever um número de filhos alargado, com todo o sofrimento que isso acarretava
Se uma princesa sofria assim, imagino uma escrava com complicações pra parir. Esse relato sobre o parto do filho da princesa me lembra alguns relatos do excelente e também escabroso livro, "O Século dos Cirurgiões", super recomendo.
Sofriam, mas sofriam de outras formas e com menos intervenções médicas, utilizando de outras técnicas. Acredito pessoalmente que sofriam menos, se é que isso é possível.
Tive a 49 anos minha filha com assistência médica que me fez parto com fórceps,que tive que fazer construção de vagina levei no parto 80 pontos quase morri.Minha filha quando teve minha neta fez cesária programada e não sofreu nada Viva a evolução da ciência.
Sempre admirei a princesa Isabel e sua alma gentil. Sabendo agora o quanto foi submissa ao amor que o pai sentia pelo Brasil, e sendo ela também amante deste país que a julgou e a levou a aceitar tantas limitações durante toda sua vida, vejo o quanto o ditado "cada povo tem o governo que merece" identifica nosso povo.
Caramba !!! Sua narrativa é no mínimo empolgante, maravilhosa de fato. Adorei! As pessoas acham que a vida de nossa família imperial só foram flores, só que não, tiveram muitos percalços, e desde que li o "príncipe maldito" fiquei impressionado com a vida da casa imperial. Parabéns professora, adorei seu canal.
Cesar PAZ para continuar a vida deles, Em 1889 Foram forçados a abandonar o Brasil a bordo o navio Alagoas, em direção a Lisboa A mulher muito debilitada com o exílio faleceu no Porto, pouco tempo depois de ter chegado a Lisboa. O imperador D. Pedro II mudou-se para Paris depois da morte da mulher, veio a falecer na França dois anos depois, sendo o seu corpo enviado da França para Lisboa. os portugueses continuaram a cuidar dos imperadores do Brasil, depois da independência (a maioria da elite ficou lá) acolheram com grandes honras os corpos dos reis e rainhas D. Pedro I (faleceu em Portugal) e D. Pedro II (que faleceu em França e cujo corpo foi enviado para Lisboa), transladados de Lisboa para o Brasil, quando o governo brasileiro pediu, o que pode ver aqui, e fica a conhecer um pouco do que se tem passado: th-cam.com/video/PuRK_Pw4vsE/w-d-xo.html (a igreja de Sao Vicente de Fora onde está o panteão dos membros da família de Bragança) th-cam.com/video/aiZMVU29jbY/w-d-xo.html em 1972 e em 1921 Foi já no Brasil que os restos mortais foram objeto de exumação : fotografia.folha.uol.com.br/galerias/13868-corpos-da-familia-imperial-sao-exumadosA monarquia como um todo sofreu um duro golpe quando a República foi proclamada no Brasil, em menos de seis horas, no dia 15 de novembro de 1889 Filho mais velho do príncipe Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, duque de Saxe, e de dona Leopoldina de Bragança, princesa do Brasil, dom Pedro Augusto também foi o primeiro neto de dom Pedro II e da imperatriz dona Teresa Cristina. A sua mãe, poucas semanas após o nascimento de seu quarto e último filho, o príncipe Luís Gastão, dona Leopoldina contraiu febre tifoide, morrendo em Viena em 7 de fevereiro de 1871, aos vinte e três anos de idade Obrigados pelo governo provisório a seguir para o exílio na madrugada do dia 17 de novembro, todos os membros da Família Imperial - com exceção de dom Augusto, então em viagem de circum-navegação com a Armada Imperial no Oriente - foram embarcados no vapor Alagoas com destino a Lisboa.] Foi a bordo do Alagoas que o príncipe apresentou o seu primeiro surto psicótico, tentando esganar o comandante do navio, a quem acusava de ter recebido dinheiro para eliminar a todos.[31] Contido e preso em seu camarote, foi acometido de delírios persecutórios, chegando a envolver seu corpo numa boia salva-vidas, temendo que o navio fosse bombardeado.[32] Alternando momentos de excitação e de letargia, Pedro Augusto jogava garrafas ao mar com pedidos de socorro ….(Wikipedia)
Essa princesa ganhou mais uma admiradora. Mesmo da realeza,era forte,corajosa e determinada e a meu ver,não tinha mimimi não. Foi uma grande mulher,com certeza!
Meu Deus, puxaram tanto o bebê que ele teve lesão. Meu Deus! Gratidão, pela evolução da obstétrica. Num caso desses a cesária salva tanto a mãe como o feto. O intervencionismo obstétrico é pra esses momentos. Que partos difíceis e laboriosos a princesa teve. Excelente vídeo.
Eu tive DM gestacional foi uma dieta muito rígida que fiz durante a gravidez pra manter a glicemia controlada Entrei em trabalho de parto com 38 semanas e meu bebê já estava muito grande 4kg . Não tive passagem e a medica queria que eu parrisse normal. Deus foi misericórdiioso que enviou um médico e disse que não tinha condições de par ir normal e fez minha cesárea depois de 24 horas de sofrimento. Imagino nessa epoca quanto sofrimento pra ,mulher e bebê. Isabel foi corajosa! Parabéns Eneida por nós trazer tanto conhecimento!😍
BOA NOITE! NOSSA ENEIDA, NEM CONSIGO IMAGINAR, CALCULAR O SOFRIMENTO QUE IZABEL TEVE!!! CHEGO ESTOU CHORANDO!!! ME DEPORTEI EM PENSAMENTOS AO SEU LADO, SENTI UMA IMENSA VONTADE DE ESTAR AO SEU LADO PPRA PELO MENOS SEGURAR SUAS MÃOS. QUE ELA ESTEJA AO LADO DE DEUS NESTE MOMENTO. ADIMIRO MUITO SEU TRABALHO EM RECONTAR ESSAS DEZENAS DE HISTÓRIAS, SINTO CADA VEZ MAIS VONTADE DE OUVIR. DEUS TE ABENÇOE QUERIDA!! OBRIGADA!!!🙏🙏😭😭😭😭🌹
Claudinéia era horrível, o risco de morte das mulheres era muito grande as mulheres nessa época tinha em média uns 8 ou 10 filhos, muitos faleciam em tenra idade, então para que "sobrasse" algum, as princesas e rainhas teriam de prever um número de filhos alargado, com todo o sofrimento que isso acarretava era difícil e perigoso para todas as mulheres o que estará a acontecer ainda em muitas sociedades por exemplo da Africa ou da Asia que não têm acesso aos cuidados médicos… no tempo dela, houve a D. Leopoldina esposa de D. Pedro II que morreu de parto aos 29 anos, a sua filha D. Maria da Glória (rainha de Portugal) morreu do 11º parto aos 34 anos a D. Leopoldina de Bragança filha de D. Pedro II e de D. Teresa, mãe de D. Pedro Augusto, faleceu em Viena, em 1871, aos 23 anos de idade, de febre tifoide a maioria das pessoas não tinham vidas muito longas por outro lado, a história da anestesia é relativamente recente e para dar alívio aos doentes e em cirurgias foi preciso esperar muito tempo! A não ser alguns analgésicos antigos a partir de ervas, o primeiro uso com ether data do século XIX. Depois levou muito tempo até ser um método seguro e divulgado como acontece atualmente
Sim vdd porque isso e do tempo da bíblia que a mulher que tinha vários filhos era chamada de abençoando e quando não tinha era amaldiçoada que triste isso né
Minha falecida mãe, tinha uma admiração enorme por ela , Depois da sua narração eu simplesmente AMEI conhecer a história desta mulher. Corajosa, uma guerreira.
Chocada com a história. Quem nasce num útero enlutado sabe o quanto isso é mental e emocionalmente perturbador. Grata por complementar ainda mais minhas investigações!!!
Fantástica a sua narração. Como é bom saber que Deus dotou o homem de inteligência para que as evoluções acontecessem. As mulheres do passado foram verdadeiras heroínas. Levando em conta que Izabel era uma nobre, imagine então, a situação daquelas que viviam em plena pobreza. Muito bom tomar conhecimento destes fatos. Amo história!!
Maravilha esse vídeo! Embora nos dá muita dó pelo sofrimento da princesa, e tbm do seu marido. Nunca pensei que hj dia 30 de março de 2020, eu fosse achar uma jóia dessa! Muito bom! Amei!👏👏👏👏 Obg!
Eu sou apaixonada por história também agradeço à Deus que fusando no meu celular encontrei este canal em meio à pandemia e a me recuperando de uma amputaçã .ficou um pouco feliz com vontade de conversa com pessoas interessantes e que goste de história.
Deveres de imperador à frente dos deveres da família. O que os governantes de hoje deveriam ser e fazer! A princesa não estava apenas tendo um filho, mas a garantia da continuidade do império, por isso Dom Pedro II deve ter participado do momento do parto tão ativamente e desesperadamente, pois ali estavam as vidas de sua filha e o herdeiro do trono. Mulheres sofrem muito na hora do parto, sejam princesas ou plebeias né. Os choques não eram crueldade. Eram estímulos nervosos e são usados até hoje para muitos problemas, da coluna por exemplo! A princesa foi uma mulher muito corajosa e consciente de sua responsabilidade como princesa herdeira! Bela história, Dom Pedro II era um pai presente sem dúvida.
@Julia P.Não era isso não amiga. Só pra vc ter ideia: O nome do,Imperador era Pedro II do Brasil. Isso porque ele era considerado PROPRIEDADE DOS BRASILEIROS. Os membros das famílias imperial vivem realidades que nem imaginamos. Por força constitucional eles "não se pertenciam" toda e qualquer necessidade pessoal passava primeiro pelos interesses do Brasil. O filho dela não era uma criança comum. Ele era herança do Brasil por isso tinha que nascer no Brasil. O pai era francês e o povo já não gostava agora imagine se pai e filho fossem estrangeiros! O imperador tinha que sacrificar a família as fezes muito diferente dos políticos de hoje
UAU...Fiquei sem palavras.... Sempre quis ter nascido no século 17 ou 18, mas quando lembro que não tinha penicilina nem anestesia, mudo realmente de idéia...aGORA VC me deu mais um motivo: os partos....Apaixonada aqui pelo Brasil Colonial... Devorando teus vídeos!!! Bjos
Estou emocionada com essa história!😟😭 Adoro história, principalmente do Brasil, mas nunca imaginei que a Princesa Isabel tivesse sofrido tanto para realizar o sonho de ser mãe! Graças a Deus aos avanços da medicina atual!🙏 E cada dia surgem mais avanços para termos um tratamento mais digno.!!!! Parabéns pela sua pesquisa, continue com vídeos históricos, queremos aprender, aproveitar bem essa quarentena! Obrigada!
Minha primeira gravidez foi gemelar , passei por uma cesariana e um dos pezinho do meu BB estava saindo pela vagina . Foi muito doloroso. Sobrevivemos os três , graças a Deus
Excelente ideia. D. Isabel deve ter sido uma Mãe Extremosa e Atenta. Partiu-me o coração, a sua história. Mas que Mulher corajosa e persistente. Para mim é um grande exemplo é uma Inspiração (também já tive perdas gestacionais e ainda não tenho filhos). Caíram umas lágrimas. Beijinhos de Portugal 💗👍
@@goretesilva256 Como vc sabe o motivo pelo qual ela queria ter filhos??? Vc pode apenas supor, imaginar ou deduzir pelos costumes da época mas jamais afirmar. Ela tinha um casamento feliz, isso aponta para a possibilidade de querer coroar essa união tendo filhos, dentre outros milhares de motivos que também não seriam únicos mas fariam parte de um universo de possibilidades também.
Pensa num sofrimento que a princesa passou junto com o marido Desejaram tanto um bebê A primeira morre, o sofrimento que o marido viu a esposa E ver praticamente o segundo bebê deles parece morto Sério a princesa era muito corajosa E o pobre do imperador com os pés escaldados Que história
Adorei esse vídeo. Tenho muita curiosidade sobre esta família. Gostaria de saber se vc conhece vídeos sobre os filhos de D.Pedro II após não dormir mais com a esposa. OBRIGADA ! QUARENTENA DA CULTURA! PARABÉNS
Meu Deus, que coisa aterradora. Isabel é realmente uma mártir da obstetrícia. Sofrimento absurdo. Nem consigo imaginar as horas de agonia dessa mulher, tanto no primeiro como no segundo partos.
@@poeticadosmuseus Cheguei ao seu canal estudando a saga das grandes fortunas de familias brasileiras, ascensão e, se houve, a decadência, passeando pela arquitetura e aspectos históricos. Uma hora nos brinde com uma série dessas.
era difícil e perigoso para todas as mulheres o que estará a acontecer ainda em muitas sociedades por exemplo da Africa ou da Asia que não têm acesso aos cuidados médicos… no tempo dela, houve a D. Leopoldina esposa de D. Pedro II que morreu de parto aos 29 anos, a sua filha D. Maria da Glória (rainha de Portugal) morreu do 11º parto aos 34 anos a D. Leopoldina de Bragança filha de D. Pedro II e de D. Teresa, mãe de D. Pedro Augusto, faleceu em Viena, em 1871, aos 23 anos de idade, de febre tifoide a maioria das pessoas não tinham vidas muito longas
Eu tive duas cesarianas ,não por opção ,mas foi super necessário .acho que se eu tivesse vivido naquela época teria passado pelos mesmos sofrimentos que Isabel.fiquei comovida com esse vídeo e grata a Deus por viver nessa época atual onde a medicina avançou e de ter tido as minhas duas meninas.Parabéns Eneida !pelo vídeo,não sabia dessa parte da história ,ganhou mais uma inscrita.
Encontrei este trabalho também nesta pandemia. Fiquei estupefato pela sua descrição e narração histórica desta Princesa que sou apaixonado pela família Imperial. Sua devoção a Nossa Senhora Aparecida e sua promessa. Parabéns pelo trabalho. Adorei.
Que guerreira, suportar tanto sofrimento é para poucas. Admirável. Sou fascinada pela história do Brasil, conheço e conheço, mas sempre tem algo novo a ser explorado
Que delicia assistir esses vídeos agora Tb assistindo a novela imperador na globo. E conhecendo a história real do império. Estou adorandooo . Parabéns e obrigada por nos contar essas histórias lindas .
Uau!!! Estou boquiaberta com a narração dos partos da Princesa Isabel. Em choque!! Parabéns por trazer a história da família imperial mais perto da população.!!
Linda história ,me emocionei muito ! Muito corajosa , realmente a princesa Isabel!👏👏👏. Lembrei do meu pai contar tbm que a minha avó teve o parto dele que nasceu sentado normal ,que foi um parto muito difícil que quase morreu os dois ,por coincidência meu primeiro filho tbm estava assim mas, graças a Deus e a cesária deu tudo certo para nós.
Chocada com a história da Isabel e admirada com a força dessa mulher. A fé a manteve firme. Estou me deliciando com as histórias do nosso país. Explica tanta coisa do nosso presente. Muito obrigada e muitos parabéns pelo excelente trabalho 👏🏼👏🏼👏🏼
@@cristinafreiria Sim, amiga, eu sei bem de nossas origens! O fato de terem sido mandados pra cá para cumprirem pena( Colônia Penal) os piores elementos explica a corrupção entranhada em nosso país. Não sei como vc vê isso pelo lado espiritual(não falo de espiritismo) mas esta "herança" que nós brasileiros carregamos de geração em geração é algo que precisa ser trabalhado. Aqui em casa, com a ajuda de Deus esta maldição foi quebrada naturalmente sem afetações, educando, conscientizando mesmo. Difícil? As vezes sim, a gente precisa se policiar o tempo todo para não entrar no jogo. Ex: a Sabesp demorou demais para ligar a água de nossa casa, então eu disse: " vou procurar fulano, ele tem um cargo de liderança lá"... então meu marido já me puxou a orelha dizendo:" não queira dar jeitinho, eles devem estar com dificuldades por conta da pandemia, etc..." e caiu a minha ficha!
Todos os relatos com certeza são verídicos. Sou médica e posso dizer que são coerentes. Naquela época fazer cesárea era igual a sentença de morte para a mãe, sem anestesia, sem antibiótico, sem técnicas assépticas. Ou o bebê nascia ou nascia. Ficar com um feto morto no útero também não podia, então os médicos eram hábeis em manobras extrativas vaginais. Se o tamanho da criança era incompatível com a pelve, eram usados instrumentos para decapitar, furar a calota craniana e esvaziar o conteúdo cerebral para diminuir o diâmetro, etc. O filho da princesa com o braço paralisado teve uma lesão do plexo braquial, mais comum em crianças grandes, quando ocorre o encravamento dos ombros. Existem várias manobras para tentar o desencravamento dos ombros e isso tem que ser rápido, pois pode ocorrer o óbito fetal. Se é desesperador hoje, imagina naquela época. E muitas mulheres morriam de hemorragia pós parto, de infecção. Nessa época era melhor ser freira. Se fosse eu ia para um convento. A princesa deve estar no céu.
Nossa. Como sofriam as mulheres, ainda sofrem, mas nada comparado.
Mas a que se deve isso? Pq o corpo da mulher não se adaptou ao crânio da criança, como ocorre com os demais mamíferos ou mesmo os próprios primatas?
@@leticiadosanjos6798se deve ao fato de andarmos em pé e também pelo cérebro humano ser muito grande
@@leticiadosanjos6798 existe desproporção cefalopélvica! Uma das indicações de Cesária. A cabeça não passa na pelve mesmo a mulher tendo toda dilatação
@@jhonatan18363 isso também ocorre com outros primatas?
Meu Deus! Isso é surreal.
Ela ainda quis engravidar novamente! Era uma mulher com instinto materno sobrenatural!
Pois é: eu também acho. Por mais que a gente tenha que colocar a perspectiva histórica dela (ser mãe era praticamente a única razão de ser de uma mulher naquela época e o fato de que ela era muito religiosa: e Maria é a figura da mãe), ainda assim eu acho MUITA coragem!
Pra uma mulher na posição dela também deveria ser difícil porque ela era uma dinasta. E dinastas têm que gerar príncipes. Isso unido ao forte desejo de ser mãe e outras questões...ela era mais forte que muito gente pensa.
Acho que era o instinto materno e também o dever real de produzir um herdeiro.
Meu amigo que coisa brutal a forma para tirar o bebê. Meu pai amado.
Deve ter sido uma depressão e pânico ou um quadro de ansiedade intensa.
A melhor foto de D. Isabel é na sua Boda de Ouro de casamento no Castelo D'Eu. Envelhecida e cercada de filhos e muitos netos. princesa da França, ela finalmente mostra-se vitoriosa sobre a vida !
Te achei na quarentena...adorando
Tbem
Tbm,rsrs amo história 😊
Eu tb, nem sei como kkkkk e fiquei presa aqui!
Tbm - Pombal-PB
Somos duas
De quarentena e abismada!Já li que o Imperador era apaixonado e louco pelo Brasil,mas não imaginei que pudesse chegar a um ponto desses...emocionei-me com a coragem dessa mulher...poderiam fazer filmes sobre tudo isso ao invés de tantas porcarias que vemos por aí,principalmente na TV aberta.. Grata!!
Isetnefretregia Mendes, para continuar a vida deles,
Em 1889 Foram forçados a abandonar o Brasil a bordo o navio Alagoas, em direção a Lisboa
A mulher muito debilitada com o exílio faleceu no Porto, pouco tempo depois de ter chegado a Lisboa. O imperador D. Pedro II mudou-se para Paris depois da morte da mulher, veio a falecer na França dois anos depois, sendo o seu corpo enviado da França para Lisboa.
os portugueses continuaram a cuidar dos imperadores do Brasil, depois da independência (a maioria da elite ficou lá) acolheram com grandes honras os corpos dos reis e rainhas D. Pedro I (faleceu em Portugal) e D. Pedro II (que faleceu em França e cujo corpo foi enviado para Lisboa), transladados de Lisboa para o Brasil, quando o governo brasileiro pediu, o que pode ver aqui, e fica a conhecer um pouco do que se tem passado: th-cam.com/video/PuRK_Pw4vsE/w-d-xo.html (a igreja de Sao Vicente de Fora onde está o panteão dos membros da família de Bragança) th-cam.com/video/aiZMVU29jbY/w-d-xo.html em 1972 e em 1921
Foi já no Brasil que os restos mortais foram objeto de exumação :
fotografia.folha.uol.com.br/galerias/13868-corpos-da-familia-imperial-sao-exumadosA monarquia como um todo sofreu um duro golpe quando a República foi proclamada no Brasil, em menos de seis horas, no dia 15 de novembro de 1889
Filho mais velho do príncipe Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, duque de Saxe, e de dona Leopoldina de Bragança, princesa do Brasil, dom Pedro Augusto também foi o primeiro neto de dom Pedro II e da imperatriz dona Teresa Cristina.
A sua mãe, poucas semanas após o nascimento de seu quarto e último filho, o príncipe Luís Gastão, dona Leopoldina contraiu febre tifoide, morrendo em Viena em 7 de fevereiro de 1871, aos vinte e três anos de idade
Obrigados pelo governo provisório a seguir para o exílio na madrugada do dia 17 de novembro, todos os membros da Família Imperial - com exceção de dom Augusto, então em viagem de circum-navegação com a Armada Imperial no Oriente - foram embarcados no vapor Alagoas com destino a Lisboa.] Foi a bordo do Alagoas que o príncipe apresentou o seu primeiro surto psicótico, tentando esganar o comandante do navio, a quem acusava de ter recebido dinheiro para eliminar a todos.[31] Contido e preso em seu camarote, foi acometido de delírios persecutórios, chegando a envolver seu corpo numa boia salva-vidas, temendo que o navio fosse bombardeado.[32] Alternando momentos de excitação e de letargia, Pedro Augusto jogava garrafas ao mar com pedidos de socorro ….(Wikipedia)
Infelizmente o Brasil odeia a monarquia, nunca que uma mini série ou novela vai mostrar a verdade. Principalmente aquela rede de televisão famosa que adora fazer chacota com a imagem do nosso país.
Eu não teria voltado da França nem à força!!!
@@Livroseoutrosestilos Mas foi bom ela ter tido o último filho na França , assim é bom que os europeus sabem que no Brasil há muitos europeus . Porque agora garanto pelo que vi aqui morando na Europa muitos nem sabem que a maioria da população são descendentes de europeus ainda mais por não conseguirem provar passa por isso mesmo. Isso fico indignada porque Brasil deu tanta chance para os extrangeiros e agora os brasileiros que vão pra Europa sofrem tanta pra conseguir um documento pra poder viver legalmente. Eu sei porque passei por isso e vc fala pra eles, tem bastante europeus no Brasil ,eles dizem não sabia achei que tinha mais índio , nada contra os índios porque tenho descendencia dos dois lado
Tudo que sofreram os antepassados pra nada ,porque brasileiro fora do país não vale nada se não tiver dinheiro.
Dom Pedro II queria que a Isabel tivesse seu filho aqui, porque depois que ela terminasse seu reinado com Imperatriz, o seu primeiro filho teria que assumir o trono, e o fato de não ter nascido no Brasil geraria muitas dores de cabeça para ele, pois foi a mesma coisa que aconteceu com Dom Pedro I. Para os brasileiros daquela época, não importava que Dom Pedro I tivesse passado mais tempo vivendo aqui do que Portugal, ter lutando para Independência do Brasil e por diversas vezes ter dito que era brasileiro, e não português, para eles, Dom Pedro I seria sempre português por ter nascido em Portugal. E esse foi uns dos motivos da abdicação do trono brasileiro. Nem preciso dizer que Dom Pedro II não precisou passar por isso. Então esse é o motivo por Dom Pedro II queria muito que o filho de Isabel nascesse no Brasil, para não passar o que o pai passou.
Acho uma pena q na escola tdo q sabemos da Isabel é q escreveu a Lei Aurea.
Obrigada pelos vídeos 1 e 2! Aprendi mto sobre essa mulher inteligente, corajosa e q sofreu mto nos seus partos, mas teve um casamento mto feliz e finalmente foi mâe! Sua perseverança foi recompensada!!
Muito legal! Sou Enfermeiro, me especializando em obstetrícia e sei a importância do parto normal e do seus benefícios, mas a narradora disse tudo a Cesária quando bem aplicada deve ser louvada! Perfeito que história fascinante!
Valteir Aguiar nos dias de hoje também temos a anestesia epidural que quase todas as jovens solicitam e que traz bastante alívio durante o trabalho de parto
Nasceu pesadinho ❤❤
Eu juro que as lágrimas me vieram nos olhos principalmente no parto da Luíza...
E fico impressionada em vê que tais perdas não tirou o sonho da maternidade dela!
Conheci a a história da Princesa Izabel através da sua devoção a Nossa Senhora Aparecida. Através desse relato pode perceber quão grande foi o milagre na vida dessa mulher.
Oi, boa tarde! Sou Médica e apaixonada por História, assisti com muito interesse aos seus vídeos...esse histórico de bebs muito grandes (que chamamos de GIG ou macrossômicos, isto é, grandes para a idade gestacional), é muito típico de mulheres diabéticas tipo 2 ou que desenvolveram Diabetes Gestacional, podendo inclusive trazer tais complicações no parto, pois são muito grandes, sendo muito conhecida a distócia de ombros, que é quando os ombros de bebês muito grandes literalmente entalam na pelve óssea, podendo levar à fratura de clavícula e até à lesão de plexo braquial, como no primeiro filho nascido vivo da Princesa Isabel. Além disso, Síndrome dos Ovários Policísticos - SOP (que poderia ser uma explicação da dificuldade em engravidar da Princesa Isabel) também é ligada ao aumento da resistência insulínica periférica (tal qual se observa na DM2 e Diabetes Gestacional). Fico me perguntando: existe alguma evidência Histórica de que Isabel era diabética? Ou que seus ciclos menstruais fossem irregulares (o que seria uma pista para SOP)? Um abraço.
Olá! Achei interessante seu comentário, poderia me explicar o porquê da diabetes implicar na complicação do parto? Afeta o desenvolvimento ósseo do bebê ou interpretei errado? E sobre os ovários policísticos? Agradeço desde já!
Obs: sou leiga nisso, tenho pavor até de sangue Kkkk
Graças a Deus meus 2 filhos nasceram pesados,o último com 4,150gr fizeram muitos testes de glicemia,e nada foi constatado. Nunca tive diabetes,nem gestacional,creio q foi genético pois eu e meu marido nascemos com mais de 4kg. Eram graúdos,nunca tive bebezinho 😍❤❤❤❤
Sei que o pai dela, D. Pedro, era diabético e buscou tratamentos na Europa. Então possivelmente Isabel também era.
Oi, Thais. Uma amiga minha obstetra também achou que Isabel tenha desenvolvido diabete gestacional. Mas eu não tenho esse tipo de informação...
@@leticiadosanjos6798 a diabetes implica em complicações no parto pois os bebês se tornam muito grandes (geralmente passam dos 4kg) e isso gera complicações no parto por via vaginal, em épocas onde cesária era uma sentença de morte ter um bebê tão grande não era viável. Era normal se morrer no parto por diversos motivos e a diabetes gestacional era uma delas.
Sua explicação é ótima. Sou fã da Família Imperial, mas não sabia de tantos detalhes e tantos fatos. A Princesa Isabel era de uma sensibilidade e ao mesmo tempo uma personagem de força.
Natalia Macedo para continuar a vida deles,
Em 1889 Foram forçados a abandonar o Brasil a bordo o navio Alagoas, em direção a Lisboa
A mulher muito debilitada com o exílio faleceu no Porto, pouco tempo depois de ter chegado a Lisboa. O imperador D. Pedro II mudou-se para Paris depois da morte da mulher, veio a falecer na França dois anos depois, sendo o seu corpo enviado da França para Lisboa.
os portugueses continuaram a cuidar dos imperadores do Brasil, depois da independência (a maioria da elite ficou lá) acolheram com grandes honras os corpos dos reis e rainhas D. Pedro I (faleceu em Portugal) e D. Pedro II (que faleceu em França e cujo corpo foi enviado para Lisboa), transladados de Lisboa para o Brasil, quando o governo brasileiro pediu, o que pode ver aqui, e fica a conhecer um pouco do que se tem passado: th-cam.com/video/PuRK_Pw4vsE/w-d-xo.html (a igreja de Sao Vicente de Fora onde está o panteão dos membros da família de Bragança) th-cam.com/video/aiZMVU29jbY/w-d-xo.html em 1972 e em 1921
Foi já no Brasil que os restos mortais foram objeto de exumação :
fotografia.folha.uol.com.br/galerias/13868-corpos-da-familia-imperial-sao-exumadosA monarquia como um todo sofreu um duro golpe quando a República foi proclamada no Brasil, em menos de seis horas, no dia 15 de novembro de 1889
Filho mais velho do príncipe Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, duque de Saxe, e de dona Leopoldina de Bragança, princesa do Brasil, dom Pedro Augusto também foi o primeiro neto de dom Pedro II e da imperatriz dona Teresa Cristina.
A sua mãe, poucas semanas após o nascimento de seu quarto e último filho, o príncipe Luís Gastão, dona Leopoldina contraiu febre tifoide, morrendo em Viena em 7 de fevereiro de 1871, aos vinte e três anos de idade
Obrigados pelo governo provisório a seguir para o exílio na madrugada do dia 17 de novembro, todos os membros da Família Imperial - com exceção de dom Augusto, então em viagem de circum-navegação com a Armada Imperial no Oriente - foram embarcados no vapor Alagoas com destino a Lisboa.] Foi a bordo do Alagoas que o príncipe apresentou o seu primeiro surto psicótico, tentando esganar o comandante do navio, a quem acusava de ter recebido dinheiro para eliminar a todos.[31] Contido e preso em seu camarote, foi acometido de delírios persecutórios, chegando a envolver seu corpo numa boia salva-vidas, temendo que o navio fosse bombardeado.[32] Alternando momentos de excitação e de letargia, Pedro Augusto jogava garrafas ao mar com pedidos de socorro ….(Wikipedia)
Um dos melhores presentes que o TH-cam me recomendou neste início de 2022. Que canal maravilhoso! Parabéns por todo conteúdo!👑💐💐💐
Meu Deus que história incrível. Como a princesa Isabel era corajosa . Ja admirava ela , e não é a toa. Que sofrimento que ela passou.
Eu quase meia noite conhecendo uma parte da história da Princesa Isabel que não conhecia.
Quanto sofrimento meu pai. Que mulher guerreira!
Que história impressionante. ... poderia ser contada em uma Novela ou minissérie .
Olá.....eu sou portuguesa e apaixonada pela História de Portugal, que está ( e estará sempre) ligada à vossa História....amei a sua narrativa...... subscrevi o canal, deixei o like.....e tornei-me sua fã...amei...amei.....grata por ter contríbuido um pouco mais para a minha cultura. Bem Haja...Eneida 🙏🥰😘🌈
Gostei muito ! Uma narrativa sensacional !
Bom dia.
Ótimo vídeo, excelente explicação sobre toda essa história da vontade da princesa Isabel em querer ser mãe.
Parabéns, e obrigada por compartilhar.
Em 98 (21anos) passei por um parto parecido, contrações descompassadas, mecônico, e por pouco o pior não aconteceu, foi feita uma cesariana de urgência, tive alguns espasmos, vômitos, aplicaram morfina e enfim, graças a Deus deu tudo certo depois disso, eu não tive mais filhos. Vejo as pessoas falarem muito mal da cesariana, mas pra mim e meu filho foi uma bênção.
Isabel foi uma mulher muito valente.
Que mulher forte, nunca imaginei todo esse sofrimento por parte dessa extraordinária mulher. Obrigada por compartilhar conosco essa parte da história de vida da Princesa Isabel
Chocado em te conhecer.....uauuuu que historiadora perfeita !!! Vc leu tudo que há sobre ela e sintetizou com perfeição.
Shayva Jasjeet obrigada
Conheço profundamente a biografia de D. Isabel,, tenho todas as biografias dela e tudo que vc disse já conhecia mas... Emocionado com suas palavras chorei de soluçar com o desenvolvimento do vídeo.
Que mulher que foi guerreira! Fazer tudo isso sem anestesia! Já que o clorofórmio tirava os sentidos, mas não a dor quando a consciência volta! Além disso, o desejo dela em ser mãe era realmente a qualquer custo!
Muito corajosa essa princesa.
Eu tô sem palavras
@@maurasantiagosantiago3080as mulheres nessa época tinha em média uns 8 ou 10 filhos, muitos faleciam em tenra idade, então para que "sobrasse" algum, as princesas e rainhas teriam de prever um número de filhos alargado, com todo o sofrimento que isso acarretava
Realmente impactante! E parabéns pela narrativa, me vi no quarto da princesa participando desse momento da história. Grata.
Isabel sem dúvidas foi uma grande mulher, com pensamento a frente de seu tempo e com um coração gigantesco
Se uma princesa sofria assim, imagino uma escrava com complicações pra parir. Esse relato sobre o parto do filho da princesa me lembra alguns relatos do excelente e também escabroso livro, "O Século dos Cirurgiões", super recomendo.
Caraca... Devia ser terror e pânico!
Pensei o mesmo! Um horror para qualquer mulher!
Sofriam, mas sofriam de outras formas e com menos intervenções médicas, utilizando de outras técnicas. Acredito pessoalmente que sofriam menos, se é que isso é possível.
O pobre devia sofrer o dobro de tudo isso
Tive a 49 anos minha filha com assistência médica que me fez parto com fórceps,que tive que fazer construção de vagina levei no parto 80 pontos quase morri.Minha filha quando teve minha neta fez cesária programada e não sofreu nada
Viva a evolução da ciência.
Admiravel a coragem ea determinação desta princesa!!!!👏👏👏👏
Sempre admirei a princesa Isabel e sua alma gentil. Sabendo agora o quanto foi submissa ao amor que o pai sentia pelo Brasil, e sendo ela também amante deste país que a julgou e a levou a aceitar tantas limitações durante toda sua vida, vejo o quanto o ditado "cada povo tem o governo que merece" identifica nosso povo.
Meu coração está acelerado e com muitas lágrimas nos olhos !!!
Caramba !!! Sua narrativa é no mínimo empolgante, maravilhosa de fato. Adorei! As pessoas acham que a vida de nossa família imperial só foram flores, só que não, tiveram muitos percalços, e desde que li o "príncipe maldito" fiquei impressionado com a vida da casa imperial. Parabéns professora, adorei seu canal.
Cesar PAZ para continuar a vida deles,
Em 1889 Foram forçados a abandonar o Brasil a bordo o navio Alagoas, em direção a Lisboa
A mulher muito debilitada com o exílio faleceu no Porto, pouco tempo depois de ter chegado a Lisboa. O imperador D. Pedro II mudou-se para Paris depois da morte da mulher, veio a falecer na França dois anos depois, sendo o seu corpo enviado da França para Lisboa.
os portugueses continuaram a cuidar dos imperadores do Brasil, depois da independência (a maioria da elite ficou lá) acolheram com grandes honras os corpos dos reis e rainhas D. Pedro I (faleceu em Portugal) e D. Pedro II (que faleceu em França e cujo corpo foi enviado para Lisboa), transladados de Lisboa para o Brasil, quando o governo brasileiro pediu, o que pode ver aqui, e fica a conhecer um pouco do que se tem passado: th-cam.com/video/PuRK_Pw4vsE/w-d-xo.html (a igreja de Sao Vicente de Fora onde está o panteão dos membros da família de Bragança) th-cam.com/video/aiZMVU29jbY/w-d-xo.html em 1972 e em 1921
Foi já no Brasil que os restos mortais foram objeto de exumação :
fotografia.folha.uol.com.br/galerias/13868-corpos-da-familia-imperial-sao-exumadosA monarquia como um todo sofreu um duro golpe quando a República foi proclamada no Brasil, em menos de seis horas, no dia 15 de novembro de 1889
Filho mais velho do príncipe Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, duque de Saxe, e de dona Leopoldina de Bragança, princesa do Brasil, dom Pedro Augusto também foi o primeiro neto de dom Pedro II e da imperatriz dona Teresa Cristina.
A sua mãe, poucas semanas após o nascimento de seu quarto e último filho, o príncipe Luís Gastão, dona Leopoldina contraiu febre tifoide, morrendo em Viena em 7 de fevereiro de 1871, aos vinte e três anos de idade
Obrigados pelo governo provisório a seguir para o exílio na madrugada do dia 17 de novembro, todos os membros da Família Imperial - com exceção de dom Augusto, então em viagem de circum-navegação com a Armada Imperial no Oriente - foram embarcados no vapor Alagoas com destino a Lisboa.] Foi a bordo do Alagoas que o príncipe apresentou o seu primeiro surto psicótico, tentando esganar o comandante do navio, a quem acusava de ter recebido dinheiro para eliminar a todos.[31] Contido e preso em seu camarote, foi acometido de delírios persecutórios, chegando a envolver seu corpo numa boia salva-vidas, temendo que o navio fosse bombardeado.[32] Alternando momentos de excitação e de letargia, Pedro Augusto jogava garrafas ao mar com pedidos de socorro ….(Wikipedia)
Parabéns gostei da história muito bem explanada não sabia dessa parte da vida da Princesa Izabel
Grande mulher! Merecia o Terceiro Reinado!
Essa princesa ganhou mais uma admiradora. Mesmo da realeza,era forte,corajosa e determinada e a meu ver,não tinha mimimi não. Foi uma grande mulher,com certeza!
Meu Deus, puxaram tanto o bebê que ele teve lesão. Meu Deus! Gratidão, pela evolução da obstétrica. Num caso desses a cesária salva tanto a mãe como o feto. O intervencionismo obstétrico é pra esses momentos. Que partos difíceis e laboriosos a princesa teve. Excelente vídeo.
Eu tive DM gestacional foi uma dieta muito rígida que fiz durante a gravidez pra manter a glicemia controlada Entrei em trabalho de parto com 38 semanas e meu bebê já estava muito grande 4kg . Não tive passagem e a medica queria que eu parrisse normal. Deus foi misericórdiioso que enviou um médico e disse que não tinha condições de par ir normal e fez minha cesárea depois de 24 horas de sofrimento. Imagino nessa epoca quanto sofrimento pra ,mulher e bebê. Isabel foi corajosa! Parabéns Eneida por nós trazer tanto conhecimento!😍
Emocionante sua narrativa perfeita e todos os livros que li não fizeram brotar minhas lágrimas . Vc conseguiu ! Falar sobre é fazer viver de novo !
BOA NOITE! NOSSA ENEIDA, NEM CONSIGO IMAGINAR, CALCULAR O SOFRIMENTO QUE IZABEL TEVE!!! CHEGO ESTOU CHORANDO!!! ME DEPORTEI EM PENSAMENTOS AO SEU LADO, SENTI UMA IMENSA VONTADE DE ESTAR AO SEU LADO PPRA PELO MENOS SEGURAR SUAS MÃOS. QUE ELA ESTEJA AO LADO DE DEUS NESTE MOMENTO. ADIMIRO MUITO SEU TRABALHO EM RECONTAR ESSAS DEZENAS DE HISTÓRIAS, SINTO CADA VEZ MAIS VONTADE DE OUVIR. DEUS TE ABENÇOE QUERIDA!! OBRIGADA!!!🙏🙏😭😭😭😭🌹
Imagina a pressão que ela sofria por não ter esse filho,devia ser mais do que a vontade de ser mãe
Claudinéia era horrível, o risco de morte das mulheres era muito grande
as mulheres nessa época tinha em média uns 8 ou 10 filhos, muitos faleciam em tenra idade, então para que "sobrasse" algum, as princesas e rainhas teriam de prever um número de filhos alargado, com todo o sofrimento que isso acarretava
era difícil e perigoso para todas as mulheres
o que estará a acontecer ainda em muitas sociedades por exemplo da Africa ou da Asia que não têm acesso aos cuidados médicos…
no tempo dela, houve a D. Leopoldina esposa de D. Pedro II que morreu de parto aos 29 anos,
a sua filha D. Maria da Glória (rainha de Portugal) morreu do 11º parto aos 34 anos
a D. Leopoldina de Bragança filha de D. Pedro II e de D. Teresa, mãe de D. Pedro Augusto, faleceu em Viena, em 1871, aos 23 anos de idade, de febre tifoide
a maioria das pessoas não tinham vidas muito longas
por outro lado, a história da anestesia é relativamente recente e para dar alívio aos doentes e em cirurgias foi preciso esperar muito tempo! A não ser alguns analgésicos antigos a partir de ervas,
o primeiro uso com ether data do século XIX. Depois levou muito tempo até ser um método seguro e divulgado como acontece atualmente
Vdd
Sim vdd porque isso e do tempo da bíblia que a mulher que tinha vários filhos era chamada de abençoando e quando não tinha era amaldiçoada que triste isso né
Princesa Isabel realmente... de uma coragem ímpar!
Genteeeee...... Estou aqui emocionado com a história dela!
Já admirava a princesa Isabel! agora amando, que mulher guerreira 😢😥😥😥😥😍😍😍
Amo a história do Brasil. Que luta dessa princesa, sem contar o que ainda viria pela frente na absolvição da escravatura.
Amei a história com riqueza de detalhes .Nossa DR. Pedroll era um imperador de reponsa.
Diabólico isso sim, se não tinha amor a própria filha deveria ser um monstro com os demais, principalmente com os pobres.
Minha falecida mãe, tinha uma admiração enorme por ela , Depois da sua narração eu simplesmente AMEI conhecer a história desta mulher. Corajosa, uma guerreira.
Que mulher corajosa! Eu já à admirava antes , agora muito mais!
Grande mulher, grande mãe, grande princesa. Uma honra para nós mulheres. Nenhum homem seria capaz!
Deus deu um amor e uma família linda a ela!
Que lindos, juntos até a morte.
Alias suas narrativas são sensacionais! Obrigada! 👏👏⚘⚘⚘⚘
Chocada com a história. Quem nasce num útero enlutado sabe o quanto isso é mental e emocionalmente perturbador. Grata por complementar ainda mais minhas investigações!!!
Triste porém muito interessante.
Princesa Isabel uma Grande Mulher
Parabéns pela forma humana que você transcreve essa saga dessa heroína chamada Isabel .
O importante é saber que ela foi amada . Achei lindo o documentario.
Menina, que História ! Jesus Amado !...
Fantástica a sua narração.
Como é bom saber que Deus dotou o homem de inteligência para que as evoluções acontecessem.
As mulheres do passado foram verdadeiras heroínas.
Levando em conta que Izabel era uma nobre, imagine então, a situação daquelas que viviam em plena pobreza.
Muito bom tomar conhecimento destes fatos. Amo história!!
Maravilha esse vídeo!
Embora nos dá muita dó pelo sofrimento da princesa, e tbm do seu marido.
Nunca pensei que hj dia 30 de março de 2020, eu fosse achar uma jóia dessa!
Muito bom!
Amei!👏👏👏👏
Obg!
Parabéns pela história que agente não sabia
Estou impressionada com o sofrimento dessa mulher, que já admirava, e agora, muito mais !! 💐
Eu sou apaixonada por história também agradeço à Deus que fusando no meu celular encontrei este canal em meio à pandemia e a me recuperando de uma amputaçã .ficou um pouco feliz com vontade de conversa com pessoas interessantes e que goste de história.
Deveres de imperador à frente dos deveres da família. O que os governantes de hoje deveriam ser e fazer! A princesa não estava apenas tendo um filho, mas a garantia da continuidade do império, por isso Dom Pedro II deve ter participado do momento do parto tão ativamente e desesperadamente, pois ali estavam as vidas de sua filha e o herdeiro do trono. Mulheres sofrem muito na hora do parto, sejam princesas ou plebeias né. Os choques não eram crueldade. Eram estímulos nervosos e são usados até hoje para muitos problemas, da coluna por exemplo! A princesa foi uma mulher muito corajosa e consciente de sua responsabilidade como princesa herdeira! Bela história, Dom Pedro II era um pai presente sem dúvida.
@Julia P.Não era isso não amiga. Só pra vc ter ideia: O nome do,Imperador era Pedro II do Brasil. Isso porque ele era considerado PROPRIEDADE DOS BRASILEIROS. Os membros das famílias imperial vivem realidades que nem imaginamos. Por força constitucional eles "não se pertenciam" toda e qualquer necessidade pessoal passava primeiro pelos interesses do Brasil. O filho dela não era uma criança comum. Ele era herança do Brasil por isso tinha que nascer no Brasil. O pai era francês e o povo já não gostava agora imagine se pai e filho fossem estrangeiros! O imperador tinha que sacrificar a família as fezes muito diferente dos políticos de hoje
Amei. O vídeo é muito bem completo é bem explicado. Amei Amei. Só achei muito triste o que a princesa sofreu
Amei saber sobre a Princesa Isabel
Você está de Parabéns 👏👏👏
Obg pela informação da História do Brasil
UAU...Fiquei sem palavras.... Sempre quis ter nascido no século 17 ou 18, mas quando lembro que não tinha penicilina nem anestesia, mudo realmente de idéia...aGORA VC me deu mais um motivo: os partos....Apaixonada aqui pelo Brasil Colonial... Devorando teus vídeos!!! Bjos
Amei a história! Sou vidrada no século XIX e não sabia disso. Muito obrigada!!!
Maria Cecília Albernaz obrigada! ❤️ Você assistiu ao vídeo da primeira parte também? 👍🏻
Eneida Queiroz Sim, sim. Foi na sequência os dois 🥰
Adorei a historia da princesa Isabel
Sou fã dela por esta mulher guerreira que libertou os escravos
No Brasil não merecia tanto sofrimento
Estou emocionada com essa história!😟😭
Adoro história, principalmente do Brasil, mas nunca imaginei que a Princesa Isabel tivesse sofrido tanto para realizar o sonho de ser mãe!
Graças a Deus aos avanços da medicina atual!🙏
E cada dia surgem mais avanços para termos um tratamento mais digno.!!!!
Parabéns pela sua pesquisa, continue com vídeos históricos, queremos aprender, aproveitar bem essa quarentena!
Obrigada!
Minha primeira gravidez foi gemelar , passei por uma cesariana e um dos pezinho do meu BB estava saindo pela vagina . Foi muito doloroso. Sobrevivemos os três , graças a Deus
Nossa gostei muito de conhecer um pouco da história da princesa Isabel
Queria uma continuação de como foi a vida de Isabel criando seus filhos até sua morte
Tbm quero saber
Tbem
Excelente ideia. D. Isabel deve ter sido uma Mãe Extremosa e Atenta. Partiu-me o coração, a sua história. Mas que Mulher corajosa e persistente. Para mim é um grande exemplo é uma Inspiração (também já tive perdas gestacionais e ainda não tenho filhos). Caíram umas lágrimas. Beijinhos de Portugal 💗👍
Naquela época não ter filhos era vergonhoso por isso que ela queria
@@goretesilva256 Como vc sabe o motivo pelo qual ela queria ter filhos??? Vc pode apenas supor, imaginar ou deduzir pelos costumes da época mas jamais afirmar. Ela tinha um casamento feliz, isso aponta para a possibilidade de querer coroar essa união tendo filhos, dentre outros milhares de motivos que também não seriam únicos mas fariam parte de um universo de possibilidades também.
Lindo m da e muito bem amarrada a história de nossos antecessores. Parabéns
Feliz por ter achado este canal na quarentena!
Professora de Historia...e sempre li....o rebaixamento.desse casal....principalmente de Isabel....q era uma grande mulher.....
Pensa num sofrimento que a princesa passou junto com o marido
Desejaram tanto um bebê
A primeira morre, o sofrimento que o marido viu a esposa
E ver praticamente o segundo bebê deles parece morto
Sério a princesa era muito corajosa
E o pobre do imperador com os pés escaldados
Que história
Que bom saber que podemos conhecer histórias do Brasil ,por aqui
Quanto sofrimento Isabel foi mesmo uma guerreira....
Adorei esse vídeo. Tenho muita curiosidade sobre esta família. Gostaria de saber se vc conhece vídeos sobre os filhos de D.Pedro II após não dormir mais com a esposa. OBRIGADA ! QUARENTENA DA CULTURA! PARABÉNS
Meu Deus, que coisa aterradora. Isabel é realmente uma mártir da obstetrícia. Sofrimento absurdo. Nem consigo imaginar as horas de agonia dessa mulher, tanto no primeiro como no segundo partos.
Exatamente
Muito bom. Só lamentei não ter prosseguido na história da princesa Isabel. Queria saber do restante da vida dela. Ongdo
M Antoine eu ainda farei outros vídeos
@@poeticadosmuseus Cheguei ao seu canal estudando a saga das grandes fortunas de familias brasileiras, ascensão e, se houve, a decadência, passeando pela arquitetura e aspectos históricos. Uma hora nos brinde com uma série dessas.
Eneida Queiroz como se chama esse livro que vc leu os detalhes ?
Chorei muito. Meu Deus. Que mulher.
Oi eneide que tristeza nossa que triste muito! resiliência é nome de Isabel passando por tudo isso e ainda teve 3 filhos!
era difícil e perigoso para todas as mulheres
o que estará a acontecer ainda em muitas sociedades por exemplo da Africa ou da Asia que não têm acesso aos cuidados médicos…
no tempo dela, houve a D. Leopoldina esposa de D. Pedro II que morreu de parto aos 29 anos,
a sua filha D. Maria da Glória (rainha de Portugal) morreu do 11º parto aos 34 anos
a D. Leopoldina de Bragança filha de D. Pedro II e de D. Teresa, mãe de D. Pedro Augusto, faleceu em Viena, em 1871, aos 23 anos de idade, de febre tifoide
a maioria das pessoas não tinham vidas muito longas
Meu Deus, estou grávida assistindo o vídeo muito emocionada, com a força e coragem da Princesa Isabel, muito chocante!
Eu me emocionei nas partes tristes. De descer lágrimas mesmo. Mas que bom que depois deu certo. Ela foi corajosa, viu? Parabéns pelo vídeo.
Nossa! Que sofrimento! Obrigada pela aula de história.
Esse casal sofreu muito. Mas fico feliz por terem tido ao menos 3 filhos depois de tantas tentativas sem sucesso.
Eu tive duas cesarianas ,não por opção ,mas foi super necessário .acho que se eu tivesse vivido naquela época teria passado pelos mesmos sofrimentos que Isabel.fiquei comovida com esse vídeo e grata a Deus por viver nessa época atual onde a medicina avançou e de ter tido as minhas duas meninas.Parabéns Eneida !pelo vídeo,não sabia dessa parte da história ,ganhou mais uma inscrita.
Nossa! Estou emocionada com a história dela, mulher forte e corajosa. Ao contrário da vó, Leopoldina, o marido a amava e estava sempre ao lado dela.
Encontrei este trabalho também nesta pandemia. Fiquei estupefato pela sua descrição e narração histórica desta Princesa que sou apaixonado pela família Imperial. Sua devoção a Nossa Senhora Aparecida e sua promessa. Parabéns pelo trabalho. Adorei.
Muito obrigada por compartilhar teus conhecimentos, amo essa parte da história do Brasil 😘😍
O Brasil e suas histórias,muito bem descrita
Princesa Isabel foi uma guerreira!
❤
Que guerreira, suportar tanto sofrimento é para poucas. Admirável. Sou fascinada pela história do Brasil, conheço e conheço, mas sempre tem algo novo a ser explorado
Caramba, foi muito sofrimento. Excelente vídeo, muito bom!
Sim: verdadeiro filme de terror...
Que delicia assistir esses vídeos agora Tb assistindo a novela imperador na globo. E conhecendo a história real do império. Estou adorandooo . Parabéns e obrigada por nos contar essas histórias lindas .
Parabéns pelo relato, chocante, humano
Uau!!! Estou boquiaberta com a narração dos partos da Princesa Isabel. Em choque!! Parabéns por trazer a história da família imperial mais perto da população.!!
Eneida de Queiroz !!!! Aquela que faz o tempo voltar.
Linda história ,me emocionei muito ! Muito corajosa , realmente a princesa Isabel!👏👏👏. Lembrei do meu pai contar tbm que a minha avó teve o parto dele que nasceu sentado normal ,que foi um parto muito difícil que quase morreu os dois ,por coincidência meu primeiro filho tbm estava assim mas, graças a Deus e a cesária deu tudo certo para nós.
Que delícia ouvir você! Sou professora de história e amei seu canal!
Amo História, principalmente a do Brasil. Mulher corajosa!!
Que Linda sua emoção 👏👏
Nossa que triste! Que bom que ela tinha essa alma abençoada.
Meu Deus quanto sofrimento, não conhecia essa história.
Chorei aqui
Fiquei tonta e sem ar só de ouvir o relato. Não é um vídeo fácil mas vale muito a pena.
Muito bom esse estudo.
Chocada com a história da Isabel e admirada com a força dessa mulher.
A fé a manteve firme.
Estou me deliciando com as histórias do nosso país. Explica tanta coisa do nosso presente.
Muito obrigada e muitos parabéns pelo excelente trabalho 👏🏼👏🏼👏🏼
Então o povo brasileiro sempre foi fofoqueiro e murmurador né?Tadinha da princesa! Que Deus a tenha .
Vovó Minie Minie, quem foram mesmo os colonizadores do Brasil? 🤔 Se achar a resposta, .... bingo!
@@cristinafreiria Sim, amiga, eu sei bem de nossas origens! O fato de terem sido mandados pra cá para cumprirem pena( Colônia Penal) os piores elementos explica a corrupção entranhada em nosso país. Não sei como vc vê isso pelo lado espiritual(não falo de espiritismo) mas esta "herança" que nós brasileiros carregamos de geração em geração é algo que precisa ser trabalhado. Aqui em casa, com a ajuda de Deus esta maldição foi quebrada naturalmente sem afetações, educando, conscientizando mesmo. Difícil? As vezes sim, a gente precisa se policiar o tempo todo para não entrar no jogo. Ex: a Sabesp demorou demais para ligar a água de nossa casa, então eu disse: " vou procurar fulano, ele tem um cargo de liderança lá"... então meu marido já me puxou a orelha dizendo:" não queira dar jeitinho, eles devem estar com dificuldades por conta da pandemia, etc..." e caiu a minha ficha!
Obrigada professora Eneida por esse presente, as familias patriarcais tinham as mulheres como coisas. Casos muito tristes.